Sunteți pe pagina 1din 24

Monografia: Usucapio

UJN 2007

INTRODUO

O objetivo deste trabalho consiste em comentar a aplicao do instituto do usucapio em suas vrias espcies, mediante os institutos legais. No nossa vontade exaurir o assunto, mas sim, que este trabalho sirva para dar incio a outras pesquisas sobre o tema, j que o Novo Cdigo Civil traz substanciais mudanas perante a legislao anterior.

O que ocorre hoje que o usucapio um instituto que faz parte da teoria geral do direito, que tem espcies prprias do direito provado e outras especficas do direito pblico, como o caso do direito urbanstico. O usucapio a aquisio do domnio pela posse prolongada, na forma da lei, tendo como objetivo acabar com a incerteza da propriedade, assim como assegurar a paz social pelo reconhecimento da propriedade com relao quela pessoa que de longa data o seu possuidor.

farta a doutrina que se aprofundam no usucapio de bem imvel, e aqueles que ao tentarem examinar os dois, sempre discorrem muito mais sobre os bens imveis do que os mveis. Os doutrinadores pesquisados afirmam que os dispositivos legais visam garantir o pleno ordenamento das funes sociais, alm de garantir o bem estar de seus habitantes e regular todas as espcies de usucapio, inclusive o constitucional.

A metodologia a ser utilizada ser a pesquisa bibliogrfica onde buscaremos conhecimentos embasados nas vozes dos doutrinadores.

O presente trabalho est assim dividido: no primeiro captulo relata-se a origem histrica e o conceito de usucapio. No segundo captulo discorreremos sobre o usucapio e suas espcies no Direito Brasileiro, no obstante nos atermos a quatro espcies e seus requisitos que, a nosso ver, dar uma viso geral do que a ser o usucapio. Em sequncia, no terceiro captulo falaremos sobre a prescrio no Direito Civil e no quarto e ltimo captulo, esclareceremos os procedimentos jurdicos, ou seja, a Ao e a Sentena.

Com isso, esperamos contribuir, como dissemos na inicial, para que outros estudos sejam iniciados sobre o tema e que possamos com o nosso trabalho oferecer a abertura para muitos outros que, com certeza, viro.

1. USUCAPIO

1.1 ORIGEM HISTRICA

O usucapio segundo Jos Carlos Moreira Alves em seu livro Direito Romano (1999, p. 311-6) um instituto antiqssimo, anterior a Lei das Tbuas (450 A.C que j apontava a posse durante determinado tempo como requisito indispensvel). O direito romano aprimorou a usucapio (nas fases pr-clssica, clssica e ps-clssica), fundando seus elementos caracterizadores que vigoram at os dias atuais.

O fator primordial no Direito Romano, para a aquisio do domnio foi o tempo. Nas leis das XII Tbuas os prazos eram determinados: dois anos para os imveis e um ano para os mveis. Mais tarde, segundo Pedro Nunes, Justiano (Rei brbaro Bizantino em Constantinopla- Ano 534 - d.C), dilatou-se para dez anos para os bens imveis entre presentes e vinte anos entre ausentes (regras da ionge temporis praescriptio) . (1997, p. 5)

O usucapio em princpio era direito exclusivo dos cidados romanos eleitores em Roma excluindo os peregrinos, porm, a expanso geogrfica de Roma nos vastos territrios forada Itlia, em locais povoados pelos peregrinos, o instituto ao usucapio lhes foi estendido reconhecido em justo ttulo e boa-f para proteo as suas posses. O imperador Teodsio introduziu uma nova instituio de carter extintivo: praescnpno longissimi lempons, a prescrio como meio extintivo das aes.

Caracteriza-se pelo surgimento de duas instituies jurdicas. Uma de carter geral para extinguir as aes e outra de maior aquisio, representada pelo antigo usucapio Esta viso . monista foi transportada para o Cdigo Civil que regulava a prescrio e usucapio de forma unitria. No entanto prevalece uma fuso entre as duas teorias, sendo o usucapio uma fora criadora e extintiva, viso dualista assim entendida por Clvis Bevilqua.

Justiano, rei bizantino em 534, de acordo com Aldyr dias Vianna, divulga "As Institutas (Teodora-Francis Fvre) ao usucapio do direito romano estendeu a prescrio de longa durao, que passou a denominar-se de prescrio aquisitiva", (1983, p. 5-6). Verifica-se a

identidade vocabular pela qual a praescriptio tanto serviu para a prescrio do direito de ao pelo decurso de tempo, como para a aquisio da propriedade o que origina a discusso para o direito moderno pelo surgimento de dois critrios: o monista e o dualista.

O critrio monista seria a prescrio extintiva enquanto o critrio dualista seria a prescrio aquisitiva. A maioria das legislaes modernas segue a corrente dualista porque entendem que o usucapio tem vida prpria, com contornos peculiares e autnomo, apesar de no perder afinidade com a prescrio. Segundo Vianna, comparando a prescrio extintiva e a prescrio aquisitiva. Depara-se com uma trplice diversidade: de objeto, de condies e de efeitos. A prescrio extintiva tem por objeto as aes estendendo-se a sua aplicao, a todos os setores tanto no direito civil, como no direito comercial. (1983, p.7-8).

Suas condies elementares so: a inrcia e o tempo. O efeito de extinguir as aes. O que no acontece com o usucapio, tambm chamado de prescrio aquisitiva, que tem por objeto a propriedade, circunscrevendo-se ao direito das coisas, na esfera unicamente do direito civil sem projeo no direito comercial. Tambm so condies elementares do usucapio a p osse e o tempo acompanhado e tusto iituio e boa te (usucapio ordinrio). O efeito e a aquisio do domnio.

