Sunteți pe pagina 1din 9

Doutrina Geral de Martinez de Pasqually**

Robert Ambelain

Smbolos dos Elu-Cohen

Como todo o Esoterismo, a doutrina Martinista, tal como foi definida por Martinez de Pasqually em seu Tratado de Reintegrao dos Seres, necessariamente recorre ao Exoterismo para exprimir verdades metafsicas, que pouco perceptvel e pouco exprimvel por sua natureza. assim que ela est integralmente vinculada tradio Ocidental, e mais particularmente crist. Em relao ao problema da Causa Primeira, (Deus), o Martinismo torna suas as concluses a que chegaram os telogos cristos e os cabalistas hebreus, ao menos quanto aos princpios sobre os quais as diversas escolas esto sempre em acordo: o ternrio divino, pessoas divinas, emanao, e etc... Concernente ao restante, particularmente gnstico,(porm o que apresentando nessa tese tem uma conotao diferente das escolas associadas com esse nome.)porque coloca em princpio a igual necessidade do Conhecimento e da F, e o fato de que a graa deve, para atuar efetivamente, ser completada pela ao inteligente, compreensiva e livre do homem. por esses motivos que Martinez de Pasqually apresentou o esoterismo de sua escola sob o aspecto da tradio judaico-crist. Essa lenda, que teve o Mestre muito certamente como autor, decorre de documentos tradicionais, que foi de propriedade de sua famlia desde que um av, membro de um tribunal de Inquisio, os teria obtido de herticos rabes ou judeus na Espanha. Esses documentos eram constitudos por manuscritos latinos, cpias dos originais rabes, derivados de clavculas hebraicas. O que quer que seja, eis aqui um resumo do Tratado de Reintegrao dos Seres, obra to rara quanto obscura para quem no est familiarizado com as tradies gerais que a tm inspirado.

O mundo, considerado tanto como o domnio material, submetido aos nossos sentidos, e as regies espirituais do alm, no foi obra de Deus em si mesmo, considerado como Absoluto. E o Evangelho de Joo que nos ensina: 1

No comeo (quer dizer, quando iniciavam os tempos, perodos nos quais se manifestavam os entes relativos), era o verbo (o Logos, a Palavra Divina). O verbo estava prximo de Deus...(expresso literal, correspondendo ao texto grego, melhor do que com Deus das verses ordinrias). O Verbo era deus... (e no deus maiscula. No texto grego no tem o artigo: o verbo era portanto um dos elohim ou filho-de-Deus: a palavra elohim significando em hebreu, Ele-os-deuses). (1) Todas as coisas foram feitas por ele, e nada foi feito sem ele... (Joo - cap. I). Esses Logos, aquele que a Cabala denomina Ado Kadmon, aquele que (em todas as tradies religiosas antigas) cria os seres inferiores pela sua palavra, ao cham-los (subentendendo-se Vida real, manifesta): E Ado deu seu nome a todos as bestas e aves do cu, a todos os animais dos campos, mas para o Homem, no encontrou auxiliar que se assemelhasse... (Gnese-II, 20) Esses animais dos campos, esses pssaros dos cus, no so seres ordinrios com esse nome. O sentido esotrico designa as criaturas, inferiores ao homem-Arquetpico, que habitam os planos ou mundos do alm, regies espirituais nas quais faremos aluses mais adiante. Quando dessa criao, Deus se serviu portanto de um intermedirio. O que nos confirmado pelo captulo I do Gnesis (I-2,3): A terra, (a matria primordial, o caos) era informe e vazia, e o Esprito-de-Deus se movia sobre as guas (o Nous egpcio, o elemento mais sutil dessa matria). O termo Esprito-de-Deus maiscula, designando assim um Esprito, distinto de Deus, e no esprito dele: o que seria um contra-senso, Deus sendo necessariamente o esprito de si mesmo! E no Gnesis no nos diz que Deus se movia sobre as guas... por isso que ele nos ensina mais adiante que: O eterno Deus tomou ento o Homem, e o colocou no Jardim do den, para guard-lo e cultiv-lo...(Gnesis-II,15). O Jardim um smbolo, significando o conhecimento divino, acessvel aos seres relativos. Com efeito, a Cabala, tradio secreta, freqentemente designada como o Pomar mstico. Em hebreu, pomar se diz guineth, palavra formada por trs letras (guimel, noun, tau) iniciais das trs cincias secundrias, chaves da Cabala: Guematria, o Notarikon, o Temurah. O Homem primitivo do qual fala o Gnesis, em seu discurso puramente simblico, no um ser formado de carne como ns, mas um esprito, emanado de Deus, composto de forma (que o Gnesis chama o corpo, anloga ao corpo glorioso definido pelos telogos, criado pelo Deus eterno, e de uma centelha animadora, que , ela, integralmente divina, pois o Gnesis nos diz que esse foi o sopro mesmo de Deus. Nosso HomemArquetpico portanto semi-divino. Ele proveniente da Matria primordial (do caos, composta da terra e da gua simblicas.), por sua forma, ele proveniente de Deus por esse sopro divino que anima, sopro vindo de Deus.

