Sunteți pe pagina 1din 4

Gesto Escolar 8 questes essenciais sobre projeto poltico-pedaggico papel do diretor gerir a equipe na conduo do famoso PPP.

. Veja aquirespostas para a s dvidas frequentes nesse processo:Thais Gurgel(gestao@atleitor.com.br) Artigo O melhor jeito de atrair os estudantes Desde a promulgao da Lei de Diretrizes e Ba ses da Educao Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto poltico p edaggico (o PPP, ou simplesmente projeto pedaggico). Esse documento deveexplicitar as caractersticas que gestores, professores, funcionrios, paise alunos pretendem construir na unidade e qual formao querem paraquem ali estuda. Tudo preto no branc o. Elaborar um plano pode ajudar aequipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar suarealidade cotidiana em algo melhor. A outra possibilidade - que c ostumaser bem mais comum do que o desejado - que sua elaborao nosignifique nada alm de um papel guardado na gaveta.Se bem formatado, porm, o prprio processo de constr uo dodocumento gera mudanas no modo de agir. Quando todos enxergam deforma clara qu al o foco de trabalho da instituio e participam de seuprocesso de determinao, viram verdadeiros parceiros da gesto.

O processo de elaborao e implantao do projeto pedaggico complexoe dvidas sempre apa em no caminho. A seguir, respondemos s oitoperguntas mais comuns nesse percurso. Nos dois quadros, vocencontra exemplos de unidades em que seu desenvolvimentorepr esentou um salto de qualidade. Assim, fica mais fcil checar comoandam seus conhec imentos sobre o assunto e rever o projeto pedaggicode sua escola. PASSAPORTE DA VIRADA At 1998, o CEMEJA Professor Doutor Andr Franco Montoro, em Ju ndia,na Grande So Paulo, seguia o padro do ensino "supletivo": o aluno tinha de faz er a prova de cada um dos mdulos de todas as disciplinas, no importando os conheci mentos j adquiridos. O resultado era oaumento constante dos ndices de evaso. Sob o comando da diretoraKt ia Carletti, a equipe docente partiu para uma verdadeira revoluo em seus tempos e espaos de ensino e aprendizagem. A base foi um novo projeto pedaggico, feito aps um a pesquisa sobre as necessidades dos estudantes. "Se o aluno encontra barreiras, ele se desestimula e desistede estudar", diz Ktia. O sistema de mdulos foi extinto e todo o materialdidtico utilizado passou a ter el aborao prpria. A bateria de provas foitrocada por outras formas de avaliao e criou-se o "passaporte" - emque os professores registram os avanos de cada estudante e su afrequncia nas diferentes atividades oferecidas. Os alunos passaram areceber atendimento individual para tirar dvidas de acordo co m sua disponibilidade. Como uma das bandeiras da escola o incentivo leitura, ela est presente nos corredores, em jornais murais e nas salas deaula, em leituras f eitas pelos professores. 1. Em que contexto histrico surgiu o projeto pedaggico? Na dcada de 1980, o mundo mergulhou numa crise de organizaoinstitucional, quando se passou a questionar o modelo de Estadointervencionista - que determinava o func ionamento de todos os rgospblicos, inclusive a escola. Nesse contexto internacional , o Brasil vivia omovimento de democratizao, aps um longo perodo de ditadura. Acentr alizao e a planificao tpicas do governo militar passaram a ser criticadas e, na elabo rao da Constituio de 1988, o Frum Nacional emDefesa da Escola Pblica (que congregava ntidades sindicais,acadmicas e da sociedade civil) foi um dos grandes batalhadore s pela"gesto democrtica do ensino pblico", um conceito que pretendiaoferecer uma al ternativa ao planejamento centralizador estatal. Outro aspecto importante que nessa mesma poca a escola brasileira passou a inclui r em seus bancos populaes antes excludas do sistema pblico de ensino. Ela ficou, ass im, mais diversa e teve de adequar suas prticas nova realidade. A instituio de um pr

ojeto pedaggico surgiu como umimportante instrumento para fazer isso.

