Sunteți pe pagina 1din 9

MINISTRIO DA EDUCAO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE Diretoria Financeira DIFIN Coordenao-Geral de Operacionalizao do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuio

o da Arrecadao do Salrio-Educao CGFSE Coordenao de Operacionalizao do Fundeb COPEF

8. CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB 8.1. 8.2. 8.3. 8.4. 8.5. 8.6. 8.7. 8.8. 8.9. O que caracteriza o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e qual a sua principal atribuio? O Conselho possui outras atribuies? Qual o prazo para criao do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb? Quais os principais aspectos a serem observados para a criao do Conselho do Fundeb? Aps a criao do Conselho do Fundeb, como deve ser realizada a indicao de conselheiros para composio do referido Conselho? O Conselho deve atuar com autonomia? Como caracterizada a atuao dos membros do Conselho do Fundeb? Quais os procedimentos e verificaes a cargo do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb? O Poder Executivo deve disponibilizar ao Conselho as informaes necessrias ao acompanhamento da aplicao de recursos do Fundeb?

8.10. Como o Conselho deve agir, no caso de constatao de irregularidades? 8.11. Quando o Conselho no atua, que providncias podem ser tomadas? 8.12. Os Conselhos devem ser cadastrados no MEC? 8.13. Qual deve ser a composio do Conselho do Fundeb no Municpio? 8.14. H impedimentos para fazer parte do Conselho? 8.15. Quem dever presidir o Conselho? 8.16. O que deve constar no Regimento Interno do Conselho? 8.17. Quais os procedimentos para renovao do Conselho? 8.18. H proteo aos conselheiros do Fundeb, representantes dos professores, diretores e servidores das escolas? 8.19. H proteo aos conselheiros do Fundeb, representantes dos estudantes? 8.20. Quem deve ser o responsvel pelo cadastro do Conselho do Fundeb na internet? 8.21. O Conselho deve ser composto por titulares e suplentes? 8.22. O suplente pode participar das reunies juntamente com o titular? 8.23. Quando o presidente do Conselho se afasta, antes do final do seu mandato, e o suplente assume sua vaga, quem deve assumir a presidncia do Conselho: o suplente ou o vicepresidente?

37 / 52

MINISTRIO DA EDUCAO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE Diretoria Financeira DIFIN Coordenao-Geral de Operacionalizao do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuio da Arrecadao do Salrio-Educao CGFSE Coordenao de Operacionalizao do Fundeb COPEF

RESPOSTAS: 8.1. O que caracteriza o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e qual a sua principal atribuio?

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb um colegiado, cuja funo principal, segundo o art. 24 da Lei n 11.494/2007, proceder ao acompanhamento e controle social sobre a distribuio, a transferncia e a aplicao dos recursos do Fundo, no mbito de cada esfera Municipal, Estadual ou Federal. O Conselho no uma unidade administrativa do Governo, assim, sua ao deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmnica com os rgos da Administrao Pblica local. O Poder Executivo deve oferecer ao Conselho o necessrio apoio material e logstico, disponibilizando, se necessrio, local para reunies, meio de transporte, materiais, equipamentos, etc, de forma a assegurar a realizao peridica das reunies de trabalho, garantindo assim, condies, para que o Colegiado desempenhe suas atividades e efetivamente exera suas funes (Art. 24, 10 da Lei n 11.494/2007). importante destacar que o trabalho dos Conselhos do Fundeb soma-se ao trabalho das tradicionais instncias de controle e fiscalizao da gesto pblica. Entretanto, o Conselho do Fundeb no uma nova instncia de controle, mas sim de representao social, no devendo, por conseguinte, ser confundido com o controle interno, executado pelo prprio Poder Executivo, nem com o controle externo, executado pelo Tribunal de Contas na qualidade de rgo auxiliar do poder legislativo, a quem compete a apreciao das contas do Poder Executivo. O controle a ser exercido pelo Conselho do Fundeb o controle direto da sociedade, por meio do qual se abre a possibilidade de apontar, s demais instncias, falhas ou irregularidades eventualmente cometidas, para que as autoridades constitudas, no uso de suas prerrogativas legais, adotem as providncias que cada caso venha a exigir. 8.2. O Conselho possui outras atribuies?

