Sunteți pe pagina 1din 11

ALEXANDRE ALVES ANA CAROLINA ANDRADE GOMES ANARA LBO E PINHEIRO QUINTINO ANDRADE DE BRITO

MULHERES NEGRAS E EXCLUSO DIGITAL


UM ESTUDO SOBRE A EXCLUSO DIGITAL DE MULHERES NEGRAS DE SALVADOR

Trabalho apresentado para a avaliao da disciplina Temas Especiais em Comunicao, Faculdade de Comunicao, Universidade Federal da Bahia. Professora: Graciela Natansohn

Salvador 2011

Resumo Visto que a incluso digital uma temtica necessria nos movimentos das minorias sociais, relataremos o panorama geral da cidade de Salvador na Bahia, no que se refere aos cursos de capacitao digital de mulheres negras. A pesquisa, ao constatar poucos projetos nessa rea, visou entender o motivo pelo qual o debate e a implementao de cursos de incluso digital ainda no so encarados como prioridade dentro dos movimentos sociais e das polticas pblicas.

Palavras-chave: excluso digital, mulheres negras, excluso digital em Salvador. Este artigo tem o objetivo de discutir a questo da excluso digital de gnero e de raa com foco no grupo das mulheres negras. Antecipa-se ao debate, o esclarecimento sobre os conceitos de gnero, raa e excluso/incluso digital que nos orientou durante a pesquisa. Gnero j foi usado para designar muitas coisas, mas atualmente as feministas tomaram a palavra para significar a organizao social das relaes entre os sexos, ou seja, elas afirmam que as diferenas baseadas no sexo so principalmente cont atos r sociais. Utilizar gnero para designar os estudos sobre as mulheres no s quebra com o suposto posicionamento poltico que se tem ao utilizar mulher, mas tambm indica que estudar sobre as mulheres implica no estudo sobre os homens tambm, j que a pretenso estudar os papis sociais que um ocupa em relao ao outro. O mundo das mulheres foi criado dentro e pelo mundo dos homens, justamente porque consiste numa relao de poder. O estudo isolado dos sexos perpetua o determinismo de que a posio que cada um ocupa inerente e casual- a mulher est nessa situao porque mulher, o homem por ser homem nada interfere. O termo gnero, portanto, distingue a prtica sexual dos papis sociais. Engloba todo o sistema de relaes entre o homem e a mulher, podendo incluir o sexo e a sexualidade (SCOTT, 1991). No dicionrio Aurlio gnero designado como a forma culturalmente elaborada que a diferena sexual toma em cada sociedade, e que se manifesta nos papis

e status atribudos a cada sexo e constitutivos da identidade sexual dos indivduos. Este conceito de gnero recai na diviso sexual entre homem e mulher, apesar de sintetizar bem como as relaes de gnero se do na sociedade. Os termos sexo e diferenas sexuais percebidas demonstram o determinismo biolgico do discurso, que acarreta no binarismo homem-mulher, excluindo todas as outras manifestaes sexuais e de sexualidade possveis. Alm disso, esse determinismo pode ser encarado como a justificativa para a subjugao e explorao da mulher em relao ao homem devido s caractersticas que so exclusivamente femininas, como o caso da capacidade de reproduo. J Yara Sayo e Silvio Duarte Bock consideram o conceito de gnero permite pensar nas diferenas sem transform-las em desigualdades, ou seja, sem que as diferenas sejam ponto de partida para a discriminao [...] Cada um, apesar dos esteretipos de gnero, tem o seu jeito prprio de viver e expressar sua sexualidade. Quando pensamos em raa na biologia, por exemplo, isso remete a diferentes populaes de uma mesma espcie. A utilizao desse conceito biolgico para a espcie humana foi baseado em interesses especficos de dominao de certos grupos sobre outros. Ou seja, a cincia foi utilizada para determinar as diferenas como questo de evoluo. Assim, durante muito tempo justificou-se a escravido e genocdio do povo negro, dos indgenas e outros grupos tnicos. Esse conceito j foi superado, oficialmente, em relao aos seres humanos, que constituem uma raa apenas. As diferenas fenotpicas no so suficientes para determinar raas diferentes, j que temos o mesmo cdigo gentico. Mas como as desigualdades e a tenso social entre esses grupos permanecem, o termo raa ainda usado politicamente, j que ele foi usado para legitimar a discriminao que impera at hoje. A dcada de 70 foi o momento em que o MNU, Movimento Negro Unificado, e os tericos que defendiam a causa ressignificaram o conceito de raa como uma construo social forjada nas tensas relaes entre brancos, negros e indgenas (ROSENILDA TRINDADE DA COSTA, UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS, MESTRADO EM EDUCAO, GOINIA, 2009). Portanto, hoje os grupos -principalmente os negros e negras- que se utilizam do termo raa assumem uma luta por justia social e para isso necessrio apontar os elementos de excluso e quem so os oprimidos. (GUIMARES, 2002) encerra nossas consideraes a respeito do conceito de raa ao colocar

