Sunteți pe pagina 1din 28

1246-(2)

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011

MINISTRIO DAS FINANAS E DA ADMINISTRAO PBLICA


Decreto-Lei n. 29-A/2011
de 1 de Maro

Assim: Nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: CAPTULO I Disposio inicial Artigo 1.
Objecto

O presente decreto -lei estabelece as disposies necessrias execuo do Oramento do Estado para 2011, aprovado pela Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro. Neste decreto-lei so reforados os mecanismos de acompanhamento e disciplina oramental, consagrando-se a obrigatoriedade de elaborao de planos trimestrais de receita e despesa, por programa oramental, especificados pela classificao orgnica e por agrupamento da classificao econmica. Este planeamento permitir reforar os instrumentos de controlo regular da execuo oramental. Prev-se tambm que sejam comunicados limites de endividamento s entidades pblicas includas no permetro das administraes pblicas, limites esses que devero ser rigorosamente observados sob pena de determinarem a correspondente reduo das verbas adstritas quelas entidades. Outro aspecto relevante prende-se com a clarificao da matria do registo de compromissos oramentais, ficando mais claro o que os servios e organismos da administrao central devem manter registado e actualizado nos sistemas informticos da Direco-Geral do Oramento, permitindo um mais rigoroso acompanhamento da execuo oramental. De salientar que em 2011 as libertaes de crdito ficam condicionadas ao cumprimento integral das novas regras de disciplina oramental e do correcto registo de compromissos. Em matria de prazos de pagamento, estabelece-se um especial dever de acompanhamento dos mesmos atravs de reportes trimestrais tutela e s finanas. Relativamente ao dever de informao, continua a estabelecer-se a obrigatoriedade de ser disponibilizado pelos servios e organismos um conjunto substancial de elementos informativos de modo a permitir uma actualizada verificao do cumprimento dos objectivos da execuo oramental para 2011. Deve destacar-se, ainda, a importncia da utilizao intensiva das tecnologias de informao e comunicao nos procedimentos de informao relativos ao controlo da execuo oramental. O presente decreto -lei vem tambm clarificar a aplicao do artigo 22. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro, atravs da identificao de alguns dos contratos de aquisio de servios no sujeitos ao parecer prvio vinculativo previsto nesse normativo, clarificando que o tipo de contrato administrativo em que se consubstancia a aquisio de servios no se confunde com aquisies de bens, concesses, locao de bens, empreitadas de obras pblicas e parcerias pblico-privadas. Foram ouvidos os rgos de governo prprio das regies autnomas e a Associao Nacional de Municpios Portugueses. Foi promovida a audio da Associao Nacional de Freguesias.

O presente decreto-lei estabelece as disposies necessrias execuo do Oramento do Estado para 2011, aprovado pela Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro. CAPTULO II Servios integrados e servios e fundos autnomos
SECO I Disposies comuns

Artigo 2.
Aplicao do regime financeiro do Estado

1 Para os servios e organismos da Administrao Pblica que no tenham tido uma adeso plena aos princpios definidos no Decreto-Lei n. 155/92, de 28 de Julho, alterado pelos Decretos-Leis n.os 275-A/93, de 9 de Agosto, e 113/95, de 25 de Maio, pela Lei n. 10-B/96, de 23 de Maro, pelo Decreto-Lei n. 190/96, de 9 de Outubro, e pela Lei n. 55-B/2004, de 30 de Dezembro, mantm-se em vigor as normas referidas no n. 1 do artigo 57. daquele decreto-lei, sem prejuzo do estabelecido no nmero seguinte. 2 O regime estabelecido nos artigos 32., 34. e 38. do Decreto-Lei n. 155/92, de 28 de Julho, alterado pelos Decretos-Leis n.os 275-A/93, de 9 de Agosto, e 113/95, de 25 de Maio, pela Lei n. 10-B/96, de 23 de Maro, pelo Decreto-Lei n. 190/96, de 9 de Outubro, e pela Lei n. 55-B/2004, de 30 de Dezembro, aplicvel s escolas do ensino no superior e aos trs ramos das Foras Armadas durante o ano de 2011, devendo ser criadas as condies necessrias para uma plena adeso at 31 de Dezembro de 2011. Artigo 3.
Cativaes

1 As cativaes previstas no artigo 2. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro, so registadas nos sistemas informticos da Direco-Geral do Oramento (DGO) at 17 de Janeiro de 2011. 2 As reafectaes a que se refere o n. 6 do artigo 2. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro, so efectuadas apenas aps a verificao do registo referido no nmero anterior. 3 As transferncias do Oramento do Estado para os servios e fundos autnomos so sujeitas s cativaes referidas no n. 1. 4 A libertao de fundos relativa ao ms de Fevereiro de 2011 apenas pode ser realizada pela DGO aps a verificao da correco do registo dos cativos previstos na Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 5 O no cumprimento do previsto no presente artigo por parte dos servios cujo oramento suportado apenas por receitas prprias tem como consequncia a no autorizao da transio dos saldos de gerncia de 2010. Artigo 4.
Regime duodecimal

1246-(3)
total ou parcialmente, os duodcimos de outras dotaes inscritas no Oramento do Estado em situaes excepcionais e em conjugao com o previsto no n. 4 do artigo 5. Artigo 5.
Disciplina oramental

1 Em 2011, todas as dotaes oramentais ficam sujeitas s regras do regime duodecimal, com excepo das seguintes: a) As destinadas s indemnizaes por cessao de contratos, segurana social, a encargos de instalaes, de locao e de seguros e a encargos da dvida pblica; b) As referentes s despesas cujas fontes de financiamento no sejam receitas gerais do Estado; c) As referentes s despesas que tenham como fonte de financiamento receitas gerais, afectas a projectos co-financiados; d) As inscritas no captulo 50, Investimentos do plano, referentes a despesas de capital; e) As destinadas Caixa Geral de Aposentaes, I. P. (CGA, I. P.); f) As de valor anual no superior a 12 000; g) As relativas a reforos e inscries; h) As destinadas ao pagamento de bolsas de estudo dos estudantes do ensino superior pblico e privado, inscritas no oramento do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior; i) As destinadas ao pagamento de bolsas e aos custos de formao avanada e de insero de doutorados nas empresas e instituies de investigao e desenvolvimento (I&D), inscritas no captulo 50 do oramento da Fundao para a Cincia e a Tecnologia, I. P.; j) As transferncias do Fundo de Financiamento das Freguesias, a efectuar ao abrigo do n. 2 do artigo 31. da Lei n. 2/2007, de 15 de Janeiro; l) As transferncias previstas no n. 5 do artigo 49. e nos artigos 50. e 51. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro; m) As destinadas ao pagamento de contribuies e de quotizaes para organizaes internacionais; n) As inscritas nos captulos 60 e 70 do oramento do Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica; o) As referentes a abonos de representao e residncia e ao pagamento de locao de imveis situados no estrangeiro. 2 Os titulares de cargos de direco superior de 1. grau podem autorizar, dentro dos limites estabelecidos pelo respectivo oramento anual, a antecipao at dois duodcimos por rubrica, com o limite de 30 000 por duodcimo. 3 Nos servios e fundos autnomos, a competncia para autorizar a antecipao total ou parcial de duodcimos pertence entidade que deu acordo ao respectivo oramento, sem prejuzo do disposto no nmero anterior, salvo se for excedido o montante de 1 250 000 por dotao, caso em que carece de autorizao do membro do Governo responsvel pela rea das finanas. 4 As excepes ao regime duodecimal previstas no presente artigo so incorporadas no plano trimestral a que se refere o artigo 5. 5 Mediante autorizao do membro do Governo responsvel pela rea das finanas, podem ser antecipados,

1 Os coordenadores de cada programa oramental elaboram um plano trimestral de receita e despesa, especificado por classificao orgnica, agrupamento e por subagrupamento da classificao econmica, o qual deve ser comunicado DGO at 31 de Janeiro. 2 No ltimo ms de cada trimestre a DGO apenas pode libertar os fundos correspondentes ao valor remanescente acumulado, programado at ao trimestre em causa, verificada a existncia de dotao oramental disponvel e o adequado registo de compromissos, nos termos dos artigos 11. e 12. 3 As alteraes por classificao orgnica ou econmica a que houver lugar por fora do ajustamento ao limite trimestral ou devido utilizao da gesto flexvel so comunicadas pelo coordenador do programa oramental DGO at ao fim do ms anterior ao final do trimestre. 4 Carecem de autorizao do membro do Governo responsvel pela rea das finanas: a) As alteraes ao plano referido no n. 1 que impliquem o aumento da despesa ou a diminuio da receita em termos globais; b) A libertao mensal dos fundos que ultrapassem a dotao acumulada disponvel para o trimestre dividida pelo nmero de meses remanescentes, sem prejuzo do estabelecido no n. 2. Artigo 6.
Limites de endividamento das entidades pblicas includas no permetro das administraes pblicas

1 A Direco-Geral do Tesouro e Finanas (DGTF) comunica a cada uma das entidades pblicas, reclassificadas no permetro das administraes pblicas na ptica da contabilidade nacional, os limites mximos de endividamento at 31 de Janeiro de 2011. 2 A violao dos limites de endividamento a que se refere o nmero anterior tem como consequncia a reduo equivalente nas verbas que, sob qualquer modo, sejam adstritas quelas entidades pelo Oramento do Estado. Artigo 7.
Sanes por incumprimento

1 O no cumprimento das normas previstas no presente decreto-lei e na demais legislao aplicvel execuo oramental d lugar: a) Ao apuramento de responsabilidades financeiras nos termos da Lei n. 98/97, de 26 de Agosto, alterada pelas Leis n.os 87-B/98, de 31 de Dezembro, 1/2001, de 4 de Janeiro, 55-B/2004, de 30 de Dezembro, e 48/2006, de 29 de Agosto, e alterada pelas Leis n.os 35/2007, de 13 de Agosto, e 3-B/2010, de 28 de Abril; e b) cativao de 10 % na dotao oramental, ou na transferncia do Oramento do Estado para a entidade incumpridora.

1246-(4)
2 A descativao das verbas referidas no nmero anterior pode ser autorizada pelo membro do Governo responsvel pela rea das finanas. Artigo 8.
Alteraes oramentais

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 flexvel relativos a competncias do Governo previstos nos artigos 51. e 53. a 56. da lei de enquadramento oramental no referidos no nmero anterior, e as alteraes que tenham sido autorizadas pela Assembleia da Repblica, nos termos dos artigos 7., 9. e 10. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro. 5 So da competncia dos dirigentes dos servios integrados e dos servios e fundos autnomos os actos de gesto flexvel que digam respeito apenas ao respectivo oramento, com excluso dos que carecem de autorizao do membro do Governo responsvel pela rea das finanas e pela rea em causa, sem prejuzo do parecer prvio da entidade coordenadora, nos termos do artigo 15. 6 Dentro de cada ministrio, mediante autorizao do membro do Governo responsvel pela rea em causa, as receitas prprias podem ser reafectadas entre diferentes classificaes orgnicas, incluindo captulos, quando pertenam ao mesmo programa oramental. 7 As alteraes oramentais decorrentes de aumento de receitas prprias, incluindo as decorrentes de integraes de saldos, so efectuadas prioritariamente a favor das classificaes econmicas 01.01 Remuneraes certas e permanentes ou 01.03 Segurana social, desde que estas registem necessidades de financiamento, e a favor do pagamento de encargos vencidos e no pagos. 8 O registo das alteraes oramentais efectuado pelos servios e organismos, nos sistemas contabilsticos, aps o despacho de autorizao, s podendo ser registada a inscrio ou o reforo das dotaes da despesa aps o registo do movimento correspondente de contrapartida que o suporta. Artigo 9.
Transio de saldos

1 Os servios integrados e os servios e fundos autnomos podem efectuar alteraes oramentais com recurso gesto flexvel. 2 Para efeitos da aplicao do presente artigo entende-se por gesto flexvel as alteraes oramentais entre servios integrados ou entre servios e fundos autnomos ou entre aqueles subsectores, dentro de um mesmo programa, com excluso das seguintes: a) As que tenham como consequncia um aumento da despesa, aps aplicao dos cativos previstos na lei sem compensao em receita, no caso dos servios integrados, ou uma diminuio do saldo global dos servios e fundos autnomos; b) As que envolvam uma reduo das verbas oramentadas nas despesas com pessoal dos subagrupamentos, remuneraes certas e permanentes e segurana social; c) As que se destinem a reforar as dotaes para funcionamento, tendo como contrapartida verbas afectas ao Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administrao Central (PIDDAC), com excepo das provenientes de financiamentos de projectos de investigao cientfica e tecnolgica; d) As que se destinem a uma finalidade diferente, tendo como contrapartida dotaes oramentais afectas a projectos ou actividades co-financiados por fundos comunitrios; e) As que visem o reforo de dotaes da despesa relativas a emprstimos e outras operaes activas nos termos do artigo 72. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro; f) As que procedam a reafectaes de dotaes que tiveram como contrapartida a dotao provisional ou a integrao de saldos de gerncia; g) As que se destinem a reforar ou a inscrever dotaes visando despesas com material de transporte, salvo as excepes previstas no artigo 29., ou envolvendo dotaes relativas a transferncias para a administrao local, administrao regional, segurana social ou empresas pblicas ou equiparadas; h) As que envolvam o reforo, inscrio ou anulao de activos ou passivos financeiros por contrapartida de outras rubricas; i) As que envolvam saldos de gerncia ou dotaes do ano anterior cuja utilizao seja permitida por lei; j) As que se destinem a reforar verbas sujeitas a cativaes, nos termos do n. 5 do artigo 2. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro. 3 Esto sujeitas a autorizao prvia do membro do Governo responsvel pela rea das finanas todas as alteraes oramentais: a) Previstas no nmero anterior; b) Que envolvam mais de um programa oramental; c) Que tenham como contrapartida a dotao provisional; d) Que lhe sejam especificamente cometidas por lei. 4 So da competncia do membro do Governo com responsabilidade na rea em causa todos os actos de gesto

1 Os saldos dos servios integrados e dos servios e fundos autnomos com origem em receitas gerais so entregues na Tesouraria do Estado, no prazo de 15 dias teis aps a publicao do presente decreto-lei. 2 Os saldos dos servios integrados e dos servios e fundos autnomos apurados na execuo oramental de 2010 e cuja fonte de financiamento sejam receitas prprias podem transitar para o Oramento do Estado para 2011, quando, cumulativamente, seja autorizada a transio pelo membro do Governo responsvel pela rea das finanas e se enquadre, designadamente, nas seguintes situaes: a) Verbas afectas ou destinadas a fundos; b) Leis de programao; c) Dotaes de organismos financiados pelo Servio Nacional de Sade; d) Doaes, heranas, legados e contribuies mecenticas; e) Alienao, onerao ou cedncia temporria de bens do seu patrimnio, nos termos previstos na lei do Oramento do Estado; f) Verbas provenientes das receitas do jogo que se encontram afectas, nos termos legais, ao financiamento de obras, projectos e aces a desenvolver nas regies onde se encontram localizados os casinos; g) Quando se destinem ao pagamento de dvidas de anos anteriores. 3 O previsto nos nmeros anteriores prevalece sobre disposies gerais ou especiais que disponham em sentido

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 diverso, sem prejuzo do disposto no artigo 114. da Lei n. 62/2007, de 10 de Setembro. 4 Para efeitos do disposto no n. 2, sempre que os saldos resultem de receitas provenientes do oramento da segurana social, que no tenham tido origem em receitas gerais do Estado, os mesmos devem ser entregues, nos termos referidos, ao Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social, I. P. (IGFSS, I. P.). 5 Os saldos dos servios integrados e dos servios e fundos autnomos, ainda que com prejuzo dos respectivos diplomas orgnicos, apurados na execuo oramental de 2011 e cuja origem sejam receitas gerais, so entregues na Tesouraria do Estado, at 31 de Janeiro de 2012. 6 Transita, ainda, para o ano de 2011 o saldo de gerncia do Instituto do Emprego e Formao Profissional, I. P. (IEFP, I. P.), resultante da execuo de programas co-financiados maioritariamente pelo Fundo Social Europeu, bem como o saldo de gerncia resultante da alienao de patrimnio, sendo integrados no oramento do IEFP, I. P., para afectao execuo das medidas da sua responsabilidade no quadro das medidas de poltica de emprego e formao profissional. 7 Os saldos referidos nos n.os 1 e 2 devem ser integrados no Oramento do Estado para 2011, at 30 de Maio de 2011, no podendo da sua integrao ou aplicao em despesa resultar uma alterao ao plano referido no artigo 5. 8 Os saldos de anos anteriores que no sejam integrados no Oramento do Estado para 2011 devem obrigatoriamente ser entregues na Tesouraria do Estado ou no IGFSS, I. P., at 15 dias teis aps a publicao do presente decreto-lei. 9 O incumprimento das datas previstas no presente artigo ou do preceituado no nmero anterior tem como consequncia a cativao, a aplicar pela DGO, de um montante equivalente aos saldos de gerncia no integrados ou no entregues na Tesouraria do Estado na dotao oramental, ou na transferncia do Oramento do Estado, ou nas receitas prprias, conforme aplicvel. 10 Exceptua-se do previsto no nmero anterior os saldos que tm como fonte de financiamento transferncias da Unio Europeia. 11 A aplicao em despesa dos saldos transitados s pode ser efectuada atravs de crditos especiais e aps autorizao do membro do Governo responsvel pela rea das finanas e sem que dessa autorizao resulte uma alterao ao plano referido no artigo 5. Artigo 10.
Libertao de crditos

