Sunteți pe pagina 1din 6

Ano 4 - n 98 - Curvelo,1 a 31 de julho de 2.011. SITIOMARAVILHAARAUA/MG 14/07Coberturanosolousandopalhademilho e bagao de cana, na Zona 04, contribuindo para Aconteceu melhorarareacompactada.

da. 04/07 e 11/07 Entregamos vrios alimentosao Projeto Ser Criana, valorizando o hbito da Acontece alimentaosaudvel: 15/07AsmudasdeabacaxidoadasaoStiopelo 174kg(centoesetentaequatroquilogramas)de Ncleo Cruzinhas so plantadas na beira do lago mandioca, repolho, beterraba, cenoura, feijo e paraampliaraflorestadealimentos. abbora; 102 kg (cento e dois quilogramas) de molho de Acontecer alface,rcula,couveemostarda; 22/07 Visita dos voluntrios da C&A, Projeto 69kg(sessentaenovequilogramas)debanana; Bagagem, com o objetivo de conhecer as prticas 13 (treze) dzias de ovos e 13,720 kg (treze, dapermacultura. setecentosevintequilogramas)defrango. 25/07 Entrega de verduras aos Projetos Ser Ao Projeto Ao Social, entregamos 55 kg CrianaeAoSocial. (cinquenta e cinco quilogramas) de abbora e mandioca; 30 (trinta) molhos de rcula, alface, mostarda, salsa e cebolinha e 69 kg (sessenta e CAMINHODASGUASARAUA/MG nove quilogramas) de cana, com objetivo de melhoraraqualidadedaalimentaodosidosos. ChapadadoLagoo Aconteceu 01 a 02/07 Oficina de recuperao e preservao de nascentes, realizada na Escola Municipal So Vicente, com a participao de 23 (vinte e trs) pessoas, entre moradores da comunidade, alunos e professores. Durante a oficina,fizemosumavisitabeiradeumanascente para discutirmos os procedimentos mais importantesnocuidadocomomeioambiente. 05/07 Doao de 20 (vinte) mudas de nim Escola Municipal So Vicente, comunidade Malhada Preta. Atravs da doao, iniciamos o 04/07 Produzimos 500 (quinhentas) mudas de reflorestamentodosarredoresdaescola. pinho que sero doadas ao Projeto Caminho das guas. 07 e 08/07 Cercamento de uma nascente na propriedadedeSidinlia,nacomunidadeTesouras 04/07 400 (quatrocentas) mudas de pinho de Cima. A cerca, alm de contribuir para mansoforamplantadasnasmargensdorio.Dessa recuperaodamatanativa,evitarapassagemde forma,recuperaremosasreasdegradadas. animais. 07/07Doaode145(centoequarentaecinco) 13/07EncontroentreoGrupoGestordaAPAe mudas de nim indiano s comunidades Olinto entidades locais, realizado no Sindicato dos Ramalho,AlfredoGraaeCruzinhas.

TrabalhadoresRurais,paraplanejamentodeaes de preservao da Chapada do Lagoo. Entre as vriasatividadesplanejadas,asfamliasvisitaroa rea para que possam conhecer e realizar as propostasdeinterveno. Acontece 15/07Visitasnascentesdascomunidadesgua Branca, Tesouras de Baixo e Barra do Crrego Narciso. Dessa forma, possvel conhecer a realidade de cada uma das comunidades, incentivandoapreservaoambientaldarea. Acontecer 18a21/07MutironacomunidadeTesourasde Cima, com a participao dos agricultores que compem o grupo responsvel pela Casa de Sementes. O Mutiro objetiva a reforma da Casa, pontodetrocaentreosagricultores. NcleoOlintoRamalho Aconteceu 01/07OsfilmesIrmoUrsoeVidadeInseto foram exibidos nas casas de Antnia e Ins. 29 (vinte e nove) crianas participaram da atividade. Na oportunidade, discutimos a importncia da amizadeeapreservaoambiental. 01/07 A Me Cuidadora Maria de Ftima confeccionou duas cestas, feitas com a fibra da bananeira, para colocar as embalagens doadas ao hospital. Assim, evitaremos o uso das sacolas plsticas. 03/07 Oficina comunitria de produo de xarope, realizada nas casas de Ins, Marli e Lia. A partir dessa oficina, as pessoas aprendem a fazer osremdiosnaturais.Contamoscomapresenade 24(vinteequatro)pessoas. 04/07 Produo de 40 (quarenta) mudas de caf,noviveirodacasadeEmilia.Assim,podemos aumentaraproduonosquintaisdosKitscaf. 06/07 Foi colocada a primeira bandeira do Projeto Caminho das guas, no quintal da Me CuidadoraMarlia.

