Sunteți pe pagina 1din 34

COMPETNCIA TRIBUTRIA

A competncia tributria consiste no poder atribudo pela Constituio ao ente pblico para exigir o tributo a ele pertinente. No Estado Federal Brasileiro, coexistem trs entidades polticas autnomas e independentes: a Unio, os Estados e os Municpios, alm do Distrito Federal, so entidades, que se situam no mesmo plano de igualdade, extraindo diretamente da Constituio Federal, (art. 153 a 156) seus poderes a suas competncias para tributar, dos quais o contribuinte sdito. O Texto Magno estabelece a repartio de competncia legislativa de cada uma, delimitando o campo de atuao de cada pessoa jurdica de direito pblico interno, notadamente em matria tributria. A Constituio Federal atribui competncia comum s trs esferas de governo no que tange a instituio das taxas e contribuies de melhorias, porque trata de tributos vinculados a atuao estatal, ou seja, a Poder Pblico que promoveu a atuao estatal ser o sujeito ativo desses tributos. Os impostos so tributos desvinculados de qualquer atuao estatal, desta forma a Carta Magna atribui apenas a Unio o poder de institu-lo. No incorrendo do sujeito passivo (contribuinte) ser surpreendido com o mesmo tipo de imposto institudo por duas ou mais entidades polticas, a chama bitributao que uma situao inconstitucional.

A Constituio Federal, apenas cria a competncia para que Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios instituam os seus respectivos tributos (artigo 145). Cabe a Lei Complementar (artigo 146), dispor sobre conflitos de competncia entre as entidades pblicas; regular as limitaes constitucionais ao poder de tributar; estabelecer normas gerais em matria de legislao tributria, ou seja, estabelecer normas gerais para instituir tributos, como o caso da Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1966, que disciplina o Cdigo Tributrio Nacional (CTN) e a Lei Complementar 101/00 Lei de

Responsabilidade Fiscal. A competncia tributria formada pelas capacidades de legislar, fiscalizar e arrecadar tributos, sendo como um todo indelegvel. A competncia tributria indelegvel, salvo

atribuio das funes de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas e matria tributria, conferida por uma pessoa jurdica de direito pblico a outra, nos termos do 3 do art.18 da Constituio (art. 7 do CTN). Nada impede que a lei atribua a uma autarquia da Unio (Receita Federal do Brasil) a possibilidade de arrecadar e fiscalizar a contribuio dos Impostos. o que se chama de competncia tributria delegada. Esta no inclui a competncia legislativa, mas apenas a de fiscalizar e arrecadar os tributos.

O no-exerccio da competncia tributria no a defere pessoa jurdica de direito pblico diversa daquela a que a Constituio a tenha atribudo (art. 8 do CTN). Assim, se o Municpio no institui e cobra o IPTU, o Estado no poder faz-lo, pois aquele imposto e de competncia municipal e no estatal. A inverso de competncia tributria s existe em relao a impostos, pois quanto s taxas e s contribuies de melhoria a competncia comum e no privativa, e atende a situaes especficas. Embora a Constituio Federal no obrigue os entes da Federao institurem todos os tributos de sua competncia tributria, a Lei de Responsabilidade Fiscal, em seu artigo 11 e pargrafo nico faz esta exigncia. Art. 11 Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gesto fiscal a instituio, previso e efetiva arrecadao de todos os tributos da competncia constitucional do ente da Federao. Pargrafo nico vedada a realizao de transferncia voluntria para o ente que no observe o disposto no caput, no que se refere aos impostos. Pode-se verificar toda uma normalizao e regulamentao que envolve a Competncia Tributria de uma Federao, passando por diversas etapas at que se possa exigir do contribuinte o tributo devido, o qual dever retornar em forma de benefcios sociais de infra-estrutura, saneamento, habitao, laser e outros.

