Sunteți pe pagina 1din 10

O GNERO E A PROFISSO DOCENTE: IMPACTOS NA MEMRIA DAS NORMALISTAS Amanda O.

RABELO1
RESUMO: A memria enquanto instrumento de poder tenta constituir e controlar o indivduo, inclusive na opo profissional, desta forma destaca-se o fato de existirem ofcios mais procurados por mulheres e outros por homens. Dentre as profisses historicamente destinadas ao gnero feminino, a funo de professor envolve um direcionamento histrico, uma memria e justificativas que invocam diferenas biolgicas para dizer que natural que a mulher opte por essa profisso. Portanto, neste artigo pretendo analisar as foras que se afrontam na formao da escolha profissional e da memria de algumas normalistas entrevistadas (as alunas dos cursos mdios anterior graduao de formao para professoras de 1 a 4 sries do ensino fundamental), provenientes de um Instituto de formao de professores situado em uma zona afastada da cidade do Rio de Janeiro/Brasil. PALAVRAS-CHAVE: gnero; escolha profissional; memria. ABSTRACT: The memory as instrument of power tries to constitute and to control the individual, also in the professional option, thus it is distinguished the existence of works more chosen by women and other for men. Amongst the professions historically destined to the feminine gender, the professor function involves a historical aiming, a memory and justifications that invoke biological differences to say that it is natural that the woman opts to this profession. Therefore, in this article I intend to analyze the forces that confront in the formation of the professional choice and the memory of some interviewed normalistas (the pupils of the previous courses to the graduation of formation for teachers of elementary education), proceeding from a Institute of formation of professors situated in a zone far from of the city of Rio de Janeiro/Brazil. KEYWORDS: gender; professional choice; memory. A sociedade em que vivemos nos impele a ter um trabalho para nos sentirmos dignos de viver nela, esta necessidade decorre de presses sociais que esto inscritas no poder vigente exercido sobre o indivduo a todo o momento no intuito de disciplin-lo, torn-lo til, produtivo2. J Gondar (2000) nos esclarece que a memria um instrumento de poder, de um poder que abrange todas as dimenses em que h um embate de foras, incluindo a a prpria constituio do eu. Ou seja, o poder controla a memria e acaba por constituir o eu. A memria enquanto instrumento de poder tenta constituir e controlar o indivduo, isso inclui a opo profissional. Na busca por encontrar uma forma de afirmao na sociedade, a parcela
1

Doutoranda do Departamento de Cincias da Educao da Universidade de Aveiro Departamento de Cincias de Educao Universidade de Aveiro Campus de Santiago, 3810-193 Aveiro Portugal. Email: arabelo@dce.ua.pt Michel Foucault, 1979.

Este artigo contm algumas consideraes presentes na minha dissertao de mestrado (RABELO, 2004).
2

58

mais pobre da populao acaba saindo em desvantagem, precisando entrar mais cedo no mercado de trabalho. Uma das maneiras de antecipar a entrada no mercado de trabalho atravs dos cursos de nvel mdio profissionalizante, como o de formao de professores. Neste contexto, possibilita-se a escolha de vrios ofcios (eletricista, professor, faxineiro, pedreiro...). Porm, chama a ateno o fato de alguns serem mais procurados por mulheres e outros por homens. Nas profisses historicamente destinadas ao gnero3 feminino, a funo de professor a que mais envolve um direcionamento histrico, uma memria e justificativas que invocam diferenas biolgicas para dizer que natural que a mulher opte por essa profisso (BRUSCHINI; AMADO, 1988). Portanto, neste artigo pretendo analisar a memria envolvida na escolha da carreira docente e os motivos que a influenciam. A memria encaminha sempre para uma escolha, conforme assinala Gondar:
Para que uma memria se configure, se delimite, coloca-se, antes de mais nada, o problema da escolha (seja ela consciente ou inconsciente): entre tantos estmulos diferenciados que nos chegam do mundo, alguns sero investidos a ponto de se tornarem traos mnmicos, ao mesmo tempo em que outros sero segregados, esquecidos sem que jamais se tenham convertido em memria (2000:36).