1246-(5)
n. 155/92, de 28 de Julho, alterado pelos Decretos-Leis n. 275-A/93, de 9 de Agosto, e 113/95, de 25 de Maio, pela Lei n. 10-B/96, de 23 de Maro, pelo Decreto-Lei n. 190/96, de 9 de Outubro, e pela Lei n. 55-B/2004, de 30 de Dezembro. 3 Constitui, igualmente, motivo de recusa dos pedidos de libertao de crditos ou de solicitaes de transferncias de fundos referentes a despesas que tenham como fonte de financiamento receitas gerais afectas a projectos co-financiados o no envio das candidaturas aprovadas ou o no envio de declarao da autoridade de gesto ou de representante de organismo intermdio com indicao do nmero de candidaturas, data da aprovao e montante global aprovado. 4 Os servios e fundos autnomos s podem emitir pedidos de libertao de crditos ou de solicitaes de transferncias de fundos aps terem sido esgotadas as verbas provenientes de receitas prprias e ou de disponibilidades de tesouraria por si geradas, incluindo saldos de gerncia transitados e autorizados, devendo os respectivos montantes ser justificados com base na previso de pagamentos para o respectivo ms, por subagrupamento da classificao econmica, atravs do envio de um mapa de origem e aplicao de fundos, segundo modelo definido pela DGO. 5 Os servios integrados s podem utilizar as dotaes inscritas no Oramento do Estado aps esgotadas as suas receitas prprias no consignadas a fins especficos. 6 Durante o ano de 2011, os servios e organismos cujas dotaes globais inscritas no oramento de funcionamento no ultrapassem 240 000 solicitam, trimestralmente, competente delegao da DGO, a libertao de crditos consistente com o plano de tesouraria para o trimestre seguinte, sem prejuzo do cumprimento do previsto no artigo 5. 7 No cumprimento do disposto nos n.os 4 e 5, exceptuando as transferncias com compensao em receitas prprias e as inscritas no captulo 50, podem ser cativadas as transferncias correntes e de capital para os servios e fundos autnomos cuja execuo oramental ou em relao aos quais as auditorias realizadas pelo Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica no demonstrem a necessidade da utilizao integral daquele financiamento. 8 Em 2011, a libertao de crditos est ainda condicionada ao disposto no n. 2 do artigo 5. e no n. 2 do artigo 11. Artigo 11.
Registo de compromissos

1 Os pedidos de libertao de crditos referentes a financiamento comunitrio, processados nos termos do n. 2 do artigo 17. do Decreto-Lei n. 155/92, de 28 de Julho, alterado pelos Decretos-Leis n.os 275-A/93, de 9 de Agosto, e 113/95, de 25 de Maio, pela Lei n. 10-B/96, de 23 de Maro, pelo Decreto-Lei n. 190/96, de 9 de Outubro, e pela Lei n. 55-B/2004, de 30 de Dezembro, devem, para os efeitos do artigo 18. do mesmo decreto-lei, ser documentados com comprovativos das correspondentes ordens de pagamento sobre o Tesouro. 2 O no cumprimento do disposto no nmero anterior e na alnea f) do n. 1 do artigo 15. constitui motivo de recusa de autorizao dos pedidos de libertao de crditos, nos termos dos n.os 3 e 4 do artigo 19. do Decreto-Lei

1 Os servios e organismos da administrao central registam at 30 de Janeiro de 2011, nos sistemas informticos da DGO, todos os compromissos correspondentes a despesas certas, lquidas e exigveis programadas para o ano de 2011. 2 A actualizao dos compromissos a que se refere o nmero anterior permanente e deve reflectir em cada momento todas as vinculaes do servio no relacionamento com os trabalhadores e agentes econmicos, nos termos dos artigos 10. e 11. do Decreto-Lei n. 155/92, de 28 de Julho, alterado pelos Decretos-Leis n.os 275-A/93, de 9 de Agosto, e 113/95, de 25 de Maio, pela Lei n. 10-B/96, de 23 de Maro, pelo Decreto-Lei n. 190/96, de 9 de Outubro, e pela Lei n. 55-B/2004, de 30 de Dezembro, ainda que a obrigao de pagamento no tenha ainda sido gerada. 3 Excepcionam-se do nmero anterior as aquisies por ajuste directo cujo preo contratual no seja superior a

1246-(6)
5000, previstas no artigo 128. do Cdigo dos Contratos Pblicos (CCP), aprovado pelo Decreto-Lei n. 18/2008, de 29 de Janeiro. Artigo 12.
Encargos plurianuais

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 30 de Dezembro, a cobrana de receitas originadas ou autorizadas at 31 de Dezembro de 2011 pode ser realizada at 19 de Janeiro de 2012, relevando para efeitos da execuo oramental de 2011. Artigo 14.
Adopo e aplicao do POCP na administrao central

1 As assunes de encargos plurianuais, independentemente da forma jurdica que revistam, incluindo a reprogramao de projectos inscritos no PIDDAC, contratos de locao financeira, contratos de cooperao tcnica e financeira com os municpios e parcerias pblico-privadas so sujeitas a autorizao do membro do Governo responsvel pela rea das finanas. 2 Exceptuam-se do previsto no nmero anterior as situaes estabelecidas nas alneas a) e b) do n. 1 e nos n.os 3 e 7 do artigo 22. do Decreto-Lei n. 197/99, de 8 de Junho, alterado pelos Decretos-Leis n.os 245/2003, de 7 de Outubro, 1/2005, de 4 de Janeiro, e 18/2008, de 29 de Janeiro, e no n. 8 do artigo 5. do Decreto-Lei n. 37/2007, de 19 de Fevereiro, alterado pela Lei n. 3-B/2010, de 28 de Abril. 3 Em todos os casos referidos nos nmeros anteriores obrigatria a inscrio, prvia submisso do pedido de autorizao ou assuno da responsabilidade, no suporte informtico da DGO especfico para este efeito. 4 O encargo diferido para anos futuros, em resultado de reescalonamento de compromissos contratuais, nos termos do disposto no artigo 12. do Decreto-Lei n. 155/92, de 28 de Julho, alterado pelos Decretos-Leis n.os 275-A/93, de 9 de Agosto, e 113/95, de 25 de Maio, pela Lei n. 10-B/96, de 23 de Maro, pelo Decreto-Lei n. 190/96, de 9 de Outubro, e pela Lei n. 55-B/2004, de 30 de Dezembro, constitui saldo oramental e deve ser cativado na data em que seja conhecido o reescalonamento. 5 A utilizao do saldo referido no nmero anterior carece de justificao da entidade contratante e de despacho prvio do membro do Governo responsvel pela rea das finanas. Artigo 13.
Prazos para autorizao de despesa e cobrana de receita

1 obrigatria a adopo do Plano Oficial de Contabilidade Pblica (POCP) nos servios integrados e nos servios e fundos autnomos. 2 O disposto no nmero anterior implementado para os servios integrados mediante a adeso a uma das modalidades disponibilizadas pela Empresa de Gesto Partilhada de Recursos da Administrao Pblica, E. P. E. (GeRAP, E. P. E.). 3 A DGO disponibiliza, durante o ano de 2011, a especificao tcnica e informtica para a recepo da informao em POCP dos servios e fundos autnomos que utilizem aplicaes informticas diferentes do RIGORE local, ou que tenham planos sectoriais adaptados a partir do POCP. 4 O calendrio de adeso em qualquer das modalidades acima definidas mantido actualizado no stio da Internet da DGO. 5 A prestao de contas de acordo com as regras do POCP dos oramentos da responsabilidade tcnica e logstica das secretarias-gerais realizada atravs das seguintes entidades contabilsticas autnomas: a) Oramento de funcionamento dos gabinetes governamentais; b) Oramento de funcionamento das secretarias-gerais dos respectivos ministrios, dos sistemas de mobilidade especial e outras estruturas orgnicas dependentes das secretarias-gerais. 6 O oramento e a execuo oramental de cada estrutura orgnica integrada na entidade contabilstica referida no nmero anterior so individualizados em diviso ou subdiviso prpria. 7 A prestao de contas dos organismos referidos nos nmeros anteriores efectuada segundo um regime simplificado, sendo obrigatria a apresentao individual dos documentos que constam da Instruo n. 1/2004, de 22 de Janeiro, do Tribunal de Contas, e dispensada a apresentao do balano e demonstrao de resultados e anexos s demonstraes financeiras. 8 As entidades contabilistas autnomas referidas no n. 5 apresentam o balano e demonstrao de resultados e anexos s demonstraes financeiras. 9 Quando os princpios da economia, eficincia e eficcia o aconselhem, a agregao numa nica entidade contabilstica e a adopo do regime simplificado de prestao de contas pode ser autorizado pelo membro do governo responsvel pela rea das finanas. Artigo 15.
Competncias e deveres dos coordenadores dos programas oramentais

1 No permitido contrair encargos que no possam ser pagos at 7 de Janeiro de 2012. 2 A data limite para a entrada de pedidos de libertao de crditos na DGO 16 de Dezembro de 2011, salvo situaes excepcionais devidamente justificadas pelo membro do Governo responsvel pela rea em causa, e autorizadas pelo membro do Governo responsvel pela rea das finanas. 3 Para os servios integrados includos na reforma da administrao financeira do Estado, a data limite para a emisso de meios de pagamento 30 de Dezembro de 2011, podendo ser efectuadas remisses de ficheiros de pagamentos, reportadas a 31 de Dezembro, desde que a data-valor efectiva no ultrapasse a data limite definida no n. 1. 4 Consideram-se caducadas todas as autorizaes de pagamento que no tenham sido pagas no prazo referido no n. 1. 5 Nos termos do n. 3 do artigo 7. do Decreto-Lei n. 155/92, de 28 de Julho, alterado pelos Decretos-Leis n.os 275-A/93, de 9 de Agosto, e 113/95, de 25 de Maio, pela Lei n. 10-B/96, de 23 de Maro, pelo Decreto-Lei n. 190/96, de 9 de Outubro, e pela Lei n. 55-B/2004, de

1 No cumprimento do previsto na lei de enquadramento oramental e no Decreto-Lei n. 131/2003, de 28 de Junho, cabe entidade coordenadora do programa oramental: a) Elaborar os planos a que se refere o artigo 5.; b) Propor as alteraes que considere indispensveis ao cumprimento dos limites previstos no plano financeiro referido na alnea anterior;

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 c) Definir os indicadores de economia, eficincia e eficcia do Programa, nomeadamente os respectivos objectivos e metas; d) Avaliar o grau de realizao dos objectivos do Programa e produzir os relatrios de acompanhamento e controlo da execuo financeira e material; e) Propor as alteraes que considere indispensveis ao cumprimento dos objectivos do programa oramental, tendo em conta as competncias definidas na lei; f) Emitir parecer prvio sobre a inscrio de novas medidas, projectos, reinscries de projectos ou redues nas dotaes de receitas prprias ou gerais dos oramentados; g) Emitir parecer prvio sobre as alteraes oramentais que caream de autorizao do membro do Governo responsvel pela rea das finanas ou pela rea em causa; h) Proceder repartio regionalizada ao nvel de Nomenclatura de Unidade Territorial (NUT) II do Programa. 2 Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, a entidade coordenadora tem o dever de colaborar com o Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica, com vista concretizao da oramentao por programas e definio do quadro plurianual. 3 O Instituto Portugus de Apoio ao Desenvolvimento, I. P. (IPAD, I. P.), promove, em articulao com a DGO, a obteno dos dados necessrios ao cumprimento das suas funes e competncias de coordenador do PO21. Artigo 16.
Projectos a candidatar ao QREN

1246-(7)
n.os 53-D/2006, de 29 de Dezembro, 64-A/2088, de 31 de Dezembro, 3-B/2010, de 28 de Abril, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro, tm lugar mesmo quando no haja prestao de trabalho: a) Por ocorrncia das eventualidades previstas no artigo 52. da Lei n. 4/2007, de 16 de Janeiro, por iniciativa da entidade empregadora, logo que o trabalhador retome a prestao de trabalho, ou por iniciativa do trabalhador durante os perodos de ausncia ao trabalho; b) Por ocorrncia das eventualidades previstas no artigo 13. da Lei n. 4/2009, de 29 de Janeiro, alterada pela Lei n. 10/2009, de 10 de Maro, atravs do desconto na respectiva remunerao, ou por deduo de idntico montante no subsdio pago ao trabalhador, consoante o caso, durante os perodos de ausncia ao trabalho. 2 Para efeitos do disposto na alnea a) do nmero anterior, o pagamento dos valores devidos feito em prestaes mensais com o limite de 1 % da remunerao base. 3 O disposto nos nmeros anteriores aplicvel aos demais sistemas de benefcios de sade da Administrao Pblica. Artigo 18.
Servios processadores

1 As verbas relativas a projectos com candidaturas ao Quadro de Referncia Estratgico Nacional (QREN), oramentadas no PIDDAC, quando no derem origem a projectos de candidaturas aprovadas no mbito do QREN, podem ser reafectadas a outros programas mediante despacho conjunto do membro do Governo responsvel pela rea das finanas e do membro do Governo coordenador da comisso ministerial de coordenao do QREN. 2 As verbas relativas a projectos aprovados no QREN, oramentadas no PIDDAC, quando no demonstrem execuo, dentro dos prazos regulamentares, podem ser reafectadas a outros programas mediantes despacho conjunto do membro do Governo responsvel pela rea das finanas e do membro do Governo coordenador da comisso ministerial de coordenao do QREN. 3 Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, as verbas com fonte de financiamento em receitas gerais afectas a projectos co-financiados no podem ser utilizadas at que a respectiva candidatura se encontre aprovada, salvo despacho do membro do Governo coordenador da comisso ministerial de coordenao do QREN, e desde que a reafectao de verbas se processe dentro do mesmo programa oramental. Artigo 17.
Descontos para os sistemas de benefcios de sade

Assumem as competncias de servios processadores, durante o ano de 2011, os gabinetes de gesto financeira, as secretarias-gerais e outros departamentos ou servios que, atravs do sistema de informao contabilstica, procedam a transferncias para servios e fundos autnomos, ou a transferncia de verbas, por classificao econmica, para servios integrados. Artigo 19.
Entregas relativas aos descontos para a ADSE e para a CGA, I. P.

As retenes na fonte efectuadas pelos servios da administrao central que paguem ou coloquem disposio rendimentos sujeitos s retenes para a ADSE e para a CGA, I. P., so entregues atravs do documento nico de cobrana (DUC). Artigo 20.
Fundos de maneio

1 Os descontos para a assistncia na doena aos servidores do estado (ADSE) previstos no artigo 46. do Decreto-Lei n. 118/83, de 25 de Fevereiro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 90/98, de 14 de Abril, 279/99, de 26 de Julho, e 234/2005, de 30 de Dezembro, pelas Leis

1 Os fundos de maneio a que se refere o artigo 32. do Decreto-Lei n. 155/92, de 28 de Julho, alterado pelos Decretos-Leis n.os 275-A/93, de 9 de Agosto, e 113/95, de 25 de Maio, pela Lei n. 10-B/96, de 23 de Maro, pelo Decreto-Lei n. 190/96, de 9 de Outubro, e pela Lei n. 55-B/2004, de 30 de Dezembro, podem ser constitudos por um valor a definir pelos rgos dirigentes dos servios e organismos, at ao limite mximo de um duodcimo da dotao do respectivo oramento, lquida de cativos, e sem prejuzo do previsto no artigo 5. 2 A constituio de fundos de maneio por montante superior ao referido no nmero anterior sujeita autorizao dos membros do Governo responsveis pela rea das finanas e pela rea em causa. 3 A liquidao dos fundos de maneio obrigatoriamente efectuada at 9 de Janeiro do ano seguinte quele a que respeitam. 4 O disposto nos nmeros anteriores igualmente aplicvel aos servios com autonomia administrativa e financeira.

1246-(8)
Artigo 21.
Parecer sobre operaes de financiamento

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 pacho do membro do Governo responsvel pela rea das finanas e, no caso de dvidas a outras entidades pblicas, de despacho do membro do Governo responsvel pela rea em causa. Artigo 24.
Controlo do limite para as garantias a conceder por pessoas colectivas de direito pblico

1 Ficam sujeitas a apreciao prvia do Instituto de Gesto da Tesouraria e do Crdito Pblico, I. P. (IGCP), conforme previsto na alnea m) do n. 1 e no n. 2 do artigo 6. dos respectivos Estatutos, aprovados em anexo ao Decreto-Lei n. 160/96, de 4 de Setembro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 28/98, de 11 de Fevereiro, 2/99, de 4 de Janeiro, 455/99, de 5 de Novembro, 86/2007, de 29 de Maro, 273/2007, de 3 de Junho, e 69-A/2009, de 24 de Maro, as operaes de financiamento, nomeadamente emprstimos, realizadas pelos servios e fundos dotados de autonomia administrativa e financeira, de montante superior a 500 000. 2 Ficam igualmente sujeitas apreciao prvia do IGCP, as operaes de financiamento, nomeadamente emprstimos, realizadas pelos servios e fundos referidos no nmero anterior que ultrapassem em cada ano o montante acumulado de endividamento de 1 250 000. Artigo 22.
Reposio de montantes indevidamente recebidos

Para efeitos de controlo do cumprimento do limite mximo para a concesso de garantias, previsto no n. 5 do artigo 80. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro, as pessoas colectivas de direito pblico devem: a) Solicitar DGTF informao prvia sobre o cabimento das garantias a conceder; b) Informar a DGTF, trimestralmente, at ao dia 10 do ms seguinte ao trimestre a que respeitam, de todos os movimentos relativos s operaes financeiras por si garantidas. Artigo 25.
Controlo do limite para a concesso de emprstimos e outras operaes activas

1 A escriturao das reposies deve efectuar-se de acordo com as instrues emitidas pela DGO. 2 Durante o ano econmico de 2011, o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P., pode optar no recuperar montantes inferiores ou iguais a 100, por agricultor, por pedido de ajuda ou por operao, e no conceder qualquer ajuda se, nas mesmas condies, o montante apurado for inferior ou igual a 10. 3 Para efeitos do disposto no artigo 37. do Decreto-Lei n. 155/92, de 28 de Julho, alterado pelos Decretos-Leis n.os 275-A/93, de 9 de Agosto, e 113/95, de 25 de Maio, pela Lei n. 10-B/96, de 23 de Maro, pelo Decreto-Lei n. 190/96, de 9 de Outubro, e pela Lei n. 55-B/2004, de 30 de Dezembro, o montante mnimo de reposio a apurar em conta corrente e por acumulao para o ano de 2011 de 25. Artigo 23.
Dao de bens em pagamento

1 Para efeitos de controlo do cumprimento do limite mximo para a concesso de emprstimos e outras operaes activas, previsto no n. 2 do artigo 72. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro, as pessoas colectivas de direito pblico devem: a) Solicitar DGO informao prvia sobre o cabimento dos emprstimos e outras operaes activas a conceder; b) Registar nos servios on-line da DGO, mensalmente, at ao dia 10 do ms seguinte quele a que respeitam, os movimentos relativos a emprstimos e operaes activas por si concedidas. 2 A concesso de financiamentos no mbito do emprstimo quadro contratado entre a Repblica Portuguesa e o Banco Europeu de Investimento objecto de despacho dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e da coordenao do QREN, fixando as condies de acesso e de utilizao dos financiamentos a conceder pelo Estado atravs do Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional, I. P. (IFDR, I. P.), s entidades beneficirias do emprstimo quadro. 3 Para efeitos do disposto no nmero anterior, o IFDR, I. P., recebe mensalmente da DGTF os montantes por si indicados para execuo dos financiamentos aprovados. 4 O IFDR, I. P., presta informao trimestral, a reportar at ao final do ms subsequente, sobre as verbas desembolsadas a favor dos beneficirios dos financiamentos e os montantes por estes reembolsados ou recuperados. 5 Os montantes reembolsados ou recuperados pelo IFDR, I. P., em cada trimestre so transferidos para a DGTF at ao final do ms subsequente para efeito da respectiva regularizao oramental. Artigo 26.
Unidade de tesouraria