Raa no apenas uma categoria poltica necessria para organizar a resistncia ao racismo no Brasil, mas tambm uma categoria analtica indispensvel: a nica que revela que as discriminaes e desigualdades que a noo brasileira de cor enseja so efetivamente racistas e no apenas de classe. Reconheo, todavia, que no h raas biolgicas [...]. O problema que se coloca , pois, o seguinte: quando no mundo social podemos dispensar o conceito de raa? (p. 50).

Um conceito utilizado para incluso digital a democratizao do acesso s novas tecnologias (mdias e meios digitais) e dos conhecimentos para utiliz-las. Mdia digital refere-se aos aparelhos e veculos de comunicao eletrnicos, que tem tecnologia digital. J meios digitais so os meios de comunicao que se utilizam da tecnologia digital, como a Internet. No caso da populao negra, a excluso digital est intimamente ligada desigualdade de renda. Portanto, a mulher negra, pela posio social que ocupa, geralmente no consegue acompanhar o ritmo do desenvolvimento tecnolgico. Para contextualizao da teoria dentro da realidade prtica, a capital da Bahia apropriada para anlise da situao da excluso digital de mulheres negras, j que a maioria de sua populao negra e mais da metade so mulheres. A realidade dessa parcela da sociedade de excluso. Isso revela que a desigualdade social em Salvador ainda fortemente influenciada pelas diferenas raciais, herana da poca colonial escravista. Mesmo sendo quem sustenta economicamente a capital, os negros e as negras no conseguem ter acesso aos direitos bsicos que garantem uma boa qualidade de vida. Eles tm as menores rendas mensais e ocupam os empregos que tm as piores condies de trabalho.
H uma brecha digital de gnero, raa e classe: ser mulher e ser negra estar entre as mais pobres dentre as pobres. O acesso ao computador afetado pela pouca insero feminina em postos de deciso tcnica, no desenvolvimento de tecnologias teis para elas e na produo de contedo. (GRACIELA NATANSOHN e KARLA BRUNET)

Devemos encarar a incluso digital como um novo direito de todo ser humano. A excluso digital, portanto, a negao desse direito. Isso demonstra que apesar do avano tecno-cientficos, os seres humanos ainda esto muito atrasados no que se refere organizao de uma nova sociedade, baseada na justia social e na solidariedade.

