Sunteți pe pagina 1din 10

Nas questes de 1 a 50, marque, em cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando.

Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas.

CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA


Texto para as questes de 1 a 7

Afinal, o que cidadania?


1

10

13

Nunca se falou tanto sobre cidadania, em nossa sociedade, como nos ltimos anos. Mas, afinal, o que cidadania? Segundo o Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa, cidadania a qualidade ou estado do cidado. Entende-se por cidado o indivduo no gozo dos direitos civis e polticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. No sentido etimolgico da palavra, cidado deriva da palavra civita, que, em latim, significa cidade, e que tem seu correlato grego na palavra politikos aquele que habita na cidade. No sentido ateniense do termo, cidadania o direito da pessoa de participar das decises sobre os destinos da cidade atravs da ekklesia (reunio dos chamados de dentro para fora) na gora (praa pblica onde os que eram chamados se organizavam para, de comum acordo, deliberar sobre decises). Nessa concepo, surge a democracia grega, onde somente 10% da populao determinava os destinos de toda a cidade (eram excludos os escravos, as mulheres e os artesos). A mdia confunde muito o direito do Cidado com o direito do Consumidor, por isso questiono o aspecto ideolgico dessa confuso. Vejamos neste quadro sinttico uma percepo pessoal sobre como se processa a evoluo do Ser Humano at o Ser Cidado.
Humano A dimenso do convvio social. Indivduo A dimenso do mercado de trabalho e do consumo. Pessoa A dimenso de encontrar-se no mundo. O Indivduo torna-se Pessoa quando toma conscincia de si mesmo, do outro e do mundo. O que significa tornar-se Pessoa no nvel psicolgico e social? A pessoa o indivduo que toma conscincia de si mesmo (Karl Roger). Cidado A dimenso de intervir na realidade. A Pessoa torna-se Cidado quando intervm na realidade em que vive. Como podemos intervir na realidade, modificando as estruturas corruptas e injustas? Quando os direitos do cidado lhe so oferecidos, e ele passa a exerc-los, h modificao de comportamento da sociedade.

16

19

O homem torna-se Ser Humano O Ser Humano torna-se nas relaes de convvio social. Indivduo quando descobre seu papel e sua funo social. Existe realmente uma natureza humana? Teologicamente, afirmamos que existe uma natureza humana. Seguindo a corrente existencialista (J. P. Sartre), negamos tal natureza. Que diferena existe entre o direito do Consumidor e o direito do Cidado? Ao Consumidor deve ser dado o direito de propriedade, enquanto ao Cidado deve ser dado o direito de acesso.

22

25

28

Concluso: o direito do Consumidor direito de propriedade e o direito do Cidado direito de acesso. do direito de acesso que o povo brasileiro necessita e no de leis que garantam a uma minoria (elite brasileira) suas grandes e ricas propriedades. Um dos grandes problemas no Brasil, alm da impunidade e da corrupo endmicas, a m distribuio de renda, situao em que muitos tm pouco e poucos tm muito.
Vanderlei de Barros Rosas. Internet: <www.mundodosfilosofos.com.br> (com adaptaes).

QUESTO 1

O autor sugere que a confuso da mdia em torno dos conceitos de direito do Consumidor e de direito do Cidado teria um aspecto ideolgico (R.10). Infere-se, a partir da leitura do texto, que esse aspecto ideolgico se relaciona diretamente com o fato de A as pessoas ficarem se perguntando, o tempo todo, o que cidadania. B a palavra cidadania ter origem latina, apresentando como correlato uma palavra grega, o que, por si s, causa confuso entre os indivduos. C as pessoas terem participado das decises sobre os destinos da cidade, na Atenas antiga, por meio de reunies que aconteciam em praa pblica. D ainda no se ter determinado com preciso que cincias so responsveis pelo estudo dos comportamentos do indivduo (o consumidor) e do cidado. E serem elaboradas leis que garantam a uma minoria (elite brasileira) suas grandes e ricas propriedades (R.28), em vez de leis que garantam o direito ao acesso de todos propriedade, por exemplo.

UnB/CESPE SEAD/SEEC/PB

Cargo 2: Professor de Educao Bsica 3 Componente Curricular: Filosofia

QUESTO 2

QUESTO 6

O texto apresenta, predominantemente, caractersticas de uma A descrio, j que apresenta a evoluo do pensamento filosfico a respeito da constituio dos seres humanos. B narrao, uma vez que se ocupa de relatar a organizao poltica da civilizao ateniense. C dissertao, porque discute o problema do conceito de cidadania, a partir de uma reflexo pessoal sobre a formao do Ser Cidado. D entrevista, por causa de perguntas e respostas que se encontram no quadro. E redao tcnica, visto que possui uma estrutura padro e apresenta linguagem especializada.
QUESTO 3

