Sunteți pe pagina 1din 113

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

223

7ADM027Comercio-Exterior--2011-parte-4.doc

Tudo bem at aqui ?

PARA ACERTAR A PAGINAO NO SEU COMPUTADOR ? v at configurar pgina, e REDUZA A MARGEM DIREITA para 1,5 ou 1,4 cm que dar certo.

Vamos nessa ?

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

224

CAP. 4 - ASPECTOS ADMINISTRATIVOS LIGADOS AO COMRCIO E AO MARKETING INTERNACIONAL


4. ASPECTOS ADMINISTRATIVOS LIGADOS AO COMRCIO E AO MARKETING INTERNACIONAL
4.1 - Os procedimentos administrativos ligados s atividades de importao e exportao: burocracia, mecnica dos processos, licenas, registros, pagamentos, seguros, despachos, transportes, garantias. contratos, SISCOMEX, Incoterms, e outros; 4.2 - Precaues e peculiaridades ligadas ao marketing e comrcio internanacional; 4.3 - Estudos de casos ligados ao marketing e comercio internacional;

A atuao no mercado internacional exige uma srie de procedimentos administrativos e burocrticos tpicos, que devem ser entendimentos em sua plenitude, caso contrrio, por um pequeno detalhe, pode-se por tudo a perder, acarretando graves prejuzos aos envolvidos.

4.1 - COMO ADMINISTRADO O COMRCIO EXTERIOR ?

A IMPORTNCIA DA CAMEX !
A definio e coordenao de polticas para comrcio exterior pode variar muito de Presidente para Presidente. No governo FHC a definio e coordenao poltica relativa ao comrcio exterior do Brasil passou a ter como rgo mximo a CAMARA DE COMRCIO EXTERIOR ( CAMEX ), ligada diretamente a Casa Civil da Presidncia da Repblica. A CAMEX rene-se uma vez por ms, ou quando h necessidade, sendo composta pelo Presidente, pelo Vice-presidente, pelos titulares dos Ministrios da Fazenda, Indstria e Comercio, Relaes Exteriores, outros rgos ligados a esta atividade, representantes polticos e do empresariado. - - >> link http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/camex/camex/competencia.php Administrativa e juridicamente as atividades de comrcio exterior esto mais ligadas a diversos Ministrios e rgos, a saber:

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

225

DECRETO N 4.732, DE 10 DE JUNHO DE 2003. Dispe sobre a Cmara de Comrcio Exterior - CAMEX, do Conselho de Governo

EXTRATO DO DECRETO
por objetivo a formulao, adoo, implementao e a coordenao de polticas e atividades relativas ao comrcio exterior de bens e servios, incluindo o turismo.

Art. 1o A Cmara de Comrcio Exterior - CAMEX, do Conselho de Governo, tem

1o Para atender o disposto no caput, a CAMEX ser previamente consultada sobre matrias relevantes relacionadas ao comrcio exterior, ainda que consistam em atos de outros rgos federais, em especial propostas de projetos de lei de iniciativa do Poder Executivo, de decreto ou de portaria ministerial.

objetivos da poltica de comrcio exterior:

Art. 2o Compete CAMEX, dentre outros atos necessrios consecuo dos

I - definir diretrizes e procedimentos relativos implementao da poltica de comrcio exterior visando insero competitiva do Brasil na economia internacional; II - coordenar e orientar as aes dos rgos que possuem competncias na rea de comrcio exterior; III - definir, no mbito das atividades de exportao e importao, diretrizes e orientaes sobre normas e procedimentos, para os seguintes temas, observada a reserva legal: a) racionalizao e simplificao do sistema administrativo; b) habilitao e credenciamento de empresas para a prtica de comrcio exterior; c) nomenclatura de mercadoria; d) conceituao de exportao e importao; e) classificao e padronizao de produtos; f) marcao e rotulagem de mercadorias; e g) regras de origem e procedncia de mercadorias; IV - estabelecer as diretrizes para as negociaes de acordos e convnios relativos ao comrcio exterior, de natureza bilateral, regional ou multilateral; V - orientar a poltica aduaneira, observada a competncia especfica do Ministrio da Fazenda; VI - formular diretrizes bsicas da poltica tarifria na importao e exportao; VII - estabelecer diretrizes e medidas dirigidas simplificao e racionalizao do comrcio exterior; VIII - estabelecer diretrizes e procedimentos para investigaes relativas a prticas desleais de comrcio exterior;

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

226

IX - fixar diretrizes para a poltica de financiamento das exportaes de bens e de servios, bem como para a cobertura dos riscos de operaes a prazo, inclusive as relativas ao seguro de crdito s exportaes;

X - fixar diretrizes e coordenar as polticas de promoo de mercadorias e de servios no exterior e de informao comercial; XI - opinar sobre poltica de frete e transportes internacionais, porturios, aeroporturios e de fronteiras, visando sua adaptao aos objetivos da poltica de comrcio exterior e ao aprimoramento da concorrncia; XII - orientar polticas de incentivo melhoria dos servios porturios, aeroporturios, de transporte e de turismo, com vistas ao incremento das exportaes e da prestao desses servios a usurios oriundos do exterior; XIII - fixar as alquotas do imposto de exportao, respeitadas as condies estabelecidas no Decreto-Lei no 1.578, de 11 de outubro de 1977; XIV - fixar as alquotas do imposto de importao, atendidas as condies e os limites estabelecidos na Lei no 3.244, de 14 de agosto de 1957, no Decreto-Lei no 63, de 21 de novembro de 1966, e no Decreto-Lei no 2.162, de 19 de setembro de 1984; XV - fixar direitos antidumping e compensatrios, provisrios ou definitivos, e salvaguardas; XVI - decidir sobre a suspenso da exigibilidade dos direitos provisrios; XVII - homologar o compromisso previsto no art. 4o da Lei no 9.019, de 30 de maro de 1995; XVIII - definir diretrizes para a aplicao das receitas oriundas da cobrana dos direitos de que trata o inciso XV deste artigo; e XIX - alterar, na forma estabelecida nos atos decisrios do Mercado Comum do Sul - MERCOSUL, a Nomenclatura Comum do MERCOSUL de que trata o Decreto no 2.376, de 12 de novembro de 1997. 1o Na implementao da poltica de comrcio exterior, a CAMEX dever ter presente: I - os compromissos internacionais firmados pelo Pas, em particular: a) na Organizao Mundial do Comrcio - OMC; b) no MERCOSUL; e c) na Associao Latino-Americana de Integrao - ALADI; II - o papel do comrcio exterior como instrumento indispensvel para promover o crescimento da economia nacional e para o aumento da produtividade e da qualidade dos bens produzidos no Pas; III - as polticas de investimento estrangeiro, de investimento nacional no exterior e de transferncia de tecnologia, que complementam a poltica de comrcio exterior; e IV - as competncias de coordenao atribudas ao Ministrio das Relaes Exteriores no mbito da promoo comercial e da representao do Governo na Seo

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

227

Nacional de Coordenao dos Assuntos relativos ALCA - SENALCA, na Seo Nacional para as Negociaes MERCOSUL - Unio Europia - SENEUROPA, no Grupo Interministerial de Trabalho sobre Comrcio Internacional de Mercadorias e Servios - GICI, e na Seo Nacional do MERCOSUL.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

228

2o A CAMEX propor as medidas que considerar pertinentes para proteger os interesses comerciais brasileiros nas relaes comerciais com pases que descumprirem acordos firmados bilateral, regional ou multilateralmente. 3o No exerccio das competncias constantes dos incisos II, IV, V, IX e X, a CAMEX observar o disposto no art. 237 da Constituio.

Federal, de exigncia administrativa, registro, controle direto e indireto sobre operaes de comrcio exterior, fica sujeita prvia aprovao da CAMEX, sem prejuzo das competncias do Banco Central do Brasil e do Conselho Monetrio Nacional, e observado o disposto no art. 237 da Constituio.

Art. 3o A instituio, ou alterao, por parte dos rgos da Administrao

Conselho de Ministros composto pelos seguintes Ministros de Estado:

Art. 4o A CAMEX ter como rgo de deliberao superior e final um


I - do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, que o presidir; II - Chefe da Casa Civil da Presidncia da Repblica; III - das Relaes Exteriores; IV - da Fazenda; V - da Agricultura, Pecuria e Abastecimento; VI - do Planejamento Oramento e Gesto; e VII - do Desenvolvimento Agrrio.

1o devero ser convidados a participar de reunies do Conselho de Ministros da CAMEX titulares de outros rgos e entidades da Administrao Pblica Federal, sempre que constar da pauta assuntos da rea de atuao desses rgos ou entidades, ou a juzo do Presidente da Repblica. 2o O Conselho de Ministros deliberar mediante resolues, com a presena de todos os seus membros ou, excepcionalmente, com indicao formal de representante, cabendo ao Presidente o voto de qualidade. 3o Em suas faltas e impedimentos, o Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior ser substitudo, na Presidncia do Conselho de Ministros da CAMEX, pelo Ministro de Estado da Fazenda. 4o O Conselho de Ministros reunir-se- pelo menos uma vez a cada ms, ou sempre que convocada pelo seu Presidente, com antecedncia mnima de cinco dias.

Art. 5o Integraro a CAMEX:


--------o a o o Comit Executivo de Gesto - GECEX, Secretaria-Executiva, Conselho Consultivo do Setor Privado - CONEX e Comit de Financiamento e Garantia das Exportaes - COFIG.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

229

EXEMPLO DE RESOLUCAO DA CAMEX


RESOLUO N 61, DE 28 DE OUTUBRO DE 2009.
O CONSELHO DE MINISTROS DA CMARA DE COMRCIO EXTERIOR, conforme o deliberado em reunio realizada no dia 28 de outubro de 2009, com fundamento no inciso XIV do artigo 2 do Decreto 4.732, de 10 de junh o de 2003, e tendo em vista as Decises nos 33/03, 39/05, 13/06, 27/06, 61/07 e 58/08, do Conselho do Mercado Comum, do MERCOSUL,

RESOLVE:
Art. 1o Ficam alteradas para 2% (dois por cento), at 31 de dezembro de 2010, as alquotas ad valorem do Imposto de Importao incidentes sobre os seguintes Bens de Informtica e Telecomunicao, na condio de Ex-tarifrios: NCM DESCRIO 8517.62.77 Ex 001 Rdios de telecomunicaes para enlace de micro -ondas SDH de longa distncia com montagem "full indoor", com capacidade de 10RF por bastidor e transmisso Nx155 Mbits/s, para a faixa de 10,7 11,7GHz, com unidades de rdio internas (IDU) e potncia de transmisso superior 28dB 8517.62.77 Ex 002 Rdios de telecomunicaes para enlace de micro -ondas SDH de longa distncia com montagem "full indoor", com capacidade de 10RF por bastidor e transmisso Nx155Mbits/s, para a faixa de 4.400 5.000MHz, com unidades de rdio internas (IDU) e potncia de transmisso superior 28dB 8517.62.77 Ex 003 Rdios de telecomunicaes para enlace de micro-ondas SDH de longa distncia com montagem "full indoor", com capacidade de 10RF por bastidor e transmisso Nx155 Mbits/s, para a faixa de 7.425 MHz 7.725 MHz, com unidades de rdio internas (IDU) e potncia de transmisso superior 28 dB. 8517.62.77 Ex 004 Rdios de telecomunicaes para enlace de micro -ondas SDH de longa distncia com montagem "full indoor", com capacidade de 10RF por bastidor e transmisso Nx155Mbits/s, para a faixa de 5.925 6.425MHz, com unidades d e rdio internas (IDU) e potncia de transmisso superior 28dB 8517.62.77 Ex 005 Rdios de telecomunicaes para enlace de micro -ondas SDH de longa distncia com montagem "full indoor", com capacidade de 10RF por bastidor e transmisso Nx155Mbits/s, para a faixa de 7.725 8.275MHz, com unidades de rdio internas (IDU) e potncia de transmisso superior 28dB 8536.90.40 Ex 002 Conectores mtricos para circuito impresso (modular), com 96 vias ou mais e passo de 2,5mm, e as seguintes caractersticas: tecnologia press-in; com ou sem contatos blindadas para conexo "terra"; modular disponvel em diferentes tamanhos (1, 2, 4, 9 ou 10 SU) e diferentes configuraes de pinagem; blindagem RF; famlia SIPAC, baseado na norma IEC 1076 -4-100 8543.70.99 Ex 073 Sistemas de gravao, edio e mixagem de udio baseados em computador com software integrado, com interface de udio com conexes digitais nos formatos S/PDIF, AES/EBU e ADAT Optical, suportando um mnimo de 16 entradas e 16 sadas por interface e 96 pistas de udio simultneas no software, trabalhando com referncia de sincronismo externa (external word clock) e em loop (loop sync) e o processamento de udio feito em tempo real atravs de hardware baseado em chips DSP (Digital Signal Processors) dedicados, com possibilidade de trabalhar com o udio em alta definio de amostragem (at 192kHz) e resoluo 24 -bit, suportando os protocolos ethernet, MIDI e HUI para conexo de superfcie de controle do software 8543.70.99 Ex 059 Conversores de udio analgico para digital em qualquer formato e data rate. Equipamentos conversores de udio analgico para udio digital em formato AES3 com taxa de amostragem de 32 a 48kHz, entradas de udio balanceadas

Art. 2o Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. MIGUEL JORGE

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

230

RESOLUO No 48, DE 08 DE SETEMBRO DE 2009. O CONSELHO DE MINISTROS DA CMARA DE COMRCIO EXTERIOR, conforme deliberado em reunio realizada no dia 26 de agosto de 2009, com fundamento no que dispe o inciso XV do art. 2o do Decreto no 4.732, de 10 de junho de 2003, e no 3o do art. 64 do Decreto no 1.602, de 23 de agosto de 1995, e tendo em vista o que consta nos autos do Processo MDIC/SECEX 52100.006147/200844, RESOLVE:
Art. 1o Aplicar direito antidumping provisrio, por at 6 meses, nas importaes brasileiras de calados, classificados nas posies 6402 a 6405 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), da Repblica Popular da China, a ser recolhido sob a forma de alquota especfica fixa de US$ 12,47/par (doze dlares estadunidenses e quarenta e sete centavos por par). Pargrafo nico: Os calados a seguir relacionados esto excludos da aplicao do direito antidumping provisrio, ainda que classificados nas posies tarifrias 6402 a 6405: I - As sandlias praianas, confeccionadas em borracha e cujas tiras so fixadas ao solado por espiges (comumente classificadas na NCM 6402.20.00) ; II - Os calados destinados prtica de esqui e surfe de neve (comumente classificados na NCM 402.12.00 e na NCM 6403.12.00) ; III - Os calados de couro natural com a parte superior em tiras, e que encobre o dedo maior, popularmente designados alpercatas (comumente classificado na NCM 6403.20.00) ; IV - Os calados concebidos para a prtica de uma atividade esportiva, munidos de ou preparados para receber tachas, grampos, presilhas, travessas ou dispositivos, inclusive os calados especficos e exclusivos para patinagem, luta, boxe e ciclismo; V - Os calados domsticos (pantufas); VI - Os calados (sapatilhas) para dana; VII - Os calados descartveis, com sol as aplicadas, concebidos para serem utilizados geralmente uma s vez; VIII - Os calados de proteo contra a descarga eletrosttica (antiestticos) para uso em instalaes fabris; IX - Os calados para bebs e/ou recm-nascidos, com 100% da parte superior de matrias txteis; e X - Os calados com 100% da parte superior e 100% da sola exterior de matrias txteis.

Art. 2o O clculo do direito antidumping provisrio a que se refere o artigo anterior, aplicado por razes de interesse nacional, considera a elevao do Imposto de Importao para os produtos abrangidos pela presente medida no perodo de investigao, de forma a evitar nus excessivo populao de menor poder aquisitivo . Art. 3o Tornar pblicos os fatos que justificaram a deciso, conforme o Anexo desta Resoluo. Art. 4o Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. MIGUEL JORGE Presidente do Conselho

a) MIN. DO DESENVOLV., INDSTRIA E COMRCIO EXTERIOR

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

231

( MDIC )

ver

http://www.desenvolvimento.gov.br

Este Ministrio tem quatro grandes Secretarias, a saber: 1) Secretaria de Desenvolvimento da Produo - SDP; 2) Secretaria de Tecnologia Industrial- STI; 3) Secretaria de Comrcio e Servios SCS e
4) Secretaria de Comercio Exterior- SECEX, alem de vrios rgos vinculados

Precisamente na SECEX ( Secretaria de Comrcio Exterior ), que o rgo de governo responsvel pela conduo da poltica de comrcio exterior, a partir das prioridades e objetivos governamentais e das demandas do setor privado.
A SECEX, por sua vez, composta por quatro Departamentos, a saber:

DECEX - Departamento de Operaes do Comrcio Exterior que cuida dos procedimentos e regulamentaes dos processos de importao e exportao, fiscalizando preos, estatsticas, controles de operaes de drawback e demais; DEINT - Departamento de Negociaes Internacionais que coordena a liberao da importao de mquinas e equipamentos usados, bem como as importaes beneficiadas com isenes de impostos; DECOM - Departamento de Defesa Comercial que determina as investigaes de dumping e de subsdios e a aplicao de normas de salvaguardas para os produtos que estejam causando dano economia brasileira; DEPLA - Departamento de Planej. e Desenvolv. do Com. Exterior que orienta os processos de integrao econmica do Brasil junto aos Blocos Regionais ( MERCOSUL ) e outros Blocos Mundiais, bem como participa da Organizao Mundial do Comrcio - OMC. Outras articulaes da SECEX:

BNDES APEX INMETRO INPI

MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMERCIO EXTERIOR

BACEN CAMEX S.R.F.

Sec. Executiva

Sec. Comrcio Exterior SECEX

Sec. Desenvolvimento Produo

Sec. tecnologia Industrial

Organograma Simplificado do MDIC e SECEX e suas interelaes Observar que o secretario titular da SECEX conta com grande poder de articulao.

DECEX DEINT DECOM DEPLA

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

232

CAMEX Min. Desenvolv. Ind. Com. Exterior.

rgos Externos

rgos Internos

DECEX Finanas BACEN Controles de Cambio S E Fiscalizao S.R.F. C E Restries MINISTRIOS X DEPLA DECOM DEINT

Regulamentao

Legislao

Defesa Comercial

Negociao

Em governos anteriores a coordenao foi, ora do Ministrio das Relaes Exteriores, ora do Ministrio da Fazenda, ora do Ministrio do Planejamento, ora do Banco do Brasil, mas hoje a coordenao feita conforme modelo acima. Pode haver alteraes, mas este modelo caminha para a consolidao, no apenas pela sua lgica, mas pelo volume crescente de negcios, pela complexidade dos sistemas implantados e pelos quadros de especialistas disponveis. Contudo, no Brasil ..... b) MINISTRIO DA FAZENDA Atravs da Secretaria da Receita Federal ( SRF ) atua fortemente atravs das Alfndegas ( Portos, Aeroportos, Zonas Aduaneiras e de Fronteiras ). Sua rea de atuao ( territrio aduaneiro ) todo o territrio nacional, e compreende: ZONA PRIMRIA: a rea terrestre ou aqutica, contnua ou descontnua, ocupada pelos portos alfandegados, aeroportos alfandegados e reas adjacentes aos pontos de fronteiras alfandegados; ZONA SECUNDRIA: so reas sob controle da Receita Federal, onde se localizam os entrepostos, os depsitos, os terminais e outras unidades destinadas ao armazenamento de mercadorias importadas ou destinadas a exportao;

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

233

TERMINAIS ALFANDEGADOS: Locais onde so executados os servios aduaneiros. So tambm chamados de ESTAO ADUANEIRA quando autorizadas a funcionarem fora das reas porturias, sob administrao particular, mas com controle oficial. Por exemplo, a Estao Aduaneira de Maring. PORTOS, AEROPORTOS E PONTOS ALFANDEGADOS: so os locais definidos como os corretos para a entrada no pas de pessoas e mercadorias. Nestes pontos esto instaladas as alfndegas, tambm conhecidas como Aduanas. Nestes locais toda a documentao examinada, as mercadorias so inspecionadas ( muitas vezes por amostragem), os passaportes so devidamente carimbados com a data da entrada e sada do pas, e os impostos so calculados e recolhidos. Santos, Paranagu, Rio de Janeiro, Vitria, Itaja, Rio Grande, Belm, Manaus, entre outros, so exemplos de portos. Os aeroportos de Cumbica, Galeo, Viracopos, Curitiba, Foz do Iguau so providos de alfndega. Outros pontos alfandegados situam-se em cidades de fronteira, como Foz do Iguau, Uruguaiana, Ponta Por, Corumb, Aquidauana. Londrina no ponto alfandegado, pois no tem alfndega, portanto, os vos que podem ir ao exterior devem, obrigatoriamente, passar antes por um aeroporto alfandegado antes de sair do pas.
Recentemente, a INFRAERO obteve autorizao para implantar e explorar junto ao Aeroporto de Londrina, uma Estao Aduaneira, facilitando aos exportadores obterem seus despachos aduaneiros.
CASO A ENTRADA OU SAIDA DO PAS OCORRER FORA DESTES LOCAIS CONFIGURASE CRIME DE DESCAMINHO. A TENTATIVA DE PASSAR COM MERCADORIAS POR UM PONTO ALFANDEGADO ESCONDEDENDO-AS, OCULTANDO-AS OU ILUDINDO A FISCALIZXAO, CONSTITUI CRIME DE CONTRABANDO.

ENTREPOSTOS ADUANEIROS: o regime que permite, seja na importao ou na exportao, o depsito de mercadorias em local determinado, com suspenso de tributos e sob controle fiscal. ADMISSO TEMPORRIA: o regime aduaneiro que permite a importao de bens sem cobertura cambial, e que devem permanecer no pas durante prazo fixado, com suspenso de tributos, por exemplo, veculos ou outros bens para competies esportivas, veculos de turistas, animais estrangeiros de competio ou reprodutores, moldes industriais, equipamentos artsticos, etc. c) OUTROS MINISTRIOS Outros Ministrios podem atuar em comrcio Exterior, conforme o tipo de operao a ser realizada, por exemplo: - armas, munies e explosivos ....................................... Min. da Defesa - laticnios e produtos de origem animal e vegetal ............ Min. da Agricultura - medicamentos e cosmticos .......................................... Min. da Sade - produtos de informtica ................................................. Min. de Cincia e Tecnologia. Podem ser chamados, conforme o caso, a ANVISA, a ANATEL, a ANEEL, e outras agencias e rgos de governo.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

234

4.1.1 - OS DESPACHANTES ADUANEIROS Conforme veremos a seguir, muito extensa e complexa a documentao envolvida nos processos de importao e exportao. Alem disto, sobrepe-se s exigncias burocrticas relativas ao mercado interno. Face ao exposto, muito temeroso algum aventurar-se em realizar todo o trabalho burocrtico e das rotinas que envolvem as operaes de importao e exportao, onde a probabilidade de erros e prejuzos elevada, talvez at com 100 % de chance de
acontecer problemas.

Ao final deste captulo, existem algumas informaes onde os interessados podem encontrar maiores detalhes. De qualquer forma, UM CURSO ESPECIFICO DE ROTINAS DE EXPORTAO para todos os funcionrios envolvidos nas operaes de comrcio exterior, em conjunto com um BOM DESPACHANTE ADUANEIRO, sero de imprescindvel ajuda nestes trmites.
Na prtica, os DESPACHANTES ADUANEIROS so indispensveis. Eles so

remunerados conforme tabelas prprias, que podem incluir preos prefixados ou percentuais ad valorem. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------http://www.feaduaneiros.org.br/site.FNDA/o-despachante-aduaneiro.asp

O DESPACHANTE ADUANEIRO O Despachante Aduaneiro um profissional que atua no Brasil desde 1850, e que tem contribudo nesses 158 anos para a modernizao do desembarao de mercadorias em importao e exportao, bem como na intermediao de mercadorias em trnsito no pas. A principal funo do Despachante Aduaneiro a formulao da chamada Declarao Aduaneira cujo conceito moderno foi delimitado pela Conveno de Kyoto, das Naes Unidas e absorvido pelas principais legislaes aduaneiras do mundo. Os Despachantes Aduaneiros exercem atividades eminentemente de interesse pblico, conforme j reconhecido pela literatura existente sobre a profisso e mesmo pelas prprias autoridades aduaneiras nacionais e internacionais, tanto que esses profissionais mantm vnculo operacional dirio e intenso com os rgos pblicos que controlam os sistemas aduaneiros, com eles atuando pari passu. Atuam mediante inscrio prvia em Registros prprios das Superintendncias Regionais da Secretaria da Receita Federal, aps a comprovao de uma srie de requisitos e permanncia como ajudante de despachante aduaneiro por 2 (dois) anos, no mnimo, da data de sua inscrio. Os Despachantes Aduaneiros somente podem atuar mediante procurao outorgada pelos interessados (importadores, exportadores e viajantes procedentes do exterior) e aps credenciamento especfico no SISCOMEX Sistema Integrado de Comrcio Exterior, sendo ele uma das poucas pessoas elencadas pela lei como capaz de receber senha prpria para acessar dito Sistema e praticar os atos relacionados aos despachos aduaneiros de mercadorias importadas ou a exportar. Essa a razo pela qual os Despachantes Aduaneiros vm sendo citados expressamente em vrios diplomas legais como responsveis ou co-responsveis nos processamentos de despachos de mercadorias importadas e a exportar e esto inseridos naquele Sistema como parceiros da Administrao Pblica na prestao desses servios que so de interesse pblico. indubitvel que o despacho aduaneiro um procedimento fiscal regrado e regido por normas do Direito Tributrio, e, conseqentemente, ligado a outros ramos do Direito, em especial o Constitucional, o Administrativo, o Comercial e o Civil, motivo pelo qual o contribuinte (importador e exportador) est obrigado a cumprir as normas legais que regem aquele procedimento, que , como se sabe, todo salpicado de atos obrigatoriamente formais. O Despachante Aduaneiro, portanto, a pessoa que legalmente representa o contribuinte, o que o coloca como responsvel perante o tomador

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

235

de seus servios (mandante) e perante a Administrao Pblica, alm das normas que disciplinam suas atividades, de natureza tica. Assim, qualquer erro de digitao praticado por esses profissionais pode gerar penalidades face legislao que dispe sobre o despacho aduaneiro, a qual, em muitas ocasies, interpretada de forma extensiva pela fiscalizao. O profissional arca com todo o peso de levar esse procedimento at o fim sem qualquer incorreo, o que s vezes no fcil se se levar em conta que a legislao densa e lacunosa, causando dvidas no prprio seio da fiscalizao, haja vista o grande nmero de consultas existentes em relao s normas tributrias e fiscais, em todos os nveis. O prprio Sistema antes referido no completo, apesar de se constituir num poderoso e revolucionrio instrumento para o Comrcio Exterior. Sabe-se que o mesmo est sendo cada vez mais aperfeioado. que esse Sistema foi concebido levando em conta o objetivo de se agilizar e racionalizar os servios, o que muito bom para todos, mas a sua natureza virtual conflita, algumas vezes, com a prpria legislao maior tributria que norteia esse tipo de procedimento fiscal, pois o contribuinte se v tolhido em alguns de seus direitos face o Sistema no estar preparado para a prtica de certos atos, podendo-se citar como exemplo, entre vrios, os casos de retificao de declarao de importao por simples erro. O fato que o Despachante Aduaneiro est hoje situado no centro de todo esse procedimento, ou seja, no "olho do furaco" obrigando-se, por isso, a se manter permanentemente atualizado no s com as normas gerais do Direito e as praxes operacionais exigidas, assim como com outras obrigaes e atos que so baixados todos os dias pelos rgos competentes, em qualquer nvel (local, regional ou central), pertencentes aos diversos Ministrios que compem o Governo, tais como Ministrio da Fazenda ( todos os rgos da SRF), Ministrio da Sade (Anvisa), Ministrio da Marinha (Marinha Mercante), Ministrio da Agricultura, Ministrio da Indstria e Comrcio (Secex e Decex), Ministrio do Exrcito, etc. Essa a razo pela qual esse profissional tem sido chamado freqentemente a participar de reunies com o pessoal dos departamentos de importao e exportao dos interessados e mesmo com as autoridades aduaneiras, de vrios nveis, para emprestar seu apoio, mediante crticas e sugestes, s iniciativas que visam a melhoria dos servios aduaneiros em geral. Os Despachantes Aduaneiros no emitem ou geram eletronicamente os documentos que instruem os despachos (fatura comercial, conhecimento de carga, etc ), a no ser os formulrios que corrrespondem aos prprios despachos e as peties e outros atos que exigem acesso quele Sistema ou mesmo os praticados fora dele, mas nem por isso ele deixa de sofrer injustamente as conseqncias de uma operao ou importao mal formulada ou efetivada no exterior. o caso de erro de expedio de mercadoria ou da chegada desta em quantidade maior ou menor que a constante dos documentos emitidos no exterior ou, ainda, com preos incompatveis com o mercado. Estes expedientes provocam a paralisao dos despachos e mesmo a reteno das mercadorias respectivas, dando a impresso aos menos avisados que o despachante aduaneiro errou, o que no corresponde realidade. Outras vezes de citar, a prpria fiscalizao provoca o trancamento do despacho por exigncia incompatvel com o contedo, alcance e sentido da norma legal que supe ser a prevista para a hiptese discutida, provocando interminveis controvrsias que no raro so decididas em favor do contribuinte em

instncia superior, mas enquanto o litgio perdura ao despachante atribuda culpa pelas ocorrncias que o geraram. A Lei n 10.833, de 2003, prev uma srie de sanes s pessoas intervenientes na rea aduaneira, citando o Despachante Aduaneiro expressamente. Existem hoje muitos diplomas legais nesse sentido. Alm de todas essas responsabilidades que caracterizam a profisso, constantes do Decreto que regulamenta as atividades desses profissionais e de outras que vm sendo sucessivamente criadas ao longo destes anos, de se dizer que o Sistema ao qual esses profissionais so submetidos, pode explos sanha de pessoas inescrupulosas ou mal intencionadas. Veja-se o seguinte exemplo: uma pessoa

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

236

que conhea o CPF-MF do Despachante Aduaneiro pode tentar o acesso por mais de 3 (trs) vezes seguidas a tal Sistema e errar propositadamente a forma de faz-lo, fato que bastar para bloquear, automaticamente, a senha do profissional, impedindo-o de dar consecuo aos despachos que esto tramitando sob sua responsabilidade. Este expediente tem ocorrido com certa freqncia e tem por objetivo prejudicar voluntariamente o despachante, causando-lhe inegveis prejuzos de natureza financeira e, sobretudo, comercial. Dever-se-ia inverter a forma de acesso quele Sistema, indicando-se primeiramente a senha e, em seguida, o nmero do CPF-MF, o que evitaria esse tipo de ataque. Note-se um outro exemplo: basta um simples erro na citao do armazm ou recinto alfandegado para que o Sistema exija a efetuao de um novo despacho aduaneiro, para o qual j se pagou os tributos e cumpriu todas as demais formalidades. Vale dizer: o estancamento do despacho, a efetuao de nova declarao de importao com todas as seqelas que disso advm, podendo-se dizer que a retificao um direito que consta do Cdigo Tributrio Nacional. No se pode negar, portanto, que o Despachante Aduaneiro est cada vez mais sendo reconhecido como profissional participativo do Comrcio Exterior, no s pela importncia dos servios que executa, de natureza pblica, mas igualmente pelos conhecimentos que obrigado a deter na execuo dos mesmos, da as responsabilidades que a ele vm sendo atribudas, cada vez mais, pelo Poder Pblico. Cabe-nos, por tudo isso, conclamar os colegas despachantes unio em torno de um ideal comum, qual seja, o da participao efetiva de todos objetivando engrandecer ainda mais a categoria, o que se d com a prtica diria do trabalho eficiente e do cultivo tica profissional. //// ---------

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

237

4.1.2 - O Sistema Integrado de Comrcio Exterior - - SISCOMEX - Atualmente, as operaes burocrticas foram bastante facilitadas com a implantao do SISCOMEX, o Sistema Integrado de Comrcio Exterior, institudo pelo Decreto no. 660 de 25.09.1992, entrando em funcionamento, inicialmente na parte relativa s exportaes, em 04.01.1993, e em janeiro de 1997 para as importaes, este ltimo regulamentado pelas Instrues Normativas 69 e 70, de 10.12.96 e publicadas no D.O.U, de 11.12.96.
O SISCOMEX um instrumento administrativo ( sistema informatizado fechado ) que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operaes de comrcio exterior, mediante fluxo contnuo, computadorizado, de informaes necessrias ao exerccio das operaes de exportao e importao.

