Sunteți pe pagina 1din 20

Novos Materiais

Biomateriais e Compsitos

Joo Santos e Miguel Rosa 0|Pgina

ndice
Introduo Biomateriais
O que so? Biocompatibilidade e Biodegradabilidade
Biocompatibilidade Biodegradabilidade

2 3
3 5
5 6

Biomateriais para aplicaes biomdicas


UHMWPE Hidroxiapatite Alumnia Biovidros Zircnio Pele artificial Corao artificial Stent

7
7 8 8 9 10 11 12

13

Compsitos
O que so? Tipo de Compsitos
Compsitos de matriz polimrica Fibra de Vidro Fibra de Aramida Fibra de Carbono Compsitos de matriz metlica e cermica

15
15 15
16 16 16 16

17

Concluso Bibliografia

18 19

1|Pgina

ntroduao

O sculo XXI o sculo dos novos materiais em diversas frentes da cincia: vidros ultra resistentes, plsticos mais resistente que o ao, ou electrocondutores como os metais; ferro e cermica facilmente moldveis, cermicas condutoras Investigadores vm dedicando esforos para encontrar materiais com caractersticas adequadas para a restaurao e substituio dos tecidos no corpo humano. A utilizao de materiais sintticos, para a substituio ou aumento dos tecidos biolgicos, sempre foi uma grande preocupao na rea da medicina. Para responder a essa necessidade foram criados diversos dispositivos de metais, cermicas, polmeros e mais recentemente compsitos. Muitos destes materiais no so novos na verdadeira ascenso da palavra, as caractersticas destes podem mais estar de

promissoras ligadas ao

desenvolvimento

equipamentos e de tcnicas de anlise e de controlo. O desempenho do biomaterial sempre foi motivo de interesse por parte de fabricantes e estudiosos. Comparados com os materiais do passado, os Novos Materiais so mais leves, resistentes e moldveis, sendo assim mais apelativa a sua utilizao por parte de construtores e tcnicos das mais variadas reas. Este trabalho vai dar a conhecer um pouco dos Novos Materiais, quer Biomateriais que os Compsitos, assim como as suas principais caractersticas e utilizaes.

2|Pgina

Biomateriais
O que so?
Imitar a matria viva e at dialogar com ela os Biomateriais so capazes de o fazer. Biomaterial uma substncia ou uma mistura de substncias, natural ou artificial, que vai actuar em sistemas biolgicos, como tecidos e rgos. Os biomateriais so um campo de aplicao de materiais polimricos e compsitos e podem ser definidos como todos os materiais destinados a possuir uma interface com os sistemas biolgicos para avaliar, tratar, aumentar ou substituir qualquer tecido, rgo ou funo do corpo. A maioria das pessoas associa o conceito de biomateriais a materiais de origem natural, ou biopolmeros, no entanto esta definio no inteiramente correcta uma vez que existem biomateriais de origem sinttica que podem contactar directamente com o organismo e desempenham diversas funes benficas na rea da sade. Vrios tipos de cincias, como a nano-tecnologia, engenharia dos materiais ou a engenharia dos tecidos, tm vindo a desenvolver em conjunto importantes avanos no ramo dos biomateriais. O processo de fabricao engloba vrias etapas importantes, entre elas, a seleco de material, onde podem ser utilizados metais ou ligas metlicas, materiais cermicos, compsitos, tecidos ou malhas de polister e polmeros de natureza variada e a anlise de quantidades outra das etapas fundamentais no processo de fabrico dos Biomateriais. O estudo de possveis reaces no organismo tambm muito importante no seu fabrico e esse estudo requer uma cuidada anlise qumica, fisiolgica e mecnica da relao biomaterial-organismo. O papel das trs cincias referidas anteriormente nestas etapas de fabrico tem uma importncia crucial. Para que seja fabricado um Biomaterial onde os resultados sejam os esperados e o consumidor saia satisfeito preciso passar por um meticuloso processo durante o seu fabrico. Este processo implica grandes gastos econmicos o que faz dos pases mais desenvolvidos os nicos capazes de investir e consequentemente onde existe uma maior taxa de usufruto. A histria dos biomateriais pode ser dividida em trs fases ou geraes, no entanto esta diviso varia de investigador para investigador no se sabendo ao certo qual a mais acertada:

