Sunteți pe pagina 1din 8

Instituto Politcnico de Viana do Castelo

Licenciatura em Engenharia Informtica

Inteligncia Artificial Aplicada ao Reconhecimento de Imagens Faciais

Joo Pedro Esteves da Silva 7350 Tiago Jorge Ferreira Pais 7355

Ano lectivo 2009, 2010 Docente Responsvel pela disciplina: Jorge Ribeiro | jribeiro@estg.ipvc.pt

2009-2010, Trabalho Prtico da disciplina de Inteligncia Artificial

ndice

1. Introduo .....................................................................................................................3 2. O que Reconhecimento Facial?..................................................................................3 2.1 Histria Reconhecimento de Imagens Faciais: .......................................................3 3. Fases do reconhecimento Facial....................................................................................5 3.1 O processo de reconhecimento facial o seguinte:.................................................5 4. Mtodos de reconhecimento de Imagem Facial............................................................6 4.1 Mtodo EIGENFACE..............................................................................................6 4.2 Mtodo FISHERFACES..........................................................................................6 4.3 Mtodo KDDA........................................................................................................7 5. Exemplos de Aplicao de Reconhecimento Facial......................................................7 6. Concluses.....................................................................................................................8 Os objectivos propostos no inicio da elaborao deste trabalho foram alcanados com sucesso. Este foi importante pois importante pois, mostrou-nos como a Inteligncia Artificial grande e como pode ser aplicada na realidade. Apesar mesmo de s termos falado de reconhecimento facial........................................................................................8 Ao longo, do trabalho, vimos que esta tecnologia envolve bastantes reas de trabalho, entre elas Biometria, Electrotecnia, Informtica, entre outras. Deparamo-nos tambm que esta tecnologia tem muito para evoluir e que pode ser muito importante na sociedade actual pois pode solucionar muitos problemas de fraude. No entanto ainda tm muito que evoluir pois a maioria dos softwares de reconhecimento tm dificuldade de detectar uma pessoas caso ela esteja a usar culos de sol............................................8 Para concluir, conseguimos aprender muito sobre o reconhecimento facial e como isto pode ser uma mais-valia para a polcia de todo o mundo. Inteligncia Artificial uma rea de muita aposta pois passar por aqui o futuro............................................................8 5. Bibliografia....................................................................................................................8

Nome Aluno1, Nome Aluno 2

- 2/8 -

2009-2010, Trabalho Prtico da disciplina de Inteligncia Artificial

1. Introduo
No mbito da unidade curricular de Inteligncia Artificial foi-nos pedido um trabalho cujo tema Inteligncia Artificial Aplicada ao Reconhecimento de Imagens Faciais. O reconhecimento de imagens faciais uma rea de grande interesse e de constante inovao. As suas aplicaes podem ir desde simples programas de automatizao de processos com recurso identificao de pessoas, at sistemas de segurana inteligentes que actuam conforme o reconhecimento, ou no, da pessoa. Este trabalho, procura explicar o que o Reconhecimento de imagens Faciais, reas em que pode ser aplicado e tambm Exemplos onde j est a ser utilizado reconhecimento de imagem.

2. O que Reconhecimento Facial?


Nos ltimos anos, o reconhecimento facial atravs da anlise por computador tornou-se numa rea popular de investigao. Desde instituies privadas, a Universidades, a investigao nesta rea abundante surgindo novas ideias e melhorias com enorme frequncia. Devido natureza do problema e do seu interesse bvio para a sociedade actual e futura, este campo estudado no s por investigadores informticos, mas por todo o tipo de profissionais visto envolver bastantes reas de estudo, desde a biometria, electrotecnia visto que o estudo no s tecnolgico mas tambm de avaliao sensorial humana face s caractersticas que ns destacamos quando olhamos para uma pessoa.

2.1 Histria Reconhecimento de Imagens Faciais:


Desde o incio dos anos 1950, quando nasceram os computadores digitais e o mundo ganhou um significativo poder de processamento, os cientistas da computao se esforaram em levar o raciocnio e a lgica para o computador. A viso um elemento central na experincia humana e se os computadores adquirissem este dom estariam mais prximo de se integrar completamente sociedade humana e seriam capazes de oferecer uma grande variedade de funes teis, como reconhecer e classificar os ambientes onde o computador atua, ou identificar pessoas atravs de suas fotografias em um grande banco de dados.