TIPOS DE COMPETNCIA TRIBUTRIA

I - Competncia Tributria Privativa se refere competncia de instituir imposto, privativa de cada unidade da Federao. Atualmente em nosso pas so treze impostos institudos, j que IVVC (imposto sobre a venda a varejo de combustveis liquido e gasosos), de competncia dos municpios; e o AIR (adicional sobre imposto de renda), de competncia dos Estados e DF, criados pela constituio de 1988, foram extintos, pela Ementa Constitucional n 03 de 17/03/93 que autorizou a sua cobrana somente at dezembro de 1995. O Artigo da Constituio Federal, que atribuem estas competncias, so: Art. 153. Compete Unio instituir impostos sobre: I - importao de produtos estrangeiros; II - exportao, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados; III - renda e proventos de qualquer natureza; IV - produtos industrializados; V - operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios; VI - propriedade territorial rural; VII - grandes fortunas, nos termos de lei complementar. Nota: Dispositivo regulamentado pela Lei Complementar n 77, de 13.07.1993. 1. facultado ao Poder Executivo, atendidas as condies e os limites estabelecidos em lei, alterar as alquotas dos impostos enumerados nos incisos I, II, IV e V. 2. O imposto previsto no inciso III:

I - ser informado pelos critrios da generalidade, da universalidade e da progressividade, na forma da lei; 3. O imposto previsto no inciso IV: I - ser seletivo, em funo da essencialidade do produto; II - ser no-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operao com o montante cobrado nas anteriores; III - no incidir sobre produtos industrializados destinados ao exterior. 4. O imposto previsto no inciso VI ter suas alquotas fixadas de forma a desestimular a manuteno de propriedades improdutivas e no incidir sobre pequenas glebas rurais, definidas em lei, quando as explore, s ou com sua famlia, o proprietrio que no possua outro imvel. 5. O ouro, quando definido em lei como ativo financeiro ou instrumento cambial, sujeita-se exclusivamente incidncia do imposto de que trata o inciso V do caput deste artigo, devido na operao de origem; a alquota mnima ser de um por cento, assegurada a transferncia do montante da arrecadao nos seguintes termos: I - trinta por cento para o Estado, o Distrito Federal ou o Territrio, conforme a origem; II - setenta por cento para o Municpio de origem. Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: I - transmisso causa mortis e doao, de quaisquer bens ou direitos; II - operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e as prestaes se iniciem no exterior; III - propriedade de veculos automotores. Nota: Dispositivo regulamentado pela Lei Complementar n 77, de 13.07.1993.

1. O imposto previsto no inciso I: I - relativamente a bens imveis e respectivos direitos, compete ao Estado da situao do bem, ou ao Distrito Federal; II - relativamente a bens mveis, ttulos e crditos, compete ao Estado onde se processar o inventrio ou arrolamento, ou tiver domiclio o doador, ou ao Distrito Federal; III - ter a competncia para sua instituio regulada por lei complementar: a) se o doador tiver domiclio ou residncia no exterior; b) se o de cujus possua bens, era residente ou domiciliado ou teve o seu inventrio processado no exterior; IV - ter suas alquotas mximas fixadas pelo Senado Federal. 2. O imposto previsto no inciso II atender ao seguinte: (Redao dada ao caput do pargrafo pela Emenda Constitucional n 03/93) I - ser no-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operao relativa circulao de mercadorias ou prestao de servios com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal; II - a iseno ou no-incidncia, salvo determinao em contrrio da legislao: a) no implicar crdito para compensao com o montante devido nas operaes ou prestaes seguintes; b) acarretar a anulao do crdito relativo s operaes anteriores; III - poder ser seletivo, em funo da essencialidade das mercadorias e dos servios; 3. exceo dos impostos de que tratam o inciso II do caput deste artigo e o artigo 153, I e II, nenhum outro tributo poder incidir sobre operaes relativas a energia eltrica, servios de telecomunicaes, derivados de petrleo, combustveis e minerais do Pas. (Redao dada ao pargrafo pela Emenda Constitucional n 03/93)

