Sunteți pe pagina 1din 5

PR-PROJETO TCC CURSO DE GRADUAO EM LETRAS EAD

1. TITULO OU TEMA: Crise de leitura: Um problema social ou escolar? Como este problema afeta os alunos do Ensino Fundamental? 2. LINHA DE PESQUISA QUE O PROJETO EST VINCULADO: Lngua portuguesa e ensino A presente linha de pesquisa visa orientar trabalhos sobre concepes de linguagem, lngua, norma, variao e registros; prticas e estratgias de leitura; estudo da lngua em seus aspectos estruturais, funcionais e culturais; concepo de texto, textualidade e discurso; condicionantes sociais, histricas e culturais na prtica pedaggica; fundamentos tericos e metodolgicos para o ensino da lngua; procedimentos e matrias didticos para o trabalho com a linguagem na sala de aula. 3. JUSTIFICATIVA: Infelizmente, o belo painel traado at aqui no compartilhado por grande parte do povo brasileiro. A crise de leitura e de leitores no Brasil, que teve seu pice a partir da segunda metade da dcada de 70 (quando ela pde ser divulgada mais abertamente), e que persiste at hoje, estatisticamente comprovada pelo aumento real de analfabetos adultos e crianas em todas as regies brasileiras. Essa realidade revela-se crescente e, por mais grave que seja no percebemos maiores preocupaes nesse sentido por parte da liderana do pas. Quando analisamos a questo da quantidade de leitura que o brasileiro tem, encontramos ndices vergonhosamente baixos. Na conjuntura social em que vivemos, existe uma significativa diminuio, verdadeira carncia, de situaes em que as crianas entrem em contato com exemplos de leitura ou tenham acesso a materiais escritos. No lar da grande maioria das crianas brasileiras, a televiso reina absoluta, muitas vezes dificultando possveis aproximaes com os livros. Portanto, este projeto visa buscar informaes sobre como anda a crise de leitura e assim procurar alternativas para vencermos esta crise que assola as nossas escolas.

4. PROBLEMA OU QUESTO DE PESQUISA: Por que a maioria dos alunos no gosta de ler? A crise de leitura oriunda do fator social? A escola vem fazendo seu papel, quanto ao incentivo prtica de leitura? Ser que e a escola tem culpa por estarmos vivendo a crise de leitura? O que a escola e a sociedade devem fazer para vencer a crise de leitura? Como os alunos do ensino fundamental tm demonstrado que a leitura est em crise? Qual o papel do professor quanto ao incentivo leitura? Por que o professor no pode explorar os tesouros da biblioteca, ler um livro e comentar com seus alunos, afim de que eles possam interessar-se por esta leitura? Nossos dias atuais apresentam leitores que no querem, no sabem, no gostam de ler. Por qu? 5. OBJETIVOS Conhecer a origem da crise de leitura; Identificar os problemas enfrentados pelos alunos do ensino fundamental oriundos da crise da leitura; Identificar as melhores metodologias para o ensino de leitura na sala de aula. Verificar se as propostas tericas, que subsidiam as prticas atuais de leitura, esto sendo implementadas e efetivadas na sala de aula do Ensino Fundamental. 6. REVISO DE LITERATURA Diante dos resultados obtidos nos exames que avaliam o nvel de leitura dos como o ENEM, SAEPE entre outros, observar o espao que essa prtica ocupa no cotidiano escolar faz-se necessrio uma vez que, mesmo com tantas pesquisas dedicadas ao tema, o fantasma do analfabetismo funcional acompanha os brasileiros em pleno sc. XXI. No entanto, no podemos atribuir toda a culpa apenas ao professor, pois h diversos fatores que comprometem o processo de ensinoaprendizagem, como, por exemplo, os aspectos fsicos da escola, condies de trabalho, entre outros. J que com freqncia se ouve falar que cada vez se l

menos no Brasil, dado o poder e a seduo da imagem atravs da televiso, do cinema e do vdeo. Incentivar desde a mais tenra idade o hbito da leitura, compartilhar com os filhos a leitura trazida da escola, esses so os deveres dos pais. Segundo Freire (2001) e Vargas (1993), o ato de ler um processo que vincula a linguagem realidade, o que faz com que tal processo ocorra de forma diferenciada, de acordo com as lentes que o leitor utilize para ler essa realidade. Tais lentes revelam um outro aspecto de uma experincia de leitura: a predisposio do leitor diante do texto, que aponta o despertar da vontade como passaporte para o mundo da leitura, como revela talo Calvino (apud VARGAS, 1993: 9): A anlise que Paulo Freire desenvolve sobre a importncia do ato de ler bem antes da era digital, continua viva e atual: De alguma maneira, porm, podemos ir mais longe, dizer que a leitura da palavra no apenas precedida pela leitura do mundo, mas por certa forma de escrev-lo ou de reescrev-lo, quer dizer, de transform-lo atravs de nossa prtica consciente (FREIRE, 1992). Para que a era do conhecimento alcance sua plenitude, a sociedade tecnolgica precisa preparar seus leitores para que no sejam meros operadores de ferramentas, mas leitores-navegadores crticos, que conseguem realizar o trnsito da leitura do mundo, para a leitura da palavra e dela para a leitura virtual. Para Lajolo, a escola tem o poder e obrigao de ensinar a ler. Ler : a partir de um texto, ser capaz de atribuir-lhe significao, conseguir relacion-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da prpria vontade, entregar-se a esta leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo outra no prevista (1985, p.59). Outro fator de suma importncia para o aluno o ambiente familiar. Bamberger (1987) descreve que atravs da educao dos pais (em suas conversas com os filhos sobre leituras), estes aprendem a reconhecer que o ensino da leitura inicia-se no primeiro ano escolar. Destaca o autor que os pais devem ler em voz alta, antes mesmo que os filhos aprendam a ler, desta maneira, a criana desenvolve a linguagem juntamente com o seu interesse pelos livros.

7. METODOLOGIA Fazer levantamento bibliogrfico; Pesquisar na internet algumas consideraes sobre a crise de leitura que tem feito parte da nossa sociedade. Conversar com alguns professores sobre assunto, para assim ter um embasamento da pratica em sala de aula. Realizar leitura de alguns artigos e livros para assim adquirir embasamento terico. Desenvolver o projeto

8. CRONOGRAMA DO PROJETO Indicar as etapas Nov. Dez. Jan. Fevereiro Maro Abril Maio Junho

Pr-projeto Leitura e Levantamento Bibliogrfico Desenvolvimento do TCC Reviso do TCC Consideraes finais

+ +

+ +

9. REFERENCIAS: BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hbito de leitura. 4 ed. So Paulo: tica, 1988. LAJOLO, Marisa. Leitura em crise na escola, Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987. SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura & Realidade Brasileira. 3 ed., Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas, SP: Papirus, 1993. SILVA, Ezequiel Theodoro da. Elementos de pedagogia da leitura. So Paulo: Martins Fontes, 1993. MARTINS, Maria Helena. O que leitura. So Paulo: Brasiliense, 2 ed., Srie Primeiros Passos, 1983. ZILBERMAN, Regina (org). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993, p. 10.

S-ar putea să vă placă și