Sunteți pe pagina 1din 14

EVASO ESCOLAR: UM DESAFIO A SER SUPERADO NA EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS

Mrcia Nunes Rebelo

Sandra Jaqueline Salvador dos Santos

RESUMO Este artigo apresenta uma breve reflexo sobre a legislao LDB/96 no art.4, art.37 1 e 2. Traz ainda fatores que concorrero para possveis causas da evaso. Na sequencia, objetivo geral e objetivos especficos, a construo de hipteses, Educao de Jovens e Adultos no Brasil, aspectos histricos dentro do ambiente escolar, formulao do problema, metodologia da pesquisa e anlise dos fatos. Em termos gerais, acreditamos num novo olhar para a Educao de Jovens e Adultos de todos os envolvidos na educao. Palavras-chave: evaso; estratgias; LDB; EJA;

INTRODUO A escola sempre esteve presente em nossas atividades, seja como alunas/pesquisadoras da graduao ou ps-graduao e tambm como profissional da educao. Nesse contexto, a evaso um dos muitos problemas que se tem observado. Fato bastante polmico em termos gerais, visto que, no s atinge os educandos como tambm fonte de preocupao de professores, direo da escola e da secretaria municipal de educao, principalmente pela falta de alternativas para manter os alunos inseridos no sistema de ensino, no que tange a escola pesquisada. Neste artigo, o que se pretendeu foi, inicialmente, conhecer o perfil destes sujeitos que se encontram num processo educativo que tem como um de seus objetivos atender as suas especificidades, partindo do pressuposto de Arroyo (2006, p.22):
Penso que a reconfigurao da EJA no pode comear por perguntar-nos pelo seu lugar no sistema de educao e menos pelo seu lugar nas modalidades de ensino. (...). O ponto de partida dever ser perguntar-nos quem so esses jovens e adultos.

Alunos esses, que pela LDB/96, devem ter atendidas essas especificidades: Art. 4. O dever do Estado com a educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de: I - ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiveram acesso na idade prpria;

Especialista em Gesto e Planejamento Escolar - Unilasalle Docente do Curso de Pedagogia e Ps-Graduao da Unilasalle e orientadora deste trabalho.

Art. 37. A educao de jovens e adultos ser destinada queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade prpria. 1. Os sistemas de ensino asseguraro gratuitamente aos jovens e aos adultos, que no puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as caractersticas do alunado, seus interesses, condies de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. 2. O Poder Pblico viabilizar e estimular o acesso e a permanncia do trabalhador na escola, mediante aes integradas e complementares entre si. Levaremos em conta que os sujeitos desta modalidade de ensino (especialmente os alunos trabalhadores), devido as mais variadas e diversas situaes vividas em seu cotidiano, s vezes se deparam com situaes que provocam a interrupes nos estudos. Conforme j foi anunciado, os objetivos da pesquisa so de avaliar aquilo que foi feito, o que est sendo feito e o que ainda pode ser feito em relao evaso na educao de jovens e adultos. Nosso propsito mexer com sentimentos e angstias escondidos dentro de cada educador, para uma reflexo mais complexa e objetiva da prtica docente. Primeiramente, partiu-se para a reviso bibliogrfica da temtica. Como metodologia, optou-se pela aplicao de um questionrio de perguntas abertas para os professores, alunos e equipe diretiva da EJA de uma escola da rede municipal de ensino de Sapucaia do Sul, qual denominaremos, doravante, JF.

OBJETIVO GERAL Apresentar o estudo realizado sobre as possveis causas da evaso em alunos jovens e adultos trabalhadores na modalidade EJA, buscando estratgias com a equipe diretiva para sanar esta dificuldade e refletindo acerca da vida destes alunos.

OBJETIVOS ESPECFICOS escola; Garantir a permanncia dos alunos em sala de aula. Analisar as informaes coletadas, tantos dos alunos como dos professores; Identificar as possveis causas da evaso; Construir e executar um plano de ao com a equipe diretiva e pedaggica; Confrontar dados; Qualificar e aprimorar todo trabalho referente aos professores e funcionrios da

