Sunteți pe pagina 1din 6

Origem da Festa Junina Existem duas explicaes para o termo festa junina.

A primeira explica que surgiu em funo das festividades ocorrem durante o ms de junho. Outra verso diz que est festa tem origem em pases catlicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a So Joo. No princpio, a festa era chamada de Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o perodo colonial (poca em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta poca, havia uma grande influncia de elementos culturais portugueses, chineses, espanhis e franceses. Da Frana veio a dana marcada, caracterstica tpica das danas nobres e que, no Brasil, influenciou muito as tpicas quadrilhas. J a tradio de soltar fogos de artifcio veio da China, regio de onde teria surgido a manipulao da plvora para a fabricao de fogos. Da pennsula Ibrica teria vindo a dana de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indgenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regies do pas, tomando caractersticas particulares em cada uma delas. Festas Juninas no Nordeste Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na regio Nordeste as festas ganham uma grande expresso. O ms de junho o momento de se fazer homenagens aos trs santos catlicos: So Joo, So Pedro e Santo Antnio. Como uma regio onde a seca um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na regio, que servem para manter a agricultura. Alm de alegrar o povo da regio, as festas representam um importante momento econmico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotis, comrcios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. Comidas tpicas Como o ms de junho a poca da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados s festividades, so feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho so apenas alguns exemplos. Alm das receitas com milho, tambm fazem parte do cardpio desta poca: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinho, bombocado, broa de fub, cocada, p-de-moleque, quento, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradies As tradies fazem parte das comemoraes. O ms de junho marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dana de quadrilhas. Os bales tambm compem este cenrio, embora cada vez mais raros em funo das leis que probem esta prtica, em funo dos riscos de incndio que representam. No Nordeste, ainda muito comum a formao dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vo passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros. J na regio Sudeste so tradicionais a realizao de quermesses. Estas festas populares so realizadas por igrejas, colgios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas tpicas e jogos para animar os visitantes. A dana da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse. Como Santo Antnio considerado o santo casamenteiro, so comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas catlicas distribuem o pozinho de Santo Antnio. Diz a tradio que o po bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradio, devem comer deste po.

Msicas Festa Junina


CAPELINHA DE MELO autor: Joo de Barros e Adalberto Ribeiro Capelinha de melo de So Joo. de cravo, de rosa, de manjerico. So Joo est dormindo, no me ouve no. Acordai, acordai, acordai, Joo. Atirei rosas pelo caminho. A ventania veio e levou. Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor. __________________________ PEDRO, ANTNIO E JOO autor: Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago Com a filha de Joo Antnio ia se casar, mas Pedro fugiu com a noiva na hora de ir pro altar. A fogueira est queimando, o balo est subindo, Antnio estava chorando e Pedro estava fugindo. E no fim dessa histria, ao apagar-se a fogueira, Joo consolava Antnio, que caiu na bebedeira. __________________________ BALOZINHO Venha c, meu balozinho. Diga aonde voc vai. Vou subindo, vou pra longe, vou pra casa dos meus pais. Ah, ah, ah, mas que bobagem. Nunca vi balo ter pai. Fique quieto neste canto, e da voc no sai. Toda mata pega fogo. Passarinhos vo morrer. Se cair em nossas matas, o que pode acontecer. J estou arrependido. Quanto mal faz um balo. Ficarei bem quietinho, amarrado num cordo. __________________________ SONHO DE PAPEL autor: Carlos Braga e Alberto Ribeiro O balo vai subindo, vem caindo a garoa. O cu to lindo e a noite to boa. So Joo, So Joo! Acende a fogueira no meu corao. Sonho de papel a girar na escurido soltei em seu louvor no sonho multicor. Oh! Meu So Joo. Meu balo azul foi subindo devagar O vento que soprou meu sonho carregou. Nem vai mais voltar. __________________________

PULA A FOGUEIRA autor: Joo B. Filho Pula a fogueira Iai, pula a fogueira Ioi. Cuidado para no se queimar. Olha que a fogueira j queimou o meu amor. Nesta noite de festana todos caem na dana alegrando o corao. Foguetes, cantos e troca na cidade e na roa em louvor a So Joo. Nesta noite de folguedo todos brincam sem medo a soltar seu pistolo. Morena flor do serto, quero saber se tu s dona do meu corao. __________________________ CAI, CAI, BALO Cai, cai, balo. Cai, cai, balo. Aqui na minha mo. No vou l, no vou l, no vou l. Tenho medo de apanhar.

COMIDAS TPICAS DE FESTA JUNINA Toda Festa Junina deve contar com os pratos tpicos, pois eles fazem parte da tradio desta importante festa da cultura popular brasileira. So doces, salgados e bebidas que esto relacionados, principalmente, cultura do campo e da regio interior do Brasil. Podemos destacar que muitos cereais (milho, arroz, amendoim) esto na base de grande parte das receitas destas comidas. O coco tambm aparece em grande parte das receitas, principalmente dos doces. As principais bebidas e comidas de Festa Junina: - Bom-bocado - Arroz Doce - Broa de Fub - Bolo de Milho Verde - Cocada - Baba de moa - Cajuzinho - Biscoito de Polvilho - Doce de Abbora - Pipoca - Doce de batata-doce - Curau - Maria-mole - Pamonha - Pastel Junino - Canjica - P de moleque - Milho Cozido - Pinho - Suco de milho verde - Cuzcuz - Quento (bebida feita com gengibre, pinga e canela) - Biscoito de Polvilho - Batata Doce Assada - Bolo de Fub - Quebra Queixo - Quindim - Rosquinhas de So Joo - Vinho Quente - Suspiro

S-ar putea să vă placă și