Alm da atribuio principal do Conselho, prevista no caput do art. 24 da Lei n 11.494/2007, o 9 e 13 do mesmo artigo e o Pargrafo nico do art. 27 acrescentam outras funes ao Conselho. Assim, o conjunto de atribuies do colegiado compreende: acompanhar e controlar a distribuio, transferncia e aplicao dos recursos do Fundeb; supervisionar a realizao do censo escolar; acompanhar a elaborao da proposta oramentria anual, no mbito de suas respectivas esferas governamentais de atuao; instruir, com parecer, as prestaes de contas a serem apresentadas ao respectivo Tribunal de Contas. O referido parecer deve ser apresentado ao Poder Executivo respectivo em at 30 dias antes do vencimento do prazo para apresentao da prestao de Contas ao Tribunal; e acompanhar e controlar a execuo dos recursos federais transferidos conta do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar PNATE e do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento Educao de Jovens e Adultos, verificando os registros contbeis e os demonstrativos gerenciais relativos aos recursos repassados, responsabilizando-se pelo recebimento e anlise da Prestao de Contas desses Programas, encaminhando ao FNDE o Demonstrativo Sinttico Anual da Execuo Fsico-Financeira, acompanhado de parecer conclusivo e, ainda, notificar o rgo Executor dos Programas e o FNDE quando houver ocorrncia de eventuais irregularidades na utilizao dos recursos.

38 / 52

MINISTRIO DA EDUCAO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE Diretoria Financeira DIFIN Coordenao-Geral de Operacionalizao do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuio da Arrecadao do Salrio-Educao CGFSE Coordenao de Operacionalizao do Fundeb COPEF

8.3.

Qual o prazo para criao do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb?

Conforme previsto no art. 34 da Lei n 11.494/2007, o prazo para criao dos Conselhos do Fundeb foi de 60 dias contados da vigncia do Fundo, ou seja, at 1 de maro de 2007. 8.4. Quais os principais aspectos a serem observados na criao do Conselho do Fundeb?

O Conselho do Fundeb deve ser criado por legislao especfica (Decreto ou Lei), editada no pertinente mbito governamental (Estado ou Municpio), observando-se os impedimentos contidos no 5 do art. 24 da Lei n 11.494/2007. O modelo de Lei de Criao do Conselho do Fundeb e o modelo do Regimento Interno encontram-se disponveis na opo Consultas na pgina do Fundeb, no stio do FNDE (www.fnde.gov.br). Os membros do Conselho devero ser indicados pelos segmentos que representam, sendo a indicao comunicada ao prefeito que, por ato oficial, os designar para o exerccio de suas funes. Esto impedidos de compor o Conselho ( 5 do art. 24 da Lei n 11.494/2007): cnjuge e parentes consangneos ou afins, at terceiro grau, do Presidente e do Vice- Presidente da Repblica, dos Ministros de Estado, do governador e do vice-governador, do prefeito e do viceprefeito, e dos secretrios estaduais, distritais ou municipais; tesoureiro, contador ou funcionrio de empresa de assessoria ou consultoria que prestem servios relacionados administrao ou controle interno dos recursos do Fundo, bem como cnjuges, parentes consangneos ou afins, at terceiro grau, desses profissionais; estudantes que no sejam emancipados; e pais de alunos que exeram cargos ou funes pblicas de livre nomeao e exonerao no mbito dos rgos do respectivo Poder Executivo gestor dos recursos; ou prestem servios terceirizados, no mbito dos Poderes Executivos em que atuam os respectivos conselhos. O Conselho do Fundeb poder ser formado, inclusive mediante adaptaes dos Conselhos do Fundef, aproveitando os membros do extinto Conselho, desde que esses membros no estejam impedidos (art. 34 da Lei n 11.494/2007). Conforme previsto na Lei n 11.494/2007 em seu art. 24, 1, inciso IV, dever compor o Conselho dois representantes dos estudantes da educao bsica pblica. Esses representantes podem ser alunos do ensino regular, da EJA ou at mesmo outro representante escolhido pelos alunos para essa funo, desde que sejam emancipados. Os Municpios podero integrar o Conselho do Fundeb ao Conselho Municipal de Educao, instituindo cmara especfica para o acompanhamento e o controle social sobre a distribuio, a transferncia e a aplicao dos recursos do Fundo, conforme prev o art. 37 da Lei n 11.494/2007, porm essa Cmara deve atender os mesmos critrios e impedimentos estabelecidos para criao do Conselho do Fundeb. O presidente do Conselho deve ser eleito pelos prprios conselheiros em reunio do colegiado, observando-se, sempre, o que dispuser a lei municipal de criao do Conselho e o critrio constante na Lei n 11.494/2007, art. 24, 6, que estabelece que a funo de presidente no deve ser exercida pelo representante da Secretaria de Educao ou qualquer outro representante do governo gestor, visto que essa situao poderia inibir o bom andamento dos trabalhos, j que o Conselho existe exatamente para acompanhar e controlar o desempenho da aplicao dos recursos do Fundo, realizada pelo Poder Executivo local.

