Sunteți pe pagina 1din 28

1

A DOUTRINA BBLICA DA TRINDADE


por

Benjamin Breckinridge Warfield

Dr. Benjamin Breckinridge Warfield


(5 Novembro de 1851 - 16 de Fevereiro 1921)

MONERGISMO.COM
Ao Senhor Pertence a Salvao (Jonas 2:9)
www.monergismo.com

CONTEDO
1. O TERMO TRINDADE......................................................................................................... 3 2. APENAS UMA DOUTRINA REVELADA ............................................................................. 3 3. NO H PROVA RACIONAL PARA A DOUTRINA ........................................................... 4 4. A RAZO D APOIO DOUTRINA..................................................................................... 6 5. NO VELHO TESTAMENTO NO REVELADA CLARAMENTE .................................... 7 6. PREPARAO NO VELHO TESTAMENTO PARA A DOUTRINA ................................... 9 7. A DOUTRINA PRESUME-SE NO NOVO TESTAMENTO ................................................... 9 8. A DOUTRINA FOI MANIFESTADA NO FILHO E NO ESPRITO SANTO ...................... 10 9. EM TODO O NOVO TESTAMENTO A DOUTRINA IMPLCITA .................................. 11 10. TODO O ENSINO DE JESUS FUNDAMENTADO NA DOUTRINA................................ 13 11. O PAI E O FILHO, NOS DISCURSOS EM JOO ............................................................... 13 12. O ESPRITO SANTO, NOS DISCURSOS EM JOO ......................................................... 14 13. A FRMULA BATISMAL................................................................................................... 16 14. A GENUINIDADE DA FRMULA BATISMAL ............................................................... 17 15. O TRINITARIANISMO SEGUNDO PAULO...................................................................... 18 16. A CONJUNO DAS TRS PESSOAS, NOS ESCRITOS DE PAULO ............................ 20 17. O TRINITARIANISMO DOS OUTROS ESCRITORES DO NOVO TESTAMENTO ....... 20 18. VARIAES NA TERMINOLOGIA DOS ESCRITORES................................................. 21 19. O QUE OS TERMOS FILHO E ESPRITO SANTO ENVOLVEM.............................. 22 20. A QUESTO DE SUBORDINAO .................................................................................. 24 21. O TESTEMUNHO DA CONSCINCIA CRIST ............................................................... 25 22. A FORMULAO DA DOUTRINA ................................................................................... 26

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

1. O TERMO TRINDADE
A expresso Trindade no uma expresso bblica, nem usamos linguagem bblica quando definimos o que ela expressa como sendo a doutrina de que h um s Deus verdadeiro, mas que na unidade da Divindade existem trs Pessoas co-eternas e co-iguais, iguais em substncia, mas distintas em subsistncia. Uma doutrina assim definida s pode ser considerada como doutrina bblica, desde que aceitemos que o sentido da Escritura tambm Escritura. E a definio de uma doutrina bblica, em linguagem to alheia Bblia, s se pode justificar se aceitarmos o princpio de que melhor conservar a verdade das Escrituras do que as palavras das Escrituras. A doutrina da Trindade est, sem soluo, nas Escrituras: ao se cristalizar dos seus solventes, no deixa de ser bblica, mas surge mais claramente. Ou, para no falar em linguagem figurada, a doutrina da Trindade nos apresentada nas Escrituras, no numa definio formulada, mas em aluses fragmentrias; quando reunimos os disjecta membra na sua unidade orgnica, no estamos abandonando as Escrituras, mas estamos, sim, entrando mais completamente no significado dessas Escrituras. Podemos apresentar a doutrina em termos tcnicos, provida pela reflexo filosfica; mas a doutrina apresentada uma doutrina genuinamente bblica.

2. APENAS UMA DOUTRINA REVELADA


Na verdade, a doutrina da Trindade , simplesmente, uma doutrina revelada. Isto , incorpora uma verdade que nunca foi descoberta pelo raciocnio humano e que no pode ser descoberta, desta forma. Por muito que busque, o homem nunca foi capaz de esquadrinhar, de per si, as cosias profundas de Deus. Por isso, o pensamento tnico nunca atingiu uma concepo trinitariana de Deus, nem mesmo nenhuma religio tnica apresenta, em sua representao do Ser Divina, qualquer analogia com a doutrina da Trindade. H, sem dvida, trades de divindades em quase todas as religies politestas, formadas atravs de influncias vrias. Por vezes, como acontece com a trade egpcia de Osris, ris e Horus, a analogia da famlia humana de pai, me e filho que est na sua base. Por vezes, so o resultado de mero sincretismo: trs divindades adoradas em localidades diferentes que so reunidas numa adorao comum. Por vezes, como na trade hindu de Brahma, Vishnu e Siva, representam o movimento cclico duma evoluo pantesta, e simbolizam as trs fases do Ser, Torna-se e Dissoluo. Por vezes, so, aparentemente, o resultado de nada mais do que uma excntrica tendncia humana de pensar em grupos de trs, o que deu ao nmero trs uma posio muito comum de nmero sagrado (segundo H. Usener). No se podia esperar outra coisa que uma ou outra destas trades fosse apresentada, de quando em quando, como sendo uma rplica (ou mesmo original) da doutrina crist da Trindade. Gladstone encontrou a Trindade na mitologia homrica, tendo o tridente de Poseidon como smbolo. Hegel a encontrou, muito naturalmente, na Trimurti Hindu, que , na verdade, muito semelhante sua noo pantesta da Trindade.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

4 Outros houve que a descobriram na Triratna Budista (Sderblom); ou (no obstante o seu dualismo rude) em algumas das especulaes do Parsesmo; ou, mais frequentemente, na trade imaginria do Platonismo (por exemplo, Knapp); enquanto que Jules Martin est absolutamente convencido de que ela est presente na doutrina neo-estica de Filo dos poderes, em especial quando aplicada explicao dos trs visitantes de Abrao. Nos ltimos anos, a ateno tem-se concentrado antes na Babilnia, e H. Zimmern pensa que os antecedentes da Trindade se encontram num Pai, Filho e Intercessor, que diz ter descoberto na sua mitologia. No deve ser necessrio dizer que nenhuma destas trades tem a mnima semelhana com a doutrina crist da Trindade. A doutrina crist da Trindade incorpora muito mais do que a mera noo de trs, e alm dessa noo de serem trs, essas trades nada tm em comum com ela.

3. NO H PROVA RACIONAL PARA A DOUTRINA


Visto que a doutrina da Trindade no pode ser descoberta pelo raciocnio, tambm no pode ser provada por meio da razo. No h analogias para ela na natureza, nem mesmo na natureza espiritual do homem, feito imagem de Deus. Deus nico na Sua maneira de ser trinitria; e, como no h nada no universo semelhante a Ele, neste respeito, nada h que nos possa ajudar na Sua compreenso. Apesar disso, tm-se feito muitas tentativas para edificar uma prova racional da Trindade da Divindade. H, entre elas, duas que so extremamente atraentes, e que, portanto, tm sido constantemente apresentadas por pensadores especulativos, em toda a era crist. Estas derivam das implicaes, num dos casos, da autoconscincia; no outro, do amor. Tanto a autoconscincia como o amor, diz-se, requerem, para a sua prpria existncia, um objeto para o qual o ser existe como sujeito. Se concebemos Deus como auto-cnscio e amante, no podemos deixar de O conceber como abrangendo, na Sua unidade, por esse motivo, alguma forma de pluralidade. A partir dessa posio geral, se tm elaborado, porm, estes dois argumentos, por vrios pensadores, de formas muito variadas. Por exemplo, o primeiro deles foi desenvolvido pelo grande telogo do sculo XVII, Bartolomeu Keckermann (1614), da seguinte maneira: Deus o pensamento cnscio; e o pensamento de Deus deve ter um objeto perfeito, existindo, eternamente, perante ele; este objeto, para ser perfeito, tem que ser, ele mesmo, Deus; e, como Deus um, este objeto, que Deus, deve ser o Deus que um. , essencialmente, o mesmo argumento que foi divulgado num famoso pargrafo ( 73 de The Education of the Human Race, de Lessing): No deve Deus ter uma representao absolutamente perfeita de Si mesmo, isto , uma representao na qual se deve encontrar tudo quando nEle se encontra? E encontrar-se-ia tudo quanto est em Deus nesta representao, caso a Sua realidade necessria se encontrasse nela? Se tudo, tudo sem exceo, que est em Deus, se encontra nesta representao, ela no pode, portanto, ser apenas uma mera imagem vazia, mas tem que ser uma duplicao real de Deus. evidente que semelhantes argumentos provam demasiado. Se a representao de Deus, de Si mesmo, para ser perfeita, tem que possuir a mesma espcie de realidade que Ele prprio possui, no parece fcil negar que a Sua representao de tudo o mais deve possuir realidade objetiva. E isto seria o mesmo que dizer que a coexistncia objetiva e eterna de tudo quanto Deus pode conceber est presente na prpria idia de Deus; e isto no passa de pantesmo. O erro lgico est na incluso, na perfeio duma representao, de qualidades que no pertencem a representaes, ainda que perfeitas.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

5 Evidentemente, uma representao perfeita deve possuir toda a realidade pertinente a uma representao; mas a realidade objetiva to pouco prpria duma representao que uma representao que a adquirisse deixaria de ser uma representao. Este erro fatal no excedido, mas apenas dissimulado, quando o argumento comprimido, como acontece na maioria das suas apresentaes atuais, e se afirma, meramente, que a condio da autoconscincia uma distino verdadeira entre o sujeito pensante e o objeto pensado, o que, no caso de Deus, seria entre o ego sujeito e o ego objeto. Porm, difcil de entender por que se h de negar a Deus o poder de autocontemplao, gozado por todos os espritos finitos, a no ser custa da hipostatizao deliberada do contemplante e do contemplado. Nem, mesmo, sempre claro que o que conseguimos uma hipostatizao distinta que no uma substancializao distinta do contemplante e do ego contemplado: no tanto, duas Pessoas na Divindade, como dois Deuses. A descoberta de uma terceira hipstase o Esprito Santo continua a ser, no entanto, perante todas as tentativas de construir uma Trindade no Ser divino, um enigma permanente, que encontra, apenas, uma soluo artificial. O caso muito semelhante no argumento derivado da natureza do amor. A nossa simpatia vai para esse antigo escritor valenciano talvez o prprio Valentino que raciocinava talvez fosse mesmo ele o primeiro a assim racionar que Deus todo amor, mas amor no amor, a menos que haja um objeto para esse amor. E vai ainda mais abundantemente para Agostinho, quando buscando uma base, no para uma teoria de emanaes, mas para a doutrina da Trindade, analisa este amor que Deus , na tripla implicao de o amante, o amado e o prprio amor, e descobre, neste trinrio de amor, um anlogo com o Deus Triuno. Porm, necessrio, apenas, que este argumento, assim apresentado duma maneira geral, seja desenvolvido nos seus pormenores, para a sua artificialidade se tornar evidente. Ricardo de S. Vitor elabora-o da seguinte maneira: da natureza de amor que se volte para outro como caritas. Este outro, no caso de Deus, no pode ser o mundo, visto que este amor do mundo seria anormal. S pode ser uma pessoa; e uma pessoa que seja igual a Deus, em eternidade, poder e sabedoria. Porm, visto que no pode haver duas substncias divinas, estas duas Pessoas divinas devem formar uma e a mesma substncia. Contudo, o amor mais perfeito no se pode limitar a estas duas pessoas; tem que se tornar condilectio pelo desejo de que um terceiro seja igualmente amado, como eles se amam um ao outro. Deste modo, o amor, quando concebido perfeitamente, leva, necessariamente, Trindade, e visto que Deus tudo quanto ele pode ser, esta Trindade tem que ser real. Escritores contemporneos (Sartorio, Schberlein, J. Mller, Liebner e, mais recentemente, R. H. Grtzmacher) no parecem ter melhorado muito semelhante declarao. E, depois de dizer tudo isto, no parece muito claro que o prprio Ser, absolutamente perfeito, de Deus, no pudesse fornecer um objeto satisfatrio do Seu todo perfeito amor. Dizer que amor e, por sua prpria natureza, auto-comunicativo, e que, implica, portanto, um objeto fora de si mesmo, parece ser um abuso de linguagem figurada. A prova ontolgica da Trindade no deve ter sido apresentada de forma mais atraente em parte alguma, como o foi por Jonathan Edwards. A particularidade da sua apresentao esta numa tentativa de lhe dar uma certa plausibilidade, por meio duma doutrina da natureza de idias espirituais ou idias de coisas espirituais, como seja, pensamento, amor, terror, em geral. Idias destas coisas, afirma, so apenas