Nome Aluno1, Nome Aluno 2

- 3/8 -

2009-2010, Trabalho Prtico da disciplina de Inteligncia Artificial

O primeiro passo rumo viso da mquina estava nos computadores SEAC da Agncia Nacional de Padres (National Bureau of Standards). Com os recentes avanos da Inteligncia Artificial (IA) e a importncia do processamento simblico sendo descoberto, Russell Kirsch foi o primeiro a realizar o processamento de imagens criando um scanner de tambor que interpretava uma pequena foto de seu beb e os algoritmos executados para processar a imagem, limpando-a para o computador e iniciando assim o campo de processamento de imagem. O prximo passo lgico para tornar os computadores amigveis ao usurio, inteligentes e parecidos com o ser humano seria sua capacidade de reconhecer os humanos para com o tempo capacitar a interaco. O reconhecimento facial foi escolhido no incio dos anos setenta por M.D. Kelley e depois, Takeo Kanade, como um problema interessante de viso computacional. No princpio, o foco em identificar faces estava nos padres e determinados traos faciais. Com o passar do tempo, a nfase se desenvolveu para criar um conjunto de faces que combinadas podem formar qualquer face, prestando ateno assim s variaes matemticas entre as faces das pessoas e no em suas caractersticas. Existe um problema inerente aos humanos, j que conhecemos um nmero mximo de pessoas porque s podemos manter uma rede social limitada. Computadores, no entanto, so limitados apenas ao seu espao de armazenamento. Isto d aos computadores a possibilidade de conhecer todo o mundo e interagir com eles ou identific-los. O desafio tcnico dos computadores no est em se lembrar de muitas faces, mas de tentar diferenciar as pessoas em um grande banco de dados, porque quanto mais indivduos voc tiver, menos diferenciados eles sero. Embora o desafio tcnico esteja sendo superado lentamente, nos deparamos com o grave problema da aceitao social. Atormentados com o medo manifestado em 1984, de George Orwell, a maioria dos membros da sociedade est muito preocupada com o uso de um sistema de computador que capaz de reconhec-los onde quer que eles vo. Se o sistema for bem-sucedido em sua tarefa, ele ento pode informar ao governo sobre o paradeiro de qualquer pessoa, a qualquer hora. O 11 de setembro e a conscientizao do aumento da onda de terrorismo deram ao governo um horizonte de oportunidades em que os americanos esto dispostos a abrir mo de alguma privacidade, liberdade e comodidade para estarem mais protegidos, e alguns usaram este horizonte para adotar o reconhecimento facial em locais pblicos.

Nome Aluno1, Nome Aluno 2

- 4/8 -

2009-2010, Trabalho Prtico da disciplina de Inteligncia Artificial

3. Fases do reconhecimento Facial


Identificar um indivduo atravs da anlise da face um processo complexo que normalmente requer artifcios inteligentes sofisticados e tcnicas de aprendizagem computacional (machine learning techniques). Uma quantidade de fornecedores biomtricos est envolvida na venda desses sistemas, usando tanto vdeos padres como imagens termais para capturar imagens faciais. A face um componente chave da maneira como os seres humanos se lembrar e reconhecem uns aos outros. A inteligncia artificial necessria para simular a interpretao humana das faces. As pessoas mudam todo o tempo. Plos faciais, culos e a posio da cabea podem afetar a forma como um sistema biomtrico pode comparar uma face com outra. A aprendizagem computacional importante para a adaptao a essas mudanas e para comparar precisamente os novos exemplos com os templates previamente armazenados. 3.1 O processo de reconhecimento facial o seguinte: - Captura: tcnicas padres de vdeo usam uma imagem facial, ou uma coleo de imagens, capturada por uma cmera de vdeo. A posio precisa da face do usurio e as condies de iluminao podem afetar o desempenho do sistema. Normalmente a imagem facial completa capturada e um nmero de pontos podem ser mapeados na face. Por exemplo, a posio dos olhos, boca e narinas podem ser traadas para que um template nico seja construdo. Alternativamente, um mapa facial tridimensional pode ser criado a partir

da

imagem

capturada.

As tcnicas termais de imagem sob desenvolvimento analisam o calor, causado pelo fluxo de sangue sob a face. Uma cmera termal captura o padro de veias sangneas ocultas por baixo da pele. Pelo fato de cmeras de infravermelho serem usadas para capturar imagens faciais, a luz no importante e os sistemas podem capturar as imagens no escuro. Entretanto, tais cmeras so significativamente mais caras que as padres.

Nome Aluno1, Nome Aluno 2

- 5/8 -

2009-2010, Trabalho Prtico da disciplina de Inteligncia Artificial

- Extrao: o equipamento biomtrico converte o exemplo da imagem facial em um padro e depois em um cdigo matemtico nico, o qual armazenado na forma de um template. - Comparao: A verificao um-para-um (1:1) o mtodo mais comum de comparao. Entretanto, certos sistemas so capazes de fazer a identificao um-para-muitos (1:n). Uma nova imagem facial capturada e comparada com o template previamente armazenado. Dependendo da base que est configurada para a aplicao, pode-se obter um par como resultado ou no.

4. Mtodos de reconhecimento de Imagem Facial


4.1 Mtodo EIGENFACE
O mtodo Eigenface baseia-se em linearmente projetar o espao de imagens em um espao de caractersticas com dimenses reduzidas obtido fazendo uso da anlise de componentes principais (PCA), tambm conhecido como mtodo Karhunen-Loeve. Entretanto, produz direes de projeo que maximiza a disperso dos pontos no grfico em todas as classes, isto , em todas as imagens faciais mantm as variaes indesejadas causadas pela iluminao e expresso facial [BELHUMEUR1997]. Este mtodo baseia-se em autovetores e autovalores de uma matriz simtrica, que a matriz de covarincia.