Ado e o Verbo Criador so semelhantes porque o Homem-Arquetpico continua, no simblico Jardim do den, a obra iniciada pelo Esprito-de-Deus. Entretanto o Verbo Criador e o Verbo Redentor so diferentes. Certo, e indiscutvel que Cristo (que Martinez chama de o Reparador) simultaneamente Deus (pela sua origem) e homem (pela sua encarnao). A Teologia o demonstrou. Mas, da mesma forma que uma criana de dez anos e um ancio que vir a ser mais tarde, so um s e o mesmo ser (com caractersticas e aspectos diferentes) !... H entre eles continuidade de conscincia absoluta, apesar de no haver semelhana de aspecto ou de reaes inferiores. Num grau similar, a alma tendo animado um corpo humano comum, depois animando outro, vinte sculos aps, ser sempre identicamente a mesma em suas duas manifestaes diferentes, pois que as ditas manifestaes possam ser aparentemente opostas, em razo do jogo oscilante definido na expresso usual do Karma. Paralelamente ao Ado Kadmon (o Homem-Arquetpico ou Csmico), h outros seres, provenientes de uma Criao anterior, diferentes em natureza e em plano, sem relao com aqueles que nos detalha a tradio da Gnese. Essa criao dita ser a dos Anjos, que outras tradies nos referem e que analisada por todas as teologias. So essas duas criaes diferentes que o Gnesis subtende em seu primeiro versculo: No comeo Deus criou o cu e a terra. Assim o Gnesis descarta a primeira Criao (sobre a qual parece que Moiss no possua nenhuma informao) e passa segunda: A terra era informe e vazia, as trevas estavam na superfcie do abismo... (Gnesis,I,2). Outros elementos da tradio judaico-crist nos ensinam que os seres dessa criao primitiva (simbolizados pelo cu), ou seja, os Anjos, que por uma prova efetuada pela Vontade de Deus se dividiram em duas categorias, os Anjos fiis e os Anjos rebeldes. Isso tem sido mal interpretado. Deus, princpio de infinita perfeio, no poderia tentar os Anjos aps eman-los, nem rejeit-los, aps sua involuo. Ao contrrio, certas entidades, chegadas ao trmino da Misso para qual Deus as tinha emanado (quer dizer, liberado, dotadas assim necessariamente de Livre-arbtrio), se recusaram reintegrar-se ao Absoluto, ao Plano Divino, fonte do Bem Supremo. Elas tm, assim, preferido o eu momentneo, perecvel e ilusrio, ao eterno, real, e imperecvel. Elas tm preferido viver fora de Deus a serem re-absorvidas, e se beneficiarem assim de suas perfeies infinitas. Portanto so elas que esto momentaneamente distanciadas de Deus, por um ato livre, porm errado. No foi o Absoluto que as rejeitou injustamente, nem Ele a causa do exlio delas. Entretanto, o retorno condio anterior e a redeno permanecem possveis, quando a entidade celeste consentir em retomar o caminho do Divino. Mas na espera desse retorno luz e a verdade imanentes, elas permanecem por suas atitudes egostas: rebeladas ( da oferta divina primitiva e permanente); desgarradas (porque esto fora de seu destino legtimo); perversas (pois vivem fora do Bem Supremo e portanto no mal).