07/07 Doao de 25 (vinte e cinco) mudas frutferas aos alunos da Escola Municipal So Roque e Creche Brincando e Aprendendo. O objetivo mostrar s crianas a importncia de cuidarmosdasplantas.

14/07 Roda de conversa com Milene, funcionria da Critas Diocesana de Araua, realizada na igreja da comunidade Vargem Joo Alves. Milene veio conhecer as aes desenvolvidaspeloCPCD. Acontece 15/07OsalunosdaEscolaMunicipalSoRoque, CrecheBrincandoeAprendendoeEscolaMunicipal OlintoRamalhoassistemaumaSessodeCinema, realizada no Cinema Meninos de Araua. 95 (noventa ecinco) alunos e cinco Mes Cuidadoras participaramdoevento. Acontecer 21/07OsvoluntriosdoProjetoBagagemeC&A visitaro as comunidades Vargem Joo Alves e BancodoSetbal. 25/07 Oficina comunitria, com a produo de pomadamilagrosaerefrigerantecaseiro,realizada na casa de Maria Minervina, em So Joo do Setbal. 26/07 Piquenique no Rio Setbal, com as crianas da Vargem Joo Alves, Olinto Ramalho e BancodoSetbal.

NcleoAlfredoGraa Aconteceu 01/07 Plantio de mudas no viveiro da casa de MariaAparecida.Foramproduzidas50(cinquenta) mudas de figo grande, 50 (cinquenta) mudas de figopequeno,22(vinteeduas)mudasdearaticum, 10 (dez) mudas de pinha, 15 (quinze) mudas de tamarindoe57(cinquentaesete)mudasdecaf. 04/07 A comunidade Alfredo Graa doou 175 (cento e setenta e cinco) mudas frutferas ao ProgramaUmaCriana;UmaVida.Foramdoadas mudasdegoiaba,figoeacerola. 04/07 Doao de uma caixa de limo rosa ao ProjetoSerCriana.EssacaixafoidoadapelaMe Cuidadora Maria Aparecida, da comunidade de AlfredoGraa. 05/07 Oficina de papel march, com alunos da professora Iris, da Escola Estadual Hilrio Pinheiro Jardim. 14 (quatorze) alunos criaram lindas embalagenscomopapel. 06/07 Oficina comunitria na casa de Suzana, com a participao de 15 (quinze) pessoas. Na oficina, experimentamos uma receita de pastel de mandioca.Areceitadiferenteemuitosaborosa! Acontece 15/07Distribuiode15(quinze)mudasdenim indiano e 12 (doze) mudas de caf s famlias da comunidade. As mudas doadas foram plantadas nos quintais com objetivo de reflorestar as reas degradadas. Acontecer 19/07EnsaiosdemsicasparaaFoliadagua, queacontecernoprximodia20. 20/07 Visita do grupo C&A, comunidade de Alfredo Graa. O grupo acompanhar a Pedagogia do Biscoito, o plantio de mudas, uma roda de contaodehistriaeaFoliadasguas. 27/07 Oficina comunitria na casa de Eliene, para fazermos uma receita de torta de talos e bolinho de casca de abbora. O objetivo aproveitaraomximoosalimentos.