3|Pgina

A primeira mostra-se emprica e ancestral, onde a necessidade e no o design, era responsvel pelo uso do biomaterial. Foi a era de ouro, ao, marfim, madeira e vidro, entre outros. Nesta gerao eram utilizados materiais maioritariamente naturais. Olhos de vidro, dentes de ouro, coroas dentrias de chumbo entre outros so aplicaes exemplificativas desta gerao. A segunda gerao compreendida, at meados do sculo XX e inclui metais e ligas de titnio para implantes dentrios, ortopdicos de cobalto-cromo-molibdnio, os polietilenos de peso molecular e densidade muito altos (UHMWPE) para a reposio de articulao, as vlvulas cardacas e os pacemakers. Esta gerao empregou materiais comuns, mas com maior grau de engenharia, aplicando experincias da primeira gerao e conectando conhecimentos de medicina, engenharia e cincia dos materiais. Nesta, considerada, a segunda gerao de biomateriais foram utilizados materiais inertes, quer isto dizer que eram materiais teoricamente ignorados pelos tecidos vizinhos, sem provocar reaces inflamatrias ou infecciosas no local de implantao. Recentemente surgiu a designada terceira gerao e emergiu a partir de vrias pesquisas para que os materiais durem muito mais tempo do que os j existentes e serem mais bem adaptados vida prolongada no ambiente do corpo humano. Neste campo, so poucos os exemplos no mercado, pois muitos esto em desenvolvimento. So exemplos desta etapa os implantes para regenerar o tecido e no simplesmente substitu-lo, como a pele artificial (Integra Life Science), cartilagem para regenerao de articulaes (Carticel, Genzyme Co.), cimentos sseos reabsorveis, componentes biolgicos geneticamente modificados (como clulas ou protenas morfogenticas sseas - BMP2) associadas com cermicas de fosfato de clcio, colagnio, superfcies de titnio com revestimentos nanomtricos de cermicas de fosfato de clcio (estruturas tridimensionais de cermicas de fosfato de clcio associadas s clulas.)

4|Pgina

Biocompatibilidade e biodegradabilidade
Biocompatibilidade
Um dos principais problemas dos biomateriais reside no fenmeno de rejeio pelo sistema imunitrio. A biocompatibilidade, ou seja, o desempenho dos biomateriais e a resposta dos tecidos vivos presena de materiais estranhos, influenciada por diferentes factores, nomeadamente por caractersticas intrnsecas dos materiais utilizados e por condies do doente (idade, sexo, estado geral de sade, estilo de vida, etc.) assim como pela qualidade das intervenes mdicas. Desde a antiguidade que so utilizados materiais para substituio de tecidos vivos, como por exemplo, dentes de ouro e globos oculares de vidro. No entanto foi apenas no sculo XX que a utilizao de implantes se generalizou. As definies de biomaterial e biocompatibilidade foram pela primeira vez estabelecidas por David Williams em 1987, que definiu estes dois conceitos da seguinte forma: O Biomaterial um material vivel usado em dispositivos (mdicos), projectado para interagir com sistemas biolgicos., a

biocompatibilidade , por sua vez a capacidade de um material, numa situao especfica, desencadear uma resposta adequada no paciente. Mas se a biocompatibilidade era um desafio h alguns anos, actualmente no representa qualquer obstculo. Nos dias de hoje sabemos enxertar agrupamentos qumicos idnticos aos que encontramos nos tecidos vivos, tecidos estes que so especficos para cada individuo e podem ser identificados por outras clulas do organismo como fazendo parte do mesmo. Tal como Williams definiu nos anos 80, ainda hoje a biocompatibilidade dos materiais utilizados em biomedicina uma das caractersticas que deve ser tida em conta no processo de seleco de materiais. O desempenho dos biomateriais depende da composio qumica, da morfologia e da macro e microporosidade. As propriedades mais importantes so a cristalinidade e as propriedades elsticas, a hidrofobicidade, a resistncia corroso e ao desgaste, a cor, a resistncia trmica e as propriedades reolgicas, ou seja a viscosidade.

