Sunteți pe pagina 1din 8

Universidade Tcnica de Lisboa Instituto Superior 2011 de Cincias Sociais e Polticas

ndice

1. Contextualizao ___________________________________ __________ pg.2 2. Como surgiu o Estado Novo_______ ______________________ ________ pg.3 3. O acto colonial ____________________ __________________________ pg.4 4. O estado social _____________________________________________ pg.5; 6 5. O controlo cultural ________________________ ___________________ pg.7 6. Concluso, Bibliografia ________________________________________ pg.8

Universidade Tcnica de Lisboa Instituto Superior 2011 de Cincias Sociais e Polticas

1. Contextualizao

No mbito da disciplina de Histria da Administrao Pblica Portuguesa foi -me pedido a realizao de um trabalho sobre um dos tpicos do programa da cadeira. Na minha escolha sobressaiu o Estado Novo, neste caso como ttulo, sendo que irei retratar as polticas impostas por este regime na Sociedade Portuguesa, dando origem ao subttulo do trabalho imposto, ao qual me vou limitar. Contudo, irei fazer uma breve sntese sobre como o Estado Novo se implantou no nosso Pas e da explorar todas as polticas impostas por ele.

Universidade Tcnica de Lisboa Instituto Superior 2011 de Cincias Sociais e Polticas


2. Como surgiu o Estado novo

A 28 de Maio de 1926, um golpe de estado ps fim 1 Repblica, dando origem a uma ditadura militar, que resistiu at 1932. A falta de preparao dos militares para exercer funes governativas levou ao crescimento do dfice oramental e consequentemente instabilidade poltica e econmica. Sendo assim, no se cumpriu o objectivo previsto pelos militares de

regenerar a ptria e devolver a estabilidade . Desprovidos de bases de apoios


tambm, uma vez que a populao no se identificava com o novo regime, o Pas cai na Bancarrota. Em 1928, o pas governado por Vicente de Freitas, Primeiro -Ministro, e por scar Carmona, Presidente da Repblica, convida Antnio Oliveira Salazar, Professor de Economia da Universidade de Coimbra, a exercer a pasta das finanas com a importante funo de resolver a grave situao econmico -financeira que o pas viva. Salazar aceita na condio de co ntrolar as despesas de todos os ministrios. Como Ministro das Finanas, aplicou a poltica de austeridade, que consiste no aumento das receitas (impostos) e diminuio das despesas. Esta foi, sem dvida, uma politica bem concebida, uma vez que pela primei ra vez num perodo de 15 anos, o Pas apresentou um Saldo Oramental Positivo. Designado por Milagre Financeiro, conferiu a Oliveira Salazar um grande prestgio e por isso nomeado, em Julho de 1932, Presidente do Conselho. E assim nasceu o Estado Novo, um sistema governativo forte, autoritrio, capaz de impor a ordem, que criou estruturas institucionais, que abordarei a seguir.

3. O acto colonial
3

Universidade Tcnica de Lisboa Instituto Superior 2011 de Cincias Sociais e Polticas

No Acto Colonial de 1930 se afirma a misso histrica civilizadora dos portugueses nos territrios ultram arinos, considerados possesses imperiais inalienveis. Em consequncia reforou -se a autoridade da metrpole sobre as colnias, tendo sido abandonadas as experincias de descentralizao administrativa da 1 Repblica. Acabou-se por controlar os governado res coloniais e colnias afirmam -se como fornecedoras de matrias -primas e consumidoras dos produtos industriais da metrpole. Ao mesmo tempo, o Estado Novo reagia a presses internacionais sobre Portugal (ex. Sociedade das Naes), afirmando que Portugal um estado multirracial e pluricontinental. Contudo, Portugal afirma a sua vocao colonial - Mstica Imperialatravs de congressos e exposies: I Exposio Colonial Portuguesa (Porto 1934) e Grande Exposio do Mundo Portugus (Lisboa 1940)

4. O estado social
Salazar props o corporativismo como modelo da organizao econmica, social e poltica.

Universidade Tcnica de Lisboa Instituto Superior 2011 de Cincias Sociais e Polticas


O corporativismo concebia a Nao representada pelas famlias e por organismos onde os indivduos se agrupavam pelas funes que desempenhavam e os seus interesses se harmonizavam para a consecuo do bem comum. Esses organismos, denominados corporaes, incluam as instituies de assistncia e caridade (Corporaes Morais); com objectivos literrios e cientficos, artsticos (Corporaes Intelectuai s); actividades econmicas, as Casas do Povo, as Casas dos Pescadores, os Grmios e os Sindicatos Nacionais (Corporaes Econmicas). Proibiram -se os sindicatos livres, a greve e o lock out. O Estatuto do Trabalho Nacional (1933) estabelecia a organizao de elementos primrios:
y y