O Sistema esta sob responsabilidade da Secretaria da Receita Federal, atendendo a funes de controle exercidas por outros rgos ( BANCO CENTRAL, SECRETARIA DO COMERCIO EXTERIOR DO MIN. DA IND. E COM., SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL, BANCO DO BRASIL, SERVIO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS E OUTROS ), e integrando um projeto mais amplo da Administrao Federal em prol da simplificao e maior eficcia dos controles exercidos pelos rgos do comrcio exterior brasileiro. SIGLAS DOS DOCUMENTOS SISCOMEX: CE - Comprovante de Exportao CI - Comprovante de Importao RE - Registro de Exportao ( substitui a antiga Guia ) RI - Registro de Importao ( idem ) RV - Registro de Venda RC - Registro de Operao de Crdito Ficam informatizados: contratos de cambio remessas financeiras, inclusive comisses despacho aduaneiro Continuam inalterados: a Nota Fiscal a Carta Remessa ou Border de Exportao OBSERVAO IMPORTANTE:
Cada operao de importao ou de exportao recebe um NUMERO DE REGISTRO, seja um RE ou um RI, e esta operao tem um incio, um processo e um fim. O encerramento da operao ocorre aps o DESPACHO ADUANEIRO, ou seja, um procedimento da Alfndega (ou Aduana) que libera as mercadorias, seja para entrada no pas, seja para sada do pais. Sendo estes procedimentos bastante variados e complexos, existem empresas com pessoal especializado no apoio administrativo para o encaminhamento e desembarao destas mercadorias. So os chamados DESPACHANTES ADUANEIROS.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

238

BANCO CENTRAL DO BRASIL

MINISTRIO IND. E COM.

MINISTRIO FAZENDA

SECRETARIA DO COMERCIO EXTERIOR

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL

CONTROLE
SISBACEN SERPRO

Alfndegas, Bancos Comerciais, Corretoras de Seguros, Corretoras de Cambio, Despachantes Aduaneiros, Empresas Cadastradas, etc
rgos mais importantes que participam do SISCOMEX

QUEM ESTA LIGADO REDE SISCOMEX ? - Agncias do Banco do Brasil - Bancos que operam em Cmbio; - Corretores de Cmbio; - Despachantes aduaneiros; - Estabelecimentos registrados para Importao e Exportao; - Salas da Receita Federal - Alfndegas. COMO PARTICIPAR OU SE INTEGRAR NO SISCOMEX ? Para participar e operar este sistema os interessados devero: a) cadastrar sua empresa na Secretaria da Receita Federal, b) Aps, adquirir o software para instalao junto a S.R.F. ou diretamente no SERPRO; c) Aps, adquirir o servio ( ser assinante ) do RENPAC junto a EMBRATEL, para acesso REDE SISCOMEX; d) a conexo por computador, via FAX/MODEM. A operao do SISCOMEX exige uma pessoa devidamente habilitada pela Receita Federal, com SENHA de acesso ao sistema. Contudo, no h necessidade de todas as empresas estaro conectadas ao SISCOMEX, face aos custos envolvidos. Isto somente interessante para as grandes empresas exportadores e importadoras, que tenham grandes volumes de negcios. As empresas interessadas em importar e exportar e que estejam cadastradas junto a S.R.F. podem se utilizar do sistema instalado junto aos Bancos que operam cambio, ou despachantes aduaneiros para efetuar os seus processos. A rede bancria esta integrada ao SISBACEN, que por sua vez esta integrado ao SISCOMEX.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

239

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

240

7.2. NOMENCLATURA - CLASSIFICAO DE MERCADORIAS


Ao preencher o Registro de Exportadores e Importadores (REI) no SISCOMEX, a empresa dever classificar seus produtos de acordo com duas nomenclaturas: a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Nomenclatura Aduaneira da ALADI (Naladi/SH), criadas com base na Conveno Internacional sobre o Sistema Harmonizado de Designao e de Codificao de Mercadorias (SH), firmada em Bruxelas, em 14 de junho de 1983. O SH possui 6 dgitos, mas cada pas pode acrescentar at quatro dgitos. Exportao Passo a Passo A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) foi criada em 1995, com a entrada em vigor do Mercosul, e aprovada pelo Decreto 2.376, de 13.11.97, juntamente com as alquotas do imposto de importao que compem a Tarifa Externa Comum (TEC). Ao consultar a www.braziltradenet.gov.br , o usurio ter acesso NCM, nas verses em portugus, espanhol e ingls. A NCM, que substituiu a Nomenclatura Brasileira de Mercadorias (NBM), possui 8 dgitos e uma estrutura de classificao que contm at 6 nveis de agregao: captulo, posio, subposio simples, subposio composta, item e subitem: - Captulo - a indicao do captulo no cdigo representada pelos dois primeiros dgitos; - Posio - a posio dentro do captulo identificada pelos quatro primeiros dgitos; - Subposio simples - representada pelo quinto dgito; - Subposio composta - representada pelo sexto dgito; - Item - a subdiviso do SH, representado, no cdigo, pelo stimo dgito; - Subitem - a subdiviso do item, representado, no cdigo, pelo oitavo dgito.

Exemplo: NCM 8445.19.24 (mquinas abridoras de fibras de l)

84 - captulo (reatores nucleares, caldeiras, mquinas, aparelhos e instrumentos mecnicos, e suas partes); 8445 - posio (mquinas para preparao de matrias txteis; mquinas para fiao, dobragem ou torrao de matrias txteis e outras mquinas e aparelhos para fabricao de fios txteis; mquinas de bobinar - includas as bobinadeiras de trama - ou de dobar matrias txteis e mquinas para preparao de fios txteis para sua utilizao nas mquinas das posies 8446 ou 8447); 8445.19 - subposio simples (mquinas para preparao de matrias txteis); 8445.19 - subposio composta (outras mquinas para preparao de matrias txteis); 8445.19.24 - item (mquinas para a preparao de outras matrias txteis); 8445.19.24 - subitem (mquinas abridoras de fibras de l).

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

241

Nomenclatura Aduaneira da Associao Latino-Americana de Integrao (Naladi/SH) . Possui estrutura semelhante da NCM (para a qual serviu de base) e o mesmo nmero de dgitos (8), sendo os seis primeiros sempre idnticos. O SISCOMEX dispe de tabelas que possibilitam a identificao dos cdigos tanto da NCM como da Naladi/SH.

-------------------------------------------------------------------OUTRO EXEMPLO
Captulo 64 CALADOS, POLAINAS E ARTEFATOS SEMELHANTES, E SUAS PARTES Posio 6401 Calados impermeveis de sola exterior e parte superior de borracha ou plstico, em que a parte superior no tenha sido reunida sola exterior por costura ou por meio de rebites, pregos, parafusos, espiges ou dispositivos semelhantes, nem formada por diferentes partes reunidas pelos mesmos processos. Item 6401.10.00 Calados com biqueira protetora de metal Item 6401.9 - Outros calados ----------------------------Posio 6402 Outros calados com sola exterior e parte superior de borracha ou plstico Item 6402.1 calados para esporte Item 6402.20.00 calados com a parte superior em tiras ou correias fixadas sola por pregos, taxas, pinos ou semelhantes.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

242

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

243

FSP - 25/05/2009 - 04h48

Indstria prev queda recorde na exportao em 2009


As exportaes brasileiras de produtos manufaturados e semimanufaturados devem ter uma queda de cerca de 35% em 2009 na comparao com o registrado em 2008, de acordo com estimativa feita pela Fiesp (Federao das Indstrias do Estado de So Paulo). Os dados constam em reportagem assinada por Denyse Godoy e publicada na Folha desta segunda-feira. Dessa forma, as vendas externas desses itens cairiam para perto de US$ 78 bilhes, contra US$ 119,8 bilhes verificados em 2008. Se confirmada essa projeo, ser a primeira diminuio desde 1999, quando houve um recuo de 5,8%, e a maior na srie histrica do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, que teve incio em 1980. "A principal explicao para a baixa est no encolhimento do mercado consumidor. Fortemente atingidos pela crise, nossos principais parceiros comerciais --EUA, Europa e Amrica Latina-- passaram a comprar menos", explica Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econmicos da Fiesp. Apesar da retrao da demanda global, que derrubou encomendas, especialistas tambm vem a baixa competitividade dos itens brasileiros como causa. A estimativa foi feita a partir de uma pesquisa com seus associados e obtida com exclusividade pela Folha. ------------------------------------------------------------------Leia mais notcias sobre a exportao Entrada de dlares supera sada em US$ 2 bi na 1 quinzena de maio Balana tem supervit de US$ 505 milhes na 2 semana de maio Governo anuncia fundo de R$ 4 bi para garantir crdito a empresas

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

244

FSP - 20/05/2009 - 12h52

Entrada de dlares supera sada em US$ 2 bi na 1 quinzena de maio


O fluxo cambial, que mede a entrada e sada de dlares no pas, ficou positivo em US$ 2,06 bilhes nos 15 primeiros dias de maio, segundo dados do Banco Central. Nesse perodo, houve mais dlares entrando do que saindo do Brasil. Trata-se do maior desde setembro do ano passado (US$ 2,803 bilhes), quando houve o agravamento da crise financeira internacional, e tambm supera o registrado nos dez primeiros dias teis do mesmo ms de 2008 (US$ 1,477 bilho). O valor j supera o resultado positivo de US$ 1,4 bilho alcanado em todo o ms de abril --o melhor ms desde o incio da crise. A entrada de dlares no pas um dos principais motivos a pressionar a cotao da moeda norte-americana para baixo nas ltimas semanas. O fluxo dividido em duas partes. Na rea comercial, ficou positivo em US$ 658 milhes no comeo de maio, diferena entre os dlares das exportaes e importaes. O BC considera tambm nessa conta os dlares que entram por meio de operaes financeiras, como aplicaes, investimentos, gastos e remessas. Nesse caso, o fluxo ficou positivo em US$ 1,401 bilho. 2009 Com o resultado da primeira quinzena, o fluxo cambial voltou a ficar positivo no acumulado do ano, com um saldo positivo de US$ 516 milhes. No mesmo perodo do ano passado, estava positivo em US$ 17,1 bilhes. Em 2009, saram do pas US$ 11,567 bilhes na rea financeira. Esse resultado negativo foi compensado pela entrada de US$ 12,083 bilhes no comrcio exterior.
-----------------------------------------------------------------

OBSERVAO: Escolha o nome: ( ( ( ) ESPECULAO FINANCEIRA ? ) CIRANDA FINANCEIRA ? ) CASSINO FINANCEIRO ?

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

245

4.1.4 - DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA IMPORTAO/EXPORTAO


ATENCAO: Os documentos aqui descritos no so exclusivos do Brasil, mas sim so utilizados em todos os paises do mundo.

----------------------------------------------1 - INSERO DESTA ATIVIDADE NO CONTRATO SOCIAL Para se considerar exportadora ou importadora, a empresa deve incluir a atividade de exportao e importao em seus atos constitutivos - declarao de Firma Individual, Contrato Social, Estatuto, etc. e estar inscrita no Registro de Exportadores-RE, da Secretaria de Comrcio Exterior-SECEX. Este cadastramento pode ser feito junto a Secretaria da Receita Federal ou atravs de um Despachante Aduaneiro J no processo de se concretizar uma importao/exportao, necessria uma srie de outros documentos, tambm chamados de documentos de importao/exportao, e que so exigidos para o transporte de mercadorias. Independentemente do meio de transporte, os documentos para embarque ao exterior sero os mesmos. Apenas o produto exportado ou alguma particularidade na negociao comercial influenciar na sua emisso.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

246

OS DOCUMENTOS ( VER MODELOS EM ARQUIVO SEPARADO ) Os documentos de exportao devem ser emitidos em ingls ou no idioma do pas importador. Fatura Pr-Forma PROFORMA INVOICE ( s vezes chamada de draft ) Semelhante ao pedido de compra, esse documento formaliza a cotao do produto, garantindo as informaes necessrias para emisso da carta de crdito ou de outro documento para pagamento. Ele habilita o fechamento de cmbio no caso de pagamento antecipado. Constitui o documento inicial e a BASE para todos os demais procedimentos da operao. Romaneio de embarque ( Packing List ) Descreve o contedo de cada volume, facilitando a fiscalizao e localizao da mercadoria. Acompanha a mercadoria durante o trnsito interno e para o embarque ao exterior. Nota fiscal Documento que habilita a circulao interna da mercadoria desde a sada do estabelecimento at o embarque para o exterior. O preenchimento deve ser feito em moeda nacional. Acompanha a mercadoria durante o trnsito interno e para o embarque ao exterior Certificado de origem Documento que atesta a origem da mercadoria e que pode ser exigido pelo pas importador dependo do produto a ser importado. O exportador pode utilizar este documento para obter a reduo ou iseno de tributos. Acompanha a mercadoria durante o trnsito interno e para o embarque ao exterior. Existem vrios modelos de certificado de origem: - certificado de origem comum - certificado de origem para pases da Aladi - certificado de origem- Mercosul - certificado de origem- Protocolo de expanso comercial-PEC - certificado de origem formulrio do Sistema Geral de Preferncias-SGP Certificado de inspeo Documento que atesta a qualidade dos produtos e a conformidade com os dados da fatura comercial e que pode ser exigido por alguns pases emitido pelas empresas exportadoras ou por uma empresa especializada neste tipo de atividade. Para efetuar a certificao a empresa deve gerar um relatrio preliminar de inspeo e emitir o certificado. Acompanha a mercadoria durante o trnsito interno e para o embarque ao exterior. Certificado fitossanitrio Documento que atesta a sanidade de produtos de origem animal e vegetal. Emitido por rgos do Ministrio da Agricultura quando exigido pelo pas importador. Acompanha a mercadoria durante o trnsito interno e para o embarque ao exterior.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

247

Certificado de anlise Documento que atesta a composio dos produtos a serem exportados. Este certificado emitido quando exigido pelo pas importador. Acompanha a mercadoria durante o trnsito interno e para o embarque ao exterior. Certificado de seguro de transporte Documento que garante a cobertura total das mercadorias em caso de sinistro. exigido sempre que a transao for efetuada em condies de custo e seguro, ou custo, seguro e frete. Acompanha a mercadoria durante o trnsito interno e para o embarque ao exterior. Conhecimento de embarque Documento que comprova a entrega da mercadoria e confere ao consignatrio a sua posse. Sua emisso feita pelo transportador aps o embarque. Acompanha a mercadoria no embarque ao exterior. Letra de cmbio ou saque de exportao Semelhante duplicata, emitida pelo exportador em formulrio padro reconhecido internacionalmente. A venda vista implica na liquidao da letra cambial antes da retirada da documentao original no banco. Acompanha a mercadoria durante o trnsito interno e para o embarque ao exterior. Fatura comercial Documento exigido internacionalmente para desembarao da mercadoria. Deve ter o carimbo da empresa exportadora, data e assinatura em todas as vias. Quando o pagamento for efetuado atravs de carta de crdito, a primeira via dever acompanhar os documentos de negociao. Fatura consular Documento emitido pelo consulado do pas importador, exigido apenas por alguns pases. Dependendo do destino da exportao, para emitir a fatura consular o consulado pode exigir a apresentao da fatura comercial, do certificado de origem, do conhecimento de embarque entre outros. O SISCOMEX tambm exige alguns documentos e informaes para registrar a operao de importao e/ou de exportao. So eles: Registro de exportao ou de importao Documento que rene um conjunto de informaes sobre a natureza da exportao efetuada. feito atravs de um terminal de computador interligado ao Siscomex. Registro de venda Documento que rene um conjunto de informaes que caracteriza instrumento de venda de commodities ou de produtos negociados em bolsas de mercadorias. Este registro efetuado em um terminal interligado ao Siscomex.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

248

Registro de operaes de crdito Documento que caracteriza venda externa com um prazo de pagamento superior a 180 dias, independente dos recursos serem prprios ou de terceiros. Este registro efetuado em um terminal interligado ao Siscomex. Comprovante de exportao Documento emitido pela Receita Federal ao final da operao de exportao. Despacho aduaneiro um conjunto de informaes referente ao procedimento fiscal de liberao da mercadoria a ser remetida para o exterior. Contrato de cmbio Documento que formaliza a operao de converso de moeda estrangeira em nacional. editado pelo pelos bancos e corretoras atravs do Siscomex, para evitar a duplicidade na coleta de informaes Esta relao meramente orientativa. Face a sistemtica em implantao por fora do SISCOMEX, podem ter havido alteraes nestas exigncias. Para tanto, recomenda-se procurar informaes especficas para cada caso de importao ou exportao junto aos rgos de apoio ao comrcio exterior, ou despachante aduaneiro. - - > a partir da pgina 180 h mais detalhes a respeito destes documentos.

N O T A:
Incluir cpias destes documentos iria redundar num volume muito grande de papel. O professor exibir modelos num arquivo anexo. Os interessados podero encontrar mais detalhes na literatura especializada, ou junto aos Departamentos prprios dos Bancos envolvidos com Carteiras de Importao / Exportao, ou Despachantes Aduaneiros, ou ainda, junto aos Escritrios do SEBRAE que estejam habilitados para este tipo de Assessoria Empresarial.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

249

4.2 - PRECAUES E PECULIARIDADES LIGADAS AO MARKETING E COMRCIO INTERNACIONAL 4.2.1 - O ESFORO DE COMUNICAO O marketing moderno exige mais do que desenvolver bons produtos, definir-lhes preos atrativos e coloc-los disposio dos consumidores-alvo. AS ORGANIZAES NECESSITAM DE COMUNICA-SE COM SEUS CLIENTES. Se no marketing tradicional a comunicao e aquilo que comunicado no deve ficar ao acaso ou sujeito apenas ao bom senso e/ou gosto pessoal ou preferncias dos seus gerentes e proprietrios, maior importncia assume este fator no marketing internacional. Por que ? Alm das pessoas estarem hoje em dia submetidas a um verdadeiro bombardeio promocional, exigindo das empresas um trabalho muito profissional e especializado para que suas mensagens cheguem at os consumidores-alvo e possam ser recebidas, absorvidas, compreendidas e persuadirem, encontramos no marketing internacional um macroambiente totalmente diferente em termos de idioma, hbitos, usos, costumes, modos de vida e formas de interpretar palavras e os diferentes valores que elas significam. Existem diversas formas de comunicao, alm do que as empresas devem comunicar-se com grupos muito diversos ( revendedores e distribuidores, fornecedores, clientes-alvo, pblico em geral, etc ). Para cada um destes grandes agrupamentos e/ou pblico-alvo deve ser selecionado: - o melhor apelo; - o melhor argumento; - a melhor linguagem; - o melhor veculo ( mdia); - para comunicao social ( jornais, revistas, TV, etc ) - para comunicao empresarial ( cartas, FAX, telex, E.Mail ) - a melhor poca; - e o melhor conjunto de tcnicas de comunicao (MIX PROMOCIONAL) Para otimizar a comunicao e os custos envolvidos, antes de trabalhar os instrumentos e ferramentas promocionais, deve-se ter um bom entendimento do PROCESSO DE UMA COMUNICAO EFICAZ. De uma forma geral as principais ferramentas promocionais so: * A correspondncia tradicional, nas suas diversas formas: - cartas comerciais - cartas pr-contratuais - memorandos, relatrios, etc * Propaganda * Promoo de vendas * Relaes pblicas e Publicidade * Venda Pessoal * Marketing Direto Este conjunto de recursos forma o Composto Promocional ou MIX PROMOCIONAL ou Mix de Comunicao com o mercado. Contudo, elas esto dependentes de uma boa compreenso do PROCESSO DE COMUNICAO, QUE VEREMOS A SEGUIR.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

250

PROCESSO DE COMUNICAO

EMISSOR

CODIFI CAO

MENSAGEM MEIO ou VECULO

DECODIFICAO

RECEPTOR

RUDO

FEEDBACK

RESPOSTA

Fig. ___ - Elementos bsicos de um processo de comunicao

----->> ----->>

explicaes

verbais

qual o fluxo correto para o planejamento ?

Resposta: O fluxo de planejamento o inverso do fluxo fsico. 4.2.2 - DEFINIO DOS OBJETIVOS DE COMUNICAO: Uma vez definido o mercado-alvo,( ou receptor ), deve-se decidir qual a resposta desejada deste mercado. Na maioria das vezes a COMPRA, mas pode ser outra (informao, divulgao, novos usos, etc ). H uma graduao a respeito do estado de prontido do comprador a respeito do produto e/ou servio de uma empresa, que envolve os nveis cognitivo, afetivo e comportamental, a saber: NIVEL COGNITIVO NIVEL AFETIVO a) CONSCINCIA ( sobre o produto e a organizao ) b) CONHECIMENTO ESPECIFICO ( do produto e/ou servio ) c) SIMPATIA d) PREFERNCIA e) CONVICO f) COMPRA ou AO

NVEL COMPORTA MENTAL

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

251

Em funo do processo de comunicao, para se alcanar um pblico-alvo, e para a correta integrao dos elementos constituintes do processo de comunicao para se alcanar este pblicoalvo, devem exigir a soluo de quatro problemas, a saber: - O QUE DIZER .............................................. Contedo da mensagem ( apelo ) - COMO DIZER CORRETAMENTE .............. Estrutura da mensagem - COMO DIZER SIMBOLICAMENTE ........... Formato da mensagem - QUEM DEVE DIZER ................................... Fonte da mensagem - PLANO DE DIVULGAO E ORAMENTO Este trabalho exige o apoio de profissionais especializados. 4.2.3 - ESTRATGIA DE COMUNICAO DE MARKETING Para se montar uma boa estratgia de comunicao de marketing internacional, autores sugerem a seguinte cronologia:

1o. Passo: AVALIAR AS OPORTUNIDADES DE COMUNICAO DE MARKETING 2o. Passo: ANALISAR OS RECURSOS DE COMUNICAO DE MARKETING 3o. Passo: ESTABELECER OS OBJETIVOS DE COMUNICAO DE MARKETING 4o. Passo: DESENVOLVER / AVALIAR ALTERNATIVAS ESTRATGICAS ( maneiras alternativas de alcanar os objetivos ) 5o. Passo : DISTRIBUIR TAREFAS ESPECIFICAS DE COMUNICAO

INSTRUMENTOS DE COMUNICAO DISPONVEIS NO MARKETING INTERNACIONAL - Jornais e revistas de negcios; - Mala direta; - Exposies, Feiras e Misses Comerciais; - Contatos e Venda Pessoal; - Meios de comunicao em geral ( correio, FAX, E.Mail, etc ) Todas estas atividades de comunicao dependero de um excelente trabalho de retaguarda, na forma de secretaria-geral (Diretoria e Gerncias), assessorias (jurdica, contbil, tcnica, de negcios, financeira, etc) e uma AGNCIA DE PROPAGANDA de apoio no pas de interesse.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

252

4.2.4 - PRIMEIROS CONTATOS COM OS FUTUROS CLIENTES Seguem abaixo algumas recomendaes a respeito de como se deve fazer nos contatos com o exterior: a) Inicialmente, o idioma a ser utilizado deve ser o do pas importador, ou ento, o ingls, desde que seja de comum acordo entre as partes; b) A pessoa de contato deve dominar com preciso o idioma utilizado. Caso contrrio DEVE-SE contratar um interprete ( o que considerado como respeitoso pelo cliente); c) H dois tipos de contato no comrcio exterior, a saber: - o contato preliminar, ou exploratrio - os contatos de cotao ou de negociao, que vm em seguida.
OS CONTATOS PRELIMINARES OU EXPLORATRIOS:

Sua funo bsica dar a conhecer ao possvel comprador a existncia e informaes sobre a empresa exportadora, sobre os produtos oferecidos e outras divulgaes, para despertar o interesse do futuro cliente, o que envolve: - denominao completa ( razo social e nome comercial ); - localizao e endereos; - expresso ou alcance dentro dos mercados que opera; - experincias acumuladas em operaes de exportao; - mercados alcanados por estas operaes; - principais clientes ( nome e endereo de contato ); - denominao popular, cientifica ou tcnica dos produtos; - normas tcnicas que respeita, acata ou adota; - matrias primas envolvidas na sua elaborao; - normas de controle de qualidade empregadas; - aspectos relativos a embalagem e apresentao; - quantidades mnimas e mximas ofertadas; - outras informaes teis sobre o produto/servios;
-->> DEVE-SE EVITAR REMETER AMOSTRAS NUM PRIMEIRO CONTATO, USAR APENAS CATLOGOS. -->> O ENTUSIASMO E A EXACERBAO PODE LEVAR A EFEITOS CONTRRIOS; P.ex. REMETER OS PREOS J NO CONTATO INICIAL.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