Assinale a opo em que se estabelece a relao correta entre a palavra e o sentido que ela expressa no texto. A correlato (R.4) sinnimo B concepo (R.8) imaginao C destinos (R.9) lugares a que se dirigem as pessoas ou coisas D natureza (R.20) universo E endmicas (R.29) prprias de um povo ou regio
QUESTO 7

Com referncia aos sinais de pontuao utilizados no texto, assinale a opo correta. A As aspas, no segundo pargrafo do texto, indicam o emprego de expresses fora do seu sentido usual. B O travesso empregado no terceiro pargrafo marca o emprego do discurso direto. C No quarto pargrafo, os parnteses isolam as explicaes sobre os termos estrangeiros em itlico, podendo ser substitudos por travesses. D Os dois-pontos, aps a palavra Concluso (R.27), introduzem a citao textual da fala de outrem. E As duas primeiras vrgulas do ltimo pargrafo isolam o aposto, ou seja, um termo que explica uma palavra ou expresso j mencionada.
QUESTO 8

O texto fala de etimologia, que o estudo da origem e da formao das palavras de uma lngua. etimolgica a razo pela qual se emprega a letra h em vrias palavras do portugus, como no caso do verbo habita, que aparece no texto. Tambm se escrevem com h inicial as palavras A B C D E hebreu, heri, hmido. hidrulico, hiato, higiene. herva, histeria, hipoptamo. hematoma, hrnia, hazar. hexgono, hombro, herdar.

QUESTO 4

Com relao ao emprego das classes de palavras no texto, assinale a opo correta. A A palavra segundo est sendo empregada como numeral em: Segundo o Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa (R.2). B Em tem seu correlato grego (R.4-5), a palavra gregoest empregada como substantivo, da mesma forma que na seguinte opo: O grego a lngua oficial da Grcia. C O pronome relativo onde foi empregado como uma referncia a local, como exige a norma padro, em onde os que eram chamados se organizavam para, de comum acordo, deliberar sobre decises (R.7-8). D Nas oraes A mdia confunde muito o direito do Cidado com o direito do Consumidor (R.10) e poucos tm muito (R.30), a palavra muito tem o mesmo valor adverbial. E Em negamos tal natureza (R.25), a palavra tal foi empregada em sentido pejorativo.
QUESTO 5

O verbo chamar, no sentido de convocar, mandar vir, rege complemento sem proposio. Assinale a opo que apresenta um exemplo desse sentido e dessa regncia do verbo chamar. A B C D E O telefone chamava insistentemente. O m chama o ferro. O diretor chamou para si toda a responsabilidade. V cham-los para o jantar. Chamava pelo amigo de infncia.

QUESTO 9

Assinale a opo correta com relao concordncia verbal na frase apresentada. A B C D Alguns polticos podem serem cassados. Alguns de ns resolveram sair. Devem haver muitos casos sem soluo. Os Estados Unidos da Amrica ainda a maior economia ocidental. E Tratavam-se de assuntos muito importantes.
QUESTO 10

Assinale a opo correta a respeito da sintaxe do texto. A Em como nos ltimos anos (R.1), a palavra como tem valor conformativo. B A orao 10% da populao determinava os destinos de toda a cidade (R.8-9) teria o mesmo sentido caso o termo sublinhado o artigo a fosse eliminado. C A expresso si mesmo (R.18-19) no tem valor reflexivo, opondo-se, por esse motivo, ao pronome se na seguinte construo: encontrar-se no mundo (R.15-16). D Em Quando os direitos do cidado lhe so oferecidos (...) h modificao de comportamento da sociedade (R.23-26), o pronome lhe se refere a sociedade. E Na orao do direito de acesso que o povo brasileiro necessita (R.27-28), a expresso (...) que serve para enfatizar aquilo de que o povo brasileiro necessita.
UnB/CESPE SEAD/SEEC/PB

Pode-se empregar o acento grave indicativo de crase para marcar a fuso da preposio a com os pronomes demonstrativos aquele, aquela, aquilo. Assinale a opo em que a frase apresentada no obedece a essa regra. A B C D E Entreguei o bilhete quele homem. Deram emprego quela senhora. No perteno quele grupo. O livro de que preciso est sobre quela mesa. Assistiram quilo calados.

Cargo 2: Professor de Educao Bsica 3 Componente Curricular: Filosofia

CONHECIMENTOS PEDAGGICOS
Texto para as questes 11 e 12 No mundo todo esto sendo implantadas reformas educacionais para adequar o sistema de ensino s mudanas na economia e na sociedade. Uma das palavras-chave qualidade. Qualidade da escola refere-se tanto a atributos ou caractersticas da sua organizao e funcionamento quanto ao grau de excelncia baseado em uma escala valorativa.
J. C. Libneo. Organizao e gesto da escola: teoria e prtica. Goinia: Alternativa. 2004, p. 65 (com adaptaes).

