Sunteți pe pagina 1din 27

Recomeando...

As medidas experimentais e as observaes terrestres


Voc est recebendo agora o material referente ao terceiro mdulo da nossa disciplina. No Mdulo 2, tentamos entender de forma qualitativa e descritiva fenmenos associados aos corpos celestes do Sistema Solar. Aprendemos que todos os planetas giram em torno do Sol em rbitas elpticas, que a inclinao do eixo da Terra em relao sua rbita em torno do Sol a responsvel pelas estaes do ano; que as fases da Lua esto associadas ao seu movimento em torno do Terra; que as mars dependem das posies da Lua (em maior escala) e do Sol (em menor escala) em relao Terra; que o sistema solar surgiu de um colapso gravitacional de uma nuvem de gs e poeira em rotao etc. Neste mdulo, estamos interessados em descrever quantitativamente os movimentos de sistemas simples e entender as suas causas. Nele, iniciaremos o estudo da teoria denominada Mecnica da Partcula. A escolha dos conceitos relevantes para a descrio dos movimentos e o estabelecimento das leis que explicam suas causas constituem um exemplo belssimo de modelagem da Natureza construda por cientistas brilhantes como Kepler, Galileu, Newton etc. As Leis da Mecnica da Partcula foram apresentadas por Newton no seu livro Philosophiae naturalis principia mathematica. As aulas deste mdulo devem ser complementadas por leituras e exerccios dos livros de Antonio Mximo e Beatriz Alvarenga: Fsica volume nico, e do Gref: Fsica 1. Este mdulo foi programado para ter durao mdia de trs semanas e meia. constitudo de sete aulas, iniciado por este texto, Recomeando...(que voc est lendo agora) e acaba no E para terminar... As aulas so: 1. A descrio dos movimentos 2. Os vetores e suas bases 3. Cinemtica vetorial 4. O que muda o movimento 5. Leis de Newton 6. Outros tipos de movimento 7. A utuao dos corpos Ao nal do mdulo, voc encontrar tambm um complemento sobre o centro de massa, outro complemento sobre incertezas experimentais e a bibliograa.

Nas Aulas de 1 a 3 sero introduzidos os conceitos necessrios descrio dos movimentos: referenciais, partculas, trajetrias, vetor deslocamento, vetor posio, vetor velocidade e vetor acelerao. A construo da trajetria de uma partcula a partir do conhecimento da sua posio inicial e da sua velocidade inicial ser realizada qualitativamente e de forma geomtrica. A Aula 4 um experimento que tem como nalidade mostrar que as foras so vetores. Na Aula 5 sero discutidas as causas dos movimentos e enunciadas as Leis de Newton. Elas so a base da Mecnica da Partcula. Sero apresentados alguns exemplos simples da aplicao dessas leis. Na Aula 6 sero analisados movimentos planos, com as Leis de Newton. A Terceira Lei de Kepler ser demonstrada para rbitas circulares. Os conceitos de quantidade de movimento e de fora mdia necessrios descrio de colises tambm sero apresentados A Aula 7 uma prtica que tem como nalidade discutir as caractersticas da fora empuxo e fazer medidas de massas, volumes, densidades etc. O material para os experimentos a serem utilizados no plo j est disponvel, e os tutores o conhecem bem. Os principais conceitos abordados so: referencial partcula trajetria vetor deslocamento vetor posio vetor velocidade vetor acelerao foras Para acompamhar as discusses feitas, voc precisa conhecer as idias bsicas de trigonometria e geometria, saber manipular funes trigonomtricas simples e expresses algbricas elementares.

A descrio do movimento
M D U L O 3 - AULA 1

A descrio do movimento

Objetivo
Denir alguns dos conceitos necessrios para descrever os movimentos: referenciais, trajetrias e vetores.

Introduo
Estamos cercados por corpos que se movimentam. A ma que cai da macieira, a Lua que gira em torno da Terra, a Terra que gira em torno do seu eixo e translada em torno do Sol etc. Descrever e descobrir as causas dos movimentos dos corpos o objetivo da Mecnica. Nesta aula deniremos alguns dos conceitos necessrios para a descrio dos movimentos. Ela composta por quatro partes: O que sei sobre partculas, trajetrias e os vetores deslocamentos? um questionrio que tem como nalidade levantar as suas idias prvias sobre o assunto. Partculas e suas trajetrias um texto que discute estes conceitos. Referncias, observadores e sistemas de coordenadas um texto que discute estes conceitos. Vetores um texto onde so discutidos os vetores e suas propriedades. Leituras e exerccios 1 so textos e exerccios sobre os conceitos tratados nesta aula, dos livros Mecnica 1 (Gref) e Fsica Volume nico (Antonio Mximo e Beatriz Alvarenga). Bom trabalho!