A escolha de uma profisso no somente pessoal, ela pode ser baseada no orgulho prprio, mas depende de condicionamentos sociais mais profundos. Essa escolha, ou orgulho, leva ao esquecimento de outras influncias possveis. Gondar mostra que essa anlise deve tentar sempre esclarecer outros fatores:
No basta supor que a memria d forma e contedo identidade de um eu, de um grupo, sociedade ou nao. Pois admitir a relao de foras entre memria e esquecimento implica admitir o quanto essa grande abstrao chamada identidade ficcional, o quanto ela implica numa escolha poltica ou orgulhosa , o quanto ela se deve aos nossos interesses prticos. No podemos falar de memria, articulando-a identidade, sem inseri-la num afrontamento de foras e sem levarmos em conta que a memria , antes de mais nada, um instrumento de poder (2000:37).

essa anlise das foras que se afrontam na formao da escolha e da memria das normalistas que pretendo discutir; anlise esta que abordar-se- nas narrativas das normalistas entrevistadas do IESK4 com relao sua escolha profissional. Nessa memria, a profisso docente, a maternidade, a natureza feminil ficam vinculadas intimamente. Diversas recordaes, desde o nascimento, reforam esse elo. Pretendo, com isso, desenvolver um estudo especfico sobre os relatos das normalistas no intuito de averiguar quais foram as foras e os interesses que as levaram a optar pelo magistrio.
UMA PROFISSO FEMININA

Os modos de ser de homens e mulheres dependem de todo um arcabouo social, cultural e histrico que faz com que a masculinidade e a feminilidade marquem cada pessoa de um determinado local e momento. Isto assinalado por Denice Catani:

Desde que os seres humanos nascem, a masculinidade e a feminilidade so marcas que identificam cada sexo e so impostas psique da criana. Toda a vasta gama de elementos que constituem a nossa cultura atuam no desenvolvimento da conscincia social de meninas e de meninos. Tanto para homens, quanto para as mulheres,
necessrio esclarecer que o termo gnero se refere aos papis sociais atribudos ao homem e mulher e no distino sexual do macho e da fmea. 4 Instituto de formao de professores situado em uma zona afastada da cidade do Rio de Janeiro/Brasil.
3

59

modos de ser e de estar no mundo so, portanto, construes histricas e culturais (1997:39).

As marcas de gnero repercutem em todas as atividades e em todos os espaos sociais em que a pessoa interage. Tais condicionamentos podem interferir nas escolhas que esse indivduo ter que fazer durante a sua vida, inclusive na opo profissional. A quantidade de mulheres que escolhe a profisso do magistrio muito maior que a dos homens que tm optado pela docncia. Isso acontece tambm no IESK onde a proporo de homens que ingressam nesse Instituto menor que 10% da quantidade de mulheres. Na legitimao da docncia como profisso eminentemente feminina, as instituies da sociedade tm papel importante. Principalmente a famlia, a escola e a igreja, que muitas vezes limitam a escolha da mulher, impondo forosamente a opo pela carreira docente. Neste ponto, Loureno Filho assinala:

O que h, em relao escolha da profisso [...] o resultado da formao social. Idias, hbitos mentais, longamente firmados desde a infncia; tradies da famlia; bom ou mau conceito local de determinado trabalho; influncia direta muitas vezes dos nossos primeiros mestres que tomamos como modelo; modificaes de melhoria econmica da profisso tudo isso pode agir isoladamente ou em conjunto, num dado momento (2001:17).