CONSTRUO DE HIPTESES Vrios so os fatores que concorrero para possveis causas da evaso de jovens e adultos na modalidade EJA, sendo assim iremos expor alguns, que de fato, nos guiaro para um possvel entendimento dessa problemtica . Aluno trabalhador; Desgaste fsico e mental; Falta de estmulo; Condies econmicas e sociais; A aprendizagem se d fora da sua realidade; Auto-estima; Despreparo do docente para trabalhar as especificidades; Falta de segurana na escola; Alunos mais velhos misturados com jovens; Dificuldade na aprendizagem; Professor desmotivado; Aulas somente com giz e quadro-negro. REFLEXO TERICA SOBRE A EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS A EJA, ao longo da histria da Educao, caracterizou-se por um modelo de suplncia e de alfabetizao com carter eminentemente compensatrio, na maioria das vezes, com o nico objetivo de preparar mo-de-obra para o mercado de trabalho. Constitua-se em uma educao modular, fragmentada e conteudista, contribuindo para a manuteno da subescolarizao das pessoas e para a ampliao da demanda da EJA. A Educao de Jovens e Adultos, mais que ir alm da Educao Formal, deve incorporar as prticas e os saberes construdos no cotidiano, assumindo a educao noformal, quase sempre desenvolvida nos movimentos populares e organizaes sociais. ASPECTOS HISTRICOS DA EJA NO BRASIL A histria da Educao de Jovens e Adultos apresenta muitas variaes ao longo do tempo, demonstrando estar estreitamente ligada s transformaes sociais, econmicas e polticas que caracterizaram os diferentes momentos histricos do pas. Inicialmente a alfabetizao de adultos para os colonizadores, tinha como objetivo

instrumentalizar a populao, ensinando-a a ler e a escrever. Essa concepo foi adotada para que os colonos pudessem ler o catecismo e seguir as ordens e instrues da corte, os ndios pudessem ser catequizados e, mais tarde, para que os trabalhadores conseguissem cumprir as tarefas exigidas pelo estado. A Constituio de 1934 estabeleceu a criao de um Plano Nacional de Educao, que indicava pela primeira vez a educao de adultos como dever do Estado, incluindo em suas normas a oferta do ensino primrio integral, gratuito e de freqncia obrigatria, extensiva para adultos. Muitos avanos ocorreram dentro desta modalidade, tanto social, como poltico. No incio da dcada de 80, a sociedade brasileira viveu importantes transformaes sciopolticas com o fim dos governos militares e a retomada do processo de democratizao. Em 1985, o MOBRAL foi extinto, sendo substitudo pela Fundao EDUCAR. O contexto da redemocratizao possibilitou a ampliao das atividades da EJA. Estudantes, educadores e polticos organizaram-se em defesa da escola pblica e gratuita para todos. A nova Constituio de 1988 trouxe importantes avanos para a EJA: o ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, passou a ser garantia constitucional tambm para os que a ele no tiveram acesso na idade apropriada. Em janeiro de 2003, o MEC anunciou que a alfabetizao de jovens e adultos seria uma prioridade do novo governo federal. Para isso, foi criada a Secretaria Extraordinria de Erradicao do Analfabetismo, cuja meta erradicar o analfabetismo. Para cumprir essa meta foi lanado o Programa Brasil Alfabetizado, por meio do qual o MEC contribuiria com os rgos pblicos estaduais e municipais, instituies de ensino superior e organizaes sem fins lucrativos que desenvolvam aes de alfabetizao. Impossvel falar de educao de jovens e adultos sem falar em Paulo Freire. A histria da EJA no Brasil est muito ligada a ele. A proposta de Paulo Freire baseia-se na realidade do educando, levando-se em conta suas experincias, suas opinies e sua histria de vida. Esses dados devem ser organizados pelo educador, a fim de que as informaes fornecidas por ele, o contedo preparado para as aulas, a metodologia e o material utilizados sejam compatveis e adequados s realidades presentes. Educador e educandos devem caminhar juntos, interagindo durante todo o processo de alfabetizao. importante que o adulto alfabetizando compreenda o que est sendo ensinado e que saiba aplicar em sua vida o contedo aprendido na escola. Segundo Freire (2002, p. 58) a relao professor-aluno deve ser:

Para ser um ato de conhecimento o processo de alfabetizao de adultos demanda, entre educadores e educandos, uma relao de autntico dilogo. Aquela em que os sujeitos do ato de conhecer (educador-educando; educando-educador) se encontram midiatizados pelo objeto a ser conhecido. Nesta perspectiva, portanto, os alfabetizandos assumem, desde o comeo mesmo da ao, o papel de sujeitos criadores. Aprender a ler e escrever j no , pois, memorizar slabas, palavras ou frases, mas refletir criticamente sobre o prprio processo de ler e escrever e sobre o profundo significado da linguagem.

