Sunteți pe pagina 1din 48

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

Direito Administrativo para iniciantes (Aula n 4 26/11/10)


Prezado(a) aluno(a), Nesse quarto encontro sero abordados os seguintes temas: Responsabilidade civil do Estado; Processo Administrativo no mbito da Administrao Federal (Lei n 9.784/99). Quaisquer dvidas, permaneo disposio no frum. Conforme combinei na aula passada, iniciarei esse encontro com um simulado sobre atos administrativos.

Desejo-lhe uma tima aula!

Armando Mercadante armandomercadante@yahoo.com.br

159

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

SIMULADO SOBRE ATOS ADMINISTRATIVOS


Conforme combinado no final da aula passada, seguem as assertivas relacionadas a atos administrativos para serem julgadas por voc:
01) Ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. 02) As realizaes materiais da Administrao Pblica em cumprimento de decises administrativas so atos administrativos. 03) So requisitos (elementos) dos atos administrativos: competncia, forma, objeto, motivo e finalidade. 04) Entende-se por competncia administrativa o poder atribudo ao agente da Administrao para o desempenho especfico de suas funes. 05) A competncia resulta da vontade do administrador pblico. 06) A competncia administrativa, sendo um requisito de ordem pblica, intransfervel e improrrogvel pela vontade dos interessados, podendo, entretanto, ser delegada e avocada, desde que o permitam as normas reguladoras da administrao. 07) Finalidade elemento discricionrio de todo ato administrativo. 08) A alterao da finalidade expressa na norma legal ou implcita no ordenamento da Administrao caracteriza o excesso de poder. 09) A forma o revestimento exteriorizador do ato administrativo, constituindo requisito discricionrio e imprescindvel sua perfeio. 10) Enquanto no Direito Privado a liberdade de forma a regra, no Direito Pblico a exceo. 11) A forma normal do ato administrativo a escrita, embora atos existam consubstanciados em ordens verbais e at mesmo em sinais convencionais. 12) S se admite o ato administrativo no escrito em casos de urgncia, de transitoriedade da manifestao da vontade administrativa ou de irrelevncia do assunto para a Administrao. Nas demais hipteses, de rigor o ato escrito em forma legal. 13) Impe-se distinguir forma do ato administrativo de procedimento administrativo. A forma o revestimento material do ato; o procedimento o conjunto de operaes exigidas para sua perfeio. O procedimento dinmico; a forma esttica. 14) A inobservncia da forma vicia substancialmente o ato, tornando-o passvel de invalidao, desde que necessria sua perfeio e eficcia. 15) Motivo ou causa a situao de direito ou de fato que determina ou autoriza a realizao do ato administrativo. 16) O objeto do ato administrativo identifica-se com o seu contedo. 17) A motivao do ato administrativo integra o elemento motivo. 18) Competncia (sujeito) e finalidade so sempre vinculados; objeto, motivo e forma so sempre discricionrios.
160

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


19) O mrito administrativo consubstancia-se na valorao dos motivos e na escolha do objeto do ato, feitas pela Administrao incumbida de sua prtica, quando autorizada a decidir sobre a convenincia e oportunidade do ato a realizar. 20) Existe mrito nos atos vinculados. 21) So atributos do ato administrativo: presuno de legitimidade, imperatividade e autoexecutoriedade. 22) A presuno de legitimidade decorre do princpio da legalidade e autoriza a imediata execuo ou operatividade dos atos administrativos, mesmo que argidos de vcios ou defeitos que os levem invalidade. 23) Pelo atributo da imperatividade ocorre a transferncia do nus da prova de invalidade do ato administrativo para quem a invoca . 24) Imperatividade o atributo do ato administrativo que impe a coercibilidade para seu cumprimento ou execuo. a prerrogativa de a Administrao impor a sua vontade independente da concordncia do particular. 25) A imperatividade est presente em todos os atos administrativos 26) A imperatividade decorre da s existncia do ato administrativo, no dependendo da sua declarao de validade ou invalidade. 27) A autoexecutoriedade consiste na possibilidade que todos atos administrativos ensejam de imediata e direta execuo pela prpria Administrao, independentemente de ordem judicial. 28) A Administrao pode desfazer seus prprios atos por consideraes de mrito e de ilegalidade, ao passo que o Judicirio s os pode invalidar quando ilegais. 29) A anulao o desfazimento do ato por motivo de convenincia ou oportunidade da Administrao, ao passo que a revogao a invalidao por motivo de ilegalidade do ato administrativo. 30) A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. 31) Existem atos administrativos irrevogveis, tais como os que geram direito subjetivos para o destinatrio, os que exaurem desde logo os seus efeitos e os que transpem os prazos dos recursos internos. 32) A revogao opera efeitos ex tunc. 33) O conceito de ilegalidade para fins de anulao do ato administrativo restringe-se apenas violao frontal da lei.
Gabarito: 01) C; 02) E; 03) C; 04) C; 05) E; 06) C; 07) E; 08) E; 09) E; 10) C; 11) C; 12) C; 13) C; 14) C; 15) C; 16) C; 17) E; 18) E; 19) C; 20) E; 21) C; 22) C; 23) E; 24) C; 25) E; 26) C; 27) E; 28) C; 29) E; 30) C; 31) C; 32) E; 33) E.

Data Data Data

N questes 33 N questes 137 N questes 33

Acertos Acertos Acertos

% acerto % acerto % acerto

Data Data Data

N questes 33 N questes 33 N questes 33

Acertos Acertos Acertos

% acerto % acerto % acerto

161

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

PONTO 7 Responsabilidade civil da Administrao


O estudo da responsabilidade civil do Estado implica na anlise das situaes em que os agentes pblicos, atuando lcita ou ilicitamente1, por meio de aes (condutas comissivas) ou omisses (condutas omissivas) violam direitos alheios, causando-lhes danos, gerando para a pessoa jurdica a que se vinculam o dever de indenizar.
(FUNIVERSA/2009/ADASA/Advogado) Dano ao particular derivado de conduta lcita do Estado pode gerar obrigao de indenizar. (correta)

Atualmente, no h mais dvidas de que o princpio da igualdade de todos perante a lei, um dos postulados do moderno Estado de Direito, conduz concluso de que o comportamento estatal, da mesma forma que o privado, quando causador de leso a direito alheio, submete-se s regras da responsabilidade civil. Se h sujeio ordem jurdica tanto das pessoas de direito pblico como das de direito privado, ambas devero suportar as conseqncias advindas de prejuzos causados a terceiros pelas condutas de seus agentes. A responsabilizao civil de ordem pecuniria, ou seja, o responsvel condenado ao pagamento de determinada quantia em dinheiro a ttulo de indenizao. Trata-se, portanto, de obrigao de dar coisa certa: dinheiro. Alguns autores reportam-se ao tema como responsabilidade extracontratual do Estado, buscando distinguir a responsabilidade ora estudada da responsabilidade contratual, que possui campo prprio de estudo (contratos administrativos). Celso Antnio bandeira de Mello2 destaca a necessidade de a responsabilidade do Estado governar-se por um regime prprio, fundado em princpios prprios, compatveis com a peculiaridade de sua posio jurdica, e, por isso mesmo, mais extensa que a responsabilidade que pode calhar s pessoas privadas. Prossegue o autor lecionando que as funes estatais rendem ensejo produo de danos mais intensos que os suscetveis de serem gerados pelos particulares.

Evoluo doutrinria
So diversas as teorias elaboradas ao longo do tempo para tratar do tema responsabilidade civil do Estado.
1

No direito privado a responsabilidade civil decorre de atos ilcitos (contrrio a leis ou aos princpios), diferentemente do que ocorre no direito administrativo, que prev a responsabilizao civil originria tanto de atos lcitos como ilcitos.
BANDEIRA DE MELLO, Celso Antnio. Curso de Direito Administrativo. 26 ed. So Paulo: Malheiros, 2009. p. 986. 162

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

Vamos estud-las... Teoria do Risco Integral Por essa teoria, se houver nexo causal entre a conduta do agente pblico e o dano causado ao particular, o Estado responder pela indenizao devida, ainda que o dano tenha sido causado por culpa exclusiva do particular, culpa de terceiros ou fora maior.
(PROCURADOR MUNICIPAL DE VITRIA 2007 / CESPE) A teoria do risco integral jamais foi acolhida em quaisquer das constituies republicanas brasileiras. (correta) (PROMOTOR DE JUSTIA/MPSP/2002) A obrigao de indenizar do Estado, segundo a teoria da responsabilidade integral, d-se independentemente de qualquer culpa, exceto se o dano decorrer por culpa da vtima. (errada) (CESPE/FISCAL INSS/1998) Vigora no Brasil, como regra, a teoria do risco integral da responsabilidade civil. (errada)

Teoria da irresponsabilidade do Estado Remonta da origem do Direito Pblico, sendo adotada pelos Estados absolutistas, pois estes se colocavam diante de seus sditos em posio de autoridade incontestvel (soberana). Nesses Estados, o poder militar e o poltico era concentrados nas mos do monarca soberano (rei ou prncipe hereditrio). De acordo com essa teoria, o Estado, em regra, no respondia pelos atos praticados por seus agentes, pois estes eram imunes a erros por serem considerados representantes do rei. Ateno na prova para as seguintes mximas que esto associadas a teoria ora analisada: the king can do no wrong e le roi ne peut mal faire (ambas significando que o rei no pode errar).
(JUIZ SUBSTITUTO TJBA 2004 / CESPE) As frmulas The king can do no wrong (O rei no pode errar) e Le roi ne peut mal faire (O rei no pode fazer mal) representam, historicamente, a teoria da responsabilidade com culpa (ou responsabilidade subjetiva), segundo a qual o administrado somente fazia jus a indenizao por ato estatal se provasse a culpa ou o dolo da administrao. (errada)

Em virtude das injustias cometidas com base nessa teoria, ela recebeu diversas crticas e foi duramente combatida. No final do sculo XIX, a teoria da irresponsabilidade atingiu o mximo da sua crise, sendo superada pelas teorias civilistas que se fundavam em princpios do Direito Civil e admitiam a responsabilidade estatal. A partir desse momento, as teorias sero agrupadas em duas correntes diversas: teorias civilistas e teorias publicistas.
163

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

Teorias civilistas Os civilistas estudam a responsabilidade estatal adotando como referncia os princpios da doutrina civilista (Direito Civil), ao passo que os publicistas se apegam aos princpios do direito pblico (Direito Administrativo e Direito Constitucional).

- Teoria dos atos de imprio e atos de gesto Os adeptos dessa teoria no romperam definitivamente com a teoria da irresponsabilidade. Fazia-se distino entre atos de imprio e atos de gesto. A Administrao, ao praticar atos de imprio, colocava-se em posio de supremacia diante do administrado, impondo coercitiva e unilateralmente suas vontades, numa relao jurdica marcada por prerrogativas e privilgios estatais. Quando a prtica desses atos implicava em danos aos administrados, a responsabilidade estatal era afastada, mantendo-se inalterado o regime anterior (da irresponsabilidade do Estado). Situao diversa ocorria quando os atos de gesto eram praticados, considerados aqueles executados pela Administrao em situao de igualdade com os particulares. Quanto a esses surge a inovao, pois se passou a admitir a responsabilizao estatal. Distinguia-se a pessoa do Rei (insuscetvel de errar), que praticaria os atos de imprio, da pessoa do Estado, que praticaria os atos de gesto, atravs de seus prepostos. A crtica a essa teoria incidia principalmente sobre dois pontos: impossibilidade de dividir a personalidade do Estado adotando como referncia os atos do Rei (atos de imprio) e atos do Estado (atos de gesto); impossibilidade de separar com preciso os atos de imprio dos atos de gesto.

164

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES - Teoria da culpa civil ou da responsabilidade subjetiva Da mesma forma que a teoria dos atos de imprio e dos atos de gesto, a teoria da culpa civil fundava-se em preceitos do Direito Civil. Para os adeptos dessa teoria, que no mais faziam distino entre atos de imprio e atos de gesto, o Estado seria responsvel pelos danos que seus agentes causassem a terceiros desde que ficasse comprovada a culpa (aqui utilizada em sentido amplo, abrangendo dolo e culpa). Os requisitos cumulativos para configurao do dever estatal de indenizar, com base nessa teoria, so os seguintes: conduta (ao ou omisso, lcita ou ilcita); dano; nexo causal (ligao) entre a conduta e o dano; dolo ou culpa (elementos subjetivos da conduta). importante destacar que nessa modalidade de responsabilidade as condutas dolosas ou culposas representam situaes ofensivas ao Direito, o que sustenta a afirmao da doutrina que a responsabilidade subjetiva tem como principal fundamento o princpio da legalidade.

