Sunteți pe pagina 1din 39

http://www.iribr.

com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 1 de 39

REGIONALISMO E MULTILATERALISMO: AS PROPOSTAS DE REFORMA E A POSIO BRASILEIR

Juliana Oliveira Domingu


Sumrio: 1 Introduo 2 Regionalismo 2.1 Regionalismo na Amrica La 2.2 Fases da integrao econmica 3 Acordos regionais e o multilaterali 3.1 Atividades do CARC 4 Propostas de reforma 4.1 Definio de um ma temporal para a notificao 4.2 Apresentao de relatrios Homogeneidade das prescries e adequao do processo 4.4 Avaliao conformidade dos ARCs 4.5 Principais dvidas referentes ao artigo XXIV GATT e ao artigo V do GATS 4.5.1 O essencial e substancialmente Normas de origem nos ARCs 4.7 Outras questes sistmicas 5 Interes negociados e os interesses brasileiros 5.1 Prazos de notificao e o deve notificar 5.2 Informaes apresentadas 5.3 A definio do conc substancialmente todo o comrcio 6 Concluso 7 Referncias.

Resumo: Este trabalho teve como objetivo demonstrar os desafios do sistema multilatera comrcio diante do crescente nmero de acordos regionais firmados. Primeiramente, abordo de forma bastante simples o regionalismo e sua evoluo histrica, para ento tratar regionalismo dentro do sistema multilateral de comrcio. Levando em considerao o funcionamento do sistema atual de anlise de acordo regionais na OMC, foram trazidas principais propostas de reforma. Por fim, foram destacados os interesses negociados pelo Com de Acordos Regionais de Comrcio, o posicionamento brasileiro sobre as questes discutidas, perspectivas para as futuras negociaes.

Palavras-chave: regionalismo, multilateralismo, desafios, perspectivas.

Summary: The objective of this paper is to demonstrate the multilateral trade systems challen in front of the crescent number of regional agreements. Firstly it was treated in a quite simple the regionalism and your historical evolution, and then the regionalism inside the multilateral tr system. Considering the non-operation of the OMC current system of regional agreem analysis, the principal reform proposed were brought. Finally, were emphasized the inter negotiated by the Committee of Regional Trade Agreements, the Brazilian positioning on discussed subjects, and the perspectives for the future negotiations.

Key-words: regionalism, multilateralism, challenges, perspectives.

Lista de abreviaturas e siglas usadas:

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 2 de 39

ARC - Acordo Regional de Comrcio CARC - Comit de Acordos Regionais de Comrcio CE Comunidade Europia GATS - Acordo Geral sobre Comrcio de Servios GATT Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio EUA - Estados Unidos da Amrica MERCOSUL Mercado Comum do Sul NMF - Nao Mais Favorecida OMC - Organizao Mundial de Comrcio PEDs Paises em Desenvolvimento

1 INTRODUO

J havia sido observado, em estudo realizado antes e aps a Confern Ministerial de Cancun, que a relao entre o regionalismo e o multilateralismo objeto de grande ateno, especialmente diante do grande crescimento d acordos regionais[1]. Este fato tem dado margem a uma srie de discusses so a compatibilidade dos acordos regionais com o sistema multilateral do comrc discusses essas que continuam em pauta.

O GATT 1947 tratou do regionalismo em seu art. XXIV. Como uma exce ao Artigo I sobre o tratamento de Nao Mais Favorecida, ficou estabelecido art. XXIV que seria feita a anlise de compatibilidade de cada novo acor regional dentro dos ditames do sistema multilateral. Inicialmente, esse exa deveria ser realizado por Grupos de Trabalho ad hoc, mas tais grupos n obtiveram um resultado satisfatrio.

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 3 de 39

Aps a criao da Organizao Mundial de Comrcio (OMC), para melho essa questo foi criado, em fevereiro de 1996, o Comit de Acordos Regionais Comrcio (CARC), que estabeleceu como critrio de anlise a avaliao sistm do regionalismo para o multilateralismo. Contudo, mesmo com a criao CARC, at o momento os Membros no concluram em nenhum caso se Acordo Regional de Comrcio (ARC)[2] plenamente compatvel com a OMC.

Desta forma, o presente estudo tem como objetivo abordar os desafios multilateralismo frente ao regionalismo, considerando a regulamentao at sobre o tema na OMC, as suas inmeras propostas de reforma, juntamente c uma anlise dos interesses negociados pelos principais Membros da OMC. Nes sentido, ser ressaltada a atual postura brasileira sobre o tema, trazendo expectativas para as prximas negociaes neste setor.

2 REGIONALISMO

O regionalismo, visto como um fenmeno em evoluo, pde ser verifica no sculo XVI e pretendia a reduo reciproca de entraves entre Estados regies[3]. Entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, houve uma modifica do modelo de cooperao comercial, de estrutura multilateral e bilateral, p adoo do sistema de regionalizao do comrcio internacional. Nas dcadas 1950 e 1960, o regionalismo foi tomando forma e as antigas colnias passaram buscar, por meio da integrao, uma maneira de desenvolver suas economias[4

De acordo com Bhagwati, em estudo realizado por Corra, o regionalis pode ser dividido em duas fases. O primeiro regionalismo foi um pero conturbado, durante a dcada de 1970, onde somente a CE avanou Entretanto, durante o segundo regionalismo houve um crescimento dos acord regionais, especialmente a partir da dcada de 1980, firmando-se como tendn [6].

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 4 de 39

Na anlise realizada a partir da dcada de 1980, a discriminao elemento constante da definio de regionalismo, pois, para que haja a iniciat de formao de acordos regionais, necessrio que se outorguem prefernc comerciais para alguns pases, mas no para todos[7].

1.1 Regionalismo na Amrica Latina

No incio do sculo XXI, observou-se que as relaes econmicas polticas entre os pases da Amrica Latina estavam marcadas por uma comple rede de interdependncia muito mais profunda e sofisticada que qualquer u existente no passado. Desde 1980, e em especial durante a dcada de 1990[8], pases da Amrica Latina desenvolveram uma mudana fundamental em su polticas, evidenciado pelo alto grau de integrao regional em busca crescimento econmico.

Os primeiros passos tomados nesta direo, pela maioria dos pas incluram a liberalizao comercial unilateral e uma reorientao nos acordos su regionais de comrcio. Isto chamado pela Comisso Econmica da Amr Latina e Caribe de "regionalismo aberto[9]. Outro importante passo dado fo crescente participao destes pases no sistema multilateral de comrcio.

Dentro da OMC, estes pases tm defendido a negociao de uma no gerao de acordos de livre comrcio, que tratem de novas matrias, co polticas concorrenciais, investimentos, direitos da propriedade intelectu mecanismos de soluo de controvrsias e novos setores como servios[10].

Neste sentido, as economias dos pases da Amrica Latina tm se torna mais abertas para o comrcio e a globalizao. Simultaneamente, pode observado uma forte interdependncia e o aumento recproco da importn

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 5 de 39

dada ao comrcio entre os parceiros econmicos do hemisfrio.

1.2 Fases da integrao econmica

Para uma melhor compreenso do regionalismo, faz-se necessria u breve elucidao das fases de integrao econmica que cada acordo regio pode ter. Entre o modelo de cooperao e o comunitrio existem vrias fases integrao que podem ser escolhidas pelos Estados, cuja inteno seja a formar um grupo regional com base em seus interesses. Cabe destacar que ca nvel de integrao corresponde a uma renncia das competncias que s inerentes soberania nacional[11].

O art. XXIV do GATT traz o conceito de zona de livre comrcio, afirman que [...] se entender por zona de livre comrcio, um grupo de dois ou m territrios aduaneiros entre os quais se eliminam os direitos de aduana e demais regulamentaes comerciais restritivas. Este mesmo artigo determ que o procedimento se dar com respeito ao essencial dos intercmb comerciais dos produtos originrios dos territrios constitutivos de tal zona livre comrcio[12].

No mesmo artigo XXIV do GATT foram autorizadas as unies aduaneir definidas da seguinte maneira: [...] se entender por territrio aduaneiro to territrio que aplique uma tarifa distinta ou outras regulamentaes comerc distintas a uma parte substancial de seu comrcio com os demais territrios.

