Sunteți pe pagina 1din 2

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE COMUNICAO SOCIAL E ARTES CURSO DE PRODUO CULTURAL DISCIPLINA: ARTE E QUESTES SOCIAIS 2011/1

PROFESSORA: MARIA ELOISA LEMME ESTUDANTE: ISABEL AMORIM MATRCULA: 207.33.071-7 Performance Fogo cruzado _ Ronald Duarte. Rio de Janeiro, 2002.

Ronald Duarte um artista que quer trabalhar as urgncias do mundo ps-moderno, que dar vida s necessidades do aqui e agora e o faz no espao pblico, onde essas urgncias se fazem presentes. Trabalha com obras monumentais, como se maxificasse a forma para que ela possa ser vista nesse mundo de tempo corrido. Trao marcante de sua obra a realizao em bairros da periferia do Rio de Janeiro, onde as urgncias do povo so latentes. Trabalha com elementos da periferia, com imagens de favela em espaos de nobreza, com o funk, com o candombl. Suas obras so performticas, acontecem em um dado momento e dela fica o registro em vdeo, mas a tal da aura da obra de arte, de que fala Walter Benjamin, s tem o privilgio de fruir que compartilhou desse momento. Na sua obra Tatuagens Urbana, em que faz uma grande pintura em uma calada pblica, parte da obra fica, mas vai se desgastando com a vida da cidade, com os passantes. A obra vai se camuflando at ser incorporada no cotidiano e passar desapercebida pelos que fazem uso daquele espao diariamente.

As obras do artista tm um forte contedo poltico, ele incorpora as ausncias do Estado nas reas perifricas que usa como cenrio e como referncia, a questo da violncia, a questo da religio (que hoje elemento poltico fortssimo) e a questo da corrupo dos polticos nacionais. Na obra Fogo Cruzado, especificamente, ele preenche o vo dos trilhos do bonde de Santa Tereza com estopa, a embebe em gasolina e toca fogo. A imagem esttica j marcante, a sua contemplao marca todos os tipos de espectador, pois o fogo um elemento comum e, quando representa um perigo controlado, fascinante admir-lo. Dois elementos, na minha opinio, devem ser destacados. Primeiro a escolha do nome Fogo Cruzado que remete violncia presente no dia a dia do carioca, remete aos tiroteios de que ouvimos os disparos. A obra utiliza o espao pblico, o mesmo espao em que somos assaltados por essa violncia todos os dias, o mesmo espao que cada vem mais nos privado por essa violncia. Ele pe lado a lado arte e violncia, convivendo em um mesmo espao, a cidade. Outro elemento que deve ser destacado o uso do fogo, que tambm carrega consigo a dubiedade da beleza e da violncia. O fogo que associado a paixo na obra de Cames, o mesmo fogo que devasta florestas inteiras. O fogo que nunca pode ser completamente controlado, como a vida na cidade. Nesse trabalho, creio eu, que o fogo esteja carregado de esttica e de simbolismo. Para mim, esta obra carregada de beleza e de significado, uma obra contempornea com a rara qualidade de cativar os olhares e atrair o pblico pela beleza inicial e pela reflexo que prope. arte poltica do comeo ao fim.

Fontes: www.ronalduarte.com http://circuitoscompartilhados.org

S-ar putea să vă placă și