Teorias publicistas A doutrina identifica como o marco do surgimento destas teorias o caso Blanco, ocorrido em 1873 na Frana. A menina Agns Blanco foi atropelada por uma vagonete. Seu pai ajuizou uma ao de indenizao contra o Estado. Surgiu o conflito de atribuio entre a jurisdio comum (Poder Judicirio) e o contencioso administrativo (Poder Executivo). O Tribunal de Conflitos decidiu que a matria deveria ser analisada pelo tribunal administrativo, pois o tema responsabilidade civil do Estado no poderia ser apreciado com base nos postulados do Direito Civil, mas sim naqueles regentes do direito pblico.

- Teoria da culpa do servio ou da culpa administrativa ou do acidente administrativo Os adeptos dessa teoria desvincularam a responsabilidade do Estado da culpa do funcionrio. No era preciso comprovar a culpa do agente pblico (identificar o agente), mas sim a culpa na prestao do servio (faute du service, conforme os franceses), bem como, logicamente, os demais elementos configuradores da responsabilidade.
(PROCURADOR DO DF 2007.1/ESAF) A teoria da faute du service, segundo entendimento predominante na doutrina administrativista ptria, insere-se no campo da responsabilidade extracontratual estatal objetiva, por aplicao da regra do 6. do art. 37 da CF. (errada)
165

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

Nesse sentido, Segunda Turma do STF no julgamento do RE 395942 AgR/RS:


A alegao de falta do servio faute du service, dos franceses no dispensa o requisito da aferio do nexo de causalidade da omisso atribuda ao poder pblico e o dano causado (Relatora Min. Ellen Gracie, DJe 26/02/09).

Essa falha do servio pblico caracterizada em trs hipteses: o servio no foi prestado; o servio foi prestado, porm com atraso; o servio foi mal prestado. Pense no seguinte exemplo: Se diversos moradores de determinada cidade fossem hospitalizados pelo fato de a gua fornecida pelo municpio estar contaminada. Caso estes moradores propusessem ao de indenizao contra o municpio no seria preciso identificar o agente pblico responsvel pelo controle de qualidade da gua, mas sim a falha do municpio em fornecer gua contaminada. Ou seja, seria preciso comprovar que o servio pblico foi mal prestado. Observe que o foco no a falta do agente, mas sim a falha na prestao do servio. A doutrina passou a denominar o fato causador da obrigao de reparar de falta do servio ou faute du service ou culpa annima.

- Teoria do risco administrativo ou da responsabilidade objetiva Esta teoria publicista, que serviu de fundamento para a responsabilidade objetiva do Estado, baseia-se no princpio da igualdade de todos perante os encargos sociais. Se os benefcios advindos da atuao estatal so repartidos para todos os integrantes da coletividade, nada mais justo que os prejuzos sofridos por alguns indivduos tambm sejam repartidos. De acordo com essa teoria, o Estado ser responsabilizado se ficar comprovado que h nexo de causalidade (ligao) entre a conduta de seu agente e o resultado que causou a leso ao administrado, sendo indiferente a existncia de falta do servio ou de culpa do agente pblico.
(FUNIVERSA/2009/ADASA/Advogado) A responsabilidade civil do Estado por danos nucleares independe da existncia de culpa. (correta)

Analise o seguinte exemplo: Ainda o exemplo do servidor municipal que avanou o sinal atropelando um pedestre causando-lhe ferimentos. Considerando-se que o motorista servidor
166

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES do Municpio, portanto, agente pblico, e no momento do acidente estava exercendo a sua funo, o Municpio responder pelos danos causados vtima do acidente independentemente da comprovao de que o agente agiu com dolo ou culpa. Nessa situao, a vtima, para fazer jus indenizao, dever provar que o agente avanou o sinal e causou-lhe um dano, sendo indiferente se esta conduta foi intencional (dolosa) ou no intencional (culpa). Os requisitos cumulativos para configurao do dever estatal de indenizar, com base nesta teoria, so os seguintes: conduta (ao ou omisso, lcita ou ilcita) de agente pblico; dano; nexo causal (ligao) entre a conduta e o dano.
(PROCURADOR DO DF 2007.1/ESAF) A aplicao da responsabilidade objetiva do Estado se satisfaz somente com a demonstrao do nexo causal. (errada) (TJ/SE/JUIZ/2008/CESPE) O STF entende no haver responsabilizao civil do Estado por ato omissivo quando um preso, foragido h vrios meses, pratica crime doloso contra a vida, por no haver nexo de causalidade direto e imediato. (correta) (PROMOTOR DE JUSTIA/MPSP/2002) A teoria da responsabilidade objetiva informa que a obrigao de indenizar do Estado surge do ato lesivo causado por culpa do servio. (errada) (CESPE/DEFENSOR PBLICO UNIO/2001) A teoria do risco administrativo, base para a responsabilidade objetiva do Estado, admite a excluso da responsabilidade do Estado nos casos de comprovao de culpa exclusiva da vtima. (correta, pois no haver nexo causal) (CESPE/TRE-MT/2009) Segundo a teoria objetiva da responsabilidade civil do Estado no Brasil, no necessria a comprovao de culpa ou nexo causal entre ao e resultado para se imputar o dever de indenizar ao Estado. (errada) (CESPE/TRE-MT/2009) No que se refere responsabilidade civil por atos judiciais, segundo jurisprudncia majoritria, a regra a irresponsabilidade civil do Estado. (correta, ressalvando as hipteses do art. 5, LXXV, CF) (CESPE/TRE-MT/2009) Um dos requisitos para que seja caracterizada a responsabilidade objetiva do Estado a demonstrao da culpa in eligendo da administrao na escolha do servidor que praticou o ato. (errada) (FCC/TRE-SP/ANALISTA JUDICIRIO/2006) Os atos comissivos lcitos praticados por agente pblico, que causem danos ao particular, no ensejam a responsabilizao civil da Administrao Pblica. (errada, sejam lcitos ou ilcitos)

Em funo da posio de supremacia em que o Estado se apresenta diante dos particulares, concluiu a doutrina que a uma maior quantidade de poderes deve ser atribudo um risco maior, surgindo da a denominao teoria do risco administrativo.

167

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

Responsabilidade civil da Administrao no Direito brasileiro


A teoria da responsabilidade civil objetiva do Estado foi adotada como regra no Brasil, constando das constituies a partir da Constituio de 1946.
(FGV/TCM-RJ/PROCURADOR/2008) A Constituio Federal de 1988 adotou a Teoria da Responsabilidade Objetiva do Estado, teoria que se fundamenta no risco administrativo e que isenta o lesado de provar a culpa do agente estatal, bastando que este aponte o nexo causal entre o fato administrativo e o dano. (correta)

importante destacar que a adoo essa teoria no afasta a aplicao da teoria da responsabilidade subjetiva, pois em determinadas situaes (condutas omissivas), conforme ser visto linhas abaixo, o Estado responder de forma subjetiva.
(TJ/SE/JUIZ/2008/CESPE) A CF prev a responsabilidade objetiva da administrao pblica tanto na prtica de atos omissivos como na realizao de atos comissivos. (errada) (FUNIVERSA/2009/ADASA/Advogado) No atual regime jurdico brasileiro, convivem as teorias subjetiva e objetiva de responsabilidade do Estado. (correta)

Previso legal: A adoo pelo ordenamento jurdico ptrio da teoria da responsabilidade civil objetiva do Estado demonstrada por meio da leitura do art. 37, 6, da Constituio Federal, e do art. 43 do Cdigo Civil:
CF/88 Art. 37, 6. As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. Art. 43. As pessoas jurdicas de direito pblico interno so civilmente responsveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado o direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo.

CC

Observe que os elementos subjetivos culpa e dolo no esto associados responsabilidade estatal, mas sim responsabilidade dos agentes pblicos causadores do dano quando acionados em ao regressiva.

Requisitos: Conforme j visto na questo anterior, os requisitos cumulativos so: conduta (ao ou omisso, lcita ou ilcita) de agente pblico; dano; nexo causal (ligao) entre a conduta e o dano.

168

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


(DPE/PI/DEFENSOR/2009/CESPE) Segundo o STF, para a configurao da responsabilidade objetiva do Estado, necessrio que o ato praticado seja ilcito. (errada) (PROMOTOR DE JUSTIA/MPSP/2002) A responsabilidade extracontratual do Estado decorre somente da prtica de ato ilcito. (errada) (CESPE/TRE-MT/2009) No caso de dano causado por leis de efeito concreto, no se admite a responsabilizao civil do Estado. (errada, pois a lei de efeito concreto materialmente ato administrativo, como por exemplo, uma lei que determina a desapropriao de determinado imvel) (CESPE/DPU/TCNICO EM COMUNICAO SOCIAL/2010) O nexo de causa e efeito no constitui elemento a ser aferido na apurao de eventual responsabilidade do Estado. (errada)

Pessoas sujeitas teoria da responsabilidade objetiva: A decomposio do art. 37, 6, CF, revela quais os sujeitos que esto expostos teoria da responsabilidade civil objetiva do Estado:
As PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PBLICO e as de DIREITO PRIVADO PRESTADORAS DE SERVIOS PBLICOS respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa (sem destaque no original).

Portanto, respondero de forma objetiva, em regra, tanto as pessoas jurdicas de direito pblico com as pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos. Mas afinal, quem so essas pessoas? Veja o quadro:
Pessoas jurdicas de Direito Pblico Pessoas jurdicas de Direito Privado prestadoras de servios pblicos Administrao indireta Fundaes Pblicas de Direito Privado, Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista.

Entes federados

Unio Estados Distrito Federal Municpios

Administrao indireta

Autarquias e Fundaes Pblicas de Direito Pblico

Particulares delegatrios

Concessionrios e Permissionrios

Observaes: 1) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista podem ser criadas tanto para a prestao de servios pblicos como para a explorao de atividades econmicas. Contudo, apenas as prestadoras de servios pblicos so abrangidas pela teoria da responsabilidade objetiva, o que demonstra que nem todas as entidades integrantes da administrao indireta esto expostas teoria em questo. Adote-se como exemplo de empresa pblica exploradora de atividades econmicas a CEF e de sociedade de economia mista o Banco do Brasil. 2) Dentre as pessoas jurdicas de direito pblico integrantes da administrao indireta pode169

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


se incluir as agncias reguladoras e as agncias executivas, que possuem natureza jurdica de autarquia ou fundao, bem como as associaes pblicas, cuja natureza jurdica de autarquia. 3) Quanto s pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos, o comando normativo do art. 37, 6, da CF, no exige que tais pessoas integrem a Administrao Pblica, da justificar-se a presena das concessionrias e das permissionrias de servios pblicos.