QUESTO 14

O processo didtico de assimilao de conhecimentos e habilidades tem como culminncia o desenvolvimento dos alunos. Acerca desse tema, assinale a opo que apresenta corretamente o conceito de didtica. A Concepo da direo do processo educativo subordinada a uma concepo poltico-social. B Disciplina que investiga o processo de ensino e aprendizagem por meio de seus componentes, formulando diretrizes para a atuao profissional. C Estudo de mtodos e procedimentos de investigao, quanto a seus fundamentos e validade, distinguindo-se das tcnicas. D Expresso dos contedos da instruo, nas matrias de cada nvel de ensino, por meio de desenvolvimento e assimilao de conhecimentos e habilidades. E Reflexo rigorosa, radical e de conjunto sobre a educao, a sociedade, os alunos e os educadores.
QUESTO 15

QUESTO 11

Assinale a opo correta com relao s ideias do texto. A O termo qualidade total, retirado da concepo neoliberal de economia, no se aplica ao sistema escolar. B Os termos qualidade total e qualidade social so equivalentes quando aplicados no sistema escolar. C A qualidade social aplicada na educao promove o desenvolvimento de todos os envolvidos no processo educacional. D Entende-se por qualidade total na educao aquela que promove a constituio dos sujeitos histricos. E A qualidade em educao pode ser mensurada por meio de uma escala valorativa universal.
QUESTO 12

Paulo Freire um dos cones da educao brasileira por ter apresentado a pedagogia libertadora como concepo de aprendizagem. Assinale a opo que identifica um dos pressupostos dessa prtica educativa. A A capacidade de assimilao da criana idntica do adulto. B Aprender desenvolver a capacidade de processar informaes e lidar com os estmulos do ambiente. C O ensino um processo de condicionamento por meio do uso de reforo das respostas que se quer obter. D A motivao para a aprendizagem se d a partir da codificao de uma situao-problema. E A nfase na aprendizagem formal se baseia na negao da represso e na valorizao do desenvolvimento de pessoas livres.
QUESTO 16

Conforme as ideias enunciadas no texto, para a concepo crticosocial dos contedos uma educao de qualidade deve ter o foco de suas aes A na aprendizagem dos alunos e na qualidade de seus pensamentos e aes diante daquilo que aprendem. B nos resultados da avaliao e na classificao da escola em uma escala geral de qualidade. C na obteno de bons produtos por meio da aferio do desempenho intelectual dos alunos. D no gerenciamento baseado na gesto democrtica, que modifica os currculos de acordo com necessidades culturais e locais. E na aquisio de novos equipamentos que possibilitem a incluso digital dos estudantes.
QUESTO 13

Valores e ideais proclamados pela legislao educacional; contedos bsicos das cincias produzidos pela humanidade no decurso de sua prtica social; necessidades e expectativas da formao cultural exigidas pela populao majoritria da sociedade so pressupostos ligados aos A B C D E objetivos de ensino. contedos de ensino. mtodos de ensino. contedos dos livros didticos. meios de ensino.

Em um sistema social, harmnico, orgnico e funcional, a escola funciona como mantenedora do comportamento humano, produzindo indivduos competentes para o mercado de trabalho, por meio da transmisso de informaes precisas, objetivas e rpidas. Assinale a opo que apresenta a tendncia pedaggica que defende essas caractersticas como papel social da escola. A B C D E libertadora crtico-social dos contedos tradicional progressista tecnicista

QUESTO 17

Acerca das relaes socioemocionais e dos vnculos afetivos em sala de aula, assinale a opo incorreta. A O professor precisa combinar severidade e respeito. B As relaes maternal e paternal devem ser evitadas. C A interao deve estar voltada para as atividades de todos os alunos. D O professor deve ser autoritrio para impor respeito. E A liberdade individual est condicionada situao pedaggica.

UnB/CESPE SEAD/SEEC/PB

Cargo 2: Professor de Educao Bsica 3 Componente Curricular: Filosofia

QUESTO 18

CONHECIMENTOS ESPECFICOS FILOSOFIA


QUESTO 21

Avaliao pressupe uma coleta de dados e informaes, por meio de diferentes instrumentos de verificao, para saber se os objetivos previstos esto sendo atingidos. A avaliao do processo ensino-aprendizagem A um ato de aplicar provas, atribuir notas e classificar os alunos. B uma forma de recompensar os bons e punir os desinteressados ou indisciplinados. C pode ser substituda pelo julgamento subjetivo do professor. D deve ser qualitativa, devendo-se evitar a quantificao dos dados. E deve ter carter diagnstico com vistas reorganizao dos contedos.
QUESTO 19

Um texto que no caminha em uma nica direo coincide na verdade com a natureza da prpria investigao. Esta, com efeito, obriga-nos a explorar um vasto domnio do pensamento em todas as direes. As anotaes filosficas deste livro so, por assim dizer, uma poro de esboos de paisagens que nasceram nas minhas longas e confusas viagens.
L. Wittgenstein. Investigaes filosficas. Prefcio. So Paulo: Abril, 1978, p. 6.(com adaptaes).