11

C E D E R J

INTRODUO S CINCIAS FSICAS 1

A descrio do movimento

O que sei sobre partculas, trajetrias e os vetores deslocamentos?


As questes apresentadas a seguir tm como nalidade investigar e organizar os seus conhecimentos e idias prvias sobre partculas, trajetrias e vetores. Escreva em seu caderno, de forma organizada, as respostas s questes. No consulte livros ou notas de aulas, mas no deixe de respond-las. A comparao entre suas idias e conhecimentos sobre partculas, trajetrias e vetores antes e depois de trabalhar esta aula importante para o seu aprendizado.

Questionrio 1
1. O que uma partcula? 2. Quando um corpo pode ser tratado como partcula? D exemplos. 3. O que a trajetria de uma partcula? 4. O que um referencial? 5. O que um observador? 6. O que so coordenadas cartesianas planas? 7. O que so coordenadas cartesianas tridimensionais? 8. Qual a denio do vetor deslocamento? 9. Qual a regra para somar vetores? 10. Qual a regra para multiplicar um vetor por um nmero real? 11. Quais as propriedades da soma de vetores e da multiplicao de um vetor por um nmero real?

C E D E R J

12

A descrio do movimento
M D U L O 3 - AULA 1

Partculas e suas trajetrias


Na Aula 2 do Mdulo 2 foram apresentadas as teorias de Ptolomeu e Coprnico sobre o Sistema Solar. A Teoria de Ptolomeu arma que o Sol e todos os planetas giram em torno da Terra e a Teoria de Coprnico diz que so os planetas que giram em torno do Sol. Uma pessoa com pouca cultura cientca ao ser questionada se a Terra que gira em torno do Sol ou se o Sol que gira em torno da Terra responder que o Sol que gira em torno da Terra. Todos os dias, todos observam o Sol se deslocar no cu do Leste para o Oeste. Anal de contas, a Terra que gira em torno do Sol ou o Sol que gira em torno da Terra? As duas respostas esto corretas, porque a pergunta est incompleta. Para se descrever o movimento de um corpo necessrio se denir o que (objeto de estudo) est se observando e quem (observador) est observando. Na pergunta anterior, o observador no foi especicado. Para um observador xo na Terra, o Sol que gira em torno da Terra. Todavia, para um observador xo no Sol a Terra que gira em torno do Sol. O que incorreto dizer que todos os planetas e o Sol giram em crculos em torno da Terra. Na Aula 1 do Mdulo 2, foi apresentado o argumento utilizado por Galileu para demonstrar que a rbita de Vnus em torno da Terra no podia ser circular.
Todo movimento relativo, isto , depende de quem observa.

A escolha do ponto de observao muito importante na descrio dos movimentos dos corpos. Por exemplo, em um parque de diverses, a carrocinha (objeto de estudo) do pipoqueiro est em repouso para a criana (observador 1) que espera pacientemente a sua pipoca, est se deslocando em linha reta para a me (observador 2) que acompanha o lho no passeio do trenzinho e est girando em alta velocidade para o adolescente (observador 3) que est no crculo da morte.
13
C E D E R J

INTRODUO S CINCIAS FSICAS 1

A descrio do movimento

Portanto, podemos concluir que a descrio de um movimento diferente para diferentes observadores, isto , todo movimento relativo a um observador. Alm disso, existem pontos de observao onde a descrio do movimento mais simples. No caso do nosso exemplo, ele mais simples para o menino que est esperando a pipoca. Por isso, quando for possvel, escolheremos o ponto de observao que permita a descrio mais simples do movimento. Do ponto de vista prtico, nem sempre possvel analisar o movimento de um ponto de observao onde a sua descrio a mais simples. Por exemplo, na ocasio em que foram feitos os estudos para descobrir qual era o movimento dos planetas, as observaes s eram possveis da Terra. No entanto, a descrio do movimento dos planetas mais simples com o ponto de observao no Sol. Um corpo pode ter um movimento simples, como no caso de um pequeno pedao de giz que arremessado por um estudante para atingir o seu colega de classe, ou um movimento mais complicado, como um atleta de saltos ornamentais que se encolhe aps pular de um trampolim. O giz se desloca no espao sem girar e sem se deformar e o atleta se desloca no espao girando e deformando.

B A

A B

B A A

Figura 1 Movimento de translao.

Figura 2 Movimento de translao e rotao.