(PGE/CE/PROCURADOR/2008/CESPE) Uma sociedade de economia mista prestadora de servio pblico responder por danos causados a terceiros independentemente da prova de culpa. (correta) (TITULAR DE SERVIOS NOTARIAIS/TJSE/2006/CESPE) As pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos respondem pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, desde que haja, qualquer que seja a hiptese, dolo ou culpa. (errada) (PROCURADOR DO MP/TCU 2004/CESPE) A responsabilidade da administrao direta sempre objetiva. (errada) (JUIZ/TRT 17/2003/CESPE) A empresa privada prestadora de servio pblico responde pessoal e objetivamente pelos atos danosos que seus empregados causarem a terceiros quando da prestao de servio. (correta) (JUIZ/TRT 17/2003/CESPE) O Instituto de Previdncia do Estado do Esprito Santo, como autarquia estadual, responde pessoal e subjetivamente pelos atos danosos que seus servidores causarem a terceiros. (Gabarito: errada) (CESPE/Defensor Pblico Unio/2001) No ordenamento jurdico brasileiro, a responsabilidade objetiva restrita ao Estado e s pessoas jurdicas integrantes de sua administrao indireta. (errada) (ESAF/AFRF/2005) Assinale, entre as entidades abaixo, aquela que no se submete responsabilidade objetiva pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causem a terceiros. a) REDE GLOBO DE TELEVISO b) FUNASA Fundao Nacional de Sade c) ANATEL Agncia Nacional de Telecomunicaes d) CAIXA ECONMICA FEDERAL e) TELEMAR (CESPE/DEFENSOR PBLICO UNIO/2001) As sociedades de economia mista, independentemente do seu objeto social, submetem-se responsabilidade objetiva pelo dano que seus agentes causarem a terceiros. (errada) (CESPE/FISCAL INSS/1998) Em face de prejuzos causados a particulares, as empresas privadas prestadoras de servios pblicos submetem-se s mesmas regras de responsabilidade civil aplicveis aos entes pblicos. (correta) (FUNIVERSA/2009/ADASA/Advogado) A empresa pblica exploradora de atividade econmica submete-se responsabilidade objetiva pelos danos que seus agentes causarem a terceiros. (errada)

170

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES Abrangncia da expresso agentes pblicos: As constituies de 1946, 1967 e 1969, no que se refere ao tema, reportavamse aos danos causados a terceiros por funcionrios das pessoas jurdicas de direito pblico. O texto da Constituio de 1988 (art. 37, 6) de alcance muito maior, no apenas relativamente s pessoas jurdicas responsveis pelas indenizaes decorrentes dos danos, mas tambm quanto s pessoas fsicas causadoras dos danos. O constituinte de 1988 substituiu a expresso funcionrio por agente publico. Alm disso, acrescentou ao rol das pessoas jurdicas responsveis pelas indenizaes as pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos, que, juntamente com as pessoas jurdicas de direito pblico, passaram a responder como sujeitos ativos dessa relao jurdica obrigacional. Porm, resta saber quem so os agentes pblicos? Agente pblico a pessoa fsica que exerce funes pblicas. Dessa forma, todo aquele que exera funo pblica vinculado pessoa jurdica de direito pblico ou a pessoa jurdica de direito privado prestadora de servio pblico ser considerado agente pblico para fins de responsabilizao estatal, nos termos do art. 37, 6, da CF. Portanto, as condutas praticadas pelos agentes pblicos no exerccio de funo pblica, independentemente se dolosas ou culposas, so consideradas para efeito de responsabilizao da pessoa jurdica a qual estejam vinculados.
(PROCURADOR FEDERAL/2002/CESPE) Flvio, servidor pblico federal, concursado e regularmente investido na funo pblica, motorista do Ministrio da Sade, ao dirigir, alcoolizado, carro oficial em servio, atropelou uma pessoa que atravessava, com prudncia, uma faixa de pedestre em uma quadra residencial do Plano Piloto de Braslia, ferindo-a. Considerando essa situao hipottica e os preceitos, a doutrina e a jurisprudncia da responsabilidade civil do Estado, julgue o item seguinte: Com base em preceito constitucional, a vtima pode ingressar com ao de ressarcimento do dano contra a Unio. (correta) (CESPE/PGEPB/2008) Um policial militar do estado da Paraba, durante o perodo de folga, em sua residncia, teve um desentendimento com sua companheira e lhe desferiu um tiro com uma arma pertencente corporao. Considerando o ato hipottico praticado pelo referido policial, correto afirmar que no h responsabilidade civil do Estado, visto que o dano foi causado por policial fora de suas funes pblicas. (correta) (CESPE/TJ-DF/ANALISTA JUDICIRIO/2008) Considere-se que, em um acidente de trnsito, o condutor do veculo e a vtima sejam servidores pblicos. Nessa situao, descabe a responsabilizao do Estado pelos danos causados, pois, apesar de estar definido na Constituio Federal que o Estado deve responder pelos danos causados por seus agentes a terceiro, no possvel enquadrar servidor pblico em tal conceito. (errada)

171

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES Uma pergunta muito comum : por que a vtima no prope a ao contra o prprio agente pblico ao invs de indicar como ru a pessoa jurdica? A resposta a essa indagao encontra resposta na teoria da imputao volitiva (teoria do rgo), que est atrelada ao princpio da impessoalidade.

Teoria da imputao volitiva: Dentre as teorias utilizadas para justificar a relao entre agente pblico e a pessoa jurdica a qual est vinculado, prevaleceu no ordenamento jurdico ptrio a teoria da imputao volitiva (teoria do rgo). Os adeptos dessa teoria sustentam que os agentes pblicos no atuam com vontade prpria, mas sim praticam seus atos tendo como propsito atender as finalidades da lei. A atuao do agente deve ser impessoal, sendo suas condutas imputadas pessoa jurdica a que se vinculam.

Responsabilidade primria e secundria: A discusso envolvendo responsabilidade primria e secundria est intimamente ligada aos institutos da centralizao e da descentralizao. Por meio da centralizao Unio, Estados, DF e Municpios atuam diretamente para a consecuo de seus objetivos, no se valendo de entidades da administrao indireta ou de concessionrios/permissionrios. Nessas hipteses, quando um agente das pessoas federativas indicadas causa leso ao direito de outrem, o prprio ente pblico responder pela indenizao, restando caracterizada a responsabilidade primria. Exemplo: se um policial federal, agente da Unio, agride um particular causando-lhe leses, eventual ao de indenizao ser proposta diretamente contra a Unio, refletindo a responsabilidade primria desta. Agora, adote-se o mesmo exemplo alterando apenas o sujeito. Ao invs de um policial federal o agressor ser um carteiro dos Correios, entidade integrante da administrao indireta, fruto de descentralizao, cuja natureza jurdica de empresa pblica. Se na centralizao a atuao das pessoas polticas direta, na descentralizao estas pessoas perseguem suas finalidades por meio das entidades integrantes da administrao indireta ou das concessionrias/permissionrias. No caso apresentado, a ao indenizatria ser proposta diretamente contra a empresa pblica Correios. Contudo, se o patrimnio deste no for suficiente
172

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES para saldar o dbito, a Unio pode ser responsabilizada subsidiariamente, configurando-se a sua responsabilidade secundria.

Condutas omissivas: De acordo com a posio que prevalece na doutrina e na jurisprudncia, quando a conduta estatal foi omissiva (omisso), a responsabilidade estatal ser subjetiva, sendo necessrio apurar a existncia de dolo ou de culpa para surgir o dever de indenizar. Dessa forma... Conduta Comissiva Omissiva Responsabilidade Objetiva Subjetiva

Portanto, as condutas omissivas surgem como exceo regra da aplicao da responsabilidade objetiva do Estado, encontrando discusso na doutrina e na jurisprudncia.
(TJ/SE/JUIZ/2008/CESPE) A CF prev a responsabilidade objetiva da administrao pblica tanto na prtica de atos omissivos como na realizao de atos comissivos. (errada) (DELEGADO DE POLCIA FEDERAL 2004/CESPE) A responsabilidade civil do Estado por conduta omissiva no exige caracterizao da culpa estatal pelo no cumprimento de dever legal, uma vez que a Constituio brasileira adota para a matria a teoria da responsabilidade civil objetiva. (errada) (FGV/TCM-RJ/PROCURADOR/2008) A Prefeitura do Rio de Janeiro tem o dever de realizar, rotineiramente, as podas das rvores existentes nas ruas da cidade. Aps um temporal de vero, inmeros galhos caram sobre veculos estacionados na rua X, localizada no municpio. No caso, o poder Pblico Municipal responsvel pelos danos causados. (errada, pois preciso primeiro apurar a existncia de dolo ou culpa) (FGV/TCM-RJ/PROCURADOR/2008) Professores servidores pblicos municipais, reivindicando maiores salrios, entraram em greve pelo tempo de 15 dias. Tal conduta gerou uma srie de danos aos estudantes da rede municipal de ensino e seus familiares. direito liquido e certo dos muncipes receberem indenizao pelos danos gerados pela paralisao dos servidores municipais. (errada)

A jurisprudncia dominante no STJ e no STF de que nas omisses o Estado responde de forma subjetiva.
(EXAME DE ORDEM OAB 2007.1/CESPE) Prevalece o entendimento de que, nos casos de omisso, a responsabilidade extracontratual do Estado subjetiva, sendo necessrio, por isso, perquirir acerca da culpa e do dolo. (correta) (CESPE/TJ-DF/ANALISTA JUDICIRIO/2008) No caso de ato omissivo do poder pblico, a responsabilidade civil da administrao pblica ocorre na modalidade subjetiva. (correta)

173

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES Porm, quando o dano decorre de omisso de agente pblico em estabelecimento prisional, as decises tanto do STJ como do STF convergem para a responsabilidade objetiva, aplicando-se novamente a regra. O Estado tem o dever de proteger aqueles que esto sob sua custdia, sendo objetiva sua responsabilidade nos casos de mortes de presos, inclusive por suicdio. essa a posio que voc deve adotar nas suas provas.
(CESPE/TJ-DF/ANALISTA JUDICIRIO/2008) Na situao em que um detento mate um outro que estava recolhido na mesma carceragem, no h razo para se aventar a responsabilidade objetiva do Estado, pois o dever de guarda da administrao pblica no chega a configurar a assuno do risco administrativo. (errada)

Prestadores de servios pblicos e terceiro no-usurios Sobre esse tema, analise a questo abaixo:
(PGM/ARACAJU/PROCURADOR/2008/CESPE) A responsabilidade civil de concessionria de servio pblico de transporte municipal objetiva apenas relativamente aos usurios do servio. (errada)

Para melhor entendimento dessa assertiva, duas situaes devem ser visualizadas: I) Motorista de nibus de permissionria de servio pblico, conduzindo o veculo, freia bruscamente causando ferimentos nos passageiros em funo das quedas ocorridas; II) Motorista de nibus de permissionria de servio pblico, conduzindo o veculo, atropela pedestre que atravessava a pista. Analisando as duas situaes acima facilmente conclui-se que as vtimas do primeiro caso, no momento do acidente, eram usurias do servio pblico de transporte. J no segundo caso, a vtima atropelada, no momento do acidente, no estava utilizando o servio pblico de transporte pblico. Tem-se, portanto, duas narrativas abrangendo usurio de servio pblico e no usurio. O Supremo Tribunal Federal, durante certo tempo, fez distino entre essas duas situaes, considerando objetiva a responsabilidade do particular prestador de servio pblico por danos causados a usurios do servio e subjetiva se o dano fosse causado a no usurios. Contudo, essa posio foi alterada em deciso proferida no julgamento do RE 591874 (julgado em 08/03/07), conforme se verifica de trecho da notcia extrada do informativo n 458:
174

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


O Min. Joaquim Barbosa, relator, negou provimento ao recurso por entender que a responsabilidade civil das pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servio pblico objetiva tambm relativamente aos terceiros no-usurios do servio. Asseverou que, em razo de a Constituio brasileira ter adotado um sistema de responsabilidade objetiva fundado na teoria do risco, mais favorvel s vtimas do que s pessoas pblicas ou privadas concessionrias de servio pblico, toda a sociedade deveria arcar com os prejuzos decorrentes dos riscos inerentes atividade administrativa, tendo em conta o princpio da isonomia de todos perante os encargos pblicos. Ademais, reputou ser indevido indagar sobre a qualidade intrnseca da vtima, a fim de se verificar se, no caso concreto, configura-se, ou no, a hiptese de responsabilidade objetiva, haja vista que esta decorre da natureza da atividade administrativa, a qual no modificada pela mera transferncia da prestao dos servios pblicos a empresas particulares concessionrias do servio.
A responsabilidade objetiva das (FUNIVERSA/2009/ADASA/Advogado) concessionrias e permissionrias de servios pblicos no se estende a terceiros nousurios. (errada. Obs: no gabarito oficial dessa questo constou correta, o que destoa completamente da posio do STF)

Participao do lesado: H casos em que o dano tem origem exclusiva na conduta do lesado, restando totalmente afastada a responsabilidade civil do Estado, que no pode ser responsabilizados por prejuzos que no ocasionou. Todavia, em outras situaes, a culpa no exclusiva do lesado, mas sua participao contribuiu para a configurao do dano. Nesses casos, pacfico nos tribunais que haver a compensao de culpas, devendo o Estado arcar proporcionalmente sua participao no evento danoso.
(FCC/TRE-SP/ANALISTA JUDICIRIO/2006) Havendo culpa exclusiva da vtima, a responsabilidade civil do Estado dever ser mitigada, hiptese em que se reparte do quantum da indenizao. (errada) (CESGRANRIO/CAPES/ASSISTENTE EM CINCIA/2008) Joo Rodrigo se atira de uma passarela e cai sobre um automvel oficial a servio de um dos rgos da Unio. Joo Rodrigo sofre srios danos motores decorrentes do impacto com o veculo, que o impossibilitam, em carter permanente, de exercer qualquer tipo de atividade profissional. Sua esposa, ento, decide postular indenizao da Unio, proprietria do veculo oficial, por responsabilidade civil pelos danos sofridos por Joo Rodrigo. Nesse caso, o Estado no ser responsvel pelo dano sofrido por Joo Rodrigo, por falta de nexo causal entre o seu comportamento e o dano. (correta)

Caso fortuito e fora maior: H grande discusso na doutrina quanto aos conceitos de caso fortuito e de fora maior.