253

4.2.5 - DIFERENAS E CARACTERSTICAS CULTURAIS QUE INTERFEREM NA COMUNICAO NO COMERCIO INTERNACIONAL TPICOS IMPORTANTES A SEREM OBSERVADOS:
TEMPO ETIQUETA EDUCAO PIADAS FOLCLORE LINGUAGEM CORPORAL ESPAO IDADE SAUDAO VALORES MSICA TABUS QUANTO A ALIMENTOS PROTOCOLO GENERO(SEXO) HIGIENE ATITUDES PROPRIEDADE POLTICA RELIGIO PRESENTES LEIS STATUS ADORNOS NO CORPO IDIOMA HISTRIA HOSPITALIDADE SUPERSTIO CORES ORGANIZAO SOCIAL

A - QUANTO AO PROTOCOLO:
- CUMPRIMENTOS CUIDADO COM A FORMA DE CUMPRIMENTAR, que pode ser: - efusivos e barulhentos, como os latinos; - o distante britnico hi; - um firme aperto de mo e olho-no-olho; - o respeitoso e cerimonioso inclinar-se do oriental; - o beijo no rosto dos russos; - etc, etc -->> o visitante deve conhecer a forma mais apropriada, conforme a cultura ( ou subcultura ) local; - PRIMEIRO NOME os latinos e norte-americanos, em geral, chamam logo pelo primeiro nome; os italianos e alemes gostam de seu ttulo acadmico e sobrenome; ser corts perguntar como ele gostaria de ser chamado; - TEMPO ( HORRIO ) A PONTUALIDADE A VIRTUDE MXIMA. Contudo, os chineses costumam responder cartas com certa demora; - HORRIO DE TRABALHO de segunda a sexta, das 08:00 s 17:00 o perodo mais convencional, mas h variaes: -- os rabes descansam na sexta-feira e sbado e domingo so dias normais de trabalho; -- em alguns pases latinos o horrio de almoo obedece a siesta, indo das 13:00 s 16:00 hs. - CHEGADAS Ser sempre agradvel ao chegar num pas estrangeiro encontrar algum aguardando, para orientar sobre hotel, escritrio, etc. Receber bem os visitantes ir causar excelente imagem e boa vontade geral. - SEXO Nos pases rabes h enorme controle sobre sexo nas propagandas, ao passo que em outros no qualquer controle ou restrio. Em outros, a ateno esta voltada para certas partes do corpo ... Por isso que o apoio de uma Agncia de Propaganda local ser de grande utilidade.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

254

- CORES As cores tm significados diferentes nas diversas culturas: P. Ex. BRANCO: ora pureza, ora luto, ora esperana .... PRPURA: em muitos pases esta associado com a morte ... As cores poder grande influencia inclusive nos envelopes, papel timbrado e embalagens. - LINGUAGEM CORPORAL Os latinos tm o costume de se aproximarem dos interlocutores; Em muitos povos ofensivo sentar cruzando as pernas, mostrando a sola dos sapatos; Na Tailndia, balanar a cabea lateralmente significa sim; Para os norte-americanos, fazer um circulo com o polegar e o indicador significa que esta tudo bem(OK) mas para os brasileiros e soviticos gesto obsceno; para os franceses significa que algo no tem valor; no Japo significa dinheiro; os japoneses inclinam o corpo em direo ao interlocutor, mostrando interesse, mas a razovel distncia; - SENSO DE HUMOR - Antes de ser engraadinho preciso verificar o humor vigente do pas anfitrio, pois esta muito ligado a cultura, histria, etc. - Evite jogos de palavras ou trocadilhos; - Evite de toda forma fazer comentrios jocosos sobre poltica e polticos. - IDIOMAS Os idiomas podem esconder algumas surpresas, tais como: - No Brasil pois no significa SIM, em Portugal NO mesmo - Um tinto na Colmbia uma xcara de caf; - VIABILIDADE na Itlia seria viabilit, mas o significado de sistema virio. O correto seria fattabilit do verbo fare ( fazer ); - MOTEL na Itlia uma espcie de car-center para assistncia aos motoristas; nos EUA hotel localizado prximo s rodovias - ESTATE na Itlia significa vero, nos EUA imvel; - SACO em espanhol palet; - COSTUMES Na Itlia, almoos de negcios podem durar 2 a 3 horas com toda uma seqncia de pratos e vrios aperitivos e digestivos, ao passo que nos EUA comum almoar um hambrguer com refrigerante no carro; Em muitos pases deve-se combinar o preo do taxi ( Nigria ) e em outros ( Colmbia e Peru ) compartilhar com outros passageiros; H pases em que, com uma gorjeta, consegue-se lugar em avio ou em hotel lotado, desalojando outro passageiro ou hospede j confirmado; Nos pases rabes, deve-se ter o cuidado de levar em considerao o lado voltado para MECA ( especialmente em projetos, instalaes sanitrias, etc )

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

255

- PRESENTES

- Oferecer facas aos japoneses significa convida-los a fazer o harakiri ( suicdio ); - Na ndia, nunca ofertar objetos de couro; - Na China no se recomenda oferecer relgios, nem presentes envoltos em papel branco, pois significam desejo de morte sbita; - Em muitos pases o nmero 13 significa azar; - Na Coria e no Japo, evite presentes de 4 unidades - Em Hong Kong, objetos aos pares traz sorte; - considerado cafona dar presentes com o logotipo da empresa. recomendvel juntar ao presente um carto de visita. - rabes apreciam bssolas, especialmente quando no estrangeiro; - Cuide para no dar presentes oriundos do pas do presenteado; - Procure oferecer coisas fceis de carregar; - Assegure-se que seja coisa de qualidade.
- TELEFONE

- Nos EUA fecham-se negcios por telefone, em outros pases no se acredita nos sistemas telefnicos, preferindo-se contatos pessoais;
- COMIDAS E BEBIDAS

- Em muitos pases h costumes exticos (sopa de cobra ou formigas fritas). Esteja preparado ... - Em muitos pases cozinhar e comer mais que uma necessidade fisiolgica, uma arte, um ritual. - No Mxico, o caf da manh um verdadeiro almoo; na Espanha o jantar servido s 22:00 hs. - para muitos povos, a refeio mais importante o almoo, para outros o jantar. - Os judeus no comem carne de porco; - os islmicos exigem que o abate de animais seja direcionado para MECA; - Na ndia e Paquisto comum encontrar apenas vegetarianos; - na Itlia, pode-se encontrar uma verdadeira maratona alimentar, com 3 ou 4 pratos diferentes; - Churrascaria ( tipo rodzio ) agrada muito aos japoneses. Todas estas recomendaes podem ser teis para os trabalhos de contatos com estrangeiros, seja no pas anfitrio, seja recebendo-os por aqui. Recomenda-se que, em caso de dvida, entrar em contato com pessoas que possam dar um aconselhamento, ou ento, obter informaes junto aos servios de relaes pblicas de embaixadas e consulados, para evitar gafes, situaes embaraosas e constrangimentos irreversveis. Os livros abaixo trazem muitas informaes adicionais sobre estes assuntos:
Minervini, Nicola, O Exportador , Makron Books, SP, 2a.ed., 2000

Doblinski, Suzana Negcio Fechado: Guia Empresarial de Viagens , Ed. Campus, RJ, 1997

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

256

4.2.6 - NEGOCIAES INTERNACIONAIS AS COMUNICAES NAS NEGOCIAES INTERNACIONAIS


Quando dirigentes de empresas procuram estabelecer contatos de negcios internacionais, seja viajando, seja utilizando meios de comunicao, descobrem a extenso pelas quais as diversas variveis do comportamento estrangeiro e seus usos e costumes se aplicam a estes esforos. Tais processos diferem muito da forma como o fazemos no Brasil, o que significa que temos que nos ajustar a tais enfoques para que possamos estabelecer acordos amigveis, trocas de informaes, persuaso, e aceitao de concesses par que seja bem sucedidos os entendimentos com clientes e parceiros ( intermedirios ). ESTGIOS NO PROCESSO DE NEGOCIAO Os estudiosos dividem o processo de negociao internacional em cinco estgios, a saber:

1 2 3 4 5

A OFERTA OS ENCONTROS INFORMAIS A FORMULAO ESTRATGICA AS NEGOCIAES PROPRIAMENTE DITAS; e A IMPLEMENTAO DOS NEGCIOS.

O estgio da OFERTA permite que as duas partes avaliem as necessidades e grau de comprometimento uma da outra. O incio do processo e seu desenvolvimento so determinados em grande parte por fatores de retaguarda de cada um ( tais como objetivos pretendidos ), e pela atmosfera ou clima (p.ex. esprito de cooperao ). Por exemplo, muitos compradores europeus podem estar cpticos ao tratarem com um exportador brasileiro, devido ao elevado nmero de empresas que aps um primeiro contato se recolhem e desaparecem quando as vendas esto para serem fechadas, ou ento quando h uma inverso nos fatores ambientais . Aps o comprador receber uma oferta, as partes se encontram para discutir os termos e fechar o negcio. Em muitas partes do mundo os encontros informais podem fechar ou acabar com um negcio. Os compradores estrangeiros podem querem ter certeza de que esto fazendo negcios com algum que simptico e em quem podem confiar.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

257

COMO NEGOCIAR COM OUTROS PASES


Uma combinao de atitudes, expectativas e comportamento habitual influenciam o estilo das negociaes. Muito embora as recomendaes a seguir podem ir contra o que utilizado em nosso pas, elas podem permitir ao negociador ajustar-se ao estilo da outra parte ou pas anfitrio.

1 - ASSISTNCIA DE EQUIPE
Utilizar especialistas ir fortalecer bastante a equipe, alem de ser uma excelente forma de treinar futuros negociadores; Estas equipes usualmente so de 2 a 4 pessoas, muito embora os chineses usem at 10 pessoas;

2 - TRADIES E COSTUMES
Para os iniciantes, as relaes de status e os procedimentos de negcios devem ser cuidadosamente considerados, atravs da ajuda de consultores e representantes locais. Por exemplo, em sociedades muito estruturadas, como na Coria, observado muito respeito idade e posio. O que visto como um ritual pode causar problemas. No Oriente nunca se inicia uma reunio ou entendimento sem a prvia troca de cartes comerciais. Ambas as mos devem ser utilizadas para apresentar e receber cartes, e muito respeito deve ser mostrado atravs de sua cuidadosa leitura;

3 - HABILIDADE DE LINGUAGEM
O ideal ser que todo negociador internacional fale o idioma do pas do cliente, mas isto nem sempre possvel. O uso de interpretes permite longos perodos para resposta, assim uma articulao mais cuidadosa dos argumentos;

4 - DETERMINAO DOS LIMITES DE AUTORIDADE


As desvantagens de se ter total autoridade deve ser ponderada contra as despesas de ter que se comunicar com o escritrio central. Anunciar que o negociador no tem autoridade final para concluir o contrato podem ser interpretado negativamente. Contudo, se isto for utilizado como uma ttica para analisar os movimentos da outra parte, podem ser bastante efetiva;

5 - PACINCIA
Em muitos pases como na China, as negociaes podem durar trs vezes mais do que o usual em outros pases. Mostrar falta de pacincia em pases como China, Tailndia ou Brasil pode prolongar as negociaes ao invs de acelera-las. Os norte-americanos tendem a iniciar as negociaes com um preos muito prximos do que eles consideram o ideal ou justo, enquanto os chineses podem iniciar com pedidos totalmente fora da realidade ;

6 - TICA NAS NEGOCIAES


Atitudes e valores de negociadores internacionais podem ser bastante diferentes uns dos outros. Ser ardiloso, manhoso, pode ser til em alguns pases enquanto pode

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

258

provocar mal estar e rancores em outros. Os russos, por exemplo, costumam causar constrangimentos com pedidos de alteraes ou concesses de ltima hora.

7 - SILENCIO
Para negociar bem no estrangeiro um executivo deve interpretar corretamente todos os tipos de comunicaes. Os norte-americanos usualmente interpretam a falta de ao ou silencio como sinais de negativos. Como resultado os executivos japoneses tendem a esperar que isto faa os norteamericanos baixarem seus preos ou facilitar o entendimento.

8 - PERSISTNCIA
Insistir em respostas e em resultados pode ser interpretado como ameaas por negociadores estrangeiros. Em alguns mercados, as negociaes so vistas como meios para se estabelecer relacionamentos comerciais de longo prazo, no uma relao entre ganhador e perdedor. As confrontaes devem ser evitadas porque as mentalidades no podem ser alteradas numa mesa de negociaes; isto deve ser feito de maneira informal.

9 - VISO HOLSTICA ( viso do conjunto geral )


Devem ser evitadas as concesses at que todas as questes tenham sido discutidas de forma a evitar a possibilidade de oferecer benefcios desnecessrios aos parceiros de negociao. Alm disto, em muitos pases as concesses so dadas no final dos entendimentos;

10- O SIGNIFICADO DOS ACORDOS


O que constitui um acordo ir variar de um mercado para outro. Em muitos lugares do mundo, os contratos legais no so necessrios; o que pior, h locais onde referncias a um conselheiro legal (advogado) pode indicar que o relacionamento esta em perigo. Quando se alcana um acordo verbal, ser importante que ambas as partes saiam com uma clara compreenso do que eles acabaram de acertar, especialmente no caso de projetos de grande escala.

-----

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

259

EXPORTAO PARA PEQUENAS EMPRESAS

De maneira geral, mais fcil para as grandes e mdias empresas o envolvimento nas atividades de importao e exportao. No final inclumos outras opes, como os CONSRCIOS DE EXPORTAO e a participao em rodadas de negcios nos TRADE POINTS ( Pag. 50 ). Para as pequenas empresas, estas atividades podem constituir uma grande oportunidade, ou ento, no mais das vezes, num tremendo problema. Portanto, importante que algumas recomendaes sejam feitas para os executivos, a fim de que possam transformar oportunidades em sucesso. As presentes recomendaes do SEBRAE so bsicas e envolvem: 1 - Analise se o produto esta adequado ao mercado internacional e prepare folhetos e catlogos informativos; 2 - Selecione vrios pases e procure informaes de mercado junto s Cmaras de comrcio, setores comerciais das embaixadas, revistas especializadas, na FIESP ou semelhante em seu Estado, no SEBRAE, entre outros; 3 - Informe-se das dificuldades legais de cada pas quanto exportao do seu produto, ou seja, se existem barreiras tarifrias, e como so estas exigncias tcnicas locais; 4 - Selecionados alguns pases que mais se adequaram ao seu produto, pea indicao de importadores e representantes junto s cmaras comerciais; 5 - Escreva para alguns 2, exponha os produtos e os preos, e pea mais informaes sobre o mercado; 6 - V pessoalmente aos pases prioritrios, para fazer um pesquisa de campo e leve amostras do seu produto. Tente coincidir a viagem para uma Feira Internacional ou Nacional do setor; 7 - S ento escolha o seu canal de distribuio. Tente manter uma relao de equilbrio escolhendo uma empresa representante tambm de pequeno porte, que aceite trabalhar com volumes baixos;

Estas informaes so originadas do SEBRAE e foram objeto de reportagem da Folha de So Paulo, edio 28.02.1993 imprescindvel, nos dias atuais, ter (a) um FAX, (b) E.MAIL num provedor INTERNET. No esquecer de utilizar o ingls, ou o idioma do pas de interesse, com o auxlio de um tradutor experiente.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

260

FONTE : http://www.exportnews.com.br/ARTIGOS/aa48.htm

NEGOCIAO EM VIAGEM DE NEGCIOS


Claudio Cardozo*

Vamos falar de negociao em viagem de negcios, um tipo de situao que se bem aproveitado tem muito mais vantagens do que desvantagens. Este texto tem por objetivo orientar executivos em alguns aspectos comuns neste assunto. A negociao feita em viagem de negcios tem varias particularidades. O processo ser conduzido na casa do oponente, fator que pode ser favorvel ao viajante. Voc pode tentar colher informaes ao chegar na empresa visitada, do porteiro, do encarregado da expedio, da secretria.... Se a negociao seguir rumo desfavorvel, voc pode interromp-la alegando falta de informaes, necessidade de aprovao superior ou at mesmo cansao. Uma outra inegvel vantagem o planejamento. Presume-se que antes de fazer uma viagem de negcios todos os passos estejam meticulosamente planejados, as informaes estejam organizadas, as metas traadas. importante j sair de viagem com as reunies marcadas, com os horrios bem planejados pois imprevistos acontecem e se voc estiver com tudo na mo a chance de se atrapalhar muito menor. Muito cuidado com horrios, procure se informar sobre a distncia do hotel aos escritrios a serem visitados com antecedncia. Se for para um pas diferente, trate de se informar sobre costumes, comida, segurana, moeda, indicadores econmicos e claro, TUDO sobre o mercado para seu produto. Estando no pas procure orgos estatsticos, associaes de classe, ou seja, qualquer entidade que possa lhe fornecer nmeros mercadolgicos que lhe sero muito teis na elaborao de seu budget de vendas. Compromissos sociais Em uma viagem de negcios inevitvel que as negociaes se estendam aos compromissos sociais extra escritrio. Eles devem ser encarados como uma tima oportunidade para conseguir aquele pedido ou desconto, pois a informalidade de um bar ou restaurante pode favorecer o visitante. Geralmente os assuntos discutidos nestas ocasies no podem ter muitos detalhes ou nuances que precisem ser totalmente lembrados no dia seguinte. Nunca recuse convites para almoo, jantar ou uma esticadinha at o bar mais prximo, a no ser que voc esteja no prego e tenha que acordar cedo no dia seguinte. Muitos negcios so alinhavados e fechados nestas reunies informais. No se assuste com comidas e bebidas diferentes, entre na dana. Nunca recuse uma dose de whisky, a no ser que seja alcolatra. Ou melhor, se for melhor nem se aventurar neste ramo de atividades. Em muitos pases este tipo de recusa considerado falta gravssima. Outras dicas : Feiras Se h possibilidade sempre interessante que a viagem coincida com a realizao de feiras ou de eventos internacionais direcionados ao seu produto.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

261

Feriados Cheque os principais feriados dos pases que pretende visitar, pois perder um ou dois dias por causa de uma m programao pode at dar uma demisso por justa causa. Programa de viagem A programao deve ser a mais detalhada possvel, com o nome do(s) hotel(is), telefone(s), fax(es), agenda com horrios dos compromissos, endereos das instituies, contato e nome da pessoa que recebe; informaes dos pases a serem visitados econmicas, scio-polticas, histricas, culturais, temperatura no perodo, moeda, taxa de cmbio, Telefones teis Embaixada e Consulados do Brasil, Embratel, companhia area utilizada, aeroporto, cartes de crdito, seguro viagem... Outras Informaes importantes conveniente levar informaes bsicas referentes empresa : localizao geogrfica, fotografias, informaes sobre vendas no mercado interno e exportao, investimentos, etc. tambm muito importante levar informaes referentes ao produto: catlogos; lista de preos e tarifas na moeda do pas e em dlar; descries tcnicas e referncias; certificaes ISO (caso possua); amostras. No se esquea dos cartes de visita(facilita colocar o cdigo internacional do Brasil e o de sua cidade). Vistos e certificados de vacina so exigidos em muitos pases, j vi muita gente deixar de viajar por no ter atentado para estes dois detalhes. Seguindo estas dicas as chances de algum contratempo ocorrer so muito pequenas. Boa negociao!!! -----------------------------------------------Claudio Cardozo Pilkington South America Export Sales Coordinator claudio.cardozo@pilkington.com.br

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

262

EVITE SER BARRADO NO AEROPORTO E DESPACHADO DE VOLTA AO BRASIL


So comuns noticias sobre brasileiros barrados em aeroportos de diversos pases da Europa. As noticias abaixo assustam. Tm sido barrados estudantes de psgraduao, professores e doutores que vo para Congressos, executivos e representantes comerciais e muitos que vo para l em busca de trabalho e uma vida melhor. ---------------------------------------------------------------------------------------------------FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL971853-5605,00.html Veja o vdeo basta clicar http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL971853-5605,00.html

Brasileiros barrados em aeroporto na Espanha retornam a SP


Oito brasileiros que foram barrados no aeroporto de Madri, na Espanha, desembarcaram na manh desta segunda-feira (26) no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande So Paulo. Os brasileiros foram impedidos de entrar no pas europeu neste domingo (25). O grupo ficou 12 horas isolado em uma sala. Segundo as autoridades espanholas, ningum tinha os documentos corretos para entrar no pas. J o engenheiro Samuel Magalhes Andrade, que viajou para fazer um curso, informou que todos estavam com a documentao em dia. Andrade fez imagens do momento em que eles foram levados pelas autoridades espanholas para retornar ao Brasil. Segundo ele, pelo menos dez pessoas, entre elas uma criana de 9 anos, ainda esto retidas no aeroporto espanhol. Elas devem embarcar para o Brasil na tera-feira (27). Em Braslia, nem o Itamaraty nem o Ministrio das Relaes Exteriores foram informados sobre o ocorrido.
-----------------------------------------------------------------------------------------------Fonte: cafenapolitica.blog.br/blog/index.php?m=03&y=07&entry=entry070305-162727 - 54k Maro, 5, 2007, 04:27 PM

Mais de 500 brasileiros barrados na Europa


"Nas ltimas semanas, mais de quinhentos brasileiros em viagem pela Europa foram barrados nos aeroportos e repatriados, sob a suspeita de tentarem emigrar ilegalmente, informa a Coluna Cldio Humberto (05/03/2007 - 12:37). "Como os judeus eram marcados pelos algozes nazistas", afirma o jornalista, "os brasileiros barrados ganham um carimbo no passaporte, que os torna "suspeitos" para sempre. a "Operao Amazon". Para entrar na Europa, os brasileiros so obrigados a mostrar passagens de volta, provar que tm reservas em hotel (por meio de "voucher") e que dispem de dinheiro para gastar no perodo que pretendem ficar por l. Se no atender a qualquer dessas exigncias ou se simplesmente o funcionrio da imigrao no gostar da cara do turista brasileiro, ele barrado e fica confinado na rea internacional do aeroporto at ser levado de volta pela prpria companhia area em que viajou. Esse processo pode demorar dias. No mesmo perodo da "Operao Amazon", ao desembarcar no Brasil, nenhum cidado europeu sofreu constrangimento semelhante, como recomenda o princpio da reciprocidade que rege as relaes diplomticas. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Leia: A VIDA DE UM DEPORTADO no site abaixo ( basta clicar)
http://www.terra.com.br/istoe/1950/brasil/1950_vida_deportado.htm

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior


FSP...06/03/2008 - 13h38

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

263

Saiba quais so os requisitos exigidos para entrar na Espanha ( ou no Espao Schenguen)

Neste ano, dois casos de estudantes brasileiros retidos no aeroporto de Madri (Espanha) tiveram repercusso e mostraram que grande o nmero de pessoas barradas diariamente. O cnsul-geral do Brasil em Madri, Gelson Fonseca, afirma que a Espanha rejeita a entrada de mais de dez brasileiros por dia h muito tempo, porque as pessoas no do ateno aos requisitos para viajar. Contanto que no exeram atividades remuneradas, brasileiros no precisam de visto para permanecer no mximo 90 dias (em um perodo de seis meses) em pases participantes do Acordo de Schengen --Espanha, Alemanha, ustria, Blgica, Dinamarca, Frana, Finlndia, Grcia, Itlia, Islndia, Luxemburgo, Noruega, Pases Baixos, Portugal, Sua e Sucia. No entanto, preciso apresentar:
- passaporte vlido por pelo menos mais seis meses; - comprovante de reserva em estabelecimento de hospedagem ou carta-convite escrita pelo morador que o receber; - confirmao de reserva de viagem organizada, com itinerrio; - bilhete de volta; - ter ao menos 57,06 euros por dia de permanncia, por pessoa (o montante total mnimo de 513,54 euros); - ter seguro mdico internacional ou com cobertura no exterior com, no mnimo, garantia de repatriao em caso de doena grave ou acidente e cobertura de 30 mil euros; - convite para eventuais feiras, reunies, convenes, etc com nome da empresa que convida, durao da estadia e propsito; - comprovante de matrcula de eventuais cursos tericos ou prticos; - no estar sujeito a proibio de entrada; - no indicar perigo sade pblica, ordem pblica, segurana nacional ou s relaes internacionais entre os pases; - no ter esgotado o perodo de permanncia de trs meses em trs meses, a contar da primeira data de entrada.

H outros dez pases que fazem parte da Unio Europia, mas ainda no fazem parte do acordo de Schengen: Chipre, Repblica Tcheca, Estnia, Hungria, Letnia, Litunia, Malta, Polnia, Eslovquia e Eslovnia.
--------------------------------------------------------------------------------FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u379249.shtml

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

264

ENTENDA O ACORDO (ou ESPACO) SCHENGUEN


VIAGEM PARA A EUROPA Formalidades para entrada de turistas brasileiros em pases integrantes do espao Schengen Alemanha, ustria, Blgica, Dinamarca, Espanha, Finlndia, Frana, Grcia, Itlia, Islndia, Luxemburgo, Noruega, Pases Baixos, Portugal e Sucia.
De acordo com comunicado da Comisso Europia de Turismo, os brasileiros no precisam de visto para entrar em qualquer um dos pases europeus integrantes na rea do ACORDO SCHENGEN (territrio sem fronteiras internas que inclui Alemanha, ustria, Blgica, Dinamarca, Espanha, Finlndia, Frana, Grcia, Itlia, Islndia, Luxemburgo, Noruega, Pases Baixos, Portugal e Sucia), mas existem algumas formalidades vlidas para todos os destinos e outras mais especficas que o turista deve saber. A iseno de visto no exime os turistas brasileiros do cumprimento de algumas formalidades de entrada no espao Schengen, a saber:

1 2 3 4 5

Passaporte com validade superior a seis meses; Bilhete areo de ida e volta, com permanncia mxima de 90 dias; Comprovante de alojamento (hospedagem); * Seguro sade; * Comprovante de meios financeiros para manter-se durante a estada no pas. *

Esta obrigatoriedade varia de pas para pas. Fica a critrio das autoridades fronteirias de cada pas a exigncia de cumprimento destas formalidades. Aos estrangeiros que no cumprem os requisitos acima referidos, pode ser recusada/dificultada a entrada no espao Schengen.

Embora as regras base acima mencionadas sejam comuns a todos os pases integrantes do espao Schengen, as regras de obrigatoriedade do seguro sade e do comprovante de meios financeiros varia de pas para pas. Estas informaes foram divulgadas no Brasil pela Comisso Europia de Turismo (CET) com o objetivo de esclarecer as pessoas que vo viajar para a Europa para fazer turismo. A Comisso Europia de Turismo uma organizao sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, na Blgica. Fundada em 1948, rene 33 pases com um objetivo em comum: promover a Europa e seus destinos tursticos por todo o mundo. Hoje, o grupo operacional da CET para a Amrica Latina, tem nove pases integrantes Alemanha, Espanha, Frana, Gr-Bretanha, Irlanda, Itlia, Polnia, Portugal e Sua. Formalidades especficas de cada pas para a entrada de brasileiros. Para saber sobre outros

ALEMANHA
Seguro de sade: Caso seja solicitado pelas autoridades fronteirias da Alemanha, os cidados brasileiros devero apresentar um seguro de sade com cobertura mnima de 30.000 euros. Este seguro pode ser adquirido no Brasil ou nos aeroportos da Alemanha. Comprovante de meios financeiros: Para entrar na Alemanha, o turista brasileiro tem que comprovar possuir 50 euros por dia (dinheiro, Travelers cheques ou cartes de crdito internacionalmente aceitos).

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

265

ESPANHA
Seguro de sade: A Espanha no exige seguro de sade. Caso o cidado brasileiro seja beneficirio do INSS, no necessita de seguro de sade para viajar a Espanha. Existe um acordo bilateral de assistncia mdica que assegura o sistema de sade aos cidados de ambos os pases. No entanto, para usufruir deste benefcio, o cidado brasileiro deve dirigir-se a um escritrio do INSS local e solicitar uma declarao dizendo que beneficirio do INSS, indicando o perodo de permanncia na Espanha. Comprovante de meios financeiros: Para entrar na Espanha, o cidado brasileiro tem que comprovar possuir: 1) 300 euros por cada entrada no Pas (em dinheiro ou travelers cheques) mais, 2) 50 euros por dia de permanncia (em dinheiro ou travelers cheques).

