Sunteți pe pagina 1din 13

EstE matErial partE intEgrantE das rEvistas Claudia, Contigo, national geographiC Brasil, superinteressante, Veja E Viagem e turismo

o dos mEsEs dE junho E julho dE 2011 E no podE sEr vEndido sEparadamEntE.

Etiqueta

Manual de
guia prtiCo das lmpadas dE maior EfiCinCia E mEnor prEo os pEixEs bons dE ComEr E os quE dEvEm sEr dEixados no mar Como utilizar a intErnEt para tornar sua vida vErdE E tranquila

65 ideias para enfrentar o aquecimento


global e outros desafios da atualidade

O futurO a gente faz agOra

www.planetasustentavel.com.br

O mOvimentO
No existe almoo de graa, gosta de repetir o economista e ambientalista Srgio Besserman ao definir em suas palestras a sustentabilidade. O problema esse. Gastamos os recursos naturais rpido demais e polumos alm do suportvel. A nica maneira de pagar essa conta, agora, organizar a produo e o consumo de forma inovadora. Quem vai faz-lo? A resposta todos governos, empresas, fazendas, ONGs e mesmo indivduos. A proposta deste Manual de Etiqueta 3.0 oferecer dicas de como voc pode fazer parte deste movimento planetrio para colocar as contas da humanidade em dia. Os objetivos so: atenuar as mudanas climticas, preservar a diversidade biolgica, combater a poluio das guas e promover o desenvolvimento econmico. A chave da participao est na inovao. Levar a vida de modo criativo em casa, na empresa, na escola e na rua. No ruim, no. divertido sair da rotina. Veja como faz-lo nas dicas a seguir. Como mostra a banda Pato Fu, em evento do P laneta SuStentvel , a msica faz parte.
Matthew Shirts
Coordenador editorial, Planeta SuStentvel

fOtOS: ruy hizatugu

Expediente Manual de etiqueta uma publicao do movimento Planeta SuStentvel e da editora abril.
Publisher: Caco de Paula. Coordenador: Matthew Shirts. Gerncia de marketing e comunicao: Caio Coimbra. Gerncia de contedo para web: Mnica nunes. Colaboraram nesta edio: Chiaki Karen tada, rodrigo gerhardt, afonso Capelas Jr. e Luiza Caires (texto). Arte: Mondoyumi. Reviso: Ktia Shimabukuro. Site: Dbora Spitzcovsky, ana Luiza Vastag, Marina franco, flvio Oota, Mrcio Sartorello, Cristina Catussatto e ana teixeira. Marketing: Priscila Perasolo, Caroline rgo, Camila Silveira, Carolina Lewin, ione Bonfim e rafael de almeida. Agradecimentos: Carolina Bertozzi, evaristo e. de Miranda, gabriel feriancic, helio Mattar, Ladislau Dowbor, Liana John, Luciano Candisani, Marina Carlini, renato Caleffi, tasso azevedo, thiago Carrapatoso e thiago guimares.

clima
todos podem fazer sua parte
Mudanas no clima so nosso maior desafio. Influem na oferta de gua e qualidade do solo, na biodiversidade e na degradao dos oceanos e alteram a maneira como vivemos. Se a temperatura do planeta subir alm de 2 C, nossa vida ficar mais difcil. Ou, no mnimo, diferente do que hoje. Ela j subiu 0,6 C.
A TERRA MAIS QUENTE temperatura mdia da superfcie terrestre (C)
14,3 14,2 13,9 13,8 14,1 13,8 14,0 14,6
fonte: nasa/ earth Policy institute

1880

1900

1920

1940

1960

1980

2000 2010

A temperatura no planeta est 0,6 c acima da mdia histrica, de 14 c. A ltima dcada foi a mais quente desde o incio da medio, no sculo 19.