Em relao zona de livre comrcio, a unio aduaneira atinge um pass mais, pois engloba a livre circulao de bens, tanto dos Estados que dela faz parte, quanto dos importados de terceiros pases, desde que estej devidamente legalizados[13]. Dessa forma, diferentemente da zona de liv comrcio, a unio aduaneira pe fim imposio dos certificados para que

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 6 de 39

produtos possam circular dentro do bloco. Caso o produto seja de fora zona, para ingressar na mesma, dever incidir sobre ele uma tarifa exter comum[14].

A unio aduaneira obriga as partes a adotarem uma poltica de comr externo coordenada, inclusive com a harmonizao das regras e instrumentos comrcio[15]. Ela representa um grau abaixo de integrao existente no merca comum, pois este incorpora, alm dos elementos da unio aduaneira, medid para promover o movimento livre dos fatores de produo[16].

ACORDOS

REGIONAIS

MULTILATERALISMO

O GATT 1947 tem como base a Clusula da Nao Mais Favorecida (NM cujo propsito fazer desaparecer as restries ao livre comrcio, diminuindo barreiras alfandegrias e as medidas de proteo aos mercados. A criao de clusula demonstra a necessidade de abolir as discriminaes ocasionadas p concesso de preferncias comerciais, que geralmente prejudicam os pases menor representatividade econmica e comercial[17].

art.

XXIV

do

Acordo

Geral

considerado como a principal exceo Clusula da NMF, pois afasta o princpi


http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp 24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 7 de 39

da possibilitando regionais: a zonas

no-discriminao[1 criao de de acordo comrcio livre

unies aduaneiras, ou similares. O GAT 1947 entende que as zonas de livr comrcio e as por unies meio aduaneira de acordo estabelecidas

regionais representam um complement ao livre comrcio mundial, no alterand o contedo do art. 1 do Acordo Geral[19]. Diante dessa permisso, o sistem multilateral enfrenta crescentes ARC discriminatrios ao comrcio, os qua concedem vantagens apenas aos seu Membros, em detrimento ao dispost pela Clusula da NMF. O atraso da negociaes da Rodada Uruguai e a falt de credibilidade no sistema mundial d

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 8 de 39

comrcio apontados

foram como

outros

motivo d

justificadores

crescimento acelerado dos ARCs[20]. Rodada Uruguai no enfrentou da form esperada a situao dos acordo regionais, deixando de lado as mudana que se faziam necessrias.

3.1 Atividades do CARC

Antes da criao do CARC, todos os processos de exame dos diversos A estavam comprometidos. Esta crise foi gerada porque os cerca de 20 grupos trabalho criados para examin-los no tinham um critrio nico e nem respos para as questes mais sensveis, conhecidas como questes sistmicas, que esto definidas na legislao do GATT, e que nem mesmo os grupos de traba conseguiam definir[21].

Por este motivo, a maioria dos acordos eram examinados sem houvesse uma concluso acerca de sua compatibilidade com as regras do GA [22]. Isto inclusive foi colocado em destaque no relatrio do painel do caso Turq Restries importao de produtos txteis e de confeces[23].

Assim, a criao do CARC teve como propsito racionalizar procedimentos referentes aos ARCs[24]. O CARC tem uma importante funo

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 9 de 39

anlise das conseqncias dos ARCs para o sistema multilateral comrcio e a relao existente entre os mesmos.

At maio de 2003, foram notificados na OMC 265 ARCs[25]. Desse tot 213 acordos foram notificados com base no art. XXIV do GATT e 131 j esto vigor. Com base na Clusula de Habilitao[26] foram notificados 20 acordos e em virtude do artigo V do Acordo Geral sobre Comrcio de Servios (GATS)[2 Existe uma expectativa que at o final de 2005 haver cerca de 300 acordos vigor.[28]

No perodo entre 1948 e 1994, o GATT recebeu 124 notificaes de ARCs (relativos comrcio de bens), e desde a criao da OMC, mais de 130 acordos que tratam do comrcio bens e servios foram notificados. Cabe ressaltar que nem todos os ARCs notificados na ltima metade do sculo pass esto em fora hoje em dia. Muitos dos ARCs tambm foram sucedidos por outros acor redesenhados pelas mesmas partes dos acordos anteriores. O diagrama a seguir, que e disponvel do stio da OMC, resume a situao das notificaes:

Evoluo dos Acordos Regionais de Comrcio no mundo, 1948-2002


Fonte: Secretariado da OMC.[29]

O CARC tinha em exame, no final de 2002, um total de 125 acord Dentre estes acordos, 102 foram remetidos ao Comit do Conselho de Comr de Mercadorias, 22 ao Conselho de Comrcio de Servios e 1 ao Comit Comrcio e Desenvolvimento. O CARC no havia iniciado at o final de 2002 exame ftico de 22 acordos; outros 27 estavam sendo objeto de exame ftico os 76 acordos restantes j tinham finalizado o exame ftico[30].

O MERCOSUL ainda no foi examinado completamente quanto a s

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 10 de 39

compatibilidade com as regras do sistema multilateral. Existem out questes relevantes que merecem ser destacadas no prprio processo avaliao do MERCOSUL como: o exame do funcionamento de suas reg operacionais[31], a estimativa que est sendo realizada do nvel geral de barrei ao comrcio de terceiros pases com cada parte do acordo (antes e depois criao do MERCOSUL), a as alteraes tarifrias realizadas para a adequao Tarifa Externa Comum (TEC)[32].

Uma das discusses consideradas como das mais importan desenvolvidas pelo CARC diz respeito s implicaes das questes sistmicas d ARCs. Essas questes foram surgindo como resultado dos exames sobre acord preferenciais, incluindo pontos que no esto definidos ou esclarecidos no a XXIV do GATT e que possuem difcil conceituao.

O Secretariado do CARC vem formulando vrios documentos de ap atravs da compilao de informaes fticas sobre os acordos regionais[33]. Membros e o Secretariado elaboram propostas e documentos de anlises so essas questes e ento o CARC examina cada ponto levando em considerao seguintes fatores: os dispositivos da OMC, as comparaes horizontais d acordos e a anlise dos aspectos econmicos dos acordos[34].

Uma srie de pontos so levantados como sendo as principais quest sistmicas, entre elas destacam-se: o entendimento do art. XXIV, a avaliao incidncia geral de direitos aduaneiros e as outras regras existentes aps formao de uma unio aduaneira, a aplicao de medidas de salvaguarda medidas antidumping entre os membros de um ARC, o significado do ter parte substancial de todo o comrcio, do artigo XXIV, a sobreposio sistemas de soluo de controvrsias, as dificuldades de avaliao de ARCs reas de servios (artigo V do GATS), dentre outras que podem ser observad nos documentos da OMC[35].

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 11 de 39

4 PROPOSTAS DE REFORMA

Cabe salientar, nesse incio, que as negociaes sobre os ARCs estav agendadas para terem fim at janeiro de 2005. Entretanto, diante da n obteno de resultados na Conferncia Ministerial de Cancun todas as discuss que existiam naquele perodo ainda permanecem.

Contudo, como se ver adiante, outros Membros manifestaram-se so algumas das questes que so objeto de discusso, enquanto out complementaram as suas propostas. Isso demonstra a preocupao em se ob um melhor resultado em Hong Kong.

4.1 Definio de um marco temporal para a notificao

No est formulado precisamente e nem expresso de forma homogn nas normas da OMC, o momento que os Membros devem notificar um ARC. prtica, muitos ARCs so notificados quando seus textos so assinados ou quan os acordos j esto em vigor[36]. Este fator tem limitado a eficcia do proces posterior de exame do CARC.

Em reunio celebrada em 8 de maio de 2002 foi formulado um compn de questes relacionadas aos ARCs[37], onde foi sugerido que as expresses "n notificar sem demora" e "que decida formar parte", do pargrafo 7, a), do a XXIV do GATT, devem ser interpretadas no sentido de que a notificao e apresentao de informaes sejam efetuadas, no mnimo, antes da entrada vigor do acordo de livre comrcio[38].

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 12 de 39

Com relao determinao de prazos concretos para o cumprimento requisito de "pronta notificao", que figura no pargrafo 7, a), do art. V GATS, foi sugerido como prazo "uma antecipao mnima de 90 dias" com teor que foi estipulado no pargrafo 5, do artigo V, do GATS[39].

Cabe salientar que diversos ARCs atualmente em vigor no for notificados na OMC, em especial os acordos preferenciais entre pases desenvolvimento. Isto considerado como um obstculo para qualquer avalia integral e precisa do fenmeno dos acordos regionais em relao ao siste multilateral de comrcio.

