Sunteți pe pagina 1din 9

PARTE IV MAGIA SEXUAL

Irvine Cunha

121

1 INTRODUO

A magia ou feitiaria sexual a prtica ritualstica desenvolvida atravs das energias canalizadas do corpo fsico, da mente e do esprito humano. O ato de criar outras vidas atravs de relaes sexuais e instituir uma fora ou um vnculo energtico entre as pessoas envolvidas visto como mstico e sagrado. A feitiaria sexual um dos aspectos mais importantes da magia moderna por revelar um mtodo mgico que encontrado no prprio corpo humano. uma tradio que une tanto o ocidente quanto o oriente e usa tcnicas de diferentes escolas. Para entender plenamente a feitiaria sexual deve-se pr de lado todos os preconceitos e adentrar o estudo com a mente aberta e uma predisposio de considerar uma nova via para entender e experienciar o Universo e a si mesmo. A magia sexual tambm um recurso usado como fonte do poder que fortalece as cerimnias ritualsticas e para obter o auto-conhecimento atravs da explorao do prprio corpo, psique e alma. Sua origem nos remete s prticas das crenas pr-crists, sendo que os primeiros registros datam de 3000 a.C. A Antiga Religio da Europa baseava-se em ritos de fertilidade para assegurar a proliferao de animais, plantas e humanos. O conceito pago da atividade sexual era saudvel e natural. Era a mais poderosa energia que os humanos podiam experimentar atravs dos prprios sentidos, com a manifestao afetiva de um indivduo ou simplesmente a ao de compartilhar prazer e desejo carnal com outra pessoa. Existem dois canais de energia no corpo humano que esto associados ao sistema nervoso central e medula espinhal, conhecidos no ocidente como lunar e solar ou feminina e masculina (receptiva/negativa e ativa/positiva). Nas pessoas, geralmente, apenas uma das correntes de energia

122

est aberta e fluindo. Entre as mulheres, apenas a corrente lunar flui desimpedida. Entre os homens, apenas o canal solar est realmente livre. No caso dos homossexuais, essa situao est invertida. Em todas as situaes, este fato causa um desequilbrio e influencia negativamente vrias esferas da vida humana. O fluxo harmonioso das correntes no corpo simbolizado pelo antigo smbolo do Caduceu. Um dos maiores divulgadores da Magia Sexual contempornea ocidental Aleister Crowley, atravs da doutrina do Thelema. Posteriormente, diversas escolas iniciticas a adotaram e adaptaram de acordo com a prpria filosofia. Porm, os princpios bsicos permanecem inalterados. Na ndia, ainda uma das prticas mais utilizadas no hindusmo. Apesar de (teoricamente) compor vrios sistemas mgicos, atualmente, a maioria das tradies no incorpora a magia sexual em suas atividades. Isto se deve a opo pessoal dos praticantes (inibio e preocupaes com as doenas sexualmente transmissveis) e a presso social de uma cultura judaico-crist, onde o sexo visto como algo pecaminoso e polmico. Deste modo, nos ritos sexuais modernos, so usadas representaes simblicas dos antigos elementos da fertilidade, sejam objetos que representem os genitais ou apenas uma dana ou encenao ertica. "A Bruxaria no deve desculpas por envolver magia sexual. So as outras religies que devem desculpas pela misria da represso puritana que impingiram humanidade" (Doreen Valiente, Witchcraft for tomorrow).

Sagrado feminino
Nas antigas crenas pags, os plos femininos da criao eram reverenciados como sagrados e a mulher era vista como o principal canal gerador de vida. A Deusa era a divindade principal, responsvel pela criao de todas as formas viventes. Dessa forma, os ritos que envolviam magia sexual, utilizavam-se de mulheres e do sangue menstrual como elementos principais do Altar Cerimonial.

123

O altar sagrado formado por uma mulher que se deita de costas, nua, com as pernas dobradas e afastadas (de forma que os calcanhares toquem as ndegas). Um clice colocado diretamente sobre seu umbigo, ligando-o ao cordo umbilical etreo da Deusa, a qual invocada em seu corpo. Derrama-se o vinho sobre o clice. O Sumo Sacerdote pinga trs gotas de vinho, uma no clitris e uma em cada mamilo, traando uma linha imaginria que forma um tringulo no corpo feminino, tendo o tero como centro. Seguese um beijo em cada ponto, enquanto a invocao recitada.

Fluidos mgicos
Os fluidos produzidos no corpo humano de forma natural ou atravs da estimulao sexual tambm so utilizados nas cerimnias herdadas dos povos antigos que envolvem a magia sexual e so empregados para um determinado objetivo. Nas cerimnias dos antigos, o vinho ritual continha trs gotas do sangue menstrual da Suma Sacerdotisa do cl, ato que unia magicamente os celebrantes na atual vida e nas prximas encarnaes. Os caadores e guerreiros eram ungidos com pinturas ritualsticas que continham sangue menstrual. Acreditava-se que, ao unir o sangue de duas pessoas, criava-se um vnculo entre ambas. Ungir os mortos com o sangue era uma forma de assegurar o retorno vida. O smen era considerado energia canalizada que vitaliza o praticante que o recebe. Ainda, o estmulo dos mamilos faz com que a glndula pituitria secrete um hormnio que ativa as contraes uterinas. Isso ativa o fluxo de certos fluidos atravs do canal vaginal.

