Sunteți pe pagina 1din 5

PARMETROS ESTATSTICOS DO COMPLEXO LAGUNAR SUL CATARINENSE

AS VARIAES ESTATSTICAS DO ESTOQUE PESQUEIRO DE CAMARO MODALIDADE AVIOZINHO (REDE DE ESPERA) E CORRELAES COM O XODO RURAL

Emanoel Matos 1

RESUMO

As perspectivas atuais apontam para uma extino da atividade econmica tradicionalmente chamada de pesca artesanal . Essa afirmao aponta uma relao direta com a reduo das populaes nativas dos municpios de matriz econmica ainda muito significativa na pesca, na sua conformidade aqui abordada a Pesca artesanal. Estudos estatsticos apontam uma curva negativa que reflete toneladas de camaro que se reduzem ano a ano. Com essa idia traou-se um paralelo com a atualidade e com dcadas passadas, enfatizando, e expondo a real situao deficitria do Complexo Lagunar Sul.
Palavras-chave: Complexo Lagunar Sul, extinso.

1 INTRODUO

O trabalho a seguir prope um paralelo com comprovao estatstica da variao dos estoques pesqueiros (modalidade captura de camaro por rede de espera) bem como a transio de modalidades de pesca ao longo dos anos. Prope
1

Emanoel Matos Tcnico em Agropecuria e acadmico no curso de Medicina Veterinria da Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza/PR

ainda uma discusso do aumento considervel de esforo de pesca contrastando uma escala negativa na quantidade de pescado capturado. A reflexo proposta neste contexto que o xodo rura l especifico desses municpios que formam o Complexo Lagunar Sul Catarinense , referente em sua parcela significativa pela extino palpvel e cada vez mais prxima da atividade econmica tradicional denominada de pes ca artesanal.

2 DESENVOLVIMENTO

Situados na posio sul do Estado de Santa Catarina os municpios de Jaguaruna, Laguna, Imaru, Imbituba, Garopaba e Paulo Lopes fazem parte da regio denominada Complexo Lagunar Sul Catarinense. O Complexo Lagunar Sul possui de sua maior caracterstica um esturio protegido por vrios balnerios. Esta configurao estuarina permite que as suas guas sirvam de bero para muitas espcies, algumas de alto valor comercial, que o caso do camaro Rosa, Sete Barbas e o Siri. Assim alm de servir de berrio serve tambm de local para a recria e engorda desses animais aquticos, possibilitando que muitas famlias sobrevivam da captura dos mesmos, alimentando muitas geraes desde a colonizao de suas margens Esse Complexo apresenta um histrico construdo e autenticado basicamente na atividade econmica pesqueira , tratando-se principalmente nas regies ribeirinhas desses municpios . Essa caracterstica se deu em maiores propores devido a colonizao, em sua maioria aoriana e as condies particulares desse locais banhados por lagoas em uma extremidade e o oceano atlntico na outra extremidade, com exceo o municpio de Imaru, que no possu contato direto com o oceano. Nessa perspectiva buscamos compreender fatores que foram e ainda esto sendo antagnicos ao desenvolvimento local, permitindo que as famlias tradicionais acessem melhores condies de vida compreendendo fatores sociais, econmicos e ambientais.

A juno de vrios fatores categricos tais como a expanso da agricultura convencional, a industrializao nas cabeceiras dos principais afluentes das Lagoas, a expanso da zona urbana nas proximidades lagunares, o desenvolvimento virio, entre outros, fizeram com que se gerasse fatores desfavorveis a vida saudvel das guas que compreendem o Complexo Lagunar. Aliado a isso tnhamos e ainda temos uma atividade pesqueira com muitos desafios, sendo esses gerados com os problemas anteriormente citados, bem como os problemas causados pela prpria atividade extrativista. A realidade que as regies pesqueiras sofrem uma presso negativa tanto externa quanto interna, sendo essa presso a principal responsvel pela diminuio constante e acelerada dos estoques pesqueiros.
A pesca artesanal martima tem seus estoques naturais reduzidos a cada ano diante de u ma atividade extrativista e insustentvel dos padres ambientais exigidos no mundo atual. Segundo DIncao et al (2002) os dados de desembarque, captura e esforo de pesca de camaro do Sudeste e Sul do Brasil apresentam uma amostra inegvel do declnio da pesca artesanal. Em Santa Catarina, a pesca do camaro, pescado de maior relevncia da modalidade artesanal no litoral sul do Estado, teve seus estoques reduzidos a nveis alarmantes (IPPS, 2009).

Com as afirmaes relacionadas pretendemos apresentar material estatstico comprobatrio de tal tese, traando paralelos com dcadas passadas e com os dias atuais. Subentende-se que a evaso de comunidades tradicionais e o ingresso de novas comunidades principalmente tursticas resultaro na extino pessoal e cultural desses locais. Buscaremos correlaes tais como: - Esforo de pesca X Quantidade de pescado; - Reduo econmica X xodo Rural; - Reduo do poder econmico X Reduo de estoque pesqueiro; Nessas relaes sero traados paralelos em anos de destaques de supervits e/ou dficits econmicos.

3 CONCLUSO

A abordagem desse tema e a explanao de resultados comprobatrios do desfecho que est tomando o Complexo Lagunar Sul podem vir a servir d e subsdio para a elaborao de polticas publicas que busquem a reverso desse atual quadro deplorvel apresentado. A interveno imediata do poder pblico nas suas mais amplas esferas contribuir na manuteno das famlias tradicionais e todo um legado histrico-poltico muito rico e tradicional. Gerar material regional favorece uma maior e melhor interpretao das problemticas locais, que em tese contribuem para que uma maior parcela da populao se identifique e acabem por aderirem a causa, neste caso sua ainda maior fonte de economias, a pesca artesanal.

TITLE AND SUBTITLE

REFERNCIAS

IPPS, 2009. Plano de Desenvolvimento da Pesca do Municpio de Imaru - SC: Programa de Apoio Cadeia Produtiva Pesqueira do Municpio de Imaru. 01. Imaru, 2009. SINDIPESCA, 2010. Registro de Pescadores Artesanais em Santa Catarina. Disponvel em: http://www.sindpesca.org.br// Acessado em: 17/06/2011. ASSUNO, Aldo Fernando. Contribuio ao Desenvolvimento Sustentvel em ZonaCosteira: usos e ocupaes da Lagoa de Santa Marta e entorno, municpio de Laguna: Biblioteca Virtual UNESC. Disponvel em: w ww.bib.unesc.net/biblioteca/ Acessado em: 08/07/2011.

S-ar putea să vă placă și