Sunteți pe pagina 1din 11

Oilpocalipse no Golfo do Mxico: vislumbres de uma ontologia semitica

Dbora de Carvalho Pereira (UFMG) debcarpe@gmail.com

Resumo: Este artigo reivindica a aplicao interdisciplinar das Teorias da Significao especificamente a semitica peirciana para tratar da representao ontolgica do conhecimento a partir de processos colaborativos virtuais de indexao social. introduzido o conceito de folksonomia como essencial para caracterizar formas de classificao semitica de termos que emergem nos ambientes de compartilhamento de informao digital. A anlise de relaes presentes no Youtube em torno das representaes do signo mancha de leo da BP no golfo do Mxico com o seu objeto, pela diviso tridica da semitica peirciana (cone, ndice e smbolo), refora a concluso que as redes sociais so um catlogo panormico das facetas de um signo no contexto digital. Palavras-chave: Ontologia; Folksonomia, Semitica, #bp_oil.

1. Introduo A ontologia, enquanto conhecimento do ser, conceito originrio da Grcia antiga, propunha platonicamente a representao do conhecimento, o ser enquanto ele prprio e suas relaes dentro de sistemas de significao. Mas, em suas atualizaes contemporneas, o conceito evoluiu para o que estudiosos da Cincia da Informao e Computao denominam hoje de ontologias (GUARINO, 1997; GRUBER, 1993; SILVA, 2008), sistemas controlados de organizao da informao, focados na recuperao de dados, geralmente denominados de inteligncia artificial e gesto do conhecimento1 (CHOO, 2003). Assim, comunidades de saber so isoladas e classificadas para construo de conhecimento em domnios especficos, por exemplo, nas reas de medicina ou de direito (BAX e CERQUEIRA, 2007). Nestas pesquisas, percebe-se que organizar os significados tem sido cada vez mais uma tendncia rgida de controle tcnico por softwares automatizados. H nos estudos de gesto, uma viso mercantilista voltada para performance organizacional, em detrimento de estudos cognitivos, pois no so discutidos os conflitos implcitos na perspectiva da significao social destes processos. Para suprir essa lacuna, este artigo prope uma anlise interdisciplinar entre a Cincia da Informao e as Teorias da Significao (especificamente a semitica peirciana), que entende ontologia como um arcabouo de significados para determinado tema, em constante processo de significao:

Ora, nenhum vocbulo apresenta um s significado. Ademais, se o sentido igual ao significado, acabamos tendo frase como essa que, certamente, ouvimos em muitas organizaes: Aqui, X quer dizer Y. E ocorre uma espcie de engessamento do processo de semiose que vai na contramo do prprio sentido da palavra semiose: a gerao infinita de sentidos. (PINTO, 2009, P.82)

Para contextualizar a existncia de processos ontolgicos de semiose na construo do conhecimento, este artigo apresenta no segundo item reflexes sobre a Folksonomia, enquanto insumo de conhecimento que emerge das redes scios tcnicas, nas quais existe uma apropriao informacional evidente na composio de linguagens de indexao pelos usurios. Embora haja alguns estudos que tratem o tema (LIMPENS e tal 2008), surgem questes: como transformar classificaes colaborativas em ontologias? Como combinar a dinmica da atribuio livre com a complexidade do controle do vocabulrio? O terceiro item experimenta este dilema, ao apresentar a metodologia de apreenso do mundo da semitica peirciana para analisar a experincia de significao do objeto desastre do leo da BP no golfo do Mxico, se referindo representao no site Youtube do acidente de vazamento de leo no mar pela empresa petrolfera inglesa British Petroleum - BP em maio de 2010. No quarto item so feitas as consideraes finais, que apontam as folksonomias como semnticas emergentes que revelam tendncias sociais.