5|Pgina

Biodegradabilidade
Os materiais biodegradveis, como os polmeros, podem ser decompostos naturalmente e seus produtos permanecero dentro do corpo humano. Os materiais biorreabsorvveis so degradados aps um perodo de tempo e os produtos resultantes so atxicos para efeitos de eliminao gradual. A degradao qumica ocorre de duas formas: Degradao hidroltica - que ocorre simplesmente pela gua; Degradao enzimtica - que ocorre principalmente pela aco de agentes biolgicos, tais com as enzimas. As vantagens do uso de polmeros biodegradveis em relao aos materiais metlicos tradicionais incluem a reduo da capacidade de tenso acumulada, o alvio de dores e a eliminao da necessidade da segunda cirurgia para a remoo dos implantes metlicos. Por exemplo no caso de existir uma deficincia ao nvel do osso, pode ser colocada uma prtese ajustada ao defeito e com determinados valores de porosidade da bio estrutura e ajustada ao nvel da adeso com as clulas sseas, de modo a que a prtese sirva apenas de estrutura ao crescimento sseo para que o defeito seja corrigido, ou seja, o osso cresce medida que a prtese se vai degenerando. Assim uma cirurgia para a remoo desta estrutura evitada.

6|Pgina

Materiais para Aplicaes Biomdicas


UHMWPE (Ultra High Molecular Weight Polyethylene)
O polietileno provavelmente o polmero mais utilizado no dia-adia. Este polmero pode ser encontrado em inmeras aplicaes, desde embalagens, frascos de shampoo e de iogurtes, assim como em coletes prova de bala. um material verstil, com uma estrutura muito simples, a mais simples de todos os polmeros comerciais. Uma molcula de polietileno consiste numa cadeia larga de tomos de carbono, com os tomos de hidrognio unidos a cada tomo de carbono. O tipo de polietileno mais utilizado em biomdica o polietileno de alta densidade e elevado peso molecular (Ultra High Molecular Weight Polyethylene - UHMWPE), que possui propriedades fsicas e mecnicas melhoradas e que quase no tem ramificaes, possuindo no entanto, uma cadeia extremamente longa. Processado por polimerizao, o UHMWPE possui um conjunto de caractersticas que o torna superior aos outros termoplsticos quanto resistncia abraso, resistncia fractura por impacto, resistncia a fissuras, inrcia qumica, baixo coeficiente de atrito, auto lubrificao, absoro de rudos e no absoro de gua. Alm destas, o UHMWPE possui outras duas caractersticas imprescindveis no seu uso ao nvel biomdico: propriedades antioxidantes e o facto de ser biocompatvel. A massa molar do UHMWPE elevada, (3 8106 g/mol), o que faz com que a sua viscosidade seja extremamente elevada no estado fundido, aproximando o seu ndice de fluidez a zero. As tendncias de utilizao do UHMWPE

esto a crescer de forma bastante acentuada sendo que, nos ltimos vinte anos, houve um

crescimento de mais de 600% na sua utilizao ramo biomdico, mais


Fig. 1

7|Pgina

concretamente ao nvel das artroplastias. O UHMWPE maciamente utilizado na produo de prteses de rtulas e quadris e na juno do osso a prteses de outros tipos de material pois, como j foi referido, um material com pouco atrito.

Hidroxiapatite
Certos biomateriais utilizados para colmatar os defeitos do esqueleto favorecem o crescimento de tecido sseo. Estes implantes so cobertos por uma camada de cermica de hidroxiapatite. A composio e a estrutura deste material so to semelhantes com a do osso que este comea a crescer com ele. A Hidroxiapatite formada clcio por fosfato de

cristalino (Ca10(PO4)6(OH)2)

representam um depsito de 99% do clcio corporal e 80% do fsforo total. O esmalte que cobre os dentes contm
Fig. 2

mineral um

hidroxiapatite. Sendo

material bioactivo, consegue integrar-se nas estruturas sseas e suportar o crescimento do osso, sem partir ou dissolver. Este facto deve-se ligao qumica directa com os tecidos duros. Ao revestir as prteses com hidroxiapatite espera-se que quando inseridos no corpo humano, a interaco entre este e o implante conduza formao de um tecido sseo vivo em torno do implante, osseointegrao .

