Sunteți pe pagina 1din 3

Papiro de Anana

Do papiro de Anana, vizir e escriba do fara Sethi II (1320 A.C.). Onde a doutrina da reencarnao exposta de maneira perfeitamente explcita.

Vede! No est escrito neste rolo? Lede, vs que encontrais nos dias por nascer, se vossos deuses vos derem a inteligncia! Lede, crianas do futuro e aprendei os segredos deste passado, que para vs est to distante e que est entretanto, to prximo! Os homens no vivem somente uma vez, partindo em seguida para sempre. Eles vivem numerosas vezes, e em numerosos lugares, embora no seja sempre neste mundo.Entre duas vidas, h um vu de obscuridade.A porta abrir-se- no fim e nos mostrar todas as cmaras que nossos passos atravessaram desde o comeo. Nossa religio nos ensina que ns vivemos eternamente. Ora, a eternidade, no tendo absolutamente fim, no pode ter comeo; um crculo. Porque se (um) verdadeiro, isto , que ns vivemos para sempre, parece-nos que o (outro) tambm verdadeiro: que ns sempre vivemos. Nos tempos antigos, antes que os Sacerdotes tivessem condensado os pensamentos do homem em blocos de pedra e que eles tivessem construdo templos para mil deuses, muitos tinham este raciocnio por justo, como eles sabiam que no havia seno um s Deus. Aos olhos do homem, Deus tem muitos rostos e cada um jura que aquele que ele v o nico verdadeiro Deus. Entretanto eles esto errados, por que todos eles esto corretos. Nosso Ka, que so nossos Ns Espirituais, nos mostram cada um de uma maneira diferente. Recorrendo eterna fonte de sabedoria que est oculta no ser de todo homem, eles nos do lampejos da verdade, como nos do a ns que somos instrudos do poder de operar maravilhas. O esprito no deve ser julgado segundo o corpo, nem o deus segundo sua casa. Entre os das duas terras, o escaravelho um deus, mas um emblema do criador, porque ele rola uma bola de excremento entre duas patas e a deposita seus ovos para que eles se rompam, como o criador rola o mundo inteiro de ns e lhe faz produzir a vida. Minha f me ensina que a vida no termina com a morte e que por conseguinte o amor, sendo a alma da vida, deve necessariamente durar o longo tempo que ela dura. A fora deste lao invisvel continuar a unir juntas duas almas por longo tempo aps que o mundo esteja morto. Se vs perdeis um ente querido, tomai coragem; a morte a nutriz que o conduz a dormir, nada mais, e de manh ele despertar de novo para viajar atravs de um outro dia com aqueles que velaram por ele com compaixo desde o comeo. A Eternidade no tem um fim, logo no tem comeo. A Eternidade , pois, um crculo. Se ns vivemos, ns devemos continuar para sempre e se ns continuamos para sempre como o crculo e como a Eternidade, o homem no teve comeo. O homem vem existncia numerosas vezes; entretanto, ele no sabe nada de suas vidas passadas, a no ser que, ocasionalmente, um sonho ou um

pensamento o conduz a alguma circunstncia de uma encarnao precedente. Mas ele no pode lembrar-se quando, nem onde este acontecimento se produziu. Ele conhece somente alguma coisa de familiar. No fim, portanto, todas as suas vidas passadas despertaro nele. As almas que se conhece em uma encarnao, encontrar-se-o talvez em uma outra encarnao, atrados um para o outro; mas por qual razo, todos dois o ignoraro. Vede! Foi escrito neste rolo de papiro! Lede, vs que o encontrais nos dias por nascer, se vossos deuses vos derem a inteligncia! So dos deuses os nicos responsveis por este conhecimento e pelo meu prprio deus estou reproduzindo meu prprio conhecimento. Um dia aquela alma ler e sua inteligncia despertar e todos sairemos luz. Pois sabemos que s existe um nico e verdadeiro deus entre todos os deuses e este somos Ns. O Grande Tum (A Casa de Toda a Vida) reunir cada um deles em um e todos sairemos Luz. Lede ainda, alma de criana, que todas as palavras so frmulas para o teu despertar. Quando tiveres nascido a morte no mais existir, uma vez que a Eternidade uma constante.

S-ar putea să vă placă și