Criana mgica
A criana mgica um termo utilizado na magia sexual ocidental para designar uma imagem no momento do orgasmo. Neste caso, a energia sexual no liberada como no ato sexual tradicional, mas inibida por perodos prolongados e canalizada atravs da mente para que se manifeste numa forma de pensamento mgico, formando uma imagem astral durante o orgasmo.
124

Para esta atividade, necessrio que o praticante tenha desenvolvido a arte da concentrao/visualizao e um controle firme sobre a prpria fora de vontade pessoal, de forma que no momento do orgasmo, no haja nada mais na mente que a imagem que deseja ver criada. Se estiver incompleta ou difusa, possvel que interferncias negativas se manifestem e passem a consumir a energia sexual do praticante. Este conceito uma das bases na crena dos ncubos e scubos.

As escolas orientais de magia sexual


Smbolos rituais tntricos tm sido encontrados datados aproximadamente de trs mil anos antes de Cristo. Estes smbolos de fertilidade parecem ser de origem indo-europia e demonstram a antigidade dos cultos tntricos. Tantra (que significa a via) a mais antiga das religies do mundo oriental. Seus textos primrios so conhecidos como Tantras e so to velhos quanto os Vedas (pelo menos dois mil anos antes de Cristo), se no mais velhos. A influncia do tantrismo pode ser vista na maior parte das culturas antigas. Na grande China, temos a alquimia sexual e os mistrios da libido milhares de anos antes de Freud. Nos cultos gnsticos, temos a encarnao da Deidade em marido e esposa. Outros exemplos podem ser encontrados no Egito, em Creta e em Roma, onde a feitiaria sexual era central para a maioria das tradies iniciticas secretas. Mesmo hoje em dia Tantra ainda est vivo na ndia moderna, ocupando um dos lugares mais sagrados dos Hindus, Kamrup in Assam, sendo a representao da yoni ou vagina da prpria deusa.

As escolas ocidentais de magia sexual


Gnosticismo uma escola religiosa de pensamento cujo desenvolvimento provavelmente ocorreu em algum momento ao redor do advento de Jesus. Suas origens so encontradas no Egito e na Sumria, enquanto suas formas externas tenderam a ser de extrao hebraica. Por muitos anos os ensinamentos do Gnosticismo no foram conhecidos. Recentemente, pesquisas descobriram que a essncia da tradio Gnstica era uma forma ocidental de Tantra. Este "tantrismo" tinha ritos iniciticos e
125

prticas adaptadas de vrias tradies ainda que operando sob uma mesma estrutura organizacional generalizada. Parece que a morte do Gnosticismo, ou ainda o seu movimento nos anais do ocultismo, tomou lugar por volta de 200 d.C. e seu ressurgimento ocorreu atravs de ordens secretas tais como a Ordem de Sio e os Cavaleiros Templrios. Por volta de meados dos sculos XIX e XX, muitos eruditos ingleses comearam a pesquisar sobre as tradies tntricas sobreviventes em ambas suas formas oriental e ocidental e isto gerou ordens como a O.T.O. e, num menor grau, a Golden Dawn e outras ordens hermticas relacionadas. No caso da Golden Dawn, acredita-se que embora a ordem funcionasse com um foco Cristo-Judeu, sob esta fachada uma forte tradio de feitiaria sexual floresceu, embora estas tradies no mais so ensinadas pelas derivaes modernas da Golden Dawn. A Ordo Templi Orientis tambm conhecida como a Ordem dos Templrios do Oriente uma ordem explicitamente tntrica com tonalidades manicas. Em 1912 a sua revista, Oriflamme, deixara claro que a sua premissa central de ensinamento era a feitiaria sexual. A ordem possui a chave que abre todos os segredos hermticos e manicos, isto , o ensinamento da magia sexual e este ensinamento explica sem exceo todos os segredos da Livre Maonaria.

Outros sistemas mgicos que utilizam a magia sexual Sistema Aurum Solis
Uma variao do Sistema da Golden Dawn (fuso rgida da Cabala prtica com a magia greco-egpcia; sistema de magia ritual baseado na tradio medieval europia; nfase na magia dos nmeros), somado ao uso de prticas de magia sexual, muito embora seus mtodos dessa forma de magia no paream ser muito potentes. Mas contm no seu bojo todo o material tcnico da Golden. Este grupo liderado pelos ocultistas Melita Denning e Osborne Phillips.

