Sunteți pe pagina 1din 17

LEI N 873 / 2008 DE 04 DE ABRIL DE 2008 Institui o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos Servidores do Magistrio Pblico do Municpio

de Camaari, e d outras providncias.

O PREFEITO DO MUNICPIO DE CAMAARI, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuies legais,

Fao saber que a Cmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte lei:

CAPTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES

Art. 1. Esta lei institui o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos que passa a regulamentar a situao funcional e a carreira dos Servidores do Magistrio Pblico, legalmente investidos em Cargo Pblico da Administrao Direta do Municpio de Camaari, constitudo pelos cargos de provimento efetivo e em comisso, constantes do Anexo I Quadro de Pessoal, desta lei. Art. 2. Para os efeitos desta lei, integram o Magistrio Pblico os profissionais de educao que exercem atividades de docncia e os que fornecem suporte pedaggico direto s atividades de ensino relativas gesto escolar, planejamento, organizao, superviso, orientao, acompanhamento e avaliao das atividades pedaggicas.

CAPTULO II DOS OBJETIVOS, PRINCPIOS E GARANTIAS

Art. 3. O Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos Servidores do Magistrio Pblico do Municpio de Camaari, objetiva o aperfeioamento profissional contnuo e sua valorizao atravs de

remunerao digna e, por conseqncia, a melhoria do desempenho e da qualidade dos servios prestados populao do Municpio, baseado nos seguintes princpios e garantias: I. reconhecimento da importncia da carreira pblica e de seus agentes; II. profissionalizao, que pressupe qualificao e aperfeioamento profissional, com remunerao digna e condies adequadas de trabalho; III. formao continuada dos profissionais; IV. promoo da educao visando o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exerccio da cidadania; V. liberdade de ensinar, aprender, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, dentro dos ideais de democracia; VI. gesto democrtica do ensino pblico municipal; VII. valorizao do desempenho, da qualificao e do conhecimento; VIII. avano na carreira, atravs da promoo nos nveis e da progresso horizontal nas referncias; IX. perodo reservado ao Professor, includo em sua carga horria, a estudos, planejamento e avaliao do trabalho discente.

CAPTULO III DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Art. 4. Para os efeitos desta lei entende-se por: I. CARGO PUBLICO - o conjunto de atribuies assemelhadas, deveres e responsabilidades cometidas a servidor pblico municipal, criado por lei, em nmero certo, com denominao prpria e pagamento pelo Municpio, de provimento efetivo, em comisso ou temporrio; II. CARGO EM COMISSAO - o declarado em lei, de livre nomeao e exonerao pelo Chefe do Poder Executivo Municipal; III. CARREIRA: a perspectiva de crescimento profissional, fundamentada no desempenho eficiente e eficaz e no nvel de formao; IV. COORDENAO PEDAGGICA: atividade de planejamento, organizao, superviso, administrao, orientao, acompanhamento e avaliao das atividades pedaggicas, de execuo, em trabalho individual ou em grupo, da orientao, do aconselhamento e do encaminhamento de alunos em sua

V.

VI.

VII.

VIII.

IX.

X.

XI. XII. XIII.

XIV. XV.

formao geral, bem como de elaborao da proposta pedaggica da unidade de ensino; COORDENADOR PEDAGGICO: servidor pblico que exerce o cargo de Coordenador Pedaggico nas unidades de ensino; DOCNCIA: atividade de ensino desenvolvida pelo Professor que envolve a regncia de classe, a participao na elaborao da proposta pedaggica da unidade de ensino, a elaborao e cumprimento de plano de trabalho, o zelo pela aprendizagem dos alunos e a colaborao nas atividades de articulao da escola com as famlias e a comunidade; HABILITAO ESPECFICA: formao obtida na rea de educao em cursos autorizados e reconhecidos por rgos oficiais; HORA-AULA: tempo reservado regncia de classe, com a participao efetiva do aluno, realizado em sala de aula ou em outros locais adequados ao processo ensino-aprendizagem; HORA-ATIVIDADE: tempo reservado ao Professor em exerccio de docncia para estudos, avaliao e planejamento, realizado preferencialmente de forma coletiva; NVEL: unidade bsica da estrutura de Carreira dos servidores do Magistrio Municipal, correspondente a habilitao profissional do servidor e que determina o valor do vencimento; PROFESSOR: servidor pblico que exerce atividade de docncia com formao tcnica exigida por lei; PROMOO: passagem de um nvel para outro, mediante titulao acadmica na rea da educao; PROGRESSO HORIZONTAL: avano de uma referncia para outra imediatamente superior, dentro do mesmo nvel atravs de avaliao de desempenho e qualificao funcional; REFERNCIA: diviso da carreira em unidades de progresso funcional; VENCIMENTO-BASE: retribuio pecuniria pelo efetivo exerccio do cargo correspondente ao de sua maior habilitao e referncia, considerando a jornada de trabalho e sobre o qual se d o clculo de algumas das vantagens pecunirias.