A partir de conhecimentos relativos filosofia e do texto acima, assinale a opo correta. A Wittgenstein, em suas Investigaes Filosficas, elaborou uma nova imagem da linguagem, em continuidade imagem agostiniana da mesma. B Contra a tentao da elaborao de uma nova teoria da linguagem, Wittgenstein ops teoria da linguagem agostiniana alguns esboos filosficos sobre o tema. C A filosofia, como a pintura impressionista, limita-se a poucas anotaes de viagem. D A filosofia da linguagem de Wittgenstein ainda fortemente atrelada filosofia da linguagem de matriz platnica. E Wittgenstein o filsofo da linguagem menos preciso de toda a histria da filosofia.
QUESTO 22

Assinale a opo que melhor define avaliao institucional. A Foca o ensino e a aprendizagem em suas variadas manifestaes, servindo como referencial para replanejar as aes pedaggicas. B Possibilita informaes sobre a realizao de programas e projetos no campo da educao, contribuindo com a elaborao de polticas pblicas. C Analisa todas as formas de organizao da escola, incluindo a gesto administrativa, os projetos, os corpos docente e discente e o rendimento escolar. D Ajuda a tornar claros os objetivos que se quer atingir, possibilitando a tomada de decises no desenvolvimento de uma unidade didtica. E Possibilita o conhecimento das diferenas individuais, estabelecendo uma base para reorganizao didtica.
QUESTO 20

A democracia e a aristocracia, por sua natureza, no so Estados livres. Encontra-se a liberdade poltica unicamente nos governos moderados. Porm, ela nem sempre existe nos Estados moderados: s existe nesses ltimos quando no se abusa do poder; mas a experincia eterna mostra que todo homem que tem poder tentado a abusar dele; vai at onde encontra limites. Quem o diria! A prpria virtude tem necessidade de limites. Para que no se possa abusar do poder preciso que, pela disposio das coisas, o poder freie o poder. Uma constituio pode ser de tal modo, que ningum ser constrangido a fazer coisas que a lei no obriga e a no fazer as que a lei permite.
Montesquieu. Do esprito das leis. So Paulo: Abril, 1973, livro II, cap. IV e VI, p. 156.

Acerca do ensino mdio, de acordo com a Lei n. 9.394/1996, assinale a opo correta. A A incumbncia de oferecer os ensinos fundamental e mdio dos municpios. B Os estados e o Distrito Federal devem oferecer, de forma prioritria, o ensino mdio. C A Unio deve oferecer, de forma prioritria, o ensino mdio. D Os estados devem oferecer a educao infantil e o ensino mdio. E A Unio e os estados devem oferecer, de forma prioritria, o ensino mdio.
UnB/CESPE SEAD/SEEC/PB

A partir das ideias expressas no texto acima, assinale a opo correta. A B C D A democracia , por sua natureza, um Estado livre. A aristocracia, por sua natureza, no um Estado livre. Somente nos governos moderados possvel abusar da lei. O melhor governo o que garante a liberdade poltica do indivduo: isto , a de fazer coisas que a lei no obriga e a de no fazer as que a lei permite. E O governo deve educar o indivduo a fazer coisas que a lei no obriga e a fazer as que a lei permite.

Cargo 2: Professor de Educao Bsica 3 Componente Curricular: Filosofia

QUESTO 23

QUESTO 25

O recurso do tratamento contextualizado dos conhecimentos, por parte da escola, pode auxiliar o aluno a desenvolver competncias de mediao entre ele mesmo e os diferentes conhecimentos, isto , o tornar-se intrprete. Essa competncia de interpretao/traduo, para ser completa, deve poder ser pensada em duas direes, a saber: tanto no sentido ascendente quanto descendente, isto , tanto na direo do intrprete em seu prprio contexto, at o contexto especfico de um conhecimento, quanto na direo oposta, ou seja, quando se trata de aplicar um conhecimento a uma situao determinada no contexto do prprio intrprete. Nesse sentido, a metodologia utilizada pode ir tanto do vivencial para o abstrato quanto deste para a situao de aprendizagem.
Parmetros curriculares nacionais do ensino mdio, p. 343.

