Sunteți pe pagina 1din 4

A

E S S N C I A

D A

E N G E N H A R I A

DECIDA E OTIMIZE
Em algum ponto do projeto o engenheiro dever selecionar o melhor conceito, otimizar as suas caractersticas, e tomar decises difceis, que serviro de base para o projeto final.

PROJETE EM DETALHE
Finalmente, a interpretao da soluo para um problema de projeto ser na forma detalhada das etapas e estabelecer o conjunto de especificaes que incorpora todas as decises feitas ao longo do processo. Ainda ento o projeto no estar finalizado, desde que a experincia na linha de produo ou em campo, fornecer uma realimentao adicional iniciando outra iterao. Nos detalhes do projeto, todas as questes tcnicas adicionais estaro respondidas, sero estabelecidas as dimenses e tolerncias, sero especificados os materiais e tipo de acabamento, e sero prescritos os mtodos de montagem e de teste.

PRODUO

O projeto no est finalizado at a chegada do primeiro relatrio de aceite, dos engenheiros de produo e de vendas.

13..4.. A Criiatiiviidade na Engenhariia 13 4 A Cr at v dade na Engenhar a

Os engenheiros trabalham somente com problemas novos. Os problemas que tenham sido resolvidos antes so normalmente entregues para sua soluo, a tcnicos ou inseridos em software de computadores. Os novos problemas com certeza sero difceis, desde que o maior parte dos problemas fceis j tem sido resolvido. Na busca das solues, o engenheiro est em competio num ambiente bastante difcil: predecessores que tentaram e falharam e vidos rivais que a qualquer momento estaro dedicados para resolver o mesmo problema. O sucesso de um engenheiro depende da habilidade de conceber uma nova idia, tcnica, processo ou material. Em outras palavras, ele depende da sua criatividade. A nfase nos novos mtodos numa atmosfera competitiva faz da engenharia uma profisso excitante. A dificuldade dos problemas, a necessidade de pensamento abstrato, e a nfase na predio do comportamento futuro, fazem da engenharia uma profisso desafiadora. A satisfao que provm da soluo com sucesso de um problema difcil resolvido de forma original, fazem da engenharia uma profisso prazerosa, particularmente para o individuo criativo.

INGREDIENTES DA CRIATIVIDADE
A inovao consiste em organizar elementos de forma que eles se relacionem entre si de uma nova maneira. O resultado da criatividade um projeto original, uma teoria no predita, um nico padro, ou uma nova configurao. A criatividade pode ser o nosso maior e ltimo recurso natural.

Quais so os ingredientes da criatividade?

35 (/

,0 ,1 $ 5

Engenharia - Uma Breve Introduo Cocian L.F.E.

209

E S S N C I A

D A

E N G E N H A R I A

A criatividade um processo mental onde requerido raciocnio abstrato, que est fortemente associado com a habilidade intelectual. Mas a inteligncia1 de por si s no suficiente. As pessoas que possuem os maiores ndices nos testes de inteligncia, em geral no so as mais criativas. Aparentemente, todas as pessoas com inteligncia acima da mdia (i.e. estudantes de engenharia e outros) so criativas em certo grau. O segundo ingrediente da criatividade o conhecimento. O conhecimento dos fatores e processos envolvidos num problema usualmente resultado da experincia. O terceiro fator essencial a motivao, o forte motivo ou desejo de encontrar a soluo para um problema desafiante e complicado. C ontribuindo com a motivao, est o estmulo fornecido pelo grupo de pessoas, treinadas, inteligentes e motivadas, que fazem parte do grupo do projeto, ou que so encontradas nos laboratrios de pesquisa.

DESENVOLVENDO A SUA CRIATIVIDADE

Existe evidncia convincente que a inovao um comportamento que se aprende, e que as habilidades criativas podem ser desenvolvidas e melhoradas. No lugar de ser uma aptido inerente, a criatividade provavelmente reflete uma atitude, e as atitudes podem ser mudadas. Algumas universidades oferecem cursos de pensamento criativo, embora o seu prprio programa de desenvolvimento original possa ser mais efetivo. A seguir algumas sugestes gerais:

Aprenda um pouco mais sobre criatividade. Interesse-se neste assunto intrigante, leia sobre ele e fale com outras pessoas sobre o mesmo. Exponha a voc mesmo, idias fora do seu prprio interesse especial, discutindo-as com os outros. Jogue com as idias, deforme-as, vire-as do avesso, sacuda-as um pouco. Tome o seu tempo para pensar serenamente, para contemplar, para sonhar acordado. Suspenda a ao, e demore o julgamento, d s suas idias a chance de se incubar. Desfrute da satisfao que vem das novas inspiraes e discernimentos. C oloque voc mesmo num modo de soluo de problemas, faa perguntas a si mesmo, dispa-se dos detalhes sem importncia, atravesse as barreiras convencionais e tente definir o assunto central. Force a voc mesmo a obter uma nova viso de questes antigas. Acima tudo, aprecie o fato que voc possui um potencial criativo muito maior do que at hoje tenha utilizado. O desenvolvimento deste potencial merece uma cuidadosa ateno, desde que a sociedade, da qual voc faz parte, valoriza-a e compensa-a de forma generosa. Ainda mais importante, a inovao uma funo humana de alto nvel, e uma fonte de grande prazer e satisfao.

No deve ser confundida a inteligncia com quantidade de conhecimento. O grau de inteligncia de um indivduo demonstra a habilidade de utilizao do conhecimento para um determinado fim. Por exemplo, os computadores digitais binrios, pode-se dizer possuem somente dois conhecimentos, o 0 e o 1 lgicos. O software criado pelos humanos, manipula estes dados para dar mquina uma certa inteligncia, que depender da complexidade dos algoritmos, que pode resultar no triunfo da mquina sobre os humanos, num simples jogo de xadrez.

