Sunteți pe pagina 1din 6

BREVE RETOMADA SOBRE A HISTRIA DA EDUCAO BRASILEIRA AMUDE, Amanda Mendes /UEM amandamude@gmail.

.com SILVA, Gescielly Barbosa da/UEM ollgem@gmail.com

Resumo No presente trabalho tivemos como objetivo principal a compreenso do percurso histrico da educao no Brasil. Nossa anlise partiu do prisma da teoria histrico-cultural, tendo como base os estudos de Maria Helena de Souza Patto (1987; 1990). Defendemos a necessidade de olharmos para o passado na busca pela compreenso do presente, em especial no caso da educao o Brasil. Palavras-chave: Histria da Educao Brasileira. Teoria Histrico-Cultural; Maria Helena de Souza Patto.

1 INTRODUO Nosso intuito, ao escrevermos o presente artigo, analisar a educao brasileira a partir de um vis histrico-cultural. Foi nesse momento que entramos em contato com Maria Helena de Souza Patto, nos atendo as suas obras: Psicologia e ideologia: uma introduo crtica psicologia escolar, publicado no ano de 1987; A produo do fracasso escolar: histrias de submisso e rebeldia, publicado no ano de 1990. Pautadas nessas duas obras discorreremos sobre os perodos da educao brasileira, assim como a demanda atendida pela mesma durante a histria. Afirmamos dessa forma porque acreditamos que os fatos so passveis de anlise a partir das condies scio-histricas de dado perodo. No realizar esse exerccio ignorar o passado em detrimento de algo novo. Por isso, para entendermos a educao no Brasil, necessrio que recorramos a sua histria, aos pontos mais relevantes da mesma.

2 A EDUCAO BRASILEIRA E SUA HISTRIA: contribuies dos estudos de Maria Helena de Souza Patto

A partir dos estudos de Maria Helena de Souza Patto entendemos que a educao brasileira pode ser dividida em trs grandes perodos. O primeiro, Patto (1987) afirma que o perodo de 1906 a 1930, caracterizado pelo modelo econmico agro-exportador. Neste momento o ensino educacional se tornou a grande questo nacional, pois era um requisito para o desenvolvimento do Brasil. Desta forma, iniciou-se uma grande luta contra o analfabetismo e a busca de uma mo-de-obra qualificada para um mercado de trabalho em incio de expanso. O modelo pedaggico Tradicional era predominante nesta poca. At o ano de 1930, freqentar a escola era privilgio de poucos, o que resultava em um ndice de analfabetismo de 91% da populao. O perodo posterior, entre 1930 a 1960, caracterizado pelo modelo econmico de substituio das importaes. Segundo Facci (1998), a taxa de analfabetismo caiu quase que 39% at o ano de 1950, na medida em que a educao passou a ser considerada como um fator fundamental para o crescimento econmico, o que denuncia, de acordo com Patto (1987), a educao como um aparelho ideolgico do Estado. Destaca-se ento, nesse perodo, o movimento da Escola Nova que se baseava [...] no mito da igualdade de oportunidades, da importncia da educao oferecer condies para o desenvolvimento da capacidade de cada um, buscando a harmonia da sociedade [...] (FACCI, 1998, p. 39). Os educadores acreditavam que a escola poderia ser um instrumento fundamental para a criao de uma sociedade solidria, cooperativa, assim como partiam do pressuposto de que a inovao pedaggica poderia ser uma arma poderosa contra o analfabetismo. No entanto, na dcada de 1960 que ... a Escola Nova comea a apresentar sinais de crise [...] (SAVIANI, 1994, p.113). Na fase de 1964 a 1977, a sociedade e a escola passaram por vrias transformaes. O mercado interno invadiu o Brasil e a escola reestruturada para suprir as demandas materiais e ideolgicas desta nova ordem. A partir de 1970 entra em cena a Pedagogia Tecnicista formando tcnicos aptos para

atuao nas indstrias, em funo desta internacionalizao do mercado interno (PATTO, 1987). De acordo com Saviani (2002), at este momento, em termos de tendncias pedaggicas, havia apenas vises no-crticas da educao, entendendo a escola como desvinculada da realidade histrica do pas. No entanto, a partir do ano de 1970, uma classe de professores comeou a buscar alternativas. Partindo de uma concepo crtico-reprodutivista, vrios intelectuais em produes tericas das dcadas de 70 e 80 analisaram a escola como aparelho ideolgico do estado e, desmistificaram o pressuposto liberal de sua autonomia e seu poder de transformao social. Por outro lado, criaram nos meios educacionais um clima de pessimismo e desnimo, levando os educadores a considerarem inteis os seus esforos em prol da educao, pois alm de no apresentarem nenhuma proposta pedaggica, combatiam qualquer projeto elaborado. Nesse momento, acreditava-se que para mudar a escola a sociedade precisaria mudar, no compreendendo-a como fonte de transformao da conscincia dos alunos. Foi a partir de 1979 que houve a busca pela compreenso da questo educacional a partir das condicionantes sociais, surgindo assim a Pedagogia Histrico-Crtica (PATTO, 1990). Em termos de teorias psicolgicas, a partir de 1980, no Brasil, surge a Psicologia Histrico-Cultural elaborada por Vygotsky, com base na Pedagogia Histrico-Crtica. Ambas de base marxista analisam a escola inserida em um contexto social determinado, podendo promover a manuteno ou a transformao social. Assim, a escola produto e produtora da sociedade, cabendo a ela, trabalhar em prol da humanizao ou alienao dos indivduos. A escola, nesta perspectiva, tem como funo a transmissoassimilao dos conhecimentos produzidos pela humanidade (SAVIANI, 1994). Desta forma, uma teoria crtica quando tem condies de promover a transformao social a partir do momento que compreendemos a realidade como processo que se constri nas relaes sociais (FACCI, 1998). Neste sentido, a psicologia histrico-cultural afirma que o homem se torna humano a partir do momento em que se apropria do conhecimento produzido historicamente, e ao se apropriar do conhecimento consegue enxergar a realidade da forma como realmente , e assim pode transform-la