2. Qual a relao do global e do local com o plano? No modelo vigente durante a ditadura, o que era permitido aos professores ensina r (e aos alunos aprender) ao longo do processo de escolarizao era decidido quase e xclusivamente pelo governo militar. A Educao era toda organizada com base em deter minaes do poder central. Assim, os contedos eram tratados de maneira hegemnica e as instncias locais (ou seja, as prprias escolas) ficavam numa posio de"passividade" di ante dessas imposies. Com a instituio do projeto pedaggico, na Constituio de 1988, a alidade local passou a funcionar como "chave de entrada" para a abordagem de tem as e contedos propostos no currculo - justamente por serem relevantes na atualidad e. O plano, por outro lado, deve prever que a escola conecte seus alunos com as dis cusses globais, re-encontrando sua importncia cultural nacomunidade. 3. O que o bom projeto pedaggico deve conter? Alguns aspectos bsicos devem estar presentes na elaborao do projeto pedaggico de qua lquer escola. Antes de mais nada, preciso que todos conheam bem a realidade da co munidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o plano de intenes - um p ano de fundo para odesenvolvimento da proposta. Na prtica, a comunidade escolar d eve comear respondendo seguinte questo: por que e para que existe esse espao educat ivo? Uma vez que isso esteja claro para todos, precisoolhar para os outros trs br aos do projeto. So eles:- A proposta curricular - Estabelecer o que e como se ensi na, as formasde avaliao da aprendizagem, a organizao do tempo e o uso do espaona esco la, entre outros pontos.- A formao dos professores - A maneira como a equipe vai s e organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenes educativas.

- A gesto administrativa Que tem como funo principal viabilizar o quefor necessrio para que os demais pontos funcionem dentro daconstruo da "escola que se quer".Assim, importante que o proje to preveja aspectos relativos aos valoresque se deseja instituir na escola, ao c urrculo e organizao,relacionando o que se prope na teoria com a forma de faz-lo na p ica -sem esquecer, claro, de prever os prazos para tal. Alm disso, ummecanismo de avaliao de processos tem de ser criado, revendo asestratgias estabelecidas para um a eventual re-elaborao de metas eideais.Indo alm, o projeto tem como desafio transf ormar o papel da escola nacomunidade. Em vez de s atender s demandas da populao - se jamelas atitudinais ou conteudistas - e aos preceitos e s metas deaprendizagem co locados pelo governo, ela passa a sugerir aos alunosuma maneira de "ler" o mundo .

4. Quem deve elabor-lo e como deve ser conduzido o processo?A elaborao do projeto p edaggico deve ser pautada em estratgias quedeem voz a todos os atores da comunidad e escolar: funcionrios, pais,professores e alunos. Essa mobilizao tarefa, por exceln cia, dodiretor. Mas no existe uma nica forma de orientar esse processo. Ele pode s e dar no mbito do Conselho Escolar, em que os diferentessegmentos da comunidade e sto representados, e tambm pode ser conduzido de outras maneiras - como a particip ao individual, grupal ouplenria. A finalizao do documento tambm pode ocorrer de forma emocrtica - mas fundamental que um grupo especialista nas questespedaggicas se resp onsabilize pela redao final para oferecer umpadro de qualidade s propostas. importan te garantir que o projetotenha objetivos pontuais e estabelea metas permanentes p ara mdio elongo prazos (esses itens devem ser decididos com muito cuidado, j quepr ecisam ser vlidos por mais tempo). 5. O projeto pedaggico deve ser revisado? Em que momento?Sim, ele o anualmente ou mesmo antes desse perodo, se a comunidade escolar ssidade. importante fazer umaavaliao peridica das metas e dos conforme oresultado obtido pelos estudantes? que pode ficar alm ou aqum doprevisto. As estratgias utilizadas endizagemfracassaram? deve ser revist sentir tal nece prazos para ajust-los para promover a apr

Os tempos foram curtos ou inadequados realidade local? possvel ser mais ambicioso no que diz respeito s metas deaprendizagem? A reviso importante tambm para fazer um diagnsticode como a instituio est avanando no processo de transformao darealidade. disso, o plano deve passar a incluir os conhecimentosadquiridos nas formaes perman entes, revendo as concepesanteriores e, quando for o caso, modificando-as.6. Como atuar ao longo de sua elaborao e prtica?

O diretor deve garantir que o processo de criao do projeto pedaggicoseja democrtico, da elaborao implementao, prevendo espao paraseu questionamento por parte da comunid de escolar.