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

6 suas repeties, de modo que aquele que tiver uma idia de qualquer ato de amor, de temor, ou de ira, ou de qualquer outro ato ou movimento da mente, nada mais faz do que repetir o movimento em questo; e se a idia for perfeita e completa, o movimento original da mente reduplicado, em absoluto. Edwards leva isto to longe, que est pronto a contender que, se um homem pudesse ter uma idia absolutamente perfeita de tudo quanto estivesse em sua mente, em qualquer momento do passado, ele seria de novo, na verdade e para todos os efeitos, aquilo que foi naquele momento do passado. E se ele pudesse contemplar, perfeitamente, tudo quanto est na sua mente, em dado momento, tal como , na sua primeira e direta existncia, ele seria, na realidade, dois, nesse momento, ele seria duas vezes, ao mesmo tempo: A idia que ele tem de si mesmo seria ele mesmo, de novo. este o caso com o Ser divino. A idia que Deus tem de Si mesmo absolutamente perfeita, e, portanto, Sua imagem, expressa e perfeita, exatamente como Ele, em todos os sentidos... Mas aquilo que a imagem expressa e perfeita de Deus, e como Ele em todos os sentidos, Deus, para todos os efeitos, visto que nada Lhe falta; nada h na Divindade que a torne Divindade seno o que tem algo exatamente correspondente a ele nesta imagem, o que, portanto, a tornar, igualmente, Divindade. A segunda pessoa da Trindade surgindo, assim, o argumento continua: Sendo assim gerada a Divindade por Deus amar (ou ter) uma idia de Si mesmo, manifestado, numa Subsistncia ou Pessoa distinta, nessa idia, procede da um ato purssimo, e surge entre o Pai e o Filho uma energia infinitamente santa e sagrada, amando-Se e deleitando-Se mutuamente... A Divindade torna-se inteiramente ao, a prpria essncia divina surge e , como que, escalada em amor e alegria. De forma que a Divindade nela se destaca numa outra maneira ainda de Subsistncia, e eis que surge a Terceira Pessoa da Trindade, o Esprito Santo, ou seja, a Divindade em ao, pois no h nenhum outro ato seno o ato da vontade. evidente a falta de lgica deste raciocnio. A mente no consiste nos seus estados, e a repetio dos seus estados, portanto, no a duplicaria nem triplicaria. Se o fizesse, teramos uma pluralidade de Seres, e no de Pessoas num Ser. Nem a idia perfeita de Deus acerca de Si prprio, nem o Seu amor perfeito por Si mesmo, O reproduz. Difere da Sua idia de Si e do Seu amor por Si, precisamente por aquilo que distingue o Seu Ser dos Seus atos. Quando se diz, pois, que nada h na Divindade que a torne Divindade, que no tenha algo que lhe corresponda na sua prpria imagem, basta replicar exceto a prpria Divindade. O que falta imagem, para a tornar uma segunda Divindade, , precisamente, realidade objetiva.

4. A RAZO D APOIO DOUTRINA


Inconcludente que seja todo o raciocnio tal como este, , contudo, considerado como uma demonstrao racional da realidade da Trindade, no deixa de ter valor. Mostra-nos, de forma sugestiva, a superioridade do conceito trinitrio de Deus, em relao Sua concepo como uma mnada abstrata, e, assim, traz um apoio racional, importante, doutrina da Trindade, uma vez que esta doutrina nos foi dada por meio da revelao. Se no inteiramente possvel dizer que no podemos conceber Deus como uma autoconscincia eterna e como amor eterno, sem O conceber como uma Trindade, no nos parece absolutamente necessrio dizer

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

7 que, ao conceb-Lo como uma Trindade, se d uma major riqueza, amplitude e fora nossa concepo que dEle temos, como um Ser autoconsciente e amoroso, e portanto, concebemo-Lo muito mais adequadamente do que sendo uma simples mnada, e nunca ningum que O tenha concebido como uma Trindade, ficar, jamais, satisfeito com um conceito monadista de Deus. Desta maneira, a razo no s exerce o importante servio, negativo, a f na Trindade, de mostrar a auto-coerncia da doutrina e a sua coerncia com toda a verdade conhecida, como lhe apraz este apoio racional positivo, de descobrir nela a nica concepo adequada de Deus, como um esprito auto-consciente e como amor vivo. Portanto, por mais difcil que a idia da Trindade seja, em si, no nos vem como mais um fardo para a nossa inteligncia; traz-nos, pelo contrrio, a soluo para as dificuldades mais profundas e persistentes da nossa concepo de Deus como um Ser moral infinito, e ilumina, enriquece e eleva todo o nosso pensamento acerca de Deus. Tornou-se, pois, vulgar afirmar que o Tesmo cristo o nico tesmo estvel. Isto o mesmo que dizer que o tesmo requer a concepo enriquecedora da Trindade, para lhe dar uma influncia permanente sobre a mente humana (porquanto a mente encontra dificuldade em descansar na idia de um Deus que seja uma unidade abstrata); e que o corao humano clama pelo Deus vivo, em cujo Ser existe essa plenitude de vida que, s a concepo da Trindade oferece.

5. NO VELHO TESTAMENTO NO REVELADA CLARAMENTE


Sente-se to fortemente, em certos crculos, que uma concepo trinitariana essencial a uma idia condigna de Deus, que h relutncia, profundamente arraigada, em admitir que Deus jamais se fizesse conhecer de qualquer outra maneira que em forma de uma Trindade. A partir deste ponto de vista, inconcebvel que a revelao do Velho Testamento nada soubesse a respeito da Trindade. Deste modo, I. A. Dorner, por exemplo, raciocina como segue: Se, porm, a f do cristianismo universal esta, se deve pensar de alguma maneira segundo o modo Trinitariano, para se ter uma concepo viva de Deus, tem de ser considerado como provvel que h traos da Trindade no Velho Testamento, visto que a sua concepo de Deus viva e histrica. Se, realmente, existem tais traos no Velho Testamento, da idia da Trindade, constitui um problema a resolver. No podemos, certamente, falar, de uma forma geral, da revelao da doutrina da Trindade no Velho Testamento. bem evidente que ningum, dependendo apenas da revelao incorporada no Velho Testamento, conseguiu chegar doutrina da Trindade. Se, porm, existem, nas pginas do Velho Testamento, formas de expresso, ou registros de acontecimentos, em que algum, conhecendo j a doutrina da Trindade, poderia ver, relativamente bem, indicaes sugerindo uma Trindade, outro assunto. Os escritores antigos descobriram intimaes da Trindade em fenmenos como seja a forma plural do nome divino Elohim, no emprego ocasional de pronomes plurais em referncia a Deus (Faamos o homem nossa imagem, Gnesis 1:26; 3:22; 11:7; Isaas 6:8), ou de verbos plurais (Gen. 20:13; 35:7), em certas repeties do nome de Deus que parece distinguir entre Deus e Deus (Salmo 45:6,7; Osias 1:7), nas frmulas litrgicas triplas (Num. 6:24,26; Isaas 6:2), numa certa tendncia para hipostatizar o conceito de Sabedoria (Prov. 8), e

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

8 especialmente no estranho fenmeno ligado com as aparies do Anjo de Jeov (Gen. 16:2-13; 22:11,16; 31:11,13; 48:15,16; xodo 3:2,4,6; Juzes 13:20-22). A tendncia dos autores mais modernos fazer um apelo, no tanto a textos especficos do Velho Testamento, como ao prprio organismo da revelao no Velho Testamento, em que se pode discernir uma sugesto fundamental de que todas as coisas devem a sua existncia a persistncia, a uma causa tripla, tanto com referncia primeira criao como, com maior evidncia, com referncia segunda criao. Passagens so apresentadas como Salmo 33:6; Isaas 61:1; 63:9-12; Ageu 2:5,6, em que Deus e a Sua Palavra e o Seu Esprito so apresentados em conjunto, como causas comuns de conseqncias. Indica-se a tendncia, por um lado, para hipostatizar a Palavra de Deus (por exemplo em Gen. 1:3; Sal. 33:6; 107:20; 147:15-18; Isa. 55:11); e, por outro lado, especialmente, em Ezequias, e nos profetas posteriores, o Esprito de Deus (por exemplo Gen. 1:2; Isa. 48:16; 63:10; Ezeq. 2:2; 8:3; Zac. 7:12). Apela-se, tambm, para sugestes da divindade do Messias, como seja por exemplo, em Isaas 7:14; 9:6. E se se no insiste no aparecimento ocasional de verbos e pronomes plurais referindo-se a Deus, e na forma plural do nome Elohim, como sendo, em si, provas de uma multiplicidade na Divindade, d-se-lhes, no entanto, um certo peso como um testemunho de que O Deus da revelao no uma unidade abstrata, mas o Deus vivo e verdadeiro, que, na plenitude da Sua vida, abrange a variedade mais elevada (em Bavinck). O fim de tudo isto que se sente, em geral, que, de qualquer forma, no desenvolvimento, no Velho Testamento, do conceito de Deus, existe uma certa sugesto de que a Deidade no e apenas uma simples mnada, e que se faz, assim, uma preparao para a vindoura revelao da Trindade. Parece evidente que devemos reconhecer, na doutrina do Velho Testamento da relao de Deus com a Sua revelao por meio da Palavra criadora e do Esprito, pelo menos o grmen das distines adentro da Divindade, mais tarde completamente manifestadas na revelao crist. E mal podemos parar a. Depois de dizer tudo, luz da revelao posterior, a interpretao Trinitariana continua a ser a mais natural, considerando os fenmenos que os antigos escritores interpretavam, abertamente, como intimaes da Trindade; especialmente, sem dvida, os que esto relacionados com as descries do Anjo de Jeov, mas tambm as formas de expresso como as que temos em faamos o homem nossa imagem de Gnesis 1:26; pois, certamente, o versculo 27: E Deus criou o homem Sua imagem, no nos encoraja a tomar o versculo anterior, como que anunciando que o homem iria ser criado imagem dos anjos. Isto no uma leitura ilegtima das idias do Novo Testamento no texto do Velho Testamento; apenas a leitura do texto do Velho Testamento luz da revelao do Novo. Podemos comparar o Velho Testamento com um salo ricamente mobilado, mas muito mal iluminado; a introduo de luz nada lhe traz que nele no estivesse antes; mas apresenta mais, pe em relevo com maior nitidez muito do que mal se via anteriormente, ou mesmo no tivesse sido apercebido. O mistrio da Trindade no revelado no Velho Testamento; mas o mistrio da Trindade est subentendido na revelao do Velho Testamento, e aqui e acol quase possvel v-lo. Assim, a revelao de Deus no Velho Testamento no corrigida, pela revelao mais plena que se lhe segue, mas , simplesmente, aperfeioada, prolongada e ampliada.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