Assinale a opo que apresenta uma frase tradicionalmente associada figura de Scrates. A B C D E Conhece-te a ti mesmo. Faa aos outros o que voc deseja que te seja feito. No matars. O homem a medida de todas as coisas. O filsofo o homem que desperta e fala.

clebre

QUESTO 26

Tendo o texto acima como referncia inicial, assinale a opo correta com relao ao processo de ensino-aprendizagem. A Na escola, tratar os conhecimentos de forma contextualizada significa abrir a janela e interpretar o mundo unidirecionalmente. B Aplicar um conhecimento a uma situao determinada no contexto do interprete traduzir todo o trabalho de traduo do conhecimento que requerido. C Tratar os conhecimentos de forma contextualizada significa ir tanto do vivencial para o abstrato quanto deste para a situao de aprendizagem. D O aluno que no souber interpretar o mundo dever ser reprovado por no ter alcanado a competncia abstrata necessria para isso. E A metodologia de ensino mais adequada a que permite a passagem exclusivamente do vivencial para o abstrato.
QUESTO 24

Do ponto de vista esttico, a cidadania se instala proporo que se adquire a capacidade de acesso prpria natureza interna, suas necessidades e seus pontos cegos. Tratase, portanto, de um modo de ser que se traduz na fluncia da expresso subjetiva e na livre aceitao da diferena. Por um lado, a capacidade de conhecer-se a si mesmo pode ser traduzida na possibilidade de refletir criticamente no sentido apontado e levar elaborao consciente de comportamentos sintomticos e(ou) afetos reprimidos e, por outro lado, a capacidade de abertura para a diversidade, a novidade e a inveno que deve materializar-se expressivamente, num fazer criativo e ldico que tornam possvel conceber um dos aspectos fundamentais em que a cidadania se exercita, a saber, a sensibilidade.
Parmetros curriculares nacionais do ensino mdio, p. 332.

A partir das ideias expressas no texto acima, assinale a opo correta com relao ao processo de ensino-aprendizagem. A A educao da sensibilidade um dos aspectos essenciais para a educao cidadania. B A natureza interna do indivduo seu ponto esttico mais alto, ao qual se tem acesso exclusivamente aps uma revelao divina. C Estimular a inveno e a criatividade no pode ser um dos objetivos da educao cidadania. D Conhecer a si mesmo significa compreender qual o seu lugar no mundo e viver em consequncia desse conhecimento. E Educao cidadania sobretudo fazer respeitar as regras polticas expressas pela democracia.
QUESTO 27

As diversas manifestaes culturais so expresses diferentes de uma sociedade pluralista, e no tem sentido tecer consideraes a respeito da superioridade de uma sobre outra, o que leva depreciao, quando a avaliao feita segundo parmetros vlidos para outro tipo de cultura. Portanto, cuidar da educao popular no vulgarizar, popularizar a cultura erudita, tornando-a superficial e aguada, nem tampouco significa dirigir de forma paternalista a produo cultural popular. Com isso seria evitada a contrafao, isto , o produto resultante de imitao, tpico de uma cultura envergonhada de si mesma. Diante da ao compacta dos meios de comunicao de massa, o educador deve estar apto a utilizar os benefcios deles decorrentes e cuidar da instrumentalizao adequada para que sejam evitados os seus efeitos massificantes.
Maria Lcia de Arruda Aranha. Filosofia da educao. 2. ed. So Paulo: Moderna, 1996, p. 43-4.

Assinale a opo correta com relao ao pensamento poltico de Maquiavel. A Para Maquiavel, a ao poltica deve basear-se na considerao daquilo que os homens so realmente e no do que deveriam ser. B Em sua reduo aos princpios, Maquiavel considera essencial para a Itlia o reconhecimento da funo do Papado. C Maquiavel um idealista poltico. D A abolio da propriedade privada, como para Campanella, era uma das propostas de Maquiavel. E Maquiavel o autor, em poltica, da famosa frase: Esqueam aquilo que escrevi.

A partir das ideias expressas no texto acima acerca do binmio cultura de elite versus cultura popular, assinale a opo correta. A Sem cultura erudita, as novas geraes no podero alcanar os nveis civilizatrios europeus. B O educador deve saber aproveitar o que de bom trazem para a cultura popular os meios de comunicao de massa. C As novelas televisivas constituem o melhor exemplo de cultura popular brasileira. D H razes histricas e filosficas para se considerar a cultura nordestina melhor que a cultura gaucha. E A educao popular necessariamente paternalista e massificante.
UnB/CESPE SEAD/SEEC/PB