FRANA
Seguro de sade: Os cidados brasileiros devero apresentar um seguro de sade com cobertura mnima de 30.000 euros. Comprovante de meios financeiros: Para entrar na Frana, o turista tem que comprovar possuir 50 euros por dia (dinheiro, travelers Cheques, ou cartes de crdito internacionalmente aceitos). Este montante poder cair para 35 euros/dia, caso seja apresentado termo de responsabilidade (atestado de acolhimento) emitido por um cidado francs ou por estrangeiro habilitado com ttulo de residncia.

ITLIA
Seguro de sade: No obrigatrio. Existe um acordo bilateral de assistncia mdica que assegura o sistema de sade aos cidados de ambos os pases. No entanto, para usufruir deste benefcio, o cidado brasileiro deve dirigir-se a um escritrio do INSS local e solicitar uma declarao dizendo que beneficirio do INSS, indicando o perodo de permanncia na Itlia (traduzido e reconhecido pelo Consulado Italiano) Comprovante de meios financeiros: Para entrar na Itlia, o cidado brasileiro tem que comprovar possuir as seguintes quantias: Durao Viagem - Montante De 1 a 5 dias - 269,60 euros (montante fixo); De 6 a 10 dias - 44,93 euros por dia; De 11 a 20 dias - 51,64 euros (montante fixo) mais 36,67 euros por dia; Mais de 20 dias - 206,58 euros (montante fixo) mais 27,89 euros por dia;

PORTUGAL
Seguro de Sade: No existe limite de cobertura pr-definido para o valor do seguro de sade a apresentar em Portugal. Os cidados brasileiros ou dependentes se inscritos no INSS no necessitam de seguro de sade. Um acordo bilateral assegura o atendimento na rede pblica em Portugal. Para usufruir deste benefcio, antes da viagem, os interessados devero procurar o Ministrio da Sade Brasileiro (em So Paulo na Av. Nove de Julho 611 2 andar Cj 202 Tel: (11) 3241 2197) munidos de cpias e originais dos seguintes documentos: Todas as pessoas devero apresentar: 1) Passaporte (3 pginas iniciais) 2) RG Identidade 3) Passagem Area 4) Comprovante de residncia Mais comprovante de inscrio no INSS (ex. Empregados devero apresentar carteira de trabalho e n. de inscrio no INSS, autnomos devero apresentar as trs ltimas contribuies do Carn, aposentados devero apresentar o ltimo extrato do INSS etc). Em Portugal, caso necessite, o turista dever providenciar a carteirinha para atendimento em

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

266

qualquer servio pblico de sade no Depto. de Relaes Internacionais e Segurana Social (em Lisboa fica situado na Rua Junqueira, 112) levando a documentao emitida no Brasil , o passaporte e duas fotos 3x4 Comprovante de meios financeiros: Para entrar em Portugal, o cidado brasileiro tem que comprovar possuir: 1) 75 euros por cada entrada no pas, e mais 2) 40 euros por dia de permanncia. Nota Estes montantes (em dinheiro, Travelers cheques ou cartes de crdito internacionalmente aceitos) podero ser dispensados, caso seja apresentado termo de responsabilidade emitido por um cidado portugus ou por estrangeiro habilitado com ttulo de residncia, autorizao de permanncia, visto de trabalho, estudo, estada temporria, vlidos, que garanta a alimentao e o alojamento do interessado durante a sua estada, sem prejuzo da possibilidade de recurso a outros meios de prova.

DEMAIS PASES EUROPEUS


Para todos os outros pases Europeus que no integram o Espao Schengen, o turista dever consultar os Consulados de cada Pas para confirmar quais as formalidades de entrada. Uma Agencia de Viagens que atue forte nos pases interessados poder dar uma boa ajuda no encaminhamento destas questes.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

267

FONTE : http://www.exportnews.com.br/artigos/0411999_13.htm

A VIAGEM DE NEGCIOS : TEXTOS DIVERSOS


Florence Castiel Rosa

No mundo sem fronteiras, organizar viagens de negcios tornou-se tarefa para profissionais especializados. Desafiados pela globalizao de economia, empresrios e executivos deparam-se com hbitos e costumes desconhecidos que devem ser levados em conta durante as negociaes. Sugerimos um planejamento de viagem, alicerado em trs vertentes, contemplando estudos e anlises da conjuntura internacional, estratgias de marketing e logstica, fatores que so bsicos para o xito em iniciativas no exterior. Para facilitar a organizao de uma viagem, devem ser observadas as seguintes etapas. Conjuntura internacional e seleo de pases O primeiro passo o conhecimento da conjuntura internacional, atravs da leitura de estudos especficos e anlises de tendncias de mercado publicados em revistas e jornais especializados. Vale sugerir um contato com a Diviso de informaes do Departamento de Promoo Comercial (DPC), do Ministrio das Relaes Exteriores (MRE) e com os Setores Comerciais (SECOMs) de suas representaes diplomticas no exterior. Tambm a Secretaria do Comrcio Exterior (SECEX) do Ministrio da Industria Comrcio e Turismo (MICT) dispe de subsdios qualificados. Abertas janelasde oportunidades e mapeados novos ou tradicionais mercados para nossos produtos, hora de selecionarmos os pases. As informaes sobre economia, poltica e comportamento cultural so relevantes para uma negociao bem sucedida. Por exemplo, no Japo, identifique o representante de maior hierarquia no grupo com que se est negociando ele ser seu interlocutor, no Ir, nunca cruze as pernas deixar a sola do sapato exposta ofensivo pois considerada a parte mais impura, na China, no presenteie com objetos que tenham relao com o nmero quatro o nmero da infelicidade, em todos os pases; observe a pontualidade. A propsito, como andam seus conhecimentos sobre o Brasil ? Recicle-se, pois com certeza voc ser questionado. Seleo de datas e programao paralela Um moderno conceito de viagem de negcios nos remete a maximizar as oportunidades durante o perodo em que estaremos no exterior. Assim, uma data que coincida com a realizao de feiras ou de eventos internacionais direcionados ao seu produto parece ser a ideal. Para fechar o perodo de permanncia, no esquea de observar os feriados. Podemos obter uma relao das principais programaes mundiais junto Diviso de Operaes Comerciais do Dept de Promoo Comercial DPR/MRE e na SECEX MICT. Programe agendas paralelas. recomendvel visitar centros tecnolgicos, empresas que utilizam novas tecnologias, entidades que congreguem empresrios do seu setor,etc. Para a montagem de um programa paralelo, solicite auxlio aos SECOMs de nossas Embaixadas ou Consulados.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

268

Elaborao do programa O programa de viagem ser sua bblia no exterior, uma companhia permanente.
Uma boa programao deve ser a mais detalhada possvel, contemplando o maior

nmero de informaes, como nome do hotel, telefone, fax, agenda com horrios dos compromissos, endereos das instituies, contato e nome da pessoa que recebe; informaes dos pases a serem visitados econmicas, scio-polticas, histricas, culturais, temperatura no perodo, moeda, taxa de cmbio, etc; telefones teis Embaixada e Consulados do Brasil, Embratel, companhia area utilizada, aeroporto, bancos brasileiros, cartes de crdito, seguro viagem,etc; mapa da cidade, entre outras.Leve duas vias do programa e deixe uma no hotel para garantia. Informaes que o empresrio dever levar na viagem
Para os encontros de negcios, conveniente levar informaes referentes empresa, a saber:

histrico apresentando a sua evoluo, com dados estatsticos; a organizao atual da empresa, sua estrutura e seu organograma; localizao geogrfica, fotografias e planta; dados financeiros e balano anual; histrico sobre o desenvolvimento comercial nos mercados interno e internacional, etc. e de informaes referentes ao produto: catlogos; lista de preos e tarifas na moeda do pas e em dlar; descries tcnicas e referncias; certificaes ISO (caso possua); amostras cuidado especial com a embalagem que pode valorizar ou desvalorizar o produto; etc.
Em mbito pessoal, no esquea de levar:

cartes de visita no idioma do pas visitado, ou em ingls facilite o contato fornecendo o cdigo internacional do Brasil e o cdigo de sua cidade, papel timbrado da firma; medicamentos utilizados; no mnimo dois cartes de crdito (use-os sempre separadamente para prevenir-se de roubos ou perdas); xerox do passaporte; certificado de vacina (quando necessrio); presentes e brindes ( cuidado com estes itens); dicionrios, etc. cuide da apresentao, lembrandose de que bom gosto no significa custo elevado.
Divulgando a empresa

Para o material de divulgao, d preferncia ao idioma do pas a ser visitado. No caso de se muito oneroso, escolha o ingls. Voc levar fitas de vdeo? timo, desde que sejam compatveis com o sistema do pas e que nunca ultrapassem dez minutos. Data-show? Excelente idia, mas para a sua garantia leve as boas e tradicionais lminas ou transparencias.

Oramento de viagem

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

269

Arme um cenrio com todas as possibilidades de custos-transporte (areo e terrestre), hotis, refeies, aluguel de celular, aluguel da sala para encontros de negcios, expedio de amostras e material de divulgao, intrpretes, vistos, seguro-viagem, outros. Adeque os custos ao quanto pretende gastar. No retorno Na volta, oportuno o envio de cartas ou cartes de agradecimento. Com as informaes obtidas, monte o seu relatrio, com as notas de despesas, faa a sua prestao de contas. O follow-up imprescindvel, dele depender a concretizao de negociaes alinhavadas durante a viagem. Estas informaes so instrumentos auxiliares para o xito de suas negociaes. A garantia de sucesso fica por conta de saber dosa-las com a sua capacidade e feelingempresarial.

- - -

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

270

Veja a seguir como organizada uma MISSO DE NEGOCIOS pelo Governo Brasileiro junto a pases da frica do Norte
INTRODUO E OBJETIVO As Misses Empresariais realizadas pelo Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior tm como principal objetivo propiciar a empresrios brasileiros encontros com representantes de governos e de setores privados estrangeiros a fim de gerar uma ampliao nas relaes bilaterais de comrcio com esses pases. As Misses destinam-se a regies selecionadas por seu potencial de incremento econmico e comercial com o Brasil. Nesse sentido, cada Misso estruturada com base em informaes e pesquisas de mercado fornecidas pelo setor privado e por rgos do governo federal. Geralmente, so de curta durao e cumprem intensa programao composta de reunies, encontros empresariais, match makings, seminrios e visitas a fbricas.

Por que frica do Norte ?


Com vistas a promover o incremento da corrente comercial e de investimentos brasileiros no Norte da frica, o Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, com o apoio do Ministrio das Relaes Exteriores, organizar Misso Empresarial abrangendo a Arglia, a Lbia, o Marrocos e a Tunsia, no perodo de 24 a 30 de janeiro de 2009. As economias destes pases tm apresentado taxas expressivas de crescimento (acima de 5%), superiores mdia da expanso da economia mundial e uma potencial complementaridade com a economia brasileira, criando assim novas e amplas oportunidades de negcios e investimentos. Estes pases tambm tm recebido fluxos crescentes de investimentos diretos estrangeiros desde a dcada de noventa, o que revela os bons resultados obtidos com reformas econmicas efetuadas nos ltimos anos, nomeadamente a desregulamentao, as privatizaes e a abertura de determinados setores ao capital estrangeiro. Construo, turismo, transportes, telecomunicaes e energia so alguns dos setores includos nesse processo. O comrcio bilateral do Brasil com a regio passa por uma notvel expanso, com a corrente comercial registrando US$ 6,1 bilhes no perodo janeiro-outubro 2008, o que representa uma expanso de 54,6 % em relao a igual perodo do ano anterior, e confirma a trajetria de crescimento registrada nos ltimos cinco anos (crescimento de 178% no perodo). A pauta de produtos apresenta um grande nvel de concentrao, o que gera excelentes possibilidades de negcios, parcerias e investimentos em reas ainda no exploradas ou com potencialidades pouco desenvolvidas, tais como: produtos agro-alimentares, automotivo, equipamentos de transportes, equipamentos eltricos, telecomunicaes e tecnologia da informao, defesa, txteis, calados, aeronutico e energia.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

271

GRAFICO DEMONSTRATIVO DAS RELAES COMERCIAIS DE ALGUNS PAISES DO NORTE DA AFRICA COM O BRASIL Perodo 2003 a 2008

TRADUTORES
Tradutores Juramentados Portugus-rabe

Issa Bonduki
Valor cobrado/Hora: R$ 76 ( traduo de passaporte para obteno de visto de entrada junto Embaixada da Lbia) SCLRN 704 Bloco D Entrada 15 Apto. 101 Asa Norte - Braslia Tel.: 61 3328 8552 Cel.: 61 9145 6383

Jorge Curi
Valor cobrado/Hora: R$ 75 (trabalha no Consulado da Sria, das 9hs s 14hs.) Avenida Paulista, 326 6. andar cj. 61 So Paulo Capital Tel.: 11 3288 0060 Cel.: 11 9145 6383

Norberto Nabulsi
Valor cobrado/Hora R$ 140,00 Rua Joo Lopes, 25 Jardim Vila Mariana So Paulo - Capital CEP. 04115 080 Tel.: 011 2068 7760 011 5574 0035 Cel.: 011 9917 1356

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

272

PROGRAMAO

24 a 30 de janeiro de 2009 Dia 24 - sbado Manh: Partida de Braslia Partida de So Paulo Tarde: Chegada em Trpoli, Lbia Dia 25 domingo em TRIPOLI Manh: Encontro Setorial Tarde: Almoo Seminrio Empresarial Noite: Jantar Dia 26 segunda-feira em TRIPOLI Manh: Agenda de negcios em Trpoli Tarde: Almoo Partida de Trpoli Argel Chegada em Argel, Arglia Noite: Livre Dia 27 tera-feira em ARGEL Manh: Seminrio Empresarial Tarde: Almoo Encontro Setorial Noite: Coquetel/Jantar (a confirmar) Dia 28 quarta-feira Manh: Agenda de negcios em Trpoli Tarde: Almoo Partida de Argel Chegada em Tunis, Tunsia Em Tunis Noite: Coquetel/Jantar (a confirmar) Dia 29 quinta-feira em TUNIS Manh: Seminrio Empresarial Local: UTICA Unio Tunisiana e Comrcio e Artesanato (a confirmar) Tarde: Almoo Encontro Setorial Noite: Partida de Tunis Chegada em Casablanca, Marrocos Dia 30 sexta-feira em CASABLANCA Manh: Seminrio Empresarial Tarde: Almoo Encontro Setorial Noite: Partida de Casablanca Chegada em So Paulo Como se pode ver, uma agenda apertada, corrida, cujas horas teis para encontros so reduzidas, mas o fato de ser uma MISSO com apoio oficial, abre portas para contatos iniciais, que numa data posterior, podero ser retomados em maiores detalhes.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

273

Viagens de Negcios TEXTO 2 Nos dias atuais, com os meios de comunicao e de transporte eficientes e rpidos, as viagens para o exterior de um representante da empresa tm se tornado, cada vez mais, freqentes e necessrias. Em linhas gerais, o contato pessoal com clientes serve para estudar o mercado, observar a concorrncia, procurar representante ou agente, promover vendas. A preparao para a viagem deve ser minuciosa e estar voltada para o aproveitamento, ao mximo, do tempo disponvel. necessria a elaborao de roteiro de visitas em que se definam o tempo de durao e a distncia a ser percorrida, para que no haja atraso nos deslocamentos. Precisam ser considerados, antecipadamente, o que a clientela efetivamente deseja, a estao do ano em que o produto ser apresentado, os feriados locais, o perodo de frias das pessoas com as quais o exportador vem mantendo contato e as condies econmica, social, poltica e climtica dos pases a serem visitados. So previamente calculadas as despesas com a viagem, que correspondem s seguintes verbas: - transporte para o deslocamento ao pas de destino e de um ponto a outro, na escala de negcios; - hospedagem e refeio; - meios de comunicao, tais como telefone, fax, internet; - cheques de viagem, cartes de crdito. Principais aes que justificam a viagem de negcios: - verificar as possibilidades de exportar aps explorar o mercado e coletar informaes; - procurar o representante ou importador; - avaliar diretamente a clientela; - estudar a implantao comercial ou industrial; - viabilizar acordos, verificar patentes, dentre outras. Em relao ao objetivo da viagem e natureza do bem ou servio a ser exportado, o executivo escolhido poder ser: - diretor comercial ou encarregado do setor de exportao; - engenheiro ou analista, no caso de explicaes tcnicas; - diretor comercial e um tcnico; - diretor-geral ou advogado, no caso de assinatura de um contrato especfico. Alm das aptides inerentes funo que exerce na empresa, a pessoa encarregada do contato direto com o cliente no exterior deve estar preparada de vrias maneiras: Fisicamente Ter boa sade, para resistir maratona de viagens, negociaes, climas e fusos horrios diversos e regimes alimentares de cada pas. Intelectualmente Ter boa formao geral, capacidade de argumentao, fluncia verbal, escrita e oral, em idioma estrangeiro, principalmente em lngua inglesa, e conhecimento da histria e da geografia do pas que pretende visitar.

Psicologicamente

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

274

Ter segurana, iniciativa, desembarao, bom relacionamento humano, senso de observao e de oportunidade. Profissionalmente Ter conhecimento da empresa, do produto - objeto da negociao - da concorrncia interna e externa, experincia em um ou mais mercados e noes financeiras e jurdicas. Outros Procedimentos Mantidos os contatos preliminares com o pretenso importador, o executivo deve enviar-lhe correspondncia em que fixa a data da visita e, ao mesmo tempo, fornece informaes sobre a empresa para qual trabalha e sobre o produto que pretende exportar. Em sua bagagem, o executivo incluir no kit para negociao o seguinte material: - Reserva de hotel e respectivo voucher. Em algumas cidades ir sem reserva um risco elevado - catlogos e preos na moeda a ser negociada; - documentao tcnica; - listas de referncias; - amostras; - dossis sobre o pas; - cartes de visita; - papel timbrado da empresa que representa; - notebook. Na chegada, necessrio colher informaes complementares sobre o pas visitado, no que se refere s conjunturas comercial, econmica e financeira, ao andamento do setor industrial, estrutura social e poltica e concorrncia local. Tais informaes podem ser obtidas nos setores comerciais das embaixadas e dos consulados brasileiros, nas cmaras de comrcio, em bancos e correspondentes de empresas brasileiras. Concluso da Viagem Ao realizar uma viagem de negcios, a empresa se envolve com os mais variados procedimentos. Pesquisa, estudo de mercado e busca contnua da qualidade do produto a ser comercializado so etapas necessrias superao dos obstculos, para a empresa atuar, com mais desenvoltura, no mercado de seu interesse. Mesmo no obtendo de imediato os resultados esperados em uma ou outra oportunidade de negcio, o contato direto com o cliente no exterior amplia as perspectivas comerciais ao estabelecer relaes com empresas de diferentes continentes. A viagem de negcios representa, portanto, investimento na cultura empresarial e, por conseqncia, o aumento da lucratividade a curto e a mdio prazo.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

275

COMO FAZER TELEFONEMAS ( ou ENVIAR FAX ) PARA O EXTERIOR E DO EXTERIOR PARA O BRASIL
a) Discar 00 -->> acesso ao servio internacional da EMBRATEL

b) Em seguida, sem interrupo, discar o cdigo do pas, p.ex.


Argentina .............. 54 Uruguai ................ 598 Paraguai ............... 595 Bolvia ................ 591 Chile .................. 56 Estados Unidos e Canad. 1 Mxico ................. 52 Austrlia .............. 61 Japo .................. 81 O nmero internacional do Brasil ........ 55 Alemanha ............ 27 Blgica ............. 32 Dinamarca ........... 45 Espanha ............. 34 Frana .............. 33 Itlia .............. 39 Portugal ............ 351 Reino Unido ......... 44

c) Em seguida, sem interrupo, discar da cidade ou regio, P. ex. NA ARGENTINA:


- Buenos Aires ....... 1 - La Plata ........... 21 - Crdoba ............ 51 - Mar del Plata ...... 23

d) Em seguida, sem interrupo, discar o nmero do telefone. Por exemplo, chamar o nmero 234-5678 em Crdoba, na Argentina Assim, discar, em seqncia -->> 00 54 51 2345678

INFORMAES JUNTO A EMBRATEL --------------------------->> 000333

Use este nmero da EMBRATEL para obter cdigos de pases e cidades, saber sobre nmeros trocados, informaes, transmisso de FAX em outros sistemas, converso de nmeros telefnicos compostos por letras, chamadas para cdigo 0800, etc
TELEFONEMAS COM INTERPRETE, ou COM AJUDA DA TELEFONISTA, via embratel ------------------------------------>> 000111 ( SOLICITAO PRVIA, COM DATA E HORA MARCADA )

--> PARA LIGAR DO EXTERIOR PARA O BRASIL


P. Ex. Chamar dos Estados Unidos o telefone do Depto. ADM/UEL - Discar o Cdigo de Acesso Internacional ( 011 ) - Discar o Cdigo do Brasil ( 55 ) - Discar o Cdigo de rea ( 43 ) no precisa discar o 0 - Discar o Nmero do telefone ( 371-4275 ) Ficar assim a seqncia -->> 011 55 43 3714275

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

276

FONTE: http://businessbrazil.com/sebrae/manual.htm

DOCUMENTOS DE EXPORTAO
( In Exportao-Procedimentos - Srie Comrcio Exterior - Volume 3 - SEBRAE-RS)

Nas operaes de exportao necessria a emisso de vrios documentos, alguns de carter obrigatrio e que diferem quanto utilizao em externos e internos, conforme segue: Fatura Pr-Forma; Romaneio de Embarque; Fatura Comercial; Fatura Consular; Certificado de Origem; Certificado de Inspeo; Certificado de Seguro de Transporte; Conhecimento de Embarque; Letra de Cmbio. Registro de Exportao; Registro de Venda; Registro de Operaes de Crdito; Comprovante de Exportao; Despacho Aduaneiro; Contrato de Cmbio; Nota Fiscal. Agora, vamos s suas explicaes: FATURA PR-FORMA Depois de concluda a negociao com o cliente no exterior, o exportador dever elaborar a Fatura Pr-Forma, documento semelhante ao pedido utilizado para vendas dentro do pas. A Fatura Pro-forma o documento me de toda a operao. na fatura ProForma que estaro inseridos todas as informaes bsicas relativas operao de importao ou exportao. Todos os demais documentos tero base nela, de forma que deve ser elaborado com todo cuidado, em seus MINIMOS DETALHES. Este documento deve conter detalhadamente os pontos acertados na negociao, j que se trata da formalizao da oferta, no tem valor contbil e no compe o conjunto de documentos que so remetidos ao banco, para negociao do cmbio. No entanto, garante ao importador todas as informaes necessrias para a emisso da "Carta de Crdito" ou de outro documento, conforme a forma de pagamento. No caso de exportao com pagamento antecipado, a Fatura Pr-Forma o documento que habilita a operao de fechamento de cmbio. A Fatura Pro-Forma no tem um formato ou desenho definido, mas deve conter as informaes abaixo descritas. Muitas empresas desenham um formulrio, redigido em dois ou trs idiomas, a saber: ingls(praticamente obrigatrio), portugus e depois o espanhol, francs, alemo, italiano, japons, chines, rabe, idiche, etc, conforme o caso. J se usa faze-la em computador via software adequado.
Detalhamento da Fatura Pr-Forma:

Nome do importador; Data de emisso e nmero da Fatura Pr-Forma; Marcas do exportador; Condies de pagamento; Porto/local de embarque; Via de transporte; Porto/local de destino; Nmero de caixas ou volumes; Peso lquido e / Peso bruto; Dimenses - cubagem.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

277

Romaneio de Embarque Mais conhecido como "Packing List", este documento facilita a fiscalizao e, acima de tudo, permite ao importador, de forma facilitada, a localizao da mercadoria. No "Packing List" est
a descrio do contedo de cada volume.

Detalhamento do Romaneio de Embarque:

Nome e endereo do importador; Nmero do Romaneio de Embarque; Origem das mercadorias; Destino das mercadorias; marcas do exportador nos volumes; Nmero de cada volume; Quantidade de volumes; Tipo de volume; Descrio das mercadorias, em cada volume; Peso lquido e Peso bruto; Volume - cubagem; Nmero do "container" e sua sigla (no caso de ser utilizada esta modalidade); Descrio do contedo de cada "container"; Peso/volume lquidos das mercadorias carregadas. Fatura Comercial Documento exigido internacionalmente, muito assemelhado Fatura Comercial usada internamente, contm os mesmos dados da Fatura Pr-Forma e mais alguns dados exigidos pelo importador em funo da legislao local. Este documento serve para o desembarao da mercadoria, no podendo ter erros ou rasuras, devendo ser carimbadas com o nome da empresa exportadora, datadas e assinadas todas as vias. A primeira via considerada original e acompanha os documentos de negociao, sendo o pagamento atravs de carta de crdito, ou remetida ao importador, dependendo da forma de pagamento. O nmero de vias pode variar conforme solicitao do importador.
Detalhamento da Fatura Comercial:

Local e data de emisso; nmero da fatura, que poder obedecer seqncia numrica, ou ser o mesmo da Fatura Pr-Forma ou do prprio processo de exportao; nome e endereo do exportador; nome e endereo do importador; nmero da encomenda, contrato, pedido ou ordem de compra do importador; nmero da licena de importao, quando houver; modalidade de pagamento (se por carta de crdito, mencionar o nmero e validade da mesma); modalidade de transporte; porto de embarque e porto de destino; nmero do conhecimento de embarque; data do conhecimento de embarque; nome da embarcao; quantidade das mercadorias, por tipo; marcas dos volumes; discriminao detalhada das mercadorias; total do peso lquido e do peso bruto; preo FOB unitrio; preo FOB total; valor do frete (nas vendas CFR ou CIF); valor do seguro (nas vendas CFR ou CIF);

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

278

valor total (FOB, CFR ou CIF); declarao exigida pelo pas importador; outras informaes que o exportador julgar necessrias; carimbo e assinatura do exportador. Fatura Consular um documento complementar, exigido por alguns pases. A emisso da fatura consular efetuada pelo consulado do pas do importador, mediante a apresentao dos documentos de exportao (fatura comercial, certificado de origem, conhecimento de embarque, entre outros). Deve-se considerar o custo da emisso da fatura consular, pois muitas vezes este valor significativo e deve ser includo na formao do preo FOB da mercadoria. Certificado de Origem o documento que atesta a origem da mercadoria e pode ser exigido pelo pas importador, de acordo com o tipo de produto ou para a obteno de reduo ou iseno de impostos no destino por determinao de algum tipo de acordo, de preferncia firmado entre os pases do exportador e do importador. Os modelos de certificado de origem so variados em funo do destino da mercadoria, conforme segue: No Paran o Certificado de Origem Comum emitido pela Federao das Indstrias do Estado do Paran - FIEP. Em outros Estados procure a Federao de Indstrias local. Certificado de Origem para Pases da ALADI emitido pela FIEP ou Federao de Indstrias local. Serve para declarar a origem das mercadorias a serem exportadas para os pases membros da ALADI. Certificado de Origem - Mercosul emitido pela FIEP ou Federao de Indstrias local. Serve para declarar a origem das mercadorias a serem exportadas para os pases signatrios do Mercosul. Certificado de Origem (PEC) emitido pela FIEP ou Federao de Indstrias local. Serve para declarar a origem das mercadorias a serem exportadas para o Uruguai, enquadradas no Protocolo de Expanso Comercial Brasil-Uruguai. O certificado especfico para o Mercosul tem a mesma funo. Certificado de Origem (Formulrio "A" - SGP) emitido pela Secretaria de Comrcio Exterior (SECEX) do Min. Ind. Com. Desenvolvimento e habilita os exportadores ao tratamento preferencial para os produtos que: correspondem determinada descrio; satisfazem as regras do pas importador; enquadram-se nas condies de transporte, at seu destino. Pases que aceitam o "Formulrio A" para fins do Sistema Geral de Preferncias (SGP) so: Alemanha, Austrlia, ustria, Blgica, Bulgria, Canad, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlndia, Frana, Grcia, Hungria, Irlanda, Itlia, Japo, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelndia, Pases Baixos, Polnia, Portugal, Reino Unido, Sucia e Sua.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

