Sunteți pe pagina 1din 83

PORTARIA N 1.886, de 30 de dezembro de 1994.

Fixa as diretrizes curriculares e o contedo mnimo do curso jurdico.

O Ministro da Educao e do Desporto, no uso das atribuies do Conselho Nacional de Educao, na forma do artigo 4 da Medida Provisria n 765 de 16 de dezembro de 1994, e considerando o que foi recomendado nos Seminrios Regionais e Nacional de Cursos Jurdicos, e pela Comisso de Especialistas de Ensino de Direito da SESu - MEC, resolve: Art. 1 O curso jurdico ser ministrado no mnimo de 3.300 horas de atividades, cuja integralizao se far em pelo menos cinco e no mximo oito anos letivos. Art. 2 O curso noturno, que observar o mesmo padro de desempenho e qualidade do curso no perodo diurno, ter um mximo dirio de quatro horas de atividades didticas. Art. 3 O curso jurdico desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extenso interligadas e obrigatrias, segundo programao e distribuio aprovadas pela prpria Instituio de Ensino Superior, de forma a atender s necessidades de formao fundamental, scio-poltica, tcnico-jurdica e prtica do bacharel em direito. Art. 4 Independentemente do regime acadmico que adotar o curso (seriado, crdito ou outro), sero destinados cinco a dez por cento da carga horria total para atividades complementares ajustadas entre o aluno e a direo ou coordenao do curso, incluindo pesquisa, extenso, seminrios, simpsios, congressos, conferncias, monitoria, iniciao cientfica e disciplinas no previstas no currculo pleno. Art. 5 Cada curso jurdico manter um acervo bibliogrfico atualizado de no mnimo dez mil volumes de obras jurdicas e de referncias as matrias do curso, alm de peridicos de jurisprudncia, doutrina e legislao. Art. 6 O contedo mnimo do curso jurdico, alm do estgio, compreender as seguintes matrias que podem estar contidas em uma ou mais disciplinas do currculo pleno de cada curso: I - Fundamentais: Introduo ao Direito, Filosofia (geral e jurdica, tica geral e profissional), Sociologia (geral e jurdica), Economia e Cincia Poltica (com teoria do Estado); II - Profissionalizantes Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Administrativo, Direito Tributrio, Direito Penal, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Direito do Trabalho, Direito Comercial e Direito Internacional. Pargrafo nico. As demais matrias e novos direitos sero includos nas disciplinas em que se desdobrar o currculo pleno de cada curso, de acordo com suas peculiaridades e com observncia de interdisciplinariedade. Art. 7 A prtica de educao fsica, com predominncia desportiva, observar a legislao especfica. Art. 8 A partir do 4 ano, ou do perodo letivo correspondente, e observado o contedo mnimo previsto no art. 6, poder o curso concentrar-se em uma ou mais reas de especializao, segundo suas vocaes e demandas sociais e de mercado de trabalho.

Art. 9 Para concluso do curso, ser obrigatria apresentao e defesa de monografia final, perante banca examinadora, com tema e orientador escolhidos pelo aluno. Art. 10. O estgio de prtica jurdica, supervisionado pela instituio de ensino superior, ser obrigatrio e integrante do currculo pleno, em um total de 300 horas de atividades prticas simuladas e reais desenvolvidas pelo aluno sob controle e orientao do ncleo correspondente. 1 O ncleo de prtica jurdica, coordenado por professores do curso, dispor instalaes adequadas para treinamento das atividades de advocacia, magistratura, Ministrio Pblico, demais profisses jurdicas e para atendimento ao pblico. 2 As atividades de prtica jurdica podero ser complementadas mediante convnios com a Defensoria Pblica outras entidades pblicas judicirias empresariais, comunitrias e sindicais que possibilitem a participao dos alunos na prestao de servios jurdicos e em assistncia jurdica, ou em juizados especiais que venham a ser instalados em dependncia da prpria instituio de ensino superior. Art. 11. As atividades do estgio supervisionado sero exclusivamente prticas, incluindo redao de peas processuais e profissionais, rotinas processuais, assistncia e atuao em audincias e sesses, vistas a rgos judicirios, prestao de servios jurdicos e tcnicas de negociaes coletivas, arbitragens e conciliao, sob o controle, orientao e avaliao do ncleo de prtica jurdica. Art. 12. O estgio profissional de advocacia, previsto na Lei n 8.906, de 4/7/94, de carter extracurricular, inclusive para graduados, poder ser oferecido pela Instituio de Ensino Superior, em convnio com a OAB, complementando-se a carga horria efetivamente cumprida no estgio supervisionado, com atividades prticas tpicas de advogado e de estudo do Estatuto da Advocacia e da OAB e do Cdigo de tica e Disciplina. Pargrafo nico. A complementao da horria, no total estabelecido no convnio, ser efetivada mediante atividades no prprio ncleo de prtica jurdica, na Defensoria Pblica, em escritrios de advocacia ou em setores jurdicos, pblicos ou privados, credenciados e acompanhados pelo ncleo e pela OAB. Art. 13. O tempo de estgio realizado em Defensoria Pblica da Unio, do Distrito Federal ou dos Estados, na forma do artigo 145, da Lei complementar n 80, de 12 de janeiro de 1994, ser considerado para fins de carga horria do estgio curricular previsto no art. 10 desta Portaria. Art. 14. As instituies podero estabelecer convnios de intercmbio dos alunos e docentes, com aproveitamento das respectivas atividades de ensino, pesquisa, extenso e prtica jurdica. Art. 15. Dentro do prazo de dois anos, a contar desta data , os cursos jurdicos provero os meios necessrios ao integral cumprimento desta Portaria. Art. 16. (REVOGADO)1 Art. 17. Estas Portaria entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio, especialmente as Resolues ns 3/72 e 15/73 do extinto Conselho Federal de Educao.
1

Ver Portaria n. 1.252, de 21.06.2001.

Murlio de Avellar Hingel

(DJ,

PORTARIA N 05/1995 27.03.95, p. 7.285, S.1)


Dispe sobre os critrios e procedimentos para a manifestao da OAB nos pedidos de criao e reconhecimento de cursos jurdicos.

O PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, no uso das atribuies conferidas pelos artigos 83 e 100, VI do Regulamento Geral, tendo em vista o que dispe o art. 54, XV, da Lei n 8.906/94, o Decreto n 1.303/94 e a Portaria MEC n 1.886/94, RESOLVE: Art. 1 Os pedidos de criao e reconhecimento de cursos jurdicos, encaminhados ao Conselho Federal da OAB, sero apreciados pela Comisso de Ensino Jurdico (CEJ), cujo parecer ser submetido homologao do Presidente do Conselho, na forma dos procedimentos e critrios definidos nesta resoluo. Pargrafo nico. O Presidente do Conselho Federal, se discordar do parecer, submeter o pedido ao Conselho Pleno, designando relator. Art. 2 O projeto para criao e o pedido de reconhecimento do curso jurdico observaro os requisitos adotados pela CEJ e pelo Conselho Nacional de Educao, onde couber. 1 O projeto para criao do curso jurdico, alm de especificar os requisitos referidos no Art. 4 do Decreto n 1.303/94, dever: a) comprovar a existncia de no mnimo 30% do acervo bibliogrfico atualizado e especfico, assinatura corrente de trs peridicos especializados, referidos no Art. 5 da Portaria MEC n 1.886/94, sempre proporcional s necessidades das vagas inicialmente oferecidas, bem como de um plano para aquisio do restante, dentro do prazo de dois anos, contado da autorizao do curso, ou at a data do pedido de seu reconhecimento; b) comprovar a disponibilidade de instalaes regulares da biblioteca e de pessoal habilitado para atendimento aos alunos e professores; c) apresentar planejamento e cronograma de instalao adequada do Ncleo de Prtica Jurdica. 2 A instituio interessada poder credenciar, por escrito, representante para acompanhar o processo, podendo prestar esclarecimentos e concordar com eventuais alteraes ao projeto, se for o caso. Art. 3 No caso de pedido oriundo de Universidade, a CEJ adotar o seguinte procedimento: I - recebido o pedido, o Presidente da CEJ designar comisso verificadora, composta de trs professores de Direito, sendo ao menos um integrante de rgo da OAB, e solicitar manifestao do Conselho Seccional competente, a seu respeito; II - o relator da CEJ, ante o relatrio da Comisso verificadora e a eventual manifestao do Conselho Seccional, submeter parecer conclusivo Comisso, na sesso seguinte, que deliberar por maioria simples de seus membros;

III - o parecer da CEJ, aps aprovado na forma do art. 1, ser encaminhado ao Ministrio da Educao. 1 A comisso verificadora concluir o relatrio, segundo roteiro adotado pela CEJ, no prazo de trinta dias. 2 A comisso verificadora poder sugerir mudanas justificadas ao projeto, que a ele se integraro quando aceitas pela instituio interessada, devendo ser estabelecidas em documento prprio. 3 As despesas de transporte, hospedagem e alimentao da comisso verificadora sero custeadas diretamente pela instituio interessada. Art. 4 No caso de pedido oriundo de estabelecimento isolado de ensino superior, o projeto dever ser encaminhado pelo Conselho de Educao competente, antes do seu parecer final, com o relatrio de sua comisso verificadora. 1 O Conselho de Educao competente poder solicitar a indicao de um representante da OAB, designado pela CEJ, para integrar a comisso verificadora. 2 Ocorrendo a hiptese do 1, a CEJ poder dispensar a designao de comisso verificadora prpria, mas ouvir o Conselho Seccional competente da OAB. Art. 5 Nos pedidos de reconhecimento de curso jurdico, a CEJ considerar se houve observncia, comprovada pela comisso verificadora, do projeto aprovado e dos requisitos exigveis. Art. 6 O parecer da CEJ, aprovado na forma do art. 1, ser publicado em resumo no Dirio da Justia e comunicado por ofcio instituio interessada. Art. 7 A CEJ poder dispensar a participao da comisso verificadora quando analisar os processos que foram protocolizados no Conselho Federal da OAB antes da publicao desta portaria, promovendo as diligncias que julgar necessrias. Registre-se, publique-se, cumpra-se. Braslia-DF, 1 de maro de 1995. Jos Roberto Batochio, Presidente

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO CMARA DE EDUCAO SUPERIOR RESOLUO N 9, DE 29 DE SETEMBRO DE 2004. (DOU, 01.10.2004, p.17/18, S. 1)
Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduao em Direito e d outras providncias.

O Presidente da Cmara de Educao Superior do Conselho Nacional de Educao, no uso de suas atribuies legais, com fundamento no art. 9, 2, alnea c, da Lei n 4.024, de 20 de dezembro de 1961, com a redao dada pela Lei n 9.131, de 25 de novembro de 1995, tendo em vista as diretrizes e os princpios fixados pelos Pareceres CES/CNE nos 776/97, 583/2001, e 100/2002, e as Diretrizes Curriculares Nacionais elaboradas pela Comisso de Especialistas de Ensino de Direito, propostas ao

CNE pela SESu/MEC, considerando o que consta do Parecer CES/CNE 55/2004 de 18/2/2004, reconsiderado pelo Parecer CCES/CNE 211, aprovado em 8/7/2004, homologado pelo Senhor Ministro de Estado da Educao em 23 de setembro de 2004, resolve: Art. 1 A presente Resoluo institui as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduao em Direito, Bacharelado, a serem observadas pelas Instituies de Educao Superior em sua organizao curricular. Art. 2 A organizao do Curso de Graduao em Direito, observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais se expressa atravs do seu projeto pedaggico, abrangendo o perfil do formando, as competncias e habilidades, os contedos curriculares, o estgio curricular supervisionado, as atividades complementares, o sistema de avaliao, o trabalho de curso como componente curricular obrigatrio do curso, o regime acadmico de oferta, a durao do curso, sem prejuzo de outros aspectos que tornem consistente o referido projeto pedaggico. 1 O Projeto Pedaggico do curso, alm da clara concepo do curso de Direito, com suas peculiaridades, seu currculo pleno e sua operacionalizao, abranger, sem prejuzo de outros, os seguintes elementos estruturais: I - concepo e objetivos gerais do curso, contextualizados em relao s suas inseres institucional, poltica, geogrfica e social; II - condies objetivas de oferta e a vocao do curso; III cargas horrias das atividades didticas e da integralizao do curso; IV - formas de realizao da interdisciplinaridade; V - modos de integrao entre teoria e prtica; VI formas de avaliao do ensino e da aprendizagem; VII - modos da integrao entre graduao e ps-graduao, quando houver; VIII - incentivo pesquisa e extenso, como necessrio prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciao cientfica; IX - concepo e composio das atividades de estgio curricular supervisionado, suas diferentes formas e condies de realizao, bem como a forma de implantao e a estrutura do Ncleo de Prtica Jurdica; X -concepo e composio das atividades complementares; e, XI - incluso obrigatria do Trabalho de Curso. 2 Com base no princpio de educao continuada, as IES podero incluir no Projeto Pedaggico do curso, oferta de cursos de ps-graduao lato sensu, nas respectivas modalidades, de acordo com as efetivas demandas do desempenho profissional. Art. 3 O curso de graduao em Direito dever assegurar, no perfil do graduando, slida formao geral, humanstica e axiolgica, capacidade de anlise, domnio de conceitos e da terminologia jurdica, adequada argumentao, interpretao e valorizao dos fenmenos jurdicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de viso crtica que fomente a capacidade e a aptido para a aprendizagem autnoma e dinmica, indispensvel ao exerccio da Cincia do Direito, da prestao da justia e do desenvolvimento da cidadania. Art. 4. O curso de graduao em Direito dever possibilitar a formao profissional que revele, pelo menos, as seguintes habilidades e competncias: I - leitura, compreenso e elaborao de textos, atos e documentos jurdicos ou normativos, com a devida utilizao das normas tcnico-jurdicas; II - interpretao e aplicao do Direito; III - pesquisa e utilizao da legislao, da jurisprudncia, da doutrina e de outras fontes do Direito; IV - adequada atuao tcnico-jurdica, em diferentes instncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilizao de processos, atos e procedimentos; V - correta utilizao da terminologia jurdica ou da Cincia do Direito; VI - utilizao de raciocnio jurdico, de argumentao, de persuaso e de reflexo

crtica; VII - julgamento e tomada de decises; e, VIII - domnio de tecnologias e mtodos para permanente compreenso e aplicao do Direito. Art. 5 O curso de graduao em Direito dever contemplar, em seu Projeto Pedaggico e em sua Organizao Curricular, contedos e atividades que atendam aos seguintes eixos interligados de formao: I - Eixo de Formao Fundamental, tem por objetivo integrar o estudante no campo, estabelecendo as relaes do Direito com outras reas do saber, abrangendo dentre outros, estudos que envolvam contedos essenciais sobre Antropologia, Cincia Poltica, Economia, tica, Filosofia, Histria, Psicologia e Sociologia; II - Eixo de Formao Profissional, abrangendo, alm do enfoque dogmtico, o conhecimento e a aplicao, observadas as peculiaridades dos diversos ramos do Direito, de qualquer natureza, estudados sistematicamente e contextualizados segundo a evoluo da Cincia do Direito e sua aplicao s mudanas sociais, econmicas, polticas e culturais do Brasil e suas relaes internacionais, incluindo-se necessariamente, dentre outros condizentes com o projeto pedaggico, contedos essenciais sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributrio, Direito Penal, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Internacional e Direito Processual; e III - Eixo de Formao Prtica, objetiva a integrao entre a prtica e os contedos tericos desenvolvidos nos demais Eixos, especialmente nas atividades relacionadas com o Estgio Curricular Supervisionado, Trabalho de Curso e Atividades Complementares. Art. 6 A organizao curricular do curso de graduao em Direito estabelecer expressamente as condies para a sua efetiva concluso e integralizao curricular de acordo com o regime acadmico que as Instituies de Educao Superior adotarem: regime seriado anual; regime seriado semestral; sistema de crditos com matrcula por disciplina ou por mdulos acadmicos, com a adoo de pr-requisitos, atendido o disposto nesta Resoluo. Art. 7 O Estgio Supervisionado componente curricular obrigatrio, indispensvel consolidao dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando, devendo cada instituio, por seus colegiados prprios, aprovar o correspondente regulamento, com suas diferentes modalidades de operacionalizao. 1 O Estgio de que trata este artigo ser realizado na prpria instituio, atravs do Ncleo de Prtica Jurdica, que dever estar estruturado e operacionalizado de acordo com regulamentao prpria, aprovada pelo conselho competente, podendo, em parte, contemplar convnios com outras entidades ou instituies e escritrios de advocacia; em servios de assistncia judiciria implantados na instituio, nos rgos do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica ou ainda em departamentos jurdicos oficiais, importando, em qualquer caso, na superviso das atividades e na elaborao de relatrios que devero ser encaminhados Coordenao de Estgio das IES , para a avaliao pertinente. 2 As atividades de Estgio podero ser reprogramadas e reorientadas de acordo com os resultados terico-prticos gradualmente revelados pelo aluno, na forma definida na regulamentao do Ncleo de Prtica Jurdica, at que se possa consider-lo concludo, resguardando, como padro de qualidade, os domnios indispensveis ao exerccio das diversas carreiras contempladas pela formao jurdica. Art. 8 As atividades complementares so componentes curriculares enriquecedores e complementadores do perfil do formando, possibilitam o reconhecimento, por avaliao de habilidades, conhecimento e competncia do aluno, inclusive adquirida fora do ambiente acadmico, incluindo a prtica de estudos e

atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relaes com o mercado do trabalho e com as aes de extenso junto comunidade. Pargrafo nico. A realizao de atividades complementares no se confunde com a do Estgio Supervisionado ou com a do Trabalho de Curso. Art. 9 As Instituies de Educao Superior devero adotar formas especficas e alternativas de avaliao, interna e externa, sistemticas, envolvendo todos quantos se contenham no processo do curso, centradas em aspectos considerados fundamentais para a identificao do perfil do formando. Pargrafo nico. Os planos de ensino, a serem fornecidos aos alunos antes do incio de cada perodo letivo, devero conter, alm dos contedos e das atividades, a metodologia do processo de ensino-aprendizagem, os critrios de avaliao a que sero submetidos e a bibliografia bsica. Art. 10. O Trabalho de Curso componente curricular obrigatrio, desenvolvido individualmente, com contedo a ser fixado pelas Instituies de Educao Superior em funo de seus Projetos Pedaggicos. Pargrafo nico. As IES devero emitir regulamentao prpria aprovada por Conselho competente, contendo necessariamente, critrios, procedimentos e mecanismos de avaliao, alm das diretrizes tcnicas relacionadas com a sua elaborao. Art. 11. A durao e carga horria dos cursos de graduao sero estabelecidas em Resoluo da Cmara de Educao Superior. Art. 12. As Diretrizes Curriculares Nacionais desta Resoluo devero ser implantadas pelas Instituies de Educao Superior, obrigatoriamente, no prazo mximo de dois anos, aos alunos ingressantes, a partir da publicao desta. Pargrafo nico. As IES podero optar pela aplicao das DCN aos demais alunos do perodo ou ano subseqente publicao desta. Art. 13. Esta Resoluo entrar em vigor na data de sua publicao, ficando revogada a Portaria Ministerial n 1.886, de 30 de dezembro de 1994 e demais disposies em contrrio. Edson de Oliveira Nunes PORTARIA N 1.874, DE 2 DE JUNHO DE 2005. (DOU, 03.06.2005, p. 103, S.1) O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAO, no uso de suas atribuies e considerando o disposto na Lei n 10.861, de 14 de abril de 2004, o Decreto n 3.860/2001, de 9 de julho de 2001, o disposto na Resoluo CNE/CES n 10/2002, de 11 de maro de 2002, e, considerando ainda, a efetivao de uma poltica criteriosa de superviso dos cursos jurdicos, resolve: Art. 1 A Secretaria de Educao Superior - SESu, exercendo sua prerrogativa de superviso, por meio do Departamento de Superviso do Ensino Superior - DESUP, dever nomear comisses de superviso, no sentido de verificar in loco as condies de oferta de cursos jurdicos.

Art. 2 A Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, autarquia de regime especial, entidade responsvel, por lei, de fiscalizar a profisso regulamentada, poder protocolizar junto Secretaria de Educao Superior - SESu, comunicados sobre a existncia de cursos jurdicos que, por meio de documentos comprobatrios em poder da entidade, apresentem indcios de irregularidades ou de condies precrias de funcionamento. Art. 3 Aps anlise dos comunicados, de que trata o Art. 2 desta Portaria, a Secretaria de Educao Superior - SESu, por intermdio do Departamento de Superviso do Ensino Superior - DESUP, constituir Comisses de Superviso, cabendo Ordem dos Advogados do Brasil - OAB a indicao de seu representante, a fim de acompanhar os trabalhos das Comisses. Art. 4 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. Tarso Genro

DECRETO N 5.773, DE 9 DE MAIO DE 2006.


Dispe sobre o exerccio das funes de regulao, superviso e avaliao de instituies de educao superior e cursos superiores de graduao e seqenciais no sistema federal de ensino.

O PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso da atribuio que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituio, e tendo em vista o disposto nos arts. 9, incisos VI, VIII e IX, e 46, da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Lei no 9.784, de 29 de janeiro de 1999, e na Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, e, DECRETA: CAPTULO I DA EDUCAO SUPERIOR NO SISTEMA FEDERAL DE ENSINO Art. 1. Este Decreto dispe sobre o exerccio das funes de regulao, superviso e avaliao de instituies de educao superior e cursos superiores de graduao e seqenciais no sistema federal de ensino. 1 A regulao ser realizada por meio de atos administrativos autorizativos do funcionamento de instituies de educao superior e de cursos de graduao e seqenciais. 2 A superviso ser realizada a fim de zelar pela conformidade da oferta de educao superior no sistema federal de ensino com a legislao aplicvel. 3 A avaliao realizada pelo Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior - SINAES constituir referencial bsico para os processos de regulao e superviso da educao superior, a fim de promover a melhoria de sua qualidade. Art. 2. O sistema federal de ensino superior compreende as instituies federais de educao superior, as instituies de educao superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e os rgos federais de educao superior.

Art. 3. As competncias para as funes de regulao, superviso e avaliao sero exercidas pelo Ministrio da Educao, pelo Conselho Nacional de Educao CNE, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira INEP, e pela Comisso Nacional de Avaliao da Educao Superior - CONAES, na forma deste Decreto. Pargrafo nico. As competncias previstas neste Decreto sero exercidas sem prejuzo daquelas previstas na estrutura regimental do Ministrio da Educao e do INEP, bem como nas demais normas aplicveis. Art. 4. Ao Ministro de Estado da Educao, como autoridade mxima da educao superior no sistema federal de ensino, compete, no que respeita s funes disciplinadas por este Decreto: I - homologar deliberaes do CNE em pedidos de credenciamento e recredenciamento de instituies de educao superior; II - homologar os instrumentos de avaliao elaborados pelo INEP; III - homologar os pareceres da CONAES; IV - homologar pareceres e propostas de atos normativos aprovadas pelo CNE; e V - expedir normas e instrues para a execuo de leis, decretos e regulamentos. Art. 5. No que diz respeito matria objeto deste Decreto, compete ao Ministrio da Educao, por intermdio de suas Secretarias, exercer as funes de regulao e superviso da educao superior, em suas respectivas reas de atuao. 1 No mbito do Ministrio da Educao, alm do Ministro de Estado da Educao, desempenharo as funes regidas por este Decreto a Secretaria de Educao Superior, a Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica e a Secretaria de Educao a Distncia, na execuo de suas respectivas competncias. 2 Secretaria de Educao Superior compete especialmente: I - instruir e exarar parecer nos processos de credenciamento e recredenciamento de instituies de educao superior, promovendo as diligncias necessrias; II - instruir e decidir os processos de autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento de cursos de graduao e seqenciais, promovendo as diligncias necessrias; III - propor ao CNE diretrizes para a elaborao, pelo INEP, dos instrumentos de avaliao para credenciamento de instituies; IV - estabelecer diretrizes para a elaborao, pelo INEP, dos instrumentos de avaliao para autorizao de cursos de graduao e seqenciais; V - aprovar os instrumentos de avaliao para autorizao de cursos de graduao e seqenciais, elaborados pelo INEP, e submet-los homologao pelo Ministro de Estado da Educao; VI - exercer a superviso de instituies de educao superior e de cursos de graduao, exceto tecnolgicos, e seqenciais; VII - celebrar protocolos de compromisso, na forma dos arts. 60 e 61; e VIII - aplicar as penalidades previstas na legislao, de acordo com o disposto no Captulo III deste Decreto. 3 Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica compete especialmente: I - instruir e exarar parecer nos processos de credenciamento e recredenciamento de instituies de educao superior tecnolgica, promovendo as diligncias necessrias; II - instruir e decidir os processos de autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento de cursos superiores de tecnologia, promovendo as diligncias necessrias; III - propor ao CNE diretrizes para a elaborao, pelo INEP, dos instrumentos de avaliao para credenciamento de instituies de educao superior tecnolgica; IV - estabelecer diretrizes para a elaborao, pelo INEP, dos instrumentos de avaliao para autorizao de cursos superiores de tecnologia; V aprovar os instrumentos de avaliao para autorizao de cursos superiores de tecnologia, elaborados pelo INEP, e submet-los homologao pelo Ministro de Estado da Educao; VI - elaborar catlogo de denominaes de cursos superiores de

tecnologia, para efeito de reconhecimento e renovao de reconhecimento de cursos superiores de tecnologia; VII - apreciar pedidos de incluso e propor ao CNE a excluso de denominaes de cursos superiores de tecnologia do catlogo de que trata o inciso VI; VIII - exercer a superviso de instituies de educao superior tecnolgica e de cursos superiores de tecnologia; IX - celebrar protocolos de compromisso, na forma dos arts. 60 e 61; e X - aplicar as penalidades previstas na legislao, de acordo com o disposto no Captulo III deste Decreto. 4 Secretaria de Educao a Distncia compete especialmente: I - instruir e exarar parecer nos processos de credenciamento e recredenciamento de instituies especfico para oferta de educao superior a distncia, promovendo as diligncias necessrias; (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) II - instruir e decidir os processos de autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento de cursos superiores a distncia, promovendo as diligncias necessrias; (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) III - propor ao CNE, compartilhadamente com a Secretaria de Educao Superior e a Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica, diretrizes para a elaborao, pelo INEP, dos instrumentos de avaliao para credenciamento de instituies especfico para oferta de educao superior a distncia; IV - estabelecer diretrizes, compartilhadamente com a Secretaria de Educao Superior e a Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica, para a elaborao, pelo INEP, dos instrumentos de avaliao para autorizao de cursos superiores a distncia; e V - exercer a superviso dos cursos de graduao e seqenciais a distncia, no que se refere a sua rea de atuao. (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) Art. 6. No que diz respeito matria objeto deste Decreto, compete ao CNE: I exercer atribuies normativas, deliberativas e de assessoramento do Ministro de Estado da Educao; II - deliberar, com base no parecer da Secretaria competente, observado o disposto no art. 4, inciso I, sobre pedidos de credenciamento e recredenciamento de instituies de educao superior e especfico para a oferta de cursos de educao superior a distncia; III - recomendar, por sua Cmara de Educao Superior, providncias das Secretarias, entre as quais a celebrao de protocolo de compromisso, quando no satisfeito o padro de qualidade especfico para credenciamento e recredenciamento de universidades, centros universitrios e faculdades; IV - deliberar sobre as diretrizes propostas pelas Secretarias para a elaborao, pelo INEP, dos instrumentos de avaliao para credenciamento de instituies; V - aprovar os instrumentos de avaliao para credenciamento de instituies, elaborados pelo INEP; VI - deliberar, por sua Cmara de Educao Superior, sobre a excluso de denominao de curso superior de tecnologia do catlogo de que trata o art. 5, 3, inciso VII; VII aplicar as penalidades previstas no Captulo IV deste Decreto; VIII - julgar recursos, nas hipteses previstas neste Decreto; IX - analisar questes relativas aplicao da legislao da educao superior; e X - orientar sobre os casos omissos na aplicao deste Decreto, ouvido o rgo de consultoria jurdica do Ministrio da Educao. Art. 7. No que diz respeito matria objeto deste Decreto, compete ao INEP: I realizar visitas para avaliao in loco nos processos de credenciamento e recredenciamento de instituies de educao superior e nos processos de autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento de cursos de graduao e seqenciais; II - realizar as diligncias necessrias verificao das condies de funcionamento de instituies e cursos, como subsdio para o parecer da Secretaria competente, quando solicitado; III - realizar a avaliao das instituies, dos cursos e do desempenho dos estudantes; IV - elaborar os instrumentos de avaliao conforme as diretrizes da CONAES; V - elaborar os instrumentos de avaliao para credenciamento de

instituies e autorizao de cursos, conforme as diretrizes do CNE e das Secretarias, conforme o caso; e VI - constituir e manter banco pblico de avaliadores especializados, conforme diretrizes da CONAES. Art. 8. No que diz respeito matria objeto deste Decreto, compete CONAES: I - coordenar e supervisionar o SINAES; II - estabelecer diretrizes para a elaborao, pelo INEP, dos instrumentos de avaliao de cursos de graduao e de avaliao interna e externa de instituies; III - estabelecer diretrizes para a constituio e manuteno do banco pblico de avaliadores especializados; IV - aprovar os instrumentos de avaliao referidos no inciso II e submet-los homologao pelo Ministro de Estado da Educao; V - submeter aprovao do Ministro de Estado da Educao a relao dos cursos para aplicao do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE; VI - avaliar anualmente as dinmicas, procedimentos e mecanismos da avaliao institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes do SINAES; VII - estabelecer diretrizes para organizao e designao de comisses de avaliao, analisar relatrios, elaborar pareceres e encaminhar recomendaes s instncias competentes; VIII - ter acesso a dados, processos e resultados da avaliao; e IX - submeter anualmente, para fins de publicao pelo Ministrio da Educao, relatrio com os resultados globais da avaliao do SINAES. CAPTULO II DA REGULAO Seo I Dos Atos Autorizativos Art. 9. A educao superior livre iniciativa privada, observadas as normas gerais da educao nacional e mediante autorizao e avaliao de qualidade pelo Poder Pblico. Art. 10. O funcionamento de instituio de educao superior e a oferta de curso superior dependem de ato autorizativo do Poder Pblico, nos termos deste Decreto. 1 So modalidades de atos autorizativos os atos administrativos de credenciamento e recredenciamento de instituies de educao superior e de autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento de cursos superiores, bem como suas respectivas modificaes. 2 Os atos autorizativos fixam os limites da atuao dos agentes pblicos e privados em matria de educao superior. 3 A autorizao e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituies de educao superior, tero prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, aps processo regular de avaliao, nos termos da Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004. 4 Qualquer modificao na forma de atuao dos agentes da educao superior aps a expedio do ato autorizativo, relativa mantenedora, abrangncia geogrfica das atividades, habilitaes, vagas, endereo de oferta dos cursos ou qualquer outro elemento relevante para o exerccio das funes educacionais, depende de modificao do ato autorizativo originrio, que se processar na forma de pedido de aditamento. 5 Havendo divergncia entre o ato autorizativo e qualquer documento de instruo do processo, prevalecer o ato autorizativo. 6 Os prazos contam-se da publicao do ato autorizativo.