2. Folksonomia: processos de indexao colaborativos A Web 2.0 um conjunto de princpios que definem padres de negcios na rede mundial de computadores (OREILLY, 2005), caracterizada por arquiteturas de informao participativas e gesto colaborativa de grandes bases de dados. Exemplos so o Del.icio.us, criado em 2003 e o Flickr, de 2004, que permitem, na web, respectivamente a indexao de endereos pertinentes e a organizao e o compartilhamento de imagens. Eles so a materializao do que o criador da internet, Tim Berners-Lee, imaginou como a funo cognitiva da rede, explcito no famoso artigo The Semantic Web (BERNERS-LEE et all 2001). Usurios estruturam dados e buscadores identificam contedos indexados (BREITAM, 2005; PICKLER, 2007; FEITOSA, 2006; MIKA, 2006), o que causa uma mudana relevante na relao dos sujeitos com os objetos informacionais. Tags, posts, blogs, wikis so instrumentos
1

Embora reconhecemos que inteligncia artificial e gesto do conhecimento tm escopo de atuao muito amplo que apenas ontologias.

da Web Social e possibilitam a comunicao coletiva ao mesmo tempo em que fazem a interface com mecanismos complexos e formais de representao computacional. A Web Semntica transforma as culturas no mundo, confirmando o que Manovich previu como Transcodificao Cultural (MANOVICH, 2001, p. 45), ou o processo de customizao das interfaces digitais, que se tornam simultaneamente interfaces culturais. Temos acesso, atravs dos mecanismos de busca, as dimenses ontolgicas de eventos que ocorrem no mundo, em tempo real. Cunhado pela primeira vez por Thomas Vander Wal2 em 2004, a partir da juno das palavras Folk (Povo) + Taxonomy (Taxonomia), folksonomia significa o uso da linguagem natural em arquiteturas da informao pelas quais redes sociais alimentam bancos de dados (MIKA, 2006; SPITERI, 2007; CATARINO e BAPTISTA, 2006). Pessoas marcam com etiquetas (tags) ou com palavras-chaves (metadados) contedos a ser evidenciados, agregam valor formando nuvens de indicadores (tag clouds), em contextos sociais participativos. A indexao emerge de maneira bottom-up, forma-se um sistema de classificao de contedos web gerado pelos usurios que permite aos mesmos atribuir tags aos seus recursos digitais favoritos atravs de palavras ou frases selecionadas de uma linguagem natural (NORUZI, 2006, p. 1). Assim, surge uma metodologia da construo do conhecimento, a etiquetagem social (YUNTA, 2009; JIMENEZ et al 2009) para organizar a representao de contedos na Web. Pontos positivos destes sistemas de classificao distribuda so a constante atualizao da terminologia, a dinamicidade das marcaes, flexibilidade e interatividade entre aplicaes. Pontos negativos so a impreciso conceitual, o alto nvel de subjetividade das marcaes e a inconsistncia no vocabulrio (NORUZI, 2006). A hibridao de ferramentas favorece a eficcia desses aplicativos, junto interoperabilidade, que considerada como a capacidade de sistemas (autnomos ou no) se comunicarem de modo transparente entre si, devido adoo de padres comuns e protocolos que permitem o uso compartilhado de informaes (MOURA, 2009, p.198). A ampliao dos processos de produo e compartilhamento de informao tem resultado em uma relativa autonomia dos sujeitos, que so atores heterogneos e fractais em espaos sociais interconectados. A Cincia da Informao se pauta pelo usurio que, se antes era o pblico alvo, controlado, delimitado, neste momento
2

Disponvel em HYPERLINK "http://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_Vander_Wal" http://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_Vander_W

Marcelo Resende 4/3/10 00:40 Formatted: Font:(Default) Arial, 9 pt, Portuguese (Brazil), Expanded by 0,2 pt Marcelo Resende 4/3/10 00:40 Formatted: Font:(Default) Arial, 9 pt, Portuguese (Brazil), Expanded by 0,2 pt

al

acessado em 14 de novembro de 2009.

deixou de ser passivo, e a folksonomia demonstra ser uma estratgia vivel para a classificao de informaes em redes sociais, principalmente por sua flexibilidade em acomodar a diversidade cultural que tais redes se propem a acolher (AMSTEL, 2007, p. 20). Comunidades de saberes resultam de reunies de indivduos em interao em uma rede social, que manipulam, trocam e produzem informao ligada a um domnio de interesse. Segundo Cointet (2009), na interao em sistemas sociais complexos onde trafegam contedos distribudos, o saber adquire um sentido mais amplo: o conjunto de processos que d lugar produo de artefatos culturais distribudos, discutidos e negociados em uma rede social. A agregao semntica permite caracterizar as redes cognitivas (COINTET, 2009), que revelam acordos semiticos e so a combinao de trs redes em evoluo: a rede social, que traduz as interaes inter-individuais; uma rede scio-semntica ou scio-semitica, que descreve como as entidades se mobilizam; e uma rede semntica, referente s estruturaes no conjunto de entidades semiticas, que podem ter predomnios de funo de acordo com as relaes das divises triadicas propostas por Charles Sanders Peirce (2000), que sero descritas no prximo item.

