Sunteți pe pagina 1din 28

A internacionalizao de grandes empresas brasileiras e as experincias...

A internacionalizao de grandes empresas brasileiras e as experincias do Grupo Gerdau e da Marcopolo*

Beky Moron de Macadar**

Doutora em Administrao pelo PPGA da UFRGS e Economista da FEE

Resumo
Este artigo analisa os fluxos mundiais de investimentos diretos no exterior (IDE) e a participao brasileira nesses fluxos. Alm disso, descreve os principais motivos que induzem as empresas a investirem no exterior e discute as caractersticas das mais destacadas transnacionais brasileiras e gachas. O trabalho conclui que a lenta internacionalizao produtiva das empresas industriais brasileiras de capital nacional pode estar relacionada com as caractersticas de homogeneidade dos produtos produzidos, alm da maior atratividade do mercado interno. Os cases de duas multinacionais brasileiras a Gerdau e a Marcopolo so analisados luz das teorias comportamental e ecltica, mostrando as semelhanas e as diferenas entre os dois processos de internacionalizao.

Palavras-chave
Internacionalizao; Grupo Gerdau; Marcopolo.

Abstract
The article analyses world flows of Foreign Direct Investment (FDI) and Brazils participation in these flows. Furthermore, it describes the main motives that lead firms to invest abroad and discusses the principal characteristics of the most

** E-mail:macadar@fee.tche.br

* Artigo recebido em jul. 2008 e aceito para publicao em out. 2008.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

Beky Moron de Macadar

important transnational companies from Brazil and from the state of Rio Grande do Sul. It concludes that the slow productive internationalization of the Brazilian firms of national capital could be related to the homogeneous characteristics of the products manufactured, besides a preference for the internal market. The cases of two Brazilian multinationalsGerdau and Marcopoloare analyzed using the Uppsala model and the eclectic paradigm, showing the differences and the similarities between both internationalization processes.

Key words
Internationalization; Gerdau Group; Marcopolo.

Classificao JEL:

F21; F23

Introduo
O processo de internacionalizao de empresas transformou-se em um fenmeno crescente nas ltimas dcadas. De acordo com Bennett (2007), no perodo entre 1984 e 1998, o fluxo total do investimento direto no exterior (IDE) mundial aumentou 10 vezes, enquanto o crescimento da produo mundial foi muito modesto, e as exportaes mundiais praticamente duplicaram. Como a tendncia dessas variveis continua a mesma, Bennett (2007) conclui que uma das principais transformaes ocorridas na economia internacional foi na localizao das atividades produtivas. Durante dcadas, as empresas dos pases emergentes foram vistas essencialmente como exportadoras. A novidade, hoje, que essas empresas esto assumindo uma participao crescente na produo mundial, inclusive a partir da operao de fbricas no exterior, em decorrncia de investimentos greenfield (novas plantas), fuses, aquisies, ou joint-ventures. O objetivo deste artigo responder algumas questes relacionadas com a internacionalizao das empresas brasileiras. Qual a representatividade do investimento direto brasileiro no exterior em nvel mundial? Quais so as empresas brasileiras mais internacionalizadas? Como foram as experincias de internacionalizao das principais empresas industriais gachas? Para tanto, a metodologia utilizada consistiu em uma reviso e uma integrao dos resultados de estudos empricos realizados no Brasil e no exte-

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

A internacionalizao de grandes empresas brasileiras e as experincias...

rior sobre o processo de internacionalizao das empresas nacionais de capital brasileiro. As fontes consultadas incluem dissertaes, estudos de caso, artigos, anais de congressos, documentos de trabalho, bem como artigos de jornal e pginas web das empresas. O trabalho est dividido em quatro sees, alm desta Introduo. A primeira trata das principais teorias que explicam quais os motivos que levam as empresas a realizarem investimentos diretos no exterior. A segunda analisa a participao dos pases desenvolvidos e em desenvolvimento nos IDEs mundiais e identifica os pases de origem das maiores empresas transnacionais (ETNs) dos pases em desenvolvimento (PEDs). A terceira seo aborda, especificamente, os investimentos diretos brasileiros no exterior, e a quarta analisa os casos de duas empresas gachas: a Gerdau, empresa com uma grande experincia de internacionalizao e que integra a lista das 100 maiores transnacionais dos pases em desenvolvimento, e a Marcopolo, com uma longa tradio exportadora e com vrias plantas produtivas no exterior. Por ltimo, as Consideraes finais discutem as principais lies da internacionalizao das empresas brasileiras e gachas.

1 Fundamentao terica
Esta seo visa analisar as razes e as motivaes que levam uma firma a exportar, a abrir escritrios comerciais, armazns, centros de distribuio, a montar ou finalizar um produto no mercado de destino, ou a produzir no exterior. O tema da internacionalizao da firma tratado tanto na literatura da rea da administrao e de negcios como na anlise econmica. Na rea de administrao, predomina o modelo comportamentalista, que considera o processo de internacionalizao como sendo gradual ou evolutivo. Na anlise econmica, o paradigma principal o da teoria ecltica da internacionalizao, que utiliza o conceito de custos de transao para explicar as decises de internacionalizao da firma.

1.1 O modelo tradicional da Escola de Uppsala


A Escola de Uppsala, hoje conhecida como Escola Nrdica de Negcios Internacionais, foi o bero do modelo comportamentalista, com base em estudos do processo de internacionalizao de empresas suecas. Johanson e Vahlne (1977; 2001) destacam-se como os principais expoentes desse enfoque. Nesse modelo, que se baseia na teoria comportamental da firma (Cyert; March, 1963)

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

10

Beky Moron de Macadar

e na teoria do crescimento da firma de Penrose (1959), a internacionalizao da empresa vista como um processo no qual o envolvimento internacional gradual. A interao entre a aquisio de conhecimentos sobre os mercados externos, por um lado, e o crescente comprometimento de recursos nesses mercados, por outro, dita a evoluo do processo. Um pressuposto fundamental que o conhecimento do mercado, inclusive sobre as oportunidades e os problemas, adquirido principalmente atravs da experincia proporcionada pelos negcios em andamento. Entretanto, como o conhecimento fruto da experincia tambm uma forma de reduzir a incerteza, espera-se que, medida que a experincia da firma aumente em relao forma de operar em um determinado pas, seu comprometimento de recursos tambm aumente gradualmente. Conforme Johanson e Wideersheim-Paul (1975), o modelo sobre o processo de internacionalizao consegue explicar dois padres na internacionalizao da firma. O primeiro deles que o seu comprometimento em um determinado pas evolui num processo seqencial, ou seja, inicialmente no existem atividades de exportao para o mercado; depois, a exportao faz-se atravs de representantes independentes; a seguir, atravs de uma subsidiria de vendas; e, eventualmente, poder chegar-se produo local. Essa evoluo gradativa denota um comprometimento cada vez maior de recursos relacionado com a aprendizagem e a reduo da incerteza decorrente de um melhor conhecimento do mercado. O segundo padro explicado o de que as firmas entram em novos mercados que apresentam uma distncia psquica cada vez maior. A distncia psquica definida como a soma de fatores que interferem na corrente de informaes entre a firma e o mercado (Johanson; Vahlne, 1977). A distncia manifesta-se, por exemplo, nas diferenas de idioma, de educao, de cultura, de sistemas polticos, de prticas de negcios e de desenvolvimento industrial. Por isso, as empresas que se internacionalizam iniciam o processo preferencialmente naqueles mercados que mais se assemelham aos do pas de origem. Um dos pressupostos subjacentes ao modelo da Escola que a internacionalizao da firma uma conseqncia de seu crescimento. Quando o mercado interno fica saturado para o produto da firma, as oportunidades lucrativas para ampliar a produo local diminuem, e a firma v-se compelida a buscar novos segmentos de produo ou novos locais para se expandir. Descartada a expanso vertical, ela dever procurar sua expanso geogrfica (Hilal; Hemais, 2001). Uma das principais crticas Escola de Uppsala a de ser muito determinista, no reconhecendo que uma determinada empresa possa querer manter-se em um estgio sem avanar para o seguinte, ou que uma empresa

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

A internacionalizao de grandes empresas brasileiras e as experincias...

11

faa uma escolha diferente quanto aos modos de entrada e expanso no mercado internacional. Para justificar as discrepncias, os formuladores do modelo alegam que no possvel determinar um tempo-padro entre o incio da exportao e a realizao do investimento no exterior. O no-comprometimento de recursos adicionais pode refletir a continuao das incertezas, ou a no-reduo da distncia psquica e cultural (Iglsias; Veiga, 2002).