7o Os atos autorizativos so vlidos at o ciclo avaliativo seguinte. (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) 8 O protocolo do pedido de recredenciamento de instituio de educao superior, de reconhecimento e de renovao de reconhecimento de curso superior prorroga a validade do ato autorizativo pelo prazo mximo de um ano. 9 Todos os processos administrativos previstos neste Decreto observaro o disposto na Lei no 9.784, de 29 de janeiro de 1999. 10. Os pedidos de ato autorizativo sero decididos tendo por base o relatrio de avaliao e o conjunto de elementos de instruo apresentados pelas entidades interessadas no processo ou solicitados pela Secretaria em sua atividade instrutria. (Includo pelo Decreto n 6.303, de 2007) Art. 11. O funcionamento de instituio de educao superior ou a oferta de curso superior sem o devido ato autorizativo configura irregularidade administrativa, nos termos deste Decreto, sem prejuzo dos efeitos da legislao civil e penal. 1 Na ausncia de qualquer dos atos autorizativos exigidos nos termos deste Decreto, fica vedada a admisso de novos estudantes pela instituio, aplicando-se as medidas punitivas e reparatrias cabveis. 2 A instituio que oferecer curso antes da devida autorizao, quando exigvel, ter sobrestados os processos de autorizao e credenciamento em curso, pelo prazo previsto no pargrafo nico do art. 68. 3 O Ministrio da Educao determinar, motivadamente, como medida cautelar, a suspenso preventiva da admisso de novos alunos em cursos e instituies irregulares, visando evitar prejuzo a novos alunos. 4 Na hiptese do 3, caber recurso administrativo ao CNE, no prazo de trinta dias, sem efeito suspensivo. Seo II Do Credenciamento e Recredenciamento de Instituio de Educao Superior Subseo I Das Disposies Gerais Art. 12. As instituies de educao superior, de acordo com sua organizao e respectivas prerrogativas acadmicas, sero credenciadas como: I - faculdades; II - centros universitrios; e III - universidades. Art. 13. O incio do funcionamento de instituio de educao superior condicionado edio prvia de ato de credenciamento pelo Ministrio da Educao. 1 A instituio ser credenciada originalmente como faculdade. 2 O credenciamento como universidade ou centro universitrio, com as conseqentes prerrogativas de autonomia, depende do credenciamento especfico de instituio j credenciada, em funcionamento regular e com padro satisfatrio de qualidade. 3 O indeferimento do pedido de credenciamento como universidade ou centro universitrio no impede o credenciamento subsidirio como centro universitrio ou faculdade, cumpridos os requisitos previstos em lei. 4 O primeiro credenciamento ter prazo mximo de trs anos, para faculdades e centros universitrios, e de cinco anos, para universidades.

Art. 14. So fases do processo de credenciamento: I - protocolo do pedido junto Secretaria competente, instrudo conforme disposto nos arts. 15 e 16; II - anlise documental pela Secretaria competente; III - avaliao in loco pelo INEP; IV - parecer da Secretaria competente; V - deliberao pelo CNE; e VI - homologao do parecer do CNE pelo Ministro de Estado da Educao. Art. 15. O pedido de credenciamento dever ser instrudo com os seguintes documentos: I - da mantenedora: a) atos constitutivos, devidamente registrados no rgo competente, que atestem sua existncia e capacidade jurdica, na forma da legislao civil; b) comprovante de inscrio no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas do Ministrio da Fazenda - CNPJ/MF; c) comprovante de inscrio nos cadastros de contribuintes estadual e municipal, quando for o caso; d) certides de regularidade fiscal perante as Fazendas Federal, Estadual e Municipal; e) certides de regularidade relativa Seguridade Social e ao Fundo de Garantia do Tempo de Servio - FGTS; f) demonstrao de patrimnio para manter a instituio; g) para as entidades sem fins lucrativos, demonstrao de aplicao dos seus excedentes financeiros para os fins da instituio mantida; no remunerao ou concesso de vantagens ou benefcios a seus instituidores, dirigentes, scios, conselheiros, ou equivalentes e, em caso de encerramento de suas atividades, destinao de seu patrimnio a outra instituio congnere ou ao Poder Pblico, promovendo, se necessrio, a alterao estatutria correspondente; e h) para as entidades com fins lucrativos, apresentao de demonstraes financeiras atestadas por profissionais competentes; II - da instituio de educao superior: a) comprovante de recolhimento da taxa de avaliao in loco, prevista na Lei no 10.870, de 19 de maio de 2004; b) plano de desenvolvimento institucional; c) regimento ou estatuto; e d) identificao dos integrantes do corpo dirigente, destacando a experincia acadmica e administrativa de cada um. Art. 16. O plano de desenvolvimento institucional dever conter, pelo menos, os seguintes elementos: I - misso, objetivos e metas da instituio, em sua rea de atuao, bem como seu histrico de implantao e desenvolvimento, se for o caso; II projeto pedaggico da instituio; III - cronograma de implantao e desenvolvimento da instituio e de cada um de seus cursos, especificando-se a programao de abertura de cursos, aumento de vagas, ampliao das instalaes fsicas e, quando for o caso, a previso de abertura dos cursos fora de sede; IV - organizao didtico-pedaggica da instituio, com a indicao de nmero de turmas previstas por curso, nmero de alunos por turma, locais e turnos de funcionamento e eventuais inovaes consideradas significativas, especialmente quanto a flexibilidade dos componentes curriculares, oportunidades diferenciadas de integralizao do curso, atividades prticas e estgios, desenvolvimento de materiais pedaggicos e incorporao de avanos tecnolgicos; V perfil do corpo docente, indicando requisitos de titulao, experincia no magistrio superior e experincia profissional no-acadmica, bem como os critrios de seleo e contrao, a existncia de plano de carreira, o regime de trabalho e os procedimentos para substituio eventual dos professores do quadro; VI - organizao administrativa da instituio, identificando as formas de participao dos professores e alunos nos rgos colegiados responsveis pela conduo dos assuntos acadmicos e os procedimentos de auto-avaliao institucional e de atendimento aos alunos; VII - infraestrutura fsica e instalaes acadmicas, especificando: a) com relao biblioteca: acervo de livros, peridicos acadmicos e cientficos e assinaturas de revistas e jornais, obras clssicas, dicionrios e enciclopdias, formas de atualizao e expanso, identificado sua correlao pedaggica com os cursos e programas previstos; vdeos, DVD, CD, CD-ROMS e assinaturas eletrnicas; espao fsico para estudos e horrio de

funcionamento, pessoal tcnico administrativo e servios oferecidos; b) com relao aos laboratrios: instalaes e equipamentos existentes e a serem adquiridos, identificando sua correlao pedaggica com os cursos e programas previstos, os recursos de informtica disponveis, informaes concernentes relao equipamento/aluno; e descrio de inovaes tecnolgicas consideradas significativas; e c) plano de promoo de acessibilidade e de atendimento prioritrio, imediato e diferenciado s pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais ou com mobilidade reduzida, para utilizao, com segurana e autonomia, total ou assistida, dos espaos, mobilirios e equipamentos urbanos, das edificaes, dos servios de transporte; dos dispositivos, sistemas e meios de comunicao e informao, servios de tradutor e intrprete da Lngua Brasileira de Sinais - LIBRAS; VIII - oferta de educao a distncia, sua abrangncia e plos de apoio presencial; IX - oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado; e X - demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras. Art. 17. A Secretaria de Educao Superior ou a Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica, conforme o caso, receber os documentos protocolados e dar impulso ao processo. 1 A Secretaria competente proceder anlise dos documentos sob os aspectos da regularidade formal e do mrito do pedido. 2 A Secretaria, aps anlise documental, encaminhar o processo ao INEP para avaliao in loco. 3 A Secretaria poder realizar as diligncias necessrias completa instruo do processo, visando subsidiar a deliberao final das autoridades competentes. 4o A Secretaria competente emitir parecer, ao final da instruo, tendo como referencial bsico o relatrio de avaliao do INEP e considerando o conjunto de elementos que compem o processo. (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) Art. 18. O processo ser encaminhado ao CNE, para deliberao, em ato nico, motivadamente, sobre a conformidade do estatuto ou do regimento com a legislao aplicvel, a regularidade da instruo e o mrito do pedido. Pargrafo nico. Da deciso do CNE caber recurso administrativo, na forma de seu regimento interno. Art. 19. O processo ser restitudo ao Ministro de Estado da Educao para homologao do parecer do CNE. (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) Pargrafo nico. O Ministro de Estado da Educao poder restituir o processo ao CNE para reexame, motivadamente. Subseo II Do Recredenciamento Art. 20. A instituio dever protocolar pedido de recredenciamento ao final de cada ciclo avaliativo do SINAES junto Secretaria competente, devidamente instrudo, no prazo previsto no 7 do art. 10. Pargrafo nico. O processo de recredenciamento observar as disposies processuais referentes ao pedido de credenciamento, no que couber. Art. 21. O pedido de recredenciamento de instituio de educao superior deve ser instrudo com os seguintes documentos: I - quanto mantenedora, os documentos referidos no art. 15, inciso I; e

II - quanto instituio de educao superior, a atualizao do plano de desenvolvimento institucional, do regimento ou estatuto e das informaes relativas ao corpo dirigente, com destaque para as alteraes ocorridas aps o credenciamento. Art. 22. O deferimento do pedido de recredenciamento condicionado demonstrao do funcionamento regular da instituio e ter como referencial bsico os processos de avaliao do SINAES. 1 A Secretaria competente considerar, para fins regulatrios, o ltimo relatrio de avaliao disponvel no SINAES. 2 Caso considere necessrio, a Secretaria solicitar ao INEP realizao de nova avaliao in loco. Art. 23. O resultado insatisfatrio da avaliao do SINAES enseja a celebrao de protocolo de compromisso, na forma dos arts. 60 e 61 deste Decreto. Pargrafo nico. Expirado o prazo do protocolo de compromisso sem o cumprimento satisfatrio das metas nele estabelecidas, ser instaurado processo administrativo, na forma do art. 63, inciso II, ficando suspensa a tramitao do pedido de recredenciamento at o encerramento do processo. Subseo III (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) Do Credenciamento de Campus Fora de Sede Art. 24. As universidades podero pedir credenciamento de campus fora de sede em Municpio diverso da abrangncia geogrfica do ato de credenciamento em vigor, desde que no mesmo Estado. (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) 1o O campus fora de sede integrar o conjunto da universidade e no gozar de prerrogativas de autonomia. (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) 2o O pedido de credenciamento de campus fora de sede processar-se- como aditamento ao ato de credenciamento, aplicando-se, no que couber, as disposies processuais que regem o pedido de credenciamento. (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) 3o vedada a oferta de curso em unidade fora da sede sem o prvio credenciamento do campus fora de sede e autorizao especfica do curso, na forma deste Decreto. (Includo pelo Decreto n 6.303, de 2007) Subseo IV Da Transferncia de Mantena Art. 25. A alterao da mantena de qualquer instituio de educao superior deve ser submetida ao Ministrio da Educao. 1o O novo mantenedor deve apresentar os documentos referidos no art. 15, inciso I, alm do instrumento jurdico que d base transferncia de mantena. (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) 2 O pedido tramitar na forma de aditamento ao ato de credenciamento ou recredenciamento da instituio, sujeitando-se a deliberao especfica das autoridades competentes. 3 vedada a transferncia de cursos ou programas entre mantenedoras.

4 No se admitir a transferncia de mantena em favor de postulante que, diretamente ou por qualquer entidade mantida, tenha recebido penalidades, em matria de educao superior, perante o sistema federal de ensino, nos ltimos cinco anos. 5o No exerccio da atividade instrutria, poder a Secretaria solicitar a apresentao de documentos que informem sobre as condies econmicas da entidade que cede a mantena, tais como certides de regularidade fiscal e outros, visando obter informaes circunstanciadas sobre as condies de autofinanciamento da instituio, nos termos do art. 7o, inciso III, da Lei no 9.394, de 1996, no intuito de preservar a atividade educacional e o interesse dos estudantes. (Includo pelo Decreto n 6.303, de 2007) Subseo V Do Credenciamento Especfico para Oferta de Educao a Distncia Art. 26. A oferta de educao a distncia sujeita a credenciamento especfico, nos termos de regulamentao prpria. 1 O pedido observar os requisitos pertinentes ao credenciamento de instituies e ser instrudo pela Secretaria de Educao Superior ou pela Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica, conforme o caso, com a colaborao da Secretaria de Educao a Distncia. 2 O pedido de credenciamento de instituio de educao superior para a oferta de educao a distncia deve ser instrudo com o comprovante do recolhimento da taxa de avaliao in loco e documentos referidos em regulamentao especfica. 3 Aplicam-se, no que couber, as disposies que regem o credenciamento e o recredenciamento de instituies de educao superior. Seo III Da Autorizao, do Reconhecimento e da Renovao de Reconhecimento de Curso Superior Subseo I Da Autorizao Art. 27. A oferta de cursos superiores em faculdade ou instituio equiparada, nos termos deste Decreto, depende de autorizao do Ministrio da Educao. 1 O disposto nesta Subseo aplica-se aos cursos de graduao e seqenciais. 2 Os cursos e programas oferecidos por instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica submetem-se ao disposto neste Decreto. Art. 28. As universidades e centros universitrios, nos limites de sua autonomia, observado o disposto nos 2 e 3 deste artigo, independem de autorizao para funcionamento de curso superior, devendo informar Secretaria competente os cursos abertos para fins de superviso, avaliao e posterior reconhecimento, no prazo de sessenta dias. 1 Aplica-se o disposto no caput a novas turmas, cursos congneres e toda alterao que importe aumento no nmero de estudantes da instituio ou modificao das condies constantes do ato de credenciamento. 2o A criao de cursos de graduao em direito e em medicina, odontologia e psicologia, inclusive em universidades e centros universitrios, dever ser submetida, respectivamente, manifestao do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do

Brasil ou do Conselho Nacional de Sade, previamente autorizao pelo Ministrio da Educao. (Redao dada pelo Decreto n 5.840 de 2006) 3 O prazo para a manifestao prevista no 2 de sessenta dias, prorrogvel por igual perodo, a requerimento do Conselho interessado. Art. 29. So fases do processo de autorizao: I - protocolo do pedido junto Secretaria competente, instrudo conforme disposto no art. 30 deste Decreto; II - anlise documental pela Secretaria competente; III - avaliao in loco pelo INEP; e IV - deciso da Secretaria competente. Art. 30. O pedido de autorizao de curso dever ser instrudo com os seguintes documentos: I - comprovante de recolhimento da taxa de avaliao in loco; II - projeto pedaggico do curso, informando nmero de alunos, turnos, programa do curso e demais elementos acadmicos pertinentes; III - relao de docentes, acompanhada de termo de compromisso firmado com a instituio, informando-se a respectiva titulao, carga horria e regime de trabalho; e IV - comprovante de disponibilidade do imvel. Art. 31. A Secretaria competente receber os documentos protocolados e dar impulso ao processo. 1 A Secretaria realizar a anlise documental, as diligncias necessrias completa instruo do processo e o encaminhar ao INEP para avaliao in loco. 2 A Secretaria solicitar parecer da Secretaria de Educao a Distncia, quando for o caso. 3 A Secretaria oficiar o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou o Conselho Nacional de Sade, nas hipteses do art. 28. 4 A Secretaria proceder anlise dos documentos sob os aspectos da regularidade formal e do mrito do pedido, tendo como referencial bsico o relatrio de avaliao do INEP, e ao final decidir o pedido. Art. 32. O Secretrio competente poder, em cumprimento das normas gerais da educao nacional: I - deferir o pedido de autorizao de curso; II - deferir o pedido de autorizao de curso, em carter experimental, nos termos do art. 81 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; ou III - indeferir, motivadamente, o pedido de autorizao de curso. Art. 33. Da deciso do Secretrio, caber recurso administrativo ao CNE, no prazo de trinta dias. Subseo II Do Reconhecimento Art. 34. O reconhecimento de curso condio necessria, juntamente com o registro, para a validade nacional dos respectivos diplomas. Pargrafo nico. O reconhecimento de curso na sede no se estende s unidades fora de sede, para registro do diploma ou qualquer outro fim. (Includo pelo Decreto n 6.303, de 2007) Art. 35. A instituio dever protocolar pedido de reconhecimento de curso, no perodo entre metade do prazo previsto para a integralizao de sua carga horria e setenta e cinco por cento desse prazo. (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) 1 O pedido de reconhecimento dever ser instrudo com os seguintes documentos:

I - comprovante de recolhimento da taxa de avaliao in loco; II - projeto pedaggico do curso, incluindo nmero de alunos, turnos e demais elementos acadmicos pertinentes; III - relao de docentes, constante do cadastro nacional de docentes; e IV - comprovante de disponibilidade do imvel. 2 Os cursos autorizados nos termos deste Decreto ficam dispensados do cumprimento dos incisos II e IV, devendo apresentar apenas os elementos de atualizao dos documentos juntados por ocasio da autorizao. 3 A Secretaria competente considerar, para fins regulatrios, o ltimo relatrio de avaliao disponvel no SINAES. 4 Caso considere necessrio, a Secretaria solicitar ao INEP realizao de nova avaliao in loco. Art. 36. O reconhecimento de cursos de graduao em direito e em medicina, odontologia e psicologia, dever ser submetido, respectivamente, manifestao do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou do Conselho Nacional de Sade. 1o O prazo para manifestao prevista no caput de sessenta dias, prorrogvel por igual perodo. (Renumerado do pargrafo nico pelo Decreto n 6.303, de 2007) 2o Nos processos de reconhecimento dos cursos de licenciatura e normal superior, o Conselho Tcnico Cientfico da Educao Bsica, da Fundao Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior - CAPES, poder se manifestar, aplicando-se, no que couber, as disposies procedimentais que regem a manifestao dos conselhos de regulamentao profissional. (Includo pelo Decreto n 6.303, de 2007) Art. 37. No caso de curso correspondente a profisso regulamentada, a Secretaria abrir prazo para que o respectivo rgo de regulamentao profissional, de mbito nacional, querendo, oferea subsdios deciso do Ministrio da Educao, em sessenta dias. 1 Decorrido o prazo fixado no caput, a Secretaria abrir prazo para manifestao do requerente, por trinta dias. 2 Instrudo o processo, a Secretaria examinar os documentos e decidir o pedido. Art. 38. O deferimento do pedido de reconhecimento ter como referencial bsico os processos de avaliao do SINAES. Art. 39. O resultado insatisfatrio da avaliao do SINAES enseja a celebrao de protocolo de compromisso, na forma do arts. 60 e 61. Pargrafo nico. Expirado o prazo do protocolo de compromisso sem o cumprimento satisfatrio das metas nele estabelecidas, ser instaurado processo administrativo de cassao de autorizao de funcionamento na forma do art. 63, inciso II. Art. 40. Da deciso, caber recurso administrativo ao CNE, no prazo de trinta dias. Subseo III Da Renovao de Reconhecimento

Art. 41. A instituio dever protocolar pedido de renovao de reconhecimento ao final de cada ciclo avaliativo do SINAES junto Secretaria competente, devidamente instrudo, no prazo previsto no 7 do art. 10. 1 O pedido de renovao de reconhecimento dever ser instrudo com os documentos referidos no art. 35, 1, com a atualizao dos documentos apresentados por ocasio do pedido de reconhecimento de curso. 2 Aplicam-se renovao do reconhecimento de cursos as disposies pertinentes ao processo de reconhecimento. 3 A renovao do reconhecimento de cursos de graduao, includos os de tecnologia, de uma mesma instituio dever ser realizada de forma integrada e concomitante. Subseo IV (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) Da Autorizao, Reconhecimento e Renovao de Reconhecimento de Cursos Superiores de Tecnologia Art. 42. A autorizao, o reconhecimento e a renovao de reconhecimento de cursos superiores de tecnologia tero por base o catlogo de denominaes de cursos publicado pela Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica. (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) Art. 43. A incluso no catlogo de denominao de curso superior de tecnologia com o respectivo perfil profissional dar-se- pela Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica, de ofcio ou a requerimento da instituio. 1 O pedido ser instrudo com os elementos que demonstrem a consistncia da rea tcnica definida, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais. 2 O CNE, mediante proposta fundamentada da Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica, deliberar sobre a excluso de denominao de curso do catlogo. Art. 44. O Secretrio, nos processos de autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento de cursos superiores de tecnologia, poder, em cumprimento das normas gerais da educao nacional: (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) I - deferir o pedido, com base no catlogo de denominaes de cursos publicado pela Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica; II - deferir o pedido, determinando a incluso da denominao do curso no catlogo; III - deferir o pedido, mantido o carter experimental do curso; IV - deferir o pedido exclusivamente para fins de registro de diploma, vedada a admisso de novos alunos; ou V - indeferir o pedido, motivadamente. Pargrafo nico. Aplicam-se autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento de cursos superiores de tecnologia as disposies previstas nas Subsees II e III. (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) CAPTULO III DA SUPERVISO Art. 45. A Secretaria de Educao Superior, a Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica e a Secretaria de Educao a Distncia exercero as atividades de superviso relativas, respectivamente, aos cursos de graduao e

seqenciais, aos cursos superiores de tecnologia e aos cursos na modalidade de educao a distncia. 1 A Secretaria ou rgo de superviso competente poder, no exerccio de sua atividade de superviso, nos limites da lei, determinar a apresentao de documentos complementares ou a realizao de auditoria. 2 Os atos de superviso do Poder Pblico buscaro resguardar os interesses dos envolvidos, bem como preservar as atividades em andamento. Art. 46. Os alunos, professores e o pessoal tcnico-administrativo, por meio dos respectivos rgos representativos, podero representar aos rgos de superviso, de modo circunstanciado, quando verificarem irregularidades no funcionamento de instituio ou curso superior. 1 A representao dever conter a qualificao do representante, a descrio clara e precisa dos fatos a serem apurados e a documentao pertinente, bem como os demais elementos relevantes para o esclarecimento do seu objeto. 2 A representao ser recebida, numerada e autuada pela Secretaria competente e em seguida submetida apreciao do Secretrio. 3 O processo administrativo poder ser instaurado de ofcio, quando a Secretaria competente tiver cincia de irregularidade que lhe caiba sanar e punir. Art. 47. A Secretaria dar cincia da representao instituio, que poder, em dez dias, manifestar-se previamente pela insubsistncia da representao ou requerer a concesso de prazo para saneamento de deficincias, nos termos do art. 46, 1o, da Lei no 9.394, de 1996, sem prejuzo da defesa de que trata o art. 51. 1 Em vista da manifestao da instituio, o Secretrio decidir pela admissibilidade da representao, instaurando processo administrativo ou concedendo prazo para saneamento de deficincias. 2 No admitida a representao, o Secretrio arquivar o processo. Art. 48. Na hiptese da determinao de saneamento de deficincias, o Secretrio exarar despacho, devidamente motivado, especificando as deficincias identificadas, bem como as providncias para sua correo efetiva, em prazo fixado. 1 A instituio poder impugnar, em dez dias, as medidas determinadas ou o prazo fixado. 2 O Secretrio apreciar a impugnao e decidir pela manuteno das providncias de saneamento e do prazo ou pela adaptao das providncias e do respectivo prazo, no cabendo novo recurso dessa deciso. 3 O prazo para saneamento de deficincias no poder ser superior a doze meses, contados do despacho referido no caput. 4 Na vigncia de prazo para saneamento de deficincias, poder ser aplicada a medida prevista no art. 11, 3o, motivadamente, desde que, no caso especfico, a medida de cautela se revele necessria para evitar prejuzo aos alunos. Art. 49. Esgotado o prazo para saneamento de deficincias, a Secretaria competente poder realizar verificao in loco, visando comprovar o efetivo saneamento das deficincias. Pargrafo nico. O Secretrio apreciar os elementos do processo e decidir sobre o saneamento das deficincias. Art. 50. No saneadas as deficincias ou admitida de imediato a representao, ser instaurado processo administrativo para aplicao de penalidades, mediante portaria do Secretrio, da qual constaro: I - identificao da instituio e de sua

mantenedora; II - resumo dos fatos objeto das apuraes, e, quando for o caso, das razes de representao; III - informao sobre a concesso de prazo para saneamento de deficincias e as condies de seu descumprimento ou cumprimento insuficiente; IV - outras informaes pertinentes; V - consignao da penalidade aplicvel; e VI determinao de notificao do representado. 1 O processo ser conduzido por autoridade especialmente designada, integrante da Secretaria competente para a superviso, que realizar as diligncias necessrias instruo. 2 No ser deferido novo prazo para saneamento de deficincias no curso do processo administrativo. Art. 51. O representado ser notificado por cincia no processo, via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da cincia do interessado, para, no prazo de quinze dias, apresentar defesa, tratando das matrias de fato e de direito pertinentes. Art. 52. Recebida a defesa, o Secretrio apreciar o conjunto dos elementos do processo e proferir deciso, devidamente motivada, arquivando o processo ou aplicando uma das seguintes penalidades previstas no art. 46, 1, da Lei n 9.394, de 1996: I - desativao de cursos e habilitaes; II - interveno; III - suspenso temporria de prerrogativas da autonomia; ou IV - descredenciamento. Art. 53. Da deciso do Secretrio caber recurso ao CNE, em trinta dias. Pargrafo nico. A deciso administrativa final ser homologada em portaria do Ministro de Estado da Educao. Art. 54. A deciso de desativao de cursos e habilitaes implicar a cessao imediata do funcionamento do curso ou habilitao, vedada a admisso de novos estudantes. 1 Os estudantes que se transferirem para outra instituio de educao superior tm assegurado o aproveitamento dos estudos realizados. 2 Na impossibilidade de transferncia, ficam ressalvados os direitos dos estudantes matriculados concluso do curso, exclusivamente para fins de expedio de diploma. Art. 55. A deciso de interveno ser implementada por despacho do Secretrio, que nomear o interventor e estabelecer a durao e as condies da interveno. Art. 56. A deciso de suspenso temporria de prerrogativas da autonomia definir o prazo de suspenso e as prerrogativas suspensas, dentre aquelas previstas nos incisos I a X do art. 53 da Lei no 9.394, de 1996, constando obrigatoriamente as dos incisos I e IV daquele artigo. Pargrafo nico. O prazo de suspenso ser, no mnimo, o dobro do prazo concedido para saneamento das deficincias. Art. 57. A deciso de descredenciamento da instituio implicar a cessao imediata do funcionamento da instituio, vedada a admisso de novos estudantes. 1 Os estudantes que se transferirem para outra instituio de educao superior tm assegurado o aproveitamento dos estudos realizados. 2 Na impossibilidade de transferncia, ficam ressalvados os direitos dos estudantes matriculados concluso do curso, exclusivamente para fins de expedio de diploma.

CAPTULO IV DA AVALIAO Art. 58. A avaliao das instituies de educao superior, dos cursos de graduao e do desempenho acadmico de seus estudantes ser realizada no mbito do SINAES, nos termos da legislao aplicvel. 1 O SINAES, a fim de cumprir seus objetivos e atender a suas finalidades constitucionais e legais, compreende os seguintes processos de avaliao institucional: I - avaliao interna das instituies de educao superior; II - avaliao externa das instituies de educao superior; III - avaliao dos cursos de graduao; e IV avaliao do desempenho acadmico dos estudantes de cursos de graduao. 2 Os processos de avaliao obedecero ao disposto no art. 2 da Lei no 10.861, de 2004. Art. 59. O SINAES ser operacionalizado pelo INEP, conforme as diretrizes da CONAES, em ciclos avaliativos com durao inferior a: I - dez anos, como referencial bsico para recredenciamento de universidades; e II - cinco anos, como referencial bsico para recredenciamento de centros universitrios e faculdades e renovao de reconhecimento de cursos. 1 (REVOGADO pelo Decreto n 6.303/07) 2 (REVOGADO pelo Decreto n 6.303/07) 3o A avaliao, como referencial bsico para a regulao de instituies e cursos, resultar na atribuio de conceitos, conforme uma escala de cinco nveis. (Includo pelo Decreto n 6.303, de 2007) Art. 60. A obteno de conceitos insatisfatrios nos processos peridicos de avaliao, nos processos de recredenciamento de instituies, reconhecimento e renovao de reconhecimento de cursos de graduao enseja a celebrao de protocolo de compromisso com a instituio de educao superior. Pargrafo nico. Caber, a critrio da instituio, recurso administrativo para reviso de conceito, previamente celebrao de protocolo de compromisso, conforme normas expedidas pelo Ministrio da Educao. (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) Art. 61. O protocolo de compromisso dever conter: I - o diagnstico objetivo das condies da instituio; II - os encaminhamentos, processos e aes a serem adotados pela instituio com vistas superao das dificuldades detectadas; III - a indicao expressa de metas a serem cumpridas e, quando couber, a caracterizao das respectivas responsabilidades dos dirigentes; IV - o prazo mximo para seu cumprimento; e V - a criao, por parte da instituio de educao superior, de comisso de acompanhamento do protocolo de compromisso. 1o A celebrao de protocolo de compromisso suspende o fluxo do processo regulatrio, at a realizao da avaliao que ateste o cumprimento das exigncias contidas no protocolo. (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) 2 Na vigncia de protocolo de compromisso, poder ser aplicada a medida prevista no art. 11, 3, motivadamente, desde que, no caso especfico, a medida de cautela se revele necessria para evitar prejuzo aos alunos.