Segundo Pedro Nunes, "O usucapio se subordina a uma necessidade de ordem social e econmica, a um imperativo de carter pblico e para o bem pblico a fim de que algumas coisas no ficassem por muito tempo em domnio incerto [...]". (1997, p. 6). O usucapio ao mesmo tempo fora criadora e extintiva

1.2. CONCEITO

A definio clssica adotada plos juristas nacionais, segundo Pedro Nunes em sua obra Do Usucapio (1997, p. 4-5), de Modestino na definio romana Usucapio est adjectio dominii per continuationem possessionis temporis lege definit. Significa modo derivado de adquirir o domnio da coisa pela sua posse continuada durante certo lapso de tempo, com o concurso e requisitos que a Lei estabelece para esse fim. Portanto, Usucapio (de usu capere - tomar pelo uso).

Lenine Nequete (1983, p. 5), complementa afirmando que o usucapio no apenas um modo de aquisio de um direito de propriedade, mas, tambm, de outros direitos reais, passives de serem objeto de posse continuada. O usucapio uma forma de aquisio da propriedade que

depende no s da posse qualificada, mas tambm do decurso de tempo. Por extino de direitos observam-se dois institutos: a prescrio e a decadncia.

O usucapio uma forma originria de aquisio da propriedade, por conseguinte do nascimento de uma relao direita entre o sujeito e a coisa. Por ser causa autnoma, por si s passa a gerar ttulo constitutivo da propriedade.

segundo Nunes, o domnio da coisa que se apia principalmente na negligncia ou prolongada inrcia do seu proprietrio com o no uso delas. "[...] A perda ocorre quando o dono da coisa manifesta expressa ou tacitamente, a inteno de no mais t-la como sua; ou no a ocupa, ou a deixa por incria ou negligncia, inteiramente ao abandono, por longo espao de tempo". (1997 p. 14-5).

Caracteriza uma forma de aquisio de natureza originria, pois o adquirente no sucede juridicamente o proprietrio. O usucapio um modo de aquisio de propriedade assim como de transferncia de propriedade.

Como define tambm, o civilista portugus Menezes Cordeiro (1979, p. 467), da Universidade de Lisboa, a usucapio "a constituio, facultada ao possuidor, do direito real correspondente sua posse, desde que esta, dotada de certas caractersticas, se tenha mantido pelo lapso de tempo determinado na lei". O usucapio uma forma de aquisio da propriedade que depende no s da posse qualificada, mas tambm do decurso de tempo. Por extino de direitos observam-se dois institutos: a prescrio e a decadncia.

No bastasse, a jurista Maria Helena Diniz, em seu livro Curso de Direito Civil Brasileiro, pelo usucapio define:

O legislador permite que uma determinada situao de fato, que, sem ser molestada, se alongou por certo intervalo de tempo previsto em lei, se transforme em uma situao jurdica, atribuindo-se assim juridicidade a situaes fticas que amadurecem com o tempo. A posse fato objetivo, e o tempo, a fora que opera a transformao do fato em direito. O fundamento desse instituto garantir a estabilidade e segurana da propriedade, fixando um prazo, alm do qual no se podem mais levantar dvidas ou contestaes a respeito e sanar a ausnc de ia ttulo do possuidor, bem como os vcios intrnsecos do ttulo que esse mesmo possuidor, porventura, tiver. (DINIZ, 2002, p. 144)

Modernamente, tm convergido os autores em destacar mais o cunho social desse instituto. Atravs dele, segundo tais doutrinadores, atinge-se o bem comum, pois coletividade interessa que se d coisa usucapienda o uso mais adequado, seja mediante o seu cultivo, a sua utilizao como morada, a sua conservao, etc. Desta forma todos sairiam contemplados, cumprindo a propriedade a sua funo social, entre ns, constitucionalmente exigida. (CF, artigo 170, III. 5 XXIII).

Com a usucapio, portanto, a lei procura fazer justia, na medida em que protege aquele que faz boa utilizao do bem, no protegendo aquele que com sua inrcia no utilizou o bem ou no se ops a sua utilizao por outra pessoa.

Todavia, como se percebe o direito brasileiro no prev apenas a posse (poder de fato) e o tempo como requisitos necessrios usucapio. Capacidade do possuidor, qualidades da c oisa a ser usucapida, boa-f (ignorncia dos obstculos que impedem a regular transmisso da propriedade) e justo ttulo (ttulo que contenha algum vcio ou irregularidade que o impede de ser instrumento apto para promover a transmisso da propriedade; sua noo est ligada a de boa-f) so outros requisitos que tanto o Cdigo Civil de 1916 quanto o de 2002 estabelecem para esta forma de aquisio da propriedade.

Maria Helena Diniz entende ainda que a Usucapio tambm fosse um instituo hbrido - de perda e, ao mesmo tempo, de aquisio da propriedade. Segundo Maria Helena.

Entendemos que a usucapio , concomitantemente, uma energia criadora e extintiva. Extintiva porque redunda na perda da propriedade por parte daquele que dela se desobriga pelo decurso do tempo. Aquisitiva porque ele leva apropriao da coisa pela posse prolongada. (DINIZ, 2002, p. 143-144)

2. USUCAPIO E SUAS ESPCIES NO DIREITO BRASILEIRO

Depois de 26 anos de tramitao no Congresso Nacional, o Novo Cdigo Civil Brasileiro entrou em vigor em 11 de Janeiro de 2003. A nova legislao traz alteraes significativas para a visa dos cidados brasileiros. Contando com 2.046 artigos, o novo Cdigo Civil dedica artigos aos usucapio, com mudanas em prazos para que o ocupante passe a proprie trio.

Em nosso ordenamento jurdico, existem quatro espcies de usucapio de bens imveis:

a) A usucapio ordinria (artigo 1.242, CC/02), b) A usucapio extraordinria (artigo 1.238 do CC/02);

c) A usucapio especial rural (artigo 191, CF/88 e artigo 1.239 do CC/02);

d) A usucapio especial urbana (artigo 183, CF/88 e artigo 1.240, CC/02), cujas espcies passaremos a comentar em seguida.

2.1 USUCAPIO ORDINRIO

O efeito no usucapio ordinrio de acordo com o artigo 1.242 do novo Cdigo Civil a aquisio do domnio por tempo mnimo determinado, sem interrupo devidamente comprovada, sendo ainda utilizada com boa-f.