Ver Jurisprudncia Art. 156. Compete aos Municpios instituir impostos sobre: I - propriedade predial e territorial urbana; II - transmisso inter vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio; III - servios de qualquer natureza, no compreendida no artigo 155, II, definidos em lei complementar. Nota: Dispositivo regulamentado pela Lei Complementar n 77, de 13.07.1993. 1 Sem prejuzo da progressividade no tempo a que se refere o artigo 182, 4, inciso II, o imposto previsto no inciso I poder: (NR) I - ser progressivo em razo do valor do imvel; e (AC) II - ter alquotas diferentes de acordo com a localizao e o uso do imvel. (AC). " 1. O imposto previsto no inciso I poder ser progressivo, nos termos de lei municipal, de forma a assegurar o cumprimento da funo social da propriedade." 2. O imposto previsto no inciso II: I - no incide sobre a transmisso de bens ou direitos incorporados ao patrimnio de pessoa jurdica em realizao de capital, nem sobre a transmisso de bens ou direitos decorrentes de fuso, incorporao, ciso ou extino de pessoa jurdica, salvo se, nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for compra e venda desses bens ou direitos, locao de bens imveis ou arrendamento mercantil; II - compete ao Municpio da situao do bem. 3. Em relao ao imposto previsto no inciso III, cabe lei complementar: I - fixar as suas alquotas mximas;

II - excluir da sua incidncia exportaes de servios para o exterior. II - Competncia Tributria Comum - a competncia para a instituio de taxas e contribuies de melhoria. So comuns, em funo de que as quatro pessoas jurdicas de direito publico podero institui-las, dentro das suas respectivas atribuies, conforme dispe a Constituio Federal: Art. 145. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos: I - impostos; II - taxas, em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio; Ver Jurisprudncia III - contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas. Nota: Dispositivo regulamentado pela Lei Complementar n 77, de 13.07.1993. 1. Sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte, facultado administrao tributria, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimnio, os rendimentos e as atividades econmicas do contribuinte. 2. As taxas no podero ter base de clculo prpria de impostos.

10

III - Competncia Tributria Especial a competncia para instituir emprstimos compulsrios e contribuies parfiscais, chamada especial devido discusso doutrinaria a respeito da natureza tributaria destas duas receitas; De com os Arts. 148 e 149 da Constituio Federal. Art. 148. A Unio, mediante lei complementar, poder instituir emprstimos compulsrios: Ver Jurisprudncia I - para atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia; II - no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no artigo 150, III, b. Pargrafo nico. A aplicao dos recursos provenientes de emprstimo compulsrio ser vinculada despesa que fundamentou sua instituio. Art. 149. Compete exclusivamente Unio instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de sua atuao nas respectivas reas, observado o disposto nos artigos 146, III, e 150, I e III, e sem prejuzo do previsto no artigo 195, 6, relativamente s contribuies a que alude o dispositivo. Pargrafo nico. Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir contribuio, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefcio destes, de sistemas de previdncia e assistncia social.

11

IV - Competncia Tributria Residual - o constituinte deixou a possibilidade de que novos impostos fossem criados, alem daqueles j previstos nas competncias privativas de Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Ao atribuir esta competncia Unio, fez exigncias que devero ser observadas. Necessidade de lei complementar que exige maioria absoluta do Congresso Nacional para sua aprovao. Obrigatoriedade de que tais impostos sejam no-acumulativos; e Que no tenham fato gerador ou base de calculo idnticos aos dos impostos j discriminados na Constituio Federal. Tais exigncias esto previstas no art 154, I da CF. Art. 154. A Unio poder instituir: I - mediante lei complementar, impostos no previstos no artigo anterior, desde que sejam no-cumulativos e no tenham fato gerador ou base de clculo prprio dos discriminados nesta Constituio;

12

V - Competncia Tributria Extraordinria nos casos de guerra externa ou sua eminncia, a Unio poder instituir por lei ordinria os chamados impostos extraordinrios ou de guerra, mesmo que tenha fato gerador ou base de clculos idnticos aos dos impostos j discriminados na CF. Tais impostos tero que ser suprimidos gradativamente, cessadas as causas da sua instituio, conforme determina o Art. 154, II da CF. II - na iminncia ou no caso de guerra externa, imposta extraordinria, compreendida ou no em sua competncia tributria, os quais sero suprimidos, gradativamente, cessadas as causas de sua criao . Embora a Constituio Federal seja omissa com relao ao prazo dentro dos quais tais impostos devero ser suprimidos cessadas as causas da sua instituio, entende-se que ocorreu recepo do Art. 76 do CTN (cdigo Tributrio Nacional), que determina o lapso de tempo de 05 (cinco) anos: Art. 76. Na iminncia ou no caso de guerra externa, a Unio pode instituir, temporariamente, impostos extraordinrios compreendidos ou no entre os referidos nesta Lei, suprimidos, gradativamente, no prazo mximo de 05 (cinco) anos, contados da celebrao da paz.