Art. 62. Esgotado o prazo do protocolo de compromisso, a instituio ser submetida a nova avaliao in loco pelo INEP, para verificar o cumprimento das metas estipuladas, com vistas alterao ou manuteno do conceito. 1 O INEP expedir relatrio de nova avaliao Secretaria competente, vedadas a celebrao de novo protocolo de compromisso. 2 A instituio de educao superior dever apresentar comprovante de recolhimento da taxa de avaliao in loco para a nova avaliao at trinta dias antes da expirao do prazo do protocolo de compromisso. Art. 63. O descumprimento do protocolo de compromisso enseja a instaurao de processo administrativo para aplicao das seguintes penalidades previstas no art. 10, 2o, da Lei no 10.861, de 2004: I - suspenso temporria da abertura de processo seletivo de cursos de graduao; II - cassao da autorizao de funcionamento da instituio de educao superior ou do reconhecimento de cursos por ela oferecidos; e III - advertncia, suspenso ou perda de mandato do dirigente responsvel pela ao no executada, no caso de instituies pblicas de educao superior. 1 A instituio de educao superior ser notificada por cincia no processo, via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da cincia do interessado, para, no prazo de dez dias, apresentar defesa, tratando das matrias de fato e de direito pertinentes. 2 Recebida a defesa, o Secretrio apreciar o conjunto dos elementos do processo e o remeter ao CNE para deliberao, com parecer recomendando a aplicao da penalidade cabvel ou o seu arquivamento. 3 Da deciso do CNE caber recurso administrativo, na forma de seu regimento interno. 4 A deciso de arquivamento do processo administrativo enseja a retomada do fluxo dos prazos previstos nos 7 e 8 do art. 10. 5 A deciso administrativa final ser homologada em portaria do Ministro de Estado da Educao. Art. 64. A deciso de suspenso temporria da abertura de processo seletivo de cursos de graduao definir o prazo de suspenso, que no poder ser menor que o dobro do prazo fixado no protocolo de compromisso. Art. 65. deciso de cassao da autorizao de funcionamento da instituio de educao superior ou do reconhecimento de cursos de graduao por ela oferecidos, aplicam-se o disposto nos arts. 57 ou 54, respectivamente. Art. 66. A deciso de advertncia, suspenso ou perda de mandato do dirigente responsvel pela ao no executada, no caso de instituies pblicas de educao superior, ser precedida de processo administrativo disciplinar, nos termos da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. CAPTULO V DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Seo I Das Disposies Finais Art. 67. O pedido de credenciamento de instituio de educao superior tramitar em conjunto com pedido de autorizao de pelo menos um curso superior,

observando-se as disposies pertinentes deste Decreto, bem como a racionalidade e economicidade administrativas. Art. 68. O requerente ter prazo de doze meses, a contar da publicao do ato autorizativo, para iniciar o funcionamento do curso, sob pena de caducidade. 1o Nos casos de caducidade do ato autorizativo e de deciso final desfavorvel em processo de credenciamento de instituio de educao superior, inclusive de campus fora de sede, e de autorizao de curso superior, os interessados s podero apresentar nova solicitao relativa ao mesmo pedido aps decorridos dois anos contados do ato que encerrar o processo. (Renumerado do pargrafo nico pelo Decreto n 6.303, de 2007) 2o Considera-se incio de funcionamento do curso, para efeito do prazo referido no caput, a oferta efetiva de aulas. (Includo pelo Decreto n 6.303, de 2007) Art. 69. O exerccio de atividade docente na educao superior no se sujeita inscrio do professor em rgo de regulamentao profissional. Pargrafo nico. O regime de trabalho docente em tempo integral compreende a prestao de quarenta horas semanais de trabalho na mesma instituio, nele reservado o tempo de pelo menos vinte horas semanais para estudos, pesquisa, trabalhos de extenso, planejamento e avaliao. Seo II Das Disposies Transitrias Art. 70. O disposto no 7 do art. 10 no se aplica a atos autorizativos anteriores a este Decreto que tenham fixado prazo determinado. Art. 71. O catlogo de cursos superiores de tecnologia ser publicado no prazo de noventa dias. 1 Os pedidos de autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento dos cursos superiores de tecnologia em tramitao devero adequar-se aos termos deste Decreto, no prazo de sessenta dias, contados da publicao do catlogo. 2 As instituies de educao superior que ofeream cursos superiores de tecnologia podero, aps a publicao deste Decreto, adaptar as denominaes de seus cursos ao catlogo de que trata o art. 42. Art. 72. Os campi fora de sede j criados e em funcionamento na data de publicao do Decreto no 3.860, de 9 de julho de 2001, preservaro suas prerrogativas de autonomia pelo prazo de validade do ato de credenciamento, sendo submetidos a processo de recredenciamento, que se processar em conjunto com o recredenciamento da universidade, quando se decidir acerca das respectivas prerrogativas de autonomia. Art. 73. Os processos iniciados antes da entrada em vigor deste Decreto obedecero s disposies processuais nele contidas, aproveitando-se os atos j praticados. Pargrafo nico. Sero observados os princpios e as disposies da legislao do processo administrativo federal, em especial no que respeita aos prazos para a prtica dos atos processuais pelo Poder Pblico, adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados e interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige.

Art. 74. Os processos de autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento de cursos em tramitao no CNE e j distribudos aos respectivos Conselheiros relatores seguiro seu curso regularmente, na forma deste Decreto. Pargrafo nico. Os processos ainda no distribudos devero retornar Secretaria competente do Ministrio da Educao. Art. 75. As avaliaes de instituies e cursos de graduao j em funcionamento, para fins de recredenciamento, reconhecimento e renovao de reconhecimento, sero escalonadas em portaria ministerial, com base em proposta da CONAES, ouvidas as Secretarias e o INEP. Art. 76. O Ministrio da Educao e os rgos federais de educao revogaro expressamente os atos normativos incompatveis com este Decreto, em at trinta dias contados da sua publicao. Art. 77. Os arts. 1 e 17 do Decreto no 5.224, de 1 de outubro de 2004, passam a vigorar com a seguinte redao: Art.1.......................................................................................................... ...... 1 Os CEFET so instituies de ensino superior pluricurriculares, especializados na oferta de educao tecnolgica nos diferentes nveis e modalidades de ensino, caracterizando-se pela atuao prioritria na rea tecnolgica. ................................................................................................................ (NR) Art.17......................................................................................................... . 4 Os CEFET podero usufruir de outras atribuies da autonomia universitria, devidamente definidas no ato de seu credenciamento, nos termos do 2 do art. 54 da Lei no 9.394, de 1996. 5 A autonomia de que trata o 4 dever observar os limites definidos no plano de desenvolvimento institucional, aprovado quando do seu credenciamento e recredenciamento. (NR) Art. 78. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. Art. 79. Revogam-se os Decretos nos 1.845, de 28 de maro de 1996, 3.860, de 9 de julho de 2001, 3.864, de 11 de julho de 2001, 3.908, de 4 de setembro de 2001, e 5.225, de 1 de outubro de 2004. Braslia, 9 de maio de 2006; 185 da Independncia e 118 da Repblica. Luiz Incio Lula da Silva Fernando Haddad

PORTARIA n 147, DE 02 DE FEVEREIRO DE 2007 (DOU, 05.02.2007, p.3, S.1 )


Dispe sobre a complementao da instruo dos pedidos de autorizao de cursos de graduao em direito e medicina, para os fins do disposto no art.

31, 1, do Decreto n 5.773, de 9 de maio de 2006.

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAO, no uso de suas atribuies, considerando o disposto no inciso II do art. 209 da Constituio Federal de 1988, no art. 46 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Lei n 10.861, de 14 de abril de 2004, bem como nos incisos II, IV e V, do 2 do art. 5 do Decreto n 5.773, de 9 de maio de 2006; CONSIDERANDO as peculiaridades acadmicas dos cursos de graduao em direito e em medicina, que mereceram tratamento constitucional e legal especial; CONSIDERANDO a convenincia e a oportunidade de reduzir a margem de discricionariedade nas decises administrativas para autorizao de cursos de direito e medicina por meio da definio de critrios objetivos; considerando os resultados obtidos pelos grupos de trabalho institudos na forma das Portarias n 3.381, de 20 de outubro de 2004, publicada no Dirio Oficial da Unio de 21 de outubro de 2004, seo 2, p. 14, e n 484, de 16 de fevereiro de 2005, publicada no Dirio Oficial da Unio de 17 de fevereiro de 2005, seo 2, p. 8, consolidados no relatrio do grupo de trabalho previsto pela Portaria n 1.750, de 26 de outubro de 2006, publicada no Dirio Oficial da Unio de 27 de outubro de 2006, seo 2, p. 20/21, institudo com a finalidade de subsidiar as decises administrativas nos processos de autorizao de cursos de graduao em direito atualmente em trmite perante o Ministrio da Educao; CONSIDERANDO os resultados obtidos pelo grupo de trabalho institudo pela Portaria n 1.752, de 30 de outubro de 2006, publicada no Dirio Oficial da Unio de 31 de outubro de 2006, seo 2, p. 9, institudo com a finalidade de subsidiar as decises administrativas nos processos de autorizao de cursos de graduao em medicina atualmente em trmite perante o Ministrio da Educao; CONSIDERANDO a edio do Decreto n 5.773, de 2006, que reordenou a tramitao dos processos regulatrios e disps sobre o regime de transio no seu art. 73, caput e pargrafo nico; e CONSIDERANDO a edio da Portaria n 1.027, de 15 de maio de 2006, que reorganiza os procedimentos do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior, ao instituir o banco de avaliadores (Basis) e a Comisso Tcnica de Acompanhamento da Avaliao (CTAA); resolve: Art. 1 Os processos de autorizao de cursos de graduao em direito e em medicina atualmente em trmite perante o Ministrio da Educao, ainda no decididos em virtude de parecer contrrio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, nos termos do art. 54, XV, da Lei n 8.906, de 4 de julho de 1994, no primeiro caso, e da ausncia de parecer favorvel do Conselho Nacional de Sade, previsto no art. 27 do Decreto n 3.860, de 9 de julho de 2001, revogado pelo Decreto 5.773, de 2006, que manteve a exigncia nos seus arts. 28, 2, e 31, 3, tero sua instruo complementada conforme as diretrizes fixadas nesta portaria, observada a legislao aplicvel. Art. 2 Os pedidos de autorizao de cursos de graduao em medicina que caream de parecer favorvel do Conselho Nacional de Sade devero ser instrudos com elementos especficos de avaliao, nos termos do art. 29 da Lei n 9.784, de 29 de janeiro de 1999, indicados em diligncia da Secretaria de Educao Superior (SESu), com base no art. 31, 1, do Decreto n 5.773, de 2006, que possam subsidiar a deciso administrativa em relao aos seguintes aspectos: I - demonstrao da relevncia social, com base na demanda social e sua relao com a ampliao do acesso educao superior, observados

parmetros de qualidade; II - demonstrao da integrao do curso com a gesto local e regional do Sistema nico de Sade (SUS); III - comprovao da disponibilidade de hospital de ensino, prprio ou conveniado, por perodo mnimo de dez anos, com maioria de atendimentos pelo SUS; IV - indicao da existncia de um ncleo docente estruturante, responsvel pela formulao do projeto pedaggico do curso, sua implementao e desenvolvimento, composto por professores: a) com titulao em nvel de ps-graduao stricto sensu; b) contratados em regime de trabalho que assegure preferencialmente dedicao plena ao curso; e c) com experincia docente. Art. 3 Os pedidos de autorizao de cursos de graduao em direito que caream de parecer favorvel da Ordem dos Advogados do Brasil devero ser instrudos com elementos especficos de avaliao, nos termos do art. 29 da Lei n 9.784, de 29 de janeiro de 1999, indicados em diligncia da SESu, com base no art. 31, 1, do Decreto n 5.773, de 2006, que possam subsidiar a deciso administrativa em relao aos seguintes aspectos: I - a demonstrao da relevncia social, com base na demanda social e sua relao com a ampliao do acesso educao superior, observados parmetros de qualidade; II - indicao da existncia de um ncleo docente estruturante, responsvel pela formulao do projeto pedaggico do curso, sua implementao e desenvolvimento, composto por professores: a) com titulao em nvel de psgraduao stricto sensu; b) contratados em regime de trabalho que assegure preferencialmente dedicao plena ao curso; e c) com experincia docente na instituio e em outras instituies; Art. 4 A complementao da instruo dos processos de que trata esta portaria ser diligenciada pela SESu, que poder, se necessrio, contar com a colaborao de especialistas externos, com conhecimentos reconhecidos nos campos profissional e acadmico, nas reas de medicina ou direito. 1 A SESu oficiar as instituies interessadas a apresentar os esclarecimentos complementares, com base em quesitos, nos termos do art. 39 da Lei n 9.784, de 1999, sem prejuzo das informaes prestadas por ocasio da apresentao do pedido. 2 Recebidas as informaes, a SESu elaborar relatrio complementar de avaliao e submeter o processo instituio, para cincia e manifestao, em carter facultativo, no prazo de dez dias. 3 Caso no sejam apresentadas as informaes, a SESu poder arquivar o processo, com base no art. 40 da Lei n 9.784, de 1999. 4 Devidamente instrudo, o processo ser encaminhado apreciao da Comisso Tcnica de Acompanhamento da Avaliao (CTAA), nos termos do art. 9, 1, I, da Portaria n 1.027, de 15 de maio de 2006, para deciso, em grau de recurso, sobre o relatrio da comisso de avaliao in loco, em vista do relatrio complementar da SESu. 5 A instruo dos processos e julgamento pela CTAA devero ser concludos no prazo de 120 dias da edio desta portaria, observando-se o art. 49 da Lei n 9.784, de 1999. 6 O prazo de que trata o 5 contar-se- do fim do prazo para manifestao do conselho competente, nos termos do Decreto n. 5.773, de 2006, ou, nos casos em que j tenha fludo esse prazo, da edio desta portaria. 7 Excetuam-se do procedimento previsto nesta portaria os processos iniciados sob o regime do Decreto n 3.860, de 2001, j decididos pelo Conselho Nacional de Educao. Art. 5 Esta portaria entra em vigor na data da sua publicao.

Fernando Haddad. PORTARIA N 927, DE 25 DE SETEMBRO DE 2007. (DOU, 26.09.2007, p. 9, S.1)


Aprova, em extrato, o instrumento de avaliao para autorizao de cursos de graduao em Direito do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior - SINAES.

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAO, no uso de suas atribuies, tendo em vista a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Plano Nacional de Educao, aprovado pela Lei n 10.172, de 9 de janeiro de 2001, a Lei n 10.861, de 14 de abril de 2004, o Decreto no 5.773, de 9 de maio de 2006, e a Portaria 147, de 02 de fevereiro de 2007, conforme consta do processo 23123.000991/2007-14, resolve: Art. 1 Aprovar, em extrato, o Instrumento de Avaliao para Autorizao de Curso de Graduao em Direito, anexo a esta Portaria. Art. 2 O Instrumento a que se refere o art. 1 ser utilizado na avaliao de todas as propostas de criao de curso de graduao em Direito do Sistema Federal da Educao Superior. Art. 3 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. Fernando Haddad. Instrumento de avaliao para autorizao de curso de graduao em direito Extrato Categorias de Avaliao - Pesos 1. Organizao didtico-pedaggica - 30 2. Corpo docente, corpo discente e corpo tcnico-administrativo - 30 3. Instalaes fsicas - 40 Total 100 Dimenso 1 - Organizao Didtico-Pedaggica Contexto educacional Objetivos do curso Perfil do egresso Nmero de vagas Contedos curriculares Metodologia Atendimento ao discente Dimenso 2 - Corpo Docente Composio do Ncleo Docente Estruturante - NDE Titulao e formao acadmica do NDE Regime de trabalho do NDE Titulao e formao do coordenador do curso Regime de trabalho do coordenador de curso

Composio e funcionamento do colegiado de curso ou equivalente Titulao do corpo docente Regime de trabalho do corpo docente Tempo de experincia de magistrio superior ou experincia profissional do corpo docente Nmero de alunos por docente equivalente em tempo integral Nmero de alunos por turma em disciplinas tericas Nmero mdio de disciplinas por docente Pesquisa e produo cientfica Dimenso 3 - Instalaes fsicas Sala de professores e sala de reunies Gabinetes de trabalho para professores Salas de aula Acesso dos alunos a equipamentos de informtica Livros da bibliografia bsica Livros da bibliografia complementar Peridicos especializados Ncleo de Prtica Jurdica Infra-estrutura e servios do Ncleo de Prtica Jurdica Requisitos legais Coerncia dos contedos curriculares com as DCN (Parecer CNE/CES 211/2004 e Resoluo CNE/CES 09/2004) Estgio supervisionado (Resoluo CNE/CES 09/2004) Disciplina optativa de Libras (Dec. N. 5.626/2005) Carga horria mnima e tempo mnimo de integralizao (Parecer CNE/CES 08/2007 e Resoluo CNE/CES 02/2007) Condies de acesso para portadores de necessidades especiais (Dec. N. 5.296/2004, a vigorar a partir de 2009) Trabalho de Curso (Parecer CNE/CES 211/2004 e Resoluo CNE/CES 09/2004) PORTARIA NORMATIVA N 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 (DOU N 239, 13.12.2007, S. 1, p. 39/43)
Institui o e-MEC, sistema eletrnico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informaes relativas aos processos de regulao da educao superior no sistema federal de educao.

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAO, no uso de suas atribuies, considerando o Decreto n 5.773, de 09 de maio de 2006, alterado pelo Decreto n 5.840, de 13 de julho de 2006, que disps sobre o exerccio das funes de regulao, superviso e avaliao de cursos e instituies de graduao e seqenciais; bem como a convenincia de simplificar, racionalizar e abreviar o trmite dos processos objeto do Decreto, utilizando ao mximo as possibilidades oferecidas pela tecnologia da informao; e o disposto nas Leis n 9.784, de 29 de janeiro de 1999; n 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e; n10.870, de 19 de maio de 2004, resolve CAPTULO I DISPOSIES GERAIS

Art. 1 A tramitao dos processos regulatrios de instituies e cursos de graduao e seqenciais do sistema federal de educao superior ser feita exclusivamente em meio eletrnico, no sistema e-MEC, e observar as disposies especficas desta Portaria e a legislao federal de processo administrativo, em especial os princpios da finalidade, motivao, razoabilidade, moralidade, interesse pblico, economia e celeridade processual e eficincia, aplicando-se, por analogia, as disposies pertinentes da Lei n 11.419, de 19 de dezembro de 2006. 1 A comunicao dos atos se far em meio eletrnico, com observncia aos requisitos de autenticidade, integridade, validade jurdica e interoperabilidade da InfraEstrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP - Brasil. 2 As notificaes e publicaes dos atos de tramitao dos processos pelo eMEC sero feitas exclusivamente em meio eletrnico. 3 A contagem de prazos observar o disposto no art. 66 da Lei n 9.784, de 1999, em dias corridos, excludo o dia da abertura da vista e includo o do vencimento, levando em considerao o horrio de disponibilidade do sistema, que ser devidamente informado aos usurios. 4 A indisponibilidade do e-MEC na data de vencimento de qualquer prazo acarretar a prorrogao automtica deste para o primeiro dia subseqente em que haja disponibilidade do sistema. 5 A no utilizao do prazo pelo interessado desencadeia o restabelecimento do fluxo processual. 6 Os processos no e-MEC geraro registro e correspondente nmero de transao, mantendo informao de andamento processual prpria. Art. 2 A movimentao dos processos se far mediante a utilizao de certificados digitais. 1 O acesso ao sistema, para insero de dados pelas instituies, pelo Conselho Nacional de Sade e pelos conselhos nacionais de regulamentao profissional mencionados nos arts. 28, 36 e 37 do Decreto n 5.773, de 2006, bem como por quaisquer outros agentes habilitados, dar-se- pela atribuio de chave de identificao e de senha, pessoal e intransfervel, mediante a celebrao de termo de compromisso. 2 O acesso ao sistema, para insero de dados pelos agentes pblicos competentes para atuar nos processos de regulao e avaliao tambm se dar pela atribuio de chave de identificao e senha de acesso, pessoal e intransfervel, com a celebrao de termo de compromisso. 3 O acesso ao e-MEC dever ser realizado com certificao digital, padro ICP Brasil, com o uso de Certificado tipo A3 ou superior, emitido por Autoridade Certificadora credenciada, na forma da legislao especfica. 4 A assinatura do termo de compromisso com o provedor do sistema implica responsabilidade legal do compromissrio e a presuno de sua capacidade tcnica para realizao das transaes no e-MEC. 5 O uso da chave de acesso e da senha gera presuno da autenticidade, confiabilidade e segurana dos dados, a cargo do usurio. 6 O uso da chave de acesso e da senha de responsabilidade exclusiva do compromissrio, no cabendo ao provedor do sistema responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros. 7 A perda da chave de acesso ou da senha ou a quebra de sigilo devero ser comunicadas imediatamente ao provedor do sistema e Autoridade Certificadora, para bloqueio de acesso.

Art. 3 Os documentos que integram o e-MEC so pblicos, ressalvadas informaes exclusivamente de interesse privado da instituio, expressamente referidas nesta Portaria. 1 Sero de acesso restrito os dados relativos aos itens III, IV e X do art. 16, do Decreto n 5773, de 2006, que trata do PDI. 2 Os arquivos e registros digitais sero vlidos para todos os efeitos legais e permanecero disposio das auditorias internas e externas do MEC. Art. 4 O e-MEC ser implantado em ambiente acessvel pela internet, de modo a permitir informao ao pblico sobre o andamento dos processos, bem como a relao de instituies credenciadas e de cursos autorizados e reconhecidos, alm dos dados sobre os atos autorizativos e os elementos relevantes da instruo processual. 1 O sistema gerar e manter atualizadas relaes de instituies credenciadas e recredenciadas no e-MEC, informando credenciamento especfico para educao a distncia (EAD), e cursos autorizados, reconhecidos ou com reconhecimento renovado. 2 O sistema possibilitar a gerao de relatrios de gesto, que subsidiaro as atividades decisria e de acompanhamento e superviso dos rgos do Ministrio da Educao. Art. 5 Os documentos a serem apresentados pelas instituies podero, a critrio do MEC, ser substitudos por consulta eletrnica aos sistemas eletrnicos oficiais de origem, quando disponveis. Art. 6 Os dados informados e os documentos produzidos eletronicamente, com origem e signatrio garantidos por certificao eletrnica, sero considerados vlidos e ntegros, para todos os efeitos legais, ressalvada a alegao fundamentada de adulterao, que ser processada na forma da legislao aplicvel. CAPTULO II DAS COMPETNCIAS SOBRE O E-MEC Art. 7 A coordenao do e-MEC caber a pessoa designada pelo Ministro da Educao, competindo Coordenao-Geral de Informtica e Telecomunicaes (CEINF) sua execuo operacional. 1 Aps a fase de implantao, o desenvolvimento ulterior do sistema ser orientado por Comisso de Acompanhamento, integrada por representantes dos seguintes rgos: I - Gabinete do Ministro (GM); II - Coordenao Geral de Informtica e Telecomunicaes (CEINF); III - Secretaria de Educao Superior (SESu); IV Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica (SETEC); V - Secretaria de Educao a Distncia (SEED); VI - Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP); VII - Conselho Nacional de Educao (CNE); VIII Consultoria Jurdica (CONJUR). 2 Compete Comisso apreciar as alteraes do sistema necessrias sua operao eficiente, bem como sua atualizao e aperfeioamento. 3 Os rgos referidos nos incisos II, III, e VI do 1 organizaro servios de apoio ao usurio do e-MEC visando solucionar os problemas que se apresentem plena operabilidade do sistema. CAPTULO III DAS DISPOSIES COMUNS AOS PROCESSOS DE CREDENCIAMENTO DE INSTITUIO E AUTORIZAO DE CURSO

Art. 8 O protocolo do pedido de credenciamento de instituio ou autorizao de curso ser obtido aps o cumprimento dos seguintes requisitos: I - pagamento da taxa de avaliao, prevista no art. 3, caput, da Lei n 10.870, de 19 de maio de 2004, exceto para instituies de educao superior pblicas, isentas nos termos do art. 3, 5, da mesma lei, mediante documento eletrnico, gerado pelo sistema; II - preenchimento de formulrio eletrnico; III - apresentao dos documentos de instruo referidos no Decreto n 5.773, de 2006, em meio eletrnico, ou as declaraes correspondentes, sob as penas da lei. 1 O pedido de credenciamento deve ser acompanhado do pedido de autorizao de pelo menos um curso, nos termos do art. 67 do Decreto n 5.773, de 2006. 2 O sistema no aceitar alterao nos formulrios ou no boleto aps o protocolo do processo. 3 Os pedidos de credenciamento de centro universitrio ou universidade devero ser instrudos com os atos autorizativos em vigor da instituio proponente e com os demais documentos especficos, no se lhes aplicando o disposto no 1. 4 O credenciamento para EAD, nos termos do art. 80 da Lei n 9.394, de 1996, obedecer a procedimento especfico, observado o Decreto n 5.622, de 2005, e as disposies desta Portaria Normativa, cabendo SEED a apreciao dos requisitos prprios para oferta de educao a distncia. Art. 9 A instituio ou o curso ter uma identificao perante o MEC, que ser a mesma nas diversas etapas de sua existncia legal e tambm nos pedidos de aditamento ao ato autorizativo. 1 A instituio integrante do sistema federal de educao superior manter a identificao nos processos de credenciamento para EAD. 2 As instituies dos sistemas estaduais que solicitarem credenciamento para EAD tero identificao prpria. 3 O descredenciamento ou o cancelamento da autorizao, resultantes de pedido da instituio ou de deciso definitiva do MEC, resultar no encerramento da ficha e na baixa do nmero de identificao, aps a expedio dos diplomas ou documentos de transferncia dos ltimos alunos, observado o dever de conservao do acervo escolar. Seo I Da anlise documental Art. 10. Aps o protocolo, os documentos sero submetidos a anlise. 1 A anlise dos documentos fiscais e das informaes sobre o corpo dirigente e o imvel, bem como do Estatuto ou Regimento, ser realizada pela SESu ou SETEC. 2 Caso os documentos sejam omissos ou insuficientes apreciao conclusiva, o rgo poder determinar ao requerente a realizao de diligncia, a qual se prestar unicamente a esclarecer ou sanar o aspecto apontado. 3 A diligncia dever ser atendida no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de arquivamento do processo. 4 O atendimento diligncia restabelece imediatamente o fluxo do processo. 5 O no atendimento da diligncia, no prazo, ocasiona o arquivamento do processo, nos termos do art. 11, 3. 6 As diligncias sero concentradas em uma nica oportunidade em cada fase do processo, exceto na fase de avaliao, em que no caber a realizao de diligncia, a

fim de assegurar objetividade e celeridade processual. Art. 11. Concluda a anlise dos documentos, o processo seguir ao Diretor competente da SESu, da SETEC ou da SEED, conforme o caso, a quem competir apreciar a instruo, no seu conjunto, e determinar a correo das irregularidades sanveis, se couber, ou o arquivamento do processo, quando a insuficincia de elementos de instruo impedir o seu prosseguimento. 1 No sero aceitas alteraes do pedido aps o protocolo. 2 Em caso de alterao relevante de qualquer dos elementos de instruo do pedido de ato autorizativo, o requerente dever solicitar seu arquivamento, nos termos do 3, e protocolar novo pedido, devidamente alterado. 3 O arquivamento do processo, nos termos do caput ou do 2 no enseja o efeito do art. 68, pargrafo nico, do Decreto n 5.773, de 2006, e gera, em favor da requerente, crdito do valor da taxa de avaliao recolhida correspondente ao pedido arquivado, a ser restitudo na forma do art. 14, 3. 4 Caso o arquivamento venha a ocorrer depois de iniciada a fase de avaliao, em virtude de qualquer das alteraes referidas no 2, no haver restituio do valor da taxa. Art. 12. Do despacho de arquivamento caber recurso ao Secretrio da SESu, da SETEC ou da SEED, conforme o caso, no prazo de dez dias. Pargrafo nico. A deciso do Secretrio referida no caput irrecorrvel. Art. 13. Encerrada a fase de instruo documental, com o despacho do Diretor ou do Secretrio, conforme o caso, o processo seguir ao INEP, para realizao da avaliao in loco. Seo II Da avaliao pelo INEP Art. 14. A tramitao do processo no INEP se iniciar com sorteio da Comisso de Avaliao e definio da data da visita, de acordo com calendrio prprio. 1 A Comisso de Avaliao ser integrada por membros em nmero determinado na forma do 2 do art. 3 da Lei n 10.870, de 2004, e pela regulamentao do INEP, conforme as diretrizes da CONAES, nos termos do art. 6, I e II da Lei n 10.861, de 2004, sorteados por sistema prprio dentre os integrantes do Banco de Avaliadores do SINAES (Basis). 2 Caso a Comisso de Avaliadores exceda o nmero de dois membros, o requerente efetuar o pagamento do complemento da taxa de avaliao, nos termos dos 1 e 2 do art. 3 da Lei n 10.870, de 2004, exceto para instituies de educao superior pblicas. 3 Na hiptese do agrupamento de visitas de avaliao in loco, considerando a tramitao simultnea de pedidos, ser feita a compensao das taxas correspondentes, na oportunidade de ingresso do processo no INEP e clculo do complemento previsto no 2, restituindo-se o crdito eventualmente apurado a favor da instituio requerente. 4 O INEP informar no e-MEC os nomes dos integrantes da Comisso e a data do sorteio. Art. 15. A Comisso de Avaliadores proceder avaliao in loco, utilizando o instrumento de avaliao previsto art. 7, V, do Decreto n 5.773, de 2006, e respectivos formulrios de avaliao.

