Sunteți pe pagina 1din 5

01.02, 87-91 (2006) www.sgb.org.

br

CRIAO DO UNIVERSO, EVOLUO DOS SERES VIVOS E O PENSAMENTO RELIGIOSO


Warwick Estevam Kerr Universidade Federal de Uberlndia, Instituto de Gentica e Bioqumica, Laboratrio de Gentica, 38400902 Uberlndia MG, Brasil. kerr@ufu.br Palavras-chave: evoluo, criao do Universo, pensamento religioso Para aqueles que professam uma religio crist h trs maneiras de interpretar os primeiros captulos do Gnesis. A primeira, que chamaremos LITERAL, crer que, realmente o universo e todos os seres vivos foram criados separadamente, por atos independentes, miraculosos, em seis dias ou, mesmo, seis perodos. Tal modo de pensar sofre forte antagonismo por parte da grande maioria dos bilogos, que cr na teoria da evoluo e que tem grande nmero de experimentos demonstrativos (Mayr 1942, Dobzhansky 1973). Esta crena predispe o aluno contra a religio ou contra a cincia. A segunda, MODERNISTA, aceita por aqueles cristos que no consideram a Bblia como SENDO a palavra de Deus, mas como CONTENDO a palavra de Deus. Para este grupo, a idia realmente importante dos primeiros captulos do Gnesis aquela contida no primeiro versculo E no comeo criou Deus os cus e a terra. Argumentam assim: quem criou todo o Universo? Deus. Como criou?. Procuram aplicar a cincia moderna no estudo da natureza e da Astronomia a fim de descobrir como. Para o cristo modernista, o estudo da histria da criao o estudo da maneira pela qual Deus criou o Universo e a vida. No pode haver discrepncia entre a cincia e a religio, j que Deus o maior Cientista, o Criador de todo o Universo a partir do Big-Bang, que aconteceu h 13 bilhes de anos. Antes do Big-Bang no havia Tempo nem Universo (era sem forma e vazio Gen. 1:1). A terceira maneira chamada ALEGRICA, pela qual tenta-se acoplar ao texto bblico uma interpretao baseada nos achados cientficos.
87

Os partidrios da maneira LITERAL e os da maneira ALEGRICA podem ser chamados de ortodoxos, isto , pessoas que aceitam a Bblia como SENDO a Palavra de Deus. Como a maneira alegrica mais complexa e, tambm, a que pode ser aceita pelos cristos ortodoxos com conhecimento biolgico, vamos exp-la detalhadamente. Gostaria, entretanto, que ficasse claro que eu aceito a segunda maneira, modernista, no obstante ter o mximo respeito por aqueles que preferem a maneira alegrica. A INTERPRETAO ALEGRICA comum, tanto no Velho como no Novo Testamento, o ensino de lies por meio de linguagem figurada ou de histrias que chamamos parbolas. A Bblia comea e termina usando linguagem figurada. As trs parbolas iniciais so: a histria da Criao, a histria do Dilvio e a histria da Torre de Babel. O principal objetivo da histria da criao ensinar a todas as crianas e a todos os homens que o Universo foi criado por Deus e, por isso, comea com aquela frase No comeo criou Deus os cus e a terra (Gen. 1.l). Apesar de no ter sido inteno do Gnesis ensinar cincia, a parbola da criao pode ser interpretada, face aos dados cientficos que conhecemos hoje, de uma maneira alegrica, pelos quais atribumos a cada trecho do livro de Gnesis uma correspondncia ao que ocorreu na evoluo do nosso Universo segundo a Cincia moderna. O Dr. George Abell, astrnomo da Universidade da Califrnia (Los Angeles), calculou a idade do universo pelo mtodo usual, comparando a velocidade da recesso de grupos gigantes de galxias com as distncias entre eles, e a distncia dos grupos estimada medindo-se a luz emitida da sua galxia mais brilhante. O Dr. Abell observou centenas de galxias em 8 grupos e concluiu que a idade do Universo ao redor de 13 a 15