Sindicatos Nacionais dos trabalhadores portugueses; Grmios Associaes patronais, empresas ou firmas singulares de acordo com os respectivos ramos de actividade profissional; Casas do Povo - Unies rurais de patres e trabalhado res; Casas dos Pescadores pescadores e empresrios.

y y

Estes entendiam-se na negociao de matrias laborais com o Estado que exercia a sua superintendncia e intermediao. Estas formas de associao eram organizadas em Federaes e Unies. Daqui eram eleitos para a Cmara Corporativa (1933) que funcionava apenas como rgo consultivo que emitia pareceres sobre projectos de lei do Governo a apresentar Assembleia Nacional. J se sabe que Salazar repudiava a cidade industrial, que considerava fonte dos piores males da sociedade. Ao invs disso, valorizava a ruralidade, porque preservava o que de melhor tinha o povo portugus. Foram criadas inmeras medidas de desenvolvimento agrcola, que ficou conhecida de Lavoura Nacional. Construram -se barragens, de forma a melhorar a irrigao dos solos; coube Junta de Colonizao Nacional Interna fixar a populao no interior do pas; terrenos ridos tornaram -se em terras verdes, devido poltica de arborizao; aumentaram a produo do vinho, arroz, batatas, a zeite, frutas, cortia. A Campanha do Trigo foi uma das grandes vitrias a nvel agrcola, uma vez que cresceu a produo de cereais, principalmente no Sul do pas. O Estado concebeu grande proteco aos proprietrios, adquirindo -lhes os cereais. Portuga l conseguiu a

Universidade Tcnica de Lisboa Instituto Superior 2011 de Cincias Sociais e Polticas


auto suficincia cerealfera at 2 Guerra Mundial. Favoreceu a produo de adubos e de maquinaria agrcola e deu emprego a milhares de Portugueses. Foi atingido um grande desenvolvimento na agricultura e um aumento d os empregos no sector agrcola. Outro investimento que o Estado Novo procurou evoluir, foi nas obras pblicas que tiveram grande impulso com a Lei de Reconstituio Econmica (1930). Esta poltica diminuiu o desemprego, causado pela depresso e dotou o pas de melhores infra-estruturas, tais como: alargou a rede de caminhos -de-ferro, construo de estradas e duplicao dos Kms de estrada, surgindo a primeira auto -estrada nos anos 40. Esta melhoria da qualidade das estradas abriu o trfego e melhorou articulao do mercado inte rno e favoreceu a unificao do mercado internacional e maiores acessibilidades aos mercados externos. Construram -se pontes: Arrbida (porto) e Salazar, hoje conhecida como Ponte 25 de Abril (Lisboa); desenvolveram -se as redes telegrficas e telefnicas, melhoraram os Portos de Leixes, Lisboa, Aveiro, e os aeroportos nacionais. Procederam -se a outras obras pblicas como: escolas, hospitais, bairros operrios, estdios, reparties pblicas, estaleiros, recuperao de patrimnios. de reconhecer a importncia do Engenheiro Duarte Pacheco, Ministro das Obras Pblicas do regime, sendo que a poltica de obras pblicas se tornou num dos smbolos orgulhosos da administrao salazarista.

5. O controlo cultural

O Estado Novo sentiu a necessidade de controlar o mpeto criador dos artistas e submet-los aos ideias do Regime.

Universidade Tcnica de Lisboa Instituto Superior 2011 de Cincias Sociais e Polticas


Dessa forma censurou os artistas, cineastas, escritores, Jornalistas etc. A utilizao da cultura para propagandear o Regime foi designada de Poltica de Esprito, sendo que a chefia cabia a Antnio Ferro, SPN. Valorizaram -se as manifestaes culturais do Regime e o amor Ptria, aos heris nacionais e famlia e inculcaram -se os valores do Estado nas artes e letras. Antnio Ferro servia -se da poltica de esprito para mediatizar o regime. Sendo ele simpatizante do Modernismo e dos Modernistas, sentiu a necessidade de abrir a cultura portuguesa modernidade. Poder dizer-se que houve uma unio entre o Vanguardismo e o Conservadorismo .

Universidade Tcnica de Lisboa Instituto Superior 2011 de Cincias Sociais e Polticas

6. Concluso

Deste trabalho posso concluir que o Estado Novo no foi de todo uma m politica para Portugal, pois conseguiu desenvolver vrios sectores econmicos do pas, apesar do seu condicionamento perante a Indstria. Contudo, no concordo com o seu autoritarismo e represso ao s meios de comunicao, liberdade de expresso, populao portuguesa, etc. No seria necessrio, de forma alguma, proceder forma extrema como o Professor de Oliveira Salazar procedeu.

7. Bibliografia

O tempo da Histria, 1 Parte, 12 ano, Ctia Pint o do Couto e Maria Antnio Monterroso Rosas;

S-ar putea să vă placă și