Alumnia
A alumina (Al2O3) um material altamente inerte e resistente maioria dos ambientes corrosivos, incluindo o ambiente altamente dinmico que o corpo humano. Sob condies fisiolgicas praticamente inerte, causando pouca ou nenhuma resposta dos tecidos em volta e mantendo-se essencialmente inalterado. No entanto, o corpo humano a

8|Pgina

reconhece como material estranho e procura isol-lo formando uma camada de tecidos fibroso no aderente em volta do implante onde necessrio. Existem uma srie de caractersticas que fazem da aluminia um excelente biomaterial, entre elas, o seu elevado grau de inrcia qumica sob condies fisiolgicas e uma dureza excelente. Devido possibilidade de polimento com alto acabamento superficial e sua excelente resistncia de uso, alumina muito utilizada em prteses de substituio de articulaes. Tais aplicaes incluem articulaes do fmur e

substituies de ancas e rtulas. Cabeas femorais de alumina so utilizadas em conjunto com uma haste femoral metlica e um copo acetabular feito de polietileno de peso molecular muito alto (UHMWPE). Alumina porosa tambm pode ser utilizada para repor largas seces de osso que tenham sido removidas devido a doenas, como cancro. Estes podem possuir o formato de anis concntricos em volta de um pino metlico, inseridos acima do centro do osso
Fig. 3

remanescente. A natureza porosa

destes implantes permite que o osso cresa dentro dos poros, efectivamente, a alumina, tal como a

hidroxiapatite, estimula nova formao de ossos. A alumina tambm utilizada em aplicaes dentrias, especificamente para substituio de dentes. Em muitos destes casos alumina de cristal simples ou safira so utilizados. No entanto, actualmente tem sido substituda por outros materiais, como porcelana dentria.
Fig. 4

Bio Vidros
Dentre os diversos biomateriais desenvolvidos, actualmente, existem os biovidros sintetizados para ter comportamento fisiolgico especfico como material constituinte de prteses ou como material de preenchimento para reparao de defeitos sseos. Devido

9|Pgina

resposta da superfcie activa destes tipos de materiais, eles foram aceites como biomateriais bioactivos. Diversas composies de biovidros foram preparadas por Hench e colaboradores base de SiO2, Na2O, CaO e P2O5, em diferentes composies, e so conhecidas por serem altamente bioactivos, e tm sido usados em clnicas como preenchedor sseo de cavidades e como substituto de massa ssea perdida em determinados traumas. Esses biovidros so indutores de formao de trabculas no osso (pequenas pores de tecido sseo denso e modelado) e de partes completas de osso em algumas regies. As primeiras formam-se num perodo de 2 a 7 dias, enquanto as segundas se formam num maior perodo de tempo. A conexo osso/implante possvel devido a uma propriedade presente nos biovidros denominada osteoindutora, que facilita a regenerao ssea. Entretanto, anlise qualitativa e quantitativa de ensaios in-vivo na gerao de ossos so importantes para se estabelecer se as caractersticas deste material permitem que este seja biocompatvel com o corpo humano. Esses biovidros perdem ies sdio para o meio e formam um filme superficial rico em SiO2, o que provoca a formao de uma camada de gel de fosfato de clcio, inicialmente amorfo e que gradualmente evolui para uma camada policristalina de aglomerados de apatita. Neste processo ocorrem ligaes qumicas entre a superfcie vtrea e o tecido sseo recmformado na regio de interveno cirrgica. Estas ligaes entre as partculas de biovidros e os fluidos dos tecidos vizinhos resultam na formao de uma slica gel, a qual coberta rapidamente por uma camada rica em clcio-fsforo Devido resposta da superfcie activa destes tipos de materiais, eles foram considerados biomateriais bioactivos. UM-W tipo de biovidros que une espontaneamente o osso vivo sem formar o tecido fibroso em redor. Um vidro-cermico bioactivo tambm desenvolvido foi o Bioverit tambm foi desenvolvido e contm apatita e Flogofite ele usado em aplicaes clnicas como vrtebras artificiais.

Zircnio
Zircnio um elemento qumico de smbolo Zr de nmero atmico 40. A frmula qumica do xido de zircnio ZrO2. Esse xido existe na natureza na forma de um mineral raro, chamado baddeleyta. Existe, porm, xido de zircnio artificial, que tem a mesma composio qumica, mas apresenta uma estrutura cristalina cbica.