3. A semitica peirciana e a mancha de leo no golfo do Mxico: signum pictorium Semitica a cincia que estuda os infinitos sistemas de linguagem, passvel de ser aplicada organizao do conhecimento e viso de mundo peculiar de cada sistema (PEIRCE, 2000). muito utilizada para o estudo de linguagens hbridas, como o audiovisual e o hipertexto (ECO, 1977, no entanto, outros campos disciplinares, como a filosofia, comunicao e artes aplicam a teoria semitica para compreender seus sistemas de significao (NTH, 1995). Peirce desenvolveu trs categorias fenomenolgicas (primeiridade, secundidade e terceiridade) para explicar o modo como os processos de produo de sentido se do em nossa mente (SANTAELLA, 2002). A idia de primeiridade a da mnada, da qualidade primeira, novidade. Por exemplo, o mar, em sua imensido, sem nenhuma classificao (se mar calmo, agitado, limpo ou sujo). apenas o primeiro entendimento acerca de algo subjetivo, sem comparao e sem referencial. Mas, um signo para ser compreendido, exige o conflito, quando o processo de semiose alcana a secundidade. a formao da dada. Para Santaella (2002), Agir, reagir, interagir e fazer so modos marcantes, concretos e materiais de dizer o mundo, interao dialgica, ao nvel da ao, do homem com sua historicidade

(SANTAELLA, 2002, p. 50). Essa reao por exemplo a representao do mar numa placa escrita poludo: imprprio para nadar (j no mais o mar repleto de possibilidades), mas aquele que provoca uma reao, a de no seguir adiante. Por terceiridade, Peirce entende ser o mediador entre o primeiro e o segundo. O comeo o primeiro, o fim segundo, o meio terceiro (SANTAELLA, 2002, p. 92). A sensao da noo geral de mar (objeto) mais a contextualizao de uma placa probicionista por poluio (signo) leva ao entendimento que algo sujou o mar. A reao que este processo de signficao produziu na mente interpretadora a idia mais simples de terceiridade, associada ao signo, onde queremos chegar para analisar variveis de representao. Um signo representa algo para a idia que provoca ou modifica (SANTAELLA, 2002, p. 93). Por estas trs categorias o ser humano entende o mundo (a parte acessvel a cada um), porque o representa, e s entende essa representao porque est ligada a outra, e outra, infinitamente, em cadeias de relaes tridicas. Esse conceito de signo dividido em trs tricotomias, a primeira que relaciona o signo consigo mesmo (representmen), a segunda conforme a relao do signo com seu objeto e a terceira que relaciona o signo com seu interpretante. A diviso segue a lgica de percepo dos fenmenos, que vai da possibilidade, passa pelo desempenho (observncia dos fatos) e conclui na certeza, hbito ou lei. Dessas trs tricotomias, foi abordada mais especificamente a primeira, que relaciona o signo com seu objeto, que define trs tipos de signos: cone, ndice e smbolo. No cone h uma predominncia de primeiridade, portanto, no h uma representao e sim uma apresentao, algo que serve para contemplar, mas que necessariamente no significa algo mais delimitado, o desafio aos sentidos para complementar uma significao. O ndice aquele que representa seu objeto por fora de uma extenso fsica, pois envolve uma relao efetiva com seu objeto na esfera material (COELHO NETO, 1999, p. 58). O smbolo um processo de interpretao determinado por uma conveno, e varia de acordo com a experincia colateral do observador. A capacidade de apreenso do significado aumenta proporo do grau em que o intrprete est inteirado das regras e normas da dimenso cultural no qual este signo est inserido: Um smbolo o signo que se refere ao objeto que denota, em virtude de uma lei, normalmente um associao de idias gerais (NTH, 1995, p. 83). Na inteno de garimpar nas redes sociais a ontologia semitica do desastre ecolgico do vazamento de leo no golfo do Mxico em maio de 2010, e sua relao com a responsabilidade da empresa BP, foi realizada uma busca no site Youtube, por ser o de maior