Assim, as instituies sociais encaminham a mulher para a profisso docente, por exemplo: nos comentrios a respeito da profisso digna que ela deve escolher; nos valores/costumes que a condicionam e permeiam a sociedade em que ela vive; atravs da presso que muitos pais exercem para que a filha seja professora; alm do fator econmico na escolha da profisso docente, muito presente no local que se insere o IESK, pois a maioria dos estudantes da instituio tem baixa condio financeira. A memria das normalistas est marcada pela feminizao do magistrio5; que condiciona a sociedade em geral e acaba por influenciar sua escolha profissional. A feminizao ocorreu no magistrio no s no aspecto quantitativo, mas tambm na concepo social da profisso docente que est sempre associada s caractersticas femininas, o que talvez incentive sua crescente desvalorizao. A ESCOLHA PROFISSIONAL E SUA RELAO COM A MEMRIA SOCIAL A busca por uma profisso sempre uma tentativa de unir uma necessidade imposta pela sociedade com algo que a torne prazerosa. Em geral, esse prazer associado a uma sensao de dever cumprido, a uma ligao emocional com a profisso, ao reconhecimento dado por outrem da importncia/eficcia do seu trabalho ou compensao financeira. A profisso docente envolve todo um arcabouo histrico-social que alude a uma vocao, a uma misso que deveria ser mais importante do que a prpria compensao financeira e que influencia o docente a pensar que um dom pessoal, que ele nasceu para isso. Bruschini e Amado analisam a questo:

Embora o encargo da mulher com a socializao infantil seja fruto da diviso sexual do trabalho, diferenas biolgicas so invocadas para justificar esse fato como
5

Sobre a feminizao do magistrio ver Silvia Yannoulas (2001).

60

natural (). Historicamente, o conceito de vocao foi aceito e expresso pelos prprios educadores e educadoras, que argumentavam que, como a escolha da carreira devia ser adequada natureza feminina, atividades requerendo sentimento, dedicao, mincia e pacincia deveriam ser preferidas. Ligado idia de que as pessoas tm aptides e tendncias inatas para certas ocupaes, o conceito de vocao foi um dos mecanismos mais eficientes para induzir as mulheres a escolher as profisses menos valorizadas socialmente. Influenciadas por essa ideologia, as mulheres desejam e escolhem essas ocupaes, acreditando que o fazem por vocao; no uma escolha em que se avaliam as possibilidades concretas de sucesso pessoal e profissional na carreira (1988:7).

Algumas questes surgem da reflexo sobre a vocao inata da mulher para a profisso docente: ser que a mulher nasce para ensinar? Ou esta vocao lhe incutida desde cedo e de vrias formas pela sociedade? A ESCOLHA BASEADA EM MODELOS SOCIAIS A sociedade, a cultura como um todo, sinaliza a todo instante quais so os comportamentos esperados e aprovados para homens e mulheres. Por meio da mdia, da literatura e at dos brinquedos, mensagens, imagens e representaes complementam o trabalho que consiste em prescrever como as pessoas de cada sexo devem ser e comportar-se (1997: 40). Os modelos de conduta oferecidos s normalistas no decorrer da sua vida induzem a sua tomada de deciso profissional. Esses modelos que, conforme a epgrafe, so apresentados de vrias maneiras e a todo instante, acabam por ditar os comportamentos esperados e aprovados para cada pessoa. As normalistas pesquisadas recebem esses modelos de formas diferentes e agem sobre eles com reaes diversas. O brinquedo, ou a brincadeira6, aparece no depoimento de algumas das normalistas, que afirmam que as brincadeiras infantis fomentaram nelas a escolha profissional. Por exemplo, no seguinte trecho: Desde criana eu falava que queria ser professora, brincava muito de escolinha, brincadeira de criana mesmo (normalista Brbara). Essas brincadeiras de ensinar e outras associadas maternidade e aos cuidados domsticos so impostas, imperceptivelmente, ao sexo feminino pelas instituies de nossa sociedade, principalmente pela famlia. No podemos esquecer do papel fundamental da mdia atualmente na incorporao de um esteretipo feminino. A influncia de um professor, que serve como exemplo de profissional e de carreira a seguir, tambm se faz presente na narrativa de muitas normalistas, como exemplo, temos o seguinte relato:
Eu tive essa professora que foi muito legal, nossa! Na minha poca de alfabetizao ento, ela deu aquele choque ali pra gente sentir mesmo o peso. E a minha turma saiu totalmente alfabetizada no C.A7. Ento ns sabamos que ns tnhamos que ler perfeitamente, ento aquilo foi, assim, me estimulando n, que to gostoso voc lidar com criana, saber que pode ajudar ela, e depois v daqui a uns 6 anos, ela j em cima, e gostando de estudar e progredindo e pensando no futuro (normalista Rafaela).