NcleoCruzinhas Aconteceu 01/07 Doao de 25 (vinte e cinco) mudas frutferas e nativas s famlias da comunidade do Palmital. As mudas foram distribudas pelas crianas. 02/07 Folia da gua, na comunidade Taioba, comaparticipaode85(oitentaecinco)pessoas. Duranteoevento,tivemosapresentaesteatrais, roda de batuque, contao de histria e muitas outrasatividades. 05/07 Gincana Ambiental com os alunos da Escola Irm Maria Gema, comemorando o dia do padrinho.AsMesCuidadoras,GuardieseGrupo de Apoio da Associar coordenarama gincana. 120 (cento e vinte) alunos participaram do evento. Durante as provas, trs mudas de rvores nativas foramplantadasprximoescola. 06/07 Participao do grupo de Mes Cuidadoras na comemorao da Semana dos Produtores Rurais, realizada no Parque de Exposio de Araua. O grupo apresentou uma pea teatral contando sobre a vida do homem do campo e a produo de farinha e rapadura, to comumnaregio. 11/07 Produo de 150 (cento e cinquenta) mudas de nim, no viveiro da casa de urea, na comunidade Palmital. As mudas sero usadas no reflorestamento de reas degradadas e na produoderepelentesnaturaisparaasplantas. Acontece 15/07 Plantio de mudas nativas e frutferas no terreno de Sr. Antnio. As mudas plantadas recuperamosolodegradado. Acontecer 18/07 Clube do Vdeo, na casa de Zene, com a participao do grupo de Mes Cuidadoras e os Guardies das guas. Na oportunidade, revelaremosonomedoAmigoAnjoProtetor. 20/07 Piquenique com as crianas da comunidadedoPalmitaleGangorrinha. 26/07Construodapilhadecomposto,nacasa deZeni.Apilhasermontadacomosinsumosdo banheiroseco.

Emfoco 04 a 09/07 Oficina de banheiro seco na Escola Famlia de Araua, ministrada por Flvio Duarte. 17(dezessete)alunosparticipamdaconstruodo banheiro.Essatecnologiaincentivaocuidadocom omeioambiente.

COOPERATIVADEDODEGENTE

FABRIQUETASDEARTESANATOARAUA/MG Aconteceu A Serralheria criou a terceira pea da coleo Mulheres do Vale. A pea ficou realmente muito bonita.

Os jovens da Fabriqueta de Tinta de Terra visitaram as lojas e os artesos da cidade. Eles buscavaminspiraoparasuasprodues. Roda de avaliao do trabalho com a Fabriqueta Serralheria. Na oportunidade, destacamos os pontos negativos e positivos do grupo, a participao e o desempenho dos jovens envolvidosnascriaes. Criao de novos produtos em todas as Fabriquetas. 08/07 Recebemos em nosso espao a visita de dez estudantes americanos da universidade de Washington. Eles conheceram a Fabriqueta e adquiriramalgunsdenossosprodutos. Acontece As Fabriquetas de Tinta de Terra e Acessrios criaramnovosprodutosdecouro. Pesquisaparaencontrardiferentestonsdeterra. Pintura do muro da Fabriqueta de Artesanato comtintadeterra. ReproduodepeascriadaspelasFabriquetas. 12a15ParticipaodaCooperativanoEncontro Estadual de Cooperativistas Mineiros, que aconteceemCaxamb,MinasGerais. Acontecer Visita da C&A e Projeto Bagagem, para conheceremonossotrabalho. Criaodeprodutoscomfoconasfeirasdefimde ano. FABRIQUETADESOFTWARESARAUA/MG Aconteceu 05/07RodacomtodosdaequipedoSoftwares, para apresentarmos aos aprendizes a ferramenta MDI Maneiras Diferentes e Inovadoras. Criamos umMDIparaqueogrupopossaaperfeioarainda maisasuatcnica. 11/07 Disponibilizao de informaes sobre o projeto e a cidade de Araua no formato de revistas eletrnicas, no Portal dos Voluntrios da C&A.

