Sunteți pe pagina 1din 12

INS DE CASTRO 650 ANOS DEPOIS Roberto Nunes Bittencourt Tu s a luz, o sangue e a carne que se desfaz em sol Tu s o cu Tu s a alma,

a forma imortal o sol da noite (Antnio Cndido Franco. In. Estrela subterrnea) Ins de Castro figura entre as personagens femininas de maior destaque da Histria de Portugal. Do episdio de amor e morte vivido com o Infante D. Pedro, culminado com a tragdia de 7 de janeiro de 1355, quando, por razes de Estado, foi cruelmente executada, surge uma frase feita da Lngua Portuguesa que se perpetua como um mote de que a prpria referncia at muitas vezes se ausenta, significando qualquer coisa de tardio e irreversvel: Agora tarde, Ins morta. O amor de Ins e Pedro o captulo da Histria de Portugal que surge com maior frequncia no mbito literrio, ultrapassando fronteiras lingusticas e culturais. Tamanha repercusso temtica se deve, em grande parte, a toda a fora simblica que emerge do trgico episdio, concretizao de um dos mitos eternos da humanidade: o amor que resiste ao tempo e recusa a morte. Tomando como referncia o pensamento de Denis de Rougemont (2003, p. 24) para quem o amor feliz no tem histria, podemos entender por que, passados 650 anos da morte de Ins de Castro, em todas as pocas e em diferentes lnguas, diversas manifestaes de Arte tomam como referncia esta histria de amor e morte.

Doutorando em Letras Vernculas (UFRJ).

Afirma Maria Leonor Machado de Sousa que possvel encontrar vrias heronas paralelas a Ins de Castro, que viveram episdios semelhantes em tragdia:
[...] possvel encontrar na histria dos vrios pases europeus episdios que, nas suas linhas gerais, se assemelham ao da crnica portuguesa, mais completos nos elementos que o constituem o que justifica uma maior projeo internacional mas nem por isso nico nas suas implicaes. Encarando as motivaes que levaram ao drama das mulheres cuja paixo amorosa por prncipes acarretou a sua prpria destruio, com resultados mais ou menos espetaculares, possvel encontrar na histria de muitos pases talvez de todos figuras a que se pode chamar heronas paralelas da Ins de Castro galega que, pelas circunstncias da sua vida e morte, se tornou smbolo do amor portugus. (Sousa, 1987, p.457)

Nas Adivinhas de Pedro e Ins, romance de Agustina Bessa-Lus, a autora ratifica a difuso do tema inesiano pela Europa, constatando que houve, tambm, um casal que viveu amor semelhante ao de Ins e Pedro:
Tambm na Baviera houve um caso igual ao de Ins; o caso de Agnes Bernauer que casou em segredo com o Duque Alberto III em 1432. Dois anos apenas durou este idlio [...] O pai de Alberto acusou-a de feitiaria e mandou que fosse afogada no Danbio, aproveitando a ausncia do jovem Duque. (Bessa-Lus, 1986, p. 14)

Unidas por um enredo trgico, Ins de Castro e Agnes Bernauer em muito se aproximam daquelas heronas advindas das lendas. A histria de Agnes da Baviera e do Duque Alberto III, porm, no recebeu tecedura mtica como a tragdia de Ins e Pedro. a certeza de que a Histria constata a filiao de mitos, em seguida os seus retornos e, finalmente a sua coexistncia estatstica no conjunto de uma sociedade (Rougemont, 2003, p. 95).