Esse professor se torna um modelo profissional, um mito, que as normalistas pretendem seguir e um impulso fundamental para a escolha profissional. Goodson ressalta essa influncia no trecho a seguir:
Uma caracterstica comum do ambiente sociocultural colhida nas narrativas dos professores o aparecimento de um professor preferido que influenciou, de modo
6
7

Apresentado na epgrafe como uma das maneiras sociais de levar as pessoas a terem o comportamento esperado Classe de Alfabetizao.

61

significativo, a pessoa enquanto jovem aluno. [...] Tais pessoas fornecem um modelo funcional e, para alm disso, influenciaram provavelmente a viso subseqente da pedagogia desejvel, e bem assim, possivelmente, a escolha do prprio curso (1995:72).

Os modelos de professor so veiculados por todos os meios e ambientes de contato das normalistas e fazem com que optem pela carreira docente: se querem ser aquele professor que nenhum aluno gosta; se querem ser como aquele professor que se tornou um dolo para sua classe, ou conforme um filme, livro ou novela que assistiram. Todas as instituies sociais que se expandem nos espaos onde as normalistas desenvolvem suas atividades interferem na escolha da profisso em vrias etapas da vida e de formas diferentes. Por exemplo, a famlia tem a capacidade de influenciar em um momento, mas a percepo de um modelo de profissional pode ser mais importante em outra situao. Essa importncia esclarecida por Moita:
O papel dos outros espaos de vida em relao profisso pode ser muito diversificado. Os outros espaos de vida, nomeadamente o espao familiar e o social, podem ser um limite, um contributo, um acessrio, em relao vida profissional. Mas se estes papis podem ter um carter dominante, pelo menos em certas etapas da vida, nunca so exclusivos. No tm um carter unidimensional (1995:138) (grifos da autora).

Tambm podemos entender a importncia das vrias instituies sociais na escolha da carreira docente, e nas relaes com uma profisso, no relato de uma normalista sobre o nascimento da sua opo profissional:
Quando eu entrei l [no IESK] eu ainda no tinha uma certeza do que que eu queria, eu entrei a eu comecei a estudar. Eu comecei a ver que eu gostava realmente daquilo. Me interessei pelas coisas. Comecei a fazer estgio. Quer dizer, aquilo tudo foi despertando em mim uma vontade de ser professora. Ento eu abracei mesmo a profisso, n, e to trabalhando nela at hoje. Acho que l dentro do IESK mesmo eu conheci professores muito bons n, quer dizer, isso te impulsiona voc a continuar naquela profisso. Foram os professores de l mesmo que me deram apoio, e a famlia, quando eu resolvi entrar pro IESK, eles gostaram, mas no foi uma coisa imposta por eles no, escolha minha mesma (normalista Joyce).

A famlia tem um papel decisivo na definio da opo profissional de um filho, pois esta serve como exemplo ou indica a carreira que ele deve ou no seguir, impondo, muitas vezes, uma profisso ou proibindo outra. A profisso no escolhida somente por fatores pessoais, prprios do indivduo, pois sua escolha permeada por vrias influncias sociais, conforme nos demonstra Fontoura:
O que que levar, por exemplo, a mulher a ser professora? Situar-se- a escolha ao nvel da misso, do amor pelas crianas, da conciliao possvel entre a vida familiar e a vida profissional ou ao nvel do desejo de ensinar? E que significar este desejo de ensinar? Ser que tem o mesmo significado para a professora me de famlia para a professora militante ou para a feminista? [...] Neste desejo de ensinar h fatores conscientes e inconscientes responsveis por uma dualidade permanente. Para l dos imperativos institucionais ou familiares h imperativos interiores responsveis por um contnuo em movimento e conseqentemente por realizaes sucessivas sempre parcelares e incompletas (1995:176-177).