CAPTULO IV DO QUADRO DE PESSOAL

Art. 5 - O Quadro de Pessoal do Magistrio Pblico Municipal composto de cargos de provimento efetivo, organizados em carreiras, de cargos em comisso e funo de confiana, na forma do Anexo I Quadro de Pessoal, desta lei. Art. 6. As atribuies e a habilitao profissional requeridas para o exerccio profissional dos cargos efetivos esto previstas no Anexo III Descries de Cargos, desta lei. Art. 7. Os cargos efetivos tm seus quantitativos definidos no Anexo I Quadro de Pessoal, desta lei. Art. 8. Por iniciativa do Chefe do Poder Executivo Municipal podero ser fixados em Lei, anualmente, os quantitativos de cargos, alteraes e ajustes necessrios a adequao Estrutura Pblica Municipal, atravs de proposta do titular da Secretaria da Educao, fundada em estudos apresentados pela Comisso Gestora do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos, nos termos desta lei.

CAPTULO V DA ESTRUTURA DE CARGOS

Art. 9. O Magistrio Pblico Municipal fica assim constitudo: I. cargos de provimento efetivo - Professor e Coordenador Pedaggico; II. cargos em comisso - Diretor de Unidade Escolar, ViceDiretor de Unidade Escolar, Gestor de Unidade Escolar; III. de funo de confiana - Secretrio de Unidade Escolar. Art. 10. Para o exerccio do cargo de Professor exigida a habilitao especfica para atuao nos diferentes nveis e modalidades de ensino, obtida em nvel superior, em curso de licenciatura de graduao plena e para o cargo de Coordenador Pedaggico exigida graduao plena em Pedagogia e experincia de 02 (dois) anos em docncia. Pargrafo nico - Poder ser admitida como formao mnima para o exerccio da docncia na Educao Infantil e nas quatro primeiras sries do Ensino Fundamental, excepcionalmente, a obtida em Nvel Mdio com formao de Magistrio, conforme estabelece o artigo 62, da Lei n. 9.394, de 20/12/96. Art. 11. Para o exerccio da funo de confiana de Secretrio Escolar, poder ser designado o servidor efetivo lotado na Secretaria da Educao, ocupante ou no de cargo integrante do Grupo Magistrio.

Art. 12. Os cargos em comisso do Grupo Magistrio, previstos no inciso II do Artigo 9, desta Lei, so de livre nomeao e exonerao pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, os quais devero ser exercidos, preferencialmente, por servidores integrantes do quadro do Magistrio Pblico do Municpio de Camaari.

CAPTULO VI DA CARREIRA, INGRESSO E DESENVOLVIMENTO

Seo I Da Carreira

Art. 13. A carreira do Magistrio Pblico do Municpio de Camaari fica estruturada em nveis e referncias, na forma estabelecida no Anexo I Quadro de Pessoal, integrante desta lei. Art. 14. Os nveis constituem a linha de elevao funcional dentro do mesmo cargo, em virtude da maior habilitao adquirida pelo Professor e Coordenador Pedaggico, associados aos critrios de promoo. Art. 15. A progresso horizontal na Carreira a passagem do servidor da rea de educao de uma referncia para outra, dentro do mesmo Nvel, e ocorrer mediante a combinao de critrios especficos de avaliao de desempenho, com normas disciplinadas mediante lei, e a participao em programas de formao e/ou qualificao profissional relacionadas Educao. Pargrafo nico A primeira progresso ocorrer aps o cumprimento do estgio probatrio.

