Sunteți pe pagina 1din 7

Aprendendo LaTeX com o Texmaker

Autor: Jlio Hoffimann Mendes <julio.hoffimann at gmail.com> Data: 08/04/2010 Introduo O LaTeX uma linguagem de marcao que permite confeccionar documentos de alta qualidade, sem maiores preocupaes com formatao. Quando se fala em documentos de mbito cientfico, ele se mostra ainda mais importante. Algumas reas da cincia exigem uma notao prpria para determinados objetos: reaes qumicas, figuras de som, smbolos matemticos etc.

Muitas vezes impossvel lidar com alguns desses smbolos em sutes de office, e quando o , a qualidade no satisfatria. O LaTeX bastante completo nesse sentido por conta do imenso acervo e da grande flexibilidade com esses smbolos. Donald Knuth quando escrevia sua coleo The Art of Computer Programming se sentiu incomodado com a qualidade tipogrfica dos programas da poca e decidiu fazer o TeX, que o principal responsvel por toda a mgica de transformar o cdigo fonte em documentos legveis. Veja alguns exemplos de documentos excntricos que podem ser feitos com o tipgrafo TeX, a lista inclui documentos dinmicos, partituras, entre outros. No se assuste com algumas fontes: The TeX showcase

De outra maneira, o LaTeX um conjunto de macros que possibilita a escrita do documento em um nvel mais prximo da realidade usando o TeX, foi desenvolvido por Leslie Lamport. Alguns chamam LaTeX/TeX para frisar o que foi dito. Espero ter motivado a leitura do artigo, caso no tenha conseguido, aqui vai mais uma tentativa: para aqueles que nunca usaram o LaTeX e acham que complicado, esse artigo visa atenuar essa imagem. Sero explicados, passo a passo, alguns dos conceitos essenciais para a confeco de um documento e o Texmaker ser fundamental para tornar o processo menos tedioso.

Preparando o ambiente As distribuies GNU/Linux adotadas foram o Ubuntu e suas variantes Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu etc, por serem bastante disseminadas. Isso no impede usurios de outras distribuies instalarem os pacotes com os comandos equivalentes. O pacote TeX atualmente distribudo em sistemas Unix como TeX Live, dependendo do que se pretende fazer nos documentos (voc pode querer fazer uma citao em kanji por exemplo), alguns desses pacotes englobam somente o necessrio para uma lngua especfica ou para um sistema tipogrfico bsico, outros instalam sistemas mais completos e o que ser instalado neste artigo o mais completo possvel que inclui tudo o que diz respeito ao TeX, inclusive o pacote AMS-TeX (American Mathematical System), que carrega consigo a grande maioria dos smbolos e fontes matemticas que tornaram o LaTeX to difundido e apreciado por cientistas do mundo inteiro. O leitor mais experiente com o LaTeX ou que no deseja ser to radical pode instalar o estritamente necessrio. melhor pecar por excesso para evitar o desestimulo por parte daqueles que esto vendo pela primeira vez e no querem perder tempo procurando pacotes que esto faltando para determinada aplicao. Abra o terminal e instale o TeX Live: $ sudo aptitude install texlive-full Esse pacote vem com dois "compiladores" principais, cada um responsvel pela gerao de um formato de documento especfico: pdflatex ---> PDF latex ---> DVI

Alm de conversores entre os diversos formatos: dvips ---> DVI para PS dvipdf ---> DVI para PDF ps2pdf ---> PS para PDF ...

O formato DVI unicamente ligado ao TeX, ser retomado mais a frente. Por fim, instale o Texmaker: $ sudo aptitude install texmaker Se trata de um IDE (Integrated Development Environment), ambiente de desenvolvimento integrado, nele as atividades de edio e gerao de documentos so significativamente agilizadas. A auto-completao de cdigo muito importante, o usurio passa a se sentir mais seguro do que est escrevendo, o uso de um IDE fortemente indicado para quem est comeando. Pronto, se prepare para escrever o primeiro documento em LaTeX.

Escrevendo o primeiro documento A estrutura de um documento LaTeX dividida em: Prembulo - Cabealho no qual so especificados o tipo de documento (artigo, livro, apresentao, carta, ...), os pacotes utilizados para incluso de imagens, fontes AMS etc. Corpo do documento - O documento propriamente dito.

Ser feito um artigo, a confeco de outros tipos similar. preciso ter cuidado ao escrever algum deles para no utilizar comandos conceitualmente errados, como tentar inserir um captulo em um artigo. Crie um diretrio para o documento, o nome do diretrio no importante. Por exemplo: ~/Documents/meuArtigoLaTeX Abra o Texmaker, eis a interface:

Crie um novo arquivo em File -> New ou no boto de atalho no canto superior esquerdo. Salve o arquivo no diretrio criado (~/Documents/meuArtigoLaTeX) com o nome que achar adequado, aqui o nome ser VivaoLinux. Agora o Prembulo, uma das maiores dificuldades para quem est comeando no LaTeX, o TexMaker resolver esse problema. V em Wizard -> Quick Start e pr-configure seu documento na janela que ir aparecer, no final dever estar como na figura:

article ---> Dispensa comentrios; 10pt ---> Tamanho da fonte do documento, exceto quando explicitamente alterado em algum trecho especfico; a4paper ---> Papel A4; utf8x ---> Codificao UTF-8. Esse importantssimo pois permite a acentuao direta do texto. AMS packages ---> Fontes e smbolos matemticos. Deve estar ativado.