bilhes de anos. o dado existente que mais refora a idia da eternidade de Deus. Para iniciar, vamos dividir os 13 bilhes de anos, a idade do Universo, em 7 perodos. Quem disser que os dias mencionados no captulo 1:5 do Gnesis so dias de 24 horas, como os nossos, porque no leu a Bblia. Tanto no Salmo 90, que diz que Pois 1000 anos, ao Teus olhos, so como o dia de ontem que se foi, e como a viglia da noite. Isso repetido em 2 Pedro 3:8. Para o Senhor um dia como se fossem 1000 anos e 1000 anos, como um dia. Ou seja: para Deus no existe tempo! 1 PERODO E disse Deus: Haja luz. E houve luz. (Gen. 1:3) H mais ou menos 13 bilhes de anos, Deus disse: Haja luz e houve o Big-Bang, uma fantstica criao de radiao, quentssima, luminosssima, concentradssima, menor que a gema de um ovo de galinha, que explodiu com grande violncia; cerca de um centsimo de segundo aps o Big-Bang, a temperatura teria sido de 100 bilhes de graus (Stephen Hawking 2002). Nos primeiros 300.000 anos dessa fantstica exploso, a massa do Universo consistia quase que somente de radiao, e havia grande interao entre radiao e a matria em formao. Esse perodo chamado pelos cientistas (por exemplo: Oort, 1970) de estgio bola de fogo. Ao redor dessa poca, a matria e a radiao foram separadas. A matria formada continuou como uma bomba em exploso, voando para todos os lados. Muitos desses pedaos do Universo inicial transformaram-se em galxias, astros, sis, nuvens csmicas, asterides etc. Em 1974, o Dr. Allan Sandage (do Observatrio Astronmico de Hale) e o Dr. James Gunn (do Instituto de Tecnologia da Califrnia), dois astrnomos americanos, chegaram, independentemente, concluso de que o nosso Universo, que h 13 bilhes de anos iniciou-se com uma tremenda exploso (o Big-Bang), continuar expandindo-se para sempre. Isso quer dizer que eles demonstraram (aps 14 anos de observaes e clculos) que o nosso Universo aberto, no tem fronteiras e no est refluindo, ou seja, est se expandindo infinitamente. David no sabia quo profundo foi o seu salmo 19:1 (Os cus proclamam a glria de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mos). Criando o Big-Bang, Deus criou o Universo e o Tempo. ...e fez Deus a separao entre a luz e as trevas (Gen.1:4).

Passados 4 bilhes de anos, numa das galxias, que hoje chamamos de Via Lctea, de um dos seus sis (o nosso sol), houve a formao de muitos planetas, dentre os quais, um deles, no nosso sistema solar, que contm a nossa Terra, o mesmo planeta azul dos modernos astronautas. Assim que entrou em rbita, a Terra girava como um pio ao redor do seu prprio eixo. Esse movimento de rotao fazia a separao entre a luz do sol (dia) e as trevas (noite). A Terra girava mais rapidamente do que hoje. 2 PERODO ... e fez a separao entre as guas que estavam debaixo da expanso e as guas que estavam sobre a expanso (Gen. 1:7). A Terra era muito quente e assim toda a gua estava sob a forma de vapor. Conforme os anos foram se passando, a Terra foi se esfriando, at que num momento comeou a chover. 3 PERODO - ... E disse Deus: Ajuntem-se as guas debaixo dos cus num lugar, e aparea a poro seca. E chamou poro seca terra, que ns chamamos Pangea. E ao ajuntamento de guas chamou mares (Gen.1.9). A Terra, esfriando-se mais, comeou a separarse, a enrugar-se e a dar formao Laursia e Gonduana, cada uma com suas montanhas, plancies, e as guas drenavam-se pelos riachos, igaraps, rios e acumulavam-se nas lagoas, mares e oceanos. Assim, houve separao entre gua e terra e a gradual formao dos atuais continentes (Edward Irving 2005). At hoje a frica distancia-se do Brasil em torno de 5 cm por ano. Violentos raios produziram novos compostos numa atmosfera pobre em oxignio. Esses compostos formados se juntavam nas guas e muitas vezes originavam compostos mais complicados. No havia bactria para destruir os compostos orgnicos e, assim, eles permaneciam, em soluo, nas guas. Num certo momento, a primeira molcula de RNA foi formada com a propriedade de auto-reproduo e catlise: estava criada a vida. Forma-se a seguir o DNA. Mutaes e seleo natural passam a promover a evoluo dos pequenos mini-seres vivos. E disse Deus: Produza a terra erva verde (Gen l:10).