Na prtica atual, so formuladas perguntas nas reunies da OMC ace dos ARCs no notificados, mas tal medida tem sido considerada como insuficie como meio para obter informao adequada. Assim, a sugesto do CARC q seja prevista a possibilidade de uma contra-notificao dos ARCs[40].

4.2 Apresentao de relatrios

Sobre o exame dos ARCs com fulcro no art. XXIV do GATT, o CA sustenta ser muito importante o acesso a uma informao estatstica comple Existem grandes dificuldades quando as estatsticas disponveis somente traz um perodo anterior entrada em vigor do acordo de livre comrcio ou primeiros anos seguintes dele, especialmente quando h perodos significativos transio.

Algumas vezes as estatsticas so difceis de se obter e muitas delas chegam a enganosas, principalmente levando em conta a dinmica da integrao econmica. Contudo

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 13 de 39

indispensvel

contar

com

estatsticas

econmicas

detalhadas

para

facilitar

prosseguimento e evoluo da estrutura do comrcio e o ajuste econmico das partes nos ARCs

O CARC sugere que as partes, em cada acordo de livre comrc proporcionem relatrios estatsticos sobre seus intercmbios em outros sistem preferenciais, uma vez que os dados sobre disposies preferenci "superpostas" so fundamentais para compreender a relao entre os ARCs e sistema multilateral de comrcio[41].

As deliberaes do CARC, sobre a forma de se promover a facilitao e normalizao da apresentao oportuna e exata do relatrio inicial sobre ca acordo de livre comrcio, induziu o seu Presidente a estabelecer diretrizes n obrigatrias por meio de modelos uniformes[42].

Sobre a apresentao de relatrios peridicos dos ARCs notificados c base no art. XXIV dos GATT, cuja esfera est vinculada ao trabalho do CARC, indicaes recebidas dos Membros da OMC, sobre o funcionamento dess acordos, demonstram que no geral elas so insuficientes, apesar dos esfor realizados para sua sistematizao.

O CARC atualizou o requisito de apresentao de relatrios bien adotando recomendaes dirigidas aos rgos superiores. Posteriormente Secretaria deste rgo publicou calendrios para a apresentao desses relatr [43]. Os Membros esto convencidos que estas informaes contribuiro pa melhorar a transparncia sobre o desenvolvimento dos ARCs e sero u referncia para o trabalho do Comit (CARC), como indicado no pargrafo 1, de seu mandato, sobre as chamadas questes sistmicas[44].

Foi proposto que a apresentao de relatrios peridicos seja extensiva todos os acordos de integrao econmica, independentemente de se aplicar no por etapas. Ficou assinalado que isso exigir uma renegociao d disposies do GATS[45].

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 14 de 39

Em 2003, pelo fato do grande volume de trabalhos durante os preparativ da Conferncia Ministerial de Cancun, foi decidido que a apresentao d relatrios bienais ficaria adiada em um ano.[46] Com respeito a esse deb tcnico, o Emb. Valles, do Uruguai, enfatizou que apesar de hoje as discuss estarem se aproximando de uma concluso, seria necessrio trabalhar mais questes relacionadas a reviso e apresentao de relatrios peridicos.[47]

4.3 Homogeneidade das prescries e adequao do processo

Os ARCs na OMC so objeto de vigilncia por diversos rgos, em diversos nveis profundidade e complexidade, de acordo com a disposio invocada pelo Membro notifican Como j foi colocado, alm do propsito de racionalizar os procedimentos referentes aos ARC CARC tem uma tarefa complementar de examinar as conseqncias sistmicas mais gerais des acordos.

Foi proposto pelo Secretariado que todos os ARCs, isto , os notificad com fulcro no art. XXIV do GATT 1994, na Clusula de Habilitao ou no artigo do GATS, sejam notificados a um nico rgo: o CARC[48].

Os esforos do CARC, para melhorar os procedimentos de exame, n impediram que o mecanismo chegasse prximo a uma situao de estagnao respeito de seus objetivos bsicos, mesmo diante do grande aumento notificaes de ARCs.

Baseado

exclusivamente

no

subconjunto

da

totalidade

dos

AR

notificados com fulcro no artigo XXIV do GATT, o grfico seguinte ilustra b essa situao at 2000[49]:

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 15 de 39

Fonte: OMC, TN/RL/W/8/Rev.1, p.9.

Neste grfico somente foram adotados os relatrios de exame a respe dos ARCs notificados ao GATT e examinados antes do estabelecimento da OM Na prtica, o exame dos ARCs notificados entre 1991 e 1994 s comearam 1996, com o CARC. Entretanto, ainda no se chegou a um consenso sobre formato e o texto dos relatrios de exame relativos aos aspectos fticos. Algu projetos de relatrio de exame correspondente aos ARCs tm sido objeto consultas informais durante os ltimos 4 anos, fato que demonstra o esforo pa chegar-se a um consenso.

Os Membros parecem pouco dispostos a fornecer informaes ou acei concluses que depois poderiam ser utilizadas ou interpretadas por um pain Outra conseqncia negativa levantada pelo CARC que o exame multilateral d ARCs pode ser substitudo por procedimentos contenciosos na OMC[50]. De forma, sugestes foram formuladas sobre a maneira de melhorar a situa sobretudo insistindo nos aspectos relativos transparncia[51].

4.4 Avaliao da conformidade do ARCs

Atualmente

situao

jurdic

dos ARCs na OMC segue sendo pouc

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 16 de 39

clara conferidos

e aos

de

qualquer

form

continuam salvaguardados os direito Membros de no de sobre d 12 d d procedimento controvrsias, expressamente Entendimento soluo pargrafo Soluo

mencionado

Controvrsias, que determina:

Poder recorrer-se s disposies dos artigos XXII e XXII do GATT 1994, desenvolvidas e aplicadas em virtude do Entendimento so Soluo de Controvrsias, com respeito a qualquer questo deriva da aplicao das disposies do artigo XXIV referentes a uni aduaneira, zonas de livre comrcio ou acordos provisrios tenden ao estabelecimento de uma unio aduaneira ou de uma zona de li comrcio.

Importante salientar que a situao jurdica de um Membro no so mudanas pelo fato de este passar a fazer parte de uma zona de livre comrc No entanto, no clara a situao jurdica dos Membros da OMC que convertem em parte de uma unio aduaneira.

O problema est em determinar se, neste caso, as obrigaes contrad na OMC continuam funcionando no plano dos territrios aduaneiros iniciais, p se sustenta que, quando os territrios aduaneiros formam uma unio aduanei criada uma nova entidade jurdica, estabelecendo-se ento uma nova polt

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 17 de 39

comercial frente aos terceiros pases[52].

4.5 Dvidas referentes ao artig XXIV do GATT e ao artigo V do GATS

A dvida principal com relao ao artigo XXIV se o mesmo deve considerado exclusivamente como uma exceo obrigao NMF (artigo 1 GATT) ou no. Entre os Membros da OMC tm coexistido ambos os pontos vista. Sobre este assunto o rgo de Apelao no caso Turqua txteis declar que:

[...] dito artigo (artigo XXIV) pode justificar a adoo de uma med de incompatibilidade com outras disposies determinadas do GA Sem embargo, quando se trata do estabelecimento de uma un aduaneira esta "defesa" s possvel quando so satisfeitas d condies. Em primeiro lugar, a parte que a invoca deve demonst que a medida impugnada tenha sido introduzida pela ocasio estabelecimento de uma unio aduaneira que cumpre a totalidade de prescries [...] em segundo lugar, essa parte de demonstrar que se no lhe fosse permitida a introduo da med impugnada seria impedido o estabelecimento dessa unio aduane Cabe por ultimo assinalar que para poder invocar como defesa artigo XXIV preciso que se cumpram ambas condies.[53]

A concesso de excees para os ltimos acordos sobre comr preferencial, concertados entre pases em desenvolvimento e pas

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 18 de 39

desenvolvidos, tem enfrentado grandes dificuldades. Sobre essa quest alega-se que, levando em conta a importante funo que desempenham es acordos e em conformidade com a Declarao Ministerial de Doha, n negociaes se levar em considerao os aspectos relativos ao desenvolvimen Desse modo, qualquer nova norma sobre esses acordos deve proteger interesses dos pases em desenvolvimento e dos pases menos desenvolvidos[54

Outro problema o alcance exato da extenso da expresso as dem regulamentaes comerciais, utilizada no pargrafo 5 do Artigo XXIV do GAT pois, ao mesmo tempo que o desenvolvimento das disciplinas multilaterais so polticas comerciais no tarifrias vai alm das normas iniciais do GATT, disposies do artigo XXIV, sobre essas questes de interpretao, tm fica estticas.