O ch AssAm, da ndia, perdeu a intensidade do sabor e produtividade. na Colmbia, colhem-se menos gros do seu caf gourmet. na europa e na amrica do Sul, os produtores de vinho procuram novas variedades de uva. essas culturas so sensveis s alteraes de clima. mAis chuvAs e em alta intensidade levam mais sedimentos a rios, lagos e reservatrios. isso requer esforo maior no tratamento da gua. chuvAs fOrtes e secas intensas comprometem a produo das hidreltricas: ou preciso abrir as comportas dos reservatrios, ou surge o medo do apago.

em 2010, na Olimpada de inverno, em Vancouver, foi preciso trazer neve de outras regies. estaes de esqui esto ameaadas. A fAixA de AreiA nas praias de ilhas paradisacas e cidades beira-mar diminui a cada ano, com a elevao do nvel do mar, atingindo moradores e turistas.

preciso mudar hbitos para reduzir o impacto do nosso estilo de vida no planeta. Governos buscam acordos mundiais; empresas estudam como produzir mais com menos; voc faz o mesmo ao consumir, descartar e se locomover de forma responsvel.
1972

A SuStentAbilidAde virA uMA queSto globAl

Conferncia da Onu sobre o Meio ambiente humano, em estocolmo, Sucia. a primeira a abordar os aspectos polticos, sociais e econmicos dos problemas ambientais.

DiGital
Caia na real
Ferramentas da internet e aplicativos para celular so aliados da sustentabilidade. Coloque-a em prtica com essa seleo: todos funcionam para o Brasil.
WAterprint_ este aplicativo calcula os gastos com gua em quatro categorias de bens: alimentos, bebidas, produtos e itens domsticos. Na App Store fuel_ alm de dicas sobre consumo de combustveis, permite armazenar o histrico de abastecimentos e calcular o consumo do automvel. Na Ovi Loja eddy_ Jogo educativo sobre coleta seletiva e destinao correta do lixo, que mostra como manter a floresta preservada e limpa. Na Ovi Loja sOciAl Bike_ andar de bicicleta pode ficar mais fcil. este aplicativo registra rotas, informa velocidade e distncia percorrida, fornece dicas de trnsito e segurana e permite compartilhar fotos e vdeos do passeio. Na App Store

www.googlemaps.com

traa rotas para chegar a um destino de carro, de nibus, a p ou de metr, alm de estimar o tempo que voc vai levar no trajeto.

www.caronetas.com.br

estimula a carona entre funcionrios de empresas na cidade de So Paulo. O sistema organizado por diversas ferramentas e cadastro que garantem segurana e controle.

www.freecycle.org

uma comunidade on-line de troca de objetos entre usurios, que rene grupos em mais de 5 mil cidades.

www.projectnoah.org

BAixe O AplicAtivO Aves do Brasil - mata Atlntica gratuitamente, em junho e julho de 2011. veja detalhes em: http://abr.io/aves_app.
1985 a 1995
a Mata atlntica perde mais de 1 millho de hectares entre So Paulo e Santa Catarina.

ajude os cientistas a documentar a biodiversidade. Por meio de aplicativos para celular, possvel colocar fotos de plantas e animais no site do Project noah.

1987
Publicao do relatrio nosso futuro Comum da Onu, conhecido como relatrio Brundtland, que define o conceito de desenvolvimento sustentvel.

inOvaO
A revanche dos nerds
Um mundo sustentvel depende de invenes que ofeream cada vez mais com cada vez menos. A imaginao e a tecnologia no tm limites. Acompanhe as tendncias e mantenha sua mente aberta para incorporar novidades que podem transformar seus hbitos.

ArmAzene 2 mil litrOs de gua da chuva com o tanque Slim, da fortlev, inspirado em modelos criados na austrlia e fcil de instalar em pequenos espaos. www.fortlev.ind.br As GArrAfAs pet so recicladas em fibras para rechear o travesseiro Ecofriendly. revestido de percal 200 fios, cada unidade usa 15 garrafas. www.altenburg.com.br

O veculO eltricO j uma realidade comercial no exterior com o Nissan Leaf. Destaque em 2011, esse hatch de cinco lugares faz 160 km com uma nica carga e baixa emisso de CO2. www.nissanusa.com

suBstituA O sABO e o amaciante na lavadora pela Eco Laundry Ball. ela limpa e amacia a roupa gerando economia no bolso e menos poluio nas guas. www.greenvana.com.br

em vez de plsticO, o Biocopo feito de papel certificado, uma fonte renovvel, e suporta bebidas quentes e frias. www.fulpel.com.br
1992
acontece a eco-92, no rio de Janeiro. a conferncia da Onu estabelece polticas e acordos em mudanas climticas e biodiversidade para proteger a vida no planeta.
dezembro