O chamado "mtodo Paulo Freire tem como objetivo a alfabetizao visando libertao. Essa libertao no se d somente no campo cognitivo, mas deve acontecer, essencialmente, nos campos scio-cultural e poltico, pois o ato de conhecer no apenas cognitivo, mas poltico, e se realiza no seio da cultura. A Educao de Jovens e Adultos est sempre sendo buscada, com o objetivo de realmente permitir o acesso de todos educao, independentemente da idade. Desta forma, fica claro o caminho que a EJA percorreu em nosso pas at chegar aos dias de hoje. Muito j foi feito, mas ainda h o que se fazer. No se pode acomodar com os avanos j conseguidos, necessrio vislumbrar novos horizontes na busca da total erradicao do analfabetismo em nosso pas, pois a educao direito de todos.

EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS: MLTIPLOS OLHARES Para que a educao possa se dar de forma problematizadora e crtica, necessrio que a realidade seja conhecida e que haja uma postura da escola buscando despertar o desejo de transformao social e que esta seja elaborada de forma coletiva e participativa. No h como negar os conflitos existentes na sociedade, em relao EJA. Assim, preciso interrogar/investigar constantemente a realidade e colocar-se a servio da superao das estruturas que mantm e reforam a desigualdade. Portanto papel da escola, assumir o direito de questionar a realidade de seu aluno, e assim, negar tudo aquilo que, na ordem social, nega a liberdade e a autonomia criadora dos movimentos sociais e do conhecimento. preciso deixar os prprios alunos discutirem e buscarem solues para resolverem seus problemas pontuais em grupo. Segundo Freire(1997, p.77):
Aprender uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lio dada. Aprender para ns construir, reconstruir, constatar para mudar, o que no se faz sem abertura ao risco e aventura do esprito.

O terico salienta a necessidade de rever posturas e optar por paradigmas educacionais condizentes com o que desejamos, enquanto filosofia e utopia de escola. As instituies de ensino devem ser espaos privilegiados pra o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades

e competncias, que promovam a formao de um ser humano mais sensvel, atuante e transformador de seu meio social. O processo de alfabetizao de jovens e adultos acontece, considerando os elementos de sua realidade, das formas de participao na sociedade, nas expresses culturais de seu cotidiano. Nesta relao de troca de experincias e de dilogo que os alunos aprendem a aprender, sendo capazes de aprender e compreender a razo de ser do objeto do contedo a ser conhecido. Neste sentido, a aprendizagem passa a ter significado para os sujeitos envolvidos neste processo. Portanto na medida em que os jovens e adultos tm acesso a leitura e a escrita, exerce um direito que d margem a outros direitos. Quando algum tem acesso alfabetizao, constri um novo olhar sobre o mundo que o cerca e reconstri as possibilidades de vida e de relacionamentos. Ento para que, atualmente, as pessoas possam ter garantido o exerccio da cidadania, uma das condies bsicas o acesso alfabetizao. Entende-se a alfabetizao como um espao de ao-reflexo-ao, a partir de articulao entre o saber popular e o saber elaborado, como espao de luta pelos direitos civis, polticos, sociais e econmicos, at a construo de novas relaes humanas, como: solidariedade, dignidade e dialogicidade. FORMULAO DO PROBLEMA De acordo com o artigo 37 da LDB Lei de Diretrizes e Bases, a educao de jovens e adultos ser destinada queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade prpria. Para tanto, h necessidade de entender a forma de como se dar a garantia de permanncia destes educando na escola que, de acordo com a mesma Lei, o Poder Pblico viabilizar e estimular o acesso e a permanncia do trabalhador na instituio escolar, mediante aes integradas e complementares entre si. Foi justamente pensar na permanncia do adulto no ambiente escolar, amenizando a evaso o que nos instigou a pesquisa-ao dentro da escola. Pois no basta apenas recorrer lei, que regulamenta e ampara o educando, preciso conhecer e analisar possveis causas dessa problemtica muito freqente em nossos sistemas de ensino. Diante deste contexto, vamos construir um plano de ao para nortear as iniciativas e assim, superar alguns problemas pontuais e traar estratgias para diminuir a problemtica evaso, que assombra esta escola.