279

Informaes detalhadas sobre as condies para internao das mercadorias nos pases acima, com as vantagens previstas no SGP, podem ser obtidas junto s autoridades dos pases beneficirios, credenciadas para este fim, ou junto s autoridades aduaneiras dos pases outorgantes de preferncias. Certificado de Origem Para Exportaes aos Pases rabes emitido pela Cmara de Comrcio rabe-Brasileira, em So Paulo, com base na Fatura Comercial. Certificado de Inspeo Este documento uma exigncia de alguns pases para atestar a qualidade dos produtos, que devem estar em conformidade com as especificaes constantes na fatura comercial. Este certificado pode ser emitido pela prpria empresa exportadora, devendo ser assinado por um responsvel tcnico ou por uma empresa especializada neste tipo de certificao, que procede emisso de um relatrio preliminar de inspeo e, em seguida, emite o certificado atestando a conformidade dos dados constantes na fatura comercial. Geralmente, os custos desta superviso so cobertos pelo importador. Certificado de Seguro de Transporte O Certificado de Seguro um documento integrante do processo de exportao. Sempre que as vendas forem realizadas nas condies Custo e Seguro ou Custo, Seguro e Frete, cabe ao exportador providenciar a contratao do seguro referente ao transporte internacional at o destino final, com cobertura total da mercadoria. Conhecimento de Embarque Este documento a comprovao de que a mercadoria foi entregue ao transportador e confere ao consignatrio a posse da mercadoria. A emisso do conhecimento efetuada pelo transportador e so emitidas, geralmente, trs vias originais negociveis. Detalhamento do Conhecimento de Embarque Nome do exportador; local de embarque; nome do importador; local de destino; descrio da mercadoria, idntica aos dados da Fatura Comercial e a da Classificao Tributria; valor das mercadorias; quantidade e marca dos volumes; tipo dos volumes; peso e embalagem dos volumes. O pagamento do frete poder ser do tipo "frete pago" (Freight Prepaid) ou "frete a pagar" (Freight Collect). No que se refere consignao, o conhecimento poder ser nominativo, quando expresso pessoa designada, logo, so transferveis ou ordem, neste caso ao portador e podendo ser endossado. Letra Cambial ou Saque de Exportao Documento que se equivale duplicata utilizada internamente. emitida pelo exportador, em formulrio padronizado e reconhecido internacionalmente. No caso de venda vista, o importador deve liquidar a letra cambial antes de retirar a documentao original no banco. J, nas vendas a prazo, as letras cambiais tero vencimento nas datas pactuadas, devendo o importador dar o aceite em todas elas antes de retirar a mercadoria. Quando ocorre a

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

280

cobrana no documentria, o exportador entrega o saque ao banco, para cobrana, e remete diretamente para o importador os documentos de embarque. Registro de Exportao O Registro de Exportao ( RE ) o conjunto de informaes de natureza comercial, cambial, financeira e fiscal da operao de exportao de uma mercadoria e.que define o seu enquadramento. O Registro de Exportao realizado diretamente pelo exportador ou por seu representante legal em um terminal interligado ao SISCOMEX. As informaes prestadas em tempo de registro s podero ser alteradas pelo exportador at o momento de incio do despacho aduaneiro ou da vinculao de contrato de cambio. Inicialmente, o sistema solicita as informaes de carter global da operao de exportao que est sendo registrada, tais como CGC, CPF, nome e endereo do importador, pas de destino das mercadorias, condies de venda, etc. Concluda esta etapa, o sistema solicita as informaes especficas: classificao tarifria, descrio da mercadoria, quantidade, peso e preo. O sistema confere, automaticamente, a cada mercadoria descrita, um nmero de Registro de Exportao, que informado ao exportador. Este nmero passa a comandar toda e qualquer solicitao ao SISCOMEX relativa mercadoria codificada. Nesta etapa, o sistema indica ao exportador se h necessidade de anuncia prvia de outro rgo governamental, que concretizada "on line" ou por intermdio de documento liberatrio, emitido pelo rgo anuente consultado. Indica tambm se h necessidade de apresentaco de documentos complementares, tais como laudos tcnicos e certificado de origem. Os controles relativos s operaes vinculadas como as decorrentes de estabelecimento de cotas por fora de acordos internacionais e outros so realizados automaticamente pelo sistema. No caso de exportaes sujeitas a Registro de Venda ou a Registro de Operaes de Crdito, o sistema solicita o nmero do correspondente RV ou RC. O Registro de Exportao tem prazo de validade para embarque, informado ao exportador pelo sistema. Registro de Venda O Registro de Venda (RV) o conjunto de informaes que caracteriza instrumento de venda de "commodities" ou de produtos negociados em bolsa, que deve ser objeto de registro no SISCOMEX, previamente solicitao de registro da exportao parcial ou integral da mercadoria. O Registro de Venda realizado diretamente pelo exportador ou por seu representante legal em um terminal interligado ao SISCOMEX. O sistema confere, automaticamente, a cada Registro de Venda, um nmero, o qual informado ao exportador. Registro de Operaes de Crdito O Registro de Operao de Crdito (RC) o conjunto de informaes de carter cambial e financeiro que caracteriza venda externa, conduzida com prazo de pagamento superior a 180 dias,seja com recursos prprios ou de terceiros, que deve ser objeto de registro no SISCOMEX, previamente solicitao de registro da exportao parcial ou integral da mercadoria. O Registro de Operaes de Crdito realizado diretamente pelo exportador ou por seu representante legal em um terminal interligado ao SISCOMEX. O sistema confere, automaticamente, a cada Registro de Operao de Crdito, um nmero, o qual informado ao exportador. Comprovante de Exportao O Comprovante de Exportao o documento oficial emitido pelo sistema na repartio aduaneira da Receita Federal, ao final de uma operao de exportao, e se destina ao exportador. O

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

281

Comprovante de Exportao relaciona todos os Registros de Exportao objetos de um mesmo despacho, informando suas principais caractersticas. Despacho Aduaneiro Ocorre o Despacho Aduaneiro quando a Aduana libera os produtos para exportao(embarque) ou na importao(retirada). Por ocasio do Despacho Aduaneiro, o exportador ou seu representante legal indica o Registro de Exportao objeto de despacho atravs de qualquer ponto interligado ao SISCOMEX. Cada Registro de Exportao somente poder ser utilizado em um nico despacho aduaneiro. O sistema solicita o registro das demais informaes necessrias ao processamento do despacho aduaneiro e informa os documentos que devem ser apresentados. Um Despacho Aduaneiro pode conter mais de um Registro de Exportao, desde que se refiram cumulativamente ao mesmo exportador, ao mesmo pas de destino no caso de exportao, s mercadorias negociadas na mesma moeda e na mesma condio de venda, mesma repartio fiscal para despacho e ao mesmo local de embarque e desembarao, s operaes com o mesmo enquadramento e a um nico conhecimento de carga. O exportador notificado pelo sistema sobre o lanamento do montante de tributos devidos. Contrato de cmbio O Contrato de Cambio (CC) informatizado e simplificado pela eliminao da duplicidade de coleta de informaes j prestadas ao SISCOMEX. Os bancos e corretoras editam o contrato de cmbio no sistema e o imprimem em qualquer ambiente interligado ao SISCOMEX, para coleta de assinaturas. Os controles cambiais exercidos pelo Banco Central do Brasil e demais bancos autorizados a operar em cmbio passaram a ser informatizados a partir da implantao do SISCOMEX. Permanecem inalteradas as sistemticas de prazos para a celebrao e liquidao de contratos de cmbio de exportao e de concesso de Adiantamento sobre Contrato de Cmbio (ACC). Nota Fiscal o documento que habilita a circulao da mercadoria at o ponto do embarque para o exterior. O seu preenchimento deve ser em moeda nacional, cujo valor obtido pela converso da moeda, estrangeira taxa aplicada no contrato de cmbio. O modelo de Nota Fiscal para as operaes de exportaes o "Modelo 1", srie "B" ou "nica". ---------

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

282

( In Exportao-Procedimentos - Srie Comrcio Exterior - Volume 3 - SEBRAE-RS)

O SISCOMEX

A partir de 4 de janeiro de 1993, passou a ser operado o Sistema Integrado de Comrcio Exterior (SISCOMEX), nova sistemtica administrativa do comrcio exterior brasileiro, que integra as atividades afins da Secretaria de Comrcio Exterior, da Secretaria da Receita Federal e do Banco Central do Brasil, no registro, acompanhamento e controle das diferentes etapas das operaes de exportao e importao. Participam tambm do desenvolvimento e implantao do SISCOMEX, a Secretaria de Administrao Geral do Ministrio da Fazenda, o Banco do Brasil e o Servio Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Ao mesmo tempo em que preserva as funes bsicas dos rgos envolvidos, o SISCOMEX elimina a coexistncia de controles paralelos e sistemas de coleta de dados, ao adotar o fluxo de informaes tratado pela via informatizada, o que permite, tambm, harmonizar conceitos e uniformizar cdigos e nomenclaturas. O registro eletrnico das informaes desburocratiza, reduz custos e possibilita a emisso de um nico documento institucional para cada operao, denominado Comprovante de Exportao (CE) ou Comprovante de Importao (CI). As informaes necessrias s atividades de cmbio, transportes, armazenagem e outras sero obtidas pelo prestador de servio, via sistema. Registro de Exportador A inscrio no Registro de Exportadores e de Importadores (REI) condio bsica para a realizao de operaes de exportao ou de importao. O exportador ou importador inscrito no REI anteriormente implantao do SISCOMEX tem a inscrio mantida, sem necessidade de qualquer providncia adicional. O exportador ou importador, ainda no inscrito no REI, inscreve-se no ato de sua primeira operao no SISCOMEX, ao informar o nmero de inscrio no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC) ou no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF). A ligao de equipamentos ao SISCOMEX se concretiza pela Rede SISBACEN para os bancos e corretoras de cmbio e pela Rede SERPRO nos demais casos. Os interessados podem obter o Manual de Orientaes Bsicas para interligao Rede SERPRO de computadores. O acesso ao SISCOMEX poder ser efetuado, depois de habilitado e credenciado, em: - agncias do Banco do Brasil que operam em comrcio exterior; - demais bancos que operam em cmbio; - corretoras de cmbio; - despachantes aduaneiros; - no prprio estabelecimento do exportador ou do importador, observados os critrios especficos para ligao; - outras entidades habilitadas; - salas de contribuintes da Receita Federal. Exportadores, importadores, despachantes aduaneiros, comissriOs, transportadores, depositrios e outras entidades que desejem operar diretamente o SISCOMEX devem ter uma senha, fornecida pela Secretaria de Comrcio Exterior ou pela Secretaria da Receita Federal. As instituies financeiras interligadas ao SISBACEN tm acesso ao SISCOMEX a partir de sua implantao.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

283

Permanece a possibilidade do exportador ou do importador delegar a um representante legal o registro, o acompanhamento e o cumprimento de exigncias, no que concerne aos aspectos comercial, cambial, financeiro e aduaneiro de suas operaes de exportao ou de importao. Os requisitos legais para constituio de representante no foram alterados com o advento do SISCOMEX. So partes intervenientes no Sistema SISCOMEX: 1 - as empresas, para atuar junto a : SECEX - Registro de Empresas, Registro de Exportao/Importao, Registro de Venda e Registro de Crdito; SRF - Solicitao de Despacho, Instruo de Despacho e Notificao da Presena da Carga; BACEN - Edio do Contrato de Cmbio. 2 - as Corretoras de cmbio, para atuar junto a: BACEN - Edio do Contrato de Cmbio; SECEX - Registro de RE/RC/RI. 3 - os Bancos, para atuar junto a : BACEN - Edio do Contrato de Cmbio, Vinculao Provisria e Definitiva do Cmbio; SECEX- Registro de RE/RI/RC. 4 - os Despachantes, para atuar junto a : SRF - Solicitao do Despacho, Identificao da Mercadoria. 5 - os Depositrios/Transportadores, tambm para atuar junto a : SRF - Registro da Presena da Carga, Mercadoria a Exportar. So funes dos rgos governamentais - SISCOMEX: - BACEN - Fiscalizao/controle, normas administrativas e implantao do sistema. - SECEX - Registro de importadores e exportadores, de venda, de exportao, de importao, de operao de crdito. - SRF - Fiscalizao das mercadorias, exame dos documentos, desembarao aduaneiro, comprovante de exportao e registro e recebimento dos tributos incidentes. Documentos Exigidos e os Acordos Internacionais No houve alterao em relao aos acordos internacionais em que o Brasil signatrio, quais sejam ALADI, MERCOSUL, SGP e SGPC. Para serem beneficiados por estes acordos, os exportadores devem providenciar o certificado de origem que habilita as preferncias e benefcios" Registro de Exportao Operaes sujeitas ao registro de exportao (em fevereiro de 1998): de responsabilidade da Secretaria de Comrcio Exterior (SECEX) a administrao do comrcio exterior brasileiro. As normas administrativas esto centradas na poltica de comrcio exterior, que so implementadas atravs de portarias, circulares e resolues dos rgos intervenientes nos processos de exportao. As normas vigentes que regem o sistema administrativo das exportaes esto expressas nas Portarias SECEX 02/92, 01/93, 02/93, 04/93, 06/93, 08/93, 09/93 e 10/93.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

284

- - >> EXCEES SISTEMTICA DO SISCOMEX A nova sistemtica do SISCOMEX determina que todas as operaes esto sujeitas ao registro de exportao, com exceo de: a - pequenas encomendas, sem cobertura cambial, e donativos at o limite de US$ 1.000,00 ou equivalente em outras moedas; b - envio de amostras de pedras preciosas e semipreciosas, bem como de outros minerais preciosos e no-preciosos, manufaturados ou no, sem cobertura cambial, at o limite de US$ 300.00 ou o equivalente em outras moedas; c - envio de matrias-primas, insumos ou produtos acabados, para fins de divulgao comercial em quantidades que no caracterizem destinao comercial, at o limite de US$ 5.000,00 ou equivalente em outras moedas. Consideram-se bens, para os fins acima: a - pequenas quantidades, fragmentos, ou partes de qualquer mercadoria, estritamente necessrios para dar a conhecer sua natureza, espcie e qualidade; b - amostras de valor diminuto ou sem valor comercial, em quantidade necessria para dar conhecimento de sua natureza, espcie e qualidade; c - mercadorias nacionais adquiridas no mercado interno, inclusive no comrcio fronteirio; d - fitas gravadas sem cobertura cambial e sem finalidade comercial, com posterior retorno ao pas; e - catlogos, folhetos, manuais e publicaes semelhantes de natureza tcnica e sem valor comercial; f - documentos, assim entendidos quaisquer bases fsicas que e prestem nicamente transformao de informao escrita ou falada, inclusive gravada em meio fisico magntico." Exportaes em Consignao Nesta modalidade, o exportador compromete-se a ingressar com a moeda estrangeira correspondente s vendas efetuadas ao exterior num prazo mximo de 180 dias contados da data do embarque, ou esgotado este prazo, retornar com a mercadoria ao pas em 60 dias. Exportaes Destinadas a Feiras, Exposies e Certames Semelhantes Neste caso o exportador dever comprovar, num prazo de 180 dias, contados da data do embarque, o retorno ao pas, ou em caso de venda, o ingresso de moeda estrangeira na forma da legislao cambial vigente. Exportaes sem Cobertura Cambial So operaes de exportao realizadas no comrcio fronteirio, em moeda nacional, realizadas para a Bolvia e o Paraguai, para empresas sediadas nas cidades de Bela Vista (MS), Corumb (MS), Foz do Igua (PR), Guara (PR), GuajarMirim (RO) e Ponta Por (MS). Conforme o Anexo "E" da Portaria SECEX 02/92, as exportaes sem cobertura cambial so permitidas em diversas situaes, dentre as quais o envio de amostras sem valor comercial, at o valor de US$ 5.000,00 e a exportao de matrias-primas ou insumos para fins de beneficiamento ou transformao e posterior retorno ao pas. -----

TRANPORTES INTERNACIONAIS

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

285

As mercadorias e servios podem ser levadas de um ponto a outro por diversos meios, isolados ou combinados, a saber: - Transporte areo; Desenvolveu-se muito nos ltimos 20 anos, e seus preos caram em funo da existncia de muitos avies de pela concorrncia internacional entre grandes empresas ( FedEx, DHL, UPS, Cargolux, enter centenas de outras). A FedEx (norte-americana) dispe de mais de 650 avies, 44.000 veculos e 280.000 colaboradores atuando em quase todos os pases. Da mesma forma a DHL (alem) apresenta nmeros semelhantes. O transporte areo permite grande rapidez nas entregas, viabilizando situaes de entregas rpidas e de emergncia. muito utilizado para mercadorias de elevado valor agregado. - Transporte martimo; o meio de transporte mais utilizado no comrcio internacional. Tem como principal vantagem permitir deslocar cargas de maior tamanho e em maior quantidade com menores custos associados em comparao com o transporte areo ou terrestre para deslocaes intercontinentais. As principais desvantagens que existem no transporte martimo so: - pouca flexibilidade da carga; - a baixa velocidade de transporte; - necessidade dos produtos transitarem nos portos/alfndega, implica um maior tempo de descarga; - distncia dos portos aos centros de produo; - estragos ou perdas de carga. H dois tipos de transportadores maritimos, a saber: a) as empresas liners , que cumprem itinerrio e roteiro previamente estabelecidos, e os free lancers, transportadores que pegam cargas e se deslocam para qualquer porto, conforme sua convenincia. - Transporte rodovirio; O transporte rodovirio internacional bastante utilizado, mas limitado em volume, apesar de sua grande flexibilidade. No Brasil, largamente utilizado para comrcio dentro do Mercosul (Argentina e Chile). Na Europa ele compete com outros meios ( ferrovirio e hidrovirio) pois estes ltimos so muito desenvolvidos. - Transporte ferrovirio; um meio rpido e bastante econmico para transporte de mercadorias. No Brasil, o transporte ferrovirio ficou muitas dcadas sem investimentos e a malha ferroviria muito reduzida. Na Europa e na Amrica do Norte muito desenvolvido e competitivo. - Transporte fluvial ou hidrovirio e O transporte fluvial ou hidrovirio, da mesma forma que o transporte ferrovirio, nunca foi desenvolvido no Brasil. Na Europa e Amrica do Norte bastante desenvolvido. Proporciiona transporte de grandes volums a custos bem reduzidos, mas pouco flexvel. - Remessas postais internacionais (correios ou courriers). Esta crescendo muito o comrcio internacional atravs de remessas peolos correios. Apesar de sua limitao em peso e dimenses, permite grande flexibilidade quando se trata de remessas pequenas e individualizadas ( livros, peas de reposio, roupas, utenslios domsticos, aparelhos eletrnicos, etc). Canal do Panam

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

286

Navio da classe Panamax (a forma PanMax tambm empregada) um termo que designa os navios que, devido s suas dimenses, alcanaram o tamanho limite para passar nas eclusas do Canal do Panam, que medem 305 m de comprimento,33,5 m de largura e 26 m de profundidade. Assim, um navio Panamax deve ter tipicamente no mximo um comprimento de 294 m, uma largura de 32,3 m com um calado de 12,04 m. Essas medidas so limites, restando pouco espao para erros de navegao. Nos padres atuais, um navio desse tipo considerado de tamanho mdio. Diversos ps-Panamax contineres so o mais largos possvel, para um maior aproveitamento de custo. No entanto, mercadorias como cereais so transportadas principalmente em navios de tipo Panamax. Aps concluidas as obras de expanso do canal do Panama, ser possivel o transito de navios com dimenses de 426 m de comprimento, 54m de largura e 18 m de calado, que inclui os atuais cargueiros super conteiners de at 13.000 TEU (Twenty Foot Equivalent) ou 13.000 conteiners de 20 ps, comno os classe E ( Emma Maersk e semelhantes). Um problema adicional a altura dos navios, dado que a Ponte das Amricas, que faz a ligao rodoviria sobre o Canal permite a passagem de navios de at 61m de altura com a mar alta.

Ponte das Amricas, construda em 1962 e localizada na cidade do Panam, um novo limitador para o transito de grandes navios no Canal, dada a sua altura de 61 metros com a mar alta.

Navios das dimenses PANAMAX atravessam as eclusas de Colon, no canal do Panam.

Canal de Suez O Canal de Suez tambm determinante do tamanho de navios, mas como ele no tem eclusas, somente o calado importante, pelo que tambm se utiliza a expresso Suezmax. Tem o comprimento de 195 km e cerca de 15.000 navios trfegam por ele anualmente. Suez : Calado de 16,1 m. e largura mdia de 365 m sendo 190m navegveis.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

287

Esquemtico do canal de Suez, dos tneis rodovirios sob o mesmo e do projeto de expanso.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

288

FONTE : http://businessbrazil.com/sebrae/pmex3.htm#Informacao

O MARKETING-MIX NO COMERCIO INTERNACIONAL


Atravs de perguntas esta exposto a seguir alguns comentrios sobre aspectos do marketing-mix que so importantes de serem observados .se quiser exportar: o produto o mercado o preo de venda os canais de distribuio recursos e tempo

Produto:
Passo 1- Por que voc acha que pode exportar seu produto (qual o ponto forte de seu produto no mercado externo) - ele tem caractersticas nicas? - o preo dele mais baixo que o dos concorrentes? - voc pode entregar mais depressa? - os produtos concorrentes podem tomar atitudes que eliminem ou reduzam suas vantagens competitivas? Passo 2- Seu produto atende os requisitos de qualidade exigidos pelo mercado, inclusive no que se refere a certificaes internacionais (ISO 9000 etc.) ? Passo 3- Que alteraes de produto o mercado externo vai exigir ? Alguma alterao tcnica exigida pelo clima, condies diferentes de uso, normas tcnicas locais etc.? alteraes de embalagem impostas por hbitos de consumo ou legislao ? ( quantidade unitria, rtulos com especificaes, idioma etc.) Alteraes relativas a unidades de medida ou sistema eltrico ? Alterao ser feita para um s pas ou ser melhor j incluir Alteraes exigidas pelos mercados de outros pases? Passo 4- Como vai ser prestada assistncia tcnica ao produto vendido ao exterior? O volume de vendas previsto justifica a montagem de uma estrutura de assistncia tcnica pelo distribuidor ? possvel treinar e credenciar empresas locais de assistncia tcnica ? Voc ter que manter estoque local de peas de reposio ? Voc tem manuais de operao e de manuteno atualizados ? (lembre-se de que voc ter que traduzi-los para um ou mais idiomas) Passo 5- Suas marcas e patentes esto protegidas no exterior? Passo 6- Seria possvel e vantajoso montar seu produto no estrangeiro para obter vantagens fiscais ou atrair parceiros?

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

289

Mercado
Passo 1- Avalie bem sua relao com o mercado interno. - a queda da demanda local temporria ou parece ser permanente ? - o seu produto est saindo de moda? est ficando obsoleto ? - se o mercado interno melhorar, voc tem condies de continuar a atender a demanda externa ? Passo 2- Analise o mercado que voc j tem em vista (se voc tem um) - por que voc acha que pode vender para esse pas ? - h produtos similares no mercado ? - h consumidores importando de outras fontes ? - existe algum tipo de demanda reprimida ? - seus preos so adequados para aquele mercado ? - a demanda externa temporria ou parece ser permanente ? - essa demanda estacional ? - qual o tamanho dessa demanda ? - essa demanda est crescendo, est diminuindo ou estacionria ? - os preos externos so firmes ou variam ? Coisas que voc pode fazer para conhecer melhor o mercado identificado para seu produto: Viaje e visite uma feira do setor conhea a economia do pas e a concorrncia visite clientes potenciais Passo 3- Identifique um novo mercado - o esforo de adaptao do produto, traduo de material etc. justifica pensar em trabalhar vrios mercados simultneamente? - voc est levando em conta a existncia, dentro de pases, de regies com padres prprios de consumo ? - voc est tentando identificar nichos de consumo (grupos tnicos, coletividades religiosas etc.)? Coisas que voc pode fazer para identificar um mercado para seu produto: divulgue sua empresa no exterior (atraia contatos) pesquise em revistas estrangeiras faa uma pesquisa de mercado comparea a uma feira (como visitante ou expositor) faa uma viagem de estudo conhea a economia do pas e a concorrncia visite potenciais compradores Passo 4- Certifique-se de que a legislao local no impe restries importao de seu produto Passo 5- Identifique as caractersticas do consumidor que afetam o consumo e, por conseqncia, a forma de vender e divulgar seu produto. Passo 6- Escolha um mercado para comear seu trabalho

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

290

A Revista "Exportao", publicao do Sebrae-MG, recomenda: - analise primeiramente os mercados onde poder adquirir experincia com menor custo; - opte por pases que tm acordos comerciais com o Brasil, pois neles o importador do seu produto gozar de benefcios, logo ter mais interesse; - selecione os pases que esto mais prximos do nosso, pois o custo de transporte ser minimizado; - elimine mercados que no estejam de acordo com as pretenses de sua empresa ou que no possam absorver seu produto; - elimine mercados com excesso de barreiras comerciais e restries legais; - elimine mercados com instabilidade poltica e econmica". --------

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

291

FORMAO DO PREO DE VENDA


( FONTE: Departamento de Comrcio Exterior do SEBRAE-SP )

CLCULO DE FORMAO DE PREO DE EXPORTAO (COTAO FOB/FCA), A PARTIR DO PREO PRATICADO NO MERCADO INTERNO 1. Tomar o preo do produto no mercado interno com IPI e ICMS; 2. Deduzir o valor do IPI atravs de regra de 3 simples: Preo Interno / Valor do IPI a Deduzir = ( 100% + Alquota do IPI ) / Alquota do IPI 3. Deduzir os valores relativos a ICMS, PIS e COFINS, mediante aplicao direta da alquota sobre o preo sem IPI: preo interno sem IPI x aliq. do ICMS = valor do ICMS a deduzir preo interno sem IPI x aliq. do PIS = valor do PIS a deduzir preo interno sem IPI x aliq. do COFINS = valor do COFINS a deduzir Definir um lote mnimo para a exportao, de forma que a operao tenha um volume suficiente para pagar por despesas bsicas (ex.: despachante, documentao, etc...) e ainda obter-se lucro ou resultado positivo. 4. Aps a deduo destes impostos, a empresa deve fazer uma anlise de todas as despesas agregadas ao preo do produto no mercado interno que NAO ocorrero em uma operao de exportao, subtraindo-as deste preo, por exemplo: - Embalagem de mercado interno - Comisso de vendedores internos - Descontos concedidos - Proviso para devedores duvidosos - Propaganda destina a venda no mercado interno - Distribuio do produto no mercado interno 5. Deduzir a margem de lucratividade praticada no mercado interno. 6. Adicionar todos os custos adicionais de produo agregados mercadoria produzida com destino exportao, a saber: - Embalagem especial de exportao - Etiquetagem especial - Gastos adicionais com matria-prima - Gastos adicionais com mo-de-obra - Gastos adicionais de capital - Remessa de amostras ao exterior - Propaganda no exterior - Certificado de conformidade de qualidade junto a instituies especializadas - Edio de material de propaganda/divulgao em lngua estrangeira

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

292

7. Aplicar a margem de lucratividade desejada para a operao de mercado externo. 8. Adicionar todas as despesas especficas das operaes de exportao: - Despesas com paletizao - Vistos consulares na documentao - Certificado de Origem - Servios de despachante aduaneiro - Corretagem de cmbio - Transporte e seguro at o ponto de embarque para o exterior - Despesas porturias/aeroporturias (capatazia, estiva, conferncia) - Despesas financeiras (associadas s operaes cambiais) - Servios de assistncia tcnica ao exterior - Ovao (estufagem) de contineres - Outras despesas acessrias 9. Executando estes passos, teremos o preo FOB ou FCA do produto em R$. Caso as negociaes no exterior sejam intermediadas por agente de vendas, o preo FOB/FCA com a respectiva comisso definido atravs da seguinte regra de 3: Preo FOB/FCA sem Comisso / Preo FOB/FCA com Comisso Comisso ) / 100% = ( 100% - % da

10. Converter o preo FOB/FCA em dlar aplicando a taxa comercial de compra.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

293

Modelo de Planilha para Clculo do Preo de Exportao (a partir de preos praticados no mercado interno)
ITEM
Preo Praticado no Mercado Interno......................... ( - ) IPI ( = ) Preo no Mercado Interno sem IPI.................. ( - ) ICMS ( - ) PIS ( - ) COFINS ( - ) Despesas Especficas de Mercado Interno SUBTOTAL 1 ............................................................. ( - ) Lucro Praticado no Mercado Interno ( + ) Custos Adicionais de produo p/exportao SUBTOTAL 2 ............................................................ ( + ) Lucro Praticado no Mercado Externo ( + ) Despesas Especficas de Exportao Preo FOB/FCA sem Comisso do Agente de Vendas Externas ............................... ( + ) Comisso do Agente de Vendas Externas Preo FOB/FCA Final ............................................. ( / ) Taxa do Dlar Comercial - Compra ( + ) Margem de Segurana (Percentual)

VALOR

Preo FOB/FCA de Lista - -- - - - - - - - - - - - - - - >

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

294

CLCULO DE FORMAO DE PREO DE EXPORTAO (COTAO FOB/FCA).