175

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES Alguns autores sustentam que o caso fortuito est associado a eventos inevitveis decorrentes da atuao do homem, ao passo que a fora maior associa-se a eventos irresistveis da natureza. J outros, como Maria Sylvia Di Pietro, Celso Antnio Bandeira de Mello, Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo no adotam esse critrio de distino, posicionando-se da seguinte maneira: Fora maior: consiste num evento externo, inevitvel e invencvel ou irresistvel, estranho a qualquer atuao da Administrao, como, por exemplo, um furaco. Caso fortuito: consiste num evento interno, decorrente de uma atuao da Administrao, cujo resultado inevitvel e invencvel ou irresistvel. Em que pese todos os cuidados tcnicos terem sido adotados, o resultado ocorre da forma diversa da prevista, como exemplo, uma veculo pblico chocar-se com veculo particular, causando-lhe dano, por ter o freio falhado. O Supremo Tribunal Federal em seus julgados no tem feito distino entre essas figuras, considerando que ambos so excludentes da responsabilidade estatal na modalidade risco administrativo, pois na condio de eventos externos atuao administrativa rompem o nexo causal entre a conduta estatal e o dano.
(TCNICO EM PROCURADORIA/PGE-PA/2007/CESPE) O direito brasileiro adota a responsabilidade objetiva do Estado, tanto na ocorrncia de atos comissivos como de atos omissivos de seus agentes que, nessa qualidade, causarem danos a terceiros. Pela referida teoria da reparao integral, basta a ocorrncia do evento danoso, ainda que este resulte de caso fortuito ou fora maior, para gerar a obrigao do Estado de reparar a leso sofrida pelo terceiro. (errada) (FGV/TCM-RJ/PROCURADOR/2008) A Teoria da Responsabilidade Objetiva do Estado no prev excludentes, por isso s se aplica s condutas ilcitas do Estado. (errada)

Quando a conduta estatal for omissiva (omisso), hiptese que ser aplicada a teoria da culpa administrativa (responsabilidade subjetiva), caso fortuito e fora maior sero excludentes da responsabilidade estatal, salvo se o Estado contribuiu para ocorrncia do dano. Imagine uma rvore que em funo de uma tempestade caiu sobre um veculo particular. Inicialmente, no h nenhuma relao entre o dano e o Estado. Porm, a situao muda se ficar demonstrado que os moradores j haviam alertado o Poder Pblico de que a rvore estava com seu tronco podre e prestes a cair. Nesse caso, a omisso da Administrao Pblica contribuiu para o evento danoso. Responder, portanto, de forma subjetiva, pois sua omisso decorreu de culpa. Sendo comissiva (ao) a conduta estatal, surge a controvrsia doutrinria. Para aqueles que seguem as lies de Celso Antnio Bandeira de Mello, nas hipteses de fora maior a responsabilidade estatal ser afastada por ausncia de nexo causal (no ex. de Marcelo A. e Vicente P.: um terremoto
176

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES que arremessa um veculo oficial sobre propriedade particular, causando danos).
(FCC/TRE-SP/ANALISTA JUDICIRIO/2006) A fora maior exclui a responsabilidade civil do Estado, quando descaracteriza o nexo de causalidade entre o evento danoso e o servio pblico prestado ao administrado. (correta)

J nas hipteses de caso fortuito, essa corrente sustenta que haver responsabilizao estatal, ainda que o resultado seja inevitvel e irresistvel. Dessa forma, no exemplo do freio do veculo pblico que falhou, apesar de estar em perfeito estado de conservao, responderia a Administrao Pblica pelos danos causados na coliso. Importante ressaltar, mais uma vez, que o STF no tem feito distino entre caso fortuito e fora maior.
(JUIZ/TRT 17/2003/CESPE) A responsabilidade objetiva do Estado, no direito vigente, impe Unio o dever de indenizar ainda que o dano ocorra de fora maior. (errada) (DPE/PI/Defensor/2009/CESPE) A fora maior e o caso fortuito, ainda que determinantes para a ocorrncia de evento danoso, no podem ser considerados como excludentes de responsabilidade do Estado. (errada) (PROCURADOR DO DF 2007.2/ESAF) Embora a Constituio preveja responsabilidade civil objetiva do Estado pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, o dever de indenizar no surge, necessariamente, em todo ato praticado pelo poder pblico que gere dano a particular. Se no houver nexo causal entre o ato e o dano ou se houver culpa exclusiva da vtima, caso fortuito ou fora maior, por exemplo, o Estado poder no ser obrigado a pagar indenizao. (correta)

Ao de indenizao e ao regressiva
A reparao do dano causado pela Administrao dar-se- de forma amigvel ou pela via judicial.
(CESPE/DPU/TCNICO EM COMUNICAO SOCIAL/2010) A reparao do dano, na hiptese de prejuzo causado a terceiros pela administrao, pode ser feita tanto no mbito administrativo quanto no judicial. (correta)

Uma vez indenizado o particular, a entidade pblica se voltar contra o agente causador do dano, em ao regressiva, buscando o ressarcimento do prejuzo financeiro, devendo, todavia, para ter sucesso nessa empreitada, demonstrar a existncia de culpa ou dolo na conduta do servidor.
(ESAF/AFRF/2003) Em caso de responsabilidade civil do Estado, a divergncia sobre a insero do agente pblico causador do dano a terceiros, em caso de culpa, na ao judicial, em relao Fazenda Pblica, foi dirimida pelo Estatuto dos Servidores Pblicos Civis da Unio, na esfera federal. Pela regra positiva, ser caso de: a) ao regressiva ou litisconsrcio b) ao regressiva ou denunciao lide c) somente ao regressiva d) litisconsrcio ou denunciao lide e) somente denunciao lide
177

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


(PGE/PB/PROMOTOR/2008/CESPE) A ao regressiva pode ser movida mesmo aps terminado o vnculo entre o agente e a administrao pblica. (correta) (VUNESP/DEFENSOR PBLICO/2008) A ao regressiva contra o funcionrio, nas hipteses de dolo ou culpa, faculdade do Estado. (errada)

, portanto, subjetiva a responsabilidade do agente pblico na ao regressiva que lhe move o Estado.
(FCC/AGENTE FISCAL DE RENDAS/SFA/SP 2006) A responsabilidade civil de um servidor pblico e a de um empregado de empresa privada concessionria de servio pblico, ambos atuando no exerccio de suas funes, por danos causados a um terceiro, , respectivamente (A) subjetiva e subjetiva. (B) objetiva e objetiva. (C) subjetiva e objetiva. (D) objetiva e subjetiva. (E) inexistente e inexistente. (CESPE/Fiscal INSS/1998) Quando demandado regressivamente, o agente causador do prejuzo responder de forma objetiva perante a administrao pblica. (errada)

importante destacar que possvel que o agente formalize acordo com a Administrao Pblica em sede administrativa. O que o Estado no pode fazer obrigar administrativamente o seu agente ao pagamento da indenizao. Caso no alcance seu objetivo na via administrativa, dever a Administrao recorrer-se via judicial.
(ESAF/Procurador DF/2004) O Estado responde pelos danos causados por seus agentes, na execuo de servios pblicos, descontando destes, automaticamente os valores que despender no pagamento de indenizaes. (errada)

A indenizao do dano deve abranger o que a vtima objetivamente perdeu, o que desprendeu e o que deixou de ganhar em conseqncia direta e mediata do ato lesivo da Administrao.
(PGM/VITRIA/PROCURADOR/2007/CESPE) No atual estgio da doutrina da responsabilidade da administrao pblica pelos atos de seus agentes, a indenizao decorrente de atos lesivos limita-se aos danos materiais. (errada) (PROMOTOR DE JUSTIA/MPSP/2002) A dor pela perda de um filho, sem reflexos patrimoniais, causada pela Administrao Pblica, no se constitui em dano indenizvel. (errada)

Nos termos do art. 37, 5, CF, a ao regressiva de ressarcimento imprescritvel.


(PGE/PB/PROMOTOR/2008/CESPE) A ao por meio da qual o Estado requer ressarcimento aos cofres pblicos de prejuzo causado por agente pblico considerado culpado prescreve em 5 anos. (errada)

Por fim, a obrigao do servidor de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana recebida.
(CESPE/ACE/TCU/2004) A ao regressiva da administrao pblica contra o agente pblico causador direto de dano a particular, indenizado pela administrao por fora de condenao judicial, extingue-se, no se transmitindo aos herdeiros, no caso de falecimento desse agente. (errada)
178

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

(CESPE/PAPILOSCOPISTA PF-NACIONAL/2004) A responsabilidade civil do servidor decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores, e, tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor ou o sucessor, perante a fazenda pblica, em ao regressiva. (correta)

Smulas sobre responsabilidade civil do Estado


- Smula vinculante n 11 m ula in cu la nte n S lcito o uso de algemas em casos de resistncia e de fundado receio fuga ou de perigo integridade fsica prpria ou alheia, por parte do preso de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e nulidade da priso ou do ato processual a que se refere, sem prejuzo responsabilidade civil do Estado. - Smula do STF n 562 Smula do STF n Na indenizao de danos materiais decorrentes de ato ilcito cabe a atualizao de seu valor, utilizando-se, para esse fim, dentre outros critrios, os ndices de correo monetria. - Smula do STJ n 37 Smula do STJ n So cumulveis as indenizaes por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato. - Smula do STJ n 54 Smula do ST n Os juros moratrios fluem a partir do evento danoso, em caso de responsabilidade extracontratual. - Smula do STJ n 326 Smula do ST n Na ao de indenizao por dano moral, a condenao em montante inferior ao postulado na inicial no implica sucumbncia recproca. - Smula do STJ n 387 Smula do ST n lcita a cumulao das indenizaes de dano esttico e dano moral. de ou de de da

179

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

Decises importantes sobre responsabilidade civil do Estado Legitimidade passiva


Matria que encontra muita controvrsia na doutrina e na jurisprudncia reside na possibilidade de a ao indenizatria ser proposta somente contra o agente pblico ou contra este e a pessoa jurdica ou somente contra a pessoa jurdica. Na doutrina no h uma posio definitiva. Por enquanto, no STF, posio que voc deve adotar na sua prova, prevalece o entendimento pela tese do ajuizamento contra a pessoa jurdica, reservando-se a esta a ao regressiva contra o agente causador do dano. Inclusive essa a soluo dada pela Lei 8.112/90, nos termos do art. 122, 2: tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva.

Denunciao lide ao agente pblico


Quanto ao tema, o entendimento do STJ no sentido de no ser obrigatria a denunciao lide do agente pblico supostamente causador do dano nas aes fundadas na responsabilidade civil objetiva do Estado. Cuidado, pois o STJ no veda a denunciao lide ao agente, mas to somente no a considera obrigatria.
(CESPE/STJ/ANALISTA JUDICIRIO/2008) Joo ingressou com ao de indenizao contra determinado estado da Federao, fundada na responsabilidade objetiva do estado, diante do dano a ele causado pelo servidor pblico Mrio, que teria agido com culpa. Nessa situao, se o juzo no aceitar a denunciao lide do servidor que causou o dano, o estado no perder, por esse motivo, o direito de ingressar posteriormente com ao de regresso contra Mrio. (correta)

Culpa recproca
A questo mostra-se tranqila no STJ, no havendo dvidas que a indenizao deve ser proporcional participao no dano nos casos de culpa recproca, caracterizada, no caso apresentado, pela omisso estatal conjugada com a ausncia de dever de cuidado da vtima.