evidncia para retornar informaes imagticas sobre a consulta de termos indexados colaborativamente. A metodologia consistiu em assistir os vinte primeiros vdeos que retornam na busca pelos dois termos unidos bp oil3 (ver tabela 1) e classific-los primeiramente quanto a serem uma produo caseira ou de empresa de mdia especializada. Resultado: treze obras amadoras (de indivduos e ONGs) e sete de veculos de mdia especializada. Depois, a segunda categorizao classificou as obras de acordo com a primeira diviso tridica de signo proposta por Charles Sanders Pierce, relacionada ao seu objeto (no caso o vazamento de leo), separando os vdeos em icnicos, indexicais e simblicos. Os vdeos indexicais, com nove ocorrncias, so bastante informativos. Foram considerados assim principalmente os de mdia especializada, com nmeros, dados, imagens, declaraes polticas e econmicas oficiais relacionados ao evento, mas tambm os vdeos caseiros de indivduos indignados com a irresponsabilidade da BP e do governo norte-americano com o desastre, onde realmente emerge a noo do conflito tpica da secundidade, o discurso exaltado filmado em plano fechado do rosto do sujeito e as montagens feitas por ONGs, complementam a mensagem com textos explicativos. Em seguida, com seis vdeos, esto os simblicos. Foram categorizados assim as animaes e simulaes em que a imagem-mancha se transforma numa lei: no h dvidas sobre a tragdia, que associada a outros smbolos (como as stiras do Super Mario Bros e Acquaman). No vdeo 15 essa relao se expressa de modo mais evidente, a logomarca do BP, uma flor de ltus colorida, manchada de marron (em aluso ao leo) o que comprova a agregao semntica do desastre na contaminao da identidade visual da empresa. Dentre as simulaes, a da Al Jazeera (vdeo n 8 da tabela 1) oferece solues mirabolantes para o problema, com um grfico simples, longe de representar a complexidade do evento. Um outro, tambm considerado simblico, apresenta uma experincia em laboratrio de um jarro dgua sendo poludo por uma seringa de leo, e como ele pode ser separado com areia e centrifugao. Ou seja, isolaram totalmente o problema dentro de um laboratrio, afastando-o cognitivamente das experincias colaterais mar, vento, animais marinhos, pescadores Com apenas quatro vdeos, esto os icnicos. So imagens abstratas do mar, com pouca ou nenhuma informao em udio, a no ser msica instrumental de fundo. Nota-se que o vdeo
3

Embora no mbito da pesquisa de doutorado na qual este artigo est inserido outros termos associados ao caso estejam sendo estudados, pelo limite e formatao deste trabalho, escolhemos apresentar somente a busca pelo termo bp oil.

n 12 o mesmo do n 9 (ambos na tabela 1), mas o primeiro no tem udio e apresenta a informao textual oilpocalipse (que remete a outro universo sgnico do mesmo objeto), enquanto o segundo ambientado por uma msica instrumental, que evoca suspense, drama, inspirando o usurio para que possa completar de forma mais livre e emotiva o sentido.

Tabela 1: Classificao imagtica das representaes no Youtube da mancha de leo no Golfo do Mxico. Imagem do vdeo Titulo do vdeo, tipo de produo e durao BP oil spill cap delayed, produo profissional, 119 BP Slick THE SOURCE 05.07.10.mov produo amadora, 538 The REAL REASON Behind the BP Oil Spill in the Gulf of Mexico 2010 produo profissional, 204 Oil spill trajectory 20100504 produo amadora, 345 BP shows Oil Spill Live Feed as slick scale estimates questioned produo amadora 047 N de exibies Relao do signo com seu objeto Indexical

80913 exibies

119834 exibies

Icnica

135906 exibies

Indexical

103454 exibies

Simblica

258096 exibies

Icnica

BP Oil Spill produo profissional, 411 6

15996 exibies

Simblica

Obama BP Oil Spill produo profissional, 213 7

6876 exibies

Indexical

US oil spill explained, produo profissional 103 8 New Underwater footage of BP oil leak at the source produo amadora 031