A excluso digital na era da informao Entendemos que discutir incluso digital se tornou relevante hoje porque estamos em plena era da informao e da comunicao. Desde o final do sculo XX presenciamos a informatizao da sociedade, principalmente com o advento da popularizao da Internet. Criada em plena Guerra Fria, a rede de computadores servia como instrumento de domnio dos militares. Foi na dcada de 90 que a Internet expandiu-se para outras reas, como por exemplo, no campo acadmico, tornando-se assim um meio de comunicao de domnio pblico, mas de um pblico ainda muito restrito. A popularizao das novas tecnologias, como a computao sem fio, telefones celulares e a microinformtica transformou a sociedade. A internet ampliou a capacidade de produo e distribuio de todos os tipos de contedo e mudou a nossa forma de consumir informao. A dimenso de espao tambm foi transformada, o mundo globalizado nos permite superar as barreiras geogrficas. O surgimento das novas tecnologias e as transformaes que elas trouxeram ao mundo chama-se Cibercultura (LEMOS, 2002). Segundo Andr Lemos, A cibercultura a cultura contempornea marcada pelas tecnologias digitais. Vivemos j a cibercultura. Ela no o futuro que vai chegar, mas o nosso presente (home banking, cartes inteligentes,celulares, palms, pages, voto eletrnico, imposto de renda via rede, entre outros). Trata-se assim de escapar, seja de um determinismo tcnico, seja de um determinismo social. A cibercultura representa a cultura contempornea sendo o consequncia direta da evoluo da cultura tcnica moderna. A importncia das novas tecnologias no nosso cotidiano levanta questionamento sobre as razes que impedem a generalizao da incluso digital. Isso se d pelo custo e manuteno dos equipamentos e da Internet, assim como o difcil acesso educao formal - desde a simples alfabetizao at os cursos superiores na rea de informtica. Afinal, em um pas com 11,4 % de analfabetos entre as pessoas acima de dez anos de idade e com 50,7% da populao recebendo at dois salrios mnimos, qual o sentido de se falar em excluso digital? A excluso digital no seria uma mera decorrncia da excluso social? Seu enfrentamento no seria consequncia da melhoria de condies de vida e renda da sociedade? Em outras palavras, at que ponto o combate a essa excluso seria importante diante de tantas carncias?, questiona Srgio Amadeu da Silveira.

Considerando que os meios digitais causaram grande impacto e que atualmente impulsionam as prticas sociais, lamentvel que a maioria da populao negra, e principalmente as mulheres negras, estejam a parte desse processo. A falta de acesso s novas tecnologias na era da informao atrasa a possibilidade de transformao social e do desenvolvimento de processos polticos, econmicos, educacionais e culturais.

Mulheres Negras e Classe Social A realidade das mulheres negras nos dias atuais evidencia que houve poucos avanos no que tange a ocupao das mesmas nas instncias de poder. A questo social na cidade de Salvador deixa ntido que os estudos e aes em prol da populao negra, especialmente das mulheres, so escassos e atrasados. SegundoNilma Gomes os discursos sobre os negros na escola nos remete s teorias raciais do final do sculo XIX e a algumas outras teorias do incio do sculo XX. Revela, tambm, a necessidade de analisar a raa e o gnero como categorias analticas e dimenses da formao humana. A anlise da excluso digital de mulheres negras remete muitas vezes questo de classe. Se considerarmos a pirmide que representa a diviso da sociedade em classes sociais, a mulher negra est na base. Elas sofrem a chamada mais-valia absoluta, pois a elas so atribudas as funes domsticas, que nessa sociedade so realizadas de forma gratuita, gerando a renda invisvel. S agora o trabalho domstico comea a ser reconhecido como tal. Soma-se a isto o fato dessa ocupao domstica reproduzir a fora de trabalho masculina, j que o Estado nem as empresas garantem servios pblicos e gratuitos como creches, restaurantes e lavanderias.
Assim como outros dados, as informaes sobre posio na ocupao revelam a situao de grande precariedade vivenciada pelas mulheres negras. Por um lado, elas apresentam as mais altas propores no trabalho domstico (21,4%) e na posio de produo para prprio consumo e trabalho no remunerado (15,4%); e, por outro, as menores propores de trabalho com carteira assinada (23,3%) e de empregador (1,2%), ocupando, assim, como confrmam os dados de renda, a pior posio na escala social. (retrato da desigualdade...)

Porm, preciso ter cuidado para no analisarmos a questo da excluso digital apenas pela questo de classe. Afinal de contas temos que debater a incluso digital no apenas no sentido de promover o acesso das mulheres negras aos aparatos tcnicos, mas se e como elas esto intervindo no mundo digital, como esto sendo representadas,

perpassando pela questo identitria de gnero e raa. Nesse sentido, h uma clara demonstrao de que razes raciais, e no classistas apenas, poderiam propor uma explicao do motivo pelo qual h pouca referncia de estudos sobre a incluso digital de mulheres negras. A dificuldade de encontrar amparo terico que trate do tema um fator indicativo de que o foco na questo social de classe incipiente para produzir reflexes sobre a demanda da comunidade negra.
Os autores apontam para o fato de que existe uma intencionalidade em reduzir a questo racial a um problema de classe ou estratificao social, tornando o preconceito contra o negro esvaziado de suas implicaes raciais, atribudo, pois, posio scio-econmica inferior que ocupa. Eles ainda concluem que tais argumentos no tm conseguido dar conta de todas as implicaes existentes nas relaes raciais e sociais no Brasil, uma vez que se apoiam em uma anlise funcional e determinista da estrutura de classes e das relaes de poder na sociedade. (GOMES, 2003).

