Sunteți pe pagina 1din 4

Inserir Legendas Permanentes Voc tem uma coleo de video clipes e t afim de colocar legendas, e de quebra a traduo da msica,

acompanhe esse artigo. Voc vai precisar: Virtual Dub v1.5.1 SSA Script Converter 1.0 Subtitler 2.3 DivX Pro 5.0.2 Antes de iniciar, instale todos os programas listados acima... Nenhum deles vem com instalador, portanto voc s precisa descompactar os arquivos em qualquer pasta que desejar (ex.: C:\Virtual Dub, C:\SSA Script Converter e C:\Subtitler). Voc vai precisar copiar o arquivo Subtitler.vdf que vem junto com o Subtitler 2.3 para a pasta plugins do Virtual Dub. Feito isso voc est pronto para comear. O primeiro passo voc criar a legenda sincronizada com o vdeo, para isso veja o artigo sobre o Subtitle Studio. Voc pode salvar a legenda no formato SSA diretamente no Subtitle Studio, mas se voc j tem a legenda no formato .SRT ou .SUB voc pode convert-la usando o SSA Script Converter 1.0.

Muito fcil de configurar, o S.C converte a legenda no formato .SRT para o formato .SSA. Na caixa Source Filename carregue a legenda no formato .srt e na caixa Target Filename indique onde salvar a legenda no formato .ssa. 1 - no primeiro quadro da imagem voc pode configurar a fonte da legenda, mudando o estilo, fonte e tamanho. 2 - no segundo configure a cor. A cor primria (Primary) escolha a cor da legenda, a cor secundria (Secondary) ser a cor de fundo da legenda. A terciria no vamos usar, deixe em branco. 3 - e finalmente no terceiro quadro voc deve configurar a posio em que a legenda aparecer na tela. (L= esquerda, C= centro, R= direita) nas caixas voc pode digitar a distncia em pixels em que a legenda deve ficar da borda do vdeo. Agora clique em Convert e pronto. Agora vamos configurar o Virtual Dub. Carregue o filme atravs do menu File > Open Video File.

Adicione o filtro do Subtitler atravs da opo Filters no menu Video.

Carregue o arquivo da legenda SSA. Clique no boto Show Preview para ver se est tudo certo. Marque a opo {\q2} Manual word wrapping... para que a "quebra" de linha seja feita manualmente. Feche a tela do preview e clique em OK.

Selecione o codec de compresso do vdeo na opo Compression no menu Video. Vamos usar o Divx Pro 5.0.2 (voc pode utilizar verses mais atualizadas). Na configurao do Divx escolha uma taxa de bit rate prxima de 950 ou a que voc desejar, e certifique-se de marcar a opo Full processing mode.

Agora hora de configurar a compresso do udio. Na opo Audio > Compression do menu escolha o codec MPEG Layer-3. Se no aparecer esta opo voc pode instalar o Fhg Radium MP3 codec que contm este codec. Selecione a taxa que deseja usar. Vamos escolher 192k para obter uma boa qualidade de udio e certifique-se que a opo Full Processing Mode tambm est habilitada para o udio. Lembrando que a compresso do udio no precisa ser usada se voc quiser manter a taxa existente no arquivo do vdeo.

Feito tudo isso agora s salvar o arquivo como AVI e pronto, para isso v na opo File > Save as AVI, d um nome ao arquivo e aguarde o fim do processo.

Ou se vc quiser converter para VCD ou SVCD, vc faz o mesmo processo s q antes d vc colocar Save as AVI, vc faz este processo,

Inicie o frame server do vitualdub. Menu File -> "Start Frame Server" IMPORTANTE - Salve o frame server com nomes sem espaos. No sei pq, mas isso d pau na hora de conectar de outro programa Salve o arquivo com um nome qualquer Se vc nunca usou o Frame Server rode o programa "AuxSetup" que est no diretrio do virtualdub e clique em "install Handler" Agora hora de abrir o TMPEGEnc! Feche o wizard se abrir, Clique "Load", escolha VideoCD(NTSC). Em video source, clique em browse e procure o arquivo que vc salvou com "frame server". O udio ser reconhecido automaticamente. Clique agora no boto "setting" e v na opo "Motion search precision". Eu escolho sempre "High quality (slow)". Isso aumenta o tempo de converso mas melhora um pouco a qualidade do MPEG em cenas movimentadas. Voc pode escolher o "Highest quality (slowest)", mas a compresso fica muito demorada e a diferena no compensa. Tudo pronto ! Clique em Start, desligue o monitor em espere umas horinhas. Parte 5 - Queimando o VCD e outras dicas Com o vdeo MPEG pronto, s fazer o VCD com Nero. Com o wizard muito fcil. Outras boas dicas para produto ficar legal pegar a frente do cover do filme (http://www.cdcovers.cc/) e colocar como imagem no menu inicial do filme no Nero. (Lembre de marcar NTSC no Nero sa no o menu fica preto-ebranco em alguns DVDs)

S-ar putea să vă placă și