1997

ratificado o Protocolo de Kyoto, que estabelece metas de reduo das emisses de gases de efeito estufa pelas naes industrializadas.

fOtOS: DiVuLgaO

mOntAr um JArdim na cobertura da casa fcil com o Ecotelhado, por meio de mdulos. ele vem equipado com uma placa para autoirrigao. www.ecotelhado.com.br

PetS
Cuide dos outros bichos tambm
Um bichinho de estimao companhia cada vez mais requisitada. Com tantos gatos e cachorros por a, a responsabilidade do dono vai alm do bemestar do seu animal e precisa envolver tambm seu impacto sobre o meio ambiente e a biodiversidade.
ces e GAtOs tm grande impacto na vida silvestre local, principalmente aves. Mantenha seu bicho em casa, sobretudo antes do nascer e do pr do sol, quando h maior movimentao dos outros animais. Cuide para que ele no tenha acesso a ninhos.

tOM anD SteVe/ getty iMageS

cOc de cAchOrrO nO AduBO: pode contaminar o solo e a gua. Mesmo em trilhas, praias ou grama, as fezes no devem ser enterradas, mas destinadas ao lixo. e nada de largar o saquinho com as fezes no cho ou na rua. evite Os pAcOtinhOs de rAO ou refeies prontas. ao optar por sacos grandes ou por rao a granel, voc economiza dinheiro, alm de produzir menos lixo porque haver menos embalagem para descartar.
1999
a populao mundial chega a 6 bilhes de pessoas.
setembro

nuncA cOmpre AnimAis silvestres sem autorizao do ibama, nem solte bichos de cativeiro. a maioria no sobrevive e muitos transmitem doenas para a fauna local. entregue-o a autoridades ambientais.

2000

Surgem os Objetivos de Desenvolvimento do Milnio, conjunto de metas para erradicar problemas como a pobreza e o acesso educao.

MiKe theiSS/getty iMageS

nO leve seu cO A prAiAs, cachoeiras, reservas e outros recantos ecolgicos. Alm da questo sanitria, ele pode perseguir outros animais e perturbar suas reas de alimentao ou tocas e ninhos.

cOmiDa
o mar no est para peixe
Todos os anos, 78 milhes de toneladas de peixes e frutos do mar so capturados nos mares do mundo, quantidade insustentvel que ameaa a vida marinha. Para ajudar a evitar o colapso, varie o cardpio: alm de diminuir a presso sobre as espcies, voc ainda descobrir novos sabores.
camaro-branco* atum (bonito) peixe-espada olho-de-boi carapicu dourado garoupa* guaivira carapau bijupir* lagosta agulha cavala xaru meca ostra* lagostim
rePrODuO StOCK.xChng

manjuba caranguejo-real camaro-desete-barbas porquinho namorado merluza pescada agulho mexilho** congrio tainha pargo bagre anchova galo polvo robalo* salmo* lula camaro-rosa*

Espcies abundantes
m Ape tite! BO

Espcies em declnio em funo da atividade pesqueira

Espcies com estoques crticos pelo excesso de pesca

A cO c Om r m Ode AO m

certific Aes pAr A prOdutOs mArinhOs, como o Dolphin Safe e o friend of the Sea, ajudam a comprar com critrio. eles atestam que a pesca feita de forma sustentvel, que no h captura de espcies ameaadas durante a atividade e que a empresa tem projetos de responsabilidade social. prefirA frutAs, leGumes e verdurAs lOcAis, pois eles emitem menos gases de efeito estufa no transporte. e opte por produtos da poca, que consomem menos gua.
antOniO M. rOSariO/getty iMageS

cOmprAr cArne com origem certificada ou perguntar no aougue quem so os fornecedores evita o consumo de produtos que venham de reas desmatadas ilegalmente na amaznia. O frigorfico JBS-friboi e a marca taeq, por exemplo, fornecem um cdigo de rastreamento que mostra, pela internet, informaes e fotos da origem do alimento. D at para consultar na hora da compra, pelo celular. nA hOrA de cOmprAr OrGnicOs, oriente-se pelos selos de certificao. em janeiro de 2011 entrou em vigor uma lei que permite ao Ministrio da agricultura certificar os produtores com o selo do Sistema Brasileiro de avaliao de Conformidade Orgnica. e vite O desperdciO. Congele a sobra de vinho em formas de gelo e use-a para cozinhar. O Sesc So Paulo tem receitas para aproveitar bem os alimentos: http:// abr.io/sesc_receitas. prOdutOs emBAlAdOs em papel e vidro tm menos impacto no ambiente do que aqueles em plstico e isopor. Prefira embalar alimentos com papel manteiga, no lugar do filme plstico.
junho