Seo II Do Ingresso

Art. 16. O ingresso no cargo de provimento efetivo se dar mediante habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, observados a ordem de classificao e o respectivo prazo de validade do concurso, conforme definido em edital, sempre na referncia inicial do nvel relativo ao cargo para o qual o candidato concorreu.

Art. 17. Os 03 (trs) primeiros anos de efetivo exerccio do cargo sero considerados como estgio probatrio, durante o qual o servidor nomeado comprovar, mediante processo de avaliao, que satisfaz os requisitos necessrios sua permanncia no servio pblico. 1. Ao servidor em estgio probatrio fica garantido o desenvolvimento de atividades de integrao, com o objetivo de inseri-lo na estrutura de organizao do Sistema Municipal de Ensino e da Administrao Pblica. 2. Os critrios para a realizao e avaliao do estgio probatrio sero objetos de regulamentao prpria.

Seo III Do Desenvolvimento

Art. 18. O desenvolvimento profissional do servidor na carreira se dar atravs da promoo e da progresso horizontal, obedecidos: elaborao de plano de qualificao profissional, conforme definido em lei; II. estruturao de um sistema de avaliao de desempenho; III. estruturao de um sistema de acompanhamento de pessoal, que assessore permanentemente os dirigentes na gesto de seus recursos humanos, conforme definido em regulamento. 1. O plano de qualificao profissional, conforme disposto no inciso I deste Artigo, dever ser elaborado visando valorizao do servidor e melhoria da qualidade do servio pblico, com base no levantamento prvio das necessidades, de acordo com o processo de qualificao profissional da Secretaria da Educao ou por solicitao dos servidores, atendendo com prioridade a sua integrao, atualizao e aperfeioamento. 2. O processo de qualificao profissional poder ocorrer por iniciativa do Governo, atravs da Secretaria da Educao, mediante convnio, ou por iniciativa do prprio servidor, cabendo ao Municpio atender prioritariamente: I. Programa de Integrao Administrao Pblica Aplicado a todos os servidores integrantes do Quadro do Magistrio Pblico Municipal, para informar sobre a estrutura e organizao da Administrao Pblica da Secretaria da Educao do Municpio, dos direitos e deveres definidos na legislao municipal e sobre o Plano Municipal de Educao e Plano Nacional de Educao; II. Programas de Complementao de Formao Aplicados aos Professores integrantes do Nvel Especial I e I.

II, para obteno da habilitao mnima necessria as atividades do cargo; III. Programa de Capacitao - aplicado aos servidores integrantes do Quadro do Magistrio Pblico Municipal para incorporao de novos conhecimentos e habilidades, decorrentes de inovaes cientficas e tecnolgicas ou de alterao da legislao, normas e procedimentos especficos ao desempenho do seu cargo ou funo; IV. Programa de Desenvolvimento - Destinado incorporao de conhecimentos e habilidades tcnicas inerentes ao cargo, atravs de cursos regulares oferecidos pela Instituio; V. Programa de Aperfeioamento - Aplicado aos servidores integrantes do Quadro do Magistrio Pblico Municipal com a finalidade de incorporao de conhecimentos complementares, de natureza especializada, relacionados ao exerccio ou desempenho do cargo ou funo, podendo constar de cursos regulares, seminrios, palestras, simpsios, congressos e outros eventos similares; VI. Programas de Desenvolvimento Gerencial - Destinados aos ocupantes de cargos de direo, gerncia, assessoria e chefia, para habilitar os servidores integrantes do Quadro do Magistrio Pblico Municipal ao desempenho eficiente das atribuies inerentes ao cargo ou funo. 3. Os afastamentos para qualificao profissional dos servidores integrantes do Quadro do Magistrio Pblico Municipal sero disciplinados pelo Estatuto do Servidor Pblico Municipal e regulamentaes complementares. 4. A avaliao de desempenho a que se refere o inciso II do caput deste Artigo deve ser compreendida como um processo global e permanente de anlise de atividades dentro e/ou fora do Sistema de Ensino, como um momento de formao em que o servidor possa analisar sua prtica, identificar caminhos que visem superar as dificuldades decorrentes e possibilitar seu crescimento profissional e ser norteada pelos seguintes princpios: I. Participao democrtica A avaliao deve ocorrer em todos os nveis, tanto do sistema quanto do servidor, com a participao direta do avaliado (auto-avaliao) e de equipe especfica constituda para este fim, sendo submetida avaliao, tambm, todas as reas de atuao da instituio de ensino, entendo-se por rea de atuao todas as atividades e funes da mesma; II. Universalidade - Todos devem ser avaliados dentro do Sistema Municipal de Ensino; III. Objetividade - A escolha de requisitos dever possibilitar a anlise de indicadores qualitativos e quantitativos;