Nesta aula, deniremos os conceitos relevantes para a descrio dos movimentos de corpos que se deslocam no espao sem girar e sem deformar (Figura 1). Neste caso, o conhecimento da forma do corpo e do movimento de um dos seus pontos (por exemplo, do ponto A) permite a descrio completa do seu movimento (Figura 1). Dizemos nesse caso que o corpo pode ser tratado como uma partcula. PARTCULA TRAJETRIA PARTCULA um modelo utilizado na descrio do movimento de um corpo em que se supe que toda a massa do corpo est em um ponto. A linha gerada pelo deslocamento de uma partcula denominada de TRAJETRIA. A descrio do movimento de corpos que transladam e giram (Figura 2) s ser apresentada na disciplina de Fsica I. Em algumas ocasies, quando estamos interessados em descrever parcialmente o movimento de um corpo, podemos tratar sistemas que giram e deformam como partculas.

C E D E R J

14

A descrio do movimento
M D U L O 3 - AULA 1

Por exemplo, na descrio da rbita da Terra em torno do Sol (ponto de observao) podemos tratar a Terra como uma partcula porque a distncia mdia da Terra ao Sol muito maior do que o raio da Terra, sendo portanto as dimenses da Terra irrelevantes para solucionar esse problema. No entanto, se quisermos analisar as estaes do ano nosso planeta no pode ser tratado como partcula. P1 O QUE UMA PARTCULA? P2 QUANDO UM CORPO PODE SER TRATADO COMO PARTCULA? D EXEMPLOS. P3 O QUE A TRAJETRIA DE UMA PARTCULA? Chamaremos, a partir de agora, o corpo ou conjunto de corpos que esto sendo observados de SISTEMA. Todo o resto do Universo ser denominado de exterior. Por exemplo, se a Terra for o nosso sistema, o EXTERIOR ser constitudo por tudo que no a Terra, por exemplo, corpos celestes, poeira csmica etc. Na realidade, possvel demonstrar que para qualquer sistema sempre existe um ponto do espao, o CENTRO DE MASSA, que ao se deslocar gera uma curva (trajetria do centro de massa) igual da trajetria de uma partcula com a massa do sistema e que sofre as mesmas aes que o exterior exerce sobre o sistema. Por exemplo, se considerarmos a Terra como uma esfera rgida o centro de massa ser o centro da esfera. Se considerarmos que somente o Sol atua sobre a Terra, isto , que as aes dos outros corpos celestes sobre ela so desprezveis, a trajetria do centro de massa ser igual trajetria de uma partcula com a massa da Terra e que sofre apenas a ao do Sol. A seguir, deniremos alguns dos conceitos necessrios para a descrio do movimento de uma partcula.

Ver Aula 1 do Mdulo 2.

Sistema Exterior

Centro de massa Leia mais detalhes sobre o centro de massa no Complemento 1.

15

C E D E R J

INTRODUO S CINCIAS FSICAS 1

A descrio do movimento

Referncias, observadores e sistemas de coordenadas


COORDENADAS
CARTESIANAS PLANAS

SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS NO PLANO: par ordenado que determina a distncia perpendicular a dois eixos perpendiculares. Na Figura 3 as coordenadas cartesianas do ponto A so o par ordenado (XA, YA).
Y
Y A A

XA

COORDENADAS
CARTESIANAS TRIDIMENSIONAIS

COORDENADAS CARTESIANAS TRIDIMENSIONAIS: conjunto ordenado com 3 nmeros que medem a distncia perpendicular de um ponto a trs eixos perpendiculares.
ZA A

O X
Y A XA

Figura 4 As coordentadas cartesianas do ponto A so XA,YA e ZA.

REFERENCIAL

REFERENCIAL: um corpo rgido em relao ao qual se podem especicar as coordenadas espaciais e temporais de eventos fsicos. Para se medir distncias utiliza-se uma rgua, e para medir tempos utilizam-se relgios. Um referencial S pode ser visualizado em termos bem concretos: por exemplo, trs barras rgidas denindo um sistema de eixos cartesianos, que podem ser tomados como comprimentos unitrios, para medidas das coordenadas e um relgio para medida de tempos (Figura 5). Na disciplina de Fsica I ser realizada uma discusso mais detalhada sobre esse conceito. comum representar os referenciais nas guras dos livros apenas pelo seu sistema de eixos cartesianos. essa representao grca simplicada dos referenciais que ser adotada neste mdulo.

Figura 5 Referencial S.
C E D E R J

16

A descrio do movimento
M D U L O 3 - AULA 1

OBSERVADOR: um agente fsico em um referencial capaz de realizar medies. Ele pode ser uma pessoa ou aparelho programado para medir.
P4 O que so COORDENADAS CARTESIANAS PLANAS? P5 O que so COORDENADAS CARTESIANAS TRIDIMENSIONAIS? P6 O que UM REFERENCIAL? P7 O que UM OBSERVADOR?