Prescrio para aes de reparao civil contra o Estado: 3 anos ou 5 anos


A questo ainda no se mostra pacfica no STJ, havendo divergncias entre a Primeira e Segunda Turmas e dentro das prprias Turmas. Dessa forma, no h uma definio se nas aes propostas contra o Estado buscando reparao civil deve-se observar a prescrio de 3 anos, prevista no
180

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES art. 206, 3, V, do Cdigo Civil, ou o prescrio quinquenal do art. 1 do Decreto 20.910/32. Infelizmente aqui no h uma receita de bolo para sua prova. Saiba que h adeptos para as duas posies, no se podendo ainda dizer qual prevalece. Na minha concepo, prevalecer a tese dos 3 anos, que foi adotada pela Fundao Getlio Vargas na prova de Procurador do TCM-RJ:
(FGV/TCM-RJ/PROCURADOR/2008) Sociedade de economia mista, prestadora de servio pblico, pode ser acionada para responder pela prtica de ato ilcito absoluto, perante o Poder Judicirio, no prazo de 3 anos. (correta)

Pretenso indenizatria decorrente de ilcito penal: prescrio


A questo aqui saber qual o prazo inicial de contagem da prescrio para ajuizamento de aes indenizatrias por danos causados em decorrncia de ilcitos penais praticas por agentes pblicos. Ilustrando: servidor pblico policial acusado de um homicdio e a famlia pretende ingressar com ao de reparao civil contra o Estado. A partir de que momento tem incio a contagem do prazo prescricional para a ao de reparao civil? A posio das duas Turmas de Direito Pblico do STJ Primeira e Segunda Turmas - resumida a seguinte forma: se houver o ajuizamento da ao penal, deve-se aguardar seu trnsito em julgado, a fim de que seja iniciada a contagem do prazo prescricional; caso no haja a propositura de ao penal e, por conseguinte, o inqurito policial seja arquivado, o termo inicial da prescrio deve ser a data do referido arquivamento.

Responsabilidade do Estado por atos jurisdicionais


Ressalvadas as hipteses de condenao por erro judicirio e as que o condenado ficar preso alm do tempo fixado na sentena, o entendimento do STJ e do STF que o Estado no responde por atos jurisdicionais.
(CESPE/FISCAL INSS/1998) Ainda que se comprove erro judicirio, o Estado no estar obrigado a indenizar o condenado, haja vista a sentena judicial no possuir natureza de ato administrativo. (errada art. 5, LXXV, CF) (FGV/TCM-RJ/PROCURADOR/2008)I. Apesar de a Constituio Federal ditar que "o Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do
181

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


tempo fixado na sentena", a regra a irresponsabilizao do Estado por atos de jurisdio. (correta)

QUESTES INDICADAS NESSA AULA SOBRE RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAO


1) (PROCURADOR MUNICIPAL DE VITRIA 2007 / CESPE) A teoria do risco integral jamais foi acolhida em quaisquer das constituies republicanas brasileiras. 2) (PROMOTOR DE JUSTIA/MPSP/2002) A obrigao de indenizar do Estado, segundo a teoria da responsabilidade integral, d-se independentemente de qualquer culpa, exceto se o dano decorrer por culpa da vtima. 3) (CESPE/FISCAL INSS/1998) Vigora no Brasil, como regra, a teoria do risco integral da responsabilidade civil. 4) (JUIZ SUBSTITUTO TJBA 2004 / CESPE) As frmulas The king can do no wrong (O rei no pode errar) e Le roi ne peut mal faire (O rei no pode fazer mal) representam, historicamente, a teoria da responsabilidade com culpa (ou responsabilidade subjetiva), segundo a qual o administrado somente fazia jus a indenizao por ato estatal se provasse a culpa ou o dolo da administrao. 5) (PROCURADOR DO DF 2007.1/ESAF) A teoria da faute du service, segundo entendimento predominante na doutrina administrativista ptria, insere-se no campo da responsabilidade extracontratual estatal objetiva, por aplicao da regra do 6. do art. 37 da CF. 6) (PROCURADOR DO DF 2007.1/ESAF) A aplicao da responsabilidade objetiva do Estado se satisfaz somente com a demonstrao do nexo causal. 7) (TJ/SE/JUIZ/2008/CESPE) O STF entende no haver responsabilizao civil do Estado por ato omissivo quando um preso, foragido h vrios meses, pratica crime doloso contra a vida, por no haver nexo de causalidade direto e imediato. 8) (PROMOTOR DE JUSTIA/MPSP/2002) A teoria da responsabilidade objetiva informa que a obrigao de indenizar do Estado surge do ato lesivo causado por culpa do servio. 9) (CESPE/DEFENSOR PBLICO UNIO/2001) A teoria do risco administrativo, base para a responsabilidade objetiva do Estado, admite a excluso da responsabilidade do Estado nos casos de comprovao de culpa exclusiva da vtima. 10) (CESPE/TRE-MT/2009) Segundo a teoria objetiva da responsabilidade civil do Estado no Brasil, no necessria a comprovao de culpa ou nexo causal entre ao e resultado para se imputar o dever de indenizar ao Estado. 11) (CESPE/TRE-MT/2009) No que se refere responsabilidade civil por atos judiciais, segundo jurisprudncia majoritria, a regra a irresponsabilidade civil do Estado. 12) (CESPE/TRE-MT/2009) Um dos requisitos para que seja caracterizada a responsabilidade objetiva do Estado a demonstrao da culpa in eligendo da administrao na escolha do servidor que praticou o ato. 13) (FCC/TRE-SP/ANALISTA JUDICIRIO/2006) Os atos comissivos lcitos praticados por agente pblico, que causem danos ao particular, no ensejam a responsabilizao civil da Administrao Pblica.

182

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


14) (FGV/TCM-RJ/PROCURADOR/2008) A Constituio Federal de 1988 adotou a Teoria da Responsabilidade Objetiva do Estado, teoria que se fundamenta no risco administrativo e que isenta o lesado de provar a culpa do agente estatal, bastando que este aponte o nexo causal entre o fato administrativo e o dano. 15) (TJ/SE/JUIZ/2008/CESPE) A CF prev a responsabilidade objetiva da administrao pblica tanto na prtica de atos omissivos como na realizao de atos comissivos. 16) (DPE/PI/DEFENSOR/2009/CESPE) Segundo o STF, para a configurao responsabilidade objetiva do Estado, necessrio que o ato praticado seja ilcito. da

17) (PROMOTOR DE JUSTIA/MPSP/2002) A responsabilidade extracontratual do Estado decorre somente da prtica de ato ilcito. 18) (CESPE/TRE-MT/2009) No caso de dano causado por leis de efeito concreto, no se admite a responsabilizao civil do Estado. 19) (CESPE/DPU/TCNICO EM COMUNICAO SOCIAL/2010) O nexo de causa e efeito no constitui elemento a ser aferido na apurao de eventual responsabilidade do Estado. 20) (PGE/CE/PROCURADOR/2008/CESPE) Uma sociedade de economia mista prestadora de servio pblico responder por danos causados a terceiros independentemente da prova de culpa. 21) (TITULAR DE SERVIOS NOTARIAIS/TJSE/2006/CESPE) As pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos respondem pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, desde que haja, qualquer que seja a hiptese, dolo ou culpa. 22) (PROCURADOR DO MP/TCU 2004/CESPE) A responsabilidade da administrao direta sempre objetiva. 23) (JUIZ/TRT 17/2003/CESPE) A empresa privada prestadora de servio pblico responde pessoal e objetivamente pelos atos danosos que seus empregados causarem a terceiros quando da prestao de servio. 24) (JUIZ/TRT 17/2003/CESPE) O Instituto de Previdncia do Estado do Esprito Santo, como autarquia estadual, responde pessoal e subjetivamente pelos atos danosos que seus servidores causarem a terceiros. 25) (CESPE/Defensor Pblico Unio/2001) No ordenamento jurdico brasileiro, a responsabilidade objetiva restrita ao Estado e s pessoas jurdicas integrantes de sua administrao indireta. 26) (ESAF/AFRF/2005) Assinale, entre as entidades abaixo, aquela que no se submete responsabilidade objetiva pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causem a terceiros. a) REDE GLOBO DE TELEVISO b) FUNASA Fundao Nacional de Sade c) ANATEL Agncia Nacional de Telecomunicaes d) CAIXA ECONMICA FEDERAL e) TELEMAR 27) (CESPE/DEFENSOR PBLICO UNIO/2001) As sociedades de economia mista, independentemente do seu objeto social, submetem-se responsabilidade objetiva pelo dano que seus agentes causarem a terceiros. 28) (CESPE/FISCAL INSS/1998) Em face de prejuzos causados a particulares, as empresas privadas prestadoras de servios pblicos submetem-se s mesmas regras de responsabilidade civil aplicveis aos entes pblicos.
183

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

29) (PROCURADOR FEDERAL/2002/CESPE) Flvio, servidor pblico federal, concursado e regularmente investido na funo pblica, motorista do Ministrio da Sade, ao dirigir, alcoolizado, carro oficial em servio, atropelou uma pessoa que atravessava, com prudncia, uma faixa de pedestre em uma quadra residencial do Plano Piloto de Braslia, ferindo-a. Considerando essa situao hipottica e os preceitos, a doutrina e a jurisprudncia da responsabilidade civil do Estado, julgue o item seguinte: Com base em preceito constitucional, a vtima pode ingressar com ao de ressarcimento do dano contra a Unio. 30) (CESPE/PGEPB/2008) Um policial militar do estado da Paraba, durante o perodo de folga, em sua residncia, teve um desentendimento com sua companheira e lhe desferiu um tiro com uma arma pertencente corporao. Considerando o ato hipottico praticado pelo referido policial, correto afirmar que no h responsabilidade civil do Estado, visto que o dano foi causado por policial fora de suas funes pblicas. 31) (CESPE/TJ-DF/ANALISTA JUDICIRIO/2008) Considere-se que, em um acidente de trnsito, o condutor do veculo e a vtima sejam servidores pblicos. Nessa situao, descabe a responsabilizao do Estado pelos danos causados, pois, apesar de estar definido na Constituio Federal que o Estado deve responder pelos danos causados por seus agentes a terceiro, no possvel enquadrar servidor pblico em tal conceito. 32) (TJ/SE/JUIZ/2008/CESPE) A CF prev a responsabilidade objetiva da administrao pblica tanto na prtica de atos omissivos como na realizao de atos comissivos. 33) (DELEGADO DE POLCIA FEDERAL 2004/CESPE) A responsabilidade civil do Estado por conduta omissiva no exige caracterizao da culpa estatal pelo no cumprimento de dever legal, uma vez que a Constituio brasileira adota para a matria a teoria da responsabilidade civil objetiva. 34) (FGV/TCM-RJ/PROCURADOR/2008) A Prefeitura do Rio de Janeiro tem o dever de realizar, rotineiramente, as podas das rvores existentes nas ruas da cidade. Aps um temporal de vero, inmeros galhos caram sobre veculos estacionados na rua X, localizada no municpio. No caso, o poder Pblico Municipal responsvel pelos danos causados. 35) (FGV/TCM-RJ/PROCURADOR/2008) Professores servidores pblicos municipais, reivindicando maiores salrios, entraram em greve pelo tempo de 15 dias. Tal conduta gerou uma srie de danos aos estudantes da rede municipal de ensino e seus familiares. direito liquido e certo dos muncipes receberem indenizao pelos danos gerados pela paralisao dos servidores municipais. 36) (EXAME DE ORDEM OAB 2007.1/CESPE) Prevalece o entendimento de que, nos casos de omisso, a responsabilidade extracontratual do Estado subjetiva, sendo necessrio, por isso, perquirir acerca da culpa e do dolo. 37) (CESPE/TJ-DF/ANALISTA JUDICIRIO/2008) No caso de ato omissivo do poder pblico, a responsabilidade civil da administrao pblica ocorre na modalidade subjetiva. 38) (CESPE/TJ-DF/ANALISTA JUDICIRIO/2008) Na situao em que um detento mate um outro que estava recolhido na mesma carceragem, no h razo para se aventar a responsabilidade objetiva do Estado, pois o dever de guarda da administrao pblica no chega a configurar a assuno do risco administrativo. 39) (PGM/ARACAJU/PROCURADOR/2008/CESPE) A responsabilidade civil de concessionria de servio pblico de transporte municipal objetiva apenas relativamente aos usurios do servio.