Transparncia - O resultado da avaliao dever ser analisado pelo avaliado e pelos avaliadores com vistas superao das dificuldades detectadas para o desempenho profissional. 5. As normas e critrios de avaliao de desempenho tero regulamentao prpria definida pela comisso de que trata o Artigo 19, desta Lei, porm o processo de avaliao dever ser realizado por comisso distinta formada por servidores efetivos da Secretaria da Educao. Art. 19. Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a designar uma comisso composta, preferencialmente, por servidores efetivos do Quadro de Pessoal da Secretaria da Educao e por representantes indicados pela entidade sindical, para, sob a presidncia da primeira, proceder gesto plena do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos, bem como propor revises, ajustes ou quaisquer adequaes estrutura municipal ou, quando imperativo, estudos para: I. Introduo de cargos e/ou alteraes em cargos existentes; II. reviso de descrio de cargos; III. reviso de faixas de vencimento, ou IV. outras julgadas necessrias.

IV.

Subseo I Da Promoo

Art. 20. A promoo o avano de um nvel para o outro, mediante titulao acadmica na rea de educao, de acordo com os seguintes critrios: 1 - Para o cargo de Professor: I. NIVEL ESPECIAL II - Formao em nvel mdio, seguido de estudos adicionais; II. NIVEL ESPECIAL III - Formao em nvel superior em curso de licenciatura de curta durao; III. NVEL I - Formao em nvel superior em curso de licenciatura, de graduao plena; IV. NIVEL II - Formao em nvel superior em curso de licenciatura, de graduao plena, acrescida de psgraduao obtida em curso de especializao na rea com durao mnima de 360 (trezentos e sessenta) horas, com aprovao de monografia; V. NIVEL III - Formao em nvel superior em curso de licenciatura, de graduao plena, acrescida de Mestrado em educao com defesa e aprovao de dissertao;

NIVEL IV - Formao em nvel superior em curso de licenciatura, de graduao plena, acrescida de Doutorado em educao com defesa e aprovao de tese. 2 - Para o cargo de Coordenador Pedaggico: I. NIVEL II - Formao em nvel superior em Pedagogia em curso de licenciatura, de graduao plena, acrescida de psgraduao obtida em curso de especializao na rea, com durao mnima de 360 (trezentos e sessenta) horas, com aprovao de monografia; II. NIVEL III - Formao em nvel superior em Pedagogia em curso de licenciatura, de graduao plena, acrescida de Mestrado em educao com defesa e aprovao de dissertao; III. NIVEL IV - Formao em nvel superior em Pedagogia em curso de licenciatura, de graduao plena, acrescida de Doutorado em educao com defesa e aprovao de tese. Art. 21. A promoo prevista no Caput do Artigo anterior ser efetivada mediante requerimento do servidor, devidamente instrudo, com a apresentao do respectivo diploma para graduao e a titulao nos casos de ps graduao, nos prazos especificados em regulamento, e a percepo de benefcios ou vantagens da decorrentes, devida a partir da data do seu requerimento, desde que comprovada a titulao. 1. Deferida a respectiva promoo, o servidor ser posicionado no novo nvel e na mesma referncia em que se encontrava no nvel anterior. 2. O Professor com acumulao de cargo prevista em lei poder usar a nova habilitao ou titulao em ambos os cargos, obedecidos os critrios estabelecidos neste Artigo. Art. 22. Os diplomas ou certificados de cursos de ps-graduao

VI.

lato sensu e stricto sensu e de nova habilitao de que tratam o Artigo


anterior, somente sero validados para os fins da promoo se ministrados por instituio autorizada ou reconhecida por rgos oficiais, e, quando realizados no exterior, se revalidados por instituio brasileira credenciada para tal. Art. 23. VETADO.