evite

iLuStraO: DanieL rOSini

sardinha

n O, OBriGAdO!
Espcies em processo de extino, proibidas para o consumo

atum (albacora)

linguado

badejo

raia-viola

badejo-tigre

cao cherne peixe-lua raia-emplastro caranguejo-ua ostra-de-mangue** emplastro-borboleta

mero * quando criados em cativeiro ** de coleta natural ou pesca extrativa fonte: Guia de Consumo Responsvel de Pescados (unimonte) e ibama. Os peixes listados esto entre os mais encontrados nas regies Sul e Sudeste.
maro

vermelho cao-anjo

2002

agosto

2002

agosto

2002

StOCK.xChng

2003

a irlanda introduz o Plastax, imposto cobrado ao consumidor sobre cada saco de plstico distribudo.

Johannesburgo, na frica do Sul, sedia a rio+10, que resulta em aes para viabilizar o desenvolvimento sustentvel em todo o mundo.

O governo brasileiro cria o Programa reas Protegidas da amaznia (arpa) para proteger 50 milhes de hectares da amaznia.

O inPe divulga o aumento de 40% no desmatamento da amaznia brasileira entre 2001 e 2002.

enerGia eltrica
ideias que iluminam
O governo pretende eliminar as lmpadas incandescentes do mercado at 2016 e substitu-las por outras mais eficientes, como as fluorescentes compactas e as LEDs. A estimativa que a economia de energia em iluminao chegue a 80%, no s no Pas, mas tambm na sua casa.
FLUORESCENTES OU LEdS? As lmpadas mais eficientes so mais caras, mas duram muito mais. As fluorescentes compactas ficam cinco vezes mais baratas que as incandescentes. pagam o investimento em menos de trs meses na conta de luz, pois economizam 70% em energia. um BOm prOJetO de iluminAO ajuda a economizar energia, com o uso de dimmer (controle da intensidade da luz), timer, sensor de presena e luz natural. nA hOrA de cOnstruir, pense na economia de energia: painis duplos nas esquadrias estabilizam a temperatura, e a ventilao natural reduz o uso do arcondicionado.
JO ann SnOVer/iStOCKPhOtO.COM

J as leds, bem mais caras, compensam a longo prazo a partir de cinco anos , em funo do tempo de vida til e maior economia (at 85%). no mercado j h modelos em formato de bulbo com o mesmo soquete de uma incandescente.

AO cOmprAr eletrOdOmsticOs, escolha os mais eficientes. O selo Procel ajuda nessa hora.
DiVuLgaO

eficinciA* vidA til (mil horas) preO mdiO** (r$)

12 1 1,30 a 4,50

20 2a5 2,50 a 20

60 a 100 7 a 10 4a8

60 3 a 10 8,50 a 18

60 a 80 20 a 50 90 a 160
fonte: abilux
outubro

* Lmens por Watt (o lmem uma unidade de medida de fluxo luminoso) ** Comparativo de uma incandescente de 60W, 110V, em lojas on-line
outubro

dicAs pArA ecOnOmizAr cOm A mquinA de lAvAr rOupA: Junte uma quantidade razovel de roupas para s depois lav-las (isso tambm vale na hora de passlas a ferro). A lavagem com gua fria pode economizar at 90% de energia. A funo de pr-lavagem desperdia energia. Basta deixar as roupas mais sujas de molho no sabo antes de ligar a mquina.
fevereiro

LMPAdAS MAIS USAdAS EM RESIdNCIAS

iLuStraO: DanieL rOSini

fluorescentes compactas

incandescentes

fluorescentes

halgenas

leds

A diferenA de custO enerGticO da gua encanada para a gua em garrafa, considerando manipulao, transporte e disponibilidade, de 1 para 1000. Prefira sempre a primeira e tenha um bom filtro. nO use O micrO-OndAs cOmO relGiO nem deixe os aparelhos em stand by. Desligue-os da tomada quando no estiver usando esses aparelhos ou adote tomadas com interruptor.
2007

2003

2005
o ano mais quente dos ltimos 100 anos, desde que a temperatura global comeou a ser medida.