A posse de boa-f, portanto, "requer a ausncia de culpa, devendo, pois, o possuidor empregar todos os meios necessrios [...] para certificar-se da legitimidade de sua posse". (VENOSA, 2003, p. 75).

Art. 1.242. Adquire tambm a propriedade do imvel aquele que, contnua e incontestadamente, com justo ttulo e boa-f, o possuir por dez anos.

Vale dizer que se a posse for exercida mansa e pacificamente, sem qualquer interrupo, como se dono fosse, no se manifestando por qualquer forma o proprietrio, com justo ttulo e boa f, pelo prazo de 10 anos, pode, atravs de sentena judicial, requer titularidade da prova. O que aqui se v de novo que, se o imvel foi adquirido onerosamente com registro cancelado, havendo realizao de investimentos de interesse econmico e social, ou tenha-lhe servido de moradia o prazo diminui para 5 anos. ( nico do artigo 1.242)

2.1.1 Os requisitos do usucapio ordinrio

a) Posse: Artigo 1196 a 1237. Ela deve ser contnua e incontestada, exercida com animus domini (inteno de ter a coisa para si, de exercer sobre ela o direito de propriedade), durante

o lapso prescricional determinado por lei. Deve ser mansa e pacfica no podendo ser clandestino, nem violento ou precrio. Com isso fica excluda mera deteno de posse. "A posse deve ser mansa e pacfica, isto , exercida sem contestao de quem tenha legtimo interesse, ou melhor, do proprietrio contra quem se pretende usucapir." (DINIZ, 2002, p. 151)

b) Decurso de Prazo: o prazo varia de espcie a espcie (artigos 1238 a 1242, CC e 9 e 10 da Lei 10257/01). requisito essencial para toda usucapio. "Qualquer que seja o usucapio, indispensvel que a posse se estenda ininterruptamente por todo o tempo exigido em lei, e que o prazo se conte por dias e no por horas." (PEREIRA, 2003, p. 141)

O artigo 1.238 do CC exige lapso de tempo por 15 anos desde que a posse ocorra sem interrupo, nem oposio e possuir como seu o imvel independentemente de ttulo de boaf e a sentena servir de ttulo para o Registro de Imveis. O nico do mesmo artigo reduz o prazo a dez anos se o possuidor reside no imvel habitualmente ou realizado obras ou servios de carter produtivo. O possuidor pode acrescentar sua posse do seu antecessor, contando que ambas sejam contnuas e pacficas e da combinao de ambos d-se a accessio possessiones. (Acesso possessrio)

c) Justo Ttulo: de acordo com o artigo 1201, CC, aquele empregado como "fato gerador do qual a posse deriva [...]. Configura estado de aparncia que permite concluir estar o sujeito gozando de boa posse". (VENOSA, 2003, p. 78)

Ainda comenta Venosa (2003, p. 197) que " uma causa jurdica, porm, seria melhor a lei denomina-la de 'ttulo hbil'".

O artigo 1.260 trata do fato gerador da posse. Nem sempre um ttulo. Pois, um ttulo apresentado dever ter sua eficcia decidida no processo. Justo ttulo

todo ato ou negcio jurdico que em tese possa transferir a propriedade, e que s no produziu efeito por estar contaminado por algum vcio. So vcios e defeitos

ignorados pelo adquirente. O usucapio ordinrio tem a qualidade de sanar o defeito.

d) Boa F e M f: O justo ttulo exterioriza-se e ganha solidez na boa-f.

Aquele que sabe possuir de forma violenta, clandestina ou precria no tem justo ttulo. Percebe-se, que Justo Ttulo e Boa-f um binmio. Ambos esto interligados, so cumulativos, a falta de um inviabiliza o outro. (VENOSA, 2003, p. 197).

Os artigos 1.216 e 1.217 do Cdigo Civil valorizam e dignificam o usucapiente. possivelmente ser o mais importante dos requisitos do usucapio ordinrio. Aquele que ignora o vcio ou obstculo que lhe impede a aquisio da coisa possuidor de boa-f. Por ignorncia resulta a convico de que a possui legitimamente. A cincia do vcio que impede o domnio da propriedade pelo usucapiente descaracteriza a boa a f, no entanto a supervenincia da m -f depois de consumado o lapso aquisitivo no obsta a aquisio do domnio.

2.2. USUCAPIO EXTRAORDINRIO

"No imprescindvel que o usucapiente exera por si mesmo e por todo o tempo de sua durao os atos possessrios [...]. Consideram-se [...] legtimos os atos praticados por intermdio de prepostos, agregados ou empregados". (PEREIRA, 2003, p. 145)

Art. 1.238. Aquele que, por quinze anos, sem interrupo, nem oposio, possuir como seu um imvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de ttulo e boa-f; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentena, a qual servir de ttulo para o registro no Cartrio de Registro de Imveis.

Segundo Renato Ribeiro (2004, p. 4), em seu artigo Direito das Coisas: principais modificaes, afirma que o prazo que era de 20 anos, passa a ser de 15 anos, sendo que no usucapio extraordinrio no h exigncias de ttulo, se h boa-f ou no, "sendo necessrio apenas o decurso de tempo. Decorrido o tempo, obtm-se a possibilidade de se obter sentena judicial para usucapir o imvel". A inovao trazida para esta espcie, segundo Ribeiro, est na reduo do prazo para 10 anos se o possuidor realizou no imvel obras ou servios de carter produtivo ou o utilizou como moradia habitual.

