Sunteți pe pagina 1din 8

COLGIO PEDRO II - MEC Exame de Seleo e Classificao 1 Srie do Ensino Mdio - 2006 Portugus Diurno TEXTO I: PENSAR VIVER

No tenho nenhuma receita, nenhum facilitador para se entender a vida: ela confuso mesmo. A gente avana no escuro, teimosamente, porque recuar no d. Nesse labirinto a gente encontra o fio de um afeto, pontos de criatividade, exploses de pensamento ou ao que nos iluminem, por um momento que seja. Coisas que nos justifiquem enquanto seres humanos. Tenho talvez a ingenuidade de acreditar que tudo faz algum sentido, e que ns precisamos descobrir ou invent-lo. Qualquer pessoa pode construir a sua filosofia de vida. Qualquer pessoa pode acumular vida interior. Sem nenhuma conotao religiosa, mas tica: o que valho, e os outros, o que valem para mim? O que estou fazendo com a minha vida, o que pretendo com ela? Essa capacidade de refletir, ou de simplesmente aquietar-se para sentir, faz de ns algo alm de cabides de roupas ou de idias alheias. Sempre foi duro vencer o esprito de rebanho, mas esse conflito se tornou esquizofrnico: de um lado precisamos ser como todo mundo, importante adequar-se, ter seu grupo, pertencer; de outro lado necessrio preservar uma identidade e at impor-se, s vezes transgredir, para sobreviver. Discernir e escolher fica mais difcil, porque o excesso de informaes nos atordoa, a troca de mitos nos esvazia, a variedade de solicitaes nos exaure. Para ter algum controle de nossa vida necessrio descobrir quem somos ou queremos ser revelia dos modelos generalizantes. Dura empreitada, num momento em que tudo parece colaborar para que se aceitem modelos prontos para servir. Pensamento independente passou a ser excentricidade, quando no agresso. Famlia, escola e sociedade deviam desenvolver o distanciamento crtico e a capacidade de avaliar e questionar para poder escolher. Mas, embora a gente se pense to moderno, no o que acontece. Alunos (e filhos) questionadores podem ser um embarao. Preferimos nos tornar membros da vasta confraria da mediocridade, que cultua o mais fcil, o mais divertido, o que todo mundo pensa ou faz, e abafa qualquer inquietao. Por sorte nossa, aqui e ali aquele olho da angstia mais saudvel entreabre sua pesada plpebra e nos encara irnico: como estamos vivendo a nossa vida, esse breve sopro... e o que realmente pensamos de tudo isso se por acaso pensamos?
LUFT, Lya.Pensar transgredir.Rio de Janeiro: Record, 2004. pp 177-78 alheio que no nosso esquizofrnico que demonstra perda de unidade da personalidade transgredir passar alm; atravessar; desobedecer discernir saber distinguir; diferenciar atordoar perturbar os sentidos; ficar tonto exaurir esgotar inteiramente; cansar revelia despercebidamente; ao acaso empreitada tarefa difcil ou desagradvel

excentricidade anormalidade; esquisitice; irregularidade

confraria irmandade; associao mediocridade qualidade dos que no tm destaque; pequenez espiritual

COLGIO PEDRO II MEC

PORTUGUS 2006

TEXTO II:

IGUAL-DESIGUAL

Eu desconfiava: todas as histrias em quadrinho so iguais. Todos os filmes norte-americanos so iguais. Todos os filmes de todos os pases so iguais. Todos os best-sellers so iguais. Todos os campeonatos nacionais e internacionais de futebol so iguais. Todos os partidos polticos so iguais. Todas as mulheres que andam na moda so iguais. Todas as experincias de sexo so iguais. Todos os sonetos, gazis, virelais, sextinas e ronds so iguais e todos, todos os poemas em verso livre so enfadonhamente iguais. Todas as guerras do mundo so iguais. Todas as fomes so iguais. Todos os amores, iguais iguais iguais Iguais todos os rompimentos. A morte igualssima. Todas as criaes da natureza so iguais. Todas as aes, cruis, piedosas ou indiferentes, so iguais. Contudo, o homem no igual a nenhum outro homem, bicho ou coisa. Ningum igual a ningum. Todo ser humano um estranho mpar.
ANDRADE, Carlos Drummond de. A paixo medida. In: Nova reunio: 19 livros de poesia. RJ: Jos Olympio, 1985. Vol. 2. p. 537.

best-sellers os livros mais vendidos (termo em ingls) sonetos, gazis, virelais, sextinas, ronds formas fixas de composio potica

COLGIO PEDRO II MEC

PORTUGUS 2006

TEXTO III:

TOMEM SEUS LUGARES

COLGIO PEDRO II MEC

PORTUGUS 2006

QUESTO 1 Leia atentamente o trecho destacado do texto I.