A PARTIR DOS CUSTOS REAIS DE PRODUO PARA A MERCADORIA A SER EXPORTADA.

1. Definio dos custos de produo: Adicionar ao custo de produo de mercado interno:


(matria-prima, custos gerais de produo e mo-de-obra direta/encargos sociais) todos os custos especficos de exportao: alterao de dimenses, densidades, cores, etc.; utilizao de mo-de-obra de maior qualificao (controle de qualidade, acabamento, etc.); reformulao de design; incluso de dispositivos de segurana; embalagem e etiquetagem especiais; refugo de produtos e/ou materiais rejeitados pelo controle de qualidade; peas e componentes sobressalentes; despesas adicionais de comunicao (fax, telefone, courier); despesas com remessa de amostras ao exterior; certificao de conformidade de qualidade junto a instituies especializadas; propaganda no exterior; edio de material de propaganda/divulgao em lngua estrangeira. Deduzir dos custos de matria-prima os crditos fiscais de IPI e ICMS, conforme demonstrado abaixo: Custo do insumo sem IPI x alq. do ICMS = Valor do ICMS a deduzir

2. Definio das despesas de funcionamento


Despesas Administrativas: salrios indiretos; encargos sociais; pr-labore; aluguel do estabelecimento; material de expediente; taxas de contribuio; alvars e licenas; agua; comunicaes; luz; segurana; outras. Despesas especificas de exportao: Paletizao; Vistos consulares (alguns pases); Certificados de Origem; Corretagem de cmbio; Transporte e seguro do produto at o porto/aeroporto; Despesas porturias/aeroporturias (capatazia e armazenagem); Despesas financeiras (associadas a operaes cambiais); Servio de assistncia tcnica (acessrios); Carregamento de contineres; Outras despesas acessrias. No incluir nestes itens as despesas inerentes comercializao do produto no mercado interno, principalmente os impostos faturados dos quais a exportao isenta. As despesas financeiras e de vendas esto includas nas despesas de exportao.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

295

3. Definio da margem de lucratividade desejada no mercado externo. 4. Clculo do preo de venda FOB/FCA unitrio:
a soma do custo de produo, despesas administrativas, despesas de exportao e a margem de lucro desejada, em base unitria.

5. Comisso do Agente:

No caso de as negociaes no exterior serem intermediadas por agente de vendas comissionado, o preo FOB/FCA com a respectiva comisso sobre vendas definido atravs da seguinte regra de 3: Preo FOB/FCA sem Comisso/Preo FOB/FCA com Comisso = (100% - % da Comisso)/100%

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

296

6. Converter o preo FOB/FCA em dlar aplicando a taxa comercial de compra.


Modelo Planilha para Clculo do Preo de Exportao (a partir do custo de produo)

ITEM
Custo da matria-prima (produo p/mercado interno) ........................... ( + )Custos adicionais de matria-prima (produo p/ exportao) = Custo da matria-prima (produo p/exportao) ............................. ( - )Manuteno do crdito fiscal do IPI................................................... ( - )Manuteno do crdito fiscal de ICMS................................................ = Custo da matria-prima s/impostos (produo p/ exportao)......... ( + )Custo de mo-de-obra direta............................................................ ( + )Custos gerais de produo............................................................... ( + )Demais custos adicionais p/produo p/ exportao........................ = Custo de produo para Exportao................................................... ( + )Margem de lucro desejada no mercado externo................................ ( + )Despesas administrativas................................................................ ( + )Despesas especficas de exportao (acessrias)............................. = Preo FOB/FCA sem comisso do agente de vendas externas..........

VALOR

( + )Comisso do agente de vendas externas = Preo FOB/FCA final........................................................................ ( / )Taxa do dlar comercial compra.......................................................

Preo FOB/FCA de lista - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - >

- - - - -

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

297

Canais de Distribuio e Vendas


Passo 1- Identifique os canais de distribuio e vendas adequados ao mercado visado: agente comissionado? atacadista local? supermercado ou cadeia de lojas? trader independente? trading company? venda direta por equipe prpria localizada aqui? vendedor contratado no local? joint-venture com scio local? licenciamento para produo local? uma combinao dos canais acima? Passo 2- Localize empresas e/ou pessoas procure em revistas do ramo, publicadas no exterior anuncie em revistas do ramo, publicadas no exterior faa viagens de prospeco ao exterior participe de misses comerciais ao exterior contate consulados e cmaras de comrcio contate Trade Points e assemelhados visite feiras no exterior exponha numa feira no exterior contrate/converse com seu agente/representante/distribuidor no pais pretendido Passo 3- Faa acordos comerciais estabelea contatos defina como vai ser feita a promoo dos produtos negocie escolha o(s) parceiro(s) Passo 4- Negocie e assine contratos Ao negociar e assinar um contrato, lembre-se de que as regras legais locais podem ser diferentes daquelas vigentes no Brasil. Portanto, aconselhe-se com um especialista local. Alguns itens comerciais normalmente constantes de contratos so: durao condies e procedimentos para renovao do contrato condies e procedimentos para resciso do contrato delimitao de territrio produtos includos (presentes e futuros) desempenho mnimo exigido bases e listas de preos estoques mnimos a serem mantidos obrigatoriedade de treinamento publicidade e promoo relatrios de andamento exclusividade (ou no) remuneraes/comisses

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

298

Recursos e Tempo
Passo 1 - Liste os itens do trabalho de exportao que vo gerar custos Lembre-se de considerar a incluso de despesas com: viagens participao em feiras preparo de folheto sobre a empresa preparo de folhetos e manuais dos produtos tradues custos de comunicao (telefone, fax, correio etc.) amostras re-engenharia de produtos Passo 2 - Avalie a repercusso da nova carga de trabalho em sua equipe e na sua carga pessoal de trabalho Muitas pessoas estaro envolvidas nas questes ligadas a exportao; procure no subestimar o volume de trabalho que isso gera. Passo 3 - Procure identificar os riscos envolvidos Esto entre os riscos mais comuns: flutuaes de cmbio no-pagamento atrasos de pagamento demora na concretizao de negcios problemas de atendimento ao mercado interno Continue seu trabalho indo para a etapa seguinte - Plano de Exportao

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

299

FONTE : http://businessbrazil.com/sebrae/pmex4.htm#Plano

Plano de Exportao
Um conjunto disperso de peas no um mquina. Voc s ter uma mquina quando essas peas forem reunidas segundo certa lgica. So quatro as fases sucessivas que deve ter seu esforo para reunir os elementos necessrios definio de seu esforo de exportao, a saber: 1 - reflexo 2 - informao 3 - preparo do plano de exportao 4 - venda e processamento da exportao Depois da (1) reflexo, voc reuniu informaes sobre: o produto o mercado os canais de distribuio recursos e tempo Com base em todo esse trabalho, voc vai - agora - tomar decises e vai transformar tudo isso num conjunto de estratgias - um plano de exportao - a ser executado. Provavelmente, isso vai exigir que voc aprofunde e complemente as informaes j colhidas. Assim, seu plano dever ter os seguintes captulos: Passo 1- Que mercado(s) voc decidiu atacar? Passo 2- Que produtos(s) voc vai oferecer? Passo 3- Quem vai distribuir/vender seu(s) produtos(s)? Passo 4- Como vai ser feito o marketing-mix do seu produto ? Qual a combinao de produtos, preos, promoo, distribuio e servios que vai ser usada? Passo 5- Quando as aes vo ser tomadas? (cronograma de trabalho) Passo 6- Quanto voc vai gastar com esse esforo para exportar? Qual o retorno esperado? Quando esse dinheiro vai voltar? (oramento e cash-flow) Venda Visite .... http://www.edgeonline.com/main/bizbuilders/index.shtm Voc encontrar itens como: write a sales letter, follow up on a prospect, identify and overcome objections, qualify leads and prospects, close a sale, write a sales proposal etc. -----

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

300

FONTE: http://businessbrazil.com/sebrae/manual.htm

DISTRIBUIO: FORMAS DE COMERCIALIZAO


FONTE: In Prospeco de Mercado e Marketing Internacional Srie Comrcio Exterior - Volume 2 -SEBRAE-RS )

FORMA DIRETA quando ocorre a venda diretamente entre o fabricante e um distribuidor no exterior, ou ainda direto para o consumidor final. Desta forma o exportador far todo o esforo necessrio para alcanar seus objetivos, o que implica uma pesquisa mercadolgica prvia, contatos e avaliao dos riscos, Fechamento do negcio, preparao da mercadoria e embarque. Canais de Comercializao da Forma Direta: Vendas pelo Correio esta modalidade caracteriza-se pela venda de pequenos volumes atravs do sistema logstico dos Correios. Distribuidor a intermediao atravs da compra de grandes quantidades, onde a venda efetuada a partir do estoque do distribuidor NO mercado de destino e, geralmente, com a exigncia de exclusividade. Filial de Vendas a extenso das atividades da empresa no mercado de destino, isto , no pas do importador, e funciona com funcionrios da prpria empresa. Geralmente, estas filiais possuem armazenagem para seus Produtos, para facilitar a entrega da mercadoria e agilizar o processo de distribuio. Rack Jobbing esta modalidade garante a administrao das vendas por parte do exportador, e, a seu custo, de um espao dentro da loja do importador, onde, a partir deste ponto, o exportador efetua os contatos com os clientes. Para obter sucesso neste tipo de operao necessrio um aprofundamento sobre a legislao local referente comercializao do produto a ser vendido. Associao de Exportadores estabelecida em torno de objetivos comuns e ainda possibilitando a reduo de custos, por ser um sistema compartilhado com responsabilidades definidas, proporciona o ingresso junto a mercados internacionais de empresas que teriam dificuldades de operar individualmente. Vendedor Direto pertence ao quadro funcional da empresa exportadora e atua diretamente junto a importadores, em diversos mercados no exterior. Agente no Exterior aquele que faz a intermediao das vendas no pas do importador e age em nome do exportador que, na maioria das vezes, arca com os custos das operaes. O agente pode ser pessoa fsica ou jurdica, conforme convenincia das partes, e a comercializao efetuada sob o regime de comissionamento.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

301

Consrcio de Exportao caracteriza-se, geralmente, pela unio de pequenas e mdias empresas com o objetivo de atingir um determinado mercado. Alm da reduo de custos, os consrcios possibilitam um aumento na capacidade de oferta de um ou mais produtos. FORMA INDIRETA quando ocorre a participao de um intermedirio na exportao. O contato do exportador se restringe a este intermedirio. Este procedimento, geralmente, utilizado quando o exportador no possui nenhuma experincia nesta atividade ou est no incio das atividades, visando o ingresso em determinado mercado. preciso ter cuidado na escolha deste intermedirio. Lembre-se que ele far os contatos no exterior em nome do exportador. Por isso, necessrio avaliar a idoneidade da empresa que desejamos contratar, verificar se ela possui experincia neste tipo de produto e no mercado-alvo que desejamos ingressar e, ainda, se a empresa est disposta a fazer um contrato para formalizar as operaes. Este agente pode estar domiciliado no Brasil ou no exterior e, geralmente, trabalha sob o regime de comisses sobre as vendas realizadas. Canais de comercializao da Forma Indireta: Representantes geralmente estabelecidos e atuantes no mesmo segmento do exportador, operam em nome e com o apoio da empresa exportadora. Distribuidor quando a comercializao efetuada a partir de grandes redes os supermercados, sendo comum, inclusive, a utilizao da marca do distribuidor nos produtos a serem comercializados. Importador / Distribuidor atua por conta prpria no processo de importao e tambm na distribuio dos produtos. As encomendas deste tipo de canal de comercializao so de grandes propores. Comissrio Importador um operador no comrcio exterior que compra e vende em diversos mercados, em seu prprio nome e por conta do importador. Agente de Vendas trabalha sob o regime de comissionamento, de forma autnoma, informando o exportador sobre a evoluo do mercado bem como suas exigncias e aspectos legais. Comercial Importadora/Exportadora so empresas que operam com a compra e venda e intermediao de mercadoria, geralmente atendendo a pequenas e mdias empresas. Existe a exigncia de capital mnimo para a operacionalizao deste tipo de empresa. Trading Company este tipo de empresa tem uma atuao bastante abrangente e est presente em vrios mercados, operando geralmente negcios de grandes propores. Dedica-se compra, venda, comercializao, industrializao e ao financiamento das operaes.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

302

Export Management Company so empresas muito utilizadas nos Estados Unidos, assessorando pequenas empresas, sob o regime de comissionamento, em operaes de exportaes. Consultores de Exportao operam como pessoa fsica ou jurdica, utilizando-se de sua experincia em negociaes internacionais e do conhecimento dos processos operacionais de comrcio exterior, dando apoio aos exportadores e desenvolvendo o marketing internacional. Trabalham atravs do pagamento de honorrios ou comissionamento. Piggy Back so empresas conhecidas no mercado de destino da mercadoria e que atuam no mesmo segmento do exportador. Esta modalidade oferece vantagens de custo, pois toda estrutura montada est dentro do campo de atuao do exportador e no necessrio um esforo mercadolgico especfico, uma vez que a empresa j conhecida. Jobber opera como atacadista, importando do fabricante e armazenando a mercadoria para posterior venda e atacadistas e varejistas. Dentro desta modalidade tambm possvel ocorrer a intermediao, atravs de comissionamento, o que pode ser pago pelo exportador, pelo importador ou ambos. Broker um intermedirio que atua em setores especficos. Trabalha na aproximao de exportadores e importadores. Agente de Compras atua no pas do exportador, em nome e por conta do importador, levantando oportunidades de negcios e mantendo-o bem-informado a respeito do mercado exportador. MTODO EQUIPARADO quando ocorre a intermediao de uma empresa comercial exportadora, tambm conhecida como Trading Company. Esta modalidade geralmente utilizada quando a empresa exportadora percebe que existe possibilidade de colocao de seu produto em alguns mercados, mas no possui a estrutura necessria, ou no quer assumir o risco das operaes. Neste caso, a empresa efetua a venda para a Trading e esta ir comercializar o produto. Ao vender para uma Trading Company, a empresa exportadora goza de todos os benefcios de uma exportao, mesmo que a mercadoria seja vendida e entregue dentro do pas. Voc pode continuar seu trabalho consultando os Perfs Econmicos dos pases com os quais voc vai fazer negcios.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior FONTE: http://businessbrazil.com/sebrae/manual.htm

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

303

INSTRUMENTOS PROMOCIONAIS E A BUSCA DE OPORTUNIDADES


VER SLIDES

FEIRAS E EXPOSIES As feiras nacionais ou internacionais so uma excelente ferramenta para quem quer vender seus produtos ou, apenas, conhecer o mercado. Passo 1- Escolha a feira qual voc vai comparecer O Sebrae organiza participaes de empresas em inmeras feiras no exterior. Procure saber se alguma delas do seu interesse. Se no for, pea a orientao do Sebrae sobre as feiras que o interessam. Consulados e cmaras de comrcio so, tambm, fontes de informao sobre feiras no exterior. Passo 2- Defina, claramente, o que voc pretende conseguir na feira. Alguns objetivos usuais so: conhecer o mercado conhecer os concorrentes contactar eventuais canais de distribuio vender Passo 3- Planeje sua viagem com antecedncia. No se esquea de, o mais cedo possvel: reservar passagens verificar validade do passaporte verificar necessidade de visto reservar hotis Passo 4- Planeje seus contatos. No se esquea de: levar cartes de visita em um ou mais idiomas estrangeiros levar material de apresentao de sua empresa em um ou mais idiomas estrangeiros levar folhetos de oferta de produtos (se for o caso) em um ou mais idiomas estrangeiros agendar, com antecedncia, contatos na feira (se possvel) Passo 5- Se voc vai expor, planeje - em detalhes - a sua participao Se voc no tem experincia de expor em feiras, participe de um grupo organizado pelo Sebrae ou ento, faa uma visita de estudo feira desejada para expor apenas no ano seguinte. Passo 6- Prepare-se para expor. Alguns itens com os quais voc ter que se preocupar (e bastante): definio dos produtos a serem apresentados reserva de espao regulamento da pas normas para ingresso no pas de material para feiras montagem do stand decorao do stand pessoal do stand envio da mercadoria para exposio (licenas, transporte, armazenagem etc.) material impresso (folhetos, cartes etc.) amostras ou material promocional para distribuio (se for o caso)

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

304

teste de funcionamento do stand e do equipamento (se algum) "fechamento" do stand no encerramento da feira Passo 7- Prepare um oramento. Alm dos itens acima mencionados, no se esquea das despesas com: alimentao transporte local relaes pblicas (almoos etc.) reserva para imprevistos (voc ter vrios!) Passo 8- D seqncia aos contatos e negcios Para saber mais sobre a participao em feiras consulte o Sebrae-SP; VIAGENS DE ESTUDO Uma visita planejada a um pas uma forma eficiente de conhecer mercado e produtos. Combinar isso com a visita a uma feira , ainda, melhor. Passo 1- Defina o seu roteiro no coloque coisas demais em seu programa separe claramente o que negcio do que turismo inclua visitas a super-mercados, shopping-centers,cenros comerciais e lojas que vendem seu ramo de produtos se viajar com famlia, deixe claro que os negcios so prioridades e que eles podem alterar o programa inicial Passo 2- Defina os objetivos de sua viagem Conhecer os produtos e preos dos concorrentes Conhecer os hbitos de compra dos potenciais compradores Avaliar o tamanho do mercado (presente e futuro) Contatar potenciais agentes ou distribuidores Aprofundar informaes para seu plano de exportao Visitar lojas e supermercados para avaliar o perfil de consumo Contatar bancos e/ou advogados (leis locais, prticas contratuais, marcas e patentes, impostos, embalagens e metrologia, barreiras no tarifrias etc.) Passo 3- Informe-se - Converse com gente experiente antes de viajar. Passo 4- Detalhes pessoais - Pequenos detalhes podem comprometer uma viagem: leve todos os remdios especiais de que voc necessita se voc no domina o idioma, providencie um tradutor mesmo em pases de lngua espanhola ( ligue para um consulado brasileiro no pas que voc vai visitar e pea a indicao de algum) leve culos de reserva uma visita a uma feira pode durar horas; leve sapatos muito confortveis tome redobrado cuidado com a alimentao; qualquer excesso pode pr a perder toda a sua viagem Passo 5- follow up de contatos ou negcios . De volta sua empresa: mande uma carta de agradecimento a todas as pessoas contactadas envie as informaes que voc prometeu a seus interlocutores continue a trabalhar as oportunidades de negcio identificadas

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

305

RODADAS DE NEGCIOS

(In Eventos Internacionais - Srie Cooperao Internacional - SEBRAE-RS)

Passo 1- Entenda bem a Rodada de Negcios


As Rodadas de Negcios, assim como as Feiras, tambm so instrumentos de marketing idealizados com o objetivo de promover produtos, servios e idias. No entanto, para alcanar este objetivo estas no utilizam da exposio como principal recurso. O principal instrumento utilizado o agendamento.

Os agendamentos do s Rodadas de Negcios uma dinmica particular que consiste em marcar encontros direcionados entre ofertantes e demandantes. Estes encontros so marcados a partir da anlise do perfil preenchido pela empresa ao se inscrever e tm durao mxima estipulada pelos organizadores, de forma a garantir a sincronia entre as diversas reunies." Passo 2- Conhea os tipos de Rodadas de Negcios As rodadas podem ser classificadas a partir dos dois parmetros utilizados para classificar as feiras : quanto ao ramo de atividade: so especializadas ou multisetoriais quanto a origem dos participantes: so locais, regionais, estaduais, nacionais ou internacionais." Passo 3- Veja como participar Na Rodada de Negcios, as figuras do expositor e do visitante desaparecem, sendo substitudas pela empresa ncora e empresa ofertante / demandante. a - Empresa ncora Chama-se empresas ancoras quelas que constituem a base do evento, ou seja, a partir de suas demandas e ofertas que se promove o evento. A empresa ancora a pea-chave da Rodada de Negcios, assim como o expositor a pea-chave da Feira. Ela deve estar preparada para manter um representante disponvel para a realizao dos encontros empresariais marcados, durante todo o evento, assim como a empresa expositora mantm um ou mais expositores no seu estande. pesar de se encontrar numa posio semelhante a do expositor, ser ncora no envolve os mesmos custos. Em muitos casos, o custo restringe-se s despesas de transporte e alimentao do pessoal da empresa que participar da reunio, alm do material promocional (folhetos, brindes, cartes). Nestes casos, o montante a ser investido varia de acordo com o custo do transporte desde a empresa at o local do evento, portanto, ser ncora num evento no exterior implica num gasto maior. Para ser expositor preciso contratar o espao, para ser ncora preciso inscrever-se (ou ser convidado pelo organizador). A inscrio ser aceita, caso a empresa atenda aos requisitos estipulados pelos organizadores.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

306

Seu perfil ser usado para convidar empresas com caractersticas de produto e servio complementares. Assim sendo, a ncora somente conhecer as empresas com quem vai se encontrar muito depois de sua inscrio. Com alguma antecedncia, recebe uma agenda preliminar, com a distribuio das reunies ao longo do(s) dia(s) do evento. A agenda no deve ser considerada definitiva, pois sempre est sujeita a incluses ou cancelamento. Isto exige o acompanhamento constante durante o evento. b - Empresa Ofertante / Demandante A empresa ofertante/demandante o equivalente do visitante na feira. Uma vez tendo consultado o catlogo com o perfil das ncoras - setor, ramo, porte, atividade, oferta e/ou demanda - esta se inscreve discriminando com quais empresas ncoras deseja se reunir. Para ter conhecimento de quais solicitaes de agendamento foram atendidas, o ofertante/demandante deve buscar sua agenda junto aos organizadores do evento (secretaria do evento). A antecedncia com que ter acesso a essa agenda varia de evento para evento. Algumas rodadas permitem que sejam marcadas reunies entre ofertantes/demandantes. Cabe ao participante consultar a organizao, verificando se h novas solicitaes de encontro com sua empresa, sempre que houver um intervalo em seus agendamentos. Desta forma, reduz-se a possibilidade de no comparecimento a um encontro por no ter recebido a informao a tempo. O risco que isso ocorra diminudo em eventos onde os agendamentos so feitos "on-line". Algumas rodadas possuem sistemas informatizados que permitem ao ofertante/demandante bloquear sua agenda em horrios em estar disponvel para realizao de reunies." Passo 4- Planeje sua participao numa Rodada de Negcios "A Rodada de Negcios tambm tem um antes, durante e depois. O planejamento coincide em vrios pontos com o da feira, no entanto, a existncia do contato formal (conversa) um fato, distintamente da feira, onde o visitante opta por abordar ou no o expositor. O conhecimento prvio de que o contato se dar exige um maior preparo do profissional que representar a empresa. Alm de bem informado, recomenda-se que o representante esteja num nvel hierrquico ou possua poderes que lhe d autonomia de deciso. Lista de verificao: Planejando a participao em uma Rodada . Antes Reunir informaes sobre a Rodada de Negcios, Definir os objetivos e metas da participao na Rodada, especialmente ao tipo de negcio pretendido; Estabelecer um cronograma de viagem; Reservar hotel e vos; Providenciar documentos de viagem, se for o caso; Reunir informaes sobre o pas ou regio onde se dar o evento; Elaborar cartes de visita e folhetos no idioma local ou em idiomas utilizados em negcios internacionais, se for o caso (nas Rodadas, o portflio da empresa um documento importante, assim como os catlogos). Recomenda-se tambm que se leve documentos que apoiem e ilustrem o que vai ser dito; Elaborar planilhas de preo; Elaborar uma lista com os requisitos tcnicos e outras informaes necessrias para orientar uma compra, seja nacional ou internacional;

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

307

Solicitar intrprete, quando no tiver domnio, no idioma da conversao, do vocabulrio comercial. Durante: As reunies Conferir a agenda, pelo menos uma vez por dia; Verificar as informaes disponveis sobre a empresa com que vai se reunir e preparar um roteiro com os principais pontos que deseja abordar durante a mesma; Fazer anotaes sobre as conversas [...]; Solicitar sempre o carto e catlogos/folhetos da empresa com que se est reunindo; Sempre deixar com a empresa, com que se est reunindo, seu carto, folhetos ou outro Material de divulgao que esteja em um idioma que o representante fale ou compreenda. Depois: o ps-Rodada ativo Avaliar os contatos realizados; Manter contato com as empresas com que se reuniu , principalmente quando se comPrometeu a enviar alguma informaco; Fazer uma reavaliaco da posio da empresa no mercado considerando as informaes coletadas. --------------------------------------------------------------------------------------------------------RODADAS DE NEGCIOS ENTRE BRSIL E CHILE O Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (MDIC) e Agncia Brasileira de Promoo de Exportaes e Investimentos (Apex-Brasil) promovem, de 09 a 11 de agosto DE 2010, a Misso Empresarial capital chilena, Santiago. O objetivo ampliar o fluxo comercial e de investimentos entre os pases e explorar possibilidades de cooperao entre os setores produtivos de Brasil e Chile. As inscries para a misso foram encerradas no dia 18 de junho e o processo de seleo encontra-se em andamento. A exemplo do que tem sido adotado como formato nas Misses realizadas em 2010, para aumentar a possibilidade de retorno do investimento, tanto do Governo quanto das empresas que integram a misso, sero selecionadas somente empresas com alguma experincia internacional e potencial exportador, para as quais foi possvel agendar um nmero mnimo de reunies no pas a ser visitado. Dessa maneira, aumentam as chances de que os contatos se traduzam em negcios de fato. Uma empresa especializada foi contratada para organizar os contatos empresariais, buscando empresas em todo o Chile para os setores de Engenharia e Construo Civil, Produtos Qumicos, Instrumentos de Preciso, Materiais Eltricos e Eletro-Eletrnicos, Mquinas e Equipamentos para Indstria da Minerao, Equipamentos e Implementos Agrcolas, Meio Ambiente e Gerao de Energia, Produtos Farmacuticos e Produtos Mdicos e Hospitalares. Os setores foram pr-definidos de acordo com estudo de Inteligncia Comercial, que avaliou, inclusive, o potencial de negcios.

Programao
09/08 - A delegao brasileira chega a Santiago e, no mesmo dia, promove um seminrio de nivelamento, com informaes sobre o mercado chileno, para os empresrios brasileiros. 10/08 - No dia seguinte acontece a Rodada de Negcios, onde cada empresa brasileira recebe vrios compradores potenciais ao longo do dia. 11/08 O ltimo dia livre para que os empresrios possam visitar as plantas e escritrios de possveis clientes chilenos.

Primeiros passos rumo ao exterior


Para a Misso Empresarial ao Chile foram convidadas empresas, em todo o territrio nacional, que se

cadastraram em programas do MDIC como Primeira Exportao, Redeagentes, ENCOMEX e Vitrine do Exportador.
Os Programas citados so coordenados pela Secretaria de Comrcio Exterior do MDIC e tem o objetivo de promover a insero competitiva de micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional. A iniciativa uma forma de dar continuidade ao esforo pela criao de uma Cultura Exportadora no Pas.