De Ins pouco se sabe. Ter nascido entre 1320 a 1325, sendo filha natural do nobre galego Pedro Fernandes de Castro, dito o da Guerra, e de uma dama portuguesa, Aldona Surez de Valadares, e irm de D. Fernando, de D. lvaro Pires de Castro e de Joana de Castro. Vem, por parte do pai, de uma linhagem antiga e nobre, descendente do famoso D. Rodrigo Dias de Bivar, o Cid Campeador. Alm disso, bisneta do Rei Sancho IV de Castela, pai de D. Beatriz de Castela, me de D. Pedro, futuro Rei de Portugal. Era, portanto, prima em 3 grau de D. Pedro. Desde tenra idade passa a ser criada por Tereza de Albuquerque, viva de Afonso Sanches o bastardo do rei D. Dinis, meio-irmo do monarca portugus Afonso IV , a quem Ins chamava me. Torna-se aia de sua prima D. Constana Manuel, filha de Joo Manuel, poderoso nobre descendente da Casa Real Castelhana e prometida ao prncipe de Portugal, D. Pedro. Ins chega vora na comitiva de D. Constana, em 1340. O Infante no tardou em mostrar grande simpatia e afeio por Ins. D. Afonso IV, temendo essa relao, manda-a ao exlio em 1344. O Infante v-se, afinal, liberto das obrigaes do matrimnio quando morre D. Constana. Com a morte da esposa, D. Pedro traz a amada Ins de volta a Portugal, s terras de Lourinh. Tempos depois se dirigem a Coimbra, instalando-se em uma Quinta prxima ao Mosteiro de Santa Clara, o mesmo em que vivera a veneranda rainha D. Isabel de Arago. Da unio de ambos, nasceram quatro filhos, sendo que o primeiro, D. Afonso, morreu ainda criana. O idlio de Ins e Pedro chega ao fim na manh de 7 de janeiro de 1355, quando Ins, estando em Coimbra, no Pao da Rainha Santa junto ao Convento de Santa Clara-aVelha, foi degolada por ordem de D. Afonso IV. A trgica morte de Ins e os ecos de alm-tumba A trasladao do cadver de Ins do mosteiro de Santa Clara at ao de Alcobaa e a sua configurao como rainha na esttua sepulcral jacente so exemplos mpares, que parecem ter

reavivado na mente do povo todo o trgico episdio e desde cedo alimentaram a poesia e a narrativa histrica, no deixando morrer o mito em que se tornou Ins de Castro. Haquira Osakabe destaca que tais atos do rei D. Pedro serviram para dar matria saudade:
[...] a consagrao de Ins, pelos funerais reais, no foi apenas a superao simblica da sua morte por parte de seu amante. Foi muito mais. Consagr-la rainha correspondeu uno (e criao) definitiva de Portugal como reino do Amor e do sentimento que permite eterniz-lo: a Saudade. Assim, o grande desvairo, como denominou Ferno Lopes, longe de se situar no anonimato do prosaico amoroso, excedeu a prpria dinmica do amor e acabou por transubstanciar a matria histrica em matria mtica processo que s o tempo vai desvelando e tornando cada vez mais patente. (Osakabe, 1998, p. 110)

Carolina Michalis de Vasconcelos (1996), ao discutir alguns aspectos, segundo perspectivas histrico-culturais que envolvem a tradio inesiana, estabelece, no seu texto, uma distino entre o que chamou tradio histrica com fundamento sobre a verdade e a fbula ou fantasia, ressaltando que neste trgico episdio ambos tendem a se confundir. Dessa imbricada relao entre os planos do real e do mitolgico, certo o desenlace sangrento dos amores de Ins e Pedro e todo o eco de alm-tumba; toma-se como fato o grande desvario do Infante, que levantou um exrcito contra o prprio pai, e viu-se apenas satisfeito quando, j rei de Portugal, saciou sua sede de vingana ao ordenar a execuo dos cruis assassinos de sua amada, a um mandando arrancar o corao pelo peito, ao outro pelas espduas; evento histrico e mpar a trasladao do corpo de Ins de Castro do mosteiro de Santa Clara, em Coimbra, at ao de Alcobaa, em um cortejo fnebre como igual nunca mais houve em Portugal. A par dos fatos, surgiram lendas nas quais pormenores infundados foram includos. Diz-se que D. Pedro teria

coroado a amada e feito com que todos os nobres se ajoelhassem e lhe beijassem a mo, seis anos aps a sua morte. Lenda demasiado romntica para se crer como verdade. Alm do mais, as crnicas no deixariam passar despercebida uma cerimnia to espantosa. Outra lenda, em tudo bela: a de que D. Pedro mandara pr o seu tmulo no ao lado do de Ins, no cruzeiro de Alcobaa, mas ps contra ps, para que, ao soarem as trombetas do Juzo Final, seus olhos se pudessem, mais uma vez, encontrar1. O episdio de Ins de Castro tem sido um desses no raros momentos em que o mito assume ares de fato. Destacase, quanto a isso, uma importante razo: o da impreciso ou precariedade dos registros histricos. Sob o olhar historiogrfico pouco se pode precisar. No de se espantar que as maiores fontes desta tragdia no sejam as histricas, por vezes contraditrias e pouco fidedignas, mas artsticas. Muitos historiadores, alis, tentaram desmistificar, sob a luz da interpretao poltica, os amores de Ins e Pedro. A fria leitura, porm, sempre desafiada por algo que parece mais forte, mais verdadeiro, sobrepondo-se a tudo o mais: a fora potica que a tradio atribui a este triste episdio. a partir dos fatos obscuros a personalidade de Ins, a existncia ou no de casamento entre Ins e Pedro, a ocorrncia de um julgamento que a levou morte2, apenas para citar alguns que as expresses artsticas procuram preencher as lacunas deixadas pela Histria. Como destaca Maria Leonor Machado de Sousa:
A personalidade de Ins -nos totalmente desconhecida. De razes que justificassem a louca paixo que inspirou s conhecemos uma beleza que parece dever considerar-se incontestvel. Para alm dela, to verosmil a rapariga frgil e ingnua que se perdeu por amor
1