METODOLOGIA DA PESQUISA Foram duas perguntas sobre a prtica pedaggica dos profissionais da escola e encontram-se no anexo I. A pesquisa foi predominantemente qualitativa e as entrevistas realizadas objetivam enriquecer as abordagens, j que um novo olhar sempre traz novas possibilidades de investigao. Analisando as respostas, sentimos a necessidade de confrontar dados referentes evaso com opinies de alunos que hoje ainda freqentam a escola, ento foi elaborado um questionrio endereado a esses alunos e encontra-se no anexo II. A retomada de aspectos-base do assunto tem como principal foco manter acesa a discusso e reiterar que educao processo e salientar que no existe processo sem que haja sujeitos envolvidos em atividades que exigem planejamento, execuo e avaliao de resultados. Assim, o trabalho elaborado est organizado da seguinte forma: um questionrio de perguntas e respostas para a direo da escola, os professores e para os alunos, um questionrio com questes objetivas. Foi distribudo em folha impressa um questionrio com questes objetivas, sendo quatro alternativas de resposta, para os alunos marcarem com um X a alternativa que viesse de encontro as suas respostas. Este formulrio foi entregue aos alunos que estavam presentes, as questes foram respondidas em aula, individualmente na presena da professora. J o questionrio dos professores e equipe diretiva, foi entregue e marcamos uma data para que os mesmos pudessem entregar num prazo de dois dias.

ANLISE DOS DADOS DA PESQUISA

A pesquisa teve como uma das fases uma entrevista com a direo, professores, e alunos da escola municipal JF. O objetivo presente nas questes apresentadas era observar o discurso dos envolvidos com a educao na modalidade EJA e compar-lo com a prtica. A pesquisa deixou perceber que os argumentos a favor da educao progressista, evidentes nas respostas obtidas, esto no discurso dos professores, porm revelou que a prtica ainda no efetivamente aquilo que est em palavras. A primeira questo investiga o papel da direo diante do problema da evaso. As respostas foram homogneas, informando que o papel da direo fundamental no que tange a evaso. Apenas a supervisora se referiu ao comprometimento da direo, que poderia ser mais efetivo.

A segunda questo pretendia que a direo descrevesse como era realizada a prtica docente com os alunos da EJA. Aqui as respostas foram diversificadas. A vice- diretora reforou o excelente trabalho realizado pelos professores na busca de resgat-los (os alunos) na sua plenitude e com total apoio da direo, j a supervisora deixou claro que os professores ainda trabalham dentro de uma prtica tradicional e esto cansados sem estmulos para a docncia, esto pouco preocupados com a evaso. O orientador reforou ainda, que os professores fazem o que pode para atender as necessidades dos alunos. A pesquisa contemplou tambm os professores com duas perguntas (anexo I). As respostas para primeira questo so homogneas. Todos os professores entrevistados fundamentam seu trabalho dentro de uma linha pedaggica progressista e enfatizam a valorizao da experincia que o aluno traz consigo. A segunda questo tinha por objetivo obter informaes sobre o papel da direo diante do problema evaso. No entanto as respostas salientam a importncia do papel da gesto no processo ensino - aprendizagem, bem como, com os problemas relativos evaso, mas entendem que no feito nada para amenizar o problema que a cada ano fica mais gritante. Diante dos resultados, sentimos a necessidade de confrontar dados e averiguar a situao da educao de jovens e adultos aqui descritos. Respeitando as diferenas e valorizando os diferentes sujeitos envolvidos na nossa pesquisa, entregamos aos alunos um breve questionrio com questes objetivas de mltipla escolha para finalizarmos esta etapa. A primeira questo se referia o por qu dos alunos abandonarem a escola num determinado momento. As respostas foram diversas: a maioria respondeu que chegam em casa do trabalho cansados, j um grupo se manifestou dizendo que se sentiam desvalorizados pela escola e uma minoria disse no se sentir a vontade dentro da escola por no entender os contedos trabalhados pelos docentes. A segunda questo se referia ao mtodo adotado pelos professores para que houvesse a aprendizagem de uma forma clara e satisfatria. Bem, aqui as respostas foram homogneas, todos afirmaram que os professores utilizam apenas o giz e o quadro-negro para as atividades. J a terceira e ltima pergunta, referente equipe diretiva, nos apontou a falha da gesto junto aos alunos. Todos foram unnimes em responder que a equipe diretiva no se faz presente na escola. Diante dos dados apresentados, salientamos que os professores dominam uma teoria mais contempornea sobre aprendizagem, no entanto ainda se prendem a uma prtica

tradicional. A partir das respostas obtidas, perceptvel que o processo para amenizar a evaso ainda no tem bases slidas, seguras por parte dos entrevistados. A partir deste trabalho percebeu-se um novo foco para um estudo mais aprofundado: o de verificar se as falas correspondem s prticas pedaggicas percebidas. Considerando todo o processo da pesquisa, nos prendemos a relevncia de construirmos um plano de ao com toda a equipe. Para isso, nos reunimos e traamos alguns pontos prioritrios de ao dentro da educao de jovens e adultos.

