Sunteți pe pagina 1din 9

O Programa 5 Esses

Origens O "Programa 5S" foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japo do psguerra, provavelmente inspirado na necessidade, que havia ento, de colocar ordem na grande confuso a que ficou reduzido o pas aps sua derrota para as foras aliadas. O Programa demonstrou ser to eficaz enquanto reorganizador das empresas e da prpria economia japonesa que, at hoje, considerado o principal instrumento de gesto da qualidade e produtividade utilizado naquele pas.

Objetivos O "Programa 5S" foi desenvolvido com o objetivo de transformar o ambiente das organizaes e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionrios, diminuindo desperdcios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituies.

O que o Programa "5S" O "Programa 5S" ganhou esse nome devido s iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa. Essas palavras e suas verses para o portugus so apresentadas abaixo: Seiri- DESCARTE: Separar o necessrio do desnecessrio. Seiton- ARRUMAO: Colocar cada coisa em seu devido lugar. Seisso- LIMPEZA: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho. Seiketsu- SADE: Tornar saudvel o ambiente de trabalho. Shitsuke- DISCIPLINA: Rotinizar e padronizar a aplicao dos "S" anteriores.

Descarte

SEIRI

PARA QUE SERVE Manter no local apenas aquilo que necessrio e adequado execuo das atividades e ao ambiente de trabalho: o que no serve para um setor, pode servir e estar fazendo falta em um outro setor.

COMO PRATICAR Verificar, dentre todos os materiais, equipamentos, ferramentas, mveis etc. aquilo que de fato til e necessrio. Separar tudo o que no tiver utilidade para o setor: materiais quebrados, obsoletos etc. (por exemplo, aquela velha mquina de calcular que ningum usa mais); materiais que no tm utilidade para o servio executado pelo setor (por exemplo, equipamentos substitudos, fios, terminais, etc...); materiais estocados sem excesso (por exemplo, manter no setor duzentas canetas esferogrficas quando o consumo de cinco por ms). materiais j utilizados (por exemplo, Dirios Oficiais antigos). Descartar o que no serve, disponibilizando para outros setores aquilo que no utilizado pelo setor: devolver ao almoxarifado o excedente dos materiais estocados no setor; enviar para venda, como sucata, ou jogar no lixo, aquilo que no tiver outra utilidade.

RESULTADOS Desocupa espaos. Torna mais visveis os materiais realmente utilizados. Torna o ambiente mais claro, confortvel e fcil de limpar. Evita a compra desnecessria de materiais. Aumenta a produtividade. Prepara o ambiente para a segunda fase.

Arrumao

SEITON

PARA QUE SERVE Arrumar e ordenar aquilo que permaneceu no setor por ser considerado necessrio.

COMO PRATICAR Verificar, dentre todos os materiais, equipamentos, ferramentas, mveis etc. aquilo que de fato til e necessrio. Definir critrios para guardar os materiais e organizar os mveis e equipamentos. Tudo deve sempre estar disponvel e prximo ao local de uso. Definir um lugar para cada coisa e o modo adequado de guard-la. Padronizar o nome dos objetos. Criar sistema de identificao visual dos objetos, para facilitar o acesso aos mesmos (cores, rtulos, smbolos). Desenvolver o hbito de guardar os objetos nos seus devidos lugares aps utiliz-los.

RESULTADOS Racionaliza os espaos. Facilita o acesso aos materiais e equipamentos, reduzindo o tempo de busca. Evita estoque em duplicidade. Racionaliza a execuo das tarefas. Melhora o ambiente de trabalho, reduzindo o esforo fsico e mental. Prepara o ambiente para a terceira fase.

Limpeza

SEISSO

PARA QUE SERVE Deixar o local limpo e as mquinas e equipamentos em perfeito funcionamento.

COMO PRATICAR Fazer uma faxina geral, limpando pisos, paredes, armrios, mesas, arquivos, mquinas e equipamentos etc. Acionar regularmente, ou sempre que necessrio, o pessoal encarregado da limpeza. Acionar regularmente, ou sempre que necessrio, o pessoal encarregado da manuteno de mquinas e equipamentos. Evitar sujar o local desnecessariamente, desenvolvendo hbitos de limpeza: lixo na lixeira, mesas limpas, mquinas cobertas etc. Limpar os objetos antes de guard-los.

RESULTADOS Conscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado: manter o local de trabalho limpo tarefa de todos, no apenas do pessoal da limpeza. Cria um ambiente de trabalho saudvel e agradvel. Melhora a imagem do setor, da instituio e, por extenso, dos seus funcionrios. Incrementa a qualidade de vida na instituio. Prepara o ambiente para a quarta fase.