Subseo II Da Progresso Horizontal

Art. 24. A progresso horizontal consiste na passagem do servidor de uma referncia para outra imediatamente superior, dentro do mesmo nvel e ser concedida observados os seguintes critrios:

resultado favorvel alcanado pelo servidor na avaliao de desempenho; II. lapso temporal mnimo de 03 (trs) anos para cada progresso, cuja aferio dos itens inerentes ao desempenho dever ser realizada anualmente. Pargrafo nico - A aferio de desempenho ser baseada na definio de objetivos, de indicadores e de avaliao de resultados, permitindo valorizar a contribuio til dada pelo servidor, conforme critrios estabelecidos em regulamento prprio. Art. 25. Ser computado como resultado para fins da primeira progresso horizontal a avaliao favorvel do estgio probatrio alcanada pelo servidor.

I.

CAPTULO VII DO VENCIMENTO, VANTAGENS PECUNIRIAS E DA REMUNERAO

Seo I Do Vencimento

Art. 26. Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio do Cargo integrante do Magistrio Pblico Municipal correspondente natureza das atribuies e requisitos de habilitao e qualificao. Art. 27. Aos servidores do Magistrio Pblico Municipal atribuemse vencimentos sendo considerado o princpio de igual remunerao para igual habilitao e equivalente desempenho de funes inerentes ao cargo e a jornada de trabalho. Art. 28. Os valores dos vencimentos dos integrantes dos cargos de provimento efetivo, cargo em comisso e funo de confiana do Magistrio Pblico Municipal so fixados segundo os nveis e referncias a que pertenam, na forma do Anexo IV Tabelas de Vencimentos, que integra esta Lei, observados a carga horria e os seguintes critrios: I. Os valores dos vencimentos do Nvel Especial I, Especial II e Especial III correspondem a 70% (setenta por cento), 77,5% (setenta e sete e meio por cento) e 85% (oitenta e cinco por cento), respectivamente, do valor do vencimento do Nvel I, tomado como referncia para o presente Plano; II. O valor do vencimento do Nvel II corresponde ao valor do vencimento do Nvel I acrescido de 10% (dez por cento);

O valor do vencimento do Nvel III corresponde ao valor do vencimento do Nvel II acrescido de 15% (quinze por cento); IV. o valor do vencimento do Nvel IV corresponde ao valor do vencimento do Nvel III acrescido de 25% (vinte e cinco por cento). Pargrafo nico. Em um mesmo Nvel haver uma diferena percentual de 3,0% (trs por cento) entre uma referncia e outra, de modo que a referncia B de cada Nvel corresponda ao valor da referncia A acrescido de 3,0% (trs por cento), e assim sucessivamente at a referncia J, que corresponde ao valor da referncia I acrescido de 3,0% (trs por cento). Art. 29. Os valores referentes aos vencimentos dos cargos de provimento efetivo, obedecendo a jornada de 20 horas, correspondentes aos nveis, e referncias so os fixados no Anexo IV - Tabela de Vencimentos, que integra esta lei. Pargrafo nico. Ao servidor cuja jornada de trabalho seja superior definida no Caput deste Artigo, ser assegurado um vencimento proporcional efetiva jornada, nos termos da Tabela de Vencimentos, Anexo IV, desta lei.

III.