O gestor a figuraque articula os diferentes braos operacionais e conceituais em r elaoao plano de intenes, a base conceitual do documento. quem deveantecipar os recur sos a serem mobilizados para alcanar o objetivocomum. Para sua implantao, ele tambm cuida para que projetosinstitucionais que se estendam a toda a comunidade escola r - comoincentivo leitura ou proteo ambiental - no se percam com achegada de novos planos, mantendo o foco nos objetivos mais amplosprevistos anteriormente. Alm dis so, ele quem garante que haja ahomologia nos processos, ou seja, que os preceito s abordados no "planode intenes" no se deem s na relao professor/aluno, mas seestenda a todas as reas. Por exemplo: se ficou combinado que a trocade informaes entre par es colabora para o processo de aprendizagem e positiva como um todo, a organizao do s espaos da escola devepropiciar as interaes, a relao com os pais tem de valorizar o encontroentre eles, as propostas pedaggicas precisam prever discusses emgrupo etc. 7. O projeto pedaggico precisa conter questes atitudinais?Sim, h uma funo socializadora in erente escola e ela difusora devalores e atitudes, quer tenhamos conscincia disso , quer no. As instituies de ensino no so entidades alheias s dinmicas sociais e importante que ham propostas em relao aos temas relevantestambm do lado de fora de seus muros - j q ue eles se reproduzem, emmaior ou menor escala, em seu interior. O que no se pode determinar noprojeto pedaggico so respostas a essas perguntas, que a prpriasociedade se coloca. Como resolver a questo da violncia, da gravidezprecoc e, do consumismo, das drogas, do preconceito? Diferentemente doque propunha o mo delo do Estado centralizador, no h uma s respostapara cada uma dessas perguntas. O maior valor a trabalhar nas escolastalvez seja o de desenvolver uma postura at enta e crtica.8. Quais so as maiores dificuldades na montagem do projeto? muito com um que o plano de intenes - que deve ser o objetivo maior e o guia de todo o resto - no fique claro para os participantes e que issos se perceba no decorrer de seu processo de implantao. O utroaspecto frequente que os meios e as estratgias para chegar aosobjetivos do projeto pedaggico se confundam com ele mesmo - por exemplo, que a pontualidade na s reunies ganhe mais importncia e geremais discusses do que o prprio andamento desse s encontros. Umprocesso democrtico traz situaes de divergncia para dentro daescola: os atores tm diferentes compreenses sobre o que deinteresse coletivo. Por isso, pr eciso estabelecer um ambiente derespeito para dialogar e chegar a pontos de acor do na comunidade. Outro ponto que gera problemas a confuso com o Plano de Desenvolvimentoda Escola (PDE) - documento que guia municpios e instituies adesenvolver objetivos e estratgia s para melhorar o acesso, apermanncia e os ndices de aprendizagem das crianas. MUDANA PORTUGUESA Um grupo de professores bateu porta do diretor da EM Pres. Camp osSales, na favela de Helipolis, em So Paulo, com uma queixa: elesachavam que as s alas de aula no funcionavam como espao deaprendizagem. Insatisfeito em ver as cria nas ociosas devido s faltasdos docentes, Braz Rodrigues Nogueira imediatamente con cordou com acrtica e topou o desafio. A partir da, todos comearam a discutir uma no va proposta pedaggica. "At ento, o que imperava era a 'pedagogiada maaneta', em que a porta fechada impedia qualquer troca entre osprofessores e a melhoria daqueles que apresentavam deficincias", contaNogueira. Assim, o grupo comeou a se aproxima

r da experincia da Escola da Ponte, em Portugal, pesquisando solues para a prpriarea lidade. A proposta acordada pela equipe foi que professores e alunosse beneficia ssem com trabalhos em grupo, o que culminou na re-estruturao fsica da instituio. Agor a, ela tem salas amplas parareceber classes maiores e, assim como na escola port uguesa, as crianascontam com um roteiro de estudos, acompanhado de perto pelospro fessores. "A comunidade abraou a proposta porque percebeu queseus filhos passaram a estudar mais", diz o diretor. "Mas encontramosdificuldade com os professores novos, que no esto acostumados aesse sistema." FONTEREVISTA NOVA ESCOLA ? JANEIRO 2009 Gesto Escolar

S-ar putea să vă placă și