Sistema Satnico (Satanismo)


126

um fenmeno cristo. Baseia-se no dualismo Deus-Diabo, BemMal, presente em tantas culturas. Historicamente, o Satanismo como culto organizado nunca existiu, at a criao da Igreja de Sat, fundada em 1966, por Anton Szandor LaVey, na Califrnia, Estados Unidos. A partir de ento, o Satanismo passou a contar com rituais especficos, buscando criar verses prprias da magia ritual e da magia sexual, alm de ter sua prpria verso da missa catlica, chamada missa negra. Basicamente, tudo como convencionou-se chamar de magia negra tem lugar entre os Satanistas. Na corrente da Igreja de Sat, no se prega o sacrifcio animal, substitudo pelo orgasmo sexual. O sacrifcio humano inexiste, ao menos com a pretensa vtima presente. aceitvel realizar um ritual visando a morte de outrem, que, ento, ser uma vtima sacrifical, simblica. Contudo h notcias de alguns Satanistas que ainda praticam a imolao de pessoas. Os ensinamentos de LaVey baseiam-se nos de Aleister Crowley, Austin Osman Spare, O.T.O. e Fraternitas Saturni, alm de fazer extenso uso das Chamadas Enoquianas. O Satanismo de LaVey um culto organizado, sem relao com os Satanistas que, volta e meia, so manchete dos noticirios. Basicamente, a crena do Satanista dividi-se em trs pontos: 1) O Diabo mais poderoso que Deus; 2) Aqueles que praticam o mal pelo mal, esto realizando o trabalho de Sat, sendo, portanto, seus servidores; 3) Sat recompensa seus servidores com poderes pessoais e facilitalhes satisfazer e realizar seus desejos.

Sistema Zos-Kia-Cultus
Criado por Austin Osman Spare, o redescobridor do Culto de Priapo. a primeira manifestao organizada de magia pragmtica. Baseia-se na fuso da magia sexual com a sigilizao mgica. A obra principal deste sistema Practical sigil magic, de Frater U.: D.:. Seu criador, talentoso artista plstico, morreu esquecido e quase na misria.

127

Sistema de Magia do Caos (Crculo do Caos - Iluminados de Thanateros)


A Magia do Caos tem origem nos trabalhos de Austin Osman Spare, redescobridor do Culto de Priapo. A Magia do Caos atualmente divulgada por seu organizador Peter James Carroll e por Adrian Savage. Os praticantes da Magia do Caos consideram-se herdeiros mgicos de Aleister Crowley (e da O.T.O.) e de Austin Osman Spare (e da Zos-KiaCultus). Seu sistema procura englobar tudo quanto seja vlido e prtico em magia, descartando tudo quanto for mais complexo que o necessrio. Caracteriza-se por no ter preconceitos contra nenhuma forma de magia, desde que funcione. Est se tornando o mais influente Sistema de Magia entre os intelectuais da modernidade. Entre suas prticas mais importantes vale ressaltar o uso da magia sexual. Seus graus mgicos so cinco, em ordem decrescente: 4, 3, 2, 1 e 0.

Sistema Luciferiano (Luciferianismo - Fraternitas Saturni)


Muito parecido com o sistema de Magia da O.T.O. (Thelmico), centralizando suas prticas na magia sexual, na magia ritual e na magia eletrnica, conta, porm, com uma distino fundamental do sistema pregado por Aleister Crowley: enquanto na O.T.O busca-se a fuso com a Energia Criadora, atravs da dissoluo do ego, na Fraternitas Saturni (F.S.) busca-se elevar o esprito humano a uma condio de Divindade, alcanando o mesmo estado que o da Divindade cultuada: Lcifer, a oitava superior de Saturno, cuja regio central o Demiurgo, e cuja oitava inferior Sat, Satan, Shatan ou Satans (e sua contra-parte feminina, Satana). Portanto, Lcifer e Sat so entidades distintas. Na F.S., h 33 graus, alguns mgicos, outros administrativos.

Sistema Ansaritico
128

Criado pelos Ansariehs ou Alutas da Sria, o primeiro dos modernos mtodos de magia sexual.

Sistema de Eulis
Criado por Pascal Beverly Randolph, um iniciado entre os Alutas, um mtodo cientfico de magia sexual ocidental, muito poderoso e perigoso. Seu criador era mdico, e cometeu suicdio aps muitos problemas na vida. Era mulato, poltico liberal, libertino, residente nos Estados Unidos no sculo XIX.

Sistema Palladium
Criado por Robert North, estudioso de Franz Bardon, Pascal Beverly Randolph, Aleister Crowley, alm de outros mestres do ocultismo. Os palladianos tm sua doutrina no conceito do ser humano pr-admico, isto , no ser humano bissexuado, para o qual o relacionamento sexual era desnecessrio para a procriao. Esses seres eram os Elohim, Filhos de Deus, que criaram o pecado relacionando-se sexualmente uns com os outros, provocando a queda da humanidade. Com o pecado, veio a punio: Deus dividiu o sexo dos seres humanos, o que causou a expulso deles do den. Baseando-se nessa crena, alm de buscar decifrar os ensinamentos ocultos de todos os mestres, e interpretar o significado oculto da literatura, os palladianos buscam trazer luz aos conceitos to mal compreendidos da magia sexual.

129

S-ar putea să vă placă și