Seo II Da Remunerao

Art. 30. Remunerao o vencimento do cargo acrescido das vantagens pecunirias, de carter permanente ou temporrio, estabelecidas em lei. Art. 31. Os servidores do Magistrio Pblico Municipal, alm do vencimento e das demais vantagens conferidas aos servidores em geral, previstas na Lei n 407/98 - Estatuto dos Servidores da Prefeitura Municipal de Camaari, no que for aplicvel, faro jus s seguintes vantagens especficas: I. Gratificao pela Regncia de Classe; II. Gratificao Pelo Exerccio de Atividades Complementares; III. Gratificao de Incentivo a Atividade Pedaggica; IV. Gratificao pelo Exerccio de Docncia no Turno Noturno; V. Gratificao pelo Exerccio de Docncia com Alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais; VI. Gratificao pelo Exerccio de Docncia em Unidade Escolar Localizada na Zona Rural; VII. Auxlio Transporte; VIII. Auxlio Alimentao.

Art. 32. Ao ocupante do cargo de Professor em efetiva regncia de classe, como incentivo permanncia em sala de aula, devida a gratificao a que se refere o inciso I, do Artigo anterior, para compensar a execuo das atividades extra classe, correspondente a 30% (trinta por cento) do vencimento. Art. 33. Ao ocupante de cargos de Professor e de Coordenador Pedaggico no exerccio de Direo e Vice-Direo de Unidade Escolar e Gestor de Unidade Escolar devida a gratificao de 30% (trinta por cento) do vencimento, nos termos do inciso II, do Artigo 31, desta lei, como compensao de perdas remuneratrias decorrentes do afastamento da atividade de docncia e de coordenao pedaggica e bem assim, estimular o preenchimento dos respectivos cargos. Art. 34. Ao ocupante do cargo de Coordenador Pedaggico em efetiva atividade de suporte pedaggico em unidade escolar, como incentivo ao fortalecimento da prtica pedaggica, devida a gratificao a que se refere o inciso III, do Artigo 31, correspondente a 30% (trinta por cento) do vencimento. Art. 35. Aos ocupantes dos cargos de Professor e Coordenador Pedaggico, devida a gratificao a que se refere o inciso IV, do Artigo 31, desta lei, correspondente a 20% (vinte por cento) do vencimento, para compensar o exerccio das atividades de docncia e de coordenao pedaggica, respectivamente, no turno noturno. Pargrafo nico - A gratificao de que trata o caput deste Artigo cessar quando cessarem os motivos que ensejaram sua concesso. Art. 36. Ao ocupante do cargo de Professor em efetiva regncia de classe com alunos portadores de necessidades especiais, devida a gratificao correspondente a 15% (quinze por cento) do vencimento a que se refere o inciso V do Artigo 31, desta lei, como incentivo ao exerccio da docncia com alunos portadores de necessidades educacionais especiais em classes distintas das demais, nas escolas comuns ou em escolas especializadas. 1. A gratificao referida no Caput deste artigo no exclui a devida nos termos do inciso I do Artigo 31, desta lei. 2. S far jus gratificao instituda neste artigo o ocupante do cargo do Magistrio Pblico Municipal portador de certificado de curso especfico na rea de Educao Especial com durao mnima de 160 (cento e sessenta) horas. 3. A gratificao de que trata o Caput deste artigo cessar quando o ocupante do cargo da Rede Pblica Municipal de Ensino for transferido para outro estabelecimento que no apresente as condies ento previstas.

Art. 37. Aos servidores do Magistrio Pblico Municipal, ser concedida gratificao pelo exerccio de docncia em unidade escolar localizada na zona rural, a que se refere o inciso VI do Artigo 31, desta lei, no percentual de 10% (dez por cento), calculada sobre seu vencimento. 1 - A Gratificao de que trata este artigo ser paga integralmente quando o servidor desenvolver suas atividades durante toda a semana, ou de forma proporcional aos dias trabalhados. 2 - Fica a Secretaria da Educao autorizada a expedir Portaria indicando as Unidades Escolares localizadas em zona rural com base nos estudos realizados pela Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento de Gesto. 3. - A gratificao de que trata o Caput deste Artigo cessar quando cessarem os motivos que ensejaram sua concesso. Art. 38. Ser concedido aos servidores do Magistrio Pblico Municipal Auxlio-Alimentao e Auxlio-Transporte, nos termos da Lei n. 810/2007 e Lei n. 544/2001, respectivamente.