1 O requerente dever preencher os formulrios eletrnicos de avaliao, disponibilizados no sistema do INEP. 2 O no preenchimento do formulrio de avaliao de cursos no prazo de 15 (quinze) dias e de instituies, no prazo de 30 (trinta) dias ensejar o arquivamento do processo, nos termos do art. 11, 2. 3 O INEP informar no e-MEC a data designada para a visita. 4 O trabalho da Comisso de Avaliao dever ser pautado pelo registro fiel e circunstanciado das condies concretas de funcionamento da instituio ou curso, includas as eventuais deficincias, em relatrio que servir como referencial bsico deciso das Secretarias ou do CNE, conforme o caso. 5 A Comisso de Avaliao, na realizao da visita in loco, aferir a exatido dos dados informados pela instituio, com especial ateno ao PDI, quando se tratar de avaliao institucional, ou PPC, quando se tratar de avaliao de curso. 6 vedado Comisso de Avaliao fazer recomendaes ou sugestes s instituies avaliadas, ou oferecer qualquer tipo de aconselhamento que influa no resultado da avaliao, sob pena de nulidade do relatrio, alm de medidas especficas de excluso dos avaliadores do banco, a juzo do INEP. Art. 16. Realizada a visita instituio, a Comisso de Avaliadores elaborar relatrio e parecer, atribuindo conceito de avaliao. 1 O relatrio e parecer sero inseridos no e-MEC pelo INEP, notificando-se a instituio e simultaneamente, SESu , SETEC ou SEED, conforme o caso. 2 A instituio e as Secretarias tero prazo comum de 60 dias para impugnar o resultado da avaliao. 3 Havendo impugnao, ser aberto prazo comum de 20 dias para contrarazes das Secretarias ou da instituio, conforme o caso. Art. 17. Havendo impugnao, o processo ser submetido Comisso Tcnica de Acompanhamento da Avaliao (CTAA), instituda nos termos da Portaria no 1.027, de 15 de maio de 2006, que apreciar conjuntamente as manifestaes da instituio e das Secretarias, e decidir, motivadamente, por uma dentre as seguintes formas: I - manuteno do parecer da Comisso de Avaliao; II - reforma do parecer da Comisso de Avaliao, com alterao do conceito, para mais ou para menos, conforme se acolham os argumentos da IES ou da Secretaria, respectivamente; III - anulao do relatrio e parecer, com base em falhas na avaliao, determinando a realizao de nova visita, na forma do art. 15. 1 A CTAA no efetuar diligncias nem verificao in loco, em nenhuma hiptese. 2 A deciso da CTAA irrecorrvel, na esfera administrativa, e encerra a fase da avaliao. Seo III Da anlise de mrito e deciso Art. 18. O processo seguir apreciao da SESu, SETEC ou SEED, conforme o caso, que analisar os elementos da instruo documental, a avaliao do INEP e o mrito do pedido e preparar o parecer do Secretrio, pelo deferimento ou indeferimento do pedido, bem como a minuta do ato autorizativo, se for o caso. 1 Caso o Diretor competente da SESu, SETEC ou SEED considere necessria a complementao de informao ou esclarecimento de ponto especfico, poder baixar

o processo em diligncia, observado o art. 10, 2 a 6, vedada a reabertura da fase de avaliao. 2 Exarado o parecer do Secretrio, o processo seguir ao CNE, na hiptese de pedido de credenciamento. 3 No caso de pedido de autorizao, formalizada a deciso pelo Secretrio competente, o ato autorizativo ser encaminhado a publicao no Dirio Oficial. Art. 19. Aps a expedio do ato autorizativo a instituio dever manter, no mnimo, as condies informadas ao MEC e verificadas por ocasio da avaliao in loco. 1 Qualquer alterao relevante nos pressupostos de expedio do ato autorizativo deve ser processada na forma de pedido de aditamento, observando-se os arts. 55 e seguintes. 2 A inobservncia do disposto neste artigo caracteriza irregularidade, nos termos do art. 11 do Decreto n 5.773, de 2006. Seo IV Do processo no CNE Art. 20. O processo seguir seu fluxo, no CNE, com o sorteio eletrnico de Conselheiro relator, necessariamente integrante da Cmara de Educao Superior (CES/CNE), observada a equanimidade de distribuio entre os Conselheiros, no que diz respeito aos processos que tramitam pelo e-MEC, nos termos do Regimento Interno do CNE. Art. 21. O relator poder manifestar-se pelo impedimento ou suspeio, nos termos dos arts. 18 a 21 da Lei n 9.784, de 1999, ou, subsidiariamente dos arts. 134 a 138 do Cdigo de Processo Civil, ou ainda pela modificao da competncia, tambm por aplicao analgica do Cdigo de Processo Civil, arts. 103 a 106. 1 Outras hipteses de modificao de competncia sero decididas pela CES/CNE. 2 O impedimento ou a suspeio de qualquer Conselheiro no altera o quorum, para fins do sistema e-MEC. Art. 22. O relator inserir minuta de parecer no sistema, com acesso restrito aos membros da Cmara e pessoas autorizadas, podendo solicitar reviso tcnica, e submeter o processo apreciao da CES/CNE. Pargrafo nico. O sistema informar a data de apreciao do processo pela CES/CNE, conforme calendrio das sesses e incluso em pauta pelo Presidente da Cmara. Art. 23. A CES/CNE apreciar o parecer do Conselheiro relator e proferir sua deciso, nos termos do Regimento Interno. 1 O processo poder ser baixado em diligncia, para a apresentao de esclarecimentos ou informaes relevantes, observado o art. 10, 4 a 6, nos termos do Regimento Interno. 2 O prazo para atendimento da diligncia ser de 30 dias. 3 No caber a realizao de diligncia para reviso da avaliao. 4 Os integrantes da CES/CNE podero pedir vista do processo, pelo prazo regimental. Art. 24. Da deliberao caber recurso ao Conselho Pleno (CP/CNE), nos termos

do Regimento Interno do CNE. 1 Havendo recurso, o processo ser distribudo a novo relator, observado o art. 20, para apreciao quanto admissibilidade e, se for o caso, quanto ao mrito, submetendo a matria ao CP/CNE. 2 O recurso das decises denegatrias de autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento de curso ser julgado em instncia nica, pela CES/CNE e sua deciso ser irrecorrvel, na esfera administrativa. Art. 25. A deliberao da CES/CNE ou do Conselho Pleno ser encaminhada ao Gabinete do Ministro, para homologao. 1 O Gabinete do Ministro poder solicitar nota tcnica Secretaria competente e parecer jurdico Consultoria Jurdica, a fim de instruir a homologao. 2 O Ministro poder devolver o processo ao CNE para reexame, motivadamente. 3 No caso do pargrafo 2, a CES/CNE ou o Conselho Pleno reexaminar a matria. 4 O processo retornar ao Gabinete, a fim de que o Ministro homologue o parecer e, se for o caso, expea o ato autorizativo, que ser encaminhado ao Dirio Oficial da Unio, para publicao. 5 Expedido o ato autorizativo ou denegado, motivadamente e de forma definitiva, o pedido, e informada no sistema a data de publicao no DOU, encerra-se o processo na esfera administrativa. CAPTULO IV DAS DISPOSIES PECULIARES AOS PROCESSOS DE AUTORIZAO OU RECONHECIMENTO DE CURSO Art. 26. Para o andamento do processo de autorizao ou reconhecimento, indispensvel que o curso conste de PDI j submetido apreciao dos rgos competentes do MEC, por ocasio do credenciamento ou recredenciamento da instituio. 1 Na hiptese de incluso de curso novo, o processo de autorizao ou reconhecimento ser sobrestado, at que se processe o aditamento do ato de credenciamento ou recredenciamento. 2 As habilitaes dos cursos, desde que compatveis com as Diretrizes Curriculares Nacionais prprias, devero ser processadas conjuntamente com o pedido de autorizao de curso. Art. 27. O pedido de autorizao dever ser instrudo com a relao de docentes comprometidos com a instituio para a oferta de curso, em banco de dados complementar ao Cadastro Nacional de Docentes mantido pelo INEP. Pargrafo nico. O pedido de reconhecimento dever ser instrudo com a relao de docentes efetivamente contratados para oferta do curso, devidamente cadastrados no Cadastro Nacional de Docentes, mantido pelo INEP. Art. 28. Nos processos de autorizao ou reconhecimento de cursos superiores de tecnologia o requerente informar se o pedido tem por base o catlogo institudo pela Portaria n 10, de 28 de julho de 2006, com base no art. 42 do Decreto n 5.773, de 2006, ou tem carter experimental, nos termos do art. 81 da Lei n 9.394, de 1996. Pargrafo nico. Os cursos experimentais sujeitam-se a consulta prvia SETEC, que, ao deferir a tramitao do pedido com esse carter, indicar o cdigo de

classificao do curso, para efeito de constituio da Comisso de Avaliao pelo INEP. Art. 29. Os pedidos de autorizao de cursos de Direito, Medicina, Odontologia e Psicologia sujeitam-se tramitao prevista no art. 28, 2 e 3 do Decreto n 5.773, de 2006, com a redao dada pelo Decreto no 5.840, de 2006. 1 Nos pedidos de autorizao e reconhecimento de curso de graduao em Direito, ser aberta vista para manifestao do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo prazo de 60 dias, prorrogvel por igual perodo, a requerimento da OAB. 2 Nos pedidos de autorizao de cursos de graduao em Medicina, Odontologia e Psicologia, ser aberta vista para manifestao do Conselho Nacional de Sade (CNS), pelo prazo de 60 dias, prorrogvel por igual perodo, a requerimento do CNS. 3 Nos pedidos de reconhecimento de curso correspondente a profisso regulamentada, ser aberta vista para que o respectivo rgo de regulamentao profissional, de mbito nacional, querendo, oferea subsdios deciso da Secretaria, no prazo de 60 dias, nos termos do art. 37 do Decreto n 5.773, de 2006. 4 Nos pedidos de reconhecimento dos cursos de licenciatura e normal superior, o Conselho Tcnico Cientfico da Educao Bsica, da CAPES, poder se manifestar, aplicando-se, no que couber, as disposies procedimentais que regem a manifestao dos conselhos de regulamentao profissional. 5 O processo no MEC tramitar de forma independente e simultnea anlise pelos entes referidos nos 1 a 3, conforme o caso, cuja manifestao subsidiar a apreciao de mrito da Secretaria, por ocasio da impugnao ao parecer da Comisso de Avaliao do INEP. 6 Caso a manifestao da OAB ou CNS, referida nos 1 ou 2, observado o limite fixado no Decreto n 5.773, de 2006, extrapole o prazo de impugnao da Secretaria, este ltimo ficar sobrestado at o fim do prazo dos rgos referidos e por mais dez dias, a fim de que a Secretaria competente possa considerar as informaes e elementos por eles referidos. 7 Nos pedidos de autorizao de curso de Direito sem parecer favorvel da OAB ou de Medicina, Odontologia e Psicologia sem parecer favorvel do CNS, quando o conceito da avaliao do INEP for satisfatrio, a SESu impugnar, de ofcio, CTAA. Art. 30. A instituio informar a poca estimada para reconhecimento do curso, aplicando a regra do art. 35, caput, do Decreto n 5.773, de 2006, ao tempo fixado de concluso do curso. 1 A portaria de autorizao indicar o prazo mximo para pedido de reconhecimento. 2 At 30 dias aps o incio do curso, a instituio informar a data da oferta efetiva. Art. 31. Aplicam-se ao processo de reconhecimento, no que couber, as disposies pertinentes ao processo de autorizao de curso, observadas as disposies deste artigo. 1 Os cursos oferecidos por instituies autnomas, no sujeitos a autorizao, sero informados ao e-MEC, no prazo de 60 dias do incio da oferta, definido esse pelo incio efetivo das aulas, e recebero nmero de identificao, que ser utilizado no reconhecimento e nas fases regulatrias seguintes. 2 Na hiptese de insuficincia de documentos, na fase de instruo documental, a deciso de arquivamento do processo, exaurido o recurso, implicar o

reconhecimento do curso apenas para fim de expedio e registro de diploma, vedado o ingresso de novos alunos, ou o indeferimento do pedido de reconhecimento, com a determinao da transferncia de alunos. 3 A avaliao realizada por ocasio do reconhecimento do curso aferir a permanncia das condies informadas por ocasio da autorizao, bem como o atendimento satisfatrio aos requisitos de qualidade definidos no instrumento de avaliao apropriado. 4 Na hiptese de avaliao insatisfatria, observar-se- o art. 35, quanto ao protocolo de compromisso. 5 deciso desfavorvel do Secretrio da SESu, SETEC ou SEED ao pedido de autorizao ou reconhecimento se seguir a abertura do prazo de 30 dias para recurso ao CNE. 6 O recurso das decises denegatrias de autorizao ou reconhecimento de curso ser julgado, em instncia nica, pela Cmara de Educao Superior do CNE e sua deciso ser irrecorrvel, na esfera administrativa, sendo submetida homologao do Ministro, na forma do art. 25. 7 Mantido o entendimento desfavorvel pela CES/CNE, com a homologao ministerial, a deciso importar indeferimento do pedido de autorizao ou reconhecimento e, neste caso, de transferncia dos alunos ou deferimento para efeito de expedio de diplomas, vedado, em qualquer caso, o ingresso de novos alunos. 8 Aplicam-se renovao de reconhecimento, no que couber, as disposies relativas ao reconhecimento. Art. 32. Aps a autorizao do curso, a instituio compromete-se a observar, no mnimo, o padro de qualidade e as condies em que se deu a autorizao, as quais sero verificadas por ocasio do reconhecimento e das renovaes de reconhecimento. 1 A instituio dever afixar em local visvel junto Secretaria de alunos, as condies de oferta do curso, informando especificamente o seguinte: I. ato autorizativo expedido pelo MEC, com a data de publicao no Dirio Oficial da Unio; II. dirigentes da instituio e coordenador de curso efetivamente em exerccio; III. relao dos professores que integram o corpo docente do curso, com a respectiva formao, titulao e regime de trabalho; IV. matriz curricular do curso; V. resultados obtidos nas ltimas avaliaes realizadas pelo Ministrio da Educao, quando houver; VI. valor corrente dos encargos financeiros a serem assumidos pelos alunos, incluindo mensalidades, taxas de matrcula e respectivos reajustes e todos os nus incidentes sobre a atividade educacional. 2 A instituio manter em pgina eletrnica prpria, e tambm na biblioteca, para consulta dos alunos ou interessados, registro oficial devidamente atualizado das informaes referidas no 1, alm dos seguintes elementos: I. projeto pedaggico do curso e componentes curriculares, sua durao, requisitos e critrios de avaliao; II. conjunto de normas que regem a vida acadmica, includos o Estatuto ou Regimento que instruram os pedidos de ato autorizativo junto ao MEC; III. descrio da biblioteca quanto ao seu acervo de livros e peridicos, relacionada rea do curso, poltica de atualizao e informatizao, rea fsica disponvel e formas de acesso e utilizao; IV. descrio da infra-estrutura fsica destinada ao curso, incluindo laboratrios, equipamentos instalados, infra-estrutura de informtica e redes de informao. 3 O edital de abertura do vestibular ou processo seletivo do curso, a ser publicado no mnimo 15 (quinze) dias antes da realizao da seleo, dever conter pelo menos as seguintes informaes: I - denominao e habilitaes de cada curso abrangido pelo processo seletivo; II - ato autorizativo de cada curso, informando a data de publicao no Dirio Oficial da Unio, observado o regime da autonomia, quando for

o caso; III - nmero de vagas autorizadas, por turno de funcionamento, de cada curso e habilitao, observado o regime da autonomia, quando for o caso; IV - nmero de alunos por turma; V - local de funcionamento de cada curso; VI - normas de acesso; VII - prazo de validade do processo seletivo. 4 A expedio do diploma considera-se includa nos servios educacionais prestados pela instituio, no ensejando a cobrana de qualquer valor, ressalvada a hiptese de apresentao decorativa, com a utilizao de papel ou tratamento grfico especiais, por opo do aluno. CAPTULO V DO CICLO AVALIATIVO E DAS DISPOSIES PECULIARES AOS PROCESSOS DE RECREDENCIAMENTO DE INSTITUIES E RENOVAO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS Art. 33. As avaliaes para efeito de recredenciamento de instituio ou renovao de reconhecimento de curso sero realizadas conforme o ciclo avaliativo do SINAES, previsto no art. 59 do Decreto n 5.773, de 2006. 1 O ciclo avaliativo compreende a realizao peridica de auto-avaliao de instituies, avaliao externa de instituies e avaliao de cursos de graduao e programas de cursos seqenciais. 2 Portaria do Ministro fixar o calendrio do ciclo avaliativo, com base em proposta do INEP, ouvida a CONAES. 3 O descumprimento do calendrio de avaliao do INEP e conseqente retardamento do pedido de recredenciamento ou renovao de reconhecimento caracteriza irregularidade administrativa, nos termos do art. 11 do Decreto n 5.773, de 2006, sendo vedada a admisso de novos estudantes at o saneamento da irregularidade. Art. 34. Publicado o calendrio do ciclo avaliativo, o processo de recredenciamento de instituies e renovao de reconhecimento de cursos ter incio com o protocolo do pedido, preenchimento de formulrios e juntada de documentos eletrnicos, observadas as disposies pertinentes das sees anteriores desta Portaria. Art. 35. Superada a fase de anlise documental, o processo no INEP se iniciar com a atribuio de conceito preliminar, gerado a partir de informaes lanadas por instituies ou cursos no Censo da Educao Superior, nos resultados do Exame Nacional de Estudantes (ENADE) e nos cadastros prprios do INEP. 1 Caso o conceito preliminar seja satisfatrio, nos casos de renovao de reconhecimento, a partir dos parmetros estabelecidos pela CONAES, poder ser dispensada a realizao da avaliao in loco. 2 Caso a instituio deseje a reviso do conceito preliminar, dever manifestar-se, por ocasio da impugnao referida no art. 16, 2, requerendo a avaliao in loco. 3 Na avaliao de curso que tiver obtido conceito inferior a 3 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e no ndice de Diferena entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), quando a Comisso de Avaliao atribuir conceito satisfatrio ao curso, o processo dever ser obrigatoriamente submetido CTAA, com impugnao, de ofcio, do parecer de avaliao pela Secretaria competente. Art. 36. Na hiptese de resultado insatisfatrio da avaliao, exaurido o recurso cabvel, o processo ser submetido SESu, SETEC ou SEED, conforme o caso, para elaborao de minuta de protocolo de compromisso, a ser firmado com a instituio.

1 O Secretrio da SESu, da SETEC ou da SEED, conforme o caso, decidir pela assinatura do protocolo de compromisso e validar seu prazo e condies. 2 O protocolo de compromisso adotar como referencial as deficincias apontadas no relatrio da Comisso de Avaliao, bem como informaes resultantes de atividades de superviso, quando houver. 3 A celebrao do protocolo de compromisso suspende o processo de recredenciamento ou de renovao de reconhecimento em curso. 4 Na vigncia de protocolo de compromisso poder ser suspensa, cautelarmente, a admisso de novos alunos, dependendo da gravidade das deficincias, nos termos do no art. 61, 2, do Decreto n 5.773, de 2006, a fim de evitar prejuzo aos alunos. 5 Na hiptese do 3, em carter excepcional, a Secretaria poder autorizar que a instituio expea diplomas para os alunos que concluam o curso na vigncia do protocolo de compromisso, com efeito de reconhecimento. 6 Na hiptese da medida cautelar, caber recurso, sem efeito suspensivo, CES/CNE, em instncia nica e irrecorrvel, no prazo de 30 dias. Art. 37. Ao final do prazo do protocolo de compromisso, a instituio dever requerer nova avaliao ao INEP, na forma do art. 14, para verificar o cumprimento das metas estipuladas, com vistas alterao ou manuteno do conceito. Pargrafo nico. No requerida nova avaliao, ao final do prazo do protocolo de compromisso, considerar-se- mantido o conceito insatisfatrio, retomando-se o andamento do processo, na forma do art. 38. Art. 38. A manuteno do conceito insatisfatrio, exaurido o recurso cabvel, enseja a instaurao de processo administrativo para aplicao das penalidades previstas no art. 10, 2, da Lei n 10.861, de 2004. Art. 39. A instituio ser notificada da instaurao do processo e ter prazo de 10 dias para apresentao da defesa. Art. 40. Recebida a defesa, a SESu, SETEC, ou SEED, conforme o caso, apreciar os elementos do processo e elaborar parecer, encaminhando o processo Cmara de Educao Superior do CNE, nos termos do art. 10, 3 da Lei n 10.861, de 2004, com a recomendao de aplicao de penalidade, ou de arquivamento do processo administrativo, se considerada satisfatria a defesa. Art. 41. Recebido o processo na CES/CNE, ser sorteado relator dentre os membros da CES/CNE e observado o rito dos arts. 20 e seguintes. Pargrafo nico. No caber a realizao de diligncia para reviso da avaliao. Art. 42. A deciso de aplicao de penalidade ensejar a expedio de Portaria especfica pelo Ministro. Art. 43. A obteno de conceito satisfatrio, aps a reavaliao in loco, provocar o restabelecimento do fluxo processual sobrestado, na forma do art. 36. CAPTULO VI DAS DISPOSIES PECULIARES AOS PROCESSOS DE CREDENCIAMENTO, AUTORIZAO E RECONHECIMENTO PARA OFERTA DE EDUCAO A DISTNCIA Seo I

Disposies gerais Art. 44. O credenciamento de instituies para oferta de educao na modalidade a distncia dever ser requerido por instituies de educao superior j credenciadas no sistema federal ou nos sistemas estaduais e do Distrito Federal, conforme art. 80 da Lei n 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e art. 9 do Decreto n 5.622, de 19 de dezembro de 2005. 1 O pedido de credenciamento para EAD observar, no que couber, as disposies processuais que regem o pedido de credenciamento. 2 O pedido de credenciamento para EAD tramitar em conjunto com o pedido de autorizao de pelo menos um curso superior na modalidade a distncia, nos termos do art. 67 do Decreto n 5.773, de 2006. 3 O recredenciamento para EAD tramitar em conjunto com o pedido de recredenciamento de instituies de educao superior. 4 O credenciamento de instituies para oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado na modalidade a distncia sujeita-se competncia normativa da CAPES e expedio de ato autorizativo especfico. Art. 45. O ato de credenciamento para EAD considerar como abrangncia geogrfica para atuao da instituio de ensino superior na modalidade de educao a distncia, para fim de realizao das atividades presenciais obrigatrias, a sede da instituio acrescida dos plos de apoio presencial. 1 Plo de apoio presencial a unidade operacional para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedaggicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distncia, conforme dispe o art. 12, X, c, do Decreto n 5.622, de 2005. 2 As atividades presenciais obrigatrias, compreendendo avaliao, estgios, defesa de trabalhos ou prtica em laboratrio, conforme o art. 1, 1, do Decreto no 5.622, de 2005, sero realizados na sede da instituio ou nos plos de apoio presencial credenciados. 3 Caso a sede da instituio venha a ser utilizada para a realizao da parte presencial dos cursos a distncia, dever submeter-se a avaliao in loco, observados os referenciais de qualidade exigveis dos plos. 4 As atividades presenciais obrigatrias dos cursos de ps graduao lato sensu a distncia podero ser realizadas em locais distintos da sede ou dos plos credenciados. Seo II Do processo de credenciamento para educao a distncia Art. 46. O pedido de credenciamento para EAD ser instrudo de forma a comprovar a existncia de estrutura fsica e tecnolgica e recursos humanos adequados e suficientes oferta da educao superior a distncia, conforme os requisitos fixados pelo Decreto n 5.622, de 2005 e os referenciais de qualidade prprios, com os seguintes documentos: I - ato autorizativo de credenciamento para educao superior presencial; II - comprovante eletrnico de pagamento da taxa de avaliao, gerado pelo sistema, considerando a sede e os plos de apoio presencial, exceto para instituies de educao superior pblicas; III - formulrio eletrnico de PDI, no qual devero ser informados os plos de apoio presencial, acompanhados dos elementos necessrios comprovao da existncia de estrutura fsica, tecnolgica e de recursos humanos adequados e suficientes oferta de cursos na modalidade a distncia, conforme os requisitos fixados

pelo Decreto n 5.622, de 2005, e os referenciais de qualidade prprios. 1 As instituies integrantes do sistema federal de educao j credenciadas ou recredenciadas no e-MEC podero ser dispensadas de apresentao do documento referido no inciso I. 2 O pedido de credenciamento para EAD deve ser acompanhado do pedido de autorizao de pelo menos um curso superior na modalidade. 3 O clculo da taxa de avaliao dever considerar as comisses necessrias para a verificao in loco de cada plo presencial requerido. Seo III Do credenciamento especial para oferta de ps-graduao lato sensu a distncia Art. 47. As instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica credenciadas para a oferta de cursos de ps-graduao lato sensu podero requerer credenciamento especfico para EAD, observadas as disposies desta Portaria, alm das normas que regem os cursos de especializao. Art. 48. O credenciamento para EAD que tenha por base curso de ps-graduao lato sensu ficar limitado a esse nvel. Pargrafo nico. A ampliao da abrangncia acadmica do ato autorizativo referido no caput, para atuao da instituio na modalidade EAD em nvel de graduao, depender de pedido de aditamento, instrudo com pedido de autorizao de pelo menos um curso de graduao na modalidade a distncia. Seo IV Do credenciamento de instituies de educao superior integrantes dos sistemas estaduais para oferta de educao a distncia Art. 49. Os pedidos de credenciamento para EAD de instituies que integram os sistemas estaduais de educao superior sero instrudos com a comprovao do ato de credenciamento pelo sistema competente, alm dos documentos e informaes previstos no art. 46. Art. 50. A oferta de curso na modalidade a distncia por instituies integrantes dos sistemas estaduais sujeita-se a credenciamento prvio da instituio pelo Ministrio da Educao, que se processar na forma desta Portaria, acompanhado do pedido de autorizao de pelo menos um curso perante o sistema federal, cujos elementos subsidiaro a deciso do MEC sobre o pedido de credenciamento. Pargrafo nico. O curso de instituio integrante do sistema estadual que acompanhar o pedido de credenciamento em EAD receber parecer opinativo do MEC sobre autorizao, o qual poder subsidiar a deciso das instncias competentes do sistema estadual. Art. 51. Os pedidos de autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento de cursos superiores na modalidade a distncia de instituies integrantes dos sistemas estaduais, nos termos do art. 17, I e II, da Lei n 9.394, de 1996, devem tramitar perante os rgos estaduais competentes, aos quais caber a respectiva superviso. Pargrafo nico. Os cursos referidos no caput cuja parte presencial for executada fora da sede, em plos de apoio presencial, devem requerer o credenciamento prvio do plo, com a demonstrao de suficincia da estrutura fsica e tecnolgica e de recursos humanos para a oferta do curso, pelo sistema federal.