13

VI - Competncia Tributria Cumulativa compete Unio em territrio federal os impostos estaduais e se os territrios no forem divididos em municpios, cumulativamente os impostos municipais. Ao Distrito Federal competem os impostos municipais. A estes dois fatos previstos no Art. 147, CF d-se o nome de competncia cumulativa: Art. 147. Competem Unio, em Territrio Federal, os impostos estaduais e, se o Territrio no for dividido em Municpios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

14

LIMITAES CONSTITUCIONAIS

As limitaes de competncia tributria, que tambm podem ser denominadas princpios jurdicos de tributao, no so apenas as referidas nos artigos 150 a 152 da Constituio Federal; como o prprio caput do artigo 150 ressalva Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, existem ainda outras limitaes ou princpios tributrios, escondidos sob comando mais amplo em inciso dos direitos e deveres individuais (art. 5, CF), mas tambm aludindo expressamente a impostos, nos pargrafos que especificam e esclarecem os artigos que discriminam as competncias Federal, Estadual e Municipal (artigos 153 a 156 do Constituio Federal). O importante conhecer profundamente todos os princpios, j que se trata de assunto extremamente importante.

O Legislador constituinte esculpiu o Sistema tributrio de forma completa, nada deixando eventual colaborao do legislador ordinrio. Esses princpios expressos, juntamente com os implcitos, que decorrem dos primeiros, do regime federativo e dos direitos e garantias fundamentais, constituem o escudo de proteo dos contribuintes, atuando como freios que limitam o poder de limitao do Estado. Por isso, esses princpios tributrios so conhecidos como limitaes constitucionais ao poder de tributar, os quais sero analisados a seguir. 15

O artigo 150 da Constituio elenca algumas limitaes ao poder de tributar, mas nem por isso o faz de maneira ntida e completa, existem tambm outros institutos nesta esfera como as imunidades que constituem limitaes ao poder estatal de invadir a propriedade privada atravs da cobrana de tributos confiscatrios. As limitaes ao poder de tributar constituem-se, portanto, em normas legitimadas pela Constituio Federal que no conferem competncias positivas para tributar, mas em dispositivos que visam impedir as situaes por elas descritas, ou seja, que sejam utilizadas pela fora tributria do Estado

16

PRINCPIOS GERAIS

So limitaes previstas na Constituio Federal s quais as entidades pblicas so submetidas. Ou seja, so as vedaes relativas a criao e instituio de tributos contidas nos art. 150 a 152 da CF e no art. 5 da mesma, que nada mais so do que princpios que asseguram o contribuinte contra o insacivel poder fiscal do Estado.

17

PRINCIPIO FEDERATIVO
Artigo 18 a organizao poltico-

administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio.

Dessa forma, se a Unio, Estados, Distritos Federal, Municpios formam uma Federao e so autnomos, logo no podem interferir nas competncias tributrias umas das outras. Ou seja, a pessoa jurdica de direito pblico estadual no pode instituir e cobrar imposto de competncia municipal, independentemente deste faz-lo, ou no, ou vice-versa, j que a competncia tributria esta definida na Constituio e, segundo o artigo 8 do CTN, o noexerccio da competncia tributria no a defere a pessoa jurdica de direito publico diversa daquela a que a Constituio a tenha atribudo. Assim sendo, se o Municpio no institui e cobra o IPTU, o Estado no poder faz-lo, pois aquele imposto de competncia municipal e no estadual.