1.2 A teoria ecltica da internacionalizao da firma


A teoria ecltica da internacionalizao da firma foi desenvolvida principalmente por Dunning (1979; 1988; 2001), atravs do seu paradigma ecltico, e tenta explicar por que uma empresa toma a deciso de produzir no exterior. Essa proposta considera que determinadas falhas de mercado, tais como custos de informao e de transao, oportunismo dos agentes e especificidades de ativos, conduziriam uma empresa a optar pelo investimento direto no exterior, ao invs de atender a um determinado mercado atravs de exportaes ou licenciamento. Para tanto, a hiptese principal que, para a empresa comprometer-se com um IDE, trs condies devem ser satisfeitas (Dunning, 1979): i. deve possuir vantagens de propriedade em comparao com as empresas de outras nacionalidades para atender a um determinado mercado. Essas vantagens de propriedade geralmente esto relacionadas com ativos intangveis, tais como patentes, marcas, capacidades tecnolgicas e de gesto, habilidade para a diferenciao de produtos; ii. supondo-se que a primeira condio seja satisfeita, deve ser mais benfico para a empresa explorar esses ativos diretamente do que vend-los ou ced-los na forma de leasing para empresas estrangeiras, ou seja, deve valer a pena internalizar as vantagens como parte de suas atividades, ao invs de externaliz-las a outras empresas atravs de licenciamento ou algum outro tipo de contrato; iii. supondo que as duas condies anteriores sejam satisfeitas, deve ser mais lucrativo para a empresa fazer uso dessas vantagens em associao com algum fator externo ao pas domstico (por exemplo, recursos naturais, mo-de-obra de baixo custo, mercado protegido), para que seja mais vantajoso produzir no exterior do que exportar (vantagens de localizao).

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

12

Beky Moron de Macadar

Para Dunning (2001), haveria quatro conjuntos de motivaes ou estratgias para as empresas decidirem instalar unidades produtivas no exterior: - busca de recursos (resource seeking) - o investimento tem como objetivo explorar vantagens locacionais de menores custos, tais como mo-de-obra mais barata, recursos naturais abundantes, ou capacidades comerciais e tecnolgicas; - busca de mercados (market seeking) - o IDE volta-se para o atendimento do mercado interno do pas hospedeiro e, marginalmente, para a exportao a outros pases da regio. Esse tipo de investimento muito influenciado pelo crescimento dos mercados locais, pelas barreiras ao comrcio, pelos custos do transporte e pelas semelhanas ou diferenas entre o pas de origem e o pas de destino; - busca da eficincia (efficiency seeking) - com essa estratgia, procura-se racionalizar os investimentos j realizados, concentrando a produo para a exportao em alguns mercados, aproveitando as economias de escala e de escopo, e diversificando riscos. A inteno explorar racionalmente as diferenas entre os diversos pases hospedeiros quanto a polticas econmicas, ambiente institucional, benefcios fiscais, fornecedores, etc. Em um grau mais avanado de internacionalizao, a empresa busca distribuir as vrias etapas de sua cadeia produtiva entre pases diferentes, que possuam vantagens para a produo de uma fase especfica do processo produtivo; - busca de capacidades (asset/capability seeking) - os IDEs so realizados com base em consideraes estratgicas de longo prazo. Os ativos adquiridos viabilizam, por exemplo, a entrada em um novo mercado, a ampliao das sinergias comerciais e tecnolgicas, ou a reduo de custos. As fuses e aquisies (F&A), por sua vez, podem ampliar o poder de mercado para enfrentar os concorrentes e aumentar a participao de mercado.

2 Fluxos de investimentos diretos no exterior e as empresas transnacionais dos PEDs


Os fluxos mundiais de entrada de investimento direto no exterior cresceram 38% em 2006 e atingiram a soma de US$ 1.306 bilhes, muito prximo do valor excepcionalmente elevado do ano 2000, que foi de US$ 1.411 bilhes. Como em anos anteriores, as fuses e aquisies continuaram representando
Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

A internacionalizao de grandes empresas brasileiras e as experincias...

13

parcela importante dos fluxos de IDE, mas os novos investimentos tambm aumentaram, principalmente nos pases em desenvolvimento e nas economias em transio1. No mesmo ano, os fluxos de sada de IDE das empresas transnacionais originrias dos pases desenvolvidos representaram 84,1% das sadas mundiais de investimento direto, enquanto as sadas dos PEDs e das economias em transio atingiram, conjuntamente, 15,8% do total mundial (World Invest. Rep., 2007). De acordo com a UNCTAD (World Invest. Rep., 2007), as fuses e aquisies transfronteiras so responsveis pela elevao nos valores registrados de IDE mundiais, a ponto de terem sido contabilizadas, em 2006, 172 transaes por valores acima de US$ 1,0 bilho cada, as quais representaram cerca de duas terceiras partes do total das F&A globais. Apesar da predominncia das transnacionais dos pases desenvolvidos, o nmero de empresas dos pases em desenvolvimento que passaram a integrar a lista das 100 maiores ETNs no financeiras mundiais classificadas conforme seus ativos no estrangeiro publicada pela UNCTAD (World Invest. Rep., 2007) aumentou de cinco para sete em 2005, em relao a 2004. Das sete listadas, apenas a empresa mexicana Cemex no asitica, o que expe o atraso relativo das transnacionais latino-americanas em relao s asiticas. No que se refere s 100 maiores ETNs no financeiras dos pases em desenvolvimento, os dados da UNCTAD (World Invest. Rep., 2007) para o ano de 2005 tambm revelam o predomnio das transnacionais de origem asitica, com 78 empresas, enquanto apenas 11 empresas da frica e 11 da Amrica Latina integram a listagem. O Quadro1 contm a relao das 20 maiores ETNs no financeiras dos pases em desenvolvimento. Dentre as empresas brasileiras de capital nacional que se internacionalizaram, apenas trs esto relacionadas na lista das 100 maiores empresas transnacionais no financeiras dos pases em desenvolvimento (World Invest. Rep., 2007) e classificadas por ativos no exterior, enquanto sete ETNs mexicanas e uma venezuelana tambm foram includas na lista das maiores. As trs transnacionais brasileiras listadas so a Petrobrs, a Companhia Vale do Rio Doce e a Metalrgica Gerdau, ocupando o dcimo terceiro, o dcimo oitavo e o trigsimo terceiro lugares respectivamente (World Invest. Rep., 2007).

Os pases da Europa sul-oriental e da Comunidade de Estados Independentes (CEI) so considerados economias em transio.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

Quadro 1

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

14

As 20 principais empresas transnacionais no financeiras dos pases em desenvolvimento em ordem decrescente de ativos externos 2005

Ativos ITN externos (1) 1 2 19 83

Diversificada Explorao, refino e distribuio de petrleo 3 20 3 Cemex S/A Mxico Produtos minerais no-metlicos 4 30 4 Singtel Ltd. Cingapura Telecomunicaes 5 52 17 Samsung Electronics Co. Ltd. Repblica da Coria Equipamento eltrico e eletrnico 6 46 10 LG Corp. Repblica da Coria Equipamento eltrico e eletrnico 7 28 18 Jardine Matheson Holdings Ltda. Hong Kong, China Diversificada 8 90 80 CITIC Group China Diversificada 9 89 21 Hyundai Motor Company Repblica da Coria Veculos automotivos 10 59 67 Formosa Plastic Group Taiwan Qumicos 11 60 75 China Ocean Shipping (Group) Company China Transporte e armazenamento 12 84 62 Petrleos de Venezuela Venezuela Explorao, refino e distribuio de petrleo 13 98 76 Petrleo Brasileiro S/A (Petrobrs) Brasil Explorao, refino e distribuio de petrleo 14 73 79 CLP Holdings Hong Kong, China Eletricidade, gs e gua 15 37 51 Capitaland Limited Cingapura Propriedades imobilirias 16 50 66 Amrica Mvil Mxico Telecomunicaes 17 76 63 China State Construction Engineering Corp. China Construo 18 64 88 Companhia Vale do Rio Doce Brasil Minerao 19 94 96 Oil and Natural Gas Corporation ndia Petrleo e gs natural 20 42 26 Hon Hal Precision Industries Taiwan Equipamento eltrico e eletrnico FONTE: WORLD INVESTMENT REPORT, 2007: transnational corporations, extractive industries and development. New York: UNCTAD, 2007. (1) O ITN calculado pela mdia das razes ativos externos sobre ativos totais, vendas externas sobre vendas totais e emprego estrangeiro sobre emprego total. (2) O ndice de Internacionalizao (II) calculado como o nmero de filiais estrangeiras dividido pelo nmero total de filiais (as filiais referem-se somente quelas com posse da maioria dos ativos).

ndice de EMPRESAS Internacionalizao (2) 12 Hutchinson Whampoa Limited 33 Petronas Petroliarn Nasional Bhd

PASES DE ORIGEM Hong Kong, China Malsia

INDSTRIA

Beky Moron de Macadar

A internacionalizao de grandes empresas brasileiras e as experincias...