10 | P g i n a

Os implantes cermicos de ZrO2 tiveram uma ascenso controversa pois havia certas caractersticas que a tornavam pouco vivel, entre elas, a degradao em lubrificantes de gua e influncia na frico e desgaste por longo uso. Um dos fabricantes actuais de cabeas femorais de ZrO2 melhorou este xido convencional, conduzindo-o a uma maior resistncia a todos os nveis. Hoje em dia as principais aplicaes da cermica de xido de Zircnio so ao nvel dos implantes ortopdicos mais propriamente da cabea do fmur. Teste realizados mostraram que o uso de copos acetabulares de UHWMPE so mais eficazes em cabeas femorais de ZrO2 do que em cabeas da liga Co-Cr, uma vez que provoca menos desgaste a este polietileno. Tambm ao nvel da medicina dentria ZrO2 amplamente utilizado em pontes, coroas e para brackets

ortodnticos. Habitualmente as fixaes

dentrias so metlicas. Os primeiros doentes a receber fixaes dentrias de ZrO2 (como mostra a figura) foram pacientes com intolerncia a metais. O xido de zircnio o material mais
Fig. 5

utilizado neste tipo de implantes por ser bioactivo, por no conter radicais livre como algumas ligas metlicas, por ser resistente e por ser esteticamente melhor devido cor branca.

Pele artificial
Este tipo de pele foi inicialmente criado a partir de um material de origem biolgica chamado fibrina-agarose. A fibrina consiste num agregado das plaquetas na regio onde houve rompimento dos vasos sanguneos, essa protena ir produzir uma rede que estanca o sangue, pois forma o cogulo. Os constituintes do sangue ficam presos na rede de fibrina, dessa forma esta impede a hemorragia. Os cientistas utilizaram uma tcnica qual chamaram de engenharia de tecidos. Inicialmente, os pesquisadores seleccionaram as clulas que seriam empregadas na gerao da pele artificial. A seguir, eles analisaram a evoluo da cultura in-vitro e, por fim, fizeram um

11 | P g i n a

controle de qualidade dos tecidos enxertados em ratos sem plos verificando a excelente maturao e desenvolvimento da pele artificialmente criada. Esta tcnica permitiu aos

pesquisadores avaliar factores como a proliferao celular, a presena de

marcadores de diferenciao morfolgica e o desenvolvimento da pele artificial no organismo receptor.

As
Fig. 6

clulas para

de o

pele

humana do

necessrias

incio

desenvolvimento foram obtidas a partir de biopsias feitas em pacientes. Os cientistas usaram a fibrina retirada das clulas saudveis dos tecidos dos doadores. A seguir eles adicionaram cido tranexmico, para evitar a fibrinlise, ou seja, evita que a fibrina se destrua, e cloreto de clcio para precipitar a coagulao da fibrina, e 0,1% de agarose. Este processo foi acompanhado por vrias tcnicas de microscopia, o que permitiu a verificao do desenvolvimento do tecido artificial a nvel celular. Esta descoberta pioneira permitiu a utilizao de pele artificial humana em pacientes, alm das pesquisas terem sido realizadas em animais. Alm disso, destacam os cientistas, a descoberta til no desenvolvimento de novas estratgias de tratamento de patologias dermatolgicas. A pele criada em laboratrio apresentou boas taxas de biocompatibilidade com o receptor e nenhum sinal de rejeio, degenerescncia ou infeco. Outros substitutos artificiais da pele j foram criados com outros biomateriais, como colagnio, fibrina, cido poligliclico, quitosana e outros.

Corao Artificial
Um corao artificial um dispositivo mecnico que substitui o corao, este tipo de coraes so normalmente utilizados temporariamente at que seja efectuado um transplante

12 | P g i n a

definitivo de corao de um dador, e num nmero reduzido de casos, para substituir permanentemente o corao no caso no surja um dador compatvel. O modelo mais utilizado foi criado pela Abiomed e denominado AbioCor. O AbioCor composto por uma liga de titnio e por um polmero denominado poliuretano. Este conectado a quatro locais: aurcula direita e esquerda, artria aorta e pulmonar. Pacientes com este corao possuem ainda as artrias que batem simultaneamente, mas o Abiocor, que substitui ambos os ventrculos, s pode
Fig. 7

forar o sangue a sair de um ventrculo de cada vez. Assim, ele enviar sangue, alternadamente, aos

pulmes e, depois, ao corpo, em vez de fazer as duas coisas ao mesmo tempo, como o corao natural. O AbioCor consegue bombear mais de 10 litros por minuto, o que suficiente para as atividades cotidianas.

