Sunteți pe pagina 1din 30

Apostila 1 Introduo Contabilidade e sua mecnica

Professor MS ARNOLDO SCHMIDT NETO

Joinville 2010

Contabilidade

2/30

SUMRIO
1.1 Objetivos e Objeto da contabilidade ......................................................... 3 1.1.1 Conceitos Bsicos ........................................................................... 3 1.1.2 Objetivos e Objeto da Contabilidade .............................................. 6 1.1.3 Usurios da Contabilidade .............................................................. 7 1.2 Familiarizao com a Mecnica Contbil ................................................ 9 1.2.1 1 CASO: CONSTITUIO DE UMA EMPRESA ...................... 9 1.2.2 2 CASO: BEM DIREITO ........................................................... 9 1.2.3 3 CASO: BEM OBRIGAO ................................................. 10 1.2.4 4 CASO: RECEITA ..................................................................... 11 1.2.5 5 CASO: DESPESA .................................................................... 11 1.2.6 6 CASO - RESULTADO OPERACIONAL ............................... 11 1.2.7 7 CASO: PATRIMNIO LQUIDO ........................................... 15 1.3 Componentes do patrimnio das entidades. ........................................... 16 1.3.1 Bens ............................................................................................... 16 1.3.2 Direitos .......................................................................................... 17 1.3.3 Obrigaes .................................................................................... 18 1.3.4 Patrimnio Lquido ....................................................................... 18 1.3.5 Equao de Equilbrio Patrimonial e Balano Patrimonial ........... 18 1.3.6 Representao grfica do patrimnio ............................................ 19 1.4 Regimes da Contabilidade ...................................................................... 20 1.4.1 Ms de Competncia ..................................................................... 20 1.4.2 Competncia de caixa ................................................................... 21 1.5 A Contabilidade como Ferramenta ......................................................... 22 1.5.1 Qualidades da Informao Contbil .............................................. 22 1.5.2 Principais Demonstraes e Relatrios Contbeis ........................ 23 1.6 Formas jurdicas das sociedades empresariais........................................ 25 1.6.1 Quadro de sociedades empresariais .............................................. 25 1.6.2 Dissoluo, Liquidao e extino................................................ 26 1.6.3 Decises relativas destinao do lucro ....................................... 26 1.7 Checando o aprendizado ......................................................................... 28 Bibliografia ................................................................................................... 30

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

3/30

1.1 Objetivos e Objeto da contabilidade

1.1.1 Conceitos Bsicos 1.1.1.1 O que Contabilidade?


Contabilidade um instrumento da funo administrativa que tem finalidades como: o o o controlar o patrimnio das entidades, processar o resultado das entidades e prestar informaes sobre o patrimnio e o resultado das entidades aos diversos usurios da informao contbil.

O Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado na Cidade do Rio de Janeiro, de 17 a 25 de agosto de 1924, formulou um conceito oficial para CONTABILIDADE: Contabilidade a cincia que estuda e pratica as funes de orientao, de controle e de registro relativas Administrao Econmica. Segundo a CVM - Comisso de Valores Mobilirios, atravs da deliberao 29/86: Contabilidade , objetivamente, um sistema de informao e avaliao destinado a prover seus usurios com demonstraes e anlises de natureza econmica, financeira, fsica e de produtividade, com relao entidade objeto de contabilizao. Segundo Hilrio Franco (1990): "Contabilidade a cincia que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimnio das entidades, mediante o registro, a demonstrao expositiva e a revelao desses fatos, com o fim de oferecer informaes sobre a composio do patrimnio, suas variaes e o resultado econmico decorrente da gesto da riqueza patrimonial."
Formule um conceito sobre contabilidade com foco em Engenharia de Produo e Mecnica, de acordo com os diversos conceitos apresentados.

Pela amplitude do campo de atuao da Contabilidade, os conceitos apresentados podem ser os mais variados possveis e devem trazer implcitas as preocupaes com os campos sociais e ecolgicos, alm, obviamente, dos aspectos econmico-financeiros que so resultados do movimento da riqueza aziendal. Abaixo, alguns conceitos formulados pelos integrantes do DCC Departamento de Cincias Contbeis da FACAPE: o a cincia que estuda, controla e interpreta as variaes e composies do Patrimnio das entidades, objetivando o controle, o fornecimento de informaes gerenciais e o planejamento. Clio Cruz o instrumento que fornece mediante registros e demonstraes expositivas, esclarecimentos definitivos para seus scios e a sociedade. Paulo Andrade a cincia que estuda e acompanha a evoluo patrimonial de uma entidade, observando os seus aspectos qualitativos e quantitativos. Rinaldo Remgio

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

4/30

a cincia social que trata da sistematizao quantitativa e qualitativa das informaes relativas a gesto, evoluo e controle da riqueza aziendal. Wilson Rolin a cincia que estuda e controla o patrimnio das entidades, mediante o registro dos fatos contbeis, com objetivos, de demonstrar e interpretar os dados econmicos resultantes de uma capacidade empresarial e tambm prestar informaes suficientes a tomada da melhor deciso que atenda os objetivos da entidade. Jos Luiz a cincia que estuda, registra, acompanha e controla os fatos contbeis no mundo dos negcios. Jos Florncio a cincia que objetiva o controle das mutaes econmicas e financeiras do patrimnio com vistas maximizao da riqueza aziendal. Agnaldo Batista a cincia social que estuda a situao e evoluo do patrimnio das clulas sociais com o intuito de gerar informaes para o seu crescimento e de toda sociedade. Valdenir Britto

o o

Quando uma pessoa controla o dinheiro pelo canhoto do talo de cheques, procurando equilibrar os depsitos com os dbitos, est fazendo um dos tipos mais simples de contabilidade pessoa fsica. Tambm contabilidade o controle que a dona de casa faz das contas do mercado e das demais despesas, para chegar ao fim do ms sem dbito. Numa grande empresa, a contabilidade envolve processos complicados e sofisticados, que exigem um grande nmero de pessoas, entre as quais especialistas em legislao tributria, contadores, advogados. Porm, no caso de uma microempresa, quando o empreendedor tem o dinheiro contado para a operao do negcio e no sobra muito para pagar servios de terceiros, a rea contbil ganha uma dimenso diferente (MARION; 2001, p. 117).

1.1.1.2 Campo de aplicao da contabilidade


Entidades econmicoadministrativas so organizaes que renem os seguintes elementos: pessoas, patrimnio, titular, capital, ao administrativa e fim determinado.

