Sunteți pe pagina 1din 37

10

Introduo

Sero abordadas a temtica da pedofilia e a dos crimes sexuais contra o vulnervel acrescentados pela Lei 12.015, a qual alterou as disposies atinentes aos crimes sexuais em geral presentes no Cdigo Penal de 1940. Esta lei deu proteo especial ao vulnervel, conceito este que ainda no est completamente delineado, havendo discusses na doutrina sobre sua conceituao. Ao pensar na pedofilia possvel compreender o vulnervel como o menor de 14 anos, principalmente. Entretanto, de acordo com parte da doutrina o vulnervel compreende o menor de 18 anos e o indivduo portador de enfermidade ou deficincia mental sendo, portanto, ainda um conceito relativamente aberto. No caso do crime do artigo 218 do Cdigo Penal (corrupo de menor) foi dada especial ateno ao vulnervel menor de 14 anos. O histrico da pedofilia demonstra tratar-se de prtica advinda do incio da humanidade, tendo o combate a esta prtica se iniciado durante a Idade Mdia. Atualmente a pedofilia tem merecido destaque na mdia, alm de causar um grande clamor social no sentido de punio aos pedfilos. Entretanto, um dos pontos que de maior importncia a ser esclarecido no presente refere-se ao fato da pedofilia no ser um crime e de no ser o pedfilo um criminoso, o que revolta grande parte da populao. Com o advento da Lei 12.015/2009 a proteo ao vulnervel (termo trazido por esta lei) aumentou, tendo como consequncia maiores punies prtica de atos atentatrios sua dignidade sexual. Sero detalhados os delitos de estupro de vulnervel, a corrupo de menores, a satisfao de lascvia mediante presena de criana ou adolescente e o favorecimento da prostituio ou outra forma de explorao sexual do vulnervel. possvel mencionar outros delitos relacionados pedofilia, principalmente na internet, sendo eles os crimes dos artigos 240 ao 241-D do Estatuto da Criana e do Adolescente, alguns recentemente includos pela Lei n 11.829/2008 (lembrando sempre que neste estudo sero abordados apenas os crimes sexuais relacionados proteo do chamado vulnervel no Cdigo Penal). Em suma, sero objeto de estudo a pedofilia, em seu histrico e sua definio, alguns aspectos da Lei 12.015/2009, alm de um detalhado estudo dos crimes sexuais contra o vulnervel.

11

CAPTULO I

1. Histrico da pedofilia e evoluo legislativa dos crimes sexuais

De acordo com a Ministra Eliana Calmon Alves em palestra proferida no Evento AMAZNIA no ano de 2002, relatos histricos de culturas antigas j demonstravam a existncia de relacionamento sexual entre infantes e entre pessoas do mesmo sexo desde o incio da existncia humana, sendo esta prtica tolerada pelos povos e, at admirada at o perodo da poca judaco-crist, sendo estas relaes ligadas a cerimnias de iniciao sexual, crena, magia e Medicina. Existem relatos datados do antigo Egito de relacionamentos sexuais entre infantes e faras, estando os primeiros submetidos aos caprichos do segundo. Na Grcia Antiga era atribuio do chefe da famlia conduzir os jovens sua iniciao sexual, desenvolvendo-se hbitos de pedofilia e homossexualidade. Na sociedade romana o princpio era o mesmo, sendo obrigao do pater familias a iniciao sexual do filius, esclarece a autora:
A prtica do sexo entre o pater familias e o filius estava inteiramente fora do controle do Estado, pois tinha o primeiro poder de vida e de morte sobre o segundo, agindo como verdadeiro dominus. Assim estava escrito na Lei das XII Tbuas (450451 a. C.), reconhecimento que vigorou at Constantino, no ano de 337 d. C. (ALVES, 2002, p. 03).

Historicamente, tanto o mundo rabe quanto o ocidental registraram a prtica sexual entre adultos e crianas em diversos momentos, podendo servir de exemplo a histria dos samurais e suas jovens amantes, que eram mantidas nesta situao at sua idade adulta quando eram, enfim, emancipadas. Na Idade Mdia felizmente, tem incio o combate sodomia (que, de acordo com a autora, uma de suas variaes o gosto pela prtica sexual com crianas). A partir deste momento, a esta prtica restou o submundo o medo, do temor, onde os mais fracos so subjugados. A Ministra ainda informou em sua palestra que no conhecida a real extenso de tais abusos a no ser por breves conhecimento acerca do mundo da prostituio infantil, durante a Revoluo Industrial. Hodiernamente a mdia vem apresentando a pedofilia como uma prtica recente o que, de acordo com o histrico acima, no tem sentido. Trata-se de uma prtica, infelizmente

12

histrica e ligada a cultura de diversos povos. A pedofilia no era e ainda no um crime, afirmao esta que ser melhor explicada ao longo deste estudo. No tocante evoluo legislativa dos crimes sexuais, o Cdigo Penal Brasileiro data do ano de 1940, e chamava (antes das alteraes feitas pela Lei 12.015/09) de crimes contra os costumes o trecho entre os artigos 213 a 234, sendo o Captulo I denominado Dos crimes contra a liberdade sexual; o Captulo II, Da seduo e da corrupo de menores; o Captulo III, Do rapto; o Captulo V, Do lenocnio e do trfico de pessoas e, por fim, o Captulo VI, Do ultrage pblico ao pudor. A nomenclatura utilizada j vinha, h muito, sendo critica por j estar ultrapassada, observadas as mudanas ocorridas na so ciedade nos ltimos tempos, pois, de acordo com NUCCI:
[...] os costumes representavam a viso vetusta dos hbitos medianos e at puritanos da moral vigente, sob o ngulo da generalidade das pessoas. Inexistia qualquer critrio para o estabelecimento de parmetros comuns e denominadores abrangentes para nortear o foco dos costumes na sociedade brasileira. (NUCCI, 2009, p. 11)

E, sob um enfoque evolutivo, o tratamento dado a esta questo j estava mais do que ultrapassado, visto que os referidos costumes da forma como tratados pelo Cdigo Penal, j no apresentavam uma forma de tratamento compatvel com os padres de comportamento da sociedade atual, principalmente dos jovens, no havendo harmonia entre o disposto na lei e o comportamento sexual dos adultos na atualidade. Nas palavras de NUCCI (2009, p. 11), a disciplina sexual e o mnimo tico exigido por muitos poca de edio do Cdigo Penal, nos idos de 1940, no mais compatibilizavam com a liberdade de ser, agir e pensar, garantida pela Constituio Federal de 1988. Eram necessrias alteraes que deixassem de lado as filigranas jurdicas e passassem a levar em considerao as condutas realmente graves e que pudessem resultar em consequncias realmente graves dentro do campo da liberdade sexual. A utilizao do termo dignidade, d a idia de decncia, respeitabilidade, compostura, vinculando este conceito honra. Em respeito ao direito intimidade, vida privada e honra, direitos estes constitucionalmente garantidos, devem observar no ser a atividade sexual apenas um prazer materia, trata-se, para alguns, at de uma necessidad fisiolgica, possuindo relao com a tutela penal da dignidade sexual. NUCCI faz meno ao princpio da interveno mnima do Estado, o qual significa ser o Direito Penal a ltima opo legislativa para regrar e compor conflitos, aplicando sanes

13

(2009, p. 12). O referido princpio costuma ser a mola propulsora de muitas alteraes legislativas no mbito criminal estando, porm, ainda distante de ser efetivamente aceito pelo Poder Legislativo. Melhor elucidando esta celeuma NUCCI manifesta-se:
preciso evoluir e abandonar o foco paternalista do Direito Penal, buscando tipificar toda e qualquer conduta lesiva a direito de outrem; no meta da lei punir banalidades ou infraes menores, que outros ramos do direito podem cuidar e tutelar. (2009, p. 12)

Paralelamente a este princpio deve ser observado o da fragmentariedade, o qual observa tratar-se o Direito Penal de um dos fragmentos do ordenamento jurdico, no devendo ser o mais utilizado e nem o mais importante, conforme NUCCI pois, se assim fosse, o s conflitos existentes na sociedade seriam resolvidos atravs dos mais graves instrumentos de sano, como a priso. E, no contexto do princpio da interveno mnima, observamos o princpio da ofensividade, o qual defende a utilizao do Direito Penal no na resoluo de qualquer conflito, e sim naqueles realmente ofensivos sociedade. Na seara dos crimes contra a dignidade sexual, percebe-se que aos poucos tanto o preconceito quanto o machismo que circundam tais delitos vem desaparecendo dos tipos penais, exemplificando esta tendncia, de acordo com NUCCI, a unificao dos delitos de estupro e atentado violento ao pudor sob uma nica figura, a do estupro. Em suma, tais alteraes tem como principal feio a proteo da respeitabilidade ao ser humano em matria sexual, garantindo-lhe a respeitabilidade do ser humano em matria sexual, garantindo-lhe a liberdade de escolha e opo nesse cenrio, sem qualquer forma de explorao (NUCCI, 2009, p. 14). Diante de toda a problemtica quanto prtica da pedofilia, a Lei 12.015 deu especial nfase proteo do vulnervel, lembrando sempre que a proteo da dignidade humana envolve, inclusive, a proteo dignidade sexual.