1 O regime de dao de bens em pagamento constante dos artigos 87., 201. e 202. do Cdigo de Procedimento e de Processo Tributrio, aprovado pelo Decreto-Lei n. 433/99, de 26 de Outubro, aplicvel ao pagamento de todas as dvidas ao Estado, ainda que no se encontrem abrangidas por processo de execuo fiscal. 2 Os bens aceites em pagamento podem ser alienados ou onerados por qualquer das formas previstas na lei, podendo, designadamente, ser entregues para realizar capital social e outras prestaes, ou ser objecto de locao financeira. 3 Nos contratos de locao financeira celebrados nos termos do nmero anterior, podem o Estado e as restantes entidades pblicas ceder entre si ou a sociedade de locao financeira a sua posio contratual. 4 Os bens aceites em pagamento podem ser afectos a servios e organismos pblicos, ficando cativas nos respectivos oramentos as importncias correspondentes s redues de encargos decorrentes dessa afectao. 5 A aplicao das medidas previstas nos nmeros anteriores depende, no caso de dvidas ao Estado, de des-

1 No cumprimento do previsto no artigo 77. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro, so as entidades nele referidas obrigadas a fazer prova da execuo do princpio da unidade de tesouraria atravs do registo mensal nos

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 servios on-line da DGO da mdia mensal dos saldos dirios dos depsitos e aplicaes financeiras junto do IGCP, e das instituies bancrias, e respectivas receitas prprias arrecadadas, bem como das disponibilidades e aplicaes mantidas na banca comercial e respectivos rendimentos auferidos. 2 O incumprimento do previsto no nmero anterior ou a prestao de informao incorrecta so equiparados, para todos os efeitos, ao incumprimento do princpio de unidade de tesouraria, dando lugar aplicao do previsto no n. 3 do artigo 77. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro. 3 Os rendimentos de depsitos e de aplicaes financeiras, auferidos pelos servios e fundos autnomos em virtude do no cumprimento do princpio da unidade de tesouraria e respectivas regras, constituem receitas gerais do Estado do corrente exerccio oramental. 4 So dispensados do cumprimento da unidade de tesouraria: a) As escolas do ensino no superior; b) Os casos excepcionais, devidamente autorizados todos os anos por despacho do membro do Governo responsvel pela rea das finanas aps parecer do IGCP, caducando automaticamente as autorizaes concedidas em exerccios anteriores, salvo as que resultem de lei especial. Artigo 27.
Carto Tesouro Portugus

1246-(9)
Artigo 29.
Regras sobre veculos e imveis

1 A aquisio, a permuta, o aluguer por prazo superior a 60 dias seguidos ou interpolados e a locao operacional de veculos com motor para transporte de pessoas e de bens pelos servios do Estado, incluindo todos os servios e fundos autnomos, carecem de autorizao prvia do membro do Governo responsvel pela rea das finanas, com excepo dos: a) Destinados s funes de segurana, incluindo os financiados pela lei de programao de instalaes e equipamentos das foras de segurana, aprovada pela Lei n. 61/2007, de 10 de Setembro, e frota automvel da Polcia Judiciria, quando afectos exclusivamente ao exerccio de poderes de autoridade, considerando-se como tal as funes de policiamento, de vigilncia, de patrulhamento, as de apoio aos servios de inspeco e de investigao e as de fiscalizao de pessoas e de bens nas zonas de fronteira area, martima e terrestre; b) Destinados s funes de defesa nacional financiados pela Lei de Programao Militar, aprovada pela Lei Orgnica n. 4/2006, de 29 de Agosto; c) Veculos com caractersticas especficas de operacionalidade para combate a incndios e para a proteco civil destinados Autoridade Nacional de Proteco Civil; d) Veculos com caractersticas especficas de operacionalidade para preveno e combate de incndios florestais e agentes biticos, bem como as afectas proteco, vigilncia e fiscalizao dos recursos naturais no territrio e guas sobre jurisdio nacional, destinados Autoridade Florestal Nacional e ao Instituto da Conservao da Natureza e da Biodiversidade, I. P.; e) Veculos de emergncia mdica e ambulncias. 2 Carecem tambm de autorizao prvia do membro do Governo responsvel pela rea das finanas as aquisies onerosas e as permutas de bens imveis, bem como a constituio onerosa de quaisquer outros direitos reais sobre bens imveis a favor dos servios do Estado, incluindo todos os servios e fundos autnomos. 3 O disposto no nmero anterior no se aplica aos casos que resultem de processo judicial pendente e para defesa dos crditos do Estado. 4 Durante o ano de 2011, por cada aquisio onerosa de veculo para o parque de veculos do Estado, para efeitos de renovao de frota, so abatidos trs veculos em fim de vida nos termos do artigo 16. do Decreto-Lei n. 170/2008, de 26 de Agosto, alterado pelas Leis n.os 3-B/2010, de 28 de Abril, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro. 5 aquisio onerosa de veculos elctricos aplicvel o disposto no n. 2 do artigo 9. do Decreto-Lei n. 170/2008, de 26 de Agosto, alterado pelas Leis n.os 3-B/2010, de 28 de Abril, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro. 6 Na aplicao do disposto nos nmeros anteriores podem ser considerados os veculos existentes no mbito do ministrio a que pertence o servio ou organismo adquirente. 7 Em casos excepcionais, devidamente fundamentados, pode ser autorizada a aquisio de veculos sem observncia das regras previstas nos n.os 4 e 5, mediante despacho do membro do Governo responsvel pela rea das finanas.

1 Os pagamentos que sejam efectuados por meios electrnicos ou atravs de carto de crdito pelas entidades sujeitas ao princpio da unidade de tesouraria s podem ser realizados mediante a utilizao do carto Tesouro portugus. 2 O carto Tesouro portugus deve ser o meio de pagamento utilizado sempre que resulte na aquisio de bens ou servios em condies mais favorveis. 3 O carto Tesouro portugus pode ser emitido em nome dos titulares dos cargos de direco superior, ou equiparados, bem como dos dirigentes e funcionrios que tenham competncia, prpria ou delegada, para efectuar aquisies de bens e servios. 4 O IGCP, mediante solicitao e no prazo mximo de um ms, assegura que todas as entidades sujeitas unidade de tesouraria possuem o carto Tesouro portugus, disponibilizando igualmente a informao necessria sua utilizao. 5 O IGCP, assegura que o carto Tesouro portugus aceite como meio de pagamento junto dos prestadores de bens ou servios, incluindo os disponibilizados atravs da Internet. Artigo 28.
Pagamento de despesas decorrentes de acidentes em servio e de doenas profissionais

Os n.os 2 e 3 do artigo 6. do Decreto-Lei n. 503/99, de 20 de Novembro, continuam suspensos, sendo repristinadas as normas que permitem Secretaria-Geral do Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica continuar a pagar directamente aos interessados as despesas decorrentes de acidentes em servio e de doenas profissionais.

1246-(10)
Artigo 30.
Aplicao do produto da alienao ou onerao de bens imveis

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 5 obrigatria a incluso, nos contratos de aquisio de bens e servios celebrados por servios e organismos da administrao directa e indirecta do Estado ou por empresas pblicas, da meno expressa s datas ou aos prazos de pagamento, bem como as consequncias que, nos termos da lei, advm dos atrasos de pagamento. Artigo 34.
Sistema de gesto de receitas

Salvo as excepes legalmente previstas, o produto da alienao e da onerao de bens imveis que, nos termos da lei, reverta para o servio ou organismo ao qual est afecto, ou para o servio ou organismo titular dos direitos reais sobre o bem alienado ou onerado, destina-se prioritariamente ao pagamento de encargos vencidos e no pagos relativos a aquisio de bens de capital. Artigo 31.
Autorizaes no mbito de despesas com deslocaes

1 Durante o ano de 2011, os despachos a que se referem o n. 2 do artigo 33. do Decreto-Lei n. 106/98, de 24 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei n. 137/2010, de 28 de Dezembro, o n. 2 do artigo 2. e o n. 2 do artigo 5. do Decreto-Lei n. 192/95, de 28 de Julho, alterado pelo Decreto-Lei n. 137/2010, de 28 de Dezembro, so da competncia do membro do Governo responsvel pela rea em causa. 2 As autorizaes referidas no nmero anterior devem obedecer s orientaes fixadas na Resoluo do Conselho de Ministros n. 51/2006, de 5 de Maio. Artigo 32.
Indemnizaes compensatrias

No cumprimento do disposto no artigo 2. do Decreto-Lei n. 301/99, de 5 de Agosto, os servios integrados utilizam o sistema de gesto de receitas (SGR), de acordo com o calendrio e os procedimentos a divulgar no stio da DGO. Artigo 35.
Disposies especficas na aquisio de bens e servios e contratos de empreitada

Sem prejuzo do disposto no Decreto-Lei n. 167/2008, de 26 de Agosto, s empresas prestadoras de servio pblico que ainda no tenham celebrado contrato com o Estado podem ser atribudas indemnizaes compensatrias por resoluo do Conselho de Ministros. Artigo 33.
Prazos de pagamento

1 Os coordenadores dos programas oramentais efectuam o acompanhamento dos prazos mdios de pagamento e reportam, trimestralmente, ao respectivo membro do Governo e ao membro do Governo responsvel pela rea das finanas, com excepo dos pagamentos do PO21, cujo reporte feito directamente pelos servios e organismos executores do programa, com conhecimento ao IPAD, I. P. 2 Os servios e os organismos da administrao directa e indirecta do Estado e as empresas pblicas com um prazo mdio de pagamentos superior a 90 dias so obrigados a divulgar, nos respectivos stios da Internet, e a actualizar, trimestralmente, at ao fim do ms seguinte ao final de cada trimestre, uma lista das suas dvidas certas, lquidas e exigveis h mais de 60 dias. 3 Os servios e organismos da administrao directa e indirecta do Estado com um prazo mdio de pagamentos superior a 90 dias no final de um trimestre no podem assumir novos compromissos de despesa, salvo se tiverem reduzido o prazo mdio de pagamentos no mnimo para aquele limiar, ou se o membro do Governo responsvel pela rea em causa em situaes excepcionais devidamente justificadas o autorizar. 4 A DGO compila e divulga trimestralmente a lista dos servios e organismos da administrao directa e indirecta do Estado que tenham um prazo mdio de pagamentos superior a 90 dias.

1 Durante o ano econmico de 2011, podem efectuar-se, com recurso a procedimentos por negociao ou ajuste directo, com consulta obrigatria a pelo menos trs entidades, at aos limiares comunitrios, despesas com a aquisio de bens e servios, incluindo os de informtica, e com a contratao de empreitadas, que visem dar continuidade ou implementar novas medidas de consolidao oramental que permitam, em termos globais, o aumento de receita ou a diminuio de despesa pblica. 2 Sem prejuzo do disposto no n. 4 do artigo 35. da Lei n. 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, alterada pelas Leis n.os 64-A/2008, de 31 de Dezembro, 3-B/20010, de 24 de Abril, 34/2010, de 2 de Setembro, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro, a consulta a trs entidades prevista no n. 1 pode ser dispensada, nomeadamente, nos contratos de tarefa para recolha de informao estatstica a celebrar pelo Instituto Nacional de Estatstica, I. P. (INE, I. P.), observados os limiares comunitrios. 3 A contratao nos termos dos nmeros anteriores e o reconhecimento de outras situaes excepcionais susceptveis de serem nele enquadradas carece de autorizao prvia do membro do Governo responsvel pela rea das finanas, ou do membro do Governo responsvel pela rea da segurana social, quando se trate de organismo que integre o permetro de consolidao oramental da segurana social. 4 Pode adoptar-se o procedimento do concurso pblico urgente, previsto nos artigos 155. e seguintes do CCP, na celebrao de contratos de empreitada, desde que: a) Se trate de um projecto co-financiado por fundos comunitrios; b) O valor do contrato seja inferior ao referido na alnea b) do artigo 19. do CCP; c) O critrio da adjudicao seja o do mais baixo preo. 5 Sem prejuzo do disposto no artigo 156. do CCP, ao procedimento de concurso pblico urgente adoptado ao abrigo do nmero anterior aplicvel o disposto nos artigos 88. a 91. do CCP, quanto exigncia de cauo. 6 Ao procedimento de concurso pblico urgente adoptado ao abrigo dos nmeros anteriores aplicvel o prazo mnimo de 15 dias para apresentao de propostas.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 Artigo 36.


Opo voluntria pela situao de mobilidade especial e licena extraordinria

1246-(11)
Negcios Estrangeiros, sendo motivo de recusa do pedido de libertao de crdito das respectivas verbas o no envio, no incio de cada trimestre, da prestao de contas referente ao penltimo trimestre desagregada por servio e rubrica de classificao econmica. 4 Em 2011, as despesas a satisfazer por conta das dotaes inscritas no oramento de despesa do Ministrio dos Negcios Estrangeiros, captulo 02, Servios gerais de apoio, estudos, coordenao e representao, sob a actividade Visitas de Estado e equiparadas, realizam-se com dispensa das formalidades legais e so reguladas por despacho conjunto dos membros do Governo responsveis pela rea dos negcios estrangeiros e das finanas. 5 Durante o corrente ano, os servios externos temporrios do Ministrio dos Negcios Estrangeiros continuam a reger-se pelo regime jurdico definido no Decreto Regulamentar n. 5/94, de 24 de Fevereiro, para os servios externos permanentes, sendo-lhes tambm aplicada a primeira parte do n. 3. 6 Durante o ano de 2011, continuam a caber ao Departamento Geral de Administrao a autorizao, o processamento e o pagamento das despesas com o pessoal dos servios externos que integraram os mapas nicos de vinculao e de contratao a que se refere o Decreto-Lei n. 444/99, de 3 de Novembro, alterado pelo Decreto-Lei n. 180/2001, de 19 de Junho. 7 Durante o ano de 2011, o Fundo para as Relaes Internacionais, I. P. (FRI, I. P.), fica autorizado a: a) Financiar encargos com a modernizao dos servios externos, incluindo operaes de instalao e apetrechamento decorrentes da criao de novos postos da rede diplomtica e consular; b) Financiar encargos com as operaes e contratos relativos informatizao da rede consular; c) Transferir verbas para a Secretaria-geral destinadas a suportar encargos com o financiamento da assistncia na doena previsto no artigo 68. do Estatuto da Carreira Diplomtica, aprovado pelo Decreto-Lei n. 40-A/98, de 27 de Fevereiro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 153/2005, de 2 de Setembro, e 10/2008, de 17 de Janeiro, e pela Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro. 8 O FRI, I. P., pode efectuar transferncias de verbas para a diviso 08, Embaixadas, consulados e misses, do captulo 02 do oramento do Ministrio dos Negcios Estrangeiros, ficando estas receitas consignadas a despesas no mbito das aces extraordinrias de poltica externa, das aces de modernizao e das despesas dos servios externos. 9 Os saldos das receitas referidos no nmero anterior apurados no ano econmico de 2010 transitam para 2011 e ficam consignados s respectivas despesas. 10 As receitas provenientes do subaluguer de espaos e de patrocnios no mbito de eventos organizados pelos servios perifricos externos do Ministrio dos Negcios Estrangeiros ficam consignadas s suas despesas de funcionamento. 11 As receitas provenientes de devolues de taxas e impostos indirectos pagos na aquisio de bens e servios correntes e na aquisio de bens de capital nos mercados locais, pelos servios externos do Ministrio dos Negcios Estrangeiros, financiadas por verbas do oramento do FRI, I. P., constituem receita do FRI, I. P. 12 No mbito da preparao da Cimeira da Organizao do Tratado do Atlntico Norte, os encargos assumidos e

1 A colocao em situao de mobilidade especial por opo voluntria ao abrigo do disposto nos n.os 4 e 5 do artigo 11. da Lei n. 53/2006, de 7 de Dezembro, alterada pelas Leis n.os 11/2008, de 20 de Fevereiro, e 64-A/2008, de 31 de Dezembro, depende, cumulativamente, de: a) Anuncia do dirigente mximo do rgo ou servio; b) Observncia dos procedimentos previstos na portaria a que se refere o n. 3 do presente artigo; c) Homologao pelo respectivo membro do Governo, que pondera o interesse do servio, bem como a eventual carncia de recursos humanos para o cumprimento ou execuo da atribuio, da competncia ou da actividade que o requerente cumpre ou executa. 2 Na concesso da licena extraordinria a que se refere o artigo 32. da Lei n. 53/2006, de 7 de Dezembro, alterada pelas Leis n.os 11/2008, de 20 de Fevereiro, e 64-A/2008, de 31 de Dezembro, deve ser ponderado, caso a caso, o interesse pblico dessa deciso, tendo, designadamente, em conta: a) A escassez de pessoal qualificado e experiente; b) As eventuais dificuldades de recrutamento que, em cada momento, sejam identificadas para cumprimento ou execuo da atribuio, da competncia ou da actividade que o requerente esteja a cumprir ou a executar; c) As polticas de requalificao de recursos humanos adoptadas. 3 Os procedimentos necessrios aplicao do disposto no presente artigo so estabelecidos por portaria dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e da Administrao Pblica. Artigo 37.
Incidncia das percentagens para diferenciao de desempenhos

As percentagens previstas no n. 1 do artigo 75. da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro, alterado pelas Leis n.os 64-A/2008, de 31 de Dezembro, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro, no incidem sobre o nmero de trabalhadores referidos no n. 6 do artigo 42. daquela lei.
SECO II Disposies especficas

Artigo 38.
Gesto financeira do Programa de Representao Externa

1 As receitas provenientes de reembolsos de bolsas da Unio Europeia ficam consignadas s despesas de cooperao com encargos com bolseiros. 2 Os saldos das receitas referidas no nmero anterior apurados no ano econmico de 2010 transitam para 2011 e ficam consignados s respectivas despesas. 3 Mantm-se em vigor, durante o ano de 2011, as disposies constantes dos n.os 1 e 2 do despacho conjunto dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e dos negcios estrangeiros, de 31 de Janeiro de 1995, relativo aos servios externos do Ministrio dos

