Sunteți pe pagina 1din 2

Parashat Terum

ashem instrui Moshe a construir o Mishkan(Santurio) fornecendo-lhe todos os detalhes. Os Bnei Israel so solicitados a contribuirem com pedras e metais preciosos, tecidos, peles, leos e especiarias. No ptio externo do Mishkan encontrava-se um Altar para as ofertas queimadas e um lavatrio. A Tenda da Reunio era dividida por uma cortina em dois compartimentos. Ao compartimento externo s tinham acesso os kohanim, descendentes de Aaron. Nele encontravam-se a mesa dos Pes da Proposio, a Menor, e o altar de ouro para o incenso. No compartimento interno, o Santo Santurio, somente o Kohen Gadol podia entrar e mesmo assim somente uma vez ao ano, em Yom Kipur. L encontravase a Arca que continha as Tbuas da Lei na qual estavam inscritos os dez mandamentos que Hashem havia entregue ao povo judeu no Monte Sinai. Todos os utenslios assim como a construo do Mishkan, so descritos com extraordinrio detalhe.

Para a semana que termina em 2 Adar 5758 27 & 28 Fevereiro 1998

Resumo da Parash

No desrtico reino de Mukhtar, as coisas mudaram muito aps a descoberta da existncia de grandes reservas de petrleo. O sheik em sua nsia de beneficiar o povo e tambm de aumentar seu prestgio, promoveu a construo de estradas, hotis , palcios, e aeroportos. Tinham tudo. Tudo exceto uma coisa: gua. O nico lquido que havia em abundncia em Mukhtar era preto e viscoso, porm no era potvel. Fora rebocar um iceberg da Antrtida (idia que estava at sendo levada em considerao), ningum ainda havia encontrado uma soluo. O sheik decidiu ento fazer uma viagem para os Estados Unidos, j que era o pas em que existiam solues para problemas de pessoas que nem mesmo sabiam que tinham problemas. Sendo assim, com certeza tero a soluo para um problema to fcil de identificar, pensou ele. O sheik ficou hospedado no famoso hotel de Waldorf Astoria, em Nova York, durante menos de uma semana. Na hora de deixar o hotel, chamou um dos rapazes da portaria para ajud-lo a descer com as bagagens. Ao abrir a porta da sute do sheik, o rapaz ficou de queixo cado. L estava, no meio da sute presidencial um enorme ba. Vendo que no havia a menor possibilidade de carregar aquele enorme objeto sozinho, o rapaz desceu e retornou com mais reforos. No final, foram necessrios seis fortes carregadores e um caminho para transportar o enorme ba para o aeroporto. obvio que aquele enorme ba chamou a ateno do atento fiscal da alfndega. "Bom dia, senhor! Ser que eu poderia saber o que que o senhor est levando dentro deste ba ? " "No nada no senhor fiscal, so somente alguns presentes que eu estou levando para o meu povo." "Sim senhor. Ser que o senhor poderia abri-lo por favor." Quando a tampa do ba foi aberta, o fiscal arregalou os olhos no podendo acreditar no que estava vendo na sua frente. O ba estava abarrotado de torneiras. Haviam torneiras de todos os tipos e tamanhos, de ao inoxidvel, de cobre, em estilo moderno e em estilo antigo. Somente torneiras. Torneiras e mais torneiras. "Senhor fiscal, em meu pas ns no temos gua. Em meu primeiro dia neste pas, eu fui at a cozinha e abri uma destas "coisas" e milagrosamente, comeou a sair gua ! Portanto estou levando para meu povo esta maravilhosa inveno. Eu tenho que admitir : vocs ocidentais, s vezes fazem algumas coisas boas." Hashem disse para Moshe dar a seguinte instruo para Betzalel : "Faa para Mim um Mishkan(Santurio), um Aron Hakodesh(arca sagrada) e Kelim(utenslios para o Mishkan)". Quando Moshe passou a instruo
Escrito e Recompilado por Rabi Yaakov Asher Sinclair Editor Responsvel: Rabi Moshe Newman Traduo: Yehoshua Grankiewicz Reviso: Yaakov Orgler
fax: 972-2-581-2890 fax:1-212-213-8717 fax:1-905-886-6065 : ohr@virtual.co.il : RZCorlin@aol.com or estern@Aol.com : Somayach@MSN.com

"E faro uma arca . . ."(25:10)

Comentrio da Parash

Preparado pelas Instituies Or Sameach em Jerusalem, Israel Departamento Latino-americano 1997 Or Sameach Internacional - todos os direitos reservados.
-Rehov Shimon Hatzadik 22, P.O.B. 18103, Jerusalem, Israel -38 East 29th Street 8th floor, New York, NY 10016, USA -613 Clark Avenue West, Thornhill, Ontario L4J 5V3, Canada (972-2-581-0315 (1-212-213-3100 (1-905-886-5730

As publicaes eletrnicas de Judasmo podem ser dedicadas em memria de algum ente querido, ou celebrando alguma data especial. Para maiores detalhes favor entrar em contato conosco.