18

PRINCIPIO DA ANTERIORIDADE OU ANUALIDADE

Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas a contribuintes, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: III cobrar tributos: b) no mesmo exerccio financeiro em que haja sido pblica a lei que os instituiu ou aumentou; Esse princpio probe a cobrana de tributos no mesmo exerccio financeiro em que seja publicada a lei que o instituiu ou aumentou, e constitui uma garantia fundamental para o contribuinte, uma vez que o Estado tem a faculdade de criar e majorar tributos. Porm s poder exigi-los a partir do primeiro dia do exerccio seguinte, o que possibilitar ao contribuinte planejar sua vida econmica a partir do primeiro dia do ano seguinte sem que seja surpreendido por exigncias tributrias imprevistas. Da o direito de o sujeito passivo no ser surpreendido no meio do exerccio financeiro, com novo tributo e inoportunamente. Isso pertinente, porm sabemos que hoje, apenas o Imposto sobre a Renda (IR) e o Imposto Territorial Rural (ITR) se submetem ao princpio de anterioridade. j que muitos so excludos dessa proibio, como o caso do II, IE, IPI e IOF, (Art. 150, 1, CF; os impostos extraordinrios criados por motivos por guerras externas ou sua iminncia (Art. 150, I, CF); os emprstimos compulsrios criados em razo de calamidade publica guerra externa ou sua eminncia (art 148, I, CF; AS contribuio para fiscais relativa seguridade social, cuja exigibilidade dever ocorrer aps 90 (noventa) dias subseqente publicao da lei (art. 195, 6, C.F.); o ato do poder executivo ou lei que alterar a alquota da contribuio relativa s atividade de importao ou comercializao de petrleo e seus derivados, gs natural e seus derivados e lcool combustvel, (art 177 , 4, I, b, C.F.) e o ICMS, incidente sobre

19

combustveis e lubrificantes, definidos em lei complementar nos termos art. 155, 2, XII, h, CF e conforme art 155, 4, IV, c, CF. alem desses, a nova redao da constituio federal no seu art 62 2, CF, determina que no caso das medidas provisria no basta que tenham sido publicadas no exerccio anterior, havendo necessidade de que tenham sido convertido em lei antes do inicio do novo exerccio, para que os tributos possam ser cobrados ou majorados. Entretanto o principio da anterioridade continua tendo relevante importncia constitucional. Importa lembrar o disposto no artigo 1 de Lei de Introduo ao Cdigo Civil o qual determina que uma lei caso no conste a data de vigncia, s poder entrar em vigor, 45 dias aps a publicao. Sua aplicao, no entanto ser no exerccio seguinte ao da sua publicao devido ao principio de anterioridade, como veremos no esquema a seguir: PUBLICAO VIGNCIA APLICAO

45 dias Janeiro

2005

Com relao a anualidade, princpio este que exigia a incluso da receita (de tributos) na previso oramentria mediante autorizao do Poder legislativo, conforme dispunha o pargrafo 34 do artigo 141 da CF de 1946, existem divergncias entre doutrinadores, sendo admitido entre alguns a no existncia do princpio da anualidade, e por outros sua aceitao pelo simples fato de caracterizar o exerccio financeiro correspondente a um ano.

20

PRINCPIO DA LEGALIDADE

Art. 150. Sem prejuzos de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio , aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: I exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea;

O princpio da legalidade considerado como a mais importante limitao da competncia tributria, primeiro por sua origem estar ligada a luta dos povos contra a tributao arbitrria desde os Antigos, segundo por estar inserido nas constituies de quase todos os pases do mundo, atualmente e por ltimo, caracterizada por proibir a qualquer rea tributria exigir ou aumentar tributo por qualquer outro instrumento que no seja a lei. Hoje no Brasil, apesar da criao de tributo se d somente mediante a lei, aqui lei ordinria propriamente dita, alguns tributos tero que ser institudos por lei complementar como prev a Lei Maior, a qual prev tambm, excees no tocante a alguns impostos tais quais: II, IE, IPI, IOF e outros, cujos impostos podem ter suas alquotas alteradas por ato normativo do Poder Executivo, como dispe a lei.

21

PRINCPIO DA IRRETROATIVIDADE DA LEI

Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: III cobrar tributos: a) em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado; o princpio pelo qual a CF determina que todos os tributos sejam cobrados, a partir da entrada em vigor da lei que os instituiu ou aumentou. Isso significa que no poder incidir imposto sobre fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que o criou. a determinao de que a norma tributria no pode ter efeito retroativo. Segundo Kiyoshi Harada, o princpio da irretroatividade tributria se refere a prvia definio legal do fato gerador da obrigao tributria e, portanto, se a lei criadora do tributo no estiver em vigor, jamais poder ocorrer o fato gerador do tributo, sendo ento ele (o princpio de irretroatividade) absolutamente dispensvel, na medida em que o princpio da legalidade, por si s, suficiente para impedir a cobrana de tributos antes da vigncia da lei que os instituiu. Desse modo, se uma lei instituindo o ISS em um municpio foi publicada em dezembro de um ano e no trouxe a data de vigncia, embora pelo princpio da anterioridade j pudesse ter aplicao em 1 de janeiro do ano seguinte, o tributo s poder ser exigido aps a vigncia da lei que se dar 45 dias aps a publicao. Importa lembrar que s admissvel a retroatividade da lei em ato no definitivamente julgado, quando a nova legislao venha beneficiar o sujeito passivo (Art. 106 do CTN).