Ora, toda coisa corrompida tende por sua natureza corromper o que sadio. E no domnio dos seres espirituais, e sobretudo naquele dos seres que possuem corpos materiais, porque nele se combinam: a inveja e o cime (conscincia, apesar de tudo, de uma inferioridade real), o orgulho (vontade de ter a ltima palavra) e a inteligncia (que permanece a mesma, mas na manifestao ativa do mximo de seus defeitos). por isso que a tradio nos diz que a Coletividade dos Seres espirituais pervertidos (a Egrgora do mal), designada pela imagem da Serpente, ficou enciumada desse ser, superior a eles, e imagem de Deus ao qual essas entidades decadas pretendiam subtrair. Elas agem portanto (telepaticamente, sem dvida) sobre Ado Kadmon, incitando-o a ultrapassar os limites de suas possibilidades naturais. Ser misto por sua natureza, meio espiritual e meio formal, andrgino no qual a Forma e o Esprito se penetravam mutuamente, o Homem-Arquetpico deveria manter uma certa harmonia, um equilbrio necessrio, nesse Domnio no qual Deus o tinha situado. Ele devia respeitar sua ordem e obrar, continuar a tarefa desse Esprito-de-Deus do qual ele era o reflexo, o intendente, o Mestre-de-Obras celeste imediato... esse papel o de Arquiteto do Universo que Ado Kadmon tinha sido candidato, mas de um Universo mais sutil que o nosso, o Reino que no desse mundo, do qual falam os Evangelhos. Sob o impulso de entidades metafsicas pervertidas, o Homem-Arquetpico se converteu em demiurgo independente. Reiterando sua falta, ele modificou e perturbou as leis que tinham por tarefa fazer cumprir. Ele tentou, audacioso e rebelde, se fazer criador por sua vez, e igualar por suas obras o prprio Deus. Ele s logrou modificar seu Destino primitivo. o que as duas lendas idnticas, a de Lcifer, primeiro dos Anjos, e aquela de Ado primeiro dos homens, nos informam em seus desenvolvimentos paralelos. talvez dessa tradio que decorre o costume de consagrar aos deuses ou a Deus as primcias de uma colheita ou o primognito das manadas. E fato que na simblica histria da Humanidade que nos conta o Gnesis, todos os descendentes: Caim, Cam, Ismael, Esa, etc... So misteriosamente marcados por um destino contrrio. Mas enquanto Deus, com suas possibilidades infinitas, pode tirar qualquer coisa do Nada, o homem, criatura com possibilidades limitadas, pode apenas modificar o que j existe, sem nada extrair desse mesmo Nada. O Homem-Arquetpico querendo criar seres espirituais como Deus havia criado os Anjos, s fez objetivar seus prprios conceitos. Desejoso de lhes dar corpos, ele nada pode alm de integr-los na matria mais grosseira. Querendo animar o caos (as trevas exteriores) como Deus havia animado o mundo metafsico que lhe tinha sido primitivamente confiado, ele nada fez alm de enterrar a si prprio. Com efeito, Deus sendo, no sentido mais absoluto da palavra (eu sou aquele que disse ele a Moiss no Sinai), no existe coisa nenhuma pr-existente. Para criar a matria primitiva, Deus tem simplesmente retratado uma parte de suas infinitas perfeies de uma poro de sua essncia infinita. Esse retrato parcial da perfeio espiritual mais absoluta tem 4