15

As grandes ETNs dos pases emergentes esto internacionalizando-se de forma acelerada, o que se reflete no aumento das vendas e do emprego gerado no exterior das 100 maiores ETNs desses pases; no entanto, so menos internacionalizadas que as 100 principais ETNs do mundo, esto presentes em um nmero menor de pases estrangeiros e crescem, principalmente, em suas prprias regies. Por outra parte, o crescimento do IDE Sul-Sul constitui uma forte tendncia recente, e a proximidade geogrfica um componente importante no direcionamento dos investimentos diretos e das F&A transfronteiras. De acordo com o World Investment Report de 2006, em todas as regies dos pases em desenvolvimento surgiram grandes transnacionais no Setor Primrio (petrleo, gs, minerao) e na produo de manufaturados com base em recursos naturais (metais, ao). Outro conjunto de empresas concentrou-se em vrios servios e produtos, tais como cimento, alimentos e bebidas. Um terceiro grupo de empresas opera em setores cujas atividades esto muito expostas concorrncia global, tais como automveis, eletrnicos, vesturio e servios de tecnologia da informao. Os fluxos de sada de IDE como proporo da Formao Bruta de Capital Fixo (FBCF) e os estoques de sada de IDE como proporo do Produto Nacional Bruto (PNB) so dois indicadores de algumas das mudanas que esto ocorrendo nos pases em desenvolvimento com relao internacionalizao de suas empresas (Tabela 1). Embora no exista a menor dvida de que o estoque de IDE est concentrado nos pases desenvolvidos, muitas empresas dos pases em desenvolvimento esto agindo globalmente e passando a disputar um espao em todas as regies do mundo, inclusive nos pases mais desenvolvidos. Desse modo, a Tabela 1 mostra que, de 2004 a 2006, houve uma elevao na proporo entre os fluxos de sada de IDE e a FBCF, em todo o mundo, de 10,1% para 11,8%, apesar de o aumento ter sido maior entre os pases desenvolvidos (19,5%) do que entre os PEDs (16,4%). Contudo dados muito consolidados ocultam diferenas entre pases. Na frica, a proporo IDE/FBCF modesta no perodo em estudo, mas o crescimento na relao foi de 200%, e, na frica do Sul, o pas de maior desenvolvimento relativo da regio, o aumento foi de 261%. J na Amrica Latina e Caribe, o indicador passou de 7,2% para 8,9% no perodo, apresentando uma variao de 23,6%. Tanto a Argentina como o Mxico exibem uma baixa proporo IDE/FBCF, enquanto o Chile e o Brasil esto acima da mdia da regio, mas, neste ltimo pas, as variaes anuais so mais acentuadas. O segundo indicador da Tabela 1 a proporo entre os estoques de sada de IDE como proporo do Produto Nacional Bruto , nos anos 1990, 2000 e 2006. Essa informao torna evidente o elevado crescimento dos IDEs no mun-

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

16

Beky Moron de Macadar

do, uma vez que, em menos de duas dcadas, a proporo dos estoques em relao ao PNB passou de 8,7% para 26,1%. Esse resultado reflete a concentrao dos estoques nas mos dos pases desenvolvidos, que, em 2006, mantinham uma relao estoque/PNB de 30,7%, enquanto essa proporo para os PEDs era de 13,9%. Na frica, o destaque novamente a frica do Sul, com 17,1% em 2006, e, na Amrica Latina e Caribe, a mdia de 13,2%, sendo o Chile o pas que apresenta a relao mais elevada, de 18,4% em 2006, condizente com sua condio de pioneiro, na regio, na internacionalizao de suas empresas. A proporo declinante registrada pelo Brasil nesse indicador (9,4%, 8,6% e 8,2% em 1990, 2000 e 2006 respectivamente) pode ser parcialmente explicada pela valorizao do real, que teve como resultado a elevao do PIB em dlar. Em vista das tendncias mundiais e do tamanho da economia brasileira, possvel inferir que ainda existe potencial para o aumento dos fluxos de sada de IDE.
Tabela 1 Fluxos de sada de IDE como proporo da Formao Bruta de Capital Fixo, em 2004-06, e estoques de sada de IDE como proporo do Produto Nacional Bruto, em 1990, 2000 e 2006, por regies e pases selecionados (%) FLUXOS DE SADA DE IDE COMO PROPORO DA FORMAO BRUTA DE CAPITAL FIXO 2004 2005 2006 10,1 11,8 5,5 1,7 3,9 7,2 1,5 8,6 8,5 3,3 5,3 0,7 1,2 7,6 12,8 9,2 11,1 4,7 1,6 2,3 7,7 2,9 1,8 9,0 4,4 4,2 1,5 1,4 6,1 9,2 11,8 14,1 6,4 5,1 14,1 8,9 4,0 15,8 10,2 3,4 5,8 1,9 5,0 6,1 10,2 ESTOQUES DE SADA DE IDE COMO PROPORO DO PRODUTO NACIONAL BRUTO 1990 2000 2006 8,7 9,7 4,2 4,4 13,4 5,6 4,3 9,4 3,4 1,0 3,3 1,2 0,3 ... 19,7 21,7 13,3 8,1 24,3 10,4 6,8 8,6 14,8 1,4 15,4 2,6 0,4 5,3 7,8 26,1 30,7 13,9 6,3 17,1 13,2 11,2 8,2 18,4 4,2 15,1 2,8 1,5 11,2 16,0

REGIES E PASES

.................................. Pases desenvolvidos........... Pases em desenvolvimento frica..................................... frica do Sul.......................... ........ Argentina............................... Brasil..................................... Chile....................................... Mxico................................... ..................... China..................................... ndia....................................... Rssia....................................

FONTE DOS DADOS BRUTOS: WORLD INVESTMENT REPORT, 2007: transnational corporations, extractive industries and development. New York: UNCTAD, 2007.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

R GD 5 Q0 8 EPH!G2ED 4 4 4 I  %F

4 " 6 #% 5 !321)(&$ #! 4 % "0 % ' % "  

% CBBA@ "% 7 "%4$ 9 4 8

 

A internacionalizao de grandes empresas brasileiras e as experincias...

3 Os investimentos diretos brasileiros no exterior


3.1 Histrico da internacionalizao das empresas brasileiras

17

A maior parte das empresas brasileiras que realizaram investimento direto no exterior o fizeram a partir de 1990. Anteriormente, porm, algumas poucas empresas pioneiras j dispunham de subsidirias no exterior, nas dcadas de 60 e 70, como as estatais Petrobrs e Companhia Vale do Rio Doce, alguns conglomerados financeiros e algumas grandes empresas exportadoras, mas o objetivo primordial dos investimentos era dar suporte comercial e logstico s operaes de comrcio exterior (Rocha; Silva; Carneiro, 2007). Na dcada de 80, permaneceu a importncia dos setores financeiros e de petrleo, mas aumentou a participao das empresas manufatureiras. Entre os novos entrantes, estavam as empresas de engenharia e construo, que tinham acumulado conhecimento no desenvolvimento de grandes obras pblicas e que, com a reduo dos contratos no Brasil, passaram a atuar internacionalmente. Com as reformas institudas a partir do incio da dcada de 90 abertura da economia, privatizaes e desregulamentao , o ambiente onde se desenvolvia a atividade econmica mudou radicalmente, levando reestruturao da indstria brasileira e busca da competitividade. Assim, muitas empresas procuraram atualizar-se tecnologicamente, inovar em produtos e processo, qualificar seus quadros de profissionais e captar recursos no exterior. A criao do Mercosul tambm desempenhou um importante papel nesse processo, facilitando os negcios com os pases vizinhos2 e reduzindo a distncia psquica. A estabilizao monetria a partir de 1994 facilitou o planejamento estratgico, mas no resolveu o problema do acesso a financiamento (Tavares, 2006). A ausncia de um mercado de capitais desenvolvido e a escassez de crdito de longo prazo agiam como um freio (Rocha; Silva; Carneiro, 2007). A crise cambial de 1999 permitiu aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior e motivou os IDEs de apoio s exportaes, tais como instalaes comerciais, de distribuio e de armazenagem (Iglesias; Veiga, 2002; Macadar, 2008).

