Sunteți pe pagina 1din 5

Auto Conhecimento Os 7 Tipos de Inteligncia: de que Tipo o seu Crebro ?

Voc se considera inteligente ? Conhea os 7 tipos de inteligncia e descubra qual deles predominante em voc.
A Evoluo do Conceito de Inteligncia

Durante grande parte dos sculos 19 e 20, acreditou -se que a inteligncia era algo podia ser facilmente medida, determinada e comparada atravs de t estes, como o famoso teste de QI por exemplo, que dava a inteligncia da pessoa em nmeros. No entanto, com o tempo, o teste de QI foi caindo em descrdito pois pouco a pouco foi se notando que nem sempre as pessoas mais inteligentes e bem sucedidas obtiam os melhores resultados. Os psiclogos e pesquisadores comearam a notar que havia alguns casos de pessoas que obtinham resultados mediocres nos testes de QI, mas que se davam bem na vida pois eram pessoas determinadas, disciplinadas, persistentes e carismticas. Mas como pessoas consideradas burras pelo teste de QI poderiam ter tanto sucesso ? A resposta simples: existem vrios tipos de inteligncia !! Segundo Howard Gardner, psiclogo autor desta teoria, existem ao todo 7 tipos de inteligncia e todas as pessoas tem um pouco das 7 combinados dentro de s. No entanto cada pessoa tem um deles desenvolvido de modo mais fort e e que se sobrepe sobre os outros.

Os 7 Tipos de Inteligncia

Os 7 tipos de inteligncia identificados no trabalho de Howard Gardner so:

Inteligncia Linguistica

As pessoas que possuem este tipo de inteligncia tem grande facilidade de se expressa r tanto oralmente quanto na forma escrita. Elas alm de terem uma grande expressividade, tambm tem um alto grau de ateno e uma alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios. uma inteligncia fortemente relacionada ao lado esquerdo do crebr o uma das inteligncias mais comuns.

Inteligncia Lgica

Pessoas com esse perfil de inteligncia tem uma alta capacidade de memria e um grande talento para lidar com matemtica e lgica em geral. Elas tem facilidade para encontrar soluo de problemas complexos, tendo a capacidade de dividir estes problemas em problemas menores e ir os resolvendo at chegar a resposta final. So pessoas organizadas e disciplinadas. uma inteligncia fortemente relacionada ao lado direito do crebro.

Inteligncia Motora

Pessoas com este tipo de inteligncia possuem um grande talento em expresso corporal e tem uma noo espantosa de espao, distancia e profundidade. Tem um controle sobre o corpo maior que o normal, sendo capazes de realizar movimentos complexos, graciosos ou ento fortes com enorme preciso e facilidade. uma inteligncia relacionada ao cerebelo que a poro do crebro que controla os movimentos voluntrios do corpo. Presente em

esportistas olmpicos e de alta performance. um dos tipos de inteligncia diretamente relacionado a coordenao e capacidade motora.

Inteligncia Espacial

Pessoas com este perfil de inteligncia, tem uma enorme facilidade para criar, imaginar e desenhar imagens 2D e 3D. Elas tem uma grande capacidade de criao em geral mas principalmente tem um enorme talento para a arte grfica. Pessoas com este perfil de inteligncia tem como principais caractersticas a criatividade e a sensibilidade, sendo capazes de imaginar, criar e enxergar coisas que quem no tem este tipo de inteligncia desenvolvido, em geral, no consegue.

Inteligncia Musical

um dos tipo raros de inteligncia. Pessoas com este perfil tem uma grande facilidade para escutar msicas ou sons em geral e identificar diferentes padres e notas msicais. Eles conseguem ouvir e processar sons alm do que a maioria das pessoas consegue, sendo capazes tambm de criar novas msicas e harmonias inditas. Pessoas com este perfil como se conseguissem enxergar atravs dos s ons. Algumas pessoas tem esta inteligncia to evoluida que so capazes de aprender a tocar instrumentos musicais sozinhas. Assim como a inteligncia espacial, este um dos tipos de inteligncia fortemente relacionados a criatividade.

Inteligncia Interpessoal

Inteligncia interpessoal um tipo de inteligncia ligada a capacidade natural de liderana. Pessoas com este perfil de inteligncia so extemamente ativas e em geral causam uma grande adimirao nas outras pessoas. So os lideres prticos, aquele s que chamam a responsabilidade para s. Eles so calmos, diretos e tem uma enorme capacidade para

convencer as pessoas a fazer tudo o que ele achar conveniente. So capazes tambm de identificar as qualidades das pessoas e extrair o melhor delas organizan do equipes e coordenando trabalho em conjunto.

Inteligncia Intrapessoal

um tipo raro de inteligncia, tambm relacionado a liderana. Quem desenvolve a inteligncia interpessoal tem uma enorme facilidade em entender o que as pessoas pensam, sentem e desejam. Ao contrrio dos lideres interpessoais que so ativos, os lideres intrapessoais so mais reservados, exercendo a liderana de um modo mais indireto, atravs do carisma e influenciando as pessoas atravs de idias e no de aes. Entre os tipos de i nteligncia, este considerado o mais raro.
As Inteligncias Predominantes:

Porcentagem das pessoas em que cada tipo de inteligncia predomina:


Inteligncia Linguistica * 29 % Inteligncia Lgica * Inteligncia Motora Inteligncia Espacial Inteligncia Musical

29 % 16 % 14 % 6%

Inteligncia Interpessoal 4 % Inteligncia Intrapessoal 2 %

*: so as chamadas Inteligncias Clssicas, as inteligncias que aparecem no teste de QI

Artigos Relacionados aos Temas: Auto Conhecimento e Qualidade de Vida

Os Signos Chineses e os Tipos de Personalidade

Os Chineses sempre acreditaram que os Astros tinham uma forte influncia em suas vidas. Conhea os Signos Chineses e os tipos de personalidade relacionados a cada um.

O Limite do Autodidata

Embora aprenda mais rpido, o autodidata encontra barreiras pela falta de ttulos. Certo ? Errado ? Vamos abrir a discusso !

Escolha da Profisso Certa: 7 Dicas Rpidas !!

Voc est tendo dificuldades para escolher uma profisso ? Escolher a carreira certa no uma tarefa fcil. Siga os nossas sete dicas e se decida melhor !!

S-ar putea să vă placă și