O campo de aplicao da contabilidade so as entidades econmicofinanceiras, com ou sem fins lucrativos, que possuam patrimnio. Existem dois tipos de entidades econmico-financeiras: Pessoas Fsicas e Pessoas Jurdicas. o PESSOAS FSICAS: qualquer ser humano considerado individualmente, sujeito a direitos e obrigaes, cujo nascimento se d por meio do parto com vida. No Brasil as pessoas fsicas so identificadas oficialmente pelo CPF (Cadastro da Pessoa Fsica). PESSOAS JURDICAS: aquela resultante de uma organizao humana, com vida a patrimnios prprios, igualmente sujeitos a direitos e obrigaes, cujo nascimento se d, no caso das sociedades empresariais, atravs do registro na Junta Comercial do Estado e, no caso de empresas prestadoras de servios, no Cartrio Civil de Pessoas Jurdicas. No Brasil so identificadas oficialmente pelo CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica).

Aziendas
A palavra significa, em italiano, fazenda. Azienda o patrimnio sofrendo constantes aes, de natureza econmica, do elemento humano. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki /Aziendalismo

Entidades econmico-administrativas, tambm chamadas de aziendas. Essas entidades, para atingir seus objetivos, sejam eles econmicos ou sociais, se utilizam de bens patrimoniais e necessitam de um rgo administrativo que execute os atos necessrios conforme seus fins. Quanto ao fim a que se destinam, as entidades econmicoadministrativas podem ser assim classificadas:

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

5/30

a. Entidades com fins econmicos chamadas empresas, visam ao lucro para preservar e/ou aumentar o patrimnio lquido. Exemplos: empresas comerciais, industriais, agrcolas etc. b. Entidades com fins scio-econmicos intituladas instituies, visam supervit que reverter em benefcio de seus integrantes. Exemplos: associaes de classe, condomnios, clubes sociais etc. c. Entidades com fins sociais tambm chamadas instituies, tm por obrigao atender s necessidades da coletividade a que pertencem. Exemplos: a Unio, os Estados e os Municpios.

1.1.1.3 Funo da contabilidade


A contabilidade tem duas funes bsicas: o o Funo administrativa: controlar o patrimnio Funo econmica: apurar o resultado. Sendo que o resultado a diferena entre o valor das receitas e a soma dos custos e despesas (Resultado= Receitas (custos + despesas)). O resultado pode ser: Positivo: Receitas > (Custos + despesas) Negativo: Receitas < (Custos + despesas) Nulo: Receitas = (Custos + despesas)

1.1.1.4 Atos e fatos Administrativos


Atos Administrativos so os acontecimentos que ocorrem na empresa e que no provocam alteraes no Patrimnio. Por exemplos, Admisso de empregados, assinaturas de contratos, aval de ttulos, fianas em favor de terceiros, etc. Fatos Administrativos so acontecimentos que provocam variaes nos valores patrimoniais, podendo ou no alterar o Patrimnio Lquido. Por modificarem o Patrimnio, devem ser contabilizados atravs das contas patrimoniais e de resultado. So classificados em trs grupos: Fatos permutativos Fatos modificativos Fatos mistos

1.1.1.5 Tcnicas Contbeis


o Escriturao consiste no registro dos fatos patrimoniais de forma contnua e metdica, tendo como apoio a documentao relativa a esses fatos. Demonstrao o processo de informaes teis, oportunas e adequadas, conforme as necessidades especficas dos usurios. Auditoria a inspeo que se realiza sobre a escriturao contbil, com a finalidade de se verificar a exatido quanto aos registros e demonstraes e, tambm, quanto adequao dos fatos administrativos ocorridos aos objetivos sociais da entidade. Anlise de Demonstraes Contbeis/ Financeiras consiste no processo de transformao dos dados constantes das

o o

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

6/30

demonstraes financeiras em informaes teis aos diversos usurios da informao contbil.

1.1.1.6 Exerccio Social


A gesto econmica denomina-se exerccio social, que consiste no espao de tempo em que, ao seu trmino, as entidades apuram e demonstram seus resultados, podendo coincidir ou no com o ano calendrio, conforme dispuser o estatuto ou contrato social da entidade.

1.1.1.7 reas de atuao da Contabilidade e do contador


A palavra conta, segundo Padoveze (2006, p. 3) uma das palavras que se aplica na cincia contbil, podemos consider-la uma palavrachave. Dela podem-se extrair praticamente os primeiros e fundamentais conceitos para entender a cincia contbil. O profissional de contabilidade denominado contador, cujo significado aquele que conta a quantidade de algo. A funo de contar vem dos primrdios da histria da contabilidade, quando os primeiros responsveis tinham, como tarefa primordial, contar as coisas (elementos patrimoniais) Conforme Iudcibus e Marion (2000, p. 20) a funo bsica da contabilidade e do contador fornecer informaes teis para a tomada de deciso pelos usurios da contabilidade. Com isto, a contabilidade pode ser considerada um sistema de informao que coleta dados que alteram o patrimnio das entidades, efetua o registro e realiza o processamento por intermdio de tcnicas e princpios contbeis cujo resultado a apresentao de relatrios contbeis utilizados pelos usurios da informao contbil.

REAS DE ATUAO DO CONTADOR


Coleta de dados Registro de dados Relatrios

Administrao Investidores Bancos Governo Outros interessados

Usurios (tomada de deciso)

1.1.2 Objetivos e Objeto da Contabilidade 1.1.2.1 Objetivos


A Contabilidade pode ser considerada como sistema de informao destinado a prover seus usurios de dados para ajud-los a tomar deciso.

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

7/30

Os usurios podem ser internos empresa (gerentes, diretores, administradores, funcionrios em geral) ou externos a empresa (acionistas; instituies financeiras; fornecedores; governo; sindicatos). O objetivo principal da Contabilidade, portanto, permitir a cada grupo principal de usurios a avaliao da situao econmica e financeira da entidade, num sentido esttico, bem como fazer inferncias sobre suas tendncias futuras.

1.1.2.2 Objeto
O patrimnio das entidades econmico-administrativas. Patrimnio o conjunto de elementos necessrios existncia de uma entidade. o conjunto de bens, direitos e obrigaes vinculados a uma entidade, num determinado momento.