Bianco; Moldovan e Porta (2008) constataram que, no perodo 1995-06, o IDE brasileiro na Argentina totalizou US$ 7,4 bilhes, sendo trs setores responsveis por 58,7% do total: petrleo e gs (28,0%), alimentos e bebidas (15,8%) e material de construo (14,9%).

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

18

Beky Moron de Macadar

Mas foi na primeira metade da presente dcada que deslanchou com maior intensidade o processo de internacionalizao de algumas das maiores empresas brasileiras.3

3.2 Motivos para a internacionalizao


Uma vez que os ambientes interno e externo se tornaram propcios internacionalizao, um nmero cada vez maior de empresas brasileiras disps-se a realizar investimentos diretos no exterior. Uma sntese dos principais motivos mencionados por Rocha, Silva e Carneiro (2007) apresentada na continuao. Verifica-se que, freqentemente, os motivos esto relacionados com os setores em que atuam as empresas: - o desejo de crescimento inspirou empresas que j haviam conquistado elevada parcela do mercado brasileiro, como a Weg e a Marcopolo. As empresas de engenharia e construo, como Odebrecht, Andrade Gutierrez, Carmargo Corra e Queiroz Galvo, foram atradas para o mercado internacional, para manterem suas taxas histricas de crescimento. As siderrgicas (Gerdau, Usiminas, CSN) buscaram participar do processo de reestruturao global do seu setor. Do mesmo modo, Votorantim e Camargo Corra tentaram acompanhar a consolidao internacional da indstria de cimento; - outro grupo de empresas investiu no exterior, em instalaes comerciais e de distribuio e armazenagem, visando dar apoio a suas atividades de exportao. Essa motivao mobilizou empresas dos mais diversos setores de minerao (Companhia Vale do Rio Doce), de aves (Sadia, Perdigo), de chapas de madeira (Duratex, Eucatex), txtil e de calados (Hering, So Paulo Alpargatas), de mquinas e equipamentos (Weg, Romi), de aeronaves (Embraer), de cermica (Portobello) e de utenslios (Tramontina) ; - um outro motivo de expanso internacional foi o acompanhamento do cliente. O caso mais conhecido o dos fabricantes de autopeas (DHB, Embraco, Sab), que se internacionalizaram em funo da reestruturao global da indstria automobilstica; - o acesso a recursos e ativos estratgicos motivou a internacionalizao de outro grupo de empresas. Empresas como a Votorantim Cimentos fo3

Ver Macadar (2008) para uma anlise dos dados do estoque e dos fluxos do IDE brasileiro constantes no Censo de Capitais Brasileiros no Exterior elaborado pelo Banco Central do Brasil.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

A internacionalizao de grandes empresas brasileiras e as experincias...

19

ram atradas pelo acesso a capitais baratos. A Petrobrs e a Companhia Vale do Rio Doce interessaram-se pelo acesso a matrias-primas. O acesso tecnologia e a know-how atraiu a Petrobrs e a Oxford Cermica, enquanto os canais de distribuio motivaram a Gradiente e a Sadia.

3.3 As 20 maiores transnacionais brasileiras


Um estudo que trata especificamente das transnacionais brasileiras foi realizado pela Fundao Dom Cabral (MG) em conjunto com a Columbia Program on International Investment (CPII), da Columbia University, em Nova Iorque (FDC, 2007). O trabalho apresenta o ranking das 20 maiores transnacionais brasileiras em termos de ativos externos para o ano de 20064 (Quadro 2) e contm algumas observaes relevantes do ponto de vista das caractersticas comuns e dos ativos dessas empresas no exterior: - com a nica exceo da Petrobrs, so todas empresas privadas; - metade das empresas includas na lista est sediada em So Paulo; - as trs primeiras empresas da lista (CVRD, Petrobrs e Gerdau) respondem por mais de trs quartos de todos os ativos no exterior; - muitas das empresas listadas iniciaram sua internacionalizao na dcada de 90, o que as caracteriza como jovens transnacionais; - o ativo das transnacionais brasileiras no exterior mais do que dobrou entre 2005 e 2006, mas essa disparada no crescimento do ativo pode ser atribuda compra da empresa canadense Inco pela CVRD, no valor de US$ 17,2 bilhes; - oito das 10 primeiras empresas do ranking esto listadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque e tm acesso facilitado a recursos dos mercados internacionais de capitais; - existe uma grande variabilidade entre as empresas no que diz respeito proporo de ativos no exterior em relao aos ativos totais das Top 20, mas, mesmo incluindo a compra da Inco pela CVRD, em 2006 os ativos no exterior do conjunto de empresas representaram apenas 20% do total de ativos. Considerando-se que, em 2005, o percentual dessa varivel para as 100 maiores empresas transnacionais no financeiras dos pases em desenvolvimento listadas no World Investiment Report de 2007 era de 33%, a distncia a percorrer pelas transnacionais brasileiras ainda muito grande;
4

A lista muito semelhante elaborada por Tavares (2006) para o binio 2004-05.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

20

Beky Moron de Macadar

- quanto distribuio por setor, dado que a CVRD e a Petrobrs representam mais de dois teros dos ativos no exterior da lista das Top 20, h uma grande concentrao na explorao de recursos naturais. Aproximadamente 19% das empresas so fornecedoras de insumos para outras empresas, cerca de 6% produzem bens acabados, e outras 6% so empresas de servios, enquanto uma nica produz bens de consumo; - a ampla abrangncia geogrfica das Top 20 juntas levou a que o nmero de pases onde pelo menos h uma afiliada dessas empresas se elevasse para 51; no entanto, metade do seleto grupo concentra suas atividades na Amrica Latina. O critrio de incluso e a ordem no ranking das Top 20 privilegiam a varivel ativos no exterior ao invs do ndice de Transnacionalidade (ITN)5 da UNCTAD (World Invest. Rep., 2007), para evitar distores ao classificar grupos empresariais que atuam em diferentes setores e apresentam um grau de internacionalizao diferenciado quando os segmentos so tratados isoladamente. Por exemplo, com base no ITN, a ordem das cinco primeiras empresas passaria a ser: Gerdau, CVRD, Sab, Marcopolo e Odebrecht. O estudo da Fundao Dom Cabral (2007) acrescenta que, parte das empresas inseridas no ranking, h muitas pequenas e mdias que tm investimentos no exterior e esto fazendo o correspondente esforo de internacionalizao para tornarem-se competitivas nos mercados interno e externo. Analisando-se o Quadro 2, visvel a importncia das empresas de recursos naturais Petrobrs e CVRD e de materiais bsicos, como ao, cimento, papel e celulose. Um outro aspecto que resulta dessa anlise que vrias das empresas listadas so ex-estatais (CVRD, Embraer, CSN, Usiminas), sendo a Petrobrs a nica estatal. Tavares (2006) consta que, quando as empresas se dedicam a produtos primrios e a produtos ou servios intermedirios, os investimentos so realizados em todas as regies do mundo, mas, quando se trata de investimentos em bens e servios de consumo de massa, estes, via de regra, so feitos em nvel regional. Essa maior facilidade para o investimento regional pode ser decorrente da maior proximidade psquica ou da maior familiaridade com ambientes turbulentos, institucionalmente precrios e com infra-estrutura deficiente. No ano de 2006, o Brasil, excepcionalmente, tornou-se o segundo maior exportador de investimentos diretos dentre os pases em desenvolvimento, atrs apenas de Hong Kong (China). Pela primeira vez desde que o Banco Central do Brasil disponibilizou, em 2002, as estatsticas do Censo de Capitais Brasilei5

Ver descrio no Quadro 1.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

A internacionalizao de grandes empresas brasileiras e as experincias...

21

ros no Exterior, o fluxo de sada de investimentos diretos brasileiros no exterior superou o ingresso de IDE US$ 28 bilhes e US$ 19 bilhes respectivamente. Esse fato est relacionado transao de compra da mineradora de nquel canadense Ino pela CVRD, uma das maiores aquisies transfronteiras do mundo (ver nota 4).

Quadro 2

POSIO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Total de ativos no exterior das 20 maiores (US$) 56,4 bilhes

s i x x s i x i y x e i x g u q s i b q d p g f e d b !3B gd B!s !hf BA!3y2w vt&rAh&i h&&ca

FONTE: FUNDAO DOM CABRAL. Horizonte: 2007. Disponvel em: <http://www.fdc.org.br/parcerias/upload/outros>. Acesso em: 06 fev. 2008.