39 / 52

MINISTRIO DA EDUCAO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE Diretoria Financeira DIFIN Coordenao-Geral de Operacionalizao do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuio da Arrecadao do Salrio-Educao CGFSE Coordenao de Operacionalizao do Fundeb COPEF

8.5.

Aps a criao do Conselho do Fundeb, como deve ser realizada a indicao de conselheiros para composio do referido Conselho?

Conforme previsto no 3 do art. 24 da Lei n 11.494/2007, os membros do Conselho sero indicados: I - pelos dirigentes dos rgos estaduais e municipais e do Distrito Federal e das entidades de classes organizadas, nos casos das representaes dessas instncias; II - nos casos dos representantes dos diretores, pais de alunos e estudantes, pelo conjunto dos estabelecimentos ou entidades estadual ou municipal, conforme o caso, em processo eletivo organizado para esse fim, pelos respectivos pares; III nos casos de representantes de professores e servidores, pelas entidades sindicais da respectiva categoria. Aps a indicao dos conselheiros pelos seus respectivos segmentos, o Poder Executivo local designar os integrantes do Conselho. Da em diante, quando houver necessidade de renovao do Conselho, os novos membros sero indicados at vinte dias antes do trmino do mandato dos conselheiros anteriores, adotando-se os mesmos critrios acima descritos. 8.6. O Conselho deve atuar com autonomia?

Sim. O Conselho deve atuar com autonomia e independncia, visto que o colegiado no subordinado ou vinculado ao Poder Executivo (conforme o art. 24, 7 da Lei n 11.494/2007). 8.7. Como caracterizada a atuao dos membros do Conselho do Fundeb? De acordo com 8 do art. 24 da Lei n 11.494/2007, a atuao dos membros dos conselhos dos no ser remunerada; considerada atividade de relevante interesse social; assegura iseno da obrigatoriedade de testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio de suas atividades de conselheiro, e sobre as pessoas que lhes confiarem ou deles receberem informaes; e veda, quando os conselheiros forem representantes de professores e diretores ou de servidores das escolas pblicas, no curso do mandato: a) exonerao ou demisso do cargo ou emprego sem justa causa, ou transferncia involuntria do estabelecimento de ensino em que atuam; b) atribuio de falta injustificada ao servio, em funo das atividades do conselho; e c) afastamento involuntrio e injustificado da condio de conselheiro antes do trmino do mandato para o qual tenha sido designado. veda, quando os conselheiros forem representantes de estudantes em atividades do conselho, no curso do mandato, atribuio de falta injustificada nas atividades escolares.

Fundeb:

40 / 52

MINISTRIO DA EDUCAO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE Diretoria Financeira DIFIN Coordenao-Geral de Operacionalizao do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuio da Arrecadao do Salrio-Educao CGFSE Coordenao de Operacionalizao do Fundeb COPEF

8.8.

Quais os procedimentos e verificaes a cargo do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb?

So recomendados os seguintes procedimentos e verificaes, a serem realizados pelo Conselho, com base nas atribuies legais: elaborar a proposta oramentria anual; informar-se sobre todas as transaes de natureza financeira que so realizadas envolvendo recursos do Fundeb, principalmente em relao utilizao da parcela de recursos (mnimo de 60%) destinada ao pagamento da remunerao dos profissionais do magistrio; exigir a elaborao (se for o caso) e o fiel cumprimento do Plano de Carreira e Remunerao do Magistrio; reunir-se, periodicamente, para examinar os relatrios e demonstrativos elaborados pelo Poder Executivo (Estadual ou Municipal) sobre os recursos do Fundeb, solicitando, se necessrio, cpias de avisos de crditos ou extrato da conta do Fundeb junto ao Banco do Brasil ou Caixa Econmica Federal; dar visto ou manifestar-se sobre os quadros e demonstrativos, que contenham informaes relativas ao Fundeb, a serem encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado/Municpio; exigir dos dirigentes das escolas e da Secretaria de Educao, ou rgo equivalente, o cumprimento dos prazos estabelecidos para fornecimento das informaes solicitadas por ocasio da realizao do Censo Escolar, seja no levantamento e encaminhamento inicial de dados, seja na realizao de eventuais retificaes. No cumprimento de suas atribuies e responsabilidades, importante ressaltar que o Conselho no o gestor ou administrador dos recursos do Fundeb. Seu papel acompanhar toda a gesto dos recursos do Fundo, seja com relao receita, seja com relao despesa ou uso desses recursos. A administrao dos recursos do Fundo de responsabilidade do Chefe do Poder Executivo e do Secretrio de Educao, que tm a responsabilidade de aplic-los em favor da educao bsica pblica, na forma estabelecida nos 2 e 3 do art. 211 da Constituio Federal. 8.9. O Poder Executivo deve disponibilizar ao Conselho as informaes necessrias ao acompanhamento da aplicao de recursos do Fundeb?