1627485 exibies

Simblica

461707 exibies

Icnico

10

BP Oil Spill produo amadora 159 BP Oil Spill: Whos to Blame? produo profissional 227

18242 exibies

Indexical

3400 exibies

Indexical

11

12

BP Gulf Oil Spill Leak Plume Gusher Disaster Video, produo amadora 030 Aquaman on the BP Oil Spill produo profissional 238 BP Oil Spill Hits Louisiana Coastline #1 4-302010 Democracy produo amadora 807 Big Oilmance (Lyrics Below) BP Oil Spill Parody produo amadora 504

133539 exibies

Icnico

37991 exibies

Simblica

13

11323 exibies

Simblica

14

43386 exibies

Simblica

15

16

Super Mario: BP Oil Spill Edition produo amadora 051 BP Oil Spill: Media Lies & the Truth About a Teotwawki Event Happening Now produo amadora 509 BP Oil Spill: Frustrated Plaquemines Parish President Nungesser Lashes Out produo amadora 434 BP Fails Booming School 101 Gulf Oil Spill (MIRROR) produo amadora 822 BP Fails Booming School 101 Gulf Oil Spill.wmv

37998 exibies

Simblica

6745 exibies

Indexical

17

50831 exibies

Indexical

18

60218 exibies

Indexical

19

20

produo amadora 822

62060 exibies

Indexical

Fonte: Youtube. Busca realizada no dia 3 de junho de 2010, s 23h54min.

3. Consideraes Finais A representao do signo do desastre de leo da empresa BP no Golfo do Mxico, multifacetada entre vinte resultados do mecanismo de busca, corrobora a perspectiva de coconstruo permanente no mbito das comunidades de referencia em torno de um determinado domnio ontolgico, que expressa uma pluralidade de pontos de vista. Mais do que o compromisso de garantias conceituais, os vestgios de significados possibilitados pelas folksonomias so insumo para processos semisicos. Percebe-se no Youtube que prticas de representao social do conhecimento criam espaos sociais semnticos, de agregao de conhecimento emprico e racional que convivem sem hierarquias aparentes. Ento, se que se pode dizer que existe vocabulrio controlado no Youtube, percebe-se que este controle emerge das prprias comunidades de conhecimento, e

no um conhecimento racional, no sentido da representao formal do objeto, mas sim fruto de relaes sginicas em torno de um termo. A ontologia semitica remete aos atores implicados (gestores, propositores e usurios) como co-autores incorporados pela interface do aplicativo, a partir do momento que inserem uma obra audiovisual no Youtube. No caso da lista apurada nesta coleta de dados, percebe-se que a origem das obras mais amadora (13 ocorrncias) do que profissional (7 ocorrncias), o que comprova a diversidade cultural dos indexadores/autores e os efeitos do barateamento dos dispositivos e da popularizao dos meios de publicao. Ou seja, podemos concluir que as redes sociais manifestam um catlogo panormico fractal de um determinado domnio ontolgico nos ambientes virtuais, formam nichos de conhecimento especfico, atualizados em tempo real, o que justifica e estimula a crescente necessidade do desenvolvimento de pesquisa da Folksonomia como matria prima para a construo de ontologias.
Referncias AMSTEL, Frederick van. Folksonomia: Vocabulrio descontrolado, Anarquitetura da informao ou samba do crioulo doido? So Paulo, p. 15, 2007. Disponvel em: < http://www.encontroai.org/viewabstract.php?id=34&cf=1 >. Acesso em: 28 nov. 2009. BAX, M P.; CERQUEIRA, R.F.P. Mtodo de Modelagem Domnio-Ontolgica do Direito Positivo Brasileiro. In: VIII ENANCIB, 2007, Salvador BERNES LEE, TIM; HENDLER, James e LASSILA, Ora. The Semantic Web. Scientific American, Maio, 2001 BREITMAN, Karin Koogan. Web semntica: a Internet do futuro. Rio de Janeiro: LTC, 2005. CHOO, C. W. A organizao do conhecimento: como as organizaes usam a informao para criar significado, construir conhecimento e tomar decises. So Paulo: Senac, 2003. 426p. COELHO NETTO, Jos Teixeira. Semitica, informao e comunicao. So Paulo: Perspectiva, 1999. COINTET, Jean Phillipe. Dynamiques sociales et smantiques dans les communauts de savoirs: morphogense et diffusion. Tese de doutorado do Centre de Recherche en Epistmologie Appliqu, Paris, Frana, 2009. ECO, Umberto. O Signo. Traduzido por Maria de Ftima Marinho. Lisboa, Editora Presena, 1977. FEITOSA, Ailton. Organizao da informao na Web: das tags web semntica. Braslia : Thesaurus, 2006. 131p. GRUBER. What is an ontology? 1992. Disponvel em http://www-ksl.stanford.edu/kst/what-is-anontology.html