OS PONTOS DE COMRCIO ( TRADE POINTS )

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

308

Trade Point So Paulo TEXTO OBSOLETO, MAS SERVE PARA O CONCEITO Linha Direta para Negcios Rpidos e Seguros Simplificar todas as operaes de Comrcio Exterior, prestando servios para qualquer tipo de empresa, o objetivo do Trade Point. Trata-se de um centro facilitador de negcios que faz parte de uma rede de 145 ncleos semelhantes, disseminados em 108 pases interligados eletronicamente. Seu modelo de funcionamento ditado pela UNCTAD - Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e o Desenvolvimento, entidade responsvel pela gesto e coordenao do programa, que foi iniciado a nvel mundial em 1992. No Brasil, o programa coordenado pelo CPEC - Centro de Promoo de Eficincia Comercial do Departamento de Promoo Comercial do Ministrio das Relaes Exteriores. Suas atividades esto centradas na busca e criao rpida e segura de solues para agilizar o fluxo de produtos e servios. Por meio de intercmbio de dados e do atendimento personalizado para necessidades de exportao e importao para qualquer lugar do mundo, o Trade Point So Paulo auxilia a insero empresarial na economia globalizada. Conta, para isso, com o suporte da estrutura da FIESP e do CIESP - Federao e Centro das Indstrias do Estado de So Paulo, entidades que representam o maior e mais influente parque empresarial do Mercosul. Seus servios incluem, entre outros: Pesquisa e informaes de importadores, exportadores e estatsticas de mercado. Divulgao e orientao quanto a feiras, mostras e eventos. Identificao e aproximao de empresas interessadas em operaes de importao e exportao. Catalogao e divulgao de oportunidades comerciais nacionais e internacionais (ETOs). Atendimento a empresrios brasileiros e estrangeiros em visita a So Paulo no sentido de viabilizar reunies e encontros com a utilizao da estrutura do Trade Point So Paulo. O Trade Point So Paulo tambm pode organizar misses comerciais e rodadas de negcios e toma as providncias necessrias para promover parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras. Participa, tambm, de feiras e eventos, tanto nacionais quanto internacionais, para divulgar a indstria paulista e nacional, alm de oferecer, in loco, informaes por meio de conexo eletrnica com seu banco de dados. NOTA Em funo do acelerado crescimento do uso da Internet, o sistema de Trade Points ficou superado. O nico ainda em funcionamento no Brasil o TRADE POINT CAMPINAS, situado junto ao Aeroporto de Viracopos. CONSULTE A PAGINA DO WORLD TRADE POIN T FEDERATION basta clicar http://www.tradepoint.org/

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

309

O "Trade Point" : a - centro facilitador de negcios, onde participantes em transaes de comrcio exterior (alfndega, institutos de comrcio exterior, cmaras de comrcio, transportadoras, bancos, seguradoras etc.) so agrupados fisicamente ou de maneira virtual. b - fonte de informaes relacionadas ao comrcio internacional, apta a fornecer dados sobre oportunidades de negcios e mercados, clientes e fornecedores em potencial, regulamentaes e exigncias aplicveis ao comrcio exterior. c - porta de acesso a redes globais de comrcio e informaes comerciais. Todos os Trade Points esto interligados em uma rede eletrnica mundial e devem estar equipados com eficientes ferramentas de telecomunicao para conectarem-se a outras redes globais via Internet. Os "Trade Points" tm por principal objetivo estimular a participao no comrcio internacional do maior nmero de empresas, particularmente (mas no exclusivamente) as pequenas e mdias. A atuao do "Trade Point" contribui para agilizar as transaes e para superar obstculos operacionais que dificultam a integrao das empresas aos fluxos mundiais de bens e servios. Os "Trade Points" do assistncia a empresrios no que diz respeito facilitao do comrcio e a prticas comerciais eficientes. Fornecem informaes sobre legislao comercial (tanto a brasileira quanto a dos parceiros comerciais) e auxiliam na execuo das formalidades inerentes s transaes de comrcio exterior. No Brasil, funcionam em parceria com instituies como o SEBRAE, Associaes Comerciais, Governos estaduais, Federaes de Indstria e Comrcio, Prefeituras e empresas privadas. Conforme o princpio de auto-sustentao, um dos que norteiam o Programa de "Trade Points", a principal fonte de renda dos "Trade Points" devem ser as remuneraes de usurios por servios prestados. Os "Trade Points" plenamente operacionais podem trabalhar, tambm, com entidades associadas ou "extenses" em seus Estados. Estas entidades agem como brao do Trade Point principal, com o objetivo de alcanar empresas numa rea geogrfica maior, sem a necessidade de se implantar uma estrutura completa de "Trade Point". A participao brasileira no Programa de "Trade Points", hoje uma das mais significativas no mundo, coordenada pelo Departamento de Promoo Comercial (DPR) do Ministrio das Relaes Exteriores - MRE e recai no mbito de acordo de colaborao entre o MRE e o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, firmado em 1995. Dentro do DPR, a coordenao do Programa de "Trade Points" incumbe Diviso de Programas de Promoo Comercial (DPG), que atua como Secretaria Executiva do Frum Brasileiro de "Trade Points".

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

310

EXEMPLO DE ANALISE DE SETOR DE EXPORTAO

Panorama Setorial do Setor Moveleiro


Boletim SECEX No. 33 jan/2003

MOVEIS Em virtude da variedade de matrias-primas, da mo-de-obra e da experincia acumulada nos plos existentes nas regies Sul e Sudeste, o setor moveleiro nacional bastante competitivo. Nos ltimos anos, a indstria aprimorou sua capacidade de produo e investe, cada vez mais, em modernizao tecnolgica e na adaptao do design, a fim de se moldar s exigncias do mercado internacional. A qualidade de seus produtos reflete estas iniciativas, ratificada tambm pela expanso de suas vendas externas. Atualmente, o nmero de empresas do setor que destinam parte de sua produo ao mercado externo ainda reduzido. Das 13.500 micro, pequenas e mdias do segmento, apenas 6% ou 7% so exportadoras. As indstrias esto basicamente localizadas na regio Sul, mais precisamente nos estados do Rio Grande do Sul, que exporta 29,7%, e Santa Catarina, este, o maior exportador brasileiro, com 48% das exportaes totais. So Paulo responsvel, em mdia, por 9,6% e Paran por 8%. Iniciativas bem sucedidas comeam a surgir no Norte do Pas, sendo o Plo de Paragominas, em Belm (PA), um dos exemplos. O Programa Brasileiro de Incentivo s Exportaes de Mveis - Promvel, criado em 1999 e que conta com o apoio da Apex - Agncia de Promoo das Exportaes, tem como objetivo capacitar a indstria moveleira a produzir mais e melhor, tornando-a cada vez mais competitiva no mercado internacional. Tm sido realizadas diversas aes para promover o mvel brasileiro no exterior, que incluem a participao em importantes feiras internacionais e rodas de negcios. Exportaes Brasileiras de Mveis Entre 1990 e 2001, as exportaes brasileiras de mveis passaram de US$ 40 milhes para US$ 501 milhes. Contudo, esse valor no representa adequadamente o esforo do exportador nacional, j que os preos dos mveis exportados vm caindo desde 1999. Em 2002, considerando-se as NCMs 9401.30.00 a 9401.90.99 e 9403.10.00 a 9403.90.90, foram vendidos US$ 531,1 milhes o que representou aumento de aproximadamente 10% em relao ao ano anterior. Os mveis de madeira respondem por cerca de 70% das exportaes do segmento. Os assentos giratrios, assentos transformveis em camas, assentos de cana, vime, bambu, assentos estofados, mveis de metal para escritrio, mveis de madeira para escritrio, cozinha e quartos de dormir, mveis de plstico e partes para mveis de madeira esto entre os destaques nas vendas para o mercado externo. Principais produtores e consumidores de mveis As exportaes brasileiras so destinadas aos pases desenvolvidos, principalmente para os Estados Unidos e pases europeus. Cerca de 80% do item mais exportado foram direcionados a apenas 5 pases: EUA (39%); Frana (18%); Alemanha (8%); Reino Unido (7,1%) e Pases Baixos (6,8%). Os EUA so os responsveis pelo maior mercado mundial, movimentando US$ 60 bilhes por ano, dos quais US$ 25 bilhes em importaes. Entretanto, a principal regio importadora a Europa, que tem a Alemanha como segundo maior exportador e importador mundial de mveis, e que apresenta grande competitividade em alguns segmentos, como por exemplo, mveis de cozinha. Outro pas que merece destaque a Frana, mercado com alto grau de dependncia da produo externa desses produtos (um tero do mercado francs composto por produtos importados).

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

311

Devido retrao do mercado argentino, importante comprador do produto brasileiro, as indstrias produtoras voltaram-se para o mercado norte-americano.

Estados Unidos e Canad apresentam vnculo comercial intenso, com o Canad importando quase a metade dos produtos americanos. Por sua vez, os EUA consomem mais de 40% dos mveis canadenses vendidos ao exterior. As exportaes norte-americanas so destinadas em quase 60% aos pases do NAFTA - Acordo Norte Americano de Livre Comrcio. J a Dinamarca ocupa a quinta posio nas exportaes de mveis e apresenta baixa dependncia das importaes, concentrando-se em produtos mais sofisticados. Deixou de ser a pioneira no ramo de mveis quando a Itlia conquistou o mercado a partir da dcada de 70. Atualmente, a indstria moveleira italiana a mais forte e competitiva em todos os segmentos em que atua, e menos de 8% do seu mercado interno dependem das importaes. A China o stimo exportador de mveis e se destaca como o maior exportador mundial de mveis de vime. Este segmento da indstria moveleira o que apresenta menor contedo tecnolgico e maior intensidade de mo-de- obra. O Japo poder ser um excelente parceiro no mercado moveleiro. o quarto maior importador de mveis e apresenta uma tendncia de aumento devido ocidentalizao dos costumes. Apresenta menor competitividade nas exportaes, visto que sequer est presente entre os vinte principais exportadores. Matrias-primas As matrias-primas mais utilizadas pela indstria de mveis so as chapas de madeiras processadas, conhecidas tambm como aglomerado e mdium density fibreboard (MDF), a madeira macia

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

312

(proveniente da mata nativa e com sua utilizao em rpido declnio) e tbuas provenientes de plantio das espcies pinus e eucalipto, abundantes na regio Sul que vm ganhando fora no mercado, devido substituio da madeira macia. O plstico e o sisal so mais encontrados na regio do Nordeste, sendo usados para a fabricao de mveis rsticos. Os painis de madeira aglomerada e de MDF destinam 90% do volume fabricao de mveis e toda a sua produo sustentada por florestas plantadas. Graas aos painis de madeira, houve uma "massificao" do consumo, especialmente de mveis lineares. Em mdia, 60% da madeira macia utilizada pela indstria moveleira tambm resultado de plantio, como no caso do pinus, que substituiu a araucria; j o eucalipto se consolida no Brasil devido implantao da moderna serraria da Aracruz, sendo os segmentos produtores de camas e de salas de jantar os que mais a utilizam. Na Nova Zelndia, Austrlia, Chile, entre outros pases, o eucalipto tambm utilizado. Em virtude da variedade de matrias-primas, uma tendncia se fixa na confeco dos mveis. Misturar diferentes materiais barateia o custo e mantm a qualidade no mesmo patamar, a exemplo do design italiano, que mistura metais, vidro, madeira e couro, entre outros, incrementando ainda mais o design dos produtos. Design O novo estilo das sociedades modernas introduziu novos conceitos na fabricao de mveis. O conforto e a funcionalidade passaram a fazer parte dos projetos, os quais perseguem cada vez mais uma estratgia de diferenciao. o caso da Itlia, que, graas a seu diferencial, se mantm a nmero um no ramo. Contudo, quando h concorrncia atravs dos preos, o produto comercializado de forma padro; nesses casos, sua sobrevivncia passa a depender de sua eficincia. No Brasil, a expanso do setor moveleiro para vrias regies do pas aumenta a diversidade dos tipos de mveis, o que facilita a exportao. Porm, ainda h uma grande necessidade de aprimorar o design dos mveis, no s para exportar, mas tambm a fim de vender para os brasileiros que estejam dispostos a pagar razoavelmente bem pelo produto. Os avanos tecnolgicos contriburam muito para a horizontalizao da produo, ou seja, produtores especializados na produo de componentes mantm a mesma linha de produo e em maiores escalas, e o carter artesanal foi deixado de lado. O que tudo indica que h fortes tendncias para um nico tipo de mvel prtico, padronizado e confeccionado com madeira de reflorestamento, de baixo custo.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

313

No site www.portaldoexportador.gov.br esto disponveis informaes de outros eventos no Brasil e no exterior.

INCENTIVOS A EXPORTAO
Todos os pases incentivam as exportaes de seus produtos. A exportao melhora a Balana Comercial e o balano de Pagamentos, gera empregos, gera tributos, melhora o padro das empresas em todos os aspectos. Os incentivos dependem da definio de polticas de natureza econmica e poltica, o que uma atribuio da CAMEX e dos rgos de nvel ministerial, conforme j foi visto. Atualmente, existem incentivos de natureza tarifria e crediticia, e os de natureza no tarifaria. Os de natureza tarifaria e creditica, como a prpria palavra diz, envolvem tanto a abertura de linhas de credito quanto a reduo, suspenso e mesmo iseno de tributos relativos a exportao de produtos bem como a importao de matrias-primas e componentes para produo de produtos destinados a exportao ( drawback). Dentre as linhas de crdito para apoio a exportao, temos: - linhas de credito para adiantamento sobre Cartas de Credito; - linhas de credito para drawback; - Linhas de crdito diversas atravs do Banco Central, do BNDES, Caixa Econmica, etc. Os de natureza no tarifria so de tipos variados, envolvendo desde programas especficos de apoio at a montagem de estruturas fsicas de apoio. Dentro os programas de apoio podemos citar: a) Participao ativa dos rgos governamentais, de forma direta ou indireta, polticas e tcnicas junto aos organismos internacionais; b) formao de mo-de-obra, atravs de linhas de financiamento especificas; c) Outros. A lista abaixo ilustra os programas atualmente existentes em nvel federal PROGRAMAS DE APOIO AO EXPORTADOR Agncia de Promoo s Exportaes - APEX A funo principal da APEX apoiar as empresas de pequeno porte para que aumentem as suas exportaes. A APEX apia as seguintes aes, sempre em parceria com o setor privado e com os SEBRAEs estaduais: projetos de exportao, capacitao e treinamento de pessoal especializado em comrcio exterior; pesquisas de mercado; rodadas de negcios; informao comercial; e participao em feiras e seminrios. Sistema RedeAgentes de Comrcio Exterior A Rede Nacional de Agentes de Comrcio Exterior uma ao articulada da Secretaria de Comrcio Exterior (SECEX), voltada para a difuso e consolidao de uma cultura exportadora no Pas, com o objetivo de incrementar as exportaes brasileiras. Tem como objetivo a formao de uma rede nacional de Agentes de Comrcio Exterior em todos os Estados da Federao, interligados entre si e com a SECEX, via Internet. nas discusses

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

314

BrazilTradeNet - MRE A BrazilTradeNet oferece a empresas brasileiras e estrangeiras um amplo conjunto de servios e informaes de interesse para a atividade exportadora e para a atrao de investimentos estrangeiros. Ao cadastrar-se na BrazilTradeNet, sua empresa ou entidade de classe ter acesso a reas exclusivas, com oportunidades de negcios e estudos de mercado. Consultar http://www.braziltradenet.com Setores de Promoo Comercial no Exterior - SECOM/MRE Os Setores de Promoo Comercial - SECOMs funcionam em mais de 50 Embaixadas e ConsuladosGerais do Brasil no exterior. Entre as suas atribuies de apoio ao exportador, os SECOMs efetuam pesquisas de mercado e de produtos e anlise dos potenciais de exportao de produtos brasileiros em sua rea de atuao. Encontros de Comrcio Exterior - ENCOMEX O projeto ENCOMEX insere-se como uma das aes do Programa Cultura Exportadora, e tem por objetivo estimular a maior participao do empresariado brasileiro no comrcio internacional. A Secretaria de Comrcio Exterior (SECEX) vem promovendo os ENCOMEX em diversas regies do Pas, buscando uma aproximao maior com o setor privado, em especial com as micro, pequenas e mdias empresas, localizadas fora dos grandes centros comerciais do Pas. Programas de Apoio s Exportaes do Banco do Brasil Atuando como o principal agente financeiro fomentador do comrcio exterior brasileiro, o Banco do Brasil tem colaborado para incrementar os negcios com o mercado externo, mediante iniciativas que vo desde o treinamento de empresrios e financiamentos produo e comercializao at a disponibilizao de espao fsico nas agncias externas para realizao de negcios entre exportadores e importadores. Rede Brasileira de Trade Points ( j exposto anterior e em fase de desativao) Tem por objetivo facilitar negcios no comrcio internacional, mediante pesquisa de mercados e de produtos. A participao brasileira no Programa de Trade Points, desenvolvido pela Conferncia das Naes Unidas sobre Comrcio e Desenvolvimento (UNCTAD), coordenada pelo Departamento de Promoo Comercial (DPR) do Ministrio das Relaes Exteriores - MRE. Atualmente, existem nove Trade Points em funcionalmente no Brasil. Ncleo de Informaes de Comrcio Exterior (NUCEX) Setor da Secretaria de Comrcio Exterior concebido para prestar assistncia especializada, dar orientao, divulgar legislao, manuais, informativos e literatura tcnica, inclusive mantendo acervo para pesquisa, alm de fornecer dados estatsticos do comrcio exterior brasileiro.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

315

Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Mdias Empresas-SEBRAE O Sebrae uma instituio de apoio ao desenvolvimento da atividade empresarial de pequeno porte, voltada para o fomento e difuso de programas e projetos que visam promoo e ao fortalecimento das micro e pequenas empresas. Seu propsito trabalhar de forma estratgica, inovadora e pragmtica para fazer com que o universo dos pequenos negcios no Brasil tenha as melhores condies possveis para uma evoluo sustentvel. Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negcios Trata-se de rede de negcios, sob coordenao da Confederao Nacional da Indstria (CNI), com o objetivo de promover o comrcio exterior brasileiro. Est distribuda na maioria dos Estados brasileiros, oferecendo servios de consultoria e de oportunidades comerciais e de investimento com empresas brasileiras.
SEGURO DE CRDITO EXPORTAO SIG/CAMEX - SISTEMA DE INFORMAES COMERCIAIS DO PROGRAMA ESPECIAL DE EXPORTAES PROGRAMA DE GERAO DE NEGCIOS INTERNACIONAIS PGNI FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS - FINEP PROGRAMA DE EFICINCIA COMERCIAL UNICAMP SETORES DE PROMOO COMERCIAL (SECOMS) DE EMBAIXADAS E CONSULADOS-GERAIS DO BRASIL CMARAS DE COMRCIO, por exemplo, Cmara de Comercio Brasil-Canada, entre outras tantas

PROGRAMAS DE NATUREZA PRIVADA Alem destes programas e atividades acima citados, existem aqueles de natureza privada, podendo-se citar:
AGENTES DE CARGA AREA, MARITIMA E RODOVIRIA que tem interesse em atender seus clientes e estabelecer relacionamentos duradouros ARMADORES ( empresas proprietrias de navios de carga internacional) que tem interesse em atender seus clientes e estabelecer relacionamentos duradouros ASSESSORIA EM COMRCIO EXTERIOR profissionais especializados em assessorar empresas nas atividades de comercio exterior CORRETORAS DE CMBIO que tem interesse em atender seus clientes e estabelecer relacionamentos duradouros DESPACHANTES ADUANEIROS Empresas especializadas em apoio aos seus clientes no tramite burocrativo e desembarao aduaneiro. So inestimveis colaboradores das empresas e tem interesse em atender seus clientes e estabelecer relacionamentos duradouros TERMINAIS DE CARGA / EMPRESAS DE ARMAZNS empresas que tem interesse em atender seus clientes e estabelecer relacionamentos duradouros

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

316

TREINAMENTO EM COMRCIO EXTERIOR Empresas de treinamento e qualificao de mo-de-obra em comercio exterior PROGRAMA EXPORTA FACIL DOS CORREIOS Especialmente projetado para exportaes de pequeno porte PROGRAMA PROEX, do Banco do Brasil --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A seguir, material adicional de orientao Sobre Plano de Exportao.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

317

http://altamontemkt.com/Planejamentodemarketing.html

Planejamento de Marketing:
*O Plano de Marketing Internacional consiste no planejamento aplicado ao mercado a ser aberto pela empresa, evitando aventuras e consequentes fracassos. 1. Anlise da empresa- Estudos dos recursos utilizados no mercado nacional que podem ser aproveitados exterior. 2. Macroambiente- Anlise das foras que influenciam na internacionalizao da sua empresa nos ambientes : AMBIENTE AMBIENTE AMBIENTE AMBIENTE SCIO - CULTURAL ECONMICO TECNOLGICO POLTICO-LEGAL

3. Anlise detalhada da Indstria - Qualitativa- Comportamento de compra dos consumidores no pas - Quantitativa- Dados Estatsticos do Setor 4. Anlise da Concorrncia - Alvo - Posicionamento - Mix de Marketing ( Produto, Preo, Distribuio e Promoo) 5. Anlise de Competitividade -Matriz de Pontecialidades, Fraquezas Oportunidades e Ameaas 6. Segmentao, Alvo e Posicionamento 7. Objetivos de Marketing 8. Estratgias - Organizacionais - Competitivas - Funcionais (produto, preo, distribuio e promoo) 9. Cronograma e Oramento de implementao do plano. Alm de todos os estudos e anlises que envolvem um planejamento de marketing, incorporamos as seguintes ferramentas para maior entendimento do mercado a ser desbravado: 1. 2. 3. Impostos e taxas incidentes sobre o produto Exigncias poltico-legais junto aos rgos regulatrios dos Estados Unidos (USDA, FDA, Alfndega...); Estudo para tributao da empresa se incorporada no Exterior.

Outros fatores Chave do plano de marketing internacional PESQUISA DE MERCADO - Levanta os dados do mercado e auxilia na deciso apoiado em fatos sem suposies; ANLISE / PLANEJAMENTO DE LINHA DE PRODUTOS analisa a necessidade de desenvolver ou adaptar um produto que atenda aos desejos e necessidades do consumidor do pas; FORMAO DOS PREOS DE EXPORTAO Leva em considerao os custos de produo e alianas estratgcas que podem ser forjadas para diminuio de impostos e custo de produo.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

318

http://www.mepeldigitus.com/elaborado/adm/196.html TEMA: Plano de Negcio - Plano de exportao de Pedras So Tom ROTEIRO INTRODUO I- DEFINIO DO PRODUTO II- MERCADO ALVO III- ESTRATGIAS E METAS A SEREM ATINGIDAS IV- PONTOS FORTES E FRACOS DA EMPRESA V- OPORTUNIDADES E AMEAAS APRESENTADAS PELO MERCADO ALVO VI- OBJETIVOS DE CURTO, MDIO E LONGO PRAZO VII- RECURSOS NECESSRIOS PARA O LANAMENTO DO PRODUTO NO MERCADO ALVO VIII- TIPO DE EXPORTAO MAIS ADEQUADO IX- PLANO DE LANAMENTO DO PRODUTO EM FUNO DA DEMANDA DO MERCADO ALVO X- CRONOGRAMA DE LANAMENTO XI- PLANO DE POSICIONAMENTO DA MARCA NO MERCADO ALVO XII- POLTICA DE CRESCIMENTO NO MERCADO ----------------------------------------------------REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

319

TEMA: Plano de Negcio - Exportao de caf para Alemanha INTRODUO I- SOBRE A EMPRESA 1.1. Viso da Empresa 1.2- Misso da Empresa 1.3- anlise do Ambiente Interno e Externo 1.4- Anlise da Situao Atual II- CAF BRASILEIRO: HISTRIA, PRODUO E EXPORTAO III- O CAF NO MUNDO: PRODUO E CONSUMO IV- PLANO DE AO 4.1- Tipo de ExportaO 4.2- Pases-Alvo 4.3- Poltica Cafeeira 4.4- Aes V- O PRODUTO 5.1- Ciclo de Vida do Produto 5.2- Estratgia de Produto 5.3- Preos 5.4- Registro de Exportao 5.5- Despacho Aduaneiro 5.6- Imposto de Exportao 5.7- Modalidades de Pagamento 5.8- Preo de Exportao 5.9- Acordos Comerciais 5.10- Canais de Distribuio: Primeira Etapa 5.11- Canais de Distribuio: Segunda Etapa 5.12- Canais de Distribuio: Terceira Etapa 5.13- Canais de Distribuio: Quarta Etapa 5.14- Canais de Distribuio: Quinta Etapa VI- ANLISE DE MERCADO 6.1- Justificativa 6.2- Logstica VII- O MARKETING 7.1- A Venda do Produto 7.2- A Exportao CONCLUSO ------------------------------REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

320

TEMA: Plano de Negcio - Plano de exportao de Mel OBS: Em 2009, a Unio Europia estabeleceu regras sanitrias muito rgidas para certificao de produtores e importao de mel da Amrica Latina.
MODELO DOS ITENS QUE COINSTITUEM, UM PLANO DE MARKETING PARA EXPORTAO DE MEL BRASILEIRO

1.0 INTRODUO 06 1.1 Justificativa 07 1.2 Objetivos 08 1.2.1 Geral 08 1.2.2 Especficos 08 1.3 Metodologia 09 2.0- RESULTADOS E DISCUSSO 10 2.1 Aspectos Gerais 10 2.1.1 Instalaes 10 2.1.2 Projeto arquitetnico 10 2.1.3 Caractersticas gerais da construo 11 2.1.4 Equipamentos e utenslios 12 2.1.5 Higienizao 14 2.1.6 Processamento 15 2.1.7 Armazenamento 16 2.1.8 Embalagem 16 2.2 Situao 17 2.2.1 Cenrio do mel natural 18 2.2.2 Cenrio internacional do mel 18 2.2.3 Comrcio Internacional de mel natural 18 2.2.3.1 Exportaes 19 2.2.3.2- Importaes 19 2.2.4 Cenrio Nacional do mel natural 21 2.2.4.1 Histrico da Apicultura ( adaptado de: EMBRAPA - Sistema de produo, 3 verso eletrnica Janeiro / 2003) 21 2.2.4.2. Apicultura no Brasil 22 2.2.4.3. A Produo de Mel Natural no Brasil 24 2.2.4.4 As Exportaes Brasileiras de Mel Natural 25 2.3 Objetivos 26 2.3.1 A empresa Sol Nascente 26 2.3.1.1 Histrico e Caractersticas da Sol Nascente 26 2.3.1.2 Situao Atual da Empresa Sol Nascente 27 2.3.2 Plano Internacional de Marketing 27 2.3.2.1 Marketing Estratgico 28 2.3.2.2 Marketing ttico ou operacional 28 2.3.2.3 Por que exportar 28 2.3.2.4 O que exportar 30 2.3.2.5 Para quem exportar 30 2.3.3 Cenrio do mel natural no Japo 31 2.3.3.1 Produo japonesa de mel natural 31 2.3.3.2 Importao japonesa de mel natural 32 2.3.3.3 Principais exportadores de mel natural para o Japo 32

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

321

2.3.3.4 Perfil do consumo de mel natural no Japo 34 2.3.3.5 Canais de distribuio do mel natural no Japo 35 2.3.3.6 Preos praticados 36 2.3.4 Exportao do mel da China e Argentina 36 2.4 Manuteno de registros 40 2.5 Seguros 40 2.6 Como exportar? 41 2.6.1 Tipo de exportao 41 2.6.2 Pasel-alvo 41 2.6.3 Registro de exportao 41 2.6.4 Despacho aduaneiro 41 2.6.5 Imposto de exportao 42 2.6.6 Modalidade de pagamento 42 2.6.7 Preo de exportao 42 2.6.8 Preo 43 2.6.9 Comercializao 44 2.7 Coeficientes tcnicos, custos, rendimentos e rentabilidade 45 2.8 Canais de distribuio 46 2.8.1 Primeira etapa 46 2.8.2 Segunda etapa 49 2.8.3 Terceira etapa 51 2.8.4 Quarta etapa 52 2.8.5 Quinta etapa 54 3.0 CONCLUSO 55 4.0 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 56

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

322

http://www.sceconsultoria.com.br/6701/6764.html?*session*id*key*=*session*id*val* PLANO DE EXPORTACAO


Exportar um grande passo para muitas empresas que esto familiarizadas somente com o mercado domstico. Este passo importante para a sade da empresa e para realmente saber se a mesma possui competitividade no mercado internacional. Para ingressar em mercados externos, importante que o exportador elabore um Plano de Exportao consistente. O objetivo estruturar a operao e direcionar o desenvolvimento da atividade. De forma simplificada, deve auxiliar a tomada de decises quanto competitividade do produto, o montante a ser gasto, e as perspectivas de ganho. Desse modo, o plano de exportao escrito oferece seis vantagens imediatas: 1. Mostra seus pontos fortes e fracos rapidamente; 2. No pode ser facilmente esquecido ou ignorado pelos encarregados de execut-lo; 3. mais facilmente transmitido e mais fcil de entender; 4. Aloca responsabilidades e permite uma avaliao baseada em resultados; 5. Pode servir de ajuda para buscar financiamento indica ao banco que o interessado tem uma abordagem sria sobre a exportao; 6. Fornece administrao um entendimento claro sobre o que ser necessrio, reforando o compromisso com a exportao. Portanto, elaborar um Plano de Exportao definitivamente, planejar e estruturar suas futuras operaes internacionais, proporcionando uma viso mais aprofundada e estratgica para sua empresa. Veja modelo de estrutura abaixo: PLANO DE EXPORTAO Nome da empresa:................ CNPJ: ................................... Inscrio Estadual: .............. Endereo:.............................. Cidade: ................................. CEP:.......... Telefone(s): .......................... Fax:........... E-Mail: .................................. Homepage:........................... Responsvel pelo Plano: ................... Cargo: ......... ___________________________________ SUMRIO EXECUTIVO 1 2 3 4 5 6 DESCRIO GERAL DA EMPRSA DESCRIO DO PRODUTO ANLISE DO AMBIENTE DE MARKETING INTERNACIONAL ESTRATGIAS DE ENTRADA NO MERCADO PLANO DE AO CONTROLES