OBSERVADOR

Leituras e exerccios 1
Leitura
Leia sobre os assuntos Conceito do movimento na seo 2.1 do Captulo 2 do livro de Antonio Mximo e Beatriz Alvarenga, Fsica - volume nico. Dessa mesma seo resolva os exerccios de xao de nmeros de 1 at 6.

Figura 6 Carrinho em um trilho de ar.

Exerccio 1
A Figura 6 uma cpia da foto estroboscpica de carrinho que se desloca em um trilho de ar da esquerda para a direita. 1. Neste movimento, o carrinho pode ser tratado como partcula? Justique a sua resposta. 2. Escolha um dos pontos do carrinho (A) e desenhe a sua trajetria para o referencial S xo no trilho e com os eixos coordenados OXY desenhados na Figura 6. 3. Mea na Figura 6 a coordenada x do ponto A para o sistema de referncia S representado pelos eixos coordenados OXY desenhados na Figura 6. 4. Faa um grco de x versus t para o carrinho. O intervalo de tempo entre as fotograas o mesmo. Considere este intervalo como unitrio. Utilize papel milimetrado. 5. Repita os itens de 2 at 3 para o ponto A e para o referencial S xo na Terra com eixos OXY.
17
C E D E R J

Veja o Complemento 3 Construo de um grfico.

INTRODUO S CINCIAS FSICAS 1 Exerccio 2

A descrio do movimento

A Figura 7 uma cpia da foto estroboscpica de uma esfera em queda livre. 1. Neste movimento, a esfera pode ser tratada como partcula? Justique a sua resposta. 2. Escolha um dos pontos da esfera (A) e desenhe a sua trajetria para o referencial S xo na Terra e com os eixos coordenados OXY desenhados na Figura 7. 3. Mea na Figura 7 a coordenada y do ponto A para o sistema de eixos coordenados OXY desenhado na gura. 4. Faa um grco de y versus t da esfera em funo do tempo. O intervalo de tempo entre as fotograas o mesmo. Considere este intervalo como unitrio. Utilize papel milimetrado. 5. Repita os itens de 2 at 3 para o ponto A e para o referencial S xo no trilho com eixos OXY.

Figura 7 Queda livre de uma esfera.

Exerccio 3
A Figura 8 uma cpia da foto estroboscpica de uma esfera que foi arremessada de uma plataforma de madeira.

Figura 8 Esfera arremessada.


C E D E R J

18

A descrio do movimento
M D U L O 3 - AULA 1

1. Neste movimento, a esfera pode ser tratada como partcula? Justique a sua resposta. 2. Escolha um dos pontos da esfera e desenhe a sua trajetria para o referencial S xo na Terra e representado pelos eixos coordenados OXY desenhados na gura 8. 3. Mea na Figura 8 as coordenadas (x,y) do ponto A para o referencial S. Faa os grcos x versus t e y versus t para a esfera. O intervalo de tempo entre as fotograas o mesmo. Considere este intervalo como unitrio. Utilize papel milimetrado. 4. Repita os itens de 2 at 3 para o ponto A e para o referencial S xo na plataforma com eixos OXY.

Vetores
Vetor deslocamento
Iniciaremos a nossa discusso sobre vetores analisando deslocamentos entre dois pontos.
B A

Figura 9 Menor caminho entre dois pontos de um plano.

Em um plano, o menor caminho entre dois pontos uma linha reta. Na Figura 9 representamos o menor caminho entre os pontos A e B localizados em um plano. Em um espao curvo, o menor caminho entre dois pontos no uma reta. Por exemplo, em uma superfcie esfrica o menor caminho entre dois pontos um arco de crculo. A Figura 10 mostra o menor caminho entre os pontos A e B de uma superfcie esfrica.
B

A
Figura 10- O menor caminho entre dois pontos em uma superfcie esfrica.

19

C E D E R J

INTRODUO S CINCIAS FSICAS 1

A descrio do movimento

O arco de crculo pode ser tratado aproximadamente como uma reta quando as suas dimenses so muito menores que o raio da esfera. A superfcie da Terra pode ser considerada aproximadamente como uma esfera com raio da ordem de 6400km. As reas das cidades terrestres so muito menores do que a rea da Terra. Por isso, podemos tratar as superfcies das cidades como planos. Nelas o menor caminho entre dois pontos uma reta. Certamente, essa uma das razes pelas quais os deslocamentos retilneos adquiriram importncia no estudo do movimento dos corpos. Vamos estudar agora as propriedades relevantes desses deslocamentos. Para entender quais as propriedades importantes de um deslocamento retilneo, vamos imaginar que, em uma gincana, a ltima tarefa da equipe consiste em encontrar um objeto que foi enterrado em um terreno com forma retangular. O terreno est completamente vazio e o seu centro foi marcado por uma pequena pedra (Figura 11). A organizao da gincana fez trs mapas sem desenhos. Os mapas s contm informaes escritas. Eles so sorteados entre as equipes e os seus contedos so: Mapa 1: a partir do centro do terreno ande um metro. Mapa 2: a partir do centro do terreno ande um metro na direo perpendicular ao porto. Mapa 3: a partir do centro do terreno ande um metro, se aproximando do porto e na direo perpendicular a ele.

pedra

porto

Figura 11 Terreno onde o objeto foi enterrado.