Parash Terum 2 Adar 5758, 27 & 28 Fevereiro 1998

Produo: Lev Seltzer

para Betzalel ele inverteu a ordem e disse-lhe para construir um Aron Hakodesh, kelim e um Mishkan. Betzalel disse ento para Moshe: "Moshe Rabeinu, a ordem natural das coisas que primeiro a pessoa constroi sua casa e depois a mobilia. Aonde que eu as colocarei?" Por que Moshe inverteu a ordem? Moshe no estava dando instrues de construo para Betzalel. No estava falando com ele como um arquiteto fala com o mestre de obras. Moshe estava falando conceitualmente, estava dando nfase essncia e ao propsito do Mishkan. O Aron Hakodesh era a pea central do Mishkan. A palavra Aron vem da palavra em Hebraico "Ohr", ou seja, luz. O Aron era a luz do Mishkan porque continha a CONSTRUDO PARA DURAR

Sagrada Tor que a "luz do mundo". Sem ele, o Mishkan teria sido meramente um envlucro, uma "torneira seca" sem as guas da fonte de sabedoria, que a Sagrada Tor.

A Tor a ptria mvel do povo judeu. Durante a maior parte de sua histria, o povo judeu esteve em exlio. Tenha este exlio sido na Babilnia, Itlia ou Turquia, o judeu esteve sempre pronto para levar sua ptria mvel - a Tor - para onde quer que ele fosse. Na verdade foi a Tor que manteve os judeus e no os judeus que mantiveram a Tor . Quando todas as fronteiras estavam fechadas para eles, quando ningum queria lhes conceder um visto de entrada, a Tor os recebeu de braos abertos. As varas da Arca(Aron Hakodesh) nunca deveriam ser retiradas dela. Deveriam ficar permanentemente em seu lugar. O primeiro Beit Hamikdash durou mais de 400 anos e durante todos estes sculos, as varas permaneceram em seu lugar. A Tor estava pronta para ser deslocada a qualquer momento. Este era um smbolo constante de que a Tor no est necessariamente vinculada um determinado local. Para onde quer os judeus forem, seja por livre e espontnea vontade ou por necessidade, levaro sempre com eles sua ptria mvel.

"Nos aros da arca estaro as varas; no sero retiradas dela."(25:15)

Haftar: Melachim I 5:26 - 6:13

Assim como a Tor se refere construo do Mishkan como sendo a "residncia" Divina no deserto, assim tambm a Haftar descreve o primeiro Beit Hamikdash que foi construdo por Shlomo Hamelech (Rei Salomo), 480 anos depois do xodo. Apesar da quantidade de material utilizado na construo de Shlomo Hamelech ser surpreendente, o que importante realmente para Hashem, a dedicao do povo. Isto o que Hashem est dizendo para Shlomo Hamelech no verso acima: No pense que a construo de Minha casa feita meramente com

"Quanto a esta casa que tu ests edificando, se seguires os Meus estatutos, e executares os Meus juzos, e guardares todos os Meus mandamentos...."(6:12)

meios materiais, com prata e ouro em profuso. Tudo isto simplesmente iluso e no o verdadeiro Beit Hamikdash. Porm, "se seguires os Meus estatutos, e executares os Meus juzos, e guardares todos os Meus mandamentos..." com isto que o Beit Hamikdash realmente construido. E j que os "materiais" utilizados na construo do Beit Hamikdash so na realidade espirituais, mesmo aps sua destruio fsica, mesmo aps a desintegrao de seus componentes fsicos, ele continua a existir: "Eu residirei dentro de Bnei Israel, e eu no abandonarei Meu povo Israel."
Kochav MiYaakov

CANTADAS

INTROSPECES SOBRE AS CANES DURANTE AS REFEIES DE SHABBOS ATRAVS DAS GERAES.

ELIAHU HANAVI ELIAHU O PROFETA. . .


Ele em breve vir juntamente com Mashiach, filho de David Bimeira Yavo aleinu im Mashiach ben David Ao terminar o Shabat, mencionamos os salvadores que esperamos que Hashem nos envie em breve. De acordo com nossos sbios, nos foi prometido que Eliahu no vir anunciar numa vspera de Shabat a chegada de Mashiach para que a euforia de sua chegada no interfira em nossos preparativos para o Shabat. Uma vez terminado o Shabat e com o caminho livre para que o anncio seja feito, cantamos, solicitando sua iminente chegada juntamente com Mashiach.

Judasmo! Pode ser recebido atravs da InterNet. Para fazer sua assinatura, enviar a mensagem sub judaismo-p {seu nome completo} a listproc@virtual.co.il Esta publicao contm termos sagrados. Favor trat-la com respeito.

Parashat Terum

2 Adar 5758 27 & 28 Fevereiro 1998

S-ar putea să vă placă și