Os registros contbeis e os demonstrativos gerenciais mensais e atualizados, relativos aos recursos repassados, ou recebidos conta do Fundo, devero ficar, permanentemente, disposio dos Conselhos responsveis pelo acompanhamento e controle social, no mbito do Estado, do Distrito Federal ou do Municpio, e dos rgos federais, estaduais e municipais de controle interno e externo. O Poder Executivo dever elabor-los e disponibiliz-los ao respectivo Conselho. Entretanto, se isto no ocorrer, o Conselho deve formalizar solicitao, respaldada no art. 25 da Lei n 11.494/2007. 8.10. Como o Conselho deve agir, no caso de constatao de irregularidades? Na hiptese de constatao de irregularidades, relacionadas utilizao dos recursos do Fundeb, so recomendadas as seguintes providncias: primeiramente, deve reunir elementos (denncias, provas, justificativas, base legal, etc.) que possam esclarecer a irregularidade ou a ilegalidade praticada e, com base nesses elementos, formalizar pedido de providncias ao governante responsvel (se possvel apontando a soluo ou correo a ser adotada), de modo a permitir que, no mbito do prprio Poder Executivo responsvel, os problemas sejam sanados;

41 / 52

MINISTRIO DA EDUCAO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE Diretoria Financeira DIFIN Coordenao-Geral de Operacionalizao do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuio da Arrecadao do Salrio-Educao CGFSE Coordenao de Operacionalizao do Fundeb COPEF

na seqncia, se necessrio, deve procurar os vereadores do Municpio, para que estes, pela via da negociao e/ou adoo de providncias formais, possam buscar a soluo junto ao governante responsvel; ainda se necessrio, deve recorrer ao Ministrio Pblico (promotor de justia) e ao respectivo Tribunal de Contas (do Estado/Municpio ou da Unio) para apresentar o problema, fundamentando sua ocorrncia e juntando os elementos comprobatrios disponveis. 8.11. Quando o Conselho no atua, que providncias podem ser tomadas? Neste caso, deve-se procurar os representantes do Poder Legislativo e/ou o Ministrio Pblico (Promotor de Justia que atua no Municpio) para que estes possam buscar a soluo aplicvel ao problema. 8.12. Os Conselhos devem ser cadastrados no MEC? O cadastramento dos Conselhos do Fundeb deve ser realizado por meio eletrnico, acessando o Sistema de Cadastro dos Conselhos do Fundeb na internet, no endereo eletrnico www.fnde.gov.br, na opo Fundeb. O FNDE providenciar a divulgao dos dados dos Conselhos, com o propsito de registrar e divulgar, no s a existncia, mas, sobretudo, a composio dos Conselhos, facilitando sociedade o conhecimento de seus representantes no controle social do Fundeb. Sempre que houver alterao na composio do Conselho, novos dados devero ser includos no sistema informatizado. 8.13. Qual deve ser a composio do Conselho do Fundeb no Municpio? De acordo com o inciso IV do art. 24 da Lei n 11.494/2007, o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb no Municpio dever ser composto por, no mnimo, nove membros, sendo: 2 (dois) representantes do Poder Executivo Municipal, dos quais pelo menos 1 (um) da Secretaria Municipal de Educao ou rgo educacional equivalente; 1 (um) representante dos professores da educao bsica pblica; 1 (um) representante dos diretores das escolas bsicas pblicas; 1 (um) representante dos servidores tcnico-administrativos das escolas bsicas pblicas; 2 (dois) representantes dos pais de alunos da educao bsica pblica; 2 (dois) representantes dos estudantes da educao bsica pblica, um dos quais indicado pela entidade de estudantes secundaristas. A escolha dos representantes dos professores, diretores, pais de alunos e servidores das escolas, deve ser realizada pelos grupos organizados ou organizaes de classe que representam esses segmentos, e comunicada ao Chefe do Poder Executivo para que, por ato oficial, os nomeie para o exerccio das funes de Conselheiros. Se no Municpio houver um Conselho Municipal de Educao e/ou Conselho Tutelar, um de seus membros tambm dever integrar o Conselho do Fundeb. Embora exista o nmero mnimo de nove membros para a composio do Conselho do Fundeb, na legislao no existe limite mximo para esse nmero, devendo, entretanto, ser observada a paridade/equilbrio na distribuio das representaes. Sempre que um conselheiro deixar de integrar o segmento que representa, dever ser substitudo pelo seu suplente ou por um novo representante indicado/eleito por sua categoria. Aps a substituio de