4.2 Mtodo FISHERFACES


O discriminante linear de Fisher (FLD), tambm conhecido com anlise de discriminantes linear (LDA), foi desenvolvido por R. A. Fisher na dcada de 1930, porm, apenas recentemente tem sido utilizado para o reconhecimento de objetos. um mtodo especfico classe, pois, ele trabalha com o uso de rtulos, isto , uma vez identificado os rostos dizendo qual face pertence a qual pessoa, os mesmos so agrupados por pessoa, e cada agrupamento desses conhecido como classe. O mtodo tenta modelar a disperso dos pontos visando maior confiabilidade para a classificao. O LDA busca otimizar a melhor linha em uma superfcie que separa satisfatoriamente as classes [BELHUMEUR1997]. Inicia-se o algoritmo obtendo as matrizes de disperso entre classes, interclasse, e dentro das classes, intraclasse. A projeo feita maximizando a disperso interclasse e minimizando a intraclasse, formulado pela razo entre as determinantes de ambas as matrizes, com isso diferindo do PCA, que maximiza o espalhamento, disperso, dos padres no espao de caractersticas, independente da classe em que esses pertencem [CAMPOS2001] apud [JAIN2000].

Nome Aluno1, Nome Aluno 2

- 6/8 -

2009-2010, Trabalho Prtico da disciplina de Inteligncia Artificial

4.3 Mtodo KDDA


O kernel direct discriminant analysis (KDDA) uma tcnica proposta por Juwei Lu, et. al. [LU2003], com o intuito de melhorar a atuao de outra como Support Vector Machines (SVM), Kernel PCA (KPCA) [SCHLKOPF1999] e Generalized Discriminant Analysis (GDA) em regresso de padres e tarefas de classificao, superando algumas limitaes. Este mtodo faz uso de funes ncleo (kernel) com o intuito modificar o espao dimensional, aumentando-o e obtendo uma maneira de dispor os dados de maneira linearmente separveis.

5. Exemplos de Aplicao de Reconhecimento Facial

No Super Bowl XXXV em janeiro de 2001, a polcia de Tampa Bay, Florida utilizado Viisage software de reconhecimento facial para procurar potenciais criminosos e terroristas presentes no evento. 19 pessoas com antecedentes criminais menores eram potencialmente identificados. Na eleio presidencial de 2000, o governo mexicano empregada software de reconhecimento facial para evitar a fraude eleitoral. Alguns indivduos foram se registar para votar com vrios nomes diferentes, em uma tentativa de colocar votos mltiplos. Ao comparar novas imagens faciais para aqueles que j no banco de dados do eleitor, as autoridades foram capazes de reduzir registos duplicados. Tecnologias similares esto sendo usados nos Estados Unidos para evitar que pessoas de obter cartes de identificao falsos e carteiras de motorista H tambm uma srie de usos potenciais para o reconhecimento facial que esto atualmente sendo desenvolvidos. Por exemplo, a tecnologia poderia ser usada como medida de segurana em caixas electrnicos, em vez de usar um carto de banco ou nmero de identificao pessoal, o ATM seria capturar uma imagem do seu rosto, e compar-lo com sua foto no banco de dados do banco

Nome Aluno1, Nome Aluno 2

- 7/8 -

2009-2010, Trabalho Prtico da disciplina de Inteligncia Artificial

para confirmar a sua identidade. Este mesmo conceito tambm poderia ser aplicado a computadores; usando uma webcam para capturar uma imagem digital de si mesmo, o seu rosto poderia substituir sua senha, como forma de login.

6. Concluses
Os objectivos propostos no inicio da elaborao deste trabalho foram alcanados com sucesso. Este foi importante pois importante pois, mostrou-nos como a Inteligncia Artificial grande e como pode ser aplicada na realidade. Apesar mesmo de s termos falado de reconhecimento facial. Ao longo, do trabalho, vimos que esta tecnologia envolve bastantes reas de trabalho, entre elas Biometria, Electrotecnia, Informtica, entre outras. Deparamo-nos tambm que esta tecnologia tem muito para evoluir e que pode ser muito importante na sociedade actual pois pode solucionar muitos problemas de fraude. No entanto ainda tm muito que evoluir pois a maioria dos softwares de reconhecimento tm dificuldade de detectar uma pessoas caso ela esteja a usar culos de sol. Para concluir, conseguimos aprender muito sobre o reconhecimento facial e como isto pode ser uma mais-valia para a polcia de todo o mundo. Inteligncia Artificial uma rea de muita aposta pois passar por aqui o futuro

5. Bibliografia
http://www.aedb.br/seget/artigos06/916_Copia%20de%20Artigo%20Comparativo %20Facial.pdf http://en.wikipedia.org/wiki/Facial_recognition_system http://mit.universia.com.br/STS/STS035/PDF/anthony_final.pdf

Nome Aluno1, Nome Aluno 2

- 8/8 -

S-ar putea să vă placă și