Sunteți pe pagina 1din 9

E-Procurement

O que e-procurement
Dentro do e-business B2B um tipo bem conhecido. O termo e-Procurement (por "Electronic Procurement", s vezes notado "eprocurement", que se traduz por fornecimento electrnico) O termo utilizado para indicar uma soluo que oferea melhores condies para cotao de preos e compra de materiais via internet atravs de licitaes eletrnicas. Proporcionando basicamente transaes de cotao, compra, venda, leilo ou leilo reverso (e-auction). Trata-se de uma troca B2B, quer dizer, uma transao entre duas empresas, permitindo a um comprador consultar o catlogo de produto de um vendedor em linha e fazer diretamente a encomenda de acordo com um workflow de compra bem definido.

Termos
Globalmente, o e-procurement permite uma reduo dos custos e um melhor controlo das compras . e-tendering (oferta electrnica) s vezes utilizado para designar a utilizao da Internet para fazer pedidos de oramentos por um lado e receber as ofertas por outro. e-sourcing (abastecimento electrnico) designa a utilizao da Internet para identificar e contactar novos fornecedores para um tipo de produto dado.

vantagens
So muitas as vantagens, como: Reduo de custos, agilidade nas compras, ganhos financeiros, segurana etc. Quando recebemos pela internet dezenas de oramentos de fornecedores, conhecidos ou novos, temos maiores chances de conseguir melhores preos e aumentar nosso poder de barganha. Para tanto, pode-se recorrer a aplicativos desenvolvidos especificamente para este fim, que efetivamente trazem melhores resultados para cada negociao. vantagem de ter a gesto da cadeia de abastecimento para o prximo nvel, fornecendo informaes em tempo real ao vendedor sobre o status das necessidades do cliente. Por exemplo, um vendedor pode ter um acordo com um cliente para enviar os materiais automaticamente quando o nvel de estoque de clientes chega a um ponto baixo, o que evita a necessidade de o cliente a encomendar os produtos fornecidos.

vantagens
a) Reduo de custos - Imagine, enviar um oramento, por telefone, ou fax e calcule o valor das ligaes no final do ms. Digamos que esteja enviando suas cotaes por e-mail, que j seria uma vantagem, mas para elaborar uma planilha teria imprimir as cotaes. Agora faa um clculo do palel e da impresso. b) Agilidade nas compras - Este mais simples, s que o tempo que o comprador perderia digitando os valores das cotaes no sistema, quem fez isso foi o prprio vendedor, l no fornecedor. c) Ganhos financeiros - absolutamente concreto, que aumentar os ganhos financeiros, pois o fornecedor se esforar, para cotar o menor preo e desativa o vcio de ligar depois para negociar, ou chorar as migalhas, para obter o preo do concorrente. d) Segurana - evidente a desconfiana no setor de compras, pelas aes de maus profissionais que se infiltram em algumas algumas empresas. E no Brasil, que tem a fama do "jeitinho" um sistema eletrnico seguro, inibe esse tipo de profissional praticar atos indevidos durante o processo de compra.

o e-procurement pode ser uma valiosa ferramenta na busca por novos fornecedores de bens e servios, diminuindo gastos com material decorrentes da maior competio entre os fornecedores

Objetivos ao ser implantado


Objetivos da implantao do e-Procurement: Atravs da implementao desta soluo a sua empresa pretende: - Reduzir os custos com compras. Tornar a rea de "Compras Indiretas" Estratgica; - Modificar o processo interno ganhando agilidade no processo; - Reduzir o tempo gasto nos processos; - Manter a confidencialidade das informaes; .

Desvantagens em no utilizar
Altos custos de comunicao atravs de telefone/fax; Baixo poder de negociao; Dificuldade de acompanhamento estatstico ; Longo perodo para finalizao dos processos de compra; Muitas requisies de compras impressas, com diversas cpias; Alto custo de estoque; Extravios de requisies de compras; Despadronizao de itens

Tipos
Existem sete principais tipos de e-procurement: 1. Web based ERP: criar e aprovar as requisies de compra, ordens e receber bens e servios atravs do uso de uma soluo de software baseado na tecnologia Internet. 2. e-MRO (Maintenance, Repair and Overhaul): Manuteno, Reparo e Reviso o mesmo que o ERP baseado em Web, exceto que os bens e servios encomendados no so produtos , so servios relacionados ao MRO. 3. e-sourcing (abastecimento electrnico): Identificao de novos fornecedores para uma categoria especfica dos requisitos de aquisio usando tecnologias de Internet. 4. e-tendering (oferta electrnica): Enviar os pedidos de informaes e preos a fornecedores e receber respostas a partir deles, usando tecnologias de Internet. 5. e-reverse auctioning (leilo reverso): Usando a tecnologia da Internet para comprar bens e servios a partir de um nmero de fornecedores conhecidos ou desconhecidos. 6. e-informing (e-informaes): Recolher e distribuir informaes sobre como as operaes, tanto para entidades internas e externas usando tecnologias de Internet.

exemplos
Print da tela do buscap Do jacotei http://www.mercadovirtual.com.br/categ_33 000.html Print do ebay e mercado livre

S-ar putea să vă placă și