GUARINO, N. Formal Ontology and Information Systems. in: N. Guarino, (Ed.) Formal Ontology in Information Systems. pp. 3-15, IOS Press, Amsterdam, Netherlands. JIMENEZ, Antonio Garcia et al. Web social y organizacin del conocimiento: algunas claves. In: 9th Congress of the Spanish International Society for Knowledge Organization, 2009, Valencia. p. 1028-1042. LIMPENS, Freddy; GANDON, Fabien; BUFFA, Michel. Rapprocher les ontologies et les folksonomies pour la gestion des connaissances partages: un tat de lrt. 19es Journes Francophones d'Ingnierie des Connaissances (IC 2008), Nancy, Frana, 2008. Disponvel em http://hal.archivesouvertes.fr/docs/00/41/66/93/PDF/123-134.pdf acessado em 30 de maio de 2010. MANOVICH, L. The language of the new media. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2001. MIKA, Peer. Social Networks and the Semantic Web. Nova York, Springer, 2007. MOURA, Maria Aparecida. Informao, ferramentas ontolgicas e redes sociais: a interoperabilidade na construo de tesauros e ontologias. In: 9th Congress of the Spanish International Society for Knowledge Organization, 2009. NORUZI, Alireza. Folksonomy: Why do we need controlled vocabulary? E- prints in Library and Information science, p.7, 2006. Disponvel em: <http://eprints.rclis.org/archive/00011286/ . > Acesso em: 28 nov. 2007. NTH, W. Panorama da semitica: de Plato a Peirce. So Paulo: Annablume, 1995. OREILLY, Tim. What is Web 2.0: Design Patterns and Business Models for the next Generation of Software. 2009. PEIRCE, Charles S. Semitica. So Paulo, Editora Perspectiva, 3ed. 2000. PICKLER, Maria Elisa Valentim. Web semntica: ontologias como ferramentas de representao do conhecimento. Perspect. cinc. inf. 2007, vol.12, n.1, p. 65-83. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v12n1/05.pdf. Acesso em: 15 jun. 2009. PINTO, Jlio. Comunicao Organizacional ou Comunicao no Contexto das Organizaes. In: OLIVEIRA, Ivone de Lourdes e SOARES, Ana Thereza Nogueira. Interfaces e Tendncias da Comunicao no contexto das organizaes. So Caetano do Sul, Difuso Editora, 2009. SANTAELLA, Lcia. O que semitica? So Paulo: Brasiliense, 2002. SILVA, D. L. Uma Proposta Metodologica para Construo de Ontologias: uma perspectiva interdisciplinary entre as Cincias da Informao e da Computao. 156 f. Dissertao, (Mestrado em Cincia da Informao) - Escola de Cincia da Informao, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. SPITERI, Louise F. Structure and form of folksonomy tags. The road to the public library cataloque. Webology, v. 4, n. 2, 2007. Disponvel em: < http://webology.ir/2007/v4n2/a41.html. Acesso em: 28 nov. 2009. O Reilly, p. 20, 2005. Disponvel em: < http://www.oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html >. Acesso em: 22 nov.

10

YUNTA, Luis Rodrguez. Etiquetado libre frente a lenguajes documentales: aportaciones en el mbito de Biblioteconoma y Documentacin. In: 9th Congress of the Spanish International Society for Knowledge Organization, 2009, Valencia. p. 832-845.

11

S-ar putea să vă placă și