1246-(12)
no pagos em 2010 podem ser liquidados em 2011 com as verbas atribudas ao oramento do Ministrio dos Negcios Estrangeiros em 2010. Artigo 39.
Gesto financeira do Programa da Defesa

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 4 A Secretaria-Geral do Ministrio da Educao assegura a gesto centralizada do processamento de despesas do pessoal integrante dos mapas de pessoal dos servios centrais, perifricos e outras estruturas do Ministrio da Educao. 5 Para efeitos do disposto no nmero anterior, as verbas necessrias, correspondentes a cada servio, so concentradas no oramento da Secretaria-Geral, que as utiliza para pagamento das referidas despesas, precedendo validao do servio a que digam respeito. 6 A Secretaria-Geral celebra, com cada um dos servios referidos no n. 4, protocolos com vista definio das regras e procedimentos necessrios actuao de cada uma das partes na prossecuo desta actividade, bem como na aplicao dos regimes de vinculao, de carreiras e de remuneraes e do contrato de trabalho em funes pblicas. 7 Os agrupamentos e as escolas do ensino no superior podem ser autorizados pelas direces regionais de educao a celebrar contratos de trabalho em funes pblicas a termo resolutivo, a tempo parcial, para colmatar as necessidades transitrias de trabalhadores para assegurarem os servios de limpeza, nos termos da Lei n. 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, alterada pelas Leis n.os 64-A/2008, de 31 de Dezembro, 3-B/20010, de 24 de Abril, 34/2010, de 2 de Setembro, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro, at ao limite dos montantes inscritos para este efeito no captulo 03 do oramento do Ministrio da Educao. 8 A faculdade prevista no nmero anterior igualmente aplicvel pelas autarquias em relao ao pessoal a colocar nas escolas abrangidas pelos acordos de execuo, previstos no artigo 12. do Decreto-Lei n. 144/2008, de 28 de Julho, alterado pelas Leis n.os 3-B/2010, de 28 de Abril, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro. 9 Durante o ano de 2011 e at ao termo do ano escolar de 2010-2011, o disposto no n. 2 do artigo 6. do Decreto-Lei n. 137/2010, de 28 de Dezembro, no aplicvel ao estatuto remuneratrio das funes de chefe de equipa de zona e de vigilante, sendo aplicvel o regime fixado no artigo 8. do Decreto-Lei n. 117/2009, de 18 de Maio. Artigo 41.
Gesto financeira do Programa Investigao e Ensino Superior

1 As dotaes para misses humanitrias e de paz, bem como dos observadores militares no enquadrveis nestas misses, inscritas no oramento do Ministrio da Defesa Nacional, so movimentadas por despacho do membro do Governo responsvel pela rea da defesa nacional, prevendo transferncias entre captulos daquele oramento, com vista a afectar ao Estado-Maior-General das Foras Armadas e aos ramos os montantes necessrios cobertura dos encargos a incorrer no mbito das citadas misses. 2 A dotao inscrita para a Lei do Servio Militar no oramento do Ministrio da Defesa Nacional movimentada por despacho do membro do Governo responsvel pela rea da defesa nacional, prevendo transferncias entre captulos daquele oramento, com vista a afectar aos ramos os montantes necessrios cobertura dos encargos decorrentes das actividades a desenvolver naquele mbito. 3 A assuno de encargos decorrentes de operaes de locao financeira durante o ano de 2011, nos termos do artigo 75. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro, depende de autorizao do membro do Governo responsvel pela rea da defesa nacional. 4 Na alienao de imveis afectos defesa nacional o disposto na alnea a) do n. 2 do artigo 4. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro, no prejudica a aplicao do previsto no n. 4 do artigo 9. do Decreto-Lei n. 32/99, de 5 de Fevereiro, alterado pela Lei n. 131/99, de 28 de Agosto, devendo o montante aqui indicado ser previamente deduzido base de clculo da percentagem indicada naquela disposio da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro. Artigo 40.
Gesto financeira do Programa da Educao

1 As dotaes comuns destinadas a vencimentos do pessoal dos estabelecimentos de ensino no superior, inscritas no captulo 03 do oramento do Ministrio da Educao, so utilizadas por cada agrupamento de escolas ou por cada estabelecimento de ensino, de harmonia com as necessidades resultantes da satisfao de encargos com o pessoal que esteja em exerccio, sendo as correspondentes informaes de cabimento prestadas pelo Gabinete de Gesto Financeira daquele Ministrio. 2 Os agrupamentos de escolas e as escolas no agrupadas abrangidos pelo artigo 2. do Decreto-Lei n. 75/2008, de 22 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei n. 224/2009, de 11 de Setembro, continuam a beneficiar de autonomia administrativa para movimentar as verbas inscritas no captulo 03 do oramento do Ministrio da Educao. 3 O processamento de todos os abonos ao pessoal a exercer funes em regime de mobilidade interna, em que por acordo a remunerao seja suportada pelo servio de origem, ou deslocado em estabelecimento pblico dos ensinos bsico e secundrio, efectuado pelo servio em que exerce funes desde que o servio de origem seja igualmente um estabelecimento pblico dos ensinos bsico e secundrio.

1 Aos professores auxiliares a quem seja distribudo servio correspondente categoria de professor associado no cabe a percepo de qualquer acrscimo remuneratrio ou suplemento. 2 As dotaes inscritas no captulo 04, diviso 34, subdiviso 00, Outras dotaes para o apoio ao ensino superior, e no captulo 50, diviso 49, subdiviso 00, GPEARI Outras intervenes no ensino superior, s podem ser utilizadas mediante despacho do membro do Governo responsvel pela rea da cincia, tecnologia e ensino superior. Artigo 42.
Gesto financeira do Programa de Cooperao para o Desenvolvimento

1 As receitas provenientes de inscries em cursos de formao promovidos pelo IPAD, I. P., ficam consignadas s suas despesas de funcionamento. 2 As receitas provenientes de publicaes, de livros, de documentao tcnica e de fotocpias efectuadas pelo

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 IPAD, I. P., ficam consignadas s despesas de funcionamento de idntica natureza. 3 Os saldos das receitas referidas nos nmeros anteriores apurados no ano econmico de 2010 transitam para 2011 e ficam consignados s respectivas despesas. 4 Em 2011, e a ttulo excepcional, fica o IPAD, I. P., autorizado a aplicar no Fundo para a Lngua Portuguesa os saldos do respectivo oramento, independentemente da sua fonte de financiamento. Artigo 43.
Gesto financeira do Programa da Sade

1246-(13)
com origem em fundos comunitrios, bem como a despesa paga com aquele financiamento. 6 At 15 de Maio de 2011, procedem prestao de contas do exerccio de 2010, acompanhadas de informao detalhada, nos moldes definidos pela DGO, relativa ao rcio de autofinanciamento, definido nos termos do artigo 6. da Lei n. 8/90, de 20 de Fevereiro, e ao cumprimento da regra do equilbrio, estabelecida no artigo 22. da lei de enquadramento oramental, relativamente aos anos de 2009 e 2010. 7 Na data a indicar na circular de preparao do Oramento do Estado, apresentam a estimativa da execuo do ano em curso e oramento para o ano seguinte. Artigo 45.
Informao adicional para reforo do controlo da execuo oramental

No mbito da execuo do PIDDAC do Ministrio da Sade, e para execuo de projectos de investimento considerados estratgicos para a poltica de sade, ficam as Administraes Regionais de Sade, I. P., autorizadas, mediante a celebrao de protocolo, a efectuar transferncias para as unidades locais de sade do Servio Nacional de Sade que tenham natureza de entidade pblica empresarial.
SECO III Deveres de prestao de informao

Artigo 44.
Informao a prestar pelos servios e fundos autnomos

No mbito do disposto na Resoluo do Conselho de Ministros n. 101-A/2010, de 27 de Dezembro, e do despacho n. 675-A/2011, de 10 de Janeiro, todos os servios integrados, servios e fundos autnomos, empresas e outras entidades que integrem o universo das administraes pblicas em contas nacionais prestam a informao necessria monitorizao da despesa, e implementao das medidas de consolidao oramental subjacentes lei do Oramento do Estado para 2011 e ao Programa de Estabilidade e Crescimento. Artigo 46.
Informao relativa a encargos assumidos e no pagos

1 Os servios e fundos autnomos so responsveis por proceder ao registo da informao sobre a execuo oramental no suporte informtico definido pela DGO, nos termos dos nmeros seguintes. 2 Mensalmente, at ao dia 10 do ms seguinte ao qual a informao se reporta, registam: a) As contas da execuo oramental de acordo com os mapas n.os 7.1, Controlo oramental Despesa, e 7.2, Controlo oramental Receita, do POCP ou planos sectoriais e os balancetes analticos evidenciando as contas at ao 4. grau de desagregao; b) Todas as alteraes oramentais de acordo com os mapas n.os 8.3.1.1, Alteraes oramentais Despesa, e 8.3.1.2, Alteraes oramentais Receita, do POCP ou planos sectoriais. 3 Trimestralmente, at ao dia 10 do ms seguinte ao fim do trimestre prestam informao sobre as operaes de financiamento, nomeadamente emprstimos e amortizaes efectuadas, bem como as previstas at ao final de cada ano. 4 Trimestralmente, at ao dia 30 do ms seguinte ao fim do trimestre, procedem: a) Ao envio do relatrio da execuo oramental, elaborado pelo competente rgo fiscalizador ou, na sua falta, pelo respectivo rgo de gesto; b) previso da execuo oramental para o conjunto do ano, incluindo a previso de despesas de anos anteriores a suportar; c) indicao da situao da dvida e dos activos expressos em ttulos da dvida emitidos pelas administraes pblicas, avaliados ao valor nominal de acordo com o Regulamento (CE) n. 3605/93, do Conselho, de 22 de Novembro. 5 At 15 de Fevereiro e at 10 de Agosto, indicam a receita arrecadada no ano e o saldo de gerncia anterior,

1 Os servios integrados e os servios e fundos autnomos so responsveis por proceder, mensalmente, ao registo da informao sobre os encargos assumidos e no pagos, incluindo o saldo da dvida inicial, o movimento mensal e o saldo da dvida a transitar para o ms seguinte, no suporte informtico da DGO, at ao dia 15 do ms seguinte a que se reporta. 2 O preenchimento da informao referida no nmero anterior obrigatrio mesmo no caso em que o saldo da dvida inicial ou final e os encargos assumidos e no pagos sejam nulos. 3 Os servios integrados devem registar na base de dados de pagamentos a data de emisso da factura do fornecedor e a data em que o pagamento da mesma teve lugar, sendo o cumprimento desta norma sujeito a auditoria por amostragem pela DGO. 4 A informao prestada nos termos do presente artigo deve ser consistente com o registo de compromissos a que se refere o artigo 11., bem como, no caso dos servios e fundos autnomos, com os dbitos contabilisticamente reconhecidos e evidenciados nos balancetes referidos na alnea a) do n. 2 do artigo 44. Artigo 47.
Informao a prestar pelas entidades pblicas includas no permetro das administraes pblicas

1 As entidades pblicas reclassificadas no permetro das administraes pblicas na ptica da contabilidade nacional devido ao carcter no mercantil da sua actividade so responsveis por proceder ao registo da informao nos servios online da DGO, e respeitando o Sistema de Normalizao Contabilstico, nos seguintes termos: a) Mensalmente, at ao fim do ms seguinte ao qual a informao se reporta, o balancete analtico mensal;

1246-(14)
b) Trimestralmente at ao fim do ms seguinte ao qual a informao se reporta, o balano previsional anual do ano corrente e a demonstrao financeira provisional; c) Na data a indicar na circular de preparao do Oramento do Estado, a demonstrao financeira previsional para o ano em curso e seguinte; d) At 28 de Fevereiro do ano seguinte quele a que os documentos se reportam, a estimativa do balano e da demonstrao de resultados; e) At ao dia 30 do ms seguinte ao fim do trimestre, a dvida e os activos expressos em ttulos da dvida emitidos pelas administraes pblicas, avaliados ao valor nominal de acordo com o Regulamento (CE) n. 3605/93, do Conselho, de 22 de Novembro, trimestralmente. 2 Para alm dos documentos mencionados nos nmeros anteriores, a DGO pode ainda solicitar qualquer outra informao de carcter financeiro necessria anlise do impacto das contas destas entidades no saldo das administraes pblicas. 3 O incumprimento das obrigaes de informao previstas no presente artigo considerado como deficincia de gesto da entidade prestadora de servios pblicos. 4 A DGO divulga, no stio da Internet, a lista das entidades a que se refere o presente artigo. Artigo 48.
Informao necessria elaborao da Conta Geral do Estado

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 pblico procedem a idntico carregamento relativamente ao pessoal neles integrado. 4 O carregamento a que se referem os nmeros anteriores efectuado semestralmente at 15 de Janeiro e 15 de Julho, respectivamente. 5 Os servios referidos no n. 1 devem, ainda, proceder prestao de informao sobre dados de formao profissional dos trabalhadores referentes ao ano de 2010, em formulrio adequado a disponibilizar no stio da Internet da DGAEP, at 15 de Abril de 2011. Artigo 50.
Informao a prestar pelas instituies do Ministrio da Sade

1 As instituies do sector pblico administrativo e do sector empresarial do Estado, pertencentes ao Servio Nacional de Sade, e os demais organismos definidos pelo membro do Governo responsvel pela rea em causa devem enviar Administrao Central do Sistema de Sade, I. P. (ACSS, I. P.), at ao dia 20 do ms seguinte ao qual a informao se reporta, os documentos de prestao de contas mensal, considerando-se o respectivo ms como encerrado para todos os efeitos. 2 A ACSS, I. P., indica atravs de circular normativa o contedo e o formato dos documentos de prestao de contas mensal, bem como as entidades abrangidas. Artigo 51.
Incumprimento na prestao de informao

A informao de base necessria produo do relatrio, mapas e elementos informativos da Conta Geral do Estado, previstos nos artigos 63. e 74. a 76. da lei de enquadramento oramental, fornecida DGO at 15 de Maio, sendo o calendrio respectivo e os detalhes da informao especificados na circular com as instrues complementares ao presente decreto. Artigo 49.
Informao sobre efectivos e formao profissional na Administrao do Estado

1 O incumprimento dos deveres de informao previstos na presente seco determina a: a) Reteno de 15 % na dotao oramental, ou na transferncia do Oramento do Estado para a entidade incumpridora, no ms seguinte ao incumprimento; e b) No tramitao de quaisquer processos que sejam dirigidos DGO pela entidade incumpridora. 2 Os montantes a que se refere o nmero anterior so repostos com o duodcimo do ms seguinte, aps a prestao da informao cujo incumprimento determinou a reteno prevista no nmero anterior. 3 Exceptuam-se do disposto no n. 1 as verbas destinadas a suportar encargos com remuneraes certas e permanentes. 4 O incumprimento, total ou parcial, do disposto no n. 1 do artigo 49. implica a reteno de 15 % nas transferncias mensais a realizar pela ACSS, I. P., a ttulo de duodcimo ou de adiantamento. 5 Os montantes a que se refere o nmero anterior so repostos no ms seguinte aps a prestao da informao cujo incumprimento determinou a reteno prevista no nmero anterior. CAPTULO III Execuo do oramento da segurana social Artigo 52.
Execuo do oramento da segurana social

1 Os servios integrados e os servios e fundos autnomos devem proceder ao carregamento, em instrumentos de recolha de informao a disponibilizar na pgina electrnica da Direco-Geral da Administrao e do Emprego Pblico (DGAEP), dos seguintes dados: a) Nmero de trabalhadores em exerccio efectivo de funes no rgo ou servio, tendo em conta: i) O tipo de relao jurdica de emprego pblico; ii) O tipo de carreira; iii) O gnero; iv) O nvel de escolaridade; v) O escalo etrio; b) Nmero de trabalhadores portadores de deficincia; c) Nmero de prestadores de servio, distribudo por modalidade contratual. 2 As secretarias-gerais, alm do carregamento relativo aos seus prprios efectivos, procedem ainda a idntico carregamento relativamente ao pessoal em situao de mobilidade especial que lhes esteja afecto. 3 As entidades pblicas empresariais que tenham mapas de pessoal sujeito ao regime jurdico de emprego

Compete ao IGFSS, I. P., efectuar a gesto global do oramento da segurana social, assegurar o acompanhamento da execuo oramental e propor eventuais alteraes oramentais, nos termos do artigo 48. da lei de enquadramento oramental.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 Artigo 53.