2006

fundao da Bolsa do Clima de Chicago, para venda e compra de crditos de carbono.

O relatrio Stern alerta que at 2050 as perdas econmicas decorrentes do aquecimento global podero custar at 20% do PiB mundial.

O iPCC declara que o homem responsvel pelas alteraes no clima e que a temperatura na terra deve aumentar de 1,8 C a 4 C at 2100.

yuJi KOtani/getty iMageS

O TELhAdO dAS CASAS pode ser aproveitado tanto para gerar energia, colocando placas solares, como para economiz-la: instalar um jardim na cobertura ameniza o calor e a conta do ar-condicionado.

liXO
todos produzem, todos cuidam
Temos um novo desafio com o destino do lixo. A Poltica Nacional de Resduos Slidos, j em vigor, estabelece a responsabilidade de todos por tudo que consumimos e descartamos. Isso quer dizer que as empresas tero de fabricar produtos que deixem menos resduos e que sejam mais reciclveis. O consumidor est proibido de queimar lixo a cu aberto ou jog-lo em ruas, praias e rios. E, no caso de alguns produtos, ser preciso devolv-los ao fabricante, para que ele os recicle.
cOmputAdOres e OutrOs eletrnicOs encostados em casa podem ser doados a empresas e projetos que recuperam e doam esses equipamentos para escolas. Material sem recuperao segue para a reciclagem. nA hOrA de sepArAr O lixO Materiais que nO SO reciclveis ou reciclados no Pas: Espelho Esponja de limpeza Etiqueta adesiva Fotografias Fraldas descartveis Guardanapo e papel higinico Lentes de culos Papel celofane Porcelana Sacolas plsticas (s possvel quando limpas e separadas) PLSTICO NO MAR O problema das sacolas plsticas que cerca de 0,5% delas acaba em rios, lagos e oceanos. Parece pouco, mas so quase 90 milhes de sacolinhas ao ano que chegam aos mares do mundo, muitas vezes em forma de fragmentos. Alm de formar uma fina camada de plstico na gua, so ingeridos por animais marinhos, que acabam morrendo. s Ac O l A s B i O d e G r A dveis e oxibidegradveis so alternativas s de plstico comum. Prefira as primeiras, feitas base de vegetais, como batata e mandioca, que podem ser descartadas com o lixo orgnico. as oxibiodegradveis se fragmentam em pequenos pedaos, mas no h comprovao de que desapaream totalmente do ambiente. nA hOrA de ir s cOmprAs, leve sua prpria sacola retornvel, como as de pano ou de plstico durvel. Ou use caixas de papelo; h supermercados que as oferecem de graa.
novembro

SherWin MCgehee/iStOCKPhOtO.COM

nanCy hixSOn/iStOCKPhOtO.COM

lmpAdAs fluOrescentes contm mercrio, um metal pesado, e por isso devem ser enviadas para reciclagem especfica. as incandescentes, halgenas e de sdio de baixa presso podem ser recicladas normalmente, mesmo quebradas.

vOc tem sAcOlAs retOrnveis em excesso em casa? Deixe algumas no carro, na bolsa ou no trabalho. assim, voc no tem aquela desculpa de ter esquecido de trazer sua ecobag.

maro

2007

julho

2007

MarCOS LiMa

trAGA suA prpriA cAnecA, squeeze ou garrafa trmica de casa. assim, voc ajuda a evitar que copos de plstico e garrafinhas Pet se acumulem no local de trabalho.
fevereiro

2008

2008

O documentrio Uma Verdade Inconveniente, de al gore, recebe o Oscar. em outubro, al gore e o iPCC compartilharam o nobel da Paz.

a prefeitura de Paris cria o sistema Vlib, de bicicletas pblicas.

Onu e governo da noruega inauguram a Caixa forte internacional de Sementes, no rtico, com capacidade para armazenar 4,5 milhes de amostras.

Ministrio do Meio ambiente do Brasil publica o livro vermelho das espcies ameaadas, com 627 nomes.

