Sunteți pe pagina 1din 5

Prova 3 Biologia

QUESTES OBJETIIVAS QUESTES OBJET VAS


o N. DE ORDEM: o N. DE INSCRIO:

NOME DO CANDIDATO:

IINSTRUES PARA A REALIIZAO DA PROVA NSTRUES PARA A REAL ZAO DA PROVA


o o 1. Confira os campos N. DE ORDEM, N. DE INSCRIO e NOME, conforme o que consta na etiqueta fixada em sua carteira.

2. Confira se o nmero do gabarito deste caderno corresponde ao constante na etiqueta fixada em sua carteira. Se houver divergncia, avise, imediatamente, o fiscal. 3. proibido folhear o caderno de provas antes do sinal, s 9 horas. 4. Aps o sinal, confira se este caderno contm 40 questes objetivas (20 de cada matria) e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal. 5. O tempo mnimo de permanncia na sala de 1h e 30min aps o incio da prova. 6. No tempo destinado a esta prova (4 horas), est includo o de preenchimento da Folha de Respostas. 7. Transcreva as respostas deste caderno para a Folha de Respostas. A resposta ser a soma dos nmeros associados s alternativas corretas. Para cada questo, preencha sempre dois alvolos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme exemplo ao lado: questo 13, resposta 09 (soma das alternativas 01 e 08). 8. Se desejar, transcreva as respostas deste caderno no Rascunho para Anotao das Respostas constante nesta prova e destaque-o, para retir-lo hoje, nesta sala, no horrio das 13h15min s 13h30min, mediante apresentao do documento de identificao do candidato. Aps esse perodo, no haver devoluo. 9. Ao trmino da prova, levante o brao e aguarde atendimento. Entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Respostas e o Rascunho para Anotao das Respostas.
Corte na linha pontilhada.

.......................................................................................................................
RASCUNHO PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS RASCUNHO PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS
o N. DE ORDEM:

NOME:

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

UEM Comisso Central do Vestibular Unificado

GABARITO 1

BIOLOGIA
Questo 01
Sobre o fluxo de energia nos ecossistemas, assinale o que for correto. 01) A produo primria bruta a quantidade de biomassa produzida pelos auttrofos em determinada rea, durante dado intervalo de tempo. 02) As pirmides ecolgicas, inclusive a de energia, no representam o nvel dos decompositores. 04) A produo primria lquida corresponde matria orgnica que incorporada aos tecidos dos herbvoros. 08) A produo secundria lquida a energia utilizada pelos consumidores primrios para manuteno de suas atividades. 16) A luz solar captada e transformada pelos produtores e transferida de um organismo para outro, ao longo das cadeias alimentares.

Questo

03

Considerando as doenas humanas, seus patgenos e seus transmissores, assinale o que for correto. 01) A gastrenterite rotaviral transmitida por diminutos caros parasitas. 02) A cisticercose humana adquirida pela ingesto de ovos de tnia, com conseqente formao de cisticercos na musculatura ou no crebro. 04) Insetos hematfagos e parasitas, como a pulga, tambm podem ser transmissores de doenas. 08) A ascaridiose e a ancilostomose so doenas intestinais causadas por parasitas do mesmo filo. 16) A filariose, doena do sistema linftico, causada por vermes transmitidos por mosquitos.

Questo

04

Questo

02

Sobre os biomas brasileiros, assinale o que for correto. 01) Os manguezais podem penetrar vrios quilmetros no continente, seguindo o curso de rios, cujas guas se misturam com o mar durante as mars cheias. 02) O pantanal mato-grossense ou complexo do pantanal uma vasta plancie inundada que abriga uma das mais ricas reservas de vida selvagem do mundo. 04) O estrato ou andar superior das florestas amaznica, atlntica e de araucria composto pelas mesmas espcies de rvores. 08) O cerrado situado, por exemplo, em Minas Gerais um tipo de savana, geralmente com rvores de troncos retorcidos. 16) A vegetao da caatinga formada por plantas com marcante adaptao ao clima seco, como aquelas cujas folhas se transformaram em espinhos.

Com relao morfologia e fisiologia dos vertebrados, assinale o que for correto. 01) A digesto sempre extracelular e o sistema digestrio apresenta nus ou cloaca. 02) Produzem amnia que, no fgado, pode ser transformada em uria ou em cido rico. 04) Aves e mamferos apresentam corao com quatro cmaras distintas e circulao dupla e completa. 08) Os pulmes so estruturas tpicas de respirao area, portanto no esto presentes nas tartarugas, nos golfinhos, nas baleias e nos peixes-boi. 16) O encfalo, que constitui o grande centro de comando do corpo, tem origem no tubo neural.