As indagaes feitas por Fontoura sobre o que levar a mulher a ser professora coincidem, de alguma forma, com as questes levantadas pelas normalistas do IESK. Com exceo da juno do trabalho com as atividades domsticas, at mesmo porque esse discurso h um tempo vem deixando de ter validade, pois muitas professoras tm jornada dupla, conciliada com os estudos. Elas

62

no tm tempo para as atividades domsticas, sendo estas um fardo, pois acabam sendo impostas s mulheres, mesmo que estas no disponham de tempo para realiz-las. Destaca-se aqui que os fatores interiores, que Fontoura ressalta no trecho citado, so interpelados pelos incentivos, exemplos, ou mesmo imperativos ou imposies familiares. Ou seja, o indivduo influenciado pela memria social. Vrios relatos das normalistas apresentam exemplos dessa interligao, como no seguinte:
Minha me professora, duas tias minhas, uma j falecida era professora depois passou a ser diretora, a outra tia era professora e agora escritora... meus pais, eles apoiaram, qualquer profisso, eles sempre falavam vai ser o que voc quer porque voc tem que fazer o que voc gosta pra voc fazer com amor. Minha me fez normal, ela se formou em 75, acho que foi 75 no IESK mesmo... (normalista Anne).

Percebemos que, apesar da profisso no ser imposta, ela foi estimulada pelo exemplo e pela aceitao dos familiares, que apoiavam qualquer profisso que fosse feita com amor. Um exemplo que provavelmente influenciou a escolha da instituio de ensino tambm. Porm, nem todos os relatos mostram uma aceitao pela normalista da escolha incentivada pelos familiares. Algumas normalistas recebem uma imposio dos pais e parentes para que elas estudem o curso normal, e esse imperativo faz com que elas estudem contra sua vontade, simplesmente porque essa foi a nica opo que lhes restou:

Nem quando pequena, no me interessei por essa profisso no. Eu tinha duas opes, ou estudava no Brizolo8, ou no Sarah Kubitschek, ento eu preferi ir pro Sarah Kubitschek. Minha me falava pra ir pra uma coisa tcnica, que eu ia ter dificuldade depois de ter uma profisso. Para eu ser professora que se eu quisesse, um dia, de repente, eu estudando eu passaria a gostar. Mas no foi bem assim. No me interessou no. Porque a opo que a gente tinha era o IESK. At hoje minha me acha que eu tinha que ser professora. Mas eu no. porque no me interessa mesmo. A minha me gosta da profisso. Mas a mim no interessa. Quero fazer enfermagem. A minha tia professora do IESK e de um colgio (normalista Aracele).

A oportunidade de ter um emprego leva a famlia a incentivar, com veemncia, que a moa estude o ensino mdio em um curso profissionalizante, tcnico, mesmo que este no tenha nada a ver com o seu gosto. Podemos perceber esse desinteresse quando a normalista se refere docncia atravs da negao: no me interessei, no foi bem assim, no me interessou no. Ou na imposio da frase eu tinha que ser professora. A normalista acaba por aceitar a interferncia da famlia na sua escolha profissional, mas essa aceitao, muitas vezes, no se d de forma agradvel. Algumas entrevistadas afirmaram que a maioria da sua turma no queria seguir a carreira docente. O relato de que muitas normalistas iriam para o estgio foradas demonstra como, muitas vezes, essa escolha era sofrida para muitas alunas. A opo profissional condicionada pela questo financeira assinalada por outra normalista, conforme aparece na fala a seguir:

A minha me fala assim ah, bom que voc s estuda, no se preocupa com o servio e o dia que voc tiver que trabalhar, voc j t com o teu formado, porque voc vai trabalhar, voc j terminou um degrau e voc pode trabalhar, se voc quiser trabalhar e estudar, vai ser por conta sua. [Ela] sempre me incentivou muito a procurar, minha me fala assim filha de pobre tem que correr rpido, ento se tem
8

Uma escola.