184

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


40) (FCC/TRE-SP/ANALISTA JUDICIRIO/2006) Havendo culpa exclusiva da vtima, a responsabilidade civil do Estado dever ser mitigada, hiptese em que se reparte do quantum da indenizao. 41) (CESGRANRIO/CAPES/ASSISTENTE EM CINCIA/2008) Joo Rodrigo se atira de uma passarela e cai sobre um automvel oficial a servio de um dos rgos da Unio. Joo Rodrigo sofre srios danos motores decorrentes do impacto com o veculo, que o impossibilitam, em carter permanente, de exercer qualquer tipo de atividade profissional. Sua esposa, ento, decide postular indenizao da Unio, proprietria do veculo oficial, por responsabilidade civil pelos danos sofridos por Joo Rodrigo. Nesse caso, o Estado no ser responsvel pelo dano sofrido por Joo Rodrigo, por falta de nexo causal entre o seu comportamento e o dano. 42) (TCNICO EM PROCURADORIA/PGE-PA/2007/CESPE) O direito brasileiro adota a responsabilidade objetiva do Estado, tanto na ocorrncia de atos comissivos como de atos omissivos de seus agentes que, nessa qualidade, causarem danos a terceiros. Pela referida teoria da reparao integral, basta a ocorrncia do evento danoso, ainda que este resulte de caso fortuito ou fora maior, para gerar a obrigao do Estado de reparar a leso sofrida pelo terceiro. 43) (FGV/TCM-RJ/PROCURADOR/2008) A Teoria da Responsabilidade Objetiva do Estado no prev excludentes, por isso s se aplica s condutas ilcitas do Estado. 44) (FCC/TRE-SP/ANALISTA JUDICIRIO/2006) A fora maior exclui a responsabilidade civil do Estado, quando descaracteriza o nexo de causalidade entre o evento danoso e o servio pblico prestado ao administrado. 45) (JUIZ/TRT 17/2003/CESPE) A responsabilidade objetiva do Estado, no direito vigente, impe Unio o dever de indenizar ainda que o dano ocorra de fora maior. 46) (DPE/PI/Defensor/2009/CESPE) A fora maior e o caso fortuito, ainda que determinantes para a ocorrncia de evento danoso, no podem ser considerados como excludentes de responsabilidade do Estado. 47) (PROCURADOR DO DF 2007.2/ESAF) Embora a Constituio preveja responsabilidade civil objetiva do Estado pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, o dever de indenizar no surge, necessariamente, em todo ato praticado pelo poder pblico que gere dano a particular. Se no houver nexo causal entre o ato e o dano ou se houver culpa exclusiva da vtima, caso fortuito ou fora maior, por exemplo, o Estado poder no ser obrigado a pagar indenizao. 48) (CESPE/DPU/TCNICO EM COMUNICAO SOCIAL/2010) A reparao do dano, na hiptese de prejuzo causado a terceiros pela administrao, pode ser feita tanto no mbito administrativo quanto no judicial. 49) (ESAF/AFRF/2003) Em caso de responsabilidade civil do Estado, a divergncia sobre a insero do agente pblico causador do dano a terceiros, em caso de culpa, na ao judicial, em relao Fazenda Pblica, foi dirimida pelo Estatuto dos Servidores Pblicos Civis da Unio, na esfera federal. Pela regra positiva, ser caso de: a) ao regressiva ou litisconsrcio b) ao regressiva ou denunciao lide c) somente ao regressiva d) litisconsrcio ou denunciao lide e) somente denunciao lide 50) (PGE/PB/PROMOTOR/2008/CESPE) A ao regressiva pode ser movida mesmo aps terminado o vnculo entre o agente e a administrao pblica. 51) (VUNESP/DEFENSOR PBLICO/2008) A ao regressiva contra o funcionrio, nas hipteses de dolo ou culpa, faculdade do Estado.
185

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

52) (FCC/AGENTE FISCAL DE RENDAS/SFA/SP 2006) A responsabilidade civil de um servidor pblico e a de um empregado de empresa privada concessionria de servio pblico, ambos atuando no exerccio de suas funes, por danos causados a um terceiro, , respectivamente (A) subjetiva e subjetiva. (B) objetiva e objetiva. (C) subjetiva e objetiva. (D) objetiva e subjetiva. (E) inexistente e inexistente. 53) (CESPE/Fiscal INSS/1998) Quando demandado regressivamente, o agente causador do prejuzo responder de forma objetiva perante a administrao pblica. 54) (ESAF/Procurador DF/2004) O Estado responde pelos danos causados por seus agentes, na execuo de servios pblicos, descontando destes, automaticamente os valores que despender no pagamento de indenizaes. 55) (PGM/VITRIA/PROCURADOR/2007/CESPE) No atual estgio da doutrina da responsabilidade da administrao pblica pelos atos de seus agentes, a indenizao decorrente de atos lesivos limita-se aos danos materiais. 56) (PROMOTOR DE JUSTIA/MPSP/2002) A dor pela perda de um filho, sem reflexos patrimoniais, causada pela Administrao Pblica, no se constitui em dano indenizvel. 57) (PGE/PB/PROMOTOR/2008/CESPE) A ao por meio da qual o Estado requer ressarcimento aos cofres pblicos de prejuzo causado por agente pblico considerado culpado prescreve em 5 anos. 58) (CESPE/ACE/TCU/2004) A ao regressiva da administrao pblica contra o agente pblico causador direto de dano a particular, indenizado pela administrao por fora de condenao judicial, extingue-se, no se transmitindo aos herdeiros, no caso de falecimento desse agente. 59) (CESPE/PAPILOSCOPISTA PF-NACIONAL/2004) A responsabilidade civil do servidor decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores, e, tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor ou o sucessor, perante a fazenda pblica, em ao regressiva. 60) (CESPE/STJ/ANALISTA JUDICIRIO/2008) Joo ingressou com ao de indenizao contra determinado estado da Federao, fundada na responsabilidade objetiva do estado, diante do dano a ele causado pelo servidor pblico Mrio, que teria agido com culpa. Nessa situao, se o juzo no aceitar a denunciao lide do servidor que causou o dano, o estado no perder, por esse motivo, o direito de ingressar posteriormente com ao de regresso contra Mrio. 61) (FGV/TCM-RJ/PROCURADOR/2008) Sociedade de economia mista, prestadora de servio pblico, pode ser acionada para responder pela prtica de ato ilcito absoluto, perante o Poder Judicirio, no prazo de 3 anos. 62) (CESPE/FISCAL INSS/1998) Ainda que se comprove erro judicirio, o Estado no estar obrigado a indenizar o condenado, haja vista a sentena judicial no possuir natureza de ato administrativo. 63) (FGV/TCM-RJ/PROCURADOR/2008) Apesar de a Constituio Federal ditar que "o Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena", a regra a irresponsabilizao do Estado por atos de jurisdio.

186

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


64) (FUNIVERSA/2009/ADASA/Advogado) No atual regime jurdico brasileiro, convivem as teorias subjetiva e objetiva de responsabilidade do Estado. 65) (FUNIVERSA/2009/ADASA/Advogado) Dano ao particular derivado de conduta lcita do Estado pode gerar obrigao de indenizar. 66) (FUNIVERSA/2009/ADASA/Advogado) A empresa pblica exploradora de atividade econmica submete-se responsabilidade objetiva pelos danos que seus agentes causarem a terceiros. 67) (FUNIVERSA/2009/ADASA/Advogado) A responsabilidade objetiva das concessionrias e permissionrias de servios pblicos no se estende a terceiros no-usurios. 68) (FUNIVERSA/2009/ADASA/Advogado) A responsabilidade civil do Estado por danos nucleares independe da existncia de culpa. 69) (FUNIVERSA/2009/PC-DF/Agente de Polcia) Posto ser o sistema de responsabilizao objetiva o adotado pelo ordenamento jurdico nacional, no qual, independentemente de culpa, pode o Estado ser responsabilizado nos atos comissivos, ao autor cabe somente demonstrar a conduta danosa do agente pblico. 70) (FUNIVERSA/2009/PC-DF/Agente de Polcia) A despeito da garantia constitucional de vedao de penas perptuas, tem-se admitido a imprescritibilidade da responsabilidade civil dos agentes pblicos perante o Estado. 71) (FUNIVERSA/2009/PC-DF/Agente de Polcia) Os atos praticados pelo Poder Judicirio no ensejam responsabilizao civil. 72) (FUNIVERSA/2009/PC-DF/Agente de Polcia) O Estado, em tese, no pode ser responsabilizado por atos omissivos, posto que a desnecessidade de culpa, caracterstica do sistema de responsabilizao estatal, poderia conduzir proliferao de demandas contra os entes pblicos. 73) (FUNIVERSA/2009/PC-DF/Agente de Polcia) Por se submeterem ao direito privado, no se aplica aos concessionrios de servios pblicos a responsabilizao objetiva.
Gabarito: 1) correta, 2) errada, 3) errada, 4) errada, 5) errada, 6) errada, 7) correta, 8) errada, 9) correta, 10) errada, 11) correta, 12) errada, 13) errada, 14) correta, 15) errada, 16) errada, 17) errada, 18) errada, 19) errada, 20) correta, 21) errada, 22) errada, 23) correta, 24) errada, 25) errada, 26) D, 27) errada, 28) correta, 29) correta, 30) correta, 31) errada, 32) errada, 33) errada, 34) errada, 35) errada, 36) correta, 37) correta, 38) errada, 39) errada, 40) errada, 41) correta, 42) errada, 43) errada, 44) correta, 45) errada, 46) errada, 47) correta, 48) correta, 49) C, 50) correta, 51) errada, 52) A, 53) errada, 54) errada, 55) errada, 56) errada, 57) errada, 58) errada, 59) correta, 60) correta, 61) correta, 62) errada, 63) correta, 64) correta, 65) correta, 66) errada, 67) correta, 68) correta, 69) errada, 70) correta, 71) errada, 72) errada, 73) errada.

Faa a avaliao do seu aproveitamento:


Data Data Data N questes 73 N questes 73 N questes 73 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto Data Data Data N questes 73 N questes 73 N questes 73 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto

187

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

PONTO 8 Processo administrativo no mbito da Administrao Federal (Lei 9.784/99)


A anlise dessa lei no tem mistrio, pois a banca no dia da prova cobrar praticamente a decoreba. Voc simplesmente tem que ler o contedo da lei e julgar as assertivas que apresentarei no final desse ponto. Elas abrangem praticamente toda a lei, forando voc a gravar as pegadinhas do concurso. dessa forma que se estuda a lei de processo administrativo!

- Objetivos da lei (art. 1, caput)


Estabelecer normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito da Administrao direta e indireta do Distrito Federal, visando, em especial, proteo dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administrao.

- Abrangncia (art. 1, 1)
A lei aplicvel aos rgos do Poder Executivo e tambm aos dos Poderes Legislativo e Judicirio do DF, quando no desempenho de funo administrativa3.

- rgo/entidade/autoridade (art. 1, 2)
Conceitos apresentados pela lei: rgo: a unidade de atuao integrante da estrutura da Administrao direta e da estrutura da Administrao indireta; Entidade: a unidade de atuao dotada de personalidade jurdica; Autoridade: o servidor ou agente pblico dotado de poder de deciso.

- Princpios (art. 2)
A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade,
3

Voc se lembra da teoria do Montesquieu, que sustentou que os Poderes do Estado no exercem as suas funes constitucionais com exclusividade. H as funes tpicas: legislativa, jurisdicional e administrativa. Contudo, nas hipteses admitidas pelo ordenamento jurdico ptrio, um Poder pode exercer, de forma atpica, funo atribuda a outro Poder. Como exemplo: o Tribunal de Justia do DF, que um rgo do Poder Judicirio, realizando licitao, que funo administrativa tpica do Poder Executivo.
188

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia.