Questo

05

Sobre os protostmios, assinale o que for correto. 01) Nos cnidrios, existem basicamente dois tipos morfolgicos, as medusas e os plipos. 02) A estrela-do-mar pertence aos protostmios com sistema circulatrio fechado e intestino com uma dobra denominada tiflossole. 04) As minhocas pertencem ao grupo que apresenta crescimento descontnuo, regulado pelo hormnio da muda. 08) Nos moluscos, a concha pode ser externa, abrigando e protegendo o animal, pode ser reduzida e interna ou mesmo ausente. 16) Pelo nmero de antenas, os insetos assemelham-se aos aracndeos e aos crustceos e diferenciam-se dos diplpodes e dos quilpodes.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2008 Prova 3 Biologia

Questo

06

Questo

08

Em relao aos animais, assinale o que for correto. 01) A seqncia zigotomrulablstula ocorre no desenvolvimento embrionrio de todos os animais. 02) O sistema digestrio dos animais sempre tem boca, mas nem sempre tem nus. 04) A excreo um processo que ocorre em todos os animais e est relacionada eliminao de produtos resultantes do metabolismo celular. 08) As trocas gasosas ocorrem em todos os animais, mas nem todos tm sistema respiratrio. 16) Uma das hipteses evolutivas considera o reino animal como polifiltico e derivado de porferos primitivos.

Com relao aos conceitos de gentica, assinale o que for correto. 01) Ocorre interao gnica quando dois ou mais genes, localizados ou no no mesmo cromossomo, agem conjuntamente na determinao de uma caracterstica. 02) Na reproduo sexuada, um indivduo transmite a seus descendentes combinaes gnicas diferentes das que recebeu de seus pais. 04) Daltonismo, hemofilia e distrofia muscular so doenas hereditrias ligadas ao cromossomo Y. 08) A unidade de transcrio gnica definida como um segmento de DNA que transcrito em uma molcula de RNA. 16) A variabilidade gentica no influencia na capacidade da populao em se adaptar eficientemente s alteraes do ambiente.

Questo

07

Sobre experimentos que se relacionam com a segunda lei de Mendel, assinale o que for correto. 01) A probabilidade de um indivduo com gentipo AaBb produzir gametas AB ou ab a mesma, ou seja, 25%. 02) Sendo o pai do grupo sanguneo AB e a me heterozigota do grupo B, 50% dos filhos podero ser do grupo B. 04) Um indivduo com gentipo AaBbCcDD produzir 3/8 de gametas ABCD. 08) O cruzamento entre heterozigotos com gentipo AaBbCc resultar em descendentes com trs gentipos diferentes. 16) O cruzamento entre os homozigotos puros amarelo/rugoso (AAbb) e verde/liso (aaBB) resultar em descendentes com dois fentipos diferentes.

Questo

09

Sobre tecidos, rgos e sistemas que constituem o corpo humano, assinale o que for correto. 01) A epiderme um epitlio estratificado pavimentoso que reveste externamente o corpo e constitui uma das formas de defesa. 02) Uma das funes do sistema esqueltico, constitudo de tecido conjuntivo sseo, a produo de clulas sanguneas. 04) O tecido muscular liso presente nas paredes de rgos ocos, como o intestino, contrai-se de forma involuntria. 08) Os estmulos do ambiente, captados pelos rgos sensoriais, so transformados em impulsos nervosos pelos neurnios aferentes. 16) O sistema imunolgico realiza a defesa do organismo contra agentes invasores; os responsveis por essa funo so os linfcitos.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2008 Prova 3 Biologia

Questo

10

Questo

13

Assinale o que for correto. 01) Pela filogenia, o grau de parentesco entre o co e o cavalo maior do que entre o co e o leo. 02) Pela forma de nutrio, os fungos esto mais prximos dos vegetais do que dos animais. 04) Os indivduos infectados com o vrus da AIDS, mesmo sem a manifestao de sintomas, so considerados transmissores da doena. 08) Entre as aes benficas das bactrias, citam-se o auxlio na fabricao de alimentos, como queijos, e a limpeza de ambientes poludos. 16) A doena de Chagas provocada por um protozorio flagelado e transmitida por um inseto de hbito noturno.

Identifique o que for correto sobre a evoluo biolgica das espcies. 01) As mutaes no ocorrem para adaptar o indivduo ao ambiente, elas podem ocorrer por acaso e serem mantidas ou eliminadas. 02) No mimetismo, uma ou mais caractersticas corporais se assemelham ao ambiente, dificultando a localizao do organismo pelas demais espcies com as quais convive. 04) Estruturas anlogas so aquelas que derivam de estruturas presentes em um mesmo grupo ancestral comum, refletindo, portanto, parentesco evolutivo. 08) A ao da seleo natural aumenta a variabilidade gentica de uma populao. 16) A lei do uso e do desuso est presente nas teorias de evoluo propostas por Darwin e por Lamark.

Questo

11 Questo 14

Identifique o que for correto sobre a meiose e a mitose. 01) O processo de mitose dos procariontes garante a reproduo sexuada. 02) Por mitose, uma clula divide-se em duas, cada uma com metade dos cromossomos da clula inicial. 04) Na telfase, ltima fase da mitose, os cromossomos condensam-se e a carioteca desorganiza-se. 08) Na metfase I, os cromossomos deslocam-se para os plos das clulas. 16) No ciclo reprodutivo da espcie humana, a meiose origina gametas com a metade do nmero de cromossomos da clula inicial.