A diferena, segundo Ribeiro (2004, p. 4), entre o usucapio ordinrio e extraordinrio a exigncia do justo ttulo e boa-f no primeiro e dispensando esses elementos no segundo acrescentando lapso de tempo maior. Regulado pelo artigo 1.238 do Cdigo Civil, no Cdigo anterior era o lapso temporal de vinte anos (antigo artigo 50-CC) agora diminudo para 15 (quinze) anos nos seguintes termos:

2.2.1 Requisitos do Usucapio Extraordinrio

a) Posse: Artigos 1196 a 1237. Deve ser exercida com animus domini (vontade de possuir) durante o prazo legal, ininterruptamente e sem sofrer oposio ou contestao de quem quer que seja. Basta que algum possua como seu, um bem, durante certo lapso de tempo, para que lhe adquira a propriedade.

b) Decurso de Prazo: Segundo Ribeiro (2004, p. 5) a posse contnua por 15 (quinze) anos no interrompido e sem impugnao. Situao a perdurar pacificamente por 15 anos ininterruptos, ou por 10 anos se o possuidor houver estabelecido no imvel sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou servios de carter produtivo,

c) Sentena: O Juiz reconhecer a situao jurdica preexistente e vai certificar a existncia do direito do possuidor que se tornou proprietrio. Ribeiro (2004, p. 3), o domnio no lhe conferido pela deciso judicial, mas sim pela posse sem oposio e pelo decurso de tempo. A sentena o ttulo para a transcrio no registro competente. " um requisito regulador da situao jurdica do imvel. Com o registro da sentena a situao do imvel estar pacificada com relao a terceiros, surgindo o efeito erga homnes, podendo o imvel ser alienado ou hipotecado."

Neste contexto, "antes da sentena o possuidor rene em mos todos os pressupostos e requisitos para adquirir o domnio. Mas, [...] o usucapiente tem apenas uma expectativa de direito". Silvio Rodrigues entende que esta sentena constitutiva, "de modo que, no meu entender, e contrariamente ao que pensa a maioria dos escritores, a sentena [...] tem carter constitutivo, e no meramente declaratrio". (2003, p. 113)

d) Presuno de ttulo de boa-f, segundo Ribeiro (p. 3-4) a "expresso excluda do artigo 50 do CC Lei 3.071 de 01.01.1916, no qual, a sentena seria proclamada independente de ttulo de boa-f".

O novo Cdigo Civil deixou de observar a questo do justo ttulo valendo-se unicamente da posse continuada, do decurso de prazo, pela moradia ou cuidados com o imvel no seu uso e conservao.

2.3 USUCAPIO ESPECIAL URBANO - USUCAPIO CONSTITUCIONAL

A Constituio Federal de 1988, no artigo 183 abre espao para o chamado usucapio constitucional, que entrou para o Novo Cdigo Civil sob os artigos n 1.239 a 1.241. Na Constituio Federal prescreve in verbis:

Art. 183. Aquele que possuir como sua rea urbana de at duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural.

1 O ttulo de domnio e a concesso de uso sero conferidas ao homem ou mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil.

2 Esse direito no ser reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez.

3 Os imveis pblicos no sero adquiridos por usucapio.

No Novo Cdigo Civil prescreve in verbis:

Art. 1.239. Aquele que, no sendo proprietrio de imvel rural ou urbano, possua como sua, por cinco anos ininterruptos, sem oposio, rea de terra em zona rural no superior a cinquenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua famlia, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe- propriedade.

Art. 1.240. Aquele que possuir como sua, rea urbana de at duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural.

1 O ttulo de domnio e a concesso de uso sero conferidos ao homem ou mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil.

2 O direito previsto no pargrafo antecedente no ser reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez.

Art. 1.241. Poder o possuidor requerer ao Juiz seja declarada adquirida, mediante usucapio, a propriedade do imvel.

nico. A declarao obtida na forma deste artigo constituir titulo hbil para o registro no Cartrio de Registro de Imveis.

E, por fim, o Estatuto da Cidade, Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001, tambm dispondo sobre usucapio, traz uma nova modalidade, qual seja: usucapio especial de imvel urbano, em seus artigos 9 a 14.

Art. 10. As reas urbanas com mais de duzentos e cinquenta metros quadrados, ocupados por populao de baixa renda para sua moradia, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, onde no for possvel identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, so susceptveis de serem usucapidas coletivamente, desde que no sejam proprietrios de outro imvel urbano ou rural.

Nessa linha de raciocnio, Maria Helena Diniz (2002, p. 178), expe o seguinte pensamento: "Trata-se, de uma inovao substancial do Cdigo Civil, fundada na funo social da propriedade, que d proteo especial posse-trabalho, isto , posse traduzida em trabalho criado." O artigo 183 da Constituio Federal em vigor e mais recente o Novo Cdigo Civil disciplinam essa modalidade de usucapio, assemelhando-se muito ao usucapio extraordinrio, porm diferindo-se pelo lapso temporal reduzido a cinco anos.

2.3.1 Requisitos do Usucapio Especial Urbano

a) Posse: animus domini -o usucapiente tem inteno de dono - como se fosse seu dono. Deve ser Ininterrupta, incontestvel pelo prazo de cinco anos. A posse s ser interrompida se uma ao contestadora for julgada procedente. A cesse deve ser justa sem os vcios da violncia, clandestinidade e precariedade. O usucapiente deve residir na rea de forma permanente. No pode obter o usucapio se o uso da rea estiver destinado para o comrcio ou modelos afins, caso em que, utilizar o usucapio ordinrio ou extraordinrio dentro dos requisitos obrigatrios. A posse deve ser pessoal desde o incio admitindo-se apenas o sucessor universal.

b) rea: quanto rea urbana admitida somente at 250 metros quadrados, entendendo se que o limite mnimo dever estar em consonncia com a legislao municipal e diretrios do Registro de Imveis.

c) nico imvel: no pode o usucapiente ser proprietrio de outro imvel quer seja urbano ou rural. Dirimir dvidas quanto situao da rea se ou no urbana deve ser observado o critrio da localizao que se acha inserido no Captulo II da Constituio Federal artigo 182 e segs. Da Poltica Urbana.

2.4 USUCAPIO ESPECIAL RURAL OU AGRRIO

Alencar Mello Proena em sua obra Direito Agrrio (1999, p. 101) que, invocando Del Vecchio, repete a expresso que o verdadeiro embrio do Direito

Agrrio est posto "desde as pocas mais remotas".

