Sunteți pe pagina 1din 8

ARTE NA EDUCAO INFANTIL: UMA FORMA DE CONHECIMENTO E EXPRESSO Joana Pereira da silva Elielza Acadmicas do curso de Pedagogia Instituto

Superior de Educao de Janaba-ISEJAN Resumo Este artigo apresenta uma analise do processo das artes visuais na forma se expressarem e conhecer o mundo para as crianas da Educao Infantil. O propsito mostrar como a arte auxilia as crianas a desenvolver o cognitivo, o sentimental, o criativo, de forma a reconhecer suas emoes e enfrentar suas frustraes. Atravs da utilizao de contedos e metodologias de artes a criana desenvolve sua leitura de mundo, a qual pea de suma importncia para o equilbrio de seu desenvolvimento social e cognitivo. Nesse fazer com a arte a criana poder estabelecer conexes em outras disciplinas e construir conhecimentos. O processo de aprendizagem faz parte do ser humano e que a criatividade faz com que este processo se desenvolva de forma ldica na arte. E importante cultivar e manter esse processo ativo e estimular a criatividade, a observao e o senso critico para as crianas possam ter um olhar amplo e uma viso complexa do mundo que a rodeia. Palavras-chave: Arte- educao, expresso, desenvolvimento, aprendizagem, criatividade. Introduo Na educao Infantil, o professor deve ser um pesquisador, uma vez que se faz necessrio avaliar varias formas de aprendizagem. O professor expressa suas prprias experincias, para estabelecer uma relao segura e acolhedora com a criana, onde ambos possam trabalhar adequadamente suas emoes. Percebe-se ento que ao trabalhar as artes visuais com a criana, o professor aproxima-se mais dela, uma vez que esta passa a transmitir seus conhecimentos e emoes atravs da arte. Ento, as artes visuais auxiliam no processo ensino-aprendizagem na Educao Infantil, uma vez que a estrutura da mesma no referencial terico desenvolver habilidades expressivas e cognitivas atravs da produo em arte, estimular o desenvolvimento da imaginao, da curiosidade e da criatividade atravs do fazer.

A arte se faz presente em nossa vida desde o comeo da humanidade, o ser humano j era criativo, nascendo com essa habilidade, a qual pode ser desenvolvida atravs do meio em que vive independente da cultura. A pratica educacional tambm apresenta caractersticas peculiares, evoluindo com as transformaes sociais e culturais. Desde cedo criana comea a se comunicar e representar seu mundo atravs de diversas linguagens. Nesse momento ela aprende as primeiras formas de representao do desenho, devendo ser estimulada. A criana que conhece a arte tem possibilidade de fazer ligaes entre as diversas reas do conhecimento relacionando-as com seu cotidiano. Na aproximao do conceito de desenho da realidade cotidiana, verifica-se que o desenho participa do projeto social, representando os interesses de uma determinada cultura, j desenvolvida ou em desenvolvimento, assim como permite afirmar que o desenho, num sentido mais amplo, este presente nas mais derivadas situaes do convvio social. Pode-se considerar que o inicio do movimento simblico reside no ato em que a criana, espontaneamente, encorajada, capaz de transformar, no seu imaginrio, um pedao de madeira em um avio, ou seja, o faz- de - conta passa a fazer parte da vida daquela criana, criando um mundo simblico prprio. nessa perspectiva que o ensino da arte precisa pautarse assegurando o seu papel como disciplina autnoma e necessria na educao.
O estudo da arte ir aguar na criana a dimenso do sonho, da fora de comunicao dos objetos que o rodeiam da sonoridade da poesia, das criaes musicais, das cores, formas, gestos e luzes. Atravs dessas percepes, a arte possibilita a criana o desenvolvimento do seu modo prprio de ver o mundo ou dar sentido, a desenvolver estratgias pessoais para resoluo de problemas e habilidades para construo de textos. ( BRASIL, 1997).