No caso do artigo V do GATS, um problema importante o alcance ex da extenso dos acordos de integrao econmica estabelecidos, e em particu se esse artigo autoriza a separar qualquer outra obrigao que no seja a do tr NMF. Alega-se que, em caso afirmativo, no deveriam ser admitidas dispensas cumprimento de outros princpios bsicos do GATS, como a transparncia aplicao eqitativa da regulamentao nacional e as salvaguardas urgentes[55]

4.5.1 O essencial e substancialmente

Apesar das buscas de elucidao das terminologias do artigo XXIV GATT, estas permanecem sendo polmicas. Foram propostos dois critrios a e respeito que no so excludentes. O critrio quantitativo se inclina pela defini de um valor estatstico de referncia, como determinada porcentagem intercmbio comercial entre as partes nos ARCs, que indique que a cobertura determinado ARC cumpre o requisito[56].

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 19 de 39

De acordo com o critrio qualitativo nenhum setor deve ficar excludo liberalizao do comrcio intrarregional. Este critrio procura evitar que s excludo da liberalizao comercial, prevista em um ARC, qualquer setor onde polticas restritivas em vigor, antes do estabelecimento do acordo, trag obstculos ao comrcio, fato que facilmente poderia acontecer quando aplicado critrio quantitativo[57].

O pargrafo 1, a), do artigo V do GATS estabelece que um acordo integrao econmica deve ter uma cobertura setorial substancial do comr de servios entre as Partes. A nota dessa clusula diz que essa expresso de ser entendida em termos de nmeros de setores, volume de comrcio afetad modos de fornecimento.

A nota ainda dispe que nos acordos de integrao econmica no estabelecer a excluso, a priori, de nenhum dos quatro modos de fornecimen O problema principal deste artigo est em resolver qual o grau de liberaliza necessrio para que um acordo de integrao econmica cumpra o requisito cobertura setorial substancial.

O pargrafo 1, b), do mesmo artigo V do GATS tambm aprese problema de interpretao[58], uma vez que falta disponibilidade de dad detalhados sobre o comrcio de servios, sendo difcil alcanar um crit percentual para a avaliao quantitativa. Este fator exigiria um exame de ca acordo, caso por caso, o que invivel no momento[59].

Na reunio informal do Grupo Negociador de Regras sobre os ACRs, junho de 2005, o Secretariado dedicou-se apresentao da metodolo empregada na elaborao das informaes quantitativas no comrcio de servi Essa apresentao teve a finalidade de informar os Membros sobre as dificuldad em se aferir a compatibilidade dos ARCs com os parmetros do art. V do GAT [60]

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 20 de 39

O CARC tem clareza dos inmeros problemas de interpretao des dispositivos. Porm, apesar dos estudos e levantamentos, faltam medid eficientes para sanar essas questes que ainda no foram solucionadas n reunies promovidas pelo CARC.

4.6 Normas de origem nos ARCs

As normas de origem so necessrias para a administrao de regimes comrcio diferenciados e so utilizadas, entre outras finalidades, para assegu que os produtos que entram em um pas estejam sujeitos ao regime importao correspondente ao estabelecido entre pases associad comercialmente. Essas normas tambm so importantes para fazer com que cumpram as medidas de restrio do comrcio ou as medidas excepcionais co as medidas antidumping.

No documento WT/REG/W/45 figuram os resultados de um estu realizado pelo Secretariado do CARC sobre os regimes de normas de origem d ARCs atualmente em vigor e que foram notificados na OMC. Esse estudo te como base as informaes colhidas at agosto de 2001[61]. As normas de orig so parte necessria dos ARCs, entretanto, no se tem aplicado um mes mtodo para a determinao da origem em todos os acordos e nem a respeito todos os produtos.

Existem vrios critrios para determinar as regras de origem e apenas poucos casos as normas de origem se baseiam em um critrio ni Normalmente so aplicados dois ou mais critrios, existindo tambm numeros excees aos critrios gerais. Atualmente, existem dois modelos principais normas de origem, que so bem diferentes entre si: o mod "paneuropeu" (PANEURO) e o do Tratado de Livre Comrcio da Amrica do No (TLCAN - NAFTA)[62].

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 21 de 39

A possibilidade de que a formulao e aplicao de regimes de normas origem preferenciais surta efeitos de restrio, distoro e perturbao comrcio, tem atrado a ateno dos economistas na medida em que aumenta alcance e o nmero de ARCs[63].

O CARC reconhece que a harmonizao das normas de origem e estabelecimento de redes de informao sobre as mesmas deveria constituir u fora para o sistema multilateral e dar lugar a uma maior integrao do comr internacional[64]. Como conseqncia, a proposta do CARC que haja equilbrio entre a simplicidade e a eficcia dessas normas.

4.7 Outras questes sistmicas

Com base no documento entitulado "Novo trabalho sobre quest sistmicas"[65], em julho de 2000 foi encomendado ao Secretariado q preparasse exames horizontais temticos sobre o tratamento dado a divers disposies ou medidas polticas nos ARCs. Os dois primeiros estudos for realizados em 2001, sendo objeto de um exame preliminar na trigsima reun do CARC[66], voltando a ser examinados na trigsima primeira reunio do Com onde provocou um intenso debate[67].

Nesta reunio, vrias delegaes destacaram a importncia destes exam como meio de compreender melhor as repercusses dos ARCs no siste multilateral de comrcio. A maioria dos participantes da trigsima prime reunio consideraram que esses estudos constituam uma base slida para futuros trabalhos do CARC.

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 22 de 39

Foi proposto que os estudos sejam objeto de relatrios peridicos e q sejam publicadas atualizaes regularmente. Ainda nesta reunio, foi acorda que os estudos sero examinados com fulcro nas observaes ftic apresentadas pelas delegaes, antes de serem distribudos como documen oficiais[68].

Na trigsima segunda reunio foi apresentado ao CARC um resumo d trabalhos do seminrio da OMC, celebrado em abril de 2002, que abordou mui das questes sistmicas. Dentre estas questes estavam: os limites liberalizao do comrcio nos acordos regionais de comrcio (tratamento d produtos sensveis e funo das normas de origem); a importncia d disposies sobre normas, os regulamentos tcnicos e medidas sanitrias fitosanitrias dos ARCs; as disposies sobre medidas especiais dos ARCs; integrao econmica no comrcio de servios e outras disposies relativas a investimentos, concorrncia e facilitao do comrcio[69].

Este seminrio contribuiu para aumentar a conscientizao sobre questes sistmicas dos ARCs e para fomentar uma melhor compreenso d suas conseqncias para o sistema multilateral de comrcio[70].

Na trigsima terceira reunio, o presidente do CARC recordou que dura todo o curso do ano de 2002 o trabalho sobre as questes sistmicas havia gira em torno dos exames intersetoriais, sobre regimes de normas de origem n ARCs (WT/REG/W/45) e cobertura, processos de liberalizao e disposi transitrias dos ARCs (WT/RWG/W/46). Estas so importantes contribuies pa melhorar a compreenso das repercusses dos ARCs no sistema.

Durante esse ano a CE contribui para essa questo ao apresen documento que j foi objeto de uma discusso preliminar.[71]Atualmente, o CA ainda no centrou a sua ateno nas questes sistmicas. Entretanto, contin mantendo consultas individuais com os Membros interessados e j se conside apto a apresentar um relato sobre a adoo de um enfoque pragmtico pa tratar das referidas questes.[72].

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 23 de 39

5 INTERESSES NEGOCIADOS E OS INTERESSES BRASILEIROS

Desde o incio deste ano foi intensificado, em Genebra, o ritmo d trabalhos tcnicos que devero embasar as decises polticas sobre os princip temas da Rodada de Doha. Dentre esses assuntos figuram as quest relacionadas aos ACRs.

Muitas das reunies foram informais e retomaram assuntos j discutid previamente Conferncia Ministerial de Cancun, mas que ainda no chegaram um consenso. Entretanto, percebe-se que agora h um maior comprometiment amadurecimento das delegaes. Portanto, a postura adotada em Hong Ko pode favorecer o entendimento de algumas questes que j foram amplame discutidas.