35 (/

,0 ,1 $ 5

Engenharia - Uma Breve Introduo Cocian L.F.E.

210

E S S N C I A

D A

E N G E N H A R I A

O INDIVDUO CRIATIVO
U ma grande quantidade de tempo e esforo tem sido dispendido para determinar como a criatividade pode ser desenvolvida ou melhorada. U m mtodo estudar as caractersticas pessoais de indivduos que so criativos. A seguir colocado um retrato das caractersticas pessoais de inovadores tpicos2. C ompare as suas caractersticas com as destas pessoas, e ver que possivelmente voc possuir algumas delas num certo grau.

EXEMPLOS DE CRIATIVIDADE

A imaginao e a inovao, quando acompanhada com motivao e baseada no conhecimento, levam ao avano na cincia e na tecnologia. A seguir so colocados trs exemplos onde estas habilidades resultaram em conhecimentos e benefcios para a humanidade.

Os primeiros satlites espaciais detectavam a concentrao de partculas carregadas no espao ao redor da Terra. C om poucos dados para trabalhar, uma equipe da U niversidade de Iowa encabeada por J.A. Van Allen, concebeu a possibilidade da existncia de um cinturo imenso de partculas carregadas temporariamente presas pelo campo magntico terrestre. A equipe ento props alguns experimentos que confirmaram a existncia de tais zonas. A zona interior contm eltrons com energia maior que 600000 eV e prtons com energias acima de 40 milhes de eV. Estes se acreditam resultar do produto do decaimento radiativo de nutrons que se o movimentam para fora da atmosfera, onde eles so criados pelos raios csmicos. A zona exterior contm eltrons com energia maior que 200000 eV e os prtons, com energias maiores que 60 milhes de eV. A zona exterior devida provavelmente ao gs solar ionizado que provm do sol e fica preso no campo magntico terrestre.

Ajuda para um corao cansado


A habilidade do engenheiro no desenvolvimento de bombas, vlvulas, controles e sistemas de comunicao, tem sido usado para resolver problemas de doenas e de rgos humanos desgastados. A substituio por partes sintticas ou
2

Note que os homens e mulheres realmente criativos, no so pessoas tpicas.

35 (/

Os cintures de radiao de Van Allen

,0 ,1 $ 5

Sensvel aos problemas; bem informado sobre como as coisas realmente so; no impressionado com os smbolos de prestigio; independente e sempre diz o que pensa. Aceita a incerteza, a ambigidade, o conflito e as mudanas; agenta frustraes e fracassos; aberto a sugestes; se esforam para mudar a sua forma de pensar, e para voltar a mudar novamente. Inteligente curioso e hbil em tratar com abstraes; hbil em transformar idias em novos pensamentos; gosta de brincar com as idias e com conceitos. Hbil em integrar, colocar as coisas juntas, em sintetizar, em perceber padres e em extrapolar experincias anteriores para as novas situaes. Dita o seu prprio rumo e altamente motivado; zeloso e agressivo; possui determinao, perseverana e energia.

Engenharia - Uma Breve Introduo Cocian L.F.E.

211

E S S N C I A

D A

E N G E N H A R I A

prteses, so fato-comum em certas situaes, sendo que os rins e as vlvulas cardacas artificiais, so amplamente utilizados hoje em dia. Os problemas em colocar um dispositivo com duas cmaras, capaz de bombear 7 litros de sangue por minuto, dentro da cavidade peitoral, e manter-lo em operao de forma confivel por tempo indefinido, so enormes. Os materiais utilizados devem possuir especiais propriedades mecnicas, qumicas e eltricas, desde que estes no sejam rejeitados pelo mecanismos de defesa do corpo humano. C omo elemento essencial do processo vital, um dispositivo prottico deve ser completamente confivel. O marca-passo representa uma soluo bem sucedida de um problema complexo de controle, complicado ainda pela possibilidade de corroso, e pela necessidade de ter uma fonte de alimentao infalvel. Os impulsos eltricos gerados pelo marca-passo e transmitidos para o corao atravs de eletrodos implantados nos tecidos musculares estimulam o corao defeituoso numa contrao rtmica, sessenta vezes por minuto. Os implantes de marca-passo se constituem hoje em dia, como uma operao de rotina, permitindo que milhares de pessoas continuem uma vida normal.

Engrenagens a partir de disparos com armas de fogo

As engrenagens metlicas so fabricadas pela remoo de material, para formar os dentes, numa operao de fresagem. A velocidade com a qual este material removido, limitada pelo calor gerado na crescente resistncia ao corte. Em muitas situaes, as foras de atrito tendem a aumentar rapidamente a medida que a velocidade de corte aumenta, e existe um limite mximo de remoo do metal nos mtodos convencionais. A pesar disto, os engenheiros russos do Instituto de Pesquisas da Sibria desenvolveram uma mquina com altssima velocidade de corte. Num dos seus experimentos iniciais, eles dispararam uma arma de fogo contra uma engrenagem ainda no trabalhada. Atrs desta estava um anel com ferramentas de corte. Surpreendentemente, eles encontraram que acima de 100 metros por segundo a resistncia mecnica ao corte, diminui com o aumento da velocidade. Para velocidades acima de 750 metros por segundo, o desempenho da ferramenta em materiais duros, cai 1.5 % do valor usual.

35 (/

,0 ,1 $ 5

Engenharia - Uma Breve Introduo Cocian L.F.E.

212

S-ar putea să vă placă și