- Critrios (art. 2, pargrafo nico)


Nos processos administrativos sero observados, entre outros, os critrios de: atuao conforme a lei e o Direito (princpio da legalidade); atendimento a fins de interesse geral (princpio da impessoalidade/finalidade), vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias, salvo autorizao em lei (princpio da indisponibilidade do interesse pblico); objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades (princpio da impessoalidade); atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f (princpio da moralidade); divulgao oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas na Constituio (princpio da publicidade); adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico (princpios da proporcionalidade e da razoabilidade); indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso (princpio da motivao); observncia das formalidades essenciais garantia dos direitos dos administrados (princpio da segurana jurdica); adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados (princpio da segurana jurdica); garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio (princpio da ampla defesa e contraditrio); proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei (princpio da gratuidade dos processos administrativos); impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados (princpio da oficialidade);
189

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao (princpio da segurana jurdica).

- Direitos dos administrados (art. 3)


O administrado tem os seguintes direitos perante a Administrao, sem prejuzo de outros que lhe sejam assegurados: ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes; ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas; formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente; fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. - Smula vinculante n 5: A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio.

- Deveres dos administrados (art. 4)


So deveres do administrado perante a Administrao, sem prejuzo de outros previstos em ato normativo: expor os fatos conforme a verdade; proceder com lealdade, urbanidade e boa-f; no agir de modo temerrio; prestar as informaes que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

- Incio do processo (art. 5)


O processo administrativo pode iniciar-se de ofcio ou a pedido de interessado.

190

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitao oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados: rgo ou autoridade administrativa a que se dirige; identificao do interessado ou de quem o represente; domiclio do requerente ou local para recebimento de comunicaes; formulao do pedido, com exposio dos fatos e de seus fundamentos; - quando os pedidos de vrios interessados tiverem contedo e fundamentos idnticos, podero ser formulados em um nico requerimento, salvo disposio legal em contrrio. (art. 8) - os rgos e entidades administrativas devero elaborar modelos ou formulrios padronizados para assuntos que importem pretenses equivalentes. (art. 7) data e assinatura do requerente ou de seu representante. A Administrao no pode imotivadamente recusar-se a receber documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas (art. 6, pargrafo nico).

- Legitimados como interessados (art. 9)


So legitimados como interessados no processo administrativo: pessoas fsicas ou jurdicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exerccio do direito de representao; aqueles que, sem terem iniciado o processo, tm direitos ou interesses que possam ser afetados pela deciso a ser adotada; as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; as pessoas ou as associaes legalmente constitudas quanto a direitos ou interesses difusos.

- Capacidade (art. 10)


So capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezoito anos, ressalvada previso especial em ato normativo prprio.

191

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

- Competncia (art. 11)


A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. (art. 11) Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir. (art. 17) Delegao: Dele gao Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. (art. 12) Essa regra aplica-se delegao de competncia dos rgos colegiados aos respectivos presidentes. No podem ser objeto de delegao (art. 13): a edio de atos de carter normativo; a deciso de recursos administrativos; as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial. (art. 14) O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. (art. 14, 1) O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. (art. 14, 2) As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegado. (art. 14, 3)

Avocao: Avoc ao: Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. (art. 15)

192

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

- Impedimento e suspeio
Hipteses de impedimento (art. 18): Hi p te ses de mp ed im en to tenha interesse direto ou indireto na matria; tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o terceiro grau; esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar, sob pena de falta grave, para efeitos disciplinares. (art. 19) Hipteses de suspeio (art. 20): Hipteses de suspeio Pode ser argida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau. O indeferimento de alegao de suspeio poder ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo. (art. 21).

- Forma dos atos do processo (art. 22)


Os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir, da prevalecer para o processo administrativo, ao contrrio do que ocorre com os atos administrativos, o princpio do informalismo. Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernculo, com a data e o local de sua realizao e a assinatura da autoridade responsvel. Salvo imposio legal, o reconhecimento de firma somente ser exigido quando houver dvida de autenticidade. A autenticao de documentos exigidos em cpia poder ser feita pelo rgo administrativo. O processo dever ter suas pginas numeradas seqencialmente e rubricadas.

193

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

- Tempo dos atos do processo


Os atos do processo devem realizar-se em dias teis, no horrio normal de funcionamento da repartio na qual tramitar o processo. (art. 23) Sero concludos depois do horrio normal os atos j iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou Administrao. (art. 23, pargrafo nico) Inexistindo disposio especfica, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de cinco dias, salvo motivo de fora maior, podendo referido prazo ser dilatado at o dobro, mediante comprovada justificao. (art. 24)

- Lugar dos atos do processo (art. 25)


Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do rgo, cientificando-se o interessado se outro for o local de realizao.

- Comunicao acerca dos atos do processo


O rgo competente perante o qual tramita o processo administrativo determinar a intimao do interessado para cincia de deciso ou a efetivao de diligncias (art. 26). A intimao dever conter (art. 26, 1): identificao do intimado e nome do rgo ou entidade administrativa; finalidade da intimao; data, hora e local em que deve comparecer; se o intimado deve comparecer pessoalmente, ou fazer-se representar; informao da continuidade do processo independentemente do seu comparecimento; indicao dos fatos e fundamentos legais pertinentes. A intimao observar a antecedncia mnima de trs dias teis quanto data de comparecimento (art. 26, 2). A intimao pode ser efetuada por cincia no processo, por via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da cincia do interessado (art. 26, 3). No caso de interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, a intimao deve ser efetuada por meio de publicao oficial (art. 26, 4). As intimaes sero nulas quando feitas sem observncia das prescries legais, mas o comparecimento do administrado supre sua falta ou irregularidade (art. 26, 5).
194

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

O desatendimento da intimao no importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renncia a direito pelo administrado (art. 27). No prosseguimento do processo, ser garantido direito de ampla defesa ao interessado (art. 27, pargrafo nico). Devem ser objeto de intimao os atos do processo que resultem para o interessado em imposio de deveres, nus, sanes ou restrio ao exerccio de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse (art. 28).

- Instruo
As atividades de instruo destinadas a averiguar e comprovar os dados necessrios tomada de deciso realizam-se de ofcio ou mediante impulso do rgo responsvel pelo processo, sem prejuzo do direito dos interessados de propor atuaes probatrias (art. 29). O rgo competente para a instruo far constar dos autos os dados necessrios deciso do processo (art. 29, 1). Os atos de instruo que exijam a atuao dos interessados devem realizar-se do modo menos oneroso para estes (art. 29, 2). So inadmissveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilcitos (art. 30). Quando a matria do processo envolver assunto de interesse geral, o rgo competente poder, mediante despacho motivado, abrir perodo de consulta pblica para manifestao de terceiros, antes da deciso do pedido, se no houver prejuzo para a parte interessada (art. 31). A abertura da consulta pblica ser objeto de divulgao pelos meios oficiais, a fim de que pessoas fsicas ou jurdicas possam examinar os autos, fixando-se prazo para oferecimento de alegaes escritas (art. 31, 1). O comparecimento consulta pblica no confere, por si, a condio de interessado do processo, mas confere o direito de obter da Administrao resposta fundamentada, que poder ser comum a todas as alegaes substancialmente iguais (art. 31, 2). Antes da tomada de deciso, a juzo da autoridade, diante da relevncia da questo, poder ser realizada audincia pblica para debates sobre a matria do processo (art. 32). Os rgos e entidades administrativas, em matria relevante, podero estabelecer outros meios de participao de administrados, diretamente ou por meio de organizaes e associaes legalmente reconhecidas (art. 33).
195

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

Os resultados da consulta e audincia pblica e de outros meios de participao de administrados devero ser apresentados com a indicao do procedimento adotado (art. 34). Quando necessria instruo do processo, a audincia de outros rgos ou entidades administrativas poder ser realizada em reunio conjunta, com a participao de titulares ou representantes dos rgos competentes, lavrandose a respectiva ata, a ser juntada aos autos (art. 35). Cabe ao interessado a prova dos fatos que tenha alegado, sem prejuzo do dever atribudo ao rgo competente para a instruo e do disposto no art. 37 desta Lei (art. 36). Quando o interessado declarar que fatos e dados esto registrados em documentos existentes na prpria Administrao responsvel pelo processo ou em outro rgo administrativo, o rgo competente para a instruo prover, de ofcio, obteno dos documentos ou das respectivas cpias (art. 37). O interessado poder, na fase instrutria e antes da tomada da deciso, juntar documentos e pareceres, requerer diligncias e percias, bem como aduzir alegaes referentes matria objeto do processo (art. 38). Os elementos probatrios devero ser considerados na motivao do relatrio e da deciso (art. 38, 1). Somente podero ser recusadas, mediante deciso fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam ilcitas, impertinentes, desnecessrias ou protelatrias (art. 38, 2). Quando for necessria a prestao de informaes ou a apresentao de provas pelos interessados ou terceiros, sero expedidas intimaes para esse fim, mencionando-se data, prazo, forma e condies de atendimento (art. 39). No sendo atendida a intimao, poder o rgo competente, se entender relevante a matria, suprir de ofcio a omisso, no se eximindo de proferir a deciso (art. 39, pargrafo nico). Quando dados, atuaes ou documentos solicitados ao interessado forem necessrios apreciao de pedido formulado, o no atendimento no prazo fixado pela Administrao para a respectiva apresentao implicar arquivamento do processo (art. 40). Os interessados sero intimados de prova ou diligncia ordenada, com antecedncia mnima de trs dias teis, mencionando-se data, hora e local de realizao (art. 41).

196

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um rgo consultivo, o parecer dever ser emitido no prazo mximo de quinze dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo (art. 42). Se um parecer obrigatrio e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo no ter seguimento at a respectiva apresentao, responsabilizando-se quem der causa ao atraso (art. 42, 1). Se um parecer obrigatrio e no vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo poder ter prosseguimento e ser decidido com sua dispensa, sem prejuzo da responsabilidade de quem se omitiu no atendimento (art. 42, 2). Quando por disposio de ato normativo devam ser previamente obtidos laudos tcnicos de rgos administrativos e estes no cumprirem o encargo no prazo assinalado, o rgo responsvel pela instruo dever solicitar laudo tcnico de outro rgo dotado de qualificao e capacidade tcnica equivalentes (art. 43). Encerrada a instruo, o interessado ter o direito de manifestar-se no prazo mximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado (art. 44). Em caso de risco iminente, a Administrao Pblica poder motivadamente adotar providncias acauteladoras sem a prvia manifestao do interessado (art. 45). Os interessados tm direito vista do processo e a obter certides ou cpias reprogrficas dos dados e documentos que o integram, ressalvados os dados e documentos de terceiros protegidos por sigilo ou pelo direito privacidade, honra e imagem (art. 46). O rgo de instruo que no for competente para emitir a deciso final elaborar relatrio indicando o pedido inicial, o contedo das fases do procedimento e formular proposta de deciso, objetivamente justificada, encaminhando o processo autoridade competente (art. 47).

- Dever de decidir
A Administrao tem o dever de explicitamente emitir deciso nos processos administrativos e sobre solicitaes ou reclamaes, em matria de sua competncia (art. 48). Concluda a instruo de processo administrativo, a Administrao tem o prazo de at trinta dias para decidir, salvo prorrogao por igual perodo expressamente motivada (art. 49).
197

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

- Motivao
Os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos, quando (art. 50): neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses; imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes; decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica; dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio; decidam recursos administrativos; decorram de reexame de ofcio; deixem de aplicar jurisprudncia firmada sobre a questo ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatrios oficiais; importem anulao, revogao, suspenso ou convalidao de ato administrativo. A motivao deve ser explcita, clara e congruente, podendo consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, que, neste caso, sero parte integrante do ato (art. 50, 1), hipteses em que denominada pela doutrina de motivao aliunde. Na soluo de vrios assuntos da mesma natureza, pode ser utilizado meio mecnico que reproduza os fundamentos das decises, desde que no prejudique direito ou garantia dos interessados (art. 50, 2). A motivao das decises de rgos colegiados e comisses ou de decises orais constar da respectiva ata ou de termo escrito (art. 50, 3).

- Desistncia e extino do processo


O interessado poder, mediante manifestao escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponveis (art. 51). Havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado (art. 51, 1).

198

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES A desistncia ou renncia do interessado, conforme o caso, no prejudica o prosseguimento do processo, se a Administrao considerar que o interesse pblico assim o exige (art. 51, 2). O rgo competente poder declarar extinto o processo quando exaurida sua finalidade ou o objeto da deciso se tornar impossvel, intil ou prejudicado por fato superveniente (art. 52).