inevitavelmente conduzido criao da imperfeio material relativa. Isso justifica que a Criao, qualquer que seja, no possa jamais ser perfeita. Ela necessariamente imperfeita pelo fato que ela no Deus. Em imitao do Absoluto, Ado Kadmon vai portanto tentar criar uma matria primeira. Alquimista inexperiente, isso ser a origem de sua Queda. O Homem-Arquetpico um ser andrgino. O Gnesis (cap. I, 27, 28) nos diz que Deus criou o Homem a sua imagem: macho e fmea, ele os criou.... o elemento negativo, feminino, que Ado vai objetivar fora de si mesmo. esse lado esquerdo, feminino, passivo, lunar, tenebroso, material que vai, se separando do lado direito, masculino, ativo, solar, luminoso, espiritual, dando nascimento a Eva. A Fmea-Arquetpica portanto extrada de um dos dois ladosdo andrgino, e no de uma de suas costelas...(todas as religies antigas conheceram um ser divino, original, que era simultaneamente macho e fmea). O Gnesis nos diz (cap. II,23, 24) : E Ado disse: Esta enfim os ossos dos meus ossos e a carne da minha carne, (ele conserva portanto o esprito, a alma). Ela ser chamada Fmea - em hebraico Isha -, porque ela foi tirada do Homem - em hebraico Ish. essa Matria nova, a Eva do Gnesis, a Fmea simblica, que Ado penetra para criar nela a Vida. O Homem-Arquetpico assim se degradou tentando se igualar a Deus(1) . Seu novo domnio, o mundo hlico da Gnose, nosso universo material, mundo pleno de imperfeies e de maldades. O pouco de bem que nele reside provm das antigas perfeies do Homem-Arquetpico. Pois cindidas em dois seres diferentes, a soma dessas perfeies originais no pode ser total em nenhum deles... Houve portanto uma queda. por isso igualmente que a natureza tem sido deificada pelos cultos antigos. Ela era portanto a Me de tudo que , mas de tudo isso que est sob os Cus, simplesmente Isis, Eva, Demter, Rha, Cibele, no so mais do que smbolos da natureza Material, emanada de Ado Kadmon, personificada pelas Virgens Negras, smbolos da Matria prima. A essncia superior de Ado Kadmon, integrado no seio da matria nova, se tornou o Sopro, expresso alqumica que designa a alma do mundo. A essncia secundria, o mediador plstico, e que constitua a forma do Ado, seu duplo superior, tornou-se o Mercrio, outra expresso alqumica designando o Astral dos ocultistas, o plano intermedirio. A matria vinda do Caos secundrio, o Sal alquimista, o suporte, o receptculo, a priso. Paralelamente, podemos dizer que Ado tornou-se o Sopro, que Eva doou o Sal, e que o Caim do Gnesis o Mercrio dessa trade simblica. Temos o que a alquimia conhecia tambm pelos nomes de Rei, de Rainha e de Servidor dos sbios... Compreende-se tambm porque, em todos os seus graus, a Matria Universal vivente, assim como a admite a antiga alquimia e a moderna qumica, e como, em suas manifestaes, ela pode ser mais ou menos consciente e inteligente. Atravs dos quatros

