Sunteți pe pagina 1din 3

ESCOLA SECUNDRIA LEAL DA CMARA

2010/2011 Teste Sumativo de Psicologia A 11 Ano, Turma T1


As respostas sero avaliadas com base nos seguintes critrios: - Conhecimentos revelados; - Utilizao adequada dos conhecimentos; - Capacidade de fundamentao; - Organizao da resposta; - Correco da linguagem.

GRUPO I 1. A afiliao a: A. B. C. D. Representao social do conformismo; Capacidade de inibir a ansiedade relacional; Necessidade do outro e de estar com ele, Expresso social de uma relao amorosa.
(6 pontos)

2. Entre outros, os principais factores que influenciam a atraco interpessoal so: A. B. C. D. Agressividade, beleza, paridade; Familiaridade, semelhana, proximidade; Sexualidade, diferena, intimidade; Amizade, empatia, complementaridade.
(6 pontos)

3. Analisa as afirmaes que se seguem sobre as causas dos comportamentos agressivos e procura identificar os seus autores. Seleccione, depois, a alternativa que as identifica correctamente. 1. 2. 3. 4. A. B. C. D. A agresso tem origem numa pulso inata, a pulso de morte; A agresso humana est programada geneticamente; A agresso humana provocada pela frustrao; O comportamento agressivo aprendido por observao. 1.Bandura;2.Freud;3.Dollard;4.Lorenz; 1.Freud;2.Bandura;3.Lorenz;4.Dollard; 1.Freud;2.Lorenz;3.Dollard;4.Bandura; 1.Lorenz;2.Bandura;3.Freud;4.Dollard.
(6 pontos)

4. A socializao o processo pelo qual ocorre a: A. Submisso aos valores morais de um grupo; B. Aquisio de caractersticas pessoais idnticas; C. Interiorizao de uma determinada cultura; D. Construo de estruturas sociais inovadoras.
(6 pontos)

5. Para que um conjunto de pessoas seja considerado um grupo necessrio que, entre os seus elementos, exista. A. B. C. D. Concordncia, amizade e comparao social; Passividade, dependncia e necessidade de associao; Relao, obedincia e liderana democrtica; Interaco, interdependncia e conscincia de pertena.
(6 pontos)

6. A interaco social ocorre em situaes em que as pessoas esto face a face: Esta afirmao : A. B. C. D. Falsa: o comportamento condicionado pela expectativa do encontro; Verdadeira: o comportamento de uma pessoa influenciado pelo da outra; Falsa; a ocorrncia de uma interaco determinada pelo estatuto social; Verdadeira: a ocorrncia de uma interaco depende do contexto social.
(6 pontos)

7. As relaes de intimidade so um tipo de interaco que so: A. Dependentes do estatuto econmico e social; B. Condicionadas pelo contexto social; C. Dependentes do conformismo grupal; D. Independentes do contexto social.
(6 pontos)

8. Considere as seguintes caractersticas de diferentes tipos de agressividade. Seleccione, depois, a alternativa que os identifica correctamente: 1. Apresenta um carcter adaptativo e construtivo; 2. Procura satisfazer uma necessidade independentemente dos danos provocados a outros; 3. marcada por emoes fortes e pelo desejo de provocar danos no outro. A. B. C. D. 1. Hostil; 2. Esttica; 3. Dinmica; 1. Dinmica; 2. Instrumental; 3. Hostil; 1. Esttica; 2. Hostil; 3. Instrumental; 1. Instrumental; 2. Dinmica; 3. Esttica.
(6 pontos)

9. Analise as afirmaes que seguem sobre o amor. Seleccione, depois, a alternativa que as avalia correctamente. 1. O amor implica o desejo de suporte e de ajuda ao outro; 2. A intimidade a componente emocional do amor e envolve sentimentos de proximidade; 3. A paixo condio essencial para que exista amor. A. B. C. D. 1. e 2. So verdadeiras; 3. falsa; 1. verdadeira; 2. e 3. So falsas; 1. e 3. So verdadeiras; 2. falsa; 2. verdadeira; 1. e 3. So falsas.
(6 pontos)

10. Analise as afirmaes que seguem, sobre o processo de normalizao. Seleccione, depois, a alternativa que as avalia correctamente. 1. A normalizao facilita o processo de adaptao social; 2. O papel regulador das normas na vida social acentua as diferenas individuais; 3. Uma norma uma regra interiorizada. A. B. C. D. 3. verdadeira; 1. e 2. So falsas; 2. e 3. So verdadeiras; 1. falsa; 1. verdadeira; 2. e 3. So falsas; 1. e 3. So verdadeiras; 2. falsa.
(6 pontos)

GRUPO II 1. Que relao se verifica entre agresso e frustrao?


(15 pontos)

2. Que papel desempenha a aprendizagem social nos comportam ento agressivos?


(15 pontos)

3. Diferencie as diversas modalidades de agresso.


(15 pontos)

4. Segundo Rubin, que diferena h entre gostar e amar?


(15 pontos)

5. Quais os principais factores explicativos da atraco interpessoal?


(15 pontos)

6. Que relao se pode estabelecer entre afiliao e atraco?


(6 pontos)

GRUPO III

Atravs das relaes que estabelecemos com os outros do nascimento morte, vamos assimilando as regras da cultura. Desenvolva o tema, analisando:

a) O papel da normalizao na vida social.


(25 pontos)

b) As caractersticas do processo de socializao.


(25 pontos)

Total: 200 pontos

S-ar putea să vă placă și