Atravs da arte que a criana ira realizar sua leitura de mundo, entender o contexto em que vive. A criana como um ser em profunda aprendizagem, tem mais facilidade para observao, tudo lhe chama a ateno, atia a curiosidade. No contexto escolar, a arte deve ser vista como criao individual, no havendo erros ou acertos, para no inibir a criao da criana. O ensino da arte proporciona a criticidade, estimula o desenvolvimento da criana e interage de forma ldica e espontnea no cotidiano. Atravs do ensino com a arte, a criana desenvolve o prazer em aprender a desenvolver seu cognitivo atravs do olhar observador. Enfim, o contato com o fazer artstico possibilitara tambm a criana uma segunda porta de entrada na sociedade mais ampla. E o processo de adaptao as atividades artsticas

merece um cuidado especial para que ela sinta confiante no seu potencial e conhecedora dos seus prprios limites e tentar super-los. Assim sendo, a atual Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 prope como Diretriz Curricular para a Educao Bsica, aspectos significativos para a educao em arte, destituindo a velha idia de que o ensino da arte deva consistir apenas nos velhos moldes do papel e do lpis. Na atual lei, a cultura brasileira ganha destaque ao apresentar a insero da tecnologia integrada com a linguagem visual. Portanto, a concepo da arte como forma de conhecimento sinaliza para que a pratica pedaggica em arte possa conceber as produes realizadas pelos alunos como resultado de um processo de produo do conhecimento artstico, da referencia cultural que cada sujeito acumulou no decorrer da sua vida, reforados por novos conhecimentos apreendidos durante as aulas, sem perder a dimenso do fator criatividade. Ressalta-se que o trabalho artstico precisa ser concebido como resultado de um processo, por meio do qual as capacidades e as necessidades humanas objetivem a concepo de produtos concretos e sensveis. Sabe-se que a arte e a educao sempre estiveram presentes na cultura de cada povo. A arte assume, nesse contexto, a posio de um veiculo de linguagem, em que se aprende a ordenar o mundo numa estrutura significativa e, por seu intermdio, dela se adquirem as verdades da comunidade em que se vive. A importncia da arte no nosso dia-a-dia. A arte esta presente no cotidiano, nas rotinas do dia-a-dia, existe arte em tudo que se v, quando andamos pelas ruas observamos vrios objetos onde a arte se faz presente: uma placa de trnsito, uma casa, uma praa, um carro, etc. Existe varias formas de se expressar fazendo uso da arte; atravs da msica, do desenho, do teatro, de uma pintura. Atravs da arte expressar nossos sentimentos, registrar momentos inesquecveis, despertar nossa curiosidade e criatividade, identificar os diferentes comportamentos que possamos ter em certos ambientes, representar e interpretar o mundo. Vejamos:
A arte acompanha nosso cotidiano ao longo da histria. Aprendemos a observar e a registrar acontecimentos em pedras, cavernas e folhas de papel. Foi atravs dela que pudemos conhecer um pouco da nossa histria, da nossa evoluo. A arte acompanha cada passo da de nossa sociedade, intervindo e registrando

acontecimentos, seja ele registrado em forma de desenho, pintura, dana ou at mesmo a escrita. (BRASIL, 1997)

A arte uma forma de se expressar que vai alem do simples desenhar, colar, pintar e modelar, so utilizadas tambm como reforo para aprendizagens dos outros contedos, exerccios de coordenao motora e memorizao de letras e nmeros. A arte no mais um contedo escolar para preencher tempo, mas sim contextuaiizar e articular com as demais reas do conhecimento, por isso sua pratica foi reconhecida e tornou-se contedo obrigatrio para a Educao Bsica. Conforme o art.26, inciso 2 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n 9394/96 o ensino da Arte obrigatrio na educao bsica, constituindo componente curricular obrigatrio nos diversos nveis da educao bsica, de forma a promover o desenvolvimento cultural doa alunos. (BRASIL, 1996) A incluso da disciplina de Arte na estrutura curricular percebida como rea com contedos prprios ligados cultura artstica, e no apenas como atividade.
A arte importante na escola, principalmente porque importante fora dela. Por ser um conhecimento construdo pelo homem atravs dos tempos, a arte um patrimnio cultural da humanidade e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber. (MARTINS, 1998, p. 13)

A educao infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana, tem que se expandir em todo o mundo, uma vez que a sociedade tem se mostrado mais consciente da importncia das experincias na primeira infncia e devido grande demanda de mulheres no mercado de trabalho. Nos objetivos gerais da Educao Infantil citados no Referencial Curricular Para Educao Infantil arte se faz presente quando:
Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plstica, oral e escrita) ajustadas as diferentes intenes e situaes de comunicao, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avanar no seu processo de construo de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.(BRASIL,1998)