5.1 Prazos de notificao e o dever de notificar

Antes de Cancun, na negociao realizada em novembro de 2002 houve um apoio procedimento em duas etapas de notificao[73], que consiste em uma prvia sumria (outline poca de assinatura do acordo, e outra notificao completa no momento de ratificao do mes

[74].

A postura da CE era de que se deveria pensar mais em termos de processo do que etapas, assinalando que o tema do prazo para notificao final poderia ser examinado com m flexibilidade caso haja um fluxo mais amplo de informaes sobre os termos de acordo ao lo

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 24 de 39

do perodo anterior notificao[75].

Os EUA reiteraram a posio j defendida de que as unies aduaneiras deveriam notificadas com prazo mnimo de seis meses antes de sua entrada em vigor, tendo em vist necessidade de negociaes de eventuais compensaes. Esta postura poderia estar relacion ao futuro processo de ampliao da CE[76].

O Brasil apoiou o procedimento em duas etapas. Entretanto, manifestou dificuldade en a ratificao e entrada em vigncia para a notificao final do acordo. Foi ressaltado pelo Br que esse prazo varivel para acordos diferentes, e que seria conveniente ter pl conhecimento das informaes exigidas, inclusive no que concerne necessidade de traduo toda documentao correspondente a lngua oficial da OMC, fator que poderia compromete capacidade de certos Membros respeitarem os prazos[77].

A proposta brasileira neste sentido de que se estabeleam prazos fixos aps a entr em vigncia dos ARCs. Esta proposta acabou recebendo apoio de algumas delegaes, como a Paquisto, mas nada foi decidido neste sentido.

Em 2005, sobre o dever de notificar, as discusses foram breves e com pou intervenes[78]. O Brasil indicou a utilidade de um esclarecimento quanto finalidade notificao. Reiteradamente o Brasil vem se opondo ao requisito de que acordos negociados amparo da Clusula de Habilitao sejam sujeitos a essa determinao. A opinio brasileira que no parece ser coerente a nfase dada pelas diversas delegaes dinamizao do com Sul-Sul, ao mesmo tempo em que se buscam estabelecer procedimentos mais onerosos par estabelecimento de acordos entre os pases em desenvolvimento, ao amparo da Clusula Habilitao[79].

O Brasil tambm ressaltou que uma clara distino entre os acordos notificados c amparo no Artigo XXIV do GATT e no Artigo V do GATS, e aqueles notificados com fulcro Clusula de Habilitao, poderia contribuir muito para os avanos nos trabalhos sobre procedimentos de notificao.

De modo informal os temas de transparncia foram retomados em abril desse ano, co exame de documentos do presidente do Grupo Negociador. O documento que tratou da notifica posterior suscitou grandes debates sobre dois tipos de notificao subseqentes: 1) aqu relativa a modificaes significativas; 2) outra relativa ao relatrio peridico.[80]

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 25 de 39

Mais uma vez no houve consenso na definio dos critrios para a primeira des notificaes. Algumas delegaes insistiram na elaborao de listas indicativas e no que conce s notificaes peridicas, o Grupo esteve dividido em trs alternativas propostas pelo presiden 1) aumento do intervalo (de dois para 5 anos); 2) atualizao anual de determinados dado notificao com maior intervalo para demais informaes via sistema duplo (dual system); e prazos diferenciados para alguns membros, com critrios como S&D, fluxo de comrcio ou nm de ARCs).[81]

Cabe ressaltar que em discusso informal sobre transparncia a apresentou preocupao sistmica com a falta de notificao e fornecimento informao por parte dos PEDs, referente aos acordos firmados com base Clusula de Habilitao. Foi alegado que alm de serem poucas as notificaes CARC, estas so quase sempre aps a entrada em vigor do acordo.[82] O Brasil observou que a primeira frase do pargrafo 11, que estipula q os acordos notificados devem ser revisados pela OMC, deveria ter uma ou redao esclarecendo que apenas os acordos notificados com base do artigo XX deveriam ser revisados.

Dessa maneira, o Brasil considera que grande parte das dificuldad relacionadas notificao seria superada, porque no haveria possibilidade nem interesse por parte dos PEDs, em manter os ARCs secretos. O nico PED discordar desse posicionamento foi o Chile, mas ressaltando que critrios distin deveriam ser estabelecidos dependendo das partes do acordo.[83]

5.2 Informaes apresentadas

Em 14 de janeiro de 2003, foi realizada uma reunio informal e em 03 de fevereiro mesmo ano houve uma reunio formal do Grupo Negociador de Regras relativas aos ARCs muito grande o interesse em obter maior grau de transparncia sobre todos os aspectos ARCs, incluindo informaes detalhadas sobre os fluxos comerciais dos bens e servios.

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 26 de 39

Defendeu-se que o objetivo da transparncia seria melhor atendido com a divulgao informaes em meio eletrnico, pois as colocaria ao alcance direto dos governos e tambm alcance dos agentes privados, que tambm tm muito interesse nesta questo. No enta reconheceu-se que as capacidades de empreender uma disseminao de informaes em m eletrnico so dspares, exigindo a prestao de cooperao tcnica para os pases desenvolvimento[84].

Antes de Cancun, a CE expressou preocupao com o rumo das negociaes sobr notificao dos novos acordos regionais, das modalidades de acordos j informados e o exame seria feito na OMC, tendo em vista que no h sequer uma definio de como tratar os aco regionais vigentes[85]. Os EUA sugeriram a compilao em uma base de dados contendo todas as ta aplicadas por cada Membro, sejam elas as tarifas NMF, sejam as decorrentes de arra preferenciais recprocos ou unilaterais. Esta proposta teve boa aceitao, apesar de ser medida difcil de ser executada levando em conta a experincia com a implementao e opera das bases de dados j existentes na OMC[86].

O Brasil fez interveno sobre essa questo, sublinhando que se deve ter clarame presente as finalidades para as quais se estaria requerendo informaes dos Membros. contexto atual, isso se refere necessidade de fornecer ao CARC as condies de cumprir o mandato de examinar a compatibilidade de acordos notificados com as disciplinas da OMC[87].

Para o Brasil, o impasse no CARC no decorre necessariamente de deficincias prestao de informaes, uma vez que sem a superao dos entraves sistmicos, qualq aperfeioamento nos procedimentos de notificao seria de pouca utilidade[88].

Outra proposta brasileira foi a indicao do preparo de um relatrio analtico (struct factual presentation), que substituiria o formato padro atualmente preparado pelas partes Acordos[89]. A delegao dos EUA concordou em parte com a posio brasileira, mas indicou talvez fosse necessria a criao de uma base de dados, visando dar maior transparncia pa setor privado. De maneira geral, nas reunies foi reafirmado por algumas delegaes o intere na maior transparncia dos ARCs em todos os sentidos.

De modo informal o Grupo Negociador tratou, em 2005, dos dados relativo apresentao factual (factual presentation) e sobre as notificaes subseqentes. Sobre e questo a CE se ops incluso de informaes sobre Regras de Origem, enquanto o Bras posicionou contrariamente, defendendo que essa e outras informaes deveriam ser objeto

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 27 de 39

notificao.[90]

Os EUA fizeram uma proposta de incluso de outros dados, relativos: i) s quo tarifrias, ii) metodologia para equivalentes ad valorem, iii) ao detalhamento relacionado a fa de implementao., iv) aos valores de importao. Ainda, foi colocado pelos EUA, que no ha necessidade de se incluir dados de exportao, por ser uma informao menos confivel. Contu a Austrlia considera que ainda til manter previso sobre dados de exportao, especialme para uma eventual necessidade de monitoramento de produtos sujeitos a protecionismo.[91]

5.3 A definio do conceito substancialmente todo o comrcio

A Austrlia apresentou um documento de trabalho contribuindo para as discusses so essa questo sistmica[92]. A proposta australiana a de se utilizar dois testes de natur quantitativa. Contudo, o teste principal no estaria vinculado ao volume/valor do com liberalizado, mas sim ao nmero de linhas tarifrias.[93]

Sobre essa questo, o Brasil enfatizou que a definio de "substancialmente tod comrcio" estaria vinculada a outras questes sistmicas e, especificamente no que concern proposta australiana, indicou que o critrio quantitativo, com base na cobertura de 95% do t de linhas tarifrias, seria til, mas no suficiente[94]. Para o Brasil o ideal seria combinar crit de comrcio, linhas tarifrias e prazos de implementao.