Quanto ao aspecto da posio das arcas tumulares cf. FIGUEIREDO, Antero de. D. Pedro e D. Ins: o grande desvayro. Lisboa: Bertrand, 1917. p. 277-279.
2

Cf. GIL, A. Pedro (org.). Os grandes julgamentos da histria: o processo de D. Ins de Castro. Lisboa: Amigos do Livro, s/d.

como a intriguista artificiosa e cheia de ambio que alguns historiadores nela quiseram ver, a vtima dcil de um decreto inabalvel ou a mulher segura de si e do seu direito de viver, que lutou at ao fim contra o destino e uma vontade prepotente. Pelos tempos fora, vrios autores tentaram dar carcter e vida personagem cujo nico retrato a sua esttua jacente, que transmitiu um sorriso ingnuo e meigo, mas nada ficou na Histria que legitime qualquer dessas criaes. De facto, Ins de Castro uma figura que s chegou at ns em atitudes passivas: foi trazida no squito de uma princesa, foi exilada por um rei, mandada regressar por um prncipe e por ele aposentada sucessivamente em diversas povoaes, onde a tradio quase nada fixou, at ser morta por razo de uma vaga desconfiana poltica que a argumentao histrica muitas vezes tem posto em causa. A entrevista com o Rei, que poetas e cronistas relataram e que teria sido a sua primeira e ltima iniciativa, parece a alguns comentadores no ser logicamente admissvel: no se enquadraria no processo legal e do protocolo d a poca, nem to-pouco a justificariam as relaes entre Ins e a Corte, de que ela vivia anos afastada. No entanto, o peso das fontes documentais que apoiam a sua veracidade no pode ser facilmente contestado. (Sousa, 1987, p. 11)

Assim, pensando nos limites entre a Histria e o Mito e a relao do episdio inesiano com a memria cultural portuguesa, pode-se entender o mito representado pela paixo desvairada de Pedro e Ins como uma construo esttica. Comparada s de Romeu e Julieta, Tristo e Isolda, Abelardo e Helosa, a histria dos amores de Ins de Castro e D. Pedro torna-se imortal na pena e na tinta de artistas de diversas pocas3. Para Claude Lvi-Strauss (1987, p. 60), o carter aberto da Histria est assegurado pelas inumerveis maneiras de compor e recompor as clulas mitolgicas ou as clulas explicativas que eram originariamente mitolgicas. O mito de Ins de Castro, que bem ilustra a retomada das
3

Para maior amplitude da temtica inesiana na cultura portuguesa e de sua projeo europeia cf. as seguintes obras: SOUSA, Maria Leonor Machado de. Ins de Castro: um tema portugus na Europa. Lisboa: Edies 70, 1987 e PIMENTA, Cristina. D. Pedro I: entre o reino e a recordao de Ins. Casais de Mem Martins: Temas e Debates, 2007.

clulas mitolgicas de que fala Lvi-Strauss, tem servido como um mote para recuperar o passado histrico portugus. Em 2005 comemoraram-se 650 anos sobre a morte de Ins de Castro. As autarquias de Coimbra, Alcobaa e Montemor-o-Velho, o Ministrio da Cultura e a Quinta das Lgrimas organizaram as comemoraes do Ano Inesiano da Cultura, alm de terem criado a Associao Amigos de D.