A presena e representao das mulheres nos meios de comunicao geralmente se resumem exposio do corpo, ao consumo de cosmticos e da moda. Para as mulheres negras isso mais cruel, porque, alm de serem expostas como objetos na relao de gnero, sofrem a imposio da cultura e dos padres de beleza europeus. Isso nos remete ao lugar da educao no processo identitrio das mulheres negras. A escola um exemplo de espao de construo dessa identidade, e nosso sistema educacional tradicional insiste na reproduo de esteretipos convencionais de gnero e raa: desde as referncias histricas - que no registra a importncia das mulheres e nem do povo negro- at os cartazes e livros que no do visibilidade ao que alheio ao homem branco. Alm disso, a escolarizao ligada formao profissional, o que neste modelo acaba segmentando sexual e racialmente o mercado de trabalho. A incluso digital na prtica no se limita ao consumo de informaes prontas, ela deve implicar a possibilidade e o reconhecimento da produo e reproduo de contedos por toda e qualquer pessoa.Isso significa que as mulheres negras em geral comeariam a ocupar seu espao no mundo digital, assinando e revelando suas criaes e questionamentos, falando de si mesmas e desconstruindo os padres a elas impostos.

O quadro em Salvador Ao longo de trs meses de pesquisa na cidade de Salvador, entramos em contato com alguns dos principais grupos, instituies e rgos que trabalham com mulheres e/ou negros (as)para o mapeamento de programas de incluso digital. Dentre os quais, o de maior relevncia para nosso trabalho est aSuperintendncia de Polticas para as Mulheres, rgo da Prefeitura de Salvador. A ideia, a princpio, era mapear cursos de incluso digital realizados por entidades, que tm entre seu pblicomulheres negras. Em seguida, analisar os resultados quantitativos e, principalmente, qualitativos. Entretanto, constatamos que a maioria dos grupos nunca trabalhou ou no trabalha mais com programas de incluso digital.A dificuldade para o mapeamento dos programas nos levou a mudar o foco da pesquisa. Decidimos, portanto, compreender as razes para a ausncia de cursos de incluso digital para mulheres negras em Salvador. Dentre os programas de incluso digital mapeados, o curso Gnero e Incluso Digital: Buscando novos horizontes, oferecido pela Superintendncia de Polticas para as Mulheres, SPM, foi o mais significante para nossa pesquisa. Realizado entre os anos de 2006 e 2009, o curso formou cerca de 3000 mulheres em turmas permanentes e sucessivas. Segundo Eliane Boa Morte, gerente de polticas temticas da SPM, ao decorrer do programa, o curso sofreu profundas alteraes. A incluso digital, que a princpio era a baseabsoluta do programa, passou a ser o chamariz para novas questes centrais: gnero e raa. Como o pblico era formado por mulheres de baixa renda e, neste contexto, a maioria delaseram negras, o objetivo do programa era levantar discusses, questionamentos e reflexes sobre raa e gnero utilizando como principal ferramenta a informtica. Uma das primeiras dificuldades enfrentadas foi o alto custo de deslocamento das mulheres que implicou em um abandono do curso. A soluo encontrada pela SPM foi uma parceria com entidades que j realizavam aes comunitrias e que possuam laboratrio de informtica ligado internet dentro das prprias comunidades. Deste modo, as mulheres poderiam participar do programa sem custos adicionais. A SPM oferecia os materiais didticos e ainda formava instrutoras para conduzir o projeto, de tal modo que elas eram remuneradas pelas aulas que ensinavam. Inclusive, percebemos