` XWVT &V Y&1US

das 20 maiores transnacionais brasileiras em termos de ativos externos 2006 NOME Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) Petrobrs S/A (Petrleo Brasileiro S/A) Gerdau S/A Votorantim Participaes S/A Companhia Siderrgica Nacional (CSN) Camargo Corra S/A Odebrecht S/A Aracruz Celulose Weg S/A Marcopolo S/A Andrade Gutierrez S/A Tigre S/A Tubos e Conexes Usinas Siderrgicas de Minas Gerais S/A Usiminas Natura Cosmticos S/A Itautec S/A Amrica Latina Logstica S/A Ultrapar Participaes S/A Sab Indstria e Comrcio de Autopeas Ltda.. Lupatech S/A SETOR Minerao Petrleo e gs Ao Diversificado Ao Diversificado Construo e petroqumica Celulose e papel Eletromecnico Transportes Diversificado Construo Ao Cosmticos Tecnologia da informao Logstica Diversificado Peas de automveis Eletromecnico . Belo

EMBRAER Empresa Brasileira de Aeronutica S/A Aviao

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

4 A internacionalizao de empresas gachas e as experincias da Gerdau e da Marcopolo

22

Beky Moron de Macadar

Vrias empresas do Rio Grande do Sul esto-se destacando no apenas por serem exportadoras, mas tambm por terem investimentos diretos no exterior. Em alguns casos, trata-se de empresas que exportam de longa data, em outros, so empresas que iniciaram suas operaes mais recentemente. Seguem alguns comentrios sobre empresas gachas que se destacaram por seus investimentos no exterior. No setor de transportes, a Marcopolo, a Randon e a Guerra, as trs de Caxias do Sul, iniciaram exportando suas linhas de produtos no sistema CKD, ou seja, inteiramente desmontados, e hoje tm parcerias, joint-ventures e plantas industriais em diversos pases da Amrica Latina e em outras regies do mundo. Na siderurgia, destaca-se o Grupo Gerdau, que, na seqncia, ser objeto de um estudo de caso mais detalhado. A Artecola, de Campo Bom, produz um leque diversificado de insumos qumicos e suprimentos industriais, tais como adesivos e laminados industriais, chapas para os setores automotivo e da construo civil, cabedais para calados e bordos plsticos para mveis. A empresa surpreende pela celeridade com que fez aquisies em outros pases da Amrica Latina alvo inicial do processo de expanso desde 2006 e que a levaram a ter sete plantas no exterior. Tambm chamam ateno as elevadas taxas de crescimento da Artecola a partir de uma srie de acordos comerciais e de transferncia de tecnologia fechados com empresas europias para o upgrading de seus produtos. Outras empresas que anunciaram investimentos diretos no exterior so a Medabil, de Nova Bassano (RS), especializada na fabricao e na montagem de estruturas e sistemas metlicos para a construo civil; a Lupatech, de Caxias do Sul, que a maior fabricante brasileira de vlvulas industriais para o setor de petrleo e gs e para a construo civil; e as fabricantes de calados Azalia, Paramount, Paquet, West Coast, dentre outras, que optaram por terceirizar a produo de uma parcela de seus calados principalmente para fabricantes da China e da Argentina, ou abriram novas plantas no pas vizinho para atender a esse mercado. A internacionalizao das empresas caladistas constitui o que Kupfer (2006) chama de internacionalizao s avessas, isto , no se trata de um movimento em busca de sinergias que reforcem e ampliem os ativos de propriedade. Trata-se, sim, de uma estratgia defensiva, na qual a empresa substitui a produo domstica pela produo no exterior com o intuito de reduzir os custos de produo e preservar clientes em terceiros mercados.
Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

A internacionalizao de grandes empresas brasileiras e as experincias...

23

Na seqncia, so detalhadas as experincias de duas empresas gachas de grande porte, a Gerdau e a Marcopolo, no processo de internacionalizao.

4.1 O caso Gerdau


A Gerdau uma empresa centenria, que iniciou suas operaes em 1901. Conforme as informaes contidas no Relatrio Anual 2007, o Grupo Gerdau ocupa atualmente a posio de dcimo quarto maior produtor de ao do mundo e lder no segmento de aos longos, nas Amricas. Possui 272 unidades industriais e comerciais, alm de cinco joint-ventures e duas empresas coligadas, e participa ativamente do processo de consolidao do setor siderrgico global. As atividades do Grupo desenvolvem-se no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colmbia, no Peru, no Uruguai, no Mxico, na Repblica Dominicana, na Venezuela, nos Estados Unidos, no Canad, na Espanha e na ndia. Sua capacidade instalada de 24,8 milhes de toneladas de ao por ano e fornece o produto para os setores de construo civil, indstria e agropecuria. Em 2007, o faturamento do Grupo foi de R$ 34,2 bilhes e contava com cerca de 37.000 empregados. A etapa do investimento direto no exterior do Grupo Gerdau iniciou em 1980, atravs da aquisio de uma pequena planta fabril no Uruguai, a Siderrgica Laisa. Essa experincia foi considerada um projeto-piloto que tinha como finalidade principal testar a capacidade de adaptao da empresa a outros mercados (Cerceau; Tavares, 2002). Nessa estratgia de internacionalizao, a empresa no percorreu as etapas descritas pela Escola de Uppsala (Johanson; Vahlne, 1977), mas passou diretamente de uma condio de exportadora para a realizao de IDE. O esgotamento das oportunidades de crescimento no mercado interno foi um forte estmulo para a busca de mercados externos. Entretanto esse movimento foi bastante tmido no incio, transcorrendo nove anos antes da prxima aquisio, dessa vez, na Amrica do Norte. Em 1989, foi comprada a siderrgica Courtice Steel, no Canad, que hoje leva o nome de Gerdau Ameristeel. Mas o objetivo de longo prazo, do ponto de vista estratgico, era o mercado siderrgico dos Estados Unidos, para aumentar as possibilidades de crescimento e obter economias de escala (Lannes, 2005). Na dcada de 90, ocorreram novas aquisies na Amrica do Sul, com a compra da siderrgica AZA, no Chile, e de parte do capital social da laminadora Sipar, na Argentina, da qual posteriormente, em 2005, o Grupo assumiria o controle. So mercados que se assemelham ao brasileiro, e, apesar da diferena de idioma, a distncia psquica bem menor, quando comparados com outras regies do mundo. A experincia adquirida em termos de atuao internacional e a consolidao do Mercosul incentivaram a atuao regional.
Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

24

Beky Moron de Macadar

Em 1999, a Gerdau entrou nos Estados Unidos com a aquisio do controle da Ameristeel, mas foi a partir do ano de 2002 que aumentou de forma acelerada sua presena no exterior. At esse momento, sua penetrao na Amrica do Norte tinha sido marginal, comprando pequenas minimills, ou seja, usinas construdas para atender demanda local de uma determinada regio com o uso de recursos e matrias-primas locais. Em 2002, o Grupo Gerdau e a Co-Steel realizaram a fuso de suas operaes siderrgicas na Amrica do Norte, criando a Gerdau Ameristeel, na poca, com 11 usinas siderrgicas e 29 centros de beneficiamento de ao. Com a fuso, o Grupo Gerdau iniciou suas operaes no mercado de aos planos. A transposio das barreiras tarifrias constituiu um forte estmulo para o ingresso e a ampliao da sua presena no mercado norte-americano. Em 2004, continuou a expanso do Grupo Gerdau nas Amricas. Na Colmbia, foi anunciado o acordo para a aquisio do controle de duas empresas, a Diaco e a Sidelpa, e, na Amrica do Norte, foram adquiridos os ativos da North Star Steel. Tambm suas aes passaram a serem listadas na Bolsa de Nova Iorque (New York Stock Exchange), abrindo a porta para a captao de recursos mais baratos atravs de emisses. Em 2005, pela primeira vez, foi anunciada uma operao de compra no continente europeu, com a aquisio de 40% do capital social da empresa espanhola Sidenor, que, por sua vez, possui uma participao de 58,0% na Aos Villares (Brasil). A aquisio da GSB Acero, situada em Guipzcoa, Espanha, por parte da Sidenor, no ano de 2006, atende estratgia da Gerdau de crescer em aos longos e especiais, produtos siderrgicos de alto valor agregado demandados, principalmente, pela indstria automotiva para a produo de autopeas. Desse modo, a participao na Sidenor trouxe benefcios em dose dupla, tanto no mercado interno, com a participao majoritria na Aos Villares, como no mercado externo, com o ingresso nos aos especiais para a indstria automotiva. Os anos de 2006 e 2007 tambm foram intensivos em aquisies no Peru, no Mxico, na Venezuela e na Repblica Dominicana, mas a operao de maior peso foi nos Estados Unidos, com a compra da Chaparral Steel por US$ 4,2 bilhes. A Chaparral agrega uma nova linha de produtos os chamados aos estruturais, como barras e perfis pesados e de maior valor agregado que os tradicionais vergalhes usados em obras, na construo civil (Ribeiro, 2007). E, em 2007, foi dado o primeiro passo para a conquista da sia, ao formar uma joint-venture com a empresa indiana Kalyani Steels. Conforme entrevistas realizadas por Cerceau e Tavares (2002, p.13) com dois executivos do Grupo, as vantagens competitivas da Gerdau repousam em fatores internos firma: [...] a existncia, na empresa, de recursos humanos

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

A internacionalizao de grandes empresas brasileiras e as experincias...