PATRIMNIO DE UMA PESSOA OU DE UMA EMPRESA BENS E DIREITOS (a receber) OBRIGAES (a serem pagas)

1.1.3 Usurios da Contabilidade


A contabilidade a linguagem dos negcios. Por meio do Sistema de Informao Contbil so processadas as aes da empresa que serviro de base para identificar (diagnosticar) problemas e apresentar a soluo (prognosticar) para os mesmos. neste sentido que a Contabilidade constantemente chamada de medicina das pessoas jurdicas. Os usurios da Contabilidade so as pessoas fsicas ou jurdicas interessadas pelas informaes produzidas e disponibilizadas nos relatrios e demonstrativos contbeis, com o propsito de tomar deciso. Portanto, os usurios da Contabilidade so todas as pessoas interessadas nas informaes contbeis e que necessitem conhecimento da situao econmica e financeira da entidade. Para Ching, et al. (2003) quanto mais importante a deciso, maior a necessidade de informao. O autor ainda classifica os usurios da informao contbil em: pessoas fsicas, administradores, acionistas, instituies financeiras, credores, funcionrios, concorrentes, autoridades fiscais e agncias reguladoras. o Pessoas Fsicas: (estudantes, professores, profissionais liberais, autnomos, etc.) usam a contabilidade para administrar sua conta bancria, seu oramento familiar, seus investimentos, para contrair e/ou financiar suas dvidas, etc.. Administradores: para acompanhar o desempenho econmicofinanceiro das empresas e tomar decises de investimentos, financiamentos e destinao dos lucros. Para tanto a contabilidade auxilia os administradores em diversas indagaes, tais como: Qual produto comercializar? Qual o custo de produo mensal? Qual a lucratividade da atividade? Quanto remunerar os funcionrios? Acionistas: para decidir em qual negcio investir e qual a rentabilidade desejada. Este grupo de usurios da Contabilidade dever ter grande conhecimento das informaes contbeis para

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

8/30

visualizar, inclusive, a aes futuras de modo a lhes assegurar o retorno do capital investido. o Instituies Financeiras e Credores: para conhecer a capacidade de pagamento das dvidas contradas, sejam elas de curto ou longo prazo, e decidir por financiar ou no a atividade, por vender a prazo ou a vista, etc.. Funcionrios: para decidir por uma proposta de emprego, para decidir sobre uma remunerao varivel em funo das vendas, para calcular sua participao em planos de distribuio de lucros a funcionrios e tambm para verificar os investimentos da empresa em aspectos sociais do tipo: creche, transporte, educao, etc.. Concorrentes: para comparar seus resultados e identificar as aes que levaram as empresas do mesmo ramo de atividade a ter sucesso ou insucesso. Autoridades Fiscais: para calcular e verificar o pagamento dos tributos e do cumprimento das obrigaes acessrias. Agncias Reguladoras: a exemplo de sindicatos, conselhos de classe empresarial, agncias governamentais, etc.. que usam a contabilidade para verificar se as exigncias para funcionamento esto sendo cumpridas de acordo com as regras estabelecidas, assim como para servir de base para futuras negociaes com o setor.

o o

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

9/30

1.2 Familiarizao com a Mecnica Contbil


Neste tpico o estudante verifica como o processo da mecnica contbil. Para ilustrar a mecnica conta-se uma estria da abertura de uma micro-empresa formada por duas pessoas.

1.2.1 1 CASO: CONSTITUIO DE UMA EMPRESA


Antnio e Amanda (pessoas fsicas) resolveram constituir uma sociedade (pessoas jurdica) a que decidiram denominar Empresa Nova Com. & Ind. Ltda. Assinam um Contrato Social e disponibilizam sociedade, cada um, o valor de $1.000, que passam a constituir o Capital Social da nova entidade. A pessoa jurdica Felicidade Com. & Ind. Ltda deve ( devedora da ): o o o o o o Pessoa fsica Antnio Pessoa fsica Amanda $1.000 $1.000

A pessoa fsica Antnio: Tem direito de receber da ( credora da ) pessoa jurdica Felicidade Com. & Ind. Ltda. tem direito de receber da ( credora da ) pessoa jurdica Felicidade Com. & Ind. Ltda. $1.000 $1.000

A pessoa fsica Amanda:

O patrimnio da sociedade Felicidade Com. & Ind. Ltda. ser representado da seguinte forma: PATRIMNIO ( + ) BENS Dinheiro OBRIGAES 2.000 Capital Social Antnio Amanda 2.000 TOTAL ( - ) 1.000 1.000

2.000 2.000

TOTAL

1.2.2 2 CASO: BEM DIREITO


Parte do dinheiro ($1.500) depositada numa Caderneta de Poupana. Nesta transao a empresa trocou Bem por Direito, isto , saiu dinheiro (que um Bem) e entrou o recibo de depsito na Caderneta de Poupana (que um Direito). O patrimnio da sociedade Felicidade Com. & Ind. Ltda. passar a ser demonstrado da seguinte forma:

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

10/30

PATRIMNIO

( + ) BENS Dinheiro
DIREITOS Depsito - caderneta de Poupana TOTAL 1.500 2.000 TOTAL

( - ) OBRIGAES 500
Capital Social Antnio Amanda 1.000 1.000 2.000

2.000

OBSERVAES 1. A soma do lado positivo ( + ) igual soma do lado negativo ( - ) 2. As somas dos lados ( + ) e ( - ) desta demonstrao continuam sendo as mesmas da demonstrao anterior ( $2.000 ). Isto ocorre porque houve apenas uma troca de um bem por um direito. Assim, diminuiu o valor de bens e aumentou o valor de direitos. 3. No lado esquerdo (+) est indicado em que a empresa aplicou os recursos: manteve uma quantia em dinheiro ($500) e o restante depositou na Poupana ($1.500); no lado direito est indicada a origem desses recursos: o Capital Social.

1.2.3 3 CASO: BEM OBRIGAO


A empresa compra mquinas e equipamentos a prazo no valor de $500. O pagamento ser efetuado aps 60 dias. Neste fato administrativo, a empresa conseguiu incorrer em nenhuma troca: o o Equipamentos; e Uma dvida, por ter comprado a mquina a prazo. adquirir duas coisas, sem

Ocorreria troca se a empresa tivesse pago os equipamentos a vista (trocaria dinheiro pelos Equipamentos). O patrimnio passar a ser demonstrado da seguinte forma:

PATRIMNIO ( + ) BENS Dinheiro DIREITOS Depsito em Poupana Equipamentos TOTAL Caderneta de 1.500 500 2.500 Capital Social Antnio Amanda TOTAL 1.000 1.000 2.000 2.500 500 OBRIGAES Fornecedor ( - ) 500

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

11/30

1.2.4 4 CASO: RECEITA


No final do ms, o Banco pagou sociedade juros no valor de $300, referentes ao dinheiro depositado em Caderneta de Poupana. o o o Nesta transao, a empresa: No trocou nada; No adquiriu nada;

Ganhou o direito de retirar da Poupana $1.800 em vez dos $1.500 que tinha depositado. Os juros correspondem, portanto, a um ganho que a empresa teve. No um Bem, no um Direito, nem uma Obrigao. Trata-se de uma Receita. Receitas, em contabilidade, so valores que a empresa gera, produz, como fonte de recursos financeiros (dinheiro), para atender aos seus gastos e manter as suas atividades. Exemplos: o o o o Vendas de Mercadorias ou Produtos; Juros da poupana; Juros cobrados de Clientes por atraso no pagamento; Aluguis de imveis de sua propriedade, etc.