CAPTULO VIII DO REGIME DE TRABALHO E DAS FRIAS

Seo I Do Regime de Trabalho

Art. 39. A jornada mnima semanal para o Professor em docncia ser de 20 (vinte) horas semanais, obedecendo ao limite de 25% (vinte e cinco por cento) para horas-atividade. Art. 40. A jornada mxima semanal para o Professor em docncia ser de 40 (quarenta) horas semanais, obedecendo ao limite de 25% (vinte e cinco por cento) para horas-atividade. Art. 41. O aumento ou a reduo da carga horria do Professor para os limites mximo e mnimo levar em conta, reciprocamente, o interesse da Secretaria da Educao e a opo do Professor. Art. 42. O titular do cargo de Professor, que no esteja em acumulao de cargo, emprego ou funo pblica, poder ser convocado para prestar servio em regime suplementar, para substituio temporria de Professores em funo docente, em seus impedimentos legais e nos casos de

nomeao para cargo em comisso ou designao para exerccio de funo de confiana do Magistrio, de forma no concomitante com a docncia, obedecido proporcionalidade estabelecida nos Artigos 39 e 40, desta lei. 1. A convocao em regime suplementar ser remunerada proporcionalmente ao nmero de horas adicionadas jornada de trabalho do Professor. 2. Cessados os motivos que determinaram atribuio do regime suplementar de trabalho, o Professor retorna, automaticamente, a sua jornada normal de trabalho. Art. 43. Os Professores que, por menos de dez anos, estejam submetidos jornada mxima semanal de trabalho de 40 (quarenta) horas, somente a seu pedido ou mediante deciso fundamentada da Administrao Pblica podero ter reduzida a sua jornada. Art. 44. Responder administrativa, civil e penalmente a autoridade que promover ou autorizar qualquer substituio de servidor por terceiro, sem que haja a devida excepcionalidade da contratao temporria prevista em lei.

Seo II Das Frias

Art. 45. Os Servidores integrantes do Magistrio Pblico Municipal faro jus a 45 (quarenta e cinco) dias de frias anuais cujo gozo se dar em duas etapas: I. 30 (trinta) dias aps o trmino do ano letivo, e II. 15 (quinze) dias aps o trmino do 1 semestre escolar. Art. 46. As frias somente podero ser interrompidas por motivos de calamidade pblica, licena maternidade, comoo interna, convocao para jri, servio militar ou eleitoral ou por motivo de superior interesse pblico. Art. 47. O adicional sobre a remunerao estabelecido na Constituio Federal ser pago aos servidores do Magistrio Pblico Municipal, por ocasio do gozo das frias.

CAPTULO IX DAS DISPOSIES GERAIS, TRANSITRIAS E FINAIS

Seo I

Das Disposies Gerais

Art. 48. vedado atribuir aos servidores do Magistrio Pblico Municipal outras atribuies que no as legalmente previstas para o cargo de Professor Municipal e Coordenador Pedaggico, salvo para o exerccio de cargo em comisso. Art. 49. Fica o Chefe do Poder Executivo autorizado a conceder, mediante Lei previamente vigente, abono especial anual, em valores proporcionais ao vencimento dos servidores do Magistrio Pblico Municipal, ao final de cada exerccio financeiro, desde que o dispndio com vencimento, gratificaes e encargos sociais, no atingirem a aplicao mnima obrigatria de 60% (sessenta por cento) dos recursos destinados ao Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao - FUNDEB, conforme preconizado na Emenda Constitucional n 53, de 19 de dezembro de 2006. Pargrafo nico. O abono de que trata o caput deste Artigo somente ser devido aos servidores em exerccio na data de concesso, sendo calculado em valor proporcional aos dias efetivamente trabalhados. Art. 50. Fica assegurado ao Professor e Coordenador Pedaggico estudante, o afastamento de suas atribuies sem prejuzo de seus vencimentos e vantagens de carter permanente, para participar de estgio curricular supervisionado, obrigatrio, na rea de educao, quando houver incompatibilidade do horrio de trabalho com o do estgio. Art. 51. Ao servidor integrante do Magistrio Pblico Municipal so assegurados, nos termos da Constituio Federal, alm do direito livre associao sindical os seguintes direitos, dentre outros dela decorrentes: I. inamovibilidade do dirigente sindical, at 01 (um) ano aps o final do mandato, exceto se a pedido; II. descontar em folha, sem nus para a entidade sindical a que for filiado, o valor das mensalidades e contribuies definidas em assemblia geral da categoria.

