Sunteți pe pagina 1din 4

http://arteinfantil-elartes.blogspot.com/2011/04/valor-terapeutico-dos-materias.

html Referncias bibliogrficas: ARTE TERAPIA,Patrcia Rose Teixeira Moreira ARTE TERAPIA COM CRIANAS ,Vanessa Coutinho A ARTE COMO TCNICA TERAPUTICA,Tessa Doly;entre outros.

Valor teraputico dos materias artsticos

Em arte terapia a linguagem no verbal priorizada. A expresso e o fazer artstico so o foco principal,dai a escolha do material a ser utilizado importante. necessrio cuidado do arte terapeuta nesta questo. parte integrante do processo. " O tipo de material escolhido contribui para que a mensagem visual se complete." Alm de cada um se identificar mais com um ou outro material,alguns so mais apropriados para determinada situao. Quando uma pessoa inicia o trabalho com o arte terapeuta necessrio cuidado especial com esta escolha.Alguns podem se sentir inibidos,a princpio,com materiais muito delicados.O ideal usar lpis mais grossos.Pincis mais largos. Enfim,algo que no necessite tanto controle.Assim a resistncia e o receio de arriscar diminuem. Outro ponto evitar que se escolha apenas um determinado material,em meio a muitas opes. Cada material mobiliza conflitos, trazendo-os a tona para uma nova organizao. A escolha de um material um dado importante para o arte terapeuta. O material plstico instrumento para expressar como sente a pessoa ,no momento que faz uso do mesmo.Projeta conflitos,emoes,sentimentos,desejos. a cada sesso a escolha do material a ser usado pode ser feita pela prpria pessoa ou sugerido pelo arte terapeuta. Ele vai ajudar no despertar da sensorialidade,percepo,o nosso querer,o nosso realizar. SUCATAS/ESCULTURAS ...

*transformar*materializar *concretizar *alvio de angstias *pacincia *persistncia

DESENHOS/MANDALAS/COLAGENS/FIOS

*comunico *organizao *estrutura (temores,medos,fantasias,desejos,angstias)

PINTURA *prazer *relaxamento *leveza]

MODELAGEM (argila,massa,biscuit...)

*campo fsico *regenerao *liberao de tenso *recriao *flexibilidade *emoes,equilbrio (ira,euforia,ansiedade)

BORDADOS/TAPEARIA/PATCHWORK * ateno concentrada

*memorizao *introspeco *pacincia *perfeccionismo *direcionamento *rumos na vida *aumento auto estima *criatividade

Muitos materiais,muitas atividades.Cada um com caractersticas diferentes,ajudando na liberao de contedos inconscientes. Precisa o arte terapeuta ter conhecimento terico e prtico desses materiais,para poder associar as caractersticas dos mesmos a sua aplicao no atendimento a cada indivduo. Ao arte terapeuta cabe vivenciar antes de tudo cada material,descobrindo o que cada um deles pode suscitar em termos de sensaes,sentimentos, percepes,emoes e descobrir a capacidade mobilizadora dos mesmos.

S-ar putea să vă placă și