1.2.5 5 CASO: DESPESA


Para comemorar e divulgar o incio das suas atividades, a empresa ofereceu um coquetel que lhe custou $ 200. Nesta transao, a sociedade: No trocou nada; No adquiriu nada; No ganhou nada; Gastou parte do dinheiro que possua. O coquetel corresponde a um gasto que a empresa teve. No constitui um Bem, um Direito, uma Obrigao ou uma Receita. Trata-se de uma Despesa.
Despesas, em contabilidade, so valores que a empresa necessariamente gasta para manter sua atividade e gerar receitas.

Exemplos: o o o o o o Compras de Mercadorias; Gastos com Refeies; Publicidade; Telefone; Combustvel; Energia Eltrica, etc.

1.2.6 6 CASO - RESULTADO OPERACIONAL

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

12/30

Receitas e Despesas so computadas em separado pela contabilidade, para depois serem includas no patrimnio. Se a Receita > Despesa, a empresa gerou lucro. Se a Receita < Despesa, a empresa gerou prejuzo. Uma empresa tem lucro ou prejuzo independentemente do patrimnio que possui. As receitas e despesas no so demonstradas no grfico patrimonial, mas num grfico parte, denominado resultado operacional.

RESULTADO OPERACIONAL
DESPESAS 20 RECEITAS 30

As despesas so colocadas sempre do lado esquerdo, indicando em que foi aplicado ( gasto ) o dinheiro da empresa: em despesas com luz, gua, produtos de limpeza, etc. As receitas so colocadas sempre do lado direito, indicando a origem dos ganhos da empresa: as vendas, as aplicaes na poupana, etc. Um fato provoca pelo menos duas alteraes no patrimnio ou no resultado operacional: o o Uma delas se refere aplicao de recursos A outra sua origem

Quando um fato representa uma despesa ou receita, ele poder alterar ao mesmo tempo o grfico do patrimnio e o do resultado operacional:

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

13/30

FATO: JUROS GANHOS COM APLICAO NA POUPANA

ALTERAO NO GRFICO DO PATRIMNIO

ALTERAO NO OPERACIONAL

GRFICO

DO

RESULTADO

DIREITOS

RECEITAS

CADERNETA DE POUPANA $ 1.500 + 300 = $ 1.800 APLICAO

JUROS DA POUPANA: $ 300 ORIGEM

FATO: GASTOS COM A REALIZAO DO COQUETEL

ALTERAO NO GRFICO RESULTADO OPERACIONAL

DO ALTERAO PATRIMNIO

NO

GRFICO

DO

DESPESAS

BENS

GASTOS COM O COQUETEL: $ 200 APLICAO

DINHEIRO: $ 500 - 200 = $ 300 ORIGEM

Vamos ver quando e como o resultado das operaes de uma empresa integrado ao seu patrimnio. Chama-se de exerccio ao perodo que a contabilidade toma como base para fazer um Balano Geral de tudo quilo que ela realizou, avaliando a situao do patrimnio e apurando o resultado operacional (lucro ou prejuzo). Portanto, exerccio o perodo decorrido entre um Balano e outro. Ele tem, geralmente, a durao de 12 meses e coincide com o nosso ano civil, que comea em 1 de janeiro e termina em 31 de dezembro. Ao terminar o exerccio, a Contabilidade realiza o Balano da situao da empresa: o que tem/ o que deve; o que ganhou/o que gastou, obtendo o resultado operacional, que ento integrado ao patrimnio.

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

14/30

Resultado operacional o resultado que a contabilidade de uma empresa apura no final do exerccio, para saber se ela teve lucro ou prejuzo No nosso exemplo, temos:

RECEITA ( maior que a Despesa ) DESPESA ( menor que a Receita ) LUCRO


Extramos as seguintes concluses: o o o

300 200 100

Todo lucro apurado por uma PJ pertence aos seus donos. Todo prejuzo apurado por uma PJ de responsabilidade dos seus proprietrios. Logo, tanto o lucro como o prejuzo apurados devem estar juntos do Capital Social, elevando-o, se houver lucro, ou diminuindo-o, se houver prejuzo.

Vejamos, agora, como fica a demonstrao do patrimnio:

PATRIMNIO (+) BENS Dinheiro 300 Equipamentos 500 DIREITOS Depsito em Cad. Poupana 800 1.800 CAPITAL SOCIAL Antnio 1.000 Amanda 1.000 Resultado Operacional 100 2.100 TOTAL 2.600 (-) OBRIGAES Fornecedor Equipamentos 500

TOTAL

2.600

A contabilidade, por meio de tcnica prpria, procura demonstrar: o que se tem (patrimnio); o que se deve (obrigaes); o que se gasta (despesas); e o que se ganha (receitas); a aplicao dos recursos da empresa (investimentos); e a origem desses mesmos recursos (financiamentos).

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

15/30

1.2.7 7 CASO: PATRIMNIO LQUIDO


Vamos supor que Antnio e Amanda resolvam encerrar as atividades da empresa. Naturalmente, cada um vai querer retirar do patrimnio o que seu por direito.

A EMPRESA TEM: BENS. DIREITOS A EMPRESA DEVE: FORNECEDOR CAPITAL SOCIAL LUCRO

$ $ 800 1.800 2.600 500 2.000 100 2.600

A empresa somente pode pagar o que deve com o que tem. O primeiro passo, portanto, liquidar as dvidas que possui com terceiros, deixando por ltimo a devoluo do capital social aos scios, acrescido dos lucros ou diminudo dos prejuzos. Assim:

BENS $ 800

+ DIREITOS $ 1.800

- OBRIGAES $ 500

= SITUAO LQUIDA OU PATRIMNIO LQUIDO $ 2.100

PL = BENS + DIREITOS OBRIGAES

Patrimnio Lquido um componente do patrimnio no qual so indicados os valores do capital social de todos os scios, acrescido dos lucros ou diminudo dos prejuzos verificados em cada exerccio. separado das obrigaes normais da empresa, tendo em vista que ele s ser exigido se a empresa encerrar suas atividades ou se algum scio se retirar da sociedade.

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

16/30

1.3

Componentes do patrimnio das entidades.


O Patrimnio das entidades formada por bens, direitos e obrigaes. Neste captulo verificaremos os conceitos e fundamentos de cada um destes componentes.

1.3.1 Bens
Entende-se por bens as coisas teis capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas. Se eles tm forma fsica, so palpveis, denominam-se bens tangveis: veculos, imveis, estoques de mercadorias, dinheiro, mveis e utenslios (mveis de escritrio), ferramentas, etc.. Os bens incorpreos, isto , no palpveis, no constitudos de matria, denominam-se bens intangveis. Normalmente, as marcas que constituem um bem significativo para as empresas (Mappin, Cica) e as patentes de inveno (documento pelo qual o Estado garante a uma pessoa ou empresa o direito exclusivo de explorar uma inveno ) so exemplos de bens intangveis. Sob o ponto de vista contbil, pode-se definir como Bem tudo aquilo que uma empresa possui, seja para consumo, transformao, numerrio, de renda, de venda ou troca e fixos. Existem diversos tipos de bens:

1.3.1.1 BENS DE CONSUMO


So bens no durveis, isto , bens que so consumidos imediatamente pela sua utilizao. Ex.: Material de expediente, Material de Limpeza. Na contabilidade esses bens so registrados em conta denominada de ESTOQUE ALMOXARIFADO.