Stent
Na medicina, um stent uma endoprtese (prtese interna) expansvel, que consiste num tubo metlico, geralmente de nitinol, ao e ligas de cromo e cobalto. Este tubo contm perfuraes e inserido num vaso com o objectivo de impedir diminuies
Fig. 8

significativas

no

dimetro

deste

e,

consequentemente impedir a constrio do fluxo no local causada por entupimento das artrias. Embora o uso mais comum dos stents seja nas artrias cartidas,
Fig. 9

coronrias e ilacas, eles so amplamente 13 | P g i n a

utilizados noutras estruturas, como as artrias e veias centrais, ductos biliares, esfago, traqueia, ureteres e uretra. Existem dois tipos de stent: o farmacolgico, cuja superfcie recoberta por medicamento, e o convencional. Este dispositivo deve conter certas caractersticas para que o seu uso seja vivel e eficaz. O stent deve ser flexvel e expansvel para que se adapte perfeitamente aos vasos, deve ser tambm resistente compresso das veias e presso sangunea para que no se danifique facilmente. O stent deve ser fabricado no s de um material biocompatvel, para que no se
Fig.

desencadeie mecanismos de rejeio pelo corpo, como tambm de um material anticorrosivo (pouco biodegradvel) para que no hajam alteraes no dispositivo que podero levar a infeces no corpo.

14 | P g i n a

Compositos
O que so?
Um compsito qualquer material que seja constitudo por dois ou mais componentes com caractersticas fsicas e qumicas divergentes. Quando se encontram separados cada componente apresenta caractersticas especficas, mas quando misturados eles formam um compsito com um conjunto de propriedades que eram impossveis de obter individualmente. Os materiais que vo constituir o compsito podem ser classificados em dois tipos: o material matriz e o material de reforo. Estes dois componentes que vo constituir o compsito vo ter diferentes funes no que diz respeito s caractersticas que o compsito final vai obter. A componente da matriz de um compsito tem como funo a proteco do reforo contra o meio envolvente, mater a posio deste e proteger o compsito do dano durante o manuseamento. O material de reforo confere a resistncia ao compsito, pois normalmente so mais fortes e resistentes

Tipos de Compsitos
Existem diferentes tipos de material que podem constituir a matriz dos compsitos. Se a matriz for constituda por um polmero, termoendurecvel e/ou termoplstico, esta denominada de matriz polimrica. No caso de o material da matriz ser constitudo por uma liga leve de alumnio, ligas de magnsio ou ligas de titnio, a matriz denominada metlica. Se a matriz do compsito for constituda por carbonetos e nitretos ter o nome de matriz cermica. A matriz de um compsito pode ainda ser constituda por um outro material, o carbono. O outro componente do compsito, o material de reforo, pode se caracterizar como um material inorgnico (vidros e carbonos), orgnico (aramidas e poliamidas), metlicos (boro, alumnio, etc.) e cermicos (carbonetos e nitretos).

15 | P g i n a

Compsitos de matriz polimrica


Fibra de Vidro
o material compsito produzido basicamente a partir de uma resina polister ou outro tipo de resina (a matriz) reforada com pequenas partculas de vidro (material de reforo) e posterior aplicao de uma substncia catalisadora de polimerizao. O material resultante geralmente altamente resistente, possui excelentes propriedades mecnicas e baixa densidade. Permite a produo de peas com grande variedade de formatos e tamanhos, tais como, cascos e hlices de barcos, fuselagens de avies, caixas d'gua, piscinas, pranchas de surf, recipientes de armazenamento, peas para inmeros fins industriais em inmeros ramos de actividade, carroarias de automveis, na construo civil e em milhares de outras aplicaes. Existem algumas caractersticas que fazem deste, um material com uma grande utilidade para o Homem. um material extremamente leve, de elevada resistncia mecnica, incombustvel e um bom isolante trmico e elctrico.