2. Conceito de pedofilia

Ao adentrar no tema pedofilia, deve-se salientar o que causa revolta a grande parte da sociedade o fato da pedofilia no ser um crime e o pedfilo no ser um criminoso. No se pode chamar aquele que abusa de crianas ou adolescentes, as corrompe, satisfaz sua lascvia

14

em sua presena e favorece sua prostituio de pedfilo, esses sim podem e devem ser chamados de criminosos. Nesses termos, MORAES:

Na verdade, pedofilia no crime, e quem a pratica no criminoso. Por outro lado, aquele que abusa de crianas ou pratica atos lascivos com menores, ou os corrompe, no pode ser apontado como pedfilo. Quem assim age criminoso, por infringir artigos do Cdigo Penal e do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), mas no pedfilo. (2004)

A palavra pedofilia possui origem grega e significa a qualidade ou o sentimento de quem gosta de crianas. Pai, me, avs, tios e tias, por exemplo, gostam de crianas e nem por isso so pedfilos. A mdia, erroneamente, trata qualquer situao de infrao penal no mbito sexual contra criana e adolescentes como pedofilia, chamando o criminoso (por praticar crimes sexuais contra o vulnervel) de pedfilo. Deve-se salientar que no existe ainda o crime de pedofilia, esta conduta ainda no est tipificada, e tratada de diferentes formas pelo direito, pela medicina e pela psicologia. HOLANDA (1999, p. 1525) definiu a pedofilia como sendo Parafilia representada por forte desejo sexual e repetido de prticas sexuais e de fantasias sexuais com crianas prpberes, e pedfilo como Diz-se de, ou aquele que sofre de pedofilia. Pela Medicina, a pedofilia tratada como um distrbio psiquitrico, classificado como um transtorno de preferncia sexual pela Classificao Internacional das Doenas (CID) ou, como uma parafilia pelo Manual Diagnstico e Estatstico dos Transtornos Mentais, caracterizando-se:
por comportamentos, fantasias e/ou pensamentos sexuais recorrentes, intensos e sexualmente excitantes, por perodo igual ou superior a seis meses e que envolvam pessoas de at 12 anos de idade. Alguns pedfilos so atrados por meninas apenas, outros apenas por meninos e outros se interessam por ambos os gneros.1,2 uma condio crnica que geralmente se inicia na adolescncia e persiste ao longo da vida, sendo mais frequente em homens do que em mulheres. (SPIZZIRRI, 2010, p. 43)

Na Psicologia, o termo pedofilia utilizado para denominar uma parafilia consistente na predileo de adultos pela prtica do ato sexual com crianas, tambm chamada de pedosexualidade, sendo considerada pelo Cdigo Internacional de Doenas da Dcima Conferncia de Genebra como um transtorno mental (CID 10, F65.4). FORTES, citando Hartz, define a pedofilia como sendo:

15

A Pedofilia a parafilia mais freqente e mais perturbadora do ponto de vista humano. um transtorno de personalidade, conseqentemente um transtorno mental que caracteriza-se pela preferncia em realizar, ativamente ou na fantasia, prticas sexuais com crianas ou adolescentes. Pode ser homossexual, heterossexual ou bissexual, ocorrendo no interior da famlia e conhecidos ou entre estranhos. A pedofilia pode incluir apenas o brincar jogos sexuais com crianas (observar ou despir a criana ou despir-se na frente dela), a masturbao, aliciamento ou a relao sexual completa ou incompleta. Embora a pedofilia seja uma patologia, o pedfilo tem conscincia do que faz, sendo a pratica do abuso sexual fonte de prazer e no de sofrimento. So pessoas que vivem uma vida normal, tm uma profisso normal, so cidados acima de qualquer suspeita, famoso gente boa, mais provvel um pedfilo ter um ar "normal" do que um ar "anormal". (Hartz, 2010)

A psicanalista Fani Hisgail, citada por FORTES (2010), explica que, apesar de ser considerada um patologia, o pedfilo sabe o que est fazendo, o que o diferencia de um psictico. Continua sua explicao demonstrando que as estatsticas informam que 80 a 90% dos criminosos sexuais no apresentam sinal algum de alienao mental, o que mostra que os delitos sexuais no esto, obrigatoriamente, relacionados a doenas mentais o que pe por , terra a crena de que o criminoso sexual ao atuar o faz impelido por impulsos e desejos sexuais incontrolveis. De acordo com a classificao dos transtornos mentais (DSM-IV) feita pela Associao Americana de Psiquiatria, geralmente so escolhidas pelos pedfilos as crianas e adolescentes na faixa dos 13 anos ou at menos. Ainda conforme os ditames desta classificao, geralmente o transtorno da pedofilia (assim denominado pela Associao Americana de Psiquiatria) tem incio na adolescncia, embora existam relatos de indivduos que no tenham sentido nenhuma atrao por crianas at o comeo de sua meia-idade; sendo que a frequncia do comportamento do pedfilo costuma variar de acordo com o estresse psicossocial, sendo seu curso crnico (principalmente naqueles que sentem atrao por meninos). Quanto reincidncia nesta prtica, para aqueles que preferem o sexo masculino a taxa recidiva aproximadamente o dobro daquela observada nos que preferem o sexo feminino. Nesta classificao americana:
[...] a pedofilia est agrupada a transtornos que fazem parte do grupo das parafilias, caracterizadas por anseios, fantasias ou comportamentos sexuais recorrentes e intensos que envolvem objetos, atividades ou situaes incomuns e causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuzo no funcionamento social ou ocupacional e em outras reas importantes da vida do indivduo e/ou de suas vtimas. As parafilias envolvem preferncia sexual por objetos no-humanos, sofrimento ou humilhao, prprios ou do parceiro, crianas ou outras pessoas sem o seu consentimento. Alm da pedofilia, so consideradas parafilias transtornos como exibicionismo, fetichismo, masoquismo, sadismo e voyeurismo. (AGNCIA SENADO DE NOTCIAS)

16

As parafilias tambm so chamadas de perverses, sendo definidas pela Psicanlise como transtornos cuja estrutura psicopatolgica caracterizada por desvios de objeto e finalidades sexuais, sendo que o indivduo portador de uma perverso atrado pelo que pessoalmente ou socialmente proibido e inaceitvel. A Ministra Eliana Calmo Alves definiu pedofilia em uma palestra proferida na cidade de Manaus, em 2002, como significando distrbio de conduta sexual, com desejo compulsivo de um adulto por crianas ou adolescentes, podendo ter caracterstica homossexual ou heterossexual (ALVES, 2002, p. 03) e, colocou como trs suas principais causas: sexualidade reprimida, pobreza e m distribuio de renda, alm de desvios de personalidade de origem psicolgica. SPIZZIRRI, mestre em Medicina, corroborando com as causas colocadas pela autora, estabelece como aspectos psicodinmicos do pedfilo as seguintes caractersticas:
Histria de abuso sexual e/ou emocional na infncia recorrente e contribui para a compreenso das causas da pedofilia: as primeiras experincias ou fantasias sexuais, sejam gratificantes ou no, podem influenciar comportamentos futuros.5 Pesquisas atuais indicam que paraflicos (entre eles os pedfilos) e criminosos sexuais advm de famlias mais numerosas e seus pais tendem a serem mais velhos na ocasio de seus nascimentos. (2010, p. 43)

FORTES leciona sobre a definio do termo pedofilia:


[...] no campo jurdico a palavra Pedofilia vem sendo usada para indicar o abuso de natureza sexual cometido contra criana. Entretanto no existe na legislao brasileira tipificao especfica de um delito que tenha o nomem juris de pedofilia. Como visto, pedofilia no simplesmente gostar de crianas, , sim, gostar de crianas para praticar sexo e praticar sexo com crianas crime. (2010)

O Estatuto da Criana e do Adolescente e a legislao penal existente, propem a preveno e a represso s prticas sexuais criminosas contra crianas e adolescentes, nomeando estas como pedofilia. O que existe no momento, apenas um clamor social para que esta prtica passe a ser considerada um crime, havendo, inclusive, projetos de lei sobre o assunto tramitando no Congresso Nacional. Assim, o simples fato de um indivduo ser portador da parafilia pedofilia no o identifica como um criminoso; entretanto, caso este indivduo pratique atos tais como o estupro de vulnervel, corrupo de menores, a satisfao de sua lascvia na presena de criana ou adolescente, assim como o favorecimento prostituio, entre outras diversas condutas tipificadas como crime, a sim ser um criminoso e dever sofrer uma sano de acordo com seus atos

17

CAPTULO II

1. Reflexos da Lei 12.015/09 quanto pedofilia

Com o advento da Lei 12.015/2009 a tutela passou a ser no mais dos costumes, e sim da dignidade sexual, expresso esta ligada liberdade e ao desenvolvimento sexual da pessoa humana. H que se lembrar que tal alterao veio a atender antigas crticas da doutrina quanto a esta denominao, podendo ser resumidas de forma peculiar no Boletim 149 do IBCCrim:
Infelizmente, o nome dado ao Ttulo VI da Parte Especial do Cdigo Penal permanece Dos crimes contra os costumes, tratando, indistintamente, do trfico de pessoas e da liberdade sexual sob mesma rubrica, quando as condutas ali tipificadas em nada se relacionam com os costumes, mas com liberdade, segurana e incolumidade fsica no mbito da sexualidade humana. No se trata mais da eleio arbitrria de um modelo de moralidade, em prejuzo de outros igualmente possveis. Trata-se, isso sim, de preservar uma concepo pluralista de organizao social, com respeito recproco como padro de convivncia dialtica e de tolerncia entre as diferenas. (Boletim IBCCrim 149, abril 2005)

Esta lei teve como finalidade geral a modernizao do tratamento penal dado aos crimes antes chamados contra os costumes, denominao ultrapassada e considerada inadequada pela totalidade da doutrina, passando este ttulo, com esta nova lei, a ser chamado de Dos crimes contra a dignidade sexual, conferindo assim uma roupagem atualizada e humanitria aos delitos ali inseridos. A Lei 12.015 de 2009 alterou o Ttulo VI da Parte Especial do Cdigo Penal de 1940 e, como uma espcie de resposta aos problemas enfrentados pela sociedade com a pedofilia, criou os crimes sexuais contra vulnervel, os quais tem por objetivo a tutela dos vulnerveis. MIRABETE e FABBRINI (2010, p. 407) ressaltam que uma das principais preocupaes do legislador na elaborao da Lei 12.015 era conferir ao menor de 18 anos proteo especial contra os abusos sexuais cada vez em maior nmero e a crescente proliferao da prostituio infantil, alm de outras diversas formas de explorao sexual dos menores. Registram ainda que a represso explorao sexual do menor tem sido alvo de vrios tratados e convenes internacionais, tanto em razo da importncia do bem jurdico tutelado quanto diante da dimenso atingida no mbito internacional pelo trfico de menores com fins sexuais. Observaram, inclusive, a ateno dada ao mandamento contido no artigo

18

227, 4 da Constituio Federal, o qual dispe que haver punio severa para o abuso, a violncia e a explorao sexual de criana e adolescente. FILHO (2009, p. 01) faz uma crtica, no a lei 12.015, e sim tcnica legislativa pois, como todas as leis novas esta tambm suscitar interpretaes inusitadas, distanciando-se da vontade do legislador. Assim, nas palavras do autor:
O que deve ser buscado a vontade da lei, na sua realidade e seu contexto mediante a aplicao de mtodos tcnicos mas antes ou mais que tudo mediante o respeito sua razo de ser no mundo jurdico. Neste momento nacional, de violncia de todas as formas, de preocupao de respeito dignidade da pessoa humana, de combate pedofilia e violncia sexual em especial, a reforma empreendida pela lei somente pode ser interpretada com esses componentes. Ameaa-se, contudo, uma interpretao que os nega e prestigia a violncia sexual, a dignidade da criana e da mulher especialmente e, mais que tudo, afronta o bom senso e o princpio do respeito proporcionalidade e preventividade do Direito Penal. (FILHO, 2009, p. 01).