Pedro e D. Ins parceria, portanto do poder central, do poder local e da iniciativa privada alm de se ter estabelecido relaes com outras instituies nacionais e estrangeiras. As comemoraes deste Ano Inesiano tiveram em Jos Miguel Jdice seu Comissrio-Geral e em Jorge Pereira de Sampaio (IPPAR) seu Programador-Geral. No dia 15 de janeiro foi realizado, na Cidade de Alcobaa, o Colquio Ins de Castro, cuja direo coube a Maria Leonor Machado de Sousa. Na cerimnia inaugural, realizada no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaa, acompanhada pelo msico Pedro Caldeira Cabral, a atriz Eunice Muoz leu poemas de autores portugueses, cuja temtica girava em torno dos amores de Ins e Pedro, do encontro, da saudade, do desvario, da paixo inconsolvel. Assuntos que so em si, conforme nos lembra Jorge Pereira de Sampaio, a Alma Portuguesa. Elaborou-se, alm do Colquio Ins de Castro, uma grande mostra que reunia obras de artistas plsticos portugueses de vrias geraes, dos consagrados aos mais jovens. Entre seus organizadores destaca-se o nome de Alexandre de Melo, grande autoridade em arte contempornea de Portugal. A mostra teve lugar no Pavilho de Portugal, em Coimbra, e na Galeria de Exposies Temporrias da Ala Sul do Mosteiro de Alcobaa. Como mote, a exposio valeu-se de um verso camoniano, forte referncia para os amores de Ins e Pedro: O nome que no peito escrito tinhas. Dos mais de oitenta eventos em torno do Ano Inesiano, privilegiaram-se, tambm, as relaes com o Brasil,

estabelecidas atravs do cinema, do teatro, da arte contempornea e de colquios, com especial ateno para o seminrio Ins de Castro, a poca e a memria, promovido pelo somatrio das foras da Ctedra Jaime Corteso da USP e do Laboratrio de Estudos Medievais (USP/Unicamp) com o apoio da Comisso para as Comemoraes do Ano Inesiano (Portugal), possibilitando um fecundo encontro acadmico em que participaram pesquisadores, professores e estudantes dos Departamentos de Histria e de Letras Modernas da FFLCH-USP, alm de convidados de outras instituies universitrias. As comemoraes do Ano Inesiano da Cultura seguiram uma linha que percorria um caminho muito alm do simples relato dos acontecimentos histricos ou de suas personagens. Buscou-se, mais que isso, mostrar a carga simblica e mtica deste episdio, refletindo as relaes entre paixo e tragdia, desejo e morte, amor e poder. Se um pas forte feito de artistas fortes e imagens fortes, como disse o diretor do instituto de Artes, Paulo Cunha e Silva, o Ano Inesiano veio recolher, pois, a memria de seis centrias e meia destes assuntos que encerram em si reflexes em torno de Alma Nacional, Identidade Cultural, Sentimento Portugus, temas que, segundo Eduardo Loureno (2007), constituem-se, h mais de 150 anos, como uma preocupao de que se ocuparam e ocupam os grandes escritores portugueses, quando, ao escrever, indagam-se o que Portugal e o que significa ser portugus. Evocados do corao do tempo como elementos da memria nacional, Ins e Pedro permanecem no imaginrio portugus como enigmas de uma forma de pensar a existncia. Dalila Pereira da Costa v no sentimento gerado do episdio inesiano a manifestao de uma histria ptria, que traz luz a saudade como condio dramtica da existncia e, ao mesmo tempo, redentora. um conhecimento de experincia feito, nas palavras da autora:

No amor, dois amantes ultrapassaro a vida limitada de seus anos terrestres e a levaro at consumao do tempo, como eternidade: como limite mximo do mundo e vida. No conhecimento, um povo rebentar nos limites dum sculo da sua histria (e cada um dos seus homens nos limites da sua vida prpria) os limites postos ao mundo conhecido, como Terra, abraando-a circularmente, desvendando-a e possuindo-a num enlace e sbita iluminao, total. Na sua histria, mas nela carnalmente, dramaticamente, por cada vida dum desses homens e todos juntos e unidamente, ento rebentando o que surge como o possvel concedido fora humana. Ser essa exigncia ltima, a um tempo existencial e cognitiva, porque sempre do saber como vivncia, o impossvel sendo a dimenso da tenso que se pe no arco para o desfecho da seta , o que informa a histria ptria: como existncia terrestre dum ser coletivo. Um caminhante em passagem aqui sobre a terra, ser finito e em trnsito, mas que para ela, sobre ela, trouxe uma medida do cu, como medida sem medida a que humanamente se chama o impossvel. (Costa, 1976: 97)