reinos da Natureza, mineral, vegetal, animal, hominal (entre os quais no h qualquer soluo de continuidade), o Homem-Arquetpico, o Ado-Kadmon, a Inteligncia demirgica, que se manifesta, dispersa, esbanjada, aprisionada. esse o revestimento das peles de besta de que nos fala o gnesis : E Deus fez para o Homem e para a Mulher vestes de peles e os revestiu delas... (III,21). Esse Universo novo tem igualmente se tornado o refgio das Entidades decadas. Elas tem se refugiado a para se distanciar ainda mais do Absoluto, na quimrica esperana de escapar das Leis eternas, onipresentes. Os Seres malficos tem assim um interesse primordial em que esse Homem, disperso mas onipresente no seio da Matria constitutiva do Universo visvel, continue a organizar e animar esse domnio, desde ento o deles. Como a alma do Homem-Arquetpico est prisioneira da Matria universal, a alma do homem individual est prisioneira de seu corpo material. E a morte fsica (o nico efeito significativo que ele ganhou, nos diz o gnesis....) e as reencarnaes que se sucedem so os meios pelos quais as Entidades decadas manifestam sua ascendncia sobre o Homem. Compreende-se melhor a palavra do Redentor, ouvida pelos Profetas, com Isaas: morte, onde est tua vitria? morte onde est teu aguilho... (o aguilho dos sentidos, que incita a alma separada a se reencarnar em seu corpo material). O Poder, a Sabedoria, a Beleza que se manifestam ainda nesse Universo material, so esforos do Homem-Arquetpico para retornar ao que era antes de sua Queda. As qualidades contrrias so provenientes das entidades decadas, a fim de manter o clima que elas quiseram faz-lo criar, para substituir a tal como elas quiseram anteriormente, quando elas deliberadamente interromperam seu retorno ao Absoluto. O Homem-Arquetpico no retomar a posse de seu primitivo Esplendor e de sua Liberdade a no ser se separando dessa matria que o engolfa por todos os lados. Para isso, necessrio que todas as clulas que o compem (ou seja, os homens individuais) possam, aps suas mortes naturais, reconstituir o Arqutipo, a se reintegrar definitivamente, escapando assim dos ciclos de reencarnao. Assim, os Microcosmos reconstituiro o Macrocosmo. Os Homens-Arquetpicos, reflexos materiais do Arqutipo, so, portanto, igualmente (alguns degraus abaixo) reflexos divinos. Como o Arqutipo , ele tambm, o reflexo de Deus, do primitivo Verbo Criador ou logos, do Esprito-de-Deus do qual fala o gnesis. Nisto consiste portanto o Grande Arquiteto do Universo. Todo culto de adorao dedicado a este ltimo portanto um culto satnico, porque prestado ao homem e no ao Absoluto. por isso que a Maonaria o invoca sem ador-lo. Mas, porque o Homem mergulhado na atmosfera demonaca desse mundo Material onde ele respira a cada instante o intelecto malfico, nos diz Martinez de Pasqually, e que ele parece estar em m posio para a resistir, o criador restabeleceu o equilbrio destacando de seu Crculo Espiritual Divino um Esprito Maior para ser o guia, o conselheiro e o companheiro do Menor que foi emanado e desceu da Imensidade Celeste para ser incorporado

ao Mundo Material (ou centro da matria elementar) para seguir atuando, segundo seu Livrearbtrio, na esfera terrestre. Mas, o conselho de um Esprito Maior no suficiente. necessrio ainda o socorro operativo de um Eleito Menor. A capacidade que lhe confere sua reconciliao dupla. Ele transmite diretamente as instrues do Criador acerca do culto tergico que deve ser prestado; ele comunica aos homens de desejo aos quais ele enviado os dons que ele prprio recebeu, marcando no carter deles o selo mstico sem o qual nenhum Menor pode ser reconciliado. Essa ordenao misteriosa a condio essencial de sua reconciliao, pois sem ela, quaisquer que seja seus mritos pessoais, um Menor permanece na privao, quer dizer, sem comunicao com Deus. Daremos ainda alguns detalhes sobre a Pneumatologia de Martinez. Preparamos para outro lugar um estudo especial sobre sua Doutrina e seus trabalhos.

a) Os seres espirituais so os Eons da gnose, as Idias-Matrizes que vivem no seio da Divindade. b) Os Espritos Superiores, ditos ainda Espritos Denrios, ou Espritos Divinos, so as entidades sephirticas da Cabala, os Nomes Divinos.

Os Espritos Maiores asseguram a correspondncia do homem com Deus, limitando o domnio inferior, composto pelos mundos celestes e terrestres. Agentes das Leis do Universo, estes seres Supra-celestes so responsveis pela conservao do tempo, ou seja, da Energia Vital no Mundo Material, mas eles no tm poder de produzir essncias materiais.