No sendo a pedofilia um crime previsto pelo Cdigo Penal, sua genrica nomenclatura abarca vrios delitos tais como o estupro de vulnervel, a mediao de vulnervel para satisfazer a lascvia de outrem, a corrupo de menores e o favorecimento de prostituio ou outra forma de explorao sexual de vulnervel alm de outros crimes previstos pelo ECA. H quem entenda (FORTES, por exemplo) que delito do artigo 127-A do Cdigo Penal (estupro de vulnervel) que seria a pedofilia em si (crime este que ser mais adiante detalhado). O presente estudo optou por melhor delinear apenas os crimes sexuais contra o vulnervel, haja vista ter por objetivo relacionar tais crimes definidos pela Lei 12.015 de 2009 com a pedofilia. possvel mencionar vrios outros crimes relacionados com a pedofilia, como os presentes no Estatuto da Criana e do Adolescente (mais relacionados pedofilia na internet), sendo eles: o de produo de pornografia infantil (artigo 240 do ECA); venda de pornografia infantil (artigo 241 do ECA); divulgao de pornografia infantil (artigo 241-A do ECA); posse de pornografia infantil (artigo 241-B do ECA); produo de pornografia infantil simulada (artigo 241-C do ECA); e aliciamento de criana (artigo 241-D do ECA). Os delitos dos artigos 241 at o 214-D foram acrescentados pela tambm recente Lei n 11.829/08. A Lei 12.015/09 inovou no sentido de buscar dar maior proteo ao vulnervel dentro no Cdigo Penal, alm de inovar em sua viso quanto aos crimes contra a dignidade sexual em geral, demonstrando a existncia de uma percepo acerca da necessidade de uma maior combatitividade pedofilia e proteo aos vulnerveis, assim como em ateno aos direitos

19

intimidade, honra, vida privada, reconhecendo as alteraes no mbito sexual ocorridas na sociedade atual.

1.1. Definio de vulnervel

Uma das inovaes trazidas pela Lei 12.015/2009, foi o conceito de vulnervel, visando dar maior proteo aos menores de 18 anos e aqueles que possuam enfermidade ou doena mental, dando especial nfase, em alguns casos proteo do menor de 14 anos. A Lei 12.015/2009, alterou o Ttulo VI, Captulo II do Cdigo Penal, inserindo em seu texto os crimes sexuais contra vulnervel, optando por utilizar o termo vulnerabilidade para, de acordo com GRECO e RASSI (2010, p. 99), fazer referncia a determinadas situaes que, na doutrina estrangeira referiam-se ao abuso sexual. Entretanto, este termo foi utilizado de forma equivocada de acordo com os autores, pois apresentaria vrios significados nos vrios tipos penais em que foi empregado, sendo imperiosa a necessidade de diferenciar cada uma das situaes. GRECO e RASSI (2010, p. 99) ensinam que a vulnerabilidade ora apresentada como sendo a situao daquele que menor de 14 anos (no caso do ato sexual), daquele que possui 18 anos (no caso de explorao sexual) ou de quem, em razo de enfermidade ou doena mental no tenha discernimento para consentir e que, em razo de enfermidade ou doente mental no possua discernimento para a prtica do ato, alm do caso daquele que, mesmo sendo maior e capaz encontre-se em tal situao de fragilidade que consinta em ser objeto de trfico de pessoas. De acordo com NUCCI (2009, p. 34), o vulnervel seria aquele incapaz de consetir validamente para o ato sexual (o autor coloca a questo da presuno de violncia, a qual ser mais adiante debatida). MIRABETE e FABBRINI (2010, p. 407) manifestam seu entendimento de que vulnervel, no sentido conferido pelo Cdigo Penal, seria a pessoa menor de 18 anos que, por ainda no ter sua personalidade completamente formada estaria sujeita a abusos e explorao e, em maior grau, aos efeitos nocivos causados por delitos de natureza sexual. Em alguns dispositivos a lei conferiu tratamento diferenciado em relao ao menor de 14 anos e aos maior de 14 e menor de 18 anos (visto que aos ltimos deve ser reconhecida e respeitada alguma liberdade sexual).

20

Os autores suscitam ainda a situao da pessoa portadora de enfermidade ou deficincia mental que no tenha o discernimento necessrio em relao s prticas sexuais e que, por tais motivos, encontra-se exposta a abusos e explorao sexual, tambm consideradas pelo Cdigo Penal como vulnerveis. Um ponto de extrema importncia lembrado pelos autores com relao ao aferimento de tais condies, que deve ocorrer no caso concreto:
Diferentemente, porm, do que ocorre com os menores de 14 ou 18 anos, a lei deixa claro que aquela condio deve ser aferida no caso concreto, impondo-se, portanto, no somente a constatao da existncia da enfermidade ou deficincia mental, mas tambm a aferio do grau de discernimento em relao s questes sexuais em geral e em particular, diante das especificidades do ato sexual praticado. (MIRABETE e FABBRINI, 2010, p. 408)

E, em ateno ao disposto na segunda parte do 1 do artigo 217, considerado vulnervel tambm aquele que por qualquer outra causa, no pode oferecer resistncia, referindo-se a lei a qualquer pessoa que se encontre em situao que no possa oferecer resistncia conduta do agente. Trata-se de conceito relativamente vago, na opinio de MIRABETE e FABBRINI, os quais preconizam que tal texto dar margem a diversas interpretaes na aplicao dos dispositivos. A Lei 12.015/2009 elencou como crimes sexuais contra o vulnervel os seguintes: estupro de vulnervel (artigo 217-A), corrupo de menores (artigo 218), satisfao de lascvia mediante presena de criana ou adolescente (artigo 218-A) e favorecimento da prostituio ou outra forma de explorao sexual de vulnervel (artigo 218-B), os quais sero detalhados no decorrer do presente estudo.

1.2. Retroatividade da lei penal e efeitos na condenao

NUCCI (2009, p. 63) traz tona a garantia fundamental a aplicao da lei penal mais favorvel de forma retroativa, de acordo com a previso do inciso XL, do artigo 5 da Constituio Federal e do artigo 66, I da Lei de Execuo Penal. Defende que a aplicao retroativa da Lei 12.015/09 deve ocorrer imediatamente e abranger inquritos, processos em andamento e em fase de execuo. A grande discusso da doutrina dentro desta seara, envolve os crimes dos artigos 213 e 214, cuja anlise no objeto do presente estudo. Entretanto, apenas a ttulo de curiosidade,

21

antes de nos atentarmos discusso relativa ao artigo 217-A do CP, esta realmente interessante ao presente, ser explanada a primeira discusso de forma sucinta. Assim, nas palavras de NUCCI, este ponto polmico pode ser assim sintetizado:
Anteriormente, havendo dois tipos penais distintos (arts. 213 e 214, CP), o cometimento de ambas as condutas neles previstas, embora no mesmo contexto contra idntica vtima, permitia a discusso doutrinria e jurisprudencial acerca da aplicao da pena. Tratava-se do cometimento de duas infraes penais, porm, voltava-se o magistrado para a avaliao do concurso de crimes. Poder-se-ia sustentar, conforme a situao concreta, concurso material, concurso formal ou crime continuado. Na maior parte dos casos, situava-se a jurisprudncia entre o concurso material e o crime continuado. Os adeptos desta ltima tese sustentavam a existncia de crimes da mesma espcie, nos termos do art. 71 do Cdigo Penal, enquanto os defensores da primeira apegavam-se na idia de que as condutas estavam inseridas em tipos separados, logo, no seriam da mesma espcie, aplicando-se o disposto no art. 69 do Cdigo Penal. Os tribunais ptrios, em sua maioria, inclianavam-se pela posio segundo qual a prtica de estupro e de atentado violento ao pudor , por se tratarem de diferentes tipos penais, logo, crimes de espcies diferentes, implicava em concurso material. Assim considerando, aplicava-se o mnimo de 12 anos de recluso quando ambos eram cometidos.(NUCCI, 2009, p. 64)

Com a revogao do artigo 214, no existe mais o atentado violento ao pudor como crime autnomo, tornando-se esta conduta uma modalidade de estupro. Com a Lei 12.015, aquele que cometer conjuno carnal e qualquer outro ato libidinoso contra a mesma vtima, com a norma penal mais benfica, pratica apenas o delito de estupro, que possui como pena mnima 6 anos de recluso. Comparando-se o antes e o depois da Lei 12.015, observa-se que se antes haviam dois crimes autnomos e com penalidades independentes, hoje existe um nico crime em um formato alternativo, no havendo assim como se considerar necessria a aplicao do concurso de crimes. (NUCCI, 2009, p. 65) Aps esta exposio alcanamos o ponto interessante a este estudo, qual seja a questo da aplicao da lei penal mais benfica referente ao estupro de vulnervel. NUCCI apresenta a seguinte situao:
Imagine-se ter sido o ru processado (ou estar sendo processado) com base no art. 213 em combinao com o art. 224, a, (redao anterior do Cdigo Penal). Em caso de condenao, o magistrado deve aplicar o art. 9 da Lei dos Crimes Hediondos, elevando a pena em metade. Ou, seguindo orientao diversa, no aplica o referido art. 9, por entender incidir o bis in idem: o fator idade (menor de 14 anos) poderia ser levado em considerao para a presuno de violncia e tambm para o aumento da pena em metade. Entretanto, posio diversa sustentava a inviabilidade da elevao. (NUCCI, 2009, p. 67) (grifo nosso)