CONSIDERAES FINAIS Diante do exposto foi possvel rever alguns aspectos da educao de jovens e adultos, tais como o histrico da EJA e sua evoluo, a formao do professor e suas prticas de ensino, alm de constar que a EJA uma educao possvel. Desta forma, tendo em vista a nossa prtica docente, sentimos a necessidade de repensar o processo de ensino- aprendizagem dos alunos, sobre os quais temos uma responsabilidade imensurvel no espao pedaggico. bom reforar que devemos partir do conhecimento prvio do aluno, valorizando suas experincias e auto-estima e ento iniciarmos todo o processo de aprendizagem e avaliao. Assim, todas as nossas aes, gestos, olhares, omisses, tomada de decises, entre outras questes, podero interferir positivamente ou no. Urge o repensar do significado da evaso na educao de jovens e adultos. Qualquer prtica inovadora desenvolve-se, em falso, se no aliceradas por uma reflexo profunda sobre a relevncia da evaso. Neste sentido acredita-se, numa ao coletiva e cooperativa entre os educadores e discusso de questes pontuais, no sentido de trocar idias, levantar problemas, em busca de ressignificar a sua prtica diria, ultrapassando limites e explorando os objetivos propostos dentro do plano de ao. Temos plena convico de que possvel sim, com a participao consciente e responsvel de todos, escola e comunidade, construir uma escola democrtica, competente para formar cidados na vida e no penas para a vida (SANTOS e GOULART, 2008).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARROYO, Miguel. Da Escola Carente a Escola Possvel. So Paulo: Loyola, 1986. BANDIERA, Mrio. Avaliao, sua Influncia no Processo Ensino-Aprendizagem. Florianpolis: editora Ceitec, 2005, 2 edio.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. ____________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GADOTTI, Moacir. Histria das Ideias Pedaggicas. So Paulo: tica,2001. JARAMILLO, Javier. La Sistematizacin de experincias en Educacin Popular. En: Boletin CLEBEA. Medellin. N 19 (1992). P 4 LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional- Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. MARAGON, Cristiane. O Direito de Aprender. Revista Nova Escola. So Paulo, n.208, p.28-35, dez. 2007. SOARES, Magda Becker, Letramento e Alfabetizao. So Paulo: Cortez, 1995. PERRENOUD, Philippe. Avaliao: da Excelncia Regulao das Aprendizagens entre Duas Lgicas; trad. Patrcia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999. SANTOS, Sandra e GOULART, Cristiane. CIDADE ESCOLA: do P de Giz Cidade Ensinante e Aprendiz Dispositivo para um novo lugar possvel de aprendizagens em tempo integral. Projeto desenvolvido para escolas da Rede Municipal de Porto alegre e publicado no http://romanticosconspiradores.blogspot.com. Acesso em 24/08/09.

ANEXO I ENTREVISTA COM A EQUIPE DIRETIVA Total: 4 pessoas entrevistadas 1) Qual o papel da direo diante do problema evaso?

3 pessoas responderam que o papel fundamental 1 pessoa disse que o comprometimento da direo poderia ser mais efetivo

2) Como a direo v a prtica docente em relao soluo do problema evaso?

2 pessoas se referiu a prtica excelente 1 pessoa falou no trabalho tradicional dos professores 1 pessoa reforou que os professores fazem o que pode

ENTREVISTA COM OS PROFESSORES Total: 8 professores entrevistados 1) Qual a linha pedaggica voc trabalha?

8 professores entrevistados: todos reforaram que trabalham dentro da linha pedaggica progressista

2) Qual o papel da direo diante do problema evaso?

5 professores reforaram que a direo tem papel importante dentro do fator evaso 3 professores entendem a importncia, mas reforam que nunca foi feito nada para amenizar o problema

ANEXO II ENTREVISTA COM OS ALUNOS Total: 21 alunos entrevistados 1) Por que os alunos da EJA abandonam seus estudos?

11

11 alunos responderam: chegam em casa cansados 4 alunos: sentem-se desvalorizados 6 alunos: no entendem as atividades propostas

2) Qual mtodo de trabalho adotado pelos seus professores?

1 3

17

17 alunos responderam: giz e quadro-negro 3 biblioteca 1 no soube ou no quis responder

3) O que voc pensa da direo da escola?

21

21 alunos responderam: a equipe no se faz presente na escola a noite

S-ar putea să vă placă și