25

qualificados, recursos fsicos e infra-estrutura, alm de uma base cientfica, tcnica e de mercado slida, necessrios para competir. Algumas das vantagens obtidas pelo Grupo, ao longo da sua trajetria, que facilitaram sua penetrao nos mercados externos so as seguintes (Lannes, 2005): - uma linha de produtos diversificada que atende s necessidades de diferentes segmentos de mercado, tais como a construo civil, a indstria e a agropecuria, o que permite uma diferenciao do Grupo frente aos concorrentes; - o desenvolvimento de competncias na distribuio de produtos aos consumidores finais; - o desenvolvimento de uma tcnica prpria de separao da sucata, conforme diversos graus de composies metlicas; - a estratgia inicial de aquisio de pequenas unidades de produo, que permitiu ir testando a gesto e o controle de estruturas organizacionais no exterior sem grandes riscos. Verifica-se a presena de vantagens de propriedade (linha de produtos, tcnica de separao da sucata), de vantagens de internalizao (distribuio de produtos) e de vantagens de localizao (pequenas unidades de produo), de acordo com o paradigma ecltico de Dunning (1979). Um outro benefcio da internacionalizao a difuso do conhecimento tecnolgico por todo o Grupo, inclusive aquele produzido nas subsidirias do exterior. Conforme o Relatrio Anual 2007 (p. 28):
Nos prximos anos, a competitividade da organizao ser reforada com a consolidao de quatro plos tecnolgicos de aos especiais, segmento de alto valor agregado. Esses centros, instalados na Gerdau Aos Especiais Piratini (Brasil), Aos Villares (Brasil), Sidenor (Espanha) e Macsteel (Estados Unidos), permitiro a intensificao das trocas de experincias e a transferncia de conhecimentos para as demais operaes.

A incorporao de novas empresas e o aquecimento dos mercados, especialmente no Brasil, fizeram com que, em 2007, a produo do Grupo Gerdau aumentasse em 13,6%, para 17,9 milhes de toneladas de ao, das quais 45,3% foram produzidas no Brasil; 38,1%, nos Estados Unidos e no Canad; 10,5%, na Amrica Latina (exceto Brasil); e 6,1%, na Europa. Ou seja, em funo do montante dos investimentos (US$ 4,8 bilhes) realizados no exterior, em 2007, a produo do Grupo passou a ser maior no resto do mundo do que no prprio Brasil. De acordo com declaraes do Presidente da organizao, Andr Gerdau, a estratgia de compra de unidades nos pases da Amrica Latina visa atender demanda dos respectivos mercados internos, aproveitando o crescimento

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

26

Beky Moron de Macadar

econmico regional em elevao. Nesses pases e nos EUA, temos maior domnio do mercado, da cultura, da lngua e pessoal capacitado. (Ribeiro, 2007). Mas, com a obteno do grau de investimento dado pela agncia de classificao de risco Fitch Rating em janeiro de 2007, ampliou-se a capacidade do Grupo de tomar decises de risco, uma vez que esse rating pode reduzir os custos de financiamento para projetos de expanso na China, na ndia e no Leste Europeu (Moreira, 2007).

4.2 O caso Marcopolo


A empresa Marcopolo uma das maiores fabricantes de carrocerias de nibus do mundo e, recentemente, passou a atuar tambm nos segmentos de veculos comerciais leves (LCV), de peas e componentes e de produtos plsticos. lder no Brasil, com mais de 40% de participao no mercado. A Marcopolo foi fundada em 1949, em Caxias do Sul (RS), e, hoje, est presente com fbricas prprias no Brasil, em Portugal, na Argentina (temporariamente desativada), no Mxico, na Colmbia e na frica do Sul, alm de transferir tecnologia para a China. Em 2007, 63,6% da sua produo total era fabricada no Brasil, e 36,4% era produzida no exterior. A partir de 2009, estar produzindo nibus no Egito, em funo de uma joint-venture com a empresa egpcia GB Auto S. A. E. As primeiras exportaes da Marcopolo, realizadas para o Uruguai, foram no sistema de unidades completamente montadas (nibus prontos). Esse sistema conhecido como Completely Built Unit (CBU). J na dcada de 70, a Marcopolo comeou a exportar carrocerias completamente desmontadas na forma de kits sistema CKD (Completely Knocked Down) para alguns pases da Amrica Latina e da frica. Neste ltimo caso, a empresa proporciona assistncia tcnica ao comprador para a montagem das carrocerias. As exportaes para os Estados Unidos iniciaram mais tardiamente, apenas no ano de 1988. Finalmente, em 1991, foi instalada a primeira fbrica da empresa no exterior, em Portugal. O objetivo desse investimento era, de um lado, propiciar um upgrade tecnolgico para a Marcopolo, j que a Europa era conhecida pela avanada tecnologia de nibus, e, de outro, usufruir da proximidade com os principais fabricantes europeus como fonte de aprendizagem. A partir da segunda metade dos anos 90, o processo de internacionalizao da Marcopolo aceleraou-se, e foi adotada uma estratgia de insero em pases-membros de blocos econmicos regionais. A fbrica argentina foi instalada em 1998 e desativada em 2001, sem previso de retomada; a mexicana foi inaugurada em 1999, inicialmente com a constituio da Polomex S/A e, mais

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

A internacionalizao de grandes empresas brasileiras e as experincias...

27

tarde, formando uma joint-venture com a Daimler Chrysler, a qual participa com 26% do empreendimento. No ano 2000, foi constituda a empresa Superpolo, na Colmbia, uma joint-venture em partes iguais com a Superbus, fbrica de nibus do grupo Fanalca. A fbrica da frica do Sul (2001) 100% de propriedade da Marcopolo. Em 2001, a Marcopolo iniciou uma parceria de produo na China, com a venda de tecnologia para a Iveco e planos para futuramente instalar uma montadora. Em 2006, a empresa concretizou uma joint-venture com a principal montadora da ndia, a Tata Motors, onde a participao da Marcopolo de 49%, e a da Tata Motors, de 51%. A produo da nova empresa para atender ao mercado da ndia e ao de exportao de responsabilidade da Marcopolo e consiste em uma linha diversificada: nibus rodovirios, urbanos, mininibus e micronibus. A Tata Motors fornece os chassis e fica responsvel pela venda dos nibus completos (Transporte..., 2006). Portanto, a Marcopolo deve concentrar-se na sua competncia essencial, que a produo de carrocerias, e a Tata Motors complementa as carrocerias com os chassis e ainda proporciona os canais de comercializao, reduzindo o risco da Marcopolo nesse mercado. Ao mesmo tempo, a joint-venture permite sua entrada no mercado de um pas que protege as encarroadoras locais com elevados impostos de importao. Na Rssia, foi feita uma joint-venture com a empresa Ruspromauto, a lder no mercado de nibus, com um market share que oscila entre 70% e 75% e uma produo anual de 18.500 unidades em 2007. Inicialmente, a produo conjunta modesta: 175 unidades em 2007, 400 a 500 em 2008 e 750 a 1.000 em 2009, o que configura apenas um primeiro passo no relacionamento com a principal fabricante de nibus da Rssia. Evidentemente, o fato fortalece a rede de relacionamentos da Marcopolo e faz parte da estratgia de crescimento no exterior, ao mesmo tempo em que refora o prestgio da marca. Do ponto de vista da teoria comportamental, a experincia exportadora, o assessoramento tcnico proporcionado aos importadores de kits CKD para sua montagem, e a proximidade psquica parecem ter influenciado na escolha dos pases onde foram realizados investimentos diretos. Por exemplo, a primeira fbrica a ser instalada no exterior foi em Portugal, onde o idioma o mesmo e existe uma afinidade cultural com o Brasil. A seguir, foram instaladas fbricas na Argentina, no Mxico e na Colmbia, todos eles pases latino-americanos, geogrfica e culturalmente prximos. A partir de 2001, foram escolhidos mercados mais distantes, como os da frica do Sul, da China, da ndia e da Rssia, depois de a empresa ter ampliado a experincia com mercados mais distantes atravs de exportaes e com fbricas j instaladas no exterior. Os modos de entrada em mercados externos tambm obedecem seqncia gradual e progressiva prevista na teoria comportamental, onde as