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

323

http://www.deltave.com.br/servicos/exportador/plano.htm PLANO DE EXPORTAO Reflexo: Buscamos conhecer bem as razes pelas quais voc quer exportar e procuramos definir alguns parmetros em termos de volume de produo disponvel para exportao, valor e tempo mnimos de retorno necessrios etc. Identificamos os itens mais importantes para tomar a deciso de investir em exportao. Levantamento de informaes: Reunimos informaes sobre produto, mercado, preo de venda, formas de comercializao, canais de distribuio, recursos e tempo. Nesta fase avaliamos se os objetivos definidos na fase de reflexo so viveis ou devem ser reformulados. Ao tomar a deciso de investir em exportao, lembre-se de duas coisas: sua empresa ter despesas, maiores ou menores, antes de vender ao exterior e essa venda pode ser demorada que uma venda no mercao interno. Planejamento de marketing internacional: As empresas podem participar do mercado internacional de modo ativo e permanente, ou de maneira eventual. Em geral, o xito e o bom desempenho na atividade exportadora so obtidos pelas empresas que se inseriram na atividade exportadora como resultado de um planejamento estratgico, direcionado para os mercados externos. Definio do mercado a atacar e produtos a oferecer : informaes sobre as condies de acesso de produtos ou grupo de produtos a mercados expecficos, assim como informaes sobre tarifas alfandegrias. Tendncias de Mercado: anlise quantitativa que compara as tendncias de evoluo das exportaes brasileiras de produtos selecionados com as tendncias da importaes em diversos pases. Indicadores econmicos de Blocos Econmicos e pases. Estrutura de distribuio. Estratgias de marketing do produto: combinao de produtos, preos, promoo, distribuio e servios. Cronogramas e oramentos de despesas.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

324

http://www.negocioscomflores.com.br/artigos/artigos_publicados_entendendo_exportacao.html

Entendendo a Exportao
Para quem est pensando com seriedade em exportar flores e plantas uma leitura obrigatria o livro O Exportador de Nicola Minervini Editora Pearson Prentice Hall. As experincias brasileiras tm mostrado que o mercado l fora receptivo e que o produto um problema maior do que a venda ou a identificao de clientes. Em nvel de produto, essa dificuldade manifesta-se de diversas formas:
Falta de volume com padro exportao Falta de freqncia de produo Processos de pos colheita e de packing house com falhas na preparao dos lotes Mix de produtos oferecidos Valor agregado aos produtos

Assim, as alternativas que tem melhor se apresentado para enfrentar essas dificuldades at esse momento so: a) Ser um grande produtor em flores mais de 20 hectares e ter produto suficiente para bancar a exportao sozinho: Benefcios: fortalecimento da marca do produtor, aprofundamento do conhecimento de mercado, maior cultura exportadora, atuar na revenda dos produtos de outros produtores que lhe interessarem Riscos: acelerao do investimento em varias frentes ao mesmo tempo (produo, assistncia tcnica, estrutura comercial, estrutura exportadora, marketing). b)Trabalhar atravs de uma trading ou integrador, que compra produtos de diversos produtores (em diversos estados) e consolida a carga, atendendo o cliente l fora em seu nome particular. Benefcios: menor investimento comercial, eliminao do investimento na estrutura de exportao, porta para desenvolvimento da cultura exportadora, possibilidade de exportao mesmo com produo menor (pelo menos 6 hectares). Riscos: menor conhecimento do mercado, sem divulgao da marca prpria, relao comercial com o trading c)Participar de um consorcio, em grupo de produtores homogneos que tenham o mesmo padro de produto. Benefcios: viabiliza a exportao para produtores sem escala para exportao individual (mas que tenham rea plantada de pelo menos 6 h), contato com o mercado, desenvolvimento de marca prpria, desenvolvimento de cultura exportadora, atuao como trading para outros produtores, maior agilidade comercial. Riscos: heterogeneidade tcnica dentro do grupo, falhas de produto, grupos muito grandes perdem mobilidade, custos comerciais e de exportao, ausncia de um responsvel contratado para parte comercial, estrutura jurdica para operao (essa figura jurdica ainda no existe no Brasil), custos jurdicos para gesto da operao. Com muita propriedade o professor Minervini aponta como 3 elementos essenciais no sucesso de uma operao de exportao: Cultura Exportadora

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

325

Conhecimento da estrutura de custos da operao e das possibilidades de engenharia de preos para uma boa negociao comercial Mtodo e alianas Adiciono a essas ainda algumas questes complementares: Ligao do produtor com sua produo (ele tem o negocio como principal ou secundrio) Capacidade de investimento de longo prazo (h recursos prprios suficientes?) Desenvolvimento de novos produtos (que novas opes, como bouquets prontos, kits de produtos e alternativas que levem a oferta cada vez mais com a cara do consumidor final) Histrico e fora de relacionamento entre o exportador aqui e o parceiro importador l fora (esse um mundo bastante perigoso...) Localizao geogrfica entre a base de operaes, os produtores associados e o canal de exportao A amarrao entre os produtores envolvidos e a estrutura de exportao (transparncia, comprometimento, fidelidade, objetivos de longo prazo) A existncia de um Plano de Exportao formalizado No livro do professor Minervini, alm do aprofundamento dessas questes, so apresentados cerca de 100 check list que ajudam a verificao de todo o processo de planejamento estratgico da operao. Veja por exemplo esse, sobre os principais erros em uma operao de exportao: No avaliar a prpria capacidade de internacionalizao. No difundir na empresa a cultura da internacionalizao. No contar com uma adequada assistncia especializada nas vrias temticas, como contratos, aspectos fiscais, marketing, logstica etc. No considerar os aspectos culturais dos vrios pases. No adaptar o produto s exigncias do mercado. No selecionar o parceiro com o qual trabalhar no mercado. No efetuar pesquisa, registro e monitoramento da marca. No conhecer a legislao internacional. Limitar-se a administrar pedidos e no presidir o mercado. No contar com uma adequada estrutura interna administrativa para seguir os mercados nos quais se est presente. No avaliar alternativas em relao s vrias formas de comercializao, com base na diversidade dos mercados. No conhecer as normas de defesa do consumidor do pas importador. No dispor de um servio ps-venda. No monitorar a atividade dos concorrentes. No dispor de uma embalagem adequada. Visar a um segmento de mercado errado. Considerar a exportao como uma alternativa a uma eventual cri se no mercado interno. Outro quadro bastante interessante o que resume o processo de internacionalizao:

A) Gerncia de exportao Avaliao interna da empresa. Criao de um banco de dados e de um fluxo atualizvel de informaes.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

326

Seleo dos produtos exportveis. Identificao das oportunidades de exportao. Seleo dos mercados. Seleo da forma de ingresso. Plano de comunicao. Identificao da seleo do parceiro. Redao de um plano de ao. Redao de um contrato de distribuio. Incio do processo de comercializao. B) Administrao da exportao Recepo da solicitao de oramento. Oramento. Negociao. Recepo do pedido. Avaliao do pedido. Aceitao do pedido e confirmao ao cliente. Programao da produo (no caso de flores isso deve vir antes) Produo (no caso de flores isso deve vir antes) Controle de qualidade. Confeco do produto e disposio do rtulo. Embalagem. Preparao de documentos de embarque. Verificao das condies de pagamentos. Despacho interno da mercadoria. Alfndega local. Sada porto/aeroporto/fronteira do pas exportador. C) Gerncia do parceiro (em caso de distribuidor) Alfndega do pas importador. Pagamento de impostos. Retirada da mercadoria e envio para o armazm do importador. Eventual embalagem ou rtulo diferente. Distribuio do produto e promoo local. Elaborao do relatrio para o exportador, sobre o desenvolvimento da comercializao. Elaborao de um plano de marketing local. Contato constante com o importador.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

327

Parece ficar claro ento que no basta apenas vontade e que improvisos no so bons pressgios quando se quer realmente o sucesso em uma operao de exportao (de flores inclusive). Veja alguns questionamentos apontados pelo professor Minervini: Por que voc quer exportar?
(Se queremos exportar somente para fugir de uma crise do mercado interno e, quando a crise acabar, abandonar o mercado internacional, no estamos no caminho certo.)

O seu produto possui caractersticas universais ou satisfaz apenas s exigncias do mercado interno? A sua capacidade produtiva suficientemente elstica para cobrir tanto o mercado interno quanto o mercado externo? Voc tem canais internos para escoamento de produtos? Afinal, nem toda produo ser exportada. Os seus fornecedores esto prontos para eventualmente introduzir modificaes no prprio controle de qualidade para satisfazer s exigncias dos mercados internacionais?
(valido para quem quer montar uma trading ou uma integradora)

Voc dispe de uma base mnima de informaes para traar um plano de ao para a internacionalizao? Voc dispe das informaes necessrias para promover a prpria capacidade produtiva nos mercados internacionais? A sua empresa est disposta a efetuar possveis mudanas no produto para satisfazer s exigncias do mercado internacional?
(valido para consrcios ou para aqueles produtores que faro exportao prpria)

Voc poder utilizar o mesmo sistema de comercializao que usa no mercado interno? Quais problemas fiscais, tributrios e jurdicos voc poder enfrentar?

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

328

PLANO DE EXPORTAO PRELIMINAR Livro O exportador Nicola Minervini

Tarefas 1- Identifique quem pode lhe prestar assistncia 2- Avalie a sua capacidade exportadora 3- Defina os objetivos 4- Defina a organizao necessria 5- Defina o suporte externo 6- Defina os objetivos financeiros 7- Organize um banco de dados e defina as fontes de informao mais confiveis 8- Elimine a priori os mercados em que no h pos sibilidades de exportao 9- Defina os mercados por onde comear a exportar. 10- Defina a apresentao do seu produto 11- Defina o Plano de comunicao 12- Faa uma prova de mercado 13- Organize o controle dos resulTados

Motivos
Procurar reduzir o custo da inexperincia.

Conhecer a sua efetiva preparao ao mercado internacional

Definir os volumes, a gama de produtos, o nvel de preos, a qualidade, o tipo de parceiros, os prazos de entrega, as embalagens. Estabelecer quais as modificaes voce ter de efetuar na sua estrutura interna de pessoal, qualificao e formao. Estabelecer quais entidades, empresas e consultores podero lhe dar apoio para cobrir as figuras profissionais que voce no tem no interior da empresa. necessrio um programa de custos e receitas por um perodo de 1 a 3 anos. fundamental filtrar as informaes mais teis.

Selecionar os mercados em que voce possa adquirir a primeira experincia com o menor esforo. Procure clientes que se aproximem do seu prprio tamanho.

Evitar a extrema diversificao, considerando os poucos recursos que normalmente temos disposio quando iniciamos a internacionalizao. Avaliar bens as dimenses, as perspectivas de crescimento, o poder contratual dos clientes. preciso definir as normas que voce dever seguir, as dimenses, o rotulo, a embalagem, etc. preciso divulgar sua empresa: preparar catlogos, cartas, mala direta, website, viagens, feiras internacionais, etc. mais prudente comear com pequenos passos. Verifique embalagem, mix, produto, embalagem, preo,comunicao, logstica e preo Definir uma metodologia que lhe permita medir os progressos do seu projeto e corrigir os eventuais erros.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

329

OESP, 21.03.2010

A AVENTURA BRASILEIRA DE COMPRAR NA CHINA


Nmero de importadores de produtos chineses explode, e empresrios criam pequenos imprios de bugigangas

Victor Hekier nasceu em Buenos Aires, mas construiu seu negcio no Brasil, trazendo bugigangas da China.Quando chegou ao Pas, em 1996, tinha um armazm de 500 m na Vila Maria, zona Norte de So Paulo, Com quatro funcionrios.Ns desembarcvamos o continer na rua. Os vizinhos e at a polcia reclamavam, recorda. Hoje, ele um dos maiores importadores de produtos populares do Brasil. Para armazenar os mais de 3mil itens diferentes que traz do outro lado do mundo, precisa de20mil m e conta com 50 funcionrios. Hekier compra de 200 fornecedores na China. A Soft Representaes e Assessoria, que pertence ao empresrio argentino, uma das companhias que ajudaram a tornar a China o principal parceiro comercial do Brasil. Mais de 16,8 mil empresas compram produtos no gigante asitico. Em 2001, eram 4,4 mil.O comrcio com a China explodiu. As importaes de produtos chineses saram de US$ 1,3 bilho em 2001 para US$ 20 bilhes em 2008. No ano passado, foram US$ 15,9 bilhes.
na hora de escolher os fornecedores no pas Os brasileiros tiveram o primeiro contato com os produtos made in China na Rua 25 de Maro, centro do comrcio popular de So Paulo, e nas lojas de R$ 1,99 em todo o Pas.O conceito veio com os argentinos,que copiaram a dlar store americana. Eles trabalhavam com isso na Argentina, que havia adotado antes do Brasil a paridade cambial com o dlar. Naquela poca, os importadores compravam os produtos chineses em um centro atacadista de Los Angeles Voltada para o Oceano Pacfico, a cidade era uma janela para a China. O sucesso das lojas de R$ 1,99 foi enorme no Brasil. No incio, as pessoas perguntavam: quando acaba a promoo?, conta Hekier. Demorou um tempo para que os importadores viajassem at a China, um pas de idioma incompreensvel e pessoas com hbitos muito diferentes. Dois fatores empurraram os empresrios: custo e demanda. Em 1999, veio a desvalorizao do real e foi preciso buscar direto na fonte. Ao mesmo tempo, o sucesso do mercado popular exigia mais escala. Para Stefan Lee, da Meggaton. preciso cautela

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

330

Na primeira vez que pisou em solo chins, Aparecido Oliveira se sentiu um surdo-mudo. Eu no falava nem ingls. E s andava com um chins, que me ajudava a fazer negcio. Ele passou por todas as fases da importao dos sacoleiros do Paraguai aos atacadistas de Los Angeles. Hoje, o ex-camel dono da importadora Miniprice e viaja para a China quatro vezes por ano. A China que os pioneiros conheceram no incio dos anos 2000 era bem diferente. Pareciam cidadezinhas do interior. Yiwu era um cameldromo. Nem banheiro tinha, conta Heiker, referindo-se ao maior centro de R$ 1,99 do pas asitico. S uma coisa no mudou: os preos baixos.Um produto chins chega at 15 vezes mais caro no Brasil e, ainda assim, tira o sono da concorrncia. Um prato de loua sai da China por R$ 0,70, mas chega ao consumidor brasileiro a R$ 10. As importaes de produtos chineses se sofisticaram com o tempo.Os importadores brasileiros descobriram ferramentas, tecidos, confeces, sapatos, eletrnicos e at mquinas. Reginaldo Gil, diretor da Regil Representaes Txteis, de Belo Horizonte(MG), comeou a importar tecidos da Coreia do Sul em 1999. A partir de 2001, tudo passou a ser feito na China. Foi como se tivessem virado uma chave, lembra. Na primeira vez em que foi China, Gil conta que ficou 45 dias fuando, de cidade em cidade, de fbrica em fbrica, comunicando-se em ingls, sem tradutor. Hoje, ele tem seis fornecedores fixos na China,trs deles de nacionalidade indiana. O comrcio de tecidos na China est nas mos dos indianos. Maratona. Comprar produtos na China est longe de ser uma tarefa fcil. As viagens so maratonas. Em sua ltima ida ao pas asitico, o presidente da Cmara Brasil-China, Tang Wei,visitou sete cidades em 13 dias. Ele recomenda muito cuidado na hora de escolher o fornecedor. So milhares para cada produto, e muitos no so qualificados.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

331

Outra prtica comum na China, que Assusta os brasileiros, so as comisses. Francisco Teixeira de Goeye, executivo da Sertrading,conta que um de seus funcionrios chineses foi demitido aps ter pedido propina a um fornecedor. Goeye um exemplo do novo profissional que comea a atuar na importao de produtos chineses. Em 2006, mudou-se para Shenzhen, capital da eletrnica na China, para comandar o escritrio de uma das tradings mais conhecidas do Brasil. Para iniciar o negcio,contratou uma funcionria chinesa com experincia no mercado de eletrnicos ramo que hoje concentra a maior parte das importaes vindas da China. No incio, a rede de relaes dela foi fundamental. Aos poucos, Goeye assumiu a operao. Ele ficou dois anos no Pas e lembra que visitou mais de 200 fbricas s em 2007. So muitos pequenos e mdios fornecedores.Hoje, o executivo se sente vontade para negociar com os chineses, apesar da diferena cultural. Com suas aulas de mandarim, consegue at resolver alguns pequenos problemas. A Sertrading hoje importa mquinas pesadas para a construo civil. Goeye voltou ao Brasil em abril do ano passado, mas a trading continua com o escritrio no gigante asitico, e ele viaja vrias vezes ao ano. Na ltima vez, foram nove cidades em 12 dias. Para mim, a China no longe. Quando chego a Xangai, sei onde vou e tenho amigos para encontrar. -----------------------------------------

Amarelo por fora, branco por dentro


Os chineses me chamam de banana. Amarelo por fora e branco por dentro,conta Stefan Lee, presidente da Megatton. Filho de chineses, o empresrio brasileiro comanda uma das maiores importadoras de mquinas do Pas. Hoje, a colnia chinesa ainda tem uma participao importante no intercmbio com a China, mas no mais predominante. Lee conta que sua origem ajuda nos negcios com o gigante asitico, mas no tanto como se imagina. No tenho dificuldade com a comida, por exemplo. a comida da minha infncia. Mas no falo o idioma. O empresrio sabe que no tem a Mesma familiaridade do pai na hora de negociar com os chineses. Thomas Lee, fundador da companhia, nasceu em Ningbo, cidade prxima a Xangai. O pai tambm no fala mandarim, porque aprendeu apenas o dialeto de sua cidade natal. Na China, existem muitos idiomas. Meu pai negocia em ingls, mas sabe todos os costumes e conhece a maneira como pensam. Isso ajuda muito, conta Stephan. A Megatton surgiu em 1991, comprando mquinas de Taiwan. Ao perceber a abertura da economia brasileira, Thomas comeou a fazer contatos antes mesmo de o Pas liberar a importao de mquinas. A empresa s comeou a comprar Mquinas da China em 2006. Os chineses se desenvolveram muito rpido em produtos como txteis e calados, mas demoraram mais nesse setor. Atualmente, a Megatton importa mais de mil mquinas, divididas em seis categorias diferentes. A China o principal fornecedor da empresa, respondendo por 30% do total. O restante atendido por Taiwan (20%), Coria do Sul (15%) e outras origens. Stephan Lee assumiu a empresa h dois anos. Ele trabalhava num banco de investimentos, quando foi convocado pelo pai. Ele me disse: ou voc assume o negcio agora, ou nunca vai ser o dono, conta. Hoje, o empresrio brasileiro viaja para a China vrias vezes ao ano, e recomenda muito cautela na hora de escolher os fornecedores. importante no ver s o os chineses que querem te mostrar, mas tambm questionar sobre tudo. /

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

332

OESP, 21.03.2010

YIWU, O PARASO DE BUGIGANGAS QUE ATRAI BRASILEIROS


A economia da cidade chinesa gira em torno de um megacentro de compras de 4 milhes de metros quadrados, com 62 mil boxes, por onde circulam diariamente 400 mil pessoas

Desde 2008, Antonio Casimiro Lopes atravessou o mundo trs vezes para fazer compras em Yiwu, a cidade chinesa que a fonte global de bugigangas e produtos populares que alimentam as lojas de R$ 1,99 de todo o Brasil e o comrcio popular da 25 de Maro, em So Paulo. Na mais recente visita, h duas semanas, ele arrematou cerca de mil itens diferentes, que revende a outras lojas por meio de sua atacadista, a Top Tudo. Os negcios em Yiwu ocorrem dentro de um megashopping center, cujas propores superam as de muitas cidades pequenas do Brasil. So 4 milhes de metros quadrados, algo como 30 shoppings Iguatemi, com 62 mil boxes, onde circulam diariamente 400mil pessoas. Preo baixo e variedade infinita o que atrai comerciantes de todo o mundo. Como aumento do consumo popular no Brasil e o cmbio favorvel s importaes, o nmero de brasileiros em Yiwu est em alta. No dia 2 de maro, havia pelo menos 26 na cidade, vindos de So Paulo, Fortaleza, Recife, Ouro Preto e Indaial (SC). No ano passado, as exportaes de Yiwu para o Brasil atingiram US$ 67,32 milhes, quase o dobro dos US$ 34,35 milhes registrados em 2008, quando 1.802 brasileiros estiveram na cidade. O governo local no tem o nmero de Visitantes brasileiros de 2009, mas o salto nas exportaes indica que ele aumentou. No imenso mercado de Yiwu possvel encontrar de tudo, de algemas para sex shops a imagens religiosas vendidas em Aparecida do Norte, cidade de So Paulo. Entre esses dois extremos, h enfeites, bijuterias, botes, zperes, artigos para casa, canetas, material para esportes, meias, maquiagem, eletrnicos, bolsas, culos, relgios, embalagens, canetas, brinquedos, acessrios para roupas, lingerie e inmeras coisas cuja existncia desconhecida pelo comprador at que ele a v em Yiwu. Adorei, adorei, adorei, repetia o paulista Marco Antonio, que se prepara para fechar sua loja de CDs e DVDs verdadeiros, diz ele, para abrir uma importadora. O preo mais baixo do que eu esperava, afirmou o comerciante, na sua primeira visita China. Colares podem ser comprados pelo equivalente a R$ 2,00. Os mais sofisticados chegam a R$ 5,20. Brincos custam em torno de R$ 0,50. Cartelas com 12 presilhas de presso saem a R$ 0,12. Com R$ 10 possvel comprar um carrinho eletrnico com controle remoto que d cambalhotas para todos os lados.O conjunto de roupo com chinelo atoalhado levado por R$ 14,50. Echarpe de algodo com fios prateados custa R$ 1,68 e 12 pares de meia soquete feminina saem por R$ 11,70. Caminho inverso. Fabio Caliman tinha uma loja na 25 de Maro e viajou pela primeira vez a Yiwu em 2001. Em 2007, decidiu mudar

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

333

de lado: deixou o negcio no Brasil e se estabeleceu na cidade chinesa, onde abriu uma empresa, a Skiway, para dar apoio aos brasileiros que vo ao local em busca de produtos populares. No primeiro ano, teve 30 clientes. O nmero subiu para 45 em 2008 e 60, em 2009. O comeo de 2010 foi promissor: nos primeiros dois meses do ano, Caliman j levou 30 brasileiros a Yiwu. A nossa moeda est estvel, o preo aqui muito baixo e a variedade fantstica. No h nenhum outro lugar no mundo com essas caractersticas.

No dia 2 de maro, Mauro Eduardo Ricciardi fazia sua quarta viagem a Yiwu em uma no. Sua misso era comprar bijuterias e acessrios femininos para sua rede Mil Opes, que tem 15 lojas no Cear, Rio Grande do Norte e Maranho. Cerca de 30% do que vendemos vm daqui. O resto vem de So Paulo, de importadoras que tambm compram aqui, afirmou Ricciardi, que fazia parte de um grupode12brasileiroslevadosacidade por Caliman. Os comerciantes no revelam a margem de lucro com que trabalham, mas especialistas no setor acreditam que gira em torno de 100%. Os compradores ressaltam que tm de pagar os impostos sobre entrada das mercadorias no Brasil e arcar com os custos de operao de seus negcios. Entre os cerca de mil itens comprados por Casimiro Lopes estava um lote de 14,4 mil bibels de resina, feitos mo em uma fbrica familiar que emprega 60pessoas. A vendedora informa que elas trabalham de segunda a segunda das 7h30 s 23h e recebem por produo quanto mais bonequinhos fizerem, mais ganham. O preo de um bibel pequeno em Yiwu de R$ 0,36 e Casimiro Lopes acredita que ele pode ser vendido no atacado no Brasil aR$ 1,70 e, no varejo, a algo entre R$ 2,50 e R$ 3,00. A maioria esmagadora dos compradores de Yiwu de chineses de outras regies do pas. Mas, a cada dia, quase 10 mil compradores estrangeiros circulam pelos corredores do mercado. A cidade recebeu no ano passado 320 mil visitantes estrangeiros e exportou US$ 2,14 bilhes para 189 pases. O Brasil aparece em oitavo lugar na lista de principais mercados de Yiwu, depois de Estados Unidos, Emirados rabes Unidos, Alemanha, Espanha, Rssia, Inglaterra e Itlia. Outros grandes destinos das exportaes so Ir e ndia.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

334

Na foto, um dos centros de compras em Yiwu, na China.

OESP, 21.03.2010

YIWU, CHINA

Concorrncia reduz margens de lucro

Por muito tempo, Yiwu era explorada somente pelos grandes importadores de So Paulo, que se encarregavam de distribuir as mercadorias s lojas da Rua 25 de Maro e aos inmeros negcios populares espalhados pelo Brasil. Mas, h cerca de trs anos, comerciantes de todo o Pas comearam a se aventurar na cidade chinesa, o que aumentou a concorrncia e reduziu as margens de lucro dos tradicionais compradores.

Comrcio em mo dupla MARCELO PEREIRA


IMPORTADOR

H muitos chineses indo para o Brasil e vendendo a preo muito baixo. Alguns esto trabalhando com margem de lucro de apenas 30%.

Zein Sammour um dos maiores importadores de mercadorias populares do Brasil e faz compras na China desde 1996. H sete anos ele vai a Yiwu, duas vezes por ano. Nos ltimos trs anos, aumentou a concorrncia, afirmou Sammour no Hotel Best Western de Yiwu, localizado ao lado do mercado e onde se hospeda a maioria dos negociantes estrangeiros. Em sua importadora, tudo vem da China. De l, Sammour vende para varejistas de todo o Brasil.

Tpicos 7ADM027 - Comrcio Exterior

Prof. L. A. Felix / UEL/Adm

Pg.

335

O chileno Herbert Tapia morou durante 24 anos em So Paulo e h trs anos se mudou para Yiwu, para dar assessoria a brasileiros na cidade. Antigamente s vinha gente de So Paulo. Agora, vm pequenos importadores de todo o Brasil. Qualquer lojinha de R$1,99 faz compras aqui, disse Tapia. Donoda loja Fort Tudo, de Fortaleza, Marclio Fonteles costumava comprar seus produtos de importadoras em So Paulo. H um ano, foi pela primeira vez a Yiwu. Desde ento, j voltou quatro vezes. Aqui excelente. Tem preo e variedade, ressaltou Fonteles, que compra brinquedos, presentes e utilidades domsticas. Jos Carlos Bona, dono do Ponto Certo Atacadista, de Indaial (SC), viajou neste ms pela terceira vez a Yiwu. A primeira foi em 2008, mesmo ano em que a rede de varejo e atacadista Arca Mania, de Fortaleza, comeou a importar produtos da cidade. Yiwu agora o foco,afirmou Guilherme Pegado, da famlia dona da empresa. Segundo Pegado, 40% do que eles vendem importado da China. Grande parte do restante de produtos plsticos produzidos em uma fbrica da famlia. Outro grande importador de So Paulo, Gerson Gis, da Campineira, vai a Yiwu desde 2002 e, at 2008, costumava visitar a cidade duas vezes por ano. Agora, vai apenas uma. Est difcil encontrar novidades e, no nosso segmento, tem de ter novidades, observou. Segundo ele, tambm no raro encontrar no Brasil produtos de Yiwu com preos mais baixos que os oferecidos na cidade chinesa. Marcelo Pereira, que tem importadora e loja em So Paulo e vai de cinco a seis vezes ao ano a Yiwu, tambm reclamada concorrncia.H muitos chineses indo para o Brasil e vendendo a preo muito baixo. Alguns esto trabalhando com margem de lucro de apenas 30%. Segundo o comerciante Fabio Caliman, muitos chineses conseguem condies mais vantajosas de compras e so donos de empresas familiares, o que reduz seus custos e permite a oferta de preos mais baixos. / C.T

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vamos para o arquivo......

parte-5

Prxima pagina.................. 335

S-ar putea să vă placă și