No que diz respeito ao comrcio, o Brasil considera ser necessrio o tratamento produtos que so importantes para um exportador, mas que no representem volume mn intra-ARC, em funo do protecionismo de um dos parceiros do Acordo.[95] A Austrlia suger possibilidade de se considerar no apenas a relevncia de alguns produtos em funo do com entre os participantes do ARC, mas tambm a relevncias das exportaes gerais des participantes.

O documento australiano foi bem recebido pelo Grupo Negociador: houve convergncia que o critrio de percentagem do nmero de linhas tarifrias seria importante, mas insuficiente

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 28 de 39

nica posio contrria foi a de Israel que opinou que os ARCs so instrumento til par integrao de PEDs no sistema multilateral e que, portanto, no deveriam ser criadas normas tornassem difcil a formao desses acordos.[96]

A nova verso da proposta australiana procurou responder aos comentrios e pedidos esclarecimento apresentados em relao ao documento anterior. De modo geral as delega apreciaram o esforo australiano em delimitar o conceito substantially all trade que ai permanece indefinido.

6 CONCLUSO

Como foi observada neste trabalho, a questo do regionalismo no recente, porm um fenmeno que se encontra em larga escala de expanso. Sem dvida alguma, isto represe um desafio ao sistema multilateral de comrcio, regulamentado pelo GATT 1947 e posteriorme pela OMC, que ao introduzir o artigo XXIV, conferiu ao regionalismo a possibilidade de praticado no mbito do multilateralismo.

Diante de toda documentao consultada, possvel chegar a algumas conclus Primeiramente, os documentos da OMC parecem ser claros em demonstrar a preocupao relao ao acmulo de acordos regionais em exame pelo CARC, e das implicaes que a falta consenso no entendimento das questes sistmicas estariam gerando sobre os trabal desenvolvidos.

Desde a ltima rodada de negociaes existe esse impasse do CARC entre prim concluir os exames, sem levar em considerao as questes sistmicas, ou primeiro entrar entendimento sobre essas questes, para depois concluir o exame dos acordos notificad Contudo, na Conferncia Ministerial de Cancun isto no foi negociado, e por isso espera-se esta matria seja novamente levada para discusso em Hong Kong.

Como se pde observar, apesar das inmeras questes sistmicas levantadas diversos documentos do CARC, as negociaes neste setor acabaram se limitando ao esforo transparncia dos ARCs, alcanando poucos resultados significativos nessa rea do mand

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 29 de 39

ministerial de Doha.

Durante 2005, por meio de intensas reunies informais, foi desenvolvido pelo Chairma texto decisrio para um novo processo de implementao dos ARCs. O trabalho tcnico so transparncia est prximo de uma finalizao, mas uma minuta mais detalhada e out refinamentos ainda so necessrios, particularmente os referentes s estatsticas e a como l com os ARCs atualmente em exame.[97]

O que se observa, desde Cancun, que se elementos como a transparncia e o proce de notificao do margem a tantas discusses e geram substancial nvel de divergn provavelmente as deliberaes sobre questes mais intrincadas, como a preciso das discipli de exame de compatibilidade, a exemplo da definio do conceito de substancialmente tod comrcio, devem gerar entraves muito maiores entre as delegaes.

De qualquer forma parece evidente que os PEDs, como o Brasil, devem adotar u postura mais ativa nas prximas negociaes, uma vez que esta seria uma maneira de fortale suas posies negociadoras, gerando uma perspectiva maior de participao em outros seto onde estes tambm tm grandes interesses.

7 REFERNCIAS

ACCIOLY, Elizabeth Pinto de Almeida. Mercosul & Unio Europia - estrutu jurdico - institucional. 2 ed., Curitiba: Juru, 2001.

BASSO, Maristela. Mercosul - seus efeitos jurdicos, econmicos e poltic nos Estados-membros. 2 ed., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997.

BARRAL, Welber. Metodologia da pesquisa jurdica. Florianpolis: Funda

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 30 de 39

Boiteux, 2003.

BRASIL. Ministrio das Relaes Exteriores (MRE). Carta de Genebra Informativo sobre a OMC e a Rodada de Doha. Braslia, Ano 02, n.1, jane de 2003. Disponvel em: <http://www.mre.gov.br> Acesso em: 31 jul. 2005.

BRASIL. Ministrio das Relaes Exteriores (MRE). Carta de Genebra Informativo sobre a OMC e a Rodada de DohA. Braslia, Ano 02, n fevereiro de 2003. Disponvel em: <http://www.mre.gov.br > Acesso em: 31 j 2005.

BRASIL. Ministrio das Relaes Exteriores (MRE). Carta de Genebra Informativo sobre a OMC e a Rodada de DohA. Braslia, Ano 04, n.2, a de 2005. Disponvel em: <http://www.mre.gov.br > Acesso em: 29 ago. 2005.

BRASIL. Ministrio das Relaes Exteriores (MRE). Carta de Genebra Informativo sobre a OMC e a Rodada de DohA. Braslia, Ano 04, n.3, jun de 2005. Disponvel em: <http://www.mre.gov.br > Acesso em: 29 ago. 2005.

BRASIL. Ministrio das Relaes Exteriores (MRE). Carta de Genebra Informativo sobre a OMC e a Rodada de DohA. Braslia, Ano 04, n.4, ju de 2005. Disponvel em: <http://www.mre.gov.br > Acesso em: 29 ago. 2005.

BRASIL. Ministrio das Relaes Exteriores (MRE). Carta de Genebra Informativo sobre a OMC e a Rodada de DohA. Braslia, Ano 04, n.5, ju de 2005. Disponvel em: <http://www.mre.gov.br > Acesso em: 29 ago. 2005.

CORRA, Lus Fernando Nigro. O MERCOSUL e a OMC: Regionalismo Multilateralismo. So Paulo: Ltr, 2001.

DOMINGUES, Juliana Oliveira. O Regionalismo na OMC e as perspectiv para o Brasil. Disponvel e <http://www.esaf.fazenda.gov.br/parcerias/ue/cedoc-ue/leituras-

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 31 de 39

complementares/a3-organismos-internacionais.html> Braslia, 2004. Acesso e 10 ago 2005.

ESTEVADEORDAL, Antoni. Traditional market access issues in RTAs: unfinished agenda in the Americas. Background paper prepared for t Seminar: Regionalism and the WTO. Geneva, 26 april, 2002. Disponvel e <http://www.wto.org > Acesso em: 31 jul. 2003.

HEYDON, Ken. RTA market acess and regulatory provisions. WTO Semin on Regionalism and the WTO. Geneva, 26 april, 2002. Disponvel e <http://www.mre.gov.br > Acesso em: 31 jul. 2003.

NEGRO, Sandra Ceclia. Os acordo de integrao e as suas relaes com sistema GATT-OMC. In: OLIVEIRA, Odete Maria (org.). Direito internacion econmico em expanso desafios e dilemas. Iju: Unijui, 2003.

NOGUEIRA, Alberto. Globalizao, regionalizao e tributao: a no matriz mundial. Rio de Janeiro: Renovar, 2000.

OLIVEIRA, Odete Maria de. Regionalismo. In: BARRAL, Welber (org.). O Brasi a OMC. 2 ed., Curitiba: Juru, 2002.

OMC (Organizacin Mundial del Comercio). Cancn WTO Ministerial 200 briefing notes. Disponvel e <http://www.wto.org/english/thewto_e/minist_e/min03_e/brief_e/brie12_e.htm Acesso em: 29 set. 2004.

OMC (Organizacin Mundial del Comercio). TN/RL/M/7 Informe resumi de la reunin celebrada los das 19 a 21 de marzo de 2003. N.03-200 11/04/2003. Disponvel em: <http://www.wto.org > Acesso em: 21 jul. 2004.

OMC (Organizacin Mundial del Comercio). TN/RL/M/8 Informe resumi de la reunin celebrada los das 5 a 7 de mayo de 2003. N03-296

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 32 de 39

10/06/2000. Disponvel em: <http://www.wto.org > Acesso em: 21 jul. 2004.

OMC (Organizacin Mundial del Comercio). TN/RL/W/8/Rev.1 Compend de cuestiones relacionadas com los Acuerdos Comerciales Regionale N02-4246. 01/08/2002. Disponvel em: <http://www.wto.org > Acesso em: jul. 2004.

OMC (Organizacin Mundial del Comercio). TN/RL/W/19 Medid Compensatrias: lista ilustrativa de cuestiones importantes (documen presentado por el Brasil). N02-5374. 07/11/2002. Disponvel e <http://www.wto.org > Acesso em: 31 jul. 2004.