Art. 52. Os cursos das instituies integrantes dos sistemas estaduais cujas atividades presenciais obrigatrias forem realizados em plos localizados fora do Estado sujeitam-se a autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento pelas autoridades do sistema federal, sem prejuzo dos atos autorizativos de competncia das autoridades do sistema estadual. Seo V Da autorizao e reconhecimento de cursos de educao a distncia Art. 53. A oferta de cursos superiores na modalidade a distncia, por instituies devidamente credenciadas para a modalidade, sujeita-se a pedido de autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento, dispensada a autorizao para instituies que gozem de autonomia, exceto para os cursos de Direito, Medicina, Odontologia e Psicologia, na forma da legislao. 1 Os pedidos de autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento de cursos superiores na modalidade a distncia de instituies integrantes do sistema federal devem tramitar perante os rgos prprios do Ministrio da Educao. 2 A existncia de cursos superiores reconhecidos na modalidade presencial, ainda que anlogos aos cursos superiores a distncia ofertados pela IES, no exclui a necessidade de processos distintos de reconhecimento de cada um desses cursos pelos sistemas de ensino competentes. 3 Os cursos na modalidade a distncia devem ser considerados de maneira independente dos cursos presenciais para fins dos processos de regulao, avaliao e superviso. 4 Os cursos na modalidade a distncia ofertados pelas instituies dos sistemas federal e estaduais devem estar previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional apresentado pela instituio por ocasio do credenciamento. Art. 54. O pedido de autorizao de curso na modalidade a distncia dever cumprir os requisitos pertinentes aos demais cursos superiores, informando projeto pedaggico, professores comprometidos, tutores de EAD e outros dados relevantes para o ato autorizativo, em formulrio eletrnico do sistema e-MEC. Pargrafo nico. No processo de reconhecimento de cursos na modalidade a distncia realizados em diversos plos de apoio presencial, as avaliaes in loco podero ocorrer por amostragem, observado o procedimento do art. 55, 2. Seo VI Da oferta de cursos na modalidade a distncia em regime de parceria Art. 55. A oferta de curso na modalidade a distncia em regime de parceria, utilizando plo de apoio presencial credenciado de outra instituio facultada, respeitado o limite da capacidade de atendimento de estudantes no plo. 1 Os pedidos de autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento de cursos na modalidade a distncia em regime de parceria devero informar essa condio, acompanhada dos documentos comprobatrios das condies respectivas e demais dados relevantes. 2 Dever ser realizada avaliao in loco aos plos da instituio ofertante e da instituio parceira, por amostragem, da seguinte forma: I - at 5 (cinco) plos, a avaliao in loco ser realizada em 1 (um) plo, escolha da SEED;

II - de 5 (cinco) a 20 (vinte) plos, a avaliao in loco ser realizada em 2 (dois) plos, um deles escolha da SEED e o segundo, definido por sorteio; III - mais de 20 (vinte) plos, a avaliao in loco ser realizada em 10% (dez por cento) dos plos, um deles escolha da SEED e os demais, definidos por sorteio. 3 A sede de qualquer das instituies dever ser computada, caso venha a ser utilizada como plo de apoio presencial, observado o art. 45, 3. CAPTULO IX DOS PEDIDOS DE ADITAMENTO AO ATO AUTORIZATIVO Art. 56. O aditamento se processar como incidente dentro de uma etapa da existncia legal da instituio ou curso. 1 Qualquer ampliao da abrangncia original do ato autorizativo, resguardada a autonomia universitria, condiciona-se comprovao da qualidade da prestao educacional oferecida pela instituio em relao s atividades j autorizadas. 2 As alteraes relevantes dos pressupostos que serviram de base expedio do ato autorizativo, aptas a produzir impactos significativos sobre os estudantes e a comunidade acadmica, dependero de aditamento, na forma dos arts. 57 e 61. 3 As alteraes de menor relevncia dispensam pedido de aditamento, devendo ser informadas imediatamente ao pblico, de modo a preservar os interesses dos estudantes e da comunidade universitria, e apresentadas ao MEC, na forma de atualizao, por ocasio da renovao do ato autorizativo em vigor. 4 Os pedidos voluntrios de descredenciamento de instituio ou desativao do curso se processaro como aditamentos e resultaro no encerramento da ficha e na baixa do nmero da instituio ou curso. 5 O pedido de aditamento ser decidido pela autoridade que tiver expedido o ato cujo aditamento se requer, observados os procedimentos pertinentes ao processo originrio, com as alteraes deste Captulo. 6 Aps anlise documental, realizao de diligncias e avaliao in loco, quando couber, ser reexpedida a Portaria de ato autorizativo com a alterao dos dados objeto do aditamento. 7 A tramitao de pedido de aditamento a ato autorizativo ainda no decidido aguardar a deciso sobre o pedido principal. Seo I Dos aditamentos ao ato de credenciamento Art. 57. Devem tramitar como aditamento ao ato de credenciamento ou recredenciamento os seguintes pedidos: I - transferncia de mantena; II - criao de campus fora de sede; III - alterao da abrangncia geogrfica, com credenciamento ou descredenciamento voluntrio de plo de EAD; IV - unificao de mantidas ou alterao de denominao de mantida; V - alterao relevante de PDI; VI - alterao relevante de Estatuto ou Regimento; VII - descredenciamento voluntrio de instituio. 1 As hipteses dos incisos I, IV, V, VI e VII sero processadas mediante anlise documental, ressalvada a necessidade de avaliao in loco apontada pela Secretaria aps a apreciao dos documentos. 2 As hipteses dos incisos II e III dependem de avaliao in loco e pagamento da taxa respectiva. 3 O aditamento ao ato de credenciamento para credenciamento de plo de EAD observar as disposies gerais que regem a oferta de educao a distncia.

4 O pedido de aditamento, aps anlise documental, realizao das diligncias pertinentes e avaliao in loco, quando couber, ser apreciado pela Secretaria competente, que elaborar parecer e minuta da Portaria de ato autorizativo com a alterao dos dados objeto do aditamento, encaminhando o processo ao CNE, para deliberao. 5 A alterao do PDI para incluso de cursos bem como as hipteses arroladas nos incisos do caput so sempre relevantes. A relevncia das demais alteraes no PDI, Estatuto ou Regimento ficar a critrio da instituio, que optar, com base nesse entendimento, por submeter a alterao ao MEC na forma de aditamento ou no momento da renovao do ato autorizativo em vigor. Art. 58. O pedido de transferncia de mantena ser instrudo com os elementos referidos no art. 15, I, do Decreto n 5.773, de 2006, do adquirente da mantena, acrescido do instrumento de aquisio, transferncia de quotas, alterao do controle societrio ou do negcio jurdico que altera o poder decisrio sobre a mantenedora. 1 No curso da anlise documental, a SESu poder baixar o processo em diligncia, solicitando documentos complementares que se faam necessrios para comprovar a condio de continuidade da prestao do servio educacional pelo adquirente. 2 As alteraes do controle societrio da mantenedora sero processadas na forma deste artigo, aplicando-se, no que couber, as suas disposies. Art. 59. O pedido de credenciamento de campus fora de sede ser instrudo com os seguintes documentos: I - alterao do PDI, relativa ampliao da rea de abrangncia, com indicao dos cursos previstos para o novo campus; II - pedido de autorizao de pelo menos um curso no novo campus; III - comprovante de recolhimento da taxa de avaliao, na forma do art. 8, I. 1 A oferta de curso fora de sede em unidade credenciada sem regime de autonomia depende de autorizao especfica. 2 O reconhecimento de curso no autorizado oferecido em campus fora de sede condiciona-se demonstrao da regularidade do regime de autonomia, nos termos do art. 72 do Decreto n 5.773, de 2006. 3 O curso oferecido por centro universitrio em unidade fora de sede credenciada ou autorizada antes da edio do Decreto n 3.860, de 2001, depende de autorizao especfica, em cada caso. Art. 60. A instituio poder requerer a ampliao da abrangncia de atuao, por meio do aumento do nmero de plos de apoio presencial, na forma de aditamento ao ato de credenciamento para EAD. 1 O pedido de aditamento ser instrudo com documentos que comprovem a existncia de estrutura fsica e recursos humanos necessrios e adequados ao funcionamento dos plos, observados os referenciais de qualidade, alm do comprovante de recolhimento da taxa de avaliao in loco. 2 No caso do pedido de aditamento ao ato de credenciamento para EAD visando o funcionamento de plo de apoio presencial no exterior, o recolhimento da taxa ser complementado pela instituio com a diferena do custo de viagem e dirias dos avaliadores no exterior, conforme clculo do INEP. 3 O pedido de ampliao da abrangncia de atuao, nos termos deste artigo, somente poder ser efetuado aps o reconhecimento do primeiro curso a distncia da instituio. 4 A disposio do pargrafo 3 no se aplica s instituies vinculadas

Universidade Aberta do Brasil, nos termos do Decreto n 5.800, de 08 de junho de 2006. Seo II Dos aditamentos ao ato de autorizao, reconhecimento ou renovao de reconhecimento Art. 61. Devem tramitar como aditamento ao ato de autorizao, reconhecimento ou renovao de reconhecimento os seguintes pedidos: I - aumento de vagas ou criao de turno, observados os 3 e 4; II - alterao da denominao de curso; III mudana do local de oferta do curso; IV - alterao relevante de PPC; V - ampliao da oferta de cursos a distncia, em plos credenciados; VI - desativao voluntria do curso. 1 As hipteses dos incisos I, II, IV, V e VI sero processadas mediante anlise documental, ressalvada a necessidade de avaliao in loco apontada pela Secretaria aps a apreciao dos documentos. 2 A hiptese do inciso III depende de avaliao in loco pelo INEP, na forma desta Portaria, e pagamento da taxa respectiva. 3 O aumento de vagas em cursos oferecidos por instituies autnomas, devidamente aprovado pelo rgo competente da instituio, compatvel com a capacidade institucional e as exigncias do meio, nos termos do art. 53, IV, da Lei n 9.394, de 1996, no depende de aditamento, devendo ser informado como atualizao, por ocasio da renovao do ato autorizativo, na forma do art. 56, 3. 4 O remanejamento de vagas j autorizadas entre turnos de um mesmo curso presencial ou a criao de turno, nas mesmas condies, dispensa aditamento do ato autorizativo, devendo ser processado na forma do art. 56, 3. CAPTULO XI DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Art. 62. O ingresso de processos regulatrios no sistema observar calendrio previamente definido em Portaria do Ministro da Educao. Art. 63. Os cursos cujos pedidos de reconhecimento tenham sido protocolados dentro do prazo e no tenham sido decididos at a data de concluso da primeira turma consideram-se reconhecidos, exclusivamente para fins de expedio e registro de diplomas. Pargrafo nico. A instituio poder se utilizar da prerrogativa prevista no caput enquanto no for proferida a deciso definitiva no processo de reconhecimento, tendo como referencial a avaliao. Art. 64. O sistema Sapiens ser progressivamente desativado, medida que suas funcionalidades forem absorvidas pelo sistema e-MEC. 1 Os processos iniciados no Sapiens, incluindo-se os respectivos aditamentos, seguiro tramitando naquele sistema at a expirao do ato autorizativo em vigor. 2 Os pedidos de atos autorizativos novos ou em renovao, bem como os aditamentos dos atos autorizativos expedidos no e-MEC devero ser protocolados nesse sistema. 3 Por ocasio do protocolo de pedido de ato autorizativo de instituio ou curso cujos dados no integrem o e-MEC, devero ser preenchidos os formulrios respectivos. 4 Por ocasio do protocolo, no sistema e-MEC, quando disponvel, de pedido

de aditamento de ato autorizativo gerado no Sapiens, devero ser preenchidos os formulrios completos, para fins de atualizao do banco de dados. 5 Os formulrios constantes de sistemas prprios do MEC ou do INEP relacionados s funes objeto do sistema e-MEC devero progressivamente ser reorientados no sentido da plena interoperabilidade, visando eliminar a duplicidade de alimentao de dados por parte dos usurios. Art. 65. Para fins do sistema estabelecido nesta Portaria, os pedidos de avaliao relacionados renovao dos atos autorizativos de instituies reconhecidas segundo a legislao anterior edio da Lei n 9.394, de 1996, sero equiparados aos pedidos de recredenciamento e tramitaro na forma desses. Art. 66. Na hiptese de reestruturao de rgos do Ministrio da Educao que no afete substancialmente o fluxo de processos disciplinados nesta Portaria, as menes a Secretarias e suas Diretorias devero ser aplicadas em relao a rgos equivalentes que vierem a desempenhar as suas funes. Art. 67. Quando possvel e conveniente, visando minimizar o desconforto dos usurios, evitar duplicidade de lanamento de informaes e obter os melhores resultados da interoperabilidade dos sistemas de acompanhamento da educao superior, sero aproveitados os nmeros de registros e informaes lanados em outros sistemas do MEC e seus rgos vinculados. Art. 68. O sistema ser implantado medida da concluso e comprovao da segurana de cada um de seus mdulos, com base em critrios tcnicos prprios da tecnologia da informao. 1 O aditamento do ato de credenciamento, para incluso de novos cursos no PDI no ser exigido nas avaliaes realizados no ciclo avaliativo 2007/2009 e atos autorizativos correspondentes. 2 A certificao digital no ser exigida nos anos de 2007 e 2008. 3 Os mdulos no disponveis de imediato no sistema e-MEC, tais como credenciamento especial de instituies para oferta de cursos de ps-graduao lato sensu e pedidos de aditamento, podero ser transitoriamente supridos pelas funcionalidades correspondentes no sistema Sapiens, at a sua completa desativao. Art. 69. A lista de plos de apoio presencial educao superior a distncia em funcionamento, obtida pela aplicao da disposio transitria contida no art. 5 da Portaria Normativa n 2, de 2007, ser publicada na pgina eletrnica da Secretaria de Educao a Distncia, at o dia 20 de dezembro de 2007. 1 Na hiptese de erro material na lista de plos em funcionamento, a instituio dever manifestar-se, por meio de requerimento Secretaria de Educao a Distncia, at 31 de janeiro de 2008, solicitando a retificao, justificadamente. 2 A SEED decidir sobre o conjunto de pedidos de retificao da lista at o dia 28 de fevereiro de 2008 e far publicar a lista definitiva no Dirio Oficial da Unio. 3 O funcionamento de plo no constante da lista referida no 2 aps a sua publicao, sem a expedio de ato autorizativo, caracterizar irregularidade, nos termos do art. 11 do Decreto no 5.773 de 2006. Art. 70. Revogam-se os arts. 33, 34, 35 e 36 da Portaria n 2.051, de 9 de julho de 2004; os arts. 4 a 10 da Portaria n 4.363, de 29 de dezembro de 2004 e os arts. 3 e 5 da Portaria n 2.413, de 07 de julho de 2005. Art. 71. Revogam-se as Portarias relacionadas abaixo, ressalvados os efeitos

jurdicos j produzidos: 1.670-A, de 30 de novembro de 1994; 1.120, de 16 de julho de 1999; 3.486, de 12 de dezembro de 2002; 2.477, de 18 de agosto de 2004; 4.359, de 29 de dezembro de 2004; 398, de 03 de fevereiro de 2005; 1.850, de 31 de maio de 2005; 2.201, de 22 de junho de 2005; 2.864, de 24 de agosto de 2005; 3.161, de 13 de setembro de 2005; 3.722, de 21 de outubro de 2005, Portaria Normativa n 2, de 10 de janeiro de 2007, e Portaria SESu n 408, de 15 de maio de 2007. Art. 72. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. FERNANDO HADDAD

MINISTRIO DA EDUCAO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO PARECER CNE/CES N 8/2007 I HISTRICO Em 7 de julho de 2006, a Cmara de Educao Superior do CNE procedeu retificao do Parecer CNE/CES n 329/2004, referente carga horria mnima dos cursos de graduao, bacharelados, na modalidade presencial, resultando no Parecer CNE/CES n 184/2006. Ressalte-se que, inicialmente, no se pretendia estender o tema para alm da questo da Carga Horria Mnima (CHM) e, nesse sentido, foram conduzidos os trabalhos at o Parecer CNE/CES n 184/2006. Contudo, outros Pareceres desta Cmara, ps-LDB, trataram paralelamente das questes como durao e integralizao. De fato, desde o incio das discusses e da normatizao dessas matrias, os trs temas, acrescidos das Diretrizes Curriculares, no foram disciplinados de forma correlacionada. A maturao do tema CHM indicou aos Relatores o inevitvel tratamento das questes de forma reunida, para dirimir e esclarecer, num s Parecer, as polmicas e apreenses envolvidas. Por estas razes, em entendimento com o GM/SESu, ficou decidido a devoluo do Parecer, de modo a debruar-se sobre esta conjuntura, pela tica dos instrumentos mais relevantes, de forma que sejam atendidas as expectativas sobre esta matria. Para regulamentar o tema Carga Horria Mnima dos cursos de graduao, bacharelados, na modalidade presencial, foi elaborado o Parecer CNE/CES n 329/2004, provado por unanimidade, em 11 de novembro de 2004, por esta Cmara. subseqentemente, este Parecer foi submetido reviso pelas razes apresentadas no expediente do Departamento de Superviso do Ensino Superior da Secretaria de Educao Superior, Memo n 1.555/2006-MEC/SESu/DESUP, as quais transcrevemos:
(...) Diante do exposto, sugerimos o reenvio do processo ao CNE recomendando que: 1. seja retirada da resoluo a referncia s cargas horrias mnimas dos cursos de: Cincias Biolgicas, Educao Fsica, Farmcia, Fisioterapia e Fonoaudiologia a fim de que as mesmas possam ser rediscutidas; 2. sejam reabertas audincias pblicas com objetivo de reavaliar os argumentos que embasam as propostas de modificao da carga horria mnima dos referidos cursos; 3. seja revista a carga horria mnima do curso de Pedagogia em funo do Parecer n 3/2006 CNE/CP, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o referido curso. Outrossim, enfatizamos que das vrias discusses ocorridas no mbito desse Ministrio, aquela referente integralizao dos cursos foi muito enfatizada

pela imensa maioria dos representantes dos vrios setores vinculados aos cursos de graduao. Entendemos que a definio do tempo de integralizao curricular dos cursos de graduao matria da mais alta importncia.

Quanto justificativa contida no item 3, cabe o registro de que, poca da edio do citado Parecer, o curso de Pedagogia era desenvolvido sob a forma de bacharelado, cuja concepo foi alterada pelo Parecer CNE/CP n 3/2006, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, licenciaturas. Por esse motivo, este Colegiado entendeu razovel suprimir as referncias ao curso de Pedagogia do seu texto. Diante disso, foi atendida a referida solicitao da SESu/MEC, para que fossem rediscutidas as propostas de carga horria mnima para os cursos referidos no item 1 supra, acrescidas dos cursos de Enfermagem, Biomedicina e Nutrio, naquele momento, suprimidos do texto. Desta forma, os temas adicionais que passaro a compor o presente sero estruturados em captulo prprio, de forma a integrar este Parecer. 1. Introduo Em 7 de maio de 2003, a Cmara de Educao Superior aprovou por unanimidade o Parecer CNE/CES n 108/2003, que tratava da durao de cursos presenciais de bacharelado, indicando que o CNE promover nos prximos 6 (seis) meses, audincias com a sociedade, ensejando a discusso e avaliao da durao e integralizao dos cursos de bacharelado e que ao final desse processo, aprovar Parecer e Resoluo dispondo sobre a matria. Acordo entre a Secretaria de Educao Superior do Ministrio da Educao e este Conselho levou ao entendimento de aguardar o desdobramento do processo de consulta sociedade por meio de variados mecanismos de escuta, em lugar de submeter homologao ministerial. importante registrar a presena atuante do Conselheiro Jos Carlos Almeida da Silva nas audincias pblicas e a sua competente e inestimvel colaborao ao desenvolvimento deste tema, atravs da co-autoria do Parecer CNE/CES n 108/2003 e do texto de Parecer recente sobre o mesmo tema estendido s outras modalidades de cursos, embora no relatado no mbito da CES. Tendo em vista a necessidade desses esclarecimentos pela evoluo e aperfeioamento do tema durante esse perodo de tempo, o presente passa a tratar da Carga Horria Mnima dos Cursos de Graduao, bacharelados, na modalidade presencial. 1.1. Norma comparada, parmetros utilizados para a durao/integralizao Em 4 de abril de 2001, a Cmara de Educao Superior aprovou o Parecer CNE/CES n 583, determinando que a definio da durao, carga horria e tempo de integralizao dos cursos ser objeto de um Parecer e/ou Resoluo especfica da Cmara de Educao Superior. Em 9 de outubro de 2002, foi apresentada Cmara de Educao Superior a Indicao CNE/CES n 7/2002, que versa sobre o tema Durao dos Cursos de Educao Superior, propondo que fosse constituda Comisso para seu estudo e anlise. A importncia de analisar criteriosamente a questo da durao dos cursos

superiores de graduao de brasileiros candente, neste momento, no s para dirimir dissonncias detectadas na evoluo histrica da questo, materializada atravs de diversos pareceres emitidos ao longo do tempo, mas, principalmente, quando se observa a homologao, pelo Ministrio da Educao, do Tratado da Amizade, Cooperao e Consulta entre a Repblica Federativa do Brasil e a Repblica Portuguesa, Decreto n 3.927, de 19 de setembro de 2001. A implementao deste Tratado por parte do governo brasileiro sugerir no s a reflexo sobre os parmetros utilizados na normatizao da durao dos cursos superiores ofertados pelas IES no Brasil, como tambm o modelo de acreditao e durao de cursos em processo de implantao em Portugal, pautado por um critrio de harmonizao ao sistema educacional superior europeu, que fixa em anos a durao dos bacharelados e das licenciaturas, mas, estipula que o ano letivo seja composto por cerca de 32 semanas, ocupadas por quantidade de trabalho escolar que varia entre 25 e 32 horas semanais, ou seja, entre 800 e 1.024 horas anuais de trabalho discente. A Unio Europia recomenda que as graduaes tenham no mnimo trs anos de durao, correspondentes a 180 crditos medidos conforme o ECTS, no qual cada crdito envolve 26 horas de trabalho escolar, fazendo com que um curso de trs anos seja composto por 4.680 horas de trabalho discente, equivalentes a 1.560 horas anuais. Um curso de quatro anos exigiria o equivalente a 240 crditos ou 6.240 horas de trabalho escolar, mantidas as 1.560 horas anuais. Brasil e Portugal decidiram reconhecer, como cursos de graduao, aqueles que tenham a durao mnima de trs anos. J no contexto de outro acordo internacional, o do Mercosul, ao contemplar o acesso a mestrados e doutorados, determina-se a durao mnima de quatro anos. 1.2. Recepo do tema na LDB de 1996 O inciso II do art. 43 da LDB estabelece que uma das finalidades da educao superior formar diplomados nas diferentes reas de conhecimento, aptos para a insero em setores profissionais e para a participao no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formao contnua (grifo nosso). Cumpre observar, ademais, outra finalidade, a de suscitar o desejo permanente de aperfeioamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretizao, integrando os conhecimentos que vo sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada gerao. Nesse contexto, a LDB tambm dispe que a educao superior abrange uma variedade de cursos e programas, desde seqenciais e cursos de extenso, passando pela graduao tradicional e a ps-graduao lato e stricto sensu (art. 44). Ademais, deve ser ministrada em instituies de ensino superior, pblicas ou privadas, com variados graus de abrangncia ou especializao (art. 45). Vale reforar que, pela nova LDB, os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, tero validade nacional como prova da formao recebida (art. 48). Fica caracterizada, do mandato do art. 43, em seu inciso II, acima citado, preocupao com uma formao que qualifique para a participao no dinmico e competitivo mercado de trabalho, onde as fronteiras profissionais esto mais diludas, sem prejuzo da formao daqueles vocacionados para o ensino e a pesquisa. Condizente com tais preocupaes, e com o objetivo de reforar a carga de aprendizado, ampliou-se a durao do ano letivo regular, independentemente do ano civil, para no mnimo duzentos dias de trabalho acadmico efetivo, excludo o tempo reservado para os exames finais, se houver (art. 47). No obstante, foi permitida a

alunos com extraordinrio aproveitamento nos estudos, e, portanto, aptos a melhor apreenso de contedos ensinados, a abreviao da durao de cursos. preciso salientar importante modificao incorporada ao artigo que trata da autonomia das universidades (art.53). Cabe s universidades, no exerccio de sua autonomia, fixar os currculos dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes gerais pertinentes (art. 53, II). Em verdade, conforme orientao do Parecer CNE/CES n 67, de 11 de maro de 2003, eliminou-se a exigncia de currculos mnimos nacionais. 2. Legado institucional na durao dos cursos: perspectiva histrica Em 1961, a Lei n 4.024 fixou as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. No seu artigo 9, alnea e, foi atribudo ao Conselho Federal de Educao (CFE) a competncia para indicar disciplinas obrigatrias para os sistemas de ensino mdio (art. 35, 1) e estabelecer a durao e o currculo mnimo dos cursos de ensino superior, conforme o disposto no artigo 70. Essa determinao motivou estudo sobre a durao dos cursos superiores, realizado pelo ento Conselheiro Valnir Chagas e registrado no Parecer n 52 do CFE, em 1965. Argumentava que a fixao da durao dos cursos superiores deveria levar em considerao as caractersticas do contexto no qual o curso oferecido (diferenas econmicas, sociais e culturais das regies); a qualidade de ensino e da infra-estrutura das instituies de ensino; e as aptides, motivaes e oportunidades dos estudantes. Assim, Chagas considerava inadequada a definio da durao nica, expressa em anos letivos, por ignorar todas as condicionantes do processo educativo. A proposta de Chagas definia a durao de um curso superior como o tempo til, obrigatrio em todo o Pas, para a execuo do currculo com o necessrio aproveitamento e admitia variaes no tempo total, em anos, para concluso do curso. O argumento completo de Valnir Chagas indicava que: Com efeito, no um dado indiferente ou mesmo secundrio o tempo total em que se pode obter um diploma de mdico ou de bacharel em Direito: o curso que leva a este mais extenso, o daquele mais intenso e compacto. Nem significa a mesma coisa, em termos de resultados prticos, prolongar ou reduzir esse tempo em relao ao Norte, ao Centro ou ao Sul do Pas, atentas as diferenas econmicas, sociais e culturais das vrias regies que, projetando-se sobre o trabalho educativo, condicionam o funcionamento das escolas e o prprio comportamento dos estudantes individualmente considerados. Dentro do meio, diferem tambm as escolas quanto aos recursos de pessoal, equipamentos e instalaes, dos quais, em grande parte, depende a eficincia do ensino; e, no raro, dentro das prprias escolas, variam as condies em que se desenvolvem as atividades docentes e discentes: o caso, por exemplo, dos cursos noturnos, cuja singularidade os vai tornando polmicos medida que se persiste em conserv-los idnticos aos diurnos. Mas as diferenas maiores so encontradas entre os alunos: diferenas de aptido (tomada esta palavra no sentido amplo de capacidade e ritmo de aprendizagem), diferenas de oportunidades e diferenas de motivao. Pondo mesmo de lado a ltima ordem, que de certo modo funo das duas primeiras, a considerao destas inclui-se entre os grandes problemas da educao no quadro de uma concepo democrtica. Em rigor, a partir do que proceda de transmisso biolgica, as diferenas de aptido e de oportunidades praticamente se confundem, no

plano social, ao influxo de causas anteriores ou atuais da vida do estudante. H, por exemplo, os mais afortunados que, graas a melhores condies econmico-financeiras ou de ambiente, chegam universidade com boa formao de base e, ainda no curso superior, dispem de meios que ensejam um alto aproveitamento; h tambm os que, trazendo embora essa formao prvia, baixam o rendimento ao distriburem as suas horas entre a escola e o trabalho; h os que no trazem o preparo suficiente e, j com a sobrecarga de uma recuperao inevitvel, so tambm forados a dividir-se entre o estudo e a busca da subsistncia; e assim por diante. De qualquer forma, do ponto de vista do ritmo em que podem cumprir satisfatoriamente o currculo, existem trs categorias fundamentais de estudantes a considerar em qualquer planejamento didtico: os rpidos, os mdios e os lentos. ...Sem generalizar excees e fazendo exatamente do aluno mdio o nosso ponto de referncia ... devemos criar um sistema que absorva a todos e ao mesmo tempo ... permita a cada um (desenvolver) o seu prprio teor de excelncia. E no apenas a cada estudante como a cada estabelecimento, a cada comunidade e a cada regio do Pas. precisamente neste ponto que tm falhado, e continuam a falhar, as solues oferecidas ao problema no Brasil. Adotando o critrio da durao nica, expressa em anos letivos, ignoramos todas aquelas condicionantes do processo educativo e acabamos por organizar cursos que so muito rpidos para os alunos lentos e muito lentos para os alunos rpidos. 2.1. Portaria MEC n 159/1965 O referido Parecer foi homologado em 1965 e deu origem Portaria MEC n 159/65 que regulamentou a durao de cursos de graduao no Brasil, especificando o tempo til (mnimo necessrio para execuo do currculo fixado para o curso) e o tempo total (perodo compreendido entre a primeira matrcula e a concluso dos cursos) de durao dos cursos, fixando em horas o limite mnimo, o tempo mdio e o limite mximo para integralizao de cada curso. Alm disso, a Portaria especificou o enquadramento da durao dos cursos em anos. Seguindo a indicao da possibilidade de variaes no tempo total para concluso dos cursos superiores, a Portaria definiu que: o tempo total varivel e resultar, em cada caso, do ritmo com que seja feita a integralizao anual do tempo til (art. 3, 1); a partir do termo mdio e at os limites mnimo e mximo de integralizao anual do tempo til, a ampliao do tempo total se obter pela diminuio das horas semanais de trabalho e a sua reduo, quando permitida, resultar do aumento da carga horria por semana ou dos dias letivos do ano letivo, ou de ambos (art. 4); a diminuio e o aumento do trabalho escolar (...) se faro: como norma geral do estabelecimento; como possibilidade de variao entre alunos (art. 4, 2); vrios ritmos de integralizao anual do tempo til podero coexistir no mesmo estabelecimento (art. 4, 3); os regimentos escolares indicaro, por perodos letivos ou por semanas, as horas-aula correspondentes a cada disciplina, srie, grupo de disciplinas ou ciclo de estudos.

O clculo da durao dos cursos, ou seja, do tempo til era dado pela multiplicao de uma medida mdia de horas semanais de trabalho pelo nmero de semanas correspondente ao enquadramento em anos da durao de cursos. Para isso, adotavam-se os seguintes valores: ano letivo mnimo de 180 dias, correspondente a 30 semanas de 6 dias teis e 5 medidas possveis da mdia de horas semanais de trabalho, 30, 27, 24, 22,5 ou 22 horas. Assim, por exemplo, a durao do curso de Engenharia Civil, era dada pela multiplicao de 150 semanas (5 anos x 30) por uma semana mdia de 24 horas-aula, o que corresponde a um tempo til de 3.600 horas (150 x 24). A durao do curso de Medicina foi estabelecida pela multiplicao de 180 semanas (6 anos x 30) por uma semana mdia de 30 horas-aula, resultando em um tempo til de 5.400 horas. Havia na ocasio cursos de graduao com durao de 1,5 ano, 3 anos, 4 anos, 5 anos e 6 anos. No entanto, os cursos com mesmo enquadramento em anos poderiam apresentar um tempo til varivel, de acordo com a mdia de horas semanais de trabalho adotada. O curso de Msica, por exemplo, assim como Medicina, era enquadrado em 6 anos, porm seu tempo til era o resultado de 180 semanas (6 anos x 30) multiplicado por 24 horas semanais de trabalho, totalizando 4.320 horas. Em seqncia a esse processo, a partir de 1962 e at o incio dos anos 70, foram fixados, por meio de Pareceres e Resolues do Conselho Federal de Educao, os currculos mnimos, por curso, nas modalidades de Bacharelado e de Licenciatura, com conseqente homologao por Portarias Ministeriais. 2.2. Currculo mnimo e durao dos cursos na Reforma do Ensino de 1968 Com a edio da Lei n 5.540/68, o Conselho Federal de Educao, de forma complementar ao seu art. 26, fixar o currculo mnimo e a durao dos cursos superiores correspondentes a profisses reguladas em lei e de outros necessrios ao desenvolvimento nacional, o Decreto-Lei n 464, de 11 de fevereiro de 1969, que revogou parcialmente a Lei n 4.024/61, estabeleceu, no art. 14, que dependem de homologao do Ministro da Educao e Cultura os pronunciamentos do Conselho Federal de Educao, previstos na Lei n 5.540 e no prprio Decreto. Completando o ciclo de estruturao dos cursos, mediante a definio de sua durao, carga horria e currculos mnimos, vieram a Indicao n 8, de 4 de junho de 1968, e o Parecer 85/70. Pelo primeiro instrumento, coube ao CFE, atravs de Comisso Especial designada, fixar normas para reexame dos mnimos de contedo e durao dos cursos superiores de graduao. J o Parecer estabeleceu normas para aplicao dos currculos mnimos. O art.18 da referida Lei definia que alm dos cursos correspondentes a profisses reguladas em lei, as universidades e os estabelecimentos isolados podero organizar outros para atender s exigncias de sua programao especfica e fazer face peculiaridade do mercado de trabalho regional. J o art. 23 da mesma Lei estabelecia que os cursos profissionais podero, segundo a rea abrangida, apresentar modalidades diferentes quanto ao nmero e durao a fim de corresponder s condies do mercado de trabalho e que sero organizados cursos profissionais de curta durao, destinados a proporcionar habilitaes intermedirias de grau superior (Pargrafo 1). Posteriormente, com a edio do Decreto-Lei n 547, de 18 de abril de 1969, foi autorizada a organizao e o funcionamento de cursos profissionais superiores de curta durao, os quais seriam destinados a proporcionar formao profissional bsica de nvel superior, conforme necessidades e caractersticas dos mercados de trabalho regional e nacional.