Quem vai encontrar o objeto primeiro? Certamente, a equipe que tem a maior chance de encontrar o objeto aquela que recebeu o mapa 3. Descrevemos a seguir os pontos indicados por cada um dos mapas. A equipe que recebeu o mapa 1 tem que procurar o objeto enterrado em todos os pontos do crculo com raio de 1m e centro na pedra (Figura 12-a). A equipe com o mapa 2 precisa procurar o objeto apenas nos pontos A e B (Figura 12-b). Aquela com o mapa 3 pode ir direto ao local em que o objeto est enterrado, que o ponto A da Figura 12-c.

C E D E R J

20

A descrio do movimento
M D U L O 3 - AULA 1

Figura 12-a Mapa 1.

Figura 12-b Mapa 2.

Figura 12-c Mapa 3.

A discusso anterior mostra que as informaes completas sobre um deslocamento tm que conter alm do seu tamanho (1m), a sua direo (perpendicular ao muro que contm o porto) e o seu sentido (se aproximando do porto). A gura geomtrica que contm todas essas informaes um segmento de reta orientado com comprimento de 1m (Figura 13).

1m A

Figura 13 Deslocamento.

Para reforar que um deslocamento um segmento de reta orientado, costume represent-lo por uma letra com um segmento de reta orientado em cima, por exemplo, . Dizemos que a representao simblica de um deslocamento, e o segmento de reta orientado a representao geomtrica do deslocamento.

21

C E D E R J

INTRODUO S CINCIAS FSICAS 1

A descrio do movimento

Consideraremos iguais os deslocamentos com a mesma direo, o mesmo mdulo (tamanho) e o mesmo sentido, independente do fato de eles serem aplicados em pontos diferentes (pontos A e B da Figura 14).

Figura 14 Deslocamentos iguais.

Apesar de o menor caminho entre dois pontos ser uma reta, nem sempre na vida prtica possvel se deslocar em linha reta entre dois pontos. Por exemplo, o muro que cerca o terreno representado da Figura 15 impede o deslocamento retilneo de uma pessoa entre os pontos C e D. Nesse caso, o menor caminho entre os pontos C e D constitudo por dois deslocamentos retilneos.

Figura 15 Deslocamentos.

O primeiro deslocamento um segmento reta orientado que vai de C para E com tamanho e o segundo um segmento de reta orientado que vai de E para D e tem tamanho (Figura 16).

Figura 16 Soma de deslocamentos.

Dizemos que se deslocar de C para E a seguir se deslocar de E para D equivalente a se deslocar diretamente de C para D. Na Figura 16 est representado o segmento de reta orientado associado ao deslocamento de C para D ( ).
C E D E R J

22

A descrio do movimento
M D U L O 3 - AULA 1

Na realidade, podemos pensar que os deslocamentos foram somados, onde somar dois deslocamentos signica encontrar um deslocamento que permita sair diretamente do ponto de origem (C) at o ponto de chegada (D). Na prtica, isto signica fazer as seguintes operaes: 1. Ligar o nal do segmento de reta orientado que representa o primeiro deslocamento (parte com a seta) com o incio do segmento de reta orientado que representa o segundo deslocamento (parte sem a seta na Figura 17-a);

2. Ligar o incio do segmento de reta orientado que representa o primeiro deslocamento (parte sem a seta) com o nal do segmento de reta orientado que representa o segundo deslocamento (parte com a seta).

Figura 17-b Soma de deslocamentos.

Na Figura 17-b esto representados os deslocamentos sucessivos a sua soma, que o deslocamento . A representao simblica da operao descrita acima

.
Atividade 1: Transforme os quatro metros de pedreiro da sua Caixa de experimentos em segmentos de reta orientados da seguinte forma: corte trs tringulos de papelo. Cole-os em uma das extremidades do metro de pedreiro. O nal do segmento de reta orientado vai coincidir a ponta da seta. A ponta da seta deve coincidir com uma das extremidades do metro de pedreiro. O incio do segmento de reta orientado pode ser marcado com um palito.

Figura 18 Metro de pedreiro transformado em segmento de reta orientado.