22

PRINCPIO DA ISONOMIA OU IGUALDADE


Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: II. instituir que tratamento se desigual em entre situao contribuintes encontrem

equivalente, proibida qualquer distino em razo de ocupao profissional ou funo por eles exercida, independentemente da denominao jurdica dos rendimentos, ttulos ou direitos. Este princpio tributrio veda o tratamento jurdico diferenciado de pessoas sob os mesmos pressupostos de fato. Impede discriminaes tributrias, privilegiando ou favorecendo determinadas pessoas fsicas ou jurdicas. Trata-se rigorosamente de uma igualdade jurdica , e no de uma igualdade de fato. Isso significa que um individuo que ganha um salrio mnimo pode ter um tratamento tributrio diferente daquele que ganha um maior salrio,j que ambos no esto em situao equivalente. Dessa forma, a iseno no pode haver sem que a lei determine e sem a obedincia do principio da isonomia. bom salientar, que no que tange aos impostos indiretos (ICMS, ISS, IPI, IOF e outros) perceptvel que o principio da igualdade se contrasta, j que todos, ricos e pobres, contribuem com igual percentagem de impostos embutido nos preos dos produtos, mas sobre isso estudaremos no principio a seguir.

23

UNIFORMIDADE

Art.151, I, CF vedada a unio; I - instituir tributo que no seja uniforme e todo territrio nacional ou que implique distino ou preferncia e relao a estado, ao DFG ou ao municpio, em detrimento de outro, admitida a concesso de incentivos fiscais destinados a promover o equilbrio do desenvolvimento scio econmico entre as diferentes regies do pas.

Constitudo o tributo que no seja uniforme em todo territrio nacional, no se pode dar distino ou preferncia ao Estado, DF ou Municpio. Esta proibio e para que no haja exatamente caractersticas protecionistas desta ou aquela regio. E de grande importncia chamar a ateno para o fato de que a unio poder cobrar impostos federais , para o prprio desenvolvimento econmico do pas.

24

PETIO DIANTE DOS PODERES PBLICOS

So a todos assegurados independentemente do pagamento de taxas: a) o direito de petio aos poderes pblicos em defesa de seus

direitos ou contra a ilegalidade ou abuso do poder. Peticionar significa reclamar, requerer. O direito de peticionar pode ser utilizado nas instancias judiciais ou administrativas o exerccio deste direito no pode ser onerado com a cobrana de um direito co a taxa.

25

PRINCIPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA

E justamente a capacidade econmica de cada u contribuinte que corresponde assim, a capacidade contributiva. Sabendo que a graduao s se refere os impostos e no a tributos. O principio da capacidade se decompe e trs que so chamados de consociados, pode se dizer, abriga o principio da personalizao dos impostos graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte. O preceito programtico do art. 202, no gera direito subjetivo para o contribuinte, que no pode apelar para o poder judicirio, querendo ajustar determinado imposto ao perfil econmico por outro lado esse preceito produz o efeito pelo seu aspecto negativo, a medida que confere ao contribuinte a faculdade de exigir que o poder do tributante no pratique atos que o contravenha. Assim, o legislador ordinrio este constitucionalmente proibido de instituir uma progressividade na razo inversa da grandeza presumvel da renda ou dos bens sobre os quais incide os impostos.