2.3. Cursos de curta durao Em meados dos anos 70, o sistema de ensino superior brasileiro comeou a apresentar inovaes quanto durao, havendo a introduo de cursos de curta durao. O Parecer n 2.713, aprovado pelo CFE em 6 de agosto de 1976, alm de sugerir a fixao de currculo mnimo para o curso de formao de Tecnlogo em Processamento de Dados, trouxe uma anlise da situao dos cursos de curta durao implantados, desde 1973, ento em processo de expanso. Informava o Parecer que, em 1976, foram oferecidas em 126 cursos mais de 7.000 vagas iniciais, havendo uma estimativa de que no ano seguinte os cursos de curta durao representariam 10% da matrcula total em cursos universitrios do pas. Nesse sentido, importa salientar que a implantao de cursos superiores de curta durao uma experincia de quase trs dcadas. A despeito dessa experincia de inovao e diversificao do ensino superior, preservou-se, nas iniciativas do CFE, a nfase na fixao de currculos mnimos, de durao mnima em carga horria dos cursos, com correspondentes prazos mnimos e mximos para integralizao. 3. Percurso institucional recente: Diretrizes Curriculares e a LDB Em 24 de novembro de 1995, foi sancionada a Lei n 9.131, alterando dispositivos da antiga LDB (Lei n 4.024/61). Revendo o art. 7, disps a Lei que o Conselho Nacional de Educao (CNE), substituto do antigo CFE, ter atribuies normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educao e do Desporto, de forma a assegurar a participao da sociedade no aperfeioamento da educao nacional. O CNE ficou composto por duas Cmaras Cmara de Educao Bsica (CEB) e Cmara de Educao Superior (CES) cada qual constituda por doze conselheiros. Dentre as atribuies concedidas CES est a de deliberar sobre as diretrizes curriculares propostas pelo Ministrio da Educao e do Desporto, para os cursos de graduao (art. 9, 2, alnea c). Com a LDB, Lei n 9.394, de 1996, foram estabelecidas algumas medidas referentes ao temas acima citados: eliminao da exigncia de currculos mnimos, observncia de diretrizes gerais para os currculos de cursos e programas de educao superior e ampliao da durao mnima do ano letivo regular (de 180 para 200 dias). Destaque-se que tais medidas inseriam-se em esprito mais amplo de uma proposta de reestruturao do sistema de ensino superior no pas, com menor nfase na centralizao, e em prol de maior autonomia para que as instituies pudessem inovar, atendendo s demandas regionais e nacionais. No que diz respeito durao de cursos de graduao, a nova LDB abre perspectivas amplas para que as instituies de educao superior organizem seus cursos e programas. Respeitados os duzentos dias de trabalho acadmico efetivo, excludo o tempo reservado para os exames finais, tais instituies tm liberdade para organizar seus cursos, como lhes aprouver. A Lei permite que se opte por um perodo letivo anual, e tambm que se divida os 200 dias por dois semestres, ou por perodos inferiores (quadrimestre, trimestre), conforme a necessidade do curso. Os alunos com extraordinrio aproveitamento nos estudos podero abreviar, desde que, comprovado por avaliao pertinente, a durao de seus cursos (art. 47, 2), caso a estruturao destes assim o permita. Por tal dispositivo, percebe-se que a nova LDB concede a alunos com comprovada capacidade de aproveitamento o direito de acelerar seus estudos, tornando a durao dos cursos tambm uma questo de escolha.

Na mesma direo, a carga horria necessria para a integralizao dos currculos no est mais presa determinao de currculos mnimos para cada curso. Facultou-se s Instituies, portanto, ampla liberdade para a fixao do contedo necessrio para que o estudante tenha atestado, pelo diploma, a formao recebida em seu curso superior. Seguindo a nova orientao da poltica para o ensino superior, a Cmara de Educao Superior do Conselho Nacional de Educao aprovou o Parecer CNE/CES n 776, de 3 dezembro de 1997, dispondo sobre a orientao para as diretrizes curriculares dos cursos de graduao. Este Parecer salientava que a figura do currculo mnimo teve como objetivos iniciais, alm de facilitar as transferncias entre instituies diversas, garantir qualidade e uniformidade mnimas aos cursos que conduziam ao diploma profissional. O Parecer em destaque tambm ressaltava que os currculos formulados na vigncia de legislao revogada pela LDB caracterizavam-se por excessiva rigidez, advinda, em grande parte, da fixao detalhada de mnimos currculos. Como conseqncia, resultou na progressiva diminuio da margem de liberdade que fora concedida s Instituies para organizarem suas atividades de ensino. Ademais, informava o Parecer, na fixao de currculos muitas vezes prevaleceram interesses de grupos corporativos interessados na criao de obstculos para o ingresso em um mercado de trabalho marcadamente competitivo, o que resultou, nestes casos, em excesso de disciplinas obrigatrias e em desnecessria prorrogao do curso de graduao. Como conseqncia, e luz da nova orientao provida pela LDB, indicava a necessidade de uma profunda reviso de toda tradio que burocratiza os cursos e se revela incongruente com as tendncias contemporneas de considerar a boa formao no nvel de graduao como uma etapa inicial da formao continuada. No entendimento firmado pelo citado Parecer, as novas diretrizes curriculares deveriam contemplar elementos de fundamentao essencial em cada rea de conhecimento, campo do saber ou profisso, visando promover no estudante a capacidade de desenvolvimento intelectual e profissional autnomo e permanente. Alm disso, deveriam pautar-se pela tendncia de reduo da durao da formao no nvel de graduao, e ainda promover formas de aprendizagem que contribuam para reduzir a evaso, como a organizao dos cursos em sistemas de mdulos. Em sntese, no entendimento do CNE/CES, as orientaes curriculares constituem referencial indicativo para a elaborao de currculos, devendo ser necessariamente respeitadas por todas as Instituies de Educao Superior. Com o propsito de assegurar a flexibilidade e a qualidade de formao oferecida aos estudantes, as diretrizes deveriam observar os seguintes princpios: 1. Assegurar, s instituies de ensino superior, ampla liberdade na composio da carga horria a ser cumprida para a integralizao dos currculos, assim como na especificao das unidades de estudos a serem ministradas; 2. Indicar os tpicos ou campos de estudo e demais experincias de ensino-aprendizagem que comporo os currculos, evitando ao mximo a fixao de contedos especficos, com cargas horrias pr-determinadas, as quais no podero exceder 50% da carga horria total dos cursos; 3. Evitar o prolongamento desnecessrio da durao dos cursos de graduao;

4. Incentivar uma slida formao geral, necessria para que o futuro graduado possa vir a superar os desafios de renovadas condies de exerccio profissional e de produo do conhecimento, permitindo variados tipos de formao e habilitaes diferenciadas em um mesmo programa; 5. Estimular prticas de estudo independente, visando uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno; 6. Encorajar o reconhecimento de habilidades, competncias e conhecimentos adquiridos fora do ambiente escolar, inclusive os que se refiram experincia profissional julgada relevante para a rea de formao considerada; 7. Fortalecer a articulao da teoria com a prtica, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estgios e a participao em atividades de extenso; 8. Incluir orientaes para a conduo de avaliaes peridicas que utilizem instrumentos variados e sirvam para informar a docentes e a discentes acerca do desenvolvimento das atividades didticas. (grifo nosso) 3.1. Edital SESu/MEC n 4/1997: propostas s Diretrizes Curriculares mesma poca, por meio do Edital n 4/97, convocou as Instituies de Educao Superior a encaminharem propostas para a elaborao das diretrizes curriculares dos cursos de graduao, que deveriam ser sistematizadas por Comisses de Especialistas de Ensino de cada rea. Pelo Edital, as Diretrizes Curriculares tm por objetivo servir de referncia para as IES na organizao de seus programas de formao, permitindo uma flexibilizao na construo dos currculos plenos e privilegiando a indicao de reas de conhecimento a serem consideradas, ao invs de estabelecer disciplinas e cargas horrias definidas (grifo nosso). Deveriam, portanto, contemplar a denominao de diferentes formaes e habilitaes para cada rea de conhecimento, explicitando os objetivos e demandas existentes na sociedade, possibilitando ainda a definio de mltiplos perfis profissionais. A SESu/MEC props sete orientaes bsicas para elaborao das Diretrizes: perfil desejado do formando; competncias e habilidades desejadas; contedos curriculares; durao dos cursos; estrutura modular dos cursos; estgios e atividades complementares; conexo com a avaliao institucional. Desse conjunto de orientaes, destaca-se a busca por flexibilidade de cursos e carreiras, com a promoo da integrao do ensino de graduao com a ps-graduao. As diretrizes objetivavam conferir maior autonomia s IES na definio dos currculos de seus cursos, havendo, em lugar do sistema de currculos mnimos, a proposio de linhas gerais capazes de definir as competncias e habilidades que se deseja desenvolver. Salienta-se que a presena de contedos essenciais busca garantir uma uniformidade bsica para os cursos, sem prejuzo da liberdade das IES para definir livremente pelo menos metade da carga horria mnima necessria para a obteno do diploma, de acordo com suas especificidades de oferta de cursos. Especificamente sobre a durao dos cursos, o Edital 4/97 definiu a necessidade de ser estabelecida uma durao mnima para qualquer curso de graduao, obrigatria para todas as IES, a partir da qual estas teriam autonomia para fixar a durao total de seus cursos (grifo nosso). Quanto questo do tempo mximo para integralizao do curso, definiu-se que deveria ser pensada em termos percentuais, atravs de um acrscimo de at 50% sobre a durao dos mesmos em cada IES.

Em seqncia ao processo iniciado pelo Edital n 4, segmentos significativos da sociedade, das IES universitrias e no universitrias, das organizaes docentes, discentes e profissionais participaram de seminrios, fruns e debates. Esgotado o prazo estabelecido pelo Edital, as Comisses de Especialistas de Ensino (CEEs) foram convocadas para sistematizarem as sugestes apresentadas e produzirem as propostas que seriam enviadas ao CNE. Foram definidos cinco objetivos e metas para as Diretrizes Curriculares Nacionais: Conferir maior autonomia s Instituies de Educao Superior na definio dos currculos de seus cursos, a partir da explicitao das competncias e das habilidades que se deseja desenvolver, atravs da organizao de um modelo pedaggico capaz de adaptar-se dinmica das demandas da sociedade, em que a graduao passa a constituir-se numa etapa de formao inicial no processo contnuo da educao permanente; Propor uma carga horria mnima em horas que permita a flexibilizao do tempo de durao do curso de acordo com a disponibilidade e esforo do aluno (grifo nosso); Otimizar a estruturao modular dos cursos, com vistas a permitir um melhor aproveitamento dos contedos ministrados, bem como a ampliao da diversidade da organizao dos cursos, integrando a oferta de cursos seqenciais, previstos no inciso I do art. 44 da LDB; Contemplar orientaes para as atividades de estgio e demais atividades que integrem o saber acadmico prtica profissional, incentivando o reconhecimento de habilidades e competncias adquiridas fora do ambiente escolar; e Contribuir para a inovao e a qualidade do projeto pedaggico do ensino de graduao, norteando os instrumentos de avaliao. As primeiras propostas sistematizadas foram divulgadas na Internet, em dezembro de 1998, a fim de suscitar sugestes e crticas. Alm disso, a maioria das reas promoveu encontros e seminrios em todo o pas, para consolidar as propostas. A SESu/MEC atuou recebendo as sugestes e crticas, para que fossem agregadas verso final, que seria divulgada tambm na Internet, para posterior encaminhamento ao CNE, em um processo que se estendeu por cerca de dois meses em cada uma das reas. As propostas resultantes foram ento agrupadas em blocos de carreiras, considerando o critrio utilizado pela CAPES: Cincias Biolgicas e Sade: Biomedicina, Cincias Biolgicas, Economia Domstica, Educao Fsica, Enfermagem, Farmcia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrio, Odontologia e Terapia Ocupacional. Cincias Exatas e da Terra: Cincias Agrrias, Estatstica, Fsica, Geologia, Matemtica, Medicina Veterinria, Oceanografia e Qumica. Cincias Humanas e Sociais: Artes Cnicas, Artes Visuais, Cincias Sociais, Direito, Filosofia, Geografia, Histria, Letras, Msica, Pedagogia e Psicologia. Cincias Sociais Aplicadas: Administrao, Cincias Contbeis, Cincias Econmicas, Biblioteconomia, Comunicao Social, Hotelaria, Servio Social, Secretariado Executivo e Turismo. Engenharias e Tecnologias: Arquitetura e Urbanismo, Computao e Informtica, Design, Engenharias e Meteorologia.

Posteriormente, foi promulgada a Lei n 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que aprovou o Plano Nacional de Educao (PNE). Este tinha, em sntese, os seguintes objetivos: a elevao global do nvel de escolaridade da populao; a melhoria da qualidade do ensino em todos os nveis; a reduo das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e permanncia, com sucesso, na educao pblica; e a democratizao da gesto do ensino pblico, nos estabelecimentos oficiais, obedecendo aos princpios da participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola e a participao das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. O PNE estabeleceu para a educao superior 23 (vinte e trs) objetivos e metas. Dentre estes, cumpre ressaltar o dcimo primeiro: Estabelecer, em nvel nacional, diretrizes curriculares que assegurem a necessria flexibilidade e diversidade nos programas de estudos oferecidos pelas diferentes instituies de educao superior, de forma a melhor atender s necessidades diferenciais de suas clientelas e s peculiaridades das regies nas quais se inserem (grifo nosso). O Parecer CNE/CES n 583/2001, aludindo nova LDB, ressalta que, em ateno necessria reviso da tradio que burocratizara os cursos e ante as tendncias contemporneas de inserir a graduao no contexto da formao continuada, foi assegurado ao ensino superior maior flexibilidade na organizao curricular. Quanto ao trabalho de enquadramento das propostas de diretrizes curriculares, iniciado em dezembro de 1997 com o Edital n 4, enfatizou-se o volume de trabalho empreendido 1.200 propostas bastante heterogneas que foram sistematizadas e a variedade resultante em termos de durao dos cursos em semestres: de quatro at doze e de carga horria, de 2.000 at 6.800 horas. Aps referir-se aos dispositivos anteriores relativos questo, o Parecer CNE/CES n 583/01 afirma que a CES/CNE decidiu adotar uma orientao comum para as diretrizes que comea a aprovar e que garanta a flexibilidade, a criatividade e a responsabilidade das instituies ao elaborarem suas propostas curriculares. Foram propostas duas iniciativas: 1 A definio da durao, carga horria e tempo de integralizao dos cursos ser objeto de um Parecer e/ou uma Resoluo especfica da Cmara de Educao Superior. 2 As diretrizes devem contemplar: a) perfil formando/egresso/profissional conforme o curso, o projeto pedaggico dever orientar o currculo para um perfil profissional desejado; b) competncia/habilidades/atitudes; c) habilitaes e nfases; d) contedos curriculares; e) organizao do curso; f) estgios e atividades complementares; g) acompanhamento e avaliao. Cabe registrar, neste sentido, o Parecer CNE/CES n 67/03, homologado em 2/6/2003, que trata do referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais DCN dos Cursos de Graduao, revogando o Parecer CNE/CES n 146/2002. 4. As corporaes e a durao de cursos Seria natural que se permitisse educao superior brasileira evoluir, flexibilizar-se e diferenciar-se conforme sua prpria dinmica e de acordo com as exigncias e caractersticas de cada rea, sem que precisasse haver manifestao do Conselho Nacional de Educao sobre o assunto na maioria dos casos, j que a essncia doutrinria da LDB contempla e incentiva estes princpios. Neste sentido, a durao dos cursos nada mais seria que uma norma de natureza educacional, prpria das IES,

principalmente aquelas contempladas com a autonomia para a definio e fixao dos currculos de seus cursos e programas. 4.1. Diploma: carta de crdito profisso Entretanto, no Brasil, assim no so as coisas, a despeito de sua aparncia deduzida do esprito da LDB. que o diploma considerado como passe profissional, necessrio obteno da licena profissional, por vrias leis, de hierarquia idntica LDB, que regulamentam as profisses e criam normas e ordens para a sua fiscalizao, destarte, ensejando, seno criando, a existncia de conflitos de competncias sobre conjuntos de problemas com enorme rea de interseo. O mandato legal atribudo aos Conselhos e Ordens das profisses regulamentadas por lei acaba por exigir uma manifestao doutrinria do CNE, de modo a conciliar a contradio entre a flexibilidade educacional, a rigidez normativa das corporaes e a natureza formal da CLT. Sim, pois a diversidade de ofertas e durao dos cursos superiores e de graduao esbarra nas regras para o acesso licena profissional, tendo-se verificado inmeras manifestaes das Ordens, vedando a prtica profissional de egressos do ensino superior diplomados segundo critrios de durao e concepo de cursos no endossados pelas corporaes. Resta, portanto, buscar maneiras de compatibilizar o novo com o tradicional, o flexvel com o formal. Claro, as Ordens e Conselhos, no s as IES, precisaro visualizar os caminhos da modernizao e da flexibilizao, luz das transformaes em processo. Por estas razes, quando tratamos do tema da durao e carga horria dos cursos de graduao, somos forados a no perder de vista a sua inevitvel relao com as determinaes legais de natureza corporativa. No contexto da flexibilizao e da inovao sugeridas pela LDB, faz pouco sentido imaginar regras frreas para a determinao da durao dos cursos de graduao, cabendo, muito mais, alinhavar diretrizes, parmetros, que sirvam de marco de referncia para as instituies de ensino superior. Parmetros flexveis sobre durao de cursos, no Brasil, guardam imediata relao, seno conflito, com a existncia de corporaes profissionais detentoras do monoplio das regras de acesso profisso. Assim, o que poderia parecer, como sugere a leitura da LDB, pacfico comando das Instituies de Educao Superior e mesmo do CNE, como por exemplo a autonomia para a fixao de currculos e durao de cursos superiores e de graduao, nada tem de consensual. que outras leis, de hierarquia idntica LDB, ao regulamentar o exerccio e a fiscalizao das profisses, legitimam comandos contrrios, opostos idia de flexibilidade, inovao, diversidade e desregulamentao, cerne da Lei de Diretrizes e Bases. Corporaes, diferentemente da doutrina da LDB, apreciam a uniformidade e o carter nacional de currculos mnimos e durao de cursos, de modo a erigir uma identidade corporativa nacional, no diversa, seno indivisvel. E tem a lei a escorar tal aspirao, de modo que, assim como o pas uma federao de estados, a vida dos egressos do ensino superior caracterizada por uma federao de monoplios profissionais, de cunho nacional, nunca regional, de traos uniformes, nunca diversos, de comandos unitrios, nunca mltiplos. Observe-se, no quadro a seguir, a diversidade e amplitude das profisses regulamentadas, cujo exerccio, bem como sua fiscalizao, so comandados por leis, de hierarquia idntica LDB.
Quadro 1 Profisses de ensino superior regulamentadas no Brasil
Advogado Engenheiro de Segurana Nutricionista

Agrimensor Arquiteto Arquivista Assistente Social Aturio Bibliotecrio Bilogo Biomdico Contabilista Economista Economista Domstico Enfermeiro

Engenheiro-Agrnomo Estatstico Farmacutico Fisioterapeuta Fonoaudilogo Gegrafo Gelogo Jornalista Mdico Mdico-Veterinrio Meteorologista Muselogo

Odontologista Orientador Educacional Professor Profissional de Educao Fsica Psiclogo Qumico Relaes Pblicas Secretrio Socilogo Tecnlogo Terapeuta Ocupacional Treinador de Futebol

Zootecnista Fonte: MEC/INEP, Censo da Educao Superior, 2004.

4.2. A influncia das profisses no contedo do ensino superior peculiar, nesse sentido, a relao da matriz educacional e profissional brasileira com os comandos e possibilidades abertas pela LDB. Esta, ao contrrio da Lei n 4.024/61, no traz inequvoca associao entre diploma e inscrio profissional, o que permitiria quebrar a natureza corporativa e profissionalizante da educao superior brasileira, dando-lhe mais discernimento acadmico do que profissional. H quem defenda que a nova LDB inaugura um novo paradigma de formao superior, no necessariamente profissionalizante. No obstante, a histria da formao superior no Brasil exatamente medida pela escolha da profissionalizao precoce, caracterizada, desde o primeiro minuto de vida acadmica, por um destino profissional compulsrio. Em decorrncia, o diploma continua a ser o passe para a vida profissional. Evidencia-se, assim, potencial conflito de interpretaes, determinaes e domnios legais. De um lado, no entendimento de vrios educadores, a nova lei educacional claramente separaria a profisso do diploma. De outro lado, h quem defenda que, ademais de tal dissociao no ser mandatria na LDB, outras regulamentaes mandam equivaler diploma e profisso. A durao dos cursos de graduao no Brasil est, at hoje, intimamente ligada lgica da opo que o Brasil fez, anteriormente vigncia da atual LDB, para o desenho de seu sistema de ensino superior. De um lado, o sistema europeu, notadamente o francs, historicamente dotado de segundo grau de alta qualidade, ofereceu a matriz justificadora de um ensino universitrio de natureza profissionalizante. De outro, ainda que sem o mesmo peso de influncia histrica sobre os primrdios da educao superior no Brasil, o modelo americano, consciente da parca qualidade de seu ensino mdio, indicava a pertinncia de um ensino universitrio mais genrico, deixando a profissionalizao para o nvel ps-graduado. O Brasil soube escolher o pior dos dois mundos possveis. Dotado de ensino mdio bastante frgil, optou pelo modelo de profissionalizao precoce, que deixou indelvel rastro na sociedade brasileira durante o sculo XX. Meninos e meninas, de 17 anos, s vezes menos, precisam decidir se sero mdicos, advogados, professores, economistas, cientistas, filsofos ou poetas, opo que lhes assombrar todo o percurso de estudos universitrios. O brasileiro que vai universidade precisa ter certeza sobre seu futuro profissional, sua escolha de campo de saber ao qual dedicar maiores esforos, quando ainda nem finalizou adequadamente sua preparao para entender o

mundo das distintas cincias, dos variados saberes. O candidato educao superior precisa saber que profisso ter, antes mesmo de claramente entender a complexidade do mundo do conhecimento. candidato profisso antes de ser candidato ao saber. 4.3. LDB: novas perspectivas A LDB, no apagar das luzes do sculo vinte, abriu novas perspectivas para a educao superior brasileira, possibilitando a desconexo entre a vida profissional e a formao universitria, indicando que o diploma atesta o que se aprendeu nos estudos superiores, no ligando, necessariamente, o diploma licena profissional. O CNE deliberou sobre as diretrizes curriculares propostas pelo MEC em sintonia com a orientao da Lei. Tais diretrizes, entretanto, assim como muitos aspectos do esprito da referida lei, se chocam, naturalmente, com a matriz histrica que comanda a arquitetura do ensino superior no Brasil, a matriz profissionalizante. A transio entre dois paradigmas, um, o que marca a histria brasileira, outro, cujos defensores advogam que constitui o seu futuro, reflete o choque de preferncias e pautas distintas. De um lado, o CNE avoca a interpretao dos novos tempos, em obedincia mesmo lei. De outro, as corporaes, com seus poderes derivados da outorga estatal, e da mescla, mesmo, entre corporao e Estado, procuram ajustar o novo esprito da lei velha natureza do poder corporativo. Natural, portanto, que se entenda a pertinncia de um perodo de transio, que se perceba a necessidade de ajustar a velocidade da aplicao do comando imperativo da lei capacidade cognitiva da sociedade, pautada pelos poderes de suas histricas corporaes, permitindo-lhe o tempo necessrio para os ajustes indispensveis absoro, entendimento, integrao e maturao de um novo paradigma. As leis e as instituies que lhes do carnatura demandam tempo prprio, indispensvel, para a completa traduo de conceitos novos em cdigos compreensveis, compartilhveis e aplicveis. Por tautolgico que parea, no se faz uma mudana de paradigma antes que se entenda a mudana, e se a absorva e se a infiltre, e que se adense, no imaginrio e na inteleco de atores individuais, organizacionais e institucionais. J ensinou a Sociologia da Cincia que a vida do conhecimento se materializa atravs de paradigmas de compreenso, entendimento e significados, compatveis com a ordem de problemas que se tem a resolver. Renovado o paradigma, por exemplo, desalojada a primazia da natureza profissionalizante da educao superior, iniciam-se processos complexos de interao entre o novo, pouco compreendido, e o anterior, completamente absorvido, processos esses que precisam de seu prprio tempo de maturao e traduo do que intelectualmente compreendido e traduzido em prticas institucionalmente absorvidas e legitimadas. Mudanas precisam de legitimidade, processo de duas mos, que une o inovador, a inovao e as instncias que faro materializar a novidade. , portanto, processo mltiplo, dependente do compartilhamento, aceitao e escoramento de novas vises de mundo. Tem faltado s novas diretrizes curriculares a legitimidade do comando, ou melhor, se as tem negado a legitimidade, at mesmo por via judiciria. Essa, como se vem discutindo, no advm somente da fora da norma, de seu comando, mas depende, igualmente, de sua compreensibilidade, de sua adoo, de seu escoramento, pelas pessoas, organizaes e instituies responsveis. Com base em toda a discusso que se desenvolveu ao longo do presente Parecer, verifica-se que o Brasil, assim como a Unio Europia, enfrentam, simultaneamente, problemas parecidos. Embora no parea luz da primeira olhada, o continente que o

Brasil, desde o ponto de vista da institucionalizao, poder, comando e influncia das corporaes, com seu inevitvel suporte legal/Estatal, guarda parecena com a Unio Europia, que luta para compatibilizar, harmonizar, as distintas perspectivas de vrios Estados, mercados, naes e culturas de modo a garantir a probabilidade de que todos indivduos possam competir em igualdade de condies, tanto no mercado do trabalho, quanto naquilo em que este guarda relao com o mundo universitrio. O Brasil, embora pas nico, convive com o poder de mini-naes profissionais internas, que lhe emprestam complexidades enormes, compostas por corporaes que detm monoplios delegados pelo Estado, para acesso e controle de muitas prticas de trabalho. 4.4. Chancela das corporaes As corporaes, reconhecidas por Lei, chanceladas pelo Estado, beneficirias do direito de atribuir validade ao diploma profissional e, simultaneamente, cobrar taxas de seus membros compulsrios, no cuidam, em regra, salvo especialssimas excees, do acesso profisso que porta seu selo. Formado, cumpridas as exigncias burocrticolegais e tendo pago suas taxas, o profissional est inscrito e licenciado para o exerccio da profisso. Essas mesmas corporaes, de novo, ressalvadas especialssimas excees, nada fazem para aferir a qualidade daqueles profissionalmente licenciados, transformando o diploma em implcita licena profissional, para isso se valendo do reconhecimento estatal. A profisso, no Brasil, matria estatal. Em resumo, o mundo profissional, no Brasil, um mundo associado proteo Estatal. Deriva do Estado o seu monoplio. Tira do Estado o seu direito receita. Recebe, extrai do Estado a lei que lhe d a concesso para ditar regras setoriais. E deseja que o ensino, a vida acadmica e o conhecimento se ajustem aos cnones de estrita natureza corporativa. No se encerra na alterao da lei educacional, portanto, a relao entre o mundo da educao e o mundo do trabalho. Essa fruto de um emaranhado de relaes institucionais amplas e nacionais, de larga histria. Da a necessidade de discutir com as comunidades profissionais legalmente sancionadas a alterao da relao da universidade com as licenas profissionais, j que esta mudana parametrizada por cnones corporativos e restries institucionais e legais. Por todas essas razes, faz sentido imaginar uma mudana, a partir da vigncia da LDB e das diretrizes curriculares delas oriundas, que contemple uma transio, proporcional absoro das novas realidades que se pretende instalar. Nessa, a durao de cursos, tais como o de Medicina, Direito e Engenharia, tambm conhecidos como as profisses imperiais, ficaria inalterada. Parece claro que, ao longo do tempo, as ordens profissionais precisaro visualizar novas maneiras de certificao profissional, semelhana da OAB, por meio de exame especfico. J hoje se verifica grande e crescente diversidade de cursos, formaes e durao dos estudos que conduzem ao diploma. Esse processo tende a se multiplicar. Os outros bacharelados, com seus tradicionais quatro anos, poderiam igualmente seguir seu curso histrico conhecido e, atravs de intenso processo de discusso, alcanar renovada aferio da durao mnima dos cursos associados licena profissional. Nesse processo de discusso seria desejvel analisar a eventual possibilidade de se associar a licena profissional ao ciclo ps-graduado, compatvel com a existncia de graduaes de natureza acadmica, genrica, desligada dos cnones profissionais. Tal modalidade ainda incipiente no Brasil, no obstante relevante experimento em andamento na USP.