6. PREPARAO NO VELHO TESTAMENTO PARA A DOUTRINA


um provrbio muito antigo que aquilo que se torna patente no Novo Testamento estava, de forma latente, no Velho Testamento. E de suma importncia que se no descure nem se obscurea a continuidade da revelao de Deus contida nos dois Testamentos. Se tivermos alguma dificuldade em ver, ns mesmos, no Velho Testamento, pontos de contato definidos da revelao da Trindade, no podemos deixar de ver, com muita nitidez, no Novo Testamento, provas abundantes que os escritores no sentiram qualquer incongruncia entre a sua doutrina da Trindade e o conceito de Deus no Velho Testamento. No h dvida que os escritores do Novo Testamento no se sentiam cnscios de estarem a apresentar deuses estranhos. Perante a sua compreenso das coisas, adoravam e proclamavam apenas o Deus de Israel; e no salientavam menos do que o prprio Velho Testamento a Sua unidade (Joo 17.3; I Cor. 8:4; I Tim. 2:5). No colocam, pois, dois deuses novos lado a lado com Jeov, como sendo semelhantes a Ele, dignos de ser servidos e adorados; concebiam Jeov, como sendo, Ele prprio, ao mesmo tempo, Pai, Filho e Esprito. Ao apresentarem este Jeov uno, como Pai, Filho e Esprito Santo, nem sequer mostram qualquer sentimento dissimulado, de que estavam a fazer uma inovao. Sem receio aparente, tomam as passagens do Velho Testamento e aplicam-nas, indiferentemente, ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo. Compreendem, obviamente, a querem ser compreendidos, como apresentando no Pai, Filho e Esprito Santo, precisamente o mesmo Deus nico que o Deus da revelao do Velho Testamento; e esto muito longe de reconhecer qualquer quebra entre si e os Pais, ao apresentarem a sua concepo mais ampla do Ser Divino. Isto no o mesmo que dizer que viam ensinada por toda a parte, no Velho Testamento, a doutrina da Trindade. Certamente, quer dizer que viam o Deus Triuno, a quem adoravam, no Deus da revelao do Velho Testamento, e no sentiam qualquer incongruncia em falar do seu Deus Triuno, nos termos da revelao do Velho Testamento. O Deus do Velho Testamento era o seu Deus, e o seu Deus era uma Trindade, e a sua compreenso da identidade dos dois era to completa, que no se levantava qualquer problema em suas mentes.

7. A DOUTRINA PRESUME-SE NO NOVO TESTAMENTO


A simplicidade e certeza com que os escritores do Novo Testamento falam de Deus como uma Trindade tm, no entanto, ainda mais uma implicao. O fato de falarem dEle desta maneira no trair qualquer conscincia de apresentarem novidade indica, sem dvida, em parte, porque no era nada de novo falar assim de Deus. Por outras palavras, evidente que, como lemos no Novo Testamento, no assistimos ao nascimento de um conceito novo acerca de Deus. O que encontramos nas suas pginas, uma concepo de Deus, firmemente estabelecida, que se subentende e d o seu tom a toda a idia. No num texto, aqui ou ali, que o Novo Testamento testifica da doutrina da Trindade. Todo o livro completamente Trinitariano; todo o seu ensino se ergue na suposio da Trindade; e as suas aluses Trindade so freqentes, despreocupadas, fceis e confiantes. , tendo em vista a naturalidade das aluses a seu respeito no Novo Testamento, que se tem dito que a doutrina da Trindade no se ouve, seno

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

10 acidentalmente, nas afirmaes das Escrituras. Seria mais correto dizer que no tanto inculcada como pressuposta. A doutrina da Trindade no surge no Novo Testamento, em formao, mas j completa. Aparece j nas suas pginas, como diz Gnkel, com um ar quase de queixa, em estado de completa concluso (vllig fertig), sem deixar vestgios do seu crescimento. No h nada mais maravilhoso na histria do pensamento humano, disse Sanday, ao estudar o aparecimento da doutrina da Trindade no Novo Testamento, do que a maneira silenciosa e imperceptvel como esta doutrina, para ns to difcil, ocupou o seu lugar, sem luta e sem controvrsia , entre as verdades crists aceites. Porm, simples a explicao deste fenmeno to extraordinrio. O nosso Novo Testamento no um registro do desenvolvimento da doutrina ou de sua assimilao. Pressupe, por toda a parte, a doutrina, como posse estabelecida da comunidade crist; e o processo por que se tornou possesso da comunidade crist, jaz por detrs do Novo Testamento.

8. A DOUTRINA FOI MANIFESTADA NO FILHO E NO ESPRITO SANTO


No podemos, portanto, falar da doutrina da Trindade, se estudarmos a letra com preciso, como sendo revelada no Novo Testamento, como no podemos dizer que ela foi revelada no Velho Testamento. O Velho Testamento foi escrito antes da sua revelao; o Novo Testamento, depois dela. A revelao, em si, foi feita, no por palavras, mas por obras. Foi feita na encarnao de Deus o Filho, e no derramamento de Deus o Esprito Santo. A relao dos dois Testamentos para com esta revelao , num caso, a da sua preparao, e no outro, a do seu produto. A revelao, em si, est incorporada, apenas, em Cristo e no Esprito Santo. Isto o mesmo que dizer que a revelao da Trindade foi incidental execuo da redeno e o seu resultado inevitvel. Foi na vinda do Filho do Deus, na semelhana da carne do pecado, para se oferecer a Si mesmo com um sacrifcio pelo pecado; e na vinda do Esprito Santo, para convencer o mundo do pecado, da justia e do juzo, que a Trindade de Pessoas na Unidade da Divindade foi revelada, de uma vez para sempre, aos homens. Os que conheciam Deus o Pai, que os amava e deu o Seu prprio Filho para morrer por eles; e o Senhor Jesus Cristo, que os amava e se entregou a Si mesmo em oferta e sacrifcio por eles; e o Esprito da Graa, que os amava e habitava neles, como um poder que no era eles mesmos, operando neles justia; conheciam o Deus Triuno e no podiam pensar ou falar de Deus a no ser como Triuno. A doutrina da Trindade, por outras palavras, apenas a modificao operada na concepo do nico Deus em virtude da Sua completa revelao de Si mesmo, no processo redentor. Portanto, tinha, necessariamente, que esperar pela consumao do processo redentor para a sua revelao, e a sua revelao, pela mesma necessidade, ficou completa no processo redentor. Podemos compreender, a partir deste fato central, mais completamente, vrias circunstncias ligadas com a revelao da Trindade a que se fez aluso. Podemos compreender da, por exemplo, por que a Trindade no foi revelada no Velho Testamento. Talvez nos ajude um pouco se observarmos como tem sido costume observar, desde o tempo do Gregrio de Nizncio, que a revelao do Velho Testamento teve como tarefa principal fixar, de maneira firme, nas mentes e nos coraes do povo de Deus, a grande verdade fundamental da Unidade da Deidade; e teria sido perigoso falar-lhes da pluralidade dentro desta unidade at que essa tarefa

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

11 estivesse inteiramente cumprida. A verdadeira razo para esta demora na revelao da Trindade, porm, baseia-se no desenvolvimento secular do objetivo redentor de Deus: os tempos no estavam ainda maduros para a revelao da Trindade na unidade da Divindade, at a plenitude dos tempos terem entrado para Deus enviar o Seu Filho para redeno, e o Seu Esprito para santificao. A revelao, por meio da palavra, teve que esperar pela revelao de fato, a qual traz, sem dvida, a sua necessria explicao, mas da qual tambm deriva todo o seu significado e valor. A revelao de uma Trindade na Unidade Divina, como uma mera verdade abstrata sem qualquer relao como um fato patente, e sem qualquer significado para o desenvolvimento do Reino de Deus, teria sido estranha a toda a maneira de agir divina, como nos aparece nas pginas das Escrituras. Aqui, a operao do objetivo divino fornece o princpio fundamental perante o qual tudo o mais, mesmo as fases progressivas da prpria revelao, subsidirio; e os progressos na revelao esto sempre intimamente relacionados com a execuo do propsito redentor. Porm, podemos igualmente compreender, do mesmo fato central, por que que a doutrina da Trindade se encontra no Novo Testamento, mais em forma de aluses do que em ensino formal, por que que se pressupe, por toda a parte, aparecendo apenas aqui e acol, num modo de expresso incidental, e no inculcada formalmente. porque a revelao, tendo sido feita nas prprias ocorrncias da redeno, se tornara j propriedade comum de todos os coraes cristos. Falando e escrevendo uns aos outros, portanto, os cristos falavam antes da sua conscincia Trinitariana comum, e lembravam uns aos outros o seu fundo de f comum, em vez de se instrurem uns aos outros naquilo que era j propriedade comum a todos. Devemos procurar, e acharemos, nas aluses feitas no Novo Testamento Trindade, provas de como a Trindade, acreditada por todos, era concebida pelos mestres autorizados da Igreja, que no em tentativas formais, da sua parte, por meio de declaraes autorizadas, para levar a Igreja compreenso de que Deus uma Trindade.

9. EM TODO O NOVO TESTAMENTO A DOUTRINA IMPLCITA


A prova fundamental de que Deus uma Trindade fornecida, assim, pela revelao fundamental da Trindade, como um fato: isto , na encarnao de Deus o Filho e na efuso do Santo Esprito. Numa palavra, Jesus Cristo e o Esprito Santo so a prova fundamental da doutrina da Trindade. Isto o mesmo que dizer que todas as provas, de qualquer espcie, e qualquer que seja a sua origem, de que Jesus Cristo Deus manifesto na carne, e que o Esprito Santo uma Pessoa Divina, so, igualmente provas da doutrina da Trindade; e que, quando procuramos no Novo Testamento provas da Trindade, devemos procur-las, no meramente nas aluses Trindade, como tal, por muito numerosas e instrutivas que sejam, mas, principalmente, em toda a multido de provas que o Novo Testamento fornece da divindade de Cristo e da personalidade divina do Esprito Santo. Tendo dito isto, dissemos, com efeito, que todo o Novo Testamento uma prova da Trindade. Porque o Novo Testamento est saturado com provas da Deidade de Cristo e da personalidade divina do Esprito Santo. O Novo Testamento precisamente a documentao da religio do Filho encarnado e do Esprito que foi derramado, ou