de acordo com seus desejos e necessidades, as quais se modificam ao longo do tempo. E se estas se modificam o homem tambm se modifica, e essa capacidade de modificar o que est posto algo maravilhoso, pois assim se tem a possibilidade de superar a realidade vivenciada. De acordo com a Pedagogia Histrico-Crtica o processo de aprendizagem algo complexo, que acontece quando professores e alunos se encontram, e a forma pela qual se d esse encontro ir influenciar na apropriao dos conhecimentos e na formao de valores e conceitos. Saviani (1994, p.103-104), sobre o acesso ao conhecimento, j nos dizia: o povo precisa da escola para ter acesso ao saber erudito, ao saber sistematizado e, em conseqncia, para expressar de forma elaborada os contedos da cultura popular que correspondem aos seus interesses. Porm, este estudo, deve ser capaz de ampliar as habilidades do indivduo e desenvolver cada vez mais seu conhecimento, pois o nico bom ensino o que se adianta ao desenvolvimento (VIGOTSKI,1991, p.14). Desta forma fica evidente, nesta abordagem, que as mudanas na sociedade produzem mudanas na conscincia e no comportamento humano, pois este se desenvolve a partir da atividade social e mediado por instrumentos, os quais se colocam entre o sujeito e o objeto. As funes psicolgicas superiores neste contexto tm uma base biolgica, mas seu desenvolvimento depende dessa interao, mediada por signos, entre o indivduo e o mundo, sendo a linguagem o mais importante sistema de signos utilizado. A Pedagogia Histrico-Crtica no tem uma nfase maior porque desde 1990 o Construtivismo tem fundamentado documentos oficiais que norteiam a educao brasileira. E estes documentos com base piagetiana, do grande nfase ao aprender a aprender, focalizando o processo de aprendizagem no aluno. Hoje, convivemos com teorias pedaggicas contemporneas tais como Pedagogia das Competncias, Teoria do Professor Reflexivo, que, conforme Facci (2004) esvaziam a escola de contedos e desvalorizam o trabalho do professor. Saviani (1994) acrescenta que na atualidade a educao se submete a uma hipertrofia da escola, a qual acompanha o ser humano desde a mais tenra idade at a sua formao. O autor chama ateno para a impossibilidade de se

ter uma educao sem escola, pois papis que outrora eram delegados famlia e sociedade passaram a ser de responsabilidade da escola, e esse carter extingue da mesma sua importncia primordial, a de transmitir um saber sistematizado e elaborado. A partir desse breve levantamento e anlise, verificamos que a escola surgiu a partir das condies sociais e histricas determinadas e para entendla, no seu contexto atual, necessrio que sua histria seja retomada.

3 CONSIDERAES FINAIS A partir dos estudos realizados, em especial, por Maria Helena de Souza Patto (1987; 1990), entendemos que os estudos que envolvem seres humanos so datados historicamente. Assim sendo, no h como entender o presente sem compreender o processo histrico-social que o permeia. Nesse sentido, a educao brasileira veio cumprir um objetivo, est inserida na histria do pas e precisa ser concebida como histrica. Uma vez que a escola acompanha o ser humano desde os primeiros anos at a maturidade, com a funo de transmisso do saber cientfico socialmente organizado e sistematizado.

REFERNCIAS FACCI, Marilda Gonalves Dias. O psiclogo nas Escolas Municipais de Maring: a histria de um trabalho e a anlise de seus fundamentos tericos. 1998. 252 f. Dissertao (Mestrado em Educao)-Faculdade de Filosofia e Cincias, Universidade Estadual Paulista, Marlia, 1998. p. 33-54, 91-123. FACCI, Marilda Gonalves Dias. Teorias Educacionais e Teorias Psicolgicas: em busca de uma Psicologia marxista na educao. In: DUARTE, Newton (org). Crtica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004. p.99-120. PATTO, Maria Helena de Souza. A produo do fracasso escolar: histrias de submisso e rebeldia. So Paulo: T. A . Queiroz, 1990. PATTO, Maria Helena de Souza. Psicologia e ideologia: uma introduo crtica psicologia escolar. So Paulo: T. A Queiroz, 1987. cap. 2, p. 55-76.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educao, curvatura da vara, onze teses sobre educao e poltica. 35. ed. So Paulo: Cortez: Autores Associados, 2002. SAVIAVI, Demerval. Pedagogia histrico-crtica: primeiras aproximaes. 4. ed. Campinas, SP: Cortez: Autores Associados, 1994. VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LURIA, LEONTIEV, VYGOTSKY et al. Psicologia e Pedagogia: bases psicolgicas da aprendizagem e do desenvolvimento. So Paulo: Moraes, 1991.

S-ar putea să vă placă și