23
C E D E R J

INTRODUO S CINCIAS FSICAS 1

A descrio do movimento

Atividade 2: Faa com os metros de pedreiro j transformados em segmentos de reta orientados as seguintes somas de deslocamentos: . Lembre-se de que somar deslocamentos repetir as operaes 1 e 2 denidas anteriormente e representadas nas Figuras 17-a e 17-b. Os deslocamentos esto representados na Figura 19. A unidade de medida denida pelo quadriculado da Figura 19 vale 20cm.

Figura 19 Atividade 2.

A Figura 20 mostra que a aplicao sucessiva dos deslocamentos e ao ponto A produz o mesmo ponto D, independentemente da ordem em que os deslocamentos ocorrem.

Figura 20 Regra do paralelogramo.

Podemos deslocar com at B e com at D ou com D. Isto , a soma de dois deslocamentos comutativa.

at C e

at

A Figura 20 mostra que o desenho que descreve as somas e um paralelogramo; dizemos que os deslocamentos se somam pela regra do paralelogramo.
P8 Q U A I S P9 COMO
C E D E R J

SO AS INFORMAES NECESSRIAS PARA CARACTERIZAR UM

COMPLETAMENTE

deslocamento?

SE SOMAM DOIS DESLOCAMENTOS

24

A descrio do movimento
M D U L O 3 - AULA 1

Atividade 3: Utilize os metros de pedreiro para vericar a veracidade da e regra do paralelogramo para os deslocamentos obtidos na atividade 2 (Figura 18). Na Figura 20 est representada a soma de deslocamentos e . O deslocamento resultante foi obtido atravs da aplicao da regra da soma aos deslocamentos e , seguida da aplicao da mesma regra aos deslocamentos e .

A observao da Figura 21 mostra que para somar deslocamentos sucessivos suciente realizar os seguinte passos: 1. Ligar o nal (parte com a seta) do deslocamento anterior com o incio (parte sem a seta) do deslocamento seguinte;

Figura 22-a Soma de deslocamentos sucessivos.

2. ligar o incio (parte sem seta) do primeiro deslocamento com o nal (parte com seta) do ltimo deslocamento.

Figura 22-b Soma de deslocamentos sucessivos.


25
C E D E R J

INTRODUO S CINCIAS FSICAS 1

A descrio do movimento

Atividade 4: Utilize os deslocamentos representados na Figura 19 para fazer com os metros de pedreiro a soma do deslocamento com o deslocamento . Represente o deslocamento resultante (soma dos deslocamentos) com um quarto metro de pedreiro. Alm da soma de deslocamentos, existe uma outra operao com os deslocamentos que relaciona deslocamentos com a mesma direo.
d1 d2 d3
Figura 23 Deslocamentos com a mesma direo.

Na Figura 23, observamos deslocamentos com a mesma direo e comprimentos proporcionais a 1:2:3. Os dois menores tm o mesmo sentido e o maior tem sentido contrrio a eles. Podemos represent-los da seguinte forma:

Produto de um Deslocamento por um Nmero Real

Isto , podemos denir uma operao de multiplicao deslocamento por um nmero real da seguinte forma: Se > 0 o deslocamento o mesmo sentido e mdulo .

de um , ,

tem a mesma direo do deslocamento

Se o deslocamento tem a mesma direo do deslocamento o sentido contrrio ao de e mdulo .

Atividade 5: Represente um deslocamento com um dos metros de pedreiro. Construa com o outro metro de pedreiro os deslocamentos

P10 Qual a regra para MULTIPLICAR UM DESLOCAMENTO POR UM NMERO REAL?

Vetores

As grandezas que podem ser representadas por segmentos de retas orientados, que se somam pela regra do paralelogramo e tm uma operao de multiplicao por um nmero real so denominadas VETORES. A soma e a multiplicao de os nmeros reais tm as seguintes propriedades:

C E D E R J

26

A descrio do movimento
M D U L O 3 - AULA 1

So estas propriedades que permitem uma manipulao algbrica simples dos nmeros reais. Com elas podemos inverter a ordem dos fatores na soma e na multiplicao, associar e desassociar elementos de uma soma, fatorar expresses colocando os termos comuns em evidncia, distribuir o produto sobre a soma de nmeros reais, trocar de lados elementos de uma igualdade e de uma desigualdade etc. A operao de soma e a multiplicao de um vetor por um nmero real apresentam algumas das propriedades da soma e da multiplicao dos nmeros reais. Listamos algumas destas propriedades a seguir. . A comutatividade da soma de vetores j foi demonstrada. Ela permite trocar a ordem dos vetores em uma soma. . O vetor com mdulo zero. o elemento neutro da soma de vetores. Ele um vetor . A aplicao da regra do paralelogramo aos vetores e de um vetor o vetor . o elemento simtrico
a -a
Figura 24-a Elemento simtrico.

mostra que

Soma de um vetor com o vetor simtrico do vetor dene a subtrao de vetores. Ela denotada de forma simplicada como . Para realiz-la suciente aplicar a regra do paralelogramo aos vetores e .