Sempre foi duro vencer o esprito de rebanho, mas esse conflito se tornou esquizofrnico: de um lado precisamos ser como todo mundo, importante adequar-se, ter seu grupo; de outro lado necessrio preservar uma identidade e at impor-se, s vezes transgredir, para sobreviver.
Pode-se resumir o conflito citado acima em duas palavras: adequao e transgresso. Em outras passagens tambm do texto I, h expresses que podem ser associadas a cada um desses lados conflitantes. Relacione-os e numere os parnteses, obedecendo ao seguinte cdigo: 1 Adequao; 2 Transgresso. A seguir, assinale a opo com a seqncia correta: (valor: 0,5) ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( a b c d e ) ) ) ) ) ) cabides de idias alheias pontos de criatividade pensamento independente modelos generalizantes esprito de rebanho exploses de pensamento

)211221 )212112 )1- 21211 )122112 )121212

Resposta: letra D QUESTO 2 No 7. pargrafo do texto I, Lya Luft afirma que h uma vasta confraria da mediocridade, que cultua o mais fcil, o mais divertido, o que todo mundo pensa ou faz. Observe o cartum de Babette Harper (texto III) e indique os elementos no-verbais que nele representam possveis membros dessa confraria da mediocridade. (valor: 0,5) Resposta: Esses elementos so o sorriso, o olhar, a forma das circunferncias/figuras que sorriem.

COLGIO PEDRO II MEC

PORTUGUS 2006

QUESTO 3 No texto III, h uma crtica a um tipo de sociedade que ignora as diferenas, levando excluso de todos os que no se encaixam em modelos pr-estabelecidos. Que verso do texto II, por ser uma justificativa para essa crtica, serve como ttulo para o texto III? (valor: 0,5) Resposta: Ningum igual a ningum

QUESTO 4 No 5. pargrafo do texto I, Lya Luft defende a idia de que devemos buscar nossa identidade. Que expresso, formada por substantivo mais adjetivo, utilizada no pargrafo seguinte, retoma essa idia ao mesmo tempo em que transmite uma opinio da cronista? (valor: 0,5) Resposta: A expresso Dura empreitada.

QUESTO 5 1. Leia os versos abaixo, retirados do texto II.

Todas as guerras do mundo so iguais. Todas as fomes so iguais. Todos os amores, iguais iguais iguais.
a) No verso Todos os amores, iguais iguais iguais, o uso da vrgula serviu para substituir um termo j utilizado anteriormente. Reescreva o verso, trocando a vrgula pela palavra substituda. (valor: 0,5) Resposta da letra A: Todos os amores so iguais iguais iguais. b) A repetio da palavra iguais em um s verso empregada para intensificar uma idia. Copie, da 2. estrofe, um verso em que aparea outro processo de intensificao. (valor: 0,5) Resposta da letra B: A morte igualssima.

COLGIO PEDRO II MEC

PORTUGUS 2006

QUESTO 6 2. Leia o primeiro pargrafo do texto I:

No tenho nenhuma receita, nenhum facilitador para se entender a vida: ela confuso mesmo.
a) Que conjuno ou locuo conjuntiva poderia substituir os dois pontos sem que o sentido fosse alterado? (valor: 0,5) Resposta da letra A: Porque, j que e equivalentes. b) Que valor semntico, ou seja, que significado apresentam tanto os dois pontos quanto a conjuno/locuo conjuntiva que os substitui? (valor: 0,5) Resposta da letra B: Apresentam valor semntico de causa.

QUESTO 7 3. Observe o perodo a seguir, retirado do texto I.

Mas, embora a gente se pense to moderno, no o que acontece.


a) Qual o valor semntico da orao sublinhada? (0,5) Resposta da letra A: Valor de concesso. Podemos perceber, nesse perodo destacado, a utilizao da linguagem informal. Reescreva o perodo de acordo com a norma padro da lngua portuguesa. (valor: 0,5) Resposta da letra B: Mas, embora ns nos pensemos to modernos, no o que acontece.

COLGIO PEDRO II MEC

PORTUGUS 2006

PROPOSTA DE PRODUO TEXTUAL

(Valor: 5,0 pontos)

Na sociedade, h pessoas que pensam ser melhor no discutir idias e simplesmente seguem os modelos prontos para servir de que nos fala Lya Luft, no texto I. H outras, no entanto, dispostas at a colocar suas vidas em risco para lutarem por seus ideais. Refletindo sobre as idias contidas nos textos desta prova e apropriando-se (aproveitando-se) criticamente delas no as repetindo simplesmente -, redija um texto que apresente justificativas para defender os motivos que levam as pessoas a tomarem atitudes de adequao (adaptao, aceitao, repetio) aos modelos OU atitudes de transgresso (no-aceitao, crtica, inovao) a eles. Faa sua redao, considerando que seu texto dever: ter entre 15 (quinze) e 20 (vinte) linhas; ter, no mnimo, 3 (trs) pargrafos; ter introduo, desenvolvimento e concluso; ser em prosa; ser do tipo dissertativo; estar de acordo com a norma padro para a modalidade escrita; apresentar letra legvel, sem rasuras; ter um ttulo; estar de acordo com a proposta apresentada.

COLGIO PEDRO II MEC

PORTUGUS 2006

REDAO

(Valor:5,0 pontos)

Esta folha, com seu texto definitivo, ser corrigida pela Banca Examinadora. Passe o texto a limpo com ateno.

As redaes sero avaliadas levando-se em conta a capacidade do candidato de desenvolver a proposta apresentada dentro do tipo textual exigido, demonstrando ter apreendido o encaminhamento da leitura dos textos da prova. Alm desses pr-requisitos, sero critrios para atribuio de nota s dissertaes a pertinncia, a relevncia e a coerncia no tratamento do tema, bem como a coeso e o domnio da norma padro para a modalidade escrita com que os textos dos candidatos foram construdos.

S-ar putea să vă placă și