Fibra de carbono
Este compsito tem como material de matriz uma resina polimrica designada epxi e como material de reforo a fibra de carbono. Devido no s sua resistncia mecnica e trmica, mas tambm devido sua leveza, este compsito tem diversas utilizaes. utilizado em acessrios de desporto tais como, tacos de golf, sticks de hockey, proteces de joelhos e cotovelos, capacetes, raquetas, skis, pranchas, remos; e na construo de veculos (carros, motas, barcos e aeronaves).

Fibra de Aramida
Este compsito constitudo por uma matriz polimrica de epxi e por o material de reforo, a fibra de aramida. Este compsito, tambm conhecido por Kevlar, tratasse de uma fibra com elevada resistncia mecnica e muito leve. O Kevlar resistente ao calor e pode ser at sete vezes mais resistente que o ao, por unidade de peso. Estas caractersticas tornam este compsito extraordinariamente til no fabrico nos artigos de segurana, tais como, cintos de segurana, cordas e coletes prova de bala. Este compsito tambm utilizado em construes aeronuticas, velas dos barcos e em algumas raquetes de tnis. O Homem

16 | P g i n a

utiliza este material em objectos/peas que esto sujeitas a condies extremas de presso e fora, devido s suas caractersticas j referidas.

Compsitos de matriz metlica e cermica


Como j foi referido existem outros tipos de compsitos, cuja material matriz pode ser de origem diferente (metlico ou cermico). No entanto o uso destes compsitos em reduzido nmero comparado com o uso dos compsitos polimricos. A principal razo para isto o facto de ser economicamente mais rentvel a produo de compsitos polimricos, e, uma vez que as caractersticas destes no diferirem muito das caractersticas dos compsitos cermicos e metlicos, o Homem opta por utilizar o material com a melhor relao utilidade/preo. Apesar de ser utilizados em reduzido nmero os compsitos metlicos e cermicos tambm esto presentes no nosso dia-a-dia. Os compsitos cermicos tm uma elevada resistncia ao calor, so quimicamente inertes e tm uma melhor resistncia eroso, dai serem utilizadas em ferramentas de corte, como por exemplo as brocas. Os compsitos metlicos por sua vez so matrias com elevada resistncia, superior at a alguns compsitos polimricos, dai a sua utilizao ser mais frequente na indstria aeronutica (civil e militar) e na indstria da energia. As matrizes cermicas podem ser carboneto de silcio, carboneto de boro ou nitreto de alumnio, e o reforo pode ser, entre outros, a alumina. A matriz metlica mais usual a matriz de alumnio.

17 | P g i n a

Conclusao
Os Biomateriais constituem uma srie de produtos utilizados em vrios sectores da sade como ortopedia, cardiologia, odontologia, entre outros. Tambm so veculos para o carreamento de frmacos, como o Stent. Prev-se que nas prximas dcadas o ramo dos biomateriais viver a sua poca de maior expanso em todas as reas. Uma das particularidades do estudo deste ramo dos materiais o grande nmero de cincias envolvidas e as diversas e possveis aplicaes de usabilidade dos biomateriais. O uso de materiais de reforo em alguns materiais confere-lhe certas caractersticas nicas, impossveis de alcanar em separado compsitos. Estes materiais esto a ser amplamente utilizados nas mais variadas reas entre elas, o desporto, a aeronutica, a construo de carros e motas, etc. Muitas vezes estes so materiais de eleio devido a uma mais leveza e resistncia, entre outras caractersticas j mencionadas.

18 | P g i n a

Bibliografia
http://www.recet.pt/pi/implantesmedicos.php?pag=12 http://pt.scribd.com/doc/37920431/BIOMATERIAIS http://biomateriais.blogspot.com/ http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1713022-EI8147,00.html http://www.posgrad.mecanica.ufu.br/posmec/16/PDF/PM16-0053.pdf http://www.fazfacil.com.br/materiais/fibra_vidro.html http://biomateriais.net/anexos/BIOMATERIAIS.pdf Enciclopdia de Cincia Larrouse A Energia e a Matria, editora Larrouse Livro do conhecimento, editora Larrouse.

19 | P g i n a

S-ar putea să vă placă și