DiVuLgaO

StOCK.xChng

Gua
Mantenha a casa limpa e o planeta tambm
JOhn zOiner/getty iMageS

A oferta de gua doce no mundo pequena e todos sabem que economizla importante. Mas a gua que devolvemos natureza, depois de us-la, tambm reduz essa oferta. No Brasil, 13 milhes de pessoas no tm banheiro e menos de 44% da populao tm coleta de esgoto. Do que recolhido, menos de um tero tratado. Apenas nas 81 maiores cidades do Pas, so 5,9 bilhes de litros de esgoto sem tratamento despejados por dia. Essa gua contaminada polui rios, lagos e mares.
suBstnciAs cAseirAs substituem cloro, formaldedo e outros produtos qumicos agressivos: cAscA de limO secA BOA pArA... manter as traas longe de armrios e roupas. Alm dO leO de cOzinhA, no despeje inseticidas, pesticidas, tintas base de leo, solvente e fluidos de automveis no esgoto domstico. eles devem ser adequadamente eliminados. vinAGre BrAncO BOm pArA... remover ferrugem, mofo, manchas no tapete, sujeira de banheiros e para tirar o cheiro de peixe dos utenslios. S preciso dilu-lo em gua. B i c A r B O n At O d e sdiO BOm pArA... limpar o forno e para limpeza geral, pois tem ao fungicida.

c O Br e dA s Au t O r i dAdes lOcAis o saneamento na sua regio. ele fundamental para a sade e at para o aprendizado. Crianas expostas ao esgoto aprendem 18% menos, em funo das faltas s aulas, por ficarem doentes. use quAntidAdes menOres dos produtos de limpeza e higiene, preferindo sempre os biodegradveis e os orgnicos, feitos a partir de substncias naturais.

prefirA deterGentes e sabes em p com pouco ou nenhum fosfato na frmula. essa substncia, responsvel pela espuma, favorece a proliferao de plantas e algas nos rios, reduzindo a oferta de oxignio para os peixes.

AO lAvAr A lOuA, retire os restos de comida de pratos e panelas e deixe-os de molho previamente na pia ou numa bacia. S abra a torneira para enxaguar depois de ensaboar tudo. isso ajuda a usar menos detergente. nO JOGue remdiOs ou cosmticos na pia ou no ralo. as substncias ativas contaminam gua e peixes (que sero consumidos por ns). entregue em postos de coleta que os aceitam para serem incinerados. Quando no for possvel, melhor jog-los no lixo do que no esgoto.
dezembro

SteVen MOrriS/getty iMageS

dezembro

2008

2009
Cerca de 60% da populao mundial possuem celulares e 25% esto conectados internet, e cresce a relevncia das redes sociais.

2009

agosto

2010

O Ministrio do Meio ambiente apresenta texto final do Plano nacional de Mudanas Climticas.

apesar da grande mobilizao, COP15 do Clima, em Copenhague, desaponta pela falta de acordos.

foi sancionada, no Brasil, a lei 12.305, sobre resduos slidos, que determina manejo adequado do lixo.

fOtOgrafiaBaSiCa/iStOCKPhOtO.COM

MOniKa LeWanDOWSKa/iStOCKPhOtO.COM

Pegada de Carbono
Nosso caminho passa por aqui

prefirA plAntAs nAtivAs no jardim. Por serem mais bem adaptadas ao ambiente, elas exigem menos cuidados, consumindo menos gua.

StOCK.xChng

AO limpAr O quintAl, a garagem ou a calada, evite usar a mangueira como uma vassoura hidrulica. alm de aumentar a conta no fim do ms, mais gua tratada sendo desperdiada. Se precisar lavar a rea, varra e recolha o lixo antes.

ACOSTUMAdO A PASSAR meses em seu barco, o navegador AMyR KLINK aprendeu a usar gua sem desperdi-la.

Podemos usar gua no tratada em vrias atividades. Uso at a do mar, em uma torneira de gua salgada.
Em casa, voc pode usar a gua da chuva para lavar o quintal e o carro, alm de regar as plantas. Invista em um sistema de captao ou incentive essa ideia no seu condomnio. Leia mais sobre as ideias do Amyr para a gua em http://abr.io/amyr.