Clique em Ok, ser gerado automaticamente um prembulo com quase tudo o que voc ir precisar para fazer artigos em ingls! No isso que se deseja, conclua adicionando o comando \usepackage[brazil] {babel} em qualquer linha entre \documentclass[10pt,a4paper]{article} e \begin{document}. Repare como foram escritos o nome do autor e o ttulo do artigo, J\'ulio Hoffimann Mendes e Introdu\c c\~ao ao \LaTeX. Essa a forma como o LaTeX lida com a acentuao no prembulo, e s nele. No se esquea desse detalhe, importante para deixar o cdigo mais portvel e prevenir erros no documento que ser gerado futuramente. O corpo do texto delimitado pelos comandos \begin{document} e \end{document}, entre eles escreva \maketitle (digite apenas as primeiras letras \ma e o Texmaker lhe mostrar as opes, escolha a mencionada), salve o arquivo "Ctrl+s". Pode tentar a sorte pressionando F1 (atalho para Quick Build), bem provvel que funcione e seu documento ir aparecer magicamente. O Quick Build nada mais que uma sequncia de comandos automatizada que ir compilar, converter se necessrio, e abrir o leitor PDF/PS/DVI instalado em seu sistema. O formato DVI no suportado por todos os leitores, alguns como o Okular suportam esse formato, mas ele deve ser tido como um formato intermedirio apenas. Para alterar essa sequncia de comandos do Quick Build que por padro gera um documento Postscript, v em Options -> Configure Texmaker e selecione a aba Quick Build:

Para gerar um PDF, escolha a terceira opo PdfLaTeX+View PDF. Note que o usurio pode especificar a sequncia de comandos que quiser separando-os por "|". Aperte Ok e pressione F1 novamente, o PDF aparece. Todos esses comandos geram os arquivos no diretrio do documento (~/Documents/meuArtigoLaTeX). O PDF gerado que por enquanto s contm a capa estar l. Um resumo seria interessante, force a criao de um nova pgina \newpage e escreva algum texto entre \begin{abstract} e \end{abstract}. At agora seu arquivo estar mais ou menos assim: \documentclass[10pt,a4paper]{article} \usepackage[utf8x]{inputenc} \usepackage{ucs} \usepackage{amsmath} \usepackage{amsfonts} \usepackage{amssymb} \usepackage[brazil]{babel} % Comentrio, Portugus do Brasil \author{J\'ulio Hoffimann Mendes} \title{Introdu\c c\~ao ao \LaTeX} \begin{document} \maketitle \newpage \begin{abstract} Esse o meu primeiro documento \LaTeX\ldots Veja como fcil!!! \end{abstract} \end{document} Salve e aperte F1. Ambientes no LaTeX? Agora a primeira seo do documento, natural que seja a introduo. Depois do \end{abstract} crie uma nova pgina (\newpage), escreva \section{Introduo} e redija o que quiser. No sero explicados os Tudo o detalhes, no documento tratado em mdulos, pense seguir sozinho nos estudos e testar novos mnimosque feitoapenas o essencial para tornar o leitor apto a assim: o texto segue na introduo at que se decida inserir uma figura ou uma tabela por exemplo, napreciso ento entrar em um novo ambiente para poder comandos pois muito material se encontra disponvel internet. Ainda preciso falar de ambientes no inser-las, surgem LaTeX\ldots. :) os comandos \begin{} e \end{} para delimitao de ambientes. Para tornar a ideia mais clara, depois de ter escrito algo na introduo, adicione:

Para tornar a ideia mais clara, depois de ter escrito algo na introduo, adicione: \begin{equation} Al_{(g)}^{2+} + 2750kJ \longrightarrow Al_{(g)}^{3+} + e^{-} \end{equation} \begin{equation} \sum_{n=1}^{\infty} \frac{1}{n} = 1 + \frac{1}{2} + \frac{1}{3} + \cdots = +\infty \end{equation} Salve e pressione F1. Lembra de alguma coisa? Para incluir figuras .png e .jpg necessrio usar o Pdflatex. O ambiente o figure e o comando ficaria mais ou menos como mostrado a seguir, inclua no prembulo o pacote graphicx, \usepackage{graphicx}: \begin{figure}[h] % h=here \includegraphics{figuras/Pinguim.png} \end{figure} Obs.: figuras/Pinguim.png informa que a figura "Pinguim.png" se encontra no subdiretrio figuras no diretrio do documento. Para aqueles que saibam programar em C++ e desejam fazer figuras matemticas mais complexas (inclusive em movimento), vale a pena usar o conjunto de utilitrios ePiX, j citei em uma dica aqui no VOL: ePiX Sample Gallery

Para comear uma nova seo ou uma subseo, use os comandos \section{} ou \subsection{} que se encontram no menu part:

Uma ltima dica, para tirar a numerao da capa e do resumo voc pode usar o comando \thispagestyle{empty} logo aps \maketitle e aps \end{abstract}. Feito. Agora com voc!

Concluso
O LaTeX muito verstil e pode parecer complicado no comeo, tente us-lo quando lhe for cobrado um trabalho que no exija urgncia, s assim que voc ir ganhando prtica. O Texmaker poupar bastante tempo em procurar referncias, pense em como seria o nome de algum comando e comece a escrever, as chances so grandes dele ser como voc imaginou. Alm da auto-completao, existe do lado esquerdo da janela principal do Texmaker uma lista de smbolos

em diversas categorias, tambm muito bem vinda. Existem outros IDE's para o LaTeX como o Kile e o Lyx, gosto do Texmaker pois funcional, tem uma interface agradvel/limpa e muito leve. Voc ir aprender rapidamente as outras ferramentas que no foram ditas aqui. Concluo o artigo desejando boa sorte aos futuros fs do LaTeX! Se sintam a vontade para compartilhar o artigo com amigos interessados no assunto.

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Aprendendo-LaTeX-com-o-Texmaker Voltar para o site

S-ar putea să vă placă și