63

um curso profissionalizante e um 2o grau geral, voc prefere fazer o qu? Estudar 3 anos pra fazer uma faculdade? Ou fazer logo um profissional que voc j sai dali com tcnico em alguma coisa. A minha me sempre me incentivou muito a entrar no IESK porque entre os colgios que tinha, o Micimo da Silva, eu no queria fazer edificaes, eu no queria fazer administrao, eu no queria fazer contabilidade, que no muito a minha rea. Ento, como eu j tava pensando eu queria ser professora, mas d pouco dinheiro, eu vou ficar trabalhando, aturando criana, muito chato, eu acho que no vale a pena (normalista Rafaela).

A escolha da profisso, nesse caso, acaba sendo feita pela excluso dos outros cursos profissionais ou tcnicos. Acabou sobrando o curso normal, como a opo menos desagradvel, porm pouco rentvel. O fato do IESK ser uma instituio gratuita, prxima e acessvel conta tambm para escolha profissional das normalistas, alm de ser uma das nicas opes, o que corrobora com a tese que o magistrio ainda um gueto feminino, principalmente em regies menos desenvolvidas (BRUSCHINI; AMADO, 1988). Nos relatos evidencia-se que o estudo do aluno menos favorecido deveria estar vinculado insero imediata no mercado de trabalho, no ao gosto pela profisso ou por estudar. Portanto, o magistrio aparece como uma formao profissional feita no ensino mdio assim, mesmo com os baixos salrios dos docentes, a necessidade financeira torna a profissionalizao um ato urgente. A frase relatada filha de pobre tem que correr rpido demonstra o incentivo familiar para que se tenha uma profisso o mais breve possvel. Os percalos da vida das normalistas as levam para uma escolha que, s vezes, no parece interessante de incio, mas que precisa ser descoberta com a ajuda de exemplos, que comumente se atrelam a conceitos de carinho, famlia e gosto:
Acabou que na 8a. srie eu decidi: me, eu vou entrar no IESK, porque a minha tia professora, ela gosta muito. E nisso eu havia visitado a escola que minha tia trabalha. Ela dava aula pra uma turminha, eu assisti a aula dela, eu fui l, vi as crianas. Porque gostoso tambm voc ver o carinho que as crianas pegam pelo professor, por mais que seja um ano s. No incio do ano elas ficam l emburradas: Ah, professora muito chata, isso e aquilo, mas depois elas comeam a demonstrar o carinho por voc. Eu acabei decidindo entrar pro IESK mesmo porque era o que eu queria e seria melhor que eu estudar o segundo grau geral, estudar qumica, fsica, biologia... tudo e, de repente, como a concorrncia est to grande para universidade federal, eu no ia passar, eu teria que entrar num cursinho preparatrio pra poder entrar na faculdade, no ia adiantar. Ia ser a mesma coisa: nadar, nadar e nadar e morrer na praia (normalista Rafaela).

importante refletir aqui sobre a ligao habitual que se estabelece entre o magistrio e o amor, pois ela, s vezes, significa um disfarce para que a professora no lute por melhores condies trabalhistas, salariais, de formao, conforme nos atentam Bruchini e Amado:
Ao se dar conta de que o magistrio no uma vocao ou um chamado, ao qual se atende por ser mulher; ao perceber que o magistrio uma profisso que exige slida formao pedaggica, esforo, dedicao e competncia e esprito de classe, mas qual, em contrapartida so devidas boas condies de trabalho e remunerao compatvel, somente ento a professora poder agir como profissional, buscando o aprimoramento de sua formao, reivindicando melhores condies de trabalho, enfrentando a relao com os alunos com afeto, mas sem o disfarce do amor e pleiteando salrios mais justos, atravs de sua participao em seu rgo de classe (1988:11).