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

12 seja, da religio da Trindade, e o que queremos significar pela doutrina da Trindade, nem mais nem menos do que a formulao, em linguagem exata, do conceito de Deus, como pressuposto na religio do Filho encarnado e do Esprito derramado. Podemos analisar este conceito, e acrescentar provas a todos os elementos que o constituem, das declaraes do Novo Testamento. Podemos mostrar que, por toda a parte, o Novo Testamento insiste na unidade da Divindade; que reconhece, constantemente, o Pai como Deus, o Filho como Deus, e o Esprito Santo como Deus; e que nos apresenta, com naturalidade, estes trs como Pessoas distintas. Porm, no necessrio desenvolver aqui fatos to evidentes. Contentar-nos-emos em observar, apenas, que, para o Novo Testamento, no h seno um nico Deus vivo e verdadeiro; mas que para ele, Jesus Cristo e o Esprito Santo so, cada um deles, Deus, no sentido mais amplo da palavra; e, no entanto, o Pai, o Filho e o Esprito Santo esto uns para os outros, como Eu, Tu e Ele. Neste fato composto, Novo Testamento d-nos a doutrina da Trindade. Porque a doutrina da Trindade no mais do que a declarao, em linguagem cuidadosamente elaborada, deste fato composto. Sempre, em todos os muitos esforos para formular esta doutrina, com preciso, que se seguiram uns aos outros durante toda a histria da Igreja, na verdade, o princpio que sempre determinou o resultado foi a resoluo de fazer justia, ao conceber as relaes do Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Esprito Santo, por um lado, a unidade de Deus, e, por outro lado, a Deidade verdadeira do Filho e do Esprito Santo, e s suas personalidades distintas. Portanto, ao dizermos estas trs coisas que h um s Deus; que o Pai, o Filho e o Esprito Santo, todos so Deus; que o Pai, o Filho e o Esprito so pessoas distintas , enunciamos a doutrina da Trindade de forma completa. O principal fato a ser notado que esta doutrina perpassa todo o Novo Testamento, como sua pressuposio constante, e determina, por toda a parte, as suas formas de expresso. No devemos deixar, explicitamente, de notar, porm, que, surgindo de quando em quando, uma oportunidade para a sua enunciao incidental, ela expressa-se numa declarao mais ou menos completa. As passagens em que as trs Pessoas da Trindade so apresentadas juntas so muito mais numerosas do que, em geral, se imagina; dever-se-ia reconhecer que a colocao formal dos elementos da doutrina, com naturalidade, relativamente rara, em escritos cuja origem a ocasional, e de natureza mais prtica do que doutrinria no seu objetivo imediato. As trs Pessoas so vistas j como Pessoas divinas, no anncio do nascimento de nosso Senhor: Descer sobre ti o Esprito Santo, diz o anjo a Maria, e a virtude do Altssimo te cobrir com a sua sombra; pelo que tambm o Santo, que de ti h-de nascer, ser chamado Filho de Deus (Lucas 1:35; vd. Mat. 1:18 e sgs.). O Esprito Santo o agente ativo na produo de um resultado, que , tambm, atribudo ao poder do Altssimo, e criana que vem ao mundo dada a grandiosa designao de Filho de Deus. As trs Pessoas so apresentadas diante de ns, com a mesma clareza, no relato de Mateus (1:18 e segs.), ainda que as aluses que lhes so feitas se encontrem dispersas numa narrativa mais comprida, durante a qual se alude duas vezes a Deidade da criana

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

13 (versculo 21: Ele salvar o Seu povo dos seus pecados; versculo 23: cham-Lo-o pelo nome de Emanuel, que traduzido : Deus - conosco). Na cena do batismo, que se encontra descrita por todos os evangelistas no comeo do ministrio de Jesus (Mat. 3:16, 17; Marcos 1:10, 11; Lucas 3:21, 22; Joo 1:32-34), as trs Pessoas aparecem numa figura dramtica em que a Divindade de cada um fortemente salientada. Do cu aberto, desce o Esprito Santo em forma visvel, e uma voz veio dos cus: Tu s o Meu Filho, o Amado, em quem Me comprazo. Parece, assim, que se teve cuidado de fazer da vinda do Filho de Deus ao mundo, tambm, a revelao do Deus Triuno, para que as mentes humanas pudessem ajustar-se, o mais suavemente possvel, as pr-condies da redeno divina, que estava em vias de ser executada.

10. TODO O ENSINO DE JESUS FUNDAMENTADO NA DOUTRINA


Tendo isto como ponto de partida, os ensinos de Jesus so trinitariamente fundamentados, de princpio ao fim. Ele diz muito acerca de Deus, Seu Pai, de Quem, como Filho, em certo sentido real, e distinto e com Quem , ao mesmo tempo, Um, num sentido igualmente verdadeiro. E muito diz a respeito do Esprito Santo, que O representa, agora, da mesma maneira que Ele representa o Pai, e por meio do qual trabalha, tal como o Pai opera por Seu intermdio. No apenas no Evangelho de Joo, que surgem estas representaes nos ensinos de Jesus. Nos Sinpticos, da mesma maneira, Jesus arroga-se uma Filiao em Deus, que nica (Mat. 11:27; 24:36; Marc. 13:32; Luc. 10:22; nas seguintes passagens, o ttulo Filho de Deus -Lhe atribudo, e Ele o aceita: Mat. 4:6; 8:29; 14:33; 27:40; 43,54; Marc. 3:11; 15:39; Luc. 4:41; 22:70; vd. Joo 1:34, 49; 9:35; 11:27), e que implica uma comunho absoluta entre os dois em conhecimento, palavra e poder: tanto Mateus (11:27) como Lucas (10:22) registram a Sua grande afirmao de que conhece o Pai, e o Pai O conhece a Ele, com um conhecimento mtuo perfeito: Ningum conhece o Filho, seno o Pai; e ningum conhece o Pai, seno o Filho. Tambm nos Sinpticos, Jesus fala em usar o prprio Esprito de Deus para realizar as Suas obras, como se a atividade de Deus estivesse ao Seu dispor: Eu, pelo Esprito de Deus ou como Lucas tem: Eu, pelo dedo de Deus expulso os demnios (Mat. 12:28; Luc. 11:20; vd. a promessa do Esprito Santo em Marc. 13:11; Luc. 12:12).

11. O PAI E O FILHO, NOS DISCURSOS EM JOO


, porm, nos discursos registrados em Joo, que Jesus se refere, copiosamente, Sua unidade, como Filho, com o Pai, e misso do Esprito Santo, enviado da parte dEIe mesmo, como o Dispenseiro das atividades divinas. Ele declara aqui, no s, muito diretamente, que Ele e o Pai so um (10:30; vd. 17:11,21,22,25), com uma unidade de interpenetrao (O Pai est em mim, e eu no Pai, 10:38; vd. 16:10,11), de tal forma que v-Lo era o mesmo que ver o Pai (14:9; vd. 15:21); mas Ele remove qualquer dvida quanto natureza essencial da Sua unidade com o Pai, afirmando, explicitamente, a Sua eternidade (Antes que Abrao existisse, eu sou, Joo 8:58), a Sua co-eternidade com Deus (tinha Contigo antes que o mundo existisse, Joo 17:5; vd. 17:18; 6:62), a Sua eterna participao na prpria

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

14 glria divina (aquela glria que tinha Contigo em comunho, comunidade Contigo antes que o mundo existisse, 17:5). to evidente, que, ao falar correntemente de Si mesmo, como Filho de Deus (5:25; 9:35; 11:4; vd 10:36), Ele queria dizer, de acordo com o significado que est por debaixo da idia de filiao na maneira de falar semtica (baseada na implicao natural de que tudo o que o Pai , isso o Filho tambm; vd 16:15; 17:10), para se fazer a Si mesmo, como os Judeus perceberam, com a apreciao exata do significado do que Ele afirmava, igual a Deus (v. 18), ou, simplesmente, Deus (10:33). Como que Ele, sendo, assim, igual ou antes idntico a Deus, estava no mundo, Ele o explica como envolvendo uma sada (exelthon) da Sua parte, no meramente da presena de Deus (ap, 16:30; vd. 13:3) ou da comunho com Deus (par, 16:27; vd. 17:8), mas do prprio Deus (ek, 8:42; 16:28). E, no prprio ato de afirmar, assim, que o Seu lar eterno se encontra nas profundidades do Ser Divino, Ele pe em relevo, com uma salincia to grande quanto pode expressar-se por pronomes acentuados, a distino pessoal entre Ele e o Pai. Se Deus fosse o vosso Pai diz Ele (8:42), certamente me amareis: pois que eu sa, e vim de Deus, no vim de mim mesmo, mas Ele me enviou. Diz, noutro lugar (16:26,27): Naquele dia pedireis em meu nome: e no vos digo que eu rogarei por vs ao Pai; pois o mesmo Pai vos ama; visto como vs me amastes, e crestes que foi da comunho com o Pai que eu sa; sa do Pai, e vim ao mundo. Menos diretamente, mas, da mesma maneira, de forma clara, Ele afirma, de novo (17:8): Eles tm verdadeiramente conhecido que foi de comunho Contigo que eu sa, e creram que foste Tu que me enviaste. No necessrio ilustrar mais amplamente uma forma de expresso, to caracterstica, dos discursos do nosso Senhor Jesus Cristo, registrados por Joo, que encontramos em todas as suas pginas: uma forma de expresso que rene uma implicao clara de uma unidade do Pai com o Filho, que uma identidade de Ser, com uma implicao, igualmente clara, de uma distino tal de Pessoas entre Eles, que no s permite um jogo de emoes entre eles, como, por exemplo, de amor (17:24; vd. 15:9; 3:35; 14:31), mas, tambm, de uma ao e reao um para com o outro, que demonstra uma alta medida, se no de exterioridade, pelo menos de exteriorizao. Assim, para dar apenas um exemplo dos fatos mais extraordinrios dos discursos do nosso Senhor (no limitados, mesmo, aos registrados no Evangelho do Joo, mas encontrados tambm nos Seus discursos nos Sinpticos, como, por exemplo, em Lucas 4:43 [vd. Marcos 1:38]; 9:48; 10:16; 4:34; 5:32; 7:19; 19:10). Ele apresenta-se, continuamente, como, por um lado, tendo sido enviado por Deus, e, por outro lado, como tendo sado do Pai (vd. Joo 8:42; 10:36; 17:3; 5:23, et saepe).

12. O ESPRITO SANTO, NOS DISCURSOS EM JOO


mais importante afirmar que estes fenmenos de inter-relao no se limitam ao Pai e ao Filho, mas estendem-se, tambm, ao Esprito Santo. Assim, por exemplo, num contexto em que o nosso Senhor sublinhara, da forma mais forte, a Sua unidade essencial e contnua interpenetrao com o Pai (Se vs me conhecsseis a mim, tambm conhecereis a meu Pai; Quem me v a mim, v ao Pai; Eu estou no Pai, e o Pai est em mim; O Pai, que est em mim, quem faz as obras: Joo 14:7,9,10), lemos, assim (Joo 14:16-26): E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dar outro