Expe Proena, "que no Brasil, o primeiro projeto de Cdigo foi apresentado ao Congresso Nacional pelo Dr. Joaquim Lus Osrio, em 1914, tomando o n 259, tendo inclusive, tramitado parcialmente por aquela casa legislativa". (1999, p. 102-5)

Em 1964, surge a Emenda Constitucional n 10, de 9 de novembro desse ano, e que alterou o artigo 5, inciso XV, letra "a" da Constituio Federal, para incluir o direito Agrrio como um dos ramos do Direito de competncia privativa da unio para legislar. Em 30 de novembro de 1964, houve a promulgao da Lei n 4.504, o Estatuto da Terra.

O Cdigo Civil Brasileiro de 1916, o manteve nos seus artigos 550 a 553, passando por vrias reformas constitucionais e, com o advento da Lei n 6969/81 foi recriado o usucapio rural com rea de 25 hectares, reduzindo o prazo para 5 anos.

Art. 1. Todo aquele que, no sendo proprietrio rural nem urbano, possuir como sua, por 5 (cinco) anos ininterruptos, sem oposio, rea rural contnua, no excedente de 25 (vinte e cinco) hectares, e a houver tornado produtiva com seu trabalho e nela tiver sua morada, adquirir-lhe- o domnio, independentemente de justo ttulo e boa-f, podendo requerer ao

juiz que assim o declare por sentena, a qual servir de ttulo para transcrio no Registro de Imveis.

Pargrafo nico. Prevalecer rea do mdulo rural aplicvel espcie, na forma da legislao especificasse aquele for superior a 25 (vinte e cinco) hectares.

Quanto abrangncia das terras por esta lei h regras especficas sobre terras devolutas como tambm reas de segurana nacional, conforme os artigos 2 e 3 abaixo transcritos:

Art. 2 - A usucapio especial, a que se refere esta Lei, abrange as terras particulares e as terras devolutas, em geral, sem prejuzo de outros direitos conferidos ao posseiro, pelo Estatuto da Terra ou pelas leis que dispem sobre processo discriminatrio de terras devolutas.

Art. 3 - A usucapio especial no ocorrer nas reas indispensveis segurana nacional, nas terras habitadas por silvcolas, nem nas reas de interesse ecolgico, consideradas como tais as reservas biolgicas ou florestais e os parques nacionais, estaduais ou municipais, assim declarados pelo Poder Executivo, assegurada aos atuais ocupantes prefe rncia para assentamento em outras regies, pelo rgo competente.

Pargrafo nico. O Poder Executivo, ouvido o Conselho de Segurana Nacional, especificar, mediante decreto, no prazo de 90 (noventa) dias, contados da publicao desta Lei, as reas indispensveis segurana nacional, insuscetveis de usucapio.

Vale dizer que a Constituio Federal em vigor elevou o seu tamanho para 50 hectares, mantendo o prazo quinquenal. Em seu artigo 191 e nico, reza seis condies para limitar sua interpretao, que so:

1 - O benefcio se dirige a no proprietrio de imvel urbano ou rural.

2 - Tem que ser rea exclusivamente rural, usando o critrio da localizao.

3 - No pode a rea ser mais superior a 50 hectares e deve ser contnua, no se aceitando a soma de reas.

4 - Devendo ser rea produtiva por seu trabalho ou de sua famlia por ocasio do pedido de usucapio.

5 - A residncia no local deve ser permanente e o beneficirio dever estar vinculado diretamente ao imvel rural.

6 - No se pode requerer usucapio rural de imvel pblicos, sejam quais forem.

3. PRESCRIO NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO

O instituto da prescrio, segundo Maria Helena Diniz (2002, p. 245), uma forma de limitar no tempo o exerccio do direito de ao, estabelecendo um prazo para ser exercido, uma vez que no interessa ao Direito proteger perpetuamente o titular de uma ao, se este no demonstra interesse em utiliz-la. uma maneira, portanto, de proporcionar solidez s relaes jurdicas, as quais no podem ficar, sem limites no tempo, na dependncia do exerccio de um determinado direito para se consolidarem. Logo, a prescrio tem como principal objetivo a satisfao de um interesse social, "penalizando" aqueles que, por negligncia ou falta de interesse, no exercitaram seus direitos dentro do prazo determinado, extinguindo as aes que os protegem.

Dada necessidade de se tornar jurdica as situaes que se estendem por muito tempo, prescrio est diretamente relacionada ao tempo.

Perante o Novo Cdigo Civil Brasileiro - Ttulo IV - Da Prescrio e da Decadncia - Captulo l Da Prescrio - Seo l - disciplina o instituto da Prescrio nos artigos 189-206. No Captulo II Da Decadncia - dos artigos 207-211. O artigo n 207, da decadncia, prescreve in verbis:

Art. 207. Salvo disposio legal em contrrio, no se aplicam decadncia as normas que impedem, suspendem ou interrompem a prescrio.

Com base em ampla bibliografia Maria Helena Diniz no seu Cdigo Civil Anotado, (2002, p. 1.149), elabora comentrio de que a decadncia no confundvel com a prescrio. A decadncia significa a perda do direito do exerccio naquele prazo fixado, portanto, se

extingue. A prescrio por sua vez extingue a ao desaparecendo, portanto, "o direito por ela tutelado que no tinha tempo determinado para ser exercido".

Ainda, Maria Helena Diniz (2002, p. 1.145), afirma que conforme os artigos 210 e 211 do CC, "o prazo decadencial pode ser estabelecido pela lei ou pela vontade unilateral ou bilateral, e o prescricional fixado por lei para o exerccio da ao que protege um direito".

A decadncia corre contra todos no admitindo sua suspenso ou interrupo em favor daqueles contra os quais no corre a prescrio, com exceo por exemplo, do caso do artigo n 198, l (CC, art. 208), e do art. 26, 2, da Lei n. 8.078/90: a prescrio pode ser suspensa, interrompida ou impedida pelas causas legais. A decadncia decorrente de prazo legal pode ser considerada e julgada de ofcio pelo Juiz, independentemente de argio do inter essado; a prescrio das aes patrimoniais no pode ser, ex oficio decretada pelo rgo judicante. A decadncia oriunda de prazo prefixado por lei no poder ser renunciada pelas partes nem antes nem depois de consumada (CC, art. 209); j a prescrio, aps sua consumao, poder ser renunciada pelo prescribente.