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

28

Beky Moron de Macadar

empresas iniciam com as operaes de menor comprometimento. A Marcopolo iniciou com exportaes em 1961 e, a seguir, aumentou seu comprometimento atravs da nomeao de representantes. Dez anos mais tarde, fechou contratos de licena e assistncia tcnica e, finalmente, foi abrindo subsidirias no exterior. Conforme Rosa e Rhoden (2007), exceto na fbrica argentina, em todos os outros pases onde a empresa instalou fbricas houve, anteriormente, acordos de produo, joint-ventures com empresas locais, ou aquisio de encarroadora j existente no mercado, o que facilitou a instalao, mas a orientao estratgica da direo da empresa tambm exerceu um papel fundamental na acelerao do processo. As vantagens competitivas da Marcopolo baseiam-se nos seguintes fatores (World Invest. Rep., 2006; Rosa; Rhoden, 2007): - seu sistema flexvel de produo, que permite produzir nibus sob medida para seus clientes; - o foco nas competncias essenciais o segmento de carrocerias responde por 70% do faturamento. As demais partes do nibus so obtidas de outros fabricantes de partes, e os chassis so comprados de grandes fabricantes, como a Mercedes-Benz; - a produo em localidades que oferecem clusters de fornecedores locais, tais como Argentina, Mxico e outros pases latino-americanos, que lhe permitem reduzir custos e exportar para clientes de outros pases em desenvolvimento a preos competitivos; - a rede de relacionamentos empresariais montada pela empresa, inicialmente no mercado interno e posteriormente levada ao e ampliada no mercado externo; - esforos para manter a lealdade dos clientes marca. O paradigma ecltico tambm pode ser utilizado para analisar o processo de internacionalizao da empresa. A Marcopolo possui os trs tipos de vantagens consideradas fundamentais por essa teoria: as vantagens de propriedade, as de internalizao e as de localizao. As primeiras esto relacionadas ao domnio tecnolgico de produtos e processos que, no caso da empresa, se trata de tecnologia de ponta , disponibilidade de uma linha de produtos completa, s economias de escala na produo de componentes e marca mundialmente reconhecida. As vantagens de internalizao decorrem da preocupao de transferir suas vantagens de propriedade atravs da prpria organizao, instalando fbricas no exterior, no lugar do licenciamento de tecnologia. Desse modo, evita-se o risco de perder o poder sobre sua tecnologia. Entretanto uma mudana recente est tendo um efeito contrrio ao da internalizao: em decorrncia da valorizao do cmbio, a empresa est acelerando o global sourcing, montando uma

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

A internacionalizao de grandes empresas brasileiras e as experincias...

29

cadeia mundial de fornecedores. Com isso, eleva os nveis de nacionalizao dos produtos montados no exterior, reduzindo o envio de nibus completos e de componentes a partir do Brasil (Collet; Moraes; Arruda, 2007). Essa mudana de estratgia leva, inclusive, ao aumento da importao de partes e peas do exterior, anulando a vantagem de internalizao anteriormente ligada produo integrada de quase todas as peas no Brasil. O efeito lquido o aumento da eficincia da empresa, mas, do ponto de vista do Pas, ocasiona um impacto negativo na balana comercial. As vantagens da localizao esto relacionadas com a disperso geogrfica de suas fbricas no exterior, que facilita o acesso a terceiros mercados, alm de permitir contornar as barreiras protecionistas impostas por alguns pases e facilitar o acesso a insumos. Em sntese, tanto a teoria comportamental como o paradigma ecltico contribuem para interpretar o processo de internacionalizao da Marcopolo: a primeira, atravs da hiptese gradualista e da influncia da distncia psquica no comportamento da empresa, o segundo, pela influncia das vantagens de propriedade, de internalizao e de localizao e da evoluo destas no tempo.

5 Consideraes finais
O investimento direto no exterior de empresas brasileiras de capital nacional ainda muito incipiente, quando comparado com os IDEs originrios dos pases em desenvolvimento da sia, caracterstica que tambm compartilhada por outros pases latino-americanos, como a Argentina e o Mxico. Por serem empresas entrantes tardias (late movers) em relao s ETNs dos pases desenvolvidos, enfrentam condies de mercado bem diferentes daquelas vividas anteriormente pelas empresas que entraram primeiro no processo de internacionalizao (early movers). Alm disso, uma particularidade dos IDEs brasileiros a concentrao de ativos em empresas de recursos naturais (Petrobrs, CVRD) e em empresas produtoras de determinados bens manufaturados, principalmente siderurgia, material de transporte e bens intermedirios. Outrossim, cerca de 40% das empresas exportadoras brasileiras de capital nacional vendem produtos que se caracterizam por serem pouco diferenciados, no requerem instalaes no exterior para efetuar controle de qualidade, dar atendimento especializado por parte do representante ou realizar servios ps-venda (Iglesias; Veiga, 2002), portanto, o nmero de empresas interessadas em realizar IDE no exterior limitado. Os produtos mais diferenciados, de modo geral, so feitos pelas empresas multinacionais aqui instaladas. Um desestmulo adicional consiste no baixo co-

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

30

Beky Moron de Macadar

eficiente de exportao da maioria das firmas industriais exportadoras de capital nacional, muito mais voltadas ao mercado interno, tornando a internacionalizao produtiva pouco atraente. Um outro obstculo para a expanso mais acelerada dos investimentos diz respeito ao modo de entrada. Quando as empresas industriais de capital nacional finalmente tomam a deciso de investir no exterior, preferem faz-lo atravs de plantas novas inteiramente de sua propriedade (greenfield), ou, ento, adquirir plantas j existentes. Freqentemente, essa preferncia pelo controle integral constitui um freio ao crescimento, dada a maior exigncia de recursos prprios e as limitaes na captao de recursos de terceiros. Empresas como a Gerdau e a Marcopolo somente deslancharam no processo de internacionalizao quando aprenderam, com a experincia, que poderiam avanar mais rapidamente, se adquirissem competncia no estabelecimento de relacionamentos cooperativos por meio de alianas e joint-ventures. Contudo, a despeito de serem late movers, considerando a reestruturao global que atinge alguns setores, como o da siderurgia, bem como a maior discusso, na sociedade, em relao aos custos e benefcios do IDE, a tendncia que as empresas brasileiras continuem liderando o processo mais localizado de fuses e aquisies transfronteiras na Amrica Latina. Os exemplos da Gerdau e da Marcopolo mostram que algumas empresas brasileiras e gachas j esto bem adiantadas no processo de internacionalizao. No caso da Gerdau, diante da reduo das possibilidades de crescimento no mercado interno, a escolha foi pela expanso internacional, ao invs da expanso vertical no Brasil. Para tanto, inicialmente, ela optou pela aquisio integral de pequenas plantas j existentes no exterior, concentrando suas compras nas Amricas e aproveitando as vantagens de propriedade, de internalizao e de localizao descritas pela teoria ecltica. O gradualismo sugerido pela teoria comportamental no se manifesta no seguimento risca da seqncia das etapas de internacionalizao proposta pela Escola de Uppsala, mas na estratgia de ter iniciado pela compra de uma unidade fabril em um pas vizinho, onde a distncia geogrfica e psquica era menor, e pelo aprendizado via aquisio de pequenas unidades de produo no Canad e nos Estados Unidos, antes de partir para a compra de empresas de grande porte neste ltimo pas. A entrada da Gerdau no mercado da Amrica do Norte e na Espanha pode ser associada no s busca de mercados visando contornar as barreiras protecionistas dos pases desenvolvidos , mas tambm busca de capacitaes na produo de aos planos, longos e especiais, sendo ambas motivaes amplamente discutidas pela teoria ecltica. Esses investimentos no exterior viabilizaram o ingresso da empresa na produo de produtos siderrgicos de maior valor agregado e, portanto, portadores de avano tecnolgico. O

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

A internacionalizao de grandes empresas brasileiras e as experincias...