Cargo 2: Professor de Educao Bsica 3 Componente Curricular: Filosofia

QUESTO 28

QUESTO 30

Essa ideia educacional da severidade, em que irrefletidamente muitos podem at acreditar, totalmente equivocada. A ideia de que a virilidade consiste em um grau mximo da capacidade de suportar dor de h muito se converteu em fachada de um masoquismo que como mostrou a psicologia se identifica com muita facilidade ao sadismo. O elogiado objetivo de ser duro de uma tal educao significa indiferena contra a dor em geral. No que, inclusive, nem se diferencia tanto a dor do outro e a dor de si prprio. Quem severo consigo mesmo adquire o direito de ser severo tambm com os outros, vingando-se da dor cujas manifestaes precisou ocultar e reprimir. Tanto necessrio tornar consciente esse mecanismo quanto se impe a promoo de uma educao que no premia a dor e a capacidade de suport-la, como acontecia antigamente. Dito de outro modo: a educao precisa levar a srio o que j de h muito do conhecimento da filosofia: que o medo no deve ser reprimido.
Theodor W. Adorno. Educao e emancipao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 119-29.

O maior responsvel pela crise do programa formalista nas cincias matemticas foi A B C D E Hilbert. Frege. Goedel. Husserl. Wittgenstein.

QUESTO 31

Assinale a opo em que o termo apresentado no faz parte do lxico heideggeriano. A B C D E ser-para-a-morte angustia destino ser-no-mundo mudana transcendental

Tendo as ideias expressas no texto acima como referncia inicial, assinale a opo correta acerca da filosofia da educao. A A educao deve educar para o medo do castigo. B Severidade e virilidade so facilmente confundidas no mbito educativo com valores de coragem. C A educao deve reprimir o medo. D Quem severo consigo mesmo ser acolhedor do outro. E A educao hoje deve premiar a capacidade de suportar a dor.
QUESTO 29

QUESTO 32

A vida no como os remdios, que vm todos com suas bulas, explicando as contra-indicaes e detalhando a dose em que cada um deve ser consumido. A vida nos dada sem receita e sem bula. A tica no pode suprir totalmente essa deficincia, pois apenas a crnica dos esforos feitos pelos seres humanos para remedi-la. Um escritor francs, morto h no muito tempo, Georges Perec, escreveu um livro com o seguinte ttulo: A Vida: Instrues de Uso. Trata-se de uma brincadeira literria deliciosa e inteligente, no de um sistema de tica. Por isso renunciei a lhe dar uma srie de instrues sobre questes concretas: aborto, preservativos, objeo de conscincia, patati, patat. Muito menos tive a ousadia (to repugnantemente tpica de quem se considera moralizador!) de fazer uma pregao em tom lastimoso ou indignado sobre os males de nosso sculo: ah, o consumismo!, ih, a falta de solidariedade!, oh, a avidez pelo dinheiro!, uh, a violncia!, ah, ih, oh, uh, a crise de valores! Tenho minhas opinies sobre esses temas e sobre outros, mas no sou a tica: sou apenas seu pai. Atravs de mim, a nica coisa que a tica pode lhe dizer que voc busque e pense por si mesmo, em liberdade, sem ardis: responsavelmente.
Fernando Savater. tica para meu filho. So Paulo, Martins Fontes, 1993, p. 31, 174-6.

Para a cincia a idade da inocncia acabou. Essa inocncia de que J. Robert Oppenheimer falou na sua famosa, embora um tanto enigmtica, observao de que os cientistas tomaram contato com o pecado comeou a desintegrar-se algumas dcadas antes de a cegueira fascinada em Alamogordo pr plenamente a claro o fato de que o conhecimento produzido pelos cientistas continha dentro de si as sementes de um poder atemorizador. A realizao do ideal baconiano de cincia assentava na noo de que o conhecimento poder poder sobre a natureza a ser usado para a melhoria da condio humana. Ironicamente, o modelo baconiano atingiu a sua plena expresso pela primeira vez no Projeto Manhattan, nesse impressionante conjunto de cientistas e engenheiros cujos esforos culminaram na destruio de duas cidades. O otimismo arrogante dos fundadores da cincia moderna ameaa transformar os seus sonhos em pesadelos.
J. Haberer. Politizao na cincia. In: Jorge Dias de Deus (Org.). A crtica da cincia, sociologia e ideologia da cincia, 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979, p. 107-12 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial, assinale a opo correta com relao ao binmio cincia versus tica. A A cincia neutral e desinteressada em seus projetos de pesquisa. B Os cientistas modernos querem controlar a natureza. C Bacon seguia uma filosofia do conhecimento da natureza como contemplao da obra de Deus. D Os cientistas modernos querem contemplar a natureza. E O Projeto Manhattan contribuiu para o fim da I Guerra Mundial.
QUESTO 33

A partir das ideias expressas no texto acima, assinale a opo correta a respeito de tica. A A tica a receita da vida, suas instrues de uso. B Ensinar tica como pregar contra os males do mundo no deserto cultural em que a civilizao se encontra. C O professor de tica como um pai que aconselha o filho a pensar por sim mesmo, mas responsavelmente. D tica e moralizao so a mesma coisa. E A tica a possibilidade de achar o caminho certo para remediar a deficincia de instrues para viver bem.
UnB/CESPE SEAD/SEEC/PB

A filosofia analtica diferencia-se do empirismo lgico, porque A concentra sua ateno na linguagem comum e no na linguagem cientfica. B concentra sua ateno na linguagem cientfica e no na linguagem comum. C reconhece declaradamente uma esfera do indizvel. D recusa a possibilidade de uma linguagem comum a todas as cincias. E afirma a possibilidade de uma linguagem comum a todas as cincias.