88

Passaram-se os anos e, h trs bilhes de anos, as primeiras bactrias, as primeiras algas verdes, as samambaias foram formadas... ... ervas que dem sementes... (Gen 1:ll) ...evoluram constantemente at chegar condio de plantas que do sementes, como o nosso Pinheiro do Paran e o Cedro do Lbano... rvore frutfera que d fruto ...(Gen 1:ll) ...evoluram ainda mais e chegam a plantas superiores que do frutos (jabuticaba, jaca, cupuau, banana, birib, goiaba, pequi,laranja, caju etc).

Da a aparecer rpteis foi um passo. Evoluram os jacars , os cgados, as tartarugas, as cobras, e alguns rpteis voadores como o Pterodactylus. Em 1974 Douglas Lawson descobriu um desses animais, que viveu h 60 milhes de anos, tinha 17 metros de envergadura. Nessa mesma poca viveram os Aepyornis dos quais descendem as emas e avestruzes que foram considerados, em 1971, pelo Dr. James Jensen, como rpteis voadores. ...e toda ave de asa... (Gen. 1:21) Primeiro apareceram as aves primitivas Archaeopterix e Archaeornis. Algumas aves razoavelmente primitivas ainda habitam o Brasil, como o inhambu, a perdiz, a codorna (a nossa codorna do mato no a codorna domstica). As aves primitivas continuavam sua evoluo pelo processo adotado pelo Criador: a seleo natural, a mutao, a migrao e a deriva gentica, todos os conhecidos fatores modificadores da freqncia dos genes e que, com o isolamento geogrfico e reprodutivo, provoca a origem de espcies. So, pois, produzidas as aves superiores como os papagaios, araras, curis, pintassilgos, uirapurus, aves do Paraso etc. 6 PERODO - E disse Deus: Produza a terra... as bestas feras da terra... (Gen. 1:24- 25). Dos rpteis evoluram, de um lado as aves, e de outro, os primeiros monotremos, dos quais ainda temos, na Austrlia e Nova Guine, os ornitorrincos e echidnas que ainda botam ovos. Depois evoluram os marsupiais como o gamb, a mucura, os cangurus, alguns com a interessante caracterstica de carregarem seus filhinhos numa bolsa, chamada marspia. Os outros, como as cucas, j perderam a bolsa (os filhotes ficam pendurados nas tetas). Finalmente apareceram, com tero perfeito, os mamferos do tipo dos cachorros, da anta, da capivara, dos cavalos, das vacas, dos macacos. Os macacos originaram-se de um grupinho de animais chamados Insectivora, animais mamferos que, sendo noturnos, no tinham o sentido da cor. Alguns macacos brasileiros enxergam o azul, o verde, o branco e o amarelo. Porm, os macacos superiores como os orangotangos, os chimpanzs, os gorilas e o homem j enxergam o mundo em tecnicolor, isto , vem as cores vermelho, amarelo e azul e suas combinaes. Assim, praticamente, a maior parte dos animais estava pronta. E disse Deus: faa o homem... (Gen 1:26)

4 PERODO E disse Deus: Haja luminares na expanso dos cus... para iluminar a terra...para governar o dia... e a noite (Gen l:14-8). At este perodo o cu era todo nublado. Porm, um dia, de tanto chover, de tanto cair gua das nuvens, apareceram buracos de cu azul. Naqueles dias os raios do sol, das estrelas, o claro da lua e dos planetas tocaram a Terra. 5 PERODO - E disse Deus: Produzam as guas abundantemente (Gen 1:20). A Evoluo dos microrganismos, que de um lado produziu as algas, os fungos, lquens e as plantas, segue tambm uma outra direo. Nas guas do mar os primeiros animais comeam a aparecer. Seguindo o mesmo sistema de evoluo, vo aparecendo os vermes, os anfioxos, os peixes tipo tubaro (sem ossos) at peixes superiores como o dourado, a trara, o tambaqui, o pirarucu (esse tem um pulmozinho alm das guelras), o peixe espada, as sardinhas etc. Os peixes de um dos grupos, chamado Pulmonados, por sucessivas mutaes, e seleo passaram a andar sobre a terra e alimentavam-se de insetos, animais e plantas. Aqueles, cuja bexiga natatria mutou e passou a formar um pequeno pulmozinho, tiveram grande vantagem. Mais alguns milhares de anos e apareceram as salamandras, os sapos, as rs, os anfbios, enfim. At hoje os sapos, no incio de suas vidas (os girinos), so parecidos com peixinhos e, s mais tarde, viram sapos adultos e vivem fora dgua.