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

15 [discriminado, assim, nitidamente, do nosso Senhor, como Pessoa distinta] Consolador [Advogado], para que Ele fique convosco para sempre, o Esprito de Verdade... Ele habita convosco, e estar em vs. No vos deixarei rfos; voltarei para vs... Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai... Se algum me ama, guardar a minha palavra, e meu Pai o amar, e ns (ou seja, tanto o Pai como o Filho) viremos para ele, e faremos nele morada... Tenho-vos dito estas coisas, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, esse vos ensinar todas as coisas, e vos far lembrar de tudo quanto vos tenho dito. . Seria impossvel falar, de forma mais precisa, de trs que eram, no entanto, um. O Pai, o Filho e o Esprito Santo se distinguem constantemente uns dos outros o Filho pede ao Pai, e o Pai, em resposta a este pedido, d um Consolador, outro que no o Filho, que enviado no nome do Filho. E, apesar disso, a unidade destes trs tida em ateno, de tal maneira, que se fala da vinda deste outro Advogado, sem embarao, como da vinda do prprio Filho (vs. 18,19,20,21); e, na verdade, como da vinda do Pai e do Filho (v. 23). H, portanto, um sentido em que, quando Cristo parte, o Esprito Santo vem em Seu lugar; h tambm, um sentido em que, quando o Esprito Santo vem, Cristo vem nEle; e, com a vinda de Cristo, vem tambm o Pai. H uma certa distino entre as Pessoas apresentadas; e, com ela, uma identidade entre elas; necessrio ter ambas em conta. Encontramos, em outros lugares, os mesmos fenmenos. Lemos, assim, noutro lugar: (15:26): Mas quando vier o Consolador, que Eu, da parte do Pai [da comunho com o Pai], vos hei-de enviar, aquele, o Esprito de Verdade, que procede do (comunho com) Pai, Ele testificar de mim. No mbito s deste versculo, intimado que o Esprito Santo distinto, pessoalmente, do Filho, e, no entanto, tal como Ele, tem o Seu lar eterno [em comunho] com o Pai, de quem, a semelhana do Filho, procede, para realizar a Sua obra salvadora, sendo, no entanto, enviado para isso, neste caso, no pelo Pai, mas pelo Filho. Esta ltima caracterstica salientada com maior nfase numa outra passagem, em que a obra do Esprito Santo, em relao ao Filho, apresentada como a par com a obra do Filho em relao ao Pai (16:5 e segs.). E agora vou para Aquele que Me enviou... Todavia, digo-vos a verdade, que vos convm que Eu v; porque, se Eu no for, o Consolador no vir a vs; mas, se Eu for, enviar-vo-Lo-ei. E, quando Ele vier, convencer o mundo... da justia, porque vou para meu Pai e no me vereis mais... Ainda tenho muito que vos dizer, mas vs no podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Esprito de Verdade, Ele vos guiar em toda a verdade; porque no falara de Si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido, e vos anunciar o que h-de vir. Ele Me glorificar, porque h-de receber do que Meu, e vo-lo h-de anunciar. Tudo quanto o Pai tem Meu; por isso vos disse que h-de receber do que Meu e vo-lo h-de anunciar. Vemos que aqui o Esprito enviado pelo Filho, e vem para completar e aplicar a obra do Filho, recebendo toda a Sua comisso do Filho porm, no em deprimento do Pai, porque, ao falarmos das coisas do Filho, o mesmo que falarmos das coisas do Pai. No se deve dizer, evidentemente, que a doutrina da Trindade formulada em passagens como estas, que formam toda a massa dos discursos do Senhor, no Evangelho de Joo; mas, sem dvida, pressupe-se nelas, a isto, do ponto de vista

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

16 da sua fora como prova, muito melhor. Quando as lemos, estamos mantidos em contacto permanente com Trs Pessoas que agem, cada uma delas como uma Pessoa distinta, mas que so, num sentido profundo e essencial, um. H um s Deus nunca houve questo acerca disto e, no entanto, este Filho que foi enviado ao mundo por Deus, no s representa Deus, como Deus, e este Esprito Santo que, por Sua vez, o Filho enviou ao mundo, , tambm, Ele mesmo, Deus. Nada podia ser mais claro, do que serem o Filho e o Esprito Santo, Pessoas distintas, a menos que, na verdade, o Filho de Deus, seja apenas Deus o Filho e o Esprito Santo de Deus seja apenas Deus o Esprito Santo.

13. A FRMULA BATISMAL


Entretanto, a maior aproximao a uma declarao formal da doutrina da Trindade, registrada como tendo sado dos lbios do nosso Senhor, ou, para dizer melhor, que se encontra em todo o conjunto do Novo Testamento, foi-nos conservada, no por Joo, mas por um dos sinpticos. E, contudo, tambm, introduzida apenas incidentalmente, e tem por objetivo primordial algo muito diferente da formulao da doutrina da Trindade. incorporada na grande comisso, que o Cristo Ressurreto deu aos Seus discpulos, como ordem de marcha, at aos confins da terra: Ide, pois, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os, em nome do Pai, e do Filho, do Esprito Santo (Mateus 28:19). Ao procurarmos avaliar o significado desta grande afirmao, temos que ter em mente a enorme solenidade da declarao de acordo com a qual devemos dar o mximo significado a cada uma das suas palavras. Porm, a fraseologia , a todos os ttulos, notvel. No diz, Nos nomes (plural) do Pai e do Filho e do Esprito Santo; nem mesmo (o que poderia ser considerado como o equivalente a isso), No nome do Pai, e no nome do Filho, e no nome do Esprito Santo, como se tivssemos que ter em considerao trs Seres separados. Nem diz, por outro lado, No nome do Pai, Filho e Esprito Santo, como se O Pai, o Filho e o Esprito Santo pudessem ser tomados como simplesmente trs designaes de uma e a mesma Pessoa. Afirma, de forma solene, e impressiva, a unidade dos trs, reunindoos, todos trs, dentro dos limites do Nome nico; e pe, ento, grande relevo na distino de cada um, introduzindo-os, um de cada vez, com o artigo: No nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo. Estes trs, o Pai, e o Filho, e o Esprito Santo, esto, cada um deles, de forma evidente, em relao aos outros, como personalidades distintas: estes trs, o Pai, o Filho, e o Esprito Santo, esto todos unidos, num sentido profundo, numa comparticipao comum do nico Nome. Devemos ter em ateno, para podermos compreender a implicao desta forma de declarao, o significado da expresso, o Nome, e as associaes cheias de significado, com que foi entregue aos recipientes desta comisso. O judeu no pensava no nome como ns estamos acostumados a pensar, como um mero smbolo externo; considerava-o antes como a expresso adequada do mais ntimo do seu possuidor. No Seu nome, encontra expresso o mago do Ser de Deus; e o Nome de Deus este nome glorioso e terrvel, Jeov, teu Deus (Deut. 28:58) era, portanto, algo de sumamente sagrado, sendo, na verdade, praticamente equivalente ao prprio Deus. Portanto, no mero solecismo, quando lemos (Isaas 30:27): Eis que o nome de Jeov vem; e os paralelismos so muitssimo instrutivos, ao lermos

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

17 (Isaas 59:19): Ento temero o Nome de Jeov desde o poente, e a Sua glria desde o nascente do Sol; vindo o inimigo como uma corrente de guas, o Esprito do Senhor arvorar contra ele a sua bandeira. As implicaes do Nome eram to significativas, que era possvel a expresso permanecer absolutamente, sem se lhe acrescentar o prprio nome, como representando, suficientemente, a majestade de Jeov: era uma coisa terrvel blasfemar o Nome (Lev. 24:11). Todos aqueles sobre os quais fora invocado o Nome de Jeov, eram dEle, possesso Sua, e tinham direito Sua proteo. Portanto, por amor do Seu Nome, que o aflito povo de Jud, clama Esperana de Israel, seu Salvador em tempo de angstia: Mas tu ests no meio de ns, Jeov, e ns somos chamados pelo teu nome; no nos desampares (Jer. 14:9); e o Seu povo encontra a expresso apropriada para a sua mais profunda vergonha, no lamento: Tornmo-nos como aqueles sobre quem tu nunca dominaste, e como os que nunca se chamaram pelo teu nome (Isaas 63:19); em contrapartida, o cume da alegria atingido, no clamor Pelo teu nome me chamo, Jeov, Deus dos Exrcitos (Jer. 15:1.6; vd. II Cron. 7:14; Dan. 9:18,19). Portanto, quando nosso Senhor mandou aos seus discpulos batizar os que levassem a obedecer-Lhe, no nome de..., Ele usava uma linguagem impregnada de um elevado significado. No O podiam entender de outra forma, seno como substituindo o nome de Jeov por esse outro Nome: Do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; e isto no poderia ter, de maneira alguma, para os discpulos, outro significado seno que Jeov, doravante, passaria a ser conhecido pelo novo Nome: do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo. A nica alternativa seria a de que, para a comunidade que estava fundando, Jesus estivesse a suplantar Jeov por um outro Deus; e esta alternativa nada mais nada menos do que monstruosa. No h, pois, alternativa, e s nos resta compreender que Jesus, aqui, dava Sua comunidade um novo Nome para Jeov, e que esse novo Nome era o Nome trplice de O Pai, e o Filho, e o Esprito Santo. No h to-pouco qualquer possibilidade de dvida de que por o Filho, neste Nome trplice, Ele falava de Si mesmo, com todas as implicaes que isto encerra de uma personalidade distinta; e, evidentemente, que ainda abrange a personalidade, igualmente distinta, de o Pai e de o Esprito Santo, com os quais o Filho est aqui associado, e de quem, da mesma maneira, se distingue, aqui, o Filho. Esta uma atribuio direta a Jeov, o Deus de Israel duma personalidade trplice, e , assim, uma enunciao direta da doutrina da Trindade. No assistimos aqui ao nascimento da doutrina da Trindade; esta pressuposta. O que estamos a testemunhar o anncio autoritativo da Trindade como o Deus do Cristianismo, pelo seu Fundador, numa das mais solenes das suas declaraes registradas. Israel adorara o nico Deus verdadeiro, sob o Nome de Jeov; os Cristos devem adorar o mesmo Deus, nico e verdadeiro, sob o Nome de o Pai, e o Filho, e o Esprito Santo. Esta uma das caractersticas distintivas dos Cristos; o que o mesmo que dizer que a doutrina da Trindade , de acordo com a compreenso de nosso Senhor a seu respeito, a marca distintiva da religio que Ele fundou.

14. A GENUINIDADE DA FRMULA BATISMAL


Uma passagem abrangendo tantas implicaes no escapou, claro, a crticas e desafios. Fez-se uma tentativa, que no pode deixar de ser considerada como leviana, para a retirar do texto do Evangelho de Mateus. Todo o conjunto da

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

18 evidncia externa clama contra isto; e a evidncia interna no , em si, menos decisiva, para o mesmo efeito. Quando se apresentam o universalismo, o eclesiasticismo e a alta teologia da passagem, para atacar a sua genuinidade, esquece-se que no s se atribuem ao Jesus de Mateus parbolas como a do Fermento e a da Semente da Mostarda, mas declaraes como as de 8:11,12; 21:43; 24:14; que s neste Evangelho que se relata de Jesus falando, familiarmente, da Sua Igreja (16:8; 18:17); e que, depois da grande afirmao de 11:27 e seg., nada resta de valor sublime a Lhe ser atribudo. Quando se apresentam as mesmas objees contra o reconhecimento da passagem como uma declarao autntica do prprio Jesus, bem evidente que no se pode ter em mente o Jesus dos evangelistas. A afirmao registrada aqui est absolutamente de acordo com o Jesus do Evangelho de Mateus, como acabamos de ver; e, sem dvida, com o Jesus de todo o Novo Testamento. No justo que se construa, em primeiro lugar, a priori, um Jesus ao nosso gosto, para rejeitar em seguida, como no histrico tudo quanto, no texto transmitido do Novo Testamento, no seria natural a tal Jesus. No so essas passagens rejeitadas que no so histricas, mas, sim, o nosso Jesus a priori. Alm disso, neste exemplo, a historicidade das palavras refutadas protegida por uma relao histrica muito importante, na qual est enquadrada. No apenas Jesus que fala com uma conscincia Trinitariana, mas tambm, todos os autores do Novo Testamento. A posse universal, pelos Seus seguidores, duma compreenso to arraigada de tal doutrina, requer a pressuposio de que algum ensinamento, semelhante ao que Lhe atribudo aqui, fizesse parte, na realidade, das instrues de Jesus aos seus discpulos. Mesmo que os documentos no Lho atribussem, to abertamente, teramos que supor que Ele fizesse alguma afirmao como esta. Nestas circunstncias, no pode haver razes vlidas para duvidar que Ele o tivesse dito, quando o documento Lho atribui explicitamente.