A prescrio aquisitiva quando uma pessoa pode incorporar ao seu patrimnio determinado direito do qual desfruta h um longo tempo. Este tipo de prescrio trata-se da usucapio.

Silvio de Salvo Venosa entende que o termo Prescrio Aquisitiva pode ser usado como sinnimo de Usucapio Por dois motivos: a) etimologicamente, a palavra tem sua origem no latim. Entendendo-se "usu" como uso e "capio" com sentido de aquisio, captura, tomada. Destarte, aquisio pelo uso designaria o instituto; b) a contrario sensu, a prescrio propriamente dita, seria a perda do direito, enquanto que a aquisio pelo uso ou Usucapio a "aquisio do direito de propriedade". (VENOSA, 2003, p. 191)

Quanto prescrio extintiva aquela que, se algum deixa de reclamar, de postular uma ao reclamando determinado direito seu durante um longo e certo prazo de tempo, acaba perdendo a possibilidade de reclamar.

3.1 CAPACIDADE DO ADQUIRENTE

a) Pessoais: Qualidades necessrias atribudas s pessoas da relao possessria: o possuidor e o proprietrio. A capacidade adjetivo cobrado do possuidor e no cobrado em relao ao que sofre os efeitos do usucapio. No permitido alegar usucapio dentre outros ca sos,

entre cnjuges, na constncia do casamento; entre ascendentes e descendentes durante o Poder Familiar; entre tutelados e seus tutores, ou curadores, durante a tutela e curatela; aos que se acharem servindo na Armada, e no Exrcito nacionais em tempo de guerra.

Assim, segundo Renato Afonso Gonalves em seu artigo O novo Cdigo Civil e a usucapio publicado em 11.01.2003, afirma que o possuidor da coisa tem que ser capaz para os atos da vida civil, reunindo qualidade para usucapir, significando ento que dever ter a mesma capacidade para ser proprietrio.

Prescreve o artigo 1.244 do novo Cdigo Civil que aplicam-se ao usucapio as mesmas causas impeditivas, suspensivas e interruptivas da prescrio aplicveis

ao devedor na relao jurdica obrigacional, e previstas nos artigos 197 a 202 do novo Cdigo Civil.

Art. 1.244. Estende-se ao possuidor o disposto quanto ao devedor acerca das causas que obstam, suspendem ou interrompem a prescrio, as quais tambm se aplicam usucapio.

Ainda, Renato Afonso Gonalves, esclarece que:

Tal mandamento se deve ao fato de que a usucapio caracterizada pela prescrio aquisitiva, que para alguns doutrinadores sinnimo do instituto em exame. Assim, a guisa de exemplificao, o marido no pode querer usucapir bem da esposa enquanto perdurar a sociedade conjugal, ou o filho querer usucapir o bem do pai enquanto vigorar o poder familiar, ou ainda algum querer usucapir bem de quem est servindo s Foras Armadas em tempo de guerra. Tambm no poder ser usucapido bem de propriedade de pessoa com idade inferior a 16 anos. (2003, p. 1)

Portanto, h a necessidade da coisa poder ser usucapida, o que no se pode falar em usucapir o ar, mar, ou seja, coisas do bem comum que so da natureza, como tambm os bens pblicos no podem ser objeto de usucapio.

b) Reais: Segundo Pereira (1999, p. 02-3) "No direito real existe um sujeito ativo, titular do direito, e h uma relao jurdica, que no se estabelece com a coisa, pois que esta o objeto do direito, mas tem a faculdade de op-la erga omnes", (para todos), aqui o que ocorre um

estabelecimento de uma relao jurdica entre o sujeito ativo e o sujeito passivo, o que explica Pereira "uma relao jurdica em que sujeito ativo o titular do direito real, e sujeito passivo a generalidade annima dos indivduos [...]".

No se pode usucapir as coisas legalmente consideradas inalienveis, previstas no Cdigo Civil Brasileiro, assim so os bens de famlia; imveis dotais; bens de menores sob Poder Familiar ou tutela; bens sujeitos curatela, imveis gravados com clusula de inalienabilidade, clusula de eficcia real pelo registro com efeito erga onmes. S podero ser adquiridos por usucapio aqueles que forem direitos reais e que recaiam sobre bens prescritveis.

Nessa viso, segundo Cordeiro (1979, p. 225-7), os direitos reais se caracterizam pela existncia de apenas dois elementos: o titular e a coisa. Para que aquele possa desfrutar desta no h necessidade de qualquer interveno ou intermediao por parte de terceiros, a o contrrio do que ocorre nos direitos pessoais, em que, ademais, existem trs elementos: o sujeito ativo, o sujeito passivo e a prestao.

c) Formais: Os elementos necessrios so a posse; o lapso temporal e a sentena judicial, provando os atos possessrios e sua prtica, sem desleixo, ou abandono da coisa possuda indicando posse contnua ou ininterrupta. Deve provar que a posse foi exercida sem interrupo do proprietrio ou legitimo interessado demonstrando que alm de continua tambm foi mansa e pacfica.

Para que se tenha uma posse ad usucapionem (requisito formal), necessrio que a exera com animus domini, com vontade de possuir como se fosse dono, ainda que de m-f, no bastando a posse ad interdicta. A posse dever ser justa, isto quer dizer sem vcios da violncia, clandestinidade ou precariedade, nos termos dos artigos 1.200 e 1.242 do Cdigo Civil de 2002.