OMC (Organizacin Mundial del Comercio). WT/DS34/AB/R Turqua Restricciones a la importacin de productos textiles y de vestido AB Informe del rgano de Apelacin. N99-4546. 22/10/1999. Disponvel e <http://www.wto.org > Acesso em: 13 jul. 2004.

OMC (Organizacin Mundial del Comercio). WT/REG/11 Informe (2002) d Comit de Acuerdos Comerciales Regionales al Consejo General. N0 6517. 25/11/2002. Disponvel em: <http://www.wto.org > Acesso em: 13 j 2004.

OMC (Organizacin Mundial del Comercio). WT/REG/M/32 Nota sobre reunin celebrada el 3 de junio de 2002. N02-3692. 02/07/2002. Dispon em: <http://www.wto.org > Acesso em: 13 jul. 2004.

OMC (Organizacin Mundial del Comercio). WT/REG/M/33 Nota sobre reunin celebrada el 12 y 13 de noviembre de 2002. N02-66 02/12/2002. Disponvel em: <http://www.wto.org > Acesso em: 13 jul. 2004.

OMC (Organizacin Mundial del Comercio). WT/REG/W/14 Informe d Comit de Acuerdos Comerciales Regionales. N02-1345. Disponvel e <http://www.wto.org > Acesso em: 18 jul. 2004.

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 33 de 39

OMC (Organizacin Mundial del Comercio). WT/REG/W/37 Resumen de cuestiones sistmicas relacionadas com los acuerdos comercia regionales (ACR). N00-0789. 02/03/2000. Disponvel e <http://www.wto.org > Acesso em: 21 jul. 2004.

OMC (Organizacin Mundial del Comercio). WT/REG/W/38 Nueva lab sobre cuestiones sistmicas Directrices del Presidente. N00-24 20/06/2000. Disponvel em: <http://www.wto.org > Acesso em: 21 jul. 2004.

OMC (Organizacin Mundial del Comercio). WT/REG/W/44 Informaci bsica sobre los Acuerdos notificados al GATT/OMC y en vigor al 31 enero de 2002. N02-0616. 07/02/2002. Disponvel em: <http://www.wto.o > Acesso em: 13 jul. 2004.

OMC (Organizacin Mundial del Comercio). WT/REG/W/45 Regmenes normas de orgen en los Acuerdos Comerciales Regionales. N02-178 05/04/2002. Disponvel em: <http://www.wto.org > Acesso em: 15 jul. 2004.

OMC (Organizacin Mundial del Comercio). WT/REG/W/46 Cobertu prazos de liberalizacin y disposiciones transitrias de los ACR. N0 1776. 05/04/2002. Disponvel em: <http://www.wto.org > Acesso em: 21 j 2004.

OMC (Organizacin Mundial del Comercio). TN/RL/W/173/Rev.1 Documento de Trabalho da Australia. Disponvel em: <http://www.wto.org Acesso em: 21 jul. 2005

SALAZAR-XIRINACHS, Jos M. e ROBERT, Maryse. Toward free trade in t Americas. Washington: Brookings Institution, 2002.

THORSTENSEN, Vera. OMC Organizao Mundial do Comrcio As regr e a Rodada do Milnio. So Paulo: Aduaneiras, 2001.

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 34 de 39

TRACHTMAN, Joel P. Toward open recognition? Standardization a Regional Integration under article XXIV of GATT. Prepared for WTO Semi on the changing architecture of the Global System: Regionalism and the W Disponvel em: <http://www.wto.org > Acesso em: 31 jul. 2003.

Doutoranda em Direito/ Relaes Econmicas Internacionais (PUC-SP). Mestre Direito/Relaes Internacionais (UFSC). Scia fundadora do INPRI. Membro do The Associatio Attenders and Alumni of the Hague Academy of International Law. Membro do GNC. [1] Esse tema j foi objeto de pesquisa antes e aps a Conferncia Ministerial de Cancun. Porta com base nos elementos levantados no estudo anterior e nos novos elementos trazidos documentos de trabalho desenvolvidos ps-Cancun, procurar-se- trazer as principais discuss sobre esse tema atualmente. Sobre o estudo preliminar realizado sobre esse tema veja-se Regionalismo na OMC e as perspectivas para o Brasil. Disponvel <http://www.esaf.fazenda.gov.br/parcerias/ue/cedoc-ue/leituras-complementares/a3-organism internacionais.html> Braslia, 2004. [2] Apesar da terminologia utilizada em espanhol ser Acordos Comerciais Regionais, opto neste trabalho por adotar a terminologia Acordos Regionais de Comrcio, utilizada pelo gove brasileiro. Disponvel em: <http://www.mre.gov.br> Acesso em: 31 jul. 2003. [3] Oliveira, 2002, p. 140. [4] Oliveira, 2002, p. 144. [5] Aps a experincia positiva das Comunidades Europias (CE), especialmente na segu metade da dcada de 1980, o regionalismo ganhou maior importncia. [6] Corra, 2001, p. 65. [7] Corra, 2001, p. 66. [8] Durante os anos 1990, os pases da Amrica assinaram quatorze acordos de comrc integrao, incluindo os dois acordos de associaes que o MERCOSUL assinou com a Bolvia Chile. [9] Salazar - Xirinachs e Robert, 2002, p. 305. [10] Ibid. p. 305. [11] Accioly, 2001, p. 28. [12] Em estudo sobre este dispositivo, assim entendeu Maristela Basso: Desta maneira estabelece, por meio de tratados internacionais, a livre circulao das mercadorias sem barre ou restries quantitativas ou aduaneiras [...] porm, para que os produtos possam circ independentemente de pagamento de tarifas de importao, dever ficar comprovado - atrav certificados de origem - que a maior parte da mo-de-obra e das matrias primas prov efetivamente de um dos pases de livre comrcio. Basso, 1997, p. 29. [13] "According to traditional analyses of the stages of economic integration, a customs u involves not only the removal of tariff and nontariff barriers to trade for imports from the uni

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 35 de 39

members, but also the equalization of tariffs among members on imports from nonmembers custom union usually entails a higher degree of integration than a free trade area, in wh members abolish tariffs and quotas on imports from each other but maintain their tariffs quotas against nonmembers." Salazar - Xirinachs e Robert, 2002, p. 45. [14] Salazar - Xirinachs e Robert, 2002, p. 32. [15] Thorstensen, 2001, p. 237. [16] Salazar - Xirinachs e Robert, 2002, p. 45. [17] A Clusula da Nao Mais Favorecida est disposta no art.1 do Acordo Geral, que foi adot pela OMC em 1994. [18] O princpio da no-discriminao , sem dvida, pea essencial dentro da sistemtica da O e estabelece que um Estado deve dar o mesmo tratamento a todos os demais Estados. De forma, quando um Estado decide outorgar uma concesso a um outro Estado, dever estend aos demais Estados participantes do sistema multilateral do comrcio. [19] Importante observar que tanto o multilateralismo como o regionalismo so processos objetivam reduzir as barreiras comerciais. O primeiro de modo indiscriminado, entre todos pases participantes da OMC, e o segundo apenas entre um subconjunto de pases, no estendendo aos demais pases do sistema multilateral. [20] Oliveira, 2002, p. 159. [21] Thorstensen, 2001, p. 238. [22] O exemplo mais notrio desse problema foi a impossibilidade de se concluir sobre os trabal da criao da Comunidade Europia. [23] WT/DS34/R, pargrafo 9.107. [24] A deciso que estabeleceu o CARC encontra-se no documento WT/L/127. [25] Este valor corresponde s notificaes de novos acordos regionais de comrcio e de ades aos acordos regionais existentes. Disponvel e <http://wto.org/english/thewto_e/minist_e/min03_e/brief_e/brief12_e.htm> Acesso em: set.2004. [26] Esta Clusula, formulada em deciso de 28 de novembro de 1979, determina que h tratamento diferenciado e mais favorvel, reciprocidade e maior participao dos pases desenvolvimento. O MERCOSUL foi notificado OMC com base nesta Clusula. [27] Na rea de servios, o Acordo Geral sobre Comrcio de Servios, negociado na Rod Uruguai, tambm prev regras para a integrao econmica (artigo V), por meio de exce clausula da NMF, de no discriminao entre naes. [28] Essa informao baseia-se em expectativas da prpria OMC, mas no existem dados segu sobre o nmero exato. Disponvel em: http://www.wto.org/spanish/tratop_s/region_s/region_s.htm> Acesso em: 10. out. 2005. [29] OMC (Organizao Mundial do Comrcio). Secretariado <http://www.wto.org.br> Acesso em 10 de agosto de 2005. [30] WT/REG/11, p. 1. da OMC. Disponvel e

