Sunteți pe pagina 1din 2

A VERTIGEM POR UM FIO: Polticas de Subjetividade Contempornea

As trajetrias deste livro giram em torno, (...) do efeito de vertigem que resulta dessa interseco entre subjetividade contempornea, com as mutaes prprias, e as cises na nossa experincia do tempo, seja nas suas manifestaes estticas, clnicas, filosficas ou tecnolgicas. p. 8 Tal amplitude temtica comporta matrias muito heterogneas, (cada captulo do livro pressupe uma temtica) p. 8 Pareceu-me que cada uma dessas modalidades expressivas ou tericas representava um convite para experimentar de modo renovado a noo de subjetividade, de tempo e mesmo de mutao. P. 8 Parte I: Subjetividade Contempornea Subjetividade e ps-modernismo Frederic Jameson em avaliao sobre o momento ps-moderno: O Capitalismo tardio, (...) teria penetrado e colonizado dois enclaves at ento aparentemente inviolveis, a Natureza e o Inconsciente (...) O Inconsciente foi aambarcado pela ascenso da mdia e da indstria da propaganda (...)p. 11 Mas apesar da tematizao explcita de subjetividade enquanto tal escassa em seus textos (...) conviria ao menos reter um de seus pontos de partida para se pensar de modo mais intrnseco a relao entre subjetividade e capitalismo, questo incontornvel caso se queira dar algum sentido a expresso subjetividade contempornea (....) O modo pela qual as mquinas tecnolgicas de informao e de comunicao operam no corao da subjetividade humana,no s na sua memria,na sua inteligncia,mas tambm na sua sensibilidade, nos seus afetos, nos seus fantasmas inconscientes. P. 12 Algumas conseqncias das investidas do capitalismo nas subjetividades:
y

A subjetividade ganhou visibilidade como domnio prprio, relevante, capital;

Michel Foucault o expressou nestes termos: hoje em dia ao lado, das lutas tradicionais contra a dominao (de um povo sobre outro, por exemplo) e contra a explorao (de uma classe sobre outra, por exemplo), a luta contra as formas de assujeitamento, isto , de submisso de subjetividade, que prevalece cada vez mais. O Objetivo principal hoje no descobrir o que somos, mas recus-lo .
y

Se a violncia do capitalismo na sua nsia de moldar de cabo a rabo a subjetividade se revelou ultimamente de modo to obsceno e escancarado, ao menos tem isso a vantagem de nos desfazer do mito de uma subjetividade dada. Podemos ento, por fim, compreend-la como plenamente FABRICADA, PRODUZIDA, MOLDULADA e tambm, por que no, a partir da, automodulvel. Talvez venha da esses discursos contemporneos mais preocupados em REINVENTAR A SUBJETIVIDADE DO QUE EM DECIFR-LA. O que Foucault exprimiu da seguinte maneira: Cabe-nos promover novas

formas de subjetividade, recusando o tipo de individualidade que nos foi imposto durante sculo p. 12 Fabricao da subjetividade A fabricao social e histrica da subjetividade no u tema novo. Nietzsche m mostrou quanta violncia e crueldade foi preciso para moldar o homem nessa sua forma atual, quanto terror foi preciso para incrustar nesse animal um mnimo de civilizao, de memria, de culpa, de senso de promessa e dvida, em suma, de moral! p. 12 Novas maneiras de moldar o corpo, model-lo, marc-lo, excit-lo, erotiz-lo, obrig-lo a emitir signos, etc, p.13 (...) introduzir o tema da subjetividade contempornea, e sob o signo desta trplice determinao: o A forma-homem historicamente esculpida; o As mltiplas formas que batem porta e pem em xeque essa mesma forma homem; o A idia do experimentador de si mesmo. As novas formas OPS:
Os ensaios desse livro arriscam -se a pensar criticamente, na esteira de Marx, o cotidiano no capitalismo tardio, mas tambm nas pegadas de Nietzsche, Deleuze, Blanchot, Kafka e tantos outros, a desmanchar os valores privados e coletivos habituais: o trabal ho, o esforo, o sucesso, as identidades afetivas e funcionais rgidas. No se busca persuadir o leitor, mas sim convid -lo a acompanhar essas trajetrias e, talvez, a inventar outros exerccios de liberdade.

S-ar putea să vă placă și