Figura 24-b Subtrao de vetores.


27
C E D E R J

INTRODUO S CINCIAS FSICAS 1

A descrio do movimento

Atividade 6: Utilize os deslocamentos representados na Figura 19 para fazer com os metros de pedreiro a subtrao de deslocamentos . . A propriedade de associatividade da soma de vetores facilmente observada na Figura 25.

Figura 25 Associatividade da soma de vetores.

As propriedades 1 e 4 permitem escrever a soma de vetores sem os parnteses, uma vez que a ordem em que os vetores so acionados no altera o resultado, isto , . . A vericao da propriedade 5 imediata, uma vez que: O vetor o sentido de O vetor , e mdulo de vetor se , e contrrio se e o vetor tem a direo do vetor igual ao de e o mdulo . Se

, e se for negativo o sentido contrrio. , que a mesma do vetor ser igual ao sentido e , sendo e tem o sentido contrrio ao do

tem a direo do vetor . O sentido de , neste caso o vetor

. Por exemplo, suponha que

tem o sentido contrrio ao do vetor . No caso em que

o seu sentido igual ao sentido do vetor e o vetor

tem o sentido contrrio ao sentido do vetor tem o mesmo sentido do vetor . e o mdulo igual a , sendo o seu sentido contrrio ao sentido do vetor O vetor se , e contrrio se

tem a direo do vetor .

. O seu sentido ser igual ao sentido de

A comparao entre os mdulos, as direes e os sentidos dos vetores e mostram que eles so iguais.

C E D E R J

28

A descrio do movimento
M D U L O 3 - AULA 1

A propriedade 6, que permite distribuir o produto de um nmero real sobre a soma de vetores, fcil de demonstrar utilizando-se propriedades de tringulos semelhantes. Vamos supor inicialmente que .

Figura 26 Distribuindo o produto sobre a soma de vetores.

A Figura 26 mostra o tringulo 123 construdo com vetores , e com o vetor . O tringulo 146 foi construdo prolongando-se os lados e e passando pelo ponto 4, que dista do ponto 1, uma reta . Ele semelhante ao tringulo 123, uma vez que todos os paralela ao vetor seus ngulos so iguais aos ngulos do tringulo 123. A semelhana entre os tringulos permite escrever as relaes:

Por isso, o segmento de reta orientado orientado isto , para . A demonstrao para o vetor e o segmento orientado 146 dene a soma dos vetores

o vetor o vetor

, o segmento . O tringulo ,

e tem como resultado o vetor anloga e no ser apresentada.

. A propriedade 6 est demonstrada

P11 POR QUE OS NGULOS DO TRINGULO 123 E 146 SO IGUAIS?

. A propriedade 7 uma conseqncia imediata da regra que dene a soma de vetores e das propriedades geomtricas de um tringulo. A Figura 27 mostra o , e . tringulo construdo com os vetores

Figura 27 Desigualdade triangular.

29

C E D E R J

INTRODUO S CINCIAS FSICAS 1

A descrio do movimento

| | | b | | | | | + | b | a c a

Os lados de um tringulo satisfazem a desigualdade triangular, isto ,

na expresso anterior d origem propriedade 7. Ela mostra claramente que em geral o mdulo de uma soma de vetores menor do que a soma dos mdulos dos vetores. A igualdade s se verica se os vetores forem colineares (com a mesma direo e o mesmo sentido).
P12 QUAIS
AS PROPRIEDADES DA SOMA DE VETORES E DA MULTIPLICAO DE

UM VETOR POR UM NMERO REAL ?

P13 MOSTRE

QUE QUANDO DOIS VETORES SO COLINEARES O MDULO DA

SOMA DOS VETORES IGUAL SOMA DOS MDULOS DOS VETORES .

As propriedades demonstradas anteriormente permitem a simplicao de expresses vetoriais e a decomposio dos vetores em bases ortogonais. Essa decomposio ser apresentada na aula 2 deste mdulo. Exemplo 1. Simplique a seguinte expresso vetorial: . Soluo: As propriedades discutidas anteriormente permitem fazer as seguintes simplicaes na expresso apresentada:

( 3 + 8 56 ) a + ( 20 + 56 ) b = 0
45a + 76b = 0 76 a= b 45

C E D E R J

30

A descrio do movimento
M D U L O 3 - AULA 1

Exerccios 2
Exerccio 4
Simplique a seguinte expresso: .