Agindo assim, a criana est usando a arte s vezes, at sem perceber; ao danar, expressar suas necessidades, dizer o que pensa etc. Na educao arte representa a ampliao do ambiente social da criana. Nesse espao

que a criana comear a conviver com outras de sua idade, repartir e compartilhar os materiais, os objetos e o espao fsico, ser orientada por adultos que no fazem parte do ambiente familiar e seguir regras diferentes das que j conhece. A criana e a arte. Podemos tambm ressaltar a importncia da arte para criana que, at dominar a escrita, a utiliza como principal fonte de expresso. Independentemente da cultura a criana traz traos comuns de expresso. Toda criana gosta de arte, de cores, d forma a objetos, gosta de danar, cantar e encenar. Portanto o universo infantil rico em expresso. A arte para criana da Educao Infantil uma manifestao espontnea, embora a criana sem perceber sofra influncia da cultura, uma vez que seus trabalhos revelem: o local e a poca histrica em que vivem, representaes sobre trabalhos artsticos a quem tem acesso, suas escolhas, relao com a natureza e motivao. Para as crianas a arte inicia-se atravs do ato simblico. "(...) Os smbolos reapresentam o mundo a partir das relaes que a criana estabelece consigo mesma, com as outras pessoas, com a imaginao e com a cultura" (BRASIL, 1998). A arte desempenha um papel de relevncia na educao das crianas, uma vez que esta proporciona a criana parte de si prpria: como pensa, como sente e como v. Para ela, a arte atividade dinmica e unificadora. O estudo da arte agua na criana, o sonho, a maneira de se comunicar, de ver as cores, ajuda a criana a se desenvolver, despertar a criatividade e possibilita seu modo de ver o mundo. Ao comear a rabiscar, a criana fica fascinada, ao observar que, ao pegar um lpis, ela deixa traos no papel que at ento estava em branco, ento comea a rabiscar o corpo, as paredes, os mveis uma forma de satisfazer a forma de se expressar. A criana que conhece a arte tem possibilidade de fazer ligaes entre as diversas reas do conhecimento, relacionando-as com seu cotidiano. Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN'S) a criana de alguma forma expressa o que sente ou o que v atravs do desenho, da musica, da dana ou do teatro.
A arte tem como objetivo ajudar a criana a se desenvolver livremente, estimular a criatividade e a expresso. A arte desenvolve e o pensamento artstico, deixando o particular da sentido as experincias do exterior, onde a criana aumenta a sensibilidade, a percepo, a reflexo e a imaginao. A criana sem o conhecimento das artes tem uma aprendizagem limitada, escapando o faz-de-conta, as cores do seu mundo, os gestos e as luzes. (BRASIL, 1997).

Com a utilizao da arte no cotidiano escolar, o aluno poder aprender de forma ldica, tornando o ambiente escolar mais agradvel, mas preciso seguir os objetivos de acordo com a faixa etria das crianas. Por exemplo: Crianas de zero a trs anos, devem garantir que ampliem seu conhecimento de mundo, usando diversas formas de expresso artstica e de manuseio. Utilizar diferentes superfcies para melhor se expressar e comunicar. Crianas de quatro a seis anos, aprofundar o da fase anterior, a criana deve-se interessar pelas suas produes e das outras crianas, pelas obras artsticas, desenvolvendo o gosto pela produo e criao. As histrias do dia-a-dia podem influenciar as crianas a trabalhar temas voltados para tal assunto. Para que as crianas possam criar, desenhar, enfim fazer sua arte importante que a deixe livre, oferecendo materiais necessrios, auxiliando apenas em como utiliz-los. importante que ao observar uma gravura, um quadro, um desenho, a criana possa tecer os comentrios que quiserem. As obras artsticas criadas pelas crianas devem sempre ser expostas, para que sintam valorizadas, importante, tambm que cada uma revele o que desenhou o que quis demonstrar, qual o significado, para que possa entender o que passou na cabeinha da criana enquanto criava, pode ser que revele algo do seu dia-a-dia, uma alegria, uma tristeza ou algo da imaginao. Para que a criana sinta-se a vontade para fazer suas criaes necessrio que acomodem confortavelmente, dando autonomia de acesso aos materiais. Essa organizao do espao tem muita relevncia na hora do criar, uma vez que espaos apertados inibem a forma de expressar, pois crianas gostam de liberdade para andar, correr, danar e brincar. E importante que a criana sinta prazer em esta ali. comum que se sujem, sujem o local onde esto produzindo, mas deve-se deixar claro que precisa ter cuidado com o corpo dele e do coleguinha, principalmente com a boca, nariz, olhos e pele. E ao encerrar o trabalho todos devem ajudar a organizar o ambiente. Para se desenvolver um trabalho artstico de qualidade, bem feito e que a criana sintase a vontade necessrio que haja os materiais necessrios para suas produes e que fiquem ao seu alcance para que possa manuse-lo sempre que se faa necessrio. Tais como materiais que so mais utilizados como: lpis preto, lpis de cor, pincis, lpis-de-cera, carvo, giz, borrachas, rolos de pintar, esptulas, papeis de diferentes tamanho, que possam amassar, cortar, dobrar, fazer bolinhas, etc., de cores e texturas diferentes, caixas, papelo, tintas, argila, massas diversas, barbantes, cola, tecidos, linhas, ls, fitas crepe, tesouras etc. Mas necessrio que diversifique os materiais para que haja procedimentos diferentes com as artes

visuais, podemos utilizar, canudos, esferas, conta-gotas, colheres, cotonetes, carretilhas, formas diversas, papel carbono, estncil, carimbos, escovas, pentes, palitos, sucatas, elementos da natureza.Ao utilizar as sucatas primordial que esta no oferea nenhum risco a sade da criana. O professor pode tambm utilizar materiais que auxiliem nas produes das crianas.
Materiais e instrumentos, como mimeografo, vdeo, projetores de slides, retroprojetores, mesas de luz, computadores, fotografias, Xerox, filmadoras, CDROM etc. Possibilitam o uso da tecnologia atual na produo artstica, o que enriquece a quantidade de recursos de que o professor pode lanar mo.(Brasil, 1998).

notvel que fabricar materiais em sala aponta possibilidades artsticas e ajuda a garotada a descobrir diferentes formas de criar as prprias pinturas, pois experimentando que o artista descobre cada vez mais ferramentas, suportes e procedimentos. Na escola, levando isso em considerao, amplia o leque de possibilidades de se expressar do aluno. Mas importante investigar materiais variados e dedicar especial ateno aos recursos materiais prximos a escola que podem servir de base para ferramentas. As crianas podem criar seus prprios pincis com mato, pedaos de flores ou enfeites de durex colorido; pode-se criar mais ferramentas com gravetos, cabo de vassoura, bambus, canos, escovas de dente, palitos de sorvete e palitos de churrasco, pelo, espumas, buchas, penas, garrafas pet, caixinhas de fsforo e rolos de papel higinico. Para que a criana desenvolva sua capacidade critica e cognitiva faz-se necessrio a vivncia e a pratica de diversas tcnicas e materiais envolvendo as artes visuais. Consideraes Finais A arte acompanha cotidiano, atravs dela deixamos nossas marcas, conhecemos um pouco da nossa historia. Estamos vivendo em um grande momento de interao das diversas reas do corihecimento, podemos dizer que a arte configura-se numa rea do conhecimento que pode articular a interao entre as outras reas, pelo fato de poder adaptar e adaptar-se aos diversos fatores sociais, polticos, econmicos, histricos e culturais. assim que, por meio do desenho, a criana transmite sua sensibilidade, curiosidade e sentimentos. Para criar a criana faz uso de diversos materiais, os quais relacionam com

argumentos a serem utilizados no seu ato de descrever o que foi criado. A Educao Infantil deve conduzir a criana a desenvolver a percepo, a sensibilidade, a cognio e imaginao, uma vez que ao introduzir a arte, a criana desenvolve tudo isso, fazendo com que estas desenvolvam ate em outros contedos. Portanto, podemos perceber o quanto a arte auxilia no processo de aprendizagem de forma agradvel e prazerosa. preciso que aguce a vontade, o prazer pelas artes na criana,, de forma que esta possa desenvolver o cognitivo e conhecer melhor o mundo em que vive. Referencias bibliogrficas BRASIL, Ministrio da Educao e do Desporto. Secretria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Arte. Braslia: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Lei no. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Dirio Oficial da Unio, Braslia, n. 248, p. 27833-27841, 23 dez. 1996. Seo 1. MARTINS, Miram Celeste. Didtica do ensino de arte poetizar fruir e conhecer arte. SoPaulo: FTD, 1998. BRASIL, Ministrio Fundamental. da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao

Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil: Conhecimento de mundo. Braslia: MEC/SEF, 1998.

S-ar putea să vă placă și