15. O TRINITARIANISMO SEGUNDO PAULO


Quando nos voltamos, dos discursos de Jesus, para aquilo que os Seus discpulos escreveram, para observar como a aceitao tcita da doutrina da Trindade bsica na construo de tudo quanto escreveram, vamos, naturalmente, primeiro, para as cartas de Paulo. A sua quantidade j impressionante; e a preciso com que a sua composio se pode fixar, menos de uma gerao aps a morte de Jesus, aumenta-lhes a sua importncia como testemunhos histricos. Sem dvida que nada deixam a desejar, quanto riqueza do seu testemunho em relao concepo Trinitarianas de Deus, sobre a qual se baseiam. Atravs de toda a srie, desde a 1 aos Tessalonicenses, cerca de 52 d.C., ate a 2 a Timteo, escrita cerca de 68 d.C., a redeno, que o assunto nico que elas tm que proclamar e recomendar, e todas as bnos nela includas ou que a acompanham, so atribudas persistentemente, a uma trplice causa Divina. Por toda a parte, em todas as suas pginas, Deus o Pai, o Senhor Jesus Cristo, e o Esprito Santo, surgem como o objeto comum de toda e qualquer adorao religiosa, e a fonte conjunta de todas as operaes Divinas. Na liberdade das referncias que lhe so feitas, por vezes, s um deles destacado, proeminentemente; mas, mais frequentemente, duas delas so reunidas, em ao de graas ou em orao; e, frequentemente, todas as trs so apresentadas unidas, tentando o Apstolo dar uma expresso adequada sua

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

19 gratido para com a fonte Divina de todo o bem, pelas bnos recebidas, ou ao seu anseio, a seu prprio respeito ou ao dos seus leitores, por uma maior comunho com o Deus de graa. Com regularidade, ele comea as suas Epstolas com uma orao pela graa e paz para os seus leitores, de Deus, nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, como a fonte conjunta dessas bnos divinas, eminentemente (Rom. 1:7; I Cor. 1:3; II Cor 1:2; Gal. 1:3; Ef. 1:2; Fil. 1:2; II Tes. 1:2; I Tim. 1:2; II Tim. 1:2; File. v. 3; vd. I Tes. 1:1). No , evidentemente, uma exceo a este hbito, na essncia da questo, mas uma plenitude relativa de expresso, quando, nas palavras de introduo da Epstola aos Colossenses, se omite a frase e da do Senhor Jesus Cristo e lemos apenas: Graas a vs, e paz da parte de Deus nosso Pai. Do mesmo modo, no seria exceo alguma, na essncia da questo, mas apenas na plenitude relativa de expresso, se, em qualquer altura, fosse acrescentado, por acaso, aos outros dois, o nome do Esprito Santo, como s acontece em II Cor. 13:14, em que lhes acrescentado na orao final com que Paulo termina as suas cartas, e que, em geral, toma a forma simples, de a graa de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco (Rom. 16:20; I Cor. 16:23; Gal. 6:18; Fil. 4:23; I Tes. 5:28; 11 Tes. 3:18; File. v. 25; em forma mais ampla: Ef. 6:23;24; mais resumida: Col. 6:18; I Tim. 6:21; II Tim. 4:22; Tito 3:15). Entre estas passagens, de introduo e de concluso, h constantes aluses, entrelaadas de forma muito complicada, a Deus o Pai, ao Senhor Jesus Cristo, e ao Esprito Santo. O monotesmo de Paulo fortssimo: a primeira premissa de todo o seu pensamento, acerca das coisas divinas, a unidade de Deus (Rom. 3:30; 1 Cor. 8:4; Gal. 3:20; Ef. 4:6; I Tim. 2:5; vd. Rom. 16:22; I Tim. 1:17). No entanto, para ele, Deus o Pai no mais Deus do que o Senhor Jesus Cristo ou o Esprito Santo o so. Para ele, o Esprito Santo est relacionado com Deus, como o esprito do homem o est com o homem (I Cor. 2:11) e, portanto, se o Esprito de Deus habita em ns, Deus que habita em ns (Rom. 8:10 e seg.), e, por tal fato, somos constitudos templos de Deus (I Cor. 3:16). No h expresso forte demais que ele possa usar, para afirmar a Divindade de Cristo: Ele o nosso grande Deus (Tito 2:13); Ele sobre todos, Deus bendito eternamente (Rom. 9:5); e , na verdade, declarado expressamente, acerca dEle, que a plenitude da Divindade, isto , tudo quanto entra na Deidade, e a constitui Deidade, habita nEle. precisamente ao declarar o seu monotesmo que Paulo coloca o nosso Senhor nesta Divindade nica. No h seno um s Deus, afirma abertamente, e, em seguida, ilustra e prova esta afirmao, dizendo que os pagos podem ter muitos deuses e muitos senhores; todavia, para ns, h um s Deus, o Pai, de quem tudo, e para quem ns vivemos; e um s Senhor, Jesus Cristo, pelo qual so todas as coisas, e ns por Ele (I Cor. 8:6). Evidentemente, este um s Deus, o Pai e um s Senhor, Jesus Cristo so abrangidos em conjunto ao dizer que no h outro Deus, seno um s (v. 4). O conceito paulino de um s Deus, a quem s adora, inclui, por outras palavras, reconhecimento de que, dentro da Unidade do Seu Ser, h uma tal distino de Pessoas, como nos dada em um s Deus, o Pai e em um s Senhor, Jesus Cristo.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

20

16. A CONJUNO DAS TRS PESSOAS, NOS ESCRITOS DE PAULO


Em numerosas passagens, espalhadas atravs das Epstolas de Paulo, das primeiras (I Tes. 1:2-5; II Tes. 2:13,14) as ltimas (Tito 3:4-6; II Tim. 1:3,13,14), todas as trs Pessoas, Deus o Pai, o Senhor Jesus Cristo e o Esprito Santo, so postas lado a lado da maneira mais incidental, como fontes comuns de todas as bnos salvadoras que os crentes em Cristo recebem. Uma srie tpica de passagens como estas encontra-se em Efsios 2:18; 3:2-5,14,17; 4:4-6; vv. 18-20. Porm, os exemplos mais interessantes, talvez sejam aqueles que nos so oferecidos nas Epstolas aos Corntios. Em I Corntios 12:4-6, Paulo apresenta os riqussimos dons espirituais, com que a Igreja era abenoada, com um aspecto triplo, e liga estes aspectos com as trs Pessoas Divinas. Ora, h diversidade de dons, mas o Esprito o mesmo. E h diversidade de ministrios, mas o Senhor o mesmo. E h diversidade de operaes, mas o mesmo Deus que opera tudo em todos. Pode-se pensar que h algo do que se pode quase chamar artificialidade, ao atribuir os dons da Igreja como sendo graas, ao Esprito; como servios, a Cristo; e como operaes, a Deus. Mas, desta maneira, ainda mais nitidamente revelada a concepo Trinitariana bsica que domina a estrutura das oraes: Paulo escreve assim, evidentemente, no porque dons, ministrios, operaes se destaquem no seu pensamento como coisas muito diferentes, mas, sim, porque Deus, o Senhor, e o Esprito, esto presentes, constantemente, na sua mente, sugerindo uma tripla causalidade, por detrs de todas as manifestaes da graa. Faz aluso Trindade, em vez de afirmar a sua existncia; mas faz-lhe aluso de tal maneira que mostra que ela constitui o fator determinante de todo o conceito de Paulo, a respeito do Deus da redeno. II Corntios 13:13, ainda mais elucidativo, tendo passado para o uso litrgico, geral, nas Igrejas, como bno: A graa do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunho do Esprito Santo, seja com vs todos!. As trs bnos redentoras, mais elevadas, so reunidas, e ligadas, distributivamente, s trs Pessoas do Deus Triuno. No h, de novo, qualquer ensino formal da doutrina da Trindade, mas apenas, um outro exemplo do falar naturalmente, baseado numa conscincia Trinitariana. Paulo est, simplesmente, a pensar da origem divina destas grandes bnos; no entanto, ele pensa, habitualmente, desta origem Divina de bnos da redeno, de forma trina. No diz, pois, como poderia, e muito bem, ter feito: A graa e o amor e a comunho de Deus seja com todos vs, mas, A graa do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunho do Esprito Santo, seja com vs todos. Testifica, assim, quase inconscientemente, mas duma maneira muito rica, dessa trina composio da Divindade, tal como a concebe.

17. O TRINITARIANISMO DOS OUTROS ESCRITORES DO NOVO TESTAMENTO


Os fenmenos das Epstolas de Paulo repetem-se nos outros escritos do Novo Testamento. Nestes, tambm, se pressupe, por toda a parte, que as atividades redentoras de Deus, baseiam-se numa tripla origem: em Deus o Pai, no Senhor Jesus Cristo, e no Esprito Santo; e estas trs Pessoas surgem, repetidamente, juntas, nas expresses da esperana crist ou nas aspiraes da devoo crist (por exemplo, Heb.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

21 2:3,4; 6:4-6; 10:29-31; I Ped. 1:2; 2:3-12; 4:13-19; I Joo 5:4-8; Judas vv. 20, 21; Apoc. 1:4-6). Exemplos to tpicos, talvez, como quaisquer outros, so fornecidos pelos dois seguintes: Eleitos segundo a prescincia de Deus Pai, em santificao do Esprito, para a obedincia e asperso do sangue de Jesus Cristo (I Ped. 1:2); Orando no Esprito Santo, conservai-vos a vs mesmos no amor de Deus, esperando a misericrdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna (Judas vv. 20,21). Podemos acrescentar-lhes, o exemplo, sumamente simblico, do Apocalipse: Graa e paz seja convosco, da parte daquele que , e que era, e que h-de vir; e da dos sete espritos que esto diante do Seu Trono; e da parte de Jesus Cristo, que a fiel testemunha, o primognito dos mortos, e o prncipe dos reis da terra! (Apoc. 1:4,5). Tambm estes escritores escreveram, claramente, a partir de uma conscincia Trinitariana fixa, e do testemunho da compreenso universal, corrente nos crculos apostlicos. Compreendia-se perfeitamente, por toda a parte e por todos, que o Deus nico a quem os Cristos adoravam; e de quem apenas esperavam redeno, e tudo quanto a redeno significava; inclua dentro da Sua unidade, no diminuda, os trs: Deus o Pai, o Senhor Jesus Cristo, e o Esprito Santo, cujas atividades, em relao uns aos outros, so consideradas como distintamente pessoais. este o testemunho, uniforme e penetrante, do Novo Testamento, e tanto mais impressivo por ser dado com uma naturalidade no estudada e muita singeleza, sem qualquer esforo para distinguir entre o que passou a ser chamado os aspectos ontolgico e econmico das distines Trinitarianas, e, at, sem conscincia aparente acerca da existncia de semelhante distino de aspectos. Quer se pense em Deus em Si mesmo, ou nas Suas operaes, o conceito bsico, surge, sem esforo, em formas trinas.