4.5. Grau acadmico: degrau profissional O CNE e as ordens profissionais precisam admitir a franca existncia de um complexo processo de aprendizado e internalizao das novas tendncias e horizontes educacionais. A mudana, a transio para o que se acredita ser um novo paradigma, j est sendo proposta, resta agora ajustar e negociar as vrias e complementares percepes e interesses intervenientes no processo que se quer iniciar. razovel admitir que esta transio v exigir um prazo de adaptao, fertilizao do dilogo e aprendizado institucional, do que possivelmente resultaro novas culturas profissionais, acadmicas e organizacionais. Exemplificando, duas alternativas complementares se apresentam. Seria possvel visualizar a obteno da licena profissional em funo de cursos superiores e de graduao com enfoque profissional. Igualmente, seria admissvel imaginar a licena profissional em decorrncia de ciclo ps-graduado precedido de graduao em outra rea. Na primeira alternativa, a licena advm da graduao. Na segunda, advm da ps-graduao. De toda maneira, a formao superior deveria ser, cada vez mais, entendida como um processo de educao continuada, verticalmente integrada. Estabelecer-se-ia que os estgios e atividades complementares e/ou prticas, em conjunto, no poderiam exceder o total de 20% (vinte por cento) da carga horria total do curso. A LDB fixou o tamanho, a extenso do ano letivo, passando-o de 180 para 200 dias. Mas ainda no se fixou a carga da jornada de ensino a eles concomitante que, certamente, sofrer importantes variaes como, por exemplo, ficou demonstrado pela rea jurdica, cujas tradicionais 3.300 horas, traduzidas para o novo calendrio escolar, subiriam para 3.700 horas. Obviamente, dada a experincia consolidada da rea jurdica, no deveria haver objees fixao deste patamar, nele contidos o teto de 20% para estgio, prtica jurdica e atividades complementares. Na medida em que no for fixada a carga da jornada acadmica, a durao dos cursos, medida em anos, transformar-se- em parmetro de reduzida importncia, j que a simples variao do nmero de aulas dirias, ademais de outras circunstncias, acabe produzindo relevante impacto sobre a efetiva durao, integralizao, dos estudos necessrios obteno do grau. A maneira pela qual esse processo ocorrer merece posterior ateno do CNE. Observada a evoluo dos instrumentos regulatrios pertinentes durao de cursos, na vigncia desta LDB, verifica-se uma tendncia a se tratar como indissociveis trs aspectos relevantes: durao, carga horria e integralizao. H quem imagine que falar de carga horria e integralizao de cursos signifique voltar aos currculos mnimos, violando a LDB. No esse o caso. J que o diploma atesta o conhecimento recebido, esse deve pressupor uma certa carga de trabalho acadmico que se reflita na acumulao de conhecimentos e maturidade intelectual mensurveis frente a requisitos considerados como necessrios. Anos de durao, embora relevantes do ponto de vista das comparaes estatsticas internacionais, so constitudos por determinados e internacionalmente compartilhados volumes de trabalho discente que emprestam aos anos sua significao fundamental. A fixao das cargas de trabalho relativas a um ano letivo so relevantes, porque a mobilidade profissional, acirrada pela internacionalizao dos mercados no somente requer a comparabilidade dos ttulos profissionais como, de igual modo, a internacionalizao precisa repousar na garantia da possibilidade de que todos possam competir em igualdade de condies frente a um conjunto de parmetros

fixados. a fixao das cargas correspondentes aos anos letivos, ademais de seus contedos, que garante e promove a mobilidade de estudantes, professores e profissionais, permitindo, igualmente, a validao, portanto a transferncia, de estudos feitos em outro pas ou outra universidade. 5. Audincia sociedade: propostas e comentrios No conjunto de processos de escuta sociedade ocorreram audincias pblicas consagradas durao dos cursos. Estiveram presentes representantes do Conselho Nacional de Educao e da Secretaria de Educao Superior do Ministrio da Educao, alm de Membros do Conselho Federal de Administrao (CFA), da Associao Nacional de Ps-Graduao em Administrao (ANPAd), da Associao Nacional dos Cursos de Graduao em Administrao (ANGRAD), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Federao Nacional dos Economistas (FENECON), do Conselho Federal de Economia (COFECON), da Associao Nacional de Graduao em Economia (ANGE) e da antiga Comisso de Especialistas de Ensino de Economia, alm da ABEDi e da OAB. No debate registraram-se manifestaes das distintas reas presentes, como se resume: (a) 3.000 horas e 4 anos para Administrao; (b) 3.000 horas e 4 anos para Contbeis; e (c) 3.200 horas e 4 anos para Economia. Quanto ao Direito, as seguintes manifestaes se registraram: (a) carga horria total de 3.700 horas; (b) durao mnima de cinco anos, com tempo mximo de integralizao equivalente ao tempo mnimo acrescido de 50% (cinqenta por cento); (c) atividades complementares e estgio devem responder, em conjunto, por at 20% (vinte por cento) da carga horria total do curso. Houve um amplo debate em torno da possvel diferenciao de critrios entre curso diurno e noturno, com a Economia sugerindo que o curso noturno no pudesse ser integralizado em menos de cinco anos. J a rea jurdica optou pela utilizao dos mesmos critrios para ambos os cursos, ressalvando o que j existe na Portaria Ministerial n 1.886/94, ou seja, a limitao das atividades noturnas a quatro horas dirias. Esse no foi um debate conclusivo, sendo certo que os Conselheiros presentes sinalizaram para o estabelecimento de diferenas entre o curso noturno e o diurno. Dando continuidade ao processo de audincia sociedade, foi endereado o Ofcio n 426, de 19 de maio de 2004, com a minuta deste Parecer, para o Coordenador do Frum dos Conselhos Federais de Profisses Regulamentadas, Dr. Humberto Tanns Jnior, e encaminhado para os endereos eletrnicos dos demais Conselhos Federais de Profisses Regulamentadas, solicitando, em nome deste Relator, sugestes e contribuies sobre o documento. A saber, fez-se contato com as seguintes entidades: Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Federal da Ordem dos Msicos do Brasil, Conselho Federal de Administrao, Conselho Federal de Biblioteconomia, Conselho Federal de Biologia, Conselho Federal de Biomedicina, Conselho Federal de Contabilidade, Conselho Federal de Corretores de Imveis, Conselho Federal de Economia, Conselho Federal de Economistas Domsticos, Conselho Federal de Educao Fsica, Conselho Federal de Enfermagem, Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Conselho Federal de Estatstica, Conselho Federal de Farmcia, Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Conselho Federal de Fonoaudiologia, Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal de Medicina Veterinria, Conselho Federal de Museologia, Conselho Federal de Nutricionistas, Conselho Federal de Odontologia, Conselho Federal de Profissionais de Relaes Pblicas, Conselho Federal de Psicologia, Conselho Federal de Qumica, Conselho

Federal de Representantes Comerciais, Conselho Federal de Servio Social e Conselho Nacional de Tcnicos em Radiologia. Acusou-se o recebimento de manifestao do Conselho Federal de Nutrio considerando que a proposta encaminhada contempla as expectativas; o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional sugeriu a carga horria mnima de 4.500 h-a, integralizadas de 4 a 6 anos para o curso de Fisioterapia, e 4.000 h-a, integralizadas de 4 a 5 anos para o curso de Terapia Ocupacional; o Conselho Federal de Farmcia indicou a carga horria mnima de 4.800 h-a, a includas 800 horas de estgio, integralizadas, no mnimo, em 5 anos e, no mximo, com o acrscimo de 50%; o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura encaminhou Ofcio ao Presidente do CNE, protocolado sob o n 37204.2004-38, em 6/7/2004, consultando sobre este Parecer e anexando ata da Sesso Plenria Ordinria, de 30/4/2004, na qual indicada a manuteno da carga horria mnima de 3.600 horas para as reas de sua abrangncia; o Conselho Federal de Medicina/ABEM sugeriu a carga horria mnima de 7.200 horas, integralizadas de 6 a 9 anos; o Conselho Federal de Corretores de Imveis apenas registrou o recebimento da mensagem; o Conselho Federal de Fonoaudiologia remeteu o Ofcio-resposta CFFa n 442/2004, no qual endossava a carga horria mnima de 4.000 horas e fazia consideraes pertinentes a este Parecer. Das audincias, discusses tcnicas, reunies de Comisses e votaes da CES, conclumos pela recomendao das cargas constantes do Quadro 4, cujos cenrios de integralizao passamos a discutir. 6. Da durao/integralizao Aps a aprovao do Parecer CNE/CES n 329/2004, surgiram questionamentos sobre a carga horria mnima (CHM) atribuda para alguns cursos, que supostamente estariam dimensionadas em quantidade de horas inferior necessria, possibilitando a existncia de cursos com contedo de ensino insuficiente, e supostamente incapazes de cumprir os requisitos das diretrizes curriculares, argumentos que se estendem ao Parecer CNE/CES n 184/2006. Destaque-se que a principal crtica ao Parecer baseia-se no suposto de que fundamental atribuir, tambm, um prazo para integralizao dos currculos, de forma que no seja permitida a concluso prematura da graduao. Tal alegao parte da premissa de que a composio entre diretrizes curriculares e carga horria mnima no basta para a estruturao adequada dos cursos de graduao, sendo necessrio tambm um parmetro temporal mnimo, isto , que seja estabelecida uma quantidade mnima de anos, do ingresso concluso. A rigor, essa argumentao, na prtica, direciona-se ao modelo de estruturao do ensino de graduao preexistente LDB de 1996 e Lei n 9.131/95, pautado no binmio durao de cursos / currculos mnimos. 6.1. LDB de 1961 e durao de cursos de graduao A j referida Portaria Ministerial, n 159/1965, estabeleceu os parmetros que orientaram, nessa fase, a estruturao da educao superior quanto durao dos cursos de graduao. Partia-se do conceito de tempo til que expressava, por um quantitativo de horas-aula, o mnimo necessrio para a execuo dos currculos. Por ela definia-se durao de curso como o tempo necessrio execuo do currculo respectivo em ritmo que assegure aproveitamento satisfatrio e possa, tanto quanto possvel, ajustarse s diferenas de meios, de escolas e de alunos. E, tempo til, como o mnimo necessrio para execuo do currculo fixado para o curso. A rigor, este conceito expressava a carga horria mnima do curso, sendo dela excludas as horas

correspondentes a: provas e exames; estudos e exerccios de iniciativa individual; estgios supervisionados, no que excedesse a um dcimo do nmero de horas fixado para o curso. Para se chegar durao do curso em anos, era utilizado o conceito de termo mdio, o qual expressa a integralizao anual do currculo, mensurada em horas-aula (h-a), que representava uma mdia esperada de horas anuais a serem despendidas com ensino, considerando-se que poca o ano letivo no podia ser inferior a 180 dias de trabalho escolar efetivo, representativas de 15 semanas por semestre.Chegava-se, ento, ao enquadramento em anos dos cursos de graduao existentes. A referida Portaria j admitia flexibilizaes na integralizao anual do tempo til, com limites mnimo e mximo e variaes, para mais ou para menos, na durao dos cursos. Da mesma forma, reafirme-se que a carga diria de trabalho escolar podia variar conforme a quantidade de dias de trabalho escolar efetivo, preservando-se o limite mnimo de 180 dias para o ano letivo, atribuindo s normas gerais do estabelecimento a diminuio e o aumento do trabalho escolar, como possibilidade de variao entre alunos (art. 4, 2). Na prtica, associando-se ano letivo de 180 dias, tempo til (carga horria), durao em anos, currculo mnimo para cada curso de graduao chegava-se a uma padronizao do ensino, que era seguida por praticamente todas as instituies de educao superior do pas. Tal herana, malgrado facilitasse a gesto das IES e permitisse uma melhor comparabilidade entre os cursos do pas, tambm engessava o sistema educacional, restringindo os espaos para inovaes, sejam elas institucionais, sejam quanto ao ensino propriamente dito. Verifica-se, na seqncia, a elaborao do Quadro 2 , que demonstra, em dois momentos distintos na educao brasileira, as cargas horrias mnimas estipuladas, por curso de graduao. Ressalte-se que o primeiro momento teve por base a legislao poca que instituiu os Currculos Mnimos, e, no segundo momento, as Diretrizes Curriculares Nacionais, previstas na LDB. Na anlise do quadro, constata-se que, em geral, houve aumento das CHM. Quadro 2 Comparao entre tempo til dos cursos de graduao e carga horria mnima
CURSOS Administrao Agronomia Arquitetura e Urbanismo Arquivologia Artes Cnicas Biblioteconomia/Cincias da Informao Cincias Biolgicas Cincias Contbeis Cincias Econmicas Cincias Sociais Comunicao Social
2.200 horas de atividade Parecer n 293/62 2.200 Parecer n 02/78 2.500 Parecer n 107/70 (horas) Resoluo n 01/72 (horas de atividade) 2.160 h/a Parecer n 698/74 Curta 2.145 h/a Plena 3.456 h/a Parecer 2.331/74

Cursos no includos na P. M. 159/65


2.700 horas de atividade Parecer 307/66

Portaria MEC 159/65 (em horas/aula) -------3.240 4.050 --------------2.025 -------2.700 2.700 ---------------

Pareceres CNE/CES nos 329/2004 e 184/2006 (em horas) 3.000 3.600 3.600 2.400 2.400 2.400 2.400 3.000 3.000 2.400 2.700

CURSOS Dana Direito Economia Domstica Educao Fsica Enfermagem Engenharia Agrcola Engenharia Florestal Engenharias Estatstica Farmcia Filosofia Fsica Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia Geologia Histria Letras Matemtica Medicina Medicina Veterinria Meteorologia Museologia Msica Nutrio Odontologia Pedagogia Psicologia Qumica Servio Social Terapia Ocupacional Turismo Zootecnia

Cursos no includos na P. M. 159/65


2.160 horas de atividade Parecer n 1.284/73 2.500 horas de atividade Parecer n 352/66

Portaria MEC 159/65 (em horas/aula) -------3.300 -------2.025 3.240

Pareceres CNE/CES nos 329/2004 e 184/2006 (em horas) 2.400 3.700 2.400 3.200 3.200 3.600 3.600 3.600 3.000 3.200 2.400 2.400 3.200 3.200 2.400 3.600 2.400 2.400 2.400 7.200 4.000 3.000 2.400 2.400 3.200 4.000 2.400 4.000 2.400 3.000 3.200 2.400 3.600

3.240 h/a Parecer n 2.307/74 4 anos letivos Parecer n 364/64 Parecer n 870 de 14/10/65 (2.700 h/a) Portaria n 314/65 (4 anos letivos) Resoluo s/n (2.200 horas de atividade) Parecer n 277/62 (durao anual) 2.500 horas de atividade Parecer 196/62 1.800 h/a Parecer n 2031/74 2.200 h/a Parecer n 412/62 2.200 h/a Parecer n 377/72 1.600 h/a Portaria n 168/65 2.200 horas de atividade Parecer n 295/62

--------------3.600 -------2.430 --------------2.160 --------------2.880 ---------------------5.400 3.240

2.880 h/a Parecer n 1768/73 2.700 h/a Parecer n 971/69

--------------3.600 2.160 3.240

2.200 horas Parecer n 252/69 2.500 horas de atividade Parecer n 297/62

-------4.050 -------2.880 2.160

1.600 h/a Parecer n 35/71 2.700 h/a Parecer n 406/69

---------------

6.2. LDB de 1996 e mudanas no paradigma educacional

A LDB de 1996 sacramentou o processo de transformao do marco referencial de estruturao da educao superior com uma variedade de cursos e programas (graduao, ps-graduao lato e stricto sensu, seqenciais), afastando, com isso, a necessidade de haver currculos mnimos, deixando em desuso, inclusive, o conceito de durao dos cursos. importante frisar que, como desdobramento da autonomia, as universidades tm a prerrogativa de definir os currculos dos seus cursos e programas, observadas as (...). De forma regulamentar Parecer CNE/CES n 776, de 3 de dezembro de 1997 , o CNE tratou das diretrizes curriculares dos cursos de graduao. Ato contguo, a SESu/MEC lanou o Edital n 4/97, convocando as Instituies de Educao Superior a encaminharem propostas para a elaborao das diretrizes curriculares dos cursos de graduao, a serem sistematizadas por Comisses de Especialistas de Ensino de cada rea. Ao longo do binio 2003/2004, ocorreu, no mbito do CNE, o trabalho de discusso do tema, contemplando audincias pblicas e consultas sociedade. Desenvolvida inicialmente em torno da durao dos cursos, a questo passou a ser tratada em torno da definio da carga horria mnima dos cursos, o que culminaria na aprovao do Parecer n 329/2004. 6.3. Carga horria mnima x hora-aula No obstante a retificao efetivada pelo Parecer CNE/CES n 184/2006, persistem reivindicaes para que a durao/integralizao, somadas carga horria mnima dos cursos, constituam orientao geral a ser seguida. Ou seja, defende-se que haja a demarcao da durao mnima dos cursos de graduao, como um parmetro nacional. Num contexto histrico, preciso destacar que, aps a LDB de 1961, parte dos cursos teve sua carga horria fixada com base em horas-aula, o que influenciou a estruturao acadmica, administrativa e financeiramente, criando-se uma distoro. Diz-se isso porque, na prtica, a hora-aula, por variar entre os cursos do turno diurno (50 minutos e noturno (40 a 45 minutos), totalizava uma carga de estudo diferente daquela que aconteceria se a contabilizao fosse feita em horas. O Parecer CNE/CES n 329/2004, mantendo coerncia com decises anteriores do prprio Conselho, procurou equiparar a mensurao da quantidade de conhecimento mnimo a ser desenvolvido no mbito dos projetos pedaggicos dos cursos. Por isso, todas as CHM dos cursos so mensuradas em horas, de forma que, comparando as cargas horrias anteriores com as que foram propostas no referido Parecer, verifica-se que houve acrscimo. Ademais do que includo no aumento do ano letivo de 180 dias para 200 dias. No mesmo sentido, verificou-se que houve crescimento no volume mnimo de horas necessrias. Apesar disso, o argumento que sustenta a necessidade de integralizao est amparado na premissa de que a falta da fixao de um prazo mnimo de durao faria com que as IES promovessem uma reduo do tempo decorrido entre o ingresso dos alunos e a concluso do curso, por razes antes administrativas e financeiras do que acadmicas. E mais, que isso geraria uma dinmica perversa, j que as instituies de educao superior, especialmente as privadas, por motivaes no acadmicas, promoveriam uma reduo na durao dos seus cursos, a fim de atrair mais alunos, prejudicando a formao destes e afetando a qualidade daqueles. Por outro ngulo, h quem entenda que houve um aumento na carga horria dos cursos, o que poderia inviabilizar a gesto de alguns por torn-los onerosos para os estudantes, bem assim os que defendem que as cargas horrias mnimas sejam estabelecidas em horasaula e no em horas, desconsiderando a dicotomia entre a hora-aula diurna e a noturna.

A ttulo de exemplificao, ao confrontarmos uma hora de 60 minutos com uma hora-aula diurna de 50 minutos, verifica-se um cenrio de perda de 1/6 da carga horria total, ou seja, 10 minutos a cada hora atribuda, fazendo com que fossem suprimidas 500 horas ou 30.000 minutos de um curso com 3.000 horas; se ofertado no perodo noturno, com hora-aula de 45 minutos, a diminuio ser de 1/4, isto , 15 minutos, e se a h/a for de 40 minutos, so subtrados 20 minutos, ou a tera parte do total, nesta hiptese, um curso de 3.600 horas, como o de Engenharia, perderia 1.200 horas da carga total. 6.4. Anlise das cargas horrias mnimas: cenrios e exerccios Diante desse contexto, e tendo em vista a retificao do Parecer em questo, apresenta-se uma simulao, com base na carga horria mnima dos cursos de graduao recepcionados pelo Parecer CNE/CES n 184/2004. Para tanto, partiu-se de uma premissa que estima as respectivas horas-dia necessrias para o cumprimento da carga horria mnima anual, conforme trs possveis cenrios para durao dos cursos (horas-dia 4, horas-dia 5 ou horas-dia 6), e considerou-se que em todos os duzentos dias do ano letivo exista trabalho escolar efetivo, ou seja, as horas-dia igual diviso do CHM-ano por 200, ainda que na prtica efetiva das IES isso no ocorra. O resultado das horas-dia tambm pode ser entendido como um valor mdio, ou seja, em determinados dias da semana as horas de trabalho escolar podem ser superiores para compensar os dias em que sejam inferiores mdia necessria ao cumprimento da carga horria anual. Ressalte-se que para este exerccio de aproximao adotaremos os procedimentos abaixo relacionados, com a finalidade de estimar o perodo de integralizao dos cursos, ou seja, sua durao possvel com base na viabilidade ou no de se despender as horas dirias conforme a disponibilidade da janela de horrio dos turnos. Por exemplo, horas-dia prximas a 4h dificilmente poderiam ser efetivadas no turno noturno, o que inviabiliza a durao do curso no perodo estimado. Cumpre ressalvar que, se por um lado a no incluso de estgios e atividades complementares superestima a carga horria diria, por outro lado a considerao das atividades acadmicas com igual intensidade nos 200 dias do ano letivo no corresponde prtica das IES, sendo um fator que subestima o enquadramento das CHM ao longo do calendrio acadmico. A apresentao das respectivas cargas horrias mnimas (CHM) de cada curso foi feita considerando hora como o perodo de tempo igual a sessenta minutos, tomando-se, como suposto, que a CHM corresponda carga horria total dos cursos. Embora sejam previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, as atividades complementares e os estgios no foram includos no exerccio, o que diminuiria parte da CHM a ser cumprida, conforme o curso e alguns deles representam at 20% do total. Houve a atribuio de quatro possveis cenrios para durao dos cursos: 3, 4, 5 e 6 anos. Obviamente, algum desses cenrios no se aplica a certas CHM, por diluir ou comprimir em demasia sua integralizao anual. Inseriu-se a quantidade mnima dos dias de trabalho escolar efetivo, necessrios ao cumprimento do ano letivo de 200 dias. Para os objetivos desse exerccio, no foi dada importncia ao fato de que os 200 dias sejam cumpridos em 20 semanas com 5 dias de atividades escolares (segunda a sexta) ou com 33,3 semanas com 6 dias (segunda a sbado). Para interpretao do valor das horas-dia, importante ter em conta que um curso noturno pode dispor de at 4 horas por dia (das 18h s 22h) para atividades escolares. Observe-se que tal limite mximo, alm de no considerar intervalos, na

prtica no se aplica a uma semana escolar de segunda a sbado. No caso dos cursos diurnos matutinos, h disponibilidade de at 5 horas (das 7h s 12h), podendo avanar para o horrio vespertino acrescendo-se uma ou duas horas a mais. Ressalte-se tambm que a prtica institucional no recomenda que atividades acadmicas realizadas aos sbados tenham o mesmo volume de trabalho dos demais dias da semana. Procedeu-se determinao das respectivas cargas horrias mnimas anuais, mediante a sua diviso pela durao fixada, utilizando-se a seguinte equao: CHM 3, 4, 5 ou 6 anos. O resultado obtido foi a CHM por ano, essa, por sua vez, dividida pelos 200 dias letivos, evidenciou-nos o nmero de horas-dia necessrias para a integralizao dos cursos em cada um desses cenrios anuais.
Quadro 3 Cenrio do Parecer CNE/CES n 184/2006, por grupo de CHM
CHM POR ANO Curso CHM 3 Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Grupo 5 2.400 2.700 3.000 3.600 3.700 800 900 1000 1200 1233,3 4 600 675 750 900 925 5 480 540 600 720 740 6 400 450 500 600 616,7 200 200 200 200 200 DIAS LETIVOS 3 4 4,5 5 6 6,2 Horas-dia 4 3 3,4 3,8 4,5 4,6 5 2,4 2,7 3 3,6 3,7 6 2 2,3 2,5 3 3,1

Grupo 6 4.000 1333,3 1000 800 666,7 200 6,7 5 4 3,3 Grupo 1 19 cursos / Grupo 2 1 curso / Grupo 3 9 cursos / Grupo 4 8 cursos / Grupo 5 1 curso / Grupo 6 3 cursos

Foram feitos outros cenrios para a durao dos cursos em anos, neles deduzindo o tempo necessrio s atividades complementares da carga horria mnima. Reforce-se que tambm, nesse caso, considera-se, para cada exerccio, a carga horria mnima como sendo igual total. Assim, foram escolhidos grupos de cargas horrias constantes do quadro anterior, com a ressalva de que no se trata da fixao do que seria o prazo adequado para a durao. Deve ser observado, ainda, que no houve a preocupao de se vincular o que dispem as diretrizes curriculares de cada curso sobre as atividades complementares. Os valores entre 10% e 20% so apenas ilustrativos, de modo que no Cenrio 3.1 toma-se por referncia o perodo de trs anos de durao para cursos, sem contudo nome-los. Portanto, um aluno para se graduar em curso de bacharelado precisaria de, no mnimo, 600 (seiscentos) dias de trabalho acadmico efetivo. Para simular quantas horas por dia, em mdia, sero necessrias para o cumprimento da carga prevista e do currculo a ela associado, foram elaborados trs cenrios adicionais, cada qual atribuindo um percentual da carga horria destinada s atividades complementares e aos estgios. Quadro 3.1 Exerccio para trs anos de durao

Curso CHM
A 1 2 3 4 5 6 7 8 2.400 2.700 3.000 3.200 3.600 3.700 4.000 7.200

anos
B 3 3 3 3 3 3 3 3

dias
C 200 200 200 200 200 200 200 200

CHM -ano
D 800,0 900,0 1000,0 1066,7 1200,0 1233,3 1333,3 2400,0

horasdia
E 4,0 4,5 5,0 5,3 6,0 6,2 6,7 12,0

- 10% a.c. / estg.


F 720,0 810,0 900,0 960,0 1080,0 1110,0 1200,0 2160,0

horasdia
G 3,6 4,1 4,5 4,8 5,4 5,6 6,0 10,8

- 15% a.c. / estg.


H 680,0 765,0 850,0 906,7 1020,0 1048,3 1133,3 2040,0

Horasdia
I 3,4 3,8 4,3 4,5 5,1 5,2 5,7 10,2

- 20% a.c. / estg.


J 640,0 720,0 800,0 853,3 960,0 986,7 1066,7 1920,0

horasdia
K 3,2 3,6 4,0 4,3 4,8 4,9 5,3 9,6

Assumindo como premissas que a carga horria mnima seja a plena; que seja rigorosamente seguida a concluso sobre o Quadro 3.1, durante os trs anos, o mnimo dos duzentos dias previstos na Lei; e que os cursos no sejam ofertados em turno integral, apenas os dois primeiros grupos de CHM (2.400h e 2.700h) teriam alguma possibilidade prtica de serem realizados nesse prazo de durao. Mesmo assim, os cursos com um total de 2.400 horas, como o curso 1, teriam uma mdia diria de horas a serem executadas variando entre 3,2h (192 min), se houver 20% de atividades complementares, e 4h (240 min). J os cursos com 2.700h, como o de n 2, teriam uma carga de horas-dia variando de um mnimo de 3,6h (216 min) a 4,5h (270 min), ressalvando-se que este ltimo um exerccio hipottico, uma vez que est se admitindo a possibilidade de no haver atividades complementares e estgios no currculo. Na execuo desses dois cursos no prazo de quatro anos, ou seja, em 800 (oitocentos) dias de trabalho acadmico efetivo, constata-se uma significativa diminuio da carga horria diria, como demonstra o Cenrio 3.2. Uma carga horria total de 2.400 horas poderia ser desenvolvida, dependendo da quantidade de atividades complementares e estgios, entre 2,4h (144 min) e 3,0h (180 min) por dia. Quadro 3.2 Exerccio para quatro anos de durao
Curso CHM
A 1 2 3 4 5 6 7 8 2.400 2.700 3.000 3.200 3.600 3.700 4.000 7.200

anos
B 4 4 4 4 4 4 4 4

dias
C 200 200 200 200 200 200 200 200

CHM -ano
D 600,0 675,0 750,0 800,0 900,0 925,0 1000,0 1800,0

horasdia
E 3,0 3,4 3,8 4,0 4,5 4,6 5,0 9,0

- 10% a.c. / estg.


F 540,0 607,5 675,0 720,0 810,0 832,5 900,0 1620,0

horasdia
G 2,7 3,0 3,4 3,6 4,1 4,2 4,5 8,1

- 15% a.c. / estg.


H 510,0 573,8 637,5 680,0 765,0 786,3 850,0 1530,0

horasdia
I 2,6 2,9 3,2 3,4 3,8 3,9 4,3 7,7

- 20% a.c. / estg.


J 480,0 540,0 600,0 640,0 720,0 740,0 800,0 1440,0

horasdia
K 2,4 2,7 3,0 3,2 3,6 3,7 4,0 7,2

Na simulao do quadro acima, para os cursos com carga horria total de 3.000 horas como o curso 3 e 3.200 horas como o de n 4 , repete-se, basicamente, a situao que ocorrera na Simulao do quadro 3.1, para os dois primeiros grupos. O cumprimento do currculo pleno do curso de n 3 demandaria uma carga de horas-dia variando de 3,0 horas (180 minutos) a 3,8 horas (228 minutos). No caso do curso de n 4, seriam necessrias, pelo menos, 3,2 horas-dia (192 minutos-dia), podendo chegar a 4h (240 min). Dos cursos listados no Parecer CNE/CES n 184/2006 que possuem

cargas horrias superiores 3.600h e 3.700h, nenhum poderia ser realizado de forma adequada no prazo de quatro anos, se desenvolvidos em turno parcial diurno ou noturno. No quadro a seguir, outra simulao pressupe um total de 1.000 (mil) dias isto , cinco anos para a integralizao da carga horria plena, diminui o volume necessrio para a realizao dos cursos com cargas horrias de 3.000 horas e 3.200 horas. J os cursos agrupados nas categorias de 3.600 horas curso de n 5 , 3.700 horas curso de n 6 e 4.000 horas curso de n 7 , apresentam demanda similar de horas-dia daqueles citados nos cenrios anteriores. Quadro 3.3 Exerccio para cinco anos de durao
Curso CHM
A 1 2 3 4 5 6 7 8 2.400 2.700 3.000 3.200 3.600 3.700 4.000 7.200

anos
B 5 5 5 5 5 5 5 5

dias
C 200 200 200 200 200 200 200 200

CHM -ano
D 480,0 540,0 600,0 640,0 720,0 740,0 800,0 1440,0

horasdia
E 2,4 2,7 3,0 3,2 3,6 3,7 4,0 7,2

- 10% a.c. / estg.