22

Desta forma, caso o juiz tenha feito opo pela primeira corrente (aplicao do artigo 9 da Lei dos Crimes Hediondos), a pena mnima dever ser fixada em nove anos, sendo seis anos pelo estupro mais a metade. Considerando-se o estupro de vulnervel, a Lei 12.015 mais favorvel e dever ser aplicada, reduzindo-se a pena para oito anos. Se o juiz optar pela segunda corrente (no aplicao do artigo 9 da Lei dos Crimes Hediondos), a pena mnima ser de seis anos, no ocorrendo o aumento da metade sendo, nesta caso, a Lei 12.015 prejudicial ao ru. No se aplica o art. 217-A, com pena mnima de oito anos, mantendo-se a condenao em seis anos.(NUCCI, 2009, p. 67) O autor ainda disserta sobre sua defesa impossibilidade de combinao de leis penais, visando evitar que o Judicirio crie lei nova. Contextualiza aduzindo que, aquele que teve conjuno carnal com menor de 14 anos e responde por estupro com presuno de violncia, combinando-se o artigo 9 da Lei dos Crimes Hediondos, a partir do advento da Lei 12.015, a denncia dever ser aditada ou o juiz dever aplicar de pronto o artigo 217-A. NUCCI deixa claro o porque de seu posicionamento:
Afinal, a pena mnima, antes da novel lei, era de nove anos; a partir de agora passa a ser de oito. Quem vislumbrava a inviabilidade de aplicao do art. 9 quando se tratasse de estupro com violncia presumida, no se deve operar a migrao para a figura do art. 217-A, tendo em vista que a penalidade anterior seria de seis anos (e no se oito, como atualmente previsto). (NUCCI, 2009, p. 68)

Completa ainda com os argumentos utilizados por aqueles que so favorveis combinao de leis penais, podendo a imputao ser imediatamente adaptada ao tipo penal do artigo 217-A na denncia, embora se aplicando a pena antes destinada ao estupro (seis anos), sem o aumento do art. 9. (NUCCI, 2009, p. 68) Caso o processo j esteja em fase de execuo penal, no importar mais a imputao para o artigo 217-A; sendo acolhida a tese da combinao de leis penais ser mantida sempre a pena mais branda independentemente da interpretao feita pelo Poder Judicirio

23

CAPTULO III

1. Desdobramentos da pedofilia: crimes sexuais contra o vulnervel

Conforme j dito anteriormente, a pedofilia no est tipificado no Cdigo Penal no sendo, portanto, um crime. A mdia costuma tratar, erroneamente, da pedofilia como crime, fazendo com que a imensa maioria das pessoas oua com incredulidade que a pedofilia no um crime e que o pedfilo no um criminoso. Existem alguns projetos que lei em trmite no Congresso Nacional que visam tornar a pedofilia um crime. Atualmente, no so punidos os pedfilos visto que estes no so criminosos; so punidos sim os estupradores, aqueles que corrompem vulnervel, que satisfazem sua lascvia na presena de vulnervel e que favorecem a prostituio ou outra forma de explorao sexual tambm do vulnervel. Desta forma, ser definido o vulnervel assim como detalhados os crimes em que ele sujeito passivo, dando-se nfase ao vulnervel menor de 14 anos o qual, na maioria das vezes, o alvo do pedfilo.

2. Estupro de vulnervel (art. 217-A do CP)

2.1. Conceito e objeto jurdico

Discorrendo sobre o estupro de vulnervel, previsto pelo artigo 217-A do Cdigo Penal, NUCCI (2009, p. 34) sustenta que este tipo penal foi construdo diante da problemtica existente quanto a presuno absoluta e/ou relativa de violncia. Clarifica seu argumento lembrando que sob a tica da lei anterior havia a presuno de violncia contida no artigo 224 do Cdigo Penal, a qual envolvia os menores de 14 anos, os alienados ou dbeis mentais e aqueles que, por outra causa, no pudessem oferecer resistncia, sendo a tipificao do crime de estupro feita pela combinao do artigo 213 com o 224 ou do 214 com o 224,

24

considerando-se como violenta a relao sexual do sujeito ativo com pessoa menor de 14 anos ou que fosse portadora de qualquer outra deficincia de consentimento. O cerne do problema quanto a presuno relativa ou absoluta de violncia, estava na idade pois, em relao aos alienados em geral e indivduos com capacidade reduzida, na maioria das vezes era necessria prova pericial. nesse contexto que surge a figura do estupro de vulnervel, havendo a pretenso de no mais utilizar-se o termo presuno. NUCCI, em esclarecedor excerto coloca que:
Probe-se o relacionamento sexual do vulnervel, considerando o menor de 14 anos, o enfermo ou deficiente metal, sem discernimento para a prtica do ato, bem como aquele que, por qualquer outra causa, no puder oferecer resistncia. Em outros termos, reproduz-se o disposto no art. 224 no novo tipo penal do art. 217-A, sem mencionar a expresso violncia presumida. (2009, p. 35)

O autor alerta que a discusso acerca da presuno relativa ou absoluta de violncia ainda no ter fim, continuando a suscitar debates doutrinrios e jurisprudnciais, estabelecendo que:
A lei no poder, jamais, modificar a realidade e muito menos afastar a aplicao do princpio da interveno mnima e seu correlato princpio da ofensividade. Se durante anos debateu-se, no Brasil, o carter da presuno de violncia se relativo ou absoluto -, sem consenso, a bem da verdade, no ser a criao de um novo tipo penal o elemento extraordinrio a fechar as portas para a vida real. O legislador brasileiro encontra-se travado na idade de 14 anos, no cenrio dos atos sexuais, h dcadas. incapaz de acompanhar a evoluo dos comportamentos na sociedade. Enquanto o Estatuto da Criana e do Adolescente proclama ser o adolescente o maior de 12 anos, a proteo penal ao menor de 14 anos continua rgida. Cremos j devesse ser tempo de unificar este entendimento e estender ao maior de 12 anos a capacidade de consentimento em relao aos atos sexuais. Porm, assim no tendo sido feito, permanece vlido o debate acerca da relatividade da vulnerabilidade do adolescente, vale dizer, do maior de 12 anos e menor de 14. A proteo criana (menor de 12 anos), segundo nosso entendimento, ainda merece ser considerada absoluta no cenrio sexual. (NUCCI, 2009, p. 38).

O estupro de vulnervel, artigo 217-A, tipificado pelo Cdigo Penal como Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos. Tal artigo abrange tanto a conjuno carnal (cpula pnis-vagina) quanto outros atos libidinosos que, em linhas escritas por GOMES, CUNHA E MAZZUOLI (2009, p. 50) deveriam ser interpretados de forma extensiva, buscando alcanar a real inteno do legislador alm do comportamento de provocar o menor de forma a que este permita que com ele se pratique atos idnticos. NUCCI (2009, p. 35) menciona ainda a etimologia do vocbulo estupro, qual seja coito forado, violao sexual com emprego de violncia fsica ou moral.

25

FORTES coloca como sendo esta ao a pedofilia por excelncia pois, esta entendida pelo senso comum como a prtica de relaes sexuais com o vulnervel. Salienta, entretanto, que ainda no existe o crime de pedofilia. Quanto ao objeto jurdico, o artigo 217-A do Cdigo Penal tutela, de acordo com MIRABETE e FABBRINI (2010, p. 408), aspectos da dignidade sexual, o sadio desenvolvimento sexual e a liberdade fsica e psquica, em matria sexual, de pessoas que a lei considera mais vulnerveis ao abuso sexual. O caput do artigo d nfase proteo do menor de 14 anos: o vulnervel. Diferentemente do sujeito ativo no caso do crime de estupro, no caso do crime do artigo 217-A do Cdigo Penal, o sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, tanto homem quanto mulher. MIRABETE e FABBRINI (2010, p. 409) alertam sobre a impossibilidade de ser o sujeito ativo do mesmo sexo do vulnervel pois, neste caso, no poderia haver o coito normal enquanto que, na prtica de qualquer outro ato libidinoso no existiria nenhum impedimento que autor e vtima sejam do mesmo sexo. GOMES, CUNHA e MAZZUOLI (2009, p. 50) registram ainda que, se o sujeito ativo for ascendente, padrasto, madrasta, irmo, cnjuge, companheiro, tutor ou curador, preceptor ou empregador do sujeito passivo, ou, caso tenha assumido, atravs de lei ou por outra forma a obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia da vtima, de acordo com o arigo 226, II do t Cdigo Penal, a pena ser aumentada da metade. Quanto ao sujeito passivo da conduta descrita no caput do artigo 217-A, ser o vulnervel (menor de 14 anos), podendo tanto ser do sexo feminino quanto do sexo masculino. MIRABETE e FABBRINI retornam questo da presuno da violncia, considerando que diante do texto do referido artigo, no h mais que ser mencionada a presuno relativa de violncia pois, configurando-se o crime na conjuno carnal ou no ato libidinoso praticado com o menor de 14 anos, confirmado no caso concreto, mesmo que o vulnervel tenha discernimento e experincia nas questes sexuais, j tenha sido corrompido ou exera a prostituio ser irrelevante, pois o bem jurdico tutelado a dignidade sexual, independente de qualquer juzo moral.

2.2. Tipo objetivo

26

No se exige para a caracterizao do estupro de vulnervel que ocorra mediante violncia, grave ameaa ou fraude, sendo suficiente que o sujeito ativo pratique um dos atos sexuais com o menor de 14 anos. Utilizando de tais meios para que ocorra a conjuno carnal ou qualquer outro ato libidinoso contra o vulnervel, o crime cometido continuar a ser o estupro de vulnervel, pois o este delito absorve os crimes descritos nos artigos 213 e 215 do Cdigo Penal, quais sejam o estupro e a violncia sexual mediante fraude, sendo, portanto, mais abrangente o crime do artigo 217-A:
O delito guarda em relao a esses outros delitos relao de especialidade que decorre da condio do sujeito passivo da pessoa vulnervel, que justifica a punio mais severa. O emprego de violncia, grave ameaa, ou fraude, como meios para consumao do delito, constitui circunstncia a ser valorada pelo juiz na fixao da pena, mas, se da conduta decorre leso ou morte, o crime qualificado. (MIRABETE e FABBRINI, 2010, p. 410).