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 36 de 39

[31] Principalmente a fase de transio que inclui o regime de exceo a produtos de terce pases, bem como o regime de adequao de produtos das partes do prprio acordo. [32] Thorstensen, 2001, p. 250. [33] Neste sentido veja-se: WT/REG/W/37 e WT/REG/W/38. [34] Thorstensen, 2001, p. 243. [35] Neste sentido veja-se: WT/REG/W/37 e TN/RL/W/8/Rev.1. [36] Na trigsima Segunda reunio do CARC, foi observada a disparidade existente entre o nm de acordos notificados na OMC e os que estavam em vigor. O presidente do CARC recordou qu questo da transparncia possui cada vez maior importncia em relao ao trabalho futuro Comit. Cf. WT/REG/11, p. 2. [37] Este documento constitui em um breve resumo do amplo debate promovido pelo Comit Acordos Regionais de Comrcio para aclarar e melhorar as disciplinas e procedimentos previs nas disposies vigentes da OMC, aplicveis aos ARCs. [38] TN/RL/W/8/Rev.1, p. 5. [39] TN/RL/W/8/Rev.1, p. 5. [40] TN/RL/W/8/Rev.1, p. 5. [41] TN/RL/W/8/Rev.1, p. 6. [42] O modelo uniforme para a apresentao de informao sobre os acordos regionais comrcio est no documento WT/REG/W/6 e o modelo uniforme para a apresentao informao sobre acordos de integrao econmica em matria de servios est no docume WT/REG/W/14. Desde 1996-1997, as partes em todos os ARCs notificados tem apresentad respectiva informao inicial seguindo esses modelos. [43] De acordo com o documento TN/RL/W/8/Rev.1, o primeiro destes calendrios foi cump relativamente bem, mas todavia esto pendentes de apresentao alguns correspondentes calendrio de 1999 e o de 2001. [44] Tambm se fez referncia contribuio do debate sistmico nos procedimentos relaciona com a apresentao de informaes sobre os acordos que so remitidos ao Conselho de Com de Servios e ao Comit de Comrcio e Desenvolvimento. [45] TN/RL/W/8/Rev.1, p. 7. [46] WT/REG/11, p. 2. [47] Carta de Genebra, fevereiro de 2005, p. 3. [48] TN/RL/W/8/Rev.1, p. 8. [49] Esse grfico se baseia exclusivamente no subconjunto da totalidade de acordos comerc regionais notificados ao GATT e na OMC que tem fulcro no artigo XXIV do GATT que permanec em vigor em janeiro de 2002. [50] TN/RL/W/8/Rev.1, p. 9.

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 37 de 39

[51] A proposta do CARC que se leve a cabo os exames com base em uma anlise previa aspectos fticos dos ARCs pelo Secretariado. Deste modo, alega-se que todos os Membros ter igualdade de condies e melhoraria a compreenso sobre o funcionamento dos Acord TN/RL/W/8/Rev.p. 10. [52] TN/RL/W/8/Rev.1. Neste sentido ver tambm: WT/DS34/R, pargrafos 9.183 e 9.184. [53] WT/DS34/AB/R, pargrafo 58. [54] TN/RL/W/8/V/Rev.1, p. 13. [55] TN/RL/W/8/V/Rev.1, p. 15. [56] TN/RL/W/8/V/Rev.1, p. 21. [57] TN/RL/W/8/V/Rev.1, p. 21. [58] Foi sugerido que o significado da expresso em ingls substantially all (com respeito essencial), empregada no pargrafo 8 do art. XXIV do GATT, poderia esclarecer o significado mesma expresso em ingls no pargrafo 1, b), do artigo V do GATS. [59] TN/RL/W/8/Rev.1, p. 28. [60] Carta de Genebra, junho de 2005, p. 21. [61] O objetivo deste documento foi o de proporcionar aos Membros da OMC, informao detalh sobre os regimes de normas de origem dos ARCs e disponibilizar dados permitindo a compara [62] WT/REG/W/45, p. 2. [63] WT/REG/W/45. p. 3. [64] WT/REG/W/45. p. 2. [65] WT/REG/W/38. [66] So os documentos relativos ao regime de normas de origem nos ARCs e a cobertu processos de liberalizao e disposies transitrias dos ARCs. [67] WT/REG/11, p. 3. [68] WT/REG/11. p. 3. [69] WT/REG/11, apndice 4. [70] Neste sentido ver tambm: Esterdoval, 2002, p.13-16 e Trachman, 2002, p. 02-36. [71] Esse documento, W/179, visa aprimorar algumas questes sistmicas centrais, por demonstra o desejo da CE de promover a diferenciao entre PEDs, embora a CE j te enfatizado que esse no era o seu objetivo. Veja-se tambm sobre essa questo: Carta Genebra, junho de 2005, p. 21. [72] Carta de Genebra, fev. de 2005, p. 3. [73] A nota sobre a reunio celebrada est no documento WT/REG/M/33.

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 38 de 39

[74] Sobre a predisposio de duas etapas, ficou evidente que sero os detalhes do processo tendero a dificultar a definio de procedimento mais preciso. [75] WT/REG/M/33, p. 2. [76] Ver documento: Carta de Genebra, jan. de 2003, p. 14. [77] Carta de Genebra, jan. de 2003. p. 14. [78] Sobre esta questo ver documentos: WT/REG/M/33 e Cartas de Genebra. [79] Carta de Genebra, jan. de 2003, p. 13. [80] Carta de Genebra, abril de 2005, p. 19. [81] Japo, Taipe China, e EUA defenderam a avaliao do equilbrio entre transparncia e ca de trabalho. Veja-se: Carta de Genebra, abril de 2005, p. 20. [82] De acordo com a Carta de Genebra, de 4 julho de 2005 : A preocupao da CE seria qu proliferao de acordos sobre os quais se tem alegadamente pouca informao poderia impedido negativo sobre os informao poderia ter impacto negativo sobre os direitos de out membros da OMC. O tema dever voltar a ser discutido em reunies futuras do GN. p, 22. [83] Carta de Genebra, junho de 2005, p. 21. [84] Carta de Genebra, fevevreiro de 2003, p. 17. [85] Em resposta, o presidente ressaltou o papel do Grupo Negociador na busca de soluo para problemas relacionados s notificaes dos acordos regionais em vigor e destacou as vantag de se definir os procedimentos e prazos a serem adotados para as futuras negociaes. [86] Carta de Genebra, fev. de 2003, p. 17. [87] Carta de Genebra, fev. de 2003. p. 17. [88] Carta de Genebra, fev. de 2003. p. 17. [89] Carta de Genebra, fev. de 2003. p. 18. [90] Carta de Genebra, abril de 2005, p. 20. [91] Carta de Genebra, abril de 2005, p. 20. [92] TN/RL/W/173/Rev. 1. [93] De acordo com essa proposta o comrcio apareceria na condio de teste residual, ape para evitar que os itens que representem proporo razovel no comrcio entre os membros um ARC fossem excludos da liberalizao (teste dos 2%). Veja-se: TN/RL/W/173/Rev. 1. [94] Para o Brasil a proposta australiana poderia deixar de fora parte importante do com mesmo com o teste dos 2%. Foi ressaltado que os 5% de linhas tarifrias no cobertas, ou ce de 400 linhas, poderiam representar parcela importante do comrcio, mesmo se nenhuma des linhas, individualmente, passar de 2% do total do comrcio. Veja-se: Carta de Genebra, abri 2005, p. 18.

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

http://www.iribr.com - Instituto de Relaes Internacionais - UFSC/BR

Pgina 39 de 39

[95] Carta de Genebra, abril de 2005, p. 18. [96] Sobre essa posio e o resumo dos esclarecimentos prestados pela Austrlia, veja-se: Ca de Genebra, abril de 2005, p. 19. [97] Sobre essa questo veja-se: Carta de Genebra, julho de 2005, p. 11.

http://www.iribr.com/hongkong/REGIONALISMO_E_MULTILATERALISMO.asp

24/06/2008

S-ar putea să vă placă și