KiKO ferrite

A Suzano Papel e Celulose se orgulha de anunciar mais um importante passo. a primeira empresa de celulose e papel no mundo e a primeira da Amrica Latina em todos os setores a quantificar a Pegada de Carbono de seus produtos seguindo a metodologia PAS 2050* e a receber o reconhecimento do Carbon Trust. Isso significa que a empresa conhece todas as emisses de gases do efeito estufa relacionadas ao ciclo de vida de seus papis e de sua celulose e est comprometida em reduzi-las. A partir do segundo semestre, estaro disponveis para os mercados nacional e internacional as linhas de papis grficos Alta Alvura, Paperfect e Symetrique, utilizados na impresso de livros e revistas, e o Report Multiuso, papel para imprimir e escrever, com o selo do Carbon Trust. A celulose Suzano, comercializada com a marca SUZANO PULP, tambm j tem a certificao. mais uma contribuio da Suzano ao movimento de uma economia de baixo carbono. Quer saber mais?

Acesse www.pegadadecarbonosuzano.com.br
* A PAS 2050 uma metodologia internacionalmente reconhecida e a mais adequada para a anlise da pegada de carbono de produtos.

outubro

2010

dezembro

2010

em nagoya (Japo), acontece a COP10 dedicada Diversidade Biolgica, em que so estabelecidas metas de preservao das espcies.

inPe divulga que, entre agosto de 2009 e julho de 2010, a amaznia registrou a menor taxa de desmatamento desde o incio desse monitoramento, em1988.

mObiliDaDe
descubra uma nova cidade
Ilustrao: Anna Cunha

D uma de turista: caminhe, use nibus e metr, explore o Google Maps que d todas as dicas - e redescubra sua cidade. a maneira mais sustentvel de se locomover nas metrpoles.
empresAs pOdem instAlAr BicicletriOs e duchas para os funcionrios. tambm podem oferecer transporte at o metr ou o terminal de nibus. AndAr de BicicletA ecolgico, desde que feito com segurana. exija a construo de ciclovias em sua cidade.

CONVERSANDO QUE A GENTE SE ENTENDE

O cAr shArinG, um modelo de compartilhamento de carros que privilegia a ideia do uso, e no de posse, j acontece na europa e nos estados unidos. Se isso ainda parece distante na sua cidade, estimule a carona entre colegas de trabalho sua empresa pode ajudar a organizar um sistema. trAnspOrte cOletivO eficiente e integrado a soluo para os centros urbanos. exija isso do seu governo. algumas cidades tambm adotam faixas solidrias: vias exclusivas para carros com mais de uma ou duas pessoas a bordo.

aLexanDre BattiBugLi

conceito do A Abril acredita que o sustentvel fazer construdo coletivamente, por meio do dilogo permanente com diferentes pblicos.

antiMartina/iStOCKPhOtO.COM

leve seu filhO A p escola, use transporte escolar ou coletivo. Se realmente no for possvel, d carona aos coleguinhas dele. Pelo impacto no trnsito, na Cidade do Mxico j proibido usar o carro para isso.
2011
a populao mundial chega a 7 bilhes de pessoas.

O movimento Planeta Sustentvel parte desse fazer. Realizado pela Abril e pelas empresas parceiras CPFL Energia, Bunge, Petrobras, Grupo Camargo Corra e Caixa, rene e dissemina conhecimento sobre sustentabilidade para milhes de leitores, como voc.

2012
no rio de Janeiro, lderes do mundo todo se renem para uma nova e ampla conferncia dedicada ao desenvolvimento sustentvel, a rio+20.

SAIBA MAIS SOBRE AS AES DE SUSTENTABILIDADE DA ABRIL EM: http://abr.io/rs_abril

produz e dissemina conhecimento sobre desafios e solues para as questes ambientais, sociais e econmicas do nosso tempo. acesse o contedo pelo site, nas redes sociais, em aplicativos, em nossos eventos e nas revistas da editora abril. leve As BOAs prticAs A tOdO luGAr com o Manual de etiqueta em aplicativo para iPhone.

Sustentabilidade ao alcance das mos O P laneta SuStentvel acompanha,

www.facebook.com/ planetasustentavel siga: @psustentavel

apoio

Olhe O pAssArinhO! Conhea e encante-se com o aplicativo para iPhone aves do Brasil Mata atlntica.
este manual foi impresso em papel reciclato Branco 70g/m da Suzano Papel e Celulose, produzido a partir de florestas renovveis de eucalipto. Cada rvore utilizada foi plantada para esse fim.

realizao

aCeSSe a VerSO DigitaL

www.planetasustentavel.com.br/manual

S-ar putea să vă placă și