Sunteți pe pagina 1din 3

Por

Partcula usada em numerosssimos casos, entre os quais os seguintes:


a) Serve para juntar ao verbo, adjetivo ou substantivo que a antecede o complemento terminativo que lhe determina a significao: O menino saiu sem que o pai desse por isto; Trocou a casa por um apartamento; cordial por natureza. b) Rege o predicativo do sujeito ou do objeto direto: Esteve por escrevente num cartrio; Alberto de Oliveira passa por grande poeta; Todos o tm por sbio. c) Rege especialmente o agente da voz passiva: Repetidos [os brados] por muitas vozes, .... formavam um rudo medonho. d) Entra na formao de adjuntos ou de oraes que indicam: 1. Motivo determinante; causa, motivo, razo: porque a ela pertencia o trono por um costume gradualmente introduzido Por teu amor, vaguei nas runas leprosas. / Por ti, uivei, chorei... 2. Fim, destino, propsito, teno, desejo: Durante quinze anos lutou por conservar intacta a independncia da terra que lhe chamava rainha Morro, e por dar-te mais gosto, / Vou morrendo devagar correndo o campo com um molho de arnica, pisava a planta por extrair-lhe o suco. Mordia, por no rir, o lbio mido e langue 3. Meio ou interveno: sorriu-se segunda vez .... e por um gesto gracioso exprimiu ao prelado o desejo de principiar a visita. Tudo consegue por intercesso de amigos poderosos. 4. O agente intermedirio: Por esse mesmo diretor tive conhecimento de um caso bizarro que inicialmente no aceitei fosse verdadeiro

5. Expediente, recurso, maneira, forma: Chegou ao posto por adulaes e intrigas. 6. Lugar atravs do qual se passa, corre ou entra, ou por cima do qual algum ou algo desliza ou se estende: Ns ambos, mesquinhos, / Por nvios caminhos, / Cobertos despinhos / Chegamos aqui! Ela andou por aqui; andou. 7. Lugar onde se est de passagem: Na prxima semana, ele estar por Londres.

8. Durao limitada ou indeterminada de tempo: Joaquim, do Adro, tinha o gozo daquela gua, por um nmero determinado de horas. Havia adoecido e estivera no hospital por uma semana. Amo-te at nas coisas mais pequenas. / Por toda a vida. Por anos, a dama e o cavaleiro viveram em boa paz e unio. D. Pedro II governou o Brasil por 49 anos. 9. O momento da ao, do fato: Foi por uma dessas belas tardes de vero que ele a conheceu; Era por uma noite escura e fria de abril. 10. poca aproximativa: Chegou ao Brasil por 1955. Eu chegou por volta de 20h00. 11. Continuao, seqncia, prosseguimento, no tempo ou no espao: preciso trabalhar de verdade, daqui por diante. 12. O preo: Comprei este livro por um preo exorbitante. 13. Unidade, em sentido distributivo: O jantar no restaurante sai muito caro por pessoa. 14. Circunstncia, condio, estado de coisa, que envolve ou em que se d um fato: Bela! dizia eu, como um navio vela, / para um pas polar, por um silncio amigo. 15. Troca, permuta; substituio: Permutou seu relgio de parede novo por um antigo; Trocou por um maior o seu caderno de apontamentos. 16. Reciprocidade: notria a paixo dos dois um pelo outro. 17. Altura a que chega uma coisa: Estavam quase afogando-se, com gua pelo pescoo. 18. Nmero aproximado: Sua biblioteca anda j por 20.000 volumes; Seu patrimnio ora por 2 milhes de reais. 19. Favor, defesa, proteo: Os cavaleiros medievais pelejam por suas damas.

20. Amizade, amor: louco por sua mulher e filhos. 21. Condio de representante ou procurador; em nome de: Compareceu por si e por seu chefe; Falou por todos os presentes. 22. Padro, estalo, modelo; norma: aferindo tudo por esse padro, procedia em conformidade com ele. 23. Em nome de (nas frmulas de protesto ou de pedido): Jurou por Deus que era inocente; Por teus filhos te peo perdo. 24. Em honra de; em homenagem a; pela vida ou sade de: Gritando o cu tocavam, / Dizendo em alta voz: Real, real, / Por Afonso, alto Rei de Portugal. e) Entra na formao de numerosas locues adverbiais, prepositivas e conjuntivas: por cima, por baixo, por fora, por ento, por certo; por sobre, por entre, por meio de, por causa de, por mais que, por menos que. f) Quando se lhe segue infinitivo, indica no achar-se ainda realizado o ato ou estado expresso no verbo, e , por vezes, negativa, equivalendo a sem: H muitas novidades por acontecer;

Fonte(s):
Dicionrio Aurlio PELO temos as mesmas preposies em e por combinadas com os artigos a ou o . Exemplo de por ou pelo: Estive andando por a. Estive andando pelo caminho errado. (Neste caso logo aps o "por" veio um artigo masculino que acompanha o substantivo masculino caminho e isso exigiu a combinao do "por" com o "o" o que resultou no "pelo". Curiosidade: a palavra por vem do latim per, por isso quando junta-se ao artigo no vira poro e sim pelo. Frases: Sem responderem, l se iam / As andorinhas pelo ar Troquei meu relgio pelo de Joo; E escuta-se, ao luar, / A me do Pescador, rezando a ladainha / Pelos que andam, Senhor! sobre as guas do Mar... Pelo que vejo, ela no vir. Pelo amor de Deus!

S-ar putea să vă placă și