A necessidade de slida formao do professor contrape-se escolha profissional feminina pela docncia motivada por ser esse um curso considerado mais fcil, com menos cobrana e menos disciplinas (conforme relatado acima pela normalista Rafaela). Bruschini e Amado (1988, p. 9) confirmam isso:
64

Vrios dos trabalhos analisados referem-se aos efeitos da lei sobre o antigo curso normal [5692/71], agora magistrio a nvel de 2o. grau. Tais efeitos teriam sido negativos, trazendo para este curso mais e mais alunos e alunas no interessados em se tornar professores/as: teriam feito esta opo para escapar de disciplinas presentes nos demais currculos do 2. grau, ou porque era considerada a alternativa mais fcil para obter o certificado de concluso do 2. grau. Tratava-se freqentemente dos estudantes menos bem preparados, e provenientes em grande parte dos estratos mais baixos.

Esta escolha pelo curso mais fcil tambm associada com um preconceito de que este curso seria destinado s pessoas menos inteligentes um dos fatores que atrelou a profisso do magistrio s classes mais baixas9 e que pode tambm ser um fator de desvalorizao salarial. Assim, a professora mulher acaba tendo como atributo o afeto e sendo discriminada como desprovida de inteligncia. Por isso, a profisso nas mulheres decorreria dos seus dons maternais e no da sua capacidade de aprendizagem: O campo profissional do magistrio de 1 e 2 graus, maciamente povoado por mulheres, tem sido prdigo na fabricao de representaes que capturam as professoras em uma certa ordem do corao, historicamente oposta ordem da razo, e que tem contribudo para fortalecer as associaes entre gnero feminino e dficits de raciocnio (1999, p. 6) (grifos da autora). A baixa remunerao leva a maioria das professoras a desejar fazer um curso de professor do ensino secundrio10, possvel tomar como exemplo as faculdades que esto sendo cursadas pelas entrevistadas (Letras, Histria, Biologia,). Estes cursos perpetuam a profisso do magistrio, so mais baratos e de mais fcil acesso no ensino superior pblico, possibilitam um ganho maior e/ou uma carga horria menos extensa de trabalho. As normalistas que escolhem o IESK como instituio educacional no esto movidas apenas por um motivo, mas por todo um arcabouo cultural e social que envolve essa escolha. A memria social registra os preconceitos sobre a profisso docente, mas tambm pode influenciar uma tentativa de mudana dessa memria submetida ao poder. Captar a memria das normalistas relevante para que no se perca no tempo tal fonte de conhecimentos e investigaes. ESCOLHA POR GOSTO No questiono a opo profissional por gosto, pois se me perguntarem porque sou professora, responderei, entre outras respostas, que eu gosto da profisso. Porm tenho conscincia de que no so os fatores biolgicos nem exclusivamente pessoais, que levam uma pessoa a fazer escolhas, principalmente a opo profissional. A memria que se tem na famlia ou uma pessoa que sirva de modelo pode influenciar na escolha de uma profisso. O que questiono aqui o fato das alternativas que se apresentam para as mulheres serem poucas, conforme Yannoulas aponta: necessrio destacar a legitimidade da escolha das mulheres que, conscientemente, preferem ser donas de casa ou profissionais em reas femininas por tradio, no caso em que a escolha verdadeira. Dito de outra forma, quando se baseia no conhecimento de toda a gama de oportunidades e possibilidades de desenvolvimento pessoal inerentes a uma profisso ou ocupao. O que se discute a restrio das possibilidades oferecidas/percebidas pelas mulheres e no as escolhas baseadas na liberdade pessoal (2001, p. 75).
9

As rfs inicialmente eram as principais destinatrias das escolas normais. H a necessidade de cursar um curso superior motivada pela disposio da Legislao que a formao mnima para dar aula seria o nvel superior.
10