Ins, 650 anos depois, a memria de uma figura mtica que traz para os textos da Literatura Portuguesa o que Eduardo Loureno chama de palavra-mito dos portugueses: a saudade. Esta saudade, que cria uma identidade portuguesa a partir das figuras mitificadas. Sobre ela, o mesmo Loureno (1999, p. 13) dir: a saudade no foi mais que a expresso do excesso de amor em relao a tudo o que merece ser amado. Dir Carolina Michalis de Vasconcelos na sua Saudade portuguesa que:
A saudade e o morrer de amor (outra face do mesmo prisma de terna afectividade e da mesma resignao apaixonada) so realmente as sensaes que vibram nas melhores obras da literatura portuguesa, naquelas que lhe do nome e renome. Elas perfumam o meio livro de Bernardim Ribeiro e os livros que estilisticamente derivam dele, como a Constelao de Israel de Samuel Usque, e as Saudades da Terra de Gaspar Frutuoso. Perfumam as Rimas de Cames e os episdios e as prosopopias dos Lusadas. Perfumam as Cartas da Religiosa Portuguesa e as criaes mais humanas de Alemeida Garrett, a Joaninha dos olhos verdes e as figuras todas de Frei Lus de Sousa. No faltam no cancioneiro do povo; nem j faltavam, na sua face arcaica, nos reflexos cultos da musa popular

que possumos, isto nos cantares de amor e de amigo dos trovadores galego-portugueses, no perodo que se prolongou at os dias de Pedro e Ins. (Vasconcelos, 1996, p. 33)

A saudade, como experincia individual e coletiva, uma forma de conhecimento-vivncia do povo portugus, sendo uma maneira de recuperar, de resgatar um passado histrico glorioso ou suficientemente trgico para que se converta em objeto esttico, cuja importncia , ao mesmo tempo, moral e afetiva para a nao. Assim, na metafrica condio de relicrio, Ins de Castro a guardi da saudade, reafirmando-se em cada poca pelas manifestaes artsticas que tanto lhe tiram do sossego. A verdade, parece-nos, que j no h mais como apagar a colo de gara da memria, da cultura e da Histria portuguesas. Pode-se, por vezes, pensar se o tema inesiano ainda desperta interesse para a crtica, para os artistas portugueses e estrangeiros ou mesmo para o pblico em geral. O Ano Inesiano da Cultura e tudo o que em torno dele girou, parecem provas cabais de que sim. Ins mantm-se viva, 650 anos depois, como chama ardente. Inesgotvel. REFERNCIAS: BESSA-LUS, Agustina. Adivinhas de Pedro e Ins. Lisboa: Guimares, 1986. COSTA, Dalila L. Pereira da. Saudade: unidade perdida, unidade reencontrada. In. COSTA, Dalila L. Pereira da & GOMES, Pinharanda. Introduo Saudade. Porto: Lello & Irmo, 1976. LVI-STRAUSS, Claude. Mito e Significado. Lisboa: Edies 70, 1987.

LOURENO, Eduardo. Mitologia da Saudade seguido de Portugal como Destino. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. _______. Labirinto da Saudade seguido de Psicanlise mtica do destino portugus. Lisboa: Gradiva, 2007. OSAKABE, Haquira. A ptria de Ins de Castro. In. IANNONE, Carlos Alberto, GOBI, Mrcia V. Zamboni & JUNQUEIRA, renata Soares (org.). Sobre as naus da iniciao. So Paulo: Unesp, 1998, p. 105-117. ROUGEMONT, Denis de. Histria do Amor no Ocidente. 2. ed.reform. So Paulo: Ediouro, 2003 VASCONCELOS, Carolina Michalis. portuguesa. Lisboa: Guimares, 1996. A saudade

SOUSA, Maria Leonor Machado de. Ins de Castro: um tema portugus na Europa. Lisboa: Edies 70, 1987. Resumo: Passados 650 anos da morte de Ins de Castro discute-se, hoje, a importncia do tema inesiano na formao da identidade cultural portuguesa e a sua permanncia no imaginrio portugus. O presente ensaio prope-se, assim, a uma reflexo de questes como alma nacional, identidade cultural e sentimento portugus, procurando pensar em como responde culturalmente, no imaginrio portugus, o episdio dos amores de Pedro e Ins. Palavras-chave: Ins de Castro; Memria; Identidade cultural Abstract:

Passados 650 anos da morte de Ins de Castro discute-se, hoje, a importncia do tema inesiano na formao da identidade cultural portuguesa e a sua permanncia no imaginrio portugus. O presente ensaio prope-se, assim, a uma reflexo de questes como alma nacional, identidade cultural e sentimento portugus, procurando pensar em como responde culturalmente, no imaginrio portugus, o episdio dos amores de Pedro e Ins. Key-words: Ines de Castro; Memory; Cultural Identity

S-ar putea să vă placă și