31

conhecimento adquirido est sendo repassado a outras plantas do Grupo, configurando, assim, um claro exemplo de como o Pas pode ganhar com a internacionalizao de suas empresas, j que a expanso da Gerdau no exterior, alm de permitir a transferncia de tecnologia para o mercado interno, no a impediu de continuar crescendo no Brasil. V-se, pois, que o modelo de internacionalizao adotado pela Gerdau inicialmente se insere na teoria comportamental, mas, com o passar do tempo, predominam traos da teoria ecltica, principalmente quando a concorrncia e a reestruturao internacional induzem a acelerar as fuses e as aquisies do Grupo. A mudana pode ser atribuda ao tipo de produto, mais commoditizado no incio e mais sofisticado quando entra nos segmentos de maior valor agregado, como os aos especiais para a indstria automotiva. O caso da Marcopolo bem diferente do da Gerdau, pois se filia mais nitidamente escola comportamental pelo gradualismo da internacionalizao, exportando primeiro, dando assistncia tcnica aos importadores, aprendendo com a experincia exportadora, instalando-se em pases culturalmente prximos e, inclusive, aprendendo com os erros, como o da instalao de uma fbrica em Portugal achando que, desse modo, estaria abrindo as portas da Europa a suas carrocerias. A diferena entre a estratgia da Gerdau e a da Marcopolo pode ser atribuda ao tipo de produto produzido, muito mais diversificado no caso desta ltima, e, portanto, precisando de associados locais familiarizados com o mercado-alvo para adequar o produto e reduzir os riscos do investimento. A estratgia de ampliar sua insero produtiva para todos os continentes e blocos, adotada a partir da segunda metade dos anos 90, inicialmente se consolidou na Amrica Latina. Mais tarde, na atual dcada, levou a Marcopolo a estabelecer joint-ventures com importantes empresas da China, da ndia e da Rssia, pases onde teria sido temerrio entrar isoladamente. Essa trajetria, ainda que mais acelerada nos ltimos anos, continua inserida na teoria comportamental, mas, como j foi demonstrado no trabalho, o paradigma ecltico permite analisar com maior profundidade os motivos do sucesso ou do fracasso da internacionalizao produtiva de uma determinada empresa, verificando se possui, ou no, vantagens de propriedade, de internalizao e de localizao e se est procura de recursos, de mercados, de eficincia ou de capacidades. por esse motivo que, nesse caso, ambas as teorias complementam-se e esclarecem diferentes aspectos do mesmo objeto de estudo.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

Referncias

32

Beky Moron de Macadar

BANCO CENTRAL DO BRASIL BACEN. Capitais brasileiros no exterior, 2006. Disponvel em: <http://www4.bcb.gov.br/rex/CBE/Port/ResultadoCBE2006.pdf.> Acesso em: 06 mar. 2008. BENNETT, David. Gesto de operaes internacionais: conceitos fundamentais. In: FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza Leme (Org.). Internacionalizao e os pases emergentes. So Paulo: Atlas, 2007. BIANCO, Carlos; MOLDOVAN, Pablo; PORTA, Fernando. La internacionalizacin de las empresas brasileas en Argentina. Buenos Aires: CEPAL, 2008. (Documento de proyecto). CEPAL. La inversin extranjera en Amrica Latina y el Caribe. Santiago de Chile: CEPAL, 2006. CERCEAU, Jnia; TAVARES, Mauro Calixta. Estratgias de internacionalizao: um estudo comparativo de casos de empresas do setor siderrgico. Nova Lima: Fundao Dom Cabral, 2002. (Caderno de idias; 220). COLLET, Luciana; MORAES, Sonia; ARRUDA, Guillerme. Investimentos gigantes brasileiras contra-atacam. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 3 dez. 2007. CYERT, R. M.; MARCH, J. G. A behavioral theory of the firm. Englewood Cliffs, 1963. DUNNING, John H. The eclectic (OLI) paradigm of international production: past, present and future. International Journal of the Economics of Business, v. 8, n .2, p. 173-190, 2001. DUNNING, John H. The eclectic paradigm of international production: a restatement and some possible extensions. Journal of International Business Studies, v. 19, n. 1, p. 1-31, 1988. DUNNING, John H. Explaining changing patterns of international production: in defence of the eclectic theory. Oxford Bulletin of Economics & Statistics, v. 41, n. 4, p. 269-295, nov. 1979. FUNDAO DOM CABRAL. A decolagem das multinacionais brasileiras. Belo Horizonte: 2007. Disponvel em: <http://www.fdc.org.br/parcerias/upload/outros/>. Acesso em: 06 fev. 2008.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

A internacionalizao de grandes empresas brasileiras e as experincias...

33

HILAL, Adriana; HEMAIS, Carlos Alberto. Da Escola de Uppsala Escola Nrdica de negcios internacionais: uma reviso analtica. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PS-GRADUAO EM ADMINISTRAO, 25., Campinas, 2001. Anais ... Campinas, 2001. IGLSIAS, R. M.; VEIGA, P. da M. Promoo de exportaes via internacionalizao das firmas de capital brasileiro. In: PINHEIRO, A. C.; MARKWALD, R.; PEREIRA, L. V. O desafio das exportaes. Rio de Janeiro: BNDES, 2002. p. 368-446. JOHANSON, Jan.; VAHLNE, Jan-Erik. The internationalization process of the firma model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of International Business Studies, v. 8, n. 1, p. 23-32, 1977. JOHANSON, Jan; VAHLNE, Jan-Erik. The mechanism of internationalization. International Marketing Review, v. 7, n .4, p. 11-24, 2001. JOHANSON, J.; WIDEERSHEIM-PAUL, F. The internationalization of the firm: four Swedish cases. Journal of Management Studies, v. 12, p. 305-22, 1975. KUPFER, David. Internacionalizao s avessas. Valor Econmico, p. A15, 31 maio 2006. LANNES, Jos. A internacionalizao do Grupo Gerdau. In: GROS, Denise, et al. (Org.). Empresas e grupos empresariais: atores sociais em transformao. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005. (IV Workshop Empresa, Empresrios e Sociedade). MACADAR, Beky Moron de. Os investimentos diretos no exterior dos pases em desenvolvimento e a experincia brasileira recente. Indicadores Econmicos FEE, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 29-36, fev. 2008. MOREIRA, Assis. Gerdau afirma que agora poder tomar mais decises de risco. Valor Econmico, 28 jan. 2007. PENROSE, E. The theory of the growth of the firm. London: Basil Blackwell, 1959. PINHO, M. S. Grupo Gerdau Projeto: grupos econmicos da indstria brasileira e a poltica econmica: estrutura, estratgia e desafios. Campinas: Unicamp; IE, 1995. RELATRIO ANUAL 2007. Porto Alegre: Grupo Gerdau, 2077. Disponvel em: <http://www.gerdau.com.br/RelatorioGerdau/2007/ra-br/>. Acesso em: fev. 2008.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

34

Beky Moron de Macadar

RIBEIRO, Ivo. Com Chaparral, Gerdau produzir mais ao nos EUA do que no Brasil. Valor Econmico, 12 jul. 2007. ROCHA, ngela da; SILVA, Jorge Ferreira; CARNEIRO, Jorge. Expanso internacional das empresas brasileiras: reviso e sntese. In: FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza Leme (Org.). Internacionalizao e os pases emergentes. So Paulo: Atlas, 2007. ROSA, Patrcia Rodrigues da; RHODEN, Marisa Ignez dos Santos. Internacionalizao de uma empresa brasileira: um estudo de caso. Revista Eletrnica de Administrao, v. 13, n. 3, set./dez. 2007. TAVARES, Mrcia. Investimento brasileiro no exterior: panorama e consideraes sobre polticas pblicas. Santiago de Chile: CEPAL, 2006. (Desarrollo productivo, n.172). TRANSPORTE Marcopolo amplia negcios e chega ndia. Gazeta Mercantil, So Paulo, 09 maio 2006. TRAVESSO NETO, David. Como as empresas brasileiras esto enfrentando os desafios da internacionalizao. In: ALMEIDA, Andr (Org.). Internacionalizao de empresas brasileiras: perspectivas e riscos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. UNCTAD. Outward FDI from Brazil: poised to take off? New York, 2004. (Occasional note: UNCTAD/WEB/ITE/IIA/2004/16). VIEIRA, Fabio Henrique Cavalcante. Anlise da trajetria de crescimento do Grupo Gerdau. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPEAD, 2007. WORLD INVESTMENT REPORT, 2006: FDI from developing and transition economies: implications for development. New York: UNCTAD, 2006. WORLD INVESTMENT REPORT, 2007: transnational corporations, extractive industries and development. New York: UNCTAD, 2007.

Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 7-34, maio 2009

S-ar putea să vă placă și