Os Espritos Inferiores garantem a existncia da Matria. So de qualquer modo as Foras dos Elementos, os Seres da Regio Celeste astral Superior, os Gnios Planetrios, estelares, etc...

Os Espritos Menores, ou Menores Espirituais asseguram a Terrestre edificao do Mundo Material. So principalmente as Almas Humanas.

Essa ltima classe se subdivide em quatro sries:

a) Menores Eleitos: So dez grandes guias da Humanidade: Abel, Enoque, No, Melquisedek, Jos, Moiss, David, Salomo, Zorobabel, Jesus. (2).

b) Menores Regenerados: Esses so os Adeptos, os Mestres na doutrina espiritual. Esse estgio aquele ao qual tm atingido os Rosa-Cruzes.

c) Menores Reconciliadores: Esses so os iniciadores da ordem, dos graus inferiores.

d) Menores em Privao: Esses so os Profanos.

* * *

Para escapar dos ciclos das reencarnaes sucessivas neste mundo infernal (inferno: lugar baixo), necessrio que o Homem individual se desassocie de tudo do que o arremessa na Matria, livrando-se assim da escravido das sensaes materiais. Lhe necessrio tambm se elevar moralmente. Contra essa tendncia rumo Perfeio, as Entidades decadas lutam sem cessar, tentando de mil maneiras, a fim de atir-lo no seio do mundo visvel e de conservar sobre ele seu imprio oculto. Contra elas, o homem individual deve lutar, desmascarando-as e rejeitando-as para fora de seu domnio. Ele assim chegar, por um lado, Iniciao - que lhe religa aos elementos do Arqutipo j reunidos e constituindo a exotrica Comunho dos Santos-, por outro lado, pelo Conhecimento Libertador, que lhe ensina os meios de apressar, para o resto da Humanidade cega, e pelo seu trabalho pessoal, a ultrapassagem definitiva. Nessas ltimas possibilidades, ento principalmente as grandes Operaes Equinociais, que tendem a purificar a Aura terrestre por meio de exorcismo e de conjuraes, submetidos aos ritos de Alta Magia e que os Elu-Cohens denominavam os Trabalhos ou o Culto.

Somente quando, desta definitiva liberao individual, ocorrer enfim a grande liberao coletiva, nica a permitir a reconstituio dos arqutipos, e depois sua reintegrao no Divino que a emanou outrora. Abandonada si-mesma por seu animador, o Mundo da matria se dissolver, no sendo mais vivificado, harmonizado, conduzido, pelo Arqutipos. Sob o impulso, naturalmente anrquico, das Entidades decadas, esta desagregao das partes do Todo se acelerar. O Universo acabar ento; ser o fim do Mundo anunciado pelas tradies universais. Como um livro que viramos, o cu e a terra passaro...! A essncia divina recuperar gradualmente as regies de sua essncia de onde ela foi primitivamente retirada. As iluses momentneas, batizadas com o nome de criaturas, de seres, de mundos, desaparecero porque Deus tudo, e Tudo est em Deus, embora nem Tudo seja Deus ! O Absoluto nada tirou de um Nada ilusrio, que somente tivesse existido fora de Si, sem ser Elemesmo. Nada alm desta retrao da divina essncia, teria permitido a Criao dos Mundos, anglicos, materiais, etc... Como tambm esta retrao desta mesma essncia, que permitiu a emanao dos Seres espirituais. E desta maneira se efetuar a simblica vitria do bem sobre o Mal, da Luz sobre as Trevas, por um simples retorno das coisa ao Divino, por uma re-assimilao dos seres purificados e regenerados. Este o esotrico desenvolvimento da Grande Obra Universal.

Notas: 1. ( N. do T.) Grifo nosso. ** Traduzido de Ambelain, Robert : Le Martinisme: histria et Doutrine (Cap. II), Paris, Editions Niclaus, 1946, pp 30-40

S-ar putea să vă placă și