Planos de tesouraria

1246-(15)
d) Na data a indicar na circular da DGO relativa preparao do Oramento do Estado, a previso da execuo oramental anual e o oramento para o ano seguinte; e) At 31 de Janeiro e 31 de Julho, os dados referentes situao da dvida e dos activos expressos em ttulos de dvida emitidos pelas administraes pblicas, de acordo com o Regulamento (CE) n. 3605/93, do Conselho, de 22 de Novembro; f) At ao final do ms seguinte ao fim do trimestre, a dvida contrada e os activos expressos em ttulos de dvida emitidos pelas administraes pblicas, em cumprimento do Regulamento (CE) n. 1222/2004, do Conselho, de 28 de Junho. Artigo 57.
Alteraes oramentais

O financiamento das instituies de segurana social e dos demais organismos com dotaes integradas no oramento da segurana social efectuado pelo IGFSS, I. P., com base em planos de tesouraria aprovados pelo mesmo Instituto. Artigo 54.
Medidas e projectos no mbito do PIDDAC

A competncia para aprovar medidas e projectos pode ser objecto de delegao no director-geral do Gabinete de Estratgia e Planeamento do Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social, que para o efeito deve articular-se com o IGFSS, I. P., e com a entidade coordenadora do respectivo programa oramental. Artigo 55.
Requisio de fundos

1 As instituies da segurana social e os demais organismos financiados pelo oramento da segurana social apenas devem receber as importncias indispensveis aos pagamentos a efectuar. 2 As requisies de fundos devem efectuar-se de acordo com as especificaes definidas pelo IGFSS, I. P., pormenorizando os pagamentos previstos. 3 Tratando-se de investimentos inscritos em PIDDAC, a requisio das verbas deve ser formalizada com referncia a medidas e projectos no respeito pelas especificaes definidas pelo IGFSS, I. P. 4 Nos casos em que no se verifique a necessidade de utilizao integral dos fundos requisitados, o IGFSS, I. P., pode no satisfazer os pedidos de financiamento apresentados. 5 O valor a transferir para organismos financiados pelo oramento da segurana social deve ser lquido das cativaes definida na Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro, e no presente decreto-lei. Artigo 56.
Informao a prestar

1 As alteraes oramentais s podem ter seguimento quando sejam devidamente justificadas e apresentem adequada contrapartida. 2 Sem prejuzo do disposto no n. 1 do artigo 28. da lei de enquadramento oramental autorizada pelo membro do Governo responsvel pela rea da segurana social a utilizao de saldos de gerncia resultantes de: a) Receitas de jogos sociais consignados segurana social; b) Saldos do sistema previdencial; c) Rendimentos obtidos na gesto do Fundo de Estabilizao Financeira da Segurana Social. 3 Nos termos dos artigos 89. e 90. da Lei n. 4/2007, de 16 de Janeiro, so autorizadas, por despacho do membro do Governo responsvel pela rea do trabalho e da solidariedade social, as transferncias de verbas entre as dotaes para despesas, no mbito dos subsistemas de solidariedade, proteco familiar e aco social e do sistema previdencial. 4 Nos termos do artigo 57. da lei de enquadramento oramental, so autorizadas, por despacho dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e da segurana social, as alteraes oramentais traduzidas em aumento do montante total da despesa decorrente do aumento da despesa com as prestaes sociais que constituam direitos dos beneficirios do sistema de segurana social. 5 Os acrscimos de encargos relacionados com o aumento do volume de fundos sob gesto do IGFCSS, I. P., inscritos no oramento da segurana social para 2011, superando, por esse facto, o valor dos encargos de administrao previsto no presente oramento, so autorizados por despacho membro do Governo responsvel pela rea da segurana social. 6 Se, na execuo do oramento da segurana social para 2011, as verbas a transferir do Fundo Social Europeu para apoio de projectos de formao profissional excederem a dotao inscrita em oramento, as alteraes oramentais decorrentes do correspondente acrscimo de despesas so autorizadas por despacho dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e da segurana social. 7 As alteraes oramentais entre as dotaes das rubricas de comparticipao portuguesa nos projectos apoiados pelo Fundo Social Europeu e as rubricas de transferncias correntes para emprego e formao profissional, higiene, sade e segurana no trabalho e

1 As instituies de segurana social e os demais organismos com oramentos integrados no oramento da segurana social devem disponibilizar, mensalmente, ao IGFSS, I. P., at ao 7. dia do ms seguinte quele a que respeitam, elementos sobre a execuo oramental de receita e de despesa realizados nos termos definidos no Plano Oficial de Contabilidade das Instituies do Sistema de Solidariedade e Segurana Social (POCISSSS). 2 O IGFSS, I. P., procede ao registo da informao sobre a execuo oramental em suporte a definir pela DGO, nos termos a acordar com o IGFSS, I. P., nos seguintes termos: a) At ao dia 18 do ms seguinte quele a que respeitem, a execuo oramental mensal; b) At ao final do ms seguinte ao fim do trimestre, os elementos sobre a execuo oramental trimestral da segurana social; c) At ao final do ms seguinte ao fim do trimestre, a previso da execuo oramental anual;

1246-(16)
inovao na formao so autorizadas por despacho membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e da segurana social. 8 O acrscimo de despesas de capital decorrentes do aumento do volume de regularizaes de dvidas de contribuies a instituies da segurana social, satisfeitas mediante dao em pagamento de bens mveis ou imveis, superando por esse facto o valor inscrito no oramento da segurana social para 2011, so autorizados por despacho do membro do Governo responsvel pela rea da segurana social. Artigo 58.
Transferncias oramentais

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 3 As despesas com a prestao, por parte de peritos actualmente contratados, de um nmero de actos mdicos superior quele a que os mesmos se comprometeram a praticar consideram-se legalmente adjudicadas desde que o valor do contrato seja inferior a 12 500. 4 Para os efeitos previstos no artigo 78. do Estatuto da Aposentao, aprovado pelo Decreto-Lei n. 498/72, de 9 de Dezembro, so permitidas a manuteno e a renovao dos contratos de avena para o exerccio das funes referidas no nmero anterior. 5 O disposto no presente artigo pode aplicar-se, com as necessrias adaptaes, contratao dos demais tcnicos que compem as equipas multidisciplinares no mbito da atribuio de subsdios de educao especial, mediante autorizao prvia dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e da Administrao Pblica. Artigo 61.
Representao da segurana social nos processos especiais de recuperao de empresas e insolvncia

1 O oramento da segurana social apoia financeiramente os centros de cultura e desporto da segurana social (CCD) no desenvolvimento das suas actividades. 2 Os apoios financeiros so estabelecidos levando em linha de conta o quadro de actividades programadas pelos CCD, o nmero de trabalhadores da segurana social a quem se destinem as actividades e as respectivas despesas de administrao. 3 As transferncias para os CCD so definidas, regulamentadas e autorizadas por despacho do membro do Governo responsvel pela rea da segurana social, com base em critrios transparentes e objectivos. Artigo 59.
Relacionamento com o sistema bancrio ou financeiro

Nos processos especiais de recuperao de empresas e insolvncia previstos no Cdigo da Insolvncia e Recuperao de Empresas compete ao IGFSS, I. P., definir a posio da segurana social, cabendo ao Instituto de Segurana Social, I. P., assegurar a respectiva representao. Artigo 62.
Despesas da poltica de cooperao

1 O IGFSS, I. P., fica autorizado a estabelecer relaes com as instituies do sistema bancrio ou financeiro, podendo, para o efeito, negociar aplicaes de capital, constituir depsitos e contrair emprstimos de curto prazo que se mostrem necessrios execuo do Oramento do Estado para 2011, nos termos do n. 2 do artigo 48. da lei de enquadramento oramental. 2 A contraco, pelo IGFSS, I. P., de emprstimos de curto prazo sob a forma de linhas de crdito para financiamento intercalar de aces de formao profissional co-financiadas pelo Fundo Social Europeu, at ao montante mximo de 260 000 000, est sujeita ao disposto no n. 2 do artigo 47. da lei de enquadramento oramental. 3 A amortizao das linhas de crdito a que se refere o nmero anterior deve ser efectuada at ao final do exerccio oramental. 4 Para a realizao de operaes activas, nomeadamente o recurso a financiamentos, e as previstas nos n.os 1 e 2, o IGFSS, I. P., deve, em idnticas condies, recorrer preferencialmente aos servios da IGCP. Artigo 60.
Aquisio de servios mdicos

A assuno de encargos com aces de cooperao externa com suporte em dotao inscrita no oramento da segurana social autorizada por despacho do membro do Governo responsvel pela rea da segurana social. CAPTULO IV Administrao regional e local Artigo 63.
Informao a prestar pelas regies autnomas

1 As regies autnomas prestam DGO, no suporte e na metodologia definidos por esta, a seguinte informao: a) At ao final do ms seguinte a que se reporta, uma estimativa da execuo oramental mensal; b) A informao prevista nos artigos 15. e 16. da Lei de Finanas das Regies Autnomas (LFR), aprovada pela Lei Orgnica n. 1/2007, de 19 de Fevereiro, alterada pela Lei Orgnica n. 1/2010, de 20 de Maro, e pela Lei Orgnica n. 2/2010, de 16 de Junho; c) At ao final do ms seguinte a que se reporta, os encargos assumidos e no pagos, incluindo o saldo da dvida inicial, o movimento do ms e o saldo da dvida a transitar para o ms seguinte; d) At ao final do ms seguinte ao trimestre a que se reporta, a informao relativa s entidades que integram o sector empresarial regional, reclassificadas para efeitos das contas nacionais no permetro das administraes pblicas, nomeadamente a prevista no artigo 46.; e) At ao final do ms seguinte a que se reporta, a informao necessria aferio do cumprimento do limite de endividamento das Regies Autnomas, nos termos previstos no artigo 35. da LFR, designadamente mapa que evidencie a utilizao dos emprstimos objecto de

1 As despesas com a aquisio de servios mdicos a efectuar pelas instituies de segurana social para o sistema de verificao de incapacidades e para o sistema de certificao e recuperao de incapacidades por doenas profissionais podem, durante o presente ano econmico, realizar-se com recurso ao procedimento por ajuste directo, at aos limiares comunitrios. 2 O disposto no nmero anterior igualmente aplicvel ADSE na aquisio de servios mdicos prestados no mbito das juntas mdicas e da verificao domiciliria da doena.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 excepcionamento e o montante das amortizaes extraordinrias efectuadas no ano; f) At ao final do ms seguinte ao trimestre a que se reporta, a informao prevista no n. 1 do artigo 42. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro. 2 As Regies Autnomas prestam, ainda, a informao de carcter financeiro que seja solicitada pela DGO, necessria anlise do impacto das contas das administraes regionais no saldo das administraes pblicas. 3 A informao referida na alnea c) do n. 1 deve ser obrigatoriamente prestada, ainda que o saldo da dvida inicial ou final e os encargos assumidos e no pagos sejam nulos. Artigo 64.
Informao a prestar pelos municpios

1246-(17)
3 A determinao do montante mximo de permisso para exceder os limites de endividamento, de acordo com o previsto nos artigos 37. e 39. da Lei n. 2/2007, de 15 de Janeiro, alterada pelas Leis n.os 22-A/2007, de 29 de Junho, 67-A/2007, de 31 de Dezembro, 3-B/2010, de 28 de Abril, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro, e a aplicao das redues previstas no n. 4 do artigo 5. da mesma lei, so realizadas com base na informao referida no nmero anterior. 4 A DGAL calcula, para cada municpio, os limites de endividamento lquido e da dvida de curto, mdio e longo prazos para 2011, previstos nos n.os 1 e 2 do artigo 53. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro. 5 Os montantes de endividamento referidos no nmero anterior, incluindo os respectivos clculos, so comunicados pela DGAL a cada um dos municpios e DGO. Artigo 66.
Participao municipal no IRS

1 At 31 de Maio de 2011 os municpios prestam informao sobre as contas de 2010 DGO, no suporte e metodologia definidos por esta. 2 Os municpios prestam a seguinte informao Direco-Geral das Autarquias Locais (DGAL), atravs do Sistema Integrado de Informao das Autarquias Locais (SIIAL): a) A informao prevista no artigo 50. da Lei n. 2/2007, de 15 de Janeiro, alterada pelas Leis n.os 22-A/2007, de 29 de Junho, 67-A/2007, de 31 de Dezembro, 3-B/2010, de 28 de Abril, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro; b) At ao dia 30 do ms seguinte ao final do trimestre a informao relativa aos activos e aos passivos financeiros, ao montante de emprstimos ao abrigo das disposies legais que permitem o seu excepcionamento dos limites de endividamento e o montante de endividamento lquido. 3 Os municpios prestam, ainda, DGAL, no suporte e metodologia definidos por esta, at ao dia 30 do ms seguinte ao final do trimestre, a informao relativa s entidades que integram o sector empresarial local, incluindo as empresas participadas, bem como informao das contas do ano de 2010 relativa s entidades participadas, at 31 de Maio, sendo para o efeito aplicvel o disposto no n. 7 do artigo 50. da Lei n. 2/2007, de 15 de Janeiro, alterada pelas Leis n.os 22-A/2007, de 29 de Junho, 67-A/2007, de 31 de Dezembro, 3-B/2010, de 28 de Abril, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro. 4 A DGO e a DGAL partilham a informao prestada pelos municpios, podendo, no mbito das respectivas atribuies, solicitar aos municpios informaes adicionais. Artigo 65.
Limites de endividamento

Na ausncia de deliberao ou de comunicao por parte do municpio, de acordo com o previsto no n. 3 do artigo 20. da Lei n. 2/2007, de 15 de Janeiro, alterada pelas Leis n.os 22-A/2007, de 29 de Junho, 67-A/2007, de 31 de Dezembro, 3-B/2010, de 28 de Abril, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro, o municpio tem direito a uma participao de 5 % no imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS), nos termos definidos no referido artigo. Artigo 67.
Transferncias das entidades municipais para o Servio Nacional de Sade

1 No cumprimento do previsto no artigo 161. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro, publicado no anexo I ao presente decreto-lei, do qual faz parte integrante, o montante a transferir por cada entidade para o Servio Nacional de Sade. 2 O montante referido no nmero anterior retido nas transferncias do Oramento do Estado para as entidades previstas na Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro. 3 Os municpios so a entidade responsvel por receber dos servios municipalizados e das empresas municipais os montantes que lhes competem e entreg-los ao Servio Nacional de Sade. CAPTULO V Consolidao oramental Artigo 68.
Redues remuneratrias no sector pblico empresarial

1 A DGAL calcula, para cada municpio, o montante de endividamento lquido e da dvida de curto, mdio e longo prazos, previstos na Lei n. 2/2007, de 15 de Janeiro, alterada pelas Leis n.os 22-A/2007, de 29 de Junho, 67-A/2007, de 31 de Dezembro, 3-B/2010, de 28 de Abril, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro, com base na informao fornecida pelos municpios, at 31 de Maio de 2011, atravs do SIIAL. 2 Os montantes de endividamento referidos no nmero anterior so comunicados pela DGAL a cada um dos municpios e DGO, at 15 de Junho de 2011, incluindo os respectivos clculos.

As adaptaes a que se refere a alnea t) do n. 9 do artigo 19. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro, relativas a redues remuneratrias no sector pblico empresarial, so efectuadas pelas seguintes entidades: a) Membro do Governo responsvel pela rea das finanas no que se refere s adaptaes aplicveis s empresas pblicas de capital exclusiva ou maioritariamente pblico e s entidades pblicas empresariais pertencentes ao sector empresarial do Estado, nos termos do Decreto-Lei n. 558/99, de 17 de Dezembro, alterado pelo Decreto-Lei n. 300/2007, de 23 de Agosto, e pelas Leis n.os 64-A/2008, de 31 de Dezembro, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro, e

1246-(18)
da Resoluo do Conselho de Ministros n. 1/2011, de 4 de Janeiro; b) Titulares dos rgos executivos prprios das regies autnomas e da administrao local, relativamente s adaptaes aplicveis s entidades do sector empresarial regional e local, respectivamente, nos termos do respectivo estatuto e regime jurdico. Artigo 69.
Contratos de aquisio de servios

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 b) Os resultados obtidos com a utilizao dos diversos instrumentos jurdicos para o combate fraude e evaso fiscais, em especial a avaliao indirecta da matria colectvel e a derrogao administrativa do dever de segredo bancrio; c) Uma avaliao da adequao desses mesmos instrumentos, tendo em conta critrios de eficincia da aco de inspeco. 3 O relatrio deve ainda conter, no estrito respeito dos diferentes deveres de segredo a que a administrao tributria est vinculada, informao estatstica relativa s infraces tributrias resultantes de aces de inspeco, designadamente evidenciando, de forma agregada, o resultado final dos processos. Artigo 71.
Procedimento aplicvel aos emprstimos externos

1 Para efeitos do disposto no n. 1 do artigo 22. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro, considerado o valor total a pagar pelo contrato de aquisio de servios, excepto no caso das avenas, previstas no n. 7 do artigo 35. da Lei n. 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, alterada pelas Leis n.os 64-A/2008, de 31 de Dezembro, 3-B/20010, de 24 de Abril, 34/2010, de 2 de Setembro, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro, em que a reduo incide sobre o valor a pagar mensalmente. 2 No esto sujeitas ao disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 22. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro: a) A celebrao ou a renovao de contratos de aquisio de servios essenciais previstos no n. 2 do artigo 1. da Lei n. 23/96, de 26 de Julho, alterada pelas Leis n.os 12/2008, de 26 de Fevereiro, e 24/2008, de 2 de Junho, ou de contratos mistos cujo tipo contratual preponderante no seja o da aquisio de servios ou em que o servio assuma um carcter acessrio da disponibilizao de um bem; b) A celebrao ou a renovao de contratos de aquisio de servios por rgos ou servios adjudicantes ao abrigo de acordo quadro; c) A celebrao ou a renovao de contratos de aquisio de servios por rgos ou servios abrangidos pelo mbito de aplicao da Lei n. 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, alterada pelas Leis n.os 64-A/2008, de 31 de Dezembro, 3-B/20010, de 24 de Abril, 34/2010, de 2 de Setembro, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro, com entidades pblicas empresariais; d) As renovaes de contratos de aquisio de servios, nos casos em que tal seja permitido, quando os contratos tenham sido celebrados ao abrigo de concurso pblico em que o critrio de adjudicao tenha sido o mais baixo preo. 3 Compete ao membro do Governo responsvel pela rea da segurana social a emisso do parecer previsto no n. 2 do artigo 22. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro, nos casos em que aquele membro do Governo conceda a autorizao prvia a que se refere o n. 3 do artigo 35. do presente decreto-lei. Artigo 70.
Combate fraude e evaso fiscais

O regime previsto no artigo 137. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro, aplicvel aos juros de capitais provenientes do estrangeiro representativos de contratos de emprstimo celebrados pelo IGCP, em nome e representao do Estado Portugus, desde que seja reconhecido pelo membro do Governo responsvel pela rea das finanas o interesse pblico subjacente operao e o credor seja um no residente em territrio nacional sem estabelecimento estvel ao qual o emprstimo seja imputvel. Artigo 72.
Regime transitrio aplicvel ao trabalho extraordinrio prestado em dia de descanso semanal ou feriado e ao trabalho nocturno

1 Durante o ano de 2011, os limites a que se referem os artigos 1. e 2. do Decreto-Lei n. 38/82, de 6 de Fevereiro, e o artigo 5. do Decreto-Lei n. 381/89, de 28 de Outubro, no se aplicam ao trabalho prestado em dia de descanso semanal ou feriado pelos trabalhadores mencionados nos referidos decretos-leis, no sendo igualmente aplicvel aos trabalhadores referidos no Decreto-Lei n. 381/89, de 28 de Outubro, o limite legalmente estabelecido de durao do trabalho extraordinrio prestado em dia de descanso semanal ou feriado. 2 Para os trabalhadores referidos no nmero anterior, considera-se trabalho nocturno o trabalho prestado nos termos previstos no n. 1 do artigo 32. do Decreto-Lei n. 259/98, de 18 de Agosto, com os efeitos previstos no n. 3 do artigo 28. do mesmo decreto-lei. CAPTULO VI Alteraes legislativas Artigo 73.
Alterao ao Decreto-Lei n. 498/72, de 9 de Dezembro

1 O Governo compromete-se a apresentar Assembleia da Repblica, at ao final de Junho de 2011, um relatrio detalhado sobre a evoluo do combate fraude e evaso fiscais em todas as reas da tributao, explicitando os resultados alcanados, designadamente quanto ao valor das liquidaes adicionais realizadas, bem como quanto ao valor das colectas recuperadas nos diversos impostos. 2 O relatrio deve conter, designadamente: a) Toda a informao estatstica relevante sobre as inspeces tributrias efectuadas;

1 aditado ao Estatuto da Aposentao, aprovado pelo Decreto-Lei n. 498/72, de 9 de Dezembro, o artigo 63.-A, com a seguinte redaco: Artigo 63.-A
Encargos com penses da CGA, I. P.