Cargo 2: Professor de Educao Bsica 3 Componente Curricular: Filosofia

QUESTO 34

QUESTO 38

A cincia da competncia tornou-se bem-vinda, pois o saber perigoso apenas quando instituinte, negador e histrico. O conhecimento, isto , a competncia instituda e institucional, no um risco, pois arma para um fantstico projeto de dominao e de intimidao social e poltica. Como podemos notar, no basta uma crtica humanista ou humanitria ao delrio tecnocrata, pois este apenas um efeito de superfcie de um processo obscuro no qual conhecer e poder encontraro sua forma particular de articulao na sociedade contempornea. Talvez, por isso mesmo, hoje, a fria inquisitorial se abata, em certos pases, contra esse saber enigmtico que, na falta de melhor, chamaramos de cincias do homem e que, quando no so meras institucionalizaes de conhecimentos, instauram o pensamento e se exprimem em discursos que, no por acaso, so considerados incompetentes. Cumpre lembrar, ainda, que, em matria de incompetncia, nos tempos que correm, a filosofia tem obtido sistemtica e prazerosamente o primeiro lugar em todas as paradas de sucesso competentes.
Marilena Chaui. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. So Paulo: Moderna, 1980, p. 7, 11-13.

A substncia , para Espinoza, A B C D E causa transitiva. transcendente com relao ao mundo. infinita. dotada de pensamento e extenso. divisvel ao infinito.

QUESTO 39

A concepo kantiana da histria e da sociedade caracterizada como A radical e revolucionria. B uma viso otimista do progresso, prxima iluminista. C uma ruptura das concepes tradicionais pelas quais a histria consequncia de um pecado original. D a admisso de utilidade de revolues radicais, ainda que no-violentas. E uma viso pessimista.
QUESTO 40

Com referncia s ideias expressas no texto acima e ao conhecimento cientfico-tecnolgico, assinale a opo correta. A O discurso da competncia cientfica esconde a forma particular de articulao do poder e do conhecimento na sociedade contempornea. B As cincias humanas so menos cientficas do que as cincias naturais ou exatas. C A filosofia no muito competente em matria cientfica. D Todo conhecimento bem-vindo, pois contribui para a libertao do indivduo e da sociedade. E Nos ltimos anos, a crtica humanista ao delrio tecnocientfico tem sido muito eficaz.
QUESTO 35

Rousseau critica o liberalismo porque A no existem direitos naturais. B o indivduo, em razo do pacto social, renuncia para sempre aos prprios direitos naturais. C os direitos naturais so inalienveis. D a soberania no pode ser delegada e o poder no pode ser dividido. E os direitos naturais so uma criao social.
QUESTO 41

Uma primeira mediao e sntese entre a cultura hebraico-crist e a filosofia grega foi tentada por A B C D E Filo de Alexandria. Plotino. Santo Agostinho. Porfrio. Amnio Sacca.

O silogismo aristotlico A B C D formado por duas proposies. apresentado sob a forma de hipteses. constitudo por trs raciocnios distintos. verdadeiro, independentemente da verdade de sua premissa, desde que seja correto. E Formado por trs proposies.
QUESTO 42

QUESTO 36

condenao de 1633, Galileu Galilei reagiu com a A perda da f. B abjurao e a renncia pesquisa cientfica. C abjurao, mas continuou a pesquisa cientfica e os contatos com os outros cientistas de sua poca. D continuao da pesquisa em segredo. E sua recolhida a um monastrio e a renncia pesquisa, aps uma crise espiritual.
QUESTO 37

O neoclassicismo A uma teoria filosfica que busca redescobrir os clssicos da filosofia, especialmente Scrates. B um movimento arquitetnico do sculo XVII. C uma tendncia esttica e artstica, iniciada por Winckelmann, que exalta os cnones da arte grega. D uma tendncia artstica, iniciada por Kant, que imita a arte clssica. E uma teoria historiogrfica romntica e positivista.
QUESTO 43

Na filosofia de Husserl, o termo intencionalidade indica A o componente de vontade que acompanha todo ato da percepo. B o prprio ato da percepo. C a tenso em direo do mundo concreto que anima todo desejo de conhecer. D o componente de realidade que acompanha o ato da percepo. E a relao entre ato perceptivo e dado percebido.
UnB/CESPE SEAD/SEEC/PB

A concepo poltica de Hume corresponde A B C D E ao jusnaturalismo. democracia direta. ao convencionalismo. ao contratualismo. monarquia absoluta.