Exerccio 5
Na Figura 19, repetida a seguir, esto representados alguns vetores. Realize geometricamente as operaes descritas nos itens de a at e. Quais so, em cada um dos casos, o mdulo e a direo do vetor ?

Figura19 Exerccio 2.

:
Responda novamente ao questionrio 1.

Nesta aula definimos alguns dos conceitos necessrios para descrever os movimentos: referenciais, trajetrias e vetores.

31

C E D E R J

INTRODUO S CINCIAS FSICAS 1

A descrio do movimento

Exerccios programados 5
Exerccio 1
Projete o ponto na direo da reta a seguir:

Exerccio 2
Projete o ponto A na direo dos eixos OXY e encontre as coordenadas do ponto.

Y A O X

Exerccio 3
Represente os pontos alcanados por trs partculas que sofrem deslocamentos retilneos a partir da origem indicada a seguir.

a. A primeira se desloca 2cm da origem. Onde ela est? b. A segunda se desloca 2cm da origem na direo da reta representada ao lado. Onde ela est? c. A terceira se desloca 2cm da origem na direo da reta representada ao lado, de baixo para cima do papel. Onde ela est? Concluso: Para se determinar univocamente um deslocamento necessrio fornecer: _____________________, __________________________ e ___________ ____________.

Exerccio 4
Assista minipalestra A descrio do movimento. Ela est disponvel no site: http://tv.ufrj.br/ladif.

C E D E R J

32

A descrio do movimento
M D U L O 3 - AULA 1

Gabarito
Exerccio 1
Projete o ponto na direo da reta a seguir: Projetar um ponto na direo de uma dada reta traar uma reta perpendicular a essa reta, que passe pelo ponto que se deseja projetar. O ponto onde ocorre a interseo entre as duas retas a projeo do ponto A:
Reta ao longo da qual desejamos projetar o ponto A

Projeo do ponto A

Exerccio 2
Projete o ponto A da direo dos eixos OXY e encontre as coordenadas do ponto. Da mesma forma que no exerccio anterior, as projees do ponto A so obtidas traando retas perpendiculares aos eixos x e y, que passam pelo ponto A. As projees do ponto A so os pontos de interseo dessas retas com os eixos coordenados:

A Ay Ax x

As coordenadas do ponto A so as distncias entre a origem e as projees do ponto. Por exemplo, se o ponto projetado estiver na parte negativa do eixo a coordenada ser negativa. Se as unidades dos eixos estiverem em centmetros, basta medir com uma rgua as coordenadas do ponto:

33

C E D E R J

INTRODUO S CINCIAS FSICAS 1


y

A descrio do movimento

Ay

Ay

Ax

Ax

Coordenadas do ponto A no primeiro quadrante: xA = (1,2 0,1)cm yA = (1,0 0,1)cm Coordenadas do ponto A no segundo quadrante: xA = (-1,2 0,1)cm yA = (1,0 0,1)cm

Exerccio 3
Represente os pontos alcanados por trs partculas que sofrem deslocamentos retilneos a partir da origem indicada a seguir. a. A primeira se desloca 2cm da origem. Onde ela est? Como s foi informado o tamanho do deslocamento da partcula, ela pode estar em qualquer ponto de uma circunferncia com 2 cm de raio centrada na origem:

b. A segunda se desloca 2cm da origem na direo da reta representada abaixo. Onde ela est? Agora sabemos o tamanho do deslocamento e tambm a direo ao longo da qual se d esse deslocamento. Mas ainda assim a partcula pode ter se deslocado 2 cm para cima ou 2 cm para baixo. Portanto ela pode estar em dois pontos, como mostrado na gura abaixo:

C E D E R J

34

A descrio do movimento
M D U L O 3 - AULA 1

c. A terceira se desloca 2cm da origem na direo da reta, de baixo para cima do papel. Onde ela est? Concluso: Para se determinar univocamente um deslocamento precisa-se fornecer: _____________________, __________________________ e ___________ ____________. Sabemos agora o tamanho do deslocamento (2 cm), a direo na qual se d o deslocamento (ao longo da reta desenhada) e o sentido do deslocamento (de baixo para cima). A posio nal da partcula aps o deslocamento pode ser ento representada no desenho abaixo:
O

Posio da partcula aps o deslocamento

2 cm

Portanto, para se determinar univocamente um deslocamento preciso conhecer seu mdulo (isto , seu tamanho), sua direo e seu sentido. 1. Para o referencial S Para qualquer ponto do carrinho, por exemplo, o ponto A no centro do carrinho, temos que a trajetria para o referencial S uma linha paralela ao eixo OX.

Exerccio 4
Individual.

35

C E D E R J

S-ar putea să vă placă și