1.3.1.2 BENS DE TRANSFORMAO


So bens utilizados na Fabricao de outros produtos. Ex.: A farinha de trigo utilizada pela fbrica de biscoitos. Esses bens so registrados na Contabilidade em conta denominada de ESTOQUE DE MATRIASPRIMAS.

1.3.1.3 BENS NUMERRIOS


So os bens j convertidos em espcie. Ex.: Dinheiro e cheques em Caixa; saldo credor em conta-corrente bancria.

1.3.1.4 BENS DE RENDA


So os investimentos efetuados em ativos que, embora no sejam utilizados pela entidade para realizao do seu objeto social, geram rendas secundrias. Ex.: Aes de Coligadas, Imveis no de uso, etc. Esses bens so registrados na contabilidade, geralmente, em contas do grupo Ativo Permanente INVESTIMENTO.

1.3.1.5 BENS DE VENDA


So bens produzidos para venda ou adquiridos de terceiros para revenda. Ex.: Produtos Acabados, Mercadorias.

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

17/30

1.3.1.6 BENS FIXOS


So bens durveis que a entidade utiliza na sua estrutura com a finalidade de, atravs do seu uso, realizar o seu objeto social. Ex.:Veculos, Mveis e Utenslios, Imveis, Instalaes Fabris, etc. Esses bens so contabilizados em contas do grupo Ativo Permanente IMOBILIZADO.

1.3.1.7 Materialidade dos Bens


Os bens podem ser classificados segundo o modo como so considerados. Neste caso, a classificao os divide em: BENS MATERIAIS; BENS IMATERIAIS. BENS TANGVEIS, CORPREOS OU MATERIAIS, como o prprio nome diz, so aqueles que possuem corpo, matria. Por sua vez, dividem-se em: a. Bens mveis: os que podem ser removidos do seu lugar. Exemplos: mesas, veculos, mquinas de escrever, dinheiro, mercadorias etc.; b. Bens imveis: os que no podem ser deslocados do seu lugar natural. Exemplos: casas, terrenos, edifcios etc. BENS INTANGVEIS, INCORPREOS OU IMATERIAIS: so aqueles Bens que no possuem corpo, no tm matria. Em sua maioria das vezes se apresentam na forma de gastos que a empresa faz, os quais, por sua natureza, devem ser considerados parte do seu Patrimnio. Exemplos: Benfeitorias em Imveis de Terceiros so os gastos com reformas que o inquilino (tem a posse e no a propriedade) realiza em imveis de terceiros com o objetivo de otimizar o funcionamento da entidade. Fundo de Comrcio o ponto comercial, assim entendido como o valor formado pela fama conseguida atravs da clientela daquele estabelecimento pela sua localizao e tempo de funcionamento. Patentes decorrente de alguma inveno. Tem seu valor definido pelo somatrio dos gastos com seu registro e as despesas de pesquisas para a sua obteno.

1.3.2 Direitos
So bens pertencentes a um ente e que se encontram em poder de terceiros. So representados na composio Patrimonial como valores a receber e normalmente so apresentados coma identificao do bem seguida da expresso a receber. Ex.: Duplicatas a receber, Alugueis a receber, etc.. Observe que os Direitos so os valores a receber decorrentes da atividade da Empresa e que so necessrios realizao do objeto social. Origina-se das operaes realizadas cotidianamente, do prprio funcionamento da empresa e por isso so normalmente chamados de crditos de funcionamento. So representados pelas duplicatas a receber decorrentes das vendas a prazo, pelos crditos referentes a devedores que mantm relaes com a Empresa, tais como, diretores, empregados, representantes, etc.

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

18/30

1.3.3 Obrigaes
So valores a pagar na forma de dvidas ou dividendos resultantes de compromissos assumidos pela empresa. As obrigaes podem ser subdividas em: Obrigaes exigveis; aquelas que tm prazo certo para liquidao. Essas Obrigaes geralmente aparecem com os nomes dos elementos seguidos da expresso a pagar, exemplos: duplicatas a pagar; alugueis a pagar, salrios a pagar, impostos a pagar ou impostos a recolher, etc.. Obrigaes no exigveis; aquelas que no possuem prazo determinado para liquidao. Normalmente so as obrigaes da empresa padara com seus investidores (proprietrios) e se apresentam na forma de capital, reservas ou lucros acumulados para futuras distribuies ou aumento do capital.

1.3.4 Patrimnio Lquido


O patrimnio por si s no mede a efetiva riqueza de uma empresa. Na verdade, necessrio conhecer a riqueza lquida da pessoa ou empresa: somam-se os bens e os direitos e, desse total, subtraem-se as obrigaes. O resultado a riqueza lquida, ou seja, a parte que sobra do patrimnio para a pessoa ou empresa denominada

1.3.5 Equao de Equilbrio Patrimonial e Balano Patrimonial


Uma das maiores descobertas da cincia contbil a existncia comprovada de um equilbrio patrimonial. O patrimnio de uma entidade tem origem de duas fontes de recursos: De obrigaes com terceiros e as riquezas prprias, que a verdadeira riqueza lquida de uma entidade. Para tanto concebeu-se uma equao fundamental da contabilidade, representado pela seguinte frmula:

Patrimnio Lquido = Bens + Direitos - Obrigaes


Com a equao fundamental da contabilidade, obtm-se a Equao de Equilbrio Patrimonial, representado pela seguinte frmula:

Bens + Direitos = Obrigaes + Patrimnio Lquido


O lado esquerdo da equao (Bens mais direitos) o lado ATIVO do equilbrio Patrimonial e o lado direito (Obrigaes mais Patrimnio Liquido o lado PASSIVO do equilbrio patrimonial. Para representar este equilbrio a cincia contbil elaborou a demonstrao contbil mais importante e imprescindvel para mensurar a riqueza das entidades: BALANO PATRIMONIAL. Balano Patrimonial Ativo Bens e Direitos Passivo Obrigaess e Patrimnio Lquido