Questo

12

Sobre a organizao estrutural e funcional das clulas, assinale o que for correto. 01) Na membrana plasmtica das clulas vegetais, o principal carboidrato a celulose. 02) Cloroplastos e mitocndrias apresentam ribossomos, cuja funo a sntese de protenas. 04) Dictiossomo, tilacides e nuclolo so formaes, respectivamente, do complexo golgiense, cloroplastos e ncleo. 08) Vacolos so organelas citoplasmticas delimitadas por uma membrana denominada de tonoplasto e exclusivas de clulas vegetais. 16) A funo autofgica dos lisossomos refere-se digesto de substncias capturadas por fagocitose ou pinocitose.

Assinale o que for correto. 01) No corao humano, o sangue chega por grandes vasos e penetra nos trios cardacos ou aurculas. 02) Os aminocidos essenciais aos seres humanos devem ser obtidos a partir da ingesto de alimentos ricos em lipdios. 04) mero, metacarpos, fmur e mandbula so ossos, respectivamente, do brao, da mo, da coxa e da cabea. 08) O problema de viso denominado miopia decorrente da focalizao da imagem antes da retina. 16) O sistema nervoso autnomo constitudo por neurofibrilas motoras que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos msculos no-estriados das vsceras e musculatura estriada do corao.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2008 Prova 3 Biologia

Questo

15

Questo

18

Identifique o que for correto sobre as relaes ecolgicas entre os seres vivos de uma comunidade. 01) A competio intra-especfica, na qual os indivduos de uma mesma espcie competem por recursos do ambiente, no ocorre entre vegetais. 02) Sociedade uma relao entre indivduos de uma mesma espcie, em que h diviso de trabalho, como observado em abelhas e em formigas. 04) No inquilinismo e no comensalismo, ambos os participantes da relao so prejudicados. 08) A relao entre a lombriga e o ser humano do tipo parasitismo. 16) A relao entre herbvoros ruminantes e as bactrias que digerem a celulose no seu tubo digestrio exemplo de predatismo.

Considere uma samambaia, uma araucria como o pinheiro-do-Paran e uma planta de feijo e assinale o que for correto. 01) A primeira pertence ao grupo das plantas avasculares. 02) As estruturas relacionadas com a reproduo sexuada na araucria so denominadas de estrbilos. 04) No ciclo de vida da samambaia, a fase mais desenvolvida e predominante representada pelo gametfito. 08) O feijo pertence ao grupo das angiospermas. 16) Nas plantas de feijo, a semente corresponde ao vulo fecundado e desenvolvido.

Questo Questo 16

19

Considere os ciclos biogeoqumicos e assinale o que for correto. 01) O gs oznio (O3) constitui uma camada que protege a Terra de radiao nociva, relacionada com mutao de genes e cncer de pele. 02) Na Terra, s h formas no-renovveis de carbono, como o carvo mineral e o petrleo. 04) Na desnitrificao, compostos nitrogenados so convertidos para nitrato ou nitrito. 08) Na prtica agrcola de rotao de culturas, as gramneas aumentam o teor de nitrognio assimilvel para as leguminosas. 16) Fungos e bactrias decompem a matria orgnica, independentemente dos ciclos biogeoqumicos dos quais faam parte.

Com relao aos tecidos e aos rgos vegetais, correto afirmar que 01) a epiderme substituda pela periderme em rgos com crescimento secundrio. 02) gemas apicais e laterais so estruturas de razes associadas ao crescimento longitudinal. 04) xilema, parnquima aqfero e esclernquima so, respectivamente, tecido de conduo, de reserva e de sustentao. 08) o androceu e o gineceu esto presentes em uma flor monclina. 16) tomate, morango e abacaxi so exemplos de pseudofrutos.

Questo

20

Questo

17

Identifique o que for correto sobre os processos fisiolgicos das clulas vegetais. 01) Os elementos nitrognio, fsforo e potssio so requeridos pelos vegetais em quantidades relativamente pequenas, sendo, por isso, chamados de micronutrientes. 02) A capilaridade a principal fora responsvel pela ascenso da seiva do floema. 04) Fitocromo um pigmento relacionado aos processos de germinao de sementes e de florao. 08) Inibio do crescimento, induo dormncia de gemas e de sementes so efeitos das giberelinas. 16) A fotossntese exemplo de processo anablico e a respirao, de processo catablico.

Sobre fungos, assinale o que for correto. 01) So eucariontes aclorofilados e incorporam os alimentos por absoro. 02) Sua substncia de reserva o glicognio. 04) No processo de fermentao, como na fabricao de vinhos, transformam acar em lcool etlico e CO2. 08) Fungos micorrzicos so organismos parasitas que provocam, nas plantas, doenas genericamente conhecidas como ferrugem. 16) Nos liquens, o fungo sempre um basidiomiceto.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2008 Prova 3 Biologia

S-ar putea să vă placă și