18. VARIAES NA TERMINOLOGIA DOS ESCRITORES


Nisto devemos ter deixado de observar que a terminologia Trinitariana de Paulo e dos outros escritores do Novo Testamento no precisamente idntica como a do nosso Senhor, como nos relatada nos Seus discursos. Paulo, por exemplo e o mesmo se pode dizer dos outros escritores do Novo Testamento (com exceo de Joo) no fala, como se relata t-lo, o nosso Senhor, feito, do Pai, do Filho, e do Esprito Santo, tanto como de Deus, do Senhor Jesus Cristo, e do Esprito Santo. Esta diferena de terminologia, explica-se, em grande medida, nas diferentes relaes em que aqueles que falam se encontram perante a Trindade. O nosso Senhor no podia falar, com naturalidade, de Si mesmo, como uma das Pessoas da Trindade, pela designao de O Senhor, enquanto que a designao de O Filho, que exprime a Sua conscincia do uma ntima relao, e, at, de uma semelhana exata, com Deus, vem naturalmente aos seus lbios. Porm, Ele era o Senhor de Paulo; e Paulo, muito naturalmente, pensava e falava dele, como tal. Na verdade, Senhor, uma das designaes favoritas de Paulo para Cristo, e tornou-se, praticamente, para ele, na verdade, um nome prprio para Cristo, e, de fato, o seu Nome Divino para Cristo. , portanto, naturalmente, o seu nome Trinitariano, para Cristo. Isto porque, quando pensa em Cristo como Divino, chama-Lhe

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

22 Senhor, e, naturalmente, quando pensa das trs Pessoas, juntas, como Deus triuno, coloca-O, como Senhor, ao lado de Deus nome que Paulo constantemente usa para o Pai e do Esprito Santo. Surge, sem dvida, a pergunta se teria sido possvel a Paulo fazer isto, em especial com a coerncia com que o faz, se, no seu conceito dele, a essncia verdadeira da Trindade fosse contida nas expresses Pai e Filho. Paulo pensa na Trindade, sem dvida, mais do ponto de vista dum adorador do que dum sistematizador. Por isso, designa as Pessoas da Trindade, no tanto das relaes umas com as outras, como das suas (de Paulo) relaes para com Elas. V, na Trindade, o seu Deus, o seu Senhor, e o Esprito Santo que nele habita; e, naturalmente, fala assim correntemente, das trs Pessoas. notvel, mesmo assim, se pensasse da prpria essncia da Trindade, como residindo nos termos Pai e Filho, que, nas suas numerosas aluses Trindade dentro da Divindade, nunca trasse qualquer sentido disso. Podemos, igualmente, notar que, nas suas aluses Trindade, no foi conservada, nem em Paulo nem nos outros escritores do Novo Testamento, a ordem dos nomes, tal como se encontra na grande comisso de nosso Senhor (Mateus 28:19). Aparece, mesmo, em alguns casos, a ordem inversa, como, por exemplo, em I Corntios 12:4-6 (vd. Ef. 4:4-6); e isto pode-se compreender como um arranjo para ir do ltimo ao primeiro e, neste sentido, como um testemunho da disposio em Mateus 28:19. Essa disposio, porm, muito varivel; e na enumerao mais formal das trs Pessoas, a de II Corntios 13:13 est na seguinte ordem: Senhor, Deus, Esprito Santo. Isto sugere a pergunta, naturalmente, se a ordem Pai, Filho, Esprito Santo tinha qualquer significado especial para Paulo e para os outros escritores do Novo Testamento. Se, na sua convico, a prpria essncia da doutrina da Trindade estava incorporada nesta ordem, no deveramos esperar que aparecessem nas numerosas aluses Trindade, alguns vestgios desta convico?

19. O QUE OS TERMOS FILHO E ESPRITO SANTO ENVOLVEM


Fatos como estes tm uma certa influncia sobre o testemunho do Novo Testamento acerca das inter-relaes das Pessoas da Trindade. Quanto ao fato da Trindade (isto , quanto ao fato de, na unidade da Divindade, subsistirem trs Pessoas, cada uma das quais tendo a sua ao particular na operao da salvao), o testemunho do Novo Testamento claro, coerente, penetrante e concludente. Neste est includo o testemunho constante e decisivo da Deidade, completa e no diminuda, de cada uma das Pessoas; no h linguagem excessiva que se possa aplicar a cada uma delas, por sua vez, no esforo para dar expresso compreenso que o autor tem da Sua Divindade: o nome que a cada uma delas dado, bem compreendido como sendo o nome que acima de todo o nome. Quando tentamos, no entanto, prosseguir a investigao por detrs do fato amplo com o objetivo de descobrir, com exatido, de que maneira os escritores do Novo Testamento concebiam as trs Pessoas estarem relacionadas umas com as outras, encontramos grandes dificuldades. Nada podia parecer ser mais natural, por exemplo, do que supor que as relaes mtuas das Pessoas da Trindade se revelem nas designaes o Pai, o Filho e o Esprito Santo, que lhe so dadas pelo nosso

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

23 Senhor na frmula solene de Mateus 28:19. A confiana que temos nesta suposio, , porm, abalada, de certa maneira, quando verificamos, como acabamos de fazer, que estas designaes no so cuidadosamente conservadas nas suas aluses feitas Trindade pelos autores do Novo Testamento, em geral, mas so simplesmente caractersticas das aluses do nosso Senhor e das de Joo, cujas formas de expresso se assemelham, muitssimo, s do nosso Senhor. A nossa confiana e ainda mais abalada quando observamos que as implicaes a respeito das relaes mtuas das Pessoas da Trindade, derivadas em geral dessas designaes, no se encontram absolutamente nelas, como se supe, em geral. Pode parecer muito natural ver, na designao Filho, urna indicao da subordinao e derivao do Ser, e pode ser relativamente fcil atribuir uma semelhante significao includa na expresso Esprito Santo. Porm, certo que no era esse o significado de qualquer dos termos na conscincia semtica, em que se baseia a fraseologia das Escrituras; e poderia mesmo parecer duvidoso que isso estivesse mesmo includo nas suas sugestes mais remotas. O que est por detrs do conceito de filiao na linguagem bblica, , simplesmente, semelhana; o que o pai , -o tambm o filho. O uso enftico da expresso Filho a uma das Pessoas da Trindade, portanto, afirma, antes, a Sua igualdade com o Pai, e no a Sua subordinao ao Pai; e, se houver nela qualquer implicao de derivao, parece ser muito distante. A adio do adjetivo unignito (Joo 1:14; 3:16-18; I Joo 4:9), no acrescenta, necessariamente, outra idia seno a de singularidade, ser nico e no de derivao (Sal. 22:20; 25:16; 35:17); e mesmo uma frase como o Filho unignito (Joo 1:18) no possui, necessariamente, a idia de derivao, mas apenas a de uma consubstancialidade absolutamente nica; e at uma frase como o primognito de toda a criao (Col. 1:15) pode no trazer consigo a idia principiar a existir, mas apenas afirma a prioridade de existncia. Da mesma forma, a designao Esprito de Deus ou Esprito de Jeov, que encontramos frequentemente no Velho Testamento, no traz consigo, de forma alguma, nem a idia de derivao nem a de subordinao, mas , apenas, o nome executivo de Deus a designao de Deus, do ponto de vista da Sua atividade, e, portanto, sugere identidade com Deus; e no h razo para supor que ao passar do Velho para o Novo Testamento, a expresso tivesse adquirido um significado essencialmente diferente. Embora parea extraordinrio, acontece, alm disso, que temos, no prprio Novo Testamento, algo que importa quase uma definio formal dos dois termos, Filho e Esprito Santo, e em ambos os casos se acentua a noo de igualdade ou identidade. Em Joo 5:18, lemos: Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam mat-Lo, porque no s quebrantava o sbado, mas tambm dizia que Deus era seu prprio Pai, fazendo-se igual a Deus. A questo est, claro, no adjetivo prprio. Jesus era bem compreendido em chamar Deus Seu prprio Pai, e isto , em usar as expresses Pai e Filho, no apenas num sentido meramente figurativo, tal como quando Israel foi chamado filho de Deus, mas no sentido verdadeiro da palavra. E isto era compreendido como a pretenso de ser tudo quanto Deus . Ser Filho de Deus, em qualquer sentido, era ser semelhante a Deus nesse sentido; ser o prprio Filho Deus, era ser exatamente como Deus, ser igual a Deus. Lemos, da mesma maneira, em I Corntios 2:10,11: Porque o Esprito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

24 do homem, seno o esprito do homem, que nele est? Assim, tambm, ningum sabe as coisas de Deus, seno o Esprito de Deus. Esprito, aqui, aparece como o substrato da autoconscincia divina, o princpio do conhecimento de Deus acerca de Si mesmo. Em resumo, Ele , simplesmente, o prprio Deus, na essncia do mais recndito do Seu Ser. Tal como o esprito do homem o centro da vida humana, assim tambm o Esprito de Deus o Seu prprio elemento vital. Como se pode, pois, pensar que est subordinado a Deus, ou que recebe o Seu Ser de Deus? Porm, se a subordinao do Filho e do Esprito ao Pai; em modos de subsistncia; e a sua derivao do Pai, no so necessariamente envolvidas na sua designao de Filho e de Esprito, ser difcil descobrir no Novo Testamento provas obrigatrias da Sua subordinao ou da Sua derivao.

20. A QUESTO DE SUBORDINAO


Claro, no h duvida que nas formas de operao, como tecnicamente conhecido isto , nas funes atribudas s varias pessoas da Trindade, no processo de redeno, e, mais amplamente, em toda a matria das relaes de Deus com o mundo se exprime, de forma evidente, o princpio da subordinao. O Pai primeiro, o Filho segundo, e o Esprito Santo terceiro, nas operaes de Deus, tal como nos esto reveladas, em geral, e muito especialmente nas operaes pelas quais se cumpre a redeno. O que o Pai faz, o faz mediante o Filho (Rom. 2:16; 3:22; 5:1,11,17,21; Ef. 1:5; I Tes. 5:9; Tito 3:5), por meio do Esprito. O Filho enviado pelo Pai e faz a vontade de Seu Pai (Joo 6:38); o Esprito enviado pelo Filho e no fala de Si mesmo, mas apenas leva o que de Cristo e o mostra ao Seu povo (Joo 17.7 seg.); e temos a afirmao do prprio Senhor Jesus, de que o enviado no maior do que aquele que o enviou (Joo 13:16). Nosso Senhor at declara, com clara deciso, que o Pai maior do que eu (Joo 14:28); e Paulo diz-nos que Cristo de Deus, assim como ns somos de Cristo (I Cor. 3:23), e que, assim como Cristo a cabea de todo o varo, tambm Deus a cabea de Cristo (I Cor. 11:3). No , porm, to evidente que o princpio de subordinao governe tambm os modos de subsistncia, como tecnicamente designado; isto , na relao obrigatria das Pessoas da Trindade entre Si. A prpria riqueza e variedade de expresso da sua subordinao, uns para com os outros, nas formas de operao, cria uma dificuldade em atingir a certeza de que so representados, tambm, como estando subordinados entre Si, nos modos de subsistncia. Em cada caso da aparente sugesto de subordinao, em modos de subsistncia, surge a pergunta se, ou no, este pode explicar-se, afinal de contas, como sendo apenas mais uma expresso de subordinao, em modos de operao. Pode ser natural supor que uma subordinao em modos de operao se baseie numa subordinao em modos de subsistncia; que a razo por que o Pai que envia o Filho, e o Filho que envia o Esprito, que o Filho est subordinado ao Pai, e o Esprito ao Filho. Devemos, porm, ter em mente que estas relaes de subordinaro em modos de operao, podem muito bem ser a conseqncia de uma conveno, um acordo, entre as Pessoas da Trindade um Pacto como tecnicamente designado em virtude do qual uma determinada funo na obra da redeno voluntariamente aceite por cada uma delas. Portanto, muitssimo desejvel, pelo