... rpteis... (Gen. 1:20)


89

H mais ou menos dois milhes de anos, um grupo de macacos africanos comeou a evoluir mais do que os outros, pois usava cada vez mais o crebro e as mos para resolver seus problemas. Algumas espcies comearam a andar em p, liberando as mos para outras habilidades, at que um dia um desses macacos descobriu o fogo. Mais tarde, evoluindo ainda mais mentalmente (Homo erectus) descobriu que para agentar o frio podia muito bem faz-lo matando um animal e usando sua pele. Evoluindo ainda mais (Homo neanderthalensis), descobriu que podia aumentar sua comida usando arco e flecha, paus, armadilhas, plantao de roas. Com a inveno e a aprendizagem, o homem adicionou uma nova maneira de conquistar nichos ecolgicos, completamente diferente da mutao e seleo natural. ... nossa imagem e semelhana. (Gen 1:26) Um dia, um homem dessa espcie j de uma subespcie mais evoluda (Homo sapiens) pensou pela primeira vez que ele tinha um Criador e adorou a Deus. 7 PERODO Meu pai trabalha at agora. (Joo 5:16-18) Os homens tm, agora, conscincia de que um ato certo e outro errado. Em cada vida, na primeira vez que cada homem deliberadamente desobedece a Deus, peca pela primeira vez, o pecado original, que ocorre na vida de cada um de ns. Est no Gnesis, que aps haver criado o homem, Deus descansou (Gnesis 2:2-5). Esta frase um antropomorfismo, j que Deus no se desgasta, no se cansa. Jesus reafirmou isso ao falar meu pai trabalha at agora (Joo 5:16-18). Portanto, dizemos que a evoluo contnua: a exploso de 13 bilhes de anos continua ainda fazendo com que os pedaos do Universo voem para todos os lados. Somos um Universo em contnua expanso para o infinito. Tambm, no campo, novas espcies e raas so formadas e outras desaparecem (mamute, tigre dente de sabre, etc). Vejamos, por exemplo, a formao da raa branca. Loomis explica a formao das raas branca, parda e amarela, na espcie humana, como um produto da seleo natural em que o agente seletivo seria a vitamina D. A vitamina D interfere na absoro do clcio pelo intestino e na deposio de substncias inorgnicas

nos ossos em crescimento. A vitamina D produzida na pele por transformao do dehidrocolesterol pelos raios ultravioleta, cujo comprimento de onda de 290 a 320 milimicron. Quantidades de vitaminas D inferiores a 400 unidades internacionais (U.I.) levam as pessoas ao raquitismo e quantidades superiores a 100.000 U.I. (uma U.I. = 0,25 microgramas de vitamina D) produzem hipervitaminose D (calcificao mltipla dos tecidos, pedra nos rins, morte). Loomis diz que a taxa de vitamina D no estrato granuloso da pele regulada pelo processo de pigmentao e queratinizao do extrato crneo, que permite somente a quantidade adequada de ultravioleta solar penetrar a camada externa da pele e alcanar a regio onde a vitamina D sintetizada. Assim, as peles negra (pigmentada), amarela (queratinizada), parda (medianamente queratinizada e pigmentada) representam adaptaes do extrato granuloso que facilitam ou bloqueiam a penetrao na pele de raios ultravioletas nas latitudes Norte e a dificultam na regio equatorial de maneira a manter a vitamina D dentro dos seus limites fisiolgicos na espcie humana. Um preto tendo 22,50 centmetros quadrados de pele, durante um dia tropical, sintetizaria 40.000 a 90.000 U.I. de vitamina D. Por sua vez, somente a superfcie de pele do rosto de uma criana norueguesa, bem loira, suficiente para sintetizar 400 U.I., em menos de 3 horas de sol. Tendo o Homo evoludo nos trpicos, suas populaes mais primitivas deveriam ser negras e peludas (talvez a adequada pigmentao tenha resultado na perda dos plos). Conforme migraram para o norte, tanto os mais claros com os menos peludos teriam vantagens adaptativas. Ainda, mais para o norte, as crianas mais negras sofreriam mais de anormalidades sseas, tornando-as incapazes de procurar seu prprio alimento. F.C. Murray (1934) diz: Conforme o homem primitivo caminhou para o norte para regies menos ensolaradas, uma doena o raquitismo acarretou a extino dos elementos da populao que fossem mais negros, mais pigmentados, fazendo com que se reproduzissem apenas os indivduos mais brancos (ou menos pigmentados)que iriam produzir mais pessoas claras e, por seleo progressiva pelos tempos pr-histricos, desenvolveu-se e estabeleceu-se a raa branca nas regies mais ao norte da Europa como a vemos hoje; os tipos mais loiros so os do norte da Escandinvia.. Os achados paleontolgicos mostram que no h instrumentos de pedra na Monglia e Mandchria, como os encontrados na mesma latitude na Inglaterra e Frana.A ocupao da Escandinvia e Crculo rtico