Cargo 2: Professor de Educao Bsica 3 Componente Curricular: Filosofia

QUESTO 44

QUESTO 48

Assinale a opo que apresenta a reflexo da qual deriva o convite de Epicuro a no se temer a morte. A Quando a morte chega, j no se est mais presente e, portanto, no se pode mais sofrer. B Suportar a chegada da morte um ato de mxima coragem e fortaleza. C A morte a libertao das amarras do corpo e dos sofrimentos da vida. D Aceitar a morte com desapego vida sinal do sbio, que vive com desapego s paixes. E A morte somente uma passagem para outra condio, imortal.
QUESTO 45

As obras de autoria de Nietzsche no incluem A B C D E Assim Falou Zaratustra. Alm do Bem e do Mal. Genealogia da Moral. A Gaia Cincia. Antropologia da Moral.

QUESTO 49

Por epistemologia entende-se A o conjunto das disciplinas cientficas. B o estudo das temticas internas s disciplinas cientficas. C o estudo crtico da pesquisa cientfica e da prpria noo de cincia. D a anlise cientfica dos princpios de semelhana. E o desenvolvimento da lgica medieval.
QUESTO 50

Descartes acredita demonstrar a existncia de deus partindo da A existncia dos seres humanos como seres imperfeitos, e todavia dotados da ideia da perfeio. B existncia do mundo, enquanto pressupe uma causa por sua vez no causada. C necessidade de uma explicao para o mal no mundo. D necessidade de um fundamento da conscincia moral presente em todos os seres humanos. E existncia do mundo, enquanto remete para uma inteligncia que explique seu finalismo iminente.
QUESTO 46

Na Crtica do Juzo de Kant, A o juzo esttico determinante e tem valor cognitivo. B o juzo esttico faz referncia s qualidades objetivas das coisas. C o juzo esttico no arbitrrio, pois ambiciona a universalidade. D o belo o que considerado, por uma certa sociedade e cultura, como tal. E o belo, como o justo e o bom, objeto de um prazer desinteressado.
QUESTO 47

H um quadro de Klee chamado Angelus Novus. Representa um anjo que parece a ponto de afastar-se para longe daquilo a que est olhando fixamente. Seus olhos esto arregalados; sua boca, aberta; suas asas, estendidas. O anjo da histria deve ter este aspecto. Seu rosto est voltado para o passado. Onde diante de ns aparece um encadeamento de acontecimentos, ele v uma Paul Klee. Angelus Novus, 1920 catstrofe nica, que vai Kunstmuseum, Berna. empilhando incessantemente escombros sobre escombros, lanando-os diante de seus ps. O anjo bem que gostaria de se deter, despertar os mortos e recompor o que foi feito em pedaos. Mas uma tempestade sopra do Paraso e se prende em suas asas com tal fora, que o anjo j no as pode fechar. A tempestade irresistivelmente o impele ao futuro, para o qual ele d as costas, enquanto o monte de escombros cresce at o cu diante dele. O que chamamos de Progresso essa tempestade.
W. Benjamin. Tesi di filosofia della storia. In: Angelus Novus. Saggi e Frammenti. A cura di R. Solmi. Torino: Einaudi, 1995, p. 80 (traduo livre).

Picasso. 1937. Museu Rainha Sofia, Madrid.

Com referncia s questes de arte e pensamento e celebre pintura acima reproduzida, assinale a opo correta. A Arte e poltica, arte e filosofia so realidades totalmente incomunicveis. B Picasso um gnio artstico, mas suas pinturas cubistas no querem representar nada de real. C Picasso representa na pintura em questo o bombardeio da cidade de Guernica, ocorrido durante a guerra civil espanhola. D Guernica o smbolo da necessidade da guerra justa. E Picasso era, politicamente, ligado ao governo ditatorial de Franco.
UnB/CESPE SEAD/SEEC/PB

A partir das ideias expressas no texto acima e da imagem qual este se refere e que lhe est associada, assinale a opo correta com relao filosofia da Histria. A A histria uma procisso alegre e constante em direo ao progresso. B O anjo de Paul Klee messianicamente a representao da salvao da histria. C O anjo de Paul Klee representa a tragdia da histria, que segue apesar dos escombros que deixa para trs. D O rosto do anjo da histria est sempre voltado para o futuro. E A filosofia da histria de Benjamin irremediavelmente otimista.

Cargo 2: Professor de Educao Bsica 3 Componente Curricular: Filosofia

S-ar putea să vă placă și