42 / 52

MINISTRIO DA EDUCAO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE Diretoria Financeira DIFIN Coordenao-Geral de Operacionalizao do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuio da Arrecadao do Salrio-Educao CGFSE Coordenao de Operacionalizao do Fundeb COPEF

membros do Conselho, as novas nomeaes devem ser includas no sistema informatizado de Cadastro dos Conselhos do Fundeb, disponibilizado no endereo eletrnico www.fnde.gov.br. 8.14. H impedimentos para fazer parte do Conselho? De acordo com o 5 do art. 24 da Lei n 11.494/2007, esto impedidos de compor o Conselho: cnjuge e parentes consangneos ou afins, at terceiro grau, do Presidente e do Vice- Presidente da Repblica, dos Ministros de Estado, do governador e do vice-governador, do prefeito e do viceprefeito, e dos secretrios estaduais, distritais ou municipais; tesoureiro, contador ou funcionrio de empresa de assessoria ou consultoria que prestem servios relacionados administrao ou controle interno dos recursos do Fundo, bem como cnjuges, parentes consangneos ou afins, at terceiro grau, desses profissionais; estudantes que no sejam emancipados; e pais de alunos que exeram cargos ou funes pblicas de livre nomeao e exonerao no mbito dos rgos do respectivo Poder Executivo gestor dos recursos; ou prestem servios terceirizados, no mbito dos Poderes Executivos em que atuam os respectivos conselhos. Graus de parentesco consangneos e afins (Cdigo Civil - Lei n 10.406, de 10/01/2002, artigos 1.591 a 1.595) 1 grau

2 grau
1

3 grau
1

Pai / me Sogro / sogra2 Filho / filha1

Av / av Neto / Neta1 Irmo / irm1 Cunhado / cunhada2

Bisav / bisav1 Bisneto / bisneta1 Tio / tia1 Sobrinho / sobrinha1

1 - Parentes consangneos 2 - Parentes afins A afinidade civil com sogro e sogra no se extingue com a dissoluo do casamento ou da unio estvel ( 2 do art. 1.595 da Lei 10.406/2002). Emancipao: Segundo o Cdigo Civil Brasileiro (Lei n 10.406, de 10/01/2002), em seu artigo 5, a menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada prtica de todos os atos da vida civil. Alm disso, aos menores ser concedida emancipao nas seguintes situaes: I. pela concesso dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento pblico, independentemente de homologao judicial, ou por sentena do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos; II. pelo casamento; III. pelo exerccio de emprego pblico efetivo; IV. pela colao de grau em curso de ensino superior; V. pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia prpria. 8.15. Quem dever presidir o Conselho? O presidente do Conselho deve ser eleito pelos prprios conselheiros em reunio do colegiado, observando-se, sempre, o que dispuser a lei municipal de criao do Conselho no Municpio e o

43 / 52

MINISTRIO DA EDUCAO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE Diretoria Financeira DIFIN Coordenao-Geral de Operacionalizao do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuio da Arrecadao do Salrio-Educao CGFSE Coordenao de Operacionalizao do Fundeb COPEF