F 432,0 486,0 540,0 576,0 648,0 666,0 720,0 1296,0

horasdia
G 2,2 2,4 2,7 2,9 3,2 3,3 3,6 6,5

- 15% a.c. / estg.


H 408,0 459,0 510,0 544,0 612,0 629,0 680,0 1224,0

horasdia
I 2,0 2,3 2,6 2,7 3,1 3,1 3,4 6,1

- 20% a.c. / estg.


J 384,0 432,0 480,0 512,0 576,0 592,0 640,0 1152,0

horasdia
K 1,9 2,2 2,4 2,6 2,9 3,0 3,2 5,8

No caso do curso de n 5, as horas-dia necessrias para integralizar a carga horria total variam de um mnimo de 2,9 horas (174 minutos) ao mximo de 3,6 horas (216 minutos). J para o curso de n 6, a variao fica entre 3,0h (180 min) e 3,7h (222 min) . Quanto ao curso de n 7, sua realizao em um prazo de cinco anos demanda uma quantidade maior de horas-dia. Mesmo descontando 20% dedicados a atividades complementares e estgios, seriam necessrias, pelo menos, 3,2h (192 min). Na seqncia, simula-se no quadro 3.4 como seria o aproveitamento dirio das cargas horrias mnimas de um curso que fosse realizado em 1.200 (mil e duzentos) dias de trabalho acadmico efetivo, ou seja, ao longo de seis anos. Cumpre destacar que, na prtica, apenas para o curso de n 8 merece ateno nesse esforo, pois tal prazo de durao o esperado para o cumprimento da carga horria do curso. Para os demais cursos, o perodo maior serve apenas para simular qual seria o esforo dirio, em horas, que teria um aluno, caso decidisse cumprir a carga horria do seu curso em um prazo ampliado. Quadro 3.4 Exerccio para seis anos de durao

Curso

CHM
A

Anos
B 6 6 6 6 6 6 6 6

dias
C 200 200 200 200 200 200 200 200

CHM -ano
D 400,0 450,0 500,0 533,3 600,0 616,7 666,7 1200,0

horasdia
E 2,0 2,3 2,5 2,7 3,0 3,1 3,3 6,0

- 10% a.c. / estg.


F 360,0 405,0 450,0 480,0 540,0 555,0 600,0 1080,0

horasdia
G 1,8 2,0 2,3 2,4 2,7 2,8 3,0 5,4

- 15% a.c. / estg.


H 340,0 382,5 425,0 453,3 510,0 524,2 566,7 1020,0

horasdia
I 1,7 1,9 2,1 2,3 2,6 2,6 2,8 5,1

- 20% a.c. / estg.


J 320,0 360,0 400,0 426,7 480,0 493,3 533,3 960,0

horasdia
K 1,6 1,8 2,0 2,1 2,4 2,5 2,7 4,8

1 2 3 4 5 6 7 8

2.400 2.700 3.000 3.200 3.600 3.700 4.000 7.200

Os dados do exerccio mostram que o curso de n 8 no poderia ser desenvolvido, no prazo de seis anos, em turno parcial. Considerando-se que, da carga total, 20% estejam dedicadas a atividades complementares e estgios, seriam necessrias ainda 4,8 horas-dia (288 min) para efetivar o curso. 6.5. Concluses sobre os exerccios A nova LDB apia-se justamente na necessidade da diversificao dos cursos superiores e na flexibilizao dos projetos acadmicos, permitindo s IES adequarem os projetos pedaggicos dos seus cursos s respectivas naturezas institucionais, s realidades regionais e s finalidades inerentes aos cursos, tanto se voltados formao profissional quanto s cincias ou s artes. Cumpre destacar que tais diretrizes se associam premissa da educao continuada, a qual firma o princpio de que a graduao superior apenas uma etapa do processo de ensino e aprendizagem e no o seu trmino. Deve-se salientar tambm que, como contrapeso tendncia de diversificar e flexibilizar, o aparato normativo define a necessidade de existirem processos de avaliao permanentes para identificar desvios e propor correes de rumo. Como referido acima, as CHM manifestam-se nas IES como um piso para a definio das cargas horrias totais, associam-se s diretrizes curriculares, relacionamse aos projetos pedaggicos e submetem-se s injunes do calendrio letivo. luz da LDB, importante que as IES tenham margem para adequar, s suas realidades educacionais especficas, a execuo dos currculos e o cumprimento da carga horria total de seus cursos. Isso conduz razoabilidade de estabelecer parmetros para estimar a durao dos cursos a partir de intervalos possveis para sua execuo, como demonstrado nos cenrios e exerccios apresentados, servindo, dessa forma, como orientao para o processo de avaliao de cursos a ser feito pelo MEC, seja diretamente por conta dos processos de autorizao, reconhecimento e renovao do reconhecimento dos cursos, seja indiretamente como um dos elementos para anlise dos resultados da avaliao institucional e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Com base nos cenrios formulados, chegou-se ao entendimento de que, para os cursos compreendidos no grupo 1 e 2, h uma perspectiva de desenvolvimento que varia entre 3 e 4 anos, dependendo das respectivas atividades complementares e estgios, bem como se ministrado no turno diurno ou noturno. Os cursos no intervalo de 3.600h a 4.000h tm durao estimada de 5 anos. Observe-se, tambm, seguindo essa mesma lgica, que o curso compreendido no grupo 8, para ser desenvolvido durante 6 anos, demanda turno integral, mormente pela quantidade de atividades prticas a presentes. 7. Cargas horrias mnimas recomendadas e sua possvel integralizao

Decorrente da evoluo dos trabalhos deste Colegiado, apresentamos abaixo quadro demonstrativo por curso de graduao, com a respectiva indicao de carga horria mnima, resultante do processo de consulta sociedade.
Quadro 4. Carga Horria Mnima dos cursos de graduao, bacharelados, na modalidade presencial
Curso Administrao Agronomia Arquitetura e Urbanismo Arquivologia Cincias Contbeis Cincias da Informao/Biblioteconomia Cincias Econmicas Cincias Sociais Cinema e Audiovisual Computao e Informtica Comunicao Social Dana Design (Artes Visuais) Direito Economia Domstica Engenharia Agrcola Engenharia de Pesca Engenharia Florestal Engenharias Estatstica Filosofia Fsica Geografia Geologia Histria Letras Matemtica Medicina Medicina Veterinria Meteorologia Museologia Msica Oceanografia Odontologia Psicologia Qumica Secretariado Executivo Servio Social Sistema de Informao Teatro Turismo Zootecnia Carga Horria Mnima 3.000 3.600 3.600 2.400 3.000 2.400 3.000 2.400 2.700 3.000 2.700 2.400 2.400 3.700 2.400 3.600 3.600 3.600 3.600 3.000 2.400 2.400 2.400 3.600 2.400 2.400 2.400 7.200 4.000 3.000 2.400 2.400 3.000 4.000 4.000 2.400 2.400 3.000 3.000 2.400 2.400 3.600

Como se observa no quadro acima, a nenhum curso de graduao foi atribuda carga horria menor que 2.400 horas. Se necessrio, o CNE poder se manifestar sobre outros cursos no elencados no quadro acima. A carga horria mnima proposta

reflete a manifestao de todos os segmentos da sociedade envolvidos, o que a referenda e sustenta sua recomendao por este Colegiado nos seguintes termos: 1. As cargas horrias mnimas para os cursos de graduao, bacharelados, na modalidade presencial, so as apresentadas no Quadro 4, acima; 2. Os estgios e as atividades complementares, j includos no clculo da carga horria total do curso, no devero exceder a 20% do total, exceto para os cursos com determinaes legais especficas, como o caso do curso de Medicina; 3. As Instituies de Educao Superior, para o atendimento dos itens acima, devero tomar por base as seguintes determinaes: 3.1 a durao dos cursos deve ser estabelecida por carga horria total curricular, contabilizada em horas, passando a constar do respectivo Projeto Pedaggico por elas elaborado; 3.2 os limites de integralizao dos currculos devem ser estipulados com base na carga horria total e fixados especialmente quanto aos seus limites mnimos nos respectivos Projetos Pedaggicos dos cursos. Ressalte-se que tais mnimos so indicativos, podendo haver situaes excepcionais, seja por conta de rendimentos especiais de alunos, seja em virtude do desenvolvimento de cursos em regimes especiais, como em turno integral, os quais devem ser consistentemente justificados nos Projetos Pedaggicos. Com base no estudo desenvolvido neste Parecer, so estabelecidos, como parmetros, os seguintes limites mnimos, abaixo listados por grupos de CHM. Grupo de CHM de 2.400h: Limites mnimos para integralizao de 3 (trs) ou 4 (quatro) anos. Grupo de CHM de 2.700h: Limites mnimos para integralizao de 3,5 (trs e meio) ou 4 (quatro) anos. Grupo de CHM entre 3.000h e 3.200h: Limite mnimo para integralizao de 4 (quatro) anos. Grupo de CHM entre 3.600 e 4.000h: Limite mnimo para integralizao de 5 (cinco) anos. Grupo de CHM de 7.200h: Limites mnimos para integralizao de 6 (seis) anos. 3.3 de forma complementar ao item anterior, a integralizao distinta das desenhadas nos referidos cenrios pode ser praticada, como, por exemplo, no caso de curso ofertado em turno integral, desde que o projeto pedaggico seja adequadamente justificado, o que dever ser observado e registrado por ocasio da avaliao in loco. 3.4 que atendam os perodos letivos fixados na Lei n 9.394/96: no mnimo duzentos dias letivos para o ano letivo/srie e com cem dias letivos por regime semestral sendo que cada Instituio dimensionar o volume de carga horria a ser cumprida nas ofertas sob regime seriado, semestral, por sistema de crdito ou por mdulos acadmicos. 4. Observado o disposto nos itens anteriores, que os rgos do MEC conduzam suas funes de avaliao, verificao e superviso, pelos termos do presente.

Em razo das orientaes advindas deste, entendemos que o Parecer CNE/CES n 583/ 2001, que trata da Orientao para as diretrizes curriculares dos cursos de graduao, deve ser interpretado em conformidade com as disposies institudas pelo presente e pela Resoluo que o acompanha. II VOTO DOS RELATORES Votamos favoravelmente aprovao da carga horria mnima dos cursos de graduao, bacharelados, na modalidade presencial, descrita no Quadro 4 deste Parecer e no Projeto de Resoluo que o acompanha. A partir destes parmetros, as Instituies de Educao Superior devero fixar os tempos mnimos e mximos de integralizao curricular por curso. Recomendamos, ainda, que os cenrios e exerccios formulados no Presente constituam orientao s Instituies, na fixao da integralizao de seus cursos, e ao MEC, no seu exerccio de superviso. Braslia (DF), em 31 de janeiro de 2007. Conselheiro Edson de Oliveira Nunes Relator Conselheiro Antnio Carlos Caruso Ronca Co-Relator III DECISO DA CMARA A Cmara de Educao Superior aprova por unanimidade o voto dos Relatores. Sala das Sesses, em 31 de janeiro de 2007. Conselheiro Antnio Carlos Caruso Ronca Presidente Conselheiro Paulo Monteiro Vieira Braga Barone Vice-Presidente PROJETO DE RESOLUO
Dispe sobre carga horria mnima e procedimentos relativos integralizao e durao dos cursos de graduao, bacharelados, na modalidade presencial.

O Presidente da Cmara de Educao Superior do Conselho Nacional de Educao, tendo em vista o disposto no art. 9, do 2, alnea c, da Lei n 4.024, de 20 de dezembro de 1961, com redao dada pela Lei n 9.131, de 25 de novembro de 1995, e com fulcro no Parecer CNE/CES n ___/2007, homologado pelo Sr. Ministro de Estado da Educao, de de 2007, RESOLVE: Art. 1 Ficam institudas, na forma do Parecer CNE/CES n ___/2007, as cargas horrias mnimas para os cursos de graduao, bacharelados, na modalidade presencial, constantes do quadro anexo presente.

Pargrafo nico. Os estgios e atividades complementares dos cursos de graduao, bacharelados, na modalidade presencial, no devero exceder a 20% (vinte por cento) da carga horria total do curso, salvo nos casos de determinaes legais em contrrio. Art. 2 As Instituies de Educao Superior, para o atendimento do art. 1, devero fixar os tempos mnimos e mximos de integralizao curricular por curso, bem como sua durao, tomando por base as seguintes orientaes: a a carga horria total dos cursos, ofertados sob regime seriado, semestral, por sistema de crdito ou por mdulos acadmicos, atendidos nos tempos letivos fixados na Lei n 9.394/96, dever ser dimensionada em, no mnimo, 200 (duzentos) dias letivos para o ano letivo/srie ou 100 (cem) dias letivos por regime semestral; b a durao dos cursos deve ser estabelecida por carga horria total curricular, contabilizada em horas, passando a constar do respectivo Projeto Pedaggico; c os limites de integralizao dos cursos devem ser fixados com base na carga horria total, computada nos respectivos Projetos Pedaggicos do curso, observados os limites estabelecidos nos exerccios e cenrios apresentados no Parecer CNE/CES n___/2007; d a integralizao distinta das desenhadas nos cenrios apresentados no Parecer CNE/CES n___/2007 poder ser praticada desde que o Projeto Pedaggico justifique sua adequao. Art. 3 O prazo para implantao pelas IES, em quaisquer das hipteses de que tratam as respectivas Resolues da Cmara de Educao Superior do CNE, referentes s Diretrizes Curriculares de cursos de graduao, bacharelados, passa a contar a partir da publicao desta. Art. 4 As Instituies de Educao Superior devem ajustar e efetivar os projetos pedaggicos de seus cursos aos efeitos do Parecer CNE/CES n /2007 e desta Resoluo, at o encerramento do primeiro ciclo avaliativo do SINAES, bem como atender ao que institui o parecer referente hora-aula. Art. 5 As disposies desta Resoluo devem ser seguidas pelos rgos do MEC nas suas funes de avaliao, verificao e superviso, no que for pertinente matria desta Resoluo. Art. 6 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

Antnio Carlos Caruso Ronca Presidente da Cmara de Educao Superior ANEXO AO PROJETO DE RESOLUCO
Carga Horria Mnima dos cursos de graduao, bacharelados, na modalidade presencial Curso Carga Horria Mnima Administrao 3.000 Agronomia 3.600 Arquitetura e Urbanismo 3.600 Arquivologia 2.400 Cincias Contbeis 3.000

Cincias da Informao Cincias Econmicas Cincias Sociais Cinema e Audiovisual Computao e Informtica Comunicao Social Dana Design (Artes Visuais) Direito Economia Domstica Engenharia Agrcola Engenharia de Pesca Engenharia Florestal Engenharias Estatstica Filosofia Fsica Geografia Geologia Histria Letras Matemtica Medicina Medicina Veterinria Meteorologia Museologia Msica Oceanografia Odontologia Psicologia Qumica Secretariado Executivo Servio Social Sistema de Informao Teatro Turismo Zootecnia

2.400 3.000 2.400 2.700 3.000 2.700 2.400 2.400 3.700 2.400 3.600 3.600 3.600 3.600 3.000 2.400 2.400 2.400 3.600 2.400 2.400 2.400 7.200 4.000 3.000 2.400 2.400 3.000 4.000 4.000 2.400 2.400 3.000 3.000 2.400 2.400 3.600

INSTRUO NORMATIVA N 1/2008 (DJ, 06.02.2009, p.139)


Regulamenta e consolida, no mbito da Ordem dos Advogados do Brasil, os procedimentos e critrios para manifestao da Comisso Nacional de Ensino Jurdico acerca de autorizao, reconhecimento, renovao de reconhecimento e aumento de vagas para o curso de graduao em Direito, considerando o Decreto n. 5.773/2006 e as Portarias Normativas MEC ns. 40/2007 e 1.874/2005.

DOS PROCEDIMENTOS Art. 1 Os processos de autorizao, reconhecimento, renovao de reconhecimento e aumento de vagas de cursos de graduao em Direito sero instrudos, no mbito da Comisso Nacional de Ensino Jurdico do Conselho Federal da Ordem dos

Advogados do Brasil - CNEJ, com os dados transmitidos pelo Sistema Eletrnico de Fluxo de Trabalho e Gerenciamento de Informaes Relativas aos Processos de Regulao da Educao Superior no Sistema Federal de Educao do Ministrio da Educao (e-MEC) e com a manifestao do Conselho Seccional da OAB em cuja rea de atuao situar-se a Instituio de Ensino Superior interessada. Pargrafo nico. Quando se tratar de curso proposto por instituio jurisdicionada em Conselho Estadual de Educao, formar-se- processo na CNEJ, com documentos comprobatrios exigveis a partir do protocolo do projeto no Conselho Federal da OAB. Art. 2 A manifestao do Conselho Seccional ser emitida pela respectiva Comisso de Ensino Jurdico ou, na sua falta, segundo o que dispuserem as normas regulamentares ou regimentais pertinentes. 1 Para esse fim, a CNEJ, to logo receba a transmisso de dados pelo e-MEC, far comunicao ao Conselho Seccional competente, que dever manifestar-se no prazo de 30 (trinta) dias (Regulamento Geral do EAOAB, art. 83, 1). 2 CNEJ incumbe solicitar Instituio de Ensino Superior interessada que apresente, no prazo de 05 (cinco) dias, ao Conselho Seccional competente, cpias do Projeto Poltico Pedaggico, do Plano de Desenvolvimento Institucional e outros documentos julgados necessrios. 3 As providncias referidas neste artigo, para os casos previstos no pargrafo nico do art. 1, sero adotadas a partir da data do protocolo no Conselho Federal da OAB, devendo o pedido, instrudo com o projeto e demais documentos comprobatrios, ser enviado pelo Conselho Estadual de Educao da respectiva unidade da Federao. 4 As comunicaes do Conselho Federal da OAB s instituies e aos Conselhos Seccionais sero realizadas por meio de ofcio, a ser encaminhado via fax. 5 Havendo impossibilidade de comunicao com as instituies, certido respectiva ser juntada aos autos pela Secretaria da Comisso. Art. 3 A manifestao do Conselho Seccional dever ser emitida na forma de Relatrio, com estrita observncia dos critrios e condies constante do 2 do art. 83 do Regulamento Geral do EAOAB. Pargrafo nico. expressamente vedado ao Conselho Seccional opinar, conclusivamente, sobre a convenincia ou no da criao do curso ( 3 do art. 82 do Regulamento Geral EAOAB), assim como fornecer fotocpia da sua manifestao Instituio de Ensino Superior interessada ou a terceiro antes do pronunciamento final do Conselho Federal ( 4 do art. 83 do Regulamento Geral do EAOAB). Art. 4 A Instituio de Ensino Superior, por ocasio da comunicao mencionada no 2 do art. 2, ser cientificada da data designada para a reunio em que o processo de seu interesse ser includo em pauta. 1 A eventual alterao da data da reunio da CNEJ ser informada por ofcio Instituio de Ensino Superior. 2 A Instituio de Ensino Superior ser representada na reunio por dirigentes e pelo Coordenador escolhido para o curso, cabendo a este, preferentemente, discorrer sobre o Projeto Pedaggico, pelo prazo mximo de 10 (dez) minutos, e, em seguida, o Relator designado e demais membros da Comisso podero formular perguntas e solicitar esclarecimentos aos representantes respectivos. 3 Sero considerados novos documentos aqueles trazidos pelos representantes da Instituio de Ensino Superior, desde que sejam regularmente anexados ao e-MEC.

4 Nos casos previstos no pargrafo nico do art. 1 desta Instruo, novos documentos trazidos pelos representantes da IES somente sero considerados, se houver comprovao de seu encaminhamento ao Conselho Estadual de Educao respectivo. Art. 5 O parecer da CNEJ, uma vez homologado pelo Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, ser divulgado, no seu inteiro teor, pelo eMEC e ter a respectiva ementa publicada no Dirio da Justia. 1 A CNEJ, na mesma oportunidade, remeter cpia do inteiro teor do parecer ao Conselho Seccional em cuja rea de atuao situar-se a Instituio de Ensino Superior interessada. 2 Nos casos a que se refere o pargrafo nico do art. 1, o parecer, uma vez homologado pelo Presidente do Conselho Federal, ser encaminhado, no seu inteiro teor, Instituio de Ensino Superior interessada, publicando-se, em seguida, a ementa respectiva no Dirio de Justia e restituindo-se os autos do processo ao Conselho Estadual de Educao. 3 O acesso de terceiros aos pareceres da CNEJ, para fins de pesquisa ou consulta de qualquer natureza, depender de requerimento expresso e motivado. Art. 6 Eventual retramitao do processo no e-MEC, em razo de novos elementos acostados aos autos, implicar em restituir OAB o prazo integral para sua apreciao. 1 A CNEJ, caso entenda que os novos elementos acostados aos autos no modificam a manifestao anterior, apenas ratificar o seu parecer. DOS CRITRIOS PARA AUTORIZAO Art. 7 A CNEJ, ao receber os pedidos de autorizao de cursos de graduao em Direito, far anlise observando as orientaes do Relatrio Final do Grupo de Trabalho MEC-OAB, da Resoluo n. 09/2004 CES/CNE, do Decreto 5.773/2006 e da Portaria Normativa n. 40/2007, alm de considerar os seguintes dados, cuja comprovao ser de exclusiva responsabilidade da Instituio de Ensino Superior interessada: I - populao do Municpio, indicada pelo IBGE - que no poder ser inferior a 100 mil habitantes -, levando-se em conta a proporo mxima de 100 vagas iniciais anuais para cada 100 mil habitantes; II - cursos de graduao em Direito existentes no Municpio, com as respectivas vagas anuais; III - rgos ou entidades que possam absorver estagirios; IV - qualificao do corpo docente, regime de trabalho e plano de carreira e de capacitao; V qualidade da organizao didtico-pedaggica, incluindo ensino, pesquisa, extenso, estgio e nmero mximo de alunos por turma; VI - infra-estrutura destinada ao curso, acervo bibliogrfico disponvel (30% do total mnimo exigvel) e plano de aquisio da complementao bibliogrfica mnima, alm de instalaes do Ncleo de Prtica Jurdica. 1 Sero considerados os dados relativos rea equivalente a um raio de 50 (cinqenta) km do Municpio. Art. 8 O requisito da necessidade social, segundo os parmetros do artigo 1, poder ser excepcionado quando se tratar de projeto de curso diferenciado e de evidente alta qualificao, considerando-se para esta categorizao, den tre outros, os seguintes indicadores e critrios objetivos de avaliao: I - indicao da existncia de um ncleo docente estruturante, responsvel pela formulao do projeto pedaggico do curso, sua implementao e desenvolvimento, composto por professores: a) com titulao em nvel de psgraduao stricto sensu; b) contratados em regime de trabalho que assegure, preferencialmente, dedicao plena ao curso; e c) com experincia docente

em Instituio de Ensino Superior autorizada ou reconhecida. II qualidade do acervo bibliogrfico atualizado, comprovadamente adquirido em nome da Instituio de Ensino Superior; III - qualidade da estrutura curricular e sua adequao legislao vigente; IV - implementao dos Ncleos de Pesquisa (incluindo a orientao a monografia) e de Extenso; V remunerao do corpo docente igual ou acima da comprovada mdia praticada na regio; VI - nmero reduzido de vagas pretendidas e dimenso das turmas limitadas ao mximo de 40 (quarenta) alunos; VII - instalao adequada destinada ao Ncleo de Prtica Jurdica (NPJ) e recursos materiais e humanos previstos para o seu funcionamento; VIII - laboratrio de informtica jurdica. DOS CRITRIOS PARA RECONHECIMENTO E RENOVAO DE RECONHECIMENTO Art. 9 Nos pedidos de reconhecimento e renovao de reconhecimento de cursos de graduao em Direito encaminhados CNEJ, alm dos indicadores do Relatrio Final do Grupo de Trabalho MEC-OAB, da Resoluo n. 09/2004 CES/CNE, do Decreto 5.773/2006 e da Portaria Normativa n. 40/2007, ser considerada a implantao definitiva ou efetivo funcionamento: I - da totalidade das instalaes indicadas ou constantes do projeto de autorizao do curso; II - do Ncleo de Prtica Jurdica, em instalaes prprias e adequadas e com recursos materiais e humanos suficientes; III - do acervo bibliogrfico satisfatrio e atualizado, incluindo-se peridicos; IV - da efetiva regulamentao e cumprimento da carga horria das atividades complementares; V - da sistemtica e controle das atividades destinadas ao Trabalho de Concluso de Curso; VI - do plano de carreira docente, respectivos programas de capacitao e nveis salariais efetivamen - te praticados; VII - dos programas de pesquisa e extenso e sua articulao com as atividades de ensino. 1 Sero considerados, no que couberem, os critrios para autorizao de cursos. 2 Sero avaliados e considerados, ainda, os elementos constantes do Relatrio de Verificao in loco do MEC e Conselho Seccional da OAB respectivo. 3 Quando se tratar de renovao de reconhecimento ser obrigatoriamente considerado o desempenho dos alunos oriundos da IES nos Exames de Ordem realizados na localidade. DOS CRITRIOS PARA AUMENTO DE VAGAS Art. 10. Nos pedidos de aumento de vagas para os cursos de graduao em Direito encaminhados CNEJ, alm dos indicadores do Relatrio Final do Grupo de Trabalho MECOAB, da Resoluo n. 09/2004-CES/CNE, do Decreto 5.773/2006 e da Portaria Normativa n. 40/2007, sero considerados: I - o nmero de Instituies de Ensino Superior que ministram curso de graduao em Direito no Municpio, bem como o nmero de vagas ofertadas; II - a populao do Municpio, indicada pelo IBGE, e a comprovao da necessidade social para o aumento pretendido, em face da proporo fixada no inciso I do art. 7 desta Instruo; III - a comprovao do quantitativo de candidatos por vaga nos processos seletivos ou vestibulares; IV - a relao de alunos matriculados no curso e o nmero de evaso existente, quando for o caso; V - a comprovao do quantitativo do acervo bibliogrfico; VI - o corpo docente integrado de, no mnimo, 50% (cinqenta por cento) de Mestres e Doutores, com regime de contratao diferenciado do modelo horista; VII - o curso reconhecido pelo Ministrio da Educao ou Conselho Estadual de Educao.

DA INDICAO DE CURSOS COM INDCIOS DE FUNCIONAMENTO IRREGULAR AO MINISTRIO DA EDUCAO Art. 11. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil alertar ao Ministrio da Educao sobre os cursos de graduao em Direito que apresentem indcios veementes de irregularidade ou de condies precrias de funcionamento, para adoo de providncias preventivas ou de superviso. Art. 12. dever das Comisses de Ensino Jurdico dos Conselhos Seccionais promover o acompanhamento dos cursos de graduao em Direito autorizados e/ou reconhecidos pelo MEC, bem como o envio, ao Conselho Federal, de denncias ou possveis irregularidades no funcionamento de cursos em sua rea de atuao. 1 A CNEJ, ao tomar conhecimento da denncia, encaminhar memorando ao Presidente do Conselho Federal da OAB comunicando os fatos. Art. 13. So considerados indcios veementes de irregularidade ou condies precrias de funcionamento de cursos de graduao em Direito, dentre outros: I - a ausncia de manifestao do Conselho Federal da OAB, determinada pelo art. 83 do Regulamento Geral do Estatuto EAOAB, no processo de autorizao e/ou reconhecimento do respectivo curso de graduao em Direito; II - o prazo de reconhecimento ou renovao de reconhecimento de curso de graduao em Direito vencido, independentemente do estgio em que se encontrar o respectivo processo no Ministrio da Educao ou no Conselho Estadual de Educao; III - a obteno por trs Exames de Ordem consecutivos, ou 05 (cinco) alternados, de percentuais de aprovao abaixo da mdia do respectivo Estado; IV - o corpo docente com professores horistas, em sua totalidade, ou integrado por docentes que cedem, sem vnculo efetivo, seus nomes e ttulos apenas para instruir processos de autorizao e/ou reconhecimento de outros cursos de graduao em Direito; V - o Projeto Pedaggico em desacordo com as Diretrizes Curriculares fixadas para o curso de graduao em Direito; VI - a biblioteca cujo acervo ou funcionamento desatende s necessidades do curso; VII - o horrio de funcionamento que comprometa o perodo normal de descanso dos corpos docente, discente e tcnico-administrativo; VIII - o uso de estrutura fsica imprpria ou inadequada para o funcionamento do curso. DAS DISPOSIES FINAIS Art. 14. A solicitao de sobrestamento de processo exige pedido escrito da Instituio de Ensino Superior interessada, devendo constar da postulao a declarao que assume a exclusiva responsabilidade quanto aos prazos fixados na legislao especfica. Art. 15. Os casos omissos ou no disciplinados nesta Instruo Normativa sero resolvidos pela Comisso Nacional de Ensino Jurdico. Art. 16. Ficam revogadas as Instrues Normativas n. 01/1997, 02/1997, 03/1997 e 05/2003. Art. 17. Esta Instruo Normativa entra em vigor na data da sua publicao. Dse cincia, registre-se e publique-se. Braslia, 06 de dezembro de 2008.

Cezar Britto Presidente do Conselho Federal da OAB Adilson Gurgel de Castro Presidente da Comisso Nacional de Ensino Jurdico

S-ar putea să vă placă și