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

19/30

1.3.6 O patrimnio e sua representao


A representao grfica do patrimnio a base do Balano Patrimonial, principal demonstrao contbil que relata os bens e direitos (lado esquerdo); obrigaes e Patrimnio Lquido (lado Direito) mensurados monetariamente em determinado momento. Segue um exemplo de representao grfica do patrimnio com as contas mais comuns e usuais. PATRIMNIO Ativo Bens o o o o o o o o o o o o Direitos o o o o o o o Caixa (Bens numerrios) Mercadorias/ Bens para revenda Bens para consumo Bens de renda Veculos Mveis e Utenslios Imveis em uso Mquinas e Equipamentos Ferramentas Instalaes Marcas e Patentes Softwares e Programas registrados Bancos conta movimento (saldo positivo) Duplicatas a receber Ttulos a receber Restituio de impostos a receber Aes de outras empresas Depsitos Judiciais Adiantamentos a terceiros (empregados, scios, fornecedores, empresas controladas ou coligadas) Obrigaes o o o o o o o o Emprstimos Financiamentos Fornecedores Salrios e encargos a pagar Impostos s/ vendas a pagar Imposto de Renda a pagar Dividendos a pagar Contas a pagar Capital Social Reservas (-) Prejuzos Acumulados Passivo

Patrimnio Lquido o o o

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

20/30

1.4 Regimes da Contabilidade


1.4.1 Ms de Competncia
O regime de competncia um princpio contbil, que deve ser, na prtica, estendido a qualquer alterao patrimonial, independentemente de sua natureza e origem. Diante do Regime de Competncia dos Exerccios, a Contabilidade considera a Receita gerada em determinado exerccio social, no importando o recebimento da mesma. O importante o perodo em que a Receita foi ganha (fato gerador) e no o seu recebimento. Por este princpio, as receitas e as despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. Com relao Despesa, o raciocnio o mesmo: importa a despesa consumida (incorrida) em determinado perodo contbil, sendo irrelevante o perodo de pagamento. Consideram-se incorridas as despesas: I quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferncia de sua propriedade para II pela diminuio ou extino do valor econmico de um ativo; III pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo. A Lei das Sociedades por Aes estabelece que a escriturao da empresa ser mantida em registros permanentes, com obedincia aos Princpios Fundamentais de Contabilidade, devendo observar mtodos ou critrios contbeis uniformes no tempo (consistncia) e registrar as mudanas do patrimnio segundo o Regime de Competncia. Este regime universalmente adotado, aceito e recomendado pelo Imposto de Renda. Evidencia o resultado da empresa (lucro ou prejuzo) de forma mais adequada e completa. As regras bsicas para a contabilidade pelo regime de competncia so: A receita ser contabilizada no perodo em que for gerada, independentemente do seu recebimento. Assim, se a empresa vendeu a prazo em dezembro do ano T1 para receber somente em T2 ; pelo Regime de Competncia, considere-se que a receita foi gerada em T1; portanto, ela pertence a T1 . A despesa ser contabilizada como tal no perodo em que for consumida, incorrida, utilizada, independentemente do pagamento. Assim, se em 10 de janeiro de T2 a empresa pagar seus funcionrios (que trabalharam em dezembro de T1), a despesa compete a T1, pois nesse perodo ela incorreu efetivamente. O lucro ser apurado, portanto, considerando-se determinado perodo, normalmente um ano: toda a despesa gerada no perodo (mesmo que ainda no tenha sido paga) ser subtrada do total da receita, tambm gerada no mesmo perodo (mesmo que ainda no tenha sido recebida).

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

21/30

Apurao do resultado em 19x5

Regime de competncia: Toda a receita ganha em 19x5 Toda a despesa incorrida em 19x5

1.4.2 Competncia de caixa


Consiste basicamente em considerar Receita do exerccio aquela efetivamente recebida dentro do exerccio (entrada de dinheiro ENCAIXE) e Despesa do exerccio aquela tambm efetivamente paga dentro do exerccio (sada de dinheiro - DESEMBOLSO). Apesar de no aceito oficialmente pela nossa legislao, o Regime de Caixa, desenvolvido nas empresas como uma contabilidade auxiliar, adaptado ao livro Caixa ou a outros processos, como um valioso instrumento de controle e de deciso. O Regime de Caixa comum nas empresas sem fins lucrativos (associaes religiosas, filantrpicas etc.) e nas pequenas empresas dispensadas da obrigatoriedade do Regime de Competncia. Exemplo de Regime de Caixa e de Regime de Competncia: A Cia Ventrloca vendeu em 20X1, $20.000 e s recebeu $12.000 ( o restante receber no futuro). Teve como despesa incorrida $16.000 e pagou at o ltimo dia do ano $10.000. Temos os seguintes resultados pelos dois regimes:

DRE Receita (-) Despesas Lucro

Regime de Competncia 20.000 (16.000) 4.000

Regime de Caixa 12.000 (10.000) 2.000

Outro exemplo relacionado ao Regime de Competncia, o material de escritrio, adquirido mas no utilizado (consumido) registrado no ato de sua aquisio como um Ativo. No momento do consumo, este gasto ser despesa, pois no trar mais benefcios para a empresa, uma vez que foi utilizado. Desta forma, damos baixa no Ativo e registramos o valor do consumo como despesa na Demonstrao do resultado do Exerccio. Ainda com relao ao Regime de Competncia, um Contrato de Seguro com cobertura por 12 meses, abrangendo o perodo de 1/9/x1 a 31/8/x2 no valor de 480 mil, deve ser assim contabilizado: benefcio do perodo x1: 4 meses que corresponde a 480 mil 12 = 40 mil por ms vezes 4 (meses) = 160 mil que compete ao ano x1.

Restante 320 mil (480 160 mil) beneficiar o prximo exerccio, ficando registrado no Balano Patrimonial encerrado em 31/12/x1, no Ativo Circulante, na conta contbil Despesas do Exerccio Seguinte ou Despesas Pagas Antecipadamente.

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

22/30

1.5 A Contabilidade como Ferramenta


A contabilidade uma importante ferramenta da engenharia de produo. Por meio da contabilidade o engenheiro de produo tem um panorama da situao econmica-financeira e, portanto, pode tomar decises de investimento na rea industrial, verificar as formas de financiamento e destinao dos resultados que afetem a continuidade da empresa e que vo de encontro a maximizao da riqueza do acionista e do valor da empresa. Os dados e informaes da situao econmico-financeira da empresa so fornecidos pela contabilidade por meio de relatrios e demonstraes contbeis, os quais so: Balancete de Verificao Mensal; Balano Patrimonial; Demonstrao de Resultados do Exerccio; Demonstrao de Origens e Aplicaes de Recursos; Demonstrao de Mutaes do Patrimnio Lquido; Demonstrao de Fluxo de Caixa; Notas Explicativas e relatrios de controles internos. Para que a contabilidade seja uma ferramenta de apoio tomada de decises e um instrumento de gesto essencial que os relatrios e demonstraes tenham tempestividade. Por exemplo: A entrega pela contabilidade de um balancete de verificao mensal com atraso acima de dez dias no permitir que a administrao financeira tome aes corretivas no ms em curso, podendo, conforme a situao, ter srias conseqncias na liquidez ou na rentabilidade da empresa.