impedimento legal, constante na Lei n 11.494/2007, no art. 24, 6, que estabelece que a funo de presidente no deve ser ocupada pelo representante da Secretaria de Educao ou qualquer outro representante do governo gestor, tendo em vista que essa situao poderia inibir o bom andamento dos trabalhos, j que o Conselho existe exatamente para acompanhar e controlar o desempenho da aplicao dos recursos do Fundo, realizada pelo Poder Executivo local. 8.16. O que deve constar no Regimento Interno do Conselho? Cada Conselho dever elaborar seu Regimento Interno, disciplinando sua organizao e funcionamento, principalmente em relao a questes como composio, periodicidade das reunies, forma de escolha do presidente, entre outros. Para auxiliar os Conselhos na elaborao do Regimento Interno, o FNDE disponibiliza, no endereo eletrnico www.fnde.gov.br, um modelo de Regimento (apenas como parmetro ou referencial tcnico), que deve ser adaptado realidade e s peculiaridades de cada situao ou Conselho. 8.17. Quais os procedimentos para renovao do Conselho? O Conselho do Fundeb autnomo e s deve ser renovado se o mandato de seus membros se encerrar ou se o conselheiro, por motivos diversos, deixar de integrar ou representar o segmento que o indicou como representante, ou ainda se os membros, por motivos particulares, no tiverem mais interesse em compor o Conselho. Para renovao do Conselho, as providncias para eleio e indicao dos membros devem ocorrer at vinte dias antes do final do mandato, para garantir a continuidade do trabalho, sem indesejveis interrupes. Aps a renovao do Conselho, as nomeaes devem ser includas no sistema informatizado de Cadastro dos Conselhos do Fundeb, disponibilizado no endereo eletrnico www.fnde.gov.br. 8.18. H proteo aos conselheiros do Fundeb, representantes dos professores, diretores e servidores das escolas? De acordo com o disposto no inciso IV do 8 do art. 24 da Lei n 11.494/2007, quando os conselheiros forem representantes de professores e diretores ou de servidores das escolas pblicas no curso do mandato, vedado: a) a exonerao ou demisso do cargo ou emprego sem justa causa, ou transferncia involuntria do estabelecimento de ensino em que atuam; b) a atribuio de falta injustificada ao servio, em funo das atividades do conselho; e c) o afastamento involuntrio e injustificado da condio de conselheiro antes do trmino do mandato para o qual tenha sido designado. 8.19. H proteo aos conselheiros do Fundeb, representantes dos estudantes? De acordo com o disposto no inciso V do 8 do art. 24 da Lei n 11.494/2007, quando os conselheiros forem representantes de estudantes e estiverem em atividades do conselho, no curso do mandato, vedado a atribuio de falta injustificada nas atividades escolares.

44 / 52

MINISTRIO DA EDUCAO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE Diretoria Financeira DIFIN Coordenao-Geral de Operacionalizao do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuio da Arrecadao do Salrio-Educao CGFSE Coordenao de Operacionalizao do Fundeb COPEF

8.20. Quem deve ser o responsvel pelo cadastro do Conselho do Fundeb na internet? De acordo com o disposto no 10 do art. 24 da Lei 11.494/2007, incumbe Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios oferecer ao Ministrio da Educao os dados cadastrais relativos criao e composio dos respectivos conselhos. Para que esse dispositivo legal seja atendido, os dados cadastrais dos conselhos devem ser inseridos no Sistema de Cadastro de Conselhos, disponvel na internet, no endereo eletrnico www.fnde.gov.br , ficando essa atribuio a cargo do Poder Executivo local (Federal, Estadual ou Municipal). Para tanto, a senha e o login de acesso ao Sistema de Cadastro de Conselhos foram enviados a todas as Secretarias Estaduais e Municipais de Educao, que devem se responsabilizar por essas senhas de acesso e pelo cadastro e atualizaes dos dados no referido sistema. 8.21. O Conselho deve ser composto por titulares e suplentes? Sim. necessrio que para cada membro titular corresponda um suplente, que tem a funo de completar o mandato do titular e substitu-lo em suas ausncias e impedimentos. 8.22. O suplente pode participar das reunies juntamente com o titular? Sim, porm a participao do suplente nas reunies, assim como de qualquer outro cidado que tenha interesse no acompanhamento das aes do Conselho do Fundeb, est a critrio do prprio Conselho, que dever disciplinar tal situao em seu Regimento Interno, inclusive para estabelecer se os convidados tero direito a voz ou no. Cabe ressaltar que, mesmo que participe das reunies, o suplente no ter direito a voto a menos que esteja exercendo a substituio de seu titular correspondente. 8.23. Quando o presidente do Conselho se afasta, antes do final do seu mandato, e o suplente assume sua vaga, quem deve assumir a presidncia do Conselho: o suplente ou o vicepresidente? Caso o presidente deixe o Conselho antes do final do seu mandato, o vice-presidente dever assumir a presidncia. O suplente assumir apenas a vaga aberta pela sada do representante titular do respectivo segmento.

45 / 52

S-ar putea să vă placă și