Os autores acima referidos, assim como a maior parte da doutrina, entendem que o artigo 217-A descreve um tipo misto alternativo e, de acordo com tal entendimento, a prtica de uma ou de ambas as condutas descritas no tipo, ainda que de forma reiteradas e em um mesmo contexto ftico, configuram sempre crime nico. Tocam em um tema que, alm de bastante interessante vem sendo suscitado por alguns juristas, qual seja a questo do reconhecimento de crime nico, em concurso material ou em continuidade delitiva, o que depender do caso concreto, importando para a fixao da pena.

2.3. Tipo subjetivo

O crime punido a ttulo de dolo, consistente na vontade de ter conjuno carnal ou de praticar ato libidinoso com menor de 14 anos, com indivduo portador de enfermidade ou deficincia mental, que no tenha discernimento para a prtica do ato ou, que por qualquer outra causa no possa oferecer resistncia. Para a configurao deste delito necessrio que o sujeito ativo saiba da condio de vulnerabilidade do sujeito passivo, sendo a dvida do sujeito ativo quanto idade, enfermidade ou doena mental do sujeito passivo, abarcada pelo dolo eventual. Em regra, o erro quanto a tais condies exclui o dolo podendo restar configurado outro crime.

27

2.4. Consumao e tentativa

O crime consuma-se com a conjuno carnal ou com a prtica de qualquer ato libidinoso, sendo a tentativa admitida nas duas condutas. Resta configurada a tentativa quando o sujeito ativo tiver impedida sua ao antes da prtica do ato libidinoso, j tendo iniciado a execuo do crime, sendo exigido que as circuntncias fticas revelem com clareza a inteno do agente de praticar a conjuno carnal ou atos libidinosos. MIRABETE e FABBRINI (2010, p. 413) mencionam ainda o cabimento da desistncia voluntria quanto ao crime de estupro de vulnervel.

2.5. Formas qualificadas

So qualificadas as condutas descritas nos 3 e 4 do artigo 217-A do Cdigo Penal:


3o Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave: Pena - recluso, de 10 (dez) a 20 (vinte) anos. 4o Se da conduta resulta morte: Pena - recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos.

necessria a existncia de nexo causal entre a conduta dirigida e a consumao do estupro, estando includos os meios utilizados pelo sujeito ativo. Devem ser excludas condutas com finalidades diferentes que sejam praticadas contra a vtima dentro do mesmo contexto, somente devem ser observadas as condutas relativas ao estupro do vulnervel, no abrangendo as qualificadoras toda a atuao do sujeito ativo no contexto ftico e qualquer conduta praticada por ele, apenas a conduta dirigida ao estupro.
Configura-se tambm o estupro de vulnervel qualificado pelo resultado na hiptese de decorrer este do prprio ato libidinoso praticado, como, por exemplo, a introduo de um objeto no corpo da vtima. Entretanto, se o agente, em meio s prticas libidinosas com a pessoa vulnervel, decide, por qualquer razo eliminar a vtima, ao mat-la, pratica conduta diversa, de homicdio, e deve, ento, responder por ambos os delitos, em concurso material. Ressalte-se, conforme j observado anteriormente, que a lei anterior nos crimes de estupro e atentado violento ao pudor qualificados por morte, frmula mais abrangente que mesmo assim era interpretada restritivamente. (MIRABETE e FABBRINI, 2010, p. 413)

28

NUCCI (2009, p. 41) faz uma importante observao quanto ao 2 do artigo 217-A, onde constava uma causa de aumento de pena: 2. A pena aumentada da metade se h concurso de quem tenha o dever de cuidado, proteo ou vigilncia. Este pargrafo seria de extrema importncia para atender situaes crescentes envolvendo, nas palavras do autor em particular, pais de menores que fechavam seus olhos para o relacionamento sexual havido entre seus filhos e seus amantes, ou seja, aqueles casos que a genitora tem conhecimento do abuso efetuado por seu companheiro a seus filhos menores de 14 anos e, para no perder, tanto o apoio econmico quanto afetivo, simplesmente omite-se. Em muitas situaes as mes no acreditam nos filhos quando estes relatam o estupro ou a prtica do ato libidinoso, sujeitando o menor a uma situao de extrema falta de proteo j que aquela que tem o dever de cuidado, guarda e proteo no o faz. Por este pargrafo a genitora seri considerada a partcipe do crime pois, de acordo com o artigo 13, 2, a do Cdigo Penal, esta possui o dever de cuidado, proteo e vigilncia para com seus filhos e, aos saber do abuso sofrido, no momento em que deixa de tomar as medidas necessrias de proteo, sua omisso torna-se penalmente relevante tendo, inclusive, sua pena aumentada da metade de acordo com o 2 do artigo 217-A (VETADO). O autor explica (NUCCI, 2009, p. 42) que o veto do 2 solucionou duas discusses, a de um eventual bis in idem em relao ao elemento caracterizador da omisso penalmente relevante e o artigo 226, II do Cdigo Penal j contm a previso de aumento de pena da metade se o agente for ascendente da vtima.
Em suma, desaparecido o 2 do art. 217-A, continua plenamente vivel punir as pessoas descritas no art. 226, II, do CP, com o aumento e tambm utilizar o art. 13, 2, do CP, para caracterizar a participao. Neste ltimo caso, no h bis in idem, pois so causas diferentes: o dever de cuidado gera tipificao, com base no art. 217A, como tambm, para efeito de aplicao de pena, maior culpabilidade ao agente, logo, mais elevada punio, com fundamento no art. 226, II. (NUCCI, 2009, p. 4243).

Apesar da motivao do veto ao 2 do artigo 217-A, temos que o legislador perdeu um importante instrumento de proteo do vulnervel visto que, apenas a ttulo de ilustrao, o Dossi mulher 2010, divulgado em maio do corrente ano pelo Instituto de Segurana Pblica do Rio de Janeiro, 58,4% das vtimas de estupro no referido Estado eram menores de 18 anos, sendo que, em 49,3% do casos a vtima j conhecia o estuprador, alm da assombrosa marca de 29% do estupros registrados terem sido cometidos pelo prprio pai, padrasto, ou por algum parente.

29

Notcia recente divulgada pelo Jornal O GLOBO (publicado em 16.09.2010) relatou que o Ministrio Pblico do Estado do Rio de Janeiro denunciou o padrasto e a me de uma menina de 14 anos de idade pelos crimes de estupro de vulnervel e divulgao de imagem pornogrfica, situao na qual a vulnervel era obrigada a praticar atos sexuais com o padrasto sob ameaa de morte, tendo o consentimento de sua genitora para a prtica de tais atos. Como se no bastasse tais atos atentatrios dignidade sexual da menina, as prticas eram filmadas com um celular e mostradas a amigos e vizinhos. O padrasto foi preso em flagrante e a me teve sua priso preventiva decretada.

3. Corrupo de menores (art. 218 do Cdigo Penal)

3.1. Conceito

A Lei 12.015/2009 assim definiu o artigo 218 do Cdigo Penal, antigamente chamado de crime de lenocnio e previsto no artigo 227 do CP, atualmente denominado, de acordo com GRECO e RASSI (2010, p.151) de induzimento de vulnervel: Induzir algum menor de 14 (catorze) anos a satisfazer a lascvia de outrem. Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos. J MIRABETE e FABBRINI (2010, p. 415) defendem que o crime em rela manteve o mesmo nomem juris de corrupo de menores Salientam que antes da alterao a qual fazemos meno, a induo a menor de 14 anos para satisfazer a lascvia de outrem poderia ser caracterizada como participao no estupro ou no atentado violento ao pudor com violncia presumida praticada por terceiro em face do qual o agente aliciou o menor para o ato sexual ou outro ato libidinoso. Quanto ao objeto jurdico, GRECO e RASSI (2010, p. 152) manifestam seu entendimento no sentido de que, no artigo 218 do Cdigo Penal tutelada a integridade sexual do menor de 14 anos, indivduo ainda em fase de formao, vulnervel e que carece de proteo especial. MIRABETE e FABBRINI (2010, p. 415) compartilham posio semelhante esclarecendo ser a dignidade sexual do menor de 14 anos o bem jurdico tutelado por este dispositivo.

30

3.2. Sujeito ativo e sujeito passivo

O sujeito ativo deste delito pode ser tanto homem quanto mulher tratando-se, portanto, de crime comum. Somente pode ser sujeito passivo do crime em anlise o menor de 14 anos, independente de ser ou no experiente nas questes sexuais, de j ter sido corrompido, prostitudo ou submetido a qualquer outra forma de explorao sexual. Nas palavras de GOMES, CUNHA e MAZZUOLI:
[...] percebe-se que a mediao pressupe um tringulo constitudo pelo sujeito ativo (mediador ou leno), a vtima (pessoa menor de 14 anos induzida a satisfazer a lascvia de outrem) e o destinatrio da atividade criminosa do primeiro. Este (consumidor) no pode ser considerado co-autor do crime, ainda que haja instigado o mediador, pois a norma exige o fim de satisfazer a lascvia de outrem (e no a prpria). (2009, p. 53)

Tambm no se pode olvidar que a lei no distingue o sexo do sujeito passivo.

3.3. Tipo objetivo e tipo subjetivo

O crime se tipifica com as seguintes aes: corromper (perverter, viciar, depravar), induzir (instigar, aconselhar, persuadir) . De acordo com definio doutrinria de MIRABETE e FABBRINI (2010, p. 416) corrupo seria:
Contaminao da conscincia da vtima pelo seu conhecimento de prticas imorais ou de hbitos de lascvia que se fixam no seu nimo como elementos erticos intempestivos ou viciosos, antes no existentes.

