Sunteți pe pagina 1din 2

forno, Falha na Operao de forno, Danifica Transformador

Por Alcimar Nunes de Paula*

TRANSFORMADORES Os transformadores so componentes capazes de aumentar ou diminuir uma tenso e uma corrente, atravs do eletromagnetismo que flui por suas espiras quando energizadas.

Falha no transformador do forno eltrico Devido a falha de operao houve queima de um transformador da metalurgia, com curto circuito e rompimento de espiras do grupo de bobina secundaria .

O eletromagnetismo sempre aparece em um condutor quando por ele circular uma corrente. Seus efeitos podem ser observados atravs de uma bobina ligada e sem ncleo: ao colocar-mos algum abjeto de metal em suas proximidades notar que uma fora faz com que esse objeto seja "puxado" em direo ao centro da bobina.

Ao abrir o transformador e realizar anlise da falha foram identificados a causas : Energizao e re-energizao, e ligar com tap no recomendado alem de iniciar a operao, com eletrodos afundados na sola do forno. Energizao e re-energizao tempo curto. So resultados de operaes de chaveamento , que caracterizam por possuir frente de onda muito rpida, de curta durao e com espectro de freqncia elevada. A magnitude e a durao desses surtos transitrios de sobrecorrente e sobretenso podem ser classificadas de acordo com: Energizao e re-energizao do transformador. Manobra de cargas.

Transformador bifsico A transformao de um sistema trifsico em bifsico realizada por ligao tipo Scott . No primrio ele se comporta como um sistema trifsico normal no secundrio o comportamento e de um sistema bifsico com neutro. O neutro ligado soleira do forno e esta por sua vez ligada a terra. A potncia dissipada pelo eletrodo a potncia que circula pelo neutro e equilibrando-se sofrer uma perda de energia para a terra.
__________________________
* Engenheiro eletricista ** alcimar_paula@bol.com.br

Os possveis danos em componentes dieltricos dos enrolamentos do transformador permitem a possvel identificao dos danos como apresentado na figura 1 e 2. Por conta de transitrio com frente de onda muito rpida a distribuio de tenso ao longo da bobina no ter sido uniforme, resultando em uma possvel concentrao de tenso nas espiras, tendendo a haver ruptura do meio do dieltrico e do enrolamento ou perca de compresso da espira.

Falha na Operao de forno Danifica Transformador

Fig 1: Rompimento da espira da bobina

carga do forno, com corrente que atingem valores de milhares de ampres.


Fig3: Vrias quebras de eletrodos dentro do forno em operao

Ao realizar inspeo a provvel causa do defeito foi devido ao movimento dos enrolamentos, provocada por uma fora eletromagntica que propiciou o movimento que causou o curto circuito e o rompimento da bobina.
Fig 2: Perda da compresso dos discos

Esquema de funcionamento eltrico do forno

Concluso Desequilbrio de corrente As operaes equivocadas levaram a queima de um transformador de forno. O descaso com as grandezas eltricas e os pedidos para tirar as protees em nome da produo pode provocar no apenas uma queima de um transformador, mas a parada total da produo e prejuzo para empresa. Contudo temos tambm que salientar, que certos erros operacionais podem levar a acidentes de proporo catastrfica e perca de vidas.

Apresentando desequilbrio de corrente de fase, poder ocorrer um esforo mecnico nos grupos de bobina da fase desequilibrada, causando possvel deslocamento do ncleo. Esta pode ocorrer pela inevitvel dissimetria eltrica do circuito trifsico/ bifsico e conseqentemente o desequilbrio da corrente, tenso e deformao por no homogeneidade dos eletrodos na

Pgina 2

S-ar putea să vă placă și