que a busca por uma melhor posio no mercado de trabalho foi o que motivou muitas das mulheres negras a iniciarem o curso de incluso digital e a SPM utilizou a incluso digital como um atrativo para aprofundar as questes de raa e gnero. Outro projeto que podemos destacar nesta pesquisa foi a parceria da SPM com o Mais Social que levou o Curso de Informtica do Buzu Digital para o Complexo Penal Feminino de Salvador. Em 2010, cerca de 40 internas tiveram aulas de informtica bsica (Microsoft Office: Word, Excel e PowerPoint), mas por exigncia do presdio a Internet foi retirada do programa. Apesar de todas as adaptaes e iniciativas, o cursoGnero e Incluso Digital: Buscando novos horizontes chegou ao fim em 2009, por falta de recursos financeiros. Com a suspenso da verba pela Prefeitura de Salvador podemos presumir que a incluso digital no prioridade em relao a outras polticas pblicas, como sade, segurana, transporte coletivo, previdncia social, entre outras. Alm do curso de incluso digital da SPM, identificamos o projeto Ampliando Direitos e Horizontesdo CEAFRO, programa de educao e profissionalizao para igualdade racial e de gnero do CEAO, Centro de Estudos Afro-Orientais. Realizado em 2006, o projeto era focado na temtica do trabalho domstico, com formao em direitos humanos, fazendo uma reflexo sobre o que ser mulher e negra e uma discusso sobre o que ser mulher e trabalhadora domstica. A informtica no foi necessariamente um destaque no curso, mas entrou em um dos mdulos. Os poucos casos que identificamos revela uma cidade carente de cursos de capacitao digital especificamente para mulheres negras. Embora todas as entidades que entramos em contatotenham sido unnimes ao considerar a incluso digital como uma possibilidade de transformao social, todos os programas foram interrompidos antes de um resultado satisfatrio. Nossa principal compreenso diante desta situao que Salvador ainda uma cidade indiferente para com as mulheres negras e a incluso digital.

Depoimentos Recortes dos depoimentos que conseguirmos.

Concluso Atravs desta pesquisa, constatamos a falta de projetos atuais focados na incluso digital entre os grupos de mulheres negras, ou que trabalhem com esse pblico. Alguns projetos ocorridos em outros anos, no oferecem mais cursos nessa rea por falta de recursos ou de enxergar a questo como prioritria. Isso exemplificado no caso da SPM, que por ser financiada pela prefeitura, teve sua verba diminuda, ocasionando a extino do projeto de incluso digital. Porm, as dificuldades percebidas no so apenas na implementao dos projetos de incluso digital por parte dos grupos, mas tambm na permanncia das mulheres. Apesar da procura pelo curso como possibilidade de insero no mercado de trabalho, muitas delas no tm condies de arcar com as despesas de transporte para chegar at o local do curso; outras no tm tempo devido a outras demandas como trabalho e os cuidados com a casa e a famlia. A incluso digital uma necessidade real de todas as pessoas, visto que vivemos na era da informao e da comunicao. As novas tecnologias digitais esto inseridas no nosso dia-a-dia de forma imperativa, causando um aumento das desigualdades sociais entre aqueles que tm acesso aos meios digitais e aqueles que no tm. Sabe-se que as mulheres negras necessitam de diversas polticas pblicas especficas. A questo de gnero, raa e classe social em que elas esto inseridas abarca uma srie de problemas a serem enfrentados por toda sociedade. A excluso digital num mundo informatizado mais uma barreira que as colocam como oprimidas sociais. Porm, a incluso digital no vista ainda pelo poder pblico e pelos movimentos sociais como uma questo to prioritria quanto as outras reas (educao, sade, segurana, etc), sendo que mesmo para o desenvolvimento destas, a incluso digital se revela como um importante instrumento.

Referncias

http://www.cemina.org.br/

LEMOS, A., Cibercultura. Tecnologia e Vida Social na Cultura Contempornea. PortoAlegre, Sulina, 2002 segunda edio, 2004. LEMOS, A. Cibercultura e Mobilidade. A Era da Conexo. In: INTERCOM - XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao, Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. Disponvel em: < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R1465-1.pdf>
Acesso em: 3 jul. 2011. SCOTT, J. Gnero, uma categoria til para a anlise histrica. (Traduo de Christine RufinoDabat e Maria Betnia vila). Recife, SOS Corpo. (SD) Internas do presdio feminino formam-se no Buzu Digital. Mais Salvador,Salvador, 3 jun. 2010. Disponvel em: <http://www.maissocial.salvador.ba.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=18 3&Itemid=40>. Acesso em 3 jul. 2011.

S-ar putea să vă placă și