Apesar do entendimento deste autor quanto ao nomen juris deste tipo penal, aduz que ele no mais se refere corrupo de menores, configurando crime a mera conduta de induzir o vulnervel a satisfazer a lascvia de outrem. Uma discusso dentro deste delito quanto a contemplao ou no de uma exceo pluralstica teoria monista, impedindo assim a punio por participao no crime de estupro de vulnervel de quem induz o menor de 14 anos prtica de conjuno carnal ou outro ato

31

libidinoso, hiptese na qual o agente responde por corrupo de menores. NUCCI (2009, p. 46), assim como MIRABETE e FABBRINI entendem tratar-se de exceo pluralstica teoria monista. NUCCI analisa a existncia de duas formas de concorrncia, autoria e participao sendo que, no que diz respeito a esta, h participao material (consistente em auxlio direto) e a participao moral (induzimento e instigao). Assim, defende tratar-se de um contra senso do legislador excepcionar o indutor e conceder-lhe recluso de dois a cinco anos sendo que, aquele que instigar ou auxiliar menor de 14 anos a praticar ato sexual com outrem seria considerado partcipe de estupro de vulnervel. Tal autor deixa claro tratar-se de uma ilogicidade evidente no sendo permitido, entretanto, promover uma interpretao que prejudique o ru, devendo prevalecer a legalidade e benfica ao acusado (NUCCI, 2009, p. 46). MIRABETE e FABBRINI (2010, p. 416), ainda dentro desta discusso, observam que a satisfao da lascvia de outrem pode ocorrer por meio diverso da conjuno carnal e da prtica de atos libidinosos (exemplificam: atravs de prticas contemplativas, streptease, poses erticas), sendo que, dessa forma, somente se configura o crime de corrupo de menores se o induzimento no tiver como objetivo a prtica daqueles atos sexuais pelo menor de 14 anos, sendo classificado pelos autores como delito subsidirio. GOMES, CUNHA e MAZZUOLI (2009, p. 53) esclarecem ainda tratar-se de delito de ao livre e no necessariamente habitual, lembrando que a conduta deve recair sobre pessoa determinada pois, no o sendo, o crime passar a ser o do artigo 218-B do Cdigo Penal, qual seja o de favorecimento da prostituio. O tipo subjetivo o dolo, sendo exigido o dolo especfico de satisfazer a lascvia de outrem. O pargrafo nico (vetado) previa a imposio de multa se o crime fosse cometido com o intuito de obter vantagem econmica. NUCCI (2009, p. 48) preconiza que tal previso deve ter ocorrido imaginando alcanar casos de explorao e comrcio sexual de menores de idade.

3.4. Consumao e tentativa

32

O delito em anlise consuma-se com a prtica pelo vulnervel de ato que possa importa na satisfao da lascvia do terceiro (mesmo que no haja a satisfao sexual deste). Admite tentativa

3.5. Causa de aumento de pena

A pena ser aumentada da metade caso o sujeito ativo seja ascendente, padrasto, madrasta, tio, irmo, cnjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vtima ou por qualquer outra pessoa que tenha autoridade sobre ela, aumento este previsto no artigo 226, II do Cdigo Penal e aplicvel ao crime em anlise.

4. Satisfao de lascvia mediante presena de criana ou adolescente (art. 218-A do Cdigo Penal)

4.1. Conceito

Includo no Cdigo Penal pela Lei 12.015/2009, o artigo 218-A define o crime de satisfao de lascvia mediante presena de criana ou adolescente:
Art. 218-A. Praticar, na presena de algum menor de 14 (catorze) anos, ou induzilo a presenciar, conjuno carnal ou outro ato libidinoso, a fim de satisfazer lascvia prpria ou de outrem. Pena. Recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

Este crime no possui correspondncia com nenhum tipo penal previsto anteriormente no Cdigo Penal. Tem por objetivo punir a conduta do indivuduo sexualmente desequilibrado (NUCCI, 2009, p. 49), cuja satisfao sexual advenha da presena de menor de 14 anos durante a prtica de ato libidinoso isolado ou em conjunto com outrem. Complementando a caracterizao do delio em anlise, o referido autor registra que no necessrio que o sujeito ativo do crime tenha qualquer contato fsico com o menor de 14 anos,

33

nem que o obrigue a despir-se ou adotar qualquer conduta sexualmente atrativa (pois se assim ocorresse, haveria a incidncia do estupro de vulnervel). NUCCI (2009, p. 50) coloca em pauta uma discusso interessante; diante dos termos presenciar e presena dando margem a interpretao sobre a necessidade ou no do menor estar no local onde o crime se desenvolve fisicamente ou no. O autor entende que no necessrios pois a evoluo tecnolgica permite a presena em determinado local atravs de determinados aparelhos, sendo suficiente para a configurao deste delito que o menor de 14 anos assista ou presencie os atos atravs de cmeras, aparelhos de televiso e monitores. Adiciona ainda uma observao no sentido de que a leso vtima ocorre em um nvel psicolgico, prejudicando o desenvolvimento moral e sexual desse vulnervel. O autor acrescenta que a conduta do agente pode consistir na prtica do ato sexual na presena do menor ou simplesmente no seu induzimento a presenciar ato de terceiro, complementando que nesta ltima hiptese o legislador deveria ter acrescentado os verbos auxiliar e instigar. Tem como objeto jurdico a liberdade sexual tanto no mbito da formao moral quanto sexual.

4.2. Sujeito ativo e sujeito passivo

O delito do artigo 218-A do Cdigo Penal crime comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa, incidindo a causa de aumento de pena prevista no artigo 226, II do CP. O Sujeito passivo deve ser, obrigatoriamente, menor de 14 anos, no importando o sexo.

4.3. Tipo objetivo e tipo subjetivo

De acordo com GOMES, CUNHA e MAZZUOLI (2009, p. 55), o delito em anlise admite duas modalidades de execuo, quais sejam: - praticar, na presena da vtima, conjuno carnal ou outro ato libidinoso com o intuito de ser observado ou aceitar ser observado sendo que, nesta hiptese, no h interferncia do sujeito ativo na vontade do menor.

34

- induzindo a vtima a presenciar conjuno carnal ou outro ato libidinoso. Nesta hiptese, o sujeito ativo faz surgir no menor de 14 anos a idia de presenciar o ato. Deixam bem claro, inclusive, que em nenhuma dessas hipteses a vtima participa do ato sexual Em relao ao tipo subjetivo, apenas a conduta dolosa ser punida, devendo haver a finalidade especfica de satisfazer o desejo sexual prprio ou de outrem, no deixando de observar que a idade da vtima deve ser de conhecimento do agente pois, se no conhecida, haver erro de tipo, excludente do crime em tela.

4.4. Consumao e tentativa

Caso haja a prtica de conjuno carnal ou outro ato libidinoso na presena de menor de 14 anos, consuma-se o crime apenas com a efetiva realizao do ato sexual enquanto que, na hiptese de induzir o vulnervel a presenciar o delito, a consumao ocorre com a realizao do ncleo do tipo, independentemente da concretizao do ato de libidinagem. Ambas as formas admitem tentativa. Portanto, de acordo com a classificao dada por NUCCI (2009, p. 50-51), trata-se de crime comum; de forma livre; formal; comissivo; instantneo; de perigo; unissubjetivo e plurissubsistente.

5. Favorecimento da prostituiao ou outra forma de explorao sexual do vulnervel (art. 218-B do Cdigo Penal)

5.1. Conceito

Ao reunir os delitos previstos nos artigos 218-B (introduzido pela Lei 12.015/09), 244-A do ECA e 228, 1 do Cdigo Penal, o legislador criou o delito de favorecimento da prostituio ou outra forma de explorao sexual de vulnervel.

35

Segundo MIRABETE e FABBRINI (2010, p. 154), o delito do artigo 218 -B do Cdigo Penal, qual seja o favorecimento da prostituio ou outra forma de explorao sexual de vulnervel, uma forma de corrupo de menores do artigo 218 do mesmo diploma legal sendo, no entanto, mais clara e mais explcita. GRECO e RASSI (2010, p. 154) possuem o mesmo entendimento enquanto NUCCI discorda:
A Lei 12.015 trouxe novo formato, no art. 218-B, ao trato com a questo delicada da vida sexual dos menores de 18 anos. Eliminou-se qualquer referncia expresso corrupo de menores. Passa-se a adotar a terminologia relativa figura do vulnervel. Com isso, mais uma vez, torna-se clara a utilizao do conceito de vulnerabilidade para diversos enfoques. (2009, p. 53)

Este artigo peca no quesito da tcnica jurdica pois dispe sobre a submisso, induo ou atrao prostituio ou outra forma de explorao sexual de menor de 18 anos e, mesmo assim est inserido no captulo sobre os crimes sexuais contra vulnervel.
Em sua figura fundamental, o art. 218-B prev o favorecimento prostituio ou explorao sexual do vulnervel, neste artigo definido como menor de 18 anos e no o menor de 14 como no art. 217-A. Apesar do defeito de tcnica de a lei utilizar a mesma palavra para duas situaes diversas, o sentido do termo vulnervel diferente para um e outro caso. (MIRABETE e FABBRINI, 2010, p. 153)

NUCCI (2009, p. 56-60) anlisa vrios pontos dentro deste artigo. Dissertando, aponta que no contexto do artigo 218-B, caput, mencionada a prostituio (que define como comrcio do sexo por dinheiro ou outro valor) ou outra forma de explorao sexual, tendo o legislador entendido a prostituio como espcie de explorao sexual, possuindo o verbo explorar um contedo varivel, compreendido no campo da dignidade sexual como tirar proveito ou enganar algum com o objetivo de lucro. Compara a previso do artigo 218-B com a do artigo 230 (rufianismo), ambos do Cdigo Penal, e volta novamente temtica da definio da explorao sexual
[...] no caso do art. 230 do CP (rufianismo), menciona-se somente a especfica forma de explorao sexual, consistente na prostituio. A provocao de similitude com a prostituio, feita pelo prprio texto legal, como ocorre no art. 218-B, caput, em nossa viso, elimina a possibilidade de se igualar explorao sexual com satisfao sexual ou outra forma que implique mero prazer. Do mesmo modo, no se pode identificar a explorao sexual com a violncia sexual, pois pode haver violncia sem explorao. Do quadro nascente, verifica-se ser a explorao sexual uma conduta genrica, voltada a tirar proveito, abusar, lucrar mediante fraude ou engodo de pessoas, visando-se a satisfao da lascvia. (NUCCI, 2009, p. 57)