- Anulao, revogao e convalidao


A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos (art. 53). O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f (art. 54). No caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do primeiro pagamento (art. 54, 1). Considera-se exerccio do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnao validade do ato (art. 54, 2). Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao (art. 55).

- Recurso administrativo
Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito (art. 56). O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhar autoridade superior (art. 56, 1). Salvo exigncia legal, a interposio de recurso administrativo independe de cauo (art. 56, 2). Se o recorrente alegar que a deciso administrativa contraria enunciado da smula vinculante, caber autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar, explicitar, antes de encaminhar o recurso autoridade superior, as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso (art. 56, 3).

199

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES O recurso administrativo tramitar no mximo administrativas, salvo disposio legal diversa (art. 57). por trs instncias

Tm legitimidade para interpor recurso administrativo (art. 58): os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo; aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela deciso recorrida; as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; os cidados ou associaes, quanto a direitos ou interesses difusos. Salvo disposio legal especfica, de dez dias o prazo para interposio de recurso administrativo, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida (art. 59). Quando a lei no fixar prazo diferente, o recurso administrativo dever ser decidido no prazo mximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente (art. 59, 1). O prazo mencionado no pargrafo anterior poder ser prorrogado por igual perodo, ante justificativa explcita (art. 59, 2). O recurso interpe-se por meio de requerimento no qual o recorrente dever expor os fundamentos do pedido de reexame, podendo juntar os documentos que julgar convenientes (art. 60). Salvo disposio legal em contrrio, o recurso no tem efeito suspensivo (art. 61). Havendo justo receio de prejuzo de difcil ou incerta reparao decorrente da execuo, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poder, de ofcio ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso (art. 61, pargrafo nico). Interposto o recurso, o rgo competente para dele conhecer dever intimar os demais interessados para que, no prazo de cinco dias teis, apresentem alegaes (art. 62). O recurso no ser conhecido quando interposto (art. 63): fora do prazo; perante rgo incompetente; - Nessa hiptese ser indicada ao recorrente a autoridade competente, sendo-lhe devolvido o prazo para recurso (art. 63, 1). por quem no seja legitimado; aps exaurida a esfera administrativa.
200

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

O no conhecimento do recurso no impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal, desde que no ocorrida precluso administrativa (art. 63, 2). O rgo competente para decidir o recurso poder confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso recorrida, se a matria for de sua competncia (art. 64). Se da aplicao do disposto neste artigo puder decorrer gravame situao do recorrente, este dever ser cientificado para que formule suas alegaes antes da deciso (art. 64, pargrafo nico). Se o recorrente alegar violao de enunciado da smula vinculante, o rgo competente para decidir o recurso explicitar as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso (art. 64-A). Acolhida pelo Supremo Tribunal Federal a reclamao fundada em violao de enunciado da smula vinculante, dar-se- cincia autoridade prolatora e ao rgo competente para o julgamento do recurso, que devero adequar as futuras decises administrativas em casos semelhantes, sob pena de responsabilizao pessoal nas esferas cvel, administrativa e penal (art. 64-B).

- Reviso do processo administrativo


Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada (art. 65). Da reviso do processo no poder resultar agravamento da sano (art. 65, pargrafo nico).

- Prazos
Os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, excluindo-se da contagem o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento (art. 66). Considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til seguinte se o vencimento cair em dia em que no houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal (art. 66, 1). Os prazos expressos em dias contam-se de modo contnuo (art. 66, 2). Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no ms do vencimento no houver o dia equivalente quele do incio do prazo, tem-se como termo o ltimo dia do ms (art. 66, 3).
201

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

Salvo motivo de fora maior devidamente comprovado, os prazos processuais no se suspendem (art. 67).

- Sanes
As sanes, a serem aplicadas por autoridade competente, tero natureza pecuniria ou consistiro em obrigao de fazer ou de no fazer, assegurado sempre o direito de defesa (art. 68).

- Prioridade na tramitao
Tero prioridade na tramitao, em qualquer rgo ou instncia, os procedimentos administrativos em que figure como parte ou interessado (art. 69-A): I - pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos; II - pessoa portadora de deficincia, fsica ou mental; IV - pessoa portadora de tuberculose ativa, esclerose mltipla, neoplasia maligna, hansenase, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avanados da doena de Paget (ostete deformante), contaminao por radiao, sndrome de imunodeficincia adquirida, ou outra doena grave, com base em concluso da medicina especializada, mesmo que a doena tenha sido contrada aps o incio do processo. A pessoa interessada na obteno do benefcio, juntando prova de sua condio, dever requer-lo autoridade administrativa competente, que determinar as providncias a serem cumpridas (art. 69-A, 1). Deferida a prioridade, os autos recebero identificao prpria que evidencie o regime de tramitao prioritria (art. 69-A, 2).

EXERCCIO DE FIXAO DA LEI DE PROCESSO ADMINISTRATIVO


Nas questes abaixo, julgue os itens: 1) Os preceitos da Lei 9.784/99 no se aplicam Administrao Indireta. 2) Os preceitos da Lei 9.784/99 tambm se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, quando no desempenho de suas funes tpicas. 3) A eficincia princpio expresso da Lei 9.784/99.
202

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

4) Nos processos administrativos, h divulgao oficial de todos os atos administrativos. 5) O processo administrativo no pode ser impulsionado de ofcio pela Administrao Pblica. 6) direito do administrado fazer-se assistir, facultativamente, por advogado nos processos administrativos, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. 7) O processo administrativo pode iniciar-se de ofcio ou a pedido de interessado. 8) vedada Administrao a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas. 9) So legitimados como interessados no processo administrativo, dentre outros, as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses individuais e coletivos. 10) So capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezesseis anos, ressalvada previso especial em ato normativo prprio. 11) A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. 12) Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, desde que estes lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. 13) No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de impugnaes administrativas; III - as matrias de competncia privativa do rgo ou autoridade. 14) O ato de delegao e sua revogao prescindem de publicao no meio oficial. 15) O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. 16) O ato de delegao irrevogvel durante o perodo estipulado pela autoridade delegante. 17) As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegante. 18) Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. 19) Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir. 20) Os atos do processo administrativo, em regra, dependem de forma determinada. 21) Sero concludos depois do horrio normal os atos j iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou Administrao. 22) Inexistindo disposio especfica, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de dez dias, salvo motivo de fora maior. 23) O prazo previsto acima pode ser dilatado at o triplo, mediante comprovada justificao.
203

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

24) As intimaes observaro a antecedncia mnima de 5 dias quanto data de comparecimento. 25) As intimaes sero nulas quando feitas sem observncia das prescries legais, mas o comparecimento do administrado supre sua falta ou irregularidade. 26) O desatendimento da intimao importa o reconhecimento da verdade dos fatos, bem com a renncia a direito pelo administrado. 27) Devem ser objeto de intimao quaisquer atos do processo administrativo. 28) So inadmissveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilcitos. 29) Quando a matria do processo envolver assunto de interesse geral, o rgo competente poder, mediante despacho motivado, abrir perodo de consulta pblica para manifestao de terceiros, antes da deciso do pedido, se no houver prejuzo para a parte interessada. 30) O comparecimento consulta pblica confere, por si, a condio de interessado do processo, alm do direito de obter da Administrao resposta fundamentada, que poder ser comum a todas as alegaes substancialmente iguais. 31) O interessado poder, a qualquer tempo, juntar documentos e pareceres, requerer diligncias e percias, bem como aduzir alegaes referentes matria objeto do processo. 32) Somente podero ser recusadas, mediante deciso fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam ilcitas, impertinentes, desnecessrias ou protelatrias. 33) Os interessados sero intimados de prova ou diligncia ordenada, com antecedncia mnima de trs dias teis, mencionando-se data, hora e local de realizao. 34) Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um rgo consultivo, o parecer dever ser emitido no prazo mximo de trinta dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo. 35) Se um parecer obrigatrio e no vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo no ter seguimento at a respectiva apresentao, responsabilizando-se quem der causa ao atraso. 36) Encerrada a instruo, o interessado ter o direito de manifestar-se no prazo mximo de quinze dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado. 37) Concluda a instruo de processo administrativo, a Administrao tem o prazo de at trinta dias improrrogveis para decidir. 38) Nos processos administrativos, todos os atos administrativos devero ser motivados. 39) A motivao deve ser explcita, clara e congruente, podendo consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, que, neste caso, sero parte integrante do ato. 40) Uma vez iniciado o processo administrativo, o interessado no poder desistir do seu prosseguimento. 41) Havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado. 42) A desistncia ou renncia do interessado prejudica o prosseguimento do processo.
204

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


43) A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados, em todos os casos, os direitos adquiridos. 44) O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em trs anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. 45) No caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do ltimo pagamento. 46) Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao. 47) Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito. 48) O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de 48 horas, o encaminhar autoridade superior. 49) Em regra, a interposio de recurso administrativo depende de cauo. 50) Se o recorrente alegar que a deciso administrativa contraria enunciado da smula vinculante, caber autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar, explicitar, antes de encaminhar o recurso autoridade superior, as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso. 51) O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. 52) Salvo disposio legal especfica, de trinta dias o prazo para interposio de recurso administrativo, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida. 53) Quando a lei no fixar prazo diferente, o recurso administrativo dever ser decidido no prazo mximo de trinta dias, improrrogvel, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente. 54) Salvo disposio legal em contrrio, o recurso ter efeito suspensivo. 55) Interposto o recurso, o rgo competente para dele conhecer dever intimar os demais interessados para que, no prazo de cinco dias teis, apresentem alegaes. 56) O recurso no ser conhecido quando interposto: I - fora do prazo; II - perante rgo incompetente; III - por quem no seja legitimado; IV - aps exaurida a esfera administrativa. 57) Na hiptese do inciso II indicado acima, ser indicada ao recorrente a autoridade competente, sendo-lhe devolvido o prazo para recurso. 58) O no conhecimento do recurso impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal. 59) O rgo competente para decidir o recurso poder confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso recorrida, se a matria for de sua competncia. 60) Se da aplicao do disposto acima puder decorrer gravame situao do recorrente, este dever ser cientificado para que formule suas alegaes antes da deciso. 61) Se o recorrente alegar violao de enunciado da smula vinculante, o rgo competente para decidir o recurso explicitar as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso.
205

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

62) Acolhida pelo Supremo Tribunal Federal a reclamao fundada em violao de enunciado da smula vinculante, dar-se- cincia autoridade prolatora e ao rgo competente para o julgamento do recurso, que devero adequar as futuras decises administrativas em casos semelhantes, sob pena de responsabilizao pessoal nas esferas cvel, administrativa e penal. 63) Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. 64) Da reviso do processo poder resultar agravamento da sano. 65) Os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, incluindo na contagem o dia do comeo e excluindo-se o do vencimento. 66) Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no ms do vencimento no houver o dia equivalente quele do incio do prazo, tem-se como termo o ltimo dia do ms. 67) impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que, dentre outros, tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o segundo grau; 68) A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares. 69) Pode ser argida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o segundo grau. 70) O indeferimento de alegao de suspeio poder ser objeto de recurso, com efeito suspensivo.
GABARITO: 1) F; 2) F; 3) V; F; 4) F; 5) F; 6) V; 7) V; 8) V; 9) F; 10) F; 11) V; 12) F; 13) F; 14) F; 15) V; 16) F; 17) F; 18) V; 19) V; 20) F; 21) V; 22) F; 23) F; 24) F; 25) V; 26) F; 27) F; 28) V; 29) V; 30) F; 31) F; 32) V; 33) V; 34) F; 35) F; 36) F; 37) F; 38) F; 39) V; 40) F; 41) V; 42) F; 43) F; 44) F; 45) F; 46) V; 47) V; 48) F; 49) F; 50) V; 51) V; 52) F; 53) F; 54) F; 55) V; 56) V; 57) V; F; 59) V; 60) V; 61) V; V; 63) V; 64) F; 65) F; 66) V; 67) F; 68) V; 69) F; 70) F.

Data Data Data

N questes 70 N questes 70 N questes 70

Acertos Acertos Acertos

% acerto % acerto % acerto

Data Data Data

N questes 70 N questes 70 N questes 70

Acertos Acertos Acertos

% acerto % acerto % acerto

Chegamos ao final de mais uma aula. Abrao e timo estudo!

Armando Mercadante

206

www.pontodosconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și