Art. 52. Fica assegurado o ms de maio como referncia para reviso dos valores do piso salarial dos servidores do Magistrio Pblico Municipal. Seo II Das Disposies Transitrias

Subseo I Do Enquadramento

Art. 53. Os atuais ocupantes de cargos de provimento efetivo sero enquadrados nos cargos constantes do Anexo I Quadro de Pessoal, desta Lei, quando de sua implantao, obedecendo linha de correlao estabelecida pelo Anexo II Quadro de Correlao de Cargos que a integra, definindo-se a referncia no nvel correspondente ao enquadramento, de acordo com o tempo de efetivo exerccio no cargo ocupado, na Prefeitura Municipal de Camaari, considerando-se o interstcio de tempo: at 03 anos, referncia A do Nvel correspondente; de 03 anos e um dia at 9 anos, referncia B do Nvel correspondente; III. de 9 anos e um dia at 14 anos, referncia C do Nvel correspondente; IV. de 14 anos e um dia at 19 anos, referncia D do Nvel correspondente; V. de 19 anos e um dia at 24 anos, referncia E do Nvel correspondente; VI. de 24 anos e um dia at 29 anos, referncia F do Nvel correspondente; VII. acima de 29 anos e um dia, referncia G do Nvel correspondente. 1. A data de referncia para contagem do tempo de servio a que se refere o caput deste Artigo e seus incisos ser 30 de abril de 2008. 2. Caso o vencimento decorrente do enquadramento previsto neste Artigo seja inferior ao vencimento atualmente percebido pelo servidor, ser o servidor enquadrado em nova referncia, imediatamente superior, que lhe assegure este ltimo. 3. Os servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo, integrantes do atual quadro de pessoal do Magistrio Pblico Municipal, em licena sem vencimentos ou cedidos e em exerccio em outros rgos pblicos da esfera municipal, estadual ou federal, s sero enquadrados nos termos deste Artigo, quando de sua reconduo ao efetivo exerccio das atividades inerentes ao cargo de ocupao. Art. 54. Ao servidor vinculado que em decorrncia do enquadramento previsto nesta lei vier a sofrer reduo do valor do vencimento bsico, fica assegurada a percepo da diferena como vantagem pessoal nominalmente identificvel nos termos da Lei n. 407/98. I. II.

Seo II Das Disposies Finais Art. 55. Ato do Chefe do Poder Executivo Municipal designar uma comisso composta, preferencialmente, por servidores efetivos do quadro de pessoal da administrao municipal para proceder aos enquadramentos determinados nesta lei. Art. 56. As despesas decorrentes da aplicao desta lei correro conta de dotaes oramentrias prprias, ficando o Executivo Municipal autorizado a abrir crditos suplementares se necessrios cobertura de despesas decorrentes. Art. 57. Os casos omissos sero objetos de estudo da Comisso Gestora do respectivo Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos. Art. 58. Os atos administrativos decorrentes da aplicao desta lei, bem como, a regulamentao dos dispositivos nesta contida, ocorrero no prazo de at 180 (cento e oitenta) dias a contar de sua publicao. Art. 59. Integram esta lei: I. Anexo I - Quadro de Pessoal; II. Anexo II Quadro de Correlao de Cargos; III. Anexo III Descries de Cargos; IV. Anexo IV - Tabelas de Vencimentos. Art. 60. Esta lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio, em especial, a Lei n. 404, de 23 de julho de 1998 e suas alteraes posteriores, e os efeitos financeiros por esta produzidos ocorrero a partir de 01 de maio de 2008.

GABINETE DO PREFEITO DO MUNICPIO DE CAMAARI, EM 04 DE ABRIL DE 2008

LUIZ CARLOS CAETANO PREFEITO

S-ar putea să vă placă și