Acontece Construo e finalizao do site de Leo Souza designerdeBeloHorizonte. Finalizao da vinheta sobre a Fabriqueta de Softwares. Acontecer ReformulaodositeCaminhodasguas. COOPERATIVADEDODEGENTEEMFOCO Aconteceu Todos os jovens da Cooperativa visitaram o Stio Maravilha e conheceram o trabalho desenvolvido nolocal. Acontece Quinzenalmente,aconteceoencontrodosjovens daDedodeGente.Naoportunidade,discutimosas dimenses da Cooperativa e a importncia da mesmaparaodesenvolvimentodashabilidadesde cadaumdosenvolvidos.

Acontece Filmagem da Colnia de Frias do Projeto Ser Criana. Sesso de Frias, com os alunos das escolas municipais da comunidade Olinto Ramalho. Cerca de 120 (cento e vinte)pessoas assistiram ao filme BeeMovieAHistriadeumaAbelha. Acontecer Filmagem com os visitantes do Intercmbio ComunitrioC&A,ProjetoBagagemeCPCD. Duranteessasemana,serorealizadasatividades nazonaurbanaeruraldacomunidade. Filmagemdosvdeoscomerciais.

SERCRIANAARAUA/MG
Aconteceu Encontro de educadores para programao da ColniadeFrias.Otemadesseano:Aprendendo comosMestresPopularesaCulturadeumPovo. Encontrodepaisparadiscutirmossobreocoroe a oficina com o grupo Ponto de Partida. 40 (quarenta) pais participaram de uma reunio divertidaedinmica. 04/07OficinacomoPontodePartida.Todasas crianas,adolescenteseeducadoresdoSerCriana participaram da atividade. Foram selecionados mais 23 crianas para participarem do Coral MeninosdeAraua. 11/07 Apresentao do CD Furundum, produzido por Josino Medina, s crianas e educadoresdoSerCriana.

FABRIQUETADECULTURA CINEMAMENINOSDEARAUA Aconteceu Produodevdeoparaapresentaodacidadee dascomunidadesProjetoBagagem,CPCDeC&A. Produo de vdeos de um minuto, com o tema CompromissoAmbiental. Visita aos comerciantes para conversar sobre a produodosvdeoscomerciais. Sesso de Cinema com alunos do Colgio Nazareth. 32 (trinta e duas) pessoas assistiram ao filmeOlga.

13/07 Reunio para os pais dos novos integrantes do coro. Na oportunidade, conversaremos sobre o coro e sua rotina de viagens. 14/07InciodaColniadeFriasdoprojeto. 14/07 Pesquisas e visitas aos mestres da comunidade. Na oportunidade, aprendemos receitaspopulares,rezas,crenasecostumes. Acontece 15/07 Programao no Ser criana apresentao de danas, percusso, batuque (ritmosculturais) Confeco de brinquedos para a Folia do BrinquedodaColniadeFrias. Preparao dos figurinos para cortejo do Boi MeninoeManhoso. Visitas aos mestres, moradores dos bairros de Araua, indicados pelas crianas e educadores, para preparao das oficinas que acontecem duranteacolniadefrias. Patrocinadores:

Acontecer 18/07VistadogrupoC&AaoProjetoSerCriana ebairrosdeAraua,ondeserorealizadosCortejo do Boi Menino, roda de batuque no Ser Criana, encontro com os educadores e batuque no bairro Arraial. 19/07PasseionaaldeiadosndiosPancararus. 20/07 Oficinas com os mestres, realizadas nas comunidadesenoprojeto.Atravsdesseencontro, aprenderemosmuitosobreahistrialocal. 21/07FoliadoBrinquedorealizadanarua. 22/07 Exposio das informaes coletadas durante as pesquisas e oficinas. Uma tenda, contendo essas informaes, ser colocada na PraadoCoreto.
Este informativo contou com a contribuio de Hlia Viviane, Luciana Jardim, Regina Poluceno, Edilcia Luiz, Advete Rodrigues, Ana Paula, Diana Ribeiro, Dora e Simone Ceclia.

S-ar putea să vă placă și