36

Ainda dentro desta discusso, lembra que na prtica necessrio cuidado para no confundir a explorao sexual com outras condutas que no sejam diversas de satisfao sexual ou at mesmo de autntica violncia sexual. NUCCI retorna discusso sobre a explorao sexual e inclui como tal a conduta daquele que usa de fraude ou qualquer outro engodo e acaba por relacionar-se sexualmente com outrem. GOMES, CUNHA e MAZZUOLI, citando um estudo de Eva Faleiros, define explorao sexual como:
[...] dominao e abuso do corpo de crianas, adolescentes e adultos (oferta), por exploradores sexuais (mercadores), organizados, muitas vezes, em rede de comercializao local e global (mercado), ou por pais ou responsveis, e por consumidores de servios sexuais pagos (demanda), admitindo quatro modalidades: prostituio, turismo sexual, pornografia e trfico para fins sexuais. (2009, p. 58)

Sobre a questo da prostituio, NUCCI (2009) deixa claro sua no punio quando envolve adultos pois, mesmo sendo considerada imoral, no abrange qualquer tipo de abuso, fraude, violncia ou qualquer constrangimento sendo, contudo, punido aquele que tira proveito da prostituio (situao descrita pelo artigo 230 do Cdigo Penal) e, no caso do artigo 218-B em anlise, aquele que favorece a prostituio de vulnervel. Assim como os demais crimes deste captulo do Cdigo Penal, o objeto jurdico tutelado no artigo 218-B a liberdade sexual e o sadio desenvolvimento sexual do vulnervel. Seu sujeito ativo poder ser qualquer pessoa tratando-se, portanto, de crime comum, enquanto que o sujeito passivo ser o vulnervel. No caso da vtima ser o vulnervel portador de enfermidade ou deficincia mental que no tenha discernimento em relao a prticas sexuais, sero necessrios exames periciais para se aferir a condio de vulnerabilidade que justifique a proteo especial

5.2. Objeto jurdico

O artigo em anlise tutela a liberdade sexual e o desenvolvimento sexual sadio do menor de 18 anos e do portador de enfermidade ou deficincia mental contra qualquer forma de explorao sexual.

37

5.3. Sujeito ativo e sujeito passivo

Trata-se de crime comum podendo, portanto, ser praticado por qualquer pessoa. O sujeito passivo descrito no caput, ser o menor de 18 anos e o indivduo portador de enfermidade ou doena mental que no tenha o discernimento necessrio com relao s prticas sexuais.

5.4. Tipo objetivo

A conduta descrita no caput consiste em submeter, induzir ou atrair o sujeito passivo prostituio ou outra forma de explorao sexual. No caput tambm esto inseridas as condutas de facilitar, impedir ou dificultar o abandono da prostituio. MIRABETE (2010) descreve submeter como dominar, subjugar, tirar a liberdade, sujeitar algum a alguma coisa ou reduzi-lo a um estado de dependncia ou obedincia. Define, ainda, que, submeter algum prostituio ou outra forma de explorao sexual sujeitar a pessoa a esse estado contra a sua vontade ou sem que ela tenha liberdade de escolha. (MIRABETE e FABBRINI, 2010, p. 420) A conduta descrita neste artigo j era tpica antes do advento da Lei 12.015, no artigo 244-A do Cdigo Penal, sendo tacitamente revogado pela nova Lei dos Crimes Sexuais. CUNHA (2009) ressalta ainda que o favorecimento poder ocorrer por ao ou omisso, sendo que, no ltimo caso, para que reste configurada tal hiptese, o agente dever estar revestido do dever jurdico de impedir que o sujeito passivo ingresse na prostituio sendo que, no o fazendo, estar aderindo subjetivamente sua conduta. As causas de aumento de pena previstas nos artigos 226 e no artigo 234-A, III e IV, so aplicveis ao crime em anlise. (MIRABETE E FABBRINI, 2010, p. 420)

5.5. Tipo subjetivo

38

O tipo subjetivo o dolo, consistente na voltade de submeter, induzir ou atrair prostituio ou outra forma de explorao sexual, facilit-las ou impedir que algum as abandone. MIRABETE e FABBRINI (2010, p. 420) mencionam a possibilidade do agente atuar com dolo eventual, podendo ocorrer no caso do sujeito ativo ter dvidas a respeito da idade da vtima ou de suas condies de enfermidade ou doena mental, entendendo que o erro sobre tais elementos do tipo excluiria o dolo, no excluindo, todavia, a responsabilizao do agente conforme previso do artigo 228 do Cdigo Penal. Aparece como agravante neste crime, em seu 1 que, se o agente tiver por objetivo o lucro, alm da pena privativa de liberdade dever ser aplicada tambm a de multa. CUNHA (2009, p. 61) defende a tese que, para a Lei 12.015, o objetivo de lucro aparece como uma agravante especial do delito, e no como uma circunstncia constitutiva. MIRABETE e FABBRINI (2010, p. 421) fazem meno ao inciso II do 2 do artigo em estudo, devendo ser punidos por equiparao o proprietrio, o gerente ou o responsvel pelo local onde ocorram as prticas descritas no caput deste artigo. Os autores prelecionam que a condio de proprietrio, gerente ou responsvel pelo local no so suficientes para a responsabilizao penal; mesmo que ele tenha cincia da explorao sexual e desde que no mantenha a casa (termo utilizado pelos autores) para tal fim e que no colabore de nenhuma forma com esta prtica. NUCCI posiciona-se de maneira diversa, sendo que, em seu entendimento, para que o gerente, proprietrio ou responsvel pelo local seja punido deve haver a demonstrao de que este tinha conhecimento da ocorrncia dos ncleos do tipo penal do artigo 218-B do Cdigo Penal (submeter, induzir ou atrair prostituio, alm de facilitar, impedir ou dificultar seu abandono):
[...] qualquer estabelecimento (motel, hotel, boate, danceteria, bar, etc.) pode propiciar a aproximao do cliente e da pessoa prostituda com menos de 18 anos (enferma ou deficiente). Os responsveis por tais locais ficam sujeitos pena de recluso, de quatro a dez anos, com multa, visto o intuito lucrativo dos locais como regra. Lembramos, no entanto, ser complexa e difcil a prova do dolo do agente dessa figura delitiva. preciso demonstrar que o proprietrio, gerente ou responsvel tem conhecimento da submisso, induo, atrao, facilitao, impedimento ou dificuldade ao abandono da prostituio do menor ou enfermo. (NUCCI, 2009, p. 59)

No 3 h a previso de um efeito obrigatrio da condenao, qual seja a cassao da licena de localizao e funcionamento do estabelecimento. NUCCI (2009, p.60) salienta a necessidade da aplicao de tal efeito pelo Juiz, no havendo a necessidade de motivao de tal deciso, visto que esta decorre de lei. Lembra que o rgo acusatrio deve exigir a

39

aplicao deste efeito (ainda que atravs de embargos de declarao) pois, caso no conste na sentena, transitada em julgado, em mbito penal nada mais poder ser feito (restando apenas a possibilidade da interdio administrativa).

5.6. Consumao e tentativa

CUNHA (2009, p. 61) aduz que a consumao ocorre no momento em que o sujeito passivo passa a dedicar-se prostituio nas modalidades de submeter, induzir, atrair e facilitar, consumando-se quando a vtima coloca-se constantemente disposio de clientes, mesmo que no tenha atendido nenhum. MIRABETE e FABBRINI (2010, p. 421) acrescentam alm da prostituio, outra forma de explorao sexual. Nas condutas de impedir ou dificultar o abandono da prostituio, o delito consuma-se com a prtica de atos de oposio ao abandono da situao de prostituio ou explorao sexual. CUNHA (2009, p. 61) define de forma bastante clara a consumao do delito nos casos acima descritos: consuma-se no momento em que a vtima delibera por deixar a atividade e o agente obsta esse intento, protraindo a consumao durante todo o perodo de embarao. A tentativa possvel em todas as modalidades.

40

CAPTULO IV

1. Disposies comuns

1.1. Ao Penal

Antes do advento da Lei 12.015/09, o artigo 225 do Cdigo Penal previa como regra geral a ao penal de iniciativa privada no caso dos anteriormente chamados crimes contra os costumes. Tal previso justificava-se pelo fato de que, muitas vezes o processo traria consequncias piores vtima dos que as j ocorridas em virtude do crime sexual, justificativa esta pertencente a MIRABETE e FABBRINI:
As razes bsicas do dispositivo eram as de que o mal do processo, pelo strepitus judicci, muitas vezes, traria piores consequncias para a vtima e que, sem a colaborao desta, no seria possvel colher-se prova para a condenao do agente. (2010, p. 424)

A maioria dos doutrinadores, anteriormente nova lei, entendia que os crimes contra os costumes deveriam ser apurados mediante queixa, a no ser que no resultasse de tais m delitos leso corporal grave ou morte, situaes estas nas quais a ao seria pblica. De acordo com a redao anterior do artigo 225 do Cdigo Penal, no caso de ocorrncia de violncia real ou caso o crime fosse cometido com abuso de ptrio poder, ou na qualidade de padrasto, tutor ou curador, a ao penal seria pblica incondicionada. Caso a vtima ou seus pais no pudessem prover as despesas do processo sem prejuzos sua sobrevivncia, a ao penal seria pblica condicionada. A nova redao do artigo 225 prev:
Art. 225. Nos crimes definidos nos Captulos I e II deste Ttulo, procede -se mediante ao penal pblica condicionada representao. Pargrafo nico. Procede-se, entretanto, mediante ao penal pblica incondicionada se a vtima menor de 18 (dezoito) anos ou pessoa vulnervel.