26

PRINCIPIO DA VEDAO DE EFEITOS CONFISCATORIOS

Prescreve o art. 150, IV, da CF, que vedado utilizar tributo com efeito de confisco Alguns autores entendem que haveria efeito confiscatorio de impostos sobre a produo e a circulao sempre que a alquota real do tributo for maior que a margem de lucro com que o contribuinte opera. Para Aleomar Baleeiro, tributos confiscatorios so aqueles que absorvem todo o valor da propriedade, aniquilam a empresa ou impede o exerccio de uma atividade licita e moral. Enquanto a Ruy Barbosa Nogueira tanto o confisco tributrio a absoro, como qualquer parcela que exceda a medida fixada legalmente. O principio da capacidade tributiva deve ser levada e conta na avaliao do efeito confiscatorio de um tributo. Utrpassado o limite da capacidade econmica do sujeito passivo, estaria caracterizado o confisco. Para saber se u tributo e co9nfiscatorio ou no, deve - se analisar o mesmo sobre o principio da capacidade contributiva, que precisa ser analisado com consonncia como principio de moderao ou da razoabilidade da tributao e garantir os direitos de liberdade de iniciativa da funo social da propriedade etc.

27

IMUNIDADE RECPROCA

A constituio probe a Unio, aos Estados membros, ao. Distrito Federal e aos Municpios de estabelecer os impostos sobre o patrimnio a renda ou servios, uns dos outros. O objetivo e evitar que a Unio, os estados, Distrito Federal e Municpios se agridam. O intuito da proibio constitucional e no impor pesados tributos as unidades polticas da federao evitando assim, que elas se torne contribuintes uma das outras nua inutibilidade de pagamentos permutantes. No tem sentido a tributao do poder tributante sobre se prprio, pois no haveria certa confuso em que a mesma pessoa que fosse credora e devedora a se mesma. A empresa publica a sociedade de economia mista, sujeita se ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive de direito tributrio, paga tributos e no so beneficiados por imunidade.

28

IMUNIDADE GENERICA

So conhecidas como imunidades genricas as hipteses previstas nas letras b, c e d do inciso VI, do art. 150, da CF: vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: VI instituir impostos sobre: b) templos de qualquer culto; c) patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; d) livros, jornais, peridicos e o papel destinado sua impresso. Em termos de doutrina tradicional, a Imunidade vem conceituada como vedao ao poder fiscal de instituir impostos. Da a generalizao da idia de que a imunidade s se refere a essa espcie tributria. Entretanto, a nossa Carta Poltica prev hipteses de imunidades de outras espcies tributrias. O art. 151, I, conhecido como princpio da uniformidade geogrfica, contempla a imunidade do tributo como gnero. o 3 do art. 155, por sua vez, prescreve a imunidade de qualquer outro tributo nas operaes relativas a energia eltrica, servios de telecomunicaes, derivados de petrleo, combustveis e minerais do pas, ressalvadas as incidncias do ICMS, do imposto de importao e do imposto de exportao. 75 Finalmente, o 7 do art. 195 da CF isenta de contribuio social para a seguridade social (imuniza) as entidades beneficentes

29

de assistncia soda!. Por isso, melhor conceituar a imunidade como limitao Constitucional ao poder de tributar.

30

TRAFEGOS DE PESSOAS OU BENS

Art 150. ... vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: V - estabiecer limitaes ao trfego de pessoas ou bens, por meio de tributos iriterstaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrana de pedgio peia utzao de vias conservadas pelo Poder Pblico. O referido princpio unia decorrncia natural da unidade econmica e poltica do territrio nacional. Objetiva assegurar a livre circulao de bens e de pessoas ou meios de transportes, que no pode ser limitada ou embaraada por tributao interestadual ou intermunicipal, ressalvada a cobrana de pedgio pela utilizao de vias conservadas pelo poder pblico. A unidade do territrio nacional resulta da Federao Brasileira, onde existe a ordem total, a ordem regional e a ordem local. Exatamente, por ser a Federao Brasileira um Estado, ela apresenta um aspecto unitrio, que se manifesta no plano internacional como pessoa jurdica de direito internacional pblico. No plano ntino, esse aspecto unitrio, tambm, se manifesta atravs da existncia de um ordenamento jurdico, normas constitucionais ou normas infraconstitucionais (leis complementares e leis ordinrias) aplicveis no mbto nacional, isto , em todo o territrio brasileiro. oportuno esclarecer que nem todas as leis complementares tm aplicao no mbito nacional; algumas delas atuam no mbito privativo da Unio. vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios estabelecer diferena tributria entre bens e servios, de qualquer natureza, em razo de sua procedncia ou destino.