4. PROCEDIMENTOS JURDICOS

4.1 DA AO DE USUCAPIO

A ao de usucapio de natureza declaratria de direito preexistente, a aquisio de um domnio ou de um direito real pelo usucapio. a razo do artigo 941 do CPC que a ao compete ao possuidor que se declare, nos termos da Lei, o domnio do imvel ou servido

predial. Da simples leitura do artigo 941 j se verifica que a natureza jurdica da tutela jurisdicional pleiteada na ao de usucapio declaratria. In verbis:

Art. 941. Compete a ao de usucapio ao possuidor para que se declare, nos termos da lei, o domnio do imvel ou a servido predial.

Caio Mrio da Silva Pereira, tambm assevera que "a sentena proferida na ao de usucapio tem natureza declaratria". (2002, p. 146)

A ao de usucapio, segundo Pinto (1991, p. 144) no tem como finalidade "constituir um direito" para o autor. Na verdade, adquire-se o domnio do bem pela usucapio, uma vez preenchido os requisitos legais ligados posse e transcorrido o lapso temporal exigido pela lei. A sentena proferida na ao de usucapio apenas reconhece, com fora de coisa julgada, o domnio preexistente do autor sobre o bem objeto da prescrio aquisitiva.

A transcrio da sentena de usucapio no registro de imveis, portanto, segundo Pinto (1991, p. 144-5), no transfere a propriedade ao usucapiente, como ocorre na transcrio de ttulo decorrente de negcio jurdico intervivos, ela apenas d "publicidade ao ato judicial declaratrio". O usucapio pode ser interpretado como defesa, porm no servir de Ttulo para transcrio no Registro de Imveis, o que s possvel conseguido o usucapio por ao prpria. S a sentena conseguida no processo de usucapio tem eficcia "erga omnes" (contra todos), declarao do domnio ou direito real.

O artigo 942 do CPC trs os requisitos da petio inicial da ao de usucapio de terras particulares com a redao conferida pela Lei 8.951 de

31/12/1994:

Art. 942. O autor, expondo na petio inicial o fundamento do pedido e juntando planta do imvel, requerer a citao daquele em cujo nome estiver registrado o imvel usucapiendo, bem como dos confinantes e, por edital, dos rus em lugar incerto e dos eventuais interessados, observado quanto ao prazo o disposto no inciso IV do art. 232.

Poder usufruir a prerrogativa conferida pelo artigo 95 por competente o foro da situao da coisa, e que trata do domiclio do ru. A qualificao completa do usucapindo obedece ao disposto no artigo 282 inciso II, do CPC:

Art. 282. Os nomes, prenomes, estado civil, profisso, domiclio e residncia do autor e do ru.

O autor tem que reunir os requisitos do CC, artigo 1.238, e o ru aquele cujo nome esteja transcrito o imvel usucapiendo. Ainda o inciso III do artigo 282 do CPC determina que a petio inicial deva indicar "o fato e os fundamentos jurdicos do pedido". J o artigo 942 do CPC refere-se apenas ao "fundamento do pedido". Os fatos no usucapio so a posse e as circunstncias que a acompanham, sua origem, caracteres, o tempo que exerce e o tipo de usucapio que pretende. No pedido e suas especificaes dever o autor indicar o objeto usucapido, que o pedido mediato sendo o pedido imediato a tutela jurisdicional pretendida que, que no caso do usucapio declaratria.

Quanto ao Valor da Causa (artigo 282, V, do CPC) deve ser o valor de mercado do objeto usucapiendo.

Dever a petio inicial trazer as provas que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados (artigo 282, VI) indicao meramente genrica.

De suma importncia o requerimento de citao do ru (artigo 282, VII). So rus certos na Ao de Usucapio aqueles em cujos nomes estiver registrado o imvel a se usucapir, os confinantes do imvel e o possuidor atual, se este ltimo no for o autor.

Pelo artigo 241, incisos l ao V do Cdigo de Processo Civil comea a correr o prazo:

I - Quando a citao ou intimao for pelo Correio, da data de juntada aos autos do aviso de recebimento;

II - Quando a citao ou intimao for por Oficial de Justia, da data de juntada aos autos do mandato cumprido;

III - Quando houver vrios rus, da data de juntada aos autos do ltimo viso de recebimento ou mandado citatrio cumprido.

IV - Quando o ato se realizar em cumprimento de carta de ordem, precatria ou rogatria, da data de sua juntada aos autos devidamente cumprida;

V - Quando a citao for por Edital, finda a dilao assinada pelo Juiz.

O artigo 944 do CPC torna obrigatria a interveno do Ministrio Pblico. Intervindo como fiscal da lei, ter vista dos autos depois das partes, sendo intimado em todos os atos processuais. Poder junta documentos e certides, produzir prova em audincia, (artigo 83 CPC)

Quanto interveno do Ministrio Pblico, o artigo 84 do CPC reza:

Art. 84. Quando a lei considerar obrigatria a interveno do Ministrio Pblico, a parte promover-lhe- intimao sob pena de nulidade do processo.

Estabelece o artigo 499 do CPC que o Ministrio Pblico tem legitimidade para recorrer assim no processo que parte, como naqueles que oficiou como fiscal da Lei. Atuando como parte poder interpor ao rescisria em qualquer dos casos do artigo 485 do CPC.

4.2 DA SENTENA

necessrio, segundo os doutrinadores que exista uma sentena para levar o imvel, objeto de Usucapio, a registro no Cartrio de Registro de Imveis, de acordo com o que consta no artigo 1.238 do Cdigo Civil, alm dos requisitos temporalidade, boa f, justo ttulo, posse mansa e pacfica:

Art. 1.238. Aquele que, por quinze anos, sem interrupo, nem oposio, possuir como seu um imvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de ttulo e boa-f; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentena, a qual servir de ttulo para o registro no Cartrio de Registro de Imveis.

Nesse contexto, Rodrigues, (2003, p. 113) assim se manifesta: "antes da sentena o possuidor rene em mos todos os pressupostos e requisitos para adquirir o domnio. Mas, [...] o usucapiente tem apenas uma expectativa de direito". E tambm assevera Rodrigues, que a sentena tem "carter constitutivo e no meramente declaratrio".