1.5.1 Qualidades da Informao Contbil


Alm da tempestividade, outro ponto a qualidade da informao contbil, ou seja, a entrega dos relatrios tem que ser feita no tempo certo, mas seus registros devem ser confiveis e transparentes. Entre as caractersticas qualitativas da informao contbil, destaca-se que o benefcio gerado pela informao contbil deve ser maior que o custo de sua gerao para ser aproveitada. A informao contbil tem que ter obrigatoriamente compreensibilidade para seus usurios especficos, como por exemplo, os administradores financeiros. Esses usurios especficos utilizam a informao para a tomada de decises. As qualidades essenciais de decises especficas referente a utilizao da informao contbil so a relevncia que tem os ingredientes de valor preditivo, valor de retorno e tempestividade e confiabilidade que tem os ingredientes de verificabilidade, neutralidade e fidelidade representativa.

1.5.2 Aspectos Qualitativos e Quantitativos


Todos os relatrios elaborados a partir da escrita contbil devero ressaltar esses dois aspectos: Qualitativo: consiste em qualificar, dar nomes aos elementos componentes do respectivo relatrio, permitindo que se conhea a natureza de cada um;

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

23/30

Quantitativo: consiste em atribuir, aos respectivos elementos, seus valores em moeda.

1.5.3 Principais Demonstraes e Relatrios Contbeis


As demonstraes e relatrios contbeis so o resultado do sistema de informaes contbeis. Basicamente existem as demonstraes e relatrios obrigatrios e definidos em lei, que seguem princpios, normas, padres e regulamentos rgidos e so apresentados aos usurios externos como Governo e autoridades fiscais/ tributrias. Acionistas; investidores e instituies financeiras, entre outros. A Contabilidade Financeira trata de processar e preparar a apresentao das demonstraes e relatrios contbeis obrigatrios. Demonstrao e relatrio contbil Breve Descrio
a mais importante demonstrao Contbil. a demonstrao financeira responsvel por demonstrar a situao do patrimnio da empresa em determinado perodo, apresentando os bens, direitos e obrigaes de uma entidade. O Balano Patrimonial deve seguir uma estrutura conforme determina a Lei 6.404/76 com algumas alteraes geradas pela Lei 11.638/07, e mais recentemente pela Lei 11941/09. Demonstra o resultado contbil de cada exerccio, com receitas, dedues, custos, despesas, participaes e lucro/ prejuzo. Demonstra os ingressos e desembolsos de caixa no perodo

Balano Patrimonial (BP)

Demonstrao de Resultados do Exerccio (DRE) Demonstrao de Fluxo de Caixa (DFC) Demonstrao de Mutaes do Patrimnio Lquido (DMPL) Demonstrao de Adicionado (DVA) Valor

Demonstra as alteraes do Patrimnio Lquido (Capital Social e reservas) e na distribuio dos lucros Demonstra o resultado econmico em termos de distribuio de riquezas e de valor adicionado Apresenta e comenta a empresa, seus resultados, as expectativas futuras da direo e outros dados relevantes. Dados estatsticos diversos; Indicadores de produtividade; Desenvolvimento tecnolgico; A empresa no contexto socioeconmico; Polticas diversas; recursos humanos, exportao etc.; Expectativas com relao ao futuro; Dados do oramento de capital; Projetos de expanso; Desempenho em relao aos concorrentes etc. Informaes que complementam as demonstraes financeiras (podem ser expressas na forma descritiva ou em quadros analticos). Tratam das prticas contbeis utilizadas pela empresa, como por exemplo, os critrios de avaliao dos itens patrimoniais etc.

Relatrio da Administrao

Notas Explicativas

Parecer dos Independentes

Auditores

um relatrio no quais os auditores emitem uma opinio sobre as demonstraes financeiras analisadas.

A Lei 11.638, promulgada em dezembro de 2007, em substituio a Lei 6.404/76, introduziu mudanas relevantes na forma de apurar e registrar as informaes financeiras das companhias de grande porte. Desde j, as empresas e os grupos com ativos totais acima de R$ 240 milhes ou receita bruta superior a R$ 300 milhes tero de se adaptar s novas regras, sejam elas sociedades por aes (S/A) de capital aberto ou fechado ou companhias limitadas. De acordo com a ao ordinria n 2008.61.00.030305-7, 25 Vara Cvil Federal, as sociedades de grande

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

24/30

porte devem considerar, ainda, obrigatria a publicao das demonstraes contbeis auditadas em jornais oficiais e de grande circulao. Certamente, como aconteceu com a lei 6.404/76, todas os usurios externos solicitaro as demonstraes e relatrios contbeis a todas sociedades empresariais de qualquer porte e tamanho. Ao decorrer do curso as demonstraes financeiras de Balano Patrimonial, DRE, DMPL e DFC sero amplamente trabalhadas e discutidas. Existem inmeras demonstraes e relatrios contbeis que so ferramentas essenciais para a tomade de decises dos gestores internos das empresas e que seguem normas e regulamentos de podem variar conforme a necessidade dos usurios internos. Tais demonstraes e relatrios so preparados e apresentados pela Contabilidade Gerencial. Entre as demonstraes e relatrios mais importantes e utilizados pelos gestores internos das mpresas, podem-se destacar: o o o o Oramento anual de Resultados, financeiros e de capital Anlise das Demonstraes Contbeis Relatrios de controle de custos e despesas (por produto, por processo, por departamento, por atividade entre outros) Controles internos comercializao. de estoque, caixa, produo e

Links interessantes para consultas: http://www.cpc.org.br/index.php http://www.cfc.org.br/ http://www.cvm.gov.br/ http://www.ibracon.com.br/ http://www.bmfbovespa.com.br/home.aspx?idioma=pt-br

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

25/30

1.6 Formas jurdicas das sociedades empresariais


De uma maneira bastante abrangente, podemos identificar diversas formas de sociedades empresariais. As sociedades empresariais so pessoas jurdicas mantidas pela contabilidade. PESSOA JURDICA a unio de indivduos que, atravs de um contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros. As pessoas jurdicas pode ter fins lucrativos (empresas industriais, comerciais etc.) ou no (cooperativas, associaes culturais, religiosas etc.). Normalmente, as pessoas jurdicas denominam-se empresas.

1.6.1 Quadro de sociedades empresariais


O quadro apresentado em seguida demonstra as principais caractersticas das sociedades empresriais.