65

A soluo para haver condies de igualdade no mercado de trabalho no estimular as mulheres para ingressarem em ocupaes tradicionalmente masculinas e vice-versa. Pois necessrio considerar as necessidades, saberes e habilidades de cada pessoa, ou os obstculos culturais que devero enfrentar, individualmente (YANNOULAS, 2001, p. 82). Jane Soares de Almeida destaca que a profisso continua a ser escolhida por mulheres que, apesar de tudo, gostam da profisso, tm amor por ela. Contudo, gostar da profisso no impede de lutar para melhorar as condies de exerc-la:
Se por um lado educar e ensinar uma profisso, por outro lado, no h melhor meio de ensino e aprendizagem do que aquele que exercido de um ser humano para outro, isso tambm um ato de amor. E indo mais alm, gostar desse trabalho, acreditar na educao e nela investir como indivduo tambm se configura como um ato de paixo, a paixo pelo possvel [...] Talvez resida a a extrema ambigidade do ato de ensinar e da presena das mulheres no magistrio (1998: 76).

A extrema ambigidade do ato de ensinar est presente na continuidade da mulher no magistrio e no seu gosto pela profisso, a mulher no deve deixar de ter amor pela profisso, porm um amor que no seja cego, quer dizer, que no a impea de lutar. Investir no magistrio lutar pelo possvel, pela mudana dessa educao que cada vez mais quer cada um no seu devido lugar, estagnado e obediente. necessrio que a subjetivao que a sociedade exerce sobre a mulher no seja maior do que seus impulsos pessoais e a vontade de lutar por ideais. Afinal, no h coisa melhor do que fazer do seu ofcio um prazer e um modo de batalhar pelo que se deseja.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALMEIDA, J. S. de. Mulher e educao: a paixo pelo possvel. So Paulo: UNESP, 1998. BRUSCHINI, C.; AMADO, T. Estudos sobre mulher e educao. Cadernos de Pesquisa. So Paulo, n. 64, p. 4-13, fev., 1988. CATANI, D. et al. Histria, Memria e Autobiografia da Pesquisa Educacional e na Formao. In: CATANI, D. et al. (org.) Docncia, memria e gnero: estudos sobre formao. So Paulo: Escrituras Editora, 1997. COSTA, M. V. O magistrio e a poltica cultural de representao e identidade. In: BICUDO, M. A.; SILVA JNIOR, C. (Orgs.). Formao do Educador e Avaliao Educacional. v. 3, So Paulo: UNESP, 1999. Disponvel em: http://www.ufrgs.br/faced/neccso/frame10.html Acesso em: 22 jul. 2003. FONTOURA, M. M. Fico ou vou-me embora? In: Vidas de Professores. Antnio Nvoa (org.). Porto: Porto editora, 1995. FOUCAULT, M. (org. e traduo de Roberto Machado). Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1979. GONDAR, J. Lembrar e esquecer: desejo de memria. In: COSTA, I.; GONDAR, J. (org.) Memria e Espao. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000. GOODSON, I. F. Dar voz ao professor: as histrias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NVOA, A. (org.)Vidas de Professores. Porto: Porto editora, 1995.
66

LOURENO FILHO, M. B. A formao de professores: da Escola Normal Escola de Educao. Braslia: INEP/MEC, 2001. MOITA, M. da C. Percursos de formao e de transformao. In: NVOA (org.).Vidas de Professores. Porto: Porto editora, 1995. RABELO, A. O. A memria das normalistas do Instituto Sarah Kubitschek de Campo Grande/RJ. Orientada pelo Professor Doutor em Filosofia Michel Angel Barrenechea. Monografia de Mestrado em Memria Social e Documentos. UNIRIO: Rio de Janeiro, 2004 (125 p.) YANNOULAS, S. C. Notas para a integrao do enfoque de gnero na educao profissional. In: VOGEL, A. (Org.)Trabalhando com a diversidade no PLANFOR. SP: UNESP, 2001.

Artigo recebido: 17/12/2006 Aprovado: 05/06/2007

67

S-ar putea să vă placă și