31

A IMUNIDADE DOS TEMPLOS

Essa imunidade visa proteo dos valores espirituais. A religiosidade do povo brasileiro um de seus traos caractersticos. Por isso, em todas as Constituies, nos respectivos prembulos. A expresso templos de qualquer culto abrange no s o edifcio onde se realiza a prtica relgiosa, como tambm o prprio culto, sem qualquer distino de ritos. Aliomar Baleeiro inclui na imunidade o convento, os anexos, inclusive a residncia do proco ou pastor, assim como a embarcao, o avio ou o veculo utilizado como templo mvel exclusivamente para a prtica do culto. A interpretao ampla, que se costuma dar ao instituto da imunidle, no pode implicar tolerar os abusos que vm sendo praticados, tendo em vista a extrema facilidade com que se institui uma seita. A disputa do gordo filo dos dzinios e contribuies vem acirrando a luta entre as seitas e, no raras vezes, entre os prprios membros da mesma seita, numa inequvoca demonstrao de ofensa aos princpios ticos e morais, no condizente com a liwe manifestao do credo, assegurado pela Carta Magna.

32

A IMUNIDADE DE LIVROS

A Carta Magna, ao imunizar os livros, jornais, peridicos e o papel destinado sua impresso, teve por objetivo incentivar a cultura em geral e garantir a livre t manifestao do pensamento e do direito de crtica. No distriburem qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas, a qualquer ttulo (nova redao conferida pela LC n 104/2001); aplicarem integralmente, no Pas, seus recusos na manuteno de objetivos institucionais; manterem escriturao de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatido. Apesar de a imununidade do livro ser de natureza objetiva, como reconhece a doutrina, a tendecia a jurisprudncia no sentido de sua ampliao, a exemplo do que vem ocorendo com a imunidade do papel destinado impresso, considerada como abrangete de qualquer material suscetvel de ser assimilado ao papel utilizado esso tipo de impresso. A imunidade do papel tem suscitado algumas dificuldades na prtica. Como o papel imune no mais contm linhas dgua, visveis por transparncia, o fisco, s vezes, te exgido do fabricante a prova de que o material vendido foi utilizado na impressc de livro, jornal, revista ou peridico, o que caracteriza um procedimento ilegal e abusivo.

33

PRINCPIOS IMPLCTOS

Dispe a Constituio Federal: art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contnbuinte, vedado Urio, aos Estados, ao Distrito Federal e ao Municpio: exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea;

Como se v, as limitaes ao odernar de tributar no se esgotam nos princpios expressos at agora examinados. Outras existem que decorrem do regime federativo e dos princpios adotados pe!a Constituio e das garantias individuais expressa ou implicitamente por ela asseguradas. Assim, esto implicitos os princpios da indelegabilidade da competncia tributria.

34

CONCLUSO

De todo o exposto, considerando que a tributao visa consecuo de recursos para que o Estado possa pagar as despesas necessrias realizao das suas finalidades, pode-se asseverar que a competncia tributria s atribuda s pessoas jurdicas de direito pblico como a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, uma vez que os tributos devem ser destinados, exclusivamente, para fins pblicos e nunca particulares. De outra parte, h de se considerar o fato de que na tributao, o princpio da segurana jurdica como diretriz, aponta para uma direo; em seus desdobramentos aparecem os princpios da competncia, da submisso da ao estatal lei, da supremacia da Constituio, do respeito aos direitos e garantias individuais, entre outros. Vale ressaltar que o conhecimento e as informaes obtidas neste trabalho sobre Competncia Tributaria, so de fundamental importncia para o desenvolvimento de uma sociedade mais conscientes dos seus direitos e deveres, quanto ao pagamento e a correta aplicao dos tributos.

35

REFERNCIAS

HARADA, Kiyoshi: Direito Financeiro e Tributrio 19 Ed. So

Paulo: Atlas, 2002.

BORBA, Cludio: Direito Tributrio: 10 Ed. Rio de Janeiro:

Impetus, 2002.

MARTINS, Sergio Pinto: Manual de Direito Tributrio: 4 Ed. So

Paulo: Atlas, 2005.

Constituio Federal

Cdigo Tributrio Nacional - CTN

36

S-ar putea să vă placă și