Sade

SEIKETSU

PARA QUE SERVE Desenvolver a preocupao constante com a higiene em seu sentido mais amplo, tornando o lugar de trabalho saudvel e adequado s atividades ali desenvolvidas.

COMO PRATICAR Adotar como rotina a prtica dos trs "S" anteriores. Estar atento s condies ambientais de trabalho, tais como iluminao, ventilao, ergometria dos mveis etc., melhorando-as e adequando-as s necessidades. Promover o respeito mtuo, agindo com polidez e criando um ambiente propcio ao relacionamento interpessoal. Adotar hbitos de cuidado com a sade e higiene pessoal. Criar um ambiente harmonioso que leve em considerao a esttica (beleza) do local de trabalho.

RESULTADOS Reduz acidentes. Melhora a sade geral dos funcionrios. Eleva o nvel de satisfao dos funcionrios. Facilita as relaes humanas. Divulga positivamente a imagem do setor, da instituio e dos funcionrios.

Prepara o ambiente para a quinta fase.

Disciplina

SHITSUKE

PARA QUE SERVE Melhorar constantemente. Desenvolver a fora de vontade, a criatividade e o senso crtico. Respeitar e cumprir as rotinas estabelecidas.

COMO PRATICAR Tornar a prtica dos "S" anteriores uma rotina a ser cumprida disciplinadamente. Compartilhar objetivos. Difundir regularmente conceitos e informaes. Agir com pacincia e perseverana no cumprimento das rotinas. Transformar a disciplina dos "5S" em autodisciplina, incorporando definitivamente os valores que o programa recomenda. Criar mecanismos de avaliao e motivao. Participar ativamente dos programas de treinamento.

RESULTADOS Elimina a necessidade do controle autoritrio e imediato. Facilita a execuo das tarefas. Aumenta a possibilidade de obteno de resultados de acordo com o planejado. Possibilita o autodesenvolvimento pessoal e profissional. Incrementa a qualidade geral dos servios e das relaes interpessoais.

Prepara a instituio e os seus funcionrios para a implantao de Programas da Qualidade mais abrangentes.

O "Programa 5S" e a Cidadania O "Programa 5S" prope cinco iniciativas, cinco aes que visam transformar o ambiente de trabalho. Ao fazer isso, entretanto, transforma tambm a atitude das pessoas com relao a esse ambiente, aos seus colegas e a si mesmas. Parece exagero, mas no . O "Programa 5 S" mais do que uma ferramenta administrativa. uma proposta de reeducao, de recuperao de prticas e valores freqentemente esquecidos, mas certamente conhecidos e prezados por todos. De fato, as atitudes sugeridas pelo "Programa 5 S" parecem bvias. Todos concordam que um ambiente sem entulho mais agradvel do que um local entupido de tralhas que mal sabemos para que servem. Ningum questiona ser mais fcil trabalhar em um ambiente bem arrumado, do que em meio baguna. claro que um lugar limpo muito melhor do que um outro cheio de lixo e sujeira. Ns sabemos perfeitamente que atitudes como essas, antigamente chamadas "virtuosas", tornam a vida mais agradvel, mais saudvel, mais produtiva. Apenas nos esquecemos disso. Ou ento achamos que o local onde trabalhamos "no merece" o nosso esforo nesse sentido, talvez por pensarmos que "esse no trabalho nosso". Por esse motivo, o "Programa 5S" foi concebido para ser aplicado tambm fora do ambiente de trabalho. Ele prope que faamos uma reflexo sobre a nossa vida, sobre o modo como nos comportamos com relao a ns mesmos, aos nossos parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho. Em relao nossa casa, nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, nosso pas. Em resumo, o "Programa 5S" questiona a nossa situao enquanto cidados, enquanto membros ativos de uma sociedade organizada e democrtica, onde cada indivduo tem direitos e obrigaes e deve esforar-se para cumprir estas e fazer valer aqueles. O "Programa 5S" pode ser o primeiro passo para que reconquistemos mais um "S" - o Senso de Justia - atravs do qual atingimos tambm o senso da proporo, o senso da beleza, o sentido da cidadania, e sem o qual jamais conseguiremos perceber a necessidade de vivermos numa sociedade eqitativa e democrtica.

Edson Caetano Fonte: Pesquisas junto ao site do IPEM-SP

S-ar putea să vă placă și