90

ocorreu no Paleoltico Superior, quando, possivelmente, j tivesse sido selecionada uma raa loira, despigmentada, capaz de sintetizar vitamina D a 5 do plo Norte. A nica exceo correlao entre latitude e cor da pele a raa Esquim. No obstante sua pele escura, no tem raquitismo. Murray atribui isso dieta rica em leo de peixe, pele de mamferos, e carne, que so alimentos ricos em vitamina D, tornando desnecessria a seleo de pele clara. A pele negra absorve mais calor que a branca.A pele negra de um Yoroba reflete 24% da luz incidente enquanto, em um europeu, 64%. Assim, no fora o forte fator seletivo da vitamina D, seria de se esperar pretos na Escandinvia e brancos nos trpicos. As pessoas de pele branca so muito mais suceptveis ao cncer da pele (Blum 1955) e a doenas de pele, como psorase e acne. Portanto, somente um fator muito importante (raquitismo) que causaria uma seleo favorvel pele branca que, na ausncia dele seria, definitivamente, inferior. A colorao da pele , pois, parte da obra da criao e jamais deveria ser usada para demonstrao de dio ou segregao (Tiago 2:9). Mirian ficou leprosa devido ao fato de protestar contra Moyss ter-se casado com uma negra (Nmeros 12:1, 12:10-11). A segregao racial condenada tanto no Velho como no Novo Testamento (Prov. 14:31; Atos 10:34; Tiago 2:8-9. Apocalipse 7:9-17). O homem deixou de evoluir somente por mutao. Passou a conquistar nichos ecolgicos por inveno: Mayr (1963), Dobzhansky (1973). Aprendeu, cada vez melhor, a cultivar a terra, porm esqueceu-se de guard-la (Gen..2:15) e por isso est perdendo ou destruindo gradualmente a Terra e toda a criao de Deus, derrubando as florestas e campos cerrados, matando os animais, poluindo a natureza elevando a temperatura da Terra. H 2014 anos, um acontecimento to importante quanto o ato inicial da criao marcou intensamente este 7 Perodo: o nascimento, a vida, os ensinamentos, a morte e a ressurreio de Cristo (I Cor 15:15 e 19).

IRVING, EDWARD 2005 The role of latitude in mobilism debates. PNAS 102 (6): 1821-1828. KERR, WARWICK E., MARIA NEYSA SILVA, 1962 Evoluo do Homem. Anhembi. Ano XII n 148, Vol. XLVII, p.3-11. LOOMIS, W. FARNSWORTH (1967). Skin-Pigment regulation of Vitamin-D - Biosynthesis in Man. SCIENCE 157: 501-506 MAYR, ERNST 1963 Animal species and evolution. Harvard, Belknap Press, Cambridge. MURRAY, F.G. 1934 Amer. Anthropology 36:438 e seguintes. MUSSOLINI, GIOCONDA 1969 Evoluo, raa e cultura. Editora da Universidade de So Paulo. NOTICIARISTA The Sciences 11(9):26-27;. The Sciences 12(1):16,1972. ORDT, J. H. 1970 Galaxies and the Universe. Science 170(3965):1363 1372.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: DOBZHANSKY, TH 1973 Gentica do Processo Evolutivo. Traduo de Celso Abade Mouro. Polgono/ EDUSP. SO PAULO DUARTE, PAULO 1967 Introduo pr-histria geral. Anhembi, 64:77-95, 64:293-315, 64:502-546.

91

S-ar putea să vă placă și