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

25 menos, que provas definitivas da subordinao em modos de subsistncia, sejam descobertas antes que esta seja aceite como fato provado. No caso da relao do Filho para com o Pai, h ainda a dificuldade da encarnao, em que o Filho, em virtude de ter assumido a natureza de uma criatura, em unio Consigo prprio, entra em novas relaes com o Pai, caracterizadas por um aspecto deliberadamente subordinado. Tem-se formulado a pergunta se as prprias designaes de Pai e de Filho no seriam a expresso destas novas relaes, e, portanto, sem qualquer significado com respeito as relaes eternas das Pessoas assim designadas. Esta pergunta deve ser, sem dvida, respondida negativamente. Embora, naturalmente, em muitas das ocasies em que surgem as expresses Pai e Filho, seria possvel consider-las, simplesmente, como relaes meramente econmicas, sempre subsistem algumas que resistem a tal tratamento, e podemos ter a certeza de que se aplica Pai e Filho s Suas relaes eternas e necessrias. Mas, como vimos, estas expresses no parecem importar relaes de primeiro e segundo, superioridade e subordinao, em modos de subsistncia; e o fato da humilhao do Filho de Deus, para a Sua obra terrena, introduz um fator, na interpretao das passagens que sugerem a Sua subordinao ao Pai, que lana dvidas sobre a inferncia que delas se tira, de uma relao eterna de subordinao, na prpria Trindade. Deve-se, pelo menos, dizer que, na presena das grandes doutrinas do Novo Testamento, do Pacto da Redeno, por um lado; e da Humilhao do Filho de Deus em virtude da Sua obra, e das duas Naturezas na constituio da Sua Pessoa, como encarnado, por outro lado; torna-se extremamente difcil a interpretao das passagens que indicam subordinao nas relaes eternas entre o Pai e o Filho. A pergunta apresenta-se, constantemente, se no encontram, antes, a sua inteira explicao nos fatos incorporados nas doutrinas do Pacto, da Humilhao do Cristo, e das Duas Naturezas da Sua Pessoa Encarnada. Seria, certamente, em tais circunstncias, absolutamente ilegtimo forar tais passagens, para as obrigar a sugerir a existncia de qualquer subordinao para o Filho ou para o Esprito que comprometeria, do qualquer maneira, essa completa identidade com o Pai, no Ser, e essa completa igualdade com o Pai, em poderes que so, constantemente, pressupostos e, com freqncia, afirmados para eles, de maneira enftica, ainda que apenas incidentalmente, em todo o Novo Testamento.

21. O TESTEMUNHO DA CONSCINCIA CRIST


A Trindade das Pessoas da Divindade, representadas na encarnao e na obra redentora de Deus o Filho, e a obra salvadora de Deus o Esprito Santo, , assim, pressuposta em toda a parte no Novo Testamento, e surge, em suas pginas, numa expresso fragmentria, repetida, e, ao mesmo tempo, enftica e iluminadora. Como as razes esto na tripla casualidade Divina do processo salvador, encontra, tambm naturalmente, um eco na conscincia de todos quantos experimentaram esta salvao. Todas as almas remidas, sabendo-se reconciliadas com Deus, por intermdio do Seu Filho, e vivificadas, em novidade de vida, pelo Seu Esprito, voltamse, da mesma maneira, para o Pai, para o Filho e para o Esprito Santo, com a exclamao de reverente gratido nos seus lbios. Senhor meu e Deus meu!. Se no fosse possvel construir a doutrina da Trindade da sua conscincia de salvao, no entanto, os elementos da sua conscincia da salvao so-lhes interpretados, e

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

26 reduzidos a uma ordem, somente pela doutrina da Trindade que encontram como base, e dando o seu significado e coerncia ao ensino das Escrituras, quanto ao processo da salvao. Por meio desta doutrina, os salvos podem pensar, clara e consequentemente, desta tripla relao para com o Deus Salvador, que conhecem, experimentalmente, como amor Paterno, enviando um Redentor; como amor redentor, executando a redeno; como amor salvador, aplicando a redeno: todas as manifestaes em mtodos distintos, e por agentes distintos, do amor nico de Deus, que busca e salva o pecador. Sem a doutrina da Trindade, a sua vida cnscia crist seria lanada em confuso e deixada desorganizada, se no tomasse, na verdade, um aspecto irreal; com a doutrina da Trindade, a ordem, o significado e a realidade aparecem em cada elemento dela. Da mesma maneira, a doutrina da Trindade e a doutrina da redeno, historicamente, ou se mantm de p, ou caem juntas. Uma teologia unitariana est, em geral, associada com uma antropologia pelagiana e uma soteriologia sociniana. Eis um testemunho extraordinrio que lhe prestado por F. E. Koenig (Offenbarungsbegriff des A. T., 1882, I, 125): Verifiquei que muitos h que lanam fora toda a histria da redeno, pela simples razo que no conseguiram um conceito do Deus Trino. nesta intimidade da relao entre as doutrinas da Trindade e da redeno, que reside a razo final por que a Igreja crist no pde descansar at que conseguiu uma doutrina, definida e bem estruturada, da Trindade. Nada mais poderia ser aceite como fundamento adequado para a experincia da salvao crist. Nem a estrutura sabeliana, nem a ariana, poderiam ir ao encontro de, nem satisfazer, os dados da conscincia da salvao, como no podiam ir ao encontro de, nem satisfazer, os dados da revelao bblica. Sem dvida que os dados da revelao bblica poderiam ter sido deixados por satisfazer: o homem poderia ter encontrado um modus vivendi com ensinamentos bblicos incompletos, negligenciados ou mesmo pervertidos. Mas acontece que elementos, pervertidos ou negligenciados, da experincia crist, so mais insistentes em exigir ateno e correo. A conscincia crist insatisfeita, examinava, sem dvida, as Escrituras, na emergncia de cada nova tentativa de expor a doutrina da natureza a das relaes de Deus, para verificar se estas coisas seriam verdadeiras, e nunca encontrava satisfao, at que os dados das Escrituras receberam a sua formulao coerente, numa doutrina vlida da Trindade. Tambm aqui, o corao do homem estava inquieto, at que encontrou repouso no Deus Triuno, o autor, o procurador e o aplicador da salvao.

22. A FORMULAO DA DOUTRINA


O impulso determinante para a formulao da doutrina da Trindade, na Igreja, foi a convico profunda que ela tinha da absoluta deidade de Cristo, na qual revolve, como num eixo, todo o conceito cristo de Deus, desde os primeiros dias do cristianismo. O princpio que dava direo na formulao da doutrina foi fornecido pela Frmula Batismal, anunciada por Jesus (Mat. 28:19), da qual derivou o plano principal das confisses batismais e das regras de f que, em breve, comearam a ser enunciadas em toda a Igreja. Foi por meio destes dois princpios fundamentais a verdadeira divindade de Cristo e a frmula

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

27 batismal que se provaram todas as tentativas para formular a doutrina crist acerca de Deus, e foi por intermdio do seu poder modelador que a Igreja se encontrou, afinal, na posse de uma forma de declarao que prestava inteira justia aos dados da revelao redentora, refletidos no Novo Testamento, e nas exigncias do corao dos cristos, sob a experincia da salvao. Dada a natureza do assunto, a doutrina formulada foi um processo lento. A influncia de conceitos herdados e de filosofias correntes, mostrou-se, inevitavelmente, no esforo para construir, para o intelecto, a f imanente dos Cristos. No Sculo II as idias neo-estticas e neoplatnicas, predominantes, desviaram o pensamento cristo para vias de subordinacionismo, e produziram o que se chama a logoscristologia que considera o Filho como uma extenso da Divindade, reduzida s dimenses concomitantes com as Suas relaes com um mundo de tempo e do espao; entretanto, em grande escala, no se ligava qualquer importncia ao Esprito Santo. Uma reao que, denominada Monarquianismo, identificava, to completamente, o Pai, o Filho e o Esprito Santo, que eram considerados apenas como aspectos diferentes, ou momentos diferentes, na vida da Pessoa Divina nica, chamada s vezes Pai, outras Filho e outras Esprito Santo, medida que as Suas vrias atividades fossem vistas, sucessivamente, quase conseguiu estabelecer-se, durante o Sculo III, como a doutrina da Igreja em geral. No conflito entre estas duas tendncias opostas, a Igreja seguiu, gradualmente, o seu caminho, sob a direo da frmula batismal, transformada numa Regra de F, para uma melhor e bem equilibrada concepo, ate que, finalmente, surgiu a expresso de uma verdadeira doutrina da Trindade, em especial no Ocidente, por meio da brilhante dialtica de Tertuliano. Estava, assim, mo quando, no comeo do Sculo IV, a logoscristologia, em oposio s tendncias sabelianas dominantes, degenerou no que conhecido como arianismo, segundo o qual o Filho era uma criatura ainda que exaltada acima de todas as outras criaturas, como Criador e Senhor; e a Igreja estava, portanto, preparada para afirmar a Sua F fixa num Deus Triuno, um em ser, mas em cuja unidade existiam trs Pessoas consubstanciais. Esta doutrina foi declarada, debaixo da chefia de Atansio, a f da Igreja, no Conclio de Nicia, no ano 325, e com os seus imensos esforos e dos trs grandes capadocianos, os dois Gregrios e Baslio, ganhou aceitao, gradualmente, por toda a Igreja. Foi, porm, s mos de Agostinho, um sculo mais tarde, que a doutrina que se tornou doutrina da Igreja, tanto de fato como em teoria, recebeu a sua elaborao mais completa, e uma declarao mais cuidadosamente fundamentada. Na forma que ele lhe deu, e que se encontra incorporada nesse hino de batalha da Igreja Primitiva, o chamado Credo de Atansio, ela conservou o seu lugar como expresso adequada da f da Igreja acerca da natureza do seu Deus, at ao dia de hoje. A linguagem em que est apresentada, mesmo nesta declarao final, retm, ainda, elementos lingsticos que devem a sua origem aos modos de pensamento, caractersticos da logoscristologia do Sculo II, fixados na nomenclatura da Igreja, pelo Credo de Nicia, do ano 325, ainda que, ali, estejam cuidadosamente protegidos contra o subordinacionismo inerente a logoscristologia, tendo-se tornado mais o veculo das doutrinas nicias da gerao eterna do Filho e da procisso eterna do Esprito Santo, com a conseqente subordinao do Filho e do Esprito Santo ao Pai, nos modos de subsistncia e de operao.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

28 No Credo de Atansio, porm, o princpio da igualdade das trs Pessoas, que era j o motivo dominante do Credo de Nicia a homoosia destacado de tal forma que, praticamente, pe fora da nossa ateno, seno fora de existncia, estas sugestes restantes, de derivao e subordinao. No entanto, julgouse necessrio reafirmar, de vez em quando, vigorosamente, o princpio da igualdade, em oposio tendncia para salientar, indevidamente, os elementos de subordinacionismo, que, assim, ainda mantm um lugar na linguagem tradicional, com a qual a Igreja expressa a sua doutrina da Trindade. Coube, em especial, a Calvino, no interesse da verdadeira deidade de Cristo o motivo constante de todo o corpo de pensamento trinitariano reafirmar e confirmar o atributo de autoexistncia (antotheots) para o Filho. Deste modo, Calvino toma o seu lugar, com Tertuliano, Atansio e Agostinho, como um dos principais contribuintes para a declarao exata e vital da doutrina Crist do Deus Triuno.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

S-ar putea să vă placă și