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

26/30

1.6.2 Dissoluo, Liquidao e extino.


Para que uma sociedade seja extinta, necessrio que haja a sua dissoluo. A dissoluo da sociedade o ato pelo qual se desfaz o vnculo contratual entre os scios, com o objetivo de se extinguir a pessoa jurdica. Uma vez dissolvida a sociedade, so tomadas as medidas necessrias para que os seus compromissos pendentes sejam solucionados e ela seja extinta. A extino equivalente morte da pessoa jurdica. A dissoluo caracteriza o incio da liquidao. Na fase de liquidao, ocorre a realizao do ativo e o pagamento das obrigaes, representadas pelo passivo exigvel. Aps o pagamento das dvidas, o saldo remanescente rateado entre os scios, de acordo com a participao de cada um.

O liquidante a pessoa encarregada de proceder liquidao da sociedade. Em geral, os prprios scios so nomeados liquidantes. Mas o estatuto, o contrato social ou os scios em assemblia podem determinar que pessoa no pertencente sociedade seja nomeada liquidante. Na liquidao judicial, como o caso da falncia, quem nomeia o liquidante o juiz. Pago o passivo e rateado o ativo remanescente, o liquidante deve convocar assemblia geral para a prestao final das contas. Aprovadas as contas, encerra-se a liquidao e a pessoa jurdica se extingue. A extino significa o fim da pessoa jurdica, seu desaparecimento. Uma vez extinta, a sociedade deixa de ser sujeito de direitos e obrigaes, ou seja, perde sua personalidade.

1.6.3 Decises relativas destinao do lucro


O lucro obtido em cada exerccio social representa a remunerao do investimento dos proprietrios da empresa. Quanto desse lucro deveria ser distribudo aos acionistas e quanto seria retido para financiar a expanso dos negcios? Tal indagao revela que a poltica de distribuio de dividendos est diretamente relacionada com as decises de financiamento. Distribuindo somente uma pequena parcela dos lucros, a empresa ficar menos dependente das fontes onerosas de recursos e ampliar a participao do capital prprio na estrutura financeira. Quando a empresa pertence a reduzido nmero de pessoas, essas decises so tomadas por consenso ou por imposio do scio majoritrio. A dificuldade surge quando existe grande nmero de acionistas e as aes so negociadas nas bolsas de valores. Neste caso, a poltica de dividendos estar orientada para a maximizao das cotaes, devendo basear-se na avaliao das expectativas do mercado acionrio que so influenciadas por diversos fatores conjunturais. Se a rentabilidade da empresa for satisfatria, pode-se supor que a maioria dos proprietrios prefira abrir mo dos dividendos. Porm, no

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

27/30

deve ser desconsiderado que sempre existiro acionistas desejosos de realizar, pelo menos, parte dos lucros. Uma empresa bem sucedida sempre ter novos planos de investimentos que implicam na necessidade de recursos adicionais. Parte dessas necessidades poder ser atendida com a reteno de lucros e o restante ter de ser financiado por meio de outras fontes. Uma poltica de dividendos adequada favorece a manuteno dos preos das aes em nveis elevados, e isto poder garantir o sucesso de futuros lanamentos de novas aes no mercado.

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

28/30

1.7 Checando o aprendizado


o Questes para reflexo
1. Formule o seu prprio conceito de Contabilidade. 2. Explique o motivo pelo qual o Campo de Atuao da Contabilidade e, conseqentemente, do Contador so to abrangentes. 3. Apresente quais so os objetivos da Contabilidade. 4. Explique os motivos de a Contabilidade ser imprescindvel nas entidades. 5. Quem so os principais interessados na Contabilidade como instrumento para tomada de deciso? Descreva os motivos. 6. Qual a importncia do Patrimnio para a Contabilidade e a importncia da Contabilidade para o Patrimnio? 7. Faa consideraes acerca das tcnicas contbeis. 8. Qual a importncia da contabilidade para a formao do engenheiro de produo? 9. Quais as empresas que precisam divulgar publicamente suas demonstraes contbeis e citeas. 10. Cite os regimes da contabilidade e suas diferenas.

o Termos para Estudo


1. 2. 3. 4. 5. Patrimnio Patrimnio Lquido Ativos Passivo Relatrios e Demonstraes Contbeis 6. 7. 8. 9. 10. Capital Prprio e Capital de terceiros Receitas, custos, despesas e perdas Os usurios da contabilidade Bens, Diretos e Obrigaes. Tcnicas Contbeis

o Exerccios de Fixao
1. O patrimnio de uma empresa, em um determinado momento, est representado por numerrio ($50.000), bens de venda ($350.000), fornecedores ($100.000), bens de uso ($250.000), contas a pagar ($200.000), bens de renda ($50.000) e ttulos a receber ($100.000). Seu patrimnio lquido de:

a. $500.000 b. $650.000 c. $900.000 d. $1.100.000


2. O Sr. Guilherme Polimento est muito satisfeito com sua riqueza acumulada at o

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

29/30

momento (meados 20X1) Dois automveis importados avaliados em......................$ 1.800 Um apartamento de 3 dormitrios avaliado em...............$10.900 Uma casa de campo avaliada em.....................................$ 8.000 Um ttulo de clube avaliado em.......................................$ 1.200 Dinheiro no bolso.............................................................$ 500 Depsitos em vrios bancos.............................................$ 1.100 Aes da Petrobrs...........................................................$ 900 Ttulos a Receber..............................................................$ 1.680 Salrios a Receber at o final do ano (at 31-12-X1)*.....$ 2.600 Aparelhos eltricos e eletrnicos avaliados em................$ 1.120 Vamos calcular a riqueza lquida do Sr. Guilherme, sabendo-se que o mesmo possui as seguintes obrigaes: Dvida com o Sistema Financeiro da Habitao (SFH)...$ 9.600 Emprstimos em diversos bancos....................................$ 8.600 Ttulos a pagar.................................................................$ 2.800 Contas a pagar at o final do ano....................................$ 2.500 Financiamento da casa de campo....................................$ 3.800 Prestaes do ttulo do clube a pagar..............................$ Prestaes em grandes magazines...................................$ 800 900

Na resoluo deste exerccio, separe o que Bem do que Direito. Monte um Balano para o Sr Guilherme.

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

Contabilidade

30/30

Bibliografia IUDICIBUS, Srgio de; MARION, Jos Carlos. Curso de Contabilidade para no contadores. So Paulo: Atlas, 2009. MARION, Jos Carlos. Anlise das demonstraes contbeis: contabilidade empresarial. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2005. MATARAZZO, Dante Carmine. Anlise financeira de balanos: abordagem bsica e gerencial. 6 ed. So Paulo: Atlas, 2003. PADOVEZE, Clvis Lus. Introduo Contabilidade: com abordagem para nocontadores. So Paulo: Thomson, 2006. Site do Professor Arnoldo. Disponvel em: http://www.professorarnoldo.hpgvip.com.br. Acesso em 14 fev. 2006.

Professor Arnoldo Schmidt Neto

UNIVILLE

Engenharia de Produo Mecnica

S-ar putea să vă placă și