Tambm nesse sentido se manifesta Caio Mrio da Silva Pereira (2002, p. 146), que assevera ser a sentena proferida na ao de usucapio de natureza declaratria. O usucapiente requerer ao juiz que declare situao jurdica preexistente, sendo necessria apenas para certificar a existncia do direito do possuidor que se tornou proprietrio. A deciso judicial no lhe confere o domino porque este resulta da posse sem oposio e do decurso do tempo, isto , da

convergncia dos elementos que conduzem ao usucapio.

A sentena serve de ttulo para a transcrio no registro competente, que tambm mero requisito regularizador da situao jurdica do imvel:

Art. 945. A sentena, que julgar procedente a ao, ser transcrita, mediante mandado, no registro de imveis, satisfeitas as obrigaes fiscais.

Com o registro da sentena, ter o titular a situao do imvel pacificada com relao a terceiros. o ttulo de transcrio no Registro de Imveis por fora do artigo 1.238, do Cdigo Civil j citado acima e artigo 945 do CPC.

5. CONCLUSO

O objetivo deste trabalho no foi esgotar a anlise do Instituto do Usucapio de Imveis, mas apenas traar algumas linhas que possam influenciar na sua compreenso a partir de um estudo bibliogrfico. Podemos sintetizar que o usucapio instrumento notadamente social, visando a atender a um reclamo social pela gesto democrtica do espao urbano. um instrumentalizador do exerccio da democracia participativa. O Instituto tem por inteno eliminar do meio urbano o falso domnio que no cumprimento de funo social.

Entendemos que o usucapio uma forma originria de aquisio da propriedade. H tambm outros direitos reais previstos na lei geral civil no artigo

1.225 do CC, sendo todos passveis de apropriao material sempre em observao aos dispositivos legais.

Quanto posse do imvel, deve ser sempre pacfica e contnua, obedecendo ao lapso temporal sem que ache oposio de terceiros quer seja ou no com ttulo legal. H tambm que se configurar a necessidade para a moradia singular ou familiar que no dever te r qualquer outra propriedade. Os bens pblicos ficam fora por serem insusceptveis do usucapio.

O Usucapio, numa viso genrica dos estudiosos um dos mais importantes Institutos jurdicos de proteo ao direito propriedade. Uma propriedade que realmente cumpre sua funo social, porque alm de fixar o homem, mantm a terra produtiva, seja no sentido de morada da famlia ou mesmo no cultivo diversificado de bens alimentares e industriais. Da morada da famlia, vem a estabilidade do ncleo social, a contribuio com impostos para melhoria geral, e o cuidado com a terra agrria, mais alimentos e matria prima to necessrios a toda sociedade.

No temos dvida em afirmar que a propriedade atender a sua funo social (artigo 5 XXIII da Constituio). E essa funo ser atendida na medida em que for a propriedade utilizada racionalmente, sendo, por isso mesmo, censurado o abandono. A transferncia da propriedade do verdadeiro e relapso proprietrio para o proprietrio aparente e diligente configura uma espcie de expropriao forada. Quem dono tem o dever de zelar do que seu.

O crescimento populacional esparrama por toda parte a insuficincia de espao/terra e o usucapio cumpre sua funo social, ainda com mais repercusso nos ltimos tempos, quando os sem terra levantam suas bandeiras, de forma violenta buscam equilibrar uma utpica igualdade social, dependente de votos e atos polticos e interesseiros, j o usucapio, basta apenas a declarao judicial que um sem terra acaba sendo premiado por seutrabalho e merecimento.

Com o estudo realizado, entendemos que o usucapio um Instituto que incentiva a utilizao da propriedade por aquele que realmente est cuidando dela. O usucapio transfere uma situao de fato para uma situao de direito. D estabilidade e segurana propriedade.

Tambm, a concluso que deve ser feita no sentido de que as figuras de usucapio previstas nos diplomas legais foram alguns dos instrumentos jurdicos escolhidos pelo legislador para promover a efetivao de valores constitucionais, entre eles, a dignidade da pessoa humana.

6. BIBLIOGRAFIA

ALVES, Jos Carlos Moreira. Direito Romano. Rio de Janeiro: Forense, 1999. p. (311a 316).

BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1 988. So Paulo: Saraiva, 1999.

Novo Cdigo Civil (Lei 10.406/2002): em vigor a partir de 11 de janeiro de 2002

Cdigo de Processo Civil. (Lei N 5.869) de 11 de janeiro de 1973, com as recentes alteraes.

CORDEIRO, Menezes, Direitos Reais. Lisboa: Lex, 1979.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro', direito das coisas, v. 4, 18, ed. aum. e atual. So Paulo: Saraiva, 2002.

GONALVES, Renato Afonso. O novo Cdigo Civil e a usucapio. Disponvel em: <http.www.1.folha.uol.com.Br/folha/cotidianos> Acessado em 20 de setembro de 2005. Editado em 11 de janeiro de 2003.

LEQUETE, Nenine, Usucapio especial. So Paulo: Saraiva, 1983.

PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de direito civil: direitos reais. v. IV, rev. e atual. Carlos Edison do Rego Monteiro Filho (atualizador). Rio de Janeiro: Forense, 2003.

PINTO, Nelson Luiz. Ao de Usucapio. 2. ed. So Paulo. Revista dos Tribunais, 1991.p.144.

PROENA Alencar Mello. Direito Agrrio. 1. ed. Sntese,1999.

RIBEIRO, Renato. Direito das coisas: principais modificaes. Disponvel em: <http://www.tcm.sp.gov.br/legislao/doutrina> Acessado em 25 de agosto de 2005.

RODRIGUES, Silvio. Direito Civil. Direito das coisas, v. 5. 27. ed., rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2002.

VENOSA, Slvio de Salvo. Direito civil. Direitos reais. v. 5. 3. ed., So Paulo: Atlas, 2003.

VIANNA, Aldyr Dias. Da Prescrio no Direito Civil Brasileiro. Rio de Janeiro:Forense: 1983.

S-ar putea să vă placă și