NUCCI (2009) traz baila a alterao da poltica criminal no cenrio dos crimes sexuais, aludindo ao afastamento da ao penal privada, que permitia que, em nome da

41

proteo intimidade fosse evitado um possvel escndalo de um processo; aduz que se a vtima quiser preservar sua intimidade ser suficiente no representar sendo que, ao faz -lo, permitir a atuao do Ministrio Pblico. Essa situao ocorrer no caso dos maiores de 18 anos e dos que no estiverem na condio de vulnerveis, pois, conforme j analisado, no caso dos menores de 18 anos e vulnerveis a ao ser pblica incondicionada. Assim, da previso do referido artigo percebe-se que a ao penal privada s ser admitida subsidiariamente, caso o Ministrio Pblico reste inerte. A exceo regra da ao pblica condicionada representao ocorre no caso de crimes cometidos contra menor de 18 anos ou vulnervel, exceo esta contida no pargrafo nico do artigo em anlise.

1.2. Causas de aumento de pena

O artigo 226 do Cdigo Penal, cuja redao foi dada pela Lei n 11.106/2005, traz duas hipteses de aumento de pena, comuns tanto aos crimes contra a liberdade sexual quanto aos crimes sexuais contra o vulnervel, sendo a pena aumentada da quarta parte se o crime for cometido com o concurso de duas ou mais pessoas e, ser aumentado da metade se o sujeito ativo for ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmo, cnjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vtima ou, que por qualquer outra circunstncia tenha autoridade sobre ela. No caso o inciso I, o qual prev o aumento de pena em caso de concurso de pessoas, justifica-se, de acordo com GRECO e RASSI (2009, p. 156) pela especial violncia que representa o concurso de duas ou mais pessoas, como aparece em grande nmero de casos no Cdigo Penal, MIRABETE e FABBRINI (2010) completam que o concurso torna mais fcil a prtica do delito, alm de indicar maior periculosidade dos agentes. Quanto situao prevista pelo inciso II, no possvel deixar de perceber sua importncia no combate pedofilia visto que, em muitos casos esta prtica tem como sujeito ativo pais, padrastos, tios, amigos dos pais, enfim, indivduos que exercem alguma autoridade sobre o vulnervel ou que possuem uma relao de confiana. A revista Veja de maro de 2009, em uma reportagem especial sobre a pedofilia, publicou que em 71% dos casos de pedofilia o pedfilo o pai ou o padrasto da vtima.

42

Esta qualificadora tem por objetivo agravar o crime caso ele seja cometido por parentes prximos, seja este paretesco natural ou civil. Sobre os crimes sexuais MIRABETE e FABBRINI ressaltam que:
O fato configura uma maior ofensa dignidade sexual da vtima e acarreta maior alarma social, sendo um abuso de relaes domsticas ou de situaes de intimidade ou confiana.[...] Abrange a lei, tambm, qualquer pessoa que, pelos ttulos mencionados no dispositivo ou quaisquer outros tem autoridade, de direito ou de fato, sobre a vtima. (2010, p. 427)

No se pode olvidar que, existindo causa de aumento de pena, sero excludas as agravantes genricas referidas pelo artigo 61,II, e (ascendente, irmo ou cnjuge), f, g, diante do bis in idem. (MIRABETE e FABBRINI, 2010, p. 427)

43

Concluso

Diante de todo o exposto, resta clarificada a questo da pedofilia no poder ser chamada de crime diante da inexistncia de qualquer previso legal neste sentido, no sendo possvel chamar o pedfilo de criminoso. A Lei 12.015/2009, em seu Captulo Dos crimes sexuais contra vulnervel est relacionada pedofilia por tutelar os crimes sexuais contra o chamado vulnervel, ou seja, em sentido amplo, crianas e adolescentes, os quais costumam ser vtimas desta prtica. O vulnervel conceituado pela doutrina como sendo o menor de 18 anos e aquele que possua enfermidade ou doena mental lembrando que, em alguns casos a lei deu especial proteo ao menor de 14 anos, principalmente nos crimes de corrupo de menores e satisfao de lascvia mediante a presena de criana ou adolescente. Com o advento desta lei possvel dizer que o cerco pedofilia est se fechando cada vez mais pois, no ano de 2008, atravs da Lei 11.829, foram inseridos outros crimes no Estatuto da Criana e do Adolescente, os quais tem por objetivo combater a pedofilia na internet; no como um tipo autnomo, e sim atravs do combate pornografia infantil, ao aliciamento, ao constrangimento, ao assdio ou a instigao de crianas e adolescentes com o objetivo de com elas praticar ato libidinoso. Um fator importante no combate pedofilia a divulgao de informaes, de forma que os responsveis pelas crianas e adolescentes fiquem atentos para que seus filhos, sobrinhos, netos, etc no sejam vtima dessa prtica, que deixa marcas pelo resto da vida. Campanhas de divulgao da pedofilia tem sido de grande importncia, tendo crescido o nmero de denncias, conforme comprovam estatsticas apresentadas pela revista Veja de maro de 2009, a qual informou que nos ltimos cinco anos o nmero de casos de violncia sexual contra crianas de classe mdia subiu de 0 para 22%, de acordo com registros mdicos oficiais de So Paulo, indicando que tal aumento deve-se, em suma, a maior visibilidade atribuda pedofilia neste perodo. O hospital Prola Byington, na cidade de So Paulo, o maior centro de atendimento de vtimas de crimes sexuais da Amrica Latina, divulgou a alarmante estatstica de que, no ano de 2008, 47% de suas pacientes tinham menos de 12 anos de idade. Uma pesquisa revelou o perfil do agressor como sendo, em 57% dos casos, homens na faixa etria dos 35 aos 45 anos, sendo que em 34% dos casos eram o pai e em 37% eram o padrasto o agressor, o que confirma a importncia de determinadas disposies legais acrescentadas pela Lei

44

12.015/2009, como, por exemplo, ser causa de aumento de pena (aumentando-se da metade) se o sujeito ativo dos crimes sexuais contra o vulnervel for ascendente, padrasto, madrasta, tio, irmo, cnjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vtima, ou qualquer outra pessoa que tenha sob ela alguma autoridade. No se pode olvidar, inclusive, que as pessoas elencadas nesta qualificadora, possuem, na maioria das vezes, uma relao de confiana com o vulnervel, o que torna a pedofilia ainda mais assustadora. A revista Veja, em sua reportagem traou, inclusive, um perfil da vtima de pedofilia na classe mdia, como sendo, em 100% dos casos meninas, enquanto que nas classes C e D, 47% so de meninas e 53% de meninos, sendo que, em 74% desses casos os pais do vulnervel so separados. Por fim, diante de todo o apresentado e discutido neste estudo possvel reafirmar que a pedofilia ainda no um crime. possvel dizer que a Lei 12.015 representa um avano no combate pedofilia e aos crimes sexuais como um todo, enorme mcula em nossa sociedade e causadores de enormes e permanentes danos s vtimas. Resta dizer que ainda surgiro desta lei variadas interpretaes, as quais podero, futuramente, serem demonstradas atravs da jurisprudncia (a qual hoje ainda quase inexistente).

45

Referncias

AMAZNIA 2002, Manaus. Palestra sobre pedofilia. Manaus: Ministra Eliana Calmon Alves, 2002. Disponvel em: <http://bdjur.stj.gov.br>. Acesso em: 05 de outubro de 2010. ARAJO, Jader Mximo de. O crime de estupro e a novatio legis in mellius: uma anlise luz da Lei n 12.015/2009. De jure: revista jurdica do Ministrio Pblico do Estado de Minas Gerais, n.14, jun. 2010. Disponvel em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/32512>. Acesso em: 27 de setembro de 2010. DINIZ, Laura. Pedofilia na classe mdia: pais e padrastos so os agressores mais frequentes e as meninas, a totalidade das vtimas. Revista VEJA, edio 2104, maro de 2009. Disponvel em: http://veja.abril.com.br/180309/p_112.shtml. Acesso em: 10 de novembro de 2010. DOSSI MULHER 2010. Observatrio Brasil da Igualdade de Gnero. Disponvel em: http://www.observatoriodegenero.gov.br/menu/noticias/dossie-mulher-2010. Acesso em 29 de setembro de 2010. FILHO, Vicente Greco. Uma interpretao de duvidosa dignidade. Disponvel em: http://www.grecofilho.com.br/pdfs/interpretacao_lei_dignidade_sexual.pdf. Acesso em 27 de setembro de 2010. FORTES, Carlos Jos e Silva. Crimes ligados pedofilia o que pedofilia? Artigo atualizado em face da Lei 12.015 de 07/08/2009 Lei da dignidade sexual. Disponvel em: http://todoscontraapedofilia.ning.com/profiles/blogs/crimes-ligados-a-pedofilia-o. Acesso em 28 de setembro de 2010. GOMES, Luiz Flvio. CUNHA, Rogrio Sanches. MAZZUOLI, Valrio de Oliveira. Comentrios reforma criminal de 2009 e Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009. GRECO, Alessandra Orcesi Pedro. RASSI, Joo Daniel. Crimes contra a dignidade sexual. So Paulo: Atlas, 2010.

46

MIRABETE, Julio Fabbrini. FABBRINI, Renato N. Manual de Direito Penal. 27 ed. So Paulo: Atlas, 2010. MORAES, Bismael B.. Pedofilia no crime. Boletim IBCCRIM. So Paulo, v.12, n.143, p. 3,out.2004.Disponvelem:<http://www.mailarchive.com/penal@grupos.com.br/msg02545.ht ml>. Acesso em: 03 de novembro de 2010. NUCCI, Guilherme de Souza. Crimes contra a dignidade sexual comentrios Lei 12.015, de 07 de agosto de 2009. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009. O GLOBO. Rio de Janeiro, editora, 2010. Disponvel em:

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/09/16/mp-denuncia-padrasto-mae-porestuprodemeninade-14-anos-em-duque-de-caxias-917650368.asp. Acesso em 29 de setembro de 2010. PINHEIRO, Lucas Correa Abrantes. Breves reflexes sobre a Lei 12.015/2009. Revista do Tribunal Regional Federal da 1 Regio, Braslia, v. 21 n. 9, p. 65-67, set. 2009. Disponvel em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/25238>. Acesso em: 27 de setembro de 2010. SPIZZIRRI, Giancarlo. Pedofilia consideraes atuais. Diagnstico & Tratamento, So Paulo, volume 15, volume 1, Jan/Fev/Mar 2010. Disponvel em: 27 em: de http://www.apm.org.br/fechado/rdt_materia.aspx?idMateria=10369. setembro de 2010. Acesso

S-ar putea să vă placă și