Os montantes correspondentes aos encargos com as penses e demais prestaes abonadas pela CGA, I. P.,

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 da responsabilidade de terceiras entidades, incluindo os encargos referidos no nmero anterior e os encargos do regime de penso unificada, devem ser-lhe entregues at ao dia 15 do ms em que tem lugar o pagamento das penses e das prestaes a que respeitam. 2 revogado o n. 5 do artigo 63. do Estatuto da Aposentao, aprovado pelo Decreto-Lei n. 498/72, de 9 de Dezembro. Artigo 74.
Alterao ao Decreto-Lei n. 299/84, de 5 de Setembro

1246-(19)
23 de Maro, pelo Decreto-Lei n. 190/96, de 9 de Outubro, e pela Lei n. 55-B/2004, de 30 de Dezembro, passa a ter a seguinte redaco: Artigo 38.
[...]

O artigo 3.-A do Decreto-Lei n. 299/84, de 5 de Setembro, alterado pelo Decreto-Lei n. 7/2003, de 15 de Janeiro, pela Lei n. 13/2006, de 17 de Abril, e pelo Decreto-Lei n. 186/2008, de 19 de Setembro, passa a ter a seguinte redaco: Artigo 3.-A
[...]

1 ..................................... 2 Em casos especiais, pode o director-geral do Oramento, ou o dirigente dos organismos autnomos a que se refere a diviso II, autorizar que o nmero de prestaes exceda o prazo referido no nmero anterior, no podendo, porm, cada prestao mensal ser inferior a 5 % da totalidade da quantia a repor, desde que no exceda 30 % do vencimento base, caso em que pode ser inferior ao limite de 5 %. 3 ..................................... 4 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 So aditados ao Decreto-Lei n. 155/92, de 28 de Julho, alterado pelos Decretos-Leis n.os 275-A/93, de 9 de Agosto, e 113/95, de 25 de Maio, pela Lei n. 10-B/96, de 23 de Maro, pelo Decreto-Lei n. 190/96, de 9 de Outubro, e pela Lei n. 55-B/2004, de 30 de Dezembro, os artigos 31.-A e 31.-B, com a seguinte redaco: Artigo 31.-A
Confirmao da situao tributria e contributiva no mbito dos pagamentos por entidades pblicas

1 Os alunos no abrangidos pelo artigo 2., com idade entre os 4 aos 18 anos, inclusive, beneficiam de uma reduo do preo do ttulo de transporte a deduzir do valor da tarifa inteira relativa aos passes mensais em vigor, designadamente os intermodais, os combinados e os passes de rede ou de linha. 2 ..................................... 3 O desconto e as condies de atribuio do mesmo, a que se refere o n. 1, bem como as relativas operacionalizao do sistema passe 4_18@escola.tp so definidos por portaria conjunta dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas, da administrao local, dos transportes, e da educao. 4 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 75.
Alterao ao Decreto-Lei n. 203/2009, de 31 de Agosto

1 Os servios integrados e os servios e fundos autnomos, incluindo designadamente as instituies pblicas de ensino superior universitrio e politcnico e aquelas cuja gesto financeira e patrimonial se rege pelo regime jurdico das entidades pblicas empresariais, antes de efectuarem pagamentos a entidades, devem verificar se a situao tributria e contributiva do beneficirio do pagamento se encontra regularizada quando: a) O pagamento em causa se insira na execuo de um procedimento administrativo para cuja instruo ou deciso final seja exigida a apresentao de certido comprovativa de situao tributria ou contributiva regularizada; e b) J tenha decorrido o prazo de validade da certido prevista na alnea anterior ou tenha cessado a autorizao para a consulta da situao tributria e contributiva. 2 Para efeitos do disposto no nmero anterior, as entidades referidas no n. 1 efectuam a consulta da situao tributria e contributiva do interessado, quando este a autorize nos termos legais, em substituio da entrega das respectivas certides comprovativas. 3 Quando se verifique que o credor no tem a situao tributria ou contributiva regularizada, as entidades referidas no n. 1 devem reter o montante em dvida, com o limite mximo de reteno de 25 % do valor total do pagamento a efectuar, e proceder ao seu depsito ordem do rgo da execuo fiscal. 4 O disposto neste artigo no prejudica, na parte nele no regulada, a aplicao do regime previsto no artigo 198. da Lei n. 110/2009, de 16 de Setembro, no que concerne concesso de subsdios. 5 Sempre que da aplicao do presente artigo resulte a reteno de verbas para o pagamento, cumulativo, de dvidas fiscais e dvidas contributivas, aquelas

O artigo 3. do Decreto-Lei n. 203/2009, de 31 de Agosto, passa a ter a seguinte redaco: Artigo 3.


[...]

1 Os estudantes do ensino superior at aos 23 anos, inclusive, beneficiam de uma reduo do preo do ttulo de transporte a deduzir do valor da tarifa inteira relativa aos passes mensais em vigor, designadamente os intermodais, os combinados e os passes de rede ou de linha. 2 ..................................... 3 O desconto e as condies de atribuio do mesmo, a que se refere o n. 1, bem como as relativas operacionalizao do sistema do passe sub23@superior. tp, so definidos pela portaria referida no nmero anterior. 4 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 76.
Alterao ao Decreto-Lei n. 155/92, de 28 de Julho

1 O artigo 38. do Decreto-Lei n. 155/92, de 28 de Julho, alterado pelos Decretos-Leis n.os 275-A/93, de 9 de Agosto, e 113/95, de 25 de Maio, pela Lei n. 10-B/96, de

1246-(20)
devem ser repartidas pelas entidades credoras na proporo dos respectivos crditos, nunca podendo a reteno total exceder o limite de 25 % do valor do pagamento a efectuar. Artigo 31.-B
Contratos de locao financeira

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 mento, fixado por portaria dos membros do Governo responsveis pela rea das finanas e pelo sector dos transportes. 5 O valor das taxas previstas nos nmeros anteriores revisto, em Janeiro de cada ano, com base na evoluo do ndice de preos no consumidor, com excluso da habitao no Continente, publicado pelo Instituto Nacional de Estatstica, I. P. Artigo 79.
Aditamento ao Decreto-Lei n. 100/99, de 31 de Maro

1 A celebrao de contratos de locao financeira pelos servios integrados e pelos servios e fundos autnomos carece de autorizao prvia do membro do Governo responsvel pela rea das finanas. 2 A autorizao a que se refere o nmero anterior no prejudica o pedido de autorizao previsto no n. 4 do artigo 5. do Decreto-Lei n. 37/2007, de 19 de Fevereiro, alterado pela Lei n. 3-B/2010, de 24 de Abril, quando esta seja aplicvel. 3 So nulos os contratos celebrados sem observncia do disposto no n. 1. Artigo 77.
Alterao lei geral tributria

1 aditado ao Decreto-Lei n. 100/99, de 31 de Maro, alterado pela Lei n. 117/99, de 11 de Agosto, pelos Decretos-Leis n.os 503/99, de 20 de Novembro, 157/2001, de 11 de Maio, 169/2006, de 17 de Agosto, e 181/2007, de 9 de Maio, e pelas Leis n.os 59/2008, de 11 de Setembro, e 64-A/2008, de 31 de Dezembro, o artigo 101.-B, com a seguinte redaco: Artigo 101.-B
Regresso da situao de licena sem vencimento aps reorganizao do servio de origem

O artigo 63.-A da lei geral tributria, aprovada pelo Decreto-Lei n. 398/98, de 17 de Dezembro, passa a ter a seguinte redaco: Artigo 63.-A
[...]

1 So afectos secretaria-geral do ministrio em que se integrava o rgo ou servio a que pertenciam, ou o que lhe sucedeu, os trabalhadores em funes pblicas que renam os seguintes requisitos cumulativos: a) Que tenham sido abrangidos pelo mbito subjectivo de aplicao previsto no artigo 3. e no n. 4 do artigo 8., ambos do Decreto-Lei n. 193/2002, de 25 de Setembro; b) Que o rgo ou servio a que pertenciam tenha sido objecto de medida de reorganizao prevista nos n.os 1 a 3 do artigo 8. do Decreto-Lei n. 193/2002, de 25 de Setembro, sem que lhes tenha sido aplicada a medida prevista no n. 4 da mesma disposio legal at data da entrada em vigor da Lei n. 53/2006, de 7 de Dezembro; c) Que se mantenham na situao de licena sem vencimento desde a data da reorganizao a que se refere a alnea anterior. 2 Os trabalhadores a que se refere o nmero anterior mantm-se na situao de licena, aplicando-se-lhe o respectivo regime e sendo colocados em situao de mobilidade especial quando cessar a licena. 3 O regresso da situao de licena dos trabalhadores a que se referem os nmeros anteriores, para alm da observncia do respectivo regime legal, depende de requerimento a apresentar pelos interessados e da respectiva autorizao do membro do Governo responsvel pelas reas das finanas e da Administrao Pblica, a qual determina a colocao em situao de mobilidade especial a que se refere a mesma disposio, sendo aplicvel, com as necessrias adaptaes, o disposto no artigo 19. da Lei n. 53/2006, de 7 de Dezembro. 4 O disposto no presente artigo abrange os trabalhadores que, entretanto, tenham transitado para a modalidade de contrato por tempo indeterminado, nos termos do disposto no n. 4 do artigo 88. da Lei n. 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, alterada pelas Leis n.os 64-A/2008, de 31 de Dezembro, 3-B/20010, de 24 de Abril, 34/2010, de 2 de Setembro, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro.

1 ..................................... 2 ..................................... 3 ..................................... 4 Os pedidos de informao a que se refere o nmero anterior so da competncia do director-geral dos Impostos ou do director-geral das Alfndegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, ou seus substitutos legais, ou do conselho directivo do Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social, I. P., sem possibilidade de delegao. 5 ..................................... 6 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 78.
Regulamento da Via Navegvel do Douro

O artigo 4. do Regulamento da Via Navegvel do Douro, aprovado em anexo ao Decreto-Lei n. 344-A/98, de 6 de Novembro, passa a ter a seguinte redaco: Artigo 4.
Taxas de circulao e de explorao

1 Pela circulao de embarcaes na via navegvel do Douro devido o pagamento de taxas de circulao. 2 As taxas mencionadas no nmero anterior reportam utilizao de cada eclusa, utilizao do canal de navegao e utilizao das infra-estruturas e dos equipamentos fluviais. 3 Pelo fornecimento ou uso de bens e prestao de servios aos utentes da via navegvel do Douro, relativos explorao da via navegvel do Douro, devido o pagamento de taxas de explorao. 4 O valor das taxas previstas nos nmeros anteriores, bem como a identificao da forma de paga-

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 5 Os procedimentos necessrios aplicao do disposto no presente artigo so estabelecidos por despacho dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e da Administrao Pblica. 2 O disposto no artigo 101.-B do Decreto-Lei n. 100/99, de 31 de Maro, aditado pelo presente artigo, aplica-se aos trabalhadores ali mencionados que se mantenham em situao de licena sem vencimento ou remunerao data de entrada em vigor do presente decreto-lei. Artigo 80.
Alterao do classificador econmico da receita

1246-(21)
Artigo 27.
[...]

1 ..................................... 2 ..................................... 3 Pode a REFER, S. A., para a realizao das operaes de aproveitamento urbanstico ou imobilirio referidas no nmero anterior, associar-se com terceiros, entidades pblicas ou privadas, destinando-se tambm as receitas dessas operaes prioritariamente, na sua totalidade, reduo da dvida daquela empresa. 4 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 83.
Alterao ao Regime anexo ao Decreto-Lei n. 193/2005, de 7 de Novembro

alterado o anexo I do Decreto-Lei n. 26/2002, de 14 de Fevereiro, alterado pelo Decreto-Lei n. 69-A/2009, de 24 de Maro, sendo-lhe adicionadas as classificaes econmicas das receitas pblicas que constam do anexo II ao presente decreto-lei, do qual faz parte integrante. Artigo 81.
Instituto Nacional de Aviao Civil, I. P.

O artigo 2. do Regime Especial de Tributao dos Rendimentos de Valores Mobilirios Representativos de Dvida, aprovado em anexo ao Decreto-Lei n. 193/2005, de 7 de Novembro, alterado pelo Decreto-Lei n. 25/2006, de 8 de Fevereiro, passa a ter a seguinte redaco: Artigo 2.
[...]

1 No prazo mximo de seis meses a contar da data da publicao do presente decreto-lei so revistos a orgnica e os estatutos do Instituto Nacional de Aviao Civil, I. P. 2 At entrada em vigor dos diplomas que procedem alterao da orgnica e dos estatutos do Instituto Nacional de Aviao Civil, I. P., os pilotos, controladores de trfego areo, tcnicos de manuteno aeronutica e outro pessoal aeronutico especializado aposentado, reformado ou reservista, contratados ou nomeados nas condies permitidas pela sua Lei Orgnica, mantm transitoriamente a situao de vnculo e remunerao anterior s alteraes introduzidas pelo Decreto-Lei n. 137/2010, de 28 de Dezembro, sem prejuzo do disposto nos artigos 19. e 22. da Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro. Artigo 82.
Alterao ao Decreto-Lei n. 276/2003, de 4 de Novembro

1 (Anterior corpo do artigo.) 2 No caso de valores mobilirios representativos de dvida pblica directa do Estado consideram-se reconhecidos, para efeitos do presente regime, os sistemas centralizados geridos por uma entidade gestora de sistema de liquidao internacional. Artigo 84.
Alterao Lei n. 53-D/2006, de 29 de Dezembro

O artigo 8.-A da Lei n. 53-D/2006, de 29 de Dezembro, aditado pela Lei n. 3-B/2010, de 28 de Abril, passa ter a seguinte redaco: Artigo 8.-A
[...]

Os artigos 25., 26. e 27. do Decreto-Lei n. 276/2003, de 4 de Novembro, passam a ter a seguinte redaco: Artigo 25.
[...]

A integrao dos bens desafectados no patrimnio privado da REFER, S. A., apenas se pode realizar desde que os mesmos se destinem a alienao ou a aproveitamento urbanstico ou imobilirio e as verbas a apurar com a respectiva alienao ou utilizao sejam afectas prioritariamente, na sua totalidade, reduo da dvida daquela empresa. Artigo 26.
[...]

1 Os descontos para a ADSE ou para sistemas de assistncia na doena no mbito da Administrao Pblica efectuados pelos beneficirios incidem sobre a remunerao base paga, nos termos do n. 3 do artigo 70. da Lei n. 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, alterada pelas Leis n.os 64-A/2008, de 31 de Dezembro, 3-B/20010, de 24 de Abril, 34/2010, de 2 de Setembro, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro. 2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 85.
Alterao ao Decreto-Lei n. 25/2007, de 7 de Fevereiro

O artigo 11. do Decreto-Lei n. 25/2007, de 7 de Fevereiro, alterado pelo Decreto-Lei n. 18/2008, de 29 de Janeiro, passa a ter a seguinte redaco: Artigo 11.
[...]

1 ..................................... 2 O despacho referido no nmero anterior fixa a compensao a atribuir REFER, S. A., em caso de transferncia ou de permuta com recepo de bens com menor valor que os permutados, a qual afecta prioritariamente, na sua totalidade, reduo da dvida daquela empresa.

1 ..................................... 2 As relaes contratuais entre a GeRAP e os servios-clientes so fixadas no quadro do regula-

1246-(22)
mento aprovado pelo conselho de administrao da GeRAP, homologado pelo membro do Governo responsvel pela matria e publicitado no site da GeRAP, luz do qual so celebrados acordos de nveis de servio. Artigo 86.
Alterao ao Decreto-Lei n. 147/2008, de 29 de Julho

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011 2 ..................................... a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . e) Apoio a projectos de cooperao internacional na rea das alteraes climticas; f) Apoio a projectos estruturantes de contabilizao das emisses de gases com efeito de estufa e sequestro de carbono em Portugal. CAPTULO VII Disposies finais Artigo 89.
Aplicao no tempo

O artigo 22. do Decreto-Lei n. 147/2008, de 29 de Julho, alterado pelo Decreto-Lei n. 245/2009, de 22 de Setembro, passa a ter a seguinte redaco: Artigo 22.
[...]

1 ..................................... 2 ..................................... 3 ..................................... 4 Podem ser fixados limites mnimos para efeito da constituio das garantias financeiras obrigatrias mediante portaria a aprovar pelos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas, do ambiente e da economia, nomeadamente relativos: a) Ao mbito de actividades cobertas; b) Ao tipo de risco que deve ser coberto; c) Ao perodo de vigncia da garantia; d) Ao mbito temporal de aplicao da garantia; e) Ao valor mnimo que deve ser garantido. Artigo 87.
Alterao ao Decreto-Lei n. 342/87, de 28 de Outubro

As alteraes introduzidas pelos artigos 74. e 75. aplicam-se aquisio de ttulos de transportes respeitantes ao ms seguinte ao da sua publicao. Artigo 90.
Produo de efeitos

O presente decreto-lei produz efeitos a 1 de Janeiro de 2011. Artigo 91.


Entrada em vigor

O presente decreto-lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 20 de Janeiro de 2011. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Lus Filipe Marques Amado Fernando Teixeira dos Santos Manuel Pedro Cunha da Silva Pereira Augusto Ernesto Santos Silva Jos Manuel Vieira Conde Rodrigues Alberto de Sousa Martins Fernando Medina Maciel Almeida Correia Antnio Manuel Soares Serrano Antnio Augusto da Asceno Mendona Dulce dos Prazeres Fidalgo lvaro Pssaro Pedro Manuel Dias de Jesus Marques Ana Maria Teodoro Jorge Maria Isabel Giro de Melo Veiga Vilar Jos Mariano Rebelo Pires Gago Maria Gabriela da Silveira Ferreira Canavilhas Jorge Laco Costa. Promulgado em 22 de Fevereiro de 2011. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 24 de Fevereiro de 2011. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.
ANEXO I (a que se refere o artigo 67.) Transferncias das entidades municipais para o Servio Nacional de Sade
Entidade Euros

O artigo 1. do Decreto-Lei n. 342/87, de 28 de Outubro, passa a ter a seguinte redaco: Artigo 1. 1 ....................................... 2 ....................................... 3 Os bens imveis e mveis reservados so afectos Administrao da Regio Hidrogrfica do Tejo, I. P. 4 O direito de uso privativo das reas de domnio pblico martimo situadas no Olho de Boi, concelho de Almada, distrito de Setbal, atribudo Administrao da Regio Hidrogrfica do Tejo, I. P. 5 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 88.
Alterao ao Decreto-Lei n. 71/2006, de 24 de Maro

O artigo 2. do Decreto-Lei n. 71/2006, de 24 de Maro, alterado pela Lei n. 64-A/2008, de 31 de Dezembro, passa a ter a seguinte redaco: Artigo 2.
[...]

1 O Fundo tem como objectivo contribuir para o cumprimento dos compromissos quantificados de limitao de emisses de gases com efeito de estufa a que o Estado Portugus se comprometeu ao ratificar o Protocolo de Quioto, bem como de outros compromissos internacionais de Portugal na rea das alteraes climticas.

AMCAL Associao de Municpios do Alentejo Central rea Metropolitana de Lisboa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 114 40

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011

1246-(23)
Entidade Euros

Entidade

Euros

Assembleia Distrital de Beja . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Assembleia Distrital de Castelo Branco . . . . . . . . . . . . . . Assembleia Distrital de Lisboa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Assembleia Distrital do Porto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Assembleia Distrital de Santarm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Assembleia Distrital de Setbal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Assembleia Distrital de Viseu . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Associao de Informtica da Regio Centro . . . . . . . . . . Associao de Municpios da Alta Estremadura . . . . . . . . Associao de Municpios do Alto Tmega. . . . . . . . . . . . Associao de Municpios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Associao de Municpios da Cova da Beira. . . . . . . . . . . Associao de Municpios do Distrito de vora AMDE Associao de Municpios do Douro Superior . . . . . . . . . Associao dos Municpios da Ilha das Flores AMIF Associao de Municpios da Ilha do Pico . . . . . . . . . . . . Associao de Municpios da Regio Autnoma dos Aores Associao de Municpios da Regio do Planalto Beiro Associao de Municpios da Regio de Setbal . . . . . . . Associao de Municpios para os Resduos Slidos LIMARSUL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Associao de Municpios da Terra Quente Transmontana Associao de Municpios do Vale do Ave . . . . . . . . . . . . Associao de Municpios do Vale do Cvado . . . . . . . . . Associao de Municpios dos Vales do Ceira e Duea Associao de Municpios do Vale do Douro Norte . . . . . Associao de Municpios do Vale do Douro Sul . . . . . . . Associao de Municpios do Vale do Minho . . . . . . . . . . Associao de Municpios do Vale do Sousa. . . . . . . . . . . CIMAL Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral Comunidade Intermunicipal do Algarve . . . . . . . . . . . . . . Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo . . . . . . . . . . Comunidade Intermunicipal do Vale do Cvado . . . . . . . . Comunidade Intermunicipal da Lezria do Tejo . . . . . . . . Comunidade Intermunicipal do Mdio Tejo . . . . . . . . . . . Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima . . . . . . . . . . Comunidade Intermunicipal do Oeste . . . . . . . . . . . . . . . . Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul . . . . . . Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral . . . . . . . . . Comunidade Urbana do Vale do Sousa . . . . . . . . . . . . . . . EDP Valor, S. A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Abela Santiago do Cacm . . . . . . . . . . . . Freguesia de Abr Santarm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de gueda . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Ajuda Lisboa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Nossa Senhora da Conceio Alandroal Freguesia de Albergaria-a-Velha . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Alburitel Ourm. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Alcabideche . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Alcovas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Alcains Castelo Branco . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Alcntara. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Alcaria Ruiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Alcobaa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Aldeia Fernandes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Aldeia de Paio Pires Seixal . . . . . . . . . . . Freguesia de Aldoar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Alfragide . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Alfundo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Algueiro-Mem Martins Sintra . . . . . . . . Freguesia de Alhos Vedros Moita . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Almancil Loul . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Almeida. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Almodvar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Alpiara. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Alqueva Portel . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Alte Loul . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Alter do Cho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Alvalade Lisboa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Alverca do Ribatejo Vila Franca de Xira Freguesia de Alvor Portimo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia do Ameixial Loul . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Amora Seixal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Arada Ovar. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Arcozelo Vila Nova de Gaia . . . . . . . . . . Freguesia de Armao de Pra. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 201 189 210 2 531 60 4 151 327 15 449 60 1 187 7 012 145 9 265 290 11 438 545 1 785 65 2 318 70 1 765 8 134 115 982 478 147 243 30 693 3 409 1 205 239 1 895 1 644 160 3 539 129 247 1 697 16 772 64 100 120 4 945 4 089 90 738 7 587 585 1 682 1 500 100 40 60 5 613 3 713 227 1 629 3 188 1 396 190 379 327 688 30 13 120 412 496 38 106 6 503 162 1 952 1 197 6 261 1 282

Freguesia de Ares Vale de Cambra . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Arraiolos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Arrentela Seixal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Arrifana Vila Nova de Poiares . . . . . . . . . Freguesia de Azambujeira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Azinhaga Goleg . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Azinheira dos Barros e So Mamede do Sado Freguesia da Baixa da Banheira. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Baleizo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Baro de So Joo Lagos. . . . . . . . . . . . . Freguesia de Barrancos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Barrosa Benavente. . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Benfica do Ribatejo Almeirim. . . . . . . . . Freguesia de Bensafrim Lagos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Beringel Beja . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Bobadela . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Bodiosa Viseu . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Boliqueime Loul . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Boticas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Brotas Mora . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Bucelas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Bugalhos Alcanena . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Cabanas de Viriato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Cabea Gorda . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Cachoeiras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Cachopo Tavira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Cadima Cantanhede. . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Camarate. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Cambra Vouzela. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Caneas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Canhestros Ferreira do Alentejo . . . . . . . Freguesia de Cano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Cantanhede . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia do Capelo Horta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Carcavelos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Cardielos Viana do Castelo . . . . . . . . . . . Freguesia de Carnaxide Oeiras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Carnide . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Carregueira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Carvalhal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Carvoeira Torres Vedras. . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Carvoeiro Viana do Castelo . . . . . . . . . . . Freguesia de Casa Branca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Cascais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Castelejo Fundo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Castro Verde . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Caxarias Carvoeira . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Cerva Ribeira de Pena . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Chamusca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Ciborro Montemor-o-Novo . . . . . . . . . . . Freguesia da Cidade de Elvas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Ciladas Vila Viosa . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Cinfes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Coina Barreiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Conceio Ourique . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Corte do Pinto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Cortiadas de Lavre . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Covelo Gondomar . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Crestuma Vila Nova de Gaia . . . . . . . . . . Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo. . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Darque . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Eiras Coimbra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Encarnao Mafra . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Ericeira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Ermidas do Sado. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Erra Coruche . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Escariz Arouca. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Espite Ourm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Estombar. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia do Estoril Cascais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santo Andr (Estremoz) . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Estremoz-Santa Maria . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Fames Odivelas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Ftima Ourm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Fazendas de Almeirim Almeirim. . . . . . . Freguesia de Ferno Ferro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Ferreira do Alentejo . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

283 2 943 2 844 60 173 733 2 361 7 389 5 105 2 959 9 395 120 180 150 673 7 551 188 185 120 393 3 679 60 165 437 972 1 674 2 514 15 761 117 8 198 278 132 471 276 2 161 1 053 12 967 6 091 883 3 486 30 345 1 056 3 154 120 150 1 670 1 861 332 225 740 1 428 135 1 738 160 1 797 1 868 175 1 098 4 405 418 636 136 389 1 853 135 106 218 194 1 374 285 114 12 616 392 32 922 6 684 2 391

1246-(24)
Entidade Euros

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011

Entidade

Euros

Freguesia de Ferreiras Albufeira. . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Figueira dos Cavaleiros Ferreira do Alentejo Freguesia de Foros de Arro Ponte de Sor . . . . . . . . . . Freguesia de Foros de Vale de Figueira Montemor-o-Novo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Foz do Douro Porto . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Frguas Rio Maior . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Freixianda . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Fronteira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Fundada Vila de Rei. . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia do Fundo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Fuseta Olho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Gafanha da Encarnao . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Gafanha da Nazar lhavo . . . . . . . . . . . . Freguesia do Gaio-Rosrio Moita. . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Galveias Ponte de Sor . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Gmbia-Pontes-Alto Guerra . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Glria do Ribatejo Salvaterra de Magos Freguesia de Gis. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Goles . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Goleg. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Gondomar So Cosme . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Grndola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Granho Salvaterra de Magos . . . . . . . . . . Freguesia da Guia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Guifes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Gulpilhares Vila Nova de Gaia . . . . . . . . Freguesia de lhavo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Juncal do Campo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Lagoa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Lagos Santa Maria . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia das Lajes do Pico. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia do Laranjeiro Almada. . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Lavos Figueira da Foz . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Lea do Balio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Leiria. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Lever Vila Nova de Gaia . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Linda-a-Velha Oeiras. . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Lorvo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Lous . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Luz . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Luz Tavira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Madalena Vila Nova de Gaia. . . . . . . . . . Freguesia de Marateca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Marinha Grande . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Martim Longo Alcoutim . . . . . . . . . . . . . Freguesia dos Mrtires. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Marvila Lisboa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Massam . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Meadela Viana do Castelo . . . . . . . . . . . . Freguesia de Melides . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Mrtola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Messejana Aljustrel . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Mira Coimbra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Mogadouro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Moita Setbal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Moitas Venda . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Moncarapacho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Monforte . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Monte Abrao . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Montelavar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Mora . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Muge Salvaterra de Magos . . . . . . . . . . . Freguesia de Mura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Nazar. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Neiva. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Nelas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Nogueira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada . . . . . . . . . . . . Freguesia de Nossa Senhora do Bispo . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Nossa Senhora da Conceio-Vila Viosa Freguesia de Nossa Senhora da Expectao . . . . . . . . . . . Freguesia de Nossa Senhora de Ftima Entroncamento Freguesia de Nossa Senhora da Graa . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Nossa Senhora da Graa Degolados Campo Maior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Nossa Senhora da Graa do Divor vora

1 300 91 1 260 1 043 2 381 531 560 652 619 556 2 109 309 140 235 2 574 1 603 10 184 532 325 180 21 570 2 737 3 071 394 539 943 826 211 30 335 168 1 154 4 078 6 175 410 537 4 245 1 010 1 769 213 577 3 390 5 181 2 702 1 686 90 4 310 2 881 716 5 902 4 067 2 476 7 682 78 141 165 522 1 279 2 044 6 288 393 880 960 30 2 157 65 1 903 622 135 219 1 242 191 130 293 106

Freguesia de Nossa Senhora de Machede vora . . . . . Freguesia de Nossa Senhora da Vila Montemor-o-Novo Freguesia de Odexere Lagos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Odivelas Ferreira do Alentejo . . . . . . . . . Freguesia de Olhos de gua Albufeira . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Olival Ourm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Olival Basto Odivelas . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Oliveira de Azemis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Oliveira do Conde Carregal do Sal . . . . . Freguesia da Ota . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Outeiro Viana do Castelo. . . . . . . . . . . . . Freguesia de Ovar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Pao de Arcos Oeiras. . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Palhais Barreiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Pampilhosa da Serra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Parede . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Peges Montijo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Penafiel . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Pra Silves . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Peroguarda Ferreira do Alentejo . . . . . . . Freguesia de Perosinho Vila Nova de Gaia. . . . . . . . . . Freguesia de Pessegueiro do Vouga . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Poceiro Palmela . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Ponta Gara Vila Franca do Campo. . . . . Freguesia de Ponte . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Ponte de Sor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Pontvel Cartaxo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Portimo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Porto Covo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Porto Ms-So Pedro . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Pvoa de Lanhoso. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Pvoa de So Miguel . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Pvoa de Varzim . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Praia do Ribatejo Vila Nova da Barquinha Freguesia dos Prazeres Lisboa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia do Prior Velho Loures. . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Proena-a-Nova . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Pussos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Quarteira Loul . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Queluz Sintra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Reguengos de Monsaraz. . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Ribeira de Pena Salvador. . . . . . . . . . . . . Freguesia de Ribeiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Rio Maior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Rio de Moinhos Aljustrel. . . . . . . . . . . . . Freguesia de Rogil . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Roriz Santo Tirso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Rosrio Almodvar . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Sabrosa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia do Sado Setbal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Safara Moura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Salir Loul . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Salvador Serpa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Salvaterra de Magos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Samora Correia Benavente . . . . . . . . . . . Freguesia de Sandim Vila Nova de Gaia . . . . . . . . . . . Freguesia de Santa Catarina Caldas da Rainha. . . . . . . Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo Tavira Freguesia de Santa Clara-a-Nova. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santa Cruz Coimbra. . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santa Cruz Santiago do Cacm . . . . . . . . Freguesia de Santa Cruz Almodvar. . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santa Eugnia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santa Iria Azia Loures . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santa Justa Arraiolos . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santa Justa Lisboa . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santa Luzia Tavira . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santa Maria Serpa . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santa Maria Maior Chaves . . . . . . . . . . . Freguesia de Santa Maria e So Miguel Sintra. . . . . . . Freguesia de Santa Marinha do Zzere Baio. . . . . . . . Freguesia de Santa Vitria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santana Nisa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santana de Cambas Mrtola . . . . . . . . . . Freguesia de Santar Nelas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santiago Tavira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santiago do Cacm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

180 1 855 1 163 264 60 446 19 367 438 336 106 259 1 912 120 936 190 19 439 138 979 1 611 118 2 838 635 585 950 131 66 677 2 172 1 737 319 292 746 1 862 1 189 2 835 11 569 1 324 90 2 932 2 674 1 305 221 483 2 418 198 1 733 652 236 184 814 256 1 923 2 109 165 10 236 2 139 35 180 353 770 311 114 30 16 027 294 295 104 486 909 479 167 402 2 476 30 1 246 579 3 208

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011

1246-(25)
Entidade Euros

Entidade

Euros

Freguesia de Santiago do Escoural Montemor-o-Novo Freguesia de Santiago Maior Beja . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santiago Sesimbra . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santo Antnio-Capelins . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santo Antnio da Charneca Barreiro . . . . Freguesia de Santo Antnio dos Olivais Coimbra . . . . Freguesia de Santo Estvo Benavente. . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santo Isidoro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Santo Tirso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Barnab . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Bartolomeu de Messines Silves . . . . Freguesia de So Brs Amadora . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Brs dos Matos Alandroal. . . . . . . . . Freguesia de So Brissos Beja . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Cristvo Montemor-o-Novo . . . . . . Freguesia de So Cristvo e So Loureno . . . . . . . . . . . Freguesia de So Domingos Santiago do Cacm . . . . . Freguesia de So Domingos de Benfica . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Domingos de Rana. . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Jacinto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Joo Baptista Campo Maior . . . . . . . Freguesia de So Joo Baptista Entroncamento . . . . . . Freguesia de So Joo Baptista Tomar . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Joo de Deus . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Joo de Negrilhos Aljustrel. . . . . . . . Freguesia de So Joo da Talha Loures . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Jos Ponta Delgada. . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Loureno-Azeito . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Loureno de Mamporco Estremoz Freguesia de So Marcos da Serra Silves . . . . . . . . . . . Freguesia de So Martinho Alccer do Sal . . . . . . . . . . Freguesia de So Martinho do Bispo . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Martinho do Campo Santo Tirso . . . Freguesia de So Pedro Ponta Delgada . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Pedro de Casteles Vale de Cambra Freguesia de So Pedro do Sul. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Sebastio Loul. . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Teotnio Odemira . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Torcato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Vicente da Beira. . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Vicente de Fora . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Vicente e Ventosa. . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia do Seixal Setbal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Seixas Caminha . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Senhorim Nelas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Serra de Santo Antnio Alcanena . . . . . . Freguesia de Sines . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de So Pedro de Penaferrim-Sintra . . . . . . . . . . Freguesia de Sobrado Valongo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Soure. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Sousel . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Tarouca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Terena So Pedro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Terrugem Elvas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Torro Alccer do Sal . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Triana . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Tunes Silves. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Ulme Chamusca. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Valado dos Frades Nazar . . . . . . . . . . . . Freguesia de Valbom Gondomar. . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Vale da Amoreira Moita. . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Venteira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Ventosa Moafaneira . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia da Verderena Barreiro. . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Viade de Baixo Montalegre . . . . . . . . . . . Freguesia de Vialonga Vila Franca de Xira. . . . . . . . . . Freguesia de Viana do Alentejo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Vila Alva Cuba. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Vila Anta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Vila Ch de Ourique Cartaxo. . . . . . . . . . Freguesia de Vila de Cucujes Oliveira de Azemis. . . Freguesia de Vila Nova de Anha . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Vila Nova de Baronia . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Vila Nova da Barquinha . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Vila Nova do Ceira Gis . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Vila Nova da Telha Maia . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Vila da Senhora da Hora . . . . . . . . . . . . . . . .

2 636 406 195 477 2 162 3 099 155 60 4 284 108 7 478 17 369 361 35 158 688 598 4 024 4 243 2 230 412 180 351 432 555 4 349 2 135 3 056 220 2 292 125 2 448 231 144 2 903 2 531 90 10 687 122 1 205 62 5 581 6 064 566 299 60 2 637 1 274 25 399 9 372 687 2 815 297 135 201 1 426 264 208 1 100 4 369 231 5 454 488 1 940 1 010 6 489 3 135 1 257 4 312 475 603 2 349 905 97 360 113 60

Freguesia de Vila Verde de Ficalho Serpa. . . . . . . . . . . Freguesia de Vilar de Andorinho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Vilar de Ferreiros . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Vilarinho Lous . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Vinhais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Freguesia de Vitorino dos Pies Ponte de Lima . . . . . . Junta Distrital de Vila Real . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Abitureiras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Afife . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de gua dAlto Vila Franca do Campo Junta de Freguesia de Alcantarilha . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Aldeia Velha . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Alfndega da F . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Algs Lisboa . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Aljezur . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Aljustrel . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Almeirim. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Alquerubim. . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Alvalade Santiago do Cacm. . . Junta de Freguesia de Alvega. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia da Ameixoeira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Amieira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Anobra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Arcos Estremoz . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Arnia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Arranh. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Arrifes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Assentiz . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Atei . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Aves Santo Tirso . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Azinhal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Bairro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Belas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Benafim Loul. . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Brinches . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Budens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia do Cabeo Mora . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Cabeo de Vide. . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Cabrela . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Cacia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Campos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Castanheira de Pra . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Castro Daire . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Cedofeita . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo Santiago do Cacm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Chaf . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia da Charneca. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Chouto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Comenda. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Corroios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Cortes do Meio . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Corval . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Covas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Creixomil . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Cuba . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Ega . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Ermesinde. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Ervidel . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Escalos de Cima . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Escapes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Esmoriz. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Esprito Santo . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Estreito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Evoramonte . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Fajo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Fajes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Fermel. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Ferreiros de Tendais . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Fradelos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Garvo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Gavio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Gio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Gomes Aires . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Graa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Igrejinha Arraiolos. . . . . . . . . . .

669 7 721 803 214 167 95 30 360 160 571 624 80 243 62 470 210 146 3 117 187 1 107 319 4 310 63 377 45 35 301 1 359 60 300 170 60 65 81 7 922 456 1 084 136 224 4 759 30 30 100 35 1 064 13 324 12 863 249 1 028 166 276 6 246 308 90 168 508 179 312 465 1 223 60 121 90 676 163 181 70 105 30 100 583 163 924 30 3 105 215 110

1246-(26)
Entidade Euros

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011

Entidade

Euros

Junta de Freguesia de Ladoeiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Lavre. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Lordelo do Ouro . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Lourial do Campo. . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Mao . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Maceda . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Maceira. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Maussa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Maiorga. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Marinhais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Meimo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Mexilhoeira Grande . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Miranda do Corvo . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Mondim de Basto . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Monsanto Alcanena . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Monsaraz . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Monte Redondo . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Moreira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Moreira do Rei Fafe . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Mouro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de So Tom de Negrelos . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Ftima . . . . . . . . Junta de Freguesia de Odeceixe. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Odeleite . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Oi . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Orada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Paos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Paos de Ferreira . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Paderne . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Paredes de Coura . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Parreira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Pecho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Pedreira. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Pedrgo Grande . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Penacova. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Perais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Perre . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Peso da Rgua . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Pias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Piedade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Poiares de Santo Andr. . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Pombal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Ponta Delgada Flores. . . . . . . . . Junta de Freguesia de Portuzelo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Povoao . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Querena. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Raposa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Rebordes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Recardes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Refojos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Riachos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Rio de Moinhos Borba . . . . . . . Junta de Freguesia de Sagres . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Sangalhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Santa Cruz das Flores . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Santa Iria da Ribeira de Santarm Junta de Freguesia de Santa Maria do Castelo Alccer do Sal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Santa Maria Covilh . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais Tomar Junta de Freguesia de Santiago da Guarda . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Santo Andr das Tojeiras . . . . . . . . Junta de Freguesia de Santo Ildefonso. . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de So Bento do Ameixial. . . . . . . . . . Junta de Freguesia de So Bento do Cortio . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de So Brs de Alportel. . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de So Clemente . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de So Gregrio Arraiolos . . . . . . . Junta de Freguesia de So Joo das Lampas . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de So Jorge de Arroios. . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de So Jos da Lamarosa. . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de So Mamede Ftima . . . . . . . . . Junta de Freguesia de So Mamede de Infesta . . . . . . . . . Junta de Freguesia de So Miguel do Pinheiro . . . . . . . . . Junta de Freguesia de So Miguel Vila Franca do Campo

1 264 1 333 5 867 117 4 546 317 214 55 201 223 285 70 2 574 262 30 353 3 346 237 678 106 431 160 350 180 165 90 190 30 64 813 70 1 032 95 90 48 75 938 187 3 367 4 271 497 897 149 30 24 899 299 896 120 182 232 242 1 160 180 90 30 430 306 365 372 255 100 30 21 149 30 60 2 274 239 45 775 1 222 993 30 1 801 120 666

Junta de Freguesia de So Pedro Faro . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de So Pedro Figueira da Foz. . . . . Junta de Freguesia de So Sebastio Ponta Delgada Junta de Freguesia de So Sebastio dos Carros . . . . . . . . Junta de Freguesia de So Sebastio da Giesteira . . . . . . . Junta de Freguesia de So Vicente Pigeiro . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos. . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Sarnadas de Rodo . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia da S Porto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Sendim . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia da Senhora da Graa de Padres . . . . . Junta de Freguesia das Silveiras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Silves . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Soalheira. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Sobreira Formosa . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Souto da Casa . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Talhadas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Tavarede . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Tramaga Ponte de Sor . . . . . . . . Junta de Freguesia de Travancinha . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia do Troviscal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Valada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Vale de gua. . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Vale Vargo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Veiros Estremoz. . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Venade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Vera Cruz Portel . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Vila de Lazarim . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Vila Nova de So Bento . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Vila Nova de So Pedro Azambuja Junta de Freguesia de Vila de Rei . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Vila Ruiva. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Vila Viosa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Vimieiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Freguesia de Vinha Rainha . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Turismo das Caldas do Moledo . . . . . . . . . . . . . . Junta de Turismo da Costa do Estoril . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Turismo da Curia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Turismo da Ericeira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Turismo de Luso e Buaco . . . . . . . . . . . . . . . . . Junta de Turismo de Monfortinho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Abrantes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de gueda. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Aguiar da Beira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio do Alandroal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Albergaria-a-Velha. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Albufeira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Alccer do Sal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Alcanena . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Alcobaa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Alcochete . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Alcoutim . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Alenquer . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Alfndega da F. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Alij . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Aljezur . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Aljustrel . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Almada. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Almeida . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Almeirim . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Almodvar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Alpiara . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Alter do Cho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Alvaizere . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Alvito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio da Amadora . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Amarante . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Amares. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Anadia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Angra do Herosmo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Ansio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Arcos de Valdevez . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Arganil . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Armamar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Arouca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Arraiolos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Arronches. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

212 316 303 294 500 90 210 120 10 482 90 302 146 1 000 93 75 1 294 965 6 916 93 260 123 327 108 946 176 391 65 77 1 067 368 1 444 1 163 180 156 264 2 078 1 088 397 204 331 60 184 613 133 256 43 719 34 927 59 715 265 878 82 471 63 970 85 885 72 396 43 661 121 974 39 171 70 284 47 381 31 098 422 876 36 188 85 928 71 426 45 449 65 741 34 491 27 859 384 226 105 248 14 526 79 193 105 591 32 740 46 388 69 919 25 129 58 677 45 635 31 083

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011

1246-(27)
Entidade Euros

Entidade

Euros

Municpio de Arruda dos Vinhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Aveiro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Avis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Azambuja. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Baio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Barcelos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Barrancos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio do Barreiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Batalha. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Beja . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Belmonte . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Benavente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio do Bombarral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Borba . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Boticas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Braga . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Bragana . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Cabeceiras de Basto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio do Cadaval . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio das Caldas da Rainha . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Calheta So Jorge . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Caminha. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Campo Maior. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Cantanhede . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Carrazeda de Ansies. . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Carregal do Sal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio do Cartaxo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Cascais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Castanheira de Pra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Castelo Branco. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Castelo de Paiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Castelo de Vide . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Castro Daire. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Castro Marim. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Castro Verde . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Celorico de Basto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Celorico da Beira. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio da Chamusca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Chaves . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Cinfes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Coimbra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Condeixa-a-Nova. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Constncia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Coruche . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio do Corvo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Covilh . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio do Crato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Cuba. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Elvas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio do Entroncamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Espinho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Esposende . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Estarreja. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Estremoz . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de vora . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Fafe . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Faro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Felgueiras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Ferreira do Alentejo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Ferreira do Zzere . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Figueira de Castelo Rodrigo . . . . . . . . . . . . Municpio da Figueira da Foz . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Figueir dos Vinhos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Fornos de Algodres . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Freixo de Espada Cinta. . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Fronteira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio do Fundo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio do Gavio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Gis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Goleg . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Gondomar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Gouveia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Grndola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio da Guarda . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Guimares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

153 325 167 105 44 043 73 567 89 792 145 131 19 868 288 719 16 524 157 694 31 316 136 746 61 340 70 319 30 455 251 371 218 041 42 712 68 686 153 754 57 610 37 180 42 902 127 966 38 309 31 210 147 449 484 451 25 764 135 409 85 876 48 426 46 537 53 980 72 971 67 251 78 537 53 296 168 939 22 210 629 917 59 057 29 699 82 568 14 237 216 267 42 292 54 928 80 012 99 084 119 085 60 891 71 025 40 722 262 695 66 625 185 738 92 574 55 066 40 581 23 732 269 698 26 980 35 366 44 205 26 959 121 388 33 897 42 498 20 598 252 162 55 779 105 006 142 357 231 749

Municpio da Horta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Idanha-a-Nova . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de lhavo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio da Lagoa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio da Lagoa Aores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Lagos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Lajes das Flores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Lajes do Pico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Lamego . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Leiria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Lisboa Departamento de Gesto de Recursos Humanos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Loul . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Loures . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Lourinh . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio da Lous . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio da Lousada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Mao . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Macedo dos Cavaleiros . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio da Madalena . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Mafra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio da Maia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Mangualde . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Manteigas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Marco de Canaveses . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio da Marinha Grande. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Marvo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Matosinhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio da Mealhada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Meda . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Melgao . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Mrtola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Meso Frio. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Mira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Miranda do Corvo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Miranda do Douro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Mirandela. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Mogadouro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Moimenta da Beira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio da Moita . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Mono . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Monchique. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Mondim de Basto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Monforte . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Montalegre. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Montemor-o-Novo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Montemor-o-Velho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Montijo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Mora . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Mortgua . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Moura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Mouro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Mura. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Murtosa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Nazar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Nelas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Nisa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Nordeste. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de bidos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Odemira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Odivelas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Oeiras. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Oleiros . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Olho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Oliveira de Azemis . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Oliveira do Bairro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Oliveira de Frades . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Oliveira do Hospital . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Ourm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Ourique . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Ovar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Paos de Ferreira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Palmela . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Pampilhosa da Serra . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Paredes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

191 955 64 448 127 701 129 124 70 800 169 904 33 963 27 231 85 631 252 141 2 688 956 278 600 458 409 97 030 193 733 45 063 79 232 69 209 80 142 207 266 311 089 111 612 24 825 78 921 53 963 31 974 461 992 81 114 37 960 53 504 89 646 49 147 75 147 35 643 65 733 142 544 51 011 40 849 317 514 43 017 47 497 41 546 55 488 35 060 145 090 69 562 193 996 35 864 27 292 71 400 36 939 34 294 107 194 117 280 98 115 91 717 32 607 60 156 164 454 288 055 481 411 46 071 102 475 174 187 48 211 44 554 58 692 102 937 66 852 111 033 41 551 271 132 22 439 89 943

1246-(28)
Entidade Euros

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011

Entidade

Euros

Municpio de Paredes de Coura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Pedrogo Grande . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Penacova . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Penafiel . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Penalva do Castelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Penamacor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Penedono . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Penela . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Peniche . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Peso da Rgua . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Pinhel. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio do Pombal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Ponta Delgada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Ponte da Barca. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Ponte de Lima . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Ponte de Sor. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Portalegre. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Portel . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Portimo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio do Porto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Porto de Ms . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio da Pvoa do Lanhoso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio da Pvoa de Varzim . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Povoao . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio da Praia da Vitria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Proena-a-Nova . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio do Redondo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Reguengos de Monsaraz . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Resende . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Ribeira Grande. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Ribeira de Pena . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Rio Maior. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Sabrosa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio do Sabugal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Salvaterra de Magos . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Santa Comba Do . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Santa Cruz das Flores . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Santa Cruz da Graciosa . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Santa Maria da Feira . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Santa Marta de Penaguio . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Santarm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Santiago do Cacm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Santo Tirso. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de So Brs de Alportel . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de So Joo da Madeira . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de So Joo da Pesqueira . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de So Pedro do Sul . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de So Roque do Pico. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Sardoal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Sto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Seia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio do Seixal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Sernancelhe . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Serpa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Sert. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Sesimbra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Setbal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Sever do Vouga . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Silves . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Sines . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Sintra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Sobral de Monte Agrao . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Soure . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Sousel . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Tbua . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Tabuao . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Tarouca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Tavira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Terras de Bouro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Tomar. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Tondela . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Torre de Moncorvo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Torres Novas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Torres Vedras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Trancoso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

21 135 21 886 47 879 170 158 57 968 22 734 52 569 42 948 100 282 56 582 42 702 144 632 331 256 54 206 63 949 73 678 129 121 57 405 229 751 1 086 014 66 089 31 560 294 639 34 054 68 819 50 602 45 189 48 522 50 451 128 317 24 561 94 987 40 437 48 843 61 589 56 242 22 898 18 727 214 433 34 578 234 924 159 719 82 005 24 761 89 920 14 435 92 840 59 208 43 968 32 071 110 281 325 126 29 166 72 994 44 891 194 202 468 275 61 422 136 112 104 504 739 632 54 247 80 644 22 271 73 211 28 127 42 941 100 500 51 171 150 769 75 019 64 028 184 379 264 801 31 224

Municpio da Trofa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vagos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vale de Cambra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Valena. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Valongo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Valpaos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Velas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vendas Novas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Viana do Alentejo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Viana do Castelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vidigueira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vieira do Minho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila do Bispo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila do Conde . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila Flor. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila Franca do Campo . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila Franca de Xira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila Nova de Barquinha . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila Nova de Cerveira . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila Nova de Famalico . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila Nova de Foz Ca . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila Nova de Gaia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila Nova de Paiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila Nova de Poiares . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila do Porto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila Pouca de Aguiar . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila Real . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila Real de Santo Antnio . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila de Rei . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila Velha de Rdo . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila Verde . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vila Viosa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vimioso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vinhais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Viseu . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vizela . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Municpio de Vouzela . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa. . . . . . . . . Servio Intermunicipalizado de Gesto de Resduos do Grande Porto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Servios Municipalizados de gua e Electricidade e Saneamento de Santo Tirso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Servios Municipalizados de gua e Electricidade e Saneamento de Valongo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Servios Municipalizados de gua de Mirandela . . . . . . . Servios Municipalizados de gua e Saneamento de gueda Servios Municipalizados de gua e Saneamento de Almada Servios Municipalizados de gua e Saneamento da Cmara Municipal das Caldas da Rainha . . . . . . . . . . . . . . . . . . Servios Municipalizados de gua e Saneamento da Cmara Municipal de Leiria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Servios Municipalizados de gua e Saneamento da Cmara Municipal de Loures . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Servios Municipalizados guas e Saneamento de Matosinhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Servios Municipalizados de gua e Saneamento do Municpio do Montijo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Servios Municipalizados de gua e Saneamento de Oeiras e Amadora . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Servios Municipalizados de gua e Saneamento do Porto Servios Municipalizados de gua e Saneamento de Sintra Servios Municipalizados de gua e Saneamento de Vila Franca de Xira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Servios Municipalizados de guas e Transportes da Cmara Municipal de Portalegre. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Servios Municipalizados de guas e Electricidade da Cmara Municipal de Tomar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Servios Municipalizados de gua e Saneamento de Ovar Servios Municipalizados de Albergaria-a-Velha . . . . . . . Servios Municipalizados de Alcobaa . . . . . . . . . . . . . . . Servios Municipalizados de Anadia . . . . . . . . . . . . . . . . . Servios Municipalizados de Angra do Herosmo. . . . . . . Servios Municipalizados de Aveiro . . . . . . . . . . . . . . . . . Servios Municipalizados de Braga. . . . . . . . . . . . . . . . . . Servios Municipalizados da Cmara Municipal de Abrantes

34 508 37 341 53 809 43 329 253 933 49 179 32 297 39 260 57 830 154 297 53 885 21 064 54 900 214 611 66 034 76 413 232 018 42 091 38 692 193 209 27 944 354 271 19 231 72 803 104 836 60 088 103 952 94 695 26 282 15 749 102 595 73 239 44 875 83 407 210 693 31 468 56 534 198 492 31 625 555 12 742 12 373 20 955 155 200 31 020 59 334 401 487 30 436 17 970 143 847 575 157 771 56 751 41 634 20 070 25 715 9 406 51 788 19 736 106 290 86 190 81 45 642

Dirio da Repblica, 1. srie N. 42 1 de Maro de 2011


ANEXO II
Entidade Euros

1246-(29)

(a que se refere o artigo 80.) Servios Municipalizados da Cmara Municipal Concelho Nazar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11 820 Servios Municipalizados da Cmara Municipal da Guarda 25 565 Servios Municipalizados da Cmara Municipal de Peniche 22 970 Servios Municipalizados da Cmara Municipal de Setbal 5 113 Servios Municipalizados da Cmara Municipal de Torres Vedras 95 916 Servios Municipalizados de Castelo Branco . . . . . . . . . . 38 214 Servios Municipalizados de Electricidade, guas e Saneamento da Cmara Municipal da Maia . . . . . . . . . 54 043 Servios Municipalizados de Ponta Delgada. . . . . . . . . . . 103 440 Servios Municipalizados de Saneamento Bsico de Viana do Castelo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73 892 Servios Municipalizados de Santarm . . . . . . . . . . . . . . . 16 945 Servios Municipalizados dos Transportes Colectivos do Barreiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52 040 Servios Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra 174 108 Servios Municipalizados de Viseu . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85 211 Vale-e-Mar Comunidade Urbana . . . . . . . . . . . . . . . . . 60
Captulo Grupo Artigo Designao

08

02

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11

Subsdios. Sociedades e quase-sociedades no financeiras pblicas. Sociedades e quase-sociedades no financeiras privadas. Sociedades financeiras. Estado. Servios e fundos autnomos. Regio Autnoma dos Aores. Regio Autnoma da Madeira